terça-feira, 18 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6421: Do meu álbum fotográfico (Arménio Estorninho) (2): Bissau - Um olhar de turista

1. Recordando a mensagem de Arménio Estorninho* (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), com data de 15 de Abril de 2010:

[...]
Recordando com saudade, com um bloco de imagens de referências sobre a cidade de Bissau que achei interessantes, obtidas de Janeiro a Março/70.

Bissau, como a conheci, era uma cidade pequena, em que a parte urbana (casario de alvenaria) seria idêntica à da minha Lagoa (hoje tembém cidade). Era suficientemente perceptível que a grande maioria dos que se apresentavam como civis eram militares “camuflados à paisana” e/ou seus familiares e parecendo uma cidade cheia de movimento.

Aquando do aproximar do regresso à Metrópole dos militares em fim de comissão de serviço, era ver um movimento inusitado nos estabelecimentos comerciais. Pela minha parte e bem informado, fui comprando muito antes da chegada do navio para o embarque, regateando aqui e além, o que me favorecia obter preços mais acessíveis.

Na baixa de Bissau, tanto de noite como de dia, era ver em grupos os “camuflados à paisana” nos diversos estabelecimentos similares e de restauração, de uma forma geral tudo se movimentava com os militares. Lembrando entre outros: O Noé (dos pombos verdes e ostras), O Solar dos 10 (Restaurante), O Pelicano (na cave, as francesinhas e as inglesinhas), Cervejaria Império, Cervejaria Sol Mar e Esplanada do Bento (locais onde não faltavam as cervejas e os mariscos)


Do meu álbum fotográfico, recordando com um olhar sobre Bissau (2)


Foto 9 – Bissau> Pilão (Cupelon de Cima, Av. da Cintura)> 1970> Pôr-do-Sol, com grande esplendor e beleza

Foto 10 – Bissau> Pilão> Cupelon de cima> 1970> Tabanca isolada e protegida sob a árvore sagrada o poilão

Foto 11 – Bissau> Sé Catedral> Casamento de casal com relevância> 1970> Cerimónia pública de noivado católico, com a curiosidade de muito povo anónimo.

Foto 12 > Bissau> Sé Catedral> Populares em extra-cerimónia> 1970> Povo anónimo fazendo festa no casamento, executando danças e cantares tradicionais.

Foto 13 > Bissau> Av. da Rádio Bissau> (Av. da Unidade Africana)> 1970> Parte da avenida, que se estendia desde a Sacor, até ao jardim do Palácio.

Foto 14 > Bissau> Av. da Rádio Bissau> (Praça Combatente Desconhecido)> 1970>Pequeno Jardim, numa bifurcação que derivava para a Pensão Regional.

Foto 15 > Bissau> Liceu Honório Barreto> 1970> Na Guiné, no Liceu e na Escola Técnica, é que se obtinham os Cursos Secundários.

Foto 16 > Bissau> Avenida da República> (Av. Amílcar Cabral)> 1970>
Vendo-se ao fundo o Monumento e o Palácio do Governador.



Era assim ao tempo e quando virá a ser, são os tempos que terão que ser recuperados a bem do povo guineense, que tardam em decidir-se, e que também necessitam de apoio. Mas avancemos com aquele provérbio chinês, “não me dês o peixe para comer, mas ensina-me a pescar.”

Com cordiais saudações e um grade abração para todos os Tertulianos
Arménio Estorninho
Ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas
CCaç 2381 “Um Maioral”
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Nota de CV:

Vd. poste da série de 16 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6405: Do meu álbum fotográfico (Arménio Estorninho) (1): Bissau - Um olhar de turista

Guiné 63/74 - P6420: Memória dos lugares (80): Bambadinca, Abril de 2010 (Jaime Machado / Beja Santos)












Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > Abril de 2010 > Por aqui passou (e fotografou) o nosso amigo e camarada Jaime Machado, outrora comandante do Pel Rec Daimler 2046 (Bambadinca, 1968/70). 


Fotos:   © Jaime Machado (2010). Direitos reservados


1. Mensagem do Mário Beja Santos (*):

Luis,


A  escola onde a Dª Violete namorava comigo! (**)...


O cemitério de Bambadinca,  reduzido a lixeira,  com as sepulturas dos nossos camaradas!...


Uma lousa onde se aprende a língua comum!...


Foi o Jaime Machado que me enviou, anda por estes olhos uma água fina a boiar de saudade...


Um abraço do Mário


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Notas de L.G.:

(*) Vd. útimo poste da série >  11 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6369: Memória dos lugares (74): Bissau, cidadezinha colonial (Parte II) (Agostinho Gaspar / Luís Graça)

(**) Vd. poste de 11 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2431: Operação Macaréu à Vista - Parte II (Beja Santos) (15): Oficial e cavalheiro em Bambadinca, às ordens de Dona Violete

Guiné 63/74 - P6419: Notas de leitura (107): Os Resistentes de Nhala, de Manel Mesquita (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso Camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil At Inf, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 11 de Maio de 2010:

Queridos amigos,
Conhecer o testemunho do Manel Mesquita vale todos os pequenos enfados eventualmente sofridos.

Que agradável surpresa! É indispensável que uma editora o estimule a reformular este seu espelho de alma, não conheço melhor cântico de soldado.

Um abraço do
Mário


O admirável soldado Manel Mesquita

por Beja Santos

É uma edição de autor, dá pelo título “Os Resistentes de Nhala, 1969 – 1971”. É um documento impressionante pela bondade e solicitude. O ofício de escrever empurra-nos para uma composição sempre comprometida entre a cultura, valores como o pudor, o voo imaginativo e o charme discreto pelo dever cumprido.

 Quem escreve sobre a guerra colonial são fundamentalmente oficiais e alguns sargentos. Não é um problema de classe, tudo passa pelas regras da comunicação, há bloqueios que muitos não se sentem afoitos a transpor. 

Começamos a ler o livrinho, apercebemo-nos que é alguém que tem um diário de campanha para nos comunicar. Ficamos logo a saber que o Manel Mesquita fez parte da companhia CCaç 2614, detentora da divisa “Poucos Quanto Fortes”. É um homem que se comove com o seu amor a Nhala, pelas amizades feitas, pela solidariedade construída. É um homem que constantemente procura rezar, para aliviar a sua solidão ou dissipar os seus sofrimentos.

Acima de tudo, de tudo quanto já li sobre o teatro de operações da Guiné, ninguém como ele anuncia o encantamento dos discursos, das falas do quotidiano, a métrica dos sentimentos. Li e reli, e empurrado pela emoção, telefonei para os contactos que ele estampa no seu livrinho de 300 exemplares: 22 762 07 36 / 96 35 25 912. 

Encontrei-o a caminho de Fátima, já ia perto de Pombal. Rendi-lhe homenagem e admiração, pedi-lhe encarecidamente que tivesse em conta a magnitude do seu testemunho: falei-lhe em certas imprecisões, muitos erros ortográficos, eventos que mereciam desenvolvimento, aliciei-o para uma edição comercial, este documento é de uma humanidade tal que não pode circunscrever-se às mãos de uns tantos. Disse que vai pensar, ofereceu-se para ser mediador meu nas suas orações. Aí comovi-me até às lágrimas. Adiante, vamos ao tutano da questão.

Na Rocha do Conde de Óbidos, o Manel sobe para o Uige e lembra-se do que lhe disse a irmã mais velha: “Entra com o pé direito”. Entrou e perguntou ao marinheiro para onde devia seguir. Resposta pronta: “Desenrasca-te, a tropa ainda não te ensinou a desenrascar?”. Indigna-se com o porão do navio, aquelas zonas frias, húmidas, sem luz natural, uma lâmpada envergonhada e triste. Há quem fume apressadamente, as garrafas de vinho andam de mão em mão. O Manel começa a conversar com o Zé Lourenço, falam da família, de gente desaparecida, do trabalho na vida civil. A tensão, a expectativa, as incógnitas da guerra, atravessam todas as conversas. 

E assim se chega a Bissau, dias depois embarcam numa LDG para Buba. O Manel regista: “Passámos o resto da noite a bordo. O orvalho molhava-nos as fardas e todos os nossos haveres. A noite parecia gelada. Das margens vinham árvores e arbustos de uma vegetação muito densa e fechada, nada deixando ver para além. Algumas dessas árvores vergavam-se até à água, parecia que nos queriam homenagear com cortesias. Águas pareciam de prata, brilhavam com o luar, bem cedo se começou a notar que o sol espreitava com os seus bonitos rigores coloridos por entre algumas árvores. Há um brilho cristalino ao encontro do sol com o orvalho e resíduos de luar. Parece pintura de artista. A água do rio, essa, estava ali à altura do nosso braço, ia ficando para trás. A natureza é bela! É pena que nem sempre o espírito nos dá a tranquilidade necessária para a deleitarmos como merece. É bonito ver o nascer do sol durante esta viagem neste rio”. E assim chegam ao Buba, onde cai chuva com muita intensidade. Há pelotões que ficarão em Buba, outros irão para Nhala, outra tropa seguirá para a Aldeia Formosa.

Começa a viagem. O Manel deslumbra-se com aquelas árvores talvez centenárias, observa que há locais onde o sol nunca secará as águas que escorrem junto das estradas. Há um sinistro na viagem, uma arma que se disparou imprevistamente, o ferido grita pela mulher e pela filha, quem cometeu o imprevisto ameaça suicidar-se, contristados chegam a Nhala. Novo registo: “Há um soldado sentinela num posto de vigia. Tem as roupas velhas. Os olhos e a arma voltados para nós. As palhotas estão velhas e desalinhadas. A palha que serve de cobertura vem quase até ao chão foi feita sem ordem. À frente há uma tenda de tecido muito velho, será provavelmente para as tropas”. Começa a adaptação. Para tomar banho vão armados, é uma poça com dois metros de diâmetro e dois palmos de profundidade, tinha pedras de lavadouro, estavam lá algumas africanas a lavar a roupa. Invadido pelo pudor, o Manel sente que não pode despir-se naquelas circunstâncias, seria desrespeito pelos outros. Mas o bom senso imperou, despiu-se, fez a sua higiene, no regresso é informado que às seis da tarde irá para o posto de vigia. Sente-se revoltado com a comida que lhe dão ao jantar, em grupo comem o resto de um naco de presunto.

O Manel relembra tudo, como veio lá do Norte até RI 16 em Évora, nunca esqueceu a cidade quando regressaram das marchas finais e os saudaram, vinham cansados e sujos, o povo saúda-os. Em Évora recebeu 500 escudos em dinheiro e guia de marcha, nunca o número 120156/69 fora tantas vezes pronunciado e escrito.

Tinham um pouco mais de uma semana de comissão quando descobrem, dentro da tenda, a primeira hostilidade da natureza: estavam a ser atacados por formigas, houve que regar toda a zona com gasóleo. Aquele primeiro Natal foi muito duro de passar. Depois chegou o alferes Giesteira, vinha tapar uma falta desde o embarque. E começam os patrulhamentos na estrada nova de Uane. Houve logo contacto. O que resta da estrada é espectral: esqueletos das máquinas queimadas ou enferrujadas, até niveladoras e camionetas. Agora o capim cresce por todos os lados.

O Manel é católico praticante, esteve no seminário, é contra a violência, há mesmo que insinue que ele é comunista. Foi castigado por ter dito que não aceitava pegar numa G 3 para matar pretos, chegou mesmo a ser interrogado por vários oficiais, proibiram-lhe que frequentasse a escola de cabos. O Manel explica aos seus camaradas que vem ali procurar ser útil às populações, não o move qualquer hostilidade a quem quer ser independente. É tocante o modo como ele nos conta o seu dia-a-dia, desde a manutenção e faxina ao aquartelamento, o apoio à construção de moranças, os patrulhamentos. Na sua casa, o Manel construiu uma lápide onde está escrito: “Qui venit in nomine Dei focare placet bene (Quem vem em nome de Deus será bem aceite)”. No carreiro de Uane, os pelotões da CCaç 2614 continuam a ser emboscados, por vezes consegue-se reagir energicamente, outras vezes o factor surpresa joga a favor das tropas do PAIGC. Em todo o sofrimento, o Manel procura a aceitação: “Tenho que reconstruir-me e tudo recomeçar. Tentaremos que recomece melhor e de maneira mais perfeita. Tentarei distinguir a amargura da vida diária. Nhala tem que continuar a evoluir. Nós queremos melhorar as condições de permanência e habitualidade em Nhala”.

Este testemunho deixa-me emudecido, o Manel é um coração pacífico, nunca mais esquecerá Nhala. E o que ele vai registar de tipos humanos, camaradas que encontrou, gente inesquecível, é surpreendente.

(Continua)
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 17 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6409: Notas de leitura (106): Bissau Em Chamas, de Alexandre Reis Rodrigues e Américo Silva Santos (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P6418: Álbum fotográfico de Daniel Matos - II parte

Segunda parte do Álbum fotográfico de Daniel Matos, ex-Fur Mil da CCaç 3518, Gadamael, 1971/74.


Foto 30 > Reagirmos às emboscadas ou dispararmos enfiados nas valas, não era tarefa fácil...

Foto 32 > Pormenor de Gadamael.

Foto 33 > Crianças de tenra idade na Guiné. São sempre as crianças quem mais sofre durante uma guerra e estas não foram excepção.

Foto 41 > Os momentos de lazer não eram muitos, mas havia que os aproveitar quando se proporcionavam. Aqui, um momento de repouso, sentado sobre uma das imaginosas obras dos nossos soldados: uma cadeira de balouço construída com velhas aduelas (tábuas redondas de barris).

Foto 44 > Cais de Gadamael, num momento de descarga do batelão (BM3), que nos abastecia e que ali deixava os produtos que transportaríamos nas colunas para Guileje

Foto 52 > Passeio de Sintex: eu, o Soldado Condutor Albino Caldas, o saudoso 1.º Cabo Telo, o Fur Mil Lopes Silva e o Alf Mil António Monteiro. A cabeça que se vê na água é do Capitão Manuel de Sousa.

Foto 53 > Equipa de Voleibol dos Marados

Foto 55 > Machado

Foto 58 > Caixa de Correio

Foto 65 > Secretaria

Foto 66 > Pindjiguiti > 31 de Maio de 1973

Foto 67 > Bafatá > Janeiro de 1974

Foto 67a > Gadamael > Fevereiro de 1973 > Messe

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Nota de CV:

Vd. primeiro poste da série de 16 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6407: Álbum fotográfico de Daniel Matos - I

Guiné 63/74 - P6417: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (15): Obrigado, Mortágua, salvaste-me a vida!


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Sector de Contuboel > Contuboel > Ponte sobre o Rio Geba > 16 de Dezembro de 2009 > Foto de João Graça, médico e músico, membro da nossa Tabanca Grande. O Cherno Abdulai Baldé, o Chico de Fajonquito,  é natural de Fajonquito, que pertence ao Sector de Contuboel, Região de Bafatá. Entre os de Fajonquito (na fronteira com o Senegal) e os de Contuboel (que,  no meu tempo,  Junho/Julho de 1969, era centro de instrução militar, foi lá que foi formada a futura CCAÇ 12...) havia (ou ainda há) uma certa rivalidade... nomeadamente em termos futebolísticos (diz-nos o Cherno).


Foto: © João Graça (2010). Direitos reservados

1. Mensagem do guineense Cherno Baldé, amigo e membro do nosso blogue, com data de 17 do corrente

Caro Luis Graça,

Na continuação das crónicas de Chico (Cherno Baldé,  de Fajonquito), envio mais esta, esperando que suscite reacções mais positivas do que as anteriores.

De notar, entretanto, que não existe nenhuma motivação, pró ou contra relativamente ao nome de Mortágua ou de outras possiveis conotações.Tudo foi fruto do simples gosto de escrever recordações e de partilhar pontos de vista. Como poderão notar, não conheço esta localidade ou freguesia e nunca convivi com outra pessoa que tivesse estas origens salvo o soldado a que me refiro e do qual me lembro vagamente.

Cherno Abdulai Baldé - A partir de Bissau.


2. Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (15):  O Mortágua (*)


Para todos aqueles que conhecem minimamente terras Lusas, Mortágua deve significar uma aldeia, vila, freguesia ou cidade,  situadas algures no centro norte de Portugal. Para as crianças "rafeiras" do quartel de Fajonquito por volta de 1970/72 (**), Mortágua era o nome dado a um dos soldados cozinheiros da messe dos oficiais,  situada nas traseiras da casa comercial Ultramarina, onde trabalhava o meu pai. 

Por detrás desta cozinha, encontrava-se o salão de futebol de cinco, onde passávamos a maior parte do tempo a brincar ou a observar aquelas crianças adultas, como lhes chamava a minha avó, que eram, nesse caso, os soldados portugueses, a jogar a bola no meio de gritos e, quase sempre, como que para impor a ordem, um ou outro oficial espectador junto ao murro que circundava o salão.

Indiferente, sorumbático e a destoar de tudo e de todos,  estava o Mortágua ocupado nos seus afazeres de todos os dias. O homem não era muito vulgar, a começar por seu tamanho que saltava fora do comum dos portugueses. Era alto e possuía enormes pés,  sempre descalços,  ou em chinelas que mais pareciam trompas de elefante, pintados de nódoas pretas da caldeira da cozinha e o corpo invariavelmente habitado por cascas de batata, penas de galinha e restos de comida. 

Tanto o víamos ocupado à volta da sua cozinha que pensávamos que ele passava lá as noites. Quando matava as galinhas, não se dava ao trabalho de cortar a garganta e segurá-las até esfriar para não saltitarem enquanto lutavam entre a vida e a morte, momentos que todos os seres humanos devem respeitar, como mandam as regras. Ele, ao contrário, segurava nelas e batia a cabeça das pobres criaturas contra as bordas salientes de um tanque e, de seguida deixava-as rolar no chão até perderem a vida. 

Esta crueldade da parte de um homem, certamente, criava um misto de medo e de ódio contra ele da parte das crianças e por extensão da aldeia, também. Não era dado a passear ou a brincar, nem tão pouco frequentava a aldeia, plantada mesmo ao pé do quartel,  doutro lado da estrada para além da vedação de arame farpado. A sua postura de homem solitário, triste e cruel,  fazia pensar numa alma infeliz.

Ora, ai é que estava o cerne da questão, e que me intrigava sobremaneira. Na minha opinião, era difícil imaginar que pudesse haver pessoas infelizes num sítio com tanta abundância de alimentos e de vida, jovem e saudável. Certamente, estes brancos não sabiam a felicidade que Deus lhes tinha concedido ao enviar-lhes neste mundo sem as mazelas que atormentavam a população nativa, pensava eu. 

Se não vejamos: Não tinham bebés para amamentar e levar as costas, aliás não eram obrigados a aturar as birras das mulheres que diariamente engendravam mil e um conflitos nas nossas moranças criando fissuras na coesão social e familiar com as suas histórias trelelé, sem pés nem cabeça, nascidas da sua eterna insatisfação sexual; não tinham velhotas intrometidas como a minha avó que queria saber e controlar tudo e todos ao pormenor só para se manter ocupada e não definhar; não tinham doenças, pelo menos, nunca tinha visto sequer um soldado que o estivesse, salvo algumas diarreias que entupiam as casas de banho em certas ocasiões.

Desde o primeiro contacto, para mim, o quartel transformou-se irremediavelmente num local atractivo porque era o lugar ideal, quase perfeito, para viver, longe das misérias do mundo. Os homens em geral têm tendência natural para justificar as suas fraquezas. Foi assim que, confrontados com a força conquistadora e dominante dos Portugueses, os nossos velhos encontraram uma forma subtil e engenhosa de explicar a supremacia e também, a sorte dos brancos. Diziam: "A eles, Alá (Deus) deu tudo o que desejavam neste mundo e a nós, pretos, Deus nos reservou o paraíso na eternidade, na condição de sermos pacientes e cumpridores das obrigações contidas nos cinco pilares da religião". 

Todavia, não era assim tão simples no espírito de uma criança que tinha fome e muita curiosidade. E mais, a fome podia ser enganada ou controlada mas era mais difícil ocultar a evidência, para lá das barreiras e dos dogmas.

Desculpem pois, estava a falar do Mortágua. Pensava eu ser esse o seu nome, todos o chamavam assim. Não raras vezes, gritávamos, escondidos noutro lado do murro do pequeno salão: 
– Mortábua !!! Mortábua !!!

Era uma festa de risos e assobios, após uma breve escapada, seguros da nossa impunidade. Mais que a zombaria, era a sonoridade do nome que nos divertia. Mas ele nunca reagia as nossas provocações, continuando impávido a descascar batatas ou a depenar as suas galinhas dessacralizadas.

Num dia em que me tinha levantado mais cedo que o habitual como que empurrado pelo Satanás, fui ao centro da aldeia, onde se situava a única escola e, como não estava ninguém naquela hora do dia, desci para os lados do quartel. No refeitório cruzei-me com o sempiterno Zeca Mané, auxiliar da cozinha, ainda com os vestígios da bebedeira de ontem, a lavar as panelas e a pôr lenha no fogão para o café da manhã, acompanhado de algumas crianças que o ajudavam a troco dos restos de comida da véspera. Do forno da padaria, situado entre a cozinha e a caserna dos condutores, saia o cheiro agradável do pão a cozer mas, ainda a maior parte da malta estava dentro das casernas a preparar-se para o novo dia que começava.

Encostado ao murro do refeitório, para não ser visto por Matos,  o Chefe da cozinha, que por razões que não sei explicar, não simpatizava comigo, dirigi-me aos colegas suplicando-lhes que me dessem um pouco dos restos de comida, para segurar a barriga . Talvez devido à vida de rafeiros que levavam no quartel, normalmente nenhuma das crianças cedia em tais condições em oferecer comida aos outros. Nenhum deles sequer olhou para mim. Como não respondiam, dirigi-me para o local onde sabia estar escondida a comida e então chamaram o patrão:
- Xô Matos, olha o desenfiado!

O Matos era um brutamontes e, sabendo do perigo que corria, deixei o refeitório e afastei-me para os lados do salão. Estas circunstâncias salvaram-me de uma morte certa mas, vamos por partes.

Sem saber ao certo o que fazer perante a recusa dos colegas que sabia ser irreversível mas ainda com a barriga vazia, dirigi-me para os lados do salão de futebol e, aí, avistei uma figura conhecida, era o Mortágua nas suas lides diárias. Inclinado sobre um caixote de madeira semi-aberto, ele apanhava com uma das mãos as batatas inglesas munido de uma faca de cozinha. Talvez devido a monotonia da hora e, sem pensar nas consequências, chamei:
- Mortábua!

Como que picado por uma vespa, o homem levantou-se com uma facilidade que não suspeitava nele e lançou-se na minha direcção com a faca em punho. Com a surpresa do momento, ainda perdi alguns segundos sem reagir. Pensei em fazer marcha atrás mas, na cozinha estava o Matos mais um grupo de soldados da companhia de operacionais, que não hesitaria em caçar-me. Pensei em fugir e entrar na caserna dos condutores mas ainda alguns estavam na cama e arriscava-se a levar dupla porrada. A única saída eram os arames farpados.

Com o medo à flor da pele, dei meia volta, como que a querer dirigir-me a cozinha, de seguida virei na primeira porta do refeitório e que dava para a padaria, tendo voltado de novo ao salão do qual saltei o primeiro e o segundo murro sem dificuldades, tendo-me, depois, lançado em grande velocidade, em direcção ao cercado mais distante, situado ao sul e que dava acesso ao morcunda, bairro Mandinga. A distância a correr era razoável e convinha fazê-lo rapidamente e em ziguezague senão arriscava-me a ser atropelado pelo monstro.

O Mortágua não cedia um passo. Não podia supor, nem por um triz que aquele calmeirão fosse tão ágil e resistente na corrida. Sentia o bafo de ar quente por cima da minha cabeça e eu corria e corria. No quartel, já se tinha perfilado um certo número de curiosos a observar a corrida. Só pedia a Deus que a sentinela estivesse a dormir, senão... Sentia que as pernas estavam cada vez mais pesadas e as mãos do gigante me arranhando as costas no desespero de me agarrar. Socorro!

O que o Mortágua não sabia era que tudo estava calculado, de antemão, assim como fazem os animais que vivem sob ameaça permanente. Havia sítios onde tínhamos feito aberturas com as pontas redondas do arame viradas para cima, de modo a permitir a passagem de um corpo minúsculo e, foi por ai que me escapuli, deixando cair o corpo a terra e rolando por baixo, da mesma forma que nos tinha ensinado o nosso "instrutor militar". 

O Mortágua, incrédulo e impotente,  começou a mandar vir com imprecações acompanhadas de mil ameaças caso voltasse a pisar o quartel. Atirou-me ainda algumas pedras mas a partida já estava perdida para ele, pelo menos, desta vez. Pelos vistos, era preciso mais que a fúria de um gigante para encurralar um rafeiro.

Como se nada tivesse acontecido, com o corpo riscado de arranhões e a camisa em tiras, juntei-me ao grupo de rapazes que seguia para Morcunda. Agora era preciso encontrar os mantimentos necessários e juntos partir para a bidal, ponto de encontro da malta jovem nos períodos matinais. Devíamos preparar alguma provisão em mangas que íamos roubar no bairro mandinga. E foi ai que começou o desenrolar do drama que dava sequência ao episódio do refeitório e que viria a ceifar a vida de alguns dos nossos colegas.

Os primeiros sinais foram de náuseas e vómitos mas não tardou a que todos aqueles que tinham passado pelo refeitório e que se tinham servido da comida da véspera no quartel, estivessem estatelados no chão sem forças. Pusemo-los dentro dos caixotes que nos serviam de carros para os arrastar mas as cordas cediam e, então,  fomos obrigados a carregá-los nas costas até à casa Gouveia, no centro da aldeia, onde funcionava o hospital ou o que fazia passar por tal. Antes de chegarmos ao local já uma das crianças estava morta. As outras, ainda receberam alguma assistência e medicamentos mas muitas vieram, mais tarde, a sucumbir. Os mortos foram enterrados e a vida continuou, era o destino.

O que tinha acontecido? Segundo as informações que depois circularam, eles tinham comido carne de atum em mau estado de conservação que as tinha intoxicado. Esta carne vinha em latas largas e redondas. Verdade ou não e, como não podia avaliar do seu estado, nunca mais voltei a comer atum, pelo menos, enquanto durou a presença das tropas em Fajonquito.

Durante algum tempo, impediram a entrada dos civis no quartel, mas a medida durou pouco e não teve o efeito desejado pois, apesar disso,  nós entrávamos no quartel violando as ordens com conivência dos nossos amigos e os soldados que, também, continuavam a fugir a coberto da noite para visitar as suas bajudas nas nossas moranças. Era inútil.

Este acontecimento ilustra, se necessário fosse demonstrá-lo, a grande capacidade de sofrimento humano e de perdão de que são imbuídas as populações Africanas e, também da sua força espiritual na crença em Deus ou algo de transcendência superior. Quantas vezes, estes comportamentos passivos, lentos e conformistas,  não foram entendidos como sinais de fraqueza e de incapacidade. Uma vez, o meu pai, que raramente entrava em conversas inúteis, quando ouviu falar da chegada dos brancos à Lua, falou naqueles seus monólogos que nos tinha habituado, dirigindo-se a nós: 
- Estes brancos, sempre apressados, para onde nos hão-de levar?

Ainda hoje pergunto-me a mim mesmo, o que teria feito ao Mortágua para suscitar tanta raiva nele? Seriam as nossas provocações infantis ou o facto de o chamar pelo nome que, suponho, não seria o dele mas da sua terra de origem? Ou então, foi Deus que quis salvar-me por seu intermédio?

Ainda, passados muitos anos, estas questões me habitam e, esteja onde estiver, quero que saiba que ele salvou-me de uma morte quase certa, mesmo que o tenha feito de uma forma muito estranha. Espero, também, que,  com idade madura, ele tenha percebido da importância de lidar com a vida com a simplicidade e o sacramento que a nossa existência como humanos nos impõe. Obrigado,  Mortágua.

Bissau, Abril de 2010.

Guiné-Bissau > região de Gabu > Fajonquito > c. 1975 > "A nossa equipa de futebol de salão no quartel de Fajonquito entre 1974-1975, podendo-se ver em pé: Mamudo, Algássimo e o professor António Tavares; sentados: Eu (Cherno) e Aruna (filho do antigo padeiro) à minha esquerda" (CB)

Fotos: © Cherno Baldé (2009). Direitos reservados

3. Comentário de L.G.:

Obrigado, Chico,  grande rafeiro de Fajonquito, e sobretudo obrigado  meu amigo e irmãozinho Cherno. Já conquistaste o coração destes tugas que nos idos tempos de 1963/74 tu conheceste e admiravas, com um misto de reverência, terror, curiosidade, simpatia e compaixão... Já aqui escreveste páginas admiráveis, e únicas (que nenhum de nós poderia escrever), sobre a inocência em tempo de guerra, sobre a condição dos meninos guineenses dentro e fora do arame farpado, sobre o quotidiano dos soldados portugueses visto pelo desarmante e fascinante olhar infantil, sobre a vida e a morte das crianças numa tabanca fronteiriça  militarizada, sobre a atracção e a repulsa da cultura europeia... 

Cherno, as tuas crónicas, pela emoção que nos provocaram, pela autenticidade do teu testemunho, pelo fascínio das tuas memórias de infância e pela beleza literária da tua narrativa,  já bem merecem um editor português. Não tenho dúvida, não temos dúvidas: és um talentoso escritor de língua portuguesa. E o nosso blogue orgulha-se de estares entre nós, como guineense, como homem, como amigo, como lusófono. Espero que esta crónica chegue ao conhecimento do Mortágua, onde quer que ele esteja, dos Mortáguas que tu conheceste e que, como dizia a tua avó, não eram mais do que crianças crescidas que a guerra veio roubar às suas famílias e às suas tabancas...  
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Notas de L.G.:

(*) Vd. postes anteriores:

24 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6244: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (14): Cap Figueiredo: Capiton Lelö dahdè ou capitão cabeça inclinada



10 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4806: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (11): Filho da p... de barrote queimado...... Ou as sobras do rancho

8 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4802: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (10): Futebol: ser do Benfica ou do Sporting, eis a questão

5 de Agosto de 2009 > Guiné 63/74 - P4782: Memórias do Chico,menino e moço (Cherno Baldé) (9): Futebol, rivalidades, bajudas... e nacionalismos(s)

 27 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4746: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (8): Misérias e grandezas de Fajonquito, 1970/75

21 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4714: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (7): As profecias do velho Marabu de Sumbundo

13 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4679: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (6): Uma gesta familiar, de Canhámina a Sinchã Samagaia, aliás, Luanda

6 de Julho de 2009 >Guiné 63/74 - P4646: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (5): A família extensa, reunida em Fajonquito, em 1968

30 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4611: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (4): O ataque dos meus primos a Cambajú e o meu pai que foi um herói

25 de Junho de 2009 >Guiné 63/74 - P4580: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (3): A chegada dos primeiros homens brancos a Cambajú em 1965: terror e fascínio

24 de Junho de 2009 > Guine 63/74 - P4567: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (2): Cambajú, uma janela para o mundo

19 de Junho de 2009 >Guiné 63/74 - P4553: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (1): A primeira visão, aterradora, de um helicanhão

Vd. também:

18 de Junho de 2009 >Guiné 63/74 - P4550: Tabanca Grande (153): Cherno Baldé (n. 1960), rafeiro de Fajonquito, hoje engenheiro em Bissau...

7 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4650: (Ex)citações (32): A Tabanca Grande ou... Global: de Contuboel, Fajonquito e Bissau com amizade (Cherno Baldé)

20 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4710: Blogoterapia (119): As Fantas, as Marias, as Natachas, ou o amor em tempo de guerra e de diáspora (Cherno Baldé)

(**) Vd. poste de 3 de Abril de 2009 >Guiné 63/74 - P4136: As Unidades que passaram por Fajonquito (José Martins)

(...) Companhia de Caçadores n.º 1501, comandada pelo Capitão de Infantaria Rui Antunes Tomaz, unidade orgânica do Batalhão de Caçadores n.º 1877, mobilizada em Tomar no Regimento de Infantaria n.º 15, assumiu a responsabilidade do subsector, rendendo a CCaç 1497, em 26 de Janeiro de 1967, vindo a ser substituída pela CCaç 1685 em 19 de Setembro de 1967.

Companhia de Caçadores n.º 1685, comandada pelo Capitão de Infantaria Alcino de Jesus Raiano, unidade orgânica do Batalhão de Caçadores n.º 1912, mobilizada em Évora no Regimento de Infantaria n.º 16, assumiu a responsabilidade do subsector, rendendo a CCaç 1501, em 19 de Setembro de 1967, vindo a ser substituída pela CCaç 2435 em 14 de Dezembro de 1968.

Companhia de Caçadores n.º 2435, comandada pelo Capitão de Infantaria José António Rodrigues de Carvalho e, posteriormente, pelo Capitão de Infantaria Raul Afonso Reis, unidade orgânica do Batalhão de Caçadores n.º 2856, mobilizada em Abrantes no Regimento de Infantaria n.º 2, assumiu a responsabilidade do subsector, rendendo a CCaç 1685, em 07 de Dezembro de 1968, vindo a ser substituída pela CCaç 2436 em 20 de Abril de 1970.

Companhia de Caçadores n.º 2436, comandada pelo Capitão de Infantaria José Rui Borges da Costa, unidade orgânica do Batalhão de Caçadores n.º 2856, mobilizada em Abrantes no Regimento de Infantaria n.º 2, assumiu a responsabilidade do subsector, rendendo a CCaç 2435, em 20 de Abril de 1970, vindo a ser substituída pela CArt 2742 em 13 de Agosto de 1970.

Companhia de Artilharia n.º 2742, comandada pelo Capitão de Artilharia Carlos Borges de Figueiredo e, posteriormente, pelo Alferes Miliciano de Artilharia Baltazar Gomes da Silva, unidade orgânica do Batalhão de Artilharia n.º 2920, mobilizada em Penafiel no Regimento de Artilharia Ligeira n.º 5, assumiu a responsabilidade do subsector, rendendo a CCaç 2436, em 13 de Agosto de 1970, vindo a ser substituída pela CCaç 3549 em 21 de Maio de 1972.

Companhia de Caçadores n.º 3549, comandada pelo Capitão Quadro especial de Oficiais José Eduardo Marques Patrocínio e, posteriormente, pelo Capitão Miliciano Graduado de Infantaria Manuel Mendes São Pedro, unidade orgânica do Batalhão de Caçadores n.º 3884, mobilizada em Chaves no Batalhão de Caçadores n.º 10, assumiu a responsabilidade do subsector, rendendo a CArt 2742, em 27 de Maio de 1972, vindo a ser substituída pela 2.ª Companhia do BCaç 4514/72 em 15 de Junho de 1974.

2.ª Companhia do BCaç 4514/72, comandada pelo Capitão Miliciano de Infantaria Ramiro Filipe Raposo Pedreiro Martins, unidade orgânica do Batalhão de Caçadores n.º 4514/72, mobilizada em Tomar no Regimento de Infantaria n.º 15, assumiu a responsabilidade do subsector, rendendo a CCaç 3549, em 15 de Junho de 1974, vindo a iniciar o deslocamento para Bissau a partir de 30 de Agosto de 1974, tendo um pelotão efectuado a desactivação e entrega, ao PAIGC, do aquartelamento em 01 de Setembro de 1974. (...)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Guiné 63/74 - P6416: Controvérsias (75): A nossa postura face ao PAIGC no pós-Abril (Manuel Marinho)

1. Mensagem de Manuel Marinho* (ex-1.º Cabo da 1.ª CCAÇ/BCAÇ 4512, Nema/Farim e Binta, 1972/74), com data de 11 de Maio de 2010:


A(s) NOSSA(s) POSTURA(s) FACE AO PAIGC NO PÓS-ABRIL

Ultimamente as discussões sobre a postura dos camaradas que estavam na Guiné face aos acontecimentos pós-Abril relacionados com o PAIGC, têm ocupado espaço considerável no blogue, e na minha opinião, com elevado respeito por opiniões diversas entre camaradas que na expressão feliz de alguém, “tiveram que fechar as portas da guerra”.

Vamos lá ver se sou capaz de expressar o que sinto em relação a esses acontecimentos sem beliscar a postura de ninguém.

A minha posição quanto a essa questão já a manifestei por várias vezes quando o tema é mesmo esse, isto é sou e fui contra todas as formas de regozijo para com o PAIGC.

Apenas e só, respeito a sua luta que travaram pela emancipação do seu povo, de igual modo exijo-lhes o mesmo em relação aos meus companheiros de armas que lutaram com brio e honra, por uma causa que a esmagadora maioria considerava um dever pátrio, e que pagaram muito caro essa luta.

Não merecem mais, porque entre outras coisas, é de muito mau gosto, ”sou educado” senão a palavra era outra, levar a esses encontros de reconciliação na altura, algumas peças de equipamento de guerra pertencentes a camaradas nossos, e que eles ostentaram de forma “vitoriosa” junto dos nossos camaradas, em alguns encontros perante o silêncio e a vergonha de alguns soldados que a eles assistiam.

Se fosse o contrário o que seria?

Já se imaginaram a levar alguma peça de farda do PAIGC a encontros com o IN na altura? Seria essa a melhor forma de reconciliação?

Lamento mas não posso deixar de pensar assim, se calhar o defeito é meu e (posso) poderei estar errado na apreciação que faço dos meus ex-inimigos, mas cada vez mais sinto a minha razão fortalecida, ao ler e ver alguns posts, e saber o que aconteceu depois aos que a nosso lado combateram.

Não respeito o vencedor que não respeita o vencido.

Como abomino o abuso do forte sobre o fraco.

Ou será que não foi o mesmo PAIGC que agiu no caso dos fuzilamentos?

Mas a questão principal prende-se com toda a envolvência na guerra que travamos ao longo de 13 longos anos, e que se não foi resolvida pela via política, teria forçosamente de o ser pela classe militar.

E é bom que lembremos que fomos nós que acabamos com as hostilidades, não havendo motivos para que se exagerasse nos festejos.

Mas não foi o melhor que nos podia ter acontecido? Claro! Nem podia pensar de outra maneira.

Queríamos vir embora rapidamente? É óbvio que sim.

Poupou dezenas de vidas de ambos os lados? É evidente e não tem discussão.

Mas a saída teria de ser outra! E não a que se verificou!

Mas estes acontecimentos serão mais tarde analisados e contados por historiadores que farão a História da guerra colonial, (no caso da Guiné este blogue é imprescindível) e eu apenas sou mais um, que deixo modesto contributo no sentido de evitar que qualquer dia estejamos todos a bater palmas ao PAIGC, porque nos deixaram vir em paz para a nossa “santa terrinha”, em 1974.

Respeito sem o mínimo de reservas os que pensam de maneira contrária, mas tenho que deixar expresso o meu testemunho do que pensava na altura, e que hoje já com idade para ter mais juízo (escusava de falar disto), os factos passados ao longo destes anos, reforçaram a minha opinião.

Para mim a coerência deve ser acompanhada de juízos de valor que à época tínhamos, eu até podia refugiar-me na minha juventude de então.

Mas não será que nesses 2 anos terríveis que todos nós passamos em comissão, não amadurecemos demasiado depressa em comparação com os nossos amigos de então?

É que hoje camaradas, sinto em diversas leituras que éramos todos muito politizados, e era bom que também aqui no blogue se afirmasse que havia muitos soldados que se lhes perguntava o porquê da ida para a Guiné, a resposta era mais ou menos esta:

Defesa da Pátria ou da Bandeira, e sempre por obrigação e dever.

Havia de facto uma minoria mais politizada, sei do que falo, mas daí até pensarmos que no dia 25 Abril estávamos todos a gritar “abaixo a guerra / regresso imediato”, vai uma grande distância.

As perguntas mais frequentes nesse dia eram, “o que é isso de revolução”?

Eu até fui eleito para representar os meus camaradas na classe de Cabos e Praças, (eram 4, um Alferes, um Furriel e dois Cabos) a ideia era travar ímpetos de quem comandava as Companhias para que não pudessem pôr em causa o cessar fogo entretanto a ser negociado, isto é, os representantes(?) do MFA nos quartéis no mato tinham por missão impedir possíveis saídas para o mato, determinadas por algum Comandante de Companhia que entendesse o contrário.

No nosso caso até nem foi difícil, pois durante toda a comissão o “senhor” que nos comandava saiu duas ou três vezes para o mato e julgo que por ordens superiores que o ditaram.

A partir daí para nós acabou-se a guerra, porque se o cessar fogo corresse mal já não tínhamos a possibilidade de fazer frente ao PAIGC, restava-nos entregar os aquartelamentos e pedir por favor para virmos embora, pois os aquartelamentos ficaram à mercê deles pois eles movimentavam-se à vontade, enquanto nós esperávamos o final das conversações a ver no que dava, esta é a minha opinião, vale o que vale.

E na altura o PAIGC nem tinha a força de um ano antes, pelo menos na minha ZO, ou será que eles não passavam dificuldades na altura do 25 de Abril?

Seria só o nosso lado a ter problemas?

Se na altura se entendia que era uma provocação ao PAIGC o facto de andarmos armados, o que pensar quando leio hoje alguns camaradas dizerem que eram mandados parar por forças do PAIGC armados?

Já houve camaradas que disseram que só quando chegaram a Bissau, entregaram o armamento, no nosso caso foi entregue em Binta, para depois termos de tornar a pegar em armas para apagar “fogos” ateados pelos “festejos exagerados” que se fizeram em Guidaje, e para o qual tivemos de ser nós a apagar os mesmos, (quando puder conto), e era para intervir contra os nossos camaradas africanos.

E mais uma questão, alguém consegue explicar os comportamentos desiguais que eles tiveram nas diversas Unidades, numas entravam e bebiam, noutras pediam por favor, e finalmente havia outras que eles tinham vergonha de franquear as entradas, porque seria?

Um grande abraço para todos vós.
Manuel Marinho
__________

Notas de CV:

(*) Vd. postes do nosso camarada no marcador Manuel Marinho

Vd. último poste da série de 9 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6350: Controvérsias (74): Como eu vi o fim da guerra (Fernando C. G. Araújo, ex-Fur Mil OpEsp / RANGER da 2ª CCAÇ / BCAÇ 4512)

Guiné 63/74 - P6415: O nosso blogue em números (5): O novo contador da Bravenet... e o nosso pedido de desculpa aos portugueses dos Açores e da Madeira (Luís Graça)





O Contador Bravenet dava-nos, hoje, às 9h27, a posição (geográfica) de 10 visitantes recentes do nosso blogue: 2 no Brasil, 1 na Inglaterra, e os restantes 7 em Portugal Continental...


1. Em 13 do corrente, circulou pelo correio interno da nossa Tabanca Grande, uma mensagem dos editores com o seguinte teor:

Assunto: Estatística diária do nosso blogue
Amigos e camaradas:

Para todos vocês, os 415 membros inscritos da nossa Tabanca Grande, para quem fazemos o blogue, todos os dias, e que são uma força motivadora para prosseguirmos... (às vezes contra ventos e marés). E que nos ajudam a fazer o blogue, que é hoje, sem dúvida, um blogue colectivo...

Uma gracinha, uma prendinha... Passam a ter à vossa disposição uma pequena ferramenta que permite o apuramento estatístico do nosso movimento bloguístico (visitas por hora, por dia, por semana...). É só clicar no contador (Bravenet) na coluna à esquerda, ao alto... (Clicar em "View Site Stats")... Para aqueles que têm menos conhecimentos de inglês, uma breve explicação dos links (...).

Este contador foi posto no domingo à noite [, dia 9], daí só termos dados a partir de então... O saldo acumulado era de 1.730.000 (+/-)... Mesmo com a forte concorrência do Santo Padre, esta semana estamos com uma média de 2500 páginas visitadas /dia e 800/900 visitantes/dia...(portanto mais do dobro dos nossos "inscritos")...

Hoje verifiquei que havia gente a consultar-nos a partir do Brasil, dos EUA, do Canadá, da França, da Holanda, além de Portugal (incluindo Açores)... A nossa hora de ponta ("busiest time") é depois do almoço (das 2h00 às 2h59, PM)...


Obrigados pela vossa atenção, carinho, fidelidade, camaradagem, amizade... 

Os editores LG/CV/EMR/VB

2. A expressão (algo infeliz) "além de Portugal (incluindo Açores)" causou alguns reparos, reticências, senão mesmo calafrios... por parte de alguns camaradas. E com toda a razão. Por exemplo, o Jorge Portojo, escreveu o seguinte: " Parabéns,  pessoal. Mas essa graça do Portugal, incluindo Açores, é triste. Boto abaixo. Um abraço"...

 Respondi-lhe, tentando fazer graça (forçada): " Jorge: Na melhor nódoa... cai o pano! Que os Açores me perdõem!"... Mas desta vez fui capaz de ter ofendido os madeirenses, os nossos compatriotas da  Região Autónoma da Madeira, tão dura e tragicamente atingida  este ano pela fúria dos elementos da Natureza...

O Carlos Cordeiro, açoriano, português dos quatro costados, professor universitário, irmão do malogrado capitão pára-quedista  João Pedro Cordeiro, e que é um activíssimo membro do nosso blogue, mandou-me, por sua vez, a seguinte mensagem, que eu agradeço pela elegância, elevação e compreensão:

 Caro Luís,

Não há que preocupar. Percebi muito bem. A Madeira não estava, de facto, em linha. Daí teres dito assim. Podias ter dito, por exemplo, "Portugal (excluindo a Madeira)" ou "Portugal (continente e Açores)". Mas dito como disseste também percebi que era Portugal, incluindo os Açores e excluindo a Madeira.

Nós aqui é que temos mais cuidado, pois houve muita atenção, durante o Estado Novo, a estas questões. No século XIX dizia-se reino, metrópole, mãe-pátria (e pátria madrasta também). Num livro de 1932 dum velho republicano,  livre-pensador e adepto do federalismo ("Em Prol da Descentralização"),  o autor, Francisco d'Athayde Machado de Faria e Maia, referia-se ao continente como Portugal ou metrópole. 

A Constituição de 1933 é clara na definição do território português e é a primeira que diz claramente: "Na Europa: o Continente (Pedro da Silveira, julgo que na "Antologia da Poesia Açoriana", goza com essa terminologia dizendo mais ou menos: "Oh, a mania das grandezas!) e os Arquipélagos da Madeira e dos Açores".
Evidentemente que hoje a situação é ainda mais "exigente". Se eu me distraísse e dissesse "vou a Portugal" seria imediatamente taxado de separatista ou independentista. Mas - e bem - ninguém leva a mal se um continental que passe por cá diga o mesmo. Não teria qualquer conotação política. E isto acontece muitas vezes, até com pessoas de elevado nível cultural. O continental que sai de Lisboa ou do Porto de avião sai, geralmente, para o estrangeiro.

Desculpa o arrazoado, mas é para não ficares a pensar que teria sequer pensado no assunto.

Um abraço,
Carlos (*)

3. Comentário de L.G.:

Temos de ter sempre muito cuidado com o que escrevemos, nomeadamente em público... Nestes dias nem sempre tenho estado à altura do meu melhor... Peço desculpa, nomeadamente aos mais susceptíveis. E para que não restem dúvidas, a Constituição da República Portuguesa, de 1976 (na sua versão de 2005, VII Revisão Constitucional)  é peremptória, clara, concisa, precisa, na definição do território do nosso Portugal de hoje:
(...) Artigo 5.º - Território

1. Portugal abrange o território historicamente definido no continente europeu e os arquipélagos dos Açores e da Madeira. (...)

______________

Guiné 63/74 - P6414: Em busca de... (132): Procuro Tobias Queirós, ex-Fur Mil do 15.º Pel Art.ª, Guileje e Gadamael, 1972/73 (Luís Paiva)

1. Mensagem de Luís Paiva (ex-Fur Mil Art.ª, 15.º Pel Art.ª, Guileje e Gadamael, 1972/73), com data de 12 de Maio de 2010:

Caro Vinhal:
Este é um renovado pedido para nova tentativa de localização do Tobias Queirós, ex-Fur Mil de Artilharia que comigo, integrou o 15.º PELART (leia-se Pelotão de Artilharia), estacionado em Guileje/Guiné durante o período dos "Gringos" e posteriormente dos "Piratas" que decorreu entre meados de 1972 e Maio de 1973, altura da retirada de Guileje.

Após a retirada ficámos aínda durante alguns meses afectos à Companhia que então se encontrava em Gadamael.

Depois de termos terminado o serviço militar ainda consegui contactar algumas vezes o Tobias Queirós na Lusalite na Baixa de Lisboa, mas aquela firma faliu há muitos anos e não mais o consegui localizar.

No próximo dia 5 de Junho decorrerá o Convívio Anual dos Piratas em Águeda ao qual ainda não decidi ir, mas certamente ajudaria à decisão se entretanto conseguisse localizar o Queirós e ele pudesse comparecer ao evento também.

Saudações cordiais.
Luís Paiva
Lamego
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 12 de Janeiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5637: Dossiê Guileje / Gadamael (21): Uma especial e pública saudação cordial ao Coronel Coutinho e Lima, a quem pessoalmente ficarei grato até ao final dos meus dias (Luís Paiva, ex-Fur Mil, 15º Pel Art, Guileje, Gadamael e Bula, 1972/74)

(Vd. último poste da série de 17 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6411: Em busca de... (131): Fui à Festa da Flor em demanda do camarada Rui Alberto (António Tavares Oliveira)

Guiné 63/74 - P6413: Elementos para a caracterização sociodemográfica e político-militar do Sector L1 (1): Populações controladas pelas NT e pelo PAIGC, ao tempo do BART 2917 (1970/72) (José Armando F. de Almeida / Luís Graça)




Excertos de: BART 2917: História da Unidade. Cap II. Páginas 11/12

 [Versão policopiada gentilmente ao nosso blogue pelo ex-Fur Mil Trms Inf, José Armando Ferreira de Almeida, CCS/ BART 2917, Bambadinca, 1970/72,  membro da nossa Tabanca Grande, foto à direita]

3. População

a. Generaliades:

São muito ténues as migrações que hoje se verificam no Sector L1 [, com sede em Bambadinca,] que sofreu sucessivas grandes invasões de povos vindos do interior: primeiro os Beafadas, depois os Mandingas no séc. XIV e posteriormente, já no Séc. XIX, os Fulas.

Senhores de um a cultura mais avançada, os Mandingas pacificamente habituam aos Beafadas aos seus costumes e religião (de tal forma que os dois grupos étnicos muitas vezes se identificam), e convertem,  no Sector L1, os seus vencedores Fulas ao seu islamismo, passando a influenciá-los profundamente através dos dignatários religiosos, ainda hoje quase todos eles Mandingas ou a estes subordinados (Confraria Cadiria).

Aliados, os Fulas, aos portugueses nas campanhas de “ocupação”, vêem, por influência das próprias autoridades administrativas, aumentar já no presente século [XX] o seu domínio sobre os restantes grupos étnicos como quasi exclusivos mandatários daquelas autoridades (Cipaios e intérpretes).

Com a ocupação efectiva do Sector L1 pela autoridade portuguesa, dão-se novas migrações, agora do litoral para interior: 

(i) os Papéis acompanhando as casas comerciais especialmente ligadas à navegação;

(ii) os Manjacos acompanhando a expansão da exploração do coconote (são ainda desta etnia a quasi totalidade dos que sobem às palmeiras no corte dos cachos de chabéu);

e (iii) os Balantas, mestiços de Beafada e Papel (?), atraídos pelas extensas e produtivas bolanhas dos Rios Geba e Corubal que ocupam, praticando a cultura alagada do arroz em que são exímios.

Parece também, ser posterior àquelas campanhas a dessiminação dos (iv) Caboverdianos, especialmente ligados, neste sector, ao funcionalismo (veterinária, agricultura, correios, casa Gouveia, etc.).

A actual guerrilha deu origem a novas migrações na área:

(i) o rico regulado do Cuor – praticamente Mandinga - despovoou-se, quase completamente; 

(ii) diminuiu a ocupação dos Regulados do Corubal e do Xime, passando grande parte das suas áreas e populações ao conrtolo IN;

(iii) o Regulado de Badora – ilha de paz na conturbada Guiné - vê aumentar a sua população especialmente com Balantas e Mandingas deslocados do Regulado do Xime e do Cuor, e Fulas vindos do Regulado do Corubal, Gabu e outros onde o IN campeia.

b. Grupos étnicos
 
(1) Na zona controlada pelas NT [Vd. Quadro 3.1,  acima].
 
Verifica-se que predomimam os Fulas nos Regulados do Xime, Corubal e Badora, os Mandingas no Regulado do Cuor e os Balantas no Regulado do Enxalé; estes últimos estão no Regulado de Badora localizados  nos grandes núcleos de Nhabijões, Mero e Santa Helena.
 
Quanto à ocupação branca, ela é muito pequena assim como a caboverdianna, limitando-se quase só a comerciantes e funcionários.
 
(2) Zona controlado pelo IN

Todos os dados de que se dispõe são estimados e as notícias contraditórias. Podem,os contudo, sem grande margem de erro, avaliar em cerca de 5400 pessoas, na sua maioria de etnia Balanta, Beafada  ou Mandinga, a população controlado pelo IN no Sector L1  dividida pelos seguintes núcleos:
- A NW do Sector, espalhada pelso reguados do Enxalé e do Cuor - 1900 pessoas.
- No Regulado do Xime, ao longo do Rio Corubal, e a sul da Ponta do Inglês - 2000 pessoas.
- No Regulado do Corubal, ao lonmgo detse rio e para jusante da foz do rio Pulom - 1500 pessoas.

(Continua)

[ Revisão / fixação de texto  / quadro: L.G.]



Guiné 1969/71 > Croquis do Sector L1 / Zona Leste (Bambadinca) (vd. Sinais e legendas). O Sector L1 era basicamente constituído por 5 regulados: Enxalé e Cuor, a norte do Rio Geba; Xime, Corubal  e Badora, a leste do Rio Corubal. No regulado de Bissari, não havia população controlada pelas NT.

Em 1970/72, o BART 2917 estava sedeado em Bambadinca, com três unidades de quadrícula em Xime e Enxalé (CART 2715), Mansambo (CART 2714) e Xitole e Ponte dos Fulas (CART 2716).


Fonte: História da CCAÇ 12: Guiné 69/71. Bambadinca: Companhia de Caçadores nº 12. 1971
Infogravura: © Luís Graça (2005). Direitos reservados.

Guiné 63/74 - P6412: José Corceiro na CCAÇ 5 (11): Boas recordações de militares da CCAÇ 5, Canjadude - O Tripa


1. Mensagem de José Corceiro* (ex-1.º Cabo TRMS, CCaç 5 - Gatos Pretos , Canjadude, 1969/71), com data de 11 de Maio de 2010:

Amigos Luís Graça, Carlos Vinhal, J. Magalhães.
Grato pela atenção, que possa ser dada à recordação dum militar da CCAÇ. 5, que era Nativo, O “Tripa”.

Um abraço
José Corceiro



José Corceiro na CCAÇ 5 (11)

BOAS RECORDAÇÕES DE MILITARES DA CCAÇ 5, CANJADUDE


Há de facto memórias que povoam o nosso consciente adormecido, que ao serem estimuladas, desencadeiam nas nossas lembranças, processos de regressão às nossas vivências na Guiné, e nos trazem à mente acontecimentos que recordamos carinhosamente com saudade, (sentimentos de afectividade) ainda que com dubiedade… pois no mesmo local também foram vividos momentos angustiantes e com legítima revolta.

Quando cheguei à CCAÇ 5, Canjadude, (rendição individual, Companhia de Nativos) o dia 13 de Junho de 1969, ganhei logo a estima, (quase que poderei dizer que houve empatia mutua), de um militar nativo, que sem me conhecer, se dirige a mim respeitosamente, mas com galhofice, mais ou menos nos seguintes termos:

- Bu tchiga na és Canjadude cá eh periquito bu sibi dirito salta nha mi ombro (acabas de chegar a Canjadude, ainda és periquito, salta no meu ombro).

Foi mais ou menos isto que disse, mas ao confrontar-se com a minha expressão facial a denotar ignorância, perante tal monólogo e estranhar a minha reacção de acanhamento e silêncio, rematou logo de seguida:

- Nosso Cabo, apresenta-se o teu “Alferum Tripa” um soldado às tuas ordens!

Entabulámos diálogo e constato, logo ali, que o “Tripa”, como ele dizia ser o seu nome, falava razoavelmente bem português e gostava de cerveja e particularmente de vinho. Sabia o seu nome verdadeiro, que já não me lembro, pois todos o chamávamos por “Alferum Tripa”e em idade devia estar próximo dos 27, 28 anos.

FOTO 1 > Corceiro e o “Tripa”. Quando cheguei a Canjadude, na parada, são visíveis atrás de nós duas “Tabancas”, sendo uma armazém de material e a outra o posto clínico, posteriormente desapareceram.

O “Tripa”, era único, distinto de todos os militares Nativos da CCAÇ 5, com o seu comportamento e características, “sui generis”. Tinha uma postura singular perante as adversidades da vida, que não é muito comum no ser humano, assim como era ímpar a conduta de comunhão social, que ele cultivava com todos os militares, quer com os Nativos, quer com os Metropolitanos, com os quais ele preferia relacionar-se e no seio dos quais era estimado. Muitas vezes ficava-me a dúvida, se alguns militares Nativos o ignoravam e marginalizavam, afastando-o da sua convivência, ou se era ele que voluntariamente se excluía desses relacionamentos. Era um homem que aparentemente não manifestava conflitos nem distúrbios psíquicos (parecia não haver exigências internas contrárias) e as desavenças interpessoais que surgiam do relacionamento com os elementos do meio circundante, sabia contorná-las com dose bem aferida de humor e, às vezes até com diplomacia.

O ”Tripa”, aparentava ter o dom e a bem-fadada sina, de estar sempre em paz com a vida que vivia, despreocupado, sem exigências, sempre alegre e a rir, ar brincalhão, disponível para socorrer o seu próximo, sempre interesseiro quando a migalha fosse alguma sorvedura de bebida alcoólica. Tinha sempre na ponta da língua, reposta enquadrada com humor, hilaridade e correcção, para dar troco às questões de controvérsia com as quais era confrontado, no dia-a-dia, sem nunca distinguir cor de pele, divisa ou galão, a todos respondia com descontracção, a mesma espontaneidade e contenção, sendo parcimonioso quando o momento o aconselhava. Era de etnia Papel, vivia sem família nenhuma em Canjadude, embora dissesse que tinha mulheres e filhos.

Conforme a circunstância, por vezes arranchava-se no Aquartelamento, outras vezes não, agia segundo as conveniências do momento e, qualquer toca ou terreiro eram para ele um palácio.

FOTO 2 > Fui dar com o “Tripa” a cozinhar em Nova Lamego, à sombra do”Poidão”. Um “Chalé” de cinco estrelas, visto ser um lugar sagrado dos Nativos.

Não tinha a mínima réstia de complexo devido à cor da sua pele, mais lhe servindo a mesma, para fazer humor e chacota. Segundo dizia, trabalhou desde criança até ingressar no Exército, como estivador no Porto de Bissau onde se instruiu e tirou o curso da escola da vida, a carregar e descarregar barcos. Não sabia ler, e tinha uma imaginação fértil.

FOTO 3 > O Costa, Operador Cripto, que ao terminar a comissão ficou a viver em Nova Lamego, a escrever uma carta do “Tripa”.

Logo nos meus primeiros dias de estadia em Canjadude, o “Tripa”, muito convicto, com um ar de ingenuidade, mas apresentando-se seguro que está a convencer o mundo inteiro, diz-me:

- Nosso cabo, (era assim que ele me tratava) quando eu nasci a minha pele era completamente branca, só ficou preta já eu tinha 18 anos. Eu tive um acidente de trabalho quando estava a ser construída a auto-estrada entre Lisboa e Vila Franca de Xira, eu era o responsável pelo aquecimento dos bidões de alcatrão, e num descuido meu, caí para dentro dum bidão cheio, ficando unicamente por cobrir de alcatrão, as plantas dos meus pés, essa a razão porque ainda hoje são brancas. Foi após este acaso na minha vida e, para melhor ambientar o meu corpo, que ficou com a pele que o cobre toda negra, que resolvi imigrar para a Guiné, onde me tenho dado muito bem.

Noutra altura, digo eu para o “Tripa”:

- Tu tens as mulheres em Bissau, não seria mais prático que elas estivessem aqui a viver contigo na Tabanca?

Resposta imediata dele, como se estivesse à espera da minha observação:

- Isso é que nunca, eu assim vou-me servindo com as mulheres de todos e ninguém vê, nem mesmo Alá, porque eu fico de costas. Quando o nosso cabo quiser bajuda, é só dizer…

Eu ainda o tentei convencer que ele estava vulnerável e exposto à mesma fragilidade, por não estar a dar assistência e companheirismo às esposas, como devia, mas ele argumentou que a água lavava tudo, só não limpava o alcatrão da pele dele, porque se tinha demorado a banhar-se após ter caído para o bidão.

FOTO 4 > Foto que tirei ao “Tripa” numa operação no mato.

Muitas vezes, em saídas para o mato, em que eu ia e por coincidência também saia o Grupo de Combate em que o “Tripa” estava integrado, ele disponibilizava-se para me levar algum material, para me aliviar o peso e, algumas vezes oferecia-se para me transportar no pescoço dele, para passar ribeiros duma margem para a outra, (na época das chuvas) pois ele tinha de altura mais de 1,80m, e era uma maneira de eu passar sem molhar os pés. O interesse dele por estes préstimos, era a esperança que eu lhe pagasse uma cerveja ou lhe desse o copo de vinho das refeições, que ele adorava e eu raramente bebia, porque o “vinho” eram mais poses do que água e, sempre que eu não trocava o vinho pela fruta a outro camarada (porque não havia fruta) ele lá estava às horas das refeições, para poder apanhar alguma gota de vinho, o que lá ia acontecendo, ou de um, ou de outro militar.

Há uma ocasião em que o “Tripa”, se prontificou a lançar-se numa aventura irreflectida e perigosa, só para beneficiar de mais uns copitos de vinho. A culpa para esta atitude irresponsável, não foi tanto só do “Tripa”, ele acima de tudo quis ser prestável. Após a chegada de uma operação do mato, ao conferir-se o material de Transmissões, verificou-se que faltava um emissor/receptor - AVP1 (Banana). O nosso amigo Nora, de Transmissões, que tinha saído na operação, quando chegou ao aquartelamento e se contabilizou o material que se usou, verificou-se que faltava um AVP1. Entretanto, o Nora, lembrou-se onde tinha deixado, por esquecimento o aparelho, a cerca de sete ou oito quilómetros de distância de Canjadude, para os lados do Cheche. Não se deu conhecimento do facto, a não ser a uns quatro ou cinco elementos da nossa Secção. Posto isto, alguém sugeriu que a solução do problema podia estar nas mãos do “Tripa”, visto que ele estava no momento e no local onde se deixou por esquecimento o aparelho.

Ao tentar um esclarecimento junto do “Tripa”, este disponibilizou-se de imediato para recuperar o aparelho e, insensatamente a sugestão dele foi aceite. Vai daí, o nosso amigo, camuflado de caçador incógnito, lançou-se, quase ao anoitecer, à aventura da reconquista do AVP1. A missão foi cumprida com alto grau de eficiência e, pouco mais passaram de três horas, após o início da aventura, já o “Tripa” dava sinais de satisfação, com o seu troféu de caça embandeirado e a reclamar o prémio da merecida recompensa.

Seja-me permitido que inclua neste artigo, com a devida vénia, uma passagem do “Poste 5987”, cujo artigo foi enviado pelo nosso amigo José Martins, em que o Sr. Coronel, Pacífico dos Reis, a determinada altura diz o seguinte:

“ Certa vez, [Em Canjadude] quando fazia a minha ronda nocturna senti um ruído, como que um gorgolejar, atrás de uma porta. Afastei-a e encontrei sentado no chão um militar africano bebericando uma cerveja. Não resisti e perguntei-lhe porque estava a beber sendo ele islamizado. Depois de se pôr em sentido, dum salto, a resposta veio célere: - “Meu capitão, Alá não me vê atrás da porta”.”

A personagem deste episódio foi o “Tripa”, que estava a beber uma cerveja no Refeitório das Praças e apercebeu-se, pelos orifícios da parede (esteira de bambu) que o Sr. Capitão se estava a dirigir para aquele local. O “Tripa” aproveitando a porta de ligação que existia entre o Refeitório e a Caserna, refugiou-se nesta, onde o Sr. Capitão o encontrou e questionou. Eu estava em Canjadude, na época do acontecimento.

FOTO 5 > O “Tripa” no refeitório, durante a noite, à espera da hora para o render das sentinelas. Vê-se atrás, a porta da caserna onde se refugiou e, o Sr. Capitão, Pacífico dos Reis, o apanhou a beber a cerveja.

O dia 27 de Outubro de 1969, houve coluna de reabastecimento a Nova Lamego, foi muito azarada, pois no regresso tiveram nove furos nos pneus das viaturas. O “Tripa”, que também ia na coluna, caiu duma viatura em andamento. Ficou muito mal tratado, pois fracturou três ou quatro costelas, sofreu escoriações por todo o corpo, contusões e edemas nos membros, e um ou outro ferimento mais profundo. Mesmo no estado lastimável em que se encontrava, todo empanado, não perdia a oportunidade e boa disposição e dizia, que se tinha acidentado, num momento menos feliz da sua vida, porque Alá fechou os olhos e ia adormecendo, de forma que não pôde ampará-lo e protegê-lo, na queda.

O “Tripa”, é um dos muitos militares Nativos que me despertam saudades, estou a enveredar esforços no sentido de o poder descobrir, caso ainda seja vivo, pois já localizei dois Gatos Pretos em Bissau e já tenho algumas fotos recentes de Canjadude.

Para todos um abraço
José Corceiro

Foto 6 > Dia 3 de Março de 1970, houve uma grande operação no mato, ficando pouco pessoal no Aquartelamento. Tive que fazer serviço durante a noite, para acompanhar a distribuição dos homens de sentinela, (homens das fotos) pelos postos de vigia. Da direita para a esquerda: Jorge, Saldanha, “Tripa”, Romano e (?).

Foto 7 > Da direita para a esquerda: “Tripa”, Saldanha, Romano e (?).
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 5 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6320: José Corceiro na CCAÇ 5 (10): Dia de Fanado em Canjadude

Guiné 63/74 - P6411: Em busca de... (131): Fui à Festa da Flor em demanda do camarada Rui Alberto (António Tavares Oliveira)

1. Mensagem do nosso novo camarada António Manuel Tavares Oliveira, ex-Fur Mil da 3.ª CCAÇ/BCAÇ 4615/73, Bassarel, 1973/74, com data de 11 de Maio de 2010:

Há passos que vale a pena dar.
Mais tarde ou mais cedo colhemos os frutos.


Fui à Madeira, à Festa da Flor, mais para aproveitar encontrar um camarada que esteve comigo na 3.ª CCAÇ/BCaç 4615, sediado em Bassarel, Teixeira Pinto.

Através do Núcleo do Funchal da Liga dos Combatentes e graças à simpatia, disponibilidade e entrega de ajuda do Tenente-Coronel Laureano, a quem estou muito grato, conseguimos descobrir o contacto do Rui Alberto Pereira Francisco. Mas todo o esforço depois efectuado em entrar à fala com ele, foi em vão. Não consegui que ele me abrisse a porta.

Está um pouco mal, vim saber.

No entanto, deixei um amigo a tentar obter dados e o obter informações. Tivemos aí sim sucesso. Conseguiu encontrá-lo e colocou-o a falar comigo, através de telemóvel.

Verificamos realmente que ele não está muito bem, mas mesmo assim esse amigo, conseguiu sacar-lhe o contacto doutro camarada de armas, o Barrigana, Carlos Gonçalves de seu nome, madeirense, com quem tenho mantido contactos.

Carlos Vinhal, peço que coloques esta descoberta na tua página e passes a palavra a toda a gente de Teixeira Pinto.

Anexo uma foto



Cumprimentos
António Tavares
Ex-Fur Mil Oliveira
antavol@hotmail.com
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 21 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5311: Tabanca Grande (189): António Manuel Tavares Oliveira, ex-Fur Mil da 3.ª CCAÇ/BCAÇ 4615/73 (Os Pifas), Bassarel, 1973/74

Vd. último poste da série de 8 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6345: Em busca de ... (130): Três militares, três velhos amigos do meu tempo de infância, em Bissau: os gémeos Mário e Chico e o futebolista Lino (Nelson Herbert, filho de Armando Duarte Lopes, atleta da UDIB)