domingo, 5 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3272: A novíssima literatura da Guerra Colonial (Leopoldo Amado)

1. Texto que foi enviado pelo nosso amigo Leopoldo Amado, lusoguineense, membro da nossa Tabanca Grande, doutor em História Contemporânea pela Universidade de Lisboa:


DIAPASÃO E PERSISTÊNCIAS TEMÁTICAS NA NOVISSÍMA LITERATURA DE GUERRA COLONIAL: O CASO DA GUINÉ-BISSAU

Por Leopoldo Amado
(*)


(Fixação do texto e subtítulos do editor, vb)

Apesar de a literatura da guerra colonial sobre a Guiné ter sido forjada ainda na decorrência da guerra colonial e a sua evolução ter sido altamente condicionada pela censura e a PIDE, o seu boom só ocorre após o 25 de Abril.


Armor Pires Mota

Antes disso, as duas origens remontam a 1965 quando Armor Pires Mota [1], ex-alferes do Exército português começou a publicar as suas obras. Tendo seguido para a Guiné em 1963 na qualidade de operacional, Armor chegou mesmo a participou pessoalmente em vários recontros entre o Exército português e guerrilheiros do PAIGC, incluindo a grande batalha de Como, além de ter igualmente combatido no Norte da Guiné. Regressado da comissão militar em 1965, dedicou-se à escrita de suas memórias da guerra, tendo dado a estampa inúmeras obras, entre poemas e narrativas, das quais se destacam Baga-baga[2] (1968), livro de poesia galardoado com o prémio Camilo Pessanha; Guiné: Sol e Sangue (1968); Tarrafo [3] (1970); Mau país de si inimigo (1974) e, mais recentemente, Amado Chão Vermelho [4] (a aguardar publicação).

Na verdade, Armor é, de longe, o autor que mais livros literários produziu sobre a guerra colonial da Guiné, o que certamente não é alheio ao facto de nele existir uma indefectível ligação com a Guiné e suas gentes, como de resto o próprio m confessa. Ao dizer que “ (...) aquela terra misteriosa com rondas de feitiços e magias, terra de cruz, sonho e glória, céu liso e tardes de sol em brasa calcinando o chão, as almas (…) é um pouco de ti e da tua gente: tenho no sangue as tuas veias, porque amoldei tanta vez o meu corpo, a tremer, à poeira dos caminhos averme­lhados ou às algas dos pântanos doentios. Tenho no sangue o sangue da tua gente: carreguei com um negro ferido, dei pão ao garotio, admirei o ébano das raparigas, tenho, para recordação, uma tábua de marabú, um terço de mandinga e uma ligeira cicatriz. Por que será que, embora, sofrendo, hoje te adoro, terra de sol e azul em fogo? (...) ”[5].
Contudo, a sua extensa obra abarca apenas a fase inicial da guerra (1963 à 1965), ou seja, o período correspondente à comissão militar que autor cumpriu na Guiné numa altura em que os elementos para ali destacados eram utilizados onde era preciso, o que lhe valeu a experiência de ter estado onde se fazia sentir a guerra com maior intensidade, pelos que os seus livros afiguram-se cumulativamente como o reflexo dessa intensa experiência vivida, embora aqui e acolá se descortine neles uma espécie de fantasia resultante da livre recriação literária dessa mesma experiência.

Aliás, os primeiros escritos de Armor, que se reportam a fase pioneira da guerra, diferem ideograficamente dos que os seguiram, tanto é que na generalidade dos casos, só mais tarde os fautores literários se revelariam possuidores de uma aguda consciência política dessa mesma guerra. Consequentemente, Amor exaltava amiúde a missão civilizadora de Portugal, na linha do que Margarida Calafate Ribeiro considerou de “visões e fantasias organicistas e apocalípticas do final do século XIX que percorrem a literatura portuguesa e o pensamento crítico português do século XX, num longo epitáfio a nação portuguesa imperial (...)[6]”.

È nesse sentido Amor enaltece inclusivamente a guerra em que o próprio estava envolvido e na qual acreditava residir “o mistério da continuidade da missão histórica-imperial de Portugal”. Dizia ele, aliás, que “ (...) estamos aqui e agora. Em frente do cais da fortaleza de S. José da Amura, bastiões erguidos, bombardas apontadas para o rio numa evocação do passado, digna da memória histórica e são 25 de Junho de 1963. Voz marcial de clarim nos ajuntou aqui para render os Mortos e os vivos: Nuno Tristão que morreu flechado pelo gentio, Honório Barreto, homem de cor que alargou as terras e pacificou, o Tenente que, há dias foi estilhaçado por uma mina na área de S. João de Bolama, o soldado anónimo que repousa junto à Bolola. Nós estamos aqui e agora, a ganharmos força para erguer o nosso cântico (...)[7]”.

Mas o que verdadeiramente chama à atenção nas obras de Armor é o facto curioso de o inimigo, ou seja, os guerrilheiros do PAIGC, terem sido invariavelmente retratados como “terroristas”, “bandidos” ou “bandoleiros”, apesar dessas asserções terem começado gradativamente a rarear nas obras que sucessivamente foi publicando, a ponto de desaparecerem quase completamente nos publicados após o 25 de Abril, podendo-se por isso aferir-se das várias transfigurações ideográficas de que a sua produção literária foi alvo, tanto é que na descrição das grandes operações militares em que, invariavelmente, os mortos eram sempre os terroristas e os perdulários da acção militar o PAIGC[8], ideografia essa que, curiosamente, passou a assentar, sobretudo na produção literária pós 25 de Abril do autor, num enredo apologético de amizade “entre os portugueses de outrora e de hoje e os povos da Guiné-Bissau”, figurando Armor Pires Mota, por isso, como um autor de charneira entre o velho discurso que caracterizava a literatura de guerra colonial da Guiné e uma outra, de conteúdo radicalmente diferente, assente fundamente numa ideografia de questionamento da sua legitimidade.

José Martins Garcia

Ora, no caso da Guiné, o novo discurso foi introduzido no panorama literário José Martins Garcia[9], com o livro O Lugar de Massacre[10], aliás, uma obra que, para lá do seu inquestionável valor literário, inaugura sem pejos uma forma completamente sarcástica de desmontagem da roupagem ideológica de que se revestia a guerra colonial, procedendo, outrossim, a criação de um enredo literariamente ficcionado, mas que propiciou uma realística torrente evocativa da incomensurável hipocrisia e o absurdo de homens confrontados com a contingência de uma guerra cuja essência não compreendiam e, pior ainda, fazendo vir ao de cima a pungência e o drama de jovens que, na aurora da juventude, eram obrigados a confrontarem-se com o as adversidades ontológicas de um meio estranho e com a morte (ter de matar ou morrer para sobreviver), pois “ (...) o fim do Império, o movimento do 25 de Abril, como imagem essencial, o fim de Portugal como nação imperial, desde logo expresso nas primeiras obras de Guerra Colonial pós 25 de Abril, que unanimemente repudiam essa imagem-mito que tantos sacrifícios reais e recentes tinha levado, definindo esse espaço imaginário como Lugar de Massacre (...) ”[11].

Com efeito, O Lugar de Massacre apresenta-nos a guerra colonial com uma arena lúgubre, ou seja, um supremo lugar de massacre dos valores humanistas de toda uma geração, numa narrativa em que sem eufemismos, o autor, ou melhor, o narrador, denuncia os valores do Estado Novo, socorrendo-se de uma intriga textual que vai justamente rebuscar a homossexualidade como simbólica máxima do definhamento moral dos políticos de então, sintomaticamente, um sistema pensamento preso teimosamente à uma ideologia tida pelo autor como caquéctica e démodée, mas em cujas cinzas renasceram a aguda sátira de que, aliás, alimentaram a chacota:

“ (...) Vocês... – Vocês, quem? – A ordem. Vocês, a ordem...vocês têm tudo. Exércitos, clínicas, igreja e família. (...)[12]". Assim, em crescendo o narrador foi interpelando o Estado Novo: “Exmo. Senhor, tendo chegado ao meu conhecimento que a minha peregrinação por este martirizado território foi motivada por sórdidos interesses que nada têm a ver com a Pátria; tendo mais chegado ao meu conhecimento que alguém cobardemente nos confundiu, dignos e indignos, à sombra do uniforme do Exército Português; atendendo a que tal confusão mancha a minha dignidade de homem e de militar, solicito a V. Exa. se digne ordenar um inquérito referente às condições da minha peregrinação neste território, para se apurar as razões históricas que podem legitimar o assassinato duma juventude. Respeitosamente... (...) ”[13].

Na verdade, a guerra colonial marcou profunda e indelevelmente toda uma geração de jovens, pelo que a literatura por eles produzida “ (...) veio revelar com uma força artística moral que não tem paralelo em nenhuma outra fase da nossa cultura – a guerra de 14-18 nada suscitou entre nós que se comparasse com a vindima saída das guerras de 1961 a 1974 que (...) na situação-limite do conflito humano total e extremo que é guerra onde se mata e se morre ou se vê morrer, constituindo assim, globalmente, a maior catarse intelectual e colectiva sobre os horrores de um drama que marcou a ferro e fogo, cor, tatuagem de impossível apagamento, a nossa história contemporânea (...) ”[14].

E esse género literário que afina o seu diapasão ideográfico por essa toada geral entrou no panorama literário português como algo que ganhou corpus e que, pelo seu eivado realismo, interpela inexoravelmente a consciência critica portuguesa, isto é, antecipando-se à catarse histórica e propondo ao mesmo tempo uma catarse no imaginário colectivo. Por outras palavras, dir-se-ia que estes literatos mais não fizeram (e vão ainda fazendo) do que interpelar a sua própria identidade por intermédio de um exercício que visa encontrar o seu próprio lugar numa sociedade que consciente ou inconscientemente os violentou física, social e psicologicamente, aliás, razão porque é temática transversal em todos os literatos a descrição de terríficas situações em que ocorrem as mortes ou a imagem do feridos gangrenados, decepados, esfacelados e ainda, essoutra faceta da guerra, a solidão, o medo e o tédio, a folia, individual ou colectiva (“Pois é! Estamos todos doidos”[15]), as neuroses, a embriaguez, a masturbação, a homossexualidade, aliás, factores esses que, cumulativamente, no dizer de Margarida Calafate Ribeiro, constituem “ (...) poderosas imagens de uma pátria em exercício solitário de espera no vazio (imagem de masturbação), ao mesmo tempo que se vai deixando corroer por dentro (imagem da gangrena) e destruindo-se a si mesma (corpos esfacelado e mortos) (...) ”[16].

Augusto Pimenta

Este ambiente de tédio permanente, longe da pátria, era de resto sublimado através de uma atroz solidão que, por sua vez, era exorcizada com lenitivos de toda a espécie a que os soldados se socorriam ou a que a sua imaginação ou sensação de abandonados propiciava. Era, em suma, uma vida de sofrimento no mato para a qual era utilizada os expedientes possíveis para espantar a solidão, recorrendo para tal a expedientes vários, a saber a embriaguez até formas menos ortodoxas de sublimação das inquietudes.

Augusto Pimenta confirma-o ao dizer que “ (…) aqui, até por não termos pais ou filhos à mão, éramos sempre nós a inventar uma farra, já que fazer anos, na casa dos vinte, é sempre pretexto para festejar. Comemorar um aniversário em campanha foi sempre um duplo pretexto: festejar os anos e a vida. O acrescido risco de ser o último que se celebrava, introduzia irreverência maior nos votos que se formulavam e o facto de ser uma festa exclusivamente entre homens levava a comportamentos que, noutro contexto, seriam, no mínimo, bizarros (...). Também então, éramos irremediavelmente portugueses na nossa quotidiana mediania, nos lampejos de génio e na fascinante capacidade de improvisar. (...) O caminho dos abrigos tornava-se subitamente longo e, não raro, difícil de encontrar. Todos quantos não estavam de piquete, ou na mata, ou não tinham que sair ao alvorecer, aproveitavam a ocasião para a curta cura de esquecimento que o álcool provi­dencia. Em maior ou menor grau (...) ”[17].

Outrossim, este género literário reflecte, na sua forma, às más condições da vida no "quartel", designadamente, em termos de alimentação, acomodação e isolamento. À isto juntavam-se muitas vezes a desocupação e o tédio, pelo que todos os motivos são rebuscados para se reproduzir a dimensão e o tom real que as contendas assumiam no ambiente encrespado da guerra: o azar ao jogo, as convicções religiosas, a má qualidade da comida ou a disputa por uma guineense negra ou mulata da aldeia que fosse alvo da cobiça generalizada, entre outros aspectos. Aliás, na literatura de guerra colonial, segundo Daniel Lopes, “ (...) a indisciplina é justificada porque o quartel aparece como um contexto viciado de interacção e trabalho, com problemas comuns a muitos outros contextos institucionais. (...) Acrescentem-se ainda as tensões derivadas da própria hierarquia militar, com a sua torrente de ordens e castigos, muitas vezes incompreensíveis, provocadores, revelando autênticos abusos de poder. Neste campo, as praças uniam-se contra os sargentos, os sargentos e as praças uniam-se contra os oficiais, os oficiais operacionais uniam-se contra os oficiais "do ar condicionado", e as ordens continuavam a ter que ser cumpridas mas, de preferência, com má vontade (...) ”[18].


Salgueiro Maia

O exemplo mais sonante de loucura, traço muito comum à literatura de guerra colonial, é-nos dado por Salgueiro Maia, ao referir-se à caricata figura do major Gaspar, cuja irreverência abeirava-se da loucura, aliás, motivo pelo qual acabou ser hospitalizado:

“ (...) o major Gaspar vai comandar o CAOP 2 em Mansabá, onde, dando boa conta do recado, é solicitado para se deslocar a Bissau, à reunião semanal do Com. Chefe, onde deveria ser salientado o seu compor­tamento. Só que a coluna que, vinda de Farim, o devia transportar a Bissau nunca mais chegava. Farto de esperar, avança para Mansoa só com o condutor, percorrendo um itinerário onde eram frequentes as emboscadas, pois passava ao lado do Morés. À sua chegada a Mansoa, umas centenas de elementos da população agitam-se, pe­gando nas suas mercadorias com vista a ocupar lugar na coluna. Aí, o major Gaspar acha conveniente mandar parar o jipe. A população acerca-se e ele explica: «Meu povo, permaneçam mansos, porque a coluna ainda não vem aí, só vem o Gaspar.» Continua só em direcção a Bissau. Começa por visitar os seus amigos paras à entrada da cidade, depois o seu amigo director do Hospital Militar, os seus amigos comandos, etc. Entra em Bissau feliz e, desejando dar saída à sua alegria, descobre que o único sítio da Guiné onde havia uma peanha para um polícia dirigir o trânsito tinha um PSP guineense, que o major Gaspar considerou estar a fazer mal o seu trabalho. Fez parar o jipe ao lado da peanha e fez sair o polícia do sítio e, de pistola-metralhadora ao pescoço, o major Gaspar foi dirigir o trânsito. Lá, como noutros sítios, os condutores, apesar de na maioria serem militares, não eram obe­dientes, e assim o nosso amigo fartou-se de desobediências. Tanto, que atirou uma rajada por cima de urna camioneta da engenharia militar que não lhe obedeceu. Continuou em funções, mas surge mais uma camioneta, do Depósito de Adidos, que também não lhe obedece, e aí vai o resto do carregador. O Palácio do Governo, onde se encontrava o general Spínola, distava uns 400 m em linha recta, pelo que os disparos eram nítidos e originaram que a polícia do Exército fosse chamada ao local. Postas perante a realidade, as entidades competentes determi­naram a baixa à neuropsiquiatria do major Gaspar. Mas alguns, suficientemente conhecedores da maneira de ser do «doente», con­seguiram autorização para o director do Hospital Militar conven­cer o major a descansar uns dias no Hospital, onde os amigos o visitaram com assiduidade, criando talvez o único período de ver­dadeiro descanso e convívio que este homem teve ao longo de vários anos de guerra e de guerras com o sistema. As histórias do major Gaspar foram para muitos combatentes o escape natural nas vicissitudes da vida em campanha; quem o conheceu guarda dele a imagem do lutador pela dignidade e pela justiça, a certeza de que a sua luta foi imortal (...) ”[19].

Beja Santos


Outro traço comum aos literatos da guerra colonial é a forma como exteriorizam de forma pungente a vontade de regresso à terra. Nesse sentido é significativo a imagem que Beja Santos nos fornece, logo ele que, na sua comissão pela Guiné era também fotógrafo, aliás, razão porque operou de forma transcendental a transposição para o campo literário das suas imagens fotográficas. Diz ele: “ (...) Fotografias? Sim, mas também sinais trémulos de asco e alegria incontida no sacrifício inútil. Estas fotografias a preto e branco são fogo e água. Crianças a caminho de homens. Defuntos despojados de olhos pávidos e conflitos sibilinos. Amigos de abandono. Como um poeta que dilacera o vagido do poeta, tenho um álbum, um animal feroz, estes cabelos, esta arma, esta vontade de regressar já a Lis­boa. Foi assim e não foi. Peco-vos, por último, o corpo da compreensão. Nenhuma palavra, som, barco, amigo, amanhecente equatorial, falta aqui. O meu álbum é um via­duto aberto à côncava galáxia. Nestes álbuns de militar em campanha na última guerra de Portugal, a obra de amor em português fulge no silêncio. A preto e branco. Células vivas que povoam a nossa resistência à barbá­rie. Fotografias da guerra do fascismo. Terraços a prumo. (...) As minhas e as vossas fotografias gritam: não esmoreçam; na vossa bolanha continuai a lavrar. A minha câmara dispara fotografias em série, feita trem e luar textual. Cada fotografia é um concerto polar, sangue lustral de esperança. Repito: a preto e branco. Afinal, a cor dos actores. (...). Encerro o meu álbum. Despeço-me desta poalha afectiva. Em cada fotografia deixo um poeta perene, atado ao peso do próprio feito. E porquê? Porque houve uma guerra onde preparámos a fotografia da paz. Não se mexam. Fixo-vos para todo o sempre (...) ”[20].

Outra temática sobremaneira recorrente na Literatura de Guerra Colonial prende-se justamente o confronto com o “outro civilizacional”, esse “outro” estranho, simultaneamente compreensível e incompreensível, o qual, aliás, despoletou toda uma narração que testemunha a perplexidade inicial dos europeus transpostos para a África, secundando-o, obviamente, tentativas de elucidação das mesmas. Esse “outro”, para lá das agruras da guerra e da diferente coloração do guineense, também contemplava uma geografia e uma paisagem adversas que provocavam, para lá do medo, outras reacções, próprias do homem. Disso nos dá conta Armor Pires Mota ao dizer que “ (...) quem entra pela primeira vez na selva sente um mundo diferente, terrível, negro e agressivo. Quem entra, de arma aperrada, passo miúdo e silencioso, sabe que, mais perto ou mais longe, pode saltar a onça, o inimigo, com armas que vieram de Praga ou Moscovo. Mundo terrível. São cantos de aves medonhas como agouros, são os pesados e sinis­tros. São ruídos trazidos no vento por entre o capim. No capim o vento aguça a voz que parece vir de fojo de serpentes. São grunhidos de macacos, gritos sel­vagens que nos bolem com o ser. Por isso, os olhos de cada um dos soldados são faróis, o coração bate e treme todo à flor da pele (...)[21]”.

Fernando V. Pinheiro

Omnipresente, era também a temática da morte. O medo da própria morte, a dor da morte do companheiros de campanha, o acto de ter que matar para não morrer. É a imagem que nos transmite Fernando V. Pinheiro ao confessar-se “ (...) um pouco assustado comigo mesmo, podes crer, porque no momento em que ficámos de peito feito freme aos guerrilheiros, no pri­meiro recontro debaixo de fogo, nem as misérias dos «deuses guerreiros» lá da terra nem o sorriso luminoso dos filhos foram suficientemente capazes de se sobrepor à intensidade da febre provocada pelo vermelho vivo das balas que nos procuravam. Apenas uma sensação indefinida como aquela que agora me avassala talvez um misto de medos recalcados e o desejo alarve de matar para não morrer, ou a vitória funesta do raciocínio frio sobre a coerência da parte humana que habita em todos nós (...) ”[22].

No mesmo sentido, Armor Pires Mota deixa-nos de forma crua a emoção de ter participado numa luta de morte ou de vida:

(...) Regresso da metralha, Senhor!
A luta foi terrível, feroz,
E sujei as mãos de sangue
E lama
E matei para ganhar horas de vida (...) ”[23]


Marcos Vidigal

Nesse exercício de sublimação colectiva, a música apresentava-se como o melhor paliativo espiritual, numa mescla e que eram adaptadas as letras das canções à sua situação de sofrimento, denotando estas adaptações alguma consciencialização contra a própria guerra. Havia inevitavelmente uma guitarra para pretensos ou reais tocadores e uma data de fadistas prontos a provar que não existe audiência menos exigente do que a de soldados em teatro de guerra. Assim, a rígida separação entre oficiais, sargentos e praças, que a tropa tanto prezava, há muito se havia diluído, pelo que os galões e divisas só tinham significado se traduzissem coragem, capacidade de comandar, solidariedade efectiva e respeito, muito respeito, pela vida e indi­vidualidade de cada um. Tal ambiente, acentuado sobretudo a partir de 1968 – sintomaticamente, altura em que o PAIGC endurece o ritmo, a intensidade e a violência da guerra, aliás, ambiente esse que Marcos Vidigal descreve com particular perspicácia:

“ (...) Num certo dia, igual a tantos outros, havia uma excitação desusada no Comando Operacional. As últimas notícias confirmavam a ideia de que o PAIGC preparava uma acção de grande envergadura na zona. Onde será? Interrogava-se o oficial de informações debruçado sobre mapas e relatórios. Chegaram mais mensagens, agora da Companhia do Saltinho e do Quartel-General, mas nada de novo. São mais notícias, a juntar às muitas outras que se acumulavam na pasta de trabalho, sem que fosse possí­vel tirar conclusões. Por enquanto apenas papéis sem sentido, que ficavam todos esborratados quando se colavam ao suor dos braços apoiados na mesa. (...) O oficial de informações voltou para os seus papéis – a sua preocupa­ção era mais do que evidente. Mas as horas passavam e os enigmas conti­nuavam. Felizmente, naquela noite, não houve nenhum ataque na Zona Leste, o que quase se poderia considerar uma excepção. Quando os havia, metia medo mesmo para quem estava longe; na tranquilidade das planuras da Guiné, a quarenta quilómetros de distância, viam-se os clarões e ouvia-se claramente, tanto o crepitar das armas ligeiras como o estrondo infernal dos rebentamentos. Era assustador! (...) Mais mensagens do centro de transmissões – será que desta vez vão aparecer notícias a sério? – O oficial de informações devora-as, com a vista a correr, na ânsia de encontrar elementos mais concretos. Ah! Finalmente parece que tudo começa a ficar mais claro, o «puzzle» joga certo.

Na manhã seguinte, realizou-se o «brieffing» diário, na sala de informa­ções com a presença de todos os oficiais do comando, como era habitual. Começou por falar o oficial de informações:

– Notícias recebidas recentemente levam-nos a admitir que o PAIGC prepara uma operação de grande envergadura, provavelmente uma flagelação à cidade de Bafatá, que deverá ter lugar nos próximos dias. Estas notícias vêm ao encontro da informação recebida do Quartel-General, de que um alto responsável inimigo declarou, em entrevista a um jornal europeu, que além das áreas onde já exercem soberania, têm liberdade de movimentos em grande parte do territó­rio e que a cidade de Bafatá está ao seu alcance. O comandante, que não conseguia esconder o seu nervosismo, atalhou:
– Mas então há alguns indícios sobre o dia do ataque?
– Meu comandante, se me permite, já lá chegaremos.
– Continue lá – continue lá.
– Pois conforme já referi, é previsível que a acção tenha lugar nos pró­ximos dias, por ter sido detectada volumosa concentração de inimi­gos junto à fronteira com a República da Guiné, na região de Gabú. Tendo em atenção as Ultimas acções verificadas na região, é de admitir que o efectivo a empenhar seja da ordem dos quatro bigrupos – portanto entre duzentos a duzentos e oitenta homens.

- E o senhor oficial de operações o que é que tem a dizer – perguntou o comandante.
- Como é do conhecimento de todos, desde que a companhia de pára-quedistas recolheu a Bissau, que este comando não dispõe de qual­quer força de intervenção. A pressão, que se continua a sentir ao lon­go de toda a fronteira norte, impede que se desfalquem as unidades responsáveis naquela área para reforçar o sul. Continua a não se po­der contar com o apoio aéreo, visto os pilotos se recusarem a voar enquanto não for conhecida a natureza dos mísseis antiaéreos do PAIGC e a forma de lhes fazer face. Tendo em atenção a previsão dos efectivos empenhados pelo inimigo e o desgaste a que têm sido submetidas as várias unidades que se situam nos itinerários previsí­veis para Bafatá, será de considerar o reforço deste comando com três companhias, uma para ser atribuída ao batalhão de Bafatá, ou­tra para o de Galomaro, e a terceira, que deverá ficar à disposição deste comando, como sua força de intervenção.

Bem, faça já uma mensagem para o Quartel-General dizendo que, tendo em vista a possibilidade de ataque a Bafatá, se solicita reforço urgente deste comando com três companhias. Faça também mensa­gens para Bafatá e Galomaro, alertando para a possibilidade de ata­que a Bafatá e ordenando a montagem de emboscadas nos itinerários de acesso, em especial Cansamba Jau, Cantaúde e Ponte de Anambé. Mas, meu comandante, olhe que neste momento cada uma das com­panhias poderá dispor quando muito, de um pelotão para empenhar nas emboscadas, e os homens poderão ter de se confrontar com três ou quatro bigrupos inimigos, sem disporem de apoio aéreo.

O que é que quer que eu lhe faça? Ou tem alguma alternativa para sugerir?

Não, meu comandante. O ar estava carregado e o calor parecia ainda mais quente. Maldita guer­ra que nunca mais tem fim! Naquele fim de tarde a ponte das bajudas[24] ficou vazia, tal era a preocupação de todos. Já ao cair da noite apareceu o alferes Pires. Vinha de Bissau, de regresso à sua companhia, que era em Cabuca, para onde seguiria no dia seguinte. Como sempre fazia-se acompanhar da viola.

– Ah! grande Pires, ainda bem que apareces. Venha de lá esse abração. Então quais são as novidades de Bissau? – Quase berrava o Vasques pulando com a alegria de ver o amigo.
– Ora! a mesma merda de sempre. Agora há para lá uma «guerra» por causa dum congresso dos combatentes que ainda não percebi bem o que é. Sei é que anda tudo doido. Olha, já só me faltam três meses para me pôr a andar e isso é o que me interessa.
– Se eu pudesse dizer o mesmo. Ainda tenho de aguentar mais um ano se isto durar até lá. Olha, reunimo-nos logo à noite no meu quarto. Tá bem?
– Ok, Ok, lá estarei.
– Tenho lá um bagaço que até faz cantar quem não tem voz, como eu. Entro com o bagaço e tu com a viola.
– Ok, é mesmo disso que eu estou a precisar.
À noite cantou-se até altas horas. O Zeca Afonso e o Adriano Correia de Oliveira era como se estivessem ali presentes. O Pires sabia-as todas e, quanto a voz, também não ia nada mal. O major das informações, os dois capitães milicianos adjuntos do comando, o alferes da acção psicológica e o das transmissões, além do Pires, passaram uma noite que decerto nunca mais esquecerão por mais anos que vivam. No auge da guerra, com o espec­tro da derrota a curto prazo, havia qualquer coisa de místico e de ritual – as rimas chicoteavam e as palavras calavam fundo porque exprimiam os sentimentos de todos:
..........................................
..........................................

No chão do medo tombam os vencidos
Ouvem-se os gritos na noite abafada
Jazem nos fossos vítimas dum credo
E não se esgota o sangue da manada

Eles comem tudo, eles comem tudo
Eles comem tudo e não deixam nada
Menina dos olhos tristes
O que tanto a faz chorar
O soldadinho não volta
Do outro lado do mar

O soldadinho já volta
Está quase mesmo a chegar
Veio numa caixa de pinho
Desta vez o soldadinho
Nunca mais se faz ao mar

Para terminar todos cantaram em coro uma canção muito conhecida dos militares da Zona Leste. Tinha a música do Guantanamera, então mui­to em voga, e a letra – sabe-se lá – era de algum militar com veia de poeta:

Vão à bardamerda
Com esta merda da guerra
Eu sou um pobre soldado
Que vim para o ultramar
Obrigado
A pela pátria lutar (...)”[25]


Pela última estrofe deste poema (adaptado), descortina-se na Literatura de Guerra Colonial sobre a Guiné que estes literatos-soldados acabaram por ser alvos de um profundo processo de auto-consciencialização com a própria guerra. De facto, abjura-se quase sempre os mais elementares conceitos estratégicos de defesa, designadamente os que foram colhidos noutras guerras e transportados dogmaticamente para os compêndios e as salas de aulas da Academia Militar, na medida em que para eles a guerra era para ser feita pelos soldados e pelos oficiais e sargentos milicianos, uns e outros sem qualquer preparação prévia, antes arrancados abruptamente das suas famílias e dos seus amigos, com ordens expressas para matar ou morrer. Por outro lado, o contacto com as populações, as afeições várias que daí resultaram, se não conduziram de imediato a compreensão e a aceitação das reivindicações independentistas sustentada pelo movimento de libertação a quem combatiam, conduziram ao menos a uma espécie de cumplicidade interactiva – tão próprias do português e das gentes da Guiné – isto é, a cumplicidade entre os soldados-literatos e a população, passando, na já imensa produção literária da guerra colonial a olhar as mesmas estas como alvos e vitimas da opressão do Estado Novo.

Daniel Gouveia

Na realidade, já o referimos, rapidamente o PAIGC caminhava a partir de 1968 para uma guerra de tipo convencional sem todavia abandonar completamente a táctica de guerrilha, o que lhe permitia fustigar com os modernos e eficazes armamentos bélicos os soldados portuguesas praticamente reduzidos a quadrícula e aos aquartelamentos e recolher de seguida às bases, algumas situadas no além-fronteiras. Nesse sentido, a clausura a que os soldados estavam sujeitos, associados as acções de constantes ataques de que eram alvos, propiciavam ainda mais as condições para neuroses de vários tipos. Referindo-se a estas, Daniel Gouveia considera e bem que “(...) a cerca de arame farpado fazia do quartel um cárcere, pouco diferente de um campo de concentração. Tinha até postos de vigia a toda a volta. A única diferença era os vigilantes estarem virados para fora e não atentos a cada passo dos presidiários. Melhor era andar em operações. Na mata, ao menos caminhava-se, havia um destino, uma missão (...)[26].”

Ao que acrescenta Carlos de Matos Gomes, dizendo que na Guiné “(...)a guerra tinha ultrapassado o limite. As duas últimas operações dos generais Spínola e Bettencourt Rodrigues, na Guiné, envolveram vários batalhões, navios e outros meios próprios de uma guerra convencional. A situação invertera-se: eram os militares a colocar as minas e a rebentar pontes para que os guerrilheiros não chegassem aos seus quartéis (...)[27]”

Aliás, mesmo antes de 1968, a avaliar pela experiência de Armor Pires Mota, pode-se concluir-se de que já era perceptível no seio das forças armadas portuguesa o questionamento do “inimigo”: "Quem é o inimigo? Porque nos combatemos mutuamente? Porque somos igualmente o inimigo do ponto de vista de quem combatemos?. Dir-se-ia constituírem estas e outras indagações afins acerca do inimigo a panóplia dos questionamentos que os soldados colocavam. Com efeito, diz-nos Armor Pires Mota que “(...) não é a floresta tentacular que me curva a alma. É este não saber a terra que piso, a água que bebo, o ar que respiro. É não saber a verdadeira cor do inimigo (a cor negra não é a sua cor). Esta não é uma guerra aberta. É uma guerra absurda, cega, permanente, sem quartel. É um atirar de pedra e esconder a mão (...)”[28].

Gustavo Pimenta

Mas é Gustavo Pimenta é quem, nesse sentido, nos fornece uma imagem sarcástica da guerra, ao dizer que “(...) deslocarmo-nos para as tarefas mais comezinhas, para uma simples mijada fora do abrigo, tornara-se numa espécie de jogo do gato e do rato. Nunca sabíamos se eles estavam à coca e nos sairia na rifa o tiro isolado do dia. Aos mais afoitos, ou mais loucos, já lhes dava, às vezes, para subirem ao alto de um abrigo e despejarem insultos a tudo quanto fosse guerrilheiro inimigo e respectiva família, enquanto evidenciavam convenientes manguitos. Foram os mais insustentáveis tempos da nossa guerra. As múltiplas inscrições que o pessoal foi colocando, em estacas ou nas árvores, um pouco por todo o lado, eram significativas. As imediações do quartel, a maior ou menor distância, eram patrulhadas diariamente segundo um esquema que nos permitia ter sempre pessoal na mata, fora do perímetro defensivo. Simultaneamente, estava sempre um grupo de combate preparado para sair em socorro dos que estavam em patrulha ou emboscados. O outro dos três grupos operacionais descansava. Esta atitude, se bem que nos tenha proporcionado frequentes e violentos combates com as forças do PAIGC, sobretudo no início, revelava-se vital para a nossa sobrevivência. Se nos vísse­mos remetidos a viver permanentemente dentro do arame farpado, rapidamente estaríamos reduzidos a uma força desmoralizada e incapaz de enfrentar com dignidade o olhar que o espelho nos devolvia. Para além disso, importava não consentir que a indisciplina pudesse minar a nossa capacidade de resistir, ou que a desocupação acolhesse os inevitáveis maus presságios que a situação facilitava. Não era difícil admitir ser alta a probabilidade de o regresso a Portugal se verificar numa caixa de chumbo tapada com quatro tábuas (…)[29]”.

Salgueiro Maia descreve-nos, também de forma pungente, a forma como a morte o afectou, e como aquela guerra que era feita de mortes o guindou para a uma tomada de consciência para a necessidade de uma revolução que bulisse com os fundamentos do Estado Novo. Eis o relato:

“ (...)A acção decorre na Guiné no ano de graça de 1973, num Maio em fim de época de chuvas Pelas 7 horas, ou­viu-se forte tiroteio, pelo que, tendo-me dirigido ao rádio, ouvi grossa confusão de pedidos de apoio aéreo, de apoio de artilharia, de evacuação, etc. Para cúmulo, tudo aquilo partia de um destaca­mento a cargo de um pelotão da minha companhia e sem eu ter conhecimento de qualquer acção das NT' nessa zona. Face à confusão no rádio e ao desconhecimento do que se passava na zona, segui para o meu destacamento com o efectivo disponível, que eram dez homens. No destacamento de C., transformado em posto de comando avançado, amontoavam-se, sentados no chão, cerca de 150 homens, que se encontravam de reserva; o ambiente era de nervosismo.

"Pouco depois de ter chegado, novo contacto do PAIGC com outro bigrupo das NT. Dos primeiros contactos resultaram seis mortos para as NT, incluindo três milícias, vários feridos graves e o destroçar do bigrupo, que deixou no terreno os mortos com tiros de armas ligeiras. Na fracção de segundo em que, deitado no chão, tento perceber o que está a acontecer, começamos a ouvir como que o barulho de aviões a jacto. São os «jactos do povo», foguetões de 122 mm, que o PAIGC atira para a povoa­ção sede do batalhão. Como a guerra não é connosco, mando retirar. O ferido na perna é acondicionado com as roupas do morto e todos os panos disponíveis na caixa do Unimog. O cabo enfer­meiro segue sentado a seu lado com um frasco de soro nas mãos. O morto é colocado ao lado, embrulhado num pano de tenda; tem o peito aberto, parece um porco no talho.

"Pouco depois de iniciar o regresso, o ferido na perna morre. Nunca falou ou gritou. Guardo dele uns olhos assustados a brilhar numa pele branca e seca, a ficar vazia de vida, porque, em 60 homens, ninguém sabia o mais elementar em primeiros socorros: fazer um garrote.

"Chego ao destacamento de C. Está à minha espera uma coluna com ambulância para evacuar os feridos por terra. O médico do batalhão receita injecções e dá conselhos aos enfermeiros. Sigo no Unimog, que agora só tem cadáveres. Agradeço ao pessoal que saiu comigo a sua dedicação e digo-lhe que, mais que os agradeci­mentos, a nossa consciência nos recompensará. Mando preparar a minha secção para regressar ao meu destacamento. Enquanto se forma a coluna para Bissau e o meu pessoal se prepara, dou comigo a contemplar os mortos de boca e olhos abertos, com aspecto de quem não compreende nada do que aconteceu. Mecani­camente, tiro os atacadores das botas dos mortos, ato-lhes os quei­xos, ponho-lhes as mãos em cruz, os pés juntos. Com a água do cantil molho-lhes os olhos e fecho-lhos. Olho para a minha obra e também não entendo. Entretanto, os seus camaradas contemplam de longe, mas não se acercam. Ainda agora, sempre que um senhor general da «brigada do reumático» diz que «a guerra estava ganha» me vem à memória a morte estúpida daqueles homens e a vitória que eles ajudaram a preparar(...)”[30].


Foi efectivamente a guerra colonial na Guiné que despertou nos soldados em geral e nos soldados-literatos em particular uma aguda consciência política , consciência essa que, avolumando-se, viriam a implodir o 25 de Abril. Socorremo-nos mais uma vez de Beja Santos que sobre escreveu o seguinte:

“(...)foram vinte e seis meses e dezassete dias, que vi a surucucu mortal, que enterrei os miolos de Madiu Colubali, que são fotografias a preto e branco, sabedoras, cavaleiros fulas, a retórica da bandeira portuguesa, catanas sem capim, ditos e desditas. Deste homem guardo um memorial sem fé, mas o rascunho definitivo de todos os moinhos de que uma só esperança é a mó e velas da tribulação ao vento. Falo-vos verdade: não tenho medo desta câ­mara escura, um pouco ardente de tanto chicote colonial e maratona no sentido inverso da história. Nem sofro de pesar. Porque venceu quem tinha Pátria. Porque em todos nós o capim despontou da lama. E aprendemos a atravessar bolanhas de arroz e lodo fétido. Aqui, inexoravelmente, nasceu-me a fonte de Abril. Quando outros, por emboscada, golpe de mão, mina, bazucada, subiam a pulso o seu dia de Abril (...)”[31].
É justamente essa aguda consciência de que um outro autor, Fernando V. Pinheiro, faz eco, através da evocação e espezinhar da ideologia colonial do Estado novo. Pungente na sua narrativa, este autor, a dado passo da sua obra, remata:

“(...) repara bem, aqui, onde o nacionalismo balofo dos governantes de além-mar não passa de um mero exercício de retórica apodrecida e se impõe o raciocínio mais frio para podermos sobreviver sem «vender a alma ao dia­bo», não há mistérios de qualquer natureza em tudo quanto se move à nossa volta, nem se deve confundir uma guerra de libertação com outra de rapina(...)Se te lembras das aulas «teóricas», as colónias dos governantes, dos ex­ploradores e dos seus medíocres propagandistas, eram o prolongamento na­tural do nosso país e só por isso se justificava que o melhor da nossa juven­tude lá morresse, ou deixasse um pedaço do seu corpo sem um queixume de raiva ou uma interrogação de desespero, porque, se nada mais houvesse, «a pátria sempre recompensa os seus heróis com honras e medalhas mesmo que elas tenham de ser concedidas a título póstumo(...)”[32].

Rui Alexandrino Ferreira

Podíamos desdobrar-nos em exemplos afins para ilustrar essa profunda tomada de consciência política que diversos autores fizeram referência. Porém, paradoxalmente, esta mesma guerra, não obstante as agruras que lhe eram intrínsecas, permitiu a alguns soldados, como tão bem demonstra Alexandrino Ferreira, de se tornarem homens, simplesmente mais amadurecidos:

“(...) O nosso comportamento em situação de guerra desdobra-se numa constante dialéctica entre a agressão diária da nossa participação em algo cuja justificação e compreensão não é facilmente perceptível e a permanente recusa dessa mesma participação. O desgaste resultante do enorme esforço físico e ainda maior desgaste provocado pelo afastamento das pessoas que amamos, pela angustia, pela incerteza e, porque não dize-lo, pelo próprio medo e pela necessidade de o suplantar, deixam, inevitavelmente, marcas muito profundas e, em alguns casos, irreversíveis. Todavia, a guerra fez-nos homens. Eventualmente, fizemo-nos homens à pressa, mas, seja como for, ficamos homens (...)”[33].

Alpoím Galvão e Sérgio Pereira

Porém, embora a grande parte da Literatura de Guerra Colonial contemple essa aguda tomada de consciência, autores há que, escrevendo de forma marginal, optaram por uma narração em que simplesmente se encontra ausente esse desalento colectivo. Nessas obras, ausentes também estão o medo, a mote ou uma perspectiva de culpabilização do regime ou do sistema. Ora, essas ausências são largamente compensadas por uma narrativa quase acéfala, isto é, desprovido das pieguices das ideologias, remetendo o leitor para a leitura dessa outra perspectiva, que é a dos militares que, assumindo-se plena e absolutamente como tal, apenas se preocuparam com a observância da obrigação e disciplina militares. É, entre outros, os casos de Alpoim Calvão ou de Sérgio Pereira, ambos autores do livro Contos de Guerra[34]”.

Neste livro, os autores, essencialmente o primeiro, geralmente considerado como o temível combatente português da guerra colonial, narra o espírito guerreiro despido de qualquer sentimento de culpa ou interrogações existenciais. Aliás, na sua narrativa, a morte surge como uma fatalidade natural no cenário da guerra, privilegiando nelas o enaltecimento da camaradagem e a coragem das forças especiais que estiveram sob o seu comando, fazendo contrastar a sua bravura com àqueles a quem, pretensa ou realmente, se pautaram pela indisciplina e pela cobardia, apelidando-as depreciativamente, de “tropa magala”, segundo as palavras do autor. Como quer que seja, esta está longe de ser a temática dominante da Literatura sobre a guerra colonial da Guiné. É-a aguda consciência que levava a generalidade dos soldados e geral e os soldados-literatos em particular a compreenderem que aquela guerra não era propriamente sua e o que interessava era cumprir a missão e regressar vivos a Portugal, chegando mesmo algumas as unidades de combate do Exército português a fazerem tudo para evitar recontros violentos com os combatentes do PAIGC, havendo casos em que as mesmas estabeleciam, com estes últimos, acordos tácitos ou explícitos para que não se incomodassem mutuamente, como de resto ilustra um trecho da autoria de Marcos Vidigal:

“(...) De Bissau chegou, via aérea, uma companhia de pára-quedistas desfalca­da, único reforço possível, mas diminuto, tendo em conta as três considera­das necessárias. Seguiram de imediato para reforçar a Companhia de Cancolim, pertencente ao Batalhão de Galomaro, por se considerar que era ali que poderia ser travado o avanço da coluna inimiga.
Passados dois ou três dias, uma força constituída por cerca de cinquenta homens desta Companhia, estava então emboscada em Cansamba Jau, ponto de passagem considerado importante. Era manhã e um soldado afas­tou-se – o corpo tem as suas imposições. Passado algum tempo, regressa ofegante e apavorado.
– Meu alferes, estão ali manga de turras.
– O quê? Tu’ tás é parvo!
– Já lhe disse meu alferes, venha cá ver.


E era verdade. Tranquilamente, dispostos numa clareira, cerca de ses­senta guerrilheiros ouviam as instruções que lhes eram transmitidas pelo seu comandante. O alferes lá foi deslizando sem ser visto, para estudar o terreno e poder decidir como reagir, quando localiza um segundo grupo noutra cla­reira e ainda um terceiro noutra. Que fazer com os seus cinquenta homens, em terreno que não era favorável, perante aquela avalanche? Nunca tinha sentido o medo a entrar-lhe pelos poros com tanta força. Ter medo é natural, é preciso é saber dominá-lo e reagir friamente – tinham-lhe ensinado. Mas decidir o quê? A guerra não é minha. Lerpar aqui para defender o quê? O Spínola que venha cá e combata ele. O raio que o parta, desabafava consigo mesmo. Dirigiu-se ao rádio e pediu reforços para Galomaro, onde não os havia; o comandante de Galomaro pediu para Nova Lamego, onde também não os havia; o comandante, em Nova Lamego, informou o Quartel-General em Bissau da situação e pediu apoio aéreo, que já se sabia não existir. O alferes manteve a cabeça fria e tomou a única decisão possível, reti­rando com a sua tropa para Cancolim, sem ter sido detectado pelas forças inimigas. O coronel comandante era um homem prático e pouco falador. Manti­nha a calma em situações difíceis e às vezes conseguia fazer rir os parceiros com as suas tiradas oportunas e cheias de espírito. (...) Apesar de tudo, também ele sentia o absurdo da guerra, mas era preciso aguentar até ao fim da comissão que ainda estava longe – o último que fe­che a porta! Sabia muito bem que o problema que se vivia ali era de nature­za política e que só por essa via se poderia solucionar, mas não se manifesta­va sobre isso, como é evidente. Pouco dado a gestos heróicos, também não os exigia ou esperava dos seus subordinados. No entanto, tinha de fazer o possível por merecer as estrelas de general e este desaire podia pô-las em causa. Logo no dia seguinte mandou proceder ao reconhecimento do caminho seguido pela coluna inimiga, tendo-se então verificado que ela passara por Cansamba Jau, Cantaúde e Ponte de Anambé, o que significava que as em­boscadas tinham sido previstas correctamente e o contacto não podia deixar de se ter verificado. Só que, efectivamente, a coluna do PAIGC se deslocou até à base de ataque, instalou-se, flagelou Bafatá e continuou o seu caminho até regressar ao território da Guiné-Conakry, sem nunca ter sido incomo­dada.

O comandante deslocou-se a todos os quartéis que tinham tido tropa empenhada na operação. Falou com os comandantes e com os alferes que ti­nham sido encarregados das emboscadas. Não se mostrava admirado e tal­vez estivesse mais aliviado que agastado. Afinal tudo correra bem. Para de­fender as possíveis estrelas de general cumprira a sua obrigação dando a or­dem para as emboscadas. Poderia ter sido o responsável moral por muitas mortes, o que afinal não sucedera. Era melhor não agitar muito o assunto. Foi por isso que, as conversas com os alferes pareciam autênticos diálogos de doidos:
– Então, oh senhor alferes, você montou a emboscada no local que lhe foi determinado?
– Sim senhor, meu comandante. – E estava lá ontem à tarde e à noite?
– Com certeza, meu comandante.
– Não viu a coluna inimiga que foi atacar Bafatá? – Não senhor, meu comandante.
– Mas olhe que eles passaram lá.
– Se passaram não os vi, meu comandante (…)”[35].


Outro autor que retrata de forma concisa esta espécie de desejo colectivo de regressar são e salvos, e que se assoberbou das tropas portugueses na Guiné, foi Gustavo Pimenta que nos diz que “(...) restava a ameaça – talvez a única – mais temida: uma mina anti-pessoal que nos inutilizasse para a vida sonhada. A morte era cenário em que já não se acreditava, mas que, apesar de tudo, nos parecia bem mais preferível do que o de deficiente das forças armadas. Com a comissão quase a findar, o sentido da nossa presença em África revelava-se-nos mais opaco do que fora na hora da partida de Portugal. Cada um de nós assumia quotidianamente um duplo objectivo: honrar a nossa condição de combatentes sem pôr em causa o regresso a casa. Inteiros e a mexer. Ao longo dos meses fôramos adquirindo a consciência de que aqueles que combatíamos e nos combatiam não eram o nosso inimigo. Eram apenas a provável hipótese de um futuro reduzido. Mais do que não sentirmos nosso o que defendíamos, o dilema estava em não sabermos, não entendermos, o que estávamos a defender. Eles minavam os trilhos da aventura de cada nosso patrulhamento, emboscavam-nos, atacavam com armas pesadas o almejado sossego do nosso tempo de repouso. E se nos pergun­távamos porquê, sobrava a única resposta plausível: queriam que nos fossemos embora. Porque não íamos? Aquela terra, aquelas gentes, por mais hospitaleiras que se nos oferecessem, nada nos diziam. Não éramos dali. Fôramos parar à Guiné como, na roleta das mobilizações, poderíamos ter ido parar a qualquer outra colónia. Coubera-nos em rifa o cu do mundo, dizíamos. Porque o cu do mundo, se existe, é sempre o sítio da nossa perplexa angústia. (...) Não desejávamos a morte, nossa ou deles, mas ninguém abdicava do direito à valentia. Cada combate era sempre uma questão pessoal onde se não prescindia do melhor desempenho. É por isso que os portugueses serão sempre bons soldados (...)”[36].

Conclusões

Ao procurarmos esboçar uma panorâmica da literatura de guerra colonial sobre a Guiné, duas constatações se impõe:

(i) a de que do lado português, praticamente desde o início da guerra, começou a ser notório a existência de uma grande actividade literária, sobretudo por parte dos oficiais subalternos, dado não somente a sua formação, que contrasta com a baixa instrução dos soldados em geral, mas igualmente porque as suas funções especificas eram um chamariz relativamente as actividades literárias sobre a guerra. Consoante o estrato social do soldado-literato e a mundividência que essa literatura espelha, influenciado ou não por uma determinada ideologia [37] ou por factores que decorrem de processos e percursos próprios de socialização, a ideografia dessa literatura privilegia, em termos de conteúdo, aspectos tão variados para além dos atinentes à experiência individual ou colectiva.

(ii) Pela sua abundância e papel acrescido que nela tiveram muito ex-combatentes, a literatura de guerra, quer em forma de poesia como de prosa, desdobra-se ainda em simples narrativas descritiva-análitica, apresentando traços de uma profunda observação sociológica do meio circundante, descortinando-se também nela outros géneros literários, tal como o lírico, o bucólico, a realidade ficcionada (a ficção), o romance, o conto, a poesia, a crónica, o teatro, etc. À propósito, diz-nos João Medina que “ (…) a nossa literatura das guerras coloniais do séc. XX, em suma, não tem paralelo com as suas predecessoras nacionais na capacidade estética, narrativa e até moral de mostrar o horrível, o abominável do negrume das trevas da alma humana: ela é, a seu modo, feita por toda uma geração, a nossa incom­parável viagem ao «coração das trevas». O sofrimento, o silêncio e as selvajarias humanas têm ali momentos de incomensurável alti­tude no registo do horrível, no até ali indizível (…)[38].

(iii) Assim, visando chamar a atenção para a importância que essa literatura vem assumindo, quisemos tão-somente inventariar e partilhar, sumariamente que seja, alguma amostra dos poisos temáticos a ela recorrentes, os quais poderíamos resumir numa só palavra: inquietude. Na realidade, a ideia mais generalizada é a de que toda a gente sente medo na guerra e disso faz eco essa literatura: “tremer de medo", "borrar-se de medo", “ficar paralisado pelo medo", "fugir a sete pés", mas também "entrar em pânico", "perder a calma", ou ficar "fora de si", "tensão", "cagaço", "stress", "nervos", consoante os vários vocabulários transpostos para a Literatura de Guerra Colonial da Guiné com bastante frequência, mas que têm na realidade operacional da guerra um sentido literal[39].

(iv) Mas a guerra era também sinónimo de tão dilatada privação do contacto com as mulheres, o isolamento físico sob todas as suas formas, a abominação da dor, da angústia perante a morte, da agonia em combate, com as tripas furadas ou outras mutilações infligidas pelas armas adversárias; corpos esfacelados, mutilados ou agonizantes, feridos e/ou mortes, emboscadas cruéis, violências espantosas, torturas, fuzilamentos e outras infâmias que, curiosamente, não poupa nenhum dos contendores, nem mesmo o lado da barricada do literato-soldado.[40]”.

(v) Outra temática privilegiada, que é quase transversal as obras que lemos, prende-se com uma quase obsessão em explorar literariamente os contrastes culturais ou civilizacionais, a começar pelos hábitos, a moral, “as estranhas e pitorescas tradições dos guineenses”, o “antiquíssimo”, o “ingénuo” modo de ser dos “indíge­nas”; a sua “mentalidade primitiva”, “o seu folclore”, “a sua história oral”, os seus “mistérios religiosos”, a candidez nativa de “raças escravas”, enfim, a descrição desse outro mundo de sombras e imagens que se associa a curiosidade sagaz e à imaginação criadora, em cujas entrelinhas se vai desenvolvendo o enredo da guerra, ou seja, a vida obscura e interminável da epopeia do soldado português na Guiné: admirável de energias empreendedoras e activas, de astúcias felinas, de intrigas burlescas ou trágicas, de situações imprevis­tas, de humor, de simplicidade, de derrotas e triunfos que se arrevesam, para além do tempo vivido numa guerra absurda, atravessada pelo trauma da solidão, o sofrimento pessoal, a derrelicção no meio de uma terra alheia e hostil e o horror físico que os combates em terra estranham engendravam no sentir íntimo dos soldados.

(vi) Por toda essa carga de enorme tédio e privações, há também na literatura de guerra colonial laivos de desprezo por uma burocracia injusta que nunca reconheceu e que tende a não reconhecer o papel desempenhado pelo soldado em nome da pátria, pelo que não escapam à fúria dos soldados-literatos nem os “comandantes de ar-condicionado, nem as estruturas e entidades do aparelho de Estado. A linha de demarcação é sempre acentuada pelos soldados-literatos, como se de duas concepções antagónicas se tratassem – a da experiência vivida na carne, que encontrou o seu tropo na ferida da guerra, e o código oficial da burocracia – sempre em diálogo de surdos, pois representam dois níveis diferentes de registo. É esse realismo extremo que faz com que a Literatura de Guerra Colonial testemunhe, com singular gravidade, o que é viver e morrer na guerra contra “os outros” e até contra si próprio.

(vii) Apesar de em certo sentido a literatura de guerra colonial sobre a Guiné comportar esforços louváveis para dar vida a um momento passado e exaltante e assim apropriar-se desse mesmo passado, deve-se olhar com reservas para a possibilidade de a mesma ser usada como fonte histórica, na medida em que é preciso sempre ter em linha de conta de que ela não foge propriamente à natureza do mito, uma vez que é o resultado de uma categorização que visa compreender e explicar uma realidade complexa pela via das reanimações das categorias conceptuais com que se tenta interpretar uma guerra mutante e sulcada por múltiplas variantes, entre as quais, a das estruturas mentais, do qual dimana, por seu turno, o quadro ideológico que a subjaz.

(viii) Contudo, pela sua qualidade estética e conteudístico, a Literatura de guerra colonial tem vindo a conquistar aos poucos um estatuto próprio no panorama literário português, contribuindo para isso o facto de comportar - para lá de mera descritiva da experiência militar vivida - uma profunda observação sociológica da envolvente antropológica e ontológica, numa inextricável mescla em que o exotismo e o eivado realismo se confundem com mitos que, amiúde, roçam os limites do paroxismo[41].


Julho de 2008

Leopoldo Amado

_________

Notas do autor

[1] Armor Pires Mota é empresário, escritor e jornalista. Nasceu em Águas Boas (Oiã) em 4 de Setembro de 1939: Frequentou o seminário em Aveiro onde cursou Teologia. Exerce desde há uns a esta parte as funções de Director do Jornal da Bairrada.

[Nota de vb: vd. no nosso blogue os seguintes postes:

29 de Julho de 2008 > Guiné 63/74 - P3100: Bibliografia de uma guerra (29): Romance de Armor Pires Mota: A Cubana que dançava flamenco (Virgínio Briote)


5 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2916: Recortes de Imprensa (5): Armor Pires Mota lança novo romance de temática guineense, A Cubana que Dançava Flamenco ]

[2] Baga-Baga, nome por se designa as térmitas no crioulo da Guiné-Bissau. Porém, também serve para designar os montes de areia que as térmitas pacientemente constroem, chegando as mesmas a atingir dois a três metros de comprimento.

[3] Expressão por que designa no crioulo da Guiné-Bissau o mangal, arbusto marinho que abundam nas bordas dos imensos rios e riachos na Guiné-Bissau.

[4] Mota, Armor Pires, Guiné – Sol e Sangue, Editora Pax, Braga, 1968, p. 62.

[5] Mota, Armor Pires, Guiné – Sol e Sangue, Editora Pax, , Braga, 1968, p. 62.

[6] Ribeiro, Margarida Calafate, Uma História de Regressos: Império, Guerra Colonial e Pós-Colonialismo, site http://www.ces.fe.uc.pt/publicacoes/oficina/188/188.pdf, Centro de Estudos Sociais, p. 29.

[7] Mota, Armor Pires, Guiné – Sol e Sangue, Editora Pax, Braga, 1968, p. 23.

[8] Curiosamente, Amândio César, contemporâneo e amigo de Armor Pires Mota e, em certo sentido seu tutor ideológico, usava amiúde a expressão “terrorista” quando se referia as populações e aos guerrilheiros que estavam do lado do PAIGC, associando-os normalmente aos que foram alvo fácil da “cabala de Amílcar Cabral e do comunismo”.

[9] José Martins Garcia foi oficial de transmissões na Guiné em 1967. Esteve depois em França e Estados Unidos, acabando por voltar aos Açores; é doutorado em Letras com uma tese sobre Fernando Pessoa. Este currículo sobressai na linguagem da sua obra, muito trabalhada, que funde um discurso erudito com o calão mais directo.

[Nota de vb: vd. no nosso blogue o poste de 27 de Maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2889: A verdade e a ficção (1): Op Tridente, Ilha do Como, Jan / Mar 1964 (Mário Dias) ]

[10] Garcia, José Martins, O Lugar de Massacre, Circulo de Leitores 1996. A primeira edição, com a chancela das Edições Salamandra data de 1975.

[11] Ribeiro, Margarida Calafate, Op.Cit., p. 27.

[12] Garcia, José Martins, O Lugar de Massacre, Circulo de Leitores 1996, p. 182

[13] Garcia, José Martins, O Lugar de Massacre, Círculo de Leitores, 1996, p.165.

[14] Medina, João, As guerras coloniais em África, Escrita Vária, Sintra, 1998, n.º 5, p. 29

[15] Garcia, José Martins, O Lugar de Massacre, Círculo de Leitores, 1996, p.104

[16] Ribeiro, Margarida Calafate, Uma História de Regressos: Império, Guerra Colonial e Pós-Colonialismo, site http://www.ces.fe.uc.pt/publicacoes/oficina/188/188.pdf , Centro de Estudos Sociais, p. 28.

[17] Pimenta, Gustavo, SaiòmeM – Guerra Colonial, Palimada Editores, 200, pp. 68-70.

[18] Lopes, Daniel Alexandre Seabra, Dissertação de tese mestrado sobre “Ex-combatentes da Guerra Colonial: Experiências e Identidades (Ensaio sobre a construção de um objecto antropológico, ISCTE, 1988, passim.

[19] Maia, Salgueiro, O Acaso, In Capitão de Abril – Memórias da guerra do Ultramar e do 25 de Abril, Editorial Notícias, pp. 56 e 57.

[20] Santos, Beja, Fotografias a Preto e Branco, In Memórias da Guerra Colonial, (Cruz de Guerra), Andrómeda Publicações, 1984, p. 91.

[21] Mota, Armor Pires, Tarrafo, Editora Pax, Braga, 1970, p.30.

[22] Pinheiro, Fernando V., A tragédia desceu do Espaço, In Memórias da Guerra Colonial, (Cruz de Guerra), Andrómeda Publicações, 1984, pp.56-579.

[23] Mota, Armor Pires, Guiné – Sol e Sangue, Editora Pax, , Braga, 1968, p. 28

[24] “Badjuda” ou “Bajudas” são expressões no crioulo da Guiné-Bissau para designar raparigas.

[25] Vidigal, Marcos, As clareiras das emboscadas, In Memórias da Guerra Colonial, (Cruz de Guerra), Andrómeda Publicações, 1984, pp.116-119.

[26] Gouveia, Daniel, Arcanjos e bons demónios : crónicas da guerra de África, Hugin, 2a edição, Lisboa, 2002, p.86.

[27] Citado por Azevedo Rui, A guerra Colonial, Romance Português, Editorial Notícias, 2ª edição, 1998.

[28] Mota, Armor Pires, Guiné – Sol e Sangue, Editora Pax, Braga, 1968, p. 20

[29] Pimenta, Gustavo, SaiòmeM- Guerra Colonial, Op. cit., p. 92-94.

[30] Maia, Salgueiro, Capitão de Abril – Histórias da Guerra do Ultramar e do 25 de Abril – Depoimentos, Editorial Notícias, Lisboa, 1994, pp. 61 e 12.

[31] Santos, Beja, Fotografias a Preto e Branco, In Memórias da Guerra Colonial, (Cruz de Guerra), Andrómeda Publicações, 1984, p.90.

[32] Pinheiro, Fernando V., A tragédia desceu do Espaço, In Memórias da Guerra Colonial, (Cruz de Guerra), Andrómeda Publicações, 1984, pp.55-56.

[33] Ferreira, Rui Alexandrino, Rumo a Fulacunda, Palimage Editores, 2000, p.18.

[34] Calvão, Guilherme Almor de Alpoim e Pereira, Sérgio A., Contos de Guerra, 1ª edição, Lisboa, 1994.


[35] Vidigal, Marcos, In Memórias da Guerra Colonial, As clareiras da emboscada, (Cruz de Guerra), Andrómeda Publicações, 1984, pp.120-121.


[36] Pimenta, Gustavo, SaiòmeM - Guerra Colonial, Palimada Editores, 200, p. 16-17.

[37] Segundo João Medina, “(...) crescimento das universidades, bem como um maior acesso de estratos médios da população ao ensino superior e às academias militares, que se vão tornar pólos de oposição formados por jovens com mais cultura, influenciados pelas mudanças desta década, cristalizadas em acontecimentos como o Maio de 68 ou a guerra do Vietname. As Forças Armadas vão recorrer a um grande número destes jovens, muitos deles atraídos por ideologias de esquerda, e isso vai-se refletir na composição e na mentalidade dos combatentes em África(...)”.


[38] Medina, João, As guerras coloniais em África, Escrita Vária, Sintra, 1998, n.º 5, pp.. 44-45.

[39] Lopes, Daniel Alexandre Seabra, Dissertação de tese mestrado sobre “Ex-combatentes da Guerra Colonial: Experiências e Identidades (Ensaio sobre a construção de um objecto antropológico, ISCTE, 1988, passim.

[40] Medina, João, As guerras coloniais em África, Escrita Vária, Sintra, 1998, n.º 5, p. 40-41

[41] cf. Amado, Leopoldo, Literatura Colonial Portuguesa, Soronda, n.º 9, INEP, Bissau, pp. 77 e ss.
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Notas de vb:

(*) Leopoldo Amado, Doutor em História Contemporânea pela Universidade Clássica de Lisboa (Faculdade Letras de Lisboa), sob a temática “Guerra Colonial da Guiné versus Luta de libertação Nacional (1961 – 1974); membro da nossa tertúlia; edito do blogue Lamparam II.

Sobre o Leopoldo Amado, vd. ainda os seguintes postes:

7 de Setembro de 2005 > Guiné 63/74 - CLXXIX: Leopoldo Amado, guinense, historiador, novo membro da nossa tertúlia

24 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1782: O nosso doutorando Leopoldo Amado vai ter o seu 'baptismo de fogo' no próximo dia 28, na Universidade de Lisboa (Luís Graça)

24 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1783: Tese de doutoramento de Leopoldo Amado: Guerra colonial 'versus' guerra de libertação (João Tunes)

29 de Maio de 2007 > Guiné 63/74 - P1794: Blogoterapia (21): Falar da guerra, com pudor... e com alegria do novo Doutor, Leopoldo Amado (Luís Graça)

(**) A época das chuvas tinha início em meados de Maio (nota do editor).

Guiné 63/74 - P3271: História da CCAÇ 2679 (3): Início da actividade operacional (José Manuel Dinis)


1. Mensagem de 28 de Setembro de 2008, do nosso camarada José Manuel Matos Dinis, ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, (Bajocunda, 1970/71), com mais um texto da história da sua Unidade (1).

Olá pessoal da Tabanca Grande!
Espero que estejam em boa forma. Envio nova estória como contributo para uma História da CCAÇ 2679. Espero receber fotografias de alguns intervenientes, antes de vos remeter o texto. Texto que hoje, pela quilometragem, quase rivaliza com os do Beja Santos que, aliás, aprecio. Assim, lançado o aviso, segue-se a narrativa sobre um bombardeamento que, pela duração, era recorde no âmbito da nossa guerra na Guiné.

Peço ao Carlos Vinhal, ou outro editor, que tenha paciência para dividir em períodos e sub-titulá-los.

Abraça-vos o
Dinis


Um dos protagonistas é o Fur Mil Azevedo, que no unimog aparece de óculos, estilo protegido do Pinochet. Ainda se podem ver, da esquerda para a direita, os seguintes elementos do Foxtrot: Valentim, Santos, Enf.º Domingos, Freitas, Faria, a seguir não atino com o nome, Loreto e Virgílio Sousa. Uma parte da élite.

Foto: © José Manuel M. Dinis (2008). Direitos reservados



Início da actividade da CCAÇ 2679
Por José Manuel M. Dinis

A actividade da Companhia a partir do terceiro dia em Piche, passou a decorrer sob o Comando de Operações do BART 2857, responsável pelo Sector L-4, onde era extensa a área de intervenção, que, como referi anteriormente, extendia-se para leste, a partir de um imaginário meridiano, que ligava Bajocunda, no norte, com a ilha do Seli, no Corubal, e confinava com as fronteiras do Senegal e da Guiné Cinakri. As três Companhias operacionais do BART, estavam estacionadas em Bajocunda, Canquelifá e Buruntuma, e, cada uma, ainda tinha um Pelotão em regime de destacamento.

Estávamos a adquirir experiência nas funções que partilhávamos, fazendo escoltas a colunas auto, onde também participava o Pel Cav destacado em Piche; fazendo patrulhamentos, ora a nível de pelotão, ora a nível de dois grupos, por vezes com um pelotão do BART; fazendo operações, que se consubstanciavam em patrulhamentos de dois dias com objectivos de encontrar o IN ou indícios dele, controlar fronteiras e antigos lugares-bases dos guerrilheiros, passando a noite emboscados em trilhos de passagem; fazendo segurança a trabalhos no mato, como a preparação da estrada para Buruntuma; acompanhar os especialistas na colocação ou levantamento de minas. Todas as noites um pelotão fazia uma emboscada.

A actividade era intensa e insana. Ainda nos repugnava beber água da bolanha. Ainda nos molestavam os mosquitos, principalmente na orla do Corubal, onde eram aos milhões, e a pomada repelente mostrava-se ineficaz. A ração de combate começava a fartar. Ganhávamos experiência e, parece, com o reconhecimento do comando. Por outro lado, congratulávamo-nos pela ausência de contactos com o IN.

Mas em 24 de Fevereiro, Buruntuma foi atacada a partir do território vizinho. Esta localidade era um ponto fronteiriço, onde o Corubal, que ali não passa de riacho, constituía fronteira. Do outro lado, na Guiné Conakri, situa-se Kandicá, uma povoação anteriormente animada pelo movimento fronteiriço, onde existia uma guarnição militar.

Panorâmica do Rio Corubal no Saltinho

Foto: © Joaquim Guimarães (2008). Direitos reservados



Constava-se que, após a última flagelação sobre Buruntuma, a partir daquele território conakrense, o ComChefe teria jurado vingança, se tal viesse a repetir-se.
Ora aí estava a reincidência malévula e provocatória, a pedir a necessária reprimenda, conforme o entendimento de Sua Excelência. Por isso o General ordenou o ataque imediato. Durante dois dias passaram viaturas com morteiros, canhões, obuses e munições. Igualmente, os especialistas para utilização desse armamento.

Ataque a Kandicá, retaliando o de Buruntuma

Assim, no dia 27FEV70, desencadeou-se um ataque de retaliação a Kandicá. De madrugada seguiram os obuses de Piche, bem como o 1.º Pelotão da 2679, e o Azevedo, meu companheiro no Foxtrot, com a especialidade de Armas Pesadas. Em duas Dornier's seguiram o Comandante da ZAVERDEGUINÉ, o Comandante do Agrupamento Leste, o Comandante do BAC1, os majores e 2.º comandante do BART e o Cap António Oliveira.

Dispuseram-se as armas pesadas ao lado da pista, paralelamente à linha de fronteira, em área aberta e já desmatada, de onde começou a retaliação. Ao Azevedo foi atribuído o comando da bateria de morteiros, e desenvencilhou-se a contento. Quando começou a resposta do IN e se verificou que seria continuada, os oficiais superiores e o nosso capitão refugiaram-se no posto de comando e chamaram o Azevedo para os acompanhar, pois a zona era nula em segurança. Entretanto, o Azevedo tomou a decisão de reunir o pessoal que lhe fora confiado, para transferir os morteiros do campo aberto, onde era impossível permanecer e instalá-los na vala próxima, para dali responder ao fogo conakrense. Não conseguiu disparar, porque os pratos de assentamento dos morteiros não tinham estabilidade nas valas estreitas, mas pela coragem e determinação foi bastante elogiado.

Quanto ao 1.º Pelotão, era, talvez, o melhor preparado para a tarefa que lhe coube, em resultado da atitude de exigência e disciplina imposta pelo Alf Leite, bem secundado pelos excelentes furriéis Morais e Gonçalves, teve a ingrata missão de garantir a segurança em campo aberto, prevenindo qualquer manobra de envolvimento por parte do IN, para surpreender as nossas armas pesadas, ou o acesso à pista, onde permaneciam as duas aeronaves que, por sorte, não foram atingidas. A acção das NT durou cerca de 1 hora e 30 minutos. A reacção inimiga prolongou-se por 13 longas horas.

Transcrevo o relato desse angustioso tempo, feito pelo Cândido Morais, que nós, em Piche, seguíamos ansiosamente, via rádio, mas bebericando uns uísques para amainar.

E tu a dar-lhe.
Sabes que a ninha memória já não é como a tua, que diabo!
Mas olha, fomos para Buruntuma juntamente com as armas pesadas de Piche. Não me lembro a que horas lá chegámos, mas fomos imediatamente destacados para cobrir a pista. A nossa missão resumiu-se a protegermos o espaço que nos foi destinado, e ali aguentãmos estoicamente, não obstante a artilharia pesada (do IN) não nos ter dado um minuto de descanso. Lembro-me de que, já para o fim da refrega, apareceu lá um helicóptero com o Spinola, que fez questão de mandar formar o nosso pessoal, ainda com elas a cair, e, de pingalim na mão, fez-nos um grande discurso, elogiou o nosso comprtamento, e fez questão de mandar o Correia (salvo erro, António Alves Correia) dar um passo em frente para o abraçar, dizendo que aquele abraço se destinava a todos nós.

O Correia era um moço loirinho, de pequena estatura, com quem mantive contacto durante uns tempos, porque no fim da comissão, quando retirávamos de Copá para irmos para Bafatá (se bem te lembras fomos premiados com essa benesse de um mês de férias...) ele descobriu uma mina anti-carro e eu levantei-a. Como isso dava três contos a dividir em partes iguais pelos dois, e só recebi esse dinheiro quando já estava em Perre, mandei a parte dele para a Madeira.
A retirada para Piche foi feita já ao cair da noite e foi absolutamente necessária porque seria impensável que o aquartelamento ficasse sem os obuzes. Lembro-me que as viaturas começaram a rolar ao longo da pista e nós íamos entrando já com elas em movimento. Chegámos a Piche já de noite. Em Buruntuma tive o prazer de encontrar o Benigno Magalhães, vianense e meu amigo, para além de colega nos ENVC. Ele estava a 15 dias de vir embora, e nós com 15 dias de Guiné.
P.S. ando à procura do nosso guião. Raios me partam se não o encontro para tentar fazer um scanner dele e não ter que te aturar.

Dixit.

Desta maneira singela fiquei agora a saber o seguinte:

1 - A ser verdade que cada mina valia três contos, a dividir pelos autores do achamento e do levantamento, tenho a certeza que o meu pessoal, por tê-las detectado, não recebeu qualquer importância, para além do conto e quinhentos que eu recebia, e passava a crédito na cantina, a favor do Foxtrot e, sendo assim, quer dizer que alguém se aboletou com o dinheirinho que competia a quem detectava cada mina. Uma pequena parte do minão que os chicos da 2679 desfrutaram;

2 - Não tinha qualquer ideia de que o 1.º Pelotão tivesse acabado a comissão em gozo de fèrias. Ele há filhos e... enteados. Mas observei que também o 3.º seguiu para Bafatá, tendo permanecido em Bajocunda o 2.º e o 4.º, onde desenvolveram intensa actividade operacional com a CCAV 3864, para adaptação desta ao sub-sector.

Em Buruntuma as NT sofreram 1 morto e 5 feridos, nenhum da CCAÇ 2679. Segundo informações posteriores, foi destruído o quartel de Kadinca, incluindo o paiol e registaram-se 8 mortos militares, incluindo o tenente, comandante da guarnição, além de muitos feridos. Segundo a mesma fonte, também teria morrido o chefe do Posto de Alfândega.

Tínhamos perdido a virgindade.
____________________

Nota de CV

Vd. último poste da série de 13 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3203: História da CCAÇ 2679 (2): A caminho de Piche (José Manuel Dinis)

Guiné 63/74 - P3270: O meu baptismo de fogo (3): Catió, 6 de Junho de 1968 (Jorge Teixeira)




1. Mensagem do Jorge Teixeira, ex-Fur Mil que esteve na Guiné entre 1968/70, para o editor Carlos Esteves Vinhal, com data de 1 de Outubro de 2008

Assunto - Meu Baptismo de Fogo




O meu baptismo de fogo
Catió, 6.06.1968


Cheguei ao largo de Bissau a 6 de Maio de 1968. Fui embarcado num batelão ou LDM, já não me lembro, e desembarcaram-me em Bolama.

Cerca de 15 depois, meteram-me noutro batelão e fui parar a Catió.

Parece, segundo me lembro de contos contados, que nunca Catió havia sido flagelada no tempo da CCS do BART 1913 (1967/69). O meu pelotão de canhões sem recuo era um adido, se bem me lembro chamava-se reforço, desta companhia.

Andei por ali a fazer um treino operacional com o Alferes Ganhão, hoje presidente de uma Camara lá pelo Ribatejo - e como bom alferes com 12 meses de mato (?), nem me conhecia. E também como bom medricas que era, só aprendi a ser desenfiado. Não que ele trocasse alguma conversa comigo, mas pelo que tive de seguir os poucos homens do seu pelotão que enquadraram o meu por uns dias.

Aliás, os Alferes operacionais (?) desta CCS eram cá uns meninos lindos que nem vos conto. Mas isso são outras estórias da história.

No dia 6 de Junho [de 1968] depois do jantar, estava entretido numa converseta com o Rijo, sempre desplicente, de camisa aberta, calções e chinelos, o André e mais um ou dois furrieis velhinhos, na messe antiga de Catió, quando ouvimos uns barulhos.
- Que é esta merda ? - disseram. Acho que foi o André pois era o seu estilo.
- Foda-se, que é ataque - disse alguém.

Corremos todos para o posto onde estava um dos meus canhões e eu perguntei:
- E agora ? - Resposta:
- Sei lá, caralho.

Ninguém sabia o que fazer. Bom, ficámos por ali à espera que alguém desse alguma ordem, que nunca chegou. Lembro-me de muitos rebentamentos e de ver passar as tracejantes e o traaaataaataaa, do que eles diziam ser as costureirinhas. Presumo que deve ter sido coisa de meia hora. Lembro de ter perguntado no final:
- Isto foi um ataque?

Responderam-me, não sei quem:
- Foda-se, nunca houve nada igual.

Conclusão: houve uns feridos ligeiros, mas na população a maior gravidade foi na professora, senhora de boas carnes, que lhe entrou um estilhaço ali bem próximo do pipi. Quem melhor pode dizer e explicar os despoooiiisss, é o Amilcar, se ainda andar por cá, pois foi ele que tratou a senhora.

Este foi o meu baptismo. Se for de interesse, tem-lo aí.

Olha, o numero do batalhão e da CCS não tenho a certeza se é esse. Pedi ao Victor Condeço , a cabecinha pensadora, para confirmar (**). Mas o rapaz está entretido a mandar emails com piadinhas do Sócrates que nem dá fé. Mas acho que nem é importante.

Um abraço camarada
Jorge / Portojo

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Notas de CV:

(*) Vd.poste de 7 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3180: Tabanca Grande (84): Jorge Teixeira, ex-Fur Mil, Guiné, 1968/70

(**) Ex-fur mil da CCS do BART 1913, Catió, 1967/69...

sábado, 4 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3269: Memórias literárias da guerra colonial (1): Conferência do A. Graça de Abreu (Luís Graça / Mário Fitas)

"Diário da Guiné - Lama, Sangue e Água Pura"

Conferência do António Graça de Abreu, na Biblioteca-Museu República e Resistência / Espaço Grandella, 2 de Outubro de 2008




1. Recuperamos o comentário que o Luís Graça escreveu em "Guiné 63/74 - P3267: Controvérsias (1): Sedengal, ...":


Amigos e camaradas:

Encontrei ontem o Zé Martins na conferência do António Graça de Abreu,, no Museu-Biblioteca Reppública e Resistência, em Benfica...

Não éramos muitos, mas estávamos em maioria, a malta da nossa Tabanca Grande: além do António (que era o artista principal) e do Zé, o Fernando Franco, o Mário Fitas, o Humberto Reis, o Artur Conceição, o Alberto Branquinho... Cito de cor, não tenho aqui à mão a lista...

Havia mais uns paisanos e antigos militares. O António Graça de Abreu trouxe um primo, 1º sargento de máquinas da Orion (1966/68), que se fartou de levar (e dar) porrada no Cacheu... Convidei-o a visitar o blogue... Ele andou com o Lema Santos, se não em engano...
O António trouxe ainda consigo um amigo, hoje coronel de artilharia na reforma, que esteve com ele no CAOP 1, em Cufar. Sobre a conferência, falarei com mais tempo e vagar em próxima ocasião...

Tudo isto foi só para dizer que o Zé Martins, que é uma companheiraço, já me mostrou mais ums dados novos sobre Sedengal e as unidades que por lá passaram... Fico/amos à espera... Bem como das fotos que ele tirou. No meio da sessão fiquei sem pilhas...

Luís Graça


2. Também o Mário Fitas esteve presente e não pôde deixar de se ver novamente nas terras onde viveu a história da Pami Na Dondo (2)


A 2 de Outubro p.p. não podia deixar de estar presente, na Biblioteca – Museu Republica e Resistência / Grandella, para ouvir o António Graça de Abreu, falar sobre o seu livro, Diário da Guiné, Lama, Sangue e Água Pura.


Como o poema de 8 de Dezembro de 1973,


"O clarear incerto da manhã,
a luz pálida, azul e negra,
o golpear do vento na paisagem,
a chuva gotejando como lágrimas nos telhados de capim.


As bolanhas escuras e doentes,
as garras, os bicos dos abutres,
a fome, a agonia dos corpos,
os homens mastigando miséria e sofrimento.

Guiné o lastro de cinco séculos,
Como pedras de um túmulo.”


O livro como a sua poesia, profunda, já me eram bastante familiares. Mas a curiosidade de ouvir um homem culturalmente avançado, falar da sua experiência e observação sobre um local onde eu tinha estado sete anos antes com vivências um pouco diferentes, aguçou-me a curiosidade.


António Graça de Abreu, com a sua fluidez e saber transmitir extraordinário, e após a surpresa extraordinária com a apresentação dos magníficos slides de Cufar, levou-me a reviver aquela querida terra.

Andei por tabancas e matas, fui a Cabolol e atravessei o Monterunga e o Tompar. Passei para a outra margem do Cumbijã, e voltei a recordar a destruição por duas vezes dos acampamentos do PAIGC em Flaque Injã, revivi a emboscada que o “Nino” comandando uma companhia do Exército Popular nos tinha preparado na descida para o cais de Caboxanque, os velhinhos T6 picando sobre a mata e a vedeta e as lanchas, arrimando-se (como se diz na tauromaquia) ao tarrafe, para ajudar e embarcar a malta.

Recordei a ansiedade do pessoal que tinha ficado em Cufar ao saber que o T6 do Alf Pil Av Ribeiro iria aterrar de emergência com dezassete furos e o motor a gripar. Recordei o velho Alfa Nan Cabo, meu irmão, ex-PAIGC com toda a sua sabedoria, a safar os Lassas daquela enrascadela.

A realidade de antanho sem mistificação trazendo Cumbijã abaixo Malam e PamiTudo isto agora de volta, quando a insinuação me é imposta como ferrete, e que rejeito em nome da verdade. O meu velho Alfa ainda sobrevivia em 1974, que lhe teria acontecido?

Tanta História para narrar! Cada homem viveu a sua guerra sempre diferente mas irmanados na “Lama, Sangue e Água Pura”.

Obrigado Graça Abreu, pelo teu saber estar.

Como sempre para toda a Tabanca o velho e fraterno abraço do tamanho do Cumbijã,

Mário Fitas
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Notas de vb: artigos relacionados em

(1) 29 de Setembro de 2008 >Guiné 63/74 - P3250: Bibliografia de uma guerra (34): Diário da Guiné - Lama, Sangue e Água Pura, de António Graça de Abreu (José Martins)
(2) 28 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2593: Pami Na Dondo, a Guerrilheira , de Mário Vicente (11) - Parte X: O preço da liberdade (Fim)

Guiné 63/74 - P3268: Tabanca de Matosinhos (2): Mudança de abrigo (José Teixeira)

1. O nosso camarada José Teixeira, porta-voz da Tabanca de Matosinhos, em mensagem com data de hoje, pede para avisar todos os camaradas, especialmente os que podem vir a participar na difícil e perigosa missão que é o almoço das quartas-feiras, que mudaram de armas e bagagens para outro Restaurante. Melhor dizendo, a partir de agora metem os pés debaixo da mesa num outro restaurante mais a sul da mesma Rua, uma vez que o layout da Casa Teresa não chegava para tanta procura.

A TABANCA DE MATOSINHOS MUDOU DE ABRIGO

Por José teixeira

Decorria o ano de 2005, quando três antigos combatentes da Guiné resolveram montar tabanca na Casa Teresa em Matosinhos, todas as quartas-feiras, para conviverem e petiscarem uma sardinhada.

Uma história comum os unia e fortalecia a sua amizade – outrora combatentes da guerra que Portugal travava na Guiné, com parte do seu tempo de campanha passado na tabanca de Empada, pese embora em épocas diferentes, hoje companheiros de viagem terrestre, de novo até àquelas paragens, mas agora voluntários.

Os tempos modernos com as novas tecnologias de informação e comunicação, tem destas coisas. Pouco tempo depois, éramos 5, depois 7... 9... 11... no dia um de Setembro éramos 19 convivas.

Na actualidade, a mesa continua a crescer e há sempre mais um que chega e responde pronto ou seja – estou aqui para comer, conviver, ouvir as estórias dos outros e contar as minhas. Logo é assaltado por perguntas tão estranhas como: Onde estiveste? Qual era a tua especialidade? Conheceste fulano, ou sicrano... lembraste de... adivinhem o resto.

Como consequência, a messe onde cabem todos os antigos combatentes da Guiné e seus amigos, embora a predominância sejam milicianos e lateiros, continua a crescer e já não cabe na Teresa. Corremos sério risco de ficarmos com a lata na mão e a colher no bolso, a aguardar que o cabo cozinheiro, arranje mesas vagas para tanta gente.

Logo o Silvério Lobo, que era mecânico, nas suas andanças por Aldeia Formosa (Quebo) e tanto quanto sei, percorria as tascas todas, deixando as viaturas atascadas na bolanha, se dispôs a farejar um novo abrigo que tivesse condições para acolher os agora guerrilheiros de faca e garfo.


Imagem que já faz parte do passado > Matosinhos > Restaurante Casa Teresa > 9 de Abril de 2008 > Reunião habitual, às 4.ªs feiras, da Tabanca de Matosinhos, a que compareceram desta vez os seguintes camaradas da Guiné, da esquerda para a direita: de pé, A. Marques Lopes, João Rocha, Eduardo Reis, José Teixeira, Armindo; na primeira fila, Jorge Félix, Xico Allen e Silvério Lobo... À entrada da Casa Teresa, o António Pimentel.

Farejou! Farejou! E encontrou.

O novo poiso, embora provisório, é o RESTAURANTE MILHO REI na mesma Rua, mas no extremo sul, ou seja: Rua Heróis de França, 721, Telf. 229385685 – Matosinhos.
(Note-se que consta já estar a correr um abaixo assinado (?) a solicitar para que o nome da rua seja mudado para: Rua Heróis Comilões da Guiné)

Agora, estão criadas as condições para todos os camaradas que quiserem ter o gosto de nos dar o prazer de vir ao nosso encontro semanal às quartas-feiras, terá de trazer a carteira com algumas granadas e vontade de comer, pois não aceitamos enjoados.

Há sempre lugar para mais um, ou como diz o ditado, para mais um chega sempre .

A propósito, o camarada Jorge Ribeiro apareceu por lá e gostou. A prova disso é que voltou.

Convido os camaradas a lerem o que ele escreveu no seu blogue pessoal.
http://www.jportojo.blogspot.com/

Zé Teixeira
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Nota de CV

Vd. primeiro poste da série de 16 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3212: Tabanca de Matosinhos (1): Apresentação e Golpe de mão à casa do Delfim Santos (José Teixeira)

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Guiné 63/74 - P3267: Controvérsias (1): Sedengal, 21 de Dezembro de 1970 (Carlos Matos Gomes / J. M. Félix Dias / Carlos Silva / José Martins)

Guiné > Região de Cacheu > Ingoré > CCAÇ 1590 (1966/68) > Aquartelamento de Ingoré. Ao fundo, a ponte sobre Ingoré e saída para o Senegal" (Luís de Matos). Até à data não temos fotos de Sedengal... apenas a carta.

Foto: Luís de Matos (2007) (Bogue de Luís de Matos >
Memórias da Guerra da Guiné > Fotos da CCAÇ 1590, 1966/68) (Com a devida vénia...)

Uma unidade que
também passou por Sedengal e Ingoré, foi a CCAÇ 1590 (1966/68), segundo imnformaçãop do nosso camarada A. Marques Lopes:

(...) "A CCAÇ 1590 ficou colocada inicialmente em Bissau, como subunidade de intervenção e reserva do Comando-Chefe e foi prioritariamente atribuída em reforço do BCAÇ 1857, tendo-se deslocado para Mansoa a fim de actuar em diversas operações realizadas nas regiões de Date, Bará, Bissorã e Olossato, entre outras, de 23 de Agosto de 1966 a 1 de Setembro de 1966, de 19 de Setembro de 1966 a 10 de Outubro de 1966 e de 21 a 24 de Outubro de 1966.

"Em 3 de Dezembro de 1966, foi integrada no dispositivo do seu batalhão instalando-se em Ingoré, com vista à realização de operações nos corredores de Canja e Sano e mantendo um pelotão destacado, ora em Barro, ora em S.Domingos, ora em Susana.

"Após deslocamento para S. Domingos, desde 4 de Maio de 1967, para realização de acções de contrapenetração naquela área, com destaque para a operação Drambuie I, regressou a Ingoré, a fim de, em 13 de Julho de 1967, em substituição da CCAV 1482, assumir a responsabilidade do respectivo subsector, com um pelotão destacado em Sedengal.

"Em 23 de Abril de 1968, foi rendida no subsector de Ingoré pela CCAÇ 1801 e recolheu seguidamente a Bissau, a fim de efectuar o embarque de regresso" (...).


1. Relembremos a mensagem do Cor na Ref Matos Gomes, com data de 21 de Setembro de 2008:

Assunto - Um pedido de ajuda

Olá, Luís, mais uma vez parabéns pelo excelente local de convívio e memória que tu e os “camaradas” criaram. Aproveito-o para um pedido de ajuda.

Eu e o Aniceto Afonso estamos a ultimar uma colecção de livros sobre a história contemporânea de Portugal que se centra nos “Anos da Guerra”. Algo que contribua para conhecermos melhor este período recente da nossa vida colectiva. Vamos incluir os factos que consideramos mais importantes para a compreensão do que se passou em cada um dos territórios, em Portugal e no mundo e cheguei a uma dúvida: o nosso comum amigo Josep Cervelló, que é, mais uma vez, nosso colaborador, inclui um facto que não consigo confirmar.

Escreve o Josep Cervelló nos factos relevantes de 1970:
- Dia 21 de Dezembro de 1970, ataque do PAIGC ao aquartelamento português de Sedengal, que causou onze mortos.

Alguém, entre os tertulianos, pode confirmar, ou dar alguma informação relativa a este ataque, ou a ataques a Sedengal? Ficaria muito grato por esta ajuda.

Entretanto, quando a obra tiver data de saída informarei a tertúlia.

Recebam os melhores desejos de felicidades, de continuação de êxito e de sã camaradagem que tenho tido a oportunidade de verificar nas minhas frequentes e sempre proveitosas visitas ao site.
Carlos Matos Gomes


2. Face ao pedido do Cor Matos Gomes, além da publicação do poste 3251 (*), foi enviada mensagem à tertúlia no sentido de conseguir algum esclarecimento.

Caros camaradas e amigos tertulianos:

O Cor Matos Gomes precisa de recolher informações sobre um ataque que houve a Sedengal, no dia 21 de Dezembro de 1970, do qual resultaram baixas com mortos.
Se entre os que nos lêem, houver alguém que tenha informações que possam ser úteis ao nosso camarada Matos Gomes, por favor encaminhem-nas para ele ou para nós.

Um abraço e desde já obrigado.
Carlos Vinhal

3. No mesmo dia, o nosso camarada João Manuel Félix Dias, dizia-nos:

Estive no destacamento de Sedengal na CCAV 2540, não me recordo se em 1969 ou 1970, com o Pelotão do ex-Alf Manuel Luís Ramos, de Santiago do Cacém, salvo erro.

Faziam-se rotações em cada 3 meses. Não sei quem estaria no destacamento aquando desse ataque. Eu estava em Sedengal num dia de ataque a Canjandi, tabanca próxima na estrada de/para S. José.

O senhor General Vieira, que o senhor Ayala (1) conhece, era o Comandante de Companhia.

No RC3 existe um arquivo da CCAV 2540 igual ao que está em Santa Apolónia no Arquivo Histórico Militar.

João Manuel Félix Dias
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(1) - Carlos Ayala Botto, hoje Cor Cav, na situação de reforma


4. Ainda no dia 30, o nosso camarada Carlos Silva adiantava

Luís

Acabo de ler o pedido do nosso camarada Carlos Gomes sobre o ataque do PAIGC ao Sedengal em 21-12-1970 que causou 11 mortos, não referindo se das NT ou se civis.

De imediato fiz as minhas investigações e presunções:

(i) Não consta tal facto relevante na História da Unidade? Seria falha grave.
E que os nossos camaradas Aniceto Afonso e Carlos Matos consultaram de certeza absoluta, tendo sido aquele Director do AHM.

(ii) No livro [Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África 1961-1974, 8 Vol - Mortos em Campanha Tomo II – Guiné Livro I, do Estado Maior do Exército, Comissão para o Estudo das Campanhas de África], na página 567, relativamente ao dia 21-12-1970, são referidos um soldado e o meu grande amigo Alferes Ambrósio que morreu em Lamel nesse dia (e a propósito do qual, eu disse de forma revoltada, para o meu Capitão, que nunca mais sairia para o mato).

Logo seria outra falha grave.

(iii) Acabo de falar com o nosso camarada e meu amigo Arquitecto Francisco Machado de Lima, ex-Alferes, que em Março passado [, 2008,] também me acompanhou na visita ao Sector de Farim e ao dele a Ingoré.

O Lima pertenceu à CCS do BCAV 2876 sediado, ao tempo em Ingoré, onde estava a CCAV 2540, a qual tinha destacado nessa altura um Pelotão no Sedengal e Antotinha, e, sobre o assunto ele disse-me ser essa história pura ficção.

(iv) Também me parece. Pois não constar da História da Unidade um facto desses????

Tens aqui uma resposta para o Matos Gomes (...)

Eu não tenho mail dele e não consta da vossa lista, caso contrário, também lhe enviava a resposta ao pedido

Recebe um abraço
Carlos Silva


5. Destas informações foi dado o devido conhecimento ao Cor Matos Gomes, que hoje mesmo nos enviou esta mensagem

Meu caro Carlos Vinhal e restantes companheiros:

Obrigado pela vossa disponibilidade e pronta resposta.

Eu sabia da força do blogue e das gentes que o habitam, mas nunca imaginei que fosse tanta. Só posso sentir-me feliz por saber e verificar que, passados tantos anos, se forjaram nos tempos difíceis amizades e cumplicidades tais que permitem desenvolver relações tão fortes e tão francas.

Só posso congratular-me por, em termos geracionais, pertencer a uma geração que soube ultrapassar as dificuldades com galhardia e coragem, que soube ser generosa, solidária e bem disposta.

Por fim, mas não no fim, gostaria de salientar a correcção e a educação (ou o que assim era designado) de todos os participantes neste fórum que, respeitando as divergências e as diferenças, sabem e querem manter o diálogo cortês e sereno. (Com o que se lê por aí não é pequena coisa sermos educados).

Quanto ao assunto sobre o qual pedi a vossa a ajuda fiquei esclarecido sobre a não existência do ataque ao Sedengal em Dezembro de 1970.

A obra terá, certamente, erros e falhas, mas não terá este.

Logo que eu e o Aniceto Afonso tenhamos conhecimento da data de apresentação da obra (são 15 volumes) terei o maior gosto em o comunicar a todos por este meio.

Recebam, meus caros amigos, a expressão da minha amizade e disponibilidade, além dos votos de continuação do êxito do blogue.

Do Carlos Matos Gomes

6. O nosso camarada José Martins não podia deixar de dar o seu contributo e escreveu hoje:

Bom dia Camaradas

Sobre o poste referido e correspondendo, com muito prazer, ao pedido do camarada e amigo Matos Gomes, procurei obter alguns dados e constatei o seguinte:

(i) Sedengal foi guarnecido por um Pelotão do Exército desde 28Jul63 até 30 de Agosto de 1974.

(ii) Na data indicada, 21 de Dezembro de 1970, era ocupada por uma força da CCAV 2540

(iii) Na data indicada não existe registo de mortos nesta Unidade nem, eventualmente, de milícias que pudessem estar em reforço daquele destacamento.

Por hoje é tudo e, se for o caso até amanhã.

Um abraço
José Martins
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Nota de CV

Vd. poste de 30 de Setembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3251: Em Busca de ... (41): Notícia sobre o ataque a Sedengal, em 21/12/1970 (Cor Carlos Matos Gomes)