quinta-feira, 2 de março de 2017

Guiné 61/74 - P17099: Efemérides (247): Poema de Maria Amado dedicado a seu pai João Amado, Soldado Auxiliar de Cozinheiro da CCAÇ 3489/BCAÇ 3872), morto em combate faz hoje 45 anos (Maria Amado / Juvenal Amado)

 
 João Amado
Soldado Auxiliar de Cozinheiro, CCAÇ 3489/BCAÇ 3872
Morto em combate em 02 de Março de 1972 (*)


De Maria Amado
Para seu pai João Amado

Tenho tanta coisa para te dizer, 
tenho todas as coisas para te dizer. 
Tenho tanta coisa para te perguntar, 
tenho todas as coisas para te perguntar 

Sabes, sem ti, custa tanto, 
tudo custa mais sem ti. 

Custa acordar de manhã com a dor do vazio, 
custa olhar para a mesa sem pão, 
custa vestir a mesma roupa fria e rota, 
custa carregar o saco da escola,
fazer o caminho sozinha, entre os sorrisos dos outros 
que abafavam a minha tristeza, 
custa olhar para o recreio e vaguear a mente 
mil perguntas que me deixam invisível sem ti. 

Todos os dias da minha vida foram uma luta, 
cresci sem o teu sorriso e o teu carinho, 
esses não eram os únicos ausentes, 
nem carinhos, nem estrutura, nem referências, 
só houve dor e desconforto. 

Não houve sorrisos, 

O tempo passa e não passa nem atenua a tua ausência, 
a ausência de tudo em ti. 
Nunca houve um dia sem luta nem luto. 
Hoje fazes-me tanta falta. 
Hoje, ontem e amanhã, vão ser sempre dias e noites sem ti. 

Neste mundo sem cor, só tu me poderias dar paz. 
Tenho tanta coisa para te dizer, 
que as palavras não cabem nos sentimentos... 

Tenho tanta coisa para te perguntar.... 


Nota do editor:

Trabalho enviado pelo nosso camarada Juvenal Amado, ex-1.º Cabo Condutor Auto da CCS/BCAÇ 3872 (**)
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Notas do editor

(*) Vd. poste de  27 de julho de 2010 > Guiné 63/74 – P6798: O mundo é pequeno e a nossa Tabanca... é grande (24): Fátima Amado, filha do nosso camarada João Amado, encontra no nosso Blogue notícias sobre a morte de seu pai (Juvenal Amado / Carlos Vinhal)

(...) Caro Senhor,
As minhas mãos tremem à medida que avanço na leitura do seu relato, procuro há décadas alguém que me conte uma história de embalar, digo de embalar porque o meu coração não sossega.

O meu nome é Fátima Amado, filha de João Amado, o soldado que morreu...

Tenho por fim um relato desse dia malfadado que me roubou o meu querido pai, esse menino soldado... e embora não seja esta uma estória de embalar, 38 anos depois responde a algumas perguntas... morreu rápido, tão rápido como viveu, e eu hei-de honrá-lo e amá-lo para além do infinito.

Se alguém conheçeu o meu pai e por delicadeza queira partilhar comigo algum relato, deixo aqui o meu contacto de e-mail, mailro:fatima-amado@hotmail.com, fico-vos eternamente grata.

Fátima Amado (...)

Guiné 61/74 - P17098: Blogoterapia (285): Quando o sol escurece (António Eduardo Ferreira, ex-1.º Cabo Condutor Auto)



1. Mensagem do nosso camarada António Eduardo Ferreira (ex-1.º Cabo Condutor Auto Rodas da CART 3493/BART 3873, Mansambo, Fá Mandinga e Bissau, 1972/74) com data de 25 de Fevereiro de 2017:


Quando o sol escurece

O tempo passa depressa, e o que ontem era lindo hoje pode não ser…

A vida, por vezes, leva-nos para sítios onde nunca imaginamos que tal pudesse acontecer, mas acontece. Não raramente torna-se necessário fazer mudanças radicais no nosso comportamento para procurar um novo equilíbrio. Para tal, é preciso: primeiro, arrumar bem o passado e não lamentar nada do que fez.

Aquilo que poderia ter feito e não fez esqueça!
Procure para companhia alguém com pensamento positivo, tente não se deixar subjugar por vícios, pois, não raramente, são a causa maior de uma derrota que tantas vezes sem eles seria possível evitar ou minimizar.
Procure escutar pessoas que sabem daquilo que falam.
Evite pessoas que sabem tudo… e quando algo corre mal a culpa é sempre dos outros.
Escolha coisas que o ajudem, e essas por estranho que pareça, muitas vezes podem ser encontradas nas grandes dificuldades porque passou.
Se as ultrapassou também as que possa estar a viver agora podem ser ultrapassadas… não se dê nunca por vencido.
Lembre-se que depois de cair no fundo de um poço não se pode descer mais… mas voltar ao cimo pode ser possível!
Se assim não fizer, fica preso a um tempo, que no seu tempo, jamais voltará.

António Eduardo Ferreira
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Nota do editor

Último poste da série de 3 de dezembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16796: Blogoterapia (284): De Lisboa a Gaia para levar um abraço ao Zé Ferreira da Silva, autor das "Memórias Boas da Minha Guerra" (Juvenal Amado, ex-1.º Cabo Condutor Auto, CCS/BCAÇ 3772, Galomaro, 1971/74)

Guiné 61/74 - P17097: Brunhoso há 50 anos (12): As casas e as gentes (Francisco Baptista, ex-Alf Mil da CCAÇ 2616 e CART 2732)

Rua de Brunhoso


1. Em mensagem do dia 28 de Fevereiro de 2017, o nosso camarada Francisco Baptista (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2616/BCAÇ 2892 (Buba, 1970/71) e CART 2732 (Mansabá, 1971/72), enviou-nos mais um texto sobre Brunhoso, desta vez falando sobre as casas e as gentes.


Brunhoso há 50 anos

12 - As casas e as gentes

Em Brunhoso há ruas inteiras onde não vive ninguém, nem passa vivalma. Nas Fontainhas a maior parte das casas de todas as ruas estão vazias, sem vida, fechadas e somente guardam recordações de gente que partiu há décadas para fugir a uma vida de muito trabalho, sacrifícios e privações.
Nas outras zonas da aldeia, sobretudo as menos centrais, o panorama é idêntico, vêem-se casas simples e pequenas que nos primeiros anos da diáspora para terras de França, os chefes de família, quando o dinheiro lhes começou a sobrar para esses “excessos”, procuraram melhorar em comprimento ou altura para dar mais conforto às suas famílias numerosas. Depressa se deram conta de que essas soluções em espaço e conforto não eram o que procuravam.
Com o tempo e mais poder económico, passaram a construir ou comprar casas maiores na aldeia e também, por vezes, por influência dos filhos já mais crescidos, na vila ou nas grandes cidades. Dispersas pelo casario, igualmente desabitadas, ou com um ou dois habitantes nostálgicos ou resistentes ao vendaval dos tempos que tem dispersado as gentes para muitos destinos, vêem-se as casas dos lavradores “remediados”. No geral reconhecem-se por terem, no primeiro andar da frontaria, duas janelas e ao centro uma porta com sacada. Tal como a “casa grande” da D. Adelaide, que já retratei nestas crónicas, são casas construídas na mesma época, com um estilo mais moderno, embora mais modestas e menos espaçosas.

 Casa de lavrador remediado

Ainda existem algumas casas em ruínas, ao estilo antigo, com escaleiras (escadas em Trás-Os-Montes, tal como na Galiza) exteriores, de pedra, com varandas de madeira. Nas décadas de sessenta e setenta, quando todos abandonavam a aldeia à procura de melhores condições de vida, os lavradores fizeram um derradeiro esforço, que as condições sempre débeis duma agricultura de subsistência em decadência acelerada pela saída dos seus melhores trabalhadores, lhes permitiram, para garantirem aos filhos alguma instrução e a possibilidade de procurarem também fora da aldeia alguma hipótese de futuro. Foram enviados para seminários, onde o ensino era muito mais barato mas sendo os padres demasiado exigentes e os seminários claustrofóbicos, a maior parte deles pouco se demoravam por lá. Foram depois mandados para colégios o que obrigou os pais a um esforço financeiro acrescido.


Casas antigas com escaleiras e varanda

Os lavradores, para aguentar esse esforço pouco habitual no passado, venderam terras por bom preço aos emigrantes, desejosos por adquirir esses bens, quando já tinham amealhado muito dinheiro. Um mau investimento de que se irão dar conta brevemente, quando descobrem que o seu trabalho duro e mal pago era afinal a mais valia dessas terras e sem a força do seu trabalho não tinham rentabilidade. Tiveram porém um prazer enorme em serem proprietários de hortas, olivais e grandes terras de cultivo que tinham trabalhado tantos anos para outros e que passavam a ser deles e nessa transmissão de bens eles sentiram-se renascer e crescer em poder e auto-estima.

Hoje, mesmo que muitas dessas terras estejam incultas, como a maioria das da aldeia, são propriedades deles, a terra passou a estar mais dividida e quem viveu e cresceu no meio dela tem sempre a esperança que nalgum futuro dos seus descendentes ela volte a tornar-se produtiva e útil.

Os baldões da vida e da fortuna pelos caminhos do Mundo levaram-os a uma análise e compreensão dialéctica das relações económicas e sociais muito diferentes da que tinham quando estavam limitados ao pequeno mundo onde nasceram e foram criados, sem horizontes ou aspirações para além de um trabalho duro para garantir a sobrevivência. Passaram a ser proprietários de boas casas e de terras, deixaram de ser humildes e passaram a exigir a quota de dignidade a que todos os homens têm direito. Por sua vez os velhos lavradores, os que duramente trabalhavam as terras muitas vezes também pagando jeiras a trabalhadores sem terras, morrem após esse derradeiro esforço de garantir algum futuro aos filhos, depois de verem que a terra já não lho podia garantir. A morte deles antecede o abandono progressivo dos campos e a morte anunciada há décadas dessa agricultura tão antiga que com poucas variantes reproduzia a agricultura das antigas civilizações do Mediterrâneo, do tempo de Jesus Cristo, dos romanos, dos gregos, dos antigos egípcios e outros. Amaram essas hortas, esses campos de trigo e centeio, os olivais, os sobreirais, os lameiros e regadas (campos de pasto) com o mesmo amor com que amaram as suas mulheres, os filhos, os netos, os pais e os avós, porque eles, como Xamãs da terra-mãe, estiveram sempre ligados aos seus mistérios, à sua renovação, ao milagre das colheitas do trigo, do centeio, do azeite, do vinho, das batatas e do linho.

Havia uma relação profunda entre o respirar da Terra ao ritmo das estações do ano e a vida destes homens dificilmente traduzível em palavras, porque a Terra não se exprime por palavras e os lavradores sempre na sua companhia habituaram-se a ser parcos no seu uso. A relação primordial do homem, aquela que mais o humaniza é essa relação que estabelece com a natureza e com os seus elementos. Com a morte deles e com o fim dessa agricultura milenar, perderam-se milhares e milhares de páginas, nunca escritas, de sabedoria, sobre essa comunhão tão estreita entre os homens e a natureza. Isto poderia levar-nos a fazer considerações sobre a agricultura moderna, mecanizada, intensiva, híbrida, de laboratório, industrializada. Para não alongar demasiado esta crónica deixo isso à reflexão de cada um.

A casa grande que se retrata, reproduz uma casa de lavrador rico construída na primeira metade do século XIX. Desse século havia outras casas grandes, talvez cinco, propriedades dos lavradores ricos, que tinham anexas ou próximas as lojas do gado, os palheiros, as curraladas e por vezes as casas dos criados, quando não dormiam na loja dos animais. Essas casas grandes, de paredes de xisto cobertas com cal, com mais de um metro de largura, foram construídas num estilo incaracterístico, somente com a preocupação de serem espaçosas e sólidas. Duas dessas casas recordo-me que foram transformadas e em parte modernizadas para um estilo mais actual.


Casa de lavrador rico

Curralada de lavrador rico, de 1817

Outras duas foram demolidas por compradores que construíram casas novas nesse espaço. Quem as construiu e quem primeiro as habitou, é hoje uma incógnita pois a história não escrita da terra, aquela que se transmite pelo falar das gentes de geração em geração, diz-nos que todas as famílias de grandes proprietários de terras que dominaram a aldeia a maioria dos anos do século vinte eram originárias doutras povoações mais ou menos distantes.

 Casa antiga

Quando eu era criança ainda, conheci a família dos Pereiras, dois irmãos e uma irmã, mais velhos do que os meus pais, que não deixaram herdeiros, de quem se dizia que eram os descendentes da família mais rica de Brunhoso. Ao tempo eram lavradores modestos, muito discretos, educados e duma delicadeza extrema no trato com toda a gente. Dos antepassados deles se dizia que com uma lapada (o mesmo que pedrada) de um homem, se percorria toda a área agrícola da freguesia sempre a atingir uma propriedade deles.

Terá havido um padre Coelho, homem muito rico, dono da "Casa das Feiticeiras" que pelo seu estilo senhorial penso que terá sido construída pelos Távoras, e que a família dele terá adquirido quando essa família poderosa caiu em desgraça. Com a morte do padre nos finais do século XIX sem deixar herdeiros, os seus bens terão sido adquiridos (ou herdados?) pela família Neves Ferreira, originária da aldeia de Castelo Branco.

Fala-se também da família Brás, outros grandes proprietários, com raízes antigas na aldeia, que terão vendido à família Felgueiras e a outras famílias, sendo o mais conhecido, por ser o mais recente ainda com algum poder económico, que terá já morrido nas primeiras décadas do século vinte, o João Brás, que acabou por vender a quase totalidade dos bens que restavam da família. As causas que provocavam a ruína dessas família ricas, que levou a que tivessem que vender todos os bens a famílias provenientes doutras freguesias do concelho terão sido as seguintes: má administração, jogo, dificuldade em escoar os produtos agrícolas, envelhecimento ou indolência das novas gerações habituadas a viver sem trabalho e sacrifícios. A administração dessas casas agrícolas sabe-se que nem sempre era exemplar: no geral esses lavradores ricos não exerciam outra actividade agrícola a não ser supervisionar o trabalho dos outros, serviço de que por vezes encarregavam feitores. Os filhos e os outros descendentes também raramente sujavam as mãos no trabalho da terra. Tinham que sustentar os filhos e a restante família que no geral nada produzia, tinham que pagar e alimentar criados e criadas e ainda pagar a muitos trabalhadores que contratavam para as colheitas e outros serviços.

 Rua de Brunhoso

O escoamento dos produtos agrícolas nalguns anos era difícil e pouco rentável. O jogo de cartas a dinheiro, antes de Salazar tomar o poder era uma autentica praga disseminada entre os povos do interior, que destruía casas e fortunas. Salazar com leis drásticas e uma fiscalização muito rigorosa acabou com esse vício. O ditador, que sempre teve como um objectivo nacional que o país fosse auto-suficiente em produtos agrícolas através da criação dos Grémios e das Federações Agrícolas garantiu também o escoamento da maior parte dos produtos agrícolas com algum lucro, com bastante nalguns anos, para os lavradores.

O trabalho na lavoura a baixo custo, garantiu-o pela ausência de sindicatos, salário mínimo e segurança social. Aproveitou para tal o vazio laboral que tinha herdado da Monarquia e da Primeira República, reforçado com alguma vigilância discreta sobre possíveis tentativas de alteração da ordem vigente. Os grandes lavradores e até os médios conseguiram ter mais rentabilidade e estabilidade económica durante o Estado Novo enquanto os trabalhadores sem terra nada beneficiaram com essa política.

Francisco
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Nota do editor

Último poste da série de 12 de janeiro de 2017 > Guiné 61/74 - P16948: Brunhoso há 50 anos (11): Crasto, Fraga do Poio e Rio Sabor (Francisco Baptista, ex-Alf Mil da CCAÇ 2616 e CART 2732)

quarta-feira, 1 de março de 2017

Guiné 61/74 - P17096: Notícias (extravagantes) de uma Volta ao Mundo em 100 dias (António Graça de Abreu) - Parte II: De Marselha a Málaga, ao som da marselhesa e com um olho nas "malagueñas salerosas"....




Parte II (pp. 5 a 7)

Texto, fotos e legendas: © António Graça de Abreu (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuação da publicação das crónicas da "viagem à volta ao mundo" do nosso camarada António Graça de Abreu, escritor, poeta, sinólogo, ex-alf mil, CAOP 1 [Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74], membro sénior da nossa Tabanca Grande, e ativo colaborador do nosso blogue com mais de  175 referências.

Guiné 61/74 - P17095: Memórias boas da minha guerra (José Ferreira da Silva) (41): Dimensões guerreiras

Catió em festa, devido à cerimónia da entrega da Flâmula de Ouro à Cart 1689 
(Foto do Fur Mil Condeço da CCS do mesmo Bart 1913)


1. Em mensagem do dia 10 de Fevereiro de 2017, o nosso camarada José Ferreira da Silva (ex-Fur Mil Op Esp da CART 1689/BART 1913, , Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69), autor do Livro "Memórias Boas da Minha Guerra", enviou-nos mais uma das suas Memórias Boas da Guerra.


Memórias boas da minha guerra

41 - Dimensões guerreiras

Quando a minha CART 1689 se juntou ao seu BART 1913 em Catió, em finais de Julho de 1967, já tínhamos passado por variadas situações de combate. Digamos, até, que, por via disso, fomos recebidos no Batalhão com uma assinalável simpatia, envolta numa aura de admiração, tendo, para isso contribuído, também, a atribuição à Companhia da “Flâmula de Ouro do CTIG”, que foi recebida, solenemente, em Catió.


Inicialmente, tivemos um tempo de adaptação e de conhecimento da zona. Saíamos com um ou mais pelotões da Milícia comandada por João Bacar Djaló. À saída tínhamos que passar por Príame, povoação anexa a Catió, onde essa Milícia estava sediada. Numa das primeiras passagens tivemos logo a oportunidade de conhecer essa figura lendária, que, amigavelmente, se disponibilizou a conhecer-nos. Sabendo da sua fama de grande combatente, eu quis satisfazer a minha curiosidade:

Cap. João Bacar Djaló

- Comandante, quantas Operações já fez?
Ele olhou-me, puxou a camisa para cima, mostrando as marcas dos ferimentos; de seguida arregaçou as mangas, continuou a mostrar e respondeu:
- 218.
E acrescentou:
- 218 com porrada! Só conto as que deram porrada. Como vês, tenho o corpo todo marcado. Cheguei a ser pisado pelo Comandante Nino para confirmar de que eu estava morto, no meio de outros mortos, quando caímos numa emboscada, aqui perto de Camaiúpa. E eu a ouvi-lo dizer: - Está morto e bem morto!


Umas semanas mais tarde, tivemos uma série de Operações visando o apoio à desmatação da zona do cruzamento de Camaiúpa. Viemos a saber que se tinha em vista abrir todo o itinerário até junto ao rio, em frente e a caminho de Bedanda.
Um dia propuseram-nos ir mais longe. Aí, já a mobilização foi mais abrangente. Sei que a malta da CART 1687, sediada em Cufar, também lá estava. E, como sempre, lá seguiam na frente elementos da Milícia, comandada por João Bacar - o que nos dava uma agradável sensação de segurança. Fizemos a progressão nocturna, muita lenta e carregada de cautelas. Não era para menos, uma vez que estávamos a arriscar imenso, em zona extremamente perigosa, controlada pelo IN. A dada altura, sem informação que o justificasse, a pausa tornou-se bastante prolongada. A apreensão era enorme, embora o silêncio e a escuridão nos acalmassem. De repente, ouve-se um estrondo medonho. Parecia que deflagrara ali mesmo à nossa beira. E logo outro e outro, ainda mais perto. Ficámos atordoados e paralisados, sem saber o que fazer.
Todavia, não demorou muito a viragem de rumo. Viemos a saber que o João Bacar havia detectado uma emboscada do IN e que os estrondos eram dos Obus 14 de Cufar. O nosso Capitão, que era de Artilharia, forneceu as coordenadas e orientou a correcção dos disparos. Quando amanheceu, já estávamos perto de Camaiúpa. Dali até Catió sentimo-nos mais seguros e nada mais aconteceu.

Obus 14

Já próximo de Príame, vimos os miúdos, saltitando de alegria a virem ao encontro de seus pais, soldados milícias. Tal como os filhos dos meus vizinhos, quando os pais regressavam a casa, cansados do trabalho na agricultura, agarrando a enxada ou o gadanho do pai, para ajudar, estes penduravam a G3 do pai pela bandoleira, esticavam-se para se fazerem mais altos, mas as coronhas batiam no chão. Um pouco mais adiante viam-se as mulheres, à espera, enquanto murmuravam de satisfação ao verem que a família se mantinha intacta.

Chegados ao quartel, estranhámos o interesse das altas patentes e do pessoal da CCS, que nos esperavam ansiosos. Soubemos então que os estrondos dos obuses e as transmissões haviam alarmado toda a estrutura militar, incluindo as altas esferas de Bissau. O nosso Capitão ainda tentou suavizar a situação. Virando-se para o Comandante de Batalhão:
- Meu Coronel, não demos um único tiro e não ouvimos um único tiro do IN. Apenas pedimos o disparo dos obuses, porque o João Bacar garantiu que os turras estavam emboscados adiante, à nossa espera.

O Coronel, pousando a mão no ombro do Capitão, encaminhou-se para o seu gabinete, enquanto lhe murmurava:
- Está tudo em alvoroço. Todos acreditam que houve um grande combate e aguardam ansiosamente pelos resultados. Que havemos de fazer?

Já procurei saber mais pormenores desta Operação no livro/História da CART 1689. Porém, ao contrário das outras Operações, não consigo fazer a ligação correcta à minha memória. Acredito que o registo exista, mas, por certo, não correspondendo às circunstâncias que recordo.

JF Silva da Cart 1689
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Nota do editor

Último poste da série de 3 de fevereiro de 2017 > Guiné 61/74 - P17019: Memórias boas da minha guerra (José Ferreira da Silva) (40): 4 - O amigo Mohammed de Santa Maria da Feira

Guiné 61/74 - P17094: Notas de leitura (933): “Baía dos Tigres”, por Pedro Rosa Mendes, Publicações Dom Quixote, 1999 (4) (Mário Beja Santos)



Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 10 de Dezembro de 2015:

Queridos amigos,
Nesta gigantesca biblioteca da literatura de guerra há momentos muito compensadores quando pegamos em obras de qualidade irrefutável. É o prazer da descoberta, o ultrapassar pelos próprios meios este espesso território de nevoeiro em que andamos às apalpadelas a descobrir gemas literárias.
Foi consolador encontrar por puro acaso esta obra-prima de Pedro Rosa Mendes, uma peregrinação centrada no drama da guerra civil angolana. Penso que o autor fez bem em não nos relatar toda a sua viagem socorrendo-nos de um mapa, dá-nos a imagem de vários países da África Austral, por lá terá andado, mas é impossível que qualquer leitor português ou angolano não se tenha arrepiado com o que ele descreve acerca do Huambo ou do Cuíto, dos mutilados, dos que vivem vida dúplice, dos que perderam a esperança e até os ideais.
Por favor, logo que possam procurem ler "Baía dos Tigres" e depois conversamos mais a preceito.

Um abraço do
Mário


Baía dos Tigres, por Pedro Rosa Mendes: 
uma obra-prima na descida aos infernos (4)

Beja Santos

Neste livro prodigioso de nome “Baía dos Tigres”, das Publicações Dom Quixote, Pedro Rosa Mendes pega por vezes num protagonista que vai acompanhar uma narrativa dramática, onde não falta o horror e as situações delirantes. É o caso de Maria Alexandre Dáskalos que disse a um embaixador em Luanda acerca da guerra que ia voltar pior do que antes e que recebeu uma resposta vexatória:
“Estou aqui para lidar com negros. Os brancos de Angola são filhos de emigrantes miseráveis”. E o pior veio mesmo, em Huambo. Depois da ocupação da cidade pela UNITA, o MPLA regressou em Fevereiro de 1976, enviando a pior espécie de gente. Quando Maria Alexandra voltou a Luanda, alertou os militares e civis que iriam aparecer mais vítimas. “No quartel-general das FAPLA disseram-lhe que o Huambo era um caso perdido e que já tinham consciência disso há seis meses atrás. Não fizeram nada para salvar a vida dos seus militantes. No estado-maior das FAPLA ouviu também uma frase que lhe ficou para sempre: a revolução precisa de heróis. Foi a definitiva machada enquanto militante do MPLA”.

E há as descrições apocalíticas dos dramas vividos nas regiões transfronteiras. O viajante pretende atravessar de Kanyemba para o Zumbo. Vê o sol a desaparecer vermelhão na cordilheira do Zambeze. E chegaram ao Zumbo, onde não há comida, nem eletricidade, telefone, água ou estrada, ouve-se o resfolegar dos hipopótamos no rio. A descrição que se segue é inesquecível:
“Zimbabueanos, zambianos e moçambicanos sobem as escadas do terraço, como se subissem da água, e entram na casa da imigração para carimbar passaportes – bocados de papel amarrotados que inventam três países diferentes nesta corrente igualmente leitosa. Há uma fronteira tripla onde o Zambeze entra em Moçambique: Moçambique é aqui e do outro lado, o Zimbabué é do outro lado mas mais a montante, a Zâmbia é deste lado mas também a montante, com outro rio entre nós e ela, o Luangwa, afluente do Zambeze. Zumbo, Kanyamba e Feira (o posto zambiano) são uma encruzilhada do nada, pontos cortados dos respetivos centros. Pesca-se muito e o peixe circula em quantidade – come-se em Harare, Lusaca e até Lubumbashi. A água é, portanto, a única nacionalidade.
Os pescadores sobem as escadas dos escravos, as escadas onde estou há horas agrilhoado ao flutuar dos hipopótamos. O posto tem uma bandeira no mastro ao fundo do terraço e posso quase fingir, neste ponto alto, que é a Emigração é um barco de pavilhão FRELIMO a quem proibiram o rio”.

As histórias prosseguem, há crianças em permanente risco de vida, e há crianças que aprendem as regras mais elementares da sobrevivência, um exemplo:
“Os putos do Lobito Velho inventaram uma armadilha para apanhar gaivotas na baía. Espetam dois pauzinhos verticais na areia, à beira da água, de forma a aguentarem-se sozinhos, e atam um fio entre os pauzinhos. Deixam um laço bem largo, com uma ponta ligada a uma pedra. Colocam um isco entre os paus. As gaivotas apanham o isco entre voo, passando pelo meio dos paus e enfiando o bico no laço. O nó aperta-se com o próprio impulso do pássaro, asfixiando-o em poucos segundos. A pedra não deixa as gaivotas levantar voo. Os putos precipitam-se sobre as aves, partem-lhes uma asa e começam a depená-las ainda vivas”.

Isso tudo já é pungente, o mais horrível está por chegar, o massacre em Wiriyamu:
“Ao meio-dia, 13 horas, começou. A 6.ª Companhia de Comandos fez o assalto praticamente em simultâneo em Wiriyamu, Juwau, Chaola e Jimusse. O massacre foi em todos os sítios com um sistema igual. Eles faziam o seguinte: foi um sábado, as pessoas estavam a beber pombe, a conviver, havia portanto aglomerados nos sítios de bebida tradicional. Os Comandos pegavam, metiam as pessoas nas casas maiores e incendiavam-nas e elas morriam queimadas lá dentro. Algumas que tentavam fugir eles matavam a tiro e outras até à baioneta. Até às crianças, pegavam e atiravam-nas para cima das palhotas em fogo. No Jimusse foi onde morreu mais gente mas puseram o local do monumento aqui porque era melhor. No Jimusse juntaram as crianças e as mulheres num sítio e os homens noutro. Punham os homens em fila indiana e três militares armados mandavam-nos correr para ver quem acertava primeiro. Alguns conseguiram fugir aos ziguezagues e a correr. Houve mulheres e crianças que assistiram à morte dos pais e maridos, mesmo em frente deles. No fim, pegavam em granadas e atiravam para os aglomerados de mulheres e crianças”.

Todas as digressões têm imensos riscos, mas há pontos onde se deve esperar sempre uma tragédia, assim:
“De Benguela ao Lubango corre uma das estradas mais perigosas de Angola, das mais riscas em histórias de sangue: as perseguições, os combates, as emboscadas, as serras onde se perderam guarnições das FAPLA, campos das FALA, bases da SWAPO. A viagem é longa e penosa. Tem que ser feita em dois dias porque o piso está péssimo – só os 80 quilómetros finais, a partir de Cacula, demoram 4 horas. Normalmente não se viaja depois do sol-pôr. Em guerra, é um paraíso da guerrilha. Na bizarra paz angolana, é território para os bandos armados. Os camionistas de Benguela avançam para a Huíla armados e em comboio”.
É perto do fim de toda esta dolorosa narrativa que se fala na baía dos tigres:  
“Os cães na Baía dos Tigres eram apanhados da seguinte maneira: os colonos arranjavam uma gaiola muito grande e punham um angolano lá dentro, ou um gajo que aparecesse a querer ganhar dinheiro. Metiam o gajo numa jaula dentro da outra, depois de o fazerem correr um bocado para ele ficar a pingar suor. E ele ficava a ali. Os cães vinham de noite, Sentiam o cheiro do tipo. Mas ele já tinha um atilho na porta e quando os cães entravam ele puxava e os cães ficavam enjaulados. O homem passava lá a noite com o cão a babar-se de ladrar. Os colonos vendiam os cães. Cães bravos. Atacavam tudo o que viam”.

E findamos este horror de dramas com Domingos, a quem 14 anos em combate ensinaram que o pior da guerra são os heróis. “Domingos Pedro, 31 anos, angolano é refugiado em Mongu, capital da Zâmbia Ocidental. Estava no Rivungo (Cuando Cubango) quando o conflito recomeçou em 1992. Resolveu fugir, atravessando o rio Cuando. Salvou-se de morrer na guerra para viver na miséria. É natural do Bié. A família ficou para trás, como é também normal entre grande parte da população angolana afetada pela guerra – os parentes mais queridos desapareceram algures num pontão, ataque, emboscada, evacuação, num desadeus traumático. Uma espécie de morte sem a perfeição do luto que liberta os sobreviventes”. Em criança, Domingos já estava incorporado nas FAPLA, anos depois mudou para a UNITA. “Por duas razões de convicção: uma, foi capturado; duas, MPLA e UNITA há muito que deixaram de precisar de um ideal nos seus soldados – basta-lhes o sacrifício e as disciplina”.
E ficamos a saber como vive Domingos:
“Domingos atravessa o Cuando a salto, contratado por traficantes interessados em entrar-se em perigo e sair com diamantes. Sete anos de Luanda, sete anos de Jamba. Domingos tem uma lucidez privilegiada”.
A sua conclusão aproxima-se da tragédia desta empolgante literatura de viagens que é a Baía dos Tigres:
“Já não há mais nada a libertar. O quê? É negócio, no fim. Um é o petróleo, o outro é os diamantes e o mercúrio. O povo não recebe. Não tem parte. O povo morre. O Santos começou a divergir depois da morte do Neto. E o Savimbi diz-se que nunca teve governo mas um chefe deve tratar bem os empregados”.

Incontestavelmente, uma obra-prima que ultrapassa as dimensões de todos os dramas vividos na descolonização.
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Nota do editor

Último poste da série de 27 de Fevereiro de 2017 > Guiné 61/74 - P17088: Notas de leitura (932): “Baía dos Tigres”, por Pedro Rosa Mendes, Publicações Dom Quixote, 1999 (3) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P17093: Parabéns a você (1217): Vilma Kracun, esposa do nosso camarada da diáspora João Crisóstomo (Nova Iorque): Congratulations, happy birthday / Félicitations, joyeux anniversaire / Čestitke, vse najboljše

Vilma e João

1. Vilma (Kracun, de solteira) no dia do seu casamento com o nosso camarada João Crisóstomo, em Nova Iorque, em 21 de abril de 2013.  


Para ambos, é o segundo casamento. Vilma, de origem eslovena (, nascida na antiga Jugoslávia) vivia em França desde 1979. Profissão; enfermeira. O João, nascido em Portugal, Torres Vedras, vive em Nova Iorque desde 1975, exercendo a profissão de mordomo. Reformou-se há pouco tempo. Conheceu Vilma em Londres no início dos anos 70. O casamento, interreligioso, concelebrado com um rabino judeu e um padre católico, teve na altura o devido destaque na coluna social do New York Times e no LusoAmericano (*).

2. A Vilma, que é a simpatia em pessoa, faz hoje anos. O João Crisóstomo está felicíssimo com esta “prenda do céu” que lhe coube nesta fase da sua vida, agora menos ativa.

Ele tem uma grande ternura pela sua bela Vilma, que veio da Suíça dos Balcãs, a Eslovénia. Os amigos mais chegados dizem que eles foram feitos um para o outro. São um casal cativante, e cultivam, como  ninguém, a amizade... O João gosta de ir à Eslovénia tal como a Vilma gosta do nosso Portugal. Ela está a aprender português e depressa... Daqui a um mês eles cá estarão. 

O João é um dos organizadores do encontro do convívio do pessoal da CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67) bem como dos Pel Caç Nat 52 e 54 e ainda um Pel Mort 81 que com eles estiveram na Guiné, nos mesmos sítios (regulados do Enxalé e Cuor). 

O evento, já  anunciado por nós, vai realizar-se a 29 de abril de abril, nas Caldas da Rainha… Alguns dos camaradas já conhecem a Vilma.

O João tinha preparado, para hoje, dia de aniversário da "sua Vilma", "algo muito especial “ (...) "até o próprio Embaixador português nas Nações Unidas tinha aceitado o meu convite para aparecer”… mas teve de cancelar a festa por causa das agendas de outros convidados, e em especial de um dos filhos do João, do primeiro casamento.

3.  João e Vilma: todos os dias são bons para celebrar o milagre da vida e a alegria do amor. Mesmo à distância (mas ao alcance de um clique), aqui estamos nós, o pessoal da Tabanca Grande, com destaque para os camaradas e amigos do Oeste, para  mandar à Vilma a aquele xicoração (tem tradução em inglês ?), apertado e fraterno, que ela merece, que vocês merecem...

Como a gente gosta de dizer, em linguagem a tropa, boa continuação, para ti, Vilma, e para o teu João, da viagem pela “picada da vida fora”… O João, seguramente, vai-te ajudar a detetar e neutralizar as “minas e armadilhas” que nos vão pondo pelo caminho… Não só os nossos inimigos mas também alguns amigos da onça… Como diz o provérbio português, que “Deus me proteja dos meus inimigos, que dos meus amigos cuido eu”.

Parabéns, feliz aniversário / Congratulations, happy birthday /  Félicitations,  joyeux anniversaire / Čestitke, vse najboljše. (**)
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terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Guiné 61/74 - P17092: Convívios (780): Encontro do 50º aniversário do regresso da CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67) : Caldas da Rainha, 29 de abril de 2017... Missa de ação de graças, concelebrada pelo padre Vitor Melícias e pelo capelão da Escola de Sargentos do Exército (ESE)

1. Mensagem do nosso camarada e amigo João Crisóstomo:



[Foto à esquerda: João Crisóstomo, residente em Queens, Nova Iorque; ex-alf mil, CCAÇ 1439 , Enxalé, Porto Gole, Missirá, 1965/67; ativista de causas sociais; natural de A-dos-Cunhados, Torres Vedras; nosso grã-tabanqueiro]:

Data: 28 de fevereiro de 2017 às 12:46
Assunto: Encontro do 50º  aniversário do regresso da  CCAÇ 1439


Caro Luís Graça,

Aqui vai o que já tinha preparado para te enviar, quando a Helena [Carvalho] me mandou finalmente o "convite" onde também vem toda a informação. Mando os dois.

Abraço grande, João

PS - Amanhã, não te esqueças,  faz anos a "minha Vilma"!


 2. Convívio > Dia 29 de abril de 2017 > Caldas da Rainha > 50º aniversário do regresso da CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67)


Programa:

12.00— Missa  no Auditório da ESE - Escola de Sargentos do Exército ( Quartel das Caldas, antigo RI 5)

13.30—Almoço no restaurante "Lareira"

Rua da Lareira, Alto do Nobre,2500-593
Caldas da Rainha (tel: 262 823 432)


A Missa será celebrada pelo Sr. Padre Vitor Melícias [, conterrâneo e amigo pessoal de João Crisóstomo,] em concelebração com Sr. Padre Luis Morondo, capelão do quartel das Caldas. O comandante deste quartel, coronel Lino Gonçalves,  um gesto que muito agradecemos, facilita a entrada de viaturas para este evento e autorizou que o bar/café fique acessível para quem o quiser usar.
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Apesar de todos os anos se ter realizado um encontro desta companhia, esta é a primeira vez que este encontro é precedido por uma missa. Será no dizer dos organizadores uma missa de dupla intenção: de Acção de Graças mas também de sufrágio pelos que na Guiné deram a sua vida
e pelos que depois de voltar já faleceram.

Esta companhia é uma companhia de madeirenses, embora os "quadros" fossem na maioria "do Continente". Porém o oficial "mais velho", António Freitas, é madeirense e vem com alguns outros membros desta companhia para estar presente nesta data celebração. Os outros oficiais que já confirmaram a sua presença são o Alferes Francisco Viamonte Sousa, de Famalicão; Henrique Matos, de Faro [, foi o 1º comandante do Pel Caç Nat 52 (1966/68)],  e João Crisóstomo, que vem de Nova Iorque.

Presente também o dr. Francisco Pinho da Costa que,como médico do Batalhão a que esteve adido esta companhia, teve de voltar para Portugal depois de uma mina com emboscada em que foi vítima.

O comandante desta Companhia, capitão Amândio Pires,  faleceu já anos atrás, Fazia também parte desta companhia o já falecido bem conhecido ator [Luís] Zagallo de Matos, o "herói dos povos do Cuor e do Enxalé".

De salientar ainda a presença da Helena Carvalho, agora residente nas Caldas da Rainha, cuja antiga residência no Enxalé serviu de quartel para esta "companhia de madeirenses", durante a estadia desta na Guiné-Bissau.

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Nota do editor:

Último poste da série > 23 de fevereiro de 2017 > Guiné 61/74 - P17077: Convívios (779): Convívio do pessoal do BART 1913 (Guiné, 1967/69), a levar a efeito no próximo dia 27 de Maio de 2017, em Viana do Castelo (Fernando Cepa)

Guiné 61/74 - P17091: Militares mortos na 1.ª Guerra Mundial e Guerra do Ultramar do concelho de Torre de Moncorvo (Armando Gonçalves) - Parte VII: 30 mortos na guerra colonial: 15 em Angola, 8 em Moçambique, 6 na Guiné e 1 em Cabo Verde



Torre de Moncorvo: logo da câmara municipal (cortesia da página do município). 
O município erigiu, em 2013, um monumento aos combatentes da guerra do ultramar.


1. Última parte do trabalho de pesquisa do nosso amigo Armando Gonçalves, professor de História, do Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado, em Torre de Moncorvo, e que aceitou integrar a nossa Tabanca Grande, passando a ser o nº 733 (*)


Parte VII (pp. 29-38)














[Anexo a este trabalho, há 30 fichas biográficas dos camaradas de Torre de Moncorvo, mortos durante a guerra do Ultramar, 1961-1974, que não nos chegaram ainda às mãos. Gostaríamos de poder publicar, pelo menos, as fichas dos camaradas que morreram no TO da Guiné. Vamos aguardar a resposta do nosso amigo Armando Gonçalves]
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Guiné 61/74 - P17090: Parabéns a você (1216): José Rodrigues, ex-Fur Mil TRMS da CCAÇ 1419 (Guiné, 1965/67)

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Nota do editor

Último poste da série de 27 de Fevereiro de 2017 > Guiné 61/74 - P17087: Parabéns a você (1215): Luís Moreira, ex-Alf Mil Sapador do BART 2917 e BENG 447 (Guiné, 1970/71)