segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

uiné 61/74 - P18287: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) - Parte XIV: o dia em que eu queria ir de motorizada, de Bissau a Mansoa... e a Mansabá!



Foto nº 3 A > Guiné 61/74  > Região de Bissau > Bissau >  CCS/BCAÇ 1933 ( Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > O alf mil SAM Virgílio Teixeira,  de motorizada às portas de Bissau, na estrada para o aeroporo de Bissalanca


Foto nº 3 > Guiné 61/74  > Região de Bissau > Bissau >  CCS/BCAÇ 1933 ( Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > O alf mil SAM Virgíluio Teixeira,  de motorizada às portas de Bissau, na estrada para o aeroporo de Bissalanca


Foto nº 1 A > Guiné 61/74  > Região de Bissau >  CCS/BCAÇ 1933 ( Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > 11 de março de 1968 > Safim > O alf mil SAM Virgílio Teixeira de motorizada, em Safim, a caminmho de Nhracra e Mansoa.


Foto nº 1  > Guiné 61/74  > Região de Bissau >  CCS/BCAÇ 1933 ( Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > 11 de março de 1968 > Safim >  O alf mil SAM Virgílio Teixeira de motorizada, em Safim, a caminmho de Nhracra e Mansoa.



 Foto nº 2 A   > Guiné 61/74  > Região de Bissau >  CCS/BCAÇ 1933 ( Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > 11 de março de 1968 > Safim > O alf mil SAM Virgílio Teixeira, na esplanada.


Foto nº 2  > Guiné 61/74  > Região de Bissau > CCS/BCAÇ 1933 ( Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > 11 de março de 1968 > Safim > O alf mil SAM Virgílio Teixeira na esplanada.


 Foto nº 21  > Guiné 61/74  > Região de Bissau > CCS/BCAÇ 1933 ( Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > 11 de março de 1968 > O alf mil SAM Virgílio Teixeira de motorizada, em Safim, a caminho de Nhacra.


Foto nº 21 A  > Guiné 61/74  > Região de Bissau > Bissau >  CCS/BCAÇ 1933 ( Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > 11 de março de 1968 > O alf mil SAM Virgílio, Teixeira de motorizada, em Safim, a caminmho de Nhacra.


 Foto nº 4  > Guiné 61/74  > Região de Bissau > CCS/BCAÇ 1933 ( Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > 11 de março de 1968 >  Safim > O alf mil SAM Virgílio, Teixeira de motorizada,  na estrada de Safim-Nhacra-Bula.



Foto nº 4A>  > Guiné 61/74  > Região de Bissau > CCS/BCAÇ 1933 ( Nova Lamego e São Domingos, 1967/69) > 11 de março de 1968 > Safim > O alf mil SAM Virgílio, Teixeira de motorizada,  na estrada de Nhacra-Bula. Placas à esquerda indicando: (i) Bula; e (ii) Poto João Landim.

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Guiné > Carta geral da província (1961) > Escala 1/500 mil > Bissau e povoaçõs a norte: Safim, Landinm, Bula; Nhacra, Mansoa, Mansabá...

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2018)



I. Continuação da publicação do álbum fotográfico do nosso camarada Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69), e que vive em Vila do Conde, sendo economista, reformado [, foto atual à direita].


Mensagem de 29 de janeiro último:

Caros amigos Luís Graça e Carlos Vinhal:

Agora lembrei-me, após ver que vocês andaram por Mansabá {, io Carlos Vinhal,] e Bambadinca ], o Luís Graça,] , e aproveitando este dia de sol, fui pesquisar nas muitas fotos que tenho já digitalizadas, mas faltam a maioria delas ainda. Saquei algumas das viagens que queria fazer até Mansoa e Mansabá, que são estas o objectivo destes postes, e vou enviar já algumas, para recordar essas datas.

Vou ver se consigo ainda enviar as viagens, ou seja, 'os cruzeiros azuis do Douro' , uma no Rio Geba acima em 4 de outubro de 1967 quando fomos para Nova Lamego e fizemos o transbordo dos barcos para os camiões da coluna militar que nos levou até ao destino, depois tenho outras em 26 de fevereiro de 1968 no regresso e pelos mesmos caminhos, e mais tarde, finais de março de 68, Rio Cacheu acima até São Domingos. Foram também o meu Baptismo de andar de barco fluvial, depois nunca mais parei.

Vai junto a este email uma descrição sintética, e algumas fotos, falta a maioria que a seu tempo enviarei para publicação.

Um abraço,

Ab,

Virgilio


Guiné > Região do Òio > Mansoa > 1968 > CCAÇ 2405 (1968/70) > O Alf Mil Inf Paulo Raposo, membro sénior da nossa Tabanca Grande, junto à placa toponímica que indicava as localidades mais próximas: para oeste e sudoeste, Encheia (a 18 km), Nhacra (a 28 km), Bissau (a 49 km)...; para leste sudeste e nordeste:  Porto Gole ( a 28 km), Enxalé (a 50 km), Bambadinca (a 65 km), Bafatá (a 93 km)...

Foto (e legenda): © Paulo Raposo (2006). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


II. Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira >  O dia em que queria ir a Mansoa e Mansabá de motorizada

Anotações:

Um dia de Domingo estava em Bissau, e como muitas vezes fazia era ir até Safim, havia lá uma esplanada que servia bom camarão e ostras, depois seguia para Nhacra para ir até à Piscina, tinha lá uma Companhia de Cavalaria, não me lembro o número.

Umas vezes ia acompanhado na mesma motorizada, outras vezes fomos dois, cada um na sua motorizada, ambas minhas, mas em geral ia sozinho, quando não havia mais ninguém.

Assim foi um dia, talvez em 11-03-68, tinha uma obsessão por Mansoa e Mansaba, então vou feito tolo sozinho, depósito cheio, na minha motorizada, ou Honda ou Peugeot, ambas só de dar gás, não havia mudanças.

Saia de Bissau, em direcção a Bissalanca, depois continuava até Safim, ainda se viam alguns veículos civis ou militares, mas poucos, a estrada era asfaltada, mas só Tabanca de um lado e de outro. Após o petisco em Safim, lá fui em direcção a Nhacra, dei uns saltos, tenho imensas fotos destas aventuras, mas estão no lote de mais umas 500 fotos a digitalizar, mais tarde faço essa reportagem, depois de as numerar e legendar, para já tenho apenas estas disponíveis.

Mas como devia estar com níveis alcoólicos elevados, resolvi que tinha de ir até Mansoa, o meu objectivo era Mansaba, tinha isso na mente, era o nome que me chamava a atenção.

Meti-me à estrada até à Ponte sobre o Rio Mansoa, João Landim salvo erro. Para passar na jangada, porque a ponte estava inoperacional, tive de dizer à tropa para onde ia, quem era e o que ia fazer. Expliquei-lhes, estava à civil e sem documentação, não valeu nada explicar, porque me mandaram para trás, dali para a frente só com segurança ou em coluna militar.

Ainda tentei mais tarde, mas só após voltar a ver as fotos vou saber ao certo, por agora não me lembro, e não vou inventar.

Mas nunca cheguei até Mansabá, nem Mansoa, fiquei perto, porque fui interceptado na estrada e mandado regressar a Bissau.

Diziam,  e com razão, que eu devia estar pirado da cabeça.

As fotos, poucas, não dizem muito. Umas em Safim, outras em Nhacra e outra em Bissau.

Virgílio Teixeira

Em, 29-01-2018

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Guiné 61/74 - P18286: Notas de leitura (1038): “Modelo Político Unificador, Novo Paradigma de Governação na Guiné-Bissau”, por Livonildo Francisco Mendes; Chiado Editora, 2015 (3) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 22 de Janeiro de 2018:

Queridos amigos,
Não duvido que todos os acontecimentos inerentes à luta armada e as décadas de vida atribulada da República da Guiné-Bissau suscitem forte atração para os estudos da ciência política. O Dr. Livonildo tem sobejas reticências sobre a prática do Partido-Estado, o PAIGC, imputa-lhe graves responsabilidades nos desastres do país. Reflete sobre a liderança que ocorreu desde a luta armada, passando pelo afastamento dos cabo-verdianos, passando pelo período cesarista de Nino Vieira que uniu o que Amílcar Cabral separara, a subordinação do poder militar ao poder político passou, depois do golpe de Estado de 14 de Novembro de 1980 por um longo ciclo de equívocos, ainda não completamente dissipados depois das eleições de 2014.
Não se pode dizer que o autor não investigou, resta deixar para último texto o que ele nos vai propor como novo paradigma de governação na Guiné-Bissau. Desconfio que poucos considerarão úteis tais propostas, do modo como ele as formula.

Um abraço do
Mário


Uma proposta para novo modelo de governação na Guiné-Bissau (3)

Beja Santos

A obra intitula-se “Modelo Político Unificador, Novo Paradigma de Governação na Guiné-Bissau”, por Livonildo Francisco Mendes, Chiado Editora, 2015. O autor concluiu a licenciatura e o mestrado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e em 2014 terminou o doutoramento em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais pela Universidade Lusófona do Porto. A dissertação e a tese serviram de base a este livro, que é prefaciado por António José Fernandes, professor catedrático de Ciência Política.

O autor tenta interpretar a crise de liderança em que vive permanentemente a Guiné-Bissau, analisa o conceito de Estado falhado, e dá a palavra ao investigador guineense Kafft Kosta, doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a ele se deverá uma teoria jurídico-política que pode ser designada ideologicamente por kafftianismo. O que é? Advoga que não são ignorados os riscos de instabilidade política e social. Este potencial risco deverá ser tido em conta na construção do sistema, a tradição política profunda e estruturada do povo é fundamental para que o Estado goze de governabilidade. E afirma que a proposta de Kafft Kosta é uma das mais inovadoras que surgiu nos últimos tempos em relação à reforma das estruturas sociais, culturais, económicas, políticas e militares da Guiné-Bissau. Kafft Kosta defende a criação de uma instituição, uma espécie de segunda câmara parlamentar composta pelos antigos Presidentes da República e pelas autoridades indígenas que teria um número reduzido de membros na sua composição. Em caso de crise, esta “segunda câmara” poderia fundar-se com a Assembleia Nacional. Kafft Kosta estudara o poder no “Chão Manjaco”, uma sociedade estratificada de acordo com os estatutos profissionais de cada família, tem castas e classes. Para este autor, o caminho preferencial passa por desdramatizar a realidade étnica, aceitando-a frontalmente, é necessário um equilíbrio inteligente entre o poder e a etnicidade. Ao que parece os políticos guineenses ficaram profundamente céticos face a estas propostas, não houve consenso para a criação de uma segunda câmara, o doutor Livonildo pretende fazer um ponto de situação:
“A proposta kafftiana tem um acolhimento sintonizado entre um certo Setor Intelectual Português Europeu (SIPE) e uma parte da Classe Intelectual Guineense Africana (CIGA). É pena que não nos explique quem é este setor e quem é esta classe intelectual. O SIPE persiste em tentar convencer a CIGA de que o regime político democrático não é um regime típico para a Guiné-Bissau, com os seus muitos grupos étnicos. Para este SIPE, o conveniente seria que esta SIGA optasse por um modelo de enquadramento de régulos/chefes tradicionais que correspondesse à sua realidade, em que a diáspora guineense constituiria um campo de recrutamento importante. O SIPE defende que as sucessivas lutas, por vezes violentas, entre lideranças políticas demonstra também a inadaptação da aplicação do modelo político ocidentalizado a uma realidade cultural muito específica”.
A CIGA estará premiável ao modelo kafftiano. Para que o cenário fique ainda mais complexo, entrou em cena com outras propostas, como as de Julião Soares Sousa e a de Alfredo Handem, são ouvidos vários régulos, desvela-se a política do Botswana e estabelecem-se as diferenças com a Guiné-Bissau.

O Dr. Livonildo teima em chamar a Cacheu a primeira capital da Guiné Portuguesa, um dia terá a bondade de nos explicar como desencantou este facto que toda a historiografia até agora desconhecia. Indo de conjetura em conjetura, ocorre-lhe dizer o seguinte:  
“Se alguns indivíduos guineenses que usufruíram da socialização europeia e que tenham mais habilitações podem encontrar no cenário da ressurreição étnica/tribal uma oportunidade para se assumir como elementos-chave dos órgãos do Poder, tal como acontecia com os cabo-verdianos residentes na Guiné-Bissau nas épocas anteriores à independência nacional, então este fenómeno legitimaria na Guiné-Bissau o velho sonho de Portugal antes das independências que consistia em conceder as antigas colónias aos mestiços de portugueses que serviriam de representantes dos interesses de Portugal”.
Toda esta deambulação serve para quê? Para que o autor venha provar com o seu novo modelo de governação que é possível estabilizar e desenvolver a Guiné-Bissau com a inclusão dos aspetos positivos das diferentes tradições que compõem a Babel guineense.

E muito antes que o modelo venha à tona, é-nos contada a história da democracia da Guiné-Bissau, com o concurso da ciência política, como se chega ao Estado, o território, o aparelho do poder, as categorias de Estados modernos, os Estados federais e as respetivas teorias, o Estado unitário, centralizado e descentralizado, a função legislativa, o que distingue o regime do sistema político, são referidas as grandes revoluções dos séculos XVI e XVIII, fala-se de John Locke, Montesquieu, Jean-Jacques Rousseau, Alexis de Tocqueville, diz-se mais adiante que muitos dos países africanos deram provas de terem democracias saudáveis e com reformas surpreendentes, caso do Senegal, Cabo Verde e Botswana.

Após tão culta deambulação é feita a pergunta: qual é o sistema político do governo guineense? Então fala-se dos sistemas políticos do governo, como funcionam os parlamentos, se existe só uma ou duas câmaras, se há câmaras altas, se os senadores são eleitos por sufrágio direto ou indireto, o que são sistemas legislativos unicamerais, como funciona o sistema presidencialista, de novo é interpelado o Kafft Kosta que terá disto que todas as violações das leis da Guiné-Bissau incitaram-no a fazer a seguinte pergunta: por que não a opção clara por um sistema presidencialista? Segue-se uma prolonga viagem sobre benefícios e desvantagens do presidencialismo e semipresidencialismo, vem à baila referir o sistema político português, que terá servido de referência para o modelo constitucional guineense.

Entende o autor, de seguida, questionar quais são os principais sistemas de partidos políticos que existem do ponto de vista da ciência política, fala das respetivas classificações, são citados inúmeros especialistas, descrita a história da abertura democrática na Guiné-Bissau, que ocorreu em 1991, a Carta dos 121, quando surgiram os partidos políticos que vieram concorrer com o PAIGC, sempre aqui tratado como o Partido-Estado. A essas 40 forças política partidárias o Dr. Livonildo chama partidos-clones, fabricados pelo PAIGC, na sua esmagadora maioria os políticos eram provenientes do PAIGC. E ficamos a saber mais:  
“Estes indivíduos têm como objetivo principal a execução de sabotagens e fornecimento de informações, acabando, na melhor das hipóteses por funcionar como cláusula-travão para a não existência de uma verdadeira oposição política na Guiné-Bissau. O facto de existirem mais de 40 partidos políticos num cenário em que o PAIGC se torna imprescindível à governação, num país com mais de 30 grupos étnicos e 100 subgrupos étnicos, leva-nos a admitir a existência de um fenómeno do tipo de multipartidarismo de partido dominante na Guiné-Bissau".
Segue-se a análise dos contenciosos eleitorais, devido à natureza dos sufrágios que a constituição dispõe, casos de primeira e segunda volta, reflete-se sobre o defeito da representação proporcional segundo o método de Hondt, o que é voto sincero e voto estratégico, e para além dos grupos políticos os parapolíticos, e tece as seguintes considerações:
“Face ao contexto político da Guiné-Bissau, os grupos de pressão/interesse e os grupos parapolíticos funcionam quase da mesma maneira. Isto porque a política é o principal canal de sobrevivência para a esmagadora maioria dos guineenses. Existem muitos partidos políticos que têm características típicas de atuações dos grupos de pressão. Tudo porque há um Partido-Estado cujo monopólio político faz com que todos os guineenses sejam do PAIGC. É por estas razões que não se pode, do ponto de vista da ciência política, falar verdadeiramente da sociedade civil, da imparcialidade, da independência de muitos intelectuais guineenses, devido à falta de honestidade naquilo que eles transparecem”.
E para remate destas centenas de páginas sobre a história, a guerra colonial, a caracterização política e social da Guiné, a liderança e a tradição, profere o autor:  
“A implementação da democracia na Guiné-Bissau não resolveu os problemas do passado. Por isso, é necessário organizar o país em prol de todos os guineenses e criar um modelo de governação que é um conjunto de instrumentos que integram os principais órgãos do aparelho de poder do Estado”.
É a reflexão que se segue, em que o autor apresenta o seu modelo de governação.

(Continua)
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Nota do editor

Poste anterior de 29 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18266: Notas de leitura (1036): “Modelo Político Unificador, Novo Paradigma de Governação na Guiné-Bissau”, por Livonildo Francisco Mendes; Chiado Editora, 2015 (2) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 2 de fevereiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18279: Notas de leitura (1037): Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (20) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P18285: Um conto de Natal (24): Zé, o soldado de barro (Mário Gaspar, ex-fur mil at art, MA, CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68)

1. Mensagem do nosso camarada e grã-tabanqueiro Mário Gaspar, com data de 31 de janeiro último:

[foto atual à esquerda; ex-fur mil at art, minas e armadilhas, CART 1659, Gadamael e Ganturé, 1967/68; e, como ele gosta de lembrar, Lapidador Principal de Primeira de Diamantes, reformado; e ainda cofundador e dirigente da associação APOIAR; tem tem c. 100 referências no nosso blogue]

Caros Camaradas:

Depois de me reiniciar na escrita, escrevi muitos textos, todos publicados. Encontrei este “Soldado de Barro” que provocou críticas em alguns combatentes.

Inicialmente pensei escrever um texto para crianças, mas em cima da hora surgiu a dificuldade de publicar no jornal APOIAR no fim de ano, um texto de Natal, estando com o “Soldado de Barro” entre os dedos dei uma volta de 360% e saiu este conto de Natal.

Tenho andado às voltas no computador e vou encontrando imensos textos, alguns nem foram publicados.

Tive conhecimento que o Grande Soldado da minha Companhia (CART 1659),  António Pais Cabral n.º 06653066 e Apontador de Metralhadora.  faleceu. Estivemos muitas vezes em Operações, nunca quis ajuda de ninguém, era um jovem com menos de 40 quilos, transportava não só a MG como fitas para a mesma e pelo menos duas granadas de morteiro. No Almoço de Confraternização compareceu, tinha 110/120 quilos e o ano passado faltou, estava num Lar.

Em 2010 este “Soldado de Barro” saiu no jornal da ADFA: – “ELO”. Assinado: Mário Vitorino Gaspar, associado nº 15159.

Podem publicar no Blogue. A minha saúde é péssima.

Um abraço para o Blogue

Mário Vitorino Gaspar



2. Um conto de Natal (23) > Zé, o Soldado de Barro 

por Mário Vitorino Gaspar, associado nº 15159


Era uma vez um velhinho, muito velhinho, de nome Pinheiro. Morava naquela olaria, também ela muito velha, herdada de seu pai, feita de pedra já carcomida pelos anos. Situava­‑se numa zona muito isolada, onde só se ouvia o chilrear dos passarinhos e o sussurro do vento, murmurando nas paredes da casa, também ela velha, longe da povoação mais próxima.

O velhinho Pinheiro vivia muito só. Perdera a mulher há uns anos. Para ele, uma eternidade. Não tinha ninguém. A sua fortuna era as mãos queimadas pelo barro quente. Fazia com elas uns pífaros, muitos bonecos e outras peças que serviam para ornamentar os presépios – jumentos, o Menino Jesus nas palhinhas, José e Maria. Vendia pouco, porque só há um Natal no ano. Assim ele vivia também de alguma coisa que retirava da terra. Pois o amigo de toda a gente boa da terra principiou a sua obra, talvez a mais grandiosa: um soldado em barro.

Os traços do rosto eram belos e os olhos grandes, saltavam daquela imponente imagem de barro. Terminada a obra, depois de noites consecutivas sem se deitar, o velhinho oleiro sentou­‑se junto daquele monumento em barro. Teria por volta de um metro e oitenta. Era um grande homem, mas estava nu.
– Ti Pinheiro, que faz? – perguntou o seu vizinho e amigo Manel, que o visitava com frequência. O sonhador Pinheiro, porque a vida também é um sonho, com ar altivo, retorquiu:
– Mane! Este é o meu soldado!
– Mas ele não está fardado, Ó Ti Pinheiro! – respondeu prontamente, com uma certa angústia no olhar.

Mirava de alto a baixo a grandiosa está­tua, que mais parecia sorrir­‑lhes com um ar inocente. O velhinho Pinheiro algo comovido, respondeu, depois de passar a sua mão direita, acostumada a moldar o barro, pela cabeça do recém­‑nascido Zezinho:
– O Chico, o filho do João da Burra, regressou há bem pouco dessa guerra em África. Quero pedir­‑lhe que me dê uma daquelas fardas manchadas de verde que eles vestem.
– Não percebo para que servem as guerras!

Apontando para o telhado com o indicador direito, baixou o braço repentinamente:
– As guerras só servem para matar os nossos rapazitos, porque aquela terra não é nossa. Olha que quem te fala sabe bem o que diz. Sou muito velho, já passei as passas do Algarve. Foram também a 1.ª e 2.ª Guerra Mundial. Nem sei às vezes quantos anos tenho. A nossa terra é aqui, esta é que é a nossa terra. O filho do João da Burra parece que vem inteiro. Agora os outros!?  Vê bem quantos desta terriola vieram na madeira dos caixões? Olha que o filho do Ti Jaquim da Ponte desapareceu lá em Angola. Coitada da mãe. Parece que morreu com o filho. E o nosso João da Burra?  Como ele andava!
– Mas se pensa desse modo, porque fez isto que diz que é um sol­dado?
– O pacato do boneco até parece ter vida – respondeu o Ti Manel algo confuso.

Sentindo­‑se questionado, sabendo ser extremamente difícil com­preender as razões que ele próprio não percebia, o oleiro levantou­‑se com certa dificuldade do banco de madeira e abraçou o imenso monte de barro moldado pelas suas mãos, também enormes:
– Sei que ninguém nesta terra me compreende. Vão saber desta minha criação, mas eu nunca tive um filho. 

Após um momento de reflexão, continuou:
– Pois este é o meu filho, é o José...

Via­‑se no olhar daquele velho oleiro uma alegria mágica, algo de inexplicável, parecendo ter retornado aos seus vinte, trinta anos. Era um homem novo e com sonhos.  A verdade era que aquele grandalhão boneco, como por artes mági­cas, começou a andar e sorriu. O sorriso ainda gaiato. Ti Manel, assustado, dirigiu­‑se para a porta daquela casa de pedra já muito velha.

Olhando para trás já sem medo, disse:
– O seu filho, o Zezinho, já anda e tem movimentos como gente.

O velho Pinheiro agarrou­‑se ao seu filho chorando. Era a sua criação, com a ajuda divina, transformado num ser humano.  Ninguém por momentos falou. Instalou­‑se um silêncio, interrompido por uma voz desconhecida, uma voz forte de quem sabe o que quer da vida:
– Ó pai! – deslocando­‑se junto do espelho velho, continuou: – mas eu estou nu, sou um soldado sem farda! 

Envergonhado, tapou o sexo com as suas mãos enormes cruzadas. A vida renascia daquele barro esculpido. Era o Zé, o Zezinho que falava. 

Aquele barro falava. Com uma incontida emoção o pai Pinheiro, não deixando de abraçar o filho que continuava com as duas mãos sobre o sexo, diz:
– Dá­‑nos essa manta que está sobre a arca!

Depois de receber aquela manta de retalhos das mãos do Manel, cobriu as costas do filho, aquela sua criação feita verdade.  O tempo foi passando e o Zé já era soldado, nascera soldado. É que ninguém deveria negá­‑lo, era um soldado de corpo e alma, e ainda por cima. Toda a gente da povoação sabia serem os moços da terra e vizinhança, na grande maioria, analfabetos.

Naquele momento era um português, igualzinho a qualquer outro só com uma pequena diferença: – fora moldado pelas mãos de artista do Ti Pinheiro e transformado em ser humano, mas soldado. Não o soldadinho de chumbo ou o Pinóquio das histórias de encantar, mas o soldado de barro do oleiro. Era de tal modo igual a um soldado, que conhecia tudo sobre os mili­tares. Marchava, tinha uma ótima preparação física, não se notando sequer o cansaço quando fazia quilómetros, e bastantes, em volta do povoado.  Falava de armas, deixando as pessoas à sua volta admiradas. É que nascera soldado. Até tinha um camuflado. 

 Gostava muito do pai e falava da mãe que não tinha. A mãe Gertrudes, esposa já falecida do oleiro Pinheiro. O velhinho Pinheiro sentia­‑se alegre e mais novo, mas por vezes punha­‑se a pensar com os seus botões:
– O meu Zé é militar, vai deixar de ser meu. Vou ter de o registar, dar­‑lhe um nome.  Tem que ir “às sortes” porque nasceu soldado. E ainda para tristeza minha, os moços daqui ficam todos apurados para o serviço militar. Quando lhe toco é realmente um ser humano. Mas há qualquer coisa que não com­preendo. Ao mesmo tempo ele é de barro. Não é como nós e, ainda por cima, nasceu soldado.

Um dia, há sempre um dia, o Zé partiu para a tropa. Fez a recruta, a espe­cialidade. Era o melhor soldado entre os soldados. Mas sempre soldado.  Só que, semelhante a outro qualquer ser vivo, não se cansava, não chorava e era disciplinado. O velhinho Pinheiro quando o via em casa, nas dispensas de fins-de-semana, questionava­‑se:
– Terei sido castigado por desejar ter um filho? Queria um filho, que a minha Gertrudes, Deus tenha a sua alma em descanso, nunca me deu. Tenho um filho que nasceu militar. Tenho um filho que é soldado.

O velhote, por um instante ficou como que paralisado.  O Zé é mobilizado para a Guiné. O velhinho Pinheiro chorou. As lágrimas caiam pelo rosto gretado, para cima do barro que amassava. Não tinha interesse pelo trabalho. O momento era péssimo, porque se aproximava o Natal e tinha muitas encomendas.

Estando em casa de licença, o Zé acompanhava o pai e tentava convencê­‑lo que tudo correria bem. Mas o velho oleiro não se conformava. Aquele rapaz não era como os outros. Era de barro, o seu amado filho. Corria o risco de se quebrar.

Foram uns dias amargos, bem amargos. O pai ficou mais ligado ao filho do que nunca. Era o seu filho, não carne da sua carne, mas também da sua carne.  Chegou o dia do embarque e o velho oleiro lá partiu para o cais de Alcântara, em Lisboa.  Esteve uns breves momentos com o seu Zé, soldado de barro. O seu filho afastou­‑se lentamente, olhando­‑o profundamente. Não chorava. Come­çaram a formar­‑se os Batalhões e as Companhias. Alinhados. Lá estava o seu Zé na formatura. Era o mais belo dos soldados, pensou o velho oleiro.

Apetecia­‑lhe gritar:
– Este é o meu filho!

Depois de algum tempo todos começam a embarcar. O barulho, um imenso barulho, instala­‑se no cais, pequeno para tanta gente:
– Meu filho!? – diz alguém repleto de angústia.

Foi o toque mágico. Os gritos não chegavam para sarar as feridas. Era um quadro difícil de explicar. Os lenços seguros nas mãos e içados nos braços, pareciam exigir misericórdia. Uma nuvem trágica de cores pintava aquele cais de medo. O velho oleiro parava no tempo olhando o barco que começava a progredir nas águas sujas, tentando ver ainda o seu Zé.

Aquela amálgama de barulho ensurdecedor partia­‑se. Ouvia­‑se dis­tintamente o grito do cais e do barco que desaparecia quase na linha do mar, bem ao fundo. O tempo passou. A ligação era o aerograma. Mas o Zé não escrevia, não sabia ler nem escrever. Era um outro soldado, também José de seu nome, quem escrevia as letras para o velhinho muito velhinho:
– Estou bem, meu pai!

Aproximava­‑se o Natal e nem uma carta. Nem sequer um aerograma. Véspera de Natal, Natal, e o José não dava notícias.

Um dia o velho oleiro, enquanto trabalhava, vê pela janela aproximar­‑se o carteiro da terra. Vinha de bicicleta na mão:
– É um telegrama! – diz o homem do correio daquela terriola:
– Dá cá! – responde o velho Pinheiro, limpando as mãos às calças sujas e segurando de imediato aquele papel branco com ambas as mãos:
– O meu Zé morreu! – diz chorando.

O muito velho oleiro morreu passados dias. Não tivera Natal. O Zé morrera na noite de Natal.

O Zé era de barro, como os outros Zés soldados, e partiu­‑se, nem os cacos se aproveitaram. O soldado de barro é sempre de barro. E o barro parte­‑se.  Por tal motivo é que existem por esse mundo fora ruas com os nomes de soldados de barro, feitos heróis esquecidos.  É de barro o soldado. Os soldados de barro dessa guerra, que ainda sobrevivem. Andam por aí feitos em cacos. Fisicamente e psiquicamente.
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Nota do editor:

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Guiné 61/74 - P18284: Blogpoesia (551): "Ter quem pense em nós...", "Sabor da melancolia", e "É branda e suave...", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. Do nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) três belíssimos poemas, da sua autoria, enviados entre outros, durante a semana, ao nosso blogue, que publicamos com prazer:


Ter quem pense em nós…

Ter quem, perto ou longe,
Pense em nós,
Se preocupe connosco,
É caminhar de dia ao sol.
Ver as cores do mar e céu.
Sentir sabor e o perfume que a terra exala.
Afastar o preço amargo da solidão.
Ter alguém para quem vá nosso pensamento nas horas mais sofridas.
Receber, de vez em quando, umas letras pelo correio, dos ctt ou digital.
Alguém que, um dia, se cruzou no nosso caminho e nos deixou marcado.
Com gestos de amizade.
Nos fez sorrir ou aliviou o fardo de cada momento,
No resvalar dos dias.
É ser rico, mesmo que o dinheiro falte no nosso bolso.
Um amigo que nos visite na cama dum hospital, ou, sei lá, na cela duma prisão.
Quem reze uma Avé Maria pela nossa alma…

Ouvindo Ernest Cortazar – “Best of…” piano e orquestra
Berlim, 4 de Fevereiro de Fevereiro de 2018
8h1m
Jlmg

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Sabor da melancolia

Quando as cores desmaiam porque o sol se despediu,
Um vaga de melancolia tolda as encostas e os vales.
Os rebanhos ficam parados e só pensam no seu curral.
Os pastores e seus cães fiéis os tangem serenamente.
Eles descem num bando unido,
Remoendo o que lhes tocou.
É a hora das trindades.
E das almas em peregrinação.
Pelos lares da aldeia, as panelas fervem,
Cheias de couves e batatas boas.
Sob as ramadas, se lavam as mãos nos lavatórios.
A água é limpa e fresca.
A toalha branca, corada ao sol, cobre a mesa longa, com as tigelas de barro.
O pai já foi à pipa buscar uma canada de tinto puro.
A pequena que só quer brincar faz ouvidos moucos à mãe já farta de os chamar.
Só o berro do pai os faz pensar…

Berlim, 28 de Janeiro de 2018
19h6m
Jlmg

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É branda e suave…

Como é brando e suave aquele pedaço inerte que me abre a porta.
Tem a forma certa e a medida justa.
Foi feito assim.
Procura um dono
No futuro incerto.
Nem ela sabe onde irá entrar.
Tem um dom condão
Na mão do dono.
Só ele no seu jeito certo,
Agarra e puxa o que trava a porta
E lhe abre o mundo.
Por isso, ele a guarda com cuidado infindo.
Parece que o mundo acaba se ele lhe perde o rasto.
Se desfaz em rezas.
Até que o susto acabe e a festa venha…

Berlim, 28 de Janeiro de 2018
Jlmg
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Nota do editor

Último poste da série de 28 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18262: Blogpoesia (550): "As sombras dormem ao sol", "O despertar da toupeira", e "Os astros", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Guiné 61/74 - P18283: Buba e os pelotões de morteiro 81 no período entre 1964 e 1974: um espaldão com história (Jorge Araújo)

Figura 1

Infografia: Jorge Araújo (2018)



Jorge Alves Araújo, ex-Fur Mil Op Esp/Ranger, CART 3494 
(Xime-Mansambo, 1972/1974): nosso colaborador permanente


BUBA E OS SEUS PELOTÕES DE MORTEIRO 81 NO PERÍODO ENTRE 1964 E 1974: UM ESPALDÃO COM HISTÓRIA

por Jorge Araújo


1. INTRODUÇÃO

Têm sido particularmente interessantes os comentários produzidos no fórum sobre a foto de um espaldão localizada na Casa Comum – Fundação Mário Soares – na pasta: 05360.000.325, com o título: “Ponto de tiro de morteiros, do pelotão de morteiros 2139, do exército português”. O assunto é: “Estrutura militar portuguesa à beira de um rio [?]: ponto de tiro de morteiros, do pelotão de morteiros 2139 [2138].

E a principal interrogação/incógnita é, agora, saber quem foi o seu autor, em que época e como foi ela parar às mãos da guerrilha e/ou ao Arquivo Amílcar Cabral, já que a sua localização deixou de ser objecto de investigação quando o camarada Fernando Oliveira (Brasinha), do Pel Mort 2138 (1969/71), fez questão de provar que estávamos perante o espaldão construído na embocadura do rio Grande de Buba, junto ao arame farpado do Aquartelamento de Buba [poste P18231]. (*)

Terá ela sido tirada antes ou depois do «25 de Abril de 1974», ou seja, antes ou depois de ter terminado o conflito?

Não dando este assunto por encerrado, conseguimos reunir novos dados, certamente não definitivos, pois acreditamos que algo mais pode surgir a qualquer momento, nomeadamente daqueles que ainda têm presente muitas memórias de Buba.


Foto nº 1 > Guiné > Região de > Buba > Esapaldão de morteiro 81
Citação:
(1963-1973), "Ponto de tiro de morteiros, do pelotão de morteiros 2139 [2138], do exército português.", CasaComum.org, Disponível HTTP:http://hdl.handle.net/11002/fms _dc_44169 (2017-1-20)


2. BUBA E OS SEUS PELOTÕES DE MORTEIRO 81 NO PERÍODO ENTRE 1964 E 1974

Como elemento facilitador da análise sobre a presença dos diferentes pelotões de morteiros que passaram pelo aquartelamento de Buba, sentimos necessidade de elaborar um quadro cronológico onde constassem as datas do início (chegada a Bissau) e do final da comissão (embarque para a metrópole), para identificar e seleccionar as fontes de informação e/ou consulta.

Acresce esclarecer que o período entre as datas indicadas no quadro abaixo não pode, em todos os casos apresentados, corresponder ao período em que as diferentes Unidades aí estiveram aquarteladas, uma vez que, em quase todas as épocas, as Unidades circulavam por diversos locais do território e daí essa questão não ser relevante para a presente problemática.

Outra nota importante, esta talvez decisiva para identificar a data ou o período da foto do espaldão, está relacionada com a total ausência de informações sobre a última Unidade indicada – Pel Mort 4277/72 – mas que presumimos ter estado lá pela simples razão de termos encontrado uma mensagem de um elemento desse pelotão, identificado por Joaquim Francisco Gonçalves, com data de 06Abr2013, nos seguintes termos:

“O6Abr[2013] – Procura: Joaquim Francisco Gonçalves procura pelos seus camaradas-de-armas do Pelotão de Morteiros 4277 «OS CASTIÇOS», que prestaram serviço na Guiné (Aldeia Formosa, Empada, Buba, Nhala, Mampatá, Calibuia, Cobijé, Chamarra, Pate Embaló, Chugué, Corumbá, Bedanda e Nhacubá), no período de 1973 a 1974”. [In http://ultramar.terraweb.biz/ActMensais201304Abr.htm (com a devida vénia)].

Eis, então, a ordem da permanência dos Pelotões de Morteiros 81 em Buba (Vd. figura 1, acima)

De seguida, seleccionámos um conjunto de fotos, apresentadas também por ordem cronológica, com o objectivo de poder encontrar resposta sobre o período em que ocorreu a construção do espaldão [Foto nº  1].


Foto 2 >  LDG no rio Grande Buba, com maré cheia (período 1968/71 – BCAÇ 2892). Foto do ex-alf, mil Joaquim Rodrigues, in: http://guine6871.blogspot.pt/ (com a devida vénia).

Será que a foto foi tirada do espaldão? E os bidões velhos da imagem, será que foram substituídos pelos do espaldão da “nossa” foto inicial?


Foto 3 >  Buba, Dezembro de 1968. Aprendendo a trabalhar com o morteiro 81 (elementos do Pel Mort 1242, 1967/69). Foto do camarada e grã-tabanqueiro Francisco Gomes, 1.º Cabo Escriturário da CCS/BCAÇ 2834 (Buba, Aldeia Formosa, Guileje, Cacine, Gadamael (1968/69), com a devida vénia. In: http://inforgom.pt/guine6869/?p=400.


Foto 4 > Rio Grande Buba (período 1968/71 – BCAÇ 2892). Foto do ex-alf mil Joaquim Rodrigues, in: http://guine6871.blogspot.pt/ (com a devida vénia).

Será que o espaldão está situado na parte de trás da casa ao centro da imagem?


Foto 5 > Espaldão de morteiro 81, junto ao arame farpado (o mesmo da foto 1), virado para o rio, ao tempo do Pel Mort 2138 (Buba, 1969/71). Foto de Fernando Oliveira [poste P18231].(*)

Quanto ao período em que ocorreu a construção do espaldão, consideramos apenas duas hipóteses:

(i) ou foi construído durante a permanência do Pel Mort 1242 (1967/69):

(ii) ou foi no período anterior ao tempo do Pel Mort 1086 (1966/67), do qual não temos qualquer referência no blogue.

Obrigado pela atenção.

Com forte abraço de amizade,
Jorge Araújo.
24JAN2018.
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Notas do editor:

(*) 20 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18231: Memória dos lugares (370): Buba e os bravos do Pel Mort 2138... Mais fotos (Fernando Oliveira, "Brasinha", ex-sol apont Arm Pes Inf, Pel Mort 2138, Buba, Aldeia Formosa, Nhala, Mampatá e Empada, 1969/71)


Vd. também postes de:

30 de maio de 2013 > Guiné 63/74 - P11653: Em busca de... (223): Pessoal do Pel Mort 1242 (Buba, outubro de 1967/ agosto de 1969) cujos nomes ficaram gravados na "pedra de Buba"... O que é feito de ti, camarada Clemente, ex-alf mil e comandante? E de ti, Simão? E de ti, Laginha?... E de vocês todos, 44 anos anos depois de terem regressado no T/T Uíge, em 23/8/1969?

15 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18214: Pelotões de Morteiros mobilizados para o CTIG: elementos históricos e estatísticos (Jorge Araújo)

18 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18223: Pelotão de Morteiros 2138 (Buba, Nhala, Mampatá, Aldeia Formosa e Empada, 1969/71): espaldão com história (Jorge Araújo)

19 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18226: Memória dos lugares (370): Buba e o espaldão do morteiro 81 onde eu dormia... (Fernando Oliveira, "Brasinha", ex-sol apont Arm Pes Inf, Pel Mort 2138, Buba, Aldeia Formosa, NHala, Mampatá e Empada, 1969/71)

23 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18244: (D)o outro lado do combate (17): ataque a Buba em 12 de outubro de 1969, ao tempo da CCAÇ 2382 e Pel Mort 2138: os fracassos assumidos pelo PAIGC (Jorge Araújo)

23 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18245: Memória dos lugares (371): Buba, o espaldão do morteiro 81 e os Pel Mort [1086, 1242, 2138, 3020...] que por lá passaram

Guiné 61/74 - P18282: Parabéns a você (1386): Cap Inf Ref José Belo, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2381 (Guiné, 1968/70) e Mário Silva Bravo, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 6 (Guiné, 1971/72)


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Nota do editor

Último poste da série de 2 de fevereiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18276: Parabéns a você (1385): Germano Santos, ex-1.º Cabo Op Cripto da CCAÇ 3305 (Guiné, 1970/73)

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Guiné 61/74 - P18281: Os nossos seres, saberes e lazeres (251): Em Bruxelas, para comemorar 40 anos de uma amizade (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70) com data de 21 de Novembro de 2017:

Queridos amigos,
Estabelecemos ao longo da vida laços de amizade que a tudo resiste. Vai para 40 anos conheceu-se um perito valioso que foi arrimo para a profissão que se escolheu, André Cornerotte foi dos peritos mais habilitados que conheci, exprimia um pensamento de valor social sobre o consumo e era um adepto acérrimo da pluralidade de vozes na política dos consumidores, com ele aprendi muito, proporcionou-me uma visão muito mais rasgada sobre o fenómeno do consumo daquele que é desenhado pelos tecnocratas e pelos jurista.
Para 40 anos de uma relação sólida, impunha-se voltar ao local do crime, a Bruxelas, foi aí que o conheci na minha primeira viagem de trabalho, há exatamente 40 anos.
Como sempre, viagem inesquecível.

Um abraço do
Mário


Em Bruxelas, para comemorar 40 anos de uma amizade (1)

Beja Santos

Em 1977, espero que se recordem, o governo português deu-me um sinal inequívoco de querer vir aderir à Comunidade Económica Europeia. Os departamentos ministeriais começaram a selecionar funcionários para irem a Bruxelas adestrar-se sobre os respetivos dossiês da especialidade. O viandante andava já bastante imiscuído nas tarefas do consumo e coube-lhe ir conhecer na chamada capital da Europa a essência da política dos consumidores, na vertente institucional e associativa. E durante uma semana, em Outubro de 1977, andou de Herodes para Pilatos, conversou com meio mundo, assombrou-se com a proliferação de organizações como cooperativas, famílias, mulheres, associações de consumidores, sindicatos, no caso destes a Bélgica oferecia visões de democratas cristãos, liberais e socialistas, conversou-se com todos. Pois é no encontro com a Federação Geral dos Trabalhadores da Bélgica que se conheceu um senhor altamente preparado e que até já exercia funções no Comité Europeu dos Consumidores. Era tal a sua visão do consumo e a articulação dos fatores de mercado envolvidos que o viandante dali saiu bem impressionado, pedindo-lhe para manter a via aberta para ulteriores esclarecimentos. E assim se foi fortalecendo a comunicação, veio a amizade e a intimidade, depois a troca de visitas, assim se passaram 40 anos. Foi a efeméride que se veio celebrar, todo e qualquer pretexto é bom para regressar a Bruxelas, cidade de cultura, de jardins, de livrarias de obras usadas, de uma miríade de casas de bricabraque, e de uma prodigiosa feira da ladra, que tanto acicata o viajante. Aqui se mostra em lugar de destaque Andre Cornerotte, belga das Ardenas, antigo padre operário, um dos mais capacitados defensores do consumidor que o viandante conheceu, está hoje com 84 anos e não esconde o prazer de receber o seu amigo.


Foi uma visita inusitada, previam-se seis dias acabaram por ser dez, por acontecimentos da Ryanair. Chegou-se, passou-se a tarde a vaguear pela floresta e a pôr a escrita em dia. O anfitrião sugeria que o viandante o acompanhasse na manhã seguinte a Uccle, uma das comunas da cidade de Bruxelas, bem perto do Brabante Flamengo, iria jogar a manhã inteira partidas de bridge em casa de uma senhora onde o viandante seria bem recebido, queria mesmo mostrar-lhe alguns objetos de arte. E lá foram, antes do bridge falou-se de porcelana chinesa, escultura europeia e tapeçaria. E enquanto andavam por ali afanosamente a jogar, o viandante passeava a mirar objetos e o jardim.


Aqui fica um pormenor de uma bela tapeçaria de fábrica de Bruxelas, talvez meados do século XVIII, muitíssimo bem conservada, revestindo uma imensa parede, o viandante viu-se e desejou-se para escolher um ângulo que desse amplitude a tão belo trabalho só que a sua câmara tem severas limitações, mas o que se regista é de uma indizível beleza.




Mais por diante falaremos dos encantos outonais que esta natureza nos reserva, aqui se mostra um ácer já a fenecer, o vermelho da folhagem com ligeiro amarelecimento, a alvura dos crisântemos e o parque envolvente. A anfitriã ofereceu um bom naco de galinha e puré como almoço e depois mandou gentilmente os presentes à sua vida, o viandante não se fez rogado, apanhou um transporte público e começou a vadiagem no centro de Bruxelas.


Num bom livro sobre percursos de Bruxelas, que adiante se fará referência, os autores encetam a sua visita guiada à cidade no gigantesco palácio da justiça, assim escrevendo: “Não se lhe consegue escapar. Mais tarde ou mais cedo, avistámo-lo. De longe, a sua cúpula coroada e decorada a ouro serve de ponto de referência. De perto, o edifício monumental de aspeto sombrio e severo interroga-nos, inquieta-nos ou fascina-nos. O Palácio de Justiça de Bruxelas não deixa ninguém indiferente. As dimensões do edifício revelam, por si só, a imensidão da superfície a percorrer e a manter: 26 000 metros quadrados de área, 665 000 metros cúbicos de volume, 576 divisões”. O céu nem chega a ser de chumbo, como se vê, aqui se mostra um pormenor da fachada principal, sempre a conheci em obras, em obras está. No lado esquerdo, avista-se a sinagoga, o museu judaico é no Sablon, um pouco mais abaixo, dele também se falará por causa de uma belíssima exposição sobre Bruxelas, terra de acolhimento.


O imperador Carlos V nasceu em Gand, em adolescente foi para a corte de Espanha. É figura central da política europeia, apanhou o acesso da Reforma e amargurado com os acontecimentos deu o trono a seu filho, Filipe II que governou a Flandres com mão de ferro. Alguma nobreza procurou revoltar-se contra o jugo espanhol, foram executados na Grand Place. Aqui o monumento aos dois chefes da sublevação, Egmont e Horn. Egmont será motivo de inspiração para uma importante peça de Beethoven.


Do jardim de Egmont e Horn avista-se um dos mais importantes templos religiosos de Bruxelas, Nossa Senhora do Sablon.


Leopoldo I foi um rei riquíssimo, detinha o Congo, deu-lhe para fazer de Bruxelas uma cidade rival de Paris, ressalvadas as proporções. À porta dos museus reais de Belas Artes, há impressionantes esculturas, aproveita-se os últimos resquícios de luz para mostrar uma dessas ostentações escultóricas.


Na descida da Praça Real pode ver-se o soberbo Hotel Ravenstein, um dos melhores edifícios conservados do fim da idade média, fotografado junto de um lago onde um mobile de Alexander Calder esvoaça em permanência.


É o fim da viagem, em dias de luminosidade temos aqui uma das mais cativantes panorâmicas do centro da cidade com a famosa agulha do Hotel de Ville a simular um foguete a arrancar para os céus. Foi grande a surpresa do viandante com o edifício que se avista ao fundo à direita, nos últimos anos estava de portas encerradas, abriu agora para acolher uma das principais manifestações da Europália da Indonésia. Escurece rapidamente, e pouco passa das cinco da tarde. O dia de trabalho turístico ainda não findou, o viandante embrenha-se no centro, vai à procura de livros em segunda mão, antes de regressar a Penates. Teve sorte: comprou documentação sobre a Provença, que espera visitar em Março, e pagou dois euros por um livro de arte de autoria de Jorge Pais da Silva, que foi seu professor, vem agora no metro a saborear a dissertação do seu antigo mestre sobre o manuelino e o Convento de Cristo em Tomar. Não podia acabar melhor o segundo dia em Bruxelas.


Para quem ama livros, revistas, mapas, alguma banda desenhada, a Galeria Bortier, em frente à Gare Central de Bruxelas, é um ponto de passagem obrigatório. Como se descobriu este oásis vai para 40 anos, não se vê melhor imagem para despedida da vadiagem a que se entregou o viandante.

(Continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 27 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18260: Os nossos seres, saberes e lazeres (250): À sombra de um vulcão adormecido (5) (Mário Beja Santos)/a>

Guiné 61/74 - P18280: Ai, Dino, o que te fizeram!... Memórias de José Claudino da Silva, ex-1.º cabo cond auto, 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Capítulos 23 e 24: A partir de outubro de 1972, aumentei a requisição (quinzenal) de cervejas: de 5 ml para 6 mil... Por outro lado, fiquei chocado quando pela primeira vez ouvi dizer que éramos colonialistas...



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3ª CART / BCART 6520/72 (1972/74) > " Foi com espanto que pela primeira vez ouvi dizer que éramos colonialistas e que o nosso governo era um governo fascista. Fiquei escandalizado com o que ouvia e jurei continuar a defender Portugal e as províncias ultramarinas."

Foto (e legenda): © José Claudino da Silva (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Continuação da pré-publicação do próximo livro (na versão manuscrita, "Em Nome da Pátria") do nosso camarada José Claudino Silva:

Nasceu em Penafiel, em 1950, foi criado pela avó materna, reside hoje na Lixa, Felgueiras. Tem orgulho na sua profissão: bate-chapas, agora reformado. Tem o 12.º ano de escolaridade.

Foi um "homem que se fez a si próprio", sendo já autor de dois livros, publicados (um de poesia e outro de ficção). Tem página no Facebook. É membro n.º 756 da nossa Tabanca Grande .


Sinopse:

(i) foi à inspeção em 27 de junho de 1970, e começou a fazer a recruta, no dia 3 de janeiro de 1972, no CICA 1 [Centro de Instrução de Condutores Auto-rodas], no Porto, junto ao palácio de Cristal;
(ii) escreveu a sua primeira carta em 4 de janeiro de 1972, na recruta, no Porto; foi guia ocasional, para os camaradas que vinham de fora e queriam conhecer a cidade, da Via Norte à Rua Escura.

(iii) passou pelo Regimento de Cavalaria 6, depois da recruta; promovido a 1.º cabo condutor autorrodas, será colocado em Penafiel, e daqui é mobilizado para a Guiné, fazendo parte da 3.ª CART / BART 6250 (Fulacunda, 1972/74);

(iv) chegada à Bissalanca, em 26/6/1972, a bordo de um Boeing dos TAM - Transportes Aéreos Militares; faz a IAO no quartel do Cumeré;

(v) no dia 2 de julho de 1972, domingo, tem licença para ir visitar Bissau,

(vi) fica mais uns tempos em Bissau para um tirar um curso de especialista em Berliet;

(vii) um mês depois, parte para Bolama onde se junta aos seus camaradas companhia; partida em duas LDM parea Fulacunda; são "praxados" pelos 'velhinhos', os 'Capicuas", da CART 2772;

(viii) Faz a primeira coluna auto até à foz do Rio Fulacunda, onde de 15 em 15 dias a companhia era abastecida por LDM ou LDP; escreve e lê as cartas e os aerogramas de muitos dos seus camaradas analfabetos;

(ix) é "promovido" pelo 1.º sargento a cabo dos reabastecimentos, o que lhe dá alguns pequenos privilégio como o de aprender a datilografar... e a "ter jipe";

(x) a 'herança' dos 'velhinhos' da CART 2772, "Os Capicuas", que deixam Fulacunda; o Dino partilha um quarto de 3 x 2 m, com mais 3 camaradas, "Os Mórmones de Fulacunda";

(xi) Dino, o "cabo de reabastecimentos", o "dono da loja", tem que aprender a lidar com as "diferenças de estatuto", resultantes da hierarquia militar: todos eram clientes da "loja", e todos eram iguais, mas uns mais iguais do que outros, por causa das "divisas"... e dos "galões"...

(xii) faz contas à vida e ao "patacão", de modo a poder casar-se logo que passe à peluda;

(xiii) ao fim de três meses, está a escrever 30/40 cartas e aerogram as por mês; inicialmente eram 80/100; e descobre o sentido (e a importância) da camaradagem em tempo de guerra.

(xiv) como "responsável" pelo reabastecimento não quer que falte a cerveja ao pessoal: em outubro de 1972, o consumo (quinzenal) era já de 6 mil garrafas; ouve dizer, pela primeira vez, na rádio clandestina,  que éramos todos colonialistas e que o governo português era fascista; sente-se chocado.


2. Ai, Dino, o que te fizeram!... Memórias de José Claudino da Silva, ex-1.º cabo cond auto, 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Capºs 23 e 24


[O autor faz questão de não corrigir os excertos que transcreve, das cartas e aerogramas que começou a escrever na tropa e depois no CTIG à sua futura esposa. Esses excertos vêm a negrito. O livro, que tinha originalmente como título "Em Nome da Pátria", passa a chamar-se "Ai, Dino, o que te fizeram!", frase dita pela avó materna do autor, quando o viu fardado pela primeira vez. Foi ela, de resto, quem o criou. ]



23º Capítulo  > OS PASSATEMPOS E OS PRIMEIROS "TURRAS"

Também comecei a construir o barco de fósforos e afazer pulseiras de missangas.

Entre ler, escrever, ouvir música e tratar das tarefas que me tinham sido atribuídas, ainda me sobejava tempo. Usei algum para construir a caravela portuguesa com cartão e fósforos. Com o rádio a tocar na Emissora Regional da Guiné, até então a única que eu sabia captar, vários de nós íamos dando forma à célebre caravela. Normalmente, fazíamos isso à noite. Foi precisamente num desses serões que o soldado de transmissões me disse para escutar determinado comprimento de onda. Dizia ele que era rádio Voz da Liberdade [que emitia em português a partir da rádio Argel].

Foi com espanto que pela primeira vez ouvi dizer que éramos colonialistas e que o nosso governo era um governo fascista. Fiquei escandalizado com o que ouvia e jurei continuar a defender Portugal e as províncias ultramarinas. Nessa altura, até tínhamos connosco um grupo de comandos africanos que durante três dias lutaram ao nosso lado.
 –  Então se escravizávamos os negros, porque lutavam eles ao nosso lado? – perguntei. 

A resposta que me deu o soldado que pela primeira vez me tentou abrir os olhos para o que nós estávamos a fazer em África, foi escrita por mim no dia 8/10/1972. São tão ignorantes e burros como nós!

Fico estupefacto e ligeiramente envergonhado ao ler o que escrevi naquele tempo. Tanta ingenuidade só podia mesmo ser burrice. Eu sabia ler. Que raio! Pior, eu lia muito. Pois bem, posso considerar-me um autêntico atraso de vida, ignorante, como convinha e convém a todos os poderes que dominam o mundo, sejam eles económico, religioso ou político. A ignorância faz-nos parecer e, pior que isso, somos (!) uns completos idiotas.

Já dois dias depois, escrevi:

“Os comandos africanos terminaram a operação capturaram dois  "turras".  Estiveram aqui no quartel. Posso dizer que já vi "turras”. Confesso que tive muita pena deles. O nosso 2º comandante mandou dar-lhes de comer e eles pareciam dois lobos, tão esfomeados estavam. É assim, hoje eles, amanhã nós, e a guerra vai continuando, felizmente que connosco ainda não quiseram nada. O problema é que não foram só os comandos africanos para o mato. Também 50 camaradas meus e isso nem me deixou dormir. Esta noite já dormirei pois vieram todos sãos e salvos.”


24º Capítulo  > ADAPTADOS


De 5000 cervejas que requisitava, a partir de Outubro, aumentei a requisição para 6000. Quinzenalmente. Os “Serrotes de Fulacunda” podiam afogar as mágoas na bebida e eu comentava que era normal beber bastante. O problema é que alguns passavam a ostentar uma barriga que dava voz ao slogan “ Branco tem barriga grande” e éramos aconselhados a ter cuidado com o aspecto físico. 

Invariavelmente dizíamos que, se calhar, nem sairíamos dali vivos. Acho que mesmo eu tinha essa sensação, embora não o dissesse. O meu maior amigo tinha morrido em Mansoa; sabia de outros que também tinham morrido um pouco por toda a Guiné. Era uma questão de sorte ou azar, pois mais tarde ou mais cedo seríamos os atingidos portanto, se a responsabilidade das bebidas era minha, ao menos que não houvesse falta delas. 

Havia sempre o problema de os frigoríficos, que eram a petróleo, não terem capacidade para tanta cerveja, mas só o saber que havia cerveja no armazém era um bom lenitivo para a nossa sobrevivência. Que não se sequem as gargantas. Que a festa dure até às tantas. Logo a seguir, comecei a requisitar vinho [verde] Casal Garcia. Ou não fosse eu de Penafiel. 

Escusado será dizer que não demorou a começarmos a ter acidentes. Era naturalíssimo. Com a velocidade que os meus colegas conduziam as Berliets, Unimogs ou Jeeps pela picada, quando íamos ao rio buscar os reabastecimentos, algum acidente teria de acontecer. Felizmente, eu era bate-chapas e o primeiro a bater foi com uma Berliet. 

Gostei de, durante um período de tempo, trabalhar na minha profissão e pude perceber que, mesmo estando nós, reduzidos num pequeno espaço, cada um estava a trabalhar no seu ofício. Pintores, trolhas, pedreiros, carpinteiros, electricistas, mecânicos, padeiros, cozinheiros, agricultores, etc. etc. Estávamos a criar condições para o desenvolvimento das potencialidades que nos permitissem prosseguir, com sucesso, a vida civil se conseguíssemos regressar. “Estamos a ficar adaptados”.

Aos que pretendiam, por exemplo, emigrar, enveredar pelas forças de segurança, ou até outras profissões, também notava que se preparavam para isso. Gostei sobremaneira dum colega que queria ir para a CP. Sabia tudo sobre comboios.

Espero que todos eles tenham concretizado o sonho com o mesmo, ou mais sucesso, que eu tive na minha profissão, e que agora estejam a gozar uma merecida reforma.

(Continua)
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sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Guiné 61/74 - P18279: Notas de leitura (1037): Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (20) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 14 de Outubro de 2017:

Queridos amigos,
Vive-se um período histórico que a historiografia mais comum considera tratar-se do fim das sublevações. Ver-se-á para um documento aqui incerto que há muito de ilusionismo. Bolama entrou numa desagregação irreversível, já há serviços importantíssimos em Bissau, somos igualmente informados que prossegue a penúria do papel-moeda e que há muito desânimo agrícola no Sul.
Ainda há quem confie que as obras no ponte-cais de Bolama alevantará a cidade, insiste-se na importância da ponte sobre o Corubal, velho sonho para interligar os Bijagós ao continente e este às dependências francesas.
Cresceu o número de civilizados, segundo o último censo e a presença de negociantes sírios assume o maior relevo.
Na consulta dos primeiros copiadores do BNU de Bolama, hoje praticamente indecifráveis, encontrei no cadastro dos clientes nomes como o do pai de Amílcar Cabral, os Saiegh e os Buscardini, funcionários e comerciantes implantados em várias regiões. Uma curiosidade e nada mais.

Um abraço do
Mário



Os Cronistas Desconhecidos do Canal do Geba: O BNU da Guiné (20)

Beja Santos

Ao vigésimo episódio do levantamento documental sobre o BNU da Guiné, importa fazer um ponto da situação. O BNU abre uma delegação em Bolama, capital da colónia, em 1903. No Arquivo Histórico do BNU não existe qualquer documentação anterior a 1917, ano em que é constituída outra delegação em Bissau. Daí a ausência de documentação sobre questões fundamentais, como é o caso da entrada da colónia na I Guerra Mundial ou referências às campanhas do Capitão João Teixeira Pinto. Cedo se irá verificar uma crescente rivalidade entre a delegação e a filial, Lisboa ver-se-á obrigada a delimitar as áreas de atuação. A generalidade dos comentários críticos ou hipercríticos assinados pelos responsáveis do BNU em Bolama ou Bissau transcendem o entendimento da comunicação hierárquica, devia haver um protocolo discreto que autorizava os gerentes a contarem com detalhe em minúcia o que julgavam de mais relevante e da socioeconómica e política da colónia. Daí a infinidade de verbetes a anunciar partidas e chegadas, a comunicar o exílio de Abdul Indjai ou o que um gerente em Bissau chama a vida imoral do Governador Carvalho Viegas. Os gerentes não se podiam imiscuir na política e a prova disso é uma carta enviada em 31 de Março de 1931 por Vieira Machado para o gerente de Bissau:

“A propósito do incidente ultimamente ocorrido entre vossas senhorias e o senhor intendente dessa cidade, de novo recomendamos que ponham de parte todas as suas inimizades pessoais, sempre que se trate de assuntos que se prendam com o banco, que não queremos ver envolvido, de longe ou de perto, em semelhantes assuntos.

Também mais uma vez – que esperamos que seja a última – proibimos vossas senhorias de se imiscuírem na política local, a que devem ser de todos alheios, evitando, assim, escusadas desinteligências ou conflitos com quer que seja.

Procurar viver no melhor entendimento com todos, deve ser a constante preocupação de vossas senhorias, deste modo se poupando e poupando o banco a quaisquer dissabores”.

Têm pois os gerentes rédea solta para contar o que julgam de mais significativo, e escusado é dizer que tais apontamentos, pelo seu ineditismo, dão um forte contributo à caraterização da vida da colónia, à evolução dos mercados e ao timbre, em diferentes ângulos, do que era a presença portuguesa desde a I República ao Estado Novo. Acresce que o leitor deve estar informado que há relatórios em falta, dados que são nalguns casos supridos pela documentação avulsa que é possível consultar neste arquivo histórico. E postas estas considerações, voltemos a 1934. A filial de Bolama, a propósito da situação da Praça recorda que de há muito se pensa em transferir para Bissau a capital, ali já se encontram as direções dos serviços do Estado, na sua maior parte. E logo observa que disso se ressentiu a Praça de Bolama, pois o comércio local perdera uma grande parte dos seus clientes com a saída de tão grande número de funcionários. A vida comercial desta Praça estava eriçada de dificuldades devido principalmente à falta de papel-moeda. Como é comum observar-se nestes relatórios, alude-se à situação das colheitas, e o que se diz é para registar:

“A colheita da mancarra na zona de Bolama, por via de regra, é tardia. Começa em fins de Dezembro e prolonga-se até à segunda quinzena do mês de Abril. Os maiores agricultores são Brames e Manjacos, os quais, por sua vez, tarde começam as lavouras. Os Beafadas e os Mandingas que habitam as regiões de Quínara e Cubisseco também se dedicam a lavoura da mancarra, mas em escala muito reduzida, visto que, uns e outros, por índole, são excessivamente ralassos (mandriões).
A colheita deste ano deve ser fraca porque os agricultores indígenas desanimados em fase dos reduzidos preços do anterior, quase que se desinteressaram da cultura desta oleaginosa.
A colheita do coconote começa agora e estende-se até ao princípio das chuvas. No fim destas também se faz a sua apanha, mas já em menor escala.

Presume-se que a colheita do arroz, em que já entrámos, seja mais abundante do que a do ano passado, por alguns indígenas terem abandonado a cultura da mancarra, dando preferência à do arroz”.


Não é incomum estes relatórios incluir uma panorâmica das obras em curso, desde as redes viárias as instalações portuárias. Informa que está preconizado o prolongamento da ponte-cais de Bolama para a acostagem direta de navios de longo curso. E não esconde a expectativa deste melhoramento: “É opinião unânime que o prolongamento na extensão de 15 a 20 metros resolveria o problema na acostagem de vapores, com manifesta vantagem para o desenvolvimento e facilidade do tráfego entre a capital da colónia e os restantes portos da Guiné e da metrópole”.

Neste relatório, o gerente inclui dados do censo da população segundo o recenseamento de 1933-1934-1935. Em termos de população “civilizada” teríamos 6 mil indivíduos e a população indígena ultrapassaria os 409 mil habitantes. E avança um elemento curioso: o número de indivíduos da raça branca aumentara em 256 em relação ao censo de 1928. Um terço destes civilizados é constituído por estrangeiros com especial destaque para os sírios.

Na ausência de dados sobre a vida da colónia em 1931, avança-se para uma carta do gerente de Bissau para Lisboa com dada de 10 de Janeiro de 1936, referente a revolta da ilha Canhabaque:
“Parece que o governo da colónia pretende acabar de vez com o foco da revolta ou rebeldia que naquela ilha desde há muito existe, ou só durante pouco tempo deixou de existir.
O indígena de Canhabaque não tem pago imposto de palhota e não manifesta pelas nossas autoridades grande respeito, ao que se afirma.

Precisa de uma lição-mestra, mas só colhido de surpresa se lha pode dar. Com o aparatoso espetáculo de mobilização de regulares e de irregulares, não pode resultar nada de útil, porque o indígena, sabendo como sabe sempre tudo quanto lhe interessa e conhecendo como conhece a inferioridade do seu armamento, não chega, por via de regra, a ter contacto com as forças do governo. Trocam-se meia dúzia de tiros em emboscadas, as tropas regulares gastam milhares de cartuchos e centenas de contos e no fim a ação militar limita-se a umas tantas palhotas incendiadas. Porque homens, gados e outros haveres, tudo se passa para as restantes ilhas do arquipélago, consideradas pacíficas ou para o continente, para a região do Cubisseco.

Começou há dias a acção militar na ilha de Canhabaque e logo de início, ao quinto tiro de uma peça de artilharia esta rebentou tirando a vida ao Sargento Correia, que a comandava. Parece que há mais uma ou duas dúzias de feridos, não surpreendendo que o tenham sido pelos próprios irregulares.

Dizem os entendidos que a melhor época para o ataque a ilha é a do começo das chuvas, porque nessa altura todo o indígena ali regressa para tratar da lavoura. Afirma todos que nessa época e com o barulho que se está a fazer em volta de um mero caso de polícia, resultara nula toda a acção governativa porque os Bijagós, avisados a tempo, limitar-se-ão a deixar na ilha meia dúzia dos mais atrevidos, que dispararão à queima-roupa, bem escondidos no mato, ou em covas disfarçadas, abertas no chão e em lugares apropriados, que lhes permitem fuga imediata. Portanto, a ocupação ou a batida da ilha não será grande feito nem precisará de grandes heroísmos; mas, acabada a “guerra”, serão propostas as medalhas para os heróis, a ilha ficará guarnecida por dois ou três postos militares, com ajudas de custo para os comandantes e os Bijagós regressarão com manhosa submissão e continuarão a ser senhores da ilha.

Tem sucedido sempre assim e a história repete-se.

É por isso que os que conhecem a Guiné são da opinião que só resultaria útil uma acção rápida e inesperada – a acção que, de preferência, se realizaria em princípio das chuvas, por dois motivos principais: primeiro, porque facilmente se poderiam castigar os rebeldes, apanhados em conjunto; segundo, porque se lhes reduziria o poder guerreiro devido à humidade da pólvora que eles guardam em recipientes de barro.

Quanto a nós, temos opinião diferente.

Somos de parecer – mero modo de pensar de um homem pacífico que nada sabe de guerras – de que a melhor altura para reprimir estes pequenos actos de rebeldia é sempre após os actos praticados, colhendo de surpresa os rebeldes.

Com grandes preparativos e mobilização aparatosa de irregulares, é dar ao indígena a impressão de que o governo só por só não tem força para reprimir uma revolta. E o pior é que os próprios auxiliares, a breve trecho, se podem capacitar que é mesmo assim, e o resultado desse convencimento pode acarretar consequências desagradáveis”.

Enfim, os gerentes não eram abstémios em contar o que viam ou ouviam e este documento deixa outra prova, a que segue:

“Há dias, qualquer mal-intencionado dos muitos que vivem pelas colónias, perguntava-nos se já tínhamos reparado na coincidência curiosa de se darem sempre actos de rebeldia quando os postos militares na Guiné não eram comandados por oficiais. Que nunca tínhamos reparado, respondemos-lhes. Pois repare e verá que é assim. Se um oficial está no posto, acrescentou, o indígena paga o imposto com mais ou menos dificuldade, mas paga; o oficial sai e o indígena recusa-se a pagar, desrespeita a autoridade, envenena as águas, fere ou mata um ou dois soldados. E, ao despedir-se, dizia-nos ainda o nosso interlocutor que o indígena não gosta de pagar impostos em duplicado”.

(Continua)
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Notas do editor:

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Último poste da série de 29 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18266: Notas de leitura (1036): “Modelo Político Unificador, Novo Paradigma de Governação na Guiné-Bissau”, por Livonildo Francisco Mendes; Chiado Editora, 2015 (2) (Mário Beja Santos)