terça-feira, 7 de março de 2023

Guiné 61/74 – P24125: (Ex)citações (422): Os combatentes, Vietname e Portugal (Tony Borié, ex-1.º Cabo Op Cripto)


1. Mensagem do nosso camarada Tony Borié (ex-1.º Cabo Operador Cripto do CMD AGR 16, Mansoa, 1964/66), com data de 6 de Março de 2023, com um texto onde compara, tanto quanto é possível, a nossa participação na guerra da Guiné, enquanto combatentes, e os americanos na ainda mais sangrenta guerra do Vietname.


Os combatentes, Vietname e Portugal

O companheiro Valdemar Silva, num simpático comentário a um nosso escrito sobre o nome da Guiné, disse entre outras que “gostava de saber o que é que dizem os américas sobre os portugueses terem tido o "seu Vietname" durante mais de uma década nas suas colónias em África”.

É uma pergunta normal e que para muitos de nós antigos combatentes da guerra colonial Portuguesa em África até tem algum interesse em saber e…, é uma resposta que não é de um bilião de dólares. Porquê? Porque ignorando as peliculas de Hollywood e os livros publicados sobre a guerra do Vietname, talvez a maior parte desses combatentes não soubessem porque é que foram combater ao Vietname, porque é que se envolveram naquela maldita guerra e, talvez também não soubessem que existia um país na Europa chamado Portugal, que também andava envolvido numa guerra colonial em África.

Posto isto, e para explicar a nossa experiência na convivência com alguns desses combatentes, teremos que nos posicionar no tempo, na geografia, na dimensão dos continentes e no modelo e área de combate, ou seja, América/Ásia e Europa/África, nas partes e no sentimento da causa envolvida que, vejam lá companheiros, em alguns pontos era quase a mesma.

Por exemplo: Portugal, país Europeu mas colonialista, tinha colónias em África onde começaram a aparecer grupos armados nacionalistas africanos que iniciaram a luta pela libertação do seu território, motivados e auxiliados principalmente por um regime comunista modelado pela União Soviétia e pela China.

E…, a América, país que tinha sido colonizado e se libertou, não tinha colónias para defender na Ásia, no entanto a razão foi quase a mesma, que foi única e simplesmente colocar-se ao lado do Vietname do Sul, lutando contra o Vietname do Norte que pretendia unificar o país sob um regime comunista modelado também pela União Soviética e pela China.

Assim, quando o Congresso Americano aprovou a Resolução do Golfo de Tonkin, autorizando uma ação militar em resposta a um suposto ataque a navios da Marinha dos USA pelas forças norte-vietnamitas, os combatentes americanos desembarcaram em Saigon sem a menor ideia para o que iam nem quando e como regressariam a território americano de novo.

E…, eram quase todas pessoas que se tinham alistado nas forças armadas para terem um emprego e um futuro, porque não viam qualquer futuro nas aldeias e vilas do interior dos Estados de Montana, nas Dakotas do Norte e do Sul, no Wyoming e até em Arizona, Novo México ou no Nebraska. Ali, trabalhavam nas quintas, criando vacas e outros animais, onde o quarto de banho era uma cabana fora da casa onde habitavam, quase junto ao poço que tinha uma roldada que puxava uma corda com um balde amarrado na ponta, onde as galinhas andavam por ali à solta, ou então estavam envolvidos em pequenos negócios familiares, onde alguns nasciam e morriam sem nunca ver o oceano.

Por exemplo, o caso de um companheiro de trabalho oriundo de Ponce, uma região no sul da ilha de Porto Rico, que andava sempre revoltado dizendo mal do presidente Nixon, que o desmobilizou das forças armadas a seguir ao acordo de paz da guerra no Vietname, e agora, tinha de procurar trabalho, trabalhar e cumprir horários, quando o que ele queria era seguir a carreira militar, onde tinha tudo o queria para viver com algum conforto.

Tudo isto, sem se poder ignorar as aldeias e vilas dos estados do Mississippi, Alabama ou mesmo Louisiana, onde existem milhares de comunidades afro-americanas que sempre viram no alistamento nas forças armadas um meio de elevação perante a sociedade e, se tivessem a sorte de fazer um ou dois “tours” ao Vietname e regressassem vivos e não afectados psicológicamente, iriam usar as insígnas de combate no Vietname, que lhe dariam prestígio e a possibilidade de promoção mais rápida no ranking militar.

E também havia o fenómeno dos combatentes de origem hispânica, ou seja aqueles cujos pais viviam perto da fronteira sul ou aí tinham residência e trabalhavam por épocas nos USA, pelo menos na altura das plantações e depois na das colheitas, regressando à sua residência ao sul para lá da fronteira, onde viam uma grande oportunidade de os seus filhos se tornarem cidadãos americanos com todos os benefícios e deveres, depois de se alistarem nas forças armadas e cumprirem com mérito um ou dois “tours” no Vietname.

Adiante que se faz noite, como dizia a nossa saudosa avó…, depois, já decorria o ano de 1969 e os níveis de tropas dos EUA atingiam o pico de mais de 543.000, havendo até aquele momento mais de 33.000 americanos mortos, um total maior do que a Guerra da Coreia. Nesta altura começaram contactos secretos para negociações para a paz, no entanto, houve traições de ambos os lados e o conflito agravou-se. Entretanto, o New York Times dá a notícia dum bombardeio secreto do Camboja. A revista Life exibe fotos das quase duas centenas e meia de americanos mortos no Vietname durante a semana anterior, as fotos têm um impacto impressionante nos americanos em todo o país ao verem os rostos jovens e sorridentes dos mortos.

As manifestações de paz atraiem cerca de 250.000 pessoas em Washington para o maior protesto antiguerra da história dos Estados Unidos. Uma pesquisa de opinião indicam que 71% dos americanos querem a paz. Felizmente não nos atingiu a nós que aqui chegámos no início da década de setenta do século passado, mas tivémos que ir dar o nome e local de residência à sede local das forças armadas, para uma eventual convocação, no entanto, a primeira mobilização geral desde a Segunda Guerra Mundial aconteceu um ano antes da nossa chegada a este continente e é realizada na cidade de Nova York, onde cada dia do ano recebeu aleatoriamente um número de 1 a 365 e, aqueles com aniversários em dias que terminavam com um número baixo provavelmente iriam ser convocados.

No ano seguinte na Kent State University, em Ohio, guardas nacionais atiram e matam quatro manifestantes estudantis e ferem nove. Em resposta a estes assassinatos, mais de 400 faculdades e universidades em toda a América fecharam. Em Washington, cerca de 100.000 manifestantes cercam vários prédios do governo, incluindo a Casa Branca e monumentos históricos. Num impulso, o presidente Nixon sai da Casa Branca e faz uma visita surpresa tarde da noite ao Lincoln Memorial e conversa com jovens manifestantes, possivelmente dizendo-lhes que as conversações para a paz se reiniciaram.

Eram os protestos do povo americano que queriam a paz e…, podíamos continuar com a história do conflito que já é demais conhecido onde mais de 3 milhões de pessoas, incluindo 58.000 americanos, foram mortos e que durou mais de uma década, quando a guerra terminou em 30 de abril de 1975, quando Saigon, a capital da República do Vietname, caiu nas mãos do exército norte-vietnamita, marcando assim o fim do envolvimento americano.

Este é um muito breve resumo do envolvimento dos combatentes americanos na guerra do Vietname. E…, o envolvimento de nós combatentes na guerra colonial também todos sabemos e é demais conhecido, que era também a luta contra o comunismo, defesa da Bandeira, da Pátria Mãe, da honra, do dever de cidadão honrado e honesto, do marchar, marchar, heróis do mar nação valente e… ir prá guerra já e em força e…, matar o inimigo, porque Portugal era só um e não podia ser repartido.

E…, o regime de então não permitia manifestações de protesto. Era cumprir comer e calar, ou seja, dar o corpo às balas e morrer, porque se vivia num ambiente de desconfiança e medo, onde aquele acolá nos estava a espiar e ia avisar a polícia do estado que batia, torturava, matava ou mandava para o degrêdo do campo prisional do Tarrafal e…, onde tudo isto só terminou quando as próprias forças armadas se revoltaram, ocupando quase pacíficamente a “capital do Império”, acabando de vez com esse governo colonial que dava sinais de já não ter controle no país e de já não governar.

Agora sim, depois de todo este resumo que já vai longo e ocupa demasiado do precioso espaço deste blogue, falamos na resposta ao companheiro Valdemar Silva e à sua inofensiva pergunta.

Claro, falamos daquilo que connosco se passava, ou seja daquilo que sabemos, onde a verdade era simples e é mais ou menos esta quando explicávamos aos nossos companheiros combatentes na guerra do Vietname a maneira como fomos mobilizados, treinados à pressa e equipados com aquelas armas obsoletas, enviados no porão de um navio de carga, navegando rumo ao sul para desembarcar em África, onde se combatia.

Éramos jovens, com uma educação que vinha de pais para filhos à séculos, deixando na Europa a família, as namoradas, noivas e esposas, alguns com filhos, íamos frágeis, desmotivados e com uma alimentação muito fraca e desapropriada, não se podia ter uma higiene primária, não havia uma assistência médica responsável e respectivos medicamentos, passado uns meses o camuflado já estava roto em algumas partes e as botas gastas e…, se um companheiro tinha a infeliz sorte de ser ferido ou morto vitima de uma emboscada na lama perigosa dos pântanos e canais, onde a corrente da água e lama com a subida da maré era forte e sem a possibilidade de ser evacuado, por lá ficava, e eles…, ou ficavam sérios e pasmados ao ouvir-nos, ou então riam-se e alguns respondiam: “Fuck you…, deviam matar o vosso presidente, ele que fosse lutar para lá mais a família dele…, Shit”.

Cremos que não precisam que se traduzam as primeiras e última palavras. No entanto, estas eram algumas das palavras que os tais “américas” nos diziam, isto porque havia muita confiança entre nós, e claro, era uma conversa aberta, sem preconceitos, pois as passagens na guerra fazia parte das nossas conversas quase todos os dias, comparando pequenos casos do dia e às vezes olhávam-nos e diziam, “hó Guinéu…., mas eras tu?. Ainda estás vivo ou és um fantasma”. Éramos um pequeno grupo de três antigos combatentes e todos tínhamos o típico apelido entre nós. Chamavam-me o “Portuguese Guinea”, um afro-americano nascido e criado junto ao rio Mississippi, que sempre dizia que não tinha medo das cobras nem dos alligatores porque em pequeno os caçava e comia, cujo apelido era o “Mississippi” e o outro era um típico américa cowboy, cujo apelido era “Texas Boy”, oriundo de uma pequena povoação fronteiriça no Texas, que também falava um pouco espanhol e durante os muitos anos em que convivemos sempre usou roupa igual, ou seja as botas gastavam-se, comprava outras iguais, o mesmo com as t-shirts, calças ou camisa e chapéu e, além de companheiros de trabalho éramos colegas de universidade, pois juntos e à noite, frequentámos a mesma escola por anos.

Porque estes eram aqueles que queriam usufruir dos benefícios que o governo dava, como escola, assistência médica e constituindo família poder adquirir residência a preço do custo do material de construção sem juros, em novos bairros de casas construídas e mobiladas nas perferias das cidades e outras benfeitorias para ajuda aos antigos combatentes, porque felizmente nos USA, ainda se respeita os antigos combatentes.

No entanto, também havia os outros, aqueles que regressavam traumatizados, onde o declínio no moral e na disciplina com o uso de drogas se tornava por vezes desenfreado, experimentando maconha, ópio ou heroína, que eram fáceis de obter nas ruas de Saigon, e que chegados aos USA, não queriam mais trabalhos com responsabildade e iam para as estações de serviço encher os tanques de gasolina ou para porteiros de bares, casas de alterne ilegais ou qualquer outro trabalho mais simples e que lhes proporcionasse algum dinheiro.

Ainda antes de terminar queriamos explicar que a guerra do Vietname era um conflito armado em que o território local mudava de mãos com frequência e, que ao contrário do que as peliculas de Hollywood mostram, foram os brancos de classe baixa ou as minorias que travaram a maior parte dos combates.

Companheiros, perdoem o longo espaço que ocupei e um grande abraço ao companheiro Valdemar Silva por dar origem a este escrito que talvez nos irá ajudar melhor a compreender a diferença entre a guerra do Vietname e a colonial Portuguesa, onde a legenda “a Guiné Portuguesa era o Vietname de Portugal”, se fosse ao contrário não deixaria de fazer sentido…, até talvez mais sentido, pelo menos no sofrimento e na condição de desigualdade em combate, isso nós sabemos.

Tony Borie

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Notas do editor:

Vd. poste de 28 DE FEVEREIRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24108: (In)citações (232): "Olha o Guinéu português!!!" (Tony Borié, ex-1.º Cabo Op Cripto)

Último poste da série de 26 DE FEVEREIRO DE 2023 > Guiné 61/74 – P24101: (Ex)citações (421): Sim, estou velho! (José Saúde)

Guiné 61/74 - 24124: Memórias cruzadas: A base (logística) de Sinchã Djassi / Hermancono, na fronteira com o Senegal (contributos de Carlos Silva, Leopoldo Amado e A. Marques Lopes)


Guiné > Região do Oio > Carta de Jumbembem (1953) / Escala 1/50 mil >  Posição relativa de Jumbembem e do "corredor de Lamel" (que partindo da estrada Farim-Jumbembem, acompanhava o curso do rio Lamel, afluente do rio Jumbembem, passando por Fantambã e Farincó até à fronteira)... Já em território senegalês havia a base (logística) de  Sintchã Djassi (assim chamada talvez em homenagem a Abel Djassi, nome de guerra de Amílcar Cabral ?!...) ou Hermancono  (também grafada como Hermacono ou até Hermangono). Na fronteira com o Senegal, estão sinalizados os números dos marcos, de 105 a 112. Era por aqui que se localizava a base.

Infogravuras: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2023)


Excerto de manuscrito do Carlos Silva, ex-fur mil Carlos Silva, ex-Fur Mil Arm Pes Inf, CCAÇ 2548/BCAÇ 2879 (Jumbembem, 1969/71). (Trata-se de um livro, inédito, sobre a sua experiência de vida na Guiné, aonde, de resto, foi por diversas vezes, a seguir à independência, em trabalho e em turismo de saudade). O nosso camarada é advogado de profissão; tem um valioso espólio documental (fotográfico e literário sobre a Guiné); é um histórico da nossa Tabanca Grande, para a qual entrou em 20/7/2007.

O manuscrito do IN, encontrado no corredorde  Lamel, em 3/3/1970, vem reproduzido também na História da Unidade, BCAÇ 2879 (Farim, 1969/71), Cap II, pág. 20. Escrito em muito mau português, diz o seguinte (revisão / fixação de texto: LG):

Hermancono, 3-3-70

Oficiais, soldados e fantoches do exército colonial, estão a fazer muito ronco na estrada. Devem saber, e preparem-se,   [a base de] Canjambari já recebeu novo dirigente militar para vos 'tirar no abuso'.   Já estão muito atrevidos no caminho tanto de Bricama como de Sulucó. Temos que vos mostrar qual é o vosso lugar.

Ao nosso primeiro encontro todo o vosso comando tem de vir.

Assinado: FARP. Aviso ao Exército Colonial.




Excertos da História da Unidade - BCAÇ 2879 (Farim, 1969/71), HU-Cap II -Pág. 20: 

(i) No dia 14 de março de 1970, pelas 8h30, forças da CCAÇ 2548 (Jumbembem, 1969/71) detetaram um acampamento IN a Oeste do marco fronteiriço nº 107. Lançado um golpe de mão, foram feridos 2 elementos IN, e capturado 1 LGFog e 2 granadas de RPG 2, entre outro material. O IN reagiu com armas automáticas e morteiro ligeiro, batendo a área do acampamento a partir da Repúbica do Senegal.

(ii) No dia seguinte, 15, forças da milícia de Cuntima, comandadas pelo cmdt da CCAÇ 2549, executaram uma patrulha de reconhecimento ao longo da fronteira até ao marco nº 105. Detetaram dois elementos IN, que perseguiram.

(iii) A 20 do mês, às 13h30, e durante a interdição do corredor de Lamel, forças da CCAÇ 2548 (Jumbembem) detetaram e perseguiram um grupo IN estimado em 80 elementos. que se deslocavam de Sul para Norte, a 400 metros da sudoeste da ponte. O IN não reagiu ao fogo das NT, e retirou para Norte. De Jumbembem form feitos 13 tiros de obus para a zona de retirada do IN. E, a seguir, a FAP, chamada a intervir, fez um ataque ao solo entre o rio Lamel e Fantambã. Feita uma  batida imediata, foram encontradas 10 granadas de RPG 2, entre outro material.

Infografias: Carlos Silva  / Blogue Luís Graça & Canaradas da Guiné (2023) 


1. O Carlos Silva teve a gentileza, no domingo passado, de me mandar cópia dos dois documentos que acima reproduzimos. Afinal, ele lembrava-se desta base (ou barraca), ou pelo menos do seu nome,Hermancono ou Hermacono. Ficaria no limite do subsetor de Jumbembem, mas já em território senegalês. Nos mails que trocámos, ele esclareceu:

(...) Luís, este nome   [Hermancono]  ficou-me na orelha, Consultei o meu livro e  História do Bat Caç 2879 e cá está ele.

Como referi participei na operação que fizemos à zona, mas não encontramos qualquer vestigio. Segue o panfleto que apanhamos em Lamel. (...)

(...) Eu andei por lá em fins de 1969, Mas quando fizemos a operação, não ouvi falar na base de Hermancono. Não está muito longe de Cumbamori. No meu livro dos Roncos de Farim  eu falo na 1° operação a Cumbamori em dezembro de 1967. (...)

(...) Durante toda a comissão nunca ouvi falar em tal base, apesar de ter ido lá. (...)

(...) As fotos do poste P24110 são de 1973, de certo os gajos deambulavam entre Cumbamori e Hermancono, esta designação não é guineense. (...)

Ao telefone, disse-me que já tinha andado  naquela estrada Ziguinchor-Dacar, duas vezes, quando foi à Guiné. Numa delas entrou por Cuntima, se não erro.

2. Pesquisando no nosso blogue, descobri que o toponónimo, Hermancono (*),  já sido citado mais do que uma vez: pelo historiador guineense, e nosso amigo, Leopoldo Amado (1960-2019), e pelo A. Marques Lopes, que reproduz   o Subintrep nº 32, de junho de 1971. Aqui vão alguns excertos:

(i) Leopoldo Amado, poste P 1566 (**)

(...) Com efeito, Cabral procurou a partir de 1971, estabelecer estruturas sociais de partido-Estado em Tigili/Iador/Sara/Zona Oeste (Biambi), Catió e Quintafine, enquanto que, por outro, se preocupava com as ameaças às áreas libertadas, traduzindo-se tal situação na polarização da sua actividade em torno da estrada Mansabá-Farim, na sua reacção ao reordenamento de Bissássema e na intenção de instalar forças no Unal, visando libertar corredores de infiltração que favorecessem os ataques aos centros urbanos. 

Assim, o PAIGC inicia, a partir desta altura, as acções contra Bissau e Bafatá, há muito anunciadas, num momento em que procede à desconcentração das unidades dos CE 199/A e 199/B, que se haviam deslocado para as áreas de Sano e Cumbamori (Senegal), dando por findo o esforço realizado na área de Barro-Bigene-Guidaje.

Nesta desconcentração, o CE 199/A regressou à área de Campada, enquanto o 199/B foi ocupar e reactivar a base de Hermancono, que voltou a constituir área fulcral na fronteira norte, praticamente abandona­da desde Fevereiro de 1971, aquando da sua transferência para Canjeno. 

Como consequência desta nova ocupação de Sinchã-Djassi, aumentou de forma considerável o trânsito pelo “corredor” do Lamel, que passou a ser o mais usado, seguindo-se-lhe, em menor grau de utilização, o de Canja. (...) (**)

(ii) A. Marques Lopes, poste P3258 (Subintrep nº 32, junho de 1971 - Itinerários de abastecimento do PAICG) (***)

(...) 

- Para a Frente de Morés/Nhacra

Para o Sector do Morés são utilizados os “corredores” de Lamel e Sitató, podendo também com menos frequência utilizar o de Sambuiá, segundo os itinerárioa que se referem:

“Corredor” de Lamel

Morés – estrada Mansabá/Farim sensivelmente em direcção a Biribão – Biribão – cambança do rio Canjambari nas proximidades da tabanca de Béssia – Bricama – cambança do rio Jumbembem – cambança do rio Lamel – estrada Jumbembem/Farim – Fambantã, seguindo depois um carreiro até um local nas proximidades da fronteira onde a coluna aguarda a chegada do material. 

Este vem da arrecadação existente na base de Sinchã Djassi e é transportado até ao referido local em viaturas, sendo ali entregue às colunas que o esperam. 

O regresso é feito pelo itinerário inverso, tendo o percurso (ida e volta) uma duração de cerca de seis dias. Os locais de pernoita pensa-se que serão em Biribão  [a sudeste do Olossato] e Fambantã.

O IN utiliza para movimentar as suas viaturas de reabastecimento às bases desta Frente a chamada “Estrada Grande”, isto é, a estrada que, a partir de Koundara, segue por Linnkiring – Velingará – Dabo – Kolda – Bantankoutou – Sonco – Sare Tening – Tanaf – Ierã – Samine – Ziguinchor. É pois a partir deste itinerário principal que saem ramificações que conduzem às diferentes bases. Assim,

- Para Faquina: Kolda – Bantankoutou – Sonco – Lenquerim – Faquina

As viaturas vão apenas até Bantankoutou. Os reabastecimentos a partir daqui são transportados por carregadores que em Lenquerim cambam a bolanha de canoa para passarem à base de Faquina.

- Para Sinchã Djassi (Hermancono): Kolda – Sare Tening – Hermacono

- Para a base de Cumbamori: 
Kolda – Tanaf – Ierã – Mankolecunda – Cumbamori

- Para Dungal: 
Kolda – Tanaf – Dungal

- Para Sano: Kolda – Samine – Sano

- Para Sikoum Bafatá: Kolda – Tanaf – Samine – Goudomp – Sekoum

O material e víveres vindos da República da. Guiné (Koundara) passa, como vimos,  em Dinnkiring e Kolda, locais onde é feito pelas autoridades da República do Senegal controle das viaturas e material transportado; a partir de Kolda o material é usualmente acompanhado por pessoal do Exército Senegalês, embora em escolta à distância.

No terminal da “Estrada Grande” encontra-se Zinguinchor, sede do comando da Inter-Região Norte, mas que no quadro da logística do PAIGC não parece desempanhar papel relevante dado que, segundo os elementos disponiveis, apenas apoiará os grupos sediados em M’Pack e Kassou.

O reabastecimento das Frentes do interior da Inter-Região Norte é feito por colunas de carregadores através dos “corredores” tradicionais de infiltração e suas variantes, sendo sempre feitos em movimentos vindos do interior, razão pela qual se descrevem estes “corredores” no sentido inverso àquele em que, até aqui, se tem descrito p fluxo dos reabastecimentos.

Estão detectados os seguintes:
  • “Corredor” de Sitató, com início em Faquina
  • “Corredor” de Sambuiá, com início em Cumbamori
  • “Corredor” de Lamel, com início em Sinchã Djassi [ / Hermancono]
  • “Corredor” de Sano, com início em Sano [pelo lado Este, entre Barro e Bigene - A.Marques Lopes]
  • “Corredor” de Canja, com início em Pirgui [pelo lado Oeste, entre Barro e Sedengal - A. Marques Lopes]
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Notas do editor:

(*) Vd.  poste de 1 de março de  2023 > Guiné 61/74 - P24110: Memórias cruzadas: onde ficava a base (logística e operacional), do PAIGC, de Hermacono? Segundo informação recolhida por Cherno Baldé, junto de um antigo guerrilheiro, ficava na linha de fronteira com o Senegal, no vértice de um triângulo que tinha como base as tabancas (abandonadas) de Farincó e Fambantã, a oeste da estrada Farim-Jumbembem

(...) Comentários de Carlos Silva:

Conheci bem o nosso Sector de Farim e principalmente o nosso subsector de Jumbembem onde estivemos de 2/01/1970 a 16/6/1971.

Quando estivemos em Farim chegámos a fazer uma operação ao Dungal que fica na fronteira na qual eu não participei.

Fomos a Lambã duas  vezes, onde se dizia haver por lá uma base, andamos para diabo e nada.

Estivemos destacados no K3 / Saliqunhedim, e fizemos operações para esse lado para a bem conhecida Fátima onde tivemos contacto com IN e todas as Companhias por lá andaram.

Picagens para Lamel ponto de encontro de Farim/Jumbembem. Patrulhas e operações nessa área até ao rio Jumbembem/Farim/Cacheu.

Em Novembro de 1969, estava o meu 4º Pelotão destacado no K3 e a minha CCaç 2548 foi fazer nomadização para a fronteira norte Sitató/Cuntima onde tivemos o 1º morto a 28 de Novembro.

Palmilhamos todo o subsector de Farim enquanto ali permanecemos. A partir de Janeiro/69 até ao nosso regresso palmilhamos todo o nosso subsctor de Jumbembem que ia da picada Farim - Jumbembem - Cuntima até ao Senegal.

Fui diversas vezes emboscar para Farincó Mandiga, Fanbamtã,  Sare Soriã que fica a oeste de Jumbembem.

Muitas vezes para Sare Mancamã, Saman que fica a norte e fomos fazer operações para a fronteira para os Marcos 109 e 110,  Sare Sofi,  onde tivemos contactos com IN, bem como
fomos lá 2 ou 3 vezes buscar população.

Palmilhamos em picagens, patrulhas Jumbembem/Lamel; Jumbembem/Sare Tenem / Canjambari; Jumbembem/Norobanta, e em todos estes percursos levantámos muitas minas e tivémos azar com 2 camaradas, um ficou sem o pé no percurso Jumbembem/Sare Tenem / Canjambari e outro já a chegar ao termo da picagem Jumbembem/Norobanta.

Das operações à fronteira aos marcos, saímos de Jumbembem via Sare Mancamã, Samã e regressávamos via Galgega e apanhávamos as viaturas em Norabanta de regreeso a Jumbembem.

Tivémos contactos Fanbamtâ e Sare Soriâ bem como ao longo das picadas, principalmente Jumbembem/Lamel.

Nunca ouvi falar em Hermacono / Hermangono, mas perguntei aos meus amigos de Jumbembem que me disseram que existe no Senegal próximo da fronteira uma tabanca com esse nome, que não aparece nos mapas.

Como disse fomos a Lambã duas  vezes e não ouvi falar dessa tabanca. Para mim, Lambã ficou-me na memória porque da 2ª vez que lá fomos o meu camarada Furriel Enfermeiro já falecido, quando da retirada perdeu a pistola na bolanha e andamos a pisar o terreno até encontrá-la. (...)

(...) Cumbamori fica a uma dúzia de quilómetros a noroeste de Guidaje. Sambuiá (corredor de Sambuiá) fica a oeste de Bigene e a sul de Talicó, na picada de Farim - Bigene - Barro - Ingoré. Já fiz esta picada 2 vezes em férias, a primeira em 1997 ainda não havia a ponte de S Vicente,  e a 2ª vez já atravessei a ponte. (...)

(...) No nosso Sector de Farim enfrentávamos os Corredores de Lamel e Sitató. Em Lamel no meu tempo ficava lá emboscado e patrulhava a zona diariamente e alternadamente um pelotão de Farim; Nema ou Jumbembem.

Colunas e picagens desde 1970 até regressarmos, fazia-se colunas diárias para abastecimentos alimentares, transporte de cibes e materiais para a construção das tabancas.

De Jumbembem saíam 3 pelotões para picagens para sul, Lamel/Farim; para norte Norobanta/Cuntima e para este Sare Tenem / Canjambari.

Para além desta actividade das picagens, patrulhas, operações etc, ainda tivemos a tarefa de construir um aldeamento completo, demolição das tabancas velhas e construção de tabancas novas. (...)

segunda-feira, 6 de março de 2023

Guiné 61/74 - P24123: Notas de leitura (1561): Curiosidades guineenses no fundo do baú (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 29 de Junho de 2020:

Queridos amigos,
Pediram-me para andar a esgravatar na biblioteca de um grande amigo recentemente falecido e lá encontrei reportagens que desconhecia, bem como uma publicação do FAOJ dedicada a Amílcar Cabral, também inteiramente desconhecida para mim, aqui fica o seu registo. Descobri igualmente um livro de Francisco Valoura, já aqui referenciado, bem como "Guinéus", de Alexandre Barbosa, que estou a reler com satisfação, o que se volta a ler, quando é impressivo e vivificante, traz aspetos novos, dar-vos-ei conta desta saborosa agenda de recordações da literatura colonial guineense.

Um abraço do
Mário



Curiosidades guineenses no fundo do baú

Mário Beja Santos

Tendo falecido um dos meus mais queridos amigos, os filhos pediram-me que os ajudasse a verificar as existências entre os seus milhares de livros, pastas com documentos, inumeráveis dossiês de recortes, pilhas de revistas, coletâneas de documentos pessoais que se prendiam com os seus vastíssimos interesses que iam da genealogia e heráldica ao movimento surrealista português, e que sugerisse os mais apropriados destinos. Dessa safra dou conta de algumas curiosidades guineenses que podem merecer a vossa atenção.
Primeiro, um número da "Flama" de junho de 1974, o artigo intitulado “Guiné-Bissau à procura do cessar-fogo e da paz”, assinado pelo jornalista Fernando Cascais. O autor dá conta das conversações iniciadas em Londres, em 25 de maio, e aproveita o momento para fazer uma síntese da história da luta armada e do papel do PAIGC. O regresso à democracia suscitara o empenho das maiores instâncias internacionais em obter-se a paz e abrir-se as portas à independência das antigas colónias. Um dirigente do PAIGC relatava mesmo que fazia todo o sentido as negociações, começar-se por um firme cessar-fogo e abrir conversações para as exigências do PAIGC, designadamente: - o reconhecimento da República da Guiné-Bissau e do direito do nosso povo, nas ilhas de Cabo Verde, à autodeterminação e à independência; - o reconhecimento desse direito aos povos das outras colónias portuguesas.

O histórico da luta da libertação da Guiné inclui a declaração unilateral de independência, o assassinato de Amílcar Cabral não podia deixar de ser mencionado, nesta fase ainda se batia muito a tecla de que entre os conspiradores havia guineenses que eram agentes da PIDE. O artigo termina com longuíssimas citações da mensagem para o ano de 1973 de Amílcar Cabral.
Da revista "Notícia", publicada em Luanda e Lisboa, número de 24 de maio de 1969, dá-se à estampa uma reportagem intitulada "O Paraíso Perdido", assinam António Gonçalves e Joaquim Cabral. O fascínio da viagem começa nos Bijagós, cantam-se as belezas naturais e o seu espantoso folclore. Os jornalistas vão assistir às danças Bijagós, e escreve-se:
“A luta é muito semelhante à greco-romana. A finalidade é derrubar o adversário. Apenas isso. Sem ser necessário o assentamento de espáduas. É preciso conjugar equilíbrio com agilidade e força. As pernas bem abertas, os corpos fletidos em frente. Com as mãos, os lutadores tentam agarrar uma das pernas do adversário ou rodear-lhe as costas para as forçarem a dobrar-se e tombar. Esta técnica é mais evidente nos Balantas, como iremos ver mais tarde. Mas tanto nos Papéis como nos Balantas o sentido desportivo é perfeito. Ao ser derrubado um dos contendores, a luta termina. Sem um gesto de enfado, sem a mais simples exteriorização de jactância. Não há humilhação nem glória.
Estávamos em Nhacra porque íamos almoçar em casa de Carlota e porque o administrador de Mansoa nos prometera uma batucada de Balantas. A tantã propaga-se e, aos poucos, timidamente, vai surgindo gente. Não resistem à curiosidade, a chamada atrai-os. Trazem consigo as suas latas, adornos estranhos e barulhentos. Fixam-nos às pernas e aos braços. Começam uma dança que se desenvolve em círculos. Aumenta o número das raparigas e das mulheres com os filhos às costas. A dança ganha aspeto alucinante. Cada um que chega é mais ágil. O barulho é ensurdecedor. Os guizos e a as latas contrastam com o som cavo dos tambores. O ritmo da dança é articulado, com paragens súbitas. Todos se libertam da presença estranha que os admira. Entregam-se ao frenesim dos saltos”
.

Os repórteres não deixam de comentar a diversidade étnica, porventura mal-informados falam em 14. Referem o fanado e os deuses Nalus. E regressam a Luanda.

Em 1976, o FAOJ – Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis, do Ministério da Educação, na coleção Juventude e Cultura, N.º 8, é dedicada uma coletânea de intervenções a Amílcar Cabral. Abre a publicação com o papel da cultura na luta pela independência, transcreve-se um texto:
“A cultura é o próprio fundamento do movimento de libertação e que apenas podem mobilizar-se, organizar-se e lutar as sociedades que preservam a sua cultura. Esta, quaisquer que sejam as caraterísticas ideológicas ou idealísticas da sua expressão, é o elemento essencial do processo histórico. É nela que reside a capacidade de elaborar ou de fecundar os elementos que asseguram a continuidade da História e determinam, ao mesmo tempo, as possibilidades do progresso ou de regressão de uma sociedade (…) Tanto os dirigentes do movimento, na maioria originários dos centros urbanos (pequena burguesia e trabalhadores assalariados), como as massas populares (cuja esmagadora maioria é constituída por camponeses) melhoram o seu nível cultural: adquirem um maior conhecimento das realidades do país, libertam-se dos complexos e dos preconceitos de classe, ultrapassam os limites do seu universo, destroem as barreiras étnicas, consolidam a sua consciência política, integram-se mais profundamente no seu país e no mundo. Qualquer que seja a sua forma, sabe-se que a luta exige a mobilização e a organização de uma maioria importante da população, a unidade política e moral das diversas categorias sociais, a liquidação progressiva dos vestígios da mentalidade tribal e cabal, a recusa das regras e dos tabús sociais e religiosos incompatíveis com o caráter racional e nacional do movimento libertador”.

A coletânea prossegue com o texto escrito de Amílcar Cabral apresentado numa reunião da UNESCO, em julho de 1972, e não deixa de observar um aspeto da mentalidade dos colonizados que o preocupava e que, como é bem sabido, acabou por triunfar quando o PAIGC perdeu qualquer forma de coesão ideológica:
“No decorrer de pelo menos duas ou três gerações de colonizados, forma-se uma camada social composta de funcionários de Estado, empregados em diversos ramos da Economia (sobretudo no comércio), profissionais liberais e alguns proprietários urbanos e agrícolas. Esta pequena burguesia autóctone, forjada pela dominação estrangeira e indispensável ao sistema de espoliação colonial, ocupa uma faixa social titulada entre as massas trabalhadoras do campo e dos centros urbanos e a minoria de representantes locais da classe dominante estrangeira.
Embora podendo manter relações mais ou menos intensas com as massas populares ou com os chefes tradicionais, essa pequena burguesia aspira em geral a um tipo de vida semelhante, se não idêntico, ao da maioria estrangeira. Isso resulta que, enquanto restringe os seus laços com as massas, tenta integrar-se nessa minoria, muitas vezes em detrimento de laços familiares ou étnicos, e sempre a grande custo pessoal. Porém, a despeito das exceções referentes, essa pequena burguesia nunca chega a ultrapassar as barreiras impostas pelo sistema, e cai prisioneira das contradições da realidade cultural e social em que vive, é-lhe sempre impossível escapar à sua condição de classe marginal. Essa marginalização constitui, tanto no país como entre os emigrantes instalados na metrópole colonialista, o drama sociocultural das elites coloniais ou da pequena burguesia indígena, que divide mais ou menos intensamente segundo as circunstâncias materiais e o nível de aculturação, mas sempre num plano individual e não coletivo”
.

A coletânea procede com um texto lendário, que são as palavras de ordem de Amílcar Cabral aos representantes do partido, em novembro de 1965. Desconhecia inteiramente esta publicação, e como outros camaradas do blogue, sinto que é nosso dever deixarmos aqui registado tudo o que se publicou sobre a Guiné Portuguesa e os acontecimentos alusivos ao país independente, com quem os ex-combatentes e Portugal pretendem manter laços fraternais.

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Nota do editor

Último poste da série de 3 DE MARÇO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24114: Notas de leitura (1560): "Sons da Guerra Colonial", por Carlos Miranda Henriques; Edições Vieira da Silva, 2023 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P24122: S(C)em comentários (5): E no Geba, às portas de Bafatá, cantava-se, em 1967: "Oh! São, oh São / E o vento mudou / E ela não voltou / E ela partiu / P... que a pariu, Nunca mais ninguém a viu..." (A. Marques Lopes, cor inf ref, DAF)

Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Geba > CART 1690 (1967) > "Aqui era a nossa discoteca... Aqui cantávamos a Sandie Shaw e o Eduardo Nascimento... E bebíamos uns 'shots' valentes", diz o A. Marques Lopes (o terceiro a contar da esquerda).


Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Geba > CART 1690 (1967) > Igreja de Geba, onde já ninguém ia rezar... Devia ser de meados dos anos 30 do séc. XX, e estava em estado de grande degradação. Havia um projeto da ONG Viver100Fronteiras para a sua reconstrução.

Fotos do álbum de A. Marques Lopes, um dos históricos do nosso blogue, coronel inf, DFA, na situação de reforma, ex-alf mil da CART 1690 (Geba, 1967) e da CCAÇ 3 (Barro, 1968). 

Fotos (e legendas): © A. Marques Lopes (2005). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Lembram-se da Sandie Shaw, e da sua "Pupet on the string" (Marioneta, à letra, em português), um dos grandes êxitos do "hit parade" musical do ano de 1967? Foi com esta canção que a provocante inglesa Sandie Shaw (n. Londres, 1947) ganhou o Festival Eurovisão da Canção de 1967, em Vienba... Ainda por cima teve a irreverência de cantar desçalça, naquela época, por protesto, dizia-se, pela conservadora BBC ter pensado seriamente em "tirar-lhe o microfone" depois descobrir que a rapariguinha andava envolvida numa cena de adultério... 

Com 20 aninhos, imaginem, e aquelas hormonas todas a fervilhar!... Ficou no goto dos rapazes de Geba que deviam ter sensivelmente a mesma idade que ela ...e tinham testosterona para dar e vender...


2. Já o Eduardo Nascimento, um pouco mais velho (nascido em Angola, em 1944) era um pacato rapaz lusitano, tal como o Eusébio... Tem hoje direito a entrada na Wikipédia, onde se diz uma infâmia: que terá ido ao Festival Europeu da Canção por vontade expressa de Salazar, quando um "pretinho" dava jeito à máquina de propaganda do Estado Novo...

(...) Líder do conjunto angolano Os Rocks, participou num dos concursos de música ié-ié, realizados no Teatro Monumental, em Lisboa. Em 1967 perenizou-se com o tema O Vento Mudou, vencedor do Festival RTP da Canção

A música foi representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, realizado em Viena, ficando em 12º lugar (ex-aequo com a Finlândia), entre dezassete países. 

Eduardo Nascimento foi o primeiro negro a pisar os palcos da Eurovisão. Dizia-se na altura que tinha sido Salazar quem quisera que Eduardo Nascimento representasse Portugal, para provar que não era racista. O tema viria a ser gravado pelos Delfins, por Adelaide Ferreira e pelos UHF. 

Com Os Rocks Nascimento gravou ainda dois EP (...). O cantor continuou a actuar com Os Rocks até 1969, altura em que voltou para Angola e abandonou a carreira musical. Posteriormente veio a exercer funções na TAP." (...)

Os rapazes do Geba, às portas de Bafatá, cantarolavam, em 1967, uma paródia de "O Vento Mudou", numa típica manifestção de bom humor de caserna: 

"Oh! São, oh São, 
E o vento mudou, 
E ela não voltou....
E ela partiu,
P... que a pariu,
Nunca mais ninguém a viu..." 
 
3. O nosso camarada Nuno Nazareth Fernandes, autor da música, ex-alf mil, BENG 447 (Brá, Bissau, 1972/74), radialista em Bissau, no PIFAS, membro da nossa Tabanca Grande, nº 684,  já aqui desmentiu categoricamente essa "boca foleira" (que vai ficar na Wilipédia!), afirmando que no Festival RTP da Canção de 1967, "o Eduardo Nascimento ganhou com o todo o mérito, porque era a melhor canção, e rompia com o chamado nacional cançonetismo", e sendo  falso que o Salazar tenha imposto o seu nome para ir ao festival da Eurovisão (**).

Reiteramos as nossas desculpas ao Eduardo Nascimento e ao Nuno Nazareth Fernandes. 

S(C)em Comentários (***). 

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Notas do editor:

(*) Vd. postes de:


5 de março de 2023 > Guiné 61/74 - P24121: S(C)em comentários (4): A Massiel de Ingoré, ou melhor, a cantora espanhola, que venceu o Festival da Eurovisão da Canção em 1968, e que deu a alcunha à autometralhadora Daimler ME-78-63, ao tempo em que o nosso Zé Teixeira passou por lá (e também deu uma voltinha com ela...), entre maio e julho de 1968

(***) Último poste da série > 5 de março de 2023 > Guiné 61/74 - P24121: S(C)em comentários (4): A Massiel de Ingoré, ou melhor, a cantora espanhola, que venceu o Festival da Eurovisão da Canção em 1968, e que deu a alcunha à autometralhadora Daimler ME-78-63, ao tempo em que o nosso Zé Teixeira passou por lá (e também deu uma voltinha com ela...), entre maio e julho de 1968

domingo, 5 de março de 2023

Guiné 61/74 - P24121: S(C)em comentários (4): A Massiel de Ingoré, ou melhor, a cantora espanhola, que venceu o Festival da Eurovisão da Canção em 1968, e que deu a alcunha à autometralhadora Daimler ME-78-63, ao tempo em que o nosso Zé Teixeira passou por lá (e também deu uma voltinha com ela...), entre maio e julho de 1968


Guiné > Ingoré > 1968 > CCAÇ 2381 (1968/70) > O 1º cabo auxiliar enfermeiro José Teixeira, dando uma voltinha  numa autrometralhadora Daimler, no início da sua comissão que o levaria do Cacheu (Ingoré) até ao Sul, às regiões de Quínara (Buba, Empada) e Tombali (Quebo, Mampatá, Chamarra).

O veículo tem a matrícula ME-78-63. Viemos a descobrir que  a alcunha, Massiel, era uma homenagem à cantora espanhola María de los Ángeles Félix Santamaría Espinosa (nascida em Madrid, em 1947), mais conhecida como Massiel, que no ano de 1968 havia vencido o Festival Eurovisão da Canção em Londres, à frente do concorrente da casa, e o favorito (com a canção "Congratulations"), Cliff Richard. A canção vencedora chamava-se "La, la, la". (Vd. aqui o vídeo no You Tube, 2' 02''.)

Ora cá temos, mais uma cançonetista em voga na época, outra mulher, a seguir à Sandie Shaw (*), a ser homenageada pelos rapazes das Daimler...  O Pel Rec Daimler deveria ser o mesmo do tempo do Manuel Seleiro, o 2043 (Ingoré e São Domingos, maio de 1968/ março de 70).(**)

Foto (e legenda): © José Teixeira (2005). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


1. Não sabíamos, até há pouco tempo quem era a Massiel, mas sabemos, desde 2005, quem é o nosso querido amigo e camarada José Teixeira, um dos históricos régulos da Tabanca de Matosinhos... e que tem no nosso blogue nada menos do que cerca de 4 centenas de referências...  E foi, na guerra, um simples (mas valente) 1º cabo auxiliar de enfermagem... É ele mesmo quem se apresenta:

(i) "Fui enfermeiro de campanha na CCAÇ 2381. Fui para a Guiné em fins de Abril de 1968 e regressei em Maio de 1970. Estacionei cerca de 3 meses em Ingoré, no Norte, onde a companhia fez o seu treino operacional [de maio a julho de 1968].

(ii) "Seguimos depois para Buba e fixámo-nos em Quebo (Aldeia Formosa), [no final de Julho de 1968]. Aí a CCAÇ 2381 teve como missão fazer escoltas de segurança às colunas logísticas de abastecimento entre Aldeia Formosa/Buba e Aldeia Formosa/Gandembel, ao mesmo tempo que garantia a autodefesa de Aldeia Formosa, Mampatá e Chamarra;

(iii) "Regressámos a Buba, em Janeiro de 1969, para servirmos de guarda às equipas de Engenharia que construiram a estrada Buba/Aldeia Formosa;

(iv) "Face ao desgaste físico/emocional fomos enviados, a partir de 1969, para Empada onde vivemos os últimos meses de Comissão".
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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 27 de fevereiro de 2023 > Guiné 61/74 - P24104: Sem Comentários (2): A cantora descalça, Sandie Shaw, britânica, vencedora do Festival Eurovisão da Canção (Viena, 1967) que deu o nome a uma Daimler, a ME-90-93, do Pel Rec Daimler 1130 (Ingloré e São Domingos, 1966/68)

(**) Último poste da série > 4 de março de 2023 > Guiné 61/74 - P24116: S(C)em comentários (3): "A gratidão é uma doença canina que não se transmite ao homem"

Guiné 61/74 - P24120: Blogpoesia (787): "Botão-flor da primeira folha verde", poema da autoria de Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547/BCAÇ 1887 (Canquelifá e Bigene, 1966/68)

Botão-flor da primeira folha verde

Há uma mulher de alvor azul com um fio de azeite nos lábios finos e uma gota de água no canto dos olhos secos.

Os lábios foram carnudos e vermelhos de sangue e os olhos eram verdes como o sol quando o sol era verde.

Tem o rosto sumido na sombra descaída ao longo dos braços, como vela despregada de navegar.

Outrora, o mar encapelado e nu brilhava-lhe nos olhos, cobrindo de espuma branca as alamedas do desejo.

Havia uma cidade entre os lábios, envolta em lagos de montanha, com peixes verdes voando entre os pinheiros.

Não havia qualquer pomba branca caída no chão da cidade morta nas ruínas da ilusão.

Um edifício branco e muito alto, assente nas paredes do deserto, rompia o céu de nuvens negras.

No vão da noite que acolhe os sonhos, o botão-flor da primeira folha verde inverteu a vida entre o real e o imaginário, nas dobras do tempo, em universal dilema.

Há uma mulher de alvor azul com um fio de azeite nos lábios roxos e uma gota de água gelada no canto dos olhos.

E cedo se fez tarde a madrugada, sem tempo para morrer na vida de um poema.



adão cruz

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Nota do editor

Último poste da série de 18 DE SETEMBRO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23626: Blogpoesia (786): "O meu poema azul", poema ilustrado por e da autoria de Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547/BCAÇ 1887 (Canquelifá e Bigene, 1966/68)

Guiné 61/74 - P24119: A nossa guerra em números (24): a composição orgânica de uma companhia de caçadores

 

Composição orgânica de uma companhia

 de caçadores

Comando

4 Gr Com, cada um com:

Capitão

1º Sargento

2º Sargento

4 Furriéis:

- Vagomestre (SAM /Alimentação)

- Enfermeiro (Serviço de Saúde)

- Transmissões (Trms)

- Manutenção Auto

1 alferes

3 sargentos (furriéis)

6 cabos

14 soldados atiradores

1 sold apontador de metralhadora

1 sold apontador de morteiro

1 sold apontador de LGF – Bazuca

1 Radiotelegrafista (RTL)

Praças

- 14 a 17 condutores autorrodas

- 4 mecânicos auto

- 1 mecânico de armas ligeiras

- 4 auxiliares de enfermagem

- 4 operadores de trms

- 1 operador cripto

- 1 escriturário

- 3 cozinheiros

- 1 padeiro

- 1 operador de reconhecimento

- 4 corneteiros /clarins

 

Total: 45 a 48

Total (Gr Comb): 28 x 4 = 112

 

Total (CCaç) = 157 / 160

 Fonte: Adapt. de Pedro Marquês de Sousa -  "Os números da Guerra 

de África". Lisboa: Guerra & Paz Editores, 2021, pág. 49.


Composição orgânica de uma companhia de caçadores  (175 homens) 

(modelo de 1972)

Comando

3 Pel Caç,

cada um com:

1 Pel Acom-

panhamento

1 capitão

1 alferes médico

Secção de comando:

1º Sargento

Escriturário

Corneteiro/clarim

2 quarteleiros (também condutores e um barbeiro)

Secção de Transmissões:

Furriel (tb responsável pelo SPM / Correio)

2 Operadores cripto

4 radiotelegrafistas

4 radiotelefonistas

Secção de Alimentação:

Furriel (reabastecimento)

2 cozinheiros

3 auxiliares cozinheiro

1 padeiro

2 serventes (tropa local)

Sec Auto e Manutenção:

Furriel mecânico auto

3 ajudantes mecânico

1 mec armamento lig

15 condutores

Sec  Sanitária:

Furriel enfermeiro

4 auxiliares enf

Equipa acção psicológica:

1 alf (em acumulação)

1 fur (arm pesadas, em acumulação)

1 soldado

Comando:

1 alferes

1 radiotelegrafista (RTL) (do Comando da CCAÇ)

1 observador atirador especial

1 corneteiro/clarim

 

3 Secções Metralhadora Ligeira:

1 furriel

1 cabo apontador metralhadora

3 soldados

(3x 5 = 15)

 

1 Esquadara LGFog:

1 cabo

1 sold apont LGfog 8.9

3 soldados atiradores

 

1 Esquadra deAtiradores:

1 cabo

4 soldado

Comando:

1 alferes

1  RTL (do Comando)

1 observador atirador especial

1 corneteiro/clarim

1 enf aux (do Comando)

 

3 Secções Metralhadora Ligeira:

1 furriel

1 cabo apontador metralhadora

3 soldados atirad

(3 x 5 = 15 homens)

 

1 Secção Morteiro  Médio (81mm) (*):

1 furriel

2 cabo apontad

2 sold municiad

 

3 Secções Morteiro Ligeiro (60mm):

1 cabo

3 sold atiradores

(3 x 5 = 15 homens)

 

 

Observ.:

 

(*) Secção destinada a operar armas coletivas na defesa do aquartelamento

 

Total= 53

28 x 3 = 84

38

 

 

Total (CCaç)= 175

Fonte: Adapt. de Pedro Marquês de Sousa -  "Os números da Guerra de África".

 Lisboa: Guerra & Paz Editores, 2021, pág. 50.


1. A "unidade de combate básica", na guerra do ultramar, nos três teatros de operações (Angola, Guiné e Moçambique) era a Companhia de Caçadores (CCaç). Era uma companhia, de 150 a 160 homens, composta por atiradores de infantaria (ligeira). Dividia-se em:

(i) Comando de companhia;
(ii) Quatro grupos de combate (ou pelotões).

O comando de companhia incluía o  comandante (do QP ou miliciano) + uma pequena equipa de apoio (de combate ou operacional, logístico e administrativo), nas áreas da alimentação, trasmportes e manutenção auto, saúde e comunicações / transmissões.

Cada grupo de combate (Gr Comb) era comandado por um oficial (alferes, em geral miliciano) + 3 secções, comandadas cada uma por um furriel (miliciano); cada secção estava dividida em duas equipas ou esquadras, sob o comando de um 1º cabo.

Além dos 10 graduados (1 alferes, 3 furriéis e 6 cabos), o Gr Comb dispunha de 14 soldados atiradores, mais 1 apontador de metralhadora, 1 apontador de morteiro (60 mm) e 1 apontador de LGFog / Bazuca), e ainda 1 RLT (Radiotelegrafista).

Este modelo também se aplicava às companhias de artilharia (CArt) e de cavalaria (CCav), que na prática eram companhias de atiradores (da arma de artilharia ou de cavalaria).

Em 1972 apareceu um modelo que previa mais pessoal (c. de 175 militares), procurando melhorar o emprego da companhia como "unidade independente (sem depender de um comando de batalhão)" (Sousa, 2021, pág. 51): dispunha, em teoria, de médico próprio, de uma equipa de acção psicossocial e  de mais potencial de fogo (nomeadamente morteiro médio 81mm). 

Foi um modelo aprovado por Despacho Ministerial, de 18 de agosto de 1970, alterado em 27 de abril de 1972 (Sousa, 2021, pág. 50).

Este modelo, oficial, da orgânica de um companhia, dita independente, previa a existência de 3 pelotões de caçadores e um pelotão de acompanhamento. No TO da Guiné, usou-se mais o primeiro modelo, ou seja, o dos 4 Gr Comb. (*)

Estranha-se não haver um sapador: na prática havia um alferes ou um furriel, em geral de operações especiais, que possuía o curso de minas e armadilhas.

Também se usava, no TO da Guiné, o LGFog 37mm, a par da bazuca 89mm, e do dilagrama. 

Veja-se, por exemplo, a composição orgânica da CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, 1969/71). Sendo uma companhia da guarnição da província, de intervenção (e não de quadrícula), com praças do recrutamento local, não dispunha de armas pesadas de infantaria (nomeadamente, o morteiro 81 e metralhadores pesadas como a Browning). 

Originalmente era constituída por 167 homens,  sendo 76 de origem metropolitana (graduados e especialistas) (**).

Rapidamente, com as baixas (em combate, por acidemte ou por doença), a constituição de uma equipa para o  reordenamento de Nhabijões  e a afetação do furriel enfermeiro ao serviço de saúde do batalhão (a que a companhia  estava adida, primeiro o BCAÇ 2852 e depois o BART 2917), a CCAÇ 12 rapidamente ficou desfalcada...

Nunca estive em quadrícula, pelo que não posso falar, de experiência própria, do modelo (oficial)  do quadro orgânico de 1972.

Na CCAÇ 12, cada Gr Com tinha, originalmente:

  • um LGFog 8.9, cada um com o seu apontador e municiador (4 x 2 = 8):
  • um LGFog 3.7, cada um com um apontador (=4);
  • um Morteiro Ligeiro 60, cada um com o seu apontador e municiador (4 x 2 = 8);
  • uma Metralhadora Ligeira HK 21,com o seu apontador e municiador  (4 x 2 =8);
  • mais 7 ou 8 apontadores de diligrama ...
Mas houve operações em que se utilizou o Morteiro Médio 81 (recorrendo ao Pel Mort adido ao Batalhão).
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Notas do editor:


(**) Vd. poste de 21 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6447: A minha CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, Maio de 1969/Março de 1971) (1): Composição orgânica (Luís Graça)

Guiné 61/74 - P24118: Parabéns a você (2149): Gil Moutinho, ex-Fur Mil Piloto DO e T6 da BA 12/FAP (Bissau, 1972/73)

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Nota do editor

Último poste da série de 27 DE FEVEREIRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24103: Parabéns a você (2148):Luís Cardoso Moreira, ex-Alf Mil Sapador do BART 2917 e BENG 447 (Nova Lamego e S. Domingos, 1967/69)