terça-feira, 16 de novembro de 2010

Guiné 63/74 - P7294: Carta aberta a... (5): Professores António de Oliveria Salazar e Marcello Caetano (António Graça de Abreu)


República Popular da China > 2009 > O nosso camarada mais "sínico (mas não "cínico"...) da Tabanca Grande, cruzando o famoso Rio Yangtsé, na província de Sichuan, o maior rio da Ásia com os seus cerca de 6400 km de comprimento...


Guiné > Região do Oio > Mansoa > CAOP 1 > Março de 1973 > O Alf Mil António Graça de Abreu junto ao obus 14.... Antes estivera em Teixeira Pinto. Terminará a sua comissão em Cufar, no sul, nas vésperas do 25 de Abril de 1974.

A 8 de Abrild e 1974, em Cufar, escreve no seu diário: "De Lisboa a minha mulher continua a dizer-me coisas de espantar. Ao fim deste tempo todo, por exemplo: 'Não contas senão o superficial, a tua vivência aí chega a mim só pela rama'. Como é possível?!... Em vinte e um meses e meio fui três vezes a Portugal,  da Guiné escrevi-lhe trezentas e quarenta e sete (347, tenho tudo numerado!) cartas e aerogramas, desdobrei-me na narrativa, na descrição minuciosa do meu quotidiano e desta guerra, desde os muitos pormenores aparentemente insignificantes aos contextos maiores em que vivo. 'Não contas senão o superficial'. Como é possível ?!..." (in Diário da Guiné..., 2007, p. 211).



Fotos: © António Graça de Abreu (2009). Todos os direitos reservados.


1. Texto que o António Graça Abreu me mandou, com pedido de publicação, em 21 de Maio de 2009... Entretanto, ele seguiu para uma longa visita à China (e à família da sua mulher, que é médica), regressou,  passou-se o verão e, contrariamente ao que eu tinha prometido, a famosa carta aberta aos Senhores Professores António de Oliveira Salazar e Marcello Caetano não foi metida no correio nem chegou aos seus destinários...

Nunca saberia como pedir desculpa ao António, pessoa e escritor, além de camarada, que eu muito prezo, por este lapso (monumental)... Mas, por outro lado, ele tem todo o direito de estar zangado comigo. Por muito que já tenha incorporado, nestes anos todos,  alguns dos valores, atitudes e comportamentos típicos da milenar cultura chinesa (por ex., dizer de maneira impassível e elegantérrima o quão está zangado comigo), ele também tem uma boa costela nortenha... Na melhor altura sai bordoada. E antes que isso aconteça, eu faço o meu jogo de cintura... E venho aqui, humildemente, em público,  pedir aos deuses para aplacarem  a sua ira...

Uma coisa eu sei: o António (não) é homem de (res)sentimentos...

Por fim mas não menos importante, quem verdadeiramente deve estar zangado comigo é o nosso caro leitor a quem foi negada a possibilidade, neste ano e meio, de ler e fruir este documento de belo recorte literário e de mordaz ironia, sob a forma de carta aberta aos dois políticos que formataram este país e este povo, durante mais de meio século... Não é um documento panfletário, é uma reflexão relativamente serena sobre oportunidades perdidas por e para todos nós...

Mas é também uma carta de confiança no futuro (que bem precisamos dela, nos tempos que correm), de confiança em Portugal, e nos portugueses, de confiança e de ORGULHO na geração, a nossa,  que soube fazer a guerra e a paz: "Penso que não combatemos pela Pátria salazarista e marcelista mas por um Portugal e uma Pátria que nos circulava no sangue e no entendimento. Essa Pátria não nos pode ser negada. Era, é a nossa terra, eram, são as nossas gentes".

Finalmente,  a carta vai chegar ao seu destino (*)... LG


2. Carta aberta aos Profs. António de Oliveira Salazar e Marcello Caetano


Introdução


António Graça de Abreu, ex-alferes miliciano na Guiné-Portuguesa, humilde cidadão que teve a ventura de nascer no ano de 1947, durante a longa jornada autocrática de V. Exª., Sr. Presidente do Conselho Dr. António de Oliveira Salazar, e depois de viver extremadamente os últimos anos da ditadura mole e pouco iluminada de V. Exª., Sr. Prof. Marcello Alves Caetano, também Presidente do Conselho, confessa, do fundo das circunvoluções do seu desgastado coração, que anda há um ror de anos com vontade de vos escrever.

A primeira dificuldade, para além da minha inabilidade e ausência de qualidades para me dirigir a tão excelsas e ilustres figuras da nossa História Contemporânea, tem a ver com o embaraço de enviar esta carta para o espaço adequado. Qual o lugar onde hoje se encontram, Excelentíssimos Dr. Salazar e Dr. Marcello Caetano? No fofo azul do Céu, nas agruras amarelas de uma passagem prolongada pelo Purgatório, nos calores vermelhos do Inferno?

Como não sei qual foi o destino que para vós Deus escolheu (dependente por certo de tudo quanto executaram ou mandaram fazer na vossa breve/longa vida terrena), envio esta carta para o blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné, na certeza de que terá um molho bem cheio de leitores, gente de excelente qualidade, e que V. Exªs., onde quer que estejam, a irão ler.

Este blogue do Luís Graça na Internet  -- coisa que não existia no tempo de vossas vidas-- é um imenso sucesso de comunicação. São testemunhos de ex-combatentes da guerra na antiga Guiné Portuguesa, trocas de opiniões, entendimentos, desentendimentos, desabafos, uma espécie de terapia colectiva, muitos anos após o regresso dessas paragens quentes e amargas que nos marcaram a todos.

A segunda dificuldade, ao escrever esta carta, prende-se com o modo de vos tratar. “Excelências, Senhores Presidentes do Conselho, Prof. Dr. Salazar, Prof. Dr. Marcello Caetano”? Todas estas denominações vos pertencem, associadas à importância e dignidade dos cargos que, em ditadura, ocuparam ao longo de tantos anos.

Ora, há uns três meses atrás, o António Lobo Antunes, ex-oficial miliciano médico em Angola, 1971/1973, na crónica que assina na revista Visão, escreveu um texto algo zangado com Deus que, no início de 2009, lhe levou dois dos seus melhores amigos. E António Lobo Antunes resolveu tratar Deus por tu. Ele é um pouco, ou muito despassarado, mas enfim…

Eu também tenho as minhas guinadas e manias, mas pairo baixo, a razoável distância do autor de Os Cus de Judas. E os Profs. Salazar e Marcello também não são deuses.

Não me levem a mal por, em bicos de pés no alto do meu banquinho de escritor pequeno e medíocre, (mas com quinze livros publicados), desejar tratar-vos igualmente por tu, com todo o respeito. Mas acho que não sou capaz.


A História

O nosso Portugal é uma das nações mais antigas da Europa. Fechados neste rectângulo, de costas voltadas para Espanha, tínhamos o oceano diante de nós. E, a partir do século XV, antes de quase todos os outros povos, embarcámos na ousadia e na loucura de navegar o mar. Áfricas, Américas, Índia, China, Japão, Austrália, nada do que eram então os grandes mares e as imensas terras desconhecidas parece ter escapado às quilhas das naus, ao calcorrear português, ao entendimento, nem sempre esclarecido, das gentes da pequena pátria lusitana. Demos “novos mundos ao mundo”, é verdade. E fixámo-nos em muitos desses lugares. Fomos ficando. Em meados do século XX ainda estávamos em Macau e Timor, na Índia, em Moçambique e Angola, nas ilhas de S. Tomé e Cabo Verde, na Guiné.

Depois de descobrirmos mais de meio mundo, face à pequenez do Portugal europeu, alimentámos naus e naus carregadas de mitos e sonhos. O bom do padre António Vieira (1608-1697) acreditava ainda num impossível Quinto Império lusitano espalhado pelo mundo e falava de nós como os que “têm a terra portuguesa para nascer e toda a terra para morrer”.

No século XIX construímos a ideia irrealista de um mapa “cor-de-rosa” a unir, sob domínio português, as terras de Angola e Moçambique. Na I Guerra Mundial (1914-1918) enviámos forças expedicionárias para França, para a Flandres, entre outras razões, para mostrar que tínhamos força (não tínhamos!..) e que outras potências europeias seriam mal sucedidas se algo fizessem para se assenhorearem das nossas colónias. Tivemos quinze mil mortos, (corrijam-me se estou enganado!),  bons filhos da terra portuguesa, nessa guerra estúpida e inútil. Como quase todas.

Em 1953, escrevia o general Norton de Matos, em choque aberto com V. Exª., Dr. Salazar, e que mais tarde haveria de se candidatar a Presidente da República pela chamada Oposição: “Que a vossa principal tarefa seja o engrandecimento da Pátria, dignificando-a (…). Não deixais que ninguém toque no território nacional. Conservar intactos os territórios de Aquém e Além-Mar é o vosso principal dever.” (in Norton de Matos, A Nação Una, Lisboa, Ed. Paulino Ferreira e Filhos, 1953).

Tudo isto V. Exª. conhecia, Dr. Salazar e, na linha do pensamento tradicional português e até do de alguns dos vossos opositores, Portugal afirmava-se “uno e indivisível”, estender-se-ia do Minho a Timor, eram “muitas raças, uma só nação”. Uma utopia, um sonho lindo e perigoso, inevitavelmente condenado pelos ventos e avanços da História.

A partir dos anos sessenta do século XX, quase todas as colónias das nações europeias em África transformaram-se em países independentes. Sabemos hoje que muitas dessas independências foram prematuras e constatamos como muitos dos pobres povos dessas terras, libertos do nada meigo jugo colonial, têm sido tratados pelos seus governantes africanos e chefes associados ao tribalismo, à incompetência, à corrupção, ao esmagamento dos mais elementares direitos humanos.

No que a Portugal diz respeito, naquele fatídico ano de 1961, perdíamos a Índia e logo de seguida iniciava-se a luta armada em Angola, com o massacre pela UPA (União dos Povos de Angola) de milhares de portugueses inocentes. O ódio racial era real e antigo, ao contrário do que a propaganda do regime de V. Exª., Dr. Salazar, queria esconder. A tese das “muitas raças, uma só nação” continuava a ser enganosa e iria provocar imensos sofrimentos ao povo português e aos povos de Angola, Guiné e Moçambique.

A Guerra

“Orgulhosamente sós” embarcámos aos milhares, de armas na mão para lutar contra o “terrorismo” em Angola. Em 1963, com o eclodir dos conflitos armados na Guiné e em Moçambique, novos espaços de guerra se abriram para os portugueses. Os chamados Movimentos de Libertação organizavam-se, contavam com poderosos auxílios externos (União Soviética, China, etc.) e Portugal fez um esforço tremendo para combater, com algum êxito, esses guerrilheiros que acreditavam lutar por um futuro melhor para a Pátria deles e queriam pôr fim a quatro séculos de mau colonialismo. O sangue, a dor, a morte passaram a fazer parte do quotidiano de Angola, Guiné e Moçambique.

Sempre na senda de um “passado glorioso”, da exaltação da nossa História, e também por razões económicas -- Angola era, é, talvez o país mais rico de África – V. Exª, Dr. Salazar, insistia na “defesa da Pátria”, e V. Exa., Dr. Marcello Caetano, excelente professor na Faculdade de Direito de Lisboa, não discordava uma linha da política ultramarina seguida por Salazar.

Em 1968, eu não era nada de especial, tinha vinte gloriosos anos, vivera já durante um ano em Hamburgo, na Alemanha e, na Faculdade de Letras de Lisboa, fazia parte da Direcção da Pró-Associação de Estudantes e do Grupo de Poesia e Canção da Faculdade. Muitas vezes eram da nossa responsabilidade as primeiras partes dos espectáculos semi-clandestinos do Zeca Afonso, do Adriano, do Fanhais, do Zé Jorge Letria. Eu dizia poemas do Pessoa, da Sophia, do António Gedeão. Deste último, ainda sei de cor a Lágrima de Preta. Ignoro se V. Exas, Salazar e Marcello, são muito dados a estas coisas da poesia, mas aí vai:

Encontrei uma preta que estava a chorar
Pedi-lhe uma lágrima para analisar,
Recolhi a lágrima com todo o cuidado
Num tubo de ensaio bem esterilizado.
Mandei vir as bases, os ácidos, os sais,
As drogas usadas em casos que tais.
Nem sinais de negro, nem vestígios de ódio,
Água, quase tudo, e cloreto de sódio.


Podem pois adivinhar de que lado político eu me situava. A PIDE já me tinha debaixo de olho e o meu processo na PIDE (podem consultar, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, PIDE/DGS, procº. 9175 C7 NT 7555) é muito interessante e equivale às medalhas que, por bem, não ganhei na Guiné Portuguesa.

Os tempos tinham mudado, em finais dos anos sessenta do século passado cada vez mais pessoas e muita juventude, sobretudo a que frequentava as universidades, começava a contestar a vossa autoridade e a justiça das guerras em África.

E o vosso erro foi não terem entendido, para bem de Portugal e dos povos africanos, que a era gloriosa da Pátria portuguesa espalhada pelos quatros cantos do mundo pertencia a uma História de que nos podemos e devemos orgulhar, mas era apenas isso, o passado.

V. Exª., António de Oliveira Salazar e depois, a partir de 1969, V. Exª., Marcello Caetano, descartavam as hipóteses de negociações com os movimentos de libertação. E os conflitos não tinham solução. Não conseguíamos vencer os guerrilheiros em luta, nem éramos vencidos por eles.

O povo português, os povos africanos sofriam barbaridades. Em nome de quê, porquê, para quê? Vocês estavam a adiar o inadiável, o inevitável.

Em 1968, V. Exº., Dr. Salazar nomeia o então brigadeiro António de Spínola para governador e comandante-em-chefe das tropas na Guiné. Spínola, que fora tenente-coronel em Angola, apercebe-se da impossibilidade de se ganhar militarmente a guerra. A questão era política, sempre foi política e ao lançar a estratégia política de Uma Guiné Melhor António de Spínola pretende transformar o “inimigo em nosso amigo”. Consegue alguns resultados e o PAIGC treme. Spínola começa progressivamente a alicerçar a ideia de uma muito maior autonomia para os territórios ultramarinos, uma espécie de federação lusófona, e inicia estranhas negociações com o “inimigo” que, em 1970, se viriam a saldar pelo cruel e cobarde assassínio de três majores portugueses por guerrilheiros do PAIGC.

V. Exª., Dr. Salazar, tinha caído da cadeira de lona no forte de Santo António do Estoril, batido com a cabeça no chão e incapacitado, ainda sem acreditar, terminava o seu longo consulado ditatorial ao leme dos destinos tortos de Portugal.

V. Exª., Dr. Marcello Caetano, era um homem mais aberto e moderno. Mas não acabou com a ditadura, nem com a polícia política, nem com a asfixia da sociedade portuguesa. No que às guerras de África dizia respeito, foi muito mais “continuidade” do que “evolução”. Portugal permanecia num doloroso beco sem saída.

Até que em 1973, de início por razões reivindicativas e corporativistas que tinham a ver com promoções na carreira, um grupo de capitães, oficiais do quadro permanente, todos marcados pela inutilidade, irracionalidade e impossível solução das guerras de África, decide avançar para um golpe militar e depor o regime que governara Portugal a partir de 1926.

V. Exª., Dr. Salazar, desde 1970, dormia o definitivo sono dos injustos na sua campa térrea de Santa Comba Dão. E V. Exª., Dr. Marcello, foi exilado para o Brasil. As guerras de África iam acabar porque o problema tinha solução, era, sempre foi político.

O que veio a seguir já não é da vossa responsabilidade, sois apenas culpados por ter protelado, adiado até ao impossível, uma necessária solução política para os conflitos em África.

A descolonização, como sabem, foi um inenarrável desastre, as tragédias da guerra civil em Angola, os conflitos em Moçambique, os massacres em Timor, o fuzilamento de centenas de militares e civis africanos na Guiné, homens que tinham combatido ao nosso lado ou apoiado as tropas portuguesas, enfim todo um rosário de mágoas, dor e morte que não terminou com a independência desses territórios. Como foi possível, pós independência, que quase todos os mais destacados e heróicos comandantes da guerrilha do PAIGC também tenham sido mortos em lutas intestinas entre eles? Como é possível que hoje, ano de 2009, quase metade das mulheres da Guiné-Bissau estejam ainda sujeitas à excisão do clitóris, uma prática bárbara, atentatória dos mais elementares direitos da mulher, direitos humanos? Como é possível que hoje, 2009, em Bissau não exista uma única livraria?

Mas não foi para me debruçar sobre estes temas que vos escrevi. Vamos falar de nós.

Combatentes

A minha mulher é chinesa [, foto à esquerda], criada na Xangai comunista, República Popular da China, onde nasceu em 1961. Há dois anos atrás, quando resolvi ir buscar o meu diário de guerra na Guiné, mais uns aerogramas da época [, foto à direita], e comecei a passá-los ao computador prevendo uma possível publicação em livro, a minha mulher zangou-se comigo. Via-me sofrer ao reescrever os textos, constatava como aquele diário ainda bulia comigo, houve dias em que, na escrita, algumas lágrimas me rolavam pela face, e ela não gostava. Fala bem português, está em Portugal há 24 anos e disse-me mais ou menos o seguinte:

“Então que prazer estúpido tens em mexer nesses papéis, tu afinal pertenceste a um exército colonial que andou a matar os pobres dos pretos. Não é melhor tentar esquecer tudo isso e dedicar o teu labor a trabalhos mais saudáveis”?!...

Em Julho de 2008 tentei e consegui convencê-la a ir comigo a Fátima, ao segundo encontro dos camaradas da CCaç 4740, com quem estive em Cufar, sul da Guiné, durante dez meses. Fomos à missa (o que raramente acontece!) com muitos dos homens da companhia 4740 e ao almoço com eles e famílias. E a minha mulher entendeu por fim o que une estes antigos militares da Guiné. Compreendeu, em palavras simples, como somos amigos, entendeu a alegria que temos em nos reencontrar, em recordar, em nos sentirmos irmãos.

[ À esquerda, capa do livro do nosso camarada António Graça de Abreu, Diário da Guiné: Lama, Dangue e Água Pura.  Lisboa: Guerra e Paz, Editores. 2007.... Em cima, à direita, um original aerograma, escrito em linhas concêntricas, reproduzido no livro].


É isto, senhores Dr. Salazar e Dr. Marcello Caetano, que vos quero dizer, dar-vos a conhecer a evolução das nossas vidas. A guerra marcou-nos a todos, mas somos hoje companheiros fraternos, camaradas de armas recordando um duro passado comum, em terras que não eram as nossas, mas que continuam a exercer sobre nós todos os fascínios. Fomos obrigados a fazer uma guerra, é verdade, mas a grande maioria de nós também sabia fazer a paz, quase todos tiveram a humanidade e a dignidade de sair de cabeça levantada dessa guerra.

Centenas de milhares de homens passaram pelas guerras de África. Quase nove mil combatentes, no melhor dos seus vinte anos, lá perderam a vida. “Malhas que o império tece”, ou melhor, malhas cerzidas por uma política cega, de que vocês os dois foram os principais fautores.

Os meus heróis são os soldados portugueses que tombaram para sempre numa guerra injusta tendo por horizonte as bolanhas, o tarrafo e o verde e vermelho da bandeira portuguesa, os meus heróis são esses guerrilheiros anónimos do PAIGC que caíram no seu campo de luta.

A Guiné

O velho Confúcio, nascido na China antiga no ano de 551 a.C., disse mais ou menos o seguinte: “Se conheces, actua como homem que conhece, se não conheces, reconhece que não conheces. Isso é conhecer”.

Como, apesar dos meus 62 anos, conheço ainda tão pouco, devo confessar-vos, Drs. Salazar e Marcello, que neste blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné tenho aprendido muito sobre o que aconteceu nos onze anos de guerra na Guiné e sobre esta essência tão obtusa de sermos portugueses.

Os testemunhos dos homens que viveram o conflito é sempre e naturalmente plural. Os nossos dois anos de Guiné tiveram cenários e tempos diferentes, as terras fulas de Bafatá e Nova Lamego (Gabú), o chão manjaco, com o Cacheu e Teixeira Pinto (Canchungo), Mansoa e o Morés, no sul, as terras do Tombali e do Cantanhez. Diversos espaços de luta, de excelente, extraordinária camaradagem e também de sofrimento. Ora, a Guiné dos anos 1964, 1967, 1970, 1972 ou 1974 não corresponde exactamente a um mesmo enquadramento logístico e estratégico. A guerra prolongou-se por onze anos. Depois, hoje escrevemos de memória, trinta e tal, quarenta e tal anos transcorridos. E a memória esquece, distorce, obscurece, exalta o entendimento.

Mesmo assim, muitos dos testemunhos dos ex-combatentes neste blogue Luís Graça e Camaradas da Guiné assumem-se como marcos fundamentais das nossas vidas, imprescindíveis para entender quem fomos e somos.

Recomendo-vos vivamente a leitura do blogue, Profs. Salazar e Marcello.

Transparece, no entanto, em alguns dos textos publicados no blogue, reflexo também de falsas ideias feitas em estratos da sociedade portuguesa, uma constante ideológica de assumir culpas, de lançar culpas para o parceiro do lado, de subestimar as forças militares portuguesas e, lógico, de sobrevalorizar o poder dos guerrilheiros do PAIGC. Política, má política.

Fomos obrigados a combater contra povos pobres que acreditavam lutar por um futuro mais risonho para as suas pátrias. Não fomos militarmente derrotados. Porque, quase sempre fomos bravos, “forte gente” com “fracos reis”, como diria o nosso Camões.

Mas, V. Exª., Dr. Marcello Caetano, com algum fundamento, estava assustado com o que acontecia na Guiné, a partir de Abril de 1973, com os mísseis Strela e com a debandada de Guileje. Em Lisboa, com censura nos jornais, sem liberdade de imprensa, corriam extravagantes boatos. Dizia-se de boca bem aberta, mas à boca calada, que os aquartelamentos portugueses no sul da terra guineense caíam uns após outros. Contava-se que um quartel, a 30 quilómetros de Bissau, havia sido tomado pelo PAIGC, com centenas de mortos. Em Junho de 1973, à noite, às escondidas, em muros da cidade de Coimbra, alguém escrevia : “se tem o seu filho na Guiné, considere-o morto.”

Em V. Exª., Dr. Marcello Caetano, a preocupação crescia. Em Junho de 1973, mandava chamar o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, general Costa Gomes, recentemente regressado da Guiné e perguntava-lhe:

--A Guiné é defensável e deve ser defendida?
(…) A resposta do General Costa Gomes foi categórica:

-- No estado actual, a Guiné é defensável e deve ser defendida.”

(in Marcello Caetano, Depoimento, Rio de Janeiro, Ed. Record, 1974, pag.180.)


A menos de um ano do 25 de Abril, Costa Gomes considerava a Guiné “defensável”, o que era verdade em termos militares. Sim, mas à custa de tantos sacrifícios!… Quanto ao “deve ser defendida” era a perpetuação da tese política da defesa cega das terras africanas do império.

A Guiné-Bissau tornou-se um país independente a 23 de Setembro de 1974 e logo depois Costa Gomes chegou a Presidente da República portuguesa. As malhas rotas que o império tece.

Conclusão

António de Oliveira Salazar e Marcello Caetano, Excelências

Espero que tenham lido com atenção esta minha despretensiosa carta. É apenas um desabafo do coração, mas espero que, graças ao fantástico e extra-terreno blogue do Luís Graça, tenha chegado ao vosso mundo.

Nós hoje, somos ainda uns duzentos mil ex-combatentes da Guiné. Sexagenários e septuagenários, jamais esquecemos esses cada vez mais distantes dois anos das nossas vidas. Penso que não combatemos pela Pátria salazarista e marcelista mas por um Portugal e uma Pátria que nos circulava no sangue e no entendimento. Essa Pátria não nos pode ser negada. Era, é a nossa terra, eram, são as nossas gentes.

Com vinte e poucos anos, quase todos nós demos o melhor de nós próprios (às vezes a própria vida) numa guerra que não desejámos. Mas temos orgulho na nossa bandeira e nesse estranhíssimo sortilégio de se nascer português.

Homens, ex-militares da Guiné, somos hoje duzentos mil irmãos.

Saúda-vos, com pouca amizade, o

António Graça de Abreu
____________

Nota de L.G.:

(*) Poste anterior desta nova série > 25 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7034: Carta aberta a... (1): Camarada (de armas) António Lobo Antunes (António Graça de Abreu)

Guiné 63/74 - P7293: Blogoterapia (167): A 2339, a CART 2339 (Torcato Mendonça)

1. Mensagem de Torcato Mendonça* (ex-Alf Mil da CART 2339 (Mansambo, 1968/69), com data de 14 de Novembro de 2010, dirigida ao seu camarada de Companhia, Carlos Marques Santos:

Carlos Amigo:

Aí te mando um anexo. Não é muito semelhante ao que navegou ciber-espaço fora. Não faz mal. Sabes,  foi melhor assim. Escrever sobre a 2339 deve ser escrita cuidada. Fala-se e não se escreve.


Também não quero fazer comparações. Nada disso. Fomos uma Companhia Independente. Primeiro ligada ao Bart 1904 e depois ao BCaç 2852. Tive estima pelos comandantes. O do 1904 recebeu a Companhia em Évora e o do 2852 veio connosco no regresso.


Um abraço forte e fraterno para todos do T.


A 2339

Carlos,  o Luís Graça diz e eu vou adoptar o sistema. Escrevi demasiado e talvez por isso borregou.
Não sou capaz de repetir. Fiz a escrita com ganas. Talvez fosse melhor.


Vocês, do terceiro, foram render-me a Galomaro, uns dias, longos, depois. O Historial da Companhia é… o que é. Um grupo em Galomaro, um em Candamã…. Desenfiados…

Viemos, cito de cor mas está escrito, de Cansamba (Galomaro), com passagem e briefing em Bambadinca em meados de Agosto. Finalidade: encontrar acampamento IN que atacara Candamã e Áfia. Só regressam quando quando estiver tudo “tratado” – Cor Felgas dixit!

Fomos, descobrimos, fizemos a operação com os Páras e tu com teu Grupo trataram de arrumar contas com os “fugitivos”. Uns viajaram para junto dos deuses e o chefe Mamadu Indjai para o hospital em Conacry. Teria chegado? Deves saber o que fizeste.

Dizia eu, no comentário que navega pelo espaço, que há tropa e tropa. A 2339 estava sempre no embrulho. Tudo bem e habitáamo-nos e nem queixume deve ser feito. Mas:

Leio certos textos e dizem que a tropa estava mal preparada… outros que a instrução era dura… uns celebram com yaaaaa e outros com yeeee. Uns dizem NT e IN e outros turras e tugas… nós se da mata vinha “tuga, tuga” fazíamos fogo e dizíamos filhos de puta. Tudo bem.

A nossa especialidade – tua, minha e da maioria dos graduados da 39 CSM ou COM – foi o que foi. Logo no segundo dia toca a levantar, correr e saltar, um bocado de pão e um tubo de leite e marcha… a noite de Janeiro veio gelada, a fome atormentava, as mãos enregelavam… eu mão direita na gaita e mijava quentinho na esquerda… calculada a metade fazia o inverso. A madrugada chegou geada e o Capitão Comando, tronco nu,  barbeava-se… e nós, salta, corre macaquinho. O dia decoreu e só á noite ao quartel chegamos. Comida? Não! Só dormida.

Foi determinante para a Guiné e os nossos camaradas, soldados da 2339, assim foram instruídos. Antes de dar instrução, já mobilizados creio eu, uns foram para Tancos e outros para Lamego. Recordo o presunto de Lamego, um peixe que nunca tinha comido - truta, a pensão do desenfianço, o galho, a Torre da Igreja e o gozo que aquilo deu enquanto durou…

A 2339 tem muito que contar. O camarada aos bocados nas árvores devia ser na estrada Mansambo/Bambadinca, na zona das emboscadas a seguir à primeira ponte. Está escrito nos Filhos de um Deus Menor. Foi no dia 2 de Abril de 1969.

A nossa zona era boa e Galomaro aqueceu e também assim ficou boa como a merda. A Inteligência Militar não queria acreditar que eles tinham, com a saída de Béli e Madina, o corredor aberto. Nem o Administrador de Bafatá. A 2405 que diga.

Fiz uma ou duas colunas loucas, antes da estrada Mansambo/Xitole estar aberta, por Galomaro, Dulombi, Quirafo (gostava de ter caído numa emboscada do tal hoje Cor Malu… com canhão… em cima da população). Conversávamos, claro, amigavelmente. E íamos até ao Saltinho e Xitole. Uma parvoíce. Coluna com vinte ou trinta carros, civis e uma moto-niveladora da Tecnil… nós trinta? Com mecânicos reforço de arma pesada…

Falas na água… e eu a ser evacuado para Nova Lamego, língua e lábios rebentados, meio grogue da febre… e a enfermeira pára-quedista a injectar e eu sem sentir. Quantos meses sem beber água potável? Uma bebida fresca ou comida… só comida de gente.

Fizemos o que tinha que ser feito. Uns talvez tenham acreditado e pensado estar a defender a Pátria, outros diziam que sim e aguentavam, outros nem sim nem não ou: tenho o dever de defender-me e aos homens que comando e, para isso, sou pago… outros…

Não guardo rancor e compreendo o IN, lutavam por algo que acreditavam. Tem isso muita força. Pena nem sempre resultar. Se lutavam com a lealdade possível, tudo bem. Não esqueço certos acontecimentos e não perdoo. Eles também não e têm mais problemas do que eu. Para mim há a Espécie Humana. Só! E do outro lado…?

Vê tu, Amigo,  que tenho saudades. Sou homem de paz, muita paz mas…

A 2339 é, isso sim, uma saudade e algo que sinto e não consigo descrever, uma parte de minha vida, uma parte de mim. Ela, a 2339, e todos os que nos rodeavam milícias, picadores… etc.

Só fui a dois Encontros. Do primeiro vim tão amarrotado mas feliz por ver aquela gente. Ao outro porque pensei não voltar a ver os meus camaradas. Erro meu e um dia ainda apareço.

Carlos,  deixa-me abraçá-los fraternamente a todos, os de cá e os de lá, a estes Tertulianos e, sem problemas aos que outrora me, nos, combateram. Ainda ao Povo das Tabancas, em especial… a certas gentes de que guardo para mim.

Isto é um teclar até ao infinito… não cabe,  vai em anexo. És o culpado de eu escrever e de ter entrado neste Espaço (blogue) de afectos, de sensibilidades diversas e de pluralidade de homens e mulheres que sentem a amizade.

Oxalá.

Um abraço Fraterno.
Faço CC e vai para os Editores.
Abraço a todos do Torcato
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 9 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7248: Ser solidário (94): Tenho tanta pena do que acontece e louvo o trabalho da Catarina Furtado (Torcato Mendonça)

Vd. último poste da série de 10 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7260: Blogoterapia (166): Virar as costas sem se despedir (José Eduardo Alves)

Guiné 63/74 - P7292: Blogpoesia (86): Grito de protesto (Manuel Maia)

1. Mensagem de Manuel Maia (ex-Fur Mil da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4610, Bissum Naga, Cafal Balanta e Cafine, 1972/74), com data de  12 de Novembro de 2010:

Caro Carlos,
Aqui vão cinco sextilhas que se entenderes editar colocarás onde achares mais adequado.


GRITO DE PROTESTO

Daqui vos grito amigos, camaradas,
das noites não dormidas nas picadas,
dos medos, da insegura permanência...
É tempo d`outro tempo ser imposto
àqueles que cuspiram nosso rosto,
negando-nos direito à assistência...


É tempo de dizer já chega, basta,
suster azar, travar sorte madrasta,
forçar poder com duro manifesto...
Servimos o país com dignidade,
à pátria demos nossa mocidade,
mer`cemos tratamento mais honesto...


Acesso aos militares hospitais,
reformas aos sessenta, nem um mais,
sem cortes, sequer penalizações...
Passado o meio cento, pouco falta,
p`ra quem sofreu na pele como a malta,
é bom que não tenhamos ilusões...


Exija-se às "mil" associações,
de combatentes, ligas, em funções,
intervenção na esfera do poder...
Se fomos dita carne p`ra canhão,
respeitem veteranos que cá estão,
vivendo, mas cansados de sofrer...


Foi geração sofrida, a dessa guerra,
d`Angola, Moçambique e de "nho terra",
a merecer velhice repousada...
Sejamos inflexíveis na exigência,
forcemos o poder a ter decência,
p`ra respeitar-nos antes de mais nada...


abraço
manuelmaia
__________

Notas de CV:

(*) Poste de 11 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7263: Blogpoesia (85): Saudades daquele tempo, ou Quisera eu... (8) (Manuel Maia)

Guiné 63/74 - P7291: Estórias avulsas (100): A mina, que seriam duas (António Branquinho)

1. Mensagem de António Branquinho, ex-Fur Mil do Pel Caç Nat 63, Fá e Missirá, 1969/71, com data de 20 de Setembro de 2010:

Caro Carlos Vinhal
Caso assim o entendam, em anexo, envio um texto e fotografias com vista a uma possível publicação no Blog.

Um abraço
António Branquinho


A MINA, QUE SERIAM DUAS

Missirá, pelas 6 da manhã, preparação e início de mais uma operação de rotina.

António Branquinho > Enxalé em 1971

O Pelotão tinha sido “convocado” para proceder a uma operação de reconhecimento e patrulhamento, conjuntamente com outros dois grupos de combate. Tínhamos ainda como objectivo, desactivar uma mina anti-pessoal, detectada há já muito tempo.

Durante o percurso íamos passando por locais paradisíacos, com palmeiras, mangueiros, outras árvores exóticas e pequenos cursos de água. Se não houvesse guerra e tivesse dinheiro, não me importava de construir uma vivenda num daqueles locais. Maldita guerra!

Ia eu nestas cogitações, quando me dá uma valente dor de barriga. Desta situação avisei o Jorge Cabral, como comandante do Pel Caç Nat 63, informando-o que iria sair do trilho para fazer uma necessidade fisiológica. Estava eu, a preparar-me para baixar as calças, quando se ouve um violento estrondo. De imediato, ponho-me a correr em direcção à cabeça da coluna, ainda com as calças em baixo. Sabendo da existência da tal mina, corri de imediato ao encontro do Jorge Cabral, pensando que a mesma tinha sido accionada pelos elementos da frente. Por sua vez o Jorge Cabral pensou, que eu ao sair do trilho teria accionado outra mina. Encontrámo-nos ao meio do percurso, em direcções opostas, ficando ambos estupefactos e felizes por estarmos sãos e salvos.

Como seria de esperar, gerou-se uma certa confusão. Após a acalmia das “tropas” e de se averiguar a situação, constatou-se que tinha rebentado uma mina (reforçada com granada de canhão sem recuo), na retaguarda da coluna. Tendo esta provocando dois mortos e vários feridos, uns graves e outros leves.

Perante esta situação, via rádio, pediu-se a evacuação dos elementos atingidos pelos estilhaços da mina. De imediato procedeu-se à organização da segurança a prestar aos meios aéreos.

Bambadinca > À porta do Depósito de Géneros, com o 1.º Cabo Injai, do Pel Caç Nat 63.

Há já cerca de duas horas, que os grupos de combate estavam devidamente instalados, quando se ouviu o som característico dos helicópteros. Eram dois. Voando em círculos, aterraram numa clareira. Do seu interior saíram duas enfermeiras pára-quedistas para se inteirarem da situação. Verificaram que além dos feridos havia dois mortos, recusaram de imediato o transporte destes, levariam só os feridos. Comunicaram esta decisão aos pilotos, com a qual eles concordaram. Ao aperceber-me daquela decisão, pedi-lhes para que transportassem também os mortos. Mantiveram a sua posição, dizendo:

- Não levamos os mortos!.

Perante as suas atitudes drásticas, quanto ao meu pedido “passei-me”. De modo, bastante drástico e enervado, empunhei a G3 em riste, puxei a culatra atrás e vociferei:

- Levais os mortos ou… dou-vos um tiro nos c….!

Como seria óbvio, eu não daria nenhum tiro, era só “ronco”. Uma coisa é certa – levaram também os mortos.

Em consequência de todas estas peripécias, não mais me lembrei da dor de barriga. Lembrei-me sim, ao regressarmos a Missirá de beber não sei quantas “bazucas” para matar a sede.

Missirá > 1971 > A criança é filho de um soldado do Pelotão

Enxalé > 1971 > À esquerda o Fur Mil Pires do Pel Caç Nat 63. Eu à direita. Dos outros não me lembro os seus nomes.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 24 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7029: Tabanca Grande (246): António Branquinho, ex-Fur Mil do Pel Caç Nat 63 (Fá e Missirá, 1969/71)

Vd. último poste da série de 13 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7278: Estórias avulsas (99): Flora e Fauna de Galomaro (António Tavares)

Guiné 63/74 - P7290: (De) Caras (7): Titina Silá poderá ter sido morta por forças do Destacamento de Fuzileiros Especiais nº 8 (Comandante Alcindo Ferreira da Silva)




1. Mensagem de Alcindo Ferreira da Silva, um camarada nosso, comandante da Marinha, professor, especialista de ensino à distância, com obra publicada:

Data: 15 de Novembro de 2010 21:54
Assunto: Blog Luís Graça e Camaradas da Guiné

Caros senhores

Um amigo chamou-me a atenção para a uma notícia sobre a morte da guerrilheira Titina Salá [, foto à direita,] em 30 de Janeiro de 1973 no decorrer de um encontro com botes de fuzileiros no rio Cacheu publicada no vosso blog. (*)

Como me encontrava por esses lados na data referida, a curiosidade levou-me a consultar os meus arquivos dessa época.

Na altura encontravam-se sediados em Ganturé dois Destacamentos de Fuzileiros Especiais. O DFE8 e o DFE12, pelo que a ter acontecido esse encontro teria de ser com estas unidades.

Consultando os arquivos e notas que guardo, não encontro qualquer referência a contacto com o IN no dia 30 de Janeiro.

No entanto nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, durante o decorrer da Acção Salisburia há referências que podem ter  alguma coisa a ver com o acontecimento relatado.

No dia 31 pelas 1630 duas parelhas de botes do DFE8 interceptaram e atacaram um bote de borracha com 8 elementos armados perto da clareira do Jagali. O pessoal que seguia no bote lançou-se ao rio e, ao mesmo tempo, a parelha de botes que seguia à frente foi atacada da margem sul do rio Cacheu. Os botes reagiram e com a protecção da segunda parelha recolheu-se o bote abandonado e retirou para fora da clareira pedindo e regulando o fogo de obus enquanto eram flagelados com fogo de morteiro. 

A LFG Sagitário chegou ao local cerca de 20 minutos depois e bateu com fogo as duas margens do rio. O pessoal dos botes desembarcou de seguida, mas foi mandado retirar porque eram poucos homens e tinham esgotado quase todas as munições.

No relatório da operação referem-se baixas prováveis no IN. Uns dias depois receberam-se notícias de teria morrido nesse recontro várias pessoas entre as quais um cubano de nome Alexandre, instrutor/mecânico de Armamento que se dirigiria para o Morés.

No dia 1 de Fevereiro, na mesma zona num patrulhamento ofensivo realizado pelos DFE8 e DFE12 foram detectadas marcas da presença de muito pessoal e capturado material diverso e uma canoa de 6 metros abandonados .

Se a morte de Titina Salá se verificou realmente no dia 30 de Janeiro numa acção dos fuzileiros isso só poderia ter acontecido num disparo sobre qualquer movimento suspeito na margem, acções essas que, por serem muito frequentes, não eram registadas.

Com os melhores cumprimentos
Alcindo Ferreira da Silva




Guiné > Região do Cacheu > Rio Cacheu > Ganturé-Bigene > "NRP Sagitário: 20-12-71. Feliz Natal".O fotógrafo estava lá... 

Uma foto muito feliz do Cmdt A. Rodrigues da Costa, gentilmente disponibilizada pelo ex-1º Tenente RN Manuel Lema Santos, que esteve connosco na Tabanca Grande até há poucos meses, e que é webmaster do sítio Reserva Naval.

Foto: © Manuel Lema Santos  (2006) (com a devida vénia ao Cmdt A. Rodrigues da Costa). Direitos reservados.


2. Comentário de L.G.:

Caro comandante Alcindo Ferreira da Silva (se é que o posso tratar assim), caro camarada, ex-combatente da Guiné, caro colega das lides pedagógicas: Estou-lhe grato pelos esclarecimentos que, de pronto, nos quis prestar. 

Qualquer dos cenários sobre a morte da Titina Silá que nos apresentam,  são verosímeis:   (i) a 30 de Janeiro de 1973, vítima de disparos efectuados sobre a margem sul do rio; (ii) 31 de Janeiro, por volta das 16h30, quando os dois botes do DFE 8 interceptam um bote do PAIGC com 8 elementos armados...

É possível a partir daqui apurar mais pormenores. O meu muito obrigado. Em nome da nossa Tabanca Grande. E do direito que todos temos, portugueses e guineenses, à informação e ao conhecimento, objectivo,  sobre a realidade (histórica) da guerra da Guiné (1961/74). 

Espero que apareçam mais antigos camaradas da Marinha que nos possam adiantar mais esclarecimentos sobre as circunstâncias da morte desta importante dirigente do PAIGC, ainda hoje envolta na penumbra da lenda. No fundo, o que ficará para a posteridade (se deixarmos morrer todas as testemunhas deste acontecimento, de um lado e do outro)  é a letra da canção, é o mito, é a construção social da heroína: " “Titina na riu di Farim, Titina nada i tchiga na metadi i fasi força pa iangasa kanua tuga odjale i kunsa lança bumba…” (...)

3. Comentário, a este poste,  do Nelsom Herbert, com data de 16/11/2010:

(...) A versão do ataque de 31 de Janeiro pelo destacamento de fuzileiros não difere da contada pelos guerrilheiros sobreviventes que acompanhavam na altura Titina Sila... Surpreendidos pelo fogo intenso dos fuzileiros, os ocupantes do bote ou canoa tiveram que se atirar ao rio... alguns feridos, caso da Titina Sila... que terá ainda chegado viva, mas gravemente ferida às margens do rio...

V
a-se ver que a data foi mesmo 31 de Janeiro..."instead of" [em vez de]  30 de Janeiro ! (...)

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Nota de L.G.:


(*) Vd. poste de 14 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7281: (De) Caras (6): Titina Silá (1943-1973), morta duas vezes, pelos fuzos e pelo esquecimento... (Nelson Herbert / Luís Graça)

Guiné 63/74 - P7289: Estranha Noiva de Guerra, romance de Armor Pires Mota (2): Apresentação em Lisboa, 10/11/2010, na A25A (Parte II)


Lisboa > Sede nacional da Associação 25 de Abril (A25A) > 10 de Novembro de 2010 >  Apresentação do romance Estranha Noiva de Guerra (1ª ed, 1995), agora em 2ª edição, na Âncora Editora (2010, 151 pp.) (*). 

Neste vídeo, Beja Santos lê excertos do seu prefácio e termina dizendo que, do seu ponto de vista, estamos perante uma obra-prima da literatura da guerra colonial, que escapou ao olhar dos nossos críticos literários e dos leitores mais atentos a esta  fileira da nossa ficção. Para ele, foi uma descoberta emocionada, para mais numa altura em que acabava de perder uma filha, a sua adorada Locas. Eis aqui a parte final do prefácio, lido pelo Mário:


(...) "Esta linha dominante da reconciliação, do diálogo entre os pólos opostos, será retomada num outro livro de inegável mérito 'A Cubana que Dançava Flamenco', a obra mais recente de Armor Pires Mota. Mas convém não perder de vista a questão central que é a bela metáfora, a epopeia do Bravo Elias e de Mariama à volta de um santuário mítico do PAIGC onde tem lugar uma romagem espantosa, cravejada de heroísmo, erotismo e do fantasma de Thanatos. Bela metáfora de um herói anónimo, quando regressa ao quartel de Mansabá, tudo quanto ocorreu parece não ter passado de uma mera formalidade. Bela metáfora de um Morés onde tudo é possível quando a camaradagem se sobrepõe à violência do meio. Qualquer uma daquelas batalhas podia ter sido vivida por um combatente, a romagem de padiola, aquela solidão a que se junta em solicitude Mariama e o seu afago, os presentes de um alferes de segunda linha a recordar que mesmo num local de franca carnificina os homens não esquecem os valores do passado. A morte ronda por toda a parte mas a missão de dar uma urna ao Perdiz sobrepõe-se à fadiga e aos medos. Até ganha plausibilidade conversar com guerrilheiros e entrar quase naturalmente em Mansabá, como nada tivesse acontecido. Parece que o horror da guerra se esfuma com a coroação de toda aquela ternura entre a guerrilheira e o combatente que não abandona um camarada nos ocasos da floresta. Uma trama engenhosa que desagua num mundo em destroços que não interessa completar porque a guerra não é cor-de-rosa e ninguém tem direito a saber o destino deste Bravo Elias que acaba de perder a sua estranha noiva de guerra.

"Se há acontecimento mais feliz de um ano trágico da minha vida, em que ao perder uma filha procurei refugiar-me no estudo da trajectória da literatura da guerra colonial da Guiné, foi o de ter conhecido esta pedra preciosa que parecia guardada a sete chaves, inexplicavelmente.

"É o momento preciso para que a cultura portuguesa se reencontre com uma obra-prima que reconcilia e abrilhanta, em todo o seu esplendor, a lusofonia que emergiu com o fim da guerra colonial". (...)



Vídeo (2' 46''): © Luís Graça (2010). Vídeo alojado em You Tube > Nhabijoes





Lisboa > Sede nacional da Associação 25 de Abril (A25A) > 10 de Novembro de 2010 >  Apresentação do romance Estranha Noiva de Guerra (1ª ed, 1995), agora em 2ª edição, na Âncora Editora (2010, 151 pp.) (*) > Nestas três fotos, vê-se; (i)  o autor, homem tranquilo, que prefere a sua Bairrada à confusão da Babel de Lisboa; (ii) o autor falando  com o Carlos Silva, a quem eu chamo por brincadeira o "régulo de Farim" (ambos estiveram em Jumbembem, embora em épocas diferentes); e por fim, (iii) em primeiro plano e a contar da segunda cadeira, da esquerda para a direita,  o querido amigo Humberto Reis, a Alice e de novo o Carlos Silva. 

Na terceira fila, o primeiro a contar da direita para a esquerda é o escritor Manuel Barão da Cunha, cor DFA ref, que esteve na Guiné em 1964/65 (CCAV 704), e que vai apresentar amanhã, em Oeiras (na Livraria-Galeria Municipal Verbey/Colecção Neves e Sousa), a 4ª edição do seu romance, agora revisto e aumentado, Tempo Africano, aquelas longas horas em oito andamentos.  

Ao fundo, na última fila, de pé, do lado esquerdo , está o nosso camarada Belmiro Tavares, que pertenceu à CCAÇ 675, companhia independente que esteve adida ao batalhão do Armor Pires Mota, o BCAV 490, comandado pelo Ten Cor Fernando Cavaleiro.



Recorde-se aqui que o livro do Armor Pires Mota vai ainda ser lançado em Aveiro (Centro Comercial Fórum, 19 do corrente), depois de Lisboa (a 10) e da terra do escritor (Oiã, Oliveira do Bairro, a 13).

Fotos: © Luís Graça (2010). Todos os direitos reservados

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Nota de L.G.

(*) Vd. poste de 11 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7262: Estranha Noiva de Guerra, romance de Armor Pires Mota (1): Apresentação em Lisboa, 10/11/2010, na A25A (Parte I)

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Guiné 63/74 - P7288: Contraponto (Alberto Branquinho) (18): Regresso

1. Mensagem de Alberto Branquinho (ex-Alf Mil de Op Esp da CART 1689, , Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69), com data de 12 de Novembro de 2010:

Caro Carlos Vinhal
Para afrontar o tal "(Autor devidamente identificado)" - carta "transcrita" no CONTRAPONTO (17) - POST 7225 - o tal que não foi à guerra e desdenhou da poesia, aqui vai uma, com o pedido de desculpas por ter sido escrita sobre os "alicerces" do "eu".

Peço-te o favor de "meteres" a foto que saiu no POST 6704, onde estou mais simpático e é mais recente. (Parece que necessito de melhorar a imagem...)

Um abraço do
Alberto Branquinho


CONTRAPONTO (18)

REGRESSO

No limite de ser eu
ou ter sido eu-outro
me disputei na guerra
nas insónias nevoentas
das noites que passavam lentas lentas
nos pequenos grandes nadas
nos dias que não passavam
ou não passavam depressa
nos tiros e granadas
que me rebentavam dentro da cabeça
me fico a pensar
se fui eu
ou eu-outro
que morreu
e não voltou.


Alberto Branquinho
__________

Nota de CV:

Vd. poste de 4 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7225: Contraponto (Alberto Branquinho) (17): Vão cuidar dos netos

Guiné 63/74 - P7287: Ser solidário (95): Com a abertura do poço em Amindara, todos ficam a ganhar (José Teixeira)







1. O nosso Camarada José Teixeira, (ex-1.º Cabo Enf.º da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70), enviou-nos, com data de 13 de Novembro de 2010, a seguinte mensagem:





COM A ABERTURA DO POÇO EM AMINDARA, TODOS FICAM A GANHAR

Camaradas,
O Site da Ad - Acção para o Desenvolvimento ONGD, apresenta na rubrica a "fotografia da semana", uma foto do depósito que foi colocado na Tabanca de Amindara com o apoio financeiro da Tabanca Pequena. Com a colocação deste depósito ficou completo o projecto de construção de um poço naquela tabanca, integrado no Projecto "Sementes e Água Potável para a Guiné-Bissau".
O texto que acompanha a fotografia, merece a meu ver uma reflexão profunda, sobretudo nos 2º e 3º parágrafos:
Eis o texto:
Depois da construção do poço na tabanca de Amindara, em pleno Cantanhez, a Associação Tabanca Pequena apoiou a instalação de um depósito elevado de água, o qual abastece toda a população através de um sistema inovador e ainda mais higiénico.

Nesta época seca, as mulheres estão muito motivadas a aproveitar esta água para regar os seus legumes tradicionais (candja, baguitche e djagatu), assim como outras espécies hortícolas como a cebola, pimento, tomate, alface, pimento e repolho.
Todos ficam a ganhar: (i) as crianças porque comem legumes diversificados e passam a ter um regime nutritivo mais rico; (ii) as mulheres que vendendo os excedentes ganham dinheiro para as suas despesas pessoais, sem ter necessidade de dependerem financeiramente dos homens; (iii) estes porque sempre economizam uns trocos que habitualmente davam às mulheres.
Até há pouco tempo iam buscar a água a cerca de 2/3 km de distância. Era humanamente impossível pensar em produção agrícola. Hoje já têm as suas hortinhas em desenvolvimento, não só com os produtos típicos da região, mas também produtos de origem europeia, cujas sementes lhe foram fornecidas pela Associação Ajuda Amiga, segundo me informou o Pepito.
Formada por antigos combatentes na Guiné, como nós, esta Associação tem desenvolvido um profícuo trabalho de apoio aos habitantes do interior da Guiné-Bissau. Sentimo-nos irmanados no mesmo ideal - Ajudar as populações da Guiné, e, neste caso, completaram o nosso projecto. Bem hajam.
Um abraço para todos quantos se dedicam a tão nobre missão na Associação Ajuda Amiga.
Interessante sem dúvida é o último capítulo, quando afirma" todos ficam a ganhar" e explica bem porquê.
Na realidade, tão pouco nunca fez tanta gente feliz!.
Como eu gostaria de sentir nos antigos combatentes uma generosidade mais activa. Ao apelo lançado neste blogue de uma oferta de 20 € por combatente, só cerca de cem responderam "Presente", não atingindo os 2.000 €. No entanto já lá estão aplicados cerca de 8.000 € nos poços de Amindara e Medjo.

Voltados para a angariação de fundos para o terceiro poço, já temos quem nos ofereça a bomba e o sistema de energia solar. Falta o capital para os materiais e para pagar aos trabalhadores. Cerca de 2.500 €.
A todos quantos generosamente deram o seu contributo para que a população de Amindara usufruísse deste bem - água potável - e possa encarar o futuro com mais optimismo e confiança, os nossos agradecimentos.
Tabanca Pequena- Grupo de Amigos da Guiné-Bissau / Zé Teixeira
Abraço fraterno do
José Teixeira

http://empada.no.comunidades.net/index.php

__________

Nota de M.R.:


Vd. último poste da série em:

9 de Novembro de 2010 >

Guiné 63/74 - P7248: Ser solidário (94): Tenho tanta pena do que acontece e louvo o trabalho da Catarina Furtado (Torcato Mendonça)

Guiné 63/74 - P7286: Notas de leitura (171): A Malta das Trincheiras, de André Brun (Arménio Estorninho)

1. Mensagem de Arménio Estorninho* (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381,Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), com data de 11 de Novembro de 2010:

Cordiais saudações a todos os tabanqueiros.

Ainda, em referência ao Poste P7225 – Contrapondo (Alberto Branquinho), no qual está escrito “Em guerra esteve o povo português em 1914-1918, com mortos, feridos, estropiados, gaseados… e alguém fala nisso?”

Quanto ao despropósito do chorrilho de imprecisões e atoardas, que do meu ponto de vista não merecem qualquer consideração e não lhe ficaria mal ao menos respeitar os camaradas mortos, deficientes físicos e psíquicos.

Assim, vindo a propósito e achando por conveniente o momento oportuno, a partir de agora irei dar começo em apresentar uma série de crónicas que foram publicadas na revista “Portugal na 1.ª Grande Guerra.” E, no ano de 1924 sendo parte das mesmas extraídas para composição e impressão do livro com o titulo “A Malta das Trincheiras,” sendo seu autor o Major André Bruno, e o qual foi Comandante de um Batalhão do Corpo Expedicionário Português, a terras de França.

Crónica 1

O retrato, cuja reprodução serve de capa ao livro “ A Malta das Trincheiras,” foi executado nas trinchas de Ferme du Bois (Quinta do Bosque) pelo pintor Sousa Lopes.


Extractos da “estória” de José Maria Folgadinho que foi parar às trincheiras quando Portugal esteve (diga-se somente) em 1917 e 1918 na 1.ª Grande Guerra.

José Maria Folgadinho é da Comarca de Arganil, como poderia ser de Freixo de Espada à Cinta ou de Vila Real de Santo António. Não fez para isso a menor diligência. Caiu nas sortes, foi para o regimento, andou por lá alguns meses de instrução, e, quando tinha aprendido algumas artes militares e várias artimanhas de caserna, licenciaram-no. Na aldeia falava-se que iam portugueses para a guerra, falava-se em que não iam… Folgadinho, esse, depois de ter falado uns tempos com a Gertrudes, falava com a menina Rosária, quando de repente, ordem de mobilização e partida.

Pegou num saco de retalhos, meteu pés ao caminho, chegou tarde, deram-lhe uma porção de equipamentos, enfiaram-no num comboio, dormiu e chegou a Lisboa, que, como o herói do Sr. Tomás Ribeiro, ele nunca tinha visto. Também a não deixaram ver, porque o puseram a bordo de um grande navio e este abalou. Folgadinho, pouco marítimo enjoou como uma catita, dormiu duas noites com um bolo-rei de lona enfiado no pescoço e começou a achar que fazia frio. Cada vez mais se foi instalando nesta opinião, até que o barco chegou a um porto.

- Isto aqui é que é a França, meu sargento? - perguntou ele ao seu primeiro.

- É, respondeu este muito aborrecido.

A França estava feia. Fazia cada vez mais frio, sobre a cidade caía neve e Folgadinho não tinha trazido guarda-chuva. Escusado será dizer que ficou que nem uma sopa ao som da Portuguesa. Para variar um pouco de meios de transporte, meteram-no num outro comboio. Este levou três dias a parar em todas as estações e foi nessa viagem tormentosa, sob rajadas de neve, que Folgadinho soube que a carne de vaca metida em latas se chamava “corned beef” e que há uma gente que se entretém a enfiar vinagre, cebolas e mostarda dentro dos frascos a que chamam depois pickles. Ele, que no regimento estava habituado ao feijão, à couve, à batata, à tora de carne fresca, não percebeu a graça que tudo aquilo podia ter.

Um dia, com uma grande guedelha compridíssima, uma barba de oito dias, sujo como um limpa chaminés, o equipamento às três pancadas, os ossos num feixe, José Maria Folgadinho fez a sua entrada numa pequena cidade “Aire-sur-la-Lys.” Chegado a um pátio de uma pequena herdade, apontaram-lhe um palheiro e era ali. Tirou a tralha de cima das banhas, estendeu os braços, mediu a palha com a vista, deitou-se e dormiu.

Passa essa noite um pouco sobressaltado com baterias que estoiram por perto, que, quando uma pessoa vai a olhar para dentro, ribombam, abalam a casa de cada um e levam nisto horas sem fim.

No fim de três dias estava como em casa. Tinha dado uma volta pela localidade, espreitando para dentro das casas. Vira muitos santos pendurados, chão de tijolos muito limpos, uns fogões muito reluzentes e caras de boa gente.

Porque é reinadio e mais patusco que os ingleses que por ali andam há três anos, Folgadinho torna-se simpático. O que ele é, é malandro. Escangalha as bombas, passa por onde não deve passar, suja e não limpa; mas é simpático e gostam dele. Até estimam que ele estrague para poderem fazer reclamações ao “maire” e pedir duzentos francos por um pé de salsa pisado.

Tocavam ao rancho quatro vezes por dia, havia vinho e chá, concluiu que quando fizesse menos frio, aquilo não seria tão feio como o tinham pintado.

Folgadinho sabe que a nove quilómetros se tira um retrato por um franco. Ele aí vai a unhas de cavalo… Depois das fundições de canhões, quem tem ganho mais dinheiro com a guerra, são os fotógrafos da zona onde acantona a tropa.

Certa tarde chega a ordem para ir a instrução a trincheiras. Momento de comoção. Os oficiais passam graves, com mapas na mão, a dizerem histórias uns aos outros. Na manhã seguinte abala-se. Até às trinchas são uns quarenta quilómetros e faz-se a marcha em dois dias. No fim do primeiro, Folgadinho começa a ver casas arrasadas e dorme num telheiro que não tem telha. Ouve-se o troar do canhão ao longe e Folgadinho, sentado no capacete de aço, continua a olhar para o céu, a ver muitos aeroplanos. Só vem a rapaziada da companhia, mais o nosso capitão, o nosso tenente, os nossos sargentos… Um piquenique em família.

Na manhã do segundo dia rompe-se a marcha sem cornetas e, depois do alto do almoço a companhia divide-se em dois grupos. Entra em zona em que a cautela não é desnecessária. À Tarde chega-se a uma aldeia onde há ingleses em barda. Metem o nosso amigo com outros dentro de um palheiro cheio de camaradas britânicos. A noite é passada com um pouco de sobressalto com baterias que estoiram por perto.

O dia passa e o Folgadinho vai ver os ingleses fazerem exercício. Sente-se turista e mirone.

A vida seria boa se não fosse à tardinha a ordem de formar. A companhia vai partir para as trinchas.

De súbito, lá do alto, há um grande estoiro de terra que voa pelo ar e fumo que se enrodilha. Folgadinho avança o nariz fora da forma. Mau! Que foi aquilo? Uma granada que veio de lá, não achando graça e a saliva seca-se-lhe um pouco.

Quatro à direita volver… Marche… e ele lá vai em direcção ao ponto onde a segunda e terceira granada acabam de cair. Toma-se, porém por um campo, por detrás dumas árvores e Folgadinho sente-se mais feliz. Apanha-se outra estrada onde, à luz do crepúsculo, passam carros pesadamente e grupos de ingleses que regressam, arma em bandoleira, capacete no braço e cigarro na boca. Andam-se dois ou três quilómetros, cortam-se caminhos até que de repente e junto a uma tabuleta aparece uma passadeira de madeira. Essa passadeira vai-se metendo pelo chão abaixo, até se enterrar entre dois taludes revestidos de sacos cheios de terra.

As marmitas, todos os acessórios da mobília de um soldado esbarram nas esquinas bruscas daquele beco que não consegue andar dez metros na mesma direcção.

José Maria Folgadinho, “lãzudo” da 1.ª Grande Guerra, está pela primeira vez nas trinchas.

Foram situações havidas, das quais cinquenta anos depois muitos de nós tivemos a oportunidade de nos revermos e como mancebos chegarmos à ZI da Guiné, a história repete-se.

Com um forte Abraço,
Arménio Estorninho
1.º Cabo Mec Auto
CCaç 2381
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 23 de Outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7165: Estórias do meu amigo de infância Alfredo Ramos, ex-Sold Condutor Auto da CCAÇ 556 (Guiné, 1963/65) (Arménio Estorninho)

Vd. último poste da série de 15 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7284: Notas de leitura (170): Fuzileiros – Factos e Feitos na Guerra de África, Crónica dos Feitos da Guiné, de Luís Sanches de Baêna (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P7285: História de vida (34): Do Cunene a Gadamael ou as (des)ilusões do Portugal plurirracial e pluricontinental... Para o Cherno Baldé, com apreço (José Gonçalves)

 1. Resposta do José Gonçalves ao comentário do Cherno Baldé (*):


Meu caro Cherno, obrigado pelas tuas palavras e quero dizer-te que estou completamente de acordo contigo quando dizes que as necessidades e o querer dos homens e mulheres nativos da Guiné, que lutaram ao nosso lado, por um ideal, pelos seus próprios interesses sócio-económicos e por vezes até pelo ódio por outras etnias (depois eu explico porque uso a palavra ódio),   não foram tomados em consideração pelas Forças Armadas Portuguesas no terreno aquando da retirada e não mereciam o que lhes aconteceu.


Como deves saber,  em qualquer exército democrático todos recebemos ordens de outrem até chegar ao poder político e as ordens são para cumprir ou há consequências. Apesar de ter hoje conhecimento do que se passou com os soldados africanos,  não sei o que poderia ter sido feito diferente para salvaguardar os interesses dos nossos camaradas que decidiram ou foram esquecidos lá e continuaram a fazer a sua vida na Guiné.


A Guiné é um país independente e  Portugal não tinha e não tem o direito de intervir a não ser que os tratados fossem violados, o que veio a acontecer,  e uma intervenção na ONU por parte de Portugal a denunciar tais massacres à comunidade internacional era apropriado, mas do que serve ?


Todos nós sabemos o peso das resoluções da ONU! Não valem muito a não ser que os interesses dos grandes estejam comprometidos.

Totalmente suporto que os soldados que lutaram debaixo da bandeira portuguesa,  deviam ter uma reforma do governo português, mas quero que saibas que eu também não a recebo e nunca a receberei porque nunca descontei para a caixa de aposentações [, Segurança Social,] em Portugal  e sem o ter feito não tenho direito apesar de ser português,  nascido em Portugal. Regras feitas pelos políticos que nunca compreenderei. 

Agora um pouco de humor: dizem que os políticos são como as fraldas e que de tempos a tempos têm que ser mudados e pela mesma razão !

 Voltemos ao ideal de que falei. Apesar de natureza colonialista e muito paternalista,  o ideal porque lutámos,  continha valores muito nobres como a liberdade e igualdade entre as raças (apesar de eu pensar que só há uma, a humana!),  um país secular e multidimensional, onde brancos, pretos e mestiços podiam viver em harmonia debaixo da mesma bandeira. Só que esse mesmo ideal existia pura e simplesmente  para conveniência das classes dominantes que o utilizavam para os seus próprios fins que era o controlo absoluto do seu povo, colonizador e colonizado.

Como jovem que fui, este ideal foi-me incutido desde muito jovem, ainda me lembro de ler nos livros da escola primária toda esta propaganda e pensar nessa altura que Portugal devia ser o melhor país do mundo devido a toda a sua bravura e nobreza e assim me manipularam como manipularam a maior parte da minha geração.

Para te dar um pouco das minhas experiências pessoais deixa-me dizer-te que por muito tempo me considerei Angolano/Português e não o contrário pois vivi em Angola dos  8 aos 18 anos para onde fui com toda a minha família em Janeiro de  1961 e foi aí que se passaram os meus anos formativos (**). 

O meu pai sempre foi um guerreira da vida, à procura de sucesso para a sua família apesar de ter somente a 3ª classe da escola básica. Com esta sua vontade pelo sucesso, tentou emigrar para o Canadá aos vinte e tal anos, mas como tinha cadastro na PIDE, apesar de ter sido aceite pelo Canadá,  o governo português não autorizou a sua saída, e assim em 1960 foi-lhe feita a proposta  para ir para Angola como colono o que este aceitou,  porque era aventureiro e sabia que em Portugal as oportunidades para ele eram poucas.

Lembro-me de um jornalista perguntar ao meu pai no hospital da Junqueira onde nos encontrávamos a fazer exames médicos antes da partida, para onde íamos?  Ao que o meu pai respondeu Colonato do Cunene! . O dito jornalista,  com lágrimas nos olhos disse em voz baixa quase inaudível:
- Isto não se faz...isto não se faz...Com dois filhos assim tão novos isto não se faz !...   

Vi no rosto do meu pai pela primeira vez um ar de preocupação por todos nós, mas calou-se e não disse nada. Passadas umas semanas lá estavamos nós numa povoação chamada Castanheira de Pêra, nome bastante português mas não no norte de Portugal mas sim ao sul da Matala,  no distrito do Cunene [, no sul de Angola, vd. mapa à direita]. 


O meu pai tentou fazer o seu melhor para triunfar mas nunca tinha sido agricultor na sua vida e em Castanheira de Pêra ou se cultivava ou se morria à fome. Uma outra estipulação era a proibição de empregar qualquer nativo para não perturbar a seu modo de vida que era basicamente a criação de gado. Como poderia um casal de portugueses brancos,  vindos do Algarve,  sem nunca ter sido agricultores,  triunfarem no colonato do Cunene quando o governo lhes promete o Céu e no fim dá-lhes um casal de bois bravos, 4 hectares de terra,  uma carrroça e diz Governa-te.

O meu irmão mais velho frequentava a escola comercial em Faro o que lhe foi impossivel continuar. A opção que teve foi trabalhar no campo a cortar bissapas,  nome angolano dado a arbustos. Eu guardava os bois na bela savana angolana depois de sair da escola primária.  Como calculas,  o meu pai não aguentou muito tempo e em menos de um ano deixou o colonato e arranjou emprego como electricista numa fábrica de  papel no Alto Catumbela onde foi bem sucedido devido ao seu esforço e vontade.

Ao mesmo tempo começou a guerra em Angola e a população branca estava aterrorizada,  mesmo no Cunene. Lembro-me de dormir no sótão da nossa casa 6 meses com medo de sermos massacrados.

Cherno,  a razão porque te conto toda esta história é para te dizer que as vítimas eram na maior parte das vezes os colonos e os colonizados. Nessa altura eu tinha muito orgulho em dizer em voz alta e bom som que era Angolano de corpo e alma e considerava meus compatriotas todos os pretos, brancos e mestiços que viviam no mesmo país,  Portugal. Vivia eu numa comunidade afluente onde gente de toda a raça convivia em harmonia com o objectivo de uma Angola melhor. 

Esta era a minha realidade mas bem analisada veríamos que não era bem assim. Em certas comunidades havia esta harmonia mas a maioria da população vivia marginalizada e  num estado de pobreza extrema sendo explorada por pretos, brancos e mestiços de classe sociais mais elevadas. A exploração também não tem côr.

O princípio da desintegração de toda esta compilação de sentimentos aconteceu na viagem de Bolama para Cacine quando viajava para o meu destacamento em Gadamael. Como é que uma simples viagem de barco consegue desfazer algo acumulado em duas dezenas de anos ?

Neste mesmo navio patrulha ia um sargento das tropas africanas. Acho que o seu destino era Jemberém.  Uma das declarações do mesmo foi como a percussão de todo um desencadear de pensamentos dentro do meu cérebro jovem e ingénuo.  O sargento ia falando dos roncos que tinha já feito e das operações realizadas e a certo momento diz-nos que em regra quando vai para o mato "tudo o que é preto é para matar". 

Para mim isto foi um choque tremendo pois este não era o sentimento nem o treino que tinha tido. Como africano estava ofendido (nessa altura ainda me sentia africano,  hoje sou canadiano/português) e como comandante militar senti nesse momento que havia algo de errado nesta guerra para onde ia. O inimigo para mim não tinha côr mas sim uma ideologia que era diferente da minha e que a queria impor à força, a Portugal e às populações, que viviam debaixo da mesma bandeira. Para o sargento o inimigo era preto e vivia no mato fora das zonas controladas pelas nossas tropas. Quem estaria certo ?

 Mas como podia este homem vêr os seus irmãos da mesma côr vivendo na mesma "província" como inimigos mortais ? Seria que eram todos turras ? Seria que este sargento não tinha sentimentos ? Seria que se encontrasse com um cubano branco não o matava e só mataria os pretos ? Quem teria incutido este ódio num homem que parecia afável em todos os outros aspectos ? Será que eu e os meus soldados iríamos ter os mesmos sentimentos passado uns tempos ? Esperava sinceramente que não,  mas já não tinha a certeza de nada.

Por fim cheguei a Gadamael,  entrei dentro da rotina dos bombardeamentos  mas este sargento não me saía da mente pois não queria ser como ele. O 25 de Abril diminuiu este tipo de preocupação mas começou uma nova série,  relacionada com as consequências da descolonização.  

De início não podia imaginar que Portugal poderia abandonar as então chamadas "províncias ultramarinas" porque eu conhecia bem Angola e a realidade angolana. Compreendi logo de início que a Guiné era muito diferente e que a minha experiência angolana não era a mesma na Guiné.  Lembro-me das conversas com os meus soldados tentando mentalizá-los que o regresso a casa talvez demorasse mais do que eles pensavam, que no meu parecer Portugal não ia abandonar as populações e as tropas africanas e que para tudo isto se resolver era preciso tempo.  A resposta deles era quase sempre a mesma: Eles que resolvessem isso depressa que eles queriam ir para casa. O mesmo sentimento era quase unânime  entre os outros pelotões e os oficiais e sargentos.

Foi então que entendi que os princípios e ideais porque estava lutando não eram iguais à maioria dos meus camaradas . Nessa altura eu ainda me sentia africano e tinha um peso enorme no coração por saber o que estava para acontecer a todos os meus compatriotas angolanos com a inevitável retirada. Tinha por lá ainda muitos amigos de infância e estava preocupado. A minha preocupação era legítima pois a maior parte deles veio de lá com as calças na mão como se costuma dizer.

O 25 de Abril foi um processo irrefreável como um comboio sem travões descendo uma ladeira. A descolonização ia ser feita o mais rapidamente possível desse no que desse.

Os comandos militares do MFA  sabiam que não podiam mandar a guerra continuar porque na mente dos militares a guerra já tinha acabado e agora era tudo "democracia" portanto "o povo é quem mais ordena" e o povo ordenou a entrega das colónias que foi um termo rejuvenescido para  justificar o que já estava num processo irreversível. 

Se os caixões continuassem a chegar a Portugal,  o povo revoltarse-ia e também acho que os militares não aceitariam um continuar da guerra. As negociações não contemplavam  mais nada do que a independência total e era pura e simplesmente uma questão de quando e não se nos íamos retirar. Associações de soldados, sargentos e oficias milicianos começaram a aparecer por todo o lado dentro das Forças Armadas e já não se decidia nada a não ser por comité.

Infelizmente,  Cherno,  a descolonização que se fez  não foi a que deveria ter sido feita mas a que foi possível fazer dentro de um clima que na altura se tornou caótico e que injuriou brancos, pretos e mestiços que se consideravam cidadãos de um Portugal multirracial e pluricontinental,  principalmente aqueles vivendo em África. 

Por outro lado temos também que imputar responsabilidade aos movimentos de libertação pois para bem do povo estes deviam ter insistido numa outra descolonização. Era o interesse e o bem estar do seu povo que beneficiaria de uma descolonização ordenada preservando a economia, e infraestruturas do governo como a educação e a saúde pública. Não foi isto que os movimentos exigiram de Portugal o que queriam era que saíssemos o mais rápido possível para que pudessem discutir entre eles quem reinaria, e foi isso que fizemos em detrimento do povo africano (branco, preto e mestiço) 

A minha visão deste assunto e de outros tem evoluído através dos tempos com a minha própria maturação e um entendimento mais global do mundo, vejo hoje as coisas de maneira diferente, as coisas já não aparecem a preto e branco mas sim em diferentes tons incluindo todas as cores do arco íris.  Também descobri através de muitos anos de ponderação e experiência que a culpa em coisas deste géreno não vem só de um lado e que,  para se resolver os probemas sérios, temos que escutar, analisar, reflectir,  pedir desculpa e desculpar. Um dos grandes exemplos, e filho de Africa é o Nelson Mandela que conseguiu pacificar o seu povo. Devia haver um Nelson Mandela para cada país do mundo, principalmente em África. 

Não te quero cansar mais pois esta história já está muito comprida. Quero novamente agradecer as tuas palavras e também os teus textos que acho maravilhosos. 

Obrigado
 Jose Goncalves
 Alf Mil Op Esp


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Nota de L.G.:


(*) Vd. comentário ao poste de 10 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7253: (Ex)citações (108): Transferência de soberania com dignidade ou rendição sem honra nem glória ? Quando se olha para trás, é que se enxerga tudo... (José Gonçalves)


(...) Caro José Gonçalves,

Tenho lido com muito interesse os seus depoimentos ou pontos de vista que me parecem sinceros e muito realistas, certamente, fruto de uma longa reflexão e maturidade.


Sobre o poste de hoje, a minha modesta apreciação feita mais acima continua válida, no entanto queria chamar a atenção sobre um aspecto que, na minha opinião, podia e devia ser considerado,  e não foi,  que é a opinião desses soldados nativos e das milícias que, como é sabido, não viam a questão com os mesmos olhos nem tinham as mesmas motivações. E a parte da população Guineense que se arriscou ao lado de Portugal e que era considerada pela outra parte como sendo os cães dos colonialistas mereciam ser abandonados a sua sorte? Exceptuando a pequena Bélgica, nenhuma outra potência colonial o fez.  



Um dia vou contar a história de um pequeno grupo de milícias fulas destemidos que, quase sem armas, atacou a localidade de Cuntima, no norte, e as drásticas consequências que daí resultaram para a comunidade local. Houve muitos que não se deixaram enganar pelas falsas promessas de um falso acordo que, de facto, foi uma verdadeira capitulação. Esta história faz lembrar os acordos de rendição ou capitulação da Alemanha na 1ª guerra.

Cherno Baldé (...)



 (**) Último poste desta série > 12 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7267: História de vida (33): Adilan, nha minino. Ou como se fica com um menino nos braços - 2ª parte (Manuel Joaquim)