

A cópia, digitalizada, foi -nos enviada pelo nosso camarada Álvaro Baptista, da Tabanca Grande, que tem sido mais do que pai do Baptista... Entretanto, na 4ª feira, no seu tradicional almoço semanal, a Tabanca de Matosinhos celebrou os 35 anos do regresso do Baptista, de um cativeiro de dois anos e meio, às mãos do PAIGC.
Foto: © Álvaro Basto (2009). Direitos reservados.
1. O nosso camarada José António Pereira da Costa, Cor Inf Ref, transmitiu-nos ontem mais a seguinte informação sobre o caso do Baptista que ele tem vindo a acompanhar:
Assunto - Caso do Baptista
Bom dia, Camaradas Voltei a contactar o Gabinete de Apoio aos ex-Combatentes sobre o caso do Baptista. A CGA [,Caixa Geral de Aposentações,] está pronta para processar e abonar a pensão de ex-prisioneiro (cerca de 109 €). Porém só o poderá fazer depois de ter sido publicada a concessão no DR - Diário da República (II Série). Ainda não foi e não se sabe quando será. Ao nível do Ramo e do MDN [ Ministério da Defesa Nacional] não há mais nada a fazer. Um Ab.
2. Já em 13 de Julho de 2009, ele tinha feito o ponto da situação deste verdadeiro folhetim:
Já vi o despacho conjunto do Ministro das Finanças e do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar (dado em 13200307JAN09Z) que concede ao Baptista a pensão a que tem direito nos termos do Art.º 4º do Decreto-Lei nº 161/2001de 22MAI, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 170/2004 de 16JUL.
Segundo informações que colhi, o assunto está para publicação no DR. Poderia ter uma digitalização do último documento que o Baptista recebeu das entidades oficiais acerca do seu caso. Um Ab. António Costa.
3. Por outro lado, o Virgínio Briote comentou esta mensagem e deu-nos notícias (preocupantes...) sobre a saúde do Amadu Djaló:

Finalmente parece que a história do nosso Baptista está nas vias finais [Foto á esquerda, no almoço de 4ª feira, na Tabanca de Matosinhos, cortesia do Álvaro Basto ]. O que se fez deveu-se à teimosia de alguns e vocês são mais que merecedores de um grande abraço de todos nós. Ainda para mais num tempo em que quase nada do que se faz é gratuito.
Hoje o Amadu foi finalmente levado à urgência do HMP [, Hospital Militar Principal]. Os pulmões não lhe permitiam mais que dois passos. E mesmo assim foi à força, que o velho não queria!
Depois das análises e radiografias já não o deixaram sair e, apesar dos protestos do Amadu, foi internado em Belém. Foi tratado exemplarmente, conforme foi testemunha a Drª Fátima Rodrigues, Professora da Universade Lusíada, que está a fazer o trabalho de doutoramento sobre os naturais das antigas Províncias Ultramarinas e a Guerra no Ultramar.
Para o José Eduardo: estamos gratos pelos teus bons ofícios. Julgo que, pelo menos para já, não é necessário falar no assunto ao General Tomé Pinto [, antigo comandante da CCAÇ 675]. (1964/66).
vbriote
4. Mail do nosso camarada Nuno Rubim, de 16 do corrente:
Caro Camarada Magalhães Ribeiro:
Visitei ontem, no Hospital Amadora / Sintra, o Cor Corvacho. Tal como o filho me avisou, fiquei triste por ele não ter dado sinais de me reconhecer, nem reagir às fotografias que lhe mostrei sobre Guileje e as suas gentes. Só correspondeu nas vezes em que lhe apertei a mão. O filho disse-me que algumas vezes ele está um pouco mais lúcido. De qualquer forma o Cor Corvacho vai ser transferido para o IASFA [, Instituto de Acção Social das Forças Armadas].
Um abraço
Nuno Rubim
5. Mensagem de 19 do corrente, enviada pelo Eurico Corvacho, filho:
Bom a todos Caros Amigos, as últimas informações que tenho, o meu pai vai ter alta na próxima segunda-feira [, 21 do corrente], não consegui apurar para onde vai pela falta de comunicação com a mulher dele, não me atende o telefone, enfim, sem comentários.
No entanto, o Coronel Morais da Silva disponibilizou-se para fazer a ponte com ela, bem como tentar resolver a questão do IASFA, que afinal não parece que estava garantida… Vou-vos mantendo ao corrente do desenrolar do processo.
Um forte abraço para todos, Eurico Corvacho________
Nota de L.G.:
(*) Vd. último poste da série > 12 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4941: Banco do Afecto contra a Solidão (4): Um grande capitão da Guiné - Eurico de Deus Corvacho - CART 1613, continua hospitalizado
6 comentários:
Estas intervenções empenhadas e solidárias engrandecem a Tabanca.
Um abraço,
Carlos Cordeiro
GLÓRIAS BUROCRÁTICAS
- Set07 - António Batista apresenta requerimento para passar a receber a pensão de prisioneiro de guerra. Pedem-lhe isto, aquilo e aqueloutro.
- Set08 - A Repartição de Recursos Humanos do Exército envia o requerimento ao CEME para despacho.
- Jan09 - Concedida a pensão, por despacho do Ministro das Finanças e do SEDNAM.
- Set09 - Aguarda-se publicação do despacho no "Diário da República" para que a CGA possa proceder ao pagamento!!!
É de doidos!!!
Carlos Cordeiro
Reparem: 35 anos depois do "morto-vivo" ter voltado à terra, à sua terra (onde foi sepultado por engano)... Um PESADELO!...Um PROCESSO KAFKIANO!... Uma VERGONHA para todos nós... LG
Carlos: O Baptista tem contado com o carinho, a amizade e a camaradagem de todos nós... Deixa-me destacar a malta da Tabanca de Matosinhos... Sem esquecer o Paulo Santiago, de Águeda... Eu sei que não chega, mas é importante... Ironia da história, em 1975, quando Governador Militar da Região Norte, o Corvacho ajudou o Baptista a tratar da papelada...DEm muitas situações, a nossa camaradagem tem funcionado, independentemente das nossas 'fravturas' ou posições político-ideológicas...
Desculpa, Luís. Quis ser sucinto no meu primeiro comentário e talvez não tenha sido suficientemente claro. O que queria dizer era precisamente isto: "a camaradagem tem funcionado".
Um abraço,
Carlos Cordeiro
Enviar um comentário