domingo, 26 de julho de 2015

Guiné 63/74 - P14933: Libertando-me (Tony Borié) (27): Todos temos um rio, eu tenho quatro: o Águeda, em Portugal; o Mansoa, na Guiné e os Passaic e o Yukon, nos Estados Unidos

Vigésimo sétimo episódio da série "Libertando-me" do nosso camarada Tony Borié, ex-1.º Cabo Operador Cripto do CMD AGR 16, Mansoa, 1964/66.




Os meus quatro rios

Todos temos um rio e, em alguns momentos dizemos, olha, preciso de ar fresco, vou até ao rio, referindo-nos ao rio, como se fosse nosso, nossa propriedade.

Quase em todas as grandes cidades passa um rio. Por quê? Porque essas cidades, outrora pequenas povoações, nasceram junto ao rio, que já lá existia, porque os povos, nas suas migrações, normalmente paravam e estabeleciam-se onde houvesse água, que ainda hoje continua a ser essencial para a vida, para a nossa sobrevivência.

Quase todos nós lembramos o “nosso rio”, temos cá dentro o “nosso rio”, mesmo os que nasceram na montanha têm o seu rio, que era aquele riacho, entre pedras de granito, onde levavam as ovelhas ou as cabras a beber, onde tomavam banho, onde tiravam a água pura e cristalina para beberem, era o “nosso rio”, embora hoje, com as alterações climáticas, a maior parte desses rios tenham sacado.

Nós temos quatro rios que nos marcaram. Foi o rio na localidade onde nascemos, o rio Águeda, onde havia um grande areal no verão, uma grande nora, instalada numa rudimentar represa, que lhe roubava alguma água, que ia fazer crescer uns campos de milho em seu redor. Foi aí que aprendemos a nadar, onde, junto com os rapazes da nossa idade, empoleirados nas velhas árvores, às vezes nos alcatruzes da própria nora, nos atirávamos à água, sabendo ou não nadar. Este rio nasce na Serra do Caramulo, tem cerca de 40 quilómetros de extensão, passa entre outras localidades, na hoje, cidade de Águeda e junta-se ao rio Vouga na localidade de Eirol, que leva a sua água e talvez alguma poluição para a ria de Aveiro, que por sua vez desagua no oceano Atlântico.

O “nosso outro rio” foi, o rio Mansoa, lá na Guiné e, não querendo ser deselegantes, parecia-nos que o oceano estava longe do mar, o sol tórrido espelhava naquela água lamacenta, ficava ali, horas e horas, na ponte velha, que era por onde passavam as “bajudas”, e outro pessoal, para irem trabalhar nas bolanhas, a sua lama até se tornava brilhante, talvez fosse da nossa idade jovem, era aí, onde normalmente líamos e relíamos as cartas e aerogramas da família e amigos, sonhávamos, às vezes acordados por uma pequena brisa, onde a mágoa da lama dos nossos antepassados, aventureiros descobridores, nos enviaram para ali, onde naquele momento, o frio e o gelo da nossa aldeia da Serra do Caramulo, seria bem vindo, tornando aquela bolanha lamacenta, onde se agitava no ar aquele pato preto, que nos parecia que ia chorando lágrimas de orvalho, lágrimas frescas, que iam secando as nossas, verdadeiras, que juntávamos às do cisne cor de rosa que deslizava sobre aquela água, procurando algo que não encontrava.


Aquele cenário, visto da ponte, algumas vezes era um grande lago, outras uma bolanha, pois sobressaiam pequenas árvores e arbustos à superfície, outras um pequenino riacho, perigoso, com lama a circundar esse pequeno riacho, assistindo à sua corrente forte, quando desaguava, levava restos de arbustos e lama para não sabemos onde, em que em alguns momentos, saltavam peixes, fazia alguma turbulência, querendo passar a toda a pressa, fugindo daquela área, em direcção ao oceano Atlântico, tal como nós, no nosso pensamento e, ainda hoje, não sabemos se era um rio ou um canal, se era de água fresca ou salgada, onde começava ou onde acabava, sabemos que era o “nosso rio”, onde, todavia, ao fim de algum tempo, aquela água lamacenta, para nós, significava silêncio e alguma paz.

O “nosso outro rio”, que nos marcou, é o rio Passaic, em Nova Jersey, que tem uma extensão de aproximadamente 130 quilómetros, que desde a sua origem, nas montanhas de Mendham, no sul do condado de Morris, onde havia “glacieres”, 13.000 anos atrás, durante o seu percurso, forma diversos lagos e mesmo terras alagadiças, passando por diversas cidades até chegar ao local onde nos marcou, que foi a cidade de Newark, pois dormimos algumas vezes junto ao seu leito, em algumas noites de neve e frio de rachar, junto de outros “desafortunados”, a que chamavam “descamisados”, dormíamos juntos, encostados uns aos outros, para nos aquecermos.

Este rio, hoje tem outro aspecto, pois a Agência do Governo, que trata da poluição ambiental, tem gasto milhões de dólares limpando o seu leito, onde a água já corre, em alguns locais algumas vezes cristalina.

Bem, ainda temos outro “nosso rio”, que é o rio Yukon, cuja palavra, significa grande rio no idioma athabaskan, uma língua aborígene, que na forma portuguesa significa mais ou menos Lucão, é um rio que corre na América do Norte, nas províncias da Colúmbia Britânica e do Yukon, em território do Canadá e no estado Norte Americano do Alaska, desembocando no mar de Bering, no Oceano Pacífico. Tem uma extensão de aproximadamente 3645 quilómetros, fazendo dele o 20.º maior do mundo, em comprimento. Supõe-se que sua nascente está localizada nos “glacieres” de Llewellyn, ao sul do Lago Atlin, na Colúmbia Britânica, território do Canadá, mas o rio Yukon propriamente dito, começa no lago Marsh, logo ao sul da cidade de Whitehorse, na província de Yukon, onde nos marcou, pelo menos nas povoações de Carmacks ou Dawson City e, talvez em outras mais pequenas na sua dimensão, pela sua grandiosidade, passando por entre montanhas, vales, planícies, formando grandes lagos, onde podemos ainda ver animais e aves selvagens, onde existem poucas pontes, a sua travessia continua a ser por jangadas, os seus afluentes, como o rio Tanana, Porcupine, Pelly ou Koyukuk, são paraísos terrestes, tantos para humanos com para aves e animais, onde ainda existem grandes cardumes de peixes, em especial salmão, tornando o dia-a-dia dos habitantes em seu redor, numa vida difícil, privados de algumas soluções modernas, mas sadia e agradável.

Aqui, onde vivemos, tudo é “nosso rio”, mas de água salgada.

Tony Borie, Julho de 2015.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 19 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14900: Libertando-me (Tony Borié) (26): Não é fácil

Guiné 63/74 - P14932: Memória dos lugares (310): O rio que vi apenas duas vezes mas que me impressionou seriamente foi o Corubal (António Murta)

1. E assim finalizamos a apresentação de fotos referentes ao Rio Grande de Buba e Rio Corubal, enviadas ao nosso Blogue pelo nosso camarada António Murta, ex-Alf Mil Inf.ª Minas e Armadilhas da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74), em mensagem do dia 1 de Julho de 2015:


RIO GRANDE DE BUBA E RIO CORUBAL (3)

RIO CORUBAL

[...]
Mas o rio que me impressionou seriamente foi o CORUBAL, que vi apenas duas vezes: uma na Ponte Interrompida (Marechal Carmona) lá para os lados do Xitole e outra numa deslocação propositada a uma zona próxima de Aldeia Formosa, provavelmente depois do 25 de Abril/74.

Mesmo antes de chegar ao rio, senti uma enorme satisfação por me ver no cimo de uma pequena colina, a única que conheci na Guiné. O rio corria lá em baixo quase oculto. Parámos a viatura só para eu fotografar e poder desfrutar por alguns instantes esta sensação quase esquecida de ver a paisagem a partir do alto.

O rio tem as margens quase ocultas por denso arvoredo e o acesso às suas águas, naquela zona, fazia-se por pequenas aberturas na mata, o que o tornava ainda mais misterioso. Ao penetrar numa dessas aberturas, a primeira coisa que me saltou à vista, foram os “alfaiates” (crocodilos ou jacarés?), preguiçando em cima dos ramos que entravam na água. Depois, olhando toda a extensão do rio e a margem distante em frente, fiquei sem respiração. Impressionou-me aquela massa líquida, quase parada, e negra devido à profundidade desmesurada. Tudo envolto em silêncio. Resolvemos dar um passeio de canoa por termos o homem certo mesmo à mão, e isso aumentou o deslumbramento. Imagino, hoje, como seria no Geba, Cacheu e outros.

Sei que o rio Corubal tem secções porventura menos impressionantes e misteriosas, mas muito mais belas. Desde o início da minha comissão que estava prometida, pelo comandante da minha Companhia, uma “excursão” aos rápidos de Cussilinta, mas isso nunca chegou a acontecer por falta de oportunidade. Tudo o que conheço é por descrições da época e por fotografias de hoje.

Junto algumas fotografias que, espero, sejam reveladoras. A qualidade não é grande porque derivam dos meus slides.

Então um abraço fraterno para vocês e para toda a Tabanca.
A. Murta
____________

Rio Corubal, 1974 – O rio lá ao fundo visto de uma colina rara.

Rio Corubal, 1974 – Margem junto ao “cais” das canoas.

Rio Corubal, 1974 – “Cais” das canoas.

Rio Corubal, 1974 – “Cais” das canoas.

Rio Corubal, 1974 – Furriel Casaca da minha Companhia em pleno rio, sentado à minha frente na canoa, num dia de descompressão.

Rio Corubal, 1974 – Atrás de mim, o homem do leme que é também o homem da “máquina”.

Rio Corubal, 1974 – Entardecer no Rio Corubal.

Texto e fotos: © António Murta
____________

Nota do editor

Postes anteriores da série de:

20 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14903: Memória dos lugares (305): O meu rio próximo, e de estimação, era o Rio Grande de Buba (1) (António Murta)
e
22 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14916: Memória dos lugares (307): O meu rio próximo, e de estimação, era o Rio Grande de Buba (2) (António Murta)

sábado, 25 de julho de 2015

Guiné 63/74 - P14931: Recortes de imprensa (74): Informação Oficial, publicada no jornal "A Província de Angola", sobre o desastre do Cheche aquando da travessia do Rio Corubal em 6 de Fevereiro de 1969 (José Teixeira / José Marcelino Martins)

1. Mensagem do nosso camarada José Teixeira (ex-1.º Cabo Aux Enf, CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70), com data de 2 de Julho de 2015:

Caríssimos.
Apesar de já ter corrido muita tinta sobre o sangue que correu no desastre do Rio Corubal, achei interessante voltar ao tema com este documento histórico que alguém conseguiu extraído do jornal A Província de Angola – o porta voz do regime colonial em Angola com a versão oficial do Desastre do Cheche.

Abraços
Zé Teixeira



************

2. E por falar em informação oficial, vem a propósito falar de outro meio de comunicação oficial, o Telegrama, que podia ser civil ou militar, como diz o nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), no trabalho que se apresenta a seguir.


____________

Nota do editor

Último poste da série de 21 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14912: Recortes de imprensa (73): Duas guerras na fronteira dos felupes, artigo de Pedro Rosa Mendes no jornal Público de 19 de Fevereiro de 1999 (António Martins de Matos)

Guiné 63/74 - P14930: In Memoriam (235): Manuel Moreira de Castro (1946-2015), ex-Soldado At Inf da CCAÇ 2315/BCAÇ 2835 (Bula, Binar, Mansoa, Bissorã e Mansabá, 1968/69)

1. Mensagem da nossa amiga Arminda Castro, filha do nosso camarada Manuel Moreira de Castro (ex-Soldado Atirador de Infantaria da CCAÇ 2315/BCAÇ 2835, Bula, Binar, Mansoa, Bissorã e Mansabá, 1968/69), com data de hoje, dando-nos a triste notícia do falecimento do seu pai e nosso tertuliano:

É com grande dor e tristeza que anuncio o desaparecimento do meu pai, Manuel José Moreira de Castro da Companhia de Caçadores 2315. 


Estará em câmara ardente na Capela Mortuária de Covelas, Concelho da Trofa. 

O funeral realiza-se amanhã, Domingo, pelas 11H45. 

Filha, Arminda Castro



Duas fotos, duas recordações de mais um amigo que nos deixa.

À nossa amiga Arminda e à restante família deixamos o nosso testemunho de sentido pesar e a certeza de que o camarada Manuel Castro não será esquecido enquanto este blogue estiver em actividade.

A Tertúlia
____________

Nota do editor

Último poste da série de 16 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14886: In Memoriam (234): Manuel Pescadinha Lazarino, ex-fur mil enf, CCAV 2748 (Canquelifá, 1970/72)... O funeral foi hoje de manhã, em Valado de Frades, Nazaré (Francisco Palma)

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Guiné 63/74 - P14929: Convívios (698): A Magnífica Tabanca da Linha, Oitavos, Guincho, Cascais, 23 de junho de 2015 - Parte I: Quando os chefes são mais do que os índios... (Crónica de José Manuel Matos Dinis; fotos de Manuel Resende;legendas de LG)

1. Mensagem do nosso camarada José Manuel Matos Dinis (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71), Amanuense da Magnífica Tabanca da Linha, em efectividade de serviço, com data de hoje, 24 de Julho de 2015:

Exercício Cronicante sobre o XX Encontro da Magnífica Tabanca da Linha

Neste dia quente, mas sob ligeira e confortável brisa, 23 de Julho, do ano 41.º do P. C. - período colonial, reuniu novo plenário da Magnífica, para nova sessão confraternizante e manducante, desta vez com o valioso acréscimo de um animador de grande garbo e versatilidade, pois canta, toca, declama, conta anedotas, e o mais que não se sabe, como andar de bicicleta.

Pelas 12H30, quando cheguei, já havia uma certa azáfama na colocação da escrita em dia. Até às 13 horas chegaram praticamente todos. Devo registar, que pela primeira vez o nosso confrade AGA não compareceu nem fez marcação, o que é tão mais de acentuar, quanto em vezes anteriores só não fazia a inscrição. Acho que anda nas terras amarelas do fim da Ásia, mas não imagina o arroz que aqui perdeu, quiçá o mais sápido e bem acolitado que ali tenha sido servido.

Outra nota a registar, tem a ver com a adesão de novos atabancados, alguns aproveitando a licença sabática da Tabanca do Centro, mas susceptíveis de confirmarem o estatuto de permanentes e assíduos confrades desta Magnífica, tais as manifestações de satisfação que nos transmitiram em clima de grande comunhão com os veteranos da Linha. A verdade é que a quase todos nos conhecíamos do antecedente, e já manifestávamos frequentes concordâncias sobre preferências estomacais e demais prazeres da vida, designadamente vinhos tintos Esteva, e diferentes digestivos de diferentes estirpes, que alguns dos nossos melhores (não há piores atabancados, mas fica sempre bem ao discurso, a inclusão de generosas dádivas com tão bons efeitos dietéticos).

Antes do inicio das hostilidades mastigantes, S. Exa. o Senhor Comandante Rosales, voluntariamente ausente deste evento, mas preocupado com o bom andamento e a boa impressão a causar aos novatos, encarregou-me de lhes apresentar uma mensagem de boas vindas, igualmente extensiva aos que não se cansam de comparecer. Fiz o que pude, arranjei a tanga que me pareceu mais adequada para justificar o injustificável, e transmiti a tanga com tanta veemência, que no final até recebi aplausos, ao ponto de ter que solicitar o fim da manifestação apoteótica. No final, a assembleia decidiu arquivar uma manifestação de censura a S. Exa., tendo em conta o imenso prazer que ele não desfrutou, considerado aqui como sanção bastante para o acto faltoso.

Naturalmente informado com antecedência sobre as condicionantes e expectativas que incidiram desta vez, S. Exa. o Comandante-Chefe Luís Graça não se fez representar, mas compareceu "lui-même", à cautela e na confirmada desconfiança de que desta vez é que seria. E foi. Foi bom. E quando o "shope" é bom, o convívio também corresponde com brilhantismo. Convenço-me de que S. Exa. não ficou envergonhado desta reincidência da Magnífica em Oitavos. E assim, aproveito para referir que o pessoal de Oitavos contribuiu decisivamente para o sucesso do XX Encontro.

Chamo a atenção dos estimados e viciados seguidores do Blogue, para avaliarem as caras alegres de antes e depois do acto refeiçoeiro, o que já atesta sobre a confiança dos confrades na partilha destes momentos de camaradagem franca e feliz. Até parece que sou parte interessada e que estou a engraxar alguém da hierarquia, e é verdade: sou parte interessada pela satisfação que possa obter destes encontros. E o que posso aqui afirmar. é que vi permanentes grupos em manifestações de cortesia e partilha de sentimentos alegres. Mesmo no serviço de tinto ou branco, a contrariar as normais manifestações de egoísmo. Lindo de se ver! Não bebe mais um copinho? Muito obrigado, mas depois de o camarada se servir! Só comparável com a nobreza britânica.

Nestes termos pretensamente croniqueiros, dispensada a adesão ao badalado acordo ortográfico e às reguadas do professor Salgueiro, que bem se esforçou por me ensinar alguma coisinha, dá-se a reportagem por concluída, ainda antes do antipático aumento de impostos para quem navega na net e possa ser dedicado adepto das estórias das derradeiras campanhas de África. Com votos para que todos se apresentem nas melhores condições físicas e psicológicas no próximo evento a realizar em data oportuna, dou por terminado este trabalho lixado e mal pago.

Abraços fraternos
JD



Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > Noblesse oblige: ausência do régulo Jorge Rosales (que foi a banhos...), o secretário J. M. Matos Dinis teve as honras de palanque... Aqui com a sua simpatiquíssima quão disccreta Teresa...


Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > (E)ternos apaixonados: o Manuel Joaquim e a Deonilde de Jesus


Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > Estão, circunstancilamente, de costas voltadas um (João Sacôto, sentado) para o outro (João Martins) mas são tio e sobrinho, respetivamente, e estiveram os dois no TO da Guiné...


Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 &gt Dois "pesados pesados" da nossa galeria de heróis: a história da FAP na Guiné não pode ser escrita sem a a sua história, a do Miguel Pessoa (à esquerda) e a do António Martins de Matos (à direita; estreante na Tabanca da Linha)...


Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > Dos "periquitos" que foram recebidos com muita ternura... e tiveram agradáveis surpresas: o comandante Pombo e a sua querida filha Maria João que fez questão de acompanhar o pai, regressado há um ano do Brasil, que mora em Bucelas, na quinta do Avelar de Sousa, e que acaba de superar alguns problemas de saúde.



Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > Uma "panorâmica",  do fotógrafo de serviço e homem-de-todo-o-terreno da Tabanca da Linha: o Manuel Resende. O espaço, fabuloso, não encheu como de outras vezes, mas a sala estava composta, com cerca de meia centena de conivas. A lotação anda à volta dos 80 lugares.


Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > O prato emblemático da casa, o "arroz de marisco à Tabanca da Linha"... 


Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > E no final cantou.se o fado: Hernâni Teixeira (voz e viola)  e o "veteraníssimo" Carlos Cruz (amante do fado)... O Hernâni foi enfermeiro militar, no HMP, não chegou a ir ao Ultramar... Hoje atua em convívios e festas. Tem reportório para dar e duar... Belíssima voz: fiquem o n.º de telemóvel (919 353 024) e endereço de email: hernanifado@hotmail.com. 



Tabanca da Linha > Restaurante Oitavos, estrada do Guincho, Qta Marinha, Cascais > 23 de julho de 2015 > Um foto de grupo para mais tarde recordar: da esquerda para a direita, 1.ª fila: Zé Rodrigues, Luís Graça, António Matos Martins ("pira", na Tabanca da Linha), Avelar de Sousa (outro "pira") e Manuel Resende; 2.ª fila,  Juvenal (mais um "pira", de passagem por Lisboa, inscreveu-se na 25.ª hora), O Manuel Joaquim e mais dois adoráveis "periquitos", o comandante Pombo (como a gente carinhosamente vai continuar a tratá-lo, a história da sua vida é uma enciclopédia) e a sua filha mais nova, a Maria João (que é formada em direito e trabalha em eventos relacionados com a moda e a televisão, SIC Mulher). 

Fotos: © Manuel Resende  (2015). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: LG]


2. Comentário de LG:

Dizem (ou diziam, no tempo do régulo Rosales)  as más línguas que na Tabanca da Linha são (ou eram)  mais os chefes que os índios... mas não é verdade... Pelo menos ontem não foi verdade... E eu confesso que ainda conheço mal a tabanca, sou visita esporádica...  Ainda houve um almirante que ameaçou vir, e o mais graduado era um tenente general da FAP, o nosso querido António Martins Matos, que ficou na mesa ao lado do comandante Pombo, o que deu para viver e reviver os bons velhos tempos, de ambos,  de Bissau...lanca. 

Na mesma mesa, à direita, ficou o Avelar de Sousa, que andou pela Guiné entre 1968 e 1971, tendo comandado tanto a CCP 123 como a CCP 122, do BCP 12... É hoje major general na reforma. Tem a cartografia da Guiné na cabeça... Passou também por Angola, donde regressou em 23 de novembro de 1975 com 600 homens, esses sim, os últimos guerreiros do império... 

No final, o Avelar de Sousa, manifestou-me o seu agrado por ter vindo, a este convívio,  com o seu amigo do peito, o comandante Pombo. Espero que o Avelar de Sousa aceite o meu convite para, formalmente, integrar a nossa Tabanca Grande onde todos cabemos com tudo o  que nos une e até com aquilo que nos pode separar. O nosso conceito de camarada vai até comandante operacional... 

O comandante Pombo, por sua vez,  já aceitou o meu convite. Aguardo que a Maria João nos mande alguns fotos digitalizadas do álbum do pai (que, além da Guiné e Guiné-Bissau, viveu e trabalhou em Angola, República Democrática do Congo e Brasil), É um adorável contador de histórias, e tive pena de não ter gravado algumas... (LG)
______________

Nota do editor:

21 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14911: Convívios (697): Encontro do pessoal da CCAÇ 3327, dias 24 e 25 de Julho de 2015, em Fazenda, Laje das Flores, Ilha das Flores, Açores (José da Câmara)

Guiné 63/74 - P14928: Manuscrito(s) (Luís Graça) (62): "I want you, dead or alive"




Vídeo (0' 06'') > Alojado em You Tube > Luís Graça


Lourinhã, Vimeiro, 18 de julho de 2015_Reconstituição histórica da batalha de 21 de agosto de 1808 e mercado oitocentista. Vídeo: Luís Graça (2015)




"I Want you, dead or alive"
por Luís Graça (*)


À memória do Umaru Baldé, (que morreu de sida e tuberculose, no terminal da morte que dá pelo nome de Hospital do Barro, em Torres Vedras);

do Abibo Jau (, o gigante do 1º Gr Comb da CCAÇ 12., fuzilado em Madina Colhido);

do Abdulai Jamanca (, cmdt da CCAÇ 21, fuzilado em Madina Colhido);

do Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015);

do Iero Jaló (, o 1º morto em combate, da CCAÇ 12, em 8/9/1969);

do Manuel da Costa Soares (, sold cond, da CCAÇ 12, morto em Nhabijões, em 13/1/1971, por uma mina A/C, sem nunca ter chegado a conhecer a sua filha);

do Luciano Severo de Almeida ( que terá morrido de morte violenta, já como paisano);

e dos demais camaradas da CCAÇ 12 e da CCAÇ 21,
brancos e pretos,
mortos em combate
ou abandonados à sua sorte,
depois do regresso a casa
ou da independência da Guiné-Bissau;

ao José Carlos Suleimane Baldé,
felizmente ainda vivo, espero,
a morar em Amedalai, Xime
(e o único camarada guineense da CCAÇ 12
a integrar a Tabanca Grande);

a todos os demais camaradas da Guiné
que ainda hoje estão (sobre)vivos.




Foderam-te, meu irmão!
Enganaram-te, irmãozinho!
Traíram-te, amigo!
Deixaram-te para trás, camarada!

Não, não era este país milenário
que vinha no cartaz de promoção turística,
com montes, vales e charnecas,
com rios, praias e enseadas,
com fama de gente patriótica,
riqueza gastronómica
e forte sentido identitário.

“I want you”,
disseram-te eles,
e tu respondestes sem hesitar:
“Pronto!”.

Meu tonto,
disseste "presente!",
mesmo sem poderes avaliar
todas as consequências presentes e futuras
da tua decisão,
em termos de custo/benefício.

Decidiste com o coração,
não com a razão,
deste um passo em frente,
abnegado e generoso,
mesmo sem saberes
onde era o distrito de recrutamento,
e sem sequer conheceres
o teatro de operações,
o estandarte,
o fardamento,
a ciência e a arte da guerra,
o comandante-chefe
ou até mesmo a cara do inimigo.

Um homem não vai para a guerra
sem fixar a cara do inimigo,
sem reconhecer a voz do inimigo,
pode ser que seja teu pai,
mãe, irmão, irmã,
vizinho, amigo,
ou até mesmo um estrangeiro,
um pobre e inofensivo estrangeiro,
apanhado à hora errada no sítio errado.

Camarada,
um homem não mata outro homem
só porque é estrangeiro,
ou só porque não pensa ou não sente como tu,
um homem não puxa o gatilho
ou saca da espada,
sem perguntar quem vem lá!

Enfim, não se mata um homem,
de ânimo leve,
gratuitamente,
só porque alguém o elegeu como teu inimigo.

Não, meu irmãozinho,
não eram estes outdoors
e muros grafitados,
ao longo da picada,
não, não era este trilho,
que era pressuposto levar-te
do cais do inferno
às portas do paraíso.

Sim, porque no final, 
meu irmão,
há sempre alguém a prometer-te
o paraíso,
o olimpo,
o panteão nacional
ou cruz de guerra com palma,
em troca da dádiva suprema
da tua vida,
do teu corpo,
da tua alma.

Todos te querem,
todos te queremos,
“I want you”,
sim, quero-te, mas por inteiro,
quanto mais não seja
para tirar uma fotografia contigo,
não vales nada
cortado às postas,
decepado,
decapitado,
ou, pior ainda,
perdido, errático,
com stress pós-traumático
sem bússola nem mapa,
apanhado à unha pelo inimigo,
ou fuzilado no poilão de Bambadinca
ou de Madina Colhido.
Fuzilado, és um cadáver incómodo,
apanhado, és um embaraço diplomático,
pior do que tudo isso,
doente psiquiátrico.



Não, não foi este destino
que compraste,
com o patacão do teu sangue, suor e lágrimas,
enganaram-te, os safados,
os generais
e os seus ajudantes de campo,
os burocratas da secretaria,
os recrutadores,
a junta médica,
os instrutores
e até os historiadores.

“Guinea-Bissau, far from the Vietnam”,
alguém escreveu no poilão de Brá
ou na estrada de Bandim,
a caminho do aeroporto, tanto faz,
“Tuga, estás a 4 mil quilómetros de casa”.
Ou então foi imaginação tua,
pesadelo teu,
deves ter sonhado com essa placa toponímica,
algures,
numa noite de delírio palúdico,
deves tê-la visto
a sul do deserto do Sará.

Alguém sabia lá
onde ficava a Guiné,
longe do Vietname,
alguém se importava lá
com o teu prémio da lotaria da história,
mesmo que em campanha
te tenhas coberto de glória!

Acabaram por te meter
num avião “low cost”
ou num barco de lata,
ferrujento,
deram-te um pontapé no cu
ou cravaram-te a tampa do caixão de chumbo.
"Bye, bye, my friend.
Fuck you, man”.
Nem sequer te desejaram
"Oxalá, inshallah, enxalé,
que a terra te seja leve!"

País de merda"...
Tinha razão o polícia, racista,
que te quis barrar a entrada
no aeroporto de Saigão
(ou era Lisboa ?
ou era Amsterdão?).

Quem disse que os polícias
de todo o mundo
são estúpidos ?
Até o polícia racista
entende o sofisma
do país de merda:
“Pensando bem,
soletrando melhor,
país de merda,
país de merda,
só pode ser o meu”.

Os gajos estavam fartos de ti,
meu irmão,
meu camarada,
meu amigo.
Os gajos pagavam-te,
se preciso fosse,
para se verem livres de ti,
vivo ou morto,
devolvido à procedência.

“I want you, alive ou dead”,
porque na contabilidade nacional
tudo tem de bater certo,
diz o cabo arvorado.
Todo o que entra, sai,
é o deve e o haver
do escriturário, encartado,
mesmo que seja merda:
“Garbage in, garbage out”,
se entra merda, sai merda.

Procuraram-te por toda a parte,
do Minho ao Algarve
do Cacheu ao Cacine,
só te queriam bem comportado,
escanhoado,
ataviado,
de botas engraxadas,
se possível herói de capa e espada,
medalhado, condecorado,
de cruz de guerra ao peito,
mesmo que viesses amortalhado.

E tu ?
Sabias lá tu
o que era a pátria,
onde ficava a tabanca da pátria,
onde começava e acabava o chão da pátria ?
Muito menos sabias
a geografia da guerra,
Aljubarrota,
Alcácer Quibir,
Vimeiro,
Waterloo,
La Lys,
lha do Como,
Guidaje,
Gadamael,
Dien-Bien-Phu,
Madina do Boé,
Ponta do Inglês,
Madina Belel...

Conhecias lá tu
da pátria a anatomia e a fisiologia ,
o intestino grosso e delgado,
o que é que a pátria comia,
o que é que a pátria defecava,
ou até mesmo o que é que a pátria sentia e pensava,
se é que a pátria deveras sentia e pensava.

Queriam-te sedado,
anestesiado,
amnésico, de preferência,
sobretudo amnésico.
alienado,
aculturado,
desformatado,
paisano,
só assim eles te queriam de volta
ao teu anódino quotidiano,

Meu irmão,
meu pobre camarada,
fizeste por eles
o trabalho sujo
que compete a qualquer bom soldado
em qualquer guerra.
Mas nem como soldado eles te trataram,
nem sequer como mercenário
te pagaram,
em espécie ou em géneros.

Afinal a guerra acabou,
como todas as guerras acabam,
até mesmo a guerra dos cem anos
teve um fim
com o seu rol de mortos, feridos e desaparecidos.
“Para quê mexer agora na merda, ó nosso cabo ?”,
pergunta o sorja da companhia.
“Boa pergunta, meu primeiro,
mas há muito já que eu não cheiro,
a guerra embotou-me os sentidos”.

Luís Graça
Lourinhã, Vimeiro, 18/7/2015,
Reconstituição histórica da batalha do Vimeiro (21/8/1808)
____________

Nota do editor:

Último poste da série > 8 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14846: Manuscrito(s) (Luís Graça) (61): Poema interpretativo da batalha do Vimeiro (, dedicado ao Eduardo Jorge Ferreira)

Guiné 63/74 - P14927: Nas férias do verão de 2015, mandem-nos um bate-estradas (11): Vimeiro, Lourinhã, 17 a 19 de julho de 2015: recriação histórica da batalha do Vimeiro (1808) e mercado oitocentista - Parte II: Fogo à peça!... Oxalá, inshallah, enxalé a gente se possa voltar a encontrar para o ano!



Vídeo (0' 35''). Alojado no You Tube > Luís Graça



Vídeo (2' 00''): Alojado em You Tube > Luís Graça


Lourinhã, Vimeiro > 18 de julho de 2015 > Reconstituição histórica da batalha do Vimeiro (21 de agosto de 1808) e mercado oitocentista > O "valente soldado" Eduardo  Jorge Ferreira, nosso grã-tabanqueiro, amigo e camarada... No "bar do soldado 1808",  depois da "batalha"...

Foto e vídeos: © Luís Graça (2015) Todos os direitos reservados.


1. Lourinhã, Vimeiro > 18 de julho de 2015 > Reconstituição histórica da batalha do Vimeiro (21 de agosto de 1808) e mercado oitocentista.(*`)

O nosso grã-tabanqueiro Eduardo Jorge Ferreira e o seu grupo de recriadores históricos do Vimeiro, tiveram  o seu "batismo de fogo" no "assalto à igreja", reconstituição que se realizou no dia 18/7/2015, sábado. Nesse dia, também se realizou, pelas 16h00, a cerimónia de homenagem aos combatentes junto ao Padrão Comemorativo da Batalha do Vimeiro.

Na véspera, dia 17, 6ª feira, já se tinha efetuada, às 22h00,  a encenação, prevista no programa,  “A corte que parte e o invasor que chega” (referência à partida da corte para o Brasil em 1807; por  um triz, o destacamento avançado das tropas napoleónicas, comandadas por Junot, não apanhou a rainha, o príncipe regente, demais família real e o seu séquito de cortesãos e cortesãs... Daí a expressão popular "ficar a ver navios"). (**)

O forte dos 3 dias foi a reconstuição da batalha do Vimeiro, ao meio dia de domingo, dia 19, em campo aberto (evento a que não assistimos) (***)... 

A reportagem completa dos 3 dias de festa está aqui disponível, por iniciativa do Município da Lourinhãfotos (131) e vídeos (4).

Parabéns ao nosso grã-tabanqueiro Eduardo Jorge Ferreira, voluntários locais e demais lourinhenses ( a começar pelo muncipio e a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro) que deram corpo e alma a esta iniciativa, de interesse histórico, cultural e turístico.  Alguns aspetos relacionados  com a segutança de pessoas e bens terão de ser melhor acautelados em futuras recriações, como já tive ocasião de  transmitir pessoalmente ao Eduardo... (LG).

PS - Parabéns também aos nossos novos grã-tabanqueiros Helena ("do Enxalé") e Álvaro Carvalho que aguentaram,  de pé firme, estes três dias... O Álvaro, num gesto generoso, fez uma completíssima reportagem (fotos e vídeos) que vai pôr à disposição do Eduardo... A  Maria Helena vai-nos mandar fotos digitalizadas do seu tempo de menina e moça no Enxalé, algumas das quais me trouxe para mostrar... O casal vive entre as Caldas da Raínha e a Amoreira de Óbidos...

Oxalá, inshallah, enxalé a gente se possa voltar a encontrar para o ano!
_____________

Notas do editor.

(*) 19 de julho de  2015 > Guiné 63/74 - P14898: Nas férias do verão de 2015, mandem-nos um bate-estradas (8): Vimeiro, Lourinhã, 17 a 19 de julho de 2015: recriação histórica da batalha do Vimeiro (1808) e mercado oitocentista - Parte I: Com o nosso 1º cabo Eduardo Jorge Ferreira, promovido a sargentos por feitos heroicos em campanha...

(**) "Ficar a ver navios", não obter o que se deseja, ver as suas suas expectativas goradas ou frustradas, esperar inultilmente.... É uma expressão, ao que parece, muito mais antiga... A sua origem muito provavlemenmte remonta ao tempo em que os armadores portugueses, e os populares (com destaque para as mulheres), na época Descobrimentos e das grandes viagens marítimas, tinham por costume ficar no alto de Santa Catarina, em Lisboa, à espera do regresso das caravelas e das naus que vinham das Índias, da África ou do Brasil. Outra hipótese tem a ver com o mito sebastiânico, o rei (o "Desejado") que haveria de regressar numa manhã de nevoeiro , depois do desastre de Alcácer Quibir (em 1580)...

No caso da partida da corte para o Brasil (que implicou na prática a primeira e única transferência, na história,  da capital de um império para a sua colónia...), estamos a falar de uma diferença de horas... Junot não conseguiu aprisionar o príncipe regente Dom João (filho de Dona Maria I, e futuro rei de Portugal), como estava nos seus planos: a corte embarca, no rio Tejo,  a 27 de novembro de 1807, mas a frota só parte a 29, por causa da falta de ventos...Junot, vindo do Ribatejo, entra em Lisboa às 9h00 da manhã do dia 30...

Guiné 63/74 - P14926: Notas de leitura (740): “Recriar a China na Guiné: os primeiros chineses, os seus descendentes e a sua herança na Guiné colonial”, artigo assinado por Philip J. Harvik e António Estácio (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 16 de Julho de 2015:

Queridos amigos,
Já que isso diz referência a um trabalho de António Estácio sobre a chegada dos chineses na Guiné e como eles valorizaram a orizicultura, que já fio fonte de grande riqueza, teremos comido todos nós, na década de 1950, muito arroz da Guiné. A cultura do arroz fazia parte da arrancada para o desenvolvimento das colónias da África Ocidental, tal como as oleaginosas.
Guardam-se imensas imagens, algumas delas muito belas, dos trabalhos efetuados depois da chegada de Sarmento Rodrigues, publicadas no Boletim Cultural da Guiné Portuguesa, este espólio esteve à beira de se perder, foi felizmente recuperado pela Fundação Mário Soares.
O artigo de Philip Harvik e António Estácio traz imagens muito sugestivas dos últimos descendentes dos chineses de Catió, bom seria que o nosso confrade António Estácio as republicasse no nosso blogue.

Um abraço do
Mário


Quando os chineses chegaram a Catió, no princípio do século XX

Beja Santos

O artigo vem publicado no n.º 17 da revista Africana Studia, 2.º semestre, 2011 e intitula-se “Recriar a China na Guiné: os primeiros chineses, os seus descendentes e a sua herança na Guiné colonial”, e vem assinado por Philip J. Harvik (investigador do Instituto de Investigação Tropical) e pelo nosso confrade António Estácio que, tempos antes, fizeram uma comunicação sobre os chineses e a orizicultura na Guiné.

Os autores começam por recordar duas realidades: primeiro as mudanças que se operaram nas primeiras décadas do século XX no contexto da África Ocidental, em que o império francês necessitava de mão-de-obra para as colónias, principalmente para os chamados “trabalhos públicos”, que incluíam a construção de estradas, caminho-de-ferro, edifícios, etc, essa mão-de-obra exigia gente qualificada e daí o recurso a certos meios até então legítimos, como o uso dos degredados; segundo historia-se o papel dos degredados que eram enviados para a África e mesmo para o Oriente pelos tribunais estatais e pela Igreja Católica – como registam os autores, no caso da Guiné, entre 1834 e 1896 o número de degredados foi de 425 indivíduos, a maior parte vinda de Cabo Verde e de Portugal.

A cultura do arroz juntou-se, neste ciclo imperial, ao amendoim e às oleaginosas. Já se cultivava arroz na Guiné antes da chegada dos chineses, e por razões óbvias, como anotam os autores. O litoral de baixo-relevo, cortado por muitos rios e rias, com margens abundantes de mangue formava um ecossistema perfeitamente adaptado à cultura do arroz alagado, em bolanhas. Até então, os autóctones alimentavam-se de “arroz de povoação”, espécie nativa. Nas colónias francesas inglesas foram introduzidas variedades asiáticas. No entretanto, para além do arroz local conhecido como “arroz vermelho”, as populações começaram a produzir o “arroz branco”, também chamado “arroz da Gâmbia”. Em paralelo, assiste-se à criação de explorações agrícolas e comerciais, as chamadas “pontas”, os governadores e administradores aplaudiam estas explorações, no fundo assistia-se à progressiva ocupação do território.

Imagem da cultura do arroz na Guiné
Extraída do site http://www.gbissau.com, com a devida vénia

As origens dos primeiros chineses que chegaram à Guiné não estão esclarecidas, admite-se que tenham vindo de Cantão e do estuário do Rio das Pérolas, tal como muitos outros seus conterrâneos que foram mandados para Moçambique. Estes primeiros chineses terão chegado à Guiné em 1902, assinalo o arranque da expansão da orizicultura que teve lugar a partir da primeira década do século XX. Os autores contextualizam a atmosfera da chegada dos chineses à região de Tombali, era uma região que tinha, além de um posto militar português, algumas feitorias e mesmo alguns europeus. O rio Tombali tornou-se uma área de fixação de ponteiros de origem cabo-verdiana.

Estes dois primeiros chineses eram degredados, tinham vindo através de Macau, chamavam-se Kat Chan e Lai-Assung, eram tratados ambos como mestres de lavrança de arroz. Estes dois degredados chineses seguramente que espiolharam a região metro-a-metro até decidirem pela zona de Catió, localizada entre os rios Tombali e Cumbidjã e encostada às ilhas de Como e Caiar. Lai-Assung, também conhecido por Chang-a-leng, fixou-se em Cubaque, Kat Chan foi primeiro para Canchungo e só depois é que partiu para Catió.

Os autores explicam as consequências dos acontecimentos. Na época de 1915-1924 na zona em redor de Catió estes dois chineses desenvolveram a cultura do arroz. Tiveram agora fatores a seu favor. A partir dos anos 1920, o fluxo de migrantes Balanta para a região Quínara, onde se fixaram em chão Beafada aumentou consideravelmente, e a partir de 1926, os primeiros ponteiros de origem cabo-verdiana obtiveram ali concessões de monta. Deu-se em certos casos a crioulização dos chineses. E os autores enfatizam que os percursos dos chineses e dos seus descendentes na Guiné evidenciam o modo como se processou a aculturação e a crioulização, de um modo geral integraram-se muito bem na sociedade guineense durante o período colonial. Forçados a permanecer na Guiné, alguns dos primeiros chineses procuraram novas oportunidades para a sua realização na pesca e na agricultura, quase sempre com sucesso. E os autores dão uma razão para este sucesso: tentaram recriar a China na Guiné e conseguiram-no.

O conflito armado levou alguns membros da comunidade luso-chinesa a juntar-se ao PAIGC, caso de José Costa Júnior e seu irmão Noel Costa, morto em 1965. Um descendente de chineses, Jonas Mário Fernandes, entrou em rotura com Amílcar Cabral, em Dakar, nos anos de 1960.

O trabalho de Harvik e de Estácio foi elaborado também com base em conversas com agricultores e ponteiros, mostram-se fotografias de chineses e até dos seus descendentes. É um mundo que já não existe, adiante-se. Estes degredados, contudo, relevaram-se exímios na cultura do arroz e convém não perder de vista que nos anos 1950 muitas toneladas chegavam a Portugal. Quando Sarmento Rodrigues chegou à Guiné, um dos seus primeiros cuidados foi o de mandar recuperar/regenerar os ouriques que estavam degradados, operação que se salvou numa revitalização da orizicultura guineense. Lá muito atrás, ficara a herança chinesa, a segunda geração de chineses na Guiné preferiu o comércio, mesmo no Senegal e na Guiné Conacri.

Para leitura integral do artigo:
http://www.academia.edu/11682935/Recriar_China_na_Guin%C3%A9_os_primeiros_Chineses_os_seus_descendentes_e_a_sua_heran%C3%A7a_na_Guin%C3%A9_Colonial
____________

Nota do editor

Último poste da série de 23 de julho de 2015 > Guiné 63/74 - P14920: Notas de leitura (739): Parabéns ao nosso camarada Mário Cláudio / Rui Barbot Costa [, ex alf mil, secção de justiça, QG, Bissau, 1968/70], Grande Prémio de Romance e Novela APE/ DGLAB - 2014, atribuído ao seu último livro "Retrato de rapaz"

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Guiné 63/74 - P14925: (Ex)citações (286): Fiz um telefonema surpresa para o meu irmão, no dia e hora do seu casamento, em 16/10/1971, em Guimarães...Tive que marcar a chamada oito dias antes, na casa do régulo de Bula que servia de posto dos CTT... (António Mato, ex-alf mil MA, CCAÇ 2790, Bula, 1970/72)




Foto nº1 > Região de Cacheu, Bula, dia da cavalaria (21 de julho de 1973)... O gen Spínola passa revista às tropas e viaturas em parada...  É acompanhado pelo Comandante Militar, brigadeiro Alberto Banazol



Foto nº 2 > Região de Cacheu, Bula, dia da cavalaria (21 de julho de1972)... Desfile de viaturas, debaiso de chuva



Foto nº 3 > Região de Cacheu, Bula, s/d, "ronco balanta"


Foto do álbum do Leonel Olhero, ex-fur mil cav, Esq Rec 3432 (Panhard) Bula, 1971/73.


1. Comentário de António Matos [, ex-alf mil minas e armadilhas, CCAÇ 2790, Bula, 1970/72] ao poste 14919 (*)


Desabituei-me de aqui escrever e hoje vi-me em palpos de aranha para dar com este local onde pretendo contribuir para a percentagem daqueles que também fizeram uso dos CTT fora de Bissau para contactos telefónicos para a Metrópole.

Vistas as coisas a esta distância, parece-nos incrível como tudo evoluiu, onde as tecnologias ganham foros de destaque ...

Estava no 16 de Outubro de 1971 quando tive necessidade de contactar para Guimarães onde se casava um dos meus irmãos ... 

A logística que envolvia esta tão singela operação que hoje se executa em escassos segundos, é algo que, ao recordá-la, me dá a imensa satisfação de pertencer a uma geração viva que tem sido testemunha de fabulosos avanços científicos os quais permitiram transformações civilizacionais notáveis.

O eu ter nascido;
A chegada da televisão ao país;
A ida do Homem à Lua;
O aparecimento do computador;
A invenção da internet;
O telemóvel;
Os nascimentos dos meus filhos;
A transformação da tecnologia bélica;
A proliferação da exploração espacial;
As novas geografias políticas;
As novas conturbações sociais;
Os avanços na medicina;
Os sucessos das nanotecnologias;
Os nascimentos dos meus netos;
Na ultrapassagem dos records atléticos;
Etc., etc., etc.

São apenas uma mínima parte das transformações que me apaixonam (umas pela positiva, outras pela negativa ) na certeza que as prefiro às do antigamente...

Oito dias antes, dirigi-me à casa do régulo de Bula que, concomitantemente, servia de posto dos CTT (não sei se neste momento estarei a meter os pés pelas mãos quanto a estes pormenores mas julgo que o interessante para este comentário é, tão só, o relato vivido da realização duma chamada telefónica ) e marquei para aquele dia a referida chamada.

Por se tratar dum casório, fiz as minhas preces para que à hora a que as meninas metessem as cavilhas naquelas centrais telefónicas do século passado, os noivos já se encontrassem de beijo dado e disponíveis para a surpresa.

Sim, porque aquele telefonema foi uma surpresa !!

Recordo que houve um certo atraso na conjugação concertada de toda a equipa que, passando a informação de boca em boca (via cavilha ), me pôs em contacto com o outro extremo da linha ...

Escusado será apelar às emoções do momento mas, embora nunca mais tivesse pensado no assunto, sinto uma certa nostalgia, só mitigada porque ao olhar aqui para o lado do computador, dou de caras com o mais recente dos sucedâneos das tecnologias comunicacionais - o telemóvel - com o qual já fiz e já recebi "n" chamadas enquanto escrevo este reviver ...

Ensinou-me já a experiência que, por vezes, ao fazermos o "send" duma mensagem, ela vai parar ao etéreo e nunca mais ouvimos falar dela, restando-nos a paciência para tentar recuperar parte dos raciocínios e ideias.

Por isso, junto à lista acima, mais uma vitória civilizacional que dá pelo nome de "copy & paste" e com ela guardar num limbo este trabalhinho enquanto não confirmo que o original seguiu para o destino apropriado,

Assim sendo, aqui vos deixo um abraço e os parabéns por esta ideia que me cativou. (**)


Guiné 63/74 - P14924: (Ex)citações (285): Fiz um único telefonema, aflito, de Bissau para a metrópole em novembro de 1967, por causa das cheias na região de Lisboa (Manuel Coelho, ex-fur mil trms, CCAÇ 1589, Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68)... Nunca me ocorrreu telefonar, de qualquer modo não havia telefone em casa (Carlos Milheirão, ex-alf mil, CCAÇ 4152/73, Gadamael e Cufar, 1974)



Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > c. 1966/68 > Estação dos CTT, à esquerda



Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > c. 1966/68 > Rua pirncipal > Sede do comando de batalhão, à esquerda (, visível na foto a proteção do edifício, feita com bidões de areia a toda volta); do lado oposto da rua, do lado direito, em frente, ficava o edifício dos CTT.

Fotos (e legendas): © Manuel Caldeira Coelho (2011). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]


1. Mensagem de Manuel Caldeira Coelho (ex-fur mil trms, CCAÇ 1589 / BCAÇ 1894, Nova Lamego e Madina do Boé, 1966/68):


Data: 23 de julho de 2015 às 14:15

Assunto: Sondagem: os telefonemas (*)


Caros editores do nosso- blogue, já votei mas queria explicar a razão de um único telefonema que fiz quando estava em Bissau.

Não era fácil, e só nos CTT se podiam fazer as chamadas particulares.

Em Novembro de 1967 aconteceu aquela catástrofe das cheias na região de Lisboa e, como
tinha uma irmã a morar em Queluz, havia um boato de que a Fábrica de Pólvora de Barcarena
iria explodir e arrasar toda aquela área.

Bem, com o telefonema, fiquei esclarecido e descansado quanto a essa possibilidade e não se deu nada de semelhante,  apesar dos estragos e infelizmente das mortes.

Não tenho fotos dos CTT de Bissau, mas aqui estão duas de Nova Lamego, com o edifício dos CTT, que era junto ao comando do batalhão.

2. Outros comentários:

2.1. Nosso editor LG:

22/7/2015, 22h34

Amigos/as, camaradas: 

É bom que os jovens de hoje, guineenses e portugueses, saibam compreender e avaliar o "salto tecnológico" que demos, a Guiné, Portugal, o mundo inteiro. com a Telegrafia Sem Fios (TSF), muito antes da era do digital... É preciso perceber a revolução, nas telecomunicações, iniciada pelo italiano Marconi... E, no caso português, o papel da Companhia Portuguesa Rádio Marconi... Aqui vão alguns apontamentos que recolhi na Net...

2.2. Carlos Milheirão [ex-alf mil, CCAÇ 4152/73, Gadamael e Cufar, 1974]

23/7/2015, 11h24:




Nunca me ocorreu fazê-lo [, telefonar para casa]. De qualquer modo, não havia telefone em casa.

Recentemente tive uma filha em missão no Líbano e falávamos com ela todos os dias via SKYPE. Como as coisas mudaram!!! (**)

___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 22 de julho de  2015 > Guiné 63/74 - P14919: Sondagem: Resultados preliminares (n=115) a dois dias de encerrar a votação: menos de metade da malta (47,8%) utilizou os CTT para telefonar para a casa (leia-se: metrópole). Mesmo assim, parece que era mais fácil em Bissau, capital do território, do que no mato...