quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Guiné 61/74 - P18928: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte XL: As minhas estadias por Bissau (viii): o ano de 1969 (fotos de 82 a 90) (fim)


Foto nº 82


Foto nº 83


Foto nº 84



Foto nº 85


Foto nº 86

 Foto nº 87


Foto nº 88


Foto nº 89A


Foto nº 89

Foto nº 90

Guiné > Bissau > Virgílio Ferreira, ex-alf mil SAM, CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Diomingos, 1967/69)

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]






1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do Virgílio Teixeira (*), ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, set 1967/ ago 69); natural do Porto, vive em Vila do Conde, sendo economista, reformado; tem já  75 referências no nosso blogue.

Últimas fotos das passagens por Bissau (de 81 a 90) (**=

Legendas:

F82 - A estrada de Santa Luzia, entre o QG e a cidade de Bissau, são uns 5 km de distância. Foi um percurso que fiz imensas vezes, de um lado para o outro. Havia transporte militar com horas marcadas, para levar a Bissau o pessoal e voltar a trazer para as instalações do QG.

Estrada muito estreita, alcatroada, sem bermas, e com muito arvoredo. Apesar de ser ainda dia, o sol deve estar a pôr-se, mas com o arvoredo denso, ficou tudo escuro. Não sei como tirei a foto, mas pode ter sido a conduzir a motorizada, eu raramente utilizava os transportes militares, pois tinham um horário, coisa que eu não me interessava. Algures numa casa destas, conheci quando cheguei,  em 21 de set 67, uma rapariga cabo-verdiana, eu ia a pé nesses dias pela estrada abaixo, e meti conversa, depois foi uma história que não é para contar agora, não que seja proibitiva, mas porque foi triste o seu final. Bissau, 2º trimestre de 69.

F83 – No bar do Clube de Oficiais do QG, em convívio com camaradas e amigos. Estamos na recta final da comissão, e não se pensa noutra coisa senão regressar. Junto a mim está o alferes Camelo, foi meu parceiro na EPAM, no curso da especialidade de Administração Militar. Ajudei-o muito na aplicação militar, ele era bastante gordo, nem conseguia segurar na arma, quando se faziam as marchas e os crosses de 17 e 20 km. Eu carregava tudo dele e o meu, ele andava no passo normal, eu chegava muito antes. Deve-me esses favores, depois nunca mais o vi, apesar de o pai ter uma casa comercial em Matosinhos, que se chamava a Casa Camelo, não sei o que vendia. Mas era endinheirado em comparação comigo.

Venho a encontrá-lo precisamente na Messe de Oficiais nesse dia e não mais o vi na Guiné. Passados mais de 20 anos cheguei a cruzar-me com ele no Porto, mas nunca falamos, talvez ele não me reconhecesse, pois eu engordei 20 kg e fiquei de cabelos brancos, mas ele na mesma. Hoje não sei dele. Ao lado,  outro alferes da Chefia de Contabilidade, não me lembro o nome. Eu parecia o dono daquilo tudo (DDT), era uma visita frequente. Bissau, 2º. Trimestre de 69.

F84 – Um dia de muita chuva, entre Maio e Julho 69, tempo dela... Na zona nobre da cidade, das vivendas, embaixadas, consulados, e gente importante da terra. Uma viatura militar Mercedes, nova, deslizando entre a chuva e os ribeiros de água. Apesar de não haver quase movimento de viaturas, neste cruzamento tínhamos um Policia Sinaleiro de capacete branco, coisas de África de outros tempos. Quando chovia forte, até os sapos saiam das bolanhas e inundavam as ruas e passeios, depois à noite com a falta de iluminação, esmagávamos sem querer dezenas deles, era uma porcaria do terceiro mundo. Bissau, 2º Trimestre de 69.

F85 – Mais um barco de T/T chegou e atracou, não é o Uíge pois esse ficava ao largo. Vemos na escadaria o pessoal a descer com malas, por isso estão a desembarcar, mais umas centenas de militares para esta guerra. Um camião militar Mercedes para levar o pessoal e bagagem para os seus destinos, normalmente para o Depósito de Adidos em Brá, onde esperavam transporte para os seus locais definitivos de destino. Tempo de chuva, pelas nuvens carregadas. Era tempo dela, e quando caía não era a brincar. Bissau, 2º Trimestre de 69.

F86 – Base aérea de Bissalanca. À esquerda algumas DO com o focinho amarelo. Ao lado destas, outro avião que penso ser um Héron onde também viajei, poucas vezes. Ao fundo à direita, algumas Dornier em cor branca ou clara, onde viajei muitas vezes. Em grande plano pode ver-se um grande avião, de hélice, quadrimotor. Penso tratar-se de um DC6 da Douglas, o tal avião que me levou para a Guiné. Tem a bandeira nacional atrás, e uma cruz de guerra pintada atrás. Mais ao fundo podem ver-se outros dois iguais, virados de frente. Mas aquele DC6 não foi o que me levou, pois eu sei que foi um pintado de cinzento e camuflado, feio, velho, sem bandeiras nenhumas, quase a cair de podre. Bissau, 2º trimestre de 69.

F87 – Base naval da Marinha Portuguesa em Bissau. Foto tirada possivelmente no dia anterior à minha partida, a bordo do T/T Uíge. Algum movimento de barcos e lanchas, mas não era o dia de saída, pois faltam alguns pormenores. Vou adiantar uma data. Bissau, 3Ago69.

F88 – Aerogare da BA12 em Bissalanca. Militares preparam-se para embarcar rumo a qualquer sítio, penso que eu estou também a caminho de um deles, só pode ser para São Domingos. Pode ver-se uma fileira de DO27 – focinho amarelo-torrado, outra fileira de Caças T6, e mais adiante outra fileira de Fiat G91. Tantas vezes por aqui passei que me recordo quase de tudo, mas às instalações do pessoal da aviação fui lá uma vez se me lembro. Bissau, 1º Trim 69.

F89 – Vista geral da pista de aterragem da Base Aérea e do aeroporto civil de Bissalanca, que era comum para todos os aviões. Pelo aspecto estamos já na época de chuvas. Os elementos que se vêm na foto, deve tratar-se da PA, Polícia Aérea.  em verificação da pista ou qualquer outra formalidade que desconheço. Bissau, Mai69.

F90 – Render da guarda no Palácio do Governador. Aos domingos de manhã havia esta festa de ronco, a população vinha para a rua ver as cerimónias. Aqui mostra-se apenas o Palácio, os homens da Marinha, a fanfarra e tropa do exército. Estamos na Praça do Império, era aqui que se mostrava que isto ainda era Portugal. Já existe uma reportagem destas cerimónias num outro Poste já publicado no Blogue. Bissau, Junho69.

Em, 24-04-2018

Virgílio Teixeira

«Propriedade, Autoria, Reserva e Direitos, de Virgílio Teixeira, Ex-alferes Miliciano SAM – Chefe do Conselho Administrativo do BATCAÇ1933/RI15/Tomar, Guiné 67/69, Nova Lamego, Bissau e São Domingos, de 21SET67 a 04AGO69».
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Notas do editor:

(*) Vd. ppste de 19 de julho de 2018 > Guiné 61/74 - P18859: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte XXXVIII: As minhas estadias por Bissau (vii): o ano de 1969 (fotos de 71 a 81)

(**) Último poste da série > 13 de agosto de 2018 > Guiné 61/74 - P18920: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte XXXIX: Afinal o "Chez Toi" era o antigo restaurante e casa de fados "O Nazareno", que eu frequentei no meu tempo

Guiné 61/74 - P18927: Furriéis que tombaram no CTIG (1963-1974), por acidente, combate e doença - Parte II: Em combate (n=139) (Jorge Araújo)


Lisboa > Olivais Norte > A Rua Furriel João Nunes Redondo / Morto na Guiné ao Serviço da Pátria / 1963 ficou na Rua F da Zona dos Olivais Norte.

"João Nunes Redondo (Ílhavo /? – 22.03.1963/Guiné), era um Furriel Miliciano que quando estava no sul da Guiné, na Tabanca do Cubaque, a proceder ao levantamento de minas, verificou que o dispositivo de disparo de um dos engenhos fora inadvertidamente acionado por um dos sapadores que o auxiliavam na tarefa e, deliberadamente, lançou-se sobre a mina prestes a explodir, que o vitimou de imediato evitando a morte dos camaradas próximos. A título póstumo, foi agraciado com o grau de Cavaleiro com Palma da Ordem Militar da Torre de Espada e foi promovido a Sargento Ajudante, a 12 de março de 1964. O seu nome consta também na toponímia da sua terra natal como Rua Sargento Nunes Redondo." (Fonte: Toponímia de Lisboa > 13 de fevereiro de 2017 > Mortos na Guiné e Angola, em 1963, na toponímia de Olivais Norte) (Foto: Sérgio Dias, com a devida vénia... Reeditada pelo Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné).




Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil. Op. Esp./RANGER, CART 3494 
(Xime-Mansambo, 1972/1974); coeditor do nosso blogue


OS 221 FURRIÉIS QUE TOMBARAM NO CTIG [1963-1974] (POR ACIDENTE, COMBATE E DOENÇA) - Parte II: Em combate  (n=139)

Sinopse:

Na sequência da actualização da lista dos camaradas «Alferes» que tombaram no CTIG (1963-1974), publicada no P18860, anexo agora a referente aos camaradas «Furriéis», apresentando-a ao Fórum organizada segundo a mesma metodologia anterior, ou seja, por quadros de categorias (acidente, combate e doença) e por ordem cronológica.

Para que não fiquem na "vala comum do esquecimento", como é timbre do nosso blogue, eis os quadros estatísticos dos 221 (duzentos e vinte e um) furriéis, nossos camaradas, que tombaram durante as suas Comissões de Serviço na Guerra no CTIG, por diferentes causas: combate (n=139), acidente (n=68)  (*) ou doença (n=14).


2- QUADROS POR CATEGORIAS E ORDEM CRONOLÓGICA (Continuação)




















Jorge Araújo

(Continua)
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Nota do editor:

Último poste da série > 15 de agosto de 2018 > Guiné 61/74 - P18924: Furriéis que tombaram no CTIG (1963-1974), por acidente, combate e doença - Parte I: Por acidente (n=68) (Jorge Araújo)

Guiné 61/74 - P18926: Parabéns a você (1479): Armando Faria, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 4740 (Guiné, 1972/74)

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Nota do editor

Último poste da série de 10 de agosto de 2018 > Guiné 61/74 - P18909: Parabéns a você (1478): Alberto Nascimento, ex-Soldado Condutor da CCAÇ 84 (Guiné, 1961/63); Américo Russa, ex-Fur Mil Alimentação do BART 3873 (Guiné, 1972/74) e Tomás Carneiro, ex-1.º Cabo Condutor da CCAÇ 4745 (Guiné, 1973/74)

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Guiné 61/74 - P18925: Furriéis que tombaram no CTIG (1963-1974), por acidente, combate e doença - Parte I: Por acidente (n=68) (Jorge Araújo)


A linha vermelha, ligando o Xime (aquartelamento) e a Ponta Coli (local da segurança), na estrada Xime-Bambadinca, era o itinerário diário utilizado pelas NT. Linha vermelha para Sul, zona de emoções fortes (antiga estrada Xime-Ponta do Inglês), onde se verificaram muitas baixas de ambos os lados (NT e PAIGC), ao longo da guerra.


Xime (Abril de 1972) – Elementos do 4.º Gr Comb, o grupo que sofreu duas emboscadas na Ponta Coli (estrada Xime-Bambadinca) – a primeira, em 22 de Abril de 1972; a segunda, em 1 de Dezembro de 1972 [vidé P9698 e P9802]. Até à 1.ª data, a CART 3494 foi comandada pelo cap. Vítor Manuel da Ponte Silva Marques (?-2004) [P15470]. Em 22 de Junho desse ano, o cap. António José Pereira da Costa [membro da n/ Tabanca] chegou ao Xime para render o cap. Silva Marques, ausente após a 1.ª emboscada.

Imagem acima: de cócoras, da esquerda para a direita – Manuel Bento (furriel; 1950-1972.04.22), Jorge Araújo (furriel) e Sousa Pinto (Furriel; 1950-2012.04.01), os três “quadros de comando” do 4.º Gr Comb.

Esta imagem foi obtida alguns dias antes da primeira emboscada, onde viria a falecer o camarada Manuel Bento, natural de Galveias, Ponte de Sôr, a única baixa em combate do contingente da CART 3494, nos mais de vinte e sete meses de comissão (1971-1974).


Subsector do Xime (08Fev1970), heli evacuação de feridos em Madina Colhido, durante a «Op Boga Destemida», envolvendo a CART 2520 (1969/70) e CCAÇ 12 (1969/71) – [P16762].

Em 26NOV1970, na «Op Abencerragem Candente», o mesmo cenário envolvendo a CART 2714, CART 2715 e CCAÇ 12, num total de 8 Gr Comb. Dos combates travados com a guerrilha, as NT tiveram 6 mortos e 9 feridos graves. Um dos mortos foi o camarada furriel Joaquim Araújo Cunha, natural de Outeiro, Barcelos, da CART 2715, unidade sediada no Xime, comandada pelo cap aet Vítor Manuel Amaro dos Santos (1944-2014).


Em 14NOV1968 (três anos e meio antes do episódio da CART 3494), em emboscada na Ponta Coli (estrada Xime-Bambadinca) morreu o furriel Fernando Maria Teixeira Dias, natural de São Simão, Amarante, da CART 1746, comandada pelo cap mil António Gabriel Rodrigues Vaz (1936-2015) [P11522].




Jorge Alves Araújo, ex-Furriel Mil. Op. Esp./RANGER, CART 3494 
(Xime-Mansambo, 1972/1974); coeditor do nosso blogue


OS 221 FURRIÉIS QUE TOMBARAM NO CTIG [1963-1974] (POR ACIDENTE, COMBATE E DOENÇA) - Parte I: Acidente (n=68)


1. INTRODUÇÃO

Na sequência da actualização da lista dos camaradas «Alferes» que tombaram no CTIG (1963-1974), publicada no P18860 (*), anexo agora a referente aos camaradas «Furriéis», apresentando-a ao Fórum organizada segundo a mesma metodologia anterior, ou seja, por quadros de categorias (acidente, combate e doença) e por ordem cronológica.

Porém, admitimos a hipótese desta lista estar incompleta, uma vez que existem alguns casos de ex-combatentes que tombaram nos diferentes TO que estão ainda por registar e/ou recensear, como são os exemplos de dois dos três camaradas da minha CART 3494, naufragados no rio Geba em 10AGO1972 [faz quarenta e seis anos], cujos corpos não apareceram e daí não fazerem parte dos documentos oficiais [P10246]. São eles: o Abraão Moreira Rosa (Sold; 1950-1972), da Póvoa de Varzim [registo do óbito em 23Nov1973], e o Manuel Salgado Antunes (Sold; 1950-1972), de Quimbres, São Silvestre, Coimbra [registo do óbito em 21Fev1973].

Entretanto, em homenagem a todos aqueles que não regressaram para junto dos seus familiares, aqui recordo os nomes de três furriéis, todos eles falecidos em combate no subsector do Xime, com intervalos de dois anos, região onde vivi, convivi e sobrevivi a muitas situações… francamente difíceis e de grandes emoções/tensões.

● Em 14NOV1968 – o furriel Fernando Maria Teixeira Dias, da CART 1746.

● Em 26NOV1970 – o furriel Joaquim Araújo Cunha, da CART 2715.

● Em 22ABR1972 – o furriel Manuel Rocha Bento, da CART 3494.

Para que não fiquem na "vala comum do esquecimento", como é timbre no nosso blogue, eis os quadros estatísticos dos 221 (duzentos e vinte e um) furriéis, nossos camaradas, que tombaram durante as suas Comissões de Serviço na Guerra no CTIG, por diferentes causas: combate (n=139), acidente (n=68)  ou doença (n=14).


2. QUADROS POR CATEGORIAS E ORDEM CRONOLÓGICA










Jorge Araújo

(Continua)
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Notas do editor:

Guiné 61/74 - P18924: Bibliografia (48): "Portugal à Lei da Bala, Terrorismo e violência política no século XX", por António Luís Marinho e Mário Carneiro; Círculo de Leitores e Temas e Debates, 2018 (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 4 de Abril de 2018:

Queridos amigos,

Esta palpitante reportagem, com um acervo de imagens bem adequado, leva-nos a questionar qual a substância que atribuímos a esse axioma de que Portugal é um país de brandos costumes. Os autores passam em revista o terrorismo e a violência política no século XX, obviamente que nos devidos contextos, tudo começa com o anarquismo, a Carbonária, o Regicídio e o processo que se seguiu e de que se perdeu o rasto; a I República, a Lei da Bomba, a Formiga Branca, os assassinatos políticos, os ensaios para a ditadura, os complôs até ao 28 de maio de 1926; a ditadura e as insurreições, especialmente de 1934 a 1937, vidreiros, marinheiros, anarquistas, e depois 1961, logo com a tomada do Paquete de Santa Maria, as ações da LUAR, das Brigadas Revolucionárias, um acervo de ações contra a guerra colonial; e com o 25 de abril, o ELP, o MDLP, a FLAMA, a FLA, as Forças Populares 25 de Abril e algo mais.

Admita-se que somos estruturalmente de brandos costumes mas é largo o número das exceções que atravessam o século XX, pelo menos.

Um abraço do
Mário


Terrorismo e violência política em Portugal, no século XX

Beja Santos

A imagem nacional e internacional que temos é que somos um país de grandes costumes, um povo muito gentil, acolhedor, a violência é mínima, tratando-se de gente tolerante, multicultural, as práticas bombistas, o assassinato político, o sequestro, são resquícios do passado, vivemos em grande amenidade, a despeito de algum frenesim de tabloides ou canal de televisão bombástico.

No entanto, o século XX português está pontuado por violência política e atos terroristas conforme é patente num livro altamente pedagógico, de escrita palpitante, elucidativamente ilustrado, de título "Portugal à Lei da Bala, Terrorismo e violência política no século XX", por António Luís Marinho e Mário Carneiro, Círculo de Leitores e Temas e Debates, 2018.

Quando as práticas anarquistas chegaram a Portugal e se tornaram notórias, já tinham feito o seu caminho de tal modo que no final do ano de 1998 se realizou em Roma a Conferência Internacional pela Defesa Social contra os Anarquistas. Em finais de 1901, Theodore Roosevelt, presidente dos EUA, declarava que “O anarquismo é um crime contra a espécie humana, e toda a humanidade se deverá unir contra os anarquistas. Os seus crimes devem ser estigmatizados como ofensas contra as leis das nações”.

Os autores recordam estes anarquistas e a Carbonária devem ser vistas como peças fundamentais no derrube da monarquia em Portugal. A Casa de Bragança começa a oscilar com uma contestação onde se cruzam o Ultimato Inglês de 1890, uma crise financeira agudíssima, a ascensão dos ideais republicanos, os gastos na pacificação do Império Africano, e a questão religiosa não era despicienda, dividia as próprias forças apoiantes do regime monárquico. As tensões avolumavam-se na capital, aqui se concentravam centenas de conspiradores, se organizavam sociedades secretas, conspirava-se nos cafés, há insubordinações militares, os republicanos ganham a Câmara de Lisboa e aparecem coligados na autarquia do Porto, a incapacidade de entendimento entre partidos monárquicos leva a que D. Carlos apoie o regime musculado de João Franco, assinou a sua sentença de morte. O livro dá-nos diferentes angulações do que foi o regicídio e quem eram os possíveis mandantes dos regicidas.

E assim chegamos à República, um tempo de greves, de bombas, de assassinatos, de governos precários, até de levantamentos monárquicos capitaneados por Paiva Couceiro, agravam-se as relações entre a Igreja e o Estado, aparece o terrorismo da Formiga Branca, tempo de complôs e de um país completamente dividido quando se perfila a necessidade de tomar posição face à I Grande Guerra, são anos de golpes, de governos que se pretendem autoritários, de Pimenta de Castro a Sidónio Pais, depois o terror da Legião Vermelha, a noite sangrenta em que se assassinou António Granjo e outros, a camioneta-fantasma ganhou foros de veículo terrorista, símbolo de massacre, assim se foi decompondo a I República, em total instabilidade e revoltas militares até que triunfou aquela que foi encabeçada por Gomes da Costa que partiu de Braga e chegou calmamente a Lisboa, em maio de 1926.

As revoltas não vão abrandar, como a da Marinha Grande, em 1934, a dos Marinheiros, em 1936, tenta-se liquidar Salazar à bomba em 1937, o Estado Novo ergue-se fazendo vergar as oposições políticas e volatizando os adeptos do anarco-sindicalismo, a violência em grande escala regressa em 1961 com a tomada do Santa Maria e a tentativa do assalto do quartel de Beja. A LUAR – Liga de Unidade e Acção Revolucionária – entra em atividade em 1966, era liderada por Hermínio da Palma Inácio, torna-se uma dor de cabeça para o regime, assalta-se a agência do Banco de Portugal na Figueira da Foz, desvia-se um avião, lançam-se panfletos sobre Lisboa. E com a guerra colonial os comunistas queriam o seu braço armado, a ARA – Acção Revolucionária Armada –, o seu nome está ligado a uma sabotagem ao navio Cunene, ataca-se a Escola Técnica da DGS e o Centro Cultural Norte-Americano, em março de 1971, a ARA destrói aeronaves em Tancos, 11 aviões e 17 helicópteros, era a maior parte da frota destinada à instrução dos pilotos que iriam combater na guerra de África, mas há muito mais ações ligadas às Brigadas Revolucionárias e à ARA, tudo aparece descrito em Portugal à Lei da Bala.

Depois de uma trégua, curta, a seguir ao 25 de abril de 1974, temos novos protagonistas: o ELP – A Armada Anticomunista, mas apresentada como o exército de libertação de Portugal, o seu nome tal como o MDLP, associado a Spínola e Alpoim Calvão, fizeram história atacando sedes e centros de trabalho do PCP e do MDP/CDE bem como de partidos da extrema-esquerda, haverá nos Açores a FLA – Frente de Libertação dos Açores, que emergira do Movimento para a Autodeterminação do Povo Açoriano, haverá atividades e algumas bombas, na Madeira foi tudo mais brando, a FLAMA – Frente de Libertação do Arquipélago da Madeira também lançou uma campanha bombista, mas mais modesta.

Na década de 1980 fizeram furor as FP-25 de Abril, que levaram uma das figuras míticas do 25 de abril, Otelo Saraiva de Carvalho, à prisão. Portugal não irá escapar a ajustes de contas de certos movimentos do terrorismo internacional, num congresso da Internacional Socialista, em abril de 1983, é morto um dirigente da OLP, e nesse mesmo ano um comando de 5 terroristas pertencentes ao Exército Revolucionário Arménio ataca a Embaixada da Turquia em Lisboa e faz reféns; Evo Fernandes, representante da RENAMO em Portugal, é executado perto de Cascais por agentes do Serviço Nacional de Segurança Popular, de Moçambique. E os GAL – Grupos Antiterroristas de Libertação, financiados com dinheiros do governo espanhol para combater a ETA, tinham uma ligação portuguesa.

Com este rol de práticas, é mesmo de questionar se somos um povo de brandos costumes…

Leitura a não perder.
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Nota do editor

Último poste da série de 14 de março de 2018 > Guiné 61/74 - P18415: Bibliografia (47): “Lamento de uma América em Ruínas”, por J. D. Vance; Publicações Dom Quixote, 2017 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P18923: Agenda cultural (646): Conferência "História da Pesca do Bacalhau na Terra Nova", sexta-feira, 24 de agosto, às 20H00, no Ateneo Ferrolan, Madalena, Ferrol, província da Corunha, Galiza, Espanha (Capitão Aveiro)


1. Do nosso amigo Capitão Aveiro (Valdemar Aveiro, da Costa Nova, Ílhavo), receebemos o seguinte convite, que divulganos com o todo o gosto:

El Ateneo Ferrolán, la Editorial Áncora de Lisboa y Aetinape te invitan a conocer la apasionante aventura de la pesca del bacalao en los mares de Terranova"

Estimado amigo y compañero:

Te invitamos a la Conferencia-Proyeccion-Colóquio "Historia de la pesca del bacalao en Terranova", organizada por la Asociación Española de Titulados Náutico-Pesquera (AETINAPE) y la Editorial Âncora, de Lisboa, con la colaboración del Ateneo Ferrolán y el cantautor Manolo Bacallao, que fue tripulante en los caladeros de Terranova.

Su autor es una persona entrañable, Valdemar Aveiro, capitán portugués que se jubiló al mando del bou "Coimbra", buque insignia de la pesca portuguesa. A sus 84 años conserva la ilusión y la inteligencia de relatar la dura vida de la pesca del bacalao. 

Valdemar es un gran erudito en la historia de estas pesquerías, con siete libros publicados por la Editorial Áncora de Lisboa. Es una persona culta, empática, profesional, con una gran dignidad, lo que le hizo cosechar importantes y profundas amistades con muchos profesionales gallegos y vascos que también se dedicaban a esta pesquería.

No exageramos si después de conocer su obra y mantener varias conversaciones con él reconocemos que estamos probablemente ante una de las personas con mayores conocimientos históricos de la pesca del bacalao que él maneja a través de datos históricos desde el siglo VIII.


Cabe recordar la gran importancia del puerto de Ferrol en las épocas doradas del bacalao, ya que la PYSBE (una de las grandes empresas pesqueras de la época) tenía aquí una de sus factorías más importantes y parte de su flota operaba desde Ferrol, que con A Coruña, Vigo y Pasajes, fue uno de los puertos y comarcas de referencia.

En el evento, participará también el editor Antonio Baptista Lópes.

Durante este evento, se proyectará un vídeo con números premios internacionales sobre la pesca del bacalao en Terranova con doris (embarcaciones que se transportaban en los grandes barcos bacaladeros y desde las que se pescaba con anzuelo)

Por todo ello, te rogamos que nos honres con tu asistencia a este acto y que hagas extensiva esta invitación a las personas que consideres oportuno.

La entrada es libre

CONFERENCIA-PROYECCIÓN-COLOQUIO DE VALDEMAR AVEIRO

HISTORIA DE LA PESCA DEL BACALAO EN TERRANOVA

DÍA: VIERNES, 24 DE AGOSTO

HORA: 20:00


LUGAR: ATENEO FERROLÁN (Magdalena 202-204-Ferrol)

Este acto estará presentado por el presidente de AETINAPE, José Manuel Muñiz Ríos.

[O convite é da responsabilidade dos organizadores do evento. Fixação e revisão de texto: LG. Sobre a pesca do bacalhau, que chegou a ser  "alternativa" à guerra do ultramar / guerra colonial, para alguns jovens da nossa geração, temos cerca de 3 dezenas de referências no nosso blogue] 
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Nota do editor:

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Guiné 61/74 - P18922: FAP (111): A Força Aérea Portuguesa e os incendios florestais (José Nico, TGen PilAv Ref / Mário Santos, ex-1.º Cabo Especialista MMA da BA 12)

Reabastecimento do C-130 H da FAP
Foto: João Girão/Global Imagens/Arquivo, com a devida vénia


1. Mensagem do nosso camarada Mário Santos (ex-1.º Cabo Especialista MMA da BA 12, Bissalanca, 1967/69), com data de 6 de Junho de 2018:

Hoje, em que os fogos Florestais estão permanentemente na ordem do dia, ocupando noticiários televisivos e acesas discussões e debates em regime de exclusividade, penso que não será desajustado esclarecer algumas mentes sobre o tão propalado uso do Avião C-130 H da nossa Força Aérea no combate a incêndios florestais.

Esclareço que este artigo foi elaborado pelo Gen. Pil./Av. José Nico que foi também Comandante destas aeronaves e nos diz o seguinte:


Já não estava a voar os C-130H quando a operação MAFFs teve início. No entanto fui dos primeiros a ter contacto com o sistema porque em 1980 ou 1981 fizemos um "squadron exchange" com os C-130 italianos que estavam baseados em Pisa. 
Levava a incumbência de pedir uma demonstração do funcionamento do MAFFS que os italianos já possuíam. Não foram capazes de fazer a demonstração mas mostraram o equipamento.

Deixei a operação C-130H em 1982, no entanto a minha opinião sobre a utilização dos C-130 no CI é basicamente a seguinte:
 

1. Num combate a um incêndio com meios aéreos é muito importante a quantidade de água que a aeronave consegue transportar mas ainda mais importante é a frequência da rotação. É necessário que o tempo entre descargas seja o mais curto possível. 
No caso do C-130, porque só tínhamos uma aeronave em alerta, o intervalo entre descargas era muito grande e, grosso modo, devia ser cerca de uma hora. Era preciso regressar à Base, aterrar, rolar, estacionar, parar motores, reabastecer, pôr em marcha, rolar, descolar, voar outra vez para o incêndio e fazer nova descarga. Num intervalo de tempo tão grande qualquer incêndio retomava facilmente a sua carga térmica e por isso penso que o combate se não era ineficaz, era, pelo menos muito pouco eficaz.

2. A calda retardante, que se chamava PHOSCHECK se bem me recordo, destinava-se a fazer baixar a temperatura do fogo e permitir a aproximação do pessoal que estava em terra, ou seja, pelos bombeiros. Isto pressupunha que os lançamentos da calda se fariam depois de os bombeiros terem sido posicionados nas proximidades. Ora isto raramente acontecia. O que acontecia é que os fogos se desenvolviam em zonas com relevo e sem caminhos que permitissem o acesso ao incêndio. 
Normalmente as matas iam ardendo mas os bombeiros estavam a quilómetros da linha de fogo e não conseguiam lá chegar. Chamavam então o C-130 que fazia um lançamento mas como os bombeiros não estavam lá perto para combater o fogo, este reganhava intensidade. Por sua vez o C-130 demorava muito tempo para fazer a segunda descarga e assim por diante, o que não resultava.

3. Resumindo, que eu saiba só os anfíbios CANADAIR, porque foram desenhados de propósito para combater fogos é que oferecem a resposta mais eficaz. Fazem uma descarga e vão reabastecer no lago ou albufeira mais próximos e estão de regresso ao fogo no menor espaço de tempo possível. 
Ao pé deles o C-130 com o MAFFS não vale nada.

Sobre a conversa que tem aparecido nos media quanto à utilização dos PUMA que foram abatidos, ou sobre a adaptação dos futuros KC-390, é tudo conversa de treta. Ninguém sabe do que está a falar, incluindo alguns dos meus camaradas.

José Nico

C-130 H - Carregamento do kit MAFF's
Foto: Com a devida vénia ao Blogue O Adamastor

C-130 H no combate a incêndio
Foto: Com a devida vénia a Associação Bombeiros para Sempre

C-130 H a usar Calda Retardante
Foto: Com a devida vénia ao Blogue O Adamastor

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Abraço
Mário Santos
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Nota do editor

Último poste da série de 5 de julho de 2018 > Guiné 61/74 - P18813: FAP (110): FIAT G-91, um caça entrado ao serviço de Portugal, na guerra do ultramar, em 1965 (Mário Santos, ex-1.º Cabo Especialista MMA da BA 12)