quarta-feira, 2 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6519: Elementos para a caracterização sociodemográfica e político-militar do Sector L1 (4): Os balantas; as diversas individualidades (J. Armando F. Almeida / Luís Graça)


Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Reordenamento de Nhabijões > 1970 > Luta tradicional balanta, presenciada por mim (à esquerda) e mais  dois militares do destacamento (entre eles, o Humberto Reis, que segura um instrumento tradicional mandinga, o kora). O destacmento era composto por um mix de militares da CCS e da CCAÇ 12 (Julgo que na época já estavam em Bambadinca instalados o Comando e a CCS do BART 2917).

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados



Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Mero  > s/d (1969 ?) >  Visita a uma das pontas, em Mero... Na foto, dois velhos balantas, um deles cego, que é conduzido por outro completamente nu (apenas com um rudimentar tapa-sexo).

Foto: © Arlindo T. Roda (2010. Direitos reservados




Guiné > Zona Leste > Sector L1 (Bambadinca) > Santa Helena > 1970 >  Passeio, à civil, de diversos niliatres da CCS/BART 2917 (1970/72) e da CCAÇ 12 (1969/71) à tabanca balanta de Santa Helena e visita, obrigatória, à nascente onde as bajudas iam buscar água e/ou tomar banho... Na foto, vêem-se três furriéis milicianos da CCAÇ 12: O José Luís Vieira (Funchal), o Arlindo T. Roda (Setúbal) e o António Branquinho (Évora) (Entre parênteses, indica-se a terra onde vivem neste momento).

Foto: © Arlindo T. Roda (2010. Direitos reservados


Guíné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) > Brasão  (à esquerda)

Fonte: História do Batalhão de Artilharia nº 2917 - De 15 de Novembro de 1969 a 15 de Março de 1972. (Versão em texto processado por Benjamim Durães)


[Continuação da publicação de excertos do Cap II da História do BART 2917, Bambadinca, 1970/72, pp. 17-21 (Documento classificado como "reservado"), segundo versão policopiada gentilmente cedida ao nosso blogue pelo ex-Fur Mil Trms Inf, José Armando Ferreira de Almeida, CCS/ BART 2917, Bambadinca, 1970/72, membro da nossa Tabanca Grande; comparada  igualmentecom a versão,  em suporte digital,  corrigida e melhorada pelo Benjamim Durães] (*)

Advertência de L.G. :

Todas as Histórias de Unidade, umas mais do que outras, reflectem a visão "etnocêntrica" que os portugueses, civis e militares, tinham dos povos da Guiné. O termo "etnocentrismo" não é fácil de definir: (i)  atitude, existente  dentro de um dado grupo social,  face aos outros que estão fora, e que  se pode  caracterizar em termos de preconceito, condescendência e/ou de desconfiança; (ii) a maneira própria de ver a 'minha' cultura por oposição à cultura do 'outro'...

Tanto nós (os comandos militares) como o próprio PAIGC pecámos por etnocentrismo... Afinal de contas, tanto Amílcar Cabral (**) como a nossa 'inteligentsia' político-militar leu o António Carreira, o Manuel Belchior,  o Fernando Rogado Quintino e outros etnógrafos/etnólogos da Guiné... A única sensibilidade sócio-antropológica que nos incutiram, à chegada áàGuiné, foram meia dúzia de 'clichés' sobre os fulas, os mandingas, os balantas, os felupes, e por aí fora...

É interessante, em todo o caso, ir vendo como evoluiu a atitude das chefias militares em relação àqueles grupos étnicos e sociais que, no início da "guerra subversiva", escolheram o "campo do inimigo"... A aliança dos fulas com as NT sempre foi incensada, até ao consulado de Spínola e à 'psico': a necessidade de concorrer com o PAIGC, não só com as armas de fogo, mas também e sobretudo com as da sedução, levou os comandos militares a passar a 'namorar' os balantas, os beafadas e os mandingas, e a criticar certas facetas do modo de vida e de pensar dos fulas...

É o caso, por exemplo, do Comando do BART 2917 que tem, em Nhabijões, um dos maiores reordenamentos da Guiné: cerca de 350 casas...  Em contrapartida, esta abordagem 'etnográfica' está práticamenet  ausente da História da Unidade anterior, o BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70), podendo ler-se na pag. 1 do Cap II este delicioso naco de prosa:

"No Sector L1 podemos considerar duas raças (sic) distintas: para Leste da estrada Bambadinca-Xitole onde predomina a raça Fula, e para Oeste da mesma estrada onde predominam as raças Balanta e Beafada.

"A população Fula de um modo geral é nos favorável, sendo de destacar o regulado  de Badora, que tem como Chefe / Régulo um homem de valor e considerado pela população como um Deus. Esse  homem é o Tenente Mamadu, já conhecido do meio militar pelos seus  feitos valorosos e dignos de exemplo. Da outra população, fortes dúvidas se tem, especialmente as dos Nhabijões, Xime e Mero.

"Com o início do reordenamento da população  em auto-defessa, num futuro próximo o IN se verá com sérias dificuldades, pois deixará de ter apopio e de ter a possibilçidade de roubar para deste modo poder sobreviver" (...)

A transcrição de documentos político-militares, tanto de um lado como do outro, não implica qualquer concordância, aval ou aceitação do seu conteúdo... São documentos de trabalho, para leitura e análise 'desapaixonadas'... Partimos do princípio que o nosso leitor é soberano... E os nossos leitores são, fundamentalmente, os antigos combatentes desta  guerra (colonial, para uns; do ultramar, para outros; de libertação, para outros tantos...).


3. População > e. Aspecto político (...)

3 – O “BALANTA”

-  Nesta apreciação incluímos todos os Balantas,  incluindo os Mansoancas,  por não se conhecerem, no Sector [L1], problemas específicos para cada ramo Balanta.

- Aguerridos, alegres e folgazões, desconfiados mas demasiados ingénuos, depois de quebrada a sua confiança atávica, são o povo mais trabalhador da Guiné e só a ele se deve a transformação da lalas em produtivas bolanhas.

- O Chefe Político é o Chefe de Família e por isso o Chefe de Povoação tem funções limitadíssimas,  não podendo decidir sobre qualquer assunto sem que haja um total consentimento por parte dos Chefes de Família. A figura de Régulo ou Chefe de Tabanca, é de criação Portuguesa e, como é óbvio, não se integra na estrutura deste povo e, por conseguinte,  nada representa para eles.

- A sua economia assenta na exploração do arroz alagado, aparecendo as culturas de milho, mandioca e arroz de sequeiro como complemento mas em muita pequena escala.

- Vive sempre junto da bolanha pois desta necessita,  para as suas necessidades imediatas, o barro para os seus potes, a palha para as suas casas. Povo agrícola, pouco gado cria e este mesmo reserva-o quase só para rituais. Praticando o roubo de gado como modo de aumentar a sua importância social, visto tal roubo ser uma verdadeira instituição social sem o significado desonrado que tem para as outras sociedades, evita-o,  dividindo o seu gado pela guarda dos seus vizinhos e amigos e guardando em contra partida o desses vizinhos.

- A subversão apanhou os Balantas na altura em que o seu dinamismo demográfico se fazia sentir no Sector ao longo das lalas dos Rios Corubal  e Geba,  tendo penetrado neste praticamente até à área de Bissaque-Canchicamo e naquela até Jargavida.

- Ao mesmo tempo que se expandia,  introduzia novos métodos de cultura junto das populações. Entretanto a ingenuidade e imprevidência do Balanta e o seu gosto pelo álcool são aproveitados não só pelos comerciantes pouco escrupulosos, que de um momento para o outro os colocaram na sua dependência mercê de juros elevados, mas também pelos Mandingas e Fulas,  especialmente estes,  que os sujeitaram a uma dependência económica tal que chegaram ao ponto de colherem os próprios frutos do trabalho dos Balantas, dando-lhe somente o terreno para cultivo.

- Encontrando-se enquadrados em sistemas políticos mas vastos, em que os Chefes eram quase todos de etnia Fula ou Mandinga,  eles com o seu conceito de grupo social apenas estendido à família não podiam fazer nada para evitar a sua desorganização social e defenderem-se das prepotências sofridas.

- É neste contexto que se deve compreender a fácil adesão do Balanta à subversão, as promessas de libertação dos povos que os subjugavam económica, política e socialmente,  induziram-nos a ver no PAIGC um meio de serem realizadas as suas aspirações.

- A inclusão sistemática de Balantas nos grupos de guerrilheiros, a obrigação de darem grande parte da sua produção agrícola para alimentação desse mesmos grupos, a necessidade de, em virtude da acção das NT,  se afastar cada vez mais das suas bolanhas, obrigá-los a abandonar a cultura do arroz alagado, a constatação de que os que ficaram nas zonas dominadas pelas NT têm uma vida fácil e progressiva, sendo cada vez menor, embora ainda existindo, a exploração que sobre eles exercem os outros grupos étnicos,  exerceram a sua nostalgia da bolanha e criaram as condições quase ideais para uma viragem da sua atitude perante a subversão.

-  Contudo os que estão junto do IN sabem que aqueles que se apresentaram em Bambadinca e que não possuem bolanhas na área,  são explorados apenas como mão-de-obra pelos donos da terra – alguns mesmo seus irmãos de raça – e continuam a ter a nostalgia das suas próprias bolanhas.

- Tal não sucede ainda aos que se têm apresentado no Enxalé porque aí a bolanha é vasta e encontra-se ainda desocupada, especialmente em locais bastante longe da povoação, mas, se não nos preocuparmos em pôr cultivável toda aquela imensa bolanha, a curto prazo veremos acontecer também ali a exploração do Balanta pelo Balanta e estancar-se-ão as apresentações quase semanais que ali se vêm realizando.

- Julgamos que o único modo de conseguir retirar ao controlo IN um substancial número de Balantas,  será criar condições de segurança das ricas bolanhas que se encontram abandonadas. De entre todas essas está a de Samba Silate em virtude de ser uma bolanha rica e muito grande, encontrar-se completamente deserta, ser a sua população recenseada antes do início do terrorismo superior a 1200 pessoas, saber-se que os seus antigos ocupantes se encontram sobre controlo IN, na área de Incala, e desejarem para ali voltar.

- Dos Balantas existentes no Sector os seguintes núcleos:

ENXALÉ

- Francamente colaborante com as NT.

NHABIJÕES

- Colaboram com as NT mas possuindo muita família no mato têm assíduos contactos com pessoal, especialmente da região de Incala que ali vai vender arroz e,  através de Bambadinca, abastecer-se de artigos de primeira necessidade. Sempre negam tais contactos embora sejam de todos conhecidos. (***)

SANTA HELENA

- Colaboram com as NT mas possuindo muita família no mato, especialmente pessoal do Regulado do Cuor, mantêm frequentes contactos com esses familiares que ali se deslocam, mas negam esses contactos e raramente os denunciam.

MERO

- Colaboram com as NT. Mantêm intensos contactos com pessoal desarmado sob controlo IN que na maioria são seus familiares. Negam sempre tais contactos.


4 – “OUTROS GRUPOS SOCIAIS”


- Conseguindo que seja o apoio dos três grupos étnicos referidos, FULA, MANDINGA e BALANTA e por arrastamento dos que lhe são fiéis, todos os outros grupos sociais existentes no Sector não terão qualquer influência no estabelecimento de uma paz, que todos mais anunciada ou dissimuladamente desejam,  especialmente se se continuar a respirar “a procura de uma justiça social” acabando com os privilégios injustos, mas mantendo, tradicionalmente por todas aceites [.. frase incompleta ou ilegível],  e que hoje no Sector se revela.

5 – INDIVIDUALIDADES


- Tivemos ocasião de nos referirmos a alguns dos indivíduos mentores da opinião no Sector, mas porque outros foram esquecidos aqui se mencionam aqueles de que temos conhecimento:

- Tenente de 2ª Linha MAMADÚ BONCO SANHÁ [ fuzilado depois da independência]

Régulo do Badora;
Vogal do concelho logístico da Província;
Comandante da Companhia de Milícias do CUOR;
Intitulando-se Fula,  é considerado pelos Mandingas e Beafadas como Beafada,  em virtude da ascendência materna;
Pelos seus actos de valentia é condecorado com a Cruz de Guerra;
Régulo justo e especialmente preocupado com a segurança das suas populações;
O seu prestígio transvasa em muito para além dos limites do seu Regulado;
É um excelente colaborador das NT, parece representar o movimento dos “FULAS NATIVOS”.

- Alferes de 2ª Linha ABIBO BALDÉ, FULA PRETO

Régulo do XIME;
Comandante da Companhia de Milícias do XIME;
Embora ainda novo,  é considerado pelos “HOMENS GRANDES” do seu Regulado;
Goza de prestígio junto das suas populações,
preocupando-se francamente com a segurança das mesmas;
Tem-se mostrado digno de toda a confiança
e é um bom colaborador das NT.

- Alferes de 2ª Linha MALAN SONCO

Mandinga;
Régulo do Cuor;
Tem prestígio junto das populações do seu Regulado ;
Tem mostrado sempre uma atitude de repúdio face ao terrorismo;
É bom colaborador das NT embora sua avançada idade não lhe permita já dar a colaboração activa que desejaria.



- ANTÓNIO BONCO BALDÉ

Fula-Forro,
Encarregado há 14 anos do Regulado do Corubal,
Tem prestígio junto das populações,
embora alguns o acusem de interesseiro;
Tem colaborado com as NT.

- Alferes de 2ª Linha QUEMÓ NANQUI

Dirigente absoluto e incontestado de povoação do Enxalé,
Dizendo-se a si próprio Mandinga,
 parece ser um Beafada Mandinguizado;
Quando da preparação do 2º Congresso do povo da Guiné,
a povoação passou a ter também um Chefe Balanta (tal facto tirou-lhe prestígio);
Tem sido um magnífico colaborador das NT,
preocupado com a defesa do sei Enxalé;
Comanda agora o GEMIL 309, recentemente criado.

- BIAIA NADUM

Balanta do Enxalé;
Chefe incontestado dos Balantas da povoação;
Tem sido um excelente colaborador das NT;
Comanda agora o GEMIL 310, recentemente criado.

- FAMÍLIA SURÉ de JABICUNDA


Dirigentes do Centro de Irradiação do Islamismo sita naquela localidade (Confraria Cadiria);
Os seus ensinamentos irradiam para quase todo o Sector L1,  especialmente para os Regulados Cuor, Xime  e Badora.

- Parece aconselhar os seus adeptos a abandonarem o PAIGC e a tomar,  senão uma atitude pró-portuguesa,  pelo menos uma atitude de “neutralismo” perante o conflito.


- CHERNO RACHID de ALDEIA FORMOSA

Chefe religioso da Confraria TIidjania;
A sua influência no Sector parece ser grande no Regulado do Corubal,
bastante limitada no Regulado de Badora,
quase nula no Regulado do Xime,
e nula no Cuor.

________________

Notas de L.G.:

(*) Vd. último poste da série: 30 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6499: Elementos para a caracterização sociodemográfica e político-militar do Sector L1 (3): Quando Mandinga já não quer dizer turra, mas quando ainda não se esquecem os desmandos feitos pelas NT no início da guerra (J Armando F. Almeida / Luís Graça)

(**) Vd. poste de 30 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P3000: Amílcar Cabral: nada mais prático do que uma boa teoria (Luís Graça)

 (...) A estratificação da sociedade fula também pode ser vista a partir da família, extensa, que é a sua célula: a família de um homem grande é constituída pela morança; um conjunto de moranças formam uma tabanca; um conjunto de tabancas um regulado; e por fim, os regulados fulas estão associados ao chão fula (Leste da Guiné, compreendendo hoje as regiões de Bafatá e de Gabu), uma entidade territorial e simbólica, ligada à conquista.



Aqui a mulher não goza de quaisquer direitos sociais: participa na produção sem quaisquer contrapartidas; por outro lado, a prática da poligamia significa que ela é, em grande parte, propriedade do marido.


Estranha-se, não haver aqui uma referência ao fanado feminino e sobretudo ao profundo significado sócio-antropológico que tinha (e tem) a Mutilação Genital Feminina entre os Fulas (mas também entre os Mandingas e os Biafadas). Será que Cabral tinha consciência das terríveis implicações, para a mulher, desta prática ancestral, e também aceitava tacitamente em nome do relativismo cultural, tal como os antropólogos colonialistas ? Não conheço nenhum texto em que o ideólogo do PAIGC tenha tomada posição sobre este delicado problema. (...) .

(...) Tenho ideia que Cabral se movimentava (e pensava) melhor no campo do que na cidade, já que ele trabalhou como engenheiro agrónomo, na Guiné e depois em Angola, ao longo da década de 1950. Entre 1953 e 1956 fez o recenseamento agrícola da Guiné (…), e julgo que lhe veio daí a sua admiração pelos povos animistas, e em especial os balantas, os magníficos camponeses da Guiné, os grandes cultivadores de arroz. (...)

(...) Falando das gentes do mato, Cabral dá uma lição sobre os balantas, grupo que ele não só conhece, como agricultores, como admira, enquanto povo, que foi historicamente um povo resistente. Chama-lhes uma “sociedade horizontal”, isto, é, “que não classes por cima umas das outras”. Entre eles não há hierarquias. Os chefes foram uma invenção dos tugas, que lhe impuseram régulos fulas ou mandingas, nalguns casos antigos cipaios, leais aos portugueses:
“Cada família, cada morança tem a sua autonomia e, se há algum problema, é o conselhos dos velhos que o resolve, mas não há um Estado, não há nenhuma autoridade que manda em toda gente”. A sociedade balanta seria uma sociedade tendencialmente igualitária, que Cabral descreve nestes termos singelos : “A sociedade balanta é assim: Quanto mais terra tu lavras, mais rico tu és, mas a riqueza não é para guardar, é para gastar, porque um indivíduo não pode ser muito mais que o outro”… Explicitando melhor: “Quem levantar muito a cabeça já não presta, já quer virar branco, etc. Por exemplo, se lavrou muito arroz, é preciso fazer uma grande festa, para gastar" (...).

(***) Vd. poste de 28 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DXCIV: Nhabijões: quando um balanta a menos era um turra a menos (Luís Graça)

(...) Excertos do Diário de um Tuga (L.G.):

Nhabijões, 20 de Dezembro de 1969


Nhabijões: um conjunto de tabancas, ao longo do Rio Geba, habitadas por balantas (uma delas por mandingas), sob duplo controlo (a expressão é das NT) e agora em fase de reordenamento (outro eufemismo: para mim, trata-se de puro etnocídio sociocultural, o que se está aqui a fazer, obrigando os pobres dos balantas e mandingas de Nhabijões a transferir-se da beira rio para uma zona de planalto, sobranceira ao Geba, e a viver em casas desenhadas e construídas por europeus)...

(...) Os balantas foram, segundo o testemunho insuspeito dos meus soldados (fulas), as maiores vítimas da repressão colonial nesta década. Seis anos depois (é difícil confiar na memória dos africanos que não usam calendário, mas isto ter-se-á passado em 1963, depois do início oficial da guerra), Samba Silate  (cuja população terá sido parcialmente massacrada pela tropa ou pela polícia administrativa de Bambadinca, não posso precisar) e Poindon (regada a napalm pela força aérea) ainda despertam aqui trágicas recordações: evocam o tempo em que todo o balanta era suspeito aos olhos das autoridades militares e administrativas, presumivelmente coadjuvadas pela PIDE (...).


(...) Donde esta hostilidade passiva que julgo poder ler nos olhos e nas atitudes da população de Nhabijões que alimenta a guerrilha, em homens e mantimentos, provavelmente mais por razões de parentesco do que por simpatia para com o PAIGC: ao avistarem-me, fardado, na sua tabanca – a mim, tuga, representante da tropa ocupante - os mais velhos baixam a cabeça ou viram-me as costas como se sentissem acabrunhados com a minha presença… Quem se sente mal, sou eu, que venho invadir-lhes a sua privacidade e perturbar os seus irãs…(...)

Guiné 63/74 – P6518: Em busca de: Notícias do Eduardo Luís de Bernarda (José Marcelino Martins)

1. No passado dia 31 de Maio de 2010, recebemos uma mensagem dirigida ao Luís Graça, contendo um apelo de um nosso Camarada-de-armas que combateu em Moçambique, de nome João Fernando Monteiro, que nos solicitava o seguinte:

Caro amigo Luís Graça:
Estou a dirigir-me a ti, porque penso que só tu podes, talvez, fazer com que eu consiga encontrar um grande amigo que tinha, quando trabalhei em Lisboa, e nunca mais soube dele.
Como também eu sou um ex-Combatente - estive em Moçambique -, gosto de ler notícias sobre tudo que diga respeito a África e, por isso, leio o teu blogue.
Gostava de saber se me conseguias saber qual a companhia ou batalhão em que esteve o Alf Mil Eduardo Luís do Bernardo, natural da Aldeia do Bispo-Sabugal (Guarda), esteve na Guiné nos anos de 1972/73, para ver se conseguia, através dessa informação, saber a sua direcção ou telefone.
Penso que ele ou é Assistente Social, ou dá aulas!!
Desculpa o meu atrevimento e parabéns pelo vosso blogue, está um trabalho muito bem feito.
Um abraço,
João Fernando Monteiro
Fur Mil Com Agrup 6006 (Moçambique)


2. O nosso “patrão”, de imediato recambiou o pedido do João para o nosso “detective particular bloguista” – o José Marcelino Martins (quem havia de ser?!) e distribuiu tarefas:

“José tens alguma pista? Eduardo, depois põe na série "Em Busca de...". Obrigado, João Fernando, vamos procurar... Não tens uma foto dele? Ou uma tua? Um abraço. Luís.


3. Com a eficácia investigadora habitual, logo no dia a seguir - 1 de Junho -, o Zé Martins respondeu afirmativamente à busca do João:

“Bom dia Luís, Eduardo, João Monteiro e José Corceiro

A equipa trms dos Gatos Pretos, com o protagonismo do Corceiro, descobriu:

Eduardo Luís de Bernarda
Rua Branquinho da Fonseca, 5 cave Dtº
2700-125 Amadora

Telef. 214 918 962
Telem. 960 083 114

O Eduardo Bernarda já deve saber que andam à procura dele. Já esteve a falar com o José Corceiro.

É tudo
Um abraço
José Martins

[Um pouco de publicidade não faz mal. O BLOGUE tem um serviço completo de "Busca e Salvamento", excepto: procura de noivas! Não queremos que o número de sogras aumentem. De resto, cá estamos à disposição]”
____________

Nota de M.R.:
Vd. último poste da série em:

12 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P5983: O mundo é pequeno e o nosso blogue... é grande (22): As voltas que o mundo dá, graças a um blogue que congrega uma diáspora de combatentes (Beja Santos)

Guiné 63/74 - P6517: (Ex)citações (79): Fenómeno muito português, o culto dos mortos (José Martins)

1. Ainda a propósito do poste 6481*, recebemos do nosso camarada José Marcelino Martins** (ex-Fur Mil, Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), esta mensagem datada de 28 de Maio de 2010:

Já vi que este assunto é, ou poderá ser no mínimo, fracturante!

Nós sabemos que muitos de nós, e com maior relevância no meio campestre, suporte ao magro orçamento familiar que, em muitos casos, vivia da agricultura quase de sobrevivência.

* Quantos operários fabris, que lutaram ao nosso lado, eram também agro-pecuários?

* Quantos deles, antes de entrarem na fábrica, às 8 horas, já tinham ordenhado as vacas, que o pai iria entregar na cooperativa?

* Quantos deles, na ida para a fábrica, não encaminhavam o rebanho para o cercado, a fim de pastarem e, no regresso, cansado, lá traziam o gado de volta ao estábulo?

* Quantos deles eram o único suporte da mãe viúva?

Não podemos esquecer que a revolta da Maria da Fonte teve, entre outras causas, a retirada dos enterros das Igrejas, acabando por os cemitérios ficarem na cerca da igreja ou num local muito próximo. É aqui que aparecem os jazigos de família para que, nem na morte, haver mistura de classes, e os mais abastados continuassem a ficar, não na igreja mas num local que bebeu o estilo das mesmas, senão até, mais elaborado.

Este fenómeno, muito português, é o culto dos mortos.

Nas guerras tudo mudou a partir das Invasões Francesas e Guerras Liberais.

Os militares que não fossem resgatados pelas famílias, entenda-se soldados, eram deixados ao abandono no campo de batalha, à pilhagem dos seus bens ou ao dispor das aves de rapina. Depois passaram a ter sepultura no local de combate e em vala comum, mas tinham enterro.

Na I Grande Guerra os mortos foram sendo enterrados no local em que caíam e, com o avanço e recuo das frentes, muitas vezes eram “exumados ” pelas explosões das granadas de artilharia ou morteiro. No final foram recolhidos e sepultados no Cemitério Militar Português de Richebourg.

No início da Guerra do Ultramar, a legislação que havia era do tempo da 1.ª Republica. Portugal preparou-se para uma guerra em África, que se avizinhava, mas pensava que esse guerra não teria mortos. Pensou, mas no meu entender, pensou mal!

Voltando aos caso que se comenta, o suporte e/ou ajuda económica ao orçamento das famílias, com a partida dos filhos para a tropa, era interrompido temporariamente. Com a morte eram definitivamente excluídos.

Quem entrega um filho à Pátria, e este entrega a própria vida à mesma, tem direito a uma compensação: é a PENSÃO DE SANGUE.

Mas, para haver Morte, é preciso um corpo. Para haver Pensão de Sangue é preciso uma morte.

Aqui reside, no meu entender, a "necessidade" de haver "corpo".

Será justo? Será cruel?

Creio que esta será a questão, cuja resposta, nunca ninguém dará a alguém.

Há "desaparecidos em combate/prisioneiros" que foram dados como mortos e mais tarde apareceram?

É claro que sim. As razões? Quem sabe se não se enquadram nas questões acima.

Duma coisa quero estar convencido: os nossos mortos sempre tiveram o tratamento de respeito que, cada um, teve em vida ou ainda mais, porque se tratava de alguém que se sublimou com a própria morte.

A acontecer o que a notícia nos transmite, não será um acto de catarse para os próprios camaradas, com a perda de um deles?

Os relatórios transmitiam a verdade dos acontecimentos que levaram esses camaradas a "partirem na flor da idade"?

Conviria ao Estado, no seu todo, transmitir os factos reais que só se comentavam em surdina, para a opinião publica não fosse alertada?

No caso presente, o de Peniche, a família "sabia" que o Tertuliano Rosário Henriques, soldado condutor do Pelotão de Canhões sem Recuo n.º 1197 / Regimento de Infantaria 2 de Abrantes, tinha sofrido um acidente/despiste de viação com um jipe no dia 28 de Junho de 1967, no Hospital Militar de Luanda. No caixão, segundo o Correio da Manhã, estava uma bota, uma meia e resto das calças.

Não terá sido uma mentira piedosa? Terá havido troca de urnas?

Perdoem-me os camaradas pelo extenso texto, em comentário, sobre este facto.

Não é agora que, passados 40 anos que eu próprio iniciei a minha retirada da guerra com a saída de Canjadude, a análise destes casos venha trazer algo de novo.

Interessa sim, que duma vez por todas os nossos mortos não sejam esquecidos, mas, de igual forma, é muito mais premente que os "sobreviventes" possam ainda ter um resto de vida calma e digna.

Faço aqui referência a uma frase do José Perestrelo, Furriel Amunuense que, ao comentar que há cerca de 10 anos que vou pesquisando a história da CCaç 5, me disse: "Vê se não levas outros 10 anos e revelá-la. Eu quero ler esse livro, mas já tenho 63 anos".

José Martins
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 27 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6481: (Ex)citações (60): Urnas com pedras e areia (Eduardo Ferreira Campos & Manuel José Ribeiro Agostinho)

(**) Vd. poste de15 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6398: Convívios (154): 1º Encontro/Convívio das 3ª CCAÇ e CCAÇ 5 “Gatos Pretos” (José M. Martins)

Vd. último poste da série de 1 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6514: (Ex)citações (63): Como fui colocado no jornal Voz da Guiné (Benvindo Gonçalves, ex-Fur Mil Trms, CART 6250, Mampatá, 1974)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6516: V Convívio da Tabanca Grande (5): As inscrições sucedem-se a bom ritmo, mas ainda não atingimos a marca de 2009 (A Organização)

1. Continuam em bom ritmo os preparativos para a Operação V Convívio da Tabanca Grande.

Todos sabemos que o nosso Encontro vai ser no dia 26 de Junho no Palace Hotel de Monte Real.

Vamos pagar 30 €uros pelo almoço e lanche, pois como vamos conversar a tarde toda, temos necessidade de um bom repasto antes do regresso a casa.

Neste momento, olhando para a lista dos 126 inscritos, verificamos que o efectivo das forças desarmadas está desfalcado, uma vez que na Operação do ano passado o pelotão era composto por 132 valorosos e corajosos participantes. Estamos a praticamente meia dúzia de inscrições para mantermos o inimigo afastado desta equipa que se manterá coesa e preparada para qualquer eventualidade gastronómica.

Quem já tiver resolvido estar presente, deve inscrever-se o mais breve possível, porque as inscrições de última hora atrapalham a organização do evento.

Para espevitar os regionalismos, não saloios, vamos ver os quadros científicos elaborados pelos melhores especialistas em Estatística:

Distribuição dos inscritos por Regiões

Reparem que a Grande Lisboa tem um avanço enorme em número de inscrições. Então,  Grande Porto? Hipotecam assim os feitos dos vossos antepassados?

E o Centro, Região onde se realiza o Convívio, só tem mais 2 inscrições que o Porto? Que se passa? Quase não gastam combustível, nem pagam portagens para chegarem a Monte Real.

Já agora, afirma-se que foi com imenso prazer que se fez representar nos gráficos uma Região Autónoma, a dos Açores, de onde vêm dois camaradas, o Tomás Carneiro e o Carlos Cordeiro. Atenção,  camaradas insulares, deverão manter-se atentos, porque vai de Matosinhos o Silvério Lobo.



Este quadro,  por percentagens,  é só para impressionar e dar cor ao Poste. Alta tecnologia e matemática muito avançada.


Para não haver dúvidas de que possa haver alguém que julgue já estar inscrito, quando na verdade não está, aqui fica a lista dos 126, actualizada hoje com a entrada do nosso camaradão Jorge Cabral.

Acácio Dias Correia e Maria Antónia - Algés / Oeiras
Agostinho Gaspar e Maria Isabel - Leiria
Alvaro Basto, Fernanda e Rolando - Leça do Balio / Matosinhos
Amadu Djaló - Amadora
Américo Batista - Lisboa
António Baia e Celeste - Amadora
António Graça de Abreu - S. Pedro Estoril / Cascais
António José Pereira da Costa e Isabel - Mem Martins / Sintra
António Manuel S. Rodrigues e Rosa Maria - Oliveira do Bairro
António Marques e Gina - Cascais
António Martins de Matos - Lisboa
António Osório e Ana - Vila Nova de Gaia
António Paiva - Lisboa
António Sampaio e Clara - Leça da Palmeira / Matosinhos
António Santos e Graciela - Loures
Armando Neves Coelho - Lisboa
Arménio Santos - Oeiras

Belarmino Sardinha e Antonieta - Odivelas

Carlos Cordeiro - Ponta Delgada / S. Miguel / Açores
Carlos Marques Santos - Coimbra
Carlos Silva e Germana - Massamá / Sintra
Carlos Vinhal e Dina- Leça da Palmeira / Matosinhos
Casimiro Carvalho e Ana - Maia
Coutinho e Lima - Lisboa

David Guimarães e Lígia - Espinho
Delfim Rodrigues - Coimbra

Eduardo Campos e Manuela - Maia
Eduardo Magalhães Ribeiro e Fernanda - Porto
Eugénia Santiago - Lisboa

Fernando Franco e Margarida - Amadora
Fernando Gouveia - Porto

Henrique Matos - Olhão
Hugo Guerra e Ema - Lisboa
Humberto Reis e Maria Teresa - Alfragide / Amadora
Hélder Valério de Sousa - Lisboa

Jaime Machado e Maria de Fátima - Matosinhos
Joaquim Mexia Alves - Monte Real / Leiria
Joaquim Peixoto e Margarida - Penafiel
Jorge Araújo e Maria João - Almada
Jorge Cabral - Lisboa
Jorge Canhão - Oeiras
Jorge Narciso - Cadaval
Jorge Picado - Ílhavo
Jorge Rosales - Cascais
José Barros Rocha - Penafiel
José Brás - Montemor-o-Novo
José Carmino Azevedo e Maria do Amparo - Vale Frechoso / Vila Flor
José Eduardo Alves e Maria da Conceição - Leça da Palmeira / Matosinhos
José Eduardo Oliveira e Maria Helena - Alcobaça
José Fernando Almeida e Suzel - Óbidos
José M. M. Cancela e Carminda - Boelhe / Penafiel
José Manuel Matos Dinis - Cascais
José Martins e Manuela - Odivelas
José Pedro Neves e Ana Maria - Lisboa
José Zeferino - Loures
João Lourenço - Figueira da Foz
Júlia Neto e Leonor - Queluz / Sintra

Luís Graça e Alice - Alfragide / Amadora
Luís Marcelino e Maria Rosa - Leiria
Luís R. Moreira - Agualva-Cacém / Sintra
Luís Rainha e Dulce - Figueira da Foz

Manuel Amaro - Amadora
Manuel Carmelita e Joaquina - Vila do Conde
Manuel Reis - Aveiro
Manuel Resende e Isaura - Cascais
Manuel Santos e Maria de Fátima - Viseu
Miguel Pessoa e Giselda Pessoa - Lisboa
Mário Fitas e Helena - Estoril / Cascais
Mário Rodrigues Pinto - Barreiro

Raul Albino e Rolina - Vila Nogueira de Azeitão / Setúbal
Ribeiro Agostinho e Elisabete - Leça da Palmeira / Matosinhos
Rui Ferreira - Viseu

Silvério Lobo e Linda - Matosinhos
Simeão Ferreira - Monte Real / Leiria

Tomás Carneiro - Ponta Delgada / S. Miguel / Açores
Torcato Mendonça e Ana de Lourdes - Fundão

Vasco Ferreira e Margarida - Vila Nova de Gaia
Victor Caseiro e Celeste - Leiria
Virgínio Briote e Maria Irene - Lisboa

Camarada, se não estás na lista e queres participar no Convívio, por que esperas?

Ao inscrever-te diz de onde te deslocas e se levares a tua bajuda queremos saber o seu primeiro nome.
Se quiseres conviver até tarde e não ter preocupações com as horas do regresso, podes pernoitar em Monte Real, segundo as opções que se apresentam:

(i) Pensão Santa Rita - Single 35 € / Duplo 50 €

(ii) Palace Hotel - Single 50 / Duplo 60 €

Os camaradas e acompanhantes que ficarem instalados no Palace Hotel, podem trazer os fatos de banho, se souberem nadar, ou os escafandros em caso negativo, pois têm no Hotel à sua disposição uma bela piscina.

Atenção, especialmente, senhoras, também há sessões de SPA que requerem inscrição antecipada.
__________

Nota de CV:

Vd. poste anterior da série de 21 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6205: V Convívio da Tabanca Grande (4): Ponto da situação das inscrições em Abril (A Organização)

Guiné 63/74 - P6515: Agenda Cultura (79): Desenho Humorístico e Caricatura no Centenário da República: A política, a guerra, as colónias... (Luís Graça)


Caricatura de Silva Mongteiro, Os Ridículos, 6 de Março de 1912 (Col Hemeroteca Municipal de Lisboa)





Caricatura de Silva Monteiro, Os Ridiculos, 22 de Janeiro de 1916 (Col Hemeroteca Municipal de Lisboa)
~


Autor e publicação: Não conseguimos identificar  (Col Hemeroteca Municipal de Lisboa).

Fotos da exposição (L.G.)


Exposição > O Jogo da Política Moderna! - Desenho Humorístico e Caricatura na I República
Local > Lisboa, Paços do Concelho, Galeria de Exposições
Data: 3 Mai a 23 Setembro de 2010
Horário: 2ª a 6ª feira: 10h00 / 20h00; Dom:  10h00/18h00
Endereço: Praça do Município
Telefone: 213 236 200

No âmbito do Centenário da República (1910-2010) está patente, em Lisboa nos Paços do Concelho, a mostra O Jogo da Política Moderna!: 

A colecção exibida (da Hemeroteca Municipal de Lisboa) "retrata um conjunto de obras, e tem como objecto uma viagem pelos últimos cem anos da caricatura e desenho humorístico nacional. Evidenciando autores e manifestações satíricas com traços mais rústicos ou mais vanguardistas, com conteúdos sociais e políticos mais ou menos explícitos, é notório o acervo documental municipal em destaque". 




Lisboa > Praça do Comércio > 30 de Maio de 2010 > Esquina do Terreiro do Paço com a Rua do Arsenal > Aqui morreram, em 1 de Fevereiro de 1908, o Rei D. Carlos e o seu herdeiro... Em 5 de Outubro de 1910, era proclamada a República, a escassas dezenas de metros, da varanda dos Paços do Concelho, na Praça do Município. 

Foto: © Luís Graça (2010). Direitos reservados.


Numa época em que ainda não havia a rádio, muito menos a televisão, a imprensa escrita, periódica,  era um poderoso meio de modelação da opinião pública, ainda muito circunscrita às camaradas urbanas alfabetizadas, populares e burguesas. Mais de dois terços dos portugueses eram analfabetos. 

O desenho humorístico e a caricatura foram, em grande parte, um produto do republicanismo na luta político-ideológica contra a Monarquia. Mas também foram, depois do 5 de Outubro de 1910,  uma arma poderosa nas mãos dos críticos dos erros e debilidades do xadrez político do republicanismo.  De tempos a tempos, os caricaturistas e os humoristas esqueciam as suas idiossincrasias, estéticas, ideológicas, políticas, e punham o seu talento ao serviço de causas comuns, como foi o esforço de Portugal na I Grande Guerra, ditada em grande parte pela imperiosa necessidade de defender as "colónias de África", objecto do "apetite imperial" de alemães, ingleses e franceses...

Uma exposição a ver com calma, de preferência num domingo, soalheiro,  de manhã, em que Lisboa resplandece, sem carros,  sem poluição, na Praça do Município e na nova Praça do Comércio... (Nova, de facto; em contrapartida, falta-lhe a vida das esplanadas, há muito prometidas, e a animação de rua)... LG 

Guiné 63/74 - P6514: (Ex)citações (78): Como fui colocado no jornal Voz da Guiné (Benvindo Gonçalves, ex-Fur Mil Trms, CART 6250, Mampatá, 1974)


1. O nosso Camarada Benvindo Gonçalves, ex-Fur Mil TRMS, CART 6250/72, Mampatá, 1974, enviou-nos a seguinte mensagem, com data de 25 de Maio de 2010:

Camaradas,

Em 1974, fui mobilizado em rendição individual, como Furriel de Transmissões, para a Cart 6250, sita em Mampatá, e, hoje, envio-vos alguns dados sobre essa minha breve passagem, por esta Companhia e pelas terras da Guiné.

Com o advento da Revolução de Abril ou dos Cravos, a negociação de Paz e o fim da guerra com as Colónias, começou a desmobilização e o regresso a casa, sendo a Companhia onde estava integrado uma das primeiras a regressar, não me incluindo nesse lote, pois devido à minha situação seria deslocado para outro lado, substituindo colegas mais velhos em permanência.

A Cart 6250 saiu de Mampatá por via marítima, pois, além do pequeno aeródromo de terra batida existente em Aldeia Formosa, esta era a alternativa que nos restava, já que não havia estradas que nos ligassem a Bissau. Essa saída deu-se recorrendo a uma LDG (Lancha de Desembarque Grande), demorando bastante tempo, pois a navegação tinha que ser feita tendo em atenção as marés, pelo que passámos uma noite no caminho dormindo ao luar aguardando a subida da maré para podermos prosseguir a viagem.

Quando chegámos a Bissau, rumámos para o Ilondé, de onde a CART 6250 regressou à Metrópole, tendo-me eu apresentado no Quartel Geral de Adidos para nova colocação.

Não satisfeito com a situação, e com a ajuda e intervenção de alguns amigos um pouco influentes, consegui contornar o problema e fui colocado no jornal “Voz da Guiné”, fazendo o meu tempo de tropa como se na vida civil se estivesse, pois não era obrigatório andar fardado.


Como revisor de redacção, ajudei a proceder à transferência de propriedade do jornal de Portugal para a Guiné, e ainda guardo, como prova de passagem por esse serviço, um exemplar de cada um dos últimos jornais impressos sobre a administração Portuguesa antes e depois da independência.

Igualmente guardo com muito carinho, um outro exemplar do jornal com o nome de “LIBERTAÇÃO“, já impresso sobre o controlo do PAIGC, no pós Independência da Guiné-Bissau, aí sim, já mesmo o chamado “ORGÃO INFORMATIVO DO P.A.I.G.C.”, reflectindo para a sociedade e a população em geral, os pensamentos, ideias, ideais e reflexões sobre a guerra da Independência nas ex-colónias e noutros países de pensamento e cariz político nitidamente na linha dita comunista.
Neste exemplar, e visando mesmo a influência da opinião pública, houve a transcrição do Testamento Político de Amílcar Cabral como fundador do Partido e a divulgação da Constituição Política da Guiné-Bissau, sendo o seu conteúdo meramente político-partidário.




Foi um processo pacífico de transferência de papelada, fotografias, máquinas e demais material ligado à impressão do jornal, incluindo as instalações e veículos, culminando assim de forma ordeira, sem contestações, nem provocações, a nossa presença naquele serviço.

Procurámos sempre manter-nos fiéis a uma linha de conduta e orientação programada e fiscalizada pelo seu director, pessoa afável, educada e de bom trato sempre pronto a ajudar e nada militarizado, mesmo anti-regime.

Acaso do destino, esse Director era um dos capitães de Abril, conhecido como capitão Duran Clemente, que veio a protagonizar mais tarde a voz da revolta na tomada da Televisão em Portugal quando do 25 de Novembro de 1974.

Com a sua ajuda, terminei a minha curta passagem por terras da Guiné, tendo regressado a Lisboa por via aérea na noite do famigerado 28 de Setembro de 1974.

Grande Abraço,
Benvindo Gonçalves
Fur Mil Trms,
CART 6250 (1974)
____________

Nota de M.R.:

Guiné 63/74 - P6513: Controvérsias (83): Urnas de chumbo, trocas e baldrocas, e o caso do António Jalibá Olivares Gomes, oficial dos Comandos Africanos, com duas campas (Nelson Herbert)

1. Mensagem de Nelson Herbert:

 Data: 1 de Junho de 2010 14:13
Assunto: As Urnas de Chumbo


Em caso do corpo ser levado pelo IN (houve casos), ou o militar ser feito prisioneiro, creio que se usava a expressão 'retido pelo IN' (*)...

Relativamente a esta "passagem" do poste,  recordo perfeitamente que sobre Jaliba Gomes, já aqui referenciado como tendo sido feito prisioneiro pelo PAIGC, no decorrer da Operacao Gema Opalina na região de Cobiana em Setembro de 1973 e que entretanto viria a falecer no período imediato à independência da Guiné, num incêndio envolvendo o seu taxi e um bidão-depósito de gasolina, era versão corrente a existência de duas campas daquele oficial dos comandos: uma no talhão militar e uma segunda, a do seu "verdadeiro" funeral, no talhão civil. 


A "estória" ficou conhecida na altura em Bissau, pela originalidade do mesmo (dizia-se) ter inclusive tido a oportunidade, com a entrada do PAIGC em Bissau, de visitar a sua própria sepultura no talhão militar.

Por conseguinte, a se confirmar esta versão dos factos, duas questões se impõem: terá o tenente Jaliba Gomes,entretanto feito prisioneiro pelo PAIGC, tal como descreve Amadu Bailo Djaló, no seu livro, sido alvo da simulação de um funeral, com direito a sepultura no talhão militar do Cemitério Municipal de Bissau ? E mais, que intuitos teriam movido a uma tal encenação ?

Sobre esta segunda indagação, assim em, surdina, alegava-se que entre a assumpção da passagem daquele tenente dos comandos para a "trincheira" inimiga , com todo o seu eventual cortejo de impactos a nível do moral dos seus companheiros de armas, era pois preferível uma segunda opção: neste caso a encenação de um funeral !

Será ?

Nelson Herbert
USA
_________________

Notas de L.G.:


(*) Vd. poste de 1 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6509: Controvérsias (81): As urnas de chumbo: "Os restos mortais do José António jazem finalmente na sua Terra Natal" (Alvorada, Lourinhã, 23/5/1965) (Luís Graça)


(**) Vd. poste de 13 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6382: (Ex)citações (56): Djaló, o teu irmão Braima morreu (Do Comandante do BCAÇ 3883, para o Alf Comando Graduado Amadu Djaló, em 25 de Setembro de 1973)




(...) Segundo nota do editor (Virgínio Briote) (p. 265), o irmão do Amadu morreu no decurso da Op Gema Opalina, na região de Cobiana (24 a 27 de Setembro de 1973). 

Um dos agrupamentos, com 40 homens, depois de helitransportado para a zona, caiu numa forte emboscada montada da mata para o tarrafo. As NT sofreram 3 mortos (Fur Quintino Rodrigues e Sold Lama Djaló e Sold Braima Djaló, irmão do Amadu) e 7 desaparecidos (Ten Jalibá Gomes, 1º Cabo Albino Tuna e Sold Ali Jamanca, Braima Turé, Vicente Djata, Demba Só e Eusébio Fodé Bamba). 

Destes desaparecidos soube-se, dias depois, que 4 tinham sido aprisionados pelo PAIGC, incluindo o Ten Jalibá Gomes que foi levado para Conacri, passando a partir de então a colaborar com o PAIGC até à independência. O Sold Braima Turé conseguiu evadir-se, tendo-se apresentado em Bigene em 11 de Outubro de 1973.

Com os vencimentos atrasados que o Exército lhe pagou, o Jaliba Gomes (***) comprou depois um táxi. Morreu em Bissau, de acidente com o táxi, que se incendiou:  foi vítima de graves queimaduras quando, ao transportar um jericã com gasolina, passava ao lado de um fogareiro.

(***) De acordo com a lista de Condecorações Atribuídas por Feitos em Campanha, Guiné, 1963-1974, publicada no sítio Guerra do Ultramar: Angola, Guiné, Moçambique, criada e mantida pelo nosso camarada António Pires, o António Jalibá Olivares Gomes, tenente graduado Inf, Comando, 3ª C / BCA, por feitos em campanha, em 3 de Maio de 1973, tinha recebido  a Cruz de Guerra  de 3ª Classe, atribuída em OE/18/IIª/73, tomo VII, p. 365. Tinha sido também  condecorado em 1971, como Alferes Comando Graduado...

Guiné 63/74 - P6512: A viagem de Tangomau, o meu próximo romance (II) (Mário Beja Santos)

1. Segunda parte da apresentação do próximo romance de Mário Beja Santos (ex-Alf Mil At Inf, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), A Viagem de Tangomau:


A recepção no convento: passei a ser soldado recruta

O edifício, para se equilibrar, tem portas descomunais, aliás tudo emerge em desmesura, de qualquer ângulo que se aviste, tal o peso dos votos do rei magnânimo. Como se tivéssemos a inteligência das formigas, progredimos em fila para uma porta referenciada, mesmo à direita da escadaria que conduz ao templo. Havia a recordação, muito mais de 40 anos depois, que aquela porta abria para outra porta, também pintada de vermelho escuro, onde os esperava a praxe do comité de recepção. Aliás, tanto quanto ele se recordava, havia um claustro e até uma fonte cristalina, também mesmo ali perto funcionavam serviços públicos, a Câmara Municipal, as conservatórias, coisas assim. Essa recordação parecia-lhe tão decisiva que mais tarde, para deter com alguma precisão o particular e o geral, voltara ao convento, fizera-se convidado da Escola Prática de Infantaria, alegando razões de verosimilhança com tudo o que os cinco sentidos tinham captado. Na visita, o que estava difuso naturalmente ficou mais iluminado, até a lembrança dos sons pelos corredores com nomes alusivos à I Guerra Mundial, o cheiro dos materiais de limpeza nas arrecadações, as portas ao fundo, a ligar com a parada, para o ritual do princípio da instrução, em cada manhã da semana útil.

Quando lá esteve de visita, em Fevereiro de 2010, ainda trazia bem viva a lembrança daquele entardecer em que um senhor que lhe gritou: “Trate-me por nosso cabo!” e lhe disse com a malícia mal contida: “A menina vem com os caracóis muito grandes, isto aqui é uma casa de homens, aqui aprende-se a ser militar, ser militar é ter o cabelo aparado, a barba bem-feita, a farda irrepreensivelmente arranjada, a bota a brilhar. Vá já ali ao barbeiro, à tosquia. O recém-chegado aguentou o embate, resignou-se e foi cortar o resto do cabelo que lhe restava. E depois seguiu para a arrecadação, para receber o fardamento, mais outra peças, como uma arma. Uma voz dominadora, quando sairam todos da arrecadação com um capacete, um capote, uma Mauser com baioneta, fardas, botas e umas coisas que alguém chamou “arreios”, bradou: “Não perca tempo, não questionem, sigam por aquele corredor à direita!”. O Tangomau olhou à direita e à esquerda, era um corredor enorme, nunca mais o esquecerá, aqui vai desenvolver-se o umbigo da sua guerra: é o corredor La Couture.


Ainda hoje me sinto impressionado com esta extensão, a natureza do lajedo, a quase autonomia que as instalações davam a cada uma das companhias de instruendos. Ao fundo, a porta para a parada. Quando aqui voltei, em Fevereiro deste ano, contive a custo a emoção mas não cedi à curiosidade, queria ir às arrecadações, ao refeitório, em ambas as direcções havia o insólito das militares nos baterem a pala... era impensável imaginar-se mulheres naquele convento, dos anos 60.

Esmagado pela carga, segue docilmente outros que procuram a caserna que dá pelo nome de “a capela”. A subida não é fácil, são vários lanços de escadas, caem sacos, capacetes, desprendem-se capotes. Ouve-se o murmúrio da água, escorre em bica, alguém diz que é uma cisterna. Uma voz à frente exclama: “Olha, isto deve ter sido mesmo uma capela, tem altar e tudo!”. É neste instante que se ouve um carrilhão, parece uma saudação de boas vindas para tanta gente deslumbrada, surpresa. Cada um experimenta as fardas, as botas, faz as camas, assenhoreia-se do espaço, ouvem-se brados, pragas, interjeições de vária ordem: “Porra, que grandes cagadeiras, tudo de porta aberta!”, “Pedi botas 43, estas não me servem”, “Olha, as calças são enormes, é para levar a uma costureira, o que é que se deve fazer, será melhor trocar? Fazem-se camas, há gritaria pelos beliches, soam estrondos de armários a abrir e a fechar, estalos de loquetes, há quem suba e desça a pretexto de substituições, volta-se àquela arrecadação que alguém disse que corresponde à companhia (já explicaram que uma companhia tem quatro pelotões e cada pelotão cerca de trinta cadetes).

Um ingénuo perguntou se havia um plano do convento, um outro cabo quarteleiro olhou furioso, respondeu pedagógico e até sereno: “Isto não é turismo, estes lugares metem-se na cabeça, terá tempo de saber onde é o jardim do Cerco, a porta de armas, o salão Nuno Álvares, o jardim do Buxo, a capela dos Sete Altares, para já fixe o nome La Couture, olhe para o chão, são estas lajes brancas e pretas, a saída é sempre para a parada, é ali que começa e acaba o dia da instrução, com tempo habitua-se a tudo, a saber onde está o bar, os refeitórios, a sala Elíptica, depois descobre as correspondências entre o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto pisos, quando se perder grita ou olha para as paredes, veja os nomes La Lys, Bussaco, Marracuene, Coollela, Chaimite, mais acima Ferme de Bois, Fauquissart, Neuve Chapelle, para já assine o recibo como vai receber um pré de um escudo e noventa centavos, que lhe entregaram lençóis, fronha e duas mantas, despache-se, a sua companhia daqui a um bocado vai formar, dali seguem para o jantar, hoje jantam naquele refeitório lá ao fundo, amanhã têm tempo de aprender mais, vão conhecer as divisas, a saber o nome do nosso comandante da unidade, em que pelotão vai ficar, esteja atento a tudo, se cometer faltas apanha logo detenção, tiram-lhe o fim-de-semana ou as saídas ao fim da tarde”.

O Tangomau capta cheiros que conservou até hoje: a humidade, manifesta nas bolhas e nas chagas do salitre, no negrume das paredes, no cheiro da eternidade de tanta água infiltrada; as massas lubrificantes na arrecadação, odores insubstituíveis, indubitáveis, que vão ficar ligados aos panos de lona, à limpeza da Mauser com um escovilhão e uns óleos estranhos, matéria ensebada; os do corpo, ao levantar e ao deitar, a camarata é enorme, mais enorme será quando, pela madrugada entrar um corneteiro a anunciar uma saída inusitada, a voz de um alferes em grande clamor exigindo “A pé, têm dez minutos para formar no corredor!”, são os odores de quem se levanta e vai aos sanitários a correr; a graxa, aquela película viscosa que ilustra a bota, lhe dá um tom envernizado, de azeviche esmaltado, sempre de curta duração, a bota engraxa-se ao fim do dia de instrução e para o início de fim-de-semana, obrigatoriamente, tão imperativamente quanto o corte de cabelo, a barba feita mesmo com lenhos ensanguentados, mesmo a dormir em pé, a remoer palavrões; o pesadelo dos refeitórios, são os odores indirectos das cozinhas onde se prepara o rancho, as mesas onde seguramente comeram frades, em tempos joaninos, a mistura de café, as fatias de pão e a marmelada, os odores do amanhecer, um pouco antes do início da instrução; o pó da História, circula ou prende-se às janelas, às lamparinas e lampiões, aos tectos monumentais, são odores que dão que pensar, dizem que há subterrâneos, com a Primavera rescende o jardim do Buxo, há plátanos por toda a parte, isto ainda não é nada, quando os soldados cadetes se familiarizarem com o jardim da Alameda, com a abertura do portão Norte, seguirem para o Pinhal da Vela, passarem pela agro-pecuária e chegarem ao Forte Juncal, de onde se desfruta uma vista soberba, seguindo daqui para uma carreira de tiro, ou até ao portão da Murgeira, ou mesmo ao Vale Escuro, teremos os cheiros da natureza, estes cheiros parecem convergir para aquele Jardim do Cerco, quando se está a preencher o teste, decisivo para obter um fim-de-semana.

Estamos a ir depressa demais, estes cheiros são uma camada cultural, sedimentada numa recruta e numa especialidade, fazem parte da floração dos cinco sentidos, impregnados, sem remissão, o que importa agora, e o Tangomau não esquece, é que o refeitório onde jantou pela primeira vez no convento é um espaço amplo, um género de arrecadação exterior, muito próximo de garagens de viaturas, dar-lhe-ão uma sopa de manga de capote olorosa e altamente comestível, a seguir apareceram umas sardas a nadar em banhos de fritura como se trouxessem restos de carvão, e batatas cozidas, apetecíveis, por sinal. Por razões do pudor, aceitou não trazer nada da caserna para comer à mesa. A sopa soube-lhe bem, o casqueiro era saboroso, recusou a sarda, esmagou as batatas, souberam-lhe bem logo à primeira garfada. Só que nada era singelo, linear, naquela refeição de estreia conventual. Como em todas as refeições há sempre um vigilante, pois teme-se pela indisciplina ou pelo motim, que nestas coisas da tropa dá pelo nome de levantamento de rancho, uma suprema blasfémia. É nisto, comia o Tangomau placidamente as batatas esmagadas, sonhando já com um pedacinho de proteína lá no armário, de fumeiro ou em lata de conserva, quando se aproximou o oficial vigilante: “O nosso cadete não tirou sarda, tem de comer, isto não é casa para gente caprichosa, aqui a gente da tropa come de tudo e não refila. Ó nosso soldado, traga cá a bandeja, ponha dois pedaços de sarda no prato do nosso cadete, regue as batatas com óleo!” O nosso cadete ainda olhou súplice para o nosso soldado em funções de criado de mesa, este dispunha do seu poder soberano que era ver o nosso cadete massacrado, de antemão agoniado, espetou-lhe com duas metades de sarda no prato, ambas com a cabeça calcinada, e ter-lhe-á dito ao ouvido: “O nosso cadete coma tudo, só deixe as espinhas, o nosso tenente se ficar zangado participa de si, adeus ao fim-de-semana!”. E comeu tudo, com o estômago revoltado, até foi ao bar dos cadetes emborcar um bagaço (aguardente 1920), coisa rara, hábito perdido de quem tinha andado dois anos a tratar de uma úlcera gastroduodenal, seguiram-se deambulações vadias com gente lá da caserna, tudo inquieto com a novidade, os tais odores, o feitiço da disciplina, da ordem unida, o mundo novo de um convento com gente exclusivamente fardada, toques de cornetim a mandar recolher, a vozearia impenitente das ordens, o ressoar das botas pelos corredores, tudo parecia uma agitação de almas penadas.


Um dos nossos refeitórios. Ninguém se sentava sem autorização superior, o mesmo para sair, depois das refeições. Comia-se melhor no convento que na Tapada ou nas marchas. Aqui, do que guardo mais saudade é das sopas. O meu ódio de estimação era a comida na carreira de tiro, nunca mais voltei a ver um arroz nauseabundo com patas de e as cabeças com as cristas, bicos e olhos. Julguei então que a instituição militar tinha atingido o grau zero da depravação gastronómica.


Nem o Tangomau sonha como todo este barroco medonho se irá tornar natural no seu quotidiano. Décadas mais tarde, é muito fácil rememorar e até sonhar que a gente se ajeita a tudo, nesta vida. Alguns farrapos desses locais aparecem como em fotografia. O jardim da Alameda, por onde começa o fim-de-semana, por aqui também se entra quando se regressa ao domingo à noite, ou depois do passeio à tarde. Tem plátanos lindíssimos, desconformes com a paisagem militar que se vive lá dentro. O jardim da Alameda situa-se na ala Sul, é o mundo de Nuno Álvares, o patrono da Infantaria: ali fala-se em Valverde, Atoleiros e Aljubarrota, imprevistamente menciona-se Ceuta. Não haverá soldado cadete que ignore ser aqui o território do oficial de dia e do sargento da guarda. É uma entrada carregada de símbolos, placas comemorativas, quem não tem orgulho em ser infante aqui o descobre, estão aqui referentes para esse novo estado de alma. Mais adiante temos o salão Nuno Álvares, a escada La Lys, majestosa para quem gosta do classicismo, feito da imponência de alturas. A estátua de D. Nuno Álvares Pereira vigia quem por ali passa. Não foi por aqui, repete-se, que entrou o Tangomau, este entardecer; foi pela fachada principal, hoje tudo mudou, até lá instalaram um museu, um posto de turismo. As mudanças são muitas, passados estes anos todos. Aquela arrecadação que era o centro nervoso da logística, desde o fuzil alemão ao pano de tenda, transformou-se numa arrecadação de transmissões, por toda a parte há mulheres fardadas a fazer continência, quando o Tangomau se lembra do caminho para a capela, o seu acompanhante, em 2010, logo previne que lá para cima, no espaço das casernas, o visitante sentirá um choque, logo a seguir ao que era a enfermaria dos feridos graves, depois de se passar pela sala de ensaios da banda de música. É neste tropel de recordações que se corre o risco de perder o fio à meada. Retornemos onde se estava, depois do bagaço para esquecer duas sardas de vómito. Para se saber da boa saúde do Tangomau, certifica-se que se despiu numa caserna aos berros, entre arrotos e peidos. Com uma toalha no braço, levou pasta e escova de dentes até uma inacreditável casa de banho, depois das abluções e demais higiene se deitou, confiou-se a Deus e teve um sono de pedra. A manhã sim, essa foi inacreditável, todo aquele maralhal aos palavrões, seguiu-se o frenesim das lavagens matinais, a correria para o pequeno-almoço, alguém gritou: “Sentido, firme, podem sentar!”, o pão era apetecível, tudo limpo mesmo com os odores intensos a vacaria, oriundos da cozinha. Subiram-se a correr as escadas, alguém avisou que aquele primeiro dia era muito administrativo, apaziguado. Aliás, este maralhal já sabia da sua sina quando formados no refeitório, no corredor La Couture: pertenciam à 5ª companhia.

Os recrutas ou cadetes formaram à ordem de alguém a quem se ouviu chamar “o nosso furriel” que por sua vez apresentou aquele grupo vestido de um verde intenso, a cheirar a novo imaculado, a alguém a que chamaram “meu capitão” (e pediram licença, ao apresentar a formatura), secundado por outros que, veio-se a saber, eram dois tenentes e dois alferes, a imporem-se pelo olhar de quem sabe que vai mandar sem ser contestado. E em marcha semi-ordeira, o contingente partiu para a parada, saiu pelo portão Norte, assentou no tal jardim tão importante para as suas vidas, quem fazia os testes nas manhãs de sábado e tinha positiva partia para fim-de-semana. Alguém informou: “Ali é o portão do CMEFD, faz-se ali equitação, iremos fazer instrução por aquela porta à direita, já me disse um meu irmão que temos uma linha de plátanos e castanheiros, ali é o nosso caminho para muita ginástica e dar tiros”.

Aqui a memória é difusa, falava-se de horários, de semanas de instrução, de responsabilidades na manutenção do equipamento, esvoaçavam recomendações sobre a muita prudência no relacionamento com os instrutores e a exaltação dos primores da disciplina; exibiram-se quadros para se saber diferenciar, mesmo nesse dia, o que difere, em cima dos ombros, entre ser soldado, cabo, furriel, segundo e primeiro-sargento, depois aspirante, alferes, capitão até chegar a coronel, quem comandava aquela escola era alguém naquele posto, indispensável será conhecê-lo desde este preciso instante. Falou-se pois de horários, de alguma substância da instrução, suavemente se chegou aos porquês da guerra em que, com muita probabilidade, quase todos os cadetes iriam ser envolvidos. Tal como estava noticiado, grupos terroristas, gente a soldo de interesses vermelhos, tinham invadido parcelas de Portugal, trucidado gente, aniquilado bens, dificultando as comunicações e os transportes., em diferentes locais remotos, para lá do oceano. Os cadetes iriam ser instruídos para agirem como contra-guerrilheiros, repor a ordem, reordenar as populações, fazer desfraldar a bandeira das quinas. Havia muito a saber, e convinha desde já pôr a conversa em dia sobre o jogo diabólico que nos estava reservado, na Guiné, em Angola ou em Moçambique: emboscadas, minas, flagelações. Devíamos sair dali preparados para combater em clima tórrido um inimigo por vezes muito bem equipado, intoxicado com ideias do demónio, mente sã em corpo são, era uma frase muito antiga com aplicação contemporânea ao que o futuro reservava a todo aquele que recebesse a bênção de ser infante, artilheiro, cavaleiro, mesmo fuzileiro, pára-quedista, comando ou pouco menos, das minas e armadilhas até amanuense. Instrução para o corpo: ginástica apurada para os patrulhamentos e operações; caminhadas de imitação às realidades da guerra para se perceber que é muito pior dentro da floresta galeria ou a atravessar os pântanos; endurecimento e conhecimento, montar e desmontar armas, não ter medo das alturas, caminhar de dia e de noite, com sol abrasador ou chuva, instrução não faltaria; aprender pois a táctica e ganhar aos poucos noções sobre a realidade da guerra, o papel das forças armadas, a diferença entre um regimento e um batalhão, etc., havia até um livro chamado “Manuel do Oficial Miliciano” que seria divulgado para se aprenderem coisas importantes. Por exemplo, a infantaria é a arma mais poderosa das forças terrestres, é essencialmente a arma do combate próximo, todas as outras armas deverão actuar em seu proveito; a artilharia é a arma que actua principalmente pelo fogo, havendo a considerar a artilharia de campanha, a artilharia anti-aérea e a artilharia de costa, certamente os cadetes iriam ouvir falar em obuses e morteiros, armas prendadas para afugentar terroristas; a cavalaria é a arma da rapidez, usa pelotões de reconhecimento, carros de combate e até canhões anti-carro; a engenharia é essencialmente a arma do trabalho especializado, tem sapadores, peritos em comunicações e até reabastecimentos; no extremo, os serviços, gente dos transportes, dos serviços gerais ou de manutenção, serviços tão diversos como o correio, a justiça militar, a cartografia, a contabilidade e pagadoria, até a assistência religiosa. Acima de toda esta gente, os comandos, é sempre necessário que haja alguém que superiormente conceba, prepare e conduza a acção. Que todos se habituassem a saber que quem comanda tem uma equipa auxiliar, o Estado Maior.

Pelo meio de toda esta longa e acutilante peroração, os nossos cadetes almoçaram num refeitório vasto, de tecto abobadado, muito lá no alto, comeram em mesas de mármore, tiveram direito a uma sopa adubada com feijão e macarronete, com olhinhos de gordura, uns bifinhos espalmados com arroz de cenoura e depois uma fruta da época, havia jarros de água e até um vinho de mesa, lotado corrente, relativamente tragável, dava um copinho para cada um. Repasto excessivo, havia gente a dormitar, encostada ao cano da arma, alheia a informações tão importantes e à notícia que muitas outras se seguiriam, sobretudo sobre táctica, não se pode ser oficial sem se saber o que é a ofensiva e a defensiva, o princípio de manobra, como se usam as transmissões, como se marcha para o contacto, o que é a manobra para o ataque, até a retirada. Porque a táctica é uma das chaves mestras da guerra, como é evidente não se iria combater numa guerra convencional, em África era tudo diferente, dada a natureza do inimigo, acantonado no mato como bichos, a natureza do relevo, toda essa história da guerrilha, que devia pôr os cadetes a reflectir sobre colunas, nomadizações, vida dentro dos quartéis no ventre da floresta.

É a única fotografia que possuo de ambiente de caserna. Lamento ter esquecido os nomes dos dois camaradas à esquerda e à direita. Foi tirada no beliche de cima da nossa caserna conhecida por “a capela”. Uns preparavam-se para sair, alguém mostra a meia rota, eu e o Paulo estamos em farda de trabalho, havia que estudar as matérias da táctica, que eu odiava, tanto como desmanchar a arma e limpar a Mauser.

Não parece mas esta fotografia tirada pelo Ruy Cinatti mostra uma paisagem perto da Ericeira. Logo a seguir, fomos tomar uma banhoca, penso que foi na Praia dos Pescadores, era uma tarde magnífica de Junho, em 1967. Tudo acabou com peixinho frito na vila da Ericeira. A seguir, fomos depositados no convento, a instrução prosseguia, implacavelmente.

O instrutor, um homem de estatura meã, de olhos azuis metalizados, ergueu o dedo indicador da mão direita e apontou: “Contem com muita preparação, contem com o meu entusiasmo, logo de manhã, e muitas vezes ao anoitecer, porque nos serão reservadas marchas nocturnas, sairemos aqui pelo portão Norte, não se esqueçam que esta é a casa da infantaria, aqui a nossa divisa é “saber fazer”, estamos cercados do que há de melhor da história de Portugal, os vossos corpos serão preparados nos crosses que faremos até à Ericeira, nos exercícios no Alto da Vela, ao pé do pinhal do mesmo nome, ireis aprender a técnica individual de combate, a tapada é o vosso espaço de instrução, teremos aqui carreiras de tiro, o Vale Escuro, há um campo de lançamento de granadas, ireis receber aulas de táctica lá para os 4 Caminhos, aprendereis a bivacar; saireis daqui atléticos e com saudades da Aldeia dos Macacos, da Lagoa do Meio, do Muro das Osgas e do Pórtico. Hoje aprenderam muito. Amanhã ganhareis confiança nas vossas capacidades, no brio, na disciplina, sereis dóceis à voz do comando. Vamos regressar, engraxar as botas, mudar de farda, conhecer Mafra.”

Um dia combinei com o Ruy Cinatti que ele viria com a minha mãe para jantarmos na Ericeira. Ele trouxe-me os “Sete Septetos”, escreveu “Exemplar nº 2”, milagrosamente não foi para a Guiné. Veio munido da sua Hasselblad, era uma máquina espantosa, tenho tirado com esta máquina uma fotografia do régulo de Baucau, que vou quase todos os dias espreitar. A minha mãe era muito brincalhona e estava muito feliz. Fizemos um número para a câmara de dois VIP que queríamos passar incógnitos. O Paulo, padrinho de baptismo da Joana, também foi connosco. Que tarde inesquecível!
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Nota de CV:

Vd. poste anterior de 31 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6504: A viagem de Tangomau, o meu próximo romance (I) (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P6511: Álbum fotográfico de Jorge Rosales, ex-Alf Mil da 1.ª CCAÇ, Porto Gole, 1964/66 - II (Jorge Rosales)

1. Continuação da apresentação do Álbum fotográfico do nosso camarada Jorge Rosales*, ex-Alf Mil da 1.ª CCAÇ, Porto Gole, 1964/66.

Foto 7 > Em Bissau, Novembro de 1965. A foto foi tirada pelo infeliz Maldonado.

Foto 8 > Em Bissau, Novembro de 1965, com o Alf Mil Maldonado, meu camarada desde Mafra e meu substitulo em Porto Gole. O Maldonado faleceu em Marçio de 1966, em consequência do rebentamento de uma morteirada IN que o atingiu em cheio, no aquartelamento de Porto Gole.

Foto 9 > Janeiro de 1966 > Junto ao famoso Hotel Bolama

Foto 10 > Maio de 1966 > Na viagem de Bissau para Bolama pescava-se bom peixe.

Foto 11 > O pelotão de recrutas africanos em Bolama, em Junho de 1966.

Foto 12 > Julho de 1966 > Ilha das Cobras
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Nota de CV:

Vd. poste anterior de 30 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6501: Álbum fotográfico de Jorge Rosales, ex-Alf Mil da 1.ª CCAÇ, Porto Gole, 1964/66 - I (Jorge Rosales)

Guiné 63/74 - P6510: Controvérsias (82): A (im)preparação dos oficiais milicianos na guerra subversiva (Luís Dias, ex-Alf Mil, CCAÇ 3491, Dulombi, 1971/74)


Guiné > Zona Leste > Galomaro > Dulombi > CCAÇ 3491 (1971/74) > O Alf Mil Luís Dias, empunhando
a famosa AK 47 (ou Kalash).

Foto:  Cortesia de Luís Dias (2010).  Fonte: Blogue Histórias da Guiné 71/74 - A CCAÇ 3491, Dulombi

1. Comentário do Luís Dias ao Poste P 6488:


Caro Mário Pinto

Ainda tenho os célebres manuais militares que nos eram fornecidos para estudo: Manual do Oficial Miliciano-Parte Geral , 1º e 2º Volumes, e o "famoso" O Exército na Guerra Subversiva, Operações contra Bandos Armados e Guerrilhas. 

No entanto e de facto o que nos acontecia era um aprender rapidamente que tudo aquilo que nos ensinavam, com certeza de boa fé, não servia no teatro de guerra em que nos envolveram.

No primeiro contacto com o IN, em que 2 Gr Comb da minha companhia, por mim comandados, se viram debaixo de fogo intenso, ao cair da noite, no dia a seguir à partida dos velhinhos, eu vi de imediato os erros que tinha cometido, por não saber estar/abordar uma zona de mato cerrado, em formação deficiente, com grandes dificuldades de ripostar com morteiros, LGF e Dilagramas, numa primeira fase e que só nos correu a contento devido a uma grande dose de sorte e a um soldado africano, muito experiente (ex-guerrilheiro, que conseguiu sair da zona cerrada, obter uma clareira e com o morteiro 60 colocado à barriga - parece incrível mas foi verdade - lançou duas ou três granadas que atingiram os guerrilheiros pondo-os em retirada.

Foi ainda importante que o IN foi detectado primeiramente por 2 elementos nossos, tendo um deles aberto fogo de HK21 sobre um guerrilheiro, o que desencadeou a emboscada que estava a ser montada.

Esta primeira acção, aliada a outras que encontrei no início da comissão, levaram-me também a tomar outras opções tácticas, mais de acordo com o que estávamos a enfrentar no terreno.

No armamento também deixámos a bazuca em casa, só a levando em colunas (também chegámos a usar um RPG2 apreeendido). Largámos as granadas defensivas, ficando unicamente com as granadas ofensivas. Aumentámos os elementos com dilagramas e também usávamos 2 HK 21. Em determinadas zonas mais cerradas o homem da frente levava uma caçadeira calibre 12 com zagalotes. Recorremos a armas do IN para efectuar fogo contra os mesmos (Kalash AK-47 e PPSH 41).

É como tu dizes, tivemos de efectuar uma revolução do que aprenderamos na metrópole.

Um abraço

Luís Dias

Guiné 63/74 - P6509: Controvérsias (81): As urnas de chumbo: "Os restos mortais do José António jazem finalmente na sua Terra Natal" (Alvorada, Lourinhã, 23/5/1965) (Luís Graça)



Notícia, que eu próprio elaborei (tinha 18 anos...) sobre a morte e o funeral do Sold Apont Morteiro José António Canoa Nogueira. E que vem a propósito das "urnas de cumbo com pedras e areia" (*)

Alvorada. (Lourinhã). 23 de Maio de 1965

Os restos mortais do José António jazem finalmente na sua Terra Natal.

Depois de transportados da Guiné para a Metrópole a expensas dos seus companheiros de campanha que lhe votavam particular estima e amizade, os restos mortais do soldado José António Canoa Nogueira repousam finalmente no cemitério da sua terra natal.

O funeral, realizado no segundo domingo do corrente, constituiu uma homenagem pública à memória daquele de cuja presença e convívio a morte irremediavelmente nos separou, e um testemunho de apreço pelo sacrifício da sua vida. Nele se incorporaram, além da multidão anónima e inumerável, o sr. Presidente do Conselho, outras autoridades civis e militares e os Bombeiros Voluntários.

À chegada do auto-fúnebre militar, com a urna, os clarins dos Soldados da Paz tocaram a silêncio. E o préstito atravessou a Vila, sob uma impressionante atmosfera de recolhimento e dor.

Antes da urna ser depositada no jazigo, os Bombeiros tocaram a continência, num último adeus e derradeiro tributo de homenagem ao Soldado e Jovem Lourinhanense.



O jornal publicava também, a seguir à notícia, uma carta, datada de 10 de Janeiro, endereçada ao  director, e que fazia parte do  espólio do malogrado José António  (o jornal não chegara a recebê-la, fora-me entregue pelo seu pai).

Em comentário introdutório dizia-se que a carta se revelava “a alma simples e transparente do José António, e da sua sensibilidade fina, delicada, capaz de descobrir motivos de beleza numa bandeira que flutua perdida no mato ou numa improvisada e fraterna refeição de campanha. Tinha razão o filósofo e ensaísta brasileiro Tristão de Ataíde quando disse: 'No fundo de cada homem dorme um poeta desconhecido'.

E acrescentava-se:

"Por ser , pois, a última ou uma das últimas cartas que escreveu para a Metrópole, e um apontamento breve mas sugestivo de expedicionário, aqui a publicamos"- acrescentava a notícia do jornal da terra.

Foto: © Luís Graça (2005). Direittos reservados


1. José António Canoa Nogueira, o primeiro combatente da guerra do ultramar, natural da Lourinhã, a morrer na Guiné. Em 23 de Janeiro de 1965.  Ia eu  fazer os meus dezoito anos e, por isso, já tinha dado (ou ia dar) o nome para as sortes.

A pacata vilória (naquele tempo)  do oeste estremenho foi sacudida pela notícia da morte do Nogueira.  Claro que ninguém soube  exactamente onde nem em que circunstâncias. Sabia-se apenas que tinha sido algures na Guiné. As Forças Armadas não davam explicações dessas. Um telegrama, seco e brutal, chegava normalmente a casa do pai e/ou mãe, uns dias depois, anunciando a funesta notícia: “As Forças Armadas cumprem o doloroso dever de o(a) informar que o seu filho morreu no campo da honra, servindo a Pátria”. Imagino que o teor do telegrama fosse esse...

Sei (ou melhor, vim a saber através da Internet, através da página sobre a Guerra do Ultramar, do nosso camarada António Pires) que o soldado Nogueira era apontador de morteiro, tinha o nº  2955/63, pertencia ao Pel Mort 942 / BCAÇ 619,  morreu em em combate. Sei também, por uma carta que publiquei a título póstumo, que ele estava em Ganjolá, Catió, SPM 2058.

O funeral do Nogueira,  quatro meses depois (em Maio de 1965), foi uma impressionante manifestação de dor. Lembro-me da urna, selada, em chumbo. Dos soldados fardados e aprumados, vindos de Mafra, da Escola Prática de Infantaria. Da salva de tiros. Do luto carregado. Da emoção no ar. De uma família destroçada. De uma comunidade comovida. Dos boatos: "Se calhar o caixão vem é cheio de pedras". Da estupefacção e do medo dos mancebos que estavam na lista para a tropa, como eu. Lembro-me sobretudo do silêncio do cemitério. Do calor,  abrasador, do dia.

Nasci e vivi os meus primeiros anos, a 100 metros de um cemitério. Era incapaz de lá passar à noite quando puto. A paz do cemitério num país em guerra... a milhares de quilómetros das portas de cada um de nós.

O Nogueira era meu primo, embora em 3º grau. Não tínhamos grande convívio, mas os nossos pais (o pai dele e a minha mãe) eram primos direitos. As nossas avós maternas eram irmãs. Todavia, a sua morte tocou-me. A morte aproxima sempre os grupos, as famílias. Fiz-lhe uma singela (e creio que sentida) homenagem no jornal da terra, com direito a caixa alta.  O seu pai nunca mais foi o mesmo. Passou a ser, doravante, um homem destroçado. Tinha uma irmã, líndissima, a Esmeralda, de olhos cor de esmeralda, que acabou por emigrar para o Canadá, se não me engano.

Na altura eu ainda era o chefe de redacção e o repórter principal do quinzenário regionalista "Alvorada".   Um facto, desconhecido e insólito para mim, mas ao tempo revelador da grande solidariedade entre os camaradas de guerra: na época os restos mortais dos nossos soldados não eram embarcados para a Metrópole, a expensas do Estado. No caso do Nogueira, foram os seus camaradas (do Pelotão de Morteiros e possivelmente também do Batalhã) que se quotizaram para pagar, do seu bolso, o transporte por via marítima da urna...(E, se calhar, a própria urna).  Creio que custava,. o transporte por via marítima,  qualquer coisa como 11 contos  (equivalente hoje a 55 euros...), o que era muito dinheiro para a época. De resto, entre a morte em Ganjola e o funeral na Lourinhã passaram-se  cerca de quatro meses...

Fica aqui a minha homenagem a esses bravos anónimos de Ganjolá. E mais uma vez aqui deixo também a saudosa recordação do meu conterrâneo e parente, reproduzindo uma das suas últimas cartas em que relatava, para os leitores do jornal da terra,  um pacato domingo no mato!

Não sei se foi depois disso (da notícia do funeral e dos meus comentários)  que o director, o Padre António Escudeiro, recebeu um ofício do Ministério do Interior a perguntar por que é que o jornal já não ia à censura há mais de um ano. Duas linhas, secas, burocráticas, impessoais. Em baixo, ocupando mais de metade da folha, a assinatura, em letra garrafal, mais arrogante e intimadatória que eu jamais vi em toda a minha vida… (Se o fascismo alguma vez existiu na minha terra, na nossa terra, então essa assinatura do censor-mor, ou de algum dos seus esbirros,  era fascismo, puro e duro).

2. Um domingo do mato
por José António Canoa Nogueira

Aqui, Ganjolá, Guiné, 10-1-1965

Mesmo no sul da Guiné, pequeno destacamento militar presta continência à Bandeira Verde-Rubra que sobre o mastro fica brilhando ao sol. E que linda que é a nossa bandeira; e é tão alegre, tão garrida, só olhá-la nos faz sentir alegria e também emoção; alegria de sermos portugueses e emoção por estarmos cá longe para a defender. Embora assim perdida no mato, a bandeira, brilhando, afirma que aqui também é Portugal.

Em volta, meia dúzia de barracas verdes, o nosso aquartelamento, a única nota de civilização nesta imensa planície. Muito ao longe, quase perdidas no mato e no capim, algumas palhotas indígenas; de resto, tudo é solidão. Somos soldados de Infantaria e por isso o nosso trabalho é fazer operações em qualquer parte do mato.

Aqui não há escolas e as igrejas não têm paredes; o tecto é o céu. Em toda a parte se reza e tudo nos incita à oração. Deus está em toda a parte e ouve-nos.

Hoje é domingo, dia de descanso, não se trabalha, mas distracções também não há. Alguns vão à pesca ou à caça; outros, deitados debaixo das enormes árvores, dormem e pensam nas suas terras e famílias distantes, mas pertinho do coração. Como são diferentes aqui os divertimentos nos domingos.

Dois soldados vão todos os dias à caça; por isso, fome não há. Temos carne com abundância, mas falta tanta coisa!... Ei-los que chegam com tenros cabritos e gazelas e logo enorme fogueira crepita alegremente. Esfolam-se os animais e lava-se a carne; a água não falta, embora para se beber seja preciso enorme cuidado. Prepara-se um espeto para se assar a carne. Espalha-se então o cheiro da carne assada pelo pequeno acampamento. Está a refeição preparada; troncos de árvores, caixotes vazios, servem de mesa e de cadeiras.

Todos se servem. A refeição é pouco variada: apenas carne assada e pão. O vinho também é pouco, mas dividido irmãmente dá para todos; que bem que sabe uma pinguita com este almoço!...

Bebi-se mais mas não há, paciência… O improvisado cozinheiro faz enormes quantidades de café. Todos enchemos os copos de alumínio e bebemos alegremente. Acaba a refeição; por fim, alguns macacos, meio domesticados, que por aqui andam, aproximam-se e reclamam a sua parte.

É assim um domingo no mato. Depois de explanar esta ideia, termino. Despeço-me com o mais ardente desejo de a todos vós abraçar brevemente, fazendo preces ao Senhor para que tenhais saúde e boa sorte. Vosso amigo que respeitosamente se subscreve, todo vosso.

José António Canoa Nogueira.
Soldado nº 2955/63
SPM 2058.

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Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 27 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6481: (Ex)citações (60): Urnas com pedras e areia (Eduardo Ferreira Campos & Manuel José Ribeiro Agostinho)

(...) Comentário de Luís Graça:

Temos tendência para reagir "emocionalmente" (isto é, com o coração, não com a cabeça), quando se toca nos nossos mortos... Mas vamos por partes: também aqui deve respeitar-se o princípio "in dubio pro reo", isto é, o princípio da presunção de inocência...

Na maior parte das situações de morte no TO da Guiné (por combate, minas & armadilhas, acidente, doença...), os corpos recuperavam-se e eram identificáveis (mesmo mutilados, como eu próprio recuperei ou observei alguns)...

Nunca assisti à preparação de nenhum corpo para efeito de exéquias... Levei no entanto à sua tabanca natal o primeiro morto da CCAÇ 12, o Iero Jaló... Não me lembro se foi em caixão de chumbo. Sei que foi transportado, em Unimog, em caixão de madeira, coberto com a bandeira nacional, e que teve direito a honras militares (o que na altura me chocou)... A família acabou por fazer-lhe um enterro segundo os usos e costumes locais (tradição africana e muçulmana)...

A preparação do morto - se bem me lembro - deve ter sido entregue aos seus próprios camaradas, fulas...

No caso dos militares metropolitanos, vinha sempre um cangalheiro de Bissau... Não sei exactamente a que serviço pertencia.

Não há razões para pensar que as urnas, com os nossos mortos, transportadas para a metrópole, viessem por sistema cheias de areia e pedras... Casos como o que foi relatado nos jornais, passado no concelho de Peniche, devem ter sido raros ou excepcionais... No caso de afogamentos, quando não havia corpo, o militar era dado como "desaparecido"... Em caso do corpo ser levado pelo IN (houve casos), ou o militar ser feito prisioneiro, creio que se usava a expressão "retido pelo IN"... Devia haver legislação ou regulamentação clara sobre estas diversas situações... Talvez alguém nos possa esclarecer...

Em todo o caso o Exército (que deve ser visto como um pessoa de bem, como uma instituição) bem poderia fazer um relato mais circunstanciado e digno relativamente à morte dos nossos combatentes, em vez se limitar a mandar, à família, o telegrama seco e brutal com a funesta notícia... Não sei como se procede hoje. Mas, durante a guerra colonial, não havia essa sensibilidade, essa cultura... (É a minha percepção, também me assaltou a dúvida quando eu próprio, jovem jornalista, fiz a reportagem do 1º morto da guerra colonial na Guiné, natural da minha terra, e por sinal, meu primo). (...)