domingo, 1 de dezembro de 2013

Guiné 63/74 - P12374: Agenda cultural (297): Comemorações do 1º de Dezembro, em Lisboa, na Av Liberdade, 14h30: 18 bandas filarmónicas e mais de mil músicos em desfile, culminando na interpretação conjunta de 3 hinos patrióticos, Maria da Fonte, Restauração e Nacional

1. Reproduzida, com a devida vénia, a seguinte notícia do portal Agenda Cultural de Lisboa:


MÚSICA › ESPETÁCULOS > 1 dez/13 > Domingo, às 14h30

21 agrupamentos e mais de 1000 músicos, provenientes dos mais diversos pontos do país descem a Avenida da Liberdade, dia 1 de dezembro, às 14h30, numa merecida homenagem a esta prática musical e à importante acção formativa e cívica das bandas filarmónicas.

Tendo como ponto de partida o monumento aos Mortos da Grande Guerra, o desfile descerá até à Praça dos Restauradores, terminando com uma interpretação conjunta das bandas participantes dos hinos da Maria da Fonte [, ouvir aqui a marcha da Maria da Fonte no sítio do Corpo de Fuzileiros], da Restauração e Hino Nacional, sob a direcção do Maestro Luís Filipe Ferreira (Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense).

2. Nota de L.G.:

É o  1º de dezembro que não é feriado... E porque infelizmente é  ignorada ou esquecida por todos nós, recorde-se aqui a letra do Hino da Restauração (e já agora a música, tocada por um grupo de cordas da  Sociedade Recreativa 1º Dezembro – Vila Verde de Ficalho, Serpa; cortesia de Tiago Pereira, que tem um sítio fabuloso que todos os portugueses que amam a sua terra devem conhecer e divulgar: A Música Portuguesa a Gostar dela Própria):

Hino da Restauração

Portugueses celebremos
O dia da Redenção
Em que valentes guerreiros
Nos deram livre a Nação.

A Fé dos Campos de Ourique
Coragem deu e valor
Aos famosos de Quarenta
Que lutaram com ardor.

P'rá frente! P'rá frente!
Repetir saberemos
As proezas portuguesas.

Avante! Avante!
É voz que soará triunfal.
Vá avante, mocidade de Portugal!
Vá avante, mocidade de Portugal!


______________

Nota do editor:

Último poste da série >  26 de novembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12346: Agenda cultural (296): Convite, Tertúlia Imperii Finis: "Os Deuses Não Moram Aqui" de Maria Saturnino, dia 27 de Novembro pelas 15h00 no Palácio da Independência em Lisboa (M. Barão da Cunha)

2 comentários:

Luís Graça disse...

O que diz a Wikipédia sobre a Restauração da Independência:

"A Restauração da Independência é a designação dada ao golpe de estado revolucionário ocorrido a 1 de dezembro de 1640, chefiada por um grupo designado de Os Quarenta Conjurados e que se alastrou por todo o Reino, pela revolta dos portugueses contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da Dinastia filipina castelhana, e que vem a culminar com a instauração da 4.ª Dinastia Portuguesa - a casa de Bragança - com a aclamação de D. JoãoD. IV.

"Esse dia, designado como Primeiro de Dezembro ou Dia da Restauração, é comemorado anualmente em Portugal com muita pompa e circunstância desde o tempo da monarquia constitucional.

"Uma das primeiras decisões da República Portuguesa, em 1910, foi passá-lo a feriado nacional como medida popular e patriótica. No entanto, essa decisão foi revogada pelo XIX Governo Constitucional, de Passos Coelho, passando o feriado a comemorar-se em dia não útil a partir de 2012."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Restaura%C3%A7%C3%A3o_da_Independ%C3%AAncia

Anónimo disse...

Ouvia-os todos cantados por meu avô e minha mãe. Que saudades!

Abraço agradecido.

Felismina mealha