quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Guiné 63/74 - P4999: Estórias do Mário Pinto (Mário Gualter Rodrigues Pinto) (19): Os Condenados ao Fuzilamento


1. O nosso Camarada Mário Gualter Rodrigues Pinto, ex-Fur Mil At Art da CART 2519 - "Os morcegos de Mampatá" (Buba, Aldeia Formosa e Mampatá - 1969/71), enviou-nos a sua 19ª estória:

Camaradas,

Hoje envio-vos um texto em que, infelizmente, não são histórias minhas, mas uma triste e negra realidade dos últimos 35 anos em Portugal.



"OS CONDENADOS AO FUZILAMENTO"

Ao ler o último poste do nosso camarada Vasco da Gama (P4969), fiquei absolutamente fascinado com o tema que o mesmo abordou e muito bem desenvolveu.

Como é sabido exerço uma actividade de voluntariado junto dos nossos camaradas que ficaram irremediavelmente traumatizados durante a guerra e que constituem, à uns anos esta parte, uma grande fatia dos infelizes sem-abrigo, que vegetam pelas ruas e vielas das grandes cidades deste país, a que Lisboa não fica isenta.

Quem á noite se der ao trabalho de percorrer Lisboa, em Alcântara, Santos, Cais do Sodré, Terreiro do Paço, Sta. Apolónia e Anjos, encontra muitos homens vivendo e convivendo com esta triste realidade, enfiados em caixas de cartão, ou prostrados em camas improvisadas nos beirais e soleiras das portas, cobertos por uns míseros cobertores, para sobreviverem ao frio e às intempéries.

Já por diversas vezes camaradas nossos escreveram e apelaram para a Tutela, e para outras instâncias que deviam dar soluções práticas a este gravíssimo e lamentável (a todos os títulos) problema.O resultado é sempre o mesmo: orelhas moucas ou o protelamento do problema, até que a real natureza da vida humana exerça o seu veredicto final: A MORTE!

Condenam assim à morte precoce inúmeros filhos desta Pátria, que um dia, por outros políticos que não estes, foram mobilizados para terras africanas a fim de defenderem interesses por eles apadrinhados e protegidos, à nossa custa, tudo a Bem da Nação. Mais tarde, outros políticos com rótulos de democratas e anti-faxistas, condenaram-nos deste miserável modo, com de “armas” terrivelmente eficazes como o ostracismo, o desprezo e o esquecimento ao… fuzilamento final!

Proscritos de uma sociedade dita moderna e europeia, que não quer defender os valores humanistas que a deviam reger e honrar. Alheiam-se assim os responsáveis máximos deste nosso Portugal, dos indispensáveis e valorosos valores altruístas do respeito e dever para com os seus cidadãos.

Refugiam-se num silêncio comprometedor e criminoso, e justificam-se em subterfúgios e metáforas de politiquice incompreensível e barata, para se isentarem e alhearem do cumprimento dos seus deveres como (des)governantes.

Tudo isto constitui as “armas” de condenação final dos nossos camaradas, gravemente adoentados com um mal corrosivo, desgastante e mortífero pouco visível à vista, mas marcante nos estados dos comportamentos pessoais, a que os entendidos e especialistas deram o nome de stress pós-traumático de guerra.

Sobreviver, ao Deus dará, na rua sem-abrigo é, a olhos visto como eu testemunho ao vivo, uma execução sumária… um fuzilamento tortuoso e maquiavelicamente lento… implacável e irreversível.

É sabido em todo o país, que se aproxima um período em que as entidades da Saúde prevêem um grande surto de Gripe (H1N1). Gostaria de deixar aqui uma pergunta que já a fiz às entidades que tutelam a saúde: «Em relação aos mais desprotegidos, pobres e sem-abrigo em geral e, em particular, aos nossos camaradas, que medidas têm previstas?»

Até agora ainda não recebi qualquer resposta, e não tenho conhecimento de que tenham tomado qualquer medida preventiva.

Será que os mesmos estarão a preparar-se para mais uma EFICIENTE & EFICAZ fase de fuzilamento?

Não sei, mas deixo aqui a dúvida registada e 4 provas (fotos) de fuzilamentos físicos. Atentem bem nelas e digam de vossa justiça.




Um abraço,
Mário Pinto
Fur Mil At Art

Fotos: Mário Pinto (2009). Direitos reservados.
___________
Notas de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

5 comentários:

MANUEL MAIA disse...

CARO MÁRIO PINTO,

NINGUÉM VAI RESPONDER ÀS TUAS QUESTÕES,PODES ESTAR CERTO...

ESSA GENTALHA QUE TEM AS CADEIRAS DO PODER,E A GENTALHA QUE AS PRETENDE,NADA DIRÁ...
ANDAM TODOS AO MESMO,NINGUÉM TENHA DÚVIDAS,POR ISSO É QUE CONTINUAMOS A CHOVER NO MOLHADO...

PU VAMOS P´RA FRENTE COM ALGO GRANDE OU NÃO VALE A PENA CONTINUARMOS A FALAR NISTO.

HÁ QUEM DEFENDA A CARIDADEZINHA DE SE FAZEREM COLECTAS OU ALGO SIMILAR E NÃO QUEIRA NADA PARA ALÉM DISSO...

DE QUALQUER FORMA,O TEU TRABALHO É MERITÓRIO COMO TIVE JÁ OPORTUNIDADE DE REFERIR.

QUE DIRÃO DISTO OS "DEFENSORES" DOS VETERANOS,TODAS AS ORGANIZAÇÕES QUE APENAS NO DEZ DE JUNHO APARECEM COM UM RAMO DE FLORES JUNTO AO MONUMENTO DO SOLDADO DESCONHECIDO?
UM ABRAÇO
MANUEL MAIA

José Marcelino Martins disse...

Caro Mário Pinto

A natureza humana é assim.
Milhares de nós, lutamos contra as armas de quer o "inimigo" dispunha, mas não nos tiraram a vida.

Agora são os "amigos" que com armas mais simples (o despreso, a ignorância, o olhar para o lado) nos vão matando lentamente.

Será que de novo tem actualidade a frase dita na cerimónia de enterro dos mortos de Chaimite?

CHEGAMOS A INVEJAR OS MORTOS!
José Martins

António Matos disse...

Mário Pinto, permite-me que faça coro com o Manuel Maia e volte ao meu irrascível temperamento perante a inércia das nossas acções e a consequente vacatura de resultados.
Ninguém responderá às tuas questões ! Concordo em absoluto com o Manuel e não podemos estranhar esse facto !
Somos verdadeiros carneiros que voltaremos a escolher para nossos mandantes tipos que não nos mostram antecipadamente com quem vão trabalhar dando-lhes carta branca para continuarem a achar-se donos deste quintal, espezinhando quem se lhes atravessar à frente a exigir que o deixem viver !
Não estou a fazer qualquer apologia a esta ou àquela facção política !
Não estou a subverter o espírito do blog !
Estou apenas a dizer que temos que ser nós a dar a cara na defesa dos nossos interesses !
Já alguém pensou no que sugeri aqui há dias sobre a nossa organização em grupo estruturado a nível nacional ?
Alguém é ainda suficientemente naïf que julga que nos vêem defender sem lá pormos os pés ?
Querem lá eles saber dos sem abrigo, porra !
Com algum mérito de uma ou outra intervenção cívica, a solidariedadezinha para com esses desfavorecidos só encobre vaidades pequeninas!
Aproxima-se o Natal e vais ver aparecerem na televisão senhoras bem postas a distribuírem a sopa dos pobres e casas camarárias para os seus acólitos ! Impunemente !
Vacinas para a gripe pandémica aos sem abrigo ?
Estás doido ? Então essa gentalha tem direito a vacina ?
Então e os presidentes ( do país, das grandes empresas, etc ) não têm que ser preferidos ?
Bardamerda !
António Matos

Jose Marcelino Martins disse...

"CALENDÁRIO
DOS DEBATES

TODOS OS DEBATES COMEÇAM
ÀS 21 HORAS
[foram excluidos os que já foram efectuados]

Ramada (Odivelas):
25 de Setembro
Sala da Assembleia de Freguesia"

Vou tentar lá estar e, duma assentada, questionar os representantes dos partidos que concorrem às eleições autárquicas.

Pelas fotos que vi, de sessões anteriores, a assistência abrange todas as idades. A nossa e a dos nossos filhos, já que os netos ainda não votam.

Vamos ver o que resulta.

Faço minhas as palavras do António Matos:

"Claro que isso não é uma tarefa de fácil resolução mas, parados é que não adiantamos nada !"

Há que começar por qualquer lado!!!

José Martins

Anónimo disse...

Caro Mário,

É verdade quem devia não faz, os voluntários e tu conhece-los bem. Não estão relacionados com a Segurança Social.
Estou a tentar ver as condições de se poder chegar melhor ao assunto através do dr. Juiz Jorge Santos que está como tu no terreno. O meu contacto com ele foi no sentido de também aqui no Blogue fazermos alguma pressão. Vamos ver o que se consegue pois há pelo que me foi informado há pelo menos uma organização de ex-Combatentes metida no assunto é possível que tu tenhas mais conhecimentos sobre o assunto.
Mas não desistas, vai trazendo este caso ao blogue.

Um abraço,

Mário Fitas