domingo, 19 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7472: O Mural do Pai Natal da Tabanca Grande (2010) (10): Maneiras distraídas de viver a vida… (José Eduardo Oliveira)


1. O nosso Camarada José Eduardo Oliveira* (JERO) (ex-Fur Mil da CCAÇ 675, Binta, 1964/66), enviou-nos em 14 de Dezembro de 2010 a seguinte mensagem:
Camarigos,

Como entramos na semana do NATAL votos de Boas Festas. Boa saúde para vós e para os vossos. Com calma e com algum dinheiro para gastos. Mais fornicados do que estamos será difícil. Mas se a amizade que une se mantiver forte teremos sempre alguma coisa a que nos agarrar.

Mando mais um texto dentro do "estilo" Blogando e Andando. Acho que no nosso blogue terá lugar uma "estória" que não seja só relativa a recordações de guerra. Afinal passaram trinta e tal anos... para uns e quarenta e tal anos para outros... Como é o meu caso.
Maneiras distraídas de viver a vida…

O Fernando foi um homem de valor. Trabalhou e subiu na vida graças aos seus méritos. E era bom em tudo que se metia.
Tinha um sentido de humor muito especial e uma maneira um “bocado distraída” de viver a vida que “era mesmo”… só dele.
Conseguiu virar um Volkswagen (de cor verde alface) numa curva a caminho do seu local de trabalho e andou 100 metros – até à porta da Fábrica – de lado…
Sem sofrer uma beliscadura.
Quem se assustou mais foi o porteiro da Fábrica quando viu o carro aproximar-se em… apoio lateral!

Os responsáveis da Volkswagen diziam que este carro era impossível de capotar ou virar-se.

O Fernando conseguiu essa proeza!

Mas não se ficou por aí…

Na encosta de um vale lindíssimo, no sopé da Serra dos Candeeiros perto do local onde terá passado o exército de D. Afonso Henriques quando em 1147 (*), conquistou Santarém aos Mouros, havia (e ainda há) o Restaurante do Carrascal.
O prato forte da casa era um prato de bacalhau.
Quando serviam o seu célebre “bacalhau à Maria Matos”o restaurante enchia até à porta.
E quase sempre havia que esperar um bom bocado para conquistar um lugar sentado frente a “um” Maria Matos…
O Fernando (primeiro nome do protagonista desta história Fernando da Cruz Santos) aguardava esfomeado que chegasse à mesa o “seu” bacalhau.
Em mesa próxima alguém insistia com o Fernando que ele conhecia diversas pessoas da sua família.
O Fernando ia dando o”troco” possível à conversa… sem muito entusiasmo.

Queria mesmo era comer o bacalhau “à Maria Matos”. E o vizinho da mesa insistia.
- O senhor até conhece e minha mulher!
O Fernando conseguiu comer a primeira garfada e respondeu.
- Então o senhor é casado com…?
- Com a minha mulher!
- Ah pois!
E… finalmente, o Fernando conseguiu comer descansado.
O vizinho falador da mesa mais próxima ficou embatocado.
Com a sua maneira um “bocado distraída” de viver a vida o Fernando desarmava o mais “pintado”… e o mais chato.
Esta história verídica terá cerca de vinte anos.
Ainda esta manhã quando falava com um vizinho “chato”, que me tentava explicar quem era uma pessoa de quem eu não me lembrava… que era filha de “beltrano” e casada com “cicrano” eu me safei contando a história do Fernando.
Portanto o tipo era casado com… a mulher!!!
E escapei-me.
Não tem nada que enganar. Resulta sempre.

(*) - Em 1147, a moura renegada Zuleiman apresentou-se nos paços de Coimbra na presença de D. Pedro Afonso, irmão do primeiro rei de Portugal, surpreendendo o infante com a revelação que aquela seria a melhor altura para conquistar Santarém.
Zuleiman despeitada por ter sido abandonada por Muhamed, o alcaide de Santarém, queria vingar-se dando aos cristãos as informações que tinha sobre a defesa do castelo.
Entretanto, D. Afonso Henriques já tinha enviado o seu cavaleiro Mem Ramires a Santarém para estudar o inimigo e a astúcia e a cautela do cavaleiro foram fulcrais para a decisão do ataque.
Conta a lenda que foi na serra dos Albardos (ou dos Candeeiros) que o primeiro rei de Portugal fez a promessa de construir um mosteiro se Deus lhe desse a vitória.
Mem Ramires segurou a escada contra as muralhas por onde entraram os soldados e Santarém amanheceu cristã.
O mosteiro de Alcobaça foi construído em cumprimento de um voto do primeiro rei de Portugal.

Um grande abraço de Alcobaça do vosso irmão na guerra e na paz,

JERO
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Nota de M.R.:

Guiné 63/74 - P7471: O Mural do Pai Natal da Tabanca Grande (2010) (9): Como vejo o Natal (José Corceiro)

O MURAL DO PAI NATAL DA TABANCA GRANDE 2010 (9)

1. Mensagem de José Corceiro (ex-1.º Cabo TRMS, CCaç 5 - Gatos Pretos , Canjadude, 1969/71), com data de 18 de Dezembro de 2010:

Caros amigos, Luís Graça, Carlos Vinhal, E. Magalhães.
Natal feliz para todos.
Atendendo à quadra Natalícia, envio este escrito que publicarão se acharem que vale a pena.
Um abraço e Boas Festas


Foi no dia de Natal de 2009, que me foi concedido o passaporte para ingressar na Tabanca Grande. Já passou um ano e tenho a sensação que foi ontem!
Esta noção desfasada da mensuração do tempo, será consequência da força da saudade do ontem? Estarei a ser espicaçado pelo desejo de voltar ao passado da minha meninice? Ou está-me a invadir o sentimento de regresso às origens? Não será este um sinal de que a velhice me começa a rondar?! Pois já tenho dois netos para contar histórias!

Ao fazer uma retrospectiva da apreciação da minha presença, durante este ano, no Blogue, quero exteriorizar o meu apreço por todos os tertulianos, porque duma maneira ou outra, têm-me enriquecido o conhecimento, através da leitura que faço dos vossos artigos, que tenho lido com muito interesse, assim como desejo confessar a minha gratidão por lerem os meus. Permitam-me que divulgue o meu testemunho, do quão benéfico e salutar têm sido os momentos de empenho, que dediquei ao Blogue, pois raro é o dia que passo sem visitá-lo, e alguns dias mais que uma vez. Não posso deixar de manifestar a minha estima por todos os tertulianos, embora só conheça pessoalmente cinco, mas para todos a minha incondicional admiração; pois aceito as qualidades e respeito as opiniões diversificadas de cada um!

Uma vista de parte da minha aldeia, Vale de Espinho.

Estamos na quadra Natalícia, festa de eleição nobre da família! Para mim, o Natal são momentos mágicos, de recordações vividas na minha aldeia durante a minha infância, onde com simplicidade e sem ostentação, na noite de consoada predominava o afecto e a união, em que a família se reunia à volta da lareira a crepitar, pois era frequente que no exterior estivesse a nevar! Nesta noite, na mesa de consoada, não podia faltar o bacalhau cozido com batatas e couves, regado com azeite novo já extraído do lagar, que tinham um sabor muito especial, assim como era obrigatório enfeitar a mesa com filhoses, rabanadas e o arroz-doce decorado com canela. Era hábito, após consoar, as famílias irem assistir à celebração da missa do galo, e ao sair da igreja todo o povo se dirigia ao adro, para degelar as mãos, na fogueira do madeiro que ardia, obra da juventude que organizava e acendia a fogueira do Natal, para louvar e aquecer o Menino Jesus.

Corceiro, há mais de 40 anos na sua terra, Vale de Espinho, no dia de Natal, em que fomos prendados com um forte nevão.

Natal, é sinónimo de amor, em que devemos compartilhar com os irmãos um pouco de ternura, doçura, compaixão e compreensão, para com aqueles que por diversas contingências da vida, vivem num desabitado gélido, triste e sombrio, que já não sabem dar, nem pedir, e vivem num silêncio que os remete à saudade deles próprios e precisam da nossa solidariedade.

Natal, é dar prendas, que as crianças ansiosamente esperam que lhe sejam colocadas no sapatinho, e o nosso gesto é gratificado pelos olhitos das crianças, que mais parecem duas luzentes estrelas.

Natal, é presépio atapetado com os sedosos musgos verdes, serpenteado com os trilhos por onde caminham as figurinhas típicas de barro, a levar os presentes ao Menino.

Natal, são cânticos de louvor alusivos à festa, entoados na missa com muito fervor.

Alegrem-se o céu e a terra/ Cantemos com alegria/ Já nasceu o Deus Menino/ Filho da Virgem Maria… - Oh! Meu, Menino Jesus/ Oh! Meu, menino tão belo/ Logo vieste nascer/ Na noite do caramelo!

Natal, é beijar o Deus Menino no fim da missa, que se reveste dum simbolismo ímpar, não será Natal, sem a acção de beijar o Menino.

Natal, é confraternizar com os amigos, aos quais se deseja felicidade, e na companhia dos quais se bebe um mata bicho.

Natal, é tristeza, lembrando aqueles que já não se sentam connosco à mesa.

Natal, é saudade da nossa meninice, e dos tempos passados.

Natal, foi também sofrimento e melancolia em Canjadude, na Guiné, onde passei o de 69 e o de 70, com os meus camaradas da CCAÇ 5.

Natal de 1970 em Canjadude, Guiné, no refeitório. Lado direito com máquina a tiracolo Corceiro, Viriato, sentado José Carlos Freitas, atrás deste Pinto, com cinturão Faria atirador, atrás deste Pimenta, de óculos Faria de transmissões, Santos, Coias e Almeida.

Natal de 1970 em Canjadude. Cenário que me serviu para fazer o cartão de boas festas de Natal. Neste caso o do Viriato.

Natal, é alegria, ao desejar a todos os membros da Tabanca Grande que sejam bafejados com bênçãos de Momentos de Serenidade, Paz, Compreensão, Tranquilidade, Fraternidade e União. Haja Amor. A Vida sem Amor não tem qualquer sentido! A vida é tão curta e a empreitada de vivê-la é tão difícil, e quando começamos a aprender a vivê-la, já é hora de partir e deixá-la. Vamos caminhar e viver calmamente, porque tudo passa, e se transforma. Haja Espírito de Natal, durante todo o Ano que se apróxima!

Feliz Natal e um Abraço para todos
José Manuel Silva Corceiro
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 18 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7467: O Mural do Pai Natal da Tabanca Grande (2010) (8): Noite de Natal de 1969 em Bissau (Carlos Pinheiro)

Guiné 63/74 - P7470: Notas de leitura (179): A Luta Pelo Poder na Guiné-Bissau, de Álvaro Nóbrega (Mário Beja Santos)

1. Mensagem de Mário Beja Santos* (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 17 de Dezembro de 2010:

Queridos amigos,
A tese de mestrado de Álvaro Nóbrega é um trabalho digno de crédito, abre portas, favorece discussões salutares, alarga o horizonte polémico do conflito e da violência entre guineenses fora do contexto da luta armada.
É mais uma achega bibliográfica que justifica a indispensabilidade do blogue para a consulta dos estudiosos.
E após esta pausa sigo para os meus deveres na Operação Tangomau.

Um abraço do
Mário


A luta pelo poder na Guiné-Bissau

Beja Santos

Que a África é o continente com maior número de conflitos instalados parece ser matéria inquestionável. O que se passa neste momento na Costa do Marfim arrisca a repetir-se noutros pontos. Há situações adormecidas na Somália, Ruanda, Serra Leoa, Zaire, Zimbabué, Nigéria e (oxalá não fosse) a Guiné-Bissau. É um continente que conhece um processo tumultuoso na sua democratização. Os tempos difíceis da Guiné-Bissau tem vivido prendem-se com uma lógica do uso do poder que não vem de ontem. É o historial dessa lógica que levou Álvaro Nóbrega a lançar-se numa tese de mestrado que tomou em conta a longa tradição dos factores de conflito na Guiné e toda a problemática das crises de liderança que emergem da luta armada até à actualidade.

O resultado é estimulante e abre pistas bem curiosas para melhor compreender a Guiné-Bissau da actualidade (“A luta pelo poder na Guiné-Bissau”, por Álvaro Nóbrega, ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2003).

Que propõe o investigador, acima de tudo? Identificar os mais salientes factores endógenos que contribuem para exercício da violência no poder e para compreender a resposta do poder político local na resolução dos conflitos. Para tal, o estudioso recorreu a trabalho de campo, procedeu à história oral, mergulhou nos arquivos, rodeou-se de bibliografia elementar, assim chegou a uma cartografia onde foi posicionando os instrumentos da sua análise, vejamos a que conclusões acabou por chegar, em consonância com a sua pesquisa e análise.

Primeiro, questionando a Guiné-Bissau como unidade política autónoma, desvela que apesar da exiguidade de recursos, o país possui algumas condições para manter a sua integridade: possui uma língua franca, o crioulo, hoje a generalidade da população usa-a supletivamente ao português; não há incompatibilidade étnica estrutural, se bem que o peso do direito costumeiro tenha uma importância indiscutível; não há uma clivagem agressiva entre etnias politicamente descentralizadas (caso dos Balantas ou Felupes) e etnias politicamente centralizadas (caso dos Papéis ou dos Bijagós), a zona islamizada do país não revela pretensões hegemónicas e muito menos fundamentalistas; a apropriação de terras não tem gerado conflitos étnicos, pelo contrário verifica-se que a ocupação do território após a independência se tem desenvolvido pacificamente; o espaço urbano de Bissau é o verdadeiro quebra-cabeças do país, a cidade cresce anarquicamente, a qualidade dos serviços é paupérrima e os habitantes não dispõem dos equipamentos minimamente necessários para se falar numa qualidade de vida satisfatória; se não há fome o mesmo não significa que não haja carências alimentares, graças aos recursos piscícolas e ao uso da terra a base da auto-sustentação permite que não se morra de fome; enfim, país maioritariamente agrícola, dependente de uma monocultura (caju), com elevadas riquezas na plataforma continental marítima, a Guiné-Bissau dá pouca esperança aos seus trabalhadores especializados, dispõe de muito poucas indústrias, não investe não habilitações técnico-profissionais, criou a habituação e a resignação na dependência da ajuda internacional.

Segundo, a Guiné tem uma longa tradição de violência, e não só dos autóctones contra os portugueses. Álvaro Nóbrega convoca a historiografia para nos recordar o que foi a via-sacra das operações militares das autoridades portuguesas até 1936, os conflitos interétnicos, a violência das tradições (aqui entendidas como os cerimoniais animistas que envolvem oferendas de vitimas e a imolação de animais, a feitiçaria, o peso da justiça tradicional, os infanticídios rituais, a antropofagia, o roubo de gado, isto para já não falar na prática social corrente das sociedades escravocratas). Nomeadamente a partir da luta armada, a Guiné-Bissau viu-se confrontada com o novo tipo de conflito latente, entre a modernidade sociopolítica e cultural e o peso da lógica tradicional. Logo a seguir à independência, o PAIGC acreditou que bastava fuzilar ou demitir as autoridades tradicionais e substitui-las pelos comités de tabanca para que o país desse um salto para a modernidade. Nada aconteceu assim, depois do golpe de 14 de Novembro de 1980 voltou-se ao compromisso com o direito costumeiro, a justiça tradicional e o poder dos chefes locais. Violência dissimulada ocorreu entre a burguesia cabo-verdiana que dominou ideologicamente o PAIGC e os combatentes guineenses; no entretanto, com a morte de Amílcar Cabral que, como se veio a descobrir, era o único produtor ideológico singular, o pensamento político dentro do PAIGC conheceu altos e baixos e atracções pelo socialismo tipo soviético até pulsões da mais descarada liberdade de mercado. Que detém o poder do dia possui uma visão patrimonial do Estado, constrói os seus mecanismos de recompensas materiais, cria cadeias de lealdade, destitui e nomeia a seu belo prazer.

Terceiro, o autor vem interrogar toda esta luta pelo poder a partir dos nacionalistas que se afirmaram na Casa de Estudantes do Império, prossegue com a análise da especificidade guineense da passagem à luta armada, descreve os acontecimentos do Congresso de Cassacá, em que Amilcar Cabral mandou punir os comandantes torcionários que aterrorizavam as populações, recorda o assassinato de Amílcar Cabral e o estranhíssimo silêncio que continua a envolver a conspiração, enuncia os crimes perpetrados e os ajustes de contas com quem foi leal com as autoridades portuguesas, explica as razões do chamado “Movimento Reajustador” e a repressão subsequente, demissão de políticos, golpes de Estado fantoches, perseguições pessoais, etc. A partir do momento em que o comunismo colapsou, até mesmo os radicais do PAIGC se aperceberam que devia haver mudança, entretanto chegara-se ao colapso económico, ao défice público permanente, dentro do PAIGC estalaram as facções e a aura messiânica de Nino Vieira caminhou para o acaso. Assim se chegou ao conflito de 1998 – 1999 que veio exaurir a Guiné, levar Nino Vieira ao exílio, ao assassínio bárbaro do brigadeiro Ansumane Mané e à ascensão do demagogo Cumba Ialá, por sua vez forçado a demitir-se depois de uma presidência de tragicomédia.

De tudo isto, que conclui o investigador? A complexidade do carácter nacional em que, curiosamente, “a diversidade é uma riqueza, mas contém em si um potencial de conflito”; o PAIGC continua a ser o eixo central do sistema político, com desavenças e reconciliações; na Guiné-Bissau, a luta política não pode ser dissociada da violência que terá as suas raízes no passado militar de muitos dos dirigentes do PAIGC; regista-se uma cristalização do pensamento de Cabral, ele é utilizado arbitrariamente, oportunisticamente ou, em desespero de causa, como o único cimento possível para invocar a lógica nacional; se durante a luta armada, e até 1980, os militares estavam enquadrados pelos dirigentes políticos, com Nino Vieira o poder militar superlativou-se e é hoje uma roda livre na cultura do poder. A retoma pela subordinação do militar ao político é uma das pedras essenciais para que se possa vir a falar na sinceridade e justeza do processo democrático.
Álvaro Nóbrega analisa com rigor todas as peças deste conflito, a leitura do seu estudo é recomendável para quem queira perceber a essência e a expressão do conflito permanente em que vive a classe política na Guiné-Bissau e como está divorciada dos reais interesses das populações.
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 18 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7462: Operação Tangomau (Mário Beja Santos) (6): Bambadinca, recordações da casa dos mortos

Vd. último poste da série de 17 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7456: Notas de leitura (178): Breves Considerações Sobre Plâncton - Copépodes da Guiné, de Dr.ª Emerita Marques (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P7469: Parabéns a você (191): Humberto Reis, ex-Fur Mil Op Esp da CCAÇ 12 e João Melo, ex-1.º Cabo Op Cripto da CCAV 8351 (Tertúlia / Editores)


Cartoon:  ©  Miguel Pessoa, Coronel Pilav Ref (2010). Todos os direitos reservados


1. Neste domingo, 19 de Dezembro de 2010, estão de parabéns os nossos camaradas Humberto Reis (ex-Fur Mil Op Esp da CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 1969/71) e João Melo (ex-1.º Cabo Op Cripto da CCAV 8351, Tigres de Cumbijã, Cumbijã, 1972/74).

Estamos em conformidade a felicitar estes nossos amigos tertulianos neste dia festivo, fazendo votos de que o gozem em pleno junto de seus familiares e amigos.

São também nossos desejos que tenham uma longa vida, plena de qualidade, junto das pessoas que mais amam

Daqui enviamos aos camaradas Humberto e João um abraço de parabéns da tertúlia e dos editores.

CV

2. Comentário de L.G.:

Carlos, meu querido editor de serviço, permite-me que abuse dos meus privilégios de editor e acrescente mais alguns baites ao teu poste de parabéns ao nossos queridos camarigos Humberto Reis e João Melo. Um que eu conheço, particularmente, e outro que não conheço, a não ser virtualmente, o João Melo, um valente Tigre do Cumbijã. (Conheço, em contrapartida, o tigre-mor, que o Vasco da Gama, ex-Cap Mil da CCAV 8351, o tigre de Buarcos).

Embora no "estaleiro", com uma dor ciática na perna esquerda que poderá pôr a causa a minha presença à frugal mesa deste Natal (um gajo não se quer nem se deixar convencer que já pertence, de jure et de facto, ao Clube dos SEXAS, que é uma forma eufemística de dizer  brigada do reumático da guerra colonial,  logo em vias de extinção...), eu não posso deixar de exarar aqui os meus votos de parabéns que são devidos ao meu camarigo Humberto Reis, que faz hoje mais um aninho de vida a somar aos belos 63 que já trazia do antecedente...

Une-nos, de facto, uma bela camarigagem, que vem dos princípios de 1969, do Campo Militar de Santa Margarida, em que nos conhecemos, passando a saber, ambos, que estávamos mobilizados para o TO da Guiné, integrando uma tal CCAÇ 2590 (mais tarde, CCAÇ 12), companhia independente que iria ser formada por soldados guineenses do recrutamento local... Somos, portanto, da 1º geração da CCAÇ 12, uma espécie de pais-fundadores... (A CCAÇ 12 foi extinta em Agosto de 1974 e a maior parte dos nossos camaradas guineenses, exactamente 100, os que se juntaram aos quadros e especialistas metropolitanos, já morreram, de morte violenta ou natural, conforme tristes notícias que há dias soube através de carta que me chegou da Guiné-Bissau).

Estamos, pois,  a falar de mais de 2 anos e tal de convívio, que se estreitou na Guiné pela nossa dupla condição de operacionais e inquilinos do mesmo quarto, em Bambadinca e co-proprietários do mesmo mini-frigorífico a petróleo... Acresce o facto de sermos hoje vizinhos, em Alfragide, mas raramente nos vermos, a não ser aqui na nossa Tabanca Grande... Daí ser (e cada vez mais) apropriado dizer que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande!

Depois do genial cartoon do nosso strelado Miguel,  publicado acima, eu não tenho mais hipóteses de ser original ou de fazer qualquer surpresa ao meu camarigo Humberto... Sei que ele vai apreciar o mui especial humor do Miguel que o põe, na outra encarnação, travestido de cão e forrado a mapas... Não é por acaso que é ele, Humberto, é o nosso cartógrafo-mor...  Mas o cartoon do Miguel pode ter outras interpretações, fazendo por exemplo uma referência, alegórica, ao mundo cão em que a gente hoje vive... De qualquer modo, Humberto, um cão dá sempre jeito, e um mapa-cão ainda mais, porque nos pode  levar a qualquer lado...

Do nosso tempo de Guiné, e do seu álbum fotográfico ainda tentei recuperar alguma fotografias menos conhecidos dos tabanqueiros periquitos, mostrando facetas inesperados de um ranger no TO da Guiné como, por exemplo, esta que se publica... 

E a ele, e ao João Melo, desejo um dia em grande, com muita genica e ganas de voltar a repetir, para o ano,  a façanha de estarem vivos!!!... Quanto ao Natal de 2010, que seja pelo menos  melhor do que os Natais que passámos nas noites (frias e medonhas) de Dezembro, na Guiné daqueles tempos...


O trepador de baga-bagas, desporto a que o Humberto Reis se dedicava, nas horas vagas, em Bambadinca... Homenagem dos seus antigos camaradas de armas.

Foto: © Humberto Reis (2006). Todos os direitos reservados
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Notas de CV:

Vd. postes de:

19 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5499: Parabéns a você (56): Humberto Reis (ex-Fur Mil At Inf Op Esp, CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, 1969/71) (Luís Graça)

19 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5497: Parabéns a você (55): João Melo, ex-1.º Cabo Cripto da CCAV 8351 (Editores)

Vd. último poste da série de 17 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7453: Parabéns a você (190): Fernando Gouveia, ex-Alf Mil Rec Inf, Bafatá, 1968/70 (Tertúlia / Editores)

sábado, 18 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7468: Os nossos camaradas guineenses (28): Sete mil antigos combatentes a necessitar de assistência social, segundo Baciro Djá, citado pela Lusa (Nelson Herbert)

1. Mensagem do Nelson Herbert:


Data: 18 de Dezembro de 2010 20:05

Assunto: Guineenses que lutaram ao lado de Portugal na guerra colonial

Finalmente uma ideia brilhante, ainda que para ser consubstanciada em proposta de lei, no parlamento guineense. Diga-se,  proposta que vem em linha de conta da tal problemática por mim levantada em tempos num poste e a propósito do impacto da africanização da guerra colonial... nas cíclicas crises de instabilidade vivida nas últimas três décadas, na Guiné Bissau...


Seria interessante que o texto em questão,  da Lusa, fosse publicado paralelamente ao texto final do acordo entre o governo da então província da Guiné e o PAIGC,  mais concretamente o capítulo referente ao "destino/enquadramento" a ser (ou que deveria ser)  dado aos guineenses que combateram nas fileiras da tropa portuguesa... 

Nunca é demais repescar a responsbailidade de um e outro lado nesse processo ! E a propósito da proposta do deputado guineense em questão, como será eventualmente encarada por Lisboa?

Deêm o destino que bem convier ao texto !

Mantenhas

Nelson Herbert

2. Notícia da Lusa,  de 7 do corrente [, reproduzida aqui com a devida vénia]:

Guiné-Bissau: Deputado defende assistência social para guineenses que lutaram ao lado de Portugal na guerra colonial


Bissau 07, dez (Lusa) – O deputado do PAIGC Baciro Djá  defendeu que o Estado da Guiné-Bissau devia incluir os guineenses que lutaram ao lado do exército português no pacote de assistência e reinserção social no âmbito da reforma da defesa.

Baciro Djá entende que "só desta forma se podia falar da justiça para todos os filhos da Guiné-Bissau".

"No fundo, o processo de reforma do setor de defesa e segurança é para criar um ambiente de paz e reconciliação na Guiné-Bissau. Naturalmente que as tropas que estiveram do lado de Portugal colonial, são guineenses", afirmou Baciro Djá.

O deputado diz ter esta posição pelo conhecimento que tem do programa de reforma do setor de defesa e segurança da Guiné-Bissau, dado ter sido o primeiro responsável pelo projeto, como anterior presidente do Instituto de Defesa Nacional.

"Se queremos na verdade viver em paz e fazer uma reconciliação e resolver problemas sociais na Guiné-Bissau, temos que ter em conta a situação desses cidadãos guineenses, porque hoje não se coloca a questão de índole político, coloca-se, isso sim, uma questão de natureza social, de justiça social", observou Baciro Djá.

Para o deputado, a questão dos guineenses que serviram no exército português, deve ser encarada como sendo da responsabilidade da Guiné-Bissau e de Portugal.

"É uma responsabilidade de Portugal, mas Portugal hoje é um parceiro e irmão da Guiné-Bissau, pelo que temos que buscar caminhos de entendimento para a resolução desta questão que nos diz respeito", sublinhou o parlamentar.

"Temos que buscar caminhos de convergência. Portugal tem sido solidário com a Guiné-Bissau e, nesta perspetiva, devemos colaborar, incluindo a questão dos ex-soldados guineenses do exército português no pacote da assistência social", frisou Baciro Djá, apontando que as pessoas a serem abrangidas não ultrapassam sete mil.
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Nota de L.G.:

Guiné 63/74 - P7467: O Mural do Pai Natal da Tabanca Grande (2010) (8): Noite de Natal de 1969 em Bissau (Carlos Pinheiro)

O MURAL DO PAI NATAL DA TABANCA GRANDE 2010 (8)

1. Mensagem de Carlos Manuel Rodrigues Pinheiro (ex-1.º Cabo TRMS Op MSG, Centro de Mensagens do STM/QG/CTIG, 1968/70), com data de 17 de Dezembro de 2010:

Caro Carlos Vinhal
Boas Festas para toda a Tabanca e para todos os Tabanqueiros Camarigos.

Cá vai mais uma pequena "estória", verdadeira como as outras, que procura relatar a Noite de Natal de 1969 no Centro de Mensagens do STM no QG/Bissau.

Se achares por bem a sua publicação, claro que seria para mim muito agradável poder dar a recordar a alguns e a conhecer a muitos outros, um pormenor importante numa noite importante.

Se isto vier a ser publicado, agradeço o teu habitual aviso.

Um abraço
Carlos Pinheiro


Noite de Natal de 1969 em Bissau

Nesta época natalícia há recordações da Guerra que nos vêm mais à memória e o melhor, antes que seja tarde é passá-las para o papel.

Era véspera de Natal de 1969 e, se bem que a guerra por vezes abrandasse, nunca parava. Era talvez a noite do ano em que mais cautelas havia, em que quem estava de serviço estava mesmo operacional, bem desperto, com os olhos e os ouvidos bem abertos não fosse o diabo tecê-las. E havia sítios e posições que nunca podiam ser descuradas. Por exemplo, na minha guerra, no STM do QG de Bissau, que comunicava com o mato, com todos os COPs, todos os Agrupamentos, todos os Batalhões, todas as Companhias e até muita outras subunidades, através das quatro redes de rádio (grafia) existentes, que comunicava com a Metrópole, em grafia e em fonia e às vezes até por teleimpressor 1), com o Batalhão de Telegrafistas na Graça, onde era a Direcção Nacional do STM, que depois encaminhava as mensagens para os destinos, que comunicava com a Marinha e com a Força Aérea através de teleimpressor quando funcionava, ou, na sua falta, pelos estafetas de serviço que levavam as mensagens em mão, mediante protocolo, ao Oficial de Dia à Unidade destinatária, a nossa guerra nunca podia parar. E as antenas colocadas ali bem perto, na Antula, eram o suporte e a garantia de que as mensagens chegavam aos seus destinos.

Também tínhamos já nessa altura o fac-simile, equipamento arcaico e nada funcional mas, que mesmo assim, foi o precursor do fax que apareceu muitos anos depois, e que só servia para fazer explorações esporádicas com o BT em Lisboa. Chegámos a ter, só para vista, na altura da visita do Director da Arma de Transmissões à Guiné, um teleimpressor pretensamente “ligado” ao Batalhão de Mansoa. Mas isso são contas de outro rosário.

Com o nosso macaquito, companheiro de todas as noites.

Nessa noite de Natal, depois de um jantar mais que atribulado que chegou a meter uma marcha até à messe de oficiais e ao "palácio das confusões" (messe de sargentos) onde os senhores estavam numa grande janta e o pessoal de serviço sem direito a nada, (a CCS/QG, vá-se lá saber porquê, tinha-se esquecido de nós) depois deste pequeno incidente se ter resolvido, e sem que a nossa guerra tivesse alguma vez parado, nessa noite que devia ser de paz, recebemos uma mensagem zulu, (relâmpago), duma unidade do mato de que já não me recordo, e que tinha estado a ser flagelada, a pedir somente, vejam bem, um FRAPIL, porque no ataque tinham ficado sem gerador e dentro em pouco ficariam sem comunicações uma vez que as baterias de emergência não aguentariam muito.

Já era tarde, talvez mais de meia-noite, quando isto aconteceu. Eu era o Chefe de Turno do Centro de Mensagens, como fui tantas vezes. Foi só chamar-se o motorista, ainda me lembro, o Mamadu Djaló que mais tarde foi motorista de táxi na cidade, que estava encostado no Unimog e pormo-nos a caminho do Batalhão do Serviço de Material, ali à Bolola, e entregar a mensagem ao Oficial de Dia para providenciar no sentido do solicitado chegar ao seu destino logo de manhã cedo. E assim aconteceu. Lá foi um Allouette III, bem cedinho, cumprir esta missão importante, de que nós tivemos logo o reporte quando o FRAPIL foi instalado e começou a cumprir a sua missão recolocando o rádio no ar.

Situações idênticas à que acabo de relatar, e outras muitíssimo mais graves, eram frequentes, sempre em resultado duma Guerra em que dois lados estavam empenhados. Mas esta, pelo simbolismo do dia, pela solidão da noite, pela saudade de outros Natais, nunca foi esquecida.

Nessa noite, como era habitual, os rádios nunca pararam, mas este caso foi de facto o mais relevante que aqui recordo com nostalgia.

Resta relembrar, quando havia noites calmas, e isso também acontecia por vezes, mesmo assim os rádios nunca paravam, porque de vez em quando, o Posto Director fazia os chamados QTRs, só para confirmar que os Postos estavam permanentemente em escuta. E a CHERET, estava sempre de ouvido bem aberto.

1) Teleimpressor – Equipamento de transmissão de mensagens escritas com teclado e rolo de papel acopulado, com gravador de fita, que foi o precursor do Telex que entretanto caiu em desuso.

Carlos Pinheiro
1º Cabo Op. Msgs.
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 18 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7464: O Mural do Pai Natal da Tabanca Grande (2010) (7): (Joaquim Mexia Alves / José Martins / Mário Migueis da Silva / José Manuel Matos Dinis)

Guiné 63/74 - P7466: Memória dos lugares (118): Destruição do Mercado Central Bissau (2) (Nelson Herbert)


1. O nosso Amigo e Jornalista da Voz da América (VOA), Nelson Herbert (foto à esquerda), sempre atento ao evoluir do nosso blogue, enviou-nos a seguinte mensagem complementando a informação lançada em anteriores postes sobre a mesma matéria.

Amigos,
Envio em "Attached" duas fotografias do Mercado Municipal de Bissau... ou melhor do que restou daquele espaço, depois de alvejado por obuses disparados pela Junta Militar aquando do conflito civil de 1998/99 na Guiné-Bissau...
Se a memória não me falha... a foto foi por mim sacada uns dias depois do Mercado ter sido atingido... E claro, com o fim do conflito foi alvo de restauração... e nesse caso contrariando a probabilidade, o "raio" acabou por abater-se pela segunda vez, sobre o mesmo alvo... já que um incêndio na década de 2000, destruía por completo aquele edifício, no coração da cidade de Bissau!
Dêem-lhes a utilização que acharem conveniente!

Um Bom Natal... e um Novo Ano Cheio de Actividades... para o bem do Blogue!

Mantenhas
Nelson Herbert

Fotos: © Nelson Herbert (2010). Todos os direitos reservados

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Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

18 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7463: Memória dos lugares (117): Destruição do Mercado Central Bissau (Rui Fernandes)

Guiné 63/74 - P7465: (Ex)citações (121): A política dos povos é algo demasiadamente importante para ser entregue a militares (José Belo)

1. Mensagem de José Belo (*), ex Alf Mil Inf da CCAÇ 2381, Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70, actualmente Cap Inf Ref, a viver na Suécia, com data de 17 de Dezembro de 2010:

Caros Camaradas e Amigos.
Alguém escreveu: "A política dos povos é algo demasiadamente importante para ser entregue a militares."

A ter-se em conta os exemplos nacionais dos últimos 80 e tal anos, muito de verdadeiro haverá na afirmação.
De todos os Ramos das Forcas Armadas e da maioria das Armas do Exército existem bons exemplos de Generais e Almirantes que melhor imagem teriam na História se não tivessem abandonado casernas vocacionais por grandiosas missões de salvação nacional nas ribaltas políticas mais variadas. Sem querer de modo algum ofender o Camarada da Guiné que neste blogue publicou o poste sob o título: "Será que o PAIGC queria ganhar a guerra?", colocando-o em companhia de alguns destes senhores-históricos, permito-me alguns comentários de "desbocado". E, "desbocado", por (hoje), não me identificar de modo algum com as outras classificações possíveis apresentadas pelo autor no início do poste.

Tendo em conta que as visões de vitórias nos horizontes das guerras coloniais são sempre mais evidentes quanto elevadas as perspectivas (e passe a ironia involuntária quanto ao elevado das perspectivas de aviadores lá nos altos azuis); é óbvio que em nada se poderão comparar com as "visöes" de um par de botas enterradas na lama das bolanhas, sejam estas de "tropa macaca" ou "especial".

É claro que nisto de... altitudes, seria injusto a referência única às geográficas.

Do alto de sedes de Batalhão, (onde as intelectualidades dos pobres dos combatentes nunca atingiam níveis analíticos de outras especialidades por lá existentes), a tal altitude visionária de certezas absolutas feita ainda hoje é evidente. Não sei se seria a água podre que tantos foram obrigados longos meses a beber, se a comida indigna de animais que chegava às marmitas dos destacamentos isolados, o dormir no chão de um alpendre de palhota (época das chuvas incluída!), que acabaram por criar péssimos campos de cultura para tais visões de vitórias evidentes junto destes... "mais desfavorecidos".

Aparentemente na sua busca de um... clarinho, clarinho, para militar entender... o autor do poste simplificou (talvez em demasia), uma muito vasta e complexa realidade política e militar, tanto aos níveis locais e nacional, como, não menos, internacional. Se no entanto, buscamos com estas nossas tão inocentes trocas de opiniões atingir um certo (e saudável!) humor, a frase posta em suposto pensamento de políticos nacionalistas guineenses: "Estávamos tão bem sem termos que ganhar a guerra", obterá talvez o mesmo sentido humorístico se colocada no pensamento de alguns dos Barões Galaico-Portugueses, antes de um tal príncipe A. Henriques se ter lembrado de criar todas as condições de base para a grave crise económica que hoje tanto atormenta o nosso querido Portugal.

Um grande abraço desde Estocolmo.
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 16 de Novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7295: (Ex)citações (109): Alguns considerandos muito intimistas (José Belo)

Vd. poste de 16 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 – P7452: FAP (57): Será que a cúpula do PAIGC queria ganhar a guerra? (António Martins de Matos)

Vd. último poste da série de 15 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7439: (Ex)citações (120): Destruição e incêndio do Mercado Central de Bissau (Francisco Henriques da Silva)

Guiné 63/74 - P7464: O Mural do Pai Natal da Tabanca Grande (2010) (7): (Joaquim Mexia Alves / José Martins / Mário Migueis da Silva / José Manuel Matos Dinis)

O MURAL DO PAI NATAL DA TABANCA GRANDE 2010 (7)

1. Em mensagem do nosso camarigo Joaquim Mexia Alves*, ex-Alf Mil Op Esp/Ranger da CART 3492, (Xitole/Ponte dos Fulas); Pel Caç Nat 52, (Ponte Rio Udunduma, Mato Cão) e CCAÇ 15 (Mansoa), 1971/73, com data de 16 de Dezembro de 2010:


NOITE DE NATAL NA GUINÉ

Os olhos bem abertos tentam rasgar a noite escura que tem à sua frente.
Ouve o silêncio da mata da Guiné, e aqui e ali o rápido crioulo, que sai de cada tabanca, onde os soldados já recolhidos, põe em dia a conversa.
Tudo naquele ambiente lhe nega o Natal!

As gotas de suor que teimam em descer da sua testa até ao pescoço, fruto do calor e da humidade insuportáveis, que o fazem estar a milhas de distância do frio da sua terra, que tão bem convida à lareira!
O copo de whisky na mão, uma mão cheia de caju, coisas que nada têm a ver com o vinho tinto encorpado da ceia de Natal, a acompanhar o peru recheado, ou o “eterno” e fiel amigo!
O silêncio avassalador da mata que o rodeia, o receio entranhado de que esta noite de Natal seja aproveitada para fazer uma festa, festa que nada tem a ver com a vida, mas apenas com a morte!
E aqueles homens que o rodeiam, “família” agora presente e obrigatória, tão dentro do seu coração como a outra, a sua, (que tão distante está), mas diferente, bem diferente nos hábitos e nas atitudes!

Não, esta não é decididamente uma noite de Natal!

Revolvem-se-lhe as entranhas do pensamento e da memória!
É a primeira vez, nos seus curtos vinte e dois anos, que passa o Natal fora da família.
Um nó apertado toma-lhe a garganta, e uma lágrima teimosa aparece nos seus olhos.

Não, não pode ser!

Que raio de homem seria, que raio de testemunho daria a todos aqueles que com ele vieram e nele confiam, nele vêem a esperança de regressar à família, ou dos outros que agora estão consigo e querem continuar com as suas famílias, nas suas tabancas, nas suas vidas.

Há que encontrar ânimo, razões para festejar a noite de Natal, visto que a fé adormecida, o afasta da espiritualidade em tempos vivida.

E as razões, encontra-as na terra onde está!

Afinal na sua terra agora distante faz frio para lareira, mas verdade é que Jesus Cristo nasceu em Belém, que é um lugar quente e húmido!
E os presépios fazem-se com musgo, o que, se não está enganado, é coisa que não existe onde Jesus nasceu!
E ainda mais, pois Jesus nasceu num curral segundo uns, ou numa gruta segundo outros, o que é bastante parecido com o abrigo em que agora vive!

Ah, afinal não está assim tão longe do Natal!

Um sorriso já lhe baila nos lábios! Já se sente mais feliz, mais em paz, mais em família, mais em Natal!

E depois… depois segundo se diz, “Natal é sempre que um homem quiser”, e ele decide entender isto como um convite a fazer a paz, a fazer o bem, a acolher e a dar-se, pois sempre que um homem assim faz, “faz-se Natal” também.

Sem pensar em mais nada, abraça com força e alegria os que estão ao seu lado, e depois vai de tabanca em tabanca, e grita bem alto lá para dentro:

- Feliz Natal, e paz aos homens de boa vontade!

Monte Real, 16 de Dezembro de 2010

Com esta história agora inspirada, (que não se passou, mas podia ter passado), desejo a todos os meus camarigos um Santo e Feliz Natal!
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2. Mensagem de José Marcelino Martins* (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), com data de 15 de Dezembro de 2010:

Desejo de boas festas para todos e um abraço
José Martins

Duarte Martins em inícios de Novembro de 2010.
© Foto e composição de Diogo Martins

O Natal, para a Família Martins, chegou em 5 de Novembro!

É o Natal do Futuro?

No presente, enviamos a todos um Fraterno Abraço, com votos de Bom Natal e, que 2011 ultrapasse as expectativas de todos, mas pela Positiva.

Ano de 2010
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3. Mensagem de Mário Migueis da Silva (ex-Fur Mil Rec Inf Bissau, Bambadinca e Saltinho, 1970/72), com data de 18 de Dezembro de 2010:

Caro amigo:
Uma vez mais fiz uma péssima gestão do tempo e agora, já com os meus filhos à minha volta para o Natal, não tenho disponibilidade para fazer, em tempo útil, a "brincadeira desenhada" que tinha nos meus planos. Vai ter que ficar para o Natal de 2011, esperemos que já sem crise.

À falta de melhor, envio-te meia dúzia de letras e um desenho original, tudo "confeccionado" em Bambadinca, quarenta anos atrás (Santa Maria!!!...), por alturas do meu primeiro Natal longe de casa. É o meu modesto contributo para o mural do nosso querido blogue, que, reconheço, merecia da minha parte um maior empenho.

Fico-me com um grande abraço e os meus votos de Boas Festas.
Mário MIgueis

Natal de 70
Foto: © Mário Migueis da Silva (2010). Direitos reservados.


O GATITO

Uma mesa. E na mesa, um brinquedinho de corda, em forma de gato, que anda e mexe o rabo. E diverte quatro camaradas meus, que se juntaram à sua volta. Riem, falam-lhe quase ao ouvido, tocam-lhe no rabito tremeliques, parecem crianças. E, no entanto, orgulham-se, e com razão, de pertencerem já ao rol da velhice, que dezassete meses de Guiné é muito. Ah, pois é, e então para quem, como eu, acabou de completar o primeiro mês!...
Mas, a verdade é que o gatinho de latão é mesmo giro. É giro e faz-me lembrar as palavras do velhinho Roda, no dia em que cheguei a Bambadinca. Tendo-me encontrado, sentado na cama, a olhar para o tecto, deu-me uma palmada nas costas e disse a sorrir:
- Ouve lá, ó pira, tu, aqui, ou arranjas com que te entreteres ou ficas apanhado num instantinho! Pensar é manga de aborrecido!...
E assim é na realidade. A velhice que o diga. Pensar?... Antes mexer no rabo do gato!...

Bambadinca, 15 de Dezembro de 1970
Mário Migueis
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4. Mensagem José Manuel Matos Dinis* (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71), com data de 16 de Dezembro de 2010:

Meus Amigos,
Acho que já aqui vos revelei que sou ateu, pelo que o Natal, para mim, devia ser uma prática contínua, de todos os dias, conforme o dito popular. Da maneira como se apresenta perante a sociedade onde vivo, faz-se anunciar como uma trégua nos desfavores da vida quotidiana. Qual trégua? As pessoas esfolam-se em correrias nervosas para comprar, comprar, festejar, festejar, desejarem ao tio, ao primo, ao padrinho, à madrinha, ao colega e à colega, num frémito alucinante do que se tornou um conjunto de obrigações obecessivas, e que nos deixam à mingua de tudo, e, ainda, com o sentimento de termos falhado aqui, ali, em toda a parte.

E tesos... quando não empenhados.

No entanto, agradeço verdadeiramente os vossos votos natalícios, porque, em alguma medida, o Natal faz parte da minha cultura, e tiveram o cuidado de me incluir no lote das vossas referências, além de que é sempre bom receber esse género de votos camarigos, de mensagens optimistas, de propósitos que concorram para a nossa felicidade.

Nesta medida, também gostaria de formular votos de Natal tranquilo, com muitas alegrias, e que o próximo ano nos reserve sorte para nos mantermos à margem dos problemas mundiais que, aqui em Portugal, como na Guiné e em toda a parte, vão acentuar a crise, as relações entre as oligarquias, e as consequências derivantes para os povos, a que talvez possamos fazer frente, se imbuídos de espírito coeso e fraterno.

Abraça-vos o
JD
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 17 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7460: O Mural do Pai Natal da Tabanca Grande (2010) (6): Uma história de Natal (José da Câmara)

Guiné 63/74 - P7462: Operação Tangomau (Mário Beja Santos) (6): Bambadinca, recordações da casa dos mortos

1. Mensagem de Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 16 de Dezembro de 2010:

Malta,
Foi na verdade um dia de emoções fortes.
Não mais entrara naquele quartel nem percorrera assim Bambadinca. Não me fora dado supor, nem ninguém me alertara para esta expectativa do direito a uma pensão militar, se nosso alfero nos vem cumprimentar certamente que nos traz a recompensa devida… o dia de amanhã terá igualmente o seu torvelinho de emoções, quando sair do Bairro Joli tenho o meu querido Mamadu Djao à espera, iremos ao porto de Bambadinca visitar o que dele resta.
Haverá mais surpresas à porta da casa do Fodé. Depois, iremos em excursão até Samba Juli, Lorde Torcato poderá estar atento com o que lhe será dado a conhecer. E depois Fá Mandinga, coutada do Jorge Cabral. Serei mal recebido, paciência, mas a missão será cumprida.

Um abraço do
Mário


Operação Tangomau (6)

Beja Santos

Bambadinca, recordações da casa dos mortos

1. O Tangomau dormiu mal, não lhe falta discernimento para as dores que se avizinham, hoje chegam soldados, há perguntas inevitáveis, as respostas serão facadas que chegam ao osso. Negociou com o patrão de costa, Fodé Dahaba, que o dia deve ser reservado à primeira imersão em Bambadinca, o lugar entre os lugares. Em dois anos que foram vividos ininterruptamente na região, aqui descobriu as delícias da amizade, aqui se reforçaram os cânones da solidariedade, Bambadinca alimentava os estômagos, as armas, os transportes e as comunicações, desde o Cuor até ao Xitoli, de Udunduma às bolanhas do Poindon.

Levantou-se cedo, depois do banho de caneco foi fazer leituras em frente a Bambadinca e às bolanhas de Ponta Nova e de Finete. Mesmo antes das 8 horas, chegam Calilo e Iaguba, ingerido o pequeno-almoço seguimos para o mercado, o dono da casa está sem viatura, impõe-se andar com a lista das compras à procura do possível e do impossível. O possível pode dar pelo nome de margarina, açúcar, batata inglesa, carne, farinha, ovos. O impossível anda à volta dos legumes. Entregues as compras, mentalizado para os encontros e as visitas, a Renault Express entre no Bambadincazinho e pára à porta do homem grande que já anda aos gritos, chegaram soldados milícias. Depois de suplicar pela enésima vez ao Fodé que o deixe de tratar por Dr. Mário, os visitantes lançam-se nos seus braços. Quem são eles? Madjo Baldé, o n.º 18, anuncia ter 64 anos e recorda que acompanhou todas as andanças da operação “Anda Cá”; Djiné Baldé, o 21, surpreende pela dignidade, pelo porte, pela doçura da voz; apresenta-se um tenente de uma Companhia Africana, Aladji Jamanca, vem por curiosidade, sabia da visita através do seu primo Fodé. O Tangomau pergunta por Sadibi Camara, Sila Sabali e Tomani Sanhá, há hesitações, ninguém sabe onde vive mas pelo menos a resposta foi de que estão vivos. Trazem cumprimentos da família de Mamadu Baldé, que foi comandante das milícias de Amedalai e da família de Cherno Baldé, que foi comandante do pelotão de Demba Taco. Os presentes anunciam que ainda hoje vai chegar Arafan Dembó, o Zé Finete, maqueiro na dita povoação. O Tangomau pergunta-lhes se têm notícias de Ieró Djaló, o soldado milícia de Missirá que deixou fugir o prisioneiro durante a operação “Anda Cá” e Madjo Baldé esclarece que ele já foi informado mas vive longe, para cima de Sonaco; o outro Ieró Djaló, o primeiro guarda-costas do Tangomau, também conhecido por Nova Lamego, está também informado desta viagem, irá telefonar ao Fodé, espera vir à festa. Calilo vai levar Aidja a um choro na Bantajã mandinga, quem vai acompanhar o Tangomau e seus camaradas é Iaguba. E começa a excursão de Bambadincazinho para as memórias do quartel de Bambadinca.

Disse-se em comentário a um anterior álbum fotográfico que ainda existe o porto do Xime. É totalmente falso. Os vestígios do porto do Xime são estas estacas, as canoas pertencem a pescadores e do outro lado temos a bolanha do Enxalé. Ninguém entende a fúria depredadora que leva à perda de infra-estruturas com o significado que tinha o porto do Xime. O Tangomau não acreditava no que estava a ver. Nem previa que o porto de Bambadinca se encontrava numa desolação parecida.


2. No mercado de Bambadincazinho dá-se uma ligeira guinada para a direita e fica-se em frente dos restos da porta de armas que dava para os itinerários do Xime, à direita, e Mansambo e Xitole, à esquerda. Até se fica com a ilusão que se está a entrar no quartel, o equipamento que se avista não está desfigurado. Os amargos de boca vão aparecer mais adiante. A capela aparece recuperada, ao lado funciona uma escola das irmãs missionárias, o Tangomau pede autorização para visitar o templo. Alguém vem abrir a porta, foi pena terem-se perdido as imagens do seu interior. O Tangomau rezou pelos seus mortos, memorizou as diferenças e sensibilizou-se com as semelhanças entre o passado e o presente. Quase em delírio, até viu a imagem do António Ribeiro Teixeira (o Teixeira das Transmissões) que lhe por amor de Deus que o libertasse da incumbência em ajudar a vestir o morto, estava enojado com aquela carne fria. O Tangomau rasgou como pôde as costas da camisa e compôs o falecido enquanto o Teixeira olhava para o lado, a fugir da assombração.

Saiu da capela, passou ao largo do quartel, verificou que a enfermaria era uma ruina, menos ruina estava a secção automóvel (pelo menos o edifício estava telhado) e desceu a rampa. Aqui a tensão nervosa sobrepôs-se, a rampa perdeu a compostura, é um declive escalavrado, com as gretas das águas impiedosas da época das chuvas. Aquela é a rampa da vida do Tangomau, desce-a e sobe-a perante o olhar atónito de Iaguba. Madjo Baldé sossega-o: Mário, sufre, Mário tem paciência. Mas o Tangomau não tem paciência nenhuma, está indignado com a descompostura daqueles lugares fundamentais da sua existência; e brada para os céus: “isto não se faz!”, “Bambadinca não merecia este tratamento”. A estrada encurtou, é um simples caminho pedonal, das crianças, dos pescadores e dos moradores do que resta de Bambadinca. Até ao porto, sucedem-se os escombros, os da Casa Gouveia, da Ultramarina, há mesmo armazéns abandonados em plena agonia. Lamentavelmente, perderam-se as imagens da conversa com a D. Rosa, uma das professoras de Bambadinca, que queria à viva-força ficar com um dos livros destinados à população de Missirá e Finete; perdeu-se a imagem da Mariama gorda, toda enfeitada, era a outra lavadeira do alferes Machado, ele dera esta incumbência ao Tangomau; como se perderam as imagens do interior da casa do Sr. Rendeiro, felizmente habitada por família numerosa. Do que resta desta artéria outrora buliçosa segue imagem esclarecedora.


Ninguém explicou satisfatoriamente ao Tangomau de quem era este armazém, ele até pensou tratar-se do estanco de José Maria Tavares. São estes vestígios espectrais, estas ruinas de povoação fantasma que falam da Bambadinca dos anos 60 e 70, que os militares conheceram.


3. A excursão encaminha-se para o porto, ou para o que dele resta. Antes, porém, é tal o peso da nostalgia, o Tangomau vai perguntando nas moranças vizinhas do Geba estreito onde está o resto da estrada que levava ao ponto de cambança. E fala no nome de Mufali, o canoeiro. Alguém indica o caminho, também ele reduzido a um vestígio. Em frente, também o que resta da estrada que atravessava a bolanha de Finete. Olhando à esquerda, vêem-se canoas. O Tangomau volta-se, às arrecuas, foge dali espavorido. E será por ali que amanhã começará o dia. Volta a subir a rampa, pára em frente da antiga casa do chefe de posto, hoje residência do representante político. Vá lá, está compostinha, não lhe subtraíram a dignidade. A mãe de água apodreceu.


O poilão é imponente, lança tentáculos até ao fim dos tempos, não haverá fúria da natureza capaz de o desalojar. Aquela instalação vem do tempo da guerra e a mãe de água, ou o que dela resta ergue um olhar ufano, do alto da sua desdita. O que mais impressionou o Tangomau é que este é um recanto muito próximo da Bambadinca onde ele viveu.


4. Ganhou-se coragem, é a vez de entrar no quartel. À porta, quem acolhe o grupo é o Tenente-Coronel Seco Mané, o Comandante Militar da Unidade. Surpreende-se com a visita, o Tangomau mostra-lhe os livros com as imagens do interior e do exterior. Entra-se no corredor do edifício dos oficiais, o Tangomau apresenta as versões daquele tempo: aqui vivia o tenente da secretaria, lá ao fundo os oficiais superiores… segue-se em cortejo para messe. Aqui é o desabar de emoções, choro compulsivo, era inimaginável encontrar tal transfiguração. Aqui, era o lugar dos lugares, o verdadeiro ponto de chegada ou de partida, não só para comer ou desabafar, não só para escrever aerogramas ou para ler o jornal de seis semanas antes.

Aqui era a vida de relação, o seu epicentro. Por isso, como um boneco de palha, o Tangomau caiu por terra, magoado com a insensibilidade dos homens. O Tenente-Coronel pede-lhe para não chorar, só que a indignação do Tangomau é mais forte, percorre os espaços, ocorrem-lhe imagens, sente cheiros, pressente vultos, parece ter entrado em transe. Vai recuperando lentamente, estaca na velha estrada onde se formava a longa coluna de abastecimento ao Xitole, recorda que havia uma outra porta de armas junto à rampa, mas esta desapareceu. Há ainda uma deambulação em torno do refeitório das praças, por detrás da antiga escola. Aqui o abalo demolidor foi menor, há instalações aproveitadas, no meio construíram o novo equipamento escolar. O Tangomau sente o peso das emoções, pede para voltar. No regresso, uma nova emoção forte: Sadjo Seidi, o bondoso e valoroso Sadjo Seidi, mesmo contido, acolhe-o de braços abertos. Veio de bicicleta dos confins do Xime, mal lhe chegou a notícia de que o Tangomau arribara.

Sadjo Seidi está à esquerda, Madjo Baldé no centro e Djiné Baldé à direita, Fodé está cortado. Solucei abraçado a Sadjo Seidi, foi um dos feridos da operação “Tigre Vadio”, aliás o único ferido do Pel Caç Nat 52. Ele ia na coluna da frente quando entrámos, com total surpresa, no interior do acampamento de Belel. No desespero, a sentinela disparou a sua bazuca, Sadjo guarda no peito as marcas de alguns estilhaços. Mas o mais importante é que Sadjo veio dizer publicamente que nunca esquecera a dívida que tinha com o Tangomau, contas afectivas antigas que não vem ao caso aqui contar. Vai ser um dos momentos mais consoladores de todos estes encontros.


5. O Tangomau cai em si, começa-se a fazer luz sobre um ritual até agora indecifrável. Na verdade, cada vez que chega alguém, retira cuidadosamente de um bolso do interior da camisa a sua documentação militar, umas vezes cuidadosamente resguardado com plástico, outras vezes um papel amarelecido e esquartejado pelo uso. Dado o caso de Fodé o ter chamado à parte, amanhã é o dia de Samba Juli e de Fá, ele propõe mesmo um dia de visita a Finete e Malandim, é, no decurso desta conversa que ele pergunta a Fodé porque é que lhe mostram invariavelmente a documentação militar. Sibilino, este adianta: “Eles já sabem que não tens os poderes do presidente da República, mas acreditam que tu vais resolver o problema da pensão de reforma, não lhes passa pela cabeça que não vieste para os ajudar, vê o que podes fazer”. O Tangomau disparata com Fodé, escrevera-lhe dando-lhe conta dos seus intentos, era impossível que Fodé pudesse invocar ignorância sobre a impossibilidade de prometer pensões ou de encontrar uma solução justa para estes militares que, em tantos casos, tinham combatido mais dez anos sob a égide da bandeira portuguesa.

Irado, o Tangomau procurou esclarecer os presentes do que o trouxera à Guiné. Fez questão de que Fodé passasse tudo para crioulo. Tudo foi ouvido em silêncio e depois ouviu-se o comentário resignado: faça-se a vontade de Deus. O dia caminha para o zénite, foram emoções a mais, o Tangomau ainda dá dois dedos de conversa a todos os presentes, pede para regressar a pé e só, até ao Bairro Joli. Tem assim mais uma oportunidade de disfrutar a descida da rampa, inflectir pela bolanha, pejada de lírios brancos, formam um tapete deslumbrante. Quando chega a casa, a bola de fogo do sol caminha para o acaso. É o instantâneo da hora mais procurada, pois a luz despede-se triunfal, como se dissesse: até amanhã, eu sou o segredo da vida, faça-se noite para amanhã se fazer dia. Há que meditar sobre tudo o que aconteceu, ganhar coragem para o dia que irá nascer.


Dentro de segundos, extinguir-se-á o dia. Este é o ocaso dos trópicos, o refulgente astro-rei lança a derradeira radiação solar. É a imagem perene que o Tangomau guarda das travessias da bolanha de Finete. A última luz a anunciar o manto da noite. E a prenunciar que amanhã há um novo dia, o eterno recomeço.

Fotos: © Mário Beja Santos (2010). Direitos reservados.
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 17 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7456: Notas de leitura (178): Breves Considerações Sobre Plâncton - Copépodes da Guiné, de Dr.ª Emerita Marques (Mário Beja Santos)

Vd. último poste da série de 15 de Dezembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7440: Operação Tangomau (Mário Beja Santos) (5): Do Bambadincazinho para Ponta Varela

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Guiné 63/74 - P7461: Tabanca Grande (254): António Rodrigues Pereira, ex-Fur Mil At Inf da 1ª CCAÇ do BCAÇ4612/74 (Cumeré, Jabadá e Brá,1974)

1. Mais um Camarada nosso se perfila na formatura virtual desta Tabanca Grande, o António Rodrigues Pereira (ex-Fur Mil At Inf da 1ª CCAÇ do BCAÇ4612/74, Cumeré, Jabadá e Brá - 1974), tendo-nos enviado um texto humorístico e algumas fotos da praxe.
Camaradas,
A convite do meu Amigo Magalhães Ribeiro, que como sabeis foi furriel miliciano na CCS do meu batalhão, aqui estou a responder ao desafio de me juntar a esta grande tertúlia de camaradas da Guiné.
Assim, cumprindo as regras do blogue, envio uma curta e divertida estória da minha estadia no confortável e airoso ressort de Jabadá e algumas das fotos do meu álbum de memórias.
Matar mosquitos a… tiro de G3
Quando chegamos ao Cumeré, fomos informados que estava estabelecido um cessar-fogo com o PAIGC e, que, devido a esse facto, estávamos proibidíssimos de dar qualquer tiro.
Um belo dia, finda a nossa comissão em Jabadá e aguardávamos o nosso regresso a Bissau, para o nosso embarque de regresso à Metrópole, mais ou menos pelas 21h00, ouviu-se um tiro para os lados da coberta da nossa companhia.
Nesse momento, estavam comigo em amena cavaqueira o Fur Mil OpEsp José Martins Olo e mais alguns camaradas, e, é claro, que desatamos de imediato a correr em direcção ao local de onde tinha surgido o som da detonação.
Uma vez lá chegados, deparamo-nos com alguns camaradas a beber e a rirem-se alarvemente, “encharcados” em álcool, de tal modo que nem o tradicional 4 conseguiam fazer.
Perguntamos o que tinha acontecido e logo um deles se prontificou, dizendo: “Há bidões de vinho aqui perto e nós encontramo-los!”
Eles e não só, pois, pelo menos, um terço da companhia também tinha encontrado e não esteve pelos ajustes.
É caso para dizer que foi tudo corrido à “mangueirada” (sim à letra), pois eles estavam a tirar o vinho dos bidões c/ uma mangueira.
Quanto ao tiro, o nosso camarada Santos, cuja alcunha era Leão (ver a origem no fim), acabou por confessar ter sido o autor do disparo, dizendo: - Eu estava a ser todo mordido pelos mosquitos e dei um tiro para eles fugirem.
P.S.: A alcunha de “Leão” com que foi baptizado o nosso camarada Santos, natural de Rio Maior, deveu-se ao facto que, na altura, ter constado na sua terra, por afirmações de diversas pessoas que tinham visto um animal a monte, parecido com um… leão.
Isto passou a história, e esta a notícia com direito a televisão e tudo, que mandou vários jornalistas entrevistar as testemunhas do acontecimento.
Um deles era o saudoso Fernando Peça.
Daí surgiu a ideia de alcunhar o nosso amigo e camarada Santos, carinhosamente, de “Leão”.

Aquartelamento de Jabadá
Aquartelamento de Jabadá > Edifício das transmissões, camarata do Comandante de Companhia, bar de sargentos e oficiais, cozinha e refeitório, e secretaria
Emfermaria, central eléctrica, bar dos praças e depósito de géneros

Depósito de água, padaria e cozinha
Willis carregado com o Alf Mil Araújo e uma cambada de furriéis milicianos da companhia Cumeré > Furriéis Martins, Olo e Eu
Um abraço para todos,
António Pereira
Fur Mil At Inf da 1ª CCAÇ do BCAÇ 4612/74

Emblemas de colecção: © Carlos Coutinho (2010). Todos os direitos reservados

Fotos: © António Pereira (2010). Todos os direitos reservados
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Nota de M.R.: