terça-feira, 5 de agosto de 2014

Guiné 63/74 - P13464: História do BART 3873 (Bambadinca, 1972/74) (António Duarte): Parte V: Junho de 1972: Tentativa frustrad de golpe de mão do Xitole, por parte do IN... Por sua vez, o gen Spínola preside á cermónia de encerramento do 2º turnmo de instrução de milícias...

1. Continuação da publicação da história da unidade - BART 3873 (Bambadinca, 1972/74). Cópia digitalizada gentilmente disponibilizada pelo António Duarte.

[António Duarte, ex-fur mil da CART 3493, companhia do BART 3873, que esteve em Mansambo, Fá Mandinga, Cobumba e Bissau, 1972/74; foi voluntário para a CCAÇ 12 (em 1973/74); economista, bancário reformado, foto atual à esquerda].

Destaque, no mês de junho de 1972,  para:

(i) início da estação das chuvas; (ii) tentativa frustrada de um golpe de mão, em preparação, pelo PAIGC, ao aquartelamento do Xitole; (iii) conclusão da capinagem do troço Mansambo-Candamã; (iv) o Xime, pela sua posição estratégica no setor L1,  continuava a ser o principal alvo dos ataques e flagelações do PAIGC; (v) desserção de população balanta sob controlo do PAIGC: apresentação de 4 elementos pop em Mero, outros tantos em Enxalé (na margem esquerda do Rio Geba, frente ao Xime) e 5 em Nhabijões (um dos maiores reordenamentos do CTIG, com c. 300 moranças); (vi) Bambadinca era cada vez mais um importante centro de formação de milícias; (vii)  o gen Spínola presidia á cermónia de encerramento do 2º turno de instrução de milícias; (viii) "na guerra, construindo a paz"  era  o lema do BART 3873, batralão a que perteNceream diversos membros da nossa Tabanca Grande... LG


A nova força africana... O major Fabião, na altura (1971/73)  comandante do Comando Geral de Milícias, e o gen Spínola, passando revista a uma formatura de novos milícias (em Bambadinca ?... Não tenho a certeza...) (LG)

Foto reproduzida com a devida vénia,. Fonte: Afonso, A., e  Matos Gomes, C. - Guerra colonial: Angol,a Guiné, Moçambique. Lisboa: Diário de Notícias, s/d. , pp. 332 e 335. Autor da foto: desconhecido.
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Guiné 63/74 - P13463: Histórias da CCAÇ 2533 (Canjambari e Farim, 1969/71) (Luís Nascimento / Joaquim Lessa): Parte XIX: A guerra dos colchões em que também esteve envolvido o Carlos Simôes, ex-fur mil op esp



Guiné > Região do Oio > Farim > CCAÇ 2533 (1969/71) >  O ex-1º cabo cripto Luís Nascimento, em Farim, à noite, na cama, lendo uma revista, possivelmente a Flama... Cada militar tinha direito a um colchão... de espuma, fbricado na metrópole, e que era "frio no inverno e quente no verão"... Alguém deve ter ganho, no tempo da guerra,  uma pipa de massa com estes colchões  "ecológicos antes da letra",,,

Foto : © Luís Nascimento (2013). Todos os direitos reservados. [Edição e legenagem: L.G.]


1. Histórias da CCAÇ 2533 > Parte XIX (Carlos Simões, ex.fur mil op esp, 1º pelotão):
Continuamos a publicar as "histórias da CCAÇ 2533", a partir do documento editado pelo ex-1º cabo quarteleiro, Joaquim Lessa, e impresso na Tipografia Lessa, na Maia (115 pp. + 30 pp, inumeradas, de fotografias). (*)

Desta vez, o Carlos Simões dá-nos a sua versão da guerra dos colchões em que ele, regressado de férias, esteve envolvido... Quem, de nós, não travou também  guerras destas ? No final da minha comissão, em março de 1971, recordo-me de me terem cobrado um colchão que faltava... Camarada de coração de manteiga, requisitei um colchão para um amigo de passagem por Bambadinca... O colchão deve ter levado sumiço... No final da guerra, tive que acertar as contas com o quarteleiro... LG

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segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Guiné 63/74 - P13462: Efemérides (169): A primeira guerra total 1914-18, Revista do Expresso 12-07-2014: tiive o privilégio de ser um dos entrevistados, e de falar do meu tio avô, ten-cor Manuel Carmona Gonçalves, que esteve em África (Luís Gonçalves Vaz)

1. Mensagem do nosso grã-tabanqueiro Luís Vaz:
Data: 12 de Julho de 2014 às 16:05

Assunto: A primeira guerra total 1914-18 > Revista do Expresso 12-07-2014

Olá,  Luís:

Nesta Revista do Expresso (12/07/2014), e na página 54, inicia-se o artigo ´"África", da autoria do jornalista/escritor Ricardo Marques, onde fala sobre a "Frente menos conhecida", a de África, através dos relatos dos familiares de ex-combatentes. 

Eu tive o privilégio de ser um dos entrevistados, onde falei do meu tio avô (Tenente-coronel Manuel Carmona Gonçalves). A espada que empunho na fotografia era do Tio Manuel Carmona Gonçalves.

Boas leituras. Abraço

Luís Gonçalves Vaz
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Nota do editor:

Guiné 63/74 - P13461: Notas de leitura (619): Revista África - Literatura e Cultura - “Três provérbios em crioulo, uma aproximação à universalidade dos ditos” da autoria de Teresa Montenegro e Carlos Morais (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 27 de Janeiro de 2014:

Queridos amigos,
É inteiramente impossível estudar a cultura crioula, penetrar na sua filosofia, sem atender à riqueza dos seus provérbios.
O erudito e padre Marcelino Marques de Barros, o guineense que primeiro estudou o crioulo e repertoriou o seu dicionário elementar, recorreu frequentemente aos provérbios. Na sua tese de doutoramento na Sorbonne, Benjamim Pinto Bull também se apoiou na riqueza dos provérbios. E os estudiosos portugueses, como o divulgador Manuel Belchior, também se sentiu atraído por esta memória das experiências que confluem para a tradição oral e que são o espelho da experiência, dos valores e dos princípios de um poderoso compromisso cultural das etnias que deixam fundir a sua história e transmiti-la na língua veicular, o crioulo.

Um abraço do
Mário


A riqueza dos provérbios guineenses

Beja Santos

A saudosa revista “África”, um acontecimento cultural de grande significado entre os anos 1970 e 1978, dirigida pelo escritor Manuel Ferreira, publicou com regularidade alguns materiais da cultura guineense. No seu número 11, de janeiro a junho de 1978, apareceu um artigo intitulado “Três provérbios em crioulo, uma aproximação à universalidade dos ditos” da autoria de Teresa Montenegro e Carlos Morais, que vale a pena aqui enunciar.

Em primeiro lugar, os autores debruçam-se sobre a sapiência da cultura crioula a partir da tradição oral. É do conhecimento geral que a tradição oral é uma das pedras angulares de qualquer cultura africana. Os autores referem o facto de em 1941, Amadeu Uadé, um letrado de Dogam, no Senegal, ditou em wolof uma crónica do reino do Oualo com uma lista de 52 soberanos que permitia uma reconstituição até às origens dos wolofos, no princípio do século XIII, versão esta que permitiu o seu confronto com os relatos da viagem de Cadamosto, no século XV.

Passando aos três provérbios, temos que no primeiro a mensagem é a seguinte: “Por muito velho que sejas, não assististe à juventude da tua mãe”. O que obriga também a uma explicação. Uma pessoa pode ser mais velha do que o “pai” – recorde-se que é costume designar-se por “pai” o marido da mãe, que pode ser mais novo que os filhos desta – mas não pode ser mais velho do que o seu irmão mais velho. Uma pessoa velha presenciou muita coisa, os muitos mais anos dão hipóteses de assistir a muitos acontecimentos. Mas há coisas que são manifestamente impossíveis, é o caso de alguém ter assistido a acontecimentos que precederam a sua própria existência – a juventude da sua própria mãe, a “bajudeza” de quem nos dá a vida. Procurando interpretar o provérbio, observam os autores: não tens experiência que chegue para afirmares o que afirmas ou para provar o que dizes; eu, que te conheço, sei que isso para ti é tão impossível como teres assistido à “bajudeza” da tua mãe. É frequente usar-se este provérbio quando se trata de sobrelevar a nossa experiência em qualquer campo, tem a vertente moralizante de pôr termo à prosápia de quem procura dar-se ares de eficiente e sabedor.

Reza o segundo provérbio: “Os gafanhotos a arder dão pontapés uns aos outros”, o que tem subjacente um dado elementar, que os autores comentam. Quando se queimam gafanhotos (dentro ou fora da panela) ressalta o movimento das suas patas. É como se estivessem continuamente a dar pontapés uns aos outros até morrerem. Os gafanhotos andam sempre juntos e pega-se-lhes fogo para proteger as culturas dos estragos provocados pelas pragas. Ardem do mesmo modo quando se faz uma queimada num sítio onde haja gafanhotos. Temos agora a aplicação do provérbio à sabedoria guineense.

Indissociável de grande parte das coisas que comemos, a panela é um dos nossos lugares mais comuns. O mundo é igualmente o lugar onde todos temos que comer. E quando acontece o caldeirão aquecer e nós estamos lá dentro, a situação afeta-nos a todos por igual. Reagir como os gafanhotos, agredindo-nos mutuamente, não será a forma mais indicada de melhorar a situação: não é dando pontapés uns aos outros que conseguimos apagar o fogo ou sair da panela. O provérbio ilustra uma situação condenável, se bem que corrente, que consiste em reagirmos a uma violência de qualquer tipo de que somos vítimas com agressividades laterais e desviadas da sua verdadeira origem. Moral da história: quando partilhamos a mesma má sorte o melhor é encontrarmos juntos a melhor saída.

E passamos para o terceiro provérbio: “A galinha ao colo não se apercebe da distância nem das agruras do caminho”. Recorde-se que as galinhas são uma riqueza, uma moeda. Nos Bijagós o preço de uma vaca era há pouco tempo 100 galinhas e o de uma cabra apenas 10. Na viagem, as galinhas são transportadas dentro de uma gaiola feita de tara. Se as gaiolas foram mais do que uma, podem ir atadas nos extremos de um pau, e este carregado ao ombro. Em qualquer dos casos, a galinha percorre o caminho sempre pendurada. É este o contexto para se perceber a moralidade implícita. Quem não percorre o caminho pelos seus próprios pés, como é o caso das galinhas, não se cansa porque não despende esforço nenhum, e não tem ideia das canseiras que uma longa viagem representa. É como as pessoas quando fruem benefícios de certas situações para as quais não tiveram que contribuir, limitaram-se a receber e não têm ideia dos custos. Estão a leste das dificuldades e nunca sabem o trabalho que cada coisa pode exigir porque a eles não lhes custa nada.

Os autores debruçam-se sobre o crioulo guineense encarando-o como produto da interação secular de diferentes grupos culturais, a língua espelha a diversidade da origem dos sinais e a sua originalidade, é, pois, o espaço síntese de comunidades culturais que não deixaram de existir e faz com que nem tudo o que se exprime em português, Mandinga, Fula, Manjaco, Balanta, etc. encontre a sua formulação correspondente em crioulo. A língua crioula acolhe e fixa o que há de mais fértil nesse encontro.

Se quisermos partir de referentes culturais portugueses, não será arriscado supor que um provérbio transmontano do estilo “em tempo nevado um alho vale um cavalo” não tivesse grandes hipóteses de se fixar em crioulo formulado em termos idênticos. O proverbio crioulo é isso mesmo: instrumento de comunicação dos diversos grupos culturais que têm este aspeto surpreendente de que um proverbio longínquo que na aparência nos é alheio – e o é de facto, na forma – é objeto de reconhecimento profundo, porque o tema somos nós, sabemos que é de nós próprios que também se pode estar a falar.

Usamos duas xilogravuras do artista guineense Uri Sissé, de rara beleza.


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Nota do editor

Último poste da série de 1 de Agosto de 2014 > Guiné 63/74 - P13453: Notas de leitura (618): “Guiné-Bissau - Páginas de História Política, Rumos da Democracia", por F. Delfim da Silva (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P13460: Parabéns a você (766): José Nunes, ex-1.º Cabo Mec Electricista do BENG 447 (Guiné, 1968/70) e Rui Alexandrino Ferreira, TCor Reformado (Guiné, 1965/67 e 1970/72)


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Nota do editor

Último poste da série de 31 de Julho de 2014 > Guiné 63/74 - P13450: Parabéns a você (765): Manuel Augusto Reis, ex-Alf Mil Cav da CCAV 8350 (Guiné, 1972/74)

domingo, 3 de agosto de 2014

Guiné 63/74 - P13459: Manuscrito(s) (Luís Graça) (38): Que viva la (mo)vida... e o choco frito do Bar da Peralta!

Gracias à la (mo)vida

Por Luís Graça


La vida és la movida.
É sagres.
É boémia.
É choco frito.
Tudo o que a gente gosta.
Uma esplanada à beira-mar.
O sol.
A maresia.
A boa vida.
A sorna.
O fado.
A morna.
O dolce far niente.
Com a gente de quem se gosta.
Mais a Nossa Senhora dos Milagres
que te acode, quando aflito.
enquanto a maré sobe,
e a noite espreita
e a morte não pré-avisa.
Olha a moreia da costa,
que é a melhor do mundo!

A vida é pregão,
a vida é merda,
a vida é sagres, é boémia,
a vida é hipoglissémia,
a vida é adrenalina,
a vida é prego a fundo,
a vida é stresse.

Sexta-feira à tarde, ao fim da tarde,
uma hora antes do pôr do sol,

no primeiro dia do nosso querido mês de agosto.
A vida é festa.
La fiesta, amigo.
Vengo de la altiva Castilla!

No TGVê espanhol que não paga imposto
único
de circulação.
Que o futuro não paga imposto,
nuestro hermano.
Pressupuesto, amigo.
Que viva la siesta!
Que viva la (mo)vida!


Mas agora que chegou a crise,

para ficar,
como é que tu chegas à ponta mais
acidental
da Europa ?
Para comer o teu choco frito,
no bar da Peralta,
a las cinco de la tarde.
Com navios negreiros,
fantasmagóricos,
na linha do horizonte,
a quinze milhas.
Com os jacobinos do Junot
na película da memória,
o Vimeiro aqui tão perto.
Com autos de fé,
mouros, judeus, corsários,
no teu ADN de português
sem história,
maçarico, maltrapilho, errante.
No mar onde naufragam
todas as boas consciências
e se afinam as ciências,
as ditas duras e as mais moles.

Com as Berlengas a afundarem-se
na plataforma continental.
E com elas o teu querido Portugal...

Um homem sorri com meia-cara,
o sorriso amarelo do cinismo.
Aqui, no cabo da terra,
onde se proclama a ditadura do sucesso,
e do novo riquismo.
Com o isco
da vã glória de ganhar
a medalha olímpica,
o minuto de fama,

o título de caixa alta,
a vida eterna,
o Nobel,
um lugar no paraíso ou na cama
da dama do regime,
ou o lugar de comissário
dos bons costumes e salamaleques.
Em última análise,

o Olimpo,
condomínio fechado dos deuses,
que dos perdedores não reza a História.

A vida é la movida no Peralta Bar,
que não vem na lista do Espesso
da Cama, Mesa & Roupa Lavada.
Haja lugar à mesa, comprida,
e valha-nos Baco, velho compincha.
Viva o Portugal do petisco!
Viva o nosso querido mês de Agosto!


 Quem disse que a vida é bela,
e que as mães é que dão cabo dela ?
Desliga o botão da televisão,
puxa o reposteiro da janela
donde vês o mundo a cor de rosa,
arruma o cavalete
e as tintas desbotadas do arco-íris,
e pede uma posta de moreia frita
e um copo de tinto.
É a hora da doce melancolia
e do leve sentimento de culpa
e da idiota reflexão sobre a idiossincrasia
de se ser velho, europeu e português,
na ponta da navalha
da economia,
da política,
da demografia,
da geografia
e da puta da sociologia que te calhou na rifa.

Não escolheste nascer,
não escolheste pai e mãe.
não escolheste o pedaço de chão onde foste parido.
Nem a língua com que expressas a angústia essencial
de ser livre, afinal.
E não sabes  o que fazere com este poema,
que não vale um algoritmo
nem um simples teorema,
e que não conta para a contabilidade nacional.
E que não é de protesto
nem é manifesto,
muito menos panfleto promocional 
do Bar da Peralta!
Entre a ciência da morte
e a crença da ressurreição,
haverá sempre uma santa
que te valha.
Ou uma azinheira ou uma carvalha
onde possas pôr uma vela a uma santa aparecida
que te salve da má consciência
de la (mo)vida.

Lourinhã, Montoito, Praia da Peralta, 1/8/2014




Lourinhã > ; Montoito > Praia da Peralta >  2014 > O choco frito do meu amigo Vitor, do Peralta Bar...Acompanhe-se com broa de milho e Boémia...Aproveitem enquanto houver aéreos no nosso bolso... e moedas em Bruxelas.




Lourinhã, Montoito/Atalaia, Praia da Peralta, Peralta Bar > 2014 > Cardápio e precário, mais contactos... Tomem boa nota, que eu gosto de partilhar as coisas boas que ainda há na nossa terra...
 É um dos meus recantos favoritos na costa portuguesa... Felizmente que os gajos do Espesso, da Cama, Mesa & Roupa Lavada,  ainda não o descobriram... (Ou já descobriram ?)

Fotos: ©   Luís Graça  (2014). Todos os direitos reservados.-

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Nota do editor:

Guiné 63/74 - P13458: Blogues da nossa blogosfera (67): Jovens da Aldeia de Molianos na Guerra da Guiné, no Blogue Molianos, viajando no tempo (António Eduardo Ferreira)

1. Transcrição de uma publicação do Blogue Molianos, viajando no tempo, do nosso camarada António Eduardo Ferreira (ex-1.º Cabo Condutor Auto da CART 3493/BART 3873, Mansambo, Fá Mandinga e Bissau, 1972/74), dedicada aos seus conterrâneos que prestaram serviço no TO da Guiné:


JOVENS DA ALDEIA DE MOLIANOS NA GUERRA DA GUINÉ

Durante os últimos 13 anos de domínio colonial português, cerca de 40 jovens naturais da aldeia de Molianos foram mobilizados para a guerra que se desenrolava nas colónias portuguesas, Angola, Guiné e Moçambique. Três, com um pouco mais de “sorte” foram mobilizados para Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor.

Este trabalho  procura dar a conhecer, ainda que resumidamente, o que foi a passagem pela Guiné dos 14 jovens de então, que, naquela que poderia ter sido a melhor fase da sua vida, tiveram de deixar tudo e partir para um local onde a única certeza era a de ir para um cenário de guerra.
Todos caminhámos por aquelas picadas de terra vermelha, muitos rios, bolanhas, matas que nos tempos de hoje certamente são lindas de ver, mas naquele tempo, para quem tinha de as percorrer debaixo de um sol tórrido ou de chuvas torrenciais, correndo o risco de pisar uma mina, ser atravessado por uma bala, ou crivado de estilhaços, as coisas eram bem diferentes.

mira


gustavo

O José Gustavo da Silva assentou praça em julho de 1963, foi o primeiro  militar da nossa aldeia a ser mobilizado para a Guiné, foi com o posto de soldado e especialidade de armas pesadas.
Na foto podemos ver a sua companheira inseparável nos momentos de maior incerteza, a bazuca.
Embarcou no navio Quanza no dia 8 de janeiro de 1964.
Pertenceu à CCAÇ 618, que esteve em S. Domingos, Varela e Binar. Tiveram seis baixas na companhia, duas por acidente, afogamento no rio… e quatro em combate.
Regressou à metrópole no navio Uíge a 2 de fevereiro de 1966.

geirinhas

Manuel da Silva Ferreira, foi mobilizado com o posto de soldado e especialidade de corneteiro, pertenceu à CCAÇ 1426, que esteve em Geba, Camacudo, Banjara e Catacunda.
Embarcou com destino à Guiné em 18 de agosto de 1965 chegando seis dias depois a Bissau.
Na foto está junto a uns bidons, que depois de vazios de combustível, não raramente, eram cheios de terra e utilizados em abrigos para proteção de fogo inimigo.
No regresso à metrópole embarcou a 3 de maio de 1967.
Chegou no dia 9 a Lisboa.(*)


silva


José da Silva assentou praça a 25 de outubro de 1975.
Embarcou para a Guiné a 20 de abril de 1966, com o posto de soldado. Pertenceu à CCAÇ 1549, que esteve em Tite, Fulacunda e Quinhamel.
Na foto vêm-se alguns troncos que podem ser apenas árvores derrubadas, ou, a cobertura de  algum abrigo subterrâneo.
Embarcou de regresso à metrópole a 26 de dezembro de 1977.(*)



Peralta

Alberto Pedro Ferreira Peralta, 1.º cabo com a especialidade de atirador, embarcou para a Guiné no navio Uíge a 14 de julho de 1967.
Pertenceu à CCAV 1749, que esteve em Mansoa e Mansabá. Durante alguns meses desempenhou as funções de cabo de rancho.
O acontecimento que mais o marcou durante a comissão, foi quando sofreram uma emboscada em que as nossas tropas sofreram duas baixas. A companhia teve oito baixas todas em combate.
Regressou à metrópole no navio Niassa a 13 de junho de 1969.



Atalivio


Atalívio Alexandre Ferreira,  1.º cabo, foi mobilizado com a especialidade de cozinheiro, da nossa aldeia para aquela província foi o único, embarcou para a Guiné em Lisboa no dia 28 de Outubro de 1967 no navio Uíge. Chegou a Bissau a 2 de novembro.
Integrou a companhia 1787 que esteve em Empada.
No regresso à metrópole, embarcou a 23 de agosto de 1969.
Desembarcou em Lisboa a 28 do mesmo mês.



carreira
José Fernando Carreira Coelho assentou praça no mês de novembro de 1967, soldado com a especialidade de condutor auto, embarcou para a Guiné no navio Uíge no dia 11 de agosto de 1968.
Pertenceu à CART 2410, “Os Dráculas” que esteve em Bissau, Cacheu, Bachil, Gadamael Porto, Ganturé e Guileje. Tiveram três baixas na companhia, uma das muitas ocorrências que apesar do tempo que passou  não mais esqueceu, foi a mina que os picadores levantaram na picada à frente da viatura que conduzia.
Regressou à metrópole no navio Ana Mafalda a 18 de abril de 1970.
Viajem atribulada na maior parte do trajeto, só porque era o regresso a casa  a amenizou um pouco, mas ainda recorda o desconforto por que passaram.


escriturario

António Reis Pavoeiro assentou praça em julho de 1969.
Foi mobilizado em rendição individual para a Guiné com o posto de 1.º Cabo e especialidade de escriturário, viajou no navio Alfredo da Silva, um dos vários que fazia transporte de pessoal e mercadorias entre a metrópole e aquela província.
Passou toda a comissão em Bolama, local, em que durante o tempo que lá esteve foi flagelado apenas duas vezes, à distância, com foguetões, sem consequências.
Regressou à metrópole em avião no dia 3 de agosto de 1972.




faust
José Fernando Pimenta Faustino, assentou praça em agosto, soldado condutor auto embarcou para a Guiné em 12 de março de 1971 no navio Uíge. Foi em rendição individual.
Esteve seis meses em Teixeira Pinto, CAOP 1, o resto da comissão foi passado em Bissau. Veio uma vez de férias à metrópole.
Regressou por via aérea a 8 de fevereiro de 1973.
Ainda tem em seu poder os recibos do ordenado que recebia, 1.157 escudos, dos quais, 150 correspondiam ao chamado prémio de viatura.





Francisco Pereira Louro, embarcou para a província da Guiné em 12 de março de 1971, foi em rendição individual, esteve no Pelundo

Única informação disponível. (*)

Berna

José dos Reis Pavoeiro foi mobilizado para a Guiné com a especialidade de corneteiro, para onde embarcou a 16 de setembro de 1971.
Esteve em Teixeira Pinto.
Foi juntar-se ao irmão, António, que já lá se encontrava há cerca de 13 meses.
Durante o tempo que durou a guerra colonial nas várias frentes, da nossa aldeia foram os únicos irmãos a estarem ao mesmo tempo e na mesma província, um em Teixeira Pinto e o outro em Bolama, mas poucas vezes se encontraram.




António Ferreira da Silva Inácio, pertenceu à polícia militar, o único da nossa aldeia que passou todo o tempo de comissão em Bissau.

canalha

Foto tirada na esplanada do café Bento, local de encontro não só para quem prestava serviço na cidade, mas  também para  muitos que pelas mais variadas razões passavam por Bissau. Os três que estão trajados à civil não eram da nossa aldeia, com o posto de primeiro sargento enfermeiro prestavam serviço no hospital militar de Bissau. O que está com o copo na mão era nosso vizinho, de Alcobaça, primeiro Canha. Dos que estávamos com farda militar, o do centro era eu Jerónimo a primeira vez que vim de férias, o que está sinalizado com a seta era o Inácio, e o último da direita era o Faustino. Era cerca de meia noite quando a foto foi tirada, estávamos todos muito animados…


mamadu António Eduardo Jerónimo Ferreira assentou praça no dia 25 de janeiro de 1971.
1.º Cabo condutor auto viajou em avião rumo à Guiné na madrugada do dia 24 de janeiro de 1972, com escala em Cabo Verde. Chegou ao fim do dia ao destino.
Esteve cerca de um mês em Bissau antes de chegar à companhia, a CART 3493, depois de treze meses em Mansambo, breve passagem por Fá Mandinga, Cobumba Ver aqui  e Bissau.
Veio de férias à metrópole duas vezes.
A companhia teve três baixas, duas vítimas de explosão de uma mina que rebentou na arrecadação para onde tinha sido levada depois de detetada e levantada na picada (eu estava de serviço de condutor nesse dia …) e uma por acidente com uma viatura já em Bissau, vários feridos graves todos em consequência do rebentamento de engenhos explosivos.
A companhia durante a comissão teve cinco viaturas destruídas por minas anticarro, das quais quatro em Cobumba.
Regressou à metrópole por via aérea no dia 2 de abril de 1974.


cafalo José Bértolo Coelho assentou praça no mês de maio de 1973. 1.º Cabo, apontador de bazuca, viajou para a Guiné em avião no dia 23 de Setembro do mesmo ano.
Pertenceu à CCAÇ 4544/73, que esteve no Cumeré e Cafal Balanta.
Foram muitos os momentos difíceis por que passou, mas aquele que recorda como tendo sido o pior, aconteceu no dia 30 de novembro de 1973, o primeiro ataque ao arame que durou cerca de duas horas, ainda na companhia dos “velhinhos”.
A CCAÇ 4544/73 teve cerca de seis dezenas de feridos, alguns graves, todos em consequência do rebentamento de minas, desses, vários já depois da revolução de abril.
Regressou à metrópole de avião no dia 8 de setembro de 1974.



vila
Carlos Alberto Ferreira Pavoeiro, dos que passámos pela Guiné, foi o único da nossa aldeia que não prestou serviço no exército, assentou praça no quartel da marinha em Vila Franca de Xira, foi mobilizado para a Guiné com o posto de grumete eletricista, passou todo o tempo de comissão integrado na guarnição do NRP Sagitário, onde era conhecido por o Lisboa, nome da cidade para onde ainda criança foi viver com os pais.
Esteve na Guiné nos anos de 1968 a 1969.

Nota: (*) já falecidos.

Este trabalho foi elaborado, graças à colaboração prestada pelos ex-militares da nossa aldeia que passaram pela então província portuguesa da Guiné a quem agradeço.
Um obrigado muito especial aos familiares dos que já não estão connosco, pois só assim foi possível que informação referente a todo o grupo ficasse para memória futura.
Foram anos muito difíceis, não só para os que tivemos de ir para a guerra, mas também para familiares, vizinhos e amigos. Os anos iam passando e, mesmo aqueles que eram ainda crianças quando a guerra começou, quase todos lá foram parar.
Apesar das dificuldades por que passámos, tendo em conta os perigos que nos acompanhavam a cada momento, podemos dizer que tivemos alguma “sorte,” regressámos todos.
Mas, a pátria (naquele tempo) não estava preparada para receber aqueles que tinham sido forçados a ir para a guerra. Quando regressaram queriam trabalhar e estar juntos dos seus, mas metade dos que vieram, passado pouco tempo, tiveram que emigrar à procura de uma vida diferente, que lhe permitisse encarar o futuro para si e para os seus, com mais esperança.

António Eduardo Jerónimo Ferreira
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Nota do editor

Último poste da série de 24 de Abril de 2014 > Guiné 63/74 - P13035: Blogues da nossa blogosfera (66): Coisas da Vida - A Vida como ela é - A Bochecha de Boi (Jorge Teixeira - Portojo)

sábado, 2 de agosto de 2014

Guiné 63/74 - P13457: Memórias de Mansabá (33): No dia em que morri (Carlos Vinhal, ex-Fur Mil Art MA)

MEMÓRIAS DE MANSABÁ

33 - NO DIA EM QUE MORRI

Carlos Vinhal

Domingo. Para fazer algo de diferente, sempre o que as actividades operacionais permitissem, era dia de vestir à civil, jogar ténis de mesa pela manhã e após o almoço dar um pequeno passeio pela tabanca. Às vezes até se batiam umas chapas para mandar à família e mostrar que a guerra não era aquilo que se dizia. Então não se via nas fotos?!

O pessoal da tabanca, acho que também se tinha adaptado aos nossos hábitos. As pessoas corriam em menor número à enfermaria civil e militar, e as nossas lavadeiras não entregavam roupa lavada. A população, pela manhã, assistia com respeito ao hastear da Bandeira Nacional em frente ao Posto Administrativo, cerimónia que só acontecia ao domingo. Os homens conversavam ou deambulavam pela tabanca ouvindo música ou os relatos de futebol da Metrópole, em alto som, como era hábito, naqueles portáteis enormes por vezes carregados ao ombro.

Depois de um almoço melhorado, bem regado com uma cervejinha geladinha, tomado o digestivo, normalmente um VAT 69 ou um White Horse, como era hábito lá fomos arejar o fato domingueiro.

Tínhamos aprendido na Doutrina que o domingo era dia do Senhor, dia de descanso, dia de paz e amor.
As diversas actividades quotidianas nem sempre permitiam o contacto directo com a população. Assim, aproveitava-se para dois dedos de conversa aqui, um piropo a uma bajuda ali, por que não até uma inocente foto com algumas delas, e assim se ocupava algum tempo. 

 Interior do quartel de Mansabá, 28 de Novembro de 1971 - Dias, Fur Mil Mec Auto, e eu

Naquele domingo, terminado o passeio, regressava o grupo já em direcção à porta de armas, ainda em plena avenida de acesso ao quartel, quem vinha de Cutia, quando rebenta um fogachal enorme.
O quartel estava a ser atacado em pleno dia, o que era extremamente raro.

Armas pesadas e ligeiras pareciam instaladas junto ao arame farpado, quando não, já do lado de dentro.
Começámos a correr o mais que podíamos em direcção aos nossos aposentos para nos armarmos e ocuparmos os nossos postos ou pura e simplesmente irmos para o abrigo mais próximo.
Lembro-me que ultrapassei a porta de armas, antecedido por uns quantos camaradas e, quando a escassos vinte metros da porta do meu quarto, situado precisamente no enfiamento da entrada do quartel, sinto um impacto violento nas costas.

Caio de bruços, curiosamente sem dores. Acho que se apaga uma luz ao mesmo tempo que sinto uma sensação de paz como nunca tinha vivido.

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O quarto dos pesadelos

Sobressaltado, dou um pulo na cama e desperto.
Não era domingo, não era de dia, nem felizmente o quartel estava a ser assaltado.
Tento na escuridão verificar que o meu camarada Dias não se tenha apercebido do meu pesadelo. O silêncio reinava no quarto. Ainda bem.

Lá fora, na noite escura e misteriosa, alguns dos meus camaradas velavam com certeza pela nossa relativa segurança. Bem hajam.
Esperei acordado pelo romper do dia já que não mais consegui adormecer.

Carlos Vinhal, 
ex-Fur Mil Art MA, 
CART 2732, 
Mansabá, 1970/72
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Nota do editor

Último poste da série de 15 de Maio de 2014 > Guiné 63/74 - P13143: Memórias de Mansabá (32): Conversas filosóficas com o Alferes Médico (Francisco Baptista)

Guiné 63/74 - P13456: Blogoterapia (257): Julgo que pelo menos a maioria de nós tínhamos medo, eu tinha, e às vezes muito, mas procurava não mostrar (Manuel Carvalho)

1. Mensagem do nosso camarada Manuel Carvalho (ex-Fur Mil Armas Pesadas Inf, CCAÇ 2366/BCAÇ 2845, Jolmete, 1968/70), com data de 1 de Agosto de 2014:

Um dia o meu grupo, o 4.º, estava escalado para uma operação com o Pelotão de Naturais e a Milícia, e o local era como qualquer outro. Localizava-se na mata do Jol, e em qualquer lado podia estar uma surpresa . Mas eu comecei a pensar na minha vida, naquilo que já tinha passado com quase um ano de Guiné e naquilo que acontecia a muitos, que também me poderia acontecer a mim nesse dia. Deitei-me tarde, estive a beber e a conversar com o meu amigo Alfredo Gaspar que também vai entrar nesta história.

Fui-me deitar e comecei a ter pesadelos, nos quais eu era perseguido umas vezes sem munições, outras a arma encravava, enfim, passei a noite toda nisto e convenci-me que ia morrer.
Estes pesadelos já os tive cá várias vezes, não logo a seguir ao regresso mas talvez nos últimos vinte anos.

Depois disto comecei a pensar como me ia safar de ir à operação.
O Capitão estava de férias e o Eduardo Moutinho estava a comandar a Companhia. Levantei-me e fui dizer-lhe que estava doente da garganta, ele só disse: "mas tu ontem estavas bem". Respondi: "estava mas agora estou assim".

Como eu nunca tinha falhado a nada, ele acreditou em mim, nem me mandou ao enfermeiro, só disse: "vê se arranjas um furriel para ir na tua vez".

Eu pensei para uma coisa destas só o Gaspar, fui direito ao abrigo dele, acordei-o e ele saltou logo da cama. Começou a vestir as calças e diz-me isto: "só agora é que dizes" e passados dez minutos já estava junto do Pelotão pronto para sair.
Não haveria muita gente a fazer o que o meu amigo Alfredo Gaspar fez.

Eles foram e vieram sem ouvir um tiro, no entanto se eu fosse não sei se seria assim.
Lembro-me de perguntar à rapaziada se gostaram de ir com o Gaspar à operação e um disse: "ele pendura granadas de mão em todo o lado e só tinha medo que ele levasse um tiro e aquilo rebentasse tudo".

E agora pergunto eu: onde se encontraria um maluco como o Gaspar para fazer uma coisa destas?

Curiosamente nem o Gaspar nem o Eduardo Moutinho se lembram disto mas eu lembro-me muito bem e é uma pequena homenagem que quero prestar ao maluco do Gaspar.

Vou tentar enviar algumas fotos com o Gaspar e se acharem que isto serve para alguma coisa podem usar.

Manuel Carvalho


Fotos com o Gaspar

Baile de recepção aos periquitos da 2585
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 Nota do editor

Último poste da série de 21 de Julho de 2014 > Guiné 63/74 - P13424: Blogoterapia (256): "Prece de um Combatente - Nos Trilhos e Trincheiras da Guerra Colonial", para que as minhas memórias não se percam no tempo (Manuel Luís R. Sousa)