quinta-feira, 11 de abril de 2019

Guiné 61/74 - P19668: José Matos: A guerra das antiaéreas na Guiné (1965/1970) (artigo original publicado na Revista Militar, nº 2601, outubro de 2018)



Um caça Fiat G.91 R/4 dos “Tigres" da Guiné. Crédito: Paulo Alegria


1. Mensagem de José Matos, com data de 31 de março p.p.:

Olá, Luís

Vinha pedir-te mais uma vez para divulgares no blogue um artigo dos meus, que julgo que os leitores vão gostar.


Ab, José Matos.


A GUERRA DAS ANTIAÉREAS NA GUINÉ (1965/1970)

Por José Matos


[Publicado originalmente na Revista Militar, nº 2601, outubro de 2018; cortesia do autor e e do editor]




José Matos [, foto à direita]: Investigador independente em História Militar, tem feito investigação sobre as operações da Força Aérea na Guerra Colonial portuguesa, principalmente na Guiné. É colaborador regular em revistas europeias de aviação militar e de temas navais. Colaborou no livro “A Força Aérea no Fim do Império” (Âncora Editora, 2018)]. É membro da nossa Tabanca Grande desde 7 de setembro de 2015, tendo mais de 3 dezenas referências no nosso blogue]


No início da guerra na Guiné, em 1963, a fraca ameaça antiaérea permitiu que a Força Aérea Portuguesa (FAP) atuasse livremente em todo o espectro de missões aéreas, sem oposição digna de registo. 

Nessa altura, os guerrilheiros do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) atacavam os aviões portugueses com tudo o que tinham à mão, desde armas ligeiras até lança foguetes RPG 2. A falta de armamento antiaéreo específico era um dos grandes problemas da guerrilha e a situação só começaria a mudar ligeiramente em 1964, com a chegada das primeiras metralhadoras pesadas Degtyarev de 12,7 mm. 

Duas armas destas foram capturadas pelas tropas portuguesas nesse ano [1]. Na mesma altura, a guerrilha também usa uma arma mais leve, a metralhadora SG43 Goryunov de 7,62 mm, montada num suporte móvel, que pode ser usada como arma antiaérea [2], Esta arma tinha um alcance eficaz de 1000 metros na horizontal e 500 metros na vertical e uma cadência de tiro de 600 a 700 tiros por minuto sendo alimentada por uma fita de 250 cartuchos. [3]

No entanto, durante o primeiro ano da guerra, o PAIGC não consegue infligir nenhuma perda à FAP. Todas as perdas que a Força Aérea sofre na Guiné no período 1962/63 são devidas a acidentes ou então a outras causas não relacionadas com fogo antiaéreo. 

Porém, em janeiro de 1964, durante a “Operação Tridente”, na ilha do Como, um T-6 pilotado pelo Alferes Santos Pité é atingido por fogo de terra e despenha-se. Durante esta operação, outros seis aviões são atingidos por fogo da guerrilha, mas sem grandes consequências. Os combatentes do PAIGC mostram-se, no entanto, cada vez mais aguerridos contra a aviação portuguesa. Basta dizer que, nos primeiros noves meses de 1964, são atingidos 44 aviões por fogo inimigo, embora sem consequências e só por duas vezes se observam vestígios possíveis de munições de 12,7 mm. [4] 

Porém, é no litoral sul da Guiné, que a aviação portuguesa vai encontrar a sua maior ameaça na forma de um sistema de defesa antiaérea preparado para defender as chamadas “zonas libertadas”.


Os primeiros ataques à antiaérea do PAIGC

A Força Aérea apercebe-se do problema em finais de 1965 e, rapidamente, o Comando da Zona Aérea de Cabo Verde e Guiné (ZACVG) lança uma operação de ataque para eliminar a ameaça. Em dezembro de 1965, são mobilizados vários meios aéreos para a execução da Operação Resgate. Dois aviões de patrulhamento marítimo P2V5 Neptune vindos da ilha do Sal juntam-se, em Bissalanca, na Base Aérea n.º 12 (BA12), a um C-47 Dakota adaptado para bombardeamentos nocturnos, doze T-6G, um Dornier Do-27 e a um Alouette III [5].


A operação começa na noite de 17 de dezembro, com o sobrevoo das posições da guerrilha na zona de Cafine pelo C-47 e o lançamento de granadas iluminantes. A guerrilha responde de imediato com fogo antiaéreo, sendo então bombardeada pelos P2V5 equipados com bombas de 750 libras (325 kg). Os bombardeamentos continuam ao longo da noite em mais 3 vagas de ataque e prolongam-se na noite de 19 de dezembro, embora aí já sem resposta da guerrilha, tendo a operação terminado a 20 de dezembro [6]

Embora a reacção antiaérea tenha sido significativa, há apenas a registar, durante a operação, dois impactos em dois T-6G e um impacto num P2V5, em ambos os casos sem consequências [7]. No entanto, a operação terrestre que deveria complementar esta ofensiva aérea (“Operação Safari”) corre mal. A operação é lançada nos primeiros dias de janeiro de 1966, com forças do Exército apoiadas por pára-quedistas e fuzileiros, na zona de Cafine, onde a Força Aérea tinha actuado antes. Porém, as forças portuguesas são repelidas pela guerrilha, que se mostra bem implantada nessa zona [8]. 

O próprio Do-27 que fazia de PCV (Posto de Comando Volante) é atingido pelo fogo dos guerrilheiros, ficando ferido o oficial que estava a bordo. No rescaldo da operação, o comando militar em Bissau reconhece que os meios existentes na Guiné não são suficientes para controlar o Cantanhez e que o PAIGC domina a região [9]. Mesmo assim, a Força Aérea desenvolve, em março desse ano, mais uma operação no Cantanhez (Operação Mercúrio), aproveitando a ausência de fogo antiaéreo [10]. Durante o resto do ano, o objectivo de grande parte das operações continuará a ser o litoral sul da Guiné, tanto a zona do Cantanhez e Quitafine, como os corredores de abastecimento, sendo o de Guileje o mais importante.



A chegada dos Fiat


Em meados de 1966, a BA12 recebe um reforço importante: os primeiros jactos Fiat G.91 R/4 [. Com a chegada do pequeno caça italiano, a Força Aérea Portuguesa (FAP) na Guiné passa a dispor de um novo meio de combate capaz de actuar rapidamente em qualquer parte da colónia. Além disso, os novos caças, devido à rapidez e ao poder de fogo, podem actuar mais eficazmente contra posições antiaéreas da guerrilha, reduzindo assim a ameaça antiaérea. Os novos jactos são recebidos com grande entusiasmo pelas chefias militares.


São atribuídos oito jactos Fiat à BA12 (números de série 5401-4, 5406-7 e 5417-8) e nomeados os respectivos pilotos e, no começo de maio de 1966, os G.91 5402 e 5406 fazem o primeiro voo de teste na Guiné. No entanto, serão precisos sete meses até o oitavo avião (5418) ficar pronto para voar, o que acontece em novembro desse ano. 

Os primeiros sobressalentes chegam a Bissalanca apenas a 30 de agosto, sendo o seu fluxo tão fraco que o G.91 5406 tem de ser canibalizado em benefício dos outros aviões. Mesmo assim, os primeiros Fiat aptos a voar têm já o tempo limite de inspecção da cadeira Martin-Baker expirado e enfrentam também a falta de porta-bombas e de lançadores de foguetes, assim como um baixo quantitativo de bombas no paiol da base, o que restringe a actividade dos aviões praticamente ao metralhamento.


Figura 1 – Um caça Fiat G.91 R/4 dos “Tigres” da Guiné.
Crédito: Paulo Alegria


A actividade operacional dos G.91 na Guiné é assim fortemente limitada por uma série de problemas de ordem logística e também de armamento[12]. Apesar destes problemas, os jactos começam imediatamente a ser empregues em missões ofensivas, sendo a “Operação Estoque”, a primeira onde participam activamente. Esta operação começa a 9 de agosto, no Quitafine, com bombardeamentos nocturnos usando o C-47 adaptado e prossegue, durante o dia, com os Fiat a atacarem posições antiaéreas. 

Nessa altura, a guerrilha tinha já ao serviço a ZPU-4 de 14,5 mm e dois Fiat são atingidos no dia 11 de agosto. A operação continua no dia 12 de agosto com mais bombardeamento nocturno pelo C-47, acabando nesse dia[13].


Outra zona que continua a preocupar o Quartel-general em Bissau é o Cantanhez, onde o PAIGC continua activo, atacando a navegação no rio Cumbijã, entre Cafine e Cadique. Para acabar com esses ataques, a Força Aérea lança mais uma operação na zona, a “Operação Valquíria”[14]. Esta operação foi desencadeada a partir de 19 de dezembro de 1966 e envolveu o C-47 (6155) em operações nocturnas, além dos Fiat e dos T-6, em bombardeamentos diurnos. A operação durou dois dias e duas noites, tendo a aviação envolvida efectuado 25 missões e 74 horas de voo[15].

Desta forma, ao longo de 1966, a zona de maior empenhamento da FAP é, sem dúvida, o sul da Guiné com operações na ilha do Como, Cantanhez e Quitafine. Destas três zonas, o Quitafine era onde a guerrilha estava mais fortemente implantada e oferecia maior resistência à acção da Força Aérea[16].



A 12 de janeiro de 1967, o Comando da ZACVG muda de mãos. O Coronel Krus de Abecasis termina a sua comissão e é substituído pelo Coronel Rui da Costa Cesário. O novo comandante segue a política do seu antecessor, apostando em operações de curta duração com recurso à aviação e a forças especiais (pára-quedistas).



Figura 2 – Foto de reconhecimento aéreo tirada pelo Fiat G.91 na “Operação Barracuda”. As marcas no solo são os covis de alojamento dos cunhetes da arma antiaérea.
Crédito: Arquivo da Defesa Nacional - ADN/F2/102/326/11



Neste âmbito, podemos destacar a “Operação Barracuda”, em fevereiro de 1967, na zona envolvente da mata Gã Formoso, executada por forças pára-quedistas com o apoio da aviação. A zona em questão era usada pela guerrilha para atacar aeronaves em aproximação a Bissalanca, o que afectava a utilização do espaço aéreo pela aviação portuguesa[17].




Figura 3 – Uma metralhadora antiaérea Degtyarev de 12,7 mm capturada durante a “Operação Barracuda”, em 1967.
Crédito: Arquivo da Defesa Nacional - ADN/F2/102/326/11


Para resolver o problema, a ZACVG lança uma operação de heli-assalto às posições da guerrilha. Esta operação é antecedida por voos de reconhecimento efectuados pelo Fiat G.91 a baixa altitude, que permitem identificar a posição da arma antiaérea usada pelos guerrilheiros junto a uma pequena tabanca. Neste caso, as fotos realizadas pelos aviões são tão pormenorizadas que chegam ao ponto de exibir as marcas do apoio do tripé da arma no solo, bem como os covis de alojamento dos cunhetes da antiaérea (ver figura 2). 

Com as posições antiaéreas devidamente identificadas é então desencadeada uma forte ofensiva aérea com aviões Fiat e T-6G de forma a paralisar a reacção antiaérea (AA), permitindo depois o assalto dos pára-quedistas[18]. O ataque mobilizou seis Fiat G.91, onze T-6G, sete helicópteros Alouette III e um avião ligeiro Do-27. Nas fotos estavam referenciadas duas posições com antiaéreas que são atacadas directamente pelos Fiat, enquanto os T-6 atacam as áreas adjacentes à mata com o objectivo de destruir as instalações de apoio aos guerrilheiros. A operação é bem-sucedida, provocando a fuga dos guerrilheiros e a captura de algum armamento ligeiro, além de uma metralhadora pesada instalada nas margens do rio Geba[19]. 

A acção mostrou também a utilidade dos voos de reconhecimento fotográfico efectuados pelo Fiat que vão ser úteis ao longo da guerra para identificar muitas das posições antiaéreas do PAIGC.


A primeira perda

Pouco dias depois do êxito obtido nesta operação, a Força Aérea perde o primeiro G.91 na Guiné, quando, a 22 de fevereiro, durante um ataque a uma posição antiaérea na região de Gã Pedro, um Fiat (5407) pilotado pelo Major Santos Moreira é atingido por estilhaços de uma das bombas de 200 kg que explode prematuramente. O piloto não consegue ejectar-se imediatamente e tenta regressar à base com o avião danificado, com o apoio do seu asa, o Tenente Egídio Lopes, mas é obrigado a ejectar-se antes de alcançar Bissalanca[20]. 

Nesta altura, é evidente que a principal ameaça aos aviões portugueses é o dispositivo antiaéreo no Cantanhez e no Quitafine, embora a guerrilha tenha também capacidade antiaérea noutras zonas da Guiné. A 28 de maio, por exemplo, um G.91 é atingido na zona de Cafale, a norte de Bissau, por fogo antiaéreo, mas sem grandes consequências. O mesmo acontece a dois T-6, que são alvejados pelas mesmas armas, mas sem consequências[21]. 

No início de agosto, o Capitão Fernando de Jesus Vasquez substitui o Capitão Costa Pereira no Comando da Esquadra 121 (Fiat e T-6) e acumula, também temporariamente, o comando do Grupo Operacional 1201 (GO1201), até à chegada, no final do mês, do Tenente-coronel Costa Gomes.



Os novos comandantes vão concentrar a sua acção na península do Quitafine, na altura classificada como Zona Livre de Intervenção da Força Aérea do Quitafine (ZLIFAQ), pois não existiam operações terrestres na zona, o que permitia a livre acção dos meios aéreos. A 10 de outubro de 1967, um Fiat pilotado pelo Capitão Vasquez é atingido por uma arma de 12,7 mm em Cassumba (Quitafine), quando fazia um passe de metralhamento. O jacto é atingido por dois projécteis, no entanto, consegue voltar à base. A posição AA é então atacada por outros aviões Fiat com bombas de 200 kg e bombas incendiárias, sofrendo o impacto directo das bombas[22].




Falta de caças


A eliminação da ameaça antiaérea no Quitafine torna-se assim uma prioridade para a Força Aérea, que vai empenhar-se fortemente nesse objectivo, nos meses seguintes, embora tenha falta de caças Fiat. 

O problema é apresentado em outubro de 1967, ao Secretariado-Geral da Defesa Nacional, depois de Amílcar Cabral ter dito que o Quitafine era uma região completamente libertada. O ministro da Defesa, o General Gomes de Araújo, considera que o problema tem de ser resolvido pela Força Aérea[23].  A FAP na Guiné defende-se dizendo que prepara frequentemente missões do Fiat para aquela zona, mas que precisa de mais caças para manter uma acção eficiente no Quitafine.

Uma análise da actividade dos G.91, na ZLIFA do Quitafine, de abril a meados de outubro de 1967, mostra uma média de dois a três aviões prontos por dia, afectados diversas vezes, durante esse período, por más condições meteorológicas devido à época das chuvas[24]. Contudo, mesmo com poucos caças prontos, a Força Aérea não desiste e desenvolve um programa de acção compreendendo missões de reconhecimento visual e fotográfico (RVIS e RFOT) da área do Quitafine para localização das posições AA, estudo das melhores rotas de aproximação aos alvos detectados, escolha do armamento a utilizar em função do tipo de ataque e concentração de armas AA, além das missões a desencadear para avaliar as condições dos alvos depois dos ataques e da escolha de áreas de ejecção e recuperação de tripulações[25]. 

Em finais de outubro, os Fiat fazem uma missão RFOT na zona, usando depois a informação recolhida para um ataque com bombas incendiárias contra uma posição AA, que é destruída[26]. Os alvejamentos continuam e, a 24 de novembro, três G.91 atacam outra posição AA em Canefaque (Quitafine) com bombas de 200 kg, conseguindo destruí-la[27]. 

O PAIGC não desiste e continua a tentar impedir o acesso da FAP ao extremo sul da Guiné, o que obriga os Fiat da BA12 a desencadearam uma série de ataques maciços, em janeiro e fevereiro de 1968, que desarticulam o dispositivo AA montado no Quitafine. Os guerrilheiros recuam então para a Guiné-Conakry e é partir daí que atacam aviões envolvidos em operações junto à fronteira.

Um Fiat abatido

No dia 28 de julho, os guerrilheiros conseguem, pela primeira vez, abater um Fiat (5411) usando armas de 12,7 mm. O caça, pilotado pelo comandante do grupo, o Tenente-coronel Costa Gomes, executava uma missão de RFOT na fronteira sul da Guiné para detectar posições AA, quando é atingido pelo fogo antiaéreo, obrigando o piloto a ejectar-se perto do aquartelamento de Gandembel, onde foi recuperado[28]. 

No entanto, apesar deste abate, os SITREPS (relatórios de situação) da ZACVG referem, constantemente, a partir de março de 1968, a ausência de reacção AA na zona do Quitafine. A região passou, então, a ser sobrevoada pelos caças portugueses sem qualquer restrição. Em setembro desse ano, o Comando da Zona Aérea passa para as mãos do Coronel Diogo Neto.


Porém, no final de 1968, em dezembro, a ameaça antiaérea voltaria ao Quitafine, mais concretamente a Cassebeche. De facto, em fins desse ano, é referenciada por uma parelha de Fiat G.91, uma ZPU-4 de 14,5 mm instalada no centro da antiga tabanca de Cassebeche. No entanto, o ataque contra esta posição AA é adiado com o intuito da guerrilha instalar mais meios na zona, para que um ataque futuro fosse mais rentável em termos de destruição e captura de armas, embora os Fiat continuem a actuar noutras zonas, como em Sangonhá, perto da fronteira com a Guiné-Conakry. A 6 de janeiro, uma parelha de caças é alvejada nesta zona por uma arma de 14,5 mm, que dava cobertura a um ataque diurno do PAIGC contra o quartel de Gadamael. 

Provavelmente, os guerrilheiros estariam a fazer um filme de propaganda usando o ataque a Gadamael para ilustrar a acção da guerrilha. Um erro que vão pagar caro. Nesse mesmo dia, quatro Fiat G.91 bombardeiam a posição com bombas de 200 kg e 50 kg, detectando, no decorrer da acção, a presença de dois canhões anticarro de 57 mm junto à arma AA. 

Três dias depois, tropas portuguesas de Gadamael dirigem-se ao local confirmando a destruição da arma antiaérea e danos nos canhões anticarro, além de várias baixas entre os guerrilheiros (16 mortes)[29].Durante os meses seguintes não se volta a verificar qualquer reacção AA da guerrilha, a não ser em março, no Cassebeche, durante a “Operação Vulcano”.




"Operação Vulcano"


Esta operação é desencadeada no início de março envolvendo, além dos meios aéreos da BA12, duas companhias de pára-quedistas, cada uma com cerca de 120 militares, que deviam executar um heli-assalto às posições do PAIGC em Cassebeche. 

No entanto, por opção do Comandante-Chefe, o General Spínola, foi decido empenhar inicialmente apenas uma companhia, comandada pelo Capitão Silva Pinto. Os pára-quedistas seriam transportados para o local da acção em Alouette III, em duas vagas de 40 elementos (5 em cada AL-III) mantendo-se em Catió, na retaguarda, uma reserva de mais 40 pronta a intervir, se necessário[30].

A operação começa a 6 de março, com o transporte dos pára-quedistas em C-47 de Bissalanca para Catió. No dia seguinte, três Fiat G.91 pilotados pelo Coronel Diogo Neto, pelo Capitão Jesus Vasquez e pelo Tenente Cruz, descolam da BA12, logo pela manhã, rumo ao Cassebeche. Um Do-27 armado com foguetes e dois helicópteros Alouette III com canhões de 20 mm também estão no ar para garantirem o apoio de fogo aos “páras”. 

São 11 minutos de voo até os Fiat chegarem aos alvos, onde encontram pelo menos sete posições AA activas, seis metralhadoras de 12,7 mm e uma ZPU-4 de 14,5 mm. O alvo principal é a ZPU que é destruída pelo Capitão Vasquez, sendo também atingida uma das metralhadoras de 12,7 mm. Pouco tempo depois, os helis colocam as duas vagas de pára-quedistas no terreno e uma parelha de Fiat efectua um segundo bombardeamento silenciando mais uma arma de 12,7 mm, no entanto, os pára-quedistas começam a encontrar forte resistência no terreno com metralhadoras pesadas e lança-foguetes RPG 2 e RPG 7. Perante a resistência encontrada, é decidido empenhar a reserva de prontidão em Catió.



Figura 4 – Guerrilheiros do PAIGC com uma arma antiaérea ZPU-4 de 14,5 mm, de origem soviética.
Crédito – Arquivo Amílcar Cabral/Fundação Mário Soares


Durante o resto da manhã, os Fiat efectuam mais alguns ataques às posições AA ainda activas, sendo dois caças atingidos, mas sem consequências de maior. No entanto, dos sete caças disponíveis na BA12, restam agora cinco operacionais. Durante a tarde, mais ataques aéreos são efectuados, o último com bombas incendiárias, tentando neutralizar uma das metralhadoras de 12,7 mm, mas sem êxito. No solo, os pára-quedistas estão encurralados e em sérias dificuldades, devido ao fogo da guerrilha. Os helicópteros armados ficam impotentes perante as baterias antiaéreas do PAIGC. Face à impossibilidade de dominar as posições da guerrilha, sem um grande número de baixas, é decidido retirar os “páras” do terreno, o que acontece ao meio da tarde[31]. No rescaldo da operação, parece que Spínola reconhece o erro de não ter empenhado logo inicialmente as duas companhias de pára-quedistas na operação e Diogo Neto percebe que, no futuro, “em casos semelhantes, o melhor é atacar de imediato com os meios aéreos e só depois comunicar superiormente o facto” [32].

Figura 5 – Metralhadora pesada ZPU-4.

Crédito – Paulo Alegria



No saldo final da operação, há a registar três aviões atingidos (2 Fiat e 1 Do-27), embora tenham sido neutralizadas cinco armas AA (1 ZPU-4 e 4 AA de 12,7 mm) e isto sem nenhuma baixa do lado português. Os Fiat fizeram nove ataques ao longo do dia[33].Quanto aos sete pilotos de G.91, tinham efectuado vinte saídas. O armamento utilizado cifrava-se em 22 bombas de 200 kg, 44 bombas de 50 kg, 4 incendiárias de 350 litros, 48 foguetes FFAR de 2.75 pol. e alguns milhares de munições de 12,7 mm, o que representava um esforço considerável no magro arsenal da BA12[34].

No dia seguinte, a 7 de março, uma parelha de Fiat vai a Cassebeche e efectua um voo RVIS na zona e verifica que os guerrilheiros tinham retirado todas as armas. Mais tarde, foi possível perceber, pela intercepção de várias mensagens do PAIGC, de que as baixas da guerrilha tinham sido de 19 mortos e 32 feridos e que Amílcar Cabral tinha mandado abrir um inquérito para apurar o que se tinha passado “no desastre de Cassebeche”[35]. 


Durante o resto do ano, não se verifica praticamente reacção AA da guerrilha.



Canhões antiaéreos

Os guerrilheiros só voltam a aparecer no Cassebeche em janeiro de 1970, tendo, a 20 de janeiro, flagelado alguns caças Fiat, mas sem consequências. Em resposta, o Comando da Zona Aérea desencadeia a “Operação Cravo Azul”, que elimina as posições AA do PAIGC, no Cassebeche[36]. Ainda nesse ano, registam-se alguns alvejamentos da guerrilha contra os G.91, noutras zonas da Guiné, nomeadamente em março, maio, junho, setembro e novembro, mas nada de significativo. 


O único facto relevante é a introdução na Guiné, em finais de junho de 1970, de canhões antiaéreos de 37 mm, que são usados na região de Sare Morso, junto à fronteira da Guiné-Conakry, contra os Fiat, durante a “Operação Pérola Azul”. É então planeado um ataque para a eliminação destes canhões, que são destruídos pelos caças da BA12[37]. Estas armas só voltariam a surgir novamente, na fronteira sul da Guiné, em maio de 1972, alvejando então uma parelha de Fiat na zona da Cacoca, mas sem consequências para os caças[38] 

Num balanço global, podemos ver pelo gráfico da figura 6 que as acções contra aeronaves são expressivas até 1966, registando, a partir daí, um decréscimo significativo até 1970. Daí para a frente, a reacção antiaérea do PAIGC é pouco significativa senão mesmo residual, não estando representada no gráfico. O pico que observamos em 1964 deve-se, em grande parte, à “Operação Tridente”, no arquipélago do Como. Muitas destas acções acontecem no sul da Guiné, onde a guerrilha era mais activa[39].



Figura 6 – Distribuição das acções antiaéreas da guerrilha contra os aviões portugueses.


Em suma, podemos concluir que a eliminação sistemática das armas antiaéreas do PAIGC, durante a guerra das antiaéreas, tornou a guerrilha incapaz de restringir a liberdade de acção dos meios aéreos portugueses, que continuaram a actuar por toda a Guiné, sem grande oposição. Esta impotência perante a aviação portuguesa levaria Amílcar Cabral a procurar uma nova arma antiaérea junto dos soviéticos. Esta nova arma seria o míssil Strela 2-M, que chegaria à Guiné em março de 1973, já depois da morte do líder do PAIGC.

O autor agradece ao Arquivo da Defesa Nacional (ADN) as facilidades concedidas para esta investigação. Ao Tenente-general Fernando de Jesus Vasquez, ao Tenente-general José Nico e ao Comandante Egídio Lopes agradece a leitura e comentários. Ao Paulo Alegria as ilustrações para este trabalho. Ainda um agradecimento especial à Fundação Mário Soares pela cedência das fotos do Arquivo de Amílcar Cabral, disponíveis em casacomum.org.

Para efeitos de publicação no blogue, com a devida vénia ao autor, José Matos, e ao editor, a Revista Militar, procedeu-se a revisão e fixação do texto por parte do editor LG]
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Notas de rodapé:

[1] Anexo K do SUPINTREP n.º 35, Repartição de Informações do COMCHEFE/Guiné, Bissau, 20 de abril de 1971, Arquivo da Defesa Nacional ADN F2/SR007/SSR1/61/35.

[2]  Ibidem.

[3]  Nota n.º 79/NI/201.41 da 2ª Repartição do Estado-Maior do Exército, ADN/F2.2/100/393.

[4]  Estudo sobre as Possibilidades e Limitações do Apoio Aéreo na Zona Aérea de Cabo Verde e Guiné, setembro de 1964, Espólio do Tenente-general Barbeitos de Sousa, Cx. 183-7, Arquivo Histórico da Força Aérea (AHFA).

[5]  Sitrep nº 352/65 da ZAVERDEGUINE, 19 de dezembro de 1965, ADN/F2/105/347/13.

[6]  Abecassis, Krus José, Bordo de Ataque. Memórias de uma caderneta de voo e um contributo para a História, 2º volume, Coimbra Editora, 1985, pp. 487-494.

[7]  Sitreps n.º 354/65 e 355/65 da ZAVERDEGUINE, de 20 e 21 de dezembro de 1965, ADN/F2/105/347/13.<

[8]  Baêna, Luís Sanches de, Fuzileiros, Factos e Feitos na Guerra de África 1961/1974, Crónica dos Feitos na Guiné, Comissão Cultural da Marinha, Edições Inapa, 2006, pp. 63-64.

[9]  Abecasis, op. cit., pp. 502-507.

[10] Abecasis, op. cit., pp. 518-519.

[11] Abecasis, op. cit., p. 524.

[12] Relatório do Comando da Zona Aérea de Cabo Verde e Guiné para Estado-Maior da Força Aérea, Assunto Actividade Operacional dos G-91, 25 de março de 1967, Serviço de Documentação da Força Aérea/Arquivo Histórico SDFA/AHFA/SEA, Guiné 1964-1974/Fiat, Processo 430.121.

[13] Abecasis, op. cit., pp. 556-562.

[14] Abecasis, op. cit., pp. 608-609.

[15] Abecasis, op. cit., pp. 609-610.

[16] Abecasis, op. cit., p. 611.

[17] Directiva n.º 1/67 do COMZAVERDEGUINE, 3 de fevereiro de 1967, ADN/F2/102/326/11.

[18] Ibidem.

[19] Relatório da “Operação Barracuda” do COMZAVERDEGUINE, 7 de fevereiro de 1967, ADN/F2/102/326/11.

[20] Informação n.º 84 da 3ª Repartição do Estado-Maior da Força Aérea, Assunto: Acidente com o avião Fiat G-91 n.º 5407 em 22 de fevereiro de 1967, Lisboa, 19 de junho de 1967, SDFA/AH.

[21] Sitrep Circunstanciado nº 4/67 do COMZAVERDEGUINE, Bissau, 31 de maio de 1967, ADN/F2/16/90.

[22] Sitrep Circunstanciado n.º 23/67 do COMZAVERDEGUINE, Bissau, 31 de maio de 1967, ADN/F2/16/90.

[23] Ofício n.º 3170/B do Secretariado-Geral da Defesa Nacional para o Estado-Maior da Força Aérea, Assunto: Guiné – Necessidade em aviões, s.d. ADN/F2/92/309/14.

[24] Ofício n.º 2977/C/67 do Comando-Chefe da Guiné para o Secretariado-Geral da Defesa Nacional, Assunto: PAIGC – Amílcar Cabral, 19 de outubro de 1967, ADN/F2/92/309/14.

[25] Informação prestada pelo Tenente-general Jesus Vasquez, em 1 de agosto de 2013.

[26] Sitrep Circunstanciado n.º 26/67 do COMZAVERDEGUINE, Bissau, 31 de maio de 1967, ADN/F2/16/90.

[27] Sitrep Circunstanciado n.º 31/67 do COMZAVERDEGUINE, Bissau, 31 de maio de 1967, ADN/F2/16/90.

[28] Sitrep Circunstanciado n.º 31/68 do COMZAVERDEGUINE, Bissau, 31 de maio de 1967, ADN/F2/16/90.

[29] Sitrep Circunstanciado n.º 01/69 do COMZAVERDEGUINE, Bissau, 8 de janeiro de 1969, ADN/F2/16/90.

[30] Neto, Manuel Diogo, Operação Vulcano, Cassebeche, 7 de Março de 1969, Revista Mais Alto nº 257, Jan/Fev. 1989, p. 16.

[31] Neto op. cit., pp. 16-18.

[32] Neto op. cit., p. 18.

[33] Sitrep Circunstanciado n.º 10/69 do COMZAVERDEGUINE, Bissau, 10 de março de 1969, ADN/F2/16/90.

[34] Neto, op. cit., p. 19.

[35] Neto, op. cit., p. 19.

[36] Sitrep Circunstanciado n.º 04/70 do COMZAVERDEGUINE, Bissau, 26 de janeiro de 1970, ADN/F2/SSR.002/81.

[37] Sitrep Circunstanciado n.º 26/70 e 27/70 do COMZAVERDEGUINE, Bissau, junho/julho de 1970, ADN/F2/SSR.002/85.

[38] Sitrep Circunstanciado n.º 22/72 do COMZAVERDEGUINE, Bissau, maio de 1972, ADN/F2/SSR.002/81.

[39] Anexo H do SUPINTREP n.º 35, Repartição de Informações do COMCHEFE/Guiné, Bissau, 20 de abril de 1971, ADN F2/SR007/SSR1/61/35.

Guiné 61/74 - P19667: In Memoriam: Os 47 oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar mortos na guerra do ultramar (1961-75) (cor art ref António Carlos Morais da Silva) - Parte XX: José Quirino Câmara, alf pilav (Lisboa, 1942 - Moçambique, 1966(





1. Continuação da publicação da série respeitante à biografia (breve) de cada um dos 47 Oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar que morreram em combate no período 1961-1975, na guerra do ultramar ou guerra colonial (em África e na Ásia).

Trabalho de pesquisa do cor art ref António Carlos Morais da Silva [, foto atual à esquerda], instrutor da 1ª CCmds Africanos, em Fá Mandinga, adjunto do COP 6, em Mansabá, e comandante da CCAÇ 2796, em Gadamael, entre 1970 e 1972.

Guiné 61/74 - P19666: Parabéns a você (1602): Jorge Félix, ex-Alf Mil PilAv Alouett III - BA 12 (Guiné, 1968/70); Jorge Picado, ex-Cap Mil, CMDT das CCAÇ 2589 e CART 2732, e CAOP 1 (Guiné, 1970/72) e Manuel Marinho, ex-1.º Cabo At Inf do BCAÇ 4512 (Guiné, 1972/74)



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Nota do editor

Último poste da série de 9 de Abril de 2019 > Guiné 61/74 - P19660: Parabéns a você (1601): Jorge Canhão, ex-Fur Mil Inf do BCAÇ 4612/72 (Guiné, 1972/74); Mário Vitorino Gaspar, ex-Fur Mil Art MA da CART 1659 (Guiné, 1967/68) e Coronel PilAv Ref Miguel Pessoa, ex-Tenente PilAV da BA 12 (Guiné, 1972/74)

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Guiné 61/74 - P19665: Historiografia da presença portuguesa em África (158): Relatório para o Sr. Governador da Guiné, assinado em Buba, em 6 de dezembro de 1882, pelo Capitão Caetano Filipe de Sousa (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 30 de Julho de 2018:

Queridos amigos,
Esta documentação assinada pelo capitão Caetano Filipe de Sousa é historicamente relevante.
Remete-nos para uma matéria que Armando Tavares da Silva detalhadamente tratou na sua obra "A Presença Portuguesa na Guiné: História Política e Militar, 1878-1926", trata-se da guerra do Forreá onde, entre muitos outros pontos, são versadas as tropelias de Mamadu Paté.
Caetano Filipe de Sousa regista a decadência da região, a falta de poder negocial para dirimir tensões interétnicas e não esconde as práticas encobertas de certa modalidade de escravatura.

Um abraço do
Mário


Relatório para o Sr. Governador da Guiné, assinado em Buba, em 6 de dezembro de 1882, pelo capitão Caetano Filipe de Sousa (1)

Beja Santos

Os Reservados da Biblioteca da Sociedade de Geografia de Lisboa reservam surpresas, é o caso da documentação que saiu do punho do Capitão Caetano Filipe de Sousa. Viu-se anteriormente um texto de grande importância referente à situação de Buba, as razões da sua decadência. Fora seu administrador, deu provas de conhecer a região, as suas gentes, os seus problemas. Vamos vê-lo agora numa missão de Governador, o Forreá está embrenhado em problemas de peso, questiúnculas étnicas, raptos, escravatura, e algo mais.

Convém lê-lo com toda a atenção:
“Transportado a Buba, a fim de dar cumprimento ao determinado por V. Ex.ª, desembarquei nesta praça no dia 6, pelas 11 horas do dia. Confesso a V. Ex.ª que, conhecendo eu Buba, não gostei de ver o seu aspecto. Era mais um campo de guerrilhas armado do que uma praça de guerra, ainda que se achava hasteada a Bandeira Portuguesa; e se esta não estivesse tremulando no respectivo mastro, eu não teria dúvida em acreditar que a praça estava entregue ao gentio. Dentro da praça achavam-se os chefes do Forreá, Bacari Quidali e Mamadu Paté, com sua gente de guerra, mas desarmados, ao passo que nas ruas, e mesmo à porta da Secretaria do Comando Militar, estavam dispersos os Fulas-Pretos e Mandingas armados de espingarda e espada; coroando esta festa gentílica, um grupo de soldados armados junto à porta do Comando Militar, e que mais pareciam uns maltrapilhos do que soldados portugueses.

Pelo aspeto que a praça apresentou, e que é o que deixo descrito, cheguei a acreditar que os chefes Fulas-Forros Bacari Quidali e Mamadu Paté, com sua gente, eram nossos prisioneiros e não nossos hóspedes. Foram bastante mal recebidos os homens a quem o Comandante Militar da Praça convidou, servindo-se do nome do Governo para virem fazer a paz com o mesmo Governo.
Eu confesso a V. Ex.ª que este modo de proceder, por parte do comandante da praça, e na questão presente, me repugna bastante. Tomei conta do Comando Militar e Administração do Concelho no dia 7, às 6 horas da tarde, e em 8 fiz desarmar todos os Fulas-Pretos e Mandingas que transitam pela praça; bem assim, fiz recolher a quartéis a força que o meu antecessor havia feito colocar junto à porta da sua residência e Comando Militar, a qual constava da terça parte da guarnição da praça, ficando apenas as guardas ordinárias. Neste mesmo dia, fiz afixar editais anunciando estar aberta para o descobrimento de qual o motivo que tiveram as famílias Fulas-Forros aprisionadas em Bolola no dia 28 de Setembro findo, dando começo ao respectivo auto no dia 9. O auto é feito em forma de corpo de delito para os processos militares por me parecer assim mais fácil e conforme às instruções que V. Ex.ª se dignou dar-me verbalmente.

Ouvi, sucessivamente, dezasseis testemunhas e pelos seus depoimentos se vê claramente: primeiro, que as famílias Fulas-Forros aprisionadas no combate dado às tabancas do chefe Mamadu Paté, em 28 de Setembro último, foram conduzidas pelos indivíduos que as haviam apanhado para esta praça; segundo, que as mesmas famílias foram apresentadas ao comandante militar junto à sua secretaria, passados dois ou três dias, estando também presente o comandante da coluna; terceiro, que o tráfico de escravatura, conquanto em pequena escala, não deixou de existir, sendo suas vítimas as próprias prisioneiras, como se depreende dos depoimentos de várias testemunhas; e se considerarmos como escravatura o presente feito pelos Fulas-Pretos aos oficiais, claro está que o próprio comandante militar foi nisso conivente – como se vê da cópia de um termo de contratos que vai junto ao auto, e se fez nesta Administração de Concelho mas que nem a lei a autoriza nesta Província nem ele foi feito como determina a lei de 21 de Novembro de 1878.

O segundo depoimento, de Felizardo Fortes de Santiago, é bem curioso e merece a atenção de V. Ex.ª. Os depoimentos do Furriel Coelho, do Padre Luiz Correia Dias também merecem ser lidos com atenção. Para o completo deste auto é indispensável ser ouvido o Alferes Pessoa, o Fula-Forro que se diz tio de uma mulher que ele recebeu de tença por 21 vacas e que mora na feitoria de Romualdo Pinto, assim como um grumete que estava, ao tempo do combate, ao serviço de Caetano Macedo ou de Ricardo Barbosa de Andrade. Pelo depoimento do Padre se vê que o açoite também não deixou de figurar na tragédia e, segundo ele o declara, ouviu isto ao Alferes Pessoa.

Deus guarde a V. Ex.ª, segue-se a assinatura do capitão”.

Junto a este documento segue uma declaração que ganha pertinência no conjunto do processo:
“Declaração
Finda a minha comissão em Buba, continuei o processo de sindicância nas feitorias do Rio Grande. Este trabalho tem o título de: Continuação do auto de sindicância feito em Buba a 9 de Novembro de 1882 para descobrimento de qual o destino que tiveram as famílias Fulas-Forros aprisionadas em Bolola no passado dia 28 de Setembro.
Nesta continuação do auto, ouvi oito testemunhas e pelos seus depoimentos se vê que algumas pessoas foram vendidas, aqui ou ali, a troco de gado, arroz, milho, etc.
Duas das mulheres vendidas conseguiram fugir e foram procurar agasalho numa feitoria, cujo empregado as recebeu. Esta fuga teve lugar dias antes da minha ida àquela feitoria, e o empregado, aconselhado por mim, foi no dia imediato entregá-las ao comandante militar de Buba, o qual as entregou ao respectivo chefe.

Na feitoria de Romualdo Pinto, algumas famílias Fulas pediram transporte para Bolama, a fim de irem procurar seus filhos que, segundo lhes constava, estavam entregues a brancos. Dei a passagem às famílias que ma pediram e algumas delas depois de encontrarem os filhos, foram-me as apresentar, dizendo-me as casas que as haviam recebido. A satisfação que os que haviam encontrado seus filhos revelavam, é fácil de compreender, assim como aos que não haviam encontrado se lhes desenhava no rosto o símbolo da tristeza.
Não cito aqui os nomes dos donos das casas em que foram encontradas as crianças, visto que o meu fim não é acusar mas sim relatar à Sociedade de Geografia de Lisboa o que sei a tal respeito.

Segue-se a assinatura do capitão.”

Há outro documento importante apenso a este processo que é também de destacar, como se fará.

(Continua)

Palácio do Governador, pormenor de vão de porta e arcada.
Fotografia de Francisco Nogueira, retirada do livro “Bijagós Património Arquitetónico”, Edições Tinta-da-China, 2016, com a devida vénia.

Um fabuloso desenho de Stuart Carvalhais, inserido no “Anuário da Guiné Portuguesa”, de 1948.

Imagem inserida no “Anuário da Guiné Portuguesa”, de 1948.
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Nota do editor

Último poste da série de 4 de abril de 2019 > Guiné 61/74 - P19648: Historiografia da presença portuguesa em África (156): Um relato histórico guineense do maior interesse: O documento do capitão Caetano Filipe de Sousa, de 1883 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P19664: Memória dos lugares (391): a velha ponte do rio Udunduma, na estrada Xime-Bambadinca, e os seus ninhos de andorinha (Jorge Araújo)


Foto 1 > Guiné > Região de Bafatá > Setor L1 > Estrada Bambadinca- Xime > A Ponte Nova (1.ª linha), depois a Ponte Velha e o Rio Udunduma. À direita estava instalada uma secção (+)  (12 elementos) da minha CART 3494 (, sediada no Xime, entre 1972 e 1973), naquele que se chamava, à época, "Destacamento da Ponte do Rio Udunduma".


Foto 2 >  Guiné > Região de Bafatá > Setor L1 > Estrada Bambadinca- Xime > Ponte velha do Rio Udunduma > Julho de 1973 > Imagem de como ficou a ponte na sequência da explosão levada a cabo pelos guerrilheiros do PAIGC em 28Mai1969, obtida a nível do solo.



Fotos 3 e 4  > Guiné > Região de Bafatá > Setor L1 > Estrada Bambadinca- Xime > Interior da Ponte velha do Rio Udunduma - 1973. Imagens de um dos lados onde se encontravam os ninhos de andorinhas construídos no tecto da ponte.


Foto 5 > Guiné > Região de Bafatá > Setor L1 > Estrada Bambadinca- Xime > Ponte Velha do Rio Udunduma > 1973. A seta indica o local onde se observam os ninhos das fotos anteriores.

Fotos (e legendas): © Jorge Araújo (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complemenetar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]





Jorge Alves Araújo, ex-Fur Mil Op Esp/Ranger, CART 3494 (Xime-Mansambo, 1972/1974); coeditor do blogue desde março de 2018




O DESTACAMENTO DA PONTE DO RIO UDUNDUMA
(ENTRE O XIME E BAMBADINCA): OS NINHOS DE ANDORINHAS 


1. INTRODUÇÃO

Com o objectivo de informar os mais distraídos ou satisfazer a curiosidade de quantos passaram na estrada Xime-Bambadinca, nos dois sentidos, e foram milhares, uns em trânsito para o Leste do território, outros com destino a Bissau, quiçá de regresso à Metrópole por terem terminado a comissão, venho pelo presente dar conta ao Fórum da existência de centenas de ninhos construídos sob a Ponte velha do Rio Udunduma, afluente do Rio Geba. (Ia desaguar, ma margem esquerda, frente a Mato Catão, entre Samba Silate e Nhabijões.(

Para além desta partilha colectiva, ela é também a resposta ao pedido formulado pelo camarada Valdemar Queiroz, na sequência do seu comentário ao P19662.(*)

Assim, no âmbito das "Memórias de um Lacrau - P12736" (**) - acrescento:

Para que não se perca nenhum detalhe da nossa história colectiva, enquanto comunidade de ex-combatentes no CTIGuiné, independentemente da época, local ou missão, e partindo da descrição feita pelo camarada Valdemar Queiroz, a propósito da sua viagem entre Bissau e Contuboel [e da sua CArt 2479 - 1969] recupero a seguinte passagem: "… atravessamos a bolanha passando, ao longe, por Amedalai, tabanca em autodefesa, cercada por arame farpado e, depois, atravessamos por uma ponte cheia de ninhos de andorinhas, chegando a Bambadinca".

– Que ponte era essa?

Como uma forte possibilidade/probabilidade, apresento acima  uma sequência de cinco fotos recolhidas quatro anos depois de aí ter passado o camarada Valdemar, de modo a poder compará-las com a memória visual que tem desse dia… e dos locais por onde foi passando até Contuboel, ainda que estejam a uma distância de cinquenta anos.

Vd. fotos acima, nºs 1, 2, 3, 4 e 5.

Obrigado.
Um abraço.
Jorge Araújo.
09Abr2019.
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Notas do editor:

(*) Último poste da série > 9 de abril de  2019 > Guiné 61/74 - P19662: Memória dos lugares (390): As três pontes de Bafatá, sobre os rios Geba e Colufe (ou Campossa): contributos de Fernando Gouveia, Humberto Reis, Manuel Mata, Luís Graça, Ricardo Lemos e Virgílio Teixeira

Guiné 61/74 - P19663: Tabanca Grande (475): Fernando José Estrela Soares, cor inf ref, membro da Tabanca da Linha, senta-se à sombra do nosso poilão, sob o lugar nº 786: foi comandante da açoriana CCAÇ 2445 (Cacine, Cameconde e Có, 1968/70)


Foto nº 2 > Guiné > Região de Tombali > Cacine > CCAÇ 2445 (1968/70) >  Cap inf Estrela Soares no tarrafo do rio Cacine


Foto nº 3  |  Foto nº 1

Guiné > Região de Tombali > Cacine > CCAÇ 2445 (1968/70) > O então cap inf Estrela Soares, na viagem para a Guiné (foto nº 3) e hoje cor ref (desde 2007) (foto nº 1)

Foto (e legenda): © Estrela Soares  (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem do Manuel Resende, régulo da Magnífica Tabanca da Linha, com data de 3 do corrente:

Caro Luís:

Há cerca de um ano já falámos deste assunto, mas só agora o próprio decidiu inscrever-se.
Trata-se do Coronel Fernando José Estrela Soares, de Algés, membro da Tabanca da Linha, desde 7 de outubro de 2016.

Um abraço,
Manuel Resende


2. Pequena nota curricular no novo membro da Tabanca Grande, nº 786:

Nome:  Fernando José Estrela Soares;
Local e data de nascimeto: Lisboa, 6 de agosto de 1940;
Tem página no Facebook;
Posto: Coronel inf  reformado desde 4-12-2007.

Foi Comandante da Companhia Independente,  CCAÇ 2445, esteve em Cacine, Cameconde e Có  (1968/70)

 Síntese da Actividade Operacional da CCAÇ 2445, mobilizada pelo BII 18 (Ponta Delgada):

(i) partiu para o TO da Guiné em 9/11/1968 e regressou a 19/8/1970;

(ii) em 1 Dezembro 1968 seguiu para Cacine e Cameconde a fim de efectuar o treino operacional e a sobreposição com a CART 1692 (, que foi substituir);

(iii) em 28 Dezembro 1968 assumiu a responsabilidade do subsector, sob o comando operacional directo do Comando Chefe e ficando administrativamente dependente do BCAÇ 2834 e depois do BART 2865;

(iv) em 2 e 4 Maio 1970, com o assassinato dos Majores no Chão Manjaco em 20 de Abril anterior em Jolmete, foi rendida por fracções pela CCAÇ 2726, deslocando-se a CCAÇ 2445 para o subsector de Có em 7 e 22 de Maio 1970 para reforço da guarnição local, a CCAÇ 2584, ficando a subunidade integrada no dispositivo e manobra do BCAÇ 2884, com vista à realização de operações nas áreas de Peconha, Quete, patrulhamentos, emboscadas e protecção de itinerários;

(v) em 9 de Julho 1970 recolheu a Bissau, a fim de aguardar o embarque de regresso, colaborando na segurança e protecção das instalações e das populações da área, sob controlo operacional do COMBIS, até à chegada da CCAÇ 2753.

Foto nº 1 - Recente | Foto nº 2 - No tarrafo do rio Cacine | Foto nº 3 - Na viagem para a Guiné


3. Mensagem do Fernando José Estrela Soares, cor inf ref:

Data: quinta, 4/04/2019 à(s) 17:25
Assunto: Inscrição de novo membro para a Tabanca Grande

Agradeço ao camarada Luís Graça o ter-me inscrito na Tabanca Grande,  que bastante me honra. Já há bastante tempo que tencionava solicitar a inscrição mas, por uma razão ou por outra , fui sempre protelando.

Como curiosidade,  devo dizer que o Bento Soares,  oriundo da Arma de Transmissões e hoje  Major General, é do meu Curso de entrada na Academia Militar e somos muito amigos.

O Mundo é Pequeno... e a nossa Tabanca é Grande.

Abraço,
F. J. Estrela Soares


4. Comentário do editor Luís Graça:

Obrigado, Manel. E obrigado ao camarada Estrela Soares, que conheço de há dois ou três anos atrás, dos almoços-convívio da Magnífica Tabanca da Linha. Fico feliz por termos mais um "magnífico" na nossa Tabanca Grande, a mãe de todas as tabancas.

O Fernando José sentar-se-á no lugar  nº 786, ao lado do João Afonso Bento Soares, maj gen, que já foi apresentado  na passada sexta-feira (*), e que por sua vez se sentou ao lado de outro seu camarada da Academia Militar, o cor art ref António C. Morais da Silva, membro nº 784.

O Fernando José  passa a ser o primeiro representante da CCAÇ 2445 na nossa Tabanca Grande... Infelizmente, as companhias madeirenses e açorianas estão mal representadas na nossa Tabanca Grande ou não estão representadas de todo.

A CCAÇ  2445, até à data, tem  muito poucas referências no nosso blogue... Vamos ver se atrás do seu capitão surjam dois ou mais antigos militares da CCAÇ 2445 que queiram connosco partilhar memórias (e afetos) do nosso tempo de Guiné.

Este ano entraram três novos membros da Tabanca Grande, desde o início do ano, E curiosamente todos eles oficiais oriundos da Academia Militar... Vamos ver também se até ao fim do ano chegamos ao grã-tabanqueiro nº 800... Já só faltam 14... Conto com a preciosa ajuda do Manuel Resende  e do F. J. Estrela Soares  para o trabalho de coaptação de mais alguns  "magníficos" para a Tabanca Grande.  Aliás,  há tabanqueiros de outras tabancas (Matosinhos, Centro, Linha, etc.) que não estão "inscritos" na mãe de todas as tabancas...

O ideal era termos pelo menos 1 representante por cada unidade ou subunidade mobilizada para o CTIG... E foram mais de mil, entre batalhões, companhias indepentes, pelotões (mort, REC, canhão s/r, caçadores, etc.).

Um grande abraço de boas vindas ao cor inf ref Estrela Soares!


5.  Uma história passada com as CCAÇ 2445 , em Cacine, em dezembro de 1968:

Texto do António José Pereira da Costa (Cor Art Ref):

(i)  esteve duas vezes no TO da Guiné, primeiro como alf art,  CART 1692, a partir de 16 de janeiro de 1968; era  adjunto do capitão art José João de Sousa Veiga da Fonseca, comandante da CART 1692 / BART 1914, Abril de 1967 e Março de 1969, Sangonhá, Cameconde, Bissau;

(ii) voltou ao CTIG em 25 de maio de 1971, colocado  na defesa antiaérea da BA 12, como Cmdt da BTR [Bateria]AA 3434;

(iii) em 22 de junho de 1972 assumi o comando da CART 3494 que, então guarnecia o Xime; e a 11 de novembro de 1972 passou à CART 3567, estacionada em Mansabá;

(iv) regressou à metrópole em 9 de agosto de 1973;

(v) é membro da nossa Tabanca Grande, tem mais de 140 referências no nosso blogue  a assina a série "A Minha Guerra a Petróleo".


Guiné > Região de Tombali > Cacine > CART 1692 > Dezembro de 1968 > A ten enf paraquedista Maria Ivone Reis e o alf art QP António José Pereira da Costa, posando para a "posteridade" (**)

[A CART 1692 foi rendida, em Cacine e Cameconde, pela CCAÇ 2445 que, curiosamente, vai estar debaixo de fogo, em Madina Xaquili, com a CCAÇ 2590 / CCAÇ 12, em 24 de julho de 1969... Foi o batismo de fogo da nossa rapaziada, ainda em farda nº 3, o pessoal africano... (LG] (***)

Foto (e legenda): © António Costa (2010). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Assunto - Cacine 68

Camarada: Aqui vai uma foto da Ten Enf Pára, (como ela escrevia, ) Ivone Reis. Foi já em Dezembro de 1968 quando estávamos ser rendidos pela CCaç 2445.

Nesse dia, vi a guerra do ar! Um Gr Comb da nossa unidade e a CCaç [2445] completa andavam ali para os lados de Cacoca a procurar o IN.

Eu e o cap
 andávamos a ver como iam as coisas. Subitamente, detectámos um grupo de 25 turras. Pedimos o héli-canhão para cima deles. E então foi alucinante: o avião às voltas sobre o héli e o héli às voltas sobre os turras e aquele rotor a rodar tão depressa...

Subitamente, os turras começaram a acenar com os bonés... Era o nosso grupo que, com os camuflados desbotados, foram confundidos e ia havendo um azar.

Aterrámos e eu estava completamente almareado. Confesso que "sujei" o avião. A Ivone  deu-me uma ordem seca:
- Patinho! Lavar o avião, já!

E lá fui eu, às ordens da nossa tenente, lavar o material de guerra.

Depois pousámos para "memória futura"... Será que também há memória passada? (...)

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