quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Guiné 61/74 - P21580: Historiografia da presença portuguesa em África (240): Uma viagem à Ilha de Orango em 1879, um magnífico relato de viagens no Boletim n.º 1, 6.ª Série de 1886, da Sociedade de Geografia de Lisboa (3) (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 22 de Janeiro de 2020:

Queridos amigos, 

Não conhecia nada de semelhante, um garboso francês que garantia a um rei tiranete, na maior ilha dos Bijagós, que um francês nunca mentia, e tudo vai terminar com um golpe de astúcia, recuperam-se as mercadorias roubadas que retornam a Bolama com alguns presentes de déspota que quer modernas armas de fogo para entrar em guerra com o rei de Uno. 

Não vale a pena insistir que a França tudo fazia para espartilhar o território onde havia presença portuguesa, na altura circunscrita a Bolama. E há os belíssimos pormenores que ele nos dá sobre o animismo e a justiça bijagó, a descrição que faz da floresta de Orango é de alguém que se rende completamente aos encantos de uma natureza incomparável. Questiono como é que é possível este texto tão belo não aparecer referenciado na literatura luso-guineense.

Mistérios!

Um abraço do
Mário



Uma viagem à Ilha de Orango em 1879, um magnífico relato de viagens (3)

Beja Santos

Vista geral da Ilha de Orango

Aqui se conclui o acervo de peripécias vividas pelo vice-cônsul da Turquia em Bolama e Bissau, na ilha de Orango, em 1879, e dado à estampa no Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa em 1886. 

Max Astrié foi detido, o tirano da ilha, o rei Oumpâné Caetano, “nacionalizou” os seus bens, mas ao mesmo tempo deixa-o passear, até se matou um touro em sua honra e houve festejos públicos. O francês e a tripulação do barco passeiam-se pela floresta, o “turista à força” confessa o assombro que lhe provoca aquela portentosa catedral verde. 

Estava nesta contemplação quando deu por uma imensa gritaria, eram cinquenta negros agrupados à volta de um imenso tronco abatido, procuravam fazer uma piroga destinada ao rei, o único habitante da ilha que podia dar-se ao luxo de possuir tal embarcação. E Max Astrié faz considerações sobre a construção de uma piroga, repara que os indígenas estavam munidos de instrumentos rudimentares, seriam forçados a trabalhar meses seguidos para fazer a piroga, qualquer trabalhador europeu só precisaria de alguns dias, na posse de ferramentas adequadas, observou. 

O rei procurava substituir a sua piroga de guerra que tinha ficado inutilizada depois do último maremoto, intentava uma expedição contra o rei de Uno. A piroga é considerada pelos bijagós como o verdadeiro sinal de poder e de riqueza. Por isso, escreve Max Astrié, não surpreendem as demonstrações de que fui alvo quando me viram chegar na soberba chalupa construída em Marselha. 

Os indígenas admiravam as formas elegantes desta embarcação, capaz de resistir à mais inclemente tempestade e navegando, houvesse boa brisa, cerca de sete nós à hora. O chefe dos trabalhadores mostrou-me uma cabeça de touro em madeira, com cornos imensos, que devia ser colocada na popa da piroga à semelhança dos emblemas que nós vemos nos navios europeus. Entretanto, chegou um negrinho enviado pelo meu cozinheiro, encaminhei-me para a tabanca.

Cerca das duas horas, em plena sesta, entrou-me em casa o ministro da justiça que me conduziu ao rei. Oumpâné esperava-me deitado sobre uma esteira, a cara inchada e os olhos injetados de sangue: pareceu-me ainda fatigado e nauseado pelas orgias da noite anterior.

Informou-me que na minha ausência ele mexera nas minhas mercadorias e que escolhera os objetos que mais lhe agradara, e tinha expedido para um outro ponto da ilha o meu barco, não muito longe dos bancos onde naufragara o navio austríaco. 

Procurei usar da diplomacia e mostrei uma indiferença aparente. Mudando de assunto, o rei queria conhecer a maneira como os brancos procedem para fazer a guerra, para praticar a justiça e para receber os impostos. O seu espanto foi imenso quando lhe falei de exércitos permanentes, da cavalaria, de metralhadoras, de fuzis de escopeta. Manifestou-me logo o desejo de possuir tais armas e de se servir delas contra o seu inimigo, o rei de Uno. 

O modo como se pratica a justiça em França só lhe provocara uma admiração muito reduzida, interrogando-se para quê tantos juízes quando em Orango eram suficientes o rei e o ministro da justiça. Ele questionou por que é que, tendo um assunto ido a julgamento, podiam outros juízes decidir o contrário do que tinham decidido os primeiros, e disse claramente que gostava de ver o seu ministro da justiça ter a audácia de o contraditar…

Uma coisa digna de reparo é que as diversas questões postas por este Luís XIV falhado, em nada afloraram o modo de vida da Europa. Nunca me interrogou sobre a maneira como se vive nos nossos países, como se alimentam as pessoas, quais os seus desejos. Tudo o que toca à vida puramente material parecia deixá-lo completamente indiferente.

A nossa conversa foi bruscamente interrompida porque trouxeram ao rei uma grande quantidade de vinho de palma. O rei explicou-me que estava na hora das libações que duravam regularmente das cinco à meia-noite. Ele iria beber até ficar completamente bêbado na sua esteira. Vim a descobrir que me tinham sido retiradas cinquenta jardas de tecido de algodão, muitas folhas de tabaco, dois fuzis, um barril de aguardente de 140 litros e muito mais coisas.

No dia seguinte, fui testemunha de um acontecimento bizarro, um pobre diabo sucumbiu a uma doença misteriosa muito espalhada na costa ocidental africana, a doença do sono. E Max Astrié enuncia as manifestações desta doença e como num processo de gradual degradação se chega à morte. Segundo ele, atribui-se a doença do sono a um veneno vegetal que seria muito comum nas florestas onde há seringueiras. Mas logo diz que a questão não está elucidada se bem que tenha sido estudada pelos médicos da Senegâmbia e da Serra Leoa.

Segue-se a descrição de novo sacrifício, morrera alguém e suspeitava-se que tinha sido assassinado pela mulher. De novo se consulta um boneco em madeira, que se manteve imóvel às pessoas que o interrogavam perguntando se ele era o assassino até que, quando chegou a mulher do falecido, o boneco estremeceu e balançou-se duas vezes, seguiu-se a sua prisão e uma cena selvagem que ele descreve de tormenta e grande sofrimento, a condenada é conduzida para uma masmorra subterrânea onde já lá estão outros punidos condenados a morrer no meio de excrementos e de restos de comida, o francês retira-se agoniado.

Ao sexto dia depois da sua chegada à ilha, o ministro da justiça veio pedir mais aguardente, Max Astrié achou então oportuno retomar a ideia de um contrato comercial e pede ao rei para ir a Bolama, compromete-se a trazer todas as mercadorias exigidas pelo rei, pede a contrapartida de levar produtos da terra. 

O rei leva-o até a um conjunto de casas fechadas que manda abrir e mostra-lhe coconote e depois manda abrir outras casas onde há couros, esteiras, borracha, milho-miúdo e amendoim. A última casa aberta tinha restos de um naufrágio que ele veio a apurar tratar-se do naufrágio do capitão inglês John Peens, supostamente desaparecido nas costas do Gabão, os restos ali amontoados pareciam uma autêntica caverna de Ali babá. 

O rei Oumpâné dispõe-se a que o francês possa levar para Bolama o que lhe interessa desde que traga aguardente, tabaco, quina, fuzis e metralhadoras, caso os deuses agora lhe sejam favoráveis. Se o sacrifício o permitir, ele parte na chalupa pouco tempo depois. Max Astrié explica como corrompeu o sacerdote e como é que o galo decapitado veio cair a seus pés.

Tudo vai terminar com uma façanha do francês, quando descobriu que na chalupa estavam cascas de amendoins ou amendoins estragados. Ele apercebeu-se que o rei tinha com ele um tratamento inqualificável, chegara a hora da vingança.

Comunica à tripulação que irão astuciosamente até à tabanca enquanto o rei está a terminar o embarque dos presentes que lhe tinha anunciado, foram buscar tudo quanto lhes tinha sido roubado aquando do desembarque dias antes, esvaziaram as caixas e encheram-nas de ramos e de terra.

O rei mandara embarcar bois e porcos e juntou uma tartaruga magnífica com um metro de diâmetro e um pacote de cinquenta esteiras. A tripulação, dissimuladamente, levou para bordo tudo quanto tinha sido roubado. O rei pediu-me o meu revólver, escreve Max Astrié. À cautela, retirei todas as balas e entreguei-lho.

O vento estava de feição, chegara a hora de partida, o rei conduziu-me até ao embarque, sempre exprimindo agrado por ter ficado com as minhas mercadorias, julgava ele. Na praia, os marinheiros estavam a postos, levantou-se a âncora, disse adeus ao rei, a chalupa pôs-se ao largo. Foi mesmo a tempo!

Ouvia-se uma enorme gritaria do lado da tabanca, uma multidão avançava para a praia com os ministros da guerra e da justiça à cabeça. O rei teve conhecimento que eu lhe tinha deixado as caixas vazias, gesticulava freneticamente, lançava gritos roucos e desarticulados. Possesso, apontava-me o revólver e procurava disparar. Cinco bijagós lançaram-se à água, o rei Oumpâné incitava-os com a voz e gestos. 

Mas a âncora estava levantada e a brisa a nosso favor, pusemo-nos rapidamente ao largo. Então eu gritei aquela palavra que me tinha acolhido à chegada: Toubaba! Toubaba! 

E assim termina este portentoso relato, uma pérola da literatura de viagens do século XIX.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Guiné 61/74 - P21579: (In)citações (172): Frei Francisco Macedo (1924-2006), um madeirense, homem de Igreja e de Cultura, profundamente ligado à história contemporânea da Guiné-Bissau (Paulo Salgado, ex-alf mil op esp, CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72)


Guiné- Bissau > Bissau > c. 2010 > Vista aérea do centro histórico: Av Amílcar Cabral (, antiga Av da República, que partia da Praça do Império). Em primeiro plano, a Catedral de Bissau. 


Foto (e legenda): © Virgílio Teixeira (2019). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné] (*)



Paulo Salgado

1. Mensagem do Paulo Salgado [ex-Alf Mil Op Esp, CAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72); transmontano de Torre de Moncorvo, administrador hospitalar reformado;  autor dos livros, "Milando ou Andanças por África", "Guiné, Crónicas de Guerra e Amor" e "7 Histórias para o Xavier"; autor também da série do nosso blogue, "Bombolom"; tem mais de um centena de referências no blogue]


Data - 27/10/2020 , 22:28
Assunto - O Padre Macedo: a memória de um franciscano, um cidadão e um clérigo exemplar.

Camaradas do Blogue,

Desejo partilhar convosco uma referência ao Padre Francisco Macedo, natural da Madeira, tendo-lhe sido prestada uma singela e sentida homenagem em 2007. Mas nunca é demais recordá-lo. 

Por esta razão, respigo, abaixo, alguns trechos da referida homenagem. Escreveu-se, bem, sobre Frei Heitor Pinto Rema (**). Permiti-me que invoque Frei Francisco Macedo.

Confesso que não conhecera o Frei Francisco Macedo, no tempo da guerra; apenas travei conhecimento com este grande cidadão e clérigo por força de duas circunstâncias felizes.

Na minha primeira ida à Guiné-Bissau, entre Novembro de 1990 e Outubro de 1992 – portanto quase dois anos, tantos quanto a tal estada entre 1970 e 1972 – fui à residência dos franciscanos para cumprimentar o Padre Sobrinho, também franciscano, irmão do Dr. Sobrinho, meu antigo professor no Colégio Campos Monteiro, em Torre de Moncorvo. Naquele momento, tive oportunidade de conhecer o Padre Macedo. Por três vezes visitei os decanos franciscanos na sua residência e havia…um sempre um Porto!

O segundo aspecto respeita ao facto de a minha filha Maria Paula (quinze anos) ter sido aluna de Português (11.º ano) do Padre Macedo. Com a temperança que se lhe reconhecia, os alunos adoravam-no. E acabavam por aprender a língua portuguesa. 

Um dia, fui buscar a Maria Paula ao fim da tarde, e o Padre Macedo chamou-me e disse: "Sabe, a sua filha é, talvez, a melhor aluna de Português que tive ao longo de mais de quarenta anos".

Claro que fiquei feliz!  (***)

Paulo Salgado 
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Frei Francisco Macedo: Homem de Igreja e de Cultura (1924-2006)  (Excertos)

Ecclesia > Abr 4, 2007 - 10:57  

Realizou-se no passado dia 1 de Abril, uma homenagem póstuma ao Fr. Francisco Macedo, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, Made
ira.

Sendo o primeiro sacerdote franciscano natural da Ilha da Madeira, após a extinção das Ordens Religiosas em 1834, pretendeu-se com esta homenagem dá-lo a conhecer na sua terra natal e perpetuar a sua memória. 

Esta homenagem contou com o apoio da Câmara Municipal da Ponta do Sol e da Direcção Regional dos Assuntos Culturais. Para além dos autarcas locais, marcou ainda presença o Bispo do Funchal, D. Teodoro de Faria e o Provincial dos Franciscanos, Fr. Isidro Lamelas. (...) 

Fr. Macedo nasceu na Ponta do Sol a 2 de Abril de 1924. Por influência da avó paterna, terceira franciscana, entrou para a Ordem Franciscana em 1937 (Colégio de Montariol, Braga), tendo realizado a Profissão Solene em 1946, no Convento de Varatojo, e a Ordenação Sacerdotal em 1949, no Seminário da Luz, em Lisboa. 

Após uma curta permanência na Casa de Sto. António à Sé, partiu para as missões da Guiné-Bissau em 1951. Como missionário distinguiu-se, sobretudo, como pedagogo e educador da juventude. Sendo professor do Liceu Honório Barreto, em Bissau, recebeu a mais alta distinção do país pelos bons serviços prestados ao serviço da Educação: a condecoração com a Ordem de Instrução Pública, a 4 de Fevereiro de 1968, pelas mãos do então Presidente da República, Américo Tomás. 

Em 1973 toma posse como Reitor do mesmo Liceu, na presença do então Governador da Guiné, General António Spínola, sendo reconduzido no cargo, em 1975, pelos novos dirigentes da Educação, após a independência do país. 

No ano seguinte, convidado a trabalhar no Ministério da Educação, torna-se Assessor e Conselheiro do Ministro da Educação, chefiando o Gabinete de Planeamento e Estatística, departamento central do ministério. 

Foi ainda Director do Liceu Diocesano João XXIII, desde 1983, por indicação do Bispo de Bissau, D. Septtimio Ferrazetta. (...)

Fr. Macedo dedicou-se ainda à promoção do cinema, da fotografia, do teatro e da dança. Contudo, foi na música e no canto que mais se fez sentir o seu pendor artístico.

Criou o Orfeão de Bula, com cerca de 100 vozes, executando, estes, canções em latim, a três e quatro vozes, na Catedral de Bissau, nos ofícios e cerimónias da Semana Santa.

Presidiu à Comissão Diocesana de reforma e adaptação do canto litúrgico, tendo musicado, em três livros, os salmos dominicais vertidos para o Crioulo.

Foi ainda o responsável pela encomenda do órgão de tubos da Catedral, de fabrico alemão, em 1955, por ocasião da visita do Presidente da República, Higino Craveiro Lopes, tendo composto a música e letra de um hino, para esse efeito, que ficou célebre em toda a Guiné.

Deixando de trabalhar no Ministério da Educação da Guiné, em 1989, é condecorado pelo Governo do país que o louvou, oficialmente, pela Ordem nº 1/89, do Conselho de Ministros, reconhecendo-lhe as “excepcionais qualidades reveladas no exercício das diferentes funções que lhe foram confiadas no âmbito da educação, pelos seus dotes de inteligência, capacidade de trabalho, dedicação e espírito de sacrifício do que adveio uma profícua colaboração em prol do ensino, o que é grato destacar em sinal de reconhecimento do governo e do povo guineense”.

Em 1997, regressa a Portugal, por motivos de saúde. Após algum tempo no Convento de Leiria, foi colocado no Convento de Nª. Sra. da Penha, no Funchal. 

Foi Superior da Fraternidade, Assistente da União Missionara Franciscana (UMF), Capelão do Instituto Prisional da Cancela e, sobretudo, Confessor em muitas comunidades religiosas e paróquias. Faleceu a 6 de Março de 2006. 

 
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Notas do editor:


(*) Vd. poste de 14 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20344: Roteiro de Bissau: fotos de c. 2010, de um amigo do Virgílio Teixeira, empresário do ramo da hotelaria - Parte I


(***) Último poste da série > 6 de novembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21520: (In)citações (173): Muitos parabéns, Professor Jorge Cabral, meu Mestre! (Petrouska Ribeiro, Luanda)

Guiné 61/74 - P21578: História da 3ª Companhia de Comandos (1966/68) (João Borges, 1943-2005) - Parte II: Cruz de Guerra de 1ª classe; Mobilização, composição e deslocamento para o CTIG



Capa da História da 3ª Companhia de Comandos (Lamego e Guiné, 1966/68), documento mimeografado, de cerca de 4 dezenas de páginas, da autoria de João Borges, ex-fur nil comando. Exemplar oferecido ao seu amigo José Lino Oliveira, com a seguinte dedicatória: "Quanto mais falamos na guerra, mais desejamso a paz. Do amigo João Borges"

[O José Lino [Padrão de] Oliveira, ex-fur mil amanuense, CCS/BCAÇ 4612/74, MansoaCumeré e Brá, 12-7-1974 / 15-10-1974, a mesma unidade a que pertenceu o nosso coeditor Eduardo Magalhães Ribeiro; membro da nossa Tabanca Grande desde 31/12/2012; tem dezena e meia de referências no nosso blogue: vive em Paramos, Espinho]



1. Continuação da História da 3ª Companhia de Comandos (1966/68) (*)


3ª Companhia de Comandos 
(Guiné, 1966/68) / João Borges

Parte II (pp. 6-8)







(Continua)
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Guiné 61/74 - P21577: Consultório militar do José Martins (55): Loures e a Guerra Peninsular (Parte II)


Em mensagem do dia 22 de Novembro de 2020, o nosso camarada José Martins (ex-Fur Mil TRMS, CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), dedica o seu "Consultório" ao Concelho de Loures e à Guerra Peninsular. Publica-se hoje a segunda e última parte.








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Nota do editor

Poste anterior de 23 de novembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21573: Consultório militar do José Martins (54): Loures e a Guerra Peninsular (Parte I)

Guiné 61/74 - P21576: O cruzeiro das nossas vidas (28): A Síndrome dos Embarques (Abel Santos, ex-Soldado At Art da CART 1742)

Lourinhã > Zambujeira e Serra do Calvo > "Homenagem da Zambuejira e Serra do Calvo aos seus combantentes"... Monumento inaugurado em 5 de outubro de 2013. Foi uma patriótica iniciativa do Clube Desportivo, Cultural e Recreativo da Zambujeira de Serra Local.

Foto: © Luís Graça & Camaradas da Guiné


1. Em mensagem de 22 de Novembro de 2020, o nosso camarada Abel Santos (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69) traz-nos uma reflecção sobre a síndrome dos nossos embarques a caminho do desconhecido.


A Síndrome dos Embarques

Abel Santos

A curiosidade deixa o pessoal preso à amurada e as madrinhas ficam chorosas e até as pedras dos cais choram baixinho enquanto os familiares dos embarcados se acotovelam na esperança de assinalar o último e doloroso adeus.

O destino é assim mesmo, incerto, melhor do que a provação do adeus será ingrata sorte dos que embarcaram sem saberem para o que vão. Mas nem tudo é tão mau, embora a guerra seja um quadro pintado pela desgraça dos que morrem sem gentilezas da mata que os rodeia.

Muitos amores ficam assim abandonados no cais de embarque, mas serão avivados pelas cartas dos aerogramas, salvo se a fatalidade se intrometer pelo meio. Há que ter esperança, afugentando os sobressaltos dos dias mais custosos. As contingências das missões podem safar os embarcados onde tudo é possível.

A contar com o regresso, muitos destes soldados acreditam no amor que perdurará até ao encontro da moça dos seus encantos. Só por ironia do destino o seu fado será atraiçoado. As despedidas são sempre dolorosas, mas os que partem para a guerra, ainda no tombadilho e encostados na amurada, não pensam nos imprevistos.

Não temos lágrimas sublimes, mas alguns abraços e beijos sem excentricidade e com algum erotismo. De resto, muito daquela gente amontoada no cais vive entronizada nas aldeias, coberta por um manto de virtude e vergada ao trabalho honesto.

Os primeiros arrepios com o embate nas ondas alterosas aparecem à passagem ao largo da Madeira. O convés fica cheio de escumalha viscosa, por causa dos mais indispostos vomitarem. Para muitos, a comida começa a ser um problema, porque quanto mais comem mais vomitam e o navio começa a ficar mal cheiroso, um purgatório para alguns e um inferno para outros. Mas o navio lá ia sulcando as águas do oceano indiferente à má indisposição dos passageiros, agora com águas mais calmas para alívio dos soldados, rumando ao encontro de outro cais, onde iria deixar a sua preciosa carga. Em poucas semanas, os amores do cais de embarque começam a ficar esquecidos, tal é a tormenta das mudanças e o deslumbramento das confusões.

Instalados em diversos aquartelamentos espalhados nos vários TO, há soldados com diversos níveis de formação e padrões de educação, onde a convicção é coisa rara e o idealismo uma abstração. O mundo dos sonhadores começa a desmoronar-se ao som do rebentamento das primeiras morteiradas. Muitos sonhos começam a ficar sem sentido, perante a dureza das caminhadas, o calor e a secura com que o pessoal vai enfrentando. A realidade começa a desgastar as energias próprias da idade, as emoções vão esmorecendo e a rigidez da disciplina e da ordem vão diluindo a educação genética dos ancestrais. As angústias e o medo acabam por sufocar a última esperança de resistir ao amotinar dos desejos e a vontade fica amorfa. A rigidez das regras de conduta em zona de perigo vão-se desvanecendo, e a exposição ao fogo inimigo deixa a morte descansada. Na guerra não há génios, mas pode haver sorte como também há imprevidentes ou incautos. Acontece que os mortos nem sempre são os menos cuidadosos, porque o azar bate à porta de qualquer um, quando as balas são invisíveis e fatais.

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Nota do editor

Último poste da série de 11 de abril de 2018 > Guiné 61/74 - P18515: O cruzeiro das nossas vidas (27): O meu regresso no N/M Uíge, em 5 de agosto de 1969, com o cap mil médico Carlos Parreira Pinto Cortez, esposa e outros (Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, CCS / BCAÇ 1933, Nova Lamego e São Domingos, 1967/69)

Guiné 61/74 - P21575: Parabéns a você (1898): Abel Santos, ex-Soldado At Art da CART 1742 (Guiné, 1967/69) e António (Tony) Levezinho, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 12 (Guiné, 1969/71)


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Nota do editor

Último poste da série de 23 de Novembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21569: Parabéns a você (1897): José Saúde, ex-Fur Mil Op Especiais do BART 6523 (Guiné, 1973/74)

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Guiné 61/74 - P21574: In Memoriam (374): Eduardo Jorge Ferreira (Vimeiro, Lourinhã, 1 out 1952 - Torres Vedras, 23 nov 2019): um ano de saudade - Testemunhos: Parte II (Luís Graça e Jaime Silva)



Foto nº 1 > Lourinhã, Vimeiro, Cemita´rio local > 23 de novembro de 2020 > Homenagem ao Eduardo Jorge Ferreira (1952-2019)  > Pequena placa deixada pelos amigos, colegas e camaradas: as palavras são do 1º quarteto do soneto lido por Luís Graça [vd. texto abaixo]


Foto nº 2 >  Lourinhã, Vimeiro, Cemiério local > 23 de novembro de 2020 > Homenagem ao Eduardo Jorge Ferreira (1952-2019)  > Aspeto da campa (que é da família da São)


Foto nº 3  >  Lourinhã, Vimeiro, Cemiério local > 23 de novembro de 2020 > Homenagem ao Eduardo Jorge Ferreira (1952-2019)  > A viúva, Conceição Ferreira, e o filho João junto à campa. [O outro filho, Rui, vive e trabalha em Inglaterra.)


 Foto nº 4  >  Lourinhã, Vimeiro, Cemiério local > 23 de novembro de 2020 > Homenagem ao Eduardo Jorge Ferreira (1952-2019)  >  Em primeiro plano, a Alice Carneiro, fotogrfando a placa deixada pelos amigos


Foto nº 5  >  Lourinhã, Vimeiro, Cemitério local > 23 de novembro de 2020 > Homenagem ao Eduardo Jorge Ferreira (1952-2019)  > Um aspeto da assistência, composta apenas de amigos e colegas, num total de 11, para além da viúva São e do filho João, e todos da Lourinhã, com exceção do João Baptista, que veio de òbidos. Aqui ficam os seus nomes: Rui Chamusco, Jaime Silva, Luís Graça e Alice Carneiro, Joaquim Pinto Carvalho e Maria do Céu Pinteus, Carlos Silvério e Zita, Laurentino Marteleira e Glória 



Foto nº 6 > Lourinhã, Vimeiro, Cemitério local > 23 de novembro de 2020 > Homenagem ao Eduardo Jorge Ferreira (1952-2019)  > O Rui Chamusco lendo os seus versos-



Foto nº 7 > Lourinhã, Vimeiro, Cemitério local > 23 de novembro de 2020 > Homenagem ao Eduardo Jorge Ferreira (1952-2019)  >  Intervenção do nosso camarada Jaime Bonifácio Marques da Silva, membro da nossa Tabanca Grande (tal como Pinto Carvalho, o Carlos Silvério e a Alice Carneiro, além do nosso editor).



Foto nº 8 > Lourinhã, Vimeiro, Cemitério local > 23 de novembro de 2020 > Homenagem ao Eduardo Jorge Ferreira (1952-2019)  > O Rui Chamusco, professor reformado, junto à campa do seu amigo e colega da Escola C +S de Ribamar, Lourinhã  (*)


Foto nº 10 >  Lourinhã, Vimeiro, Cemitério local > 23 de novembro de 2020 > Homenagem ao Eduardo Jorge Ferreira (1952-2019)  > Cruz encimando a entrada do cemitério local, que construído em 1887


Foto nº 11 > Lourinhã > Vimeiro > Centro de Interpretação  da Batalha do Vimeiro: O Eduardo Jorge Ferreira foi um um dos grandes animadores da recreação histórica da batalha do Vimeiro  que se travaou aqui em 21 de agosto de 1808... Mais dos 1500 mortos desse dia terão ficado por aqui e arredores, em valas comuns...



  Eduardo Jorge Ferreira (1952-2019) (**)


Fotos (e legendas): © Luís Graça  (2020). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Texto lido pelo Luís Graça, editor do nosso blogue, amigo e conterrâneo do Eduardo:

Para o nosso (e)terno Eduardo:
notícias dos amigos



Eduardo, p’lo bem, amor e amizade
Qu’ em vida connosco quiseste partilhar,
A tua memória prometemos honrar,
Deixando aqui o rasto doce da saudade.

Notícias te damos também da nossa terra,
Onde nasce e se põe o sol todos os dias,
Sabes como é, há tristezas e alegrias,
Mais a pandemia, que lavra como guerra.

Mas faz-nos falta teu sorriso luminoso,
Tua gargalhada fraterna e sonora,
Teu abraço acolhedor e generoso.

Teimamos em falar contigo, cá deste lado,
Também um dia chegará a nossa hora,
Mas até lá serás sempre... por nós lembrado!


Vimeiro, 23 de novembro de 2020

Os teus amigos, colegas, companheiros, camaradas.


 
2. Intervenção do Jaime Bonifácio Marques da Silva [Seixal, Lourinhã]:

Lembro-me que os primeiros contactos que tive com ele foi através do hóquei em patins nos encontros entre Seminários.

Depois, cada um fez-se à vida e só nos anos oitenta volto a reencontrá-lo, por acaso, em Guimarães, quando ele fazia a Profissionalização em Exercício na Escola Secundária Francisco de Holanda.

A partir daí os nossos encontros foram mais frequentes, mas só no início dos anos 2000 eu e Dina começamos a partilhar mais assiduamente nas suas iniciativas:

Primeiro, nos encontros de professores de Educação Física na festa de Ribamar, depois nas caldeiradas com o nosso pessoal na Festa e em Porto Dinheiro.

Como homem amigo, generoso e atento aos outros apercebeu-se bem cedo da evolução da doença da Dina e, a partir dai nunca mais nos largou e sempre que surgia uma oportunidade de convívio, telefonava-me para aparecermos. E lá estava ele e muitas vezes a esposa, a São, à nossa espera para nos acompanhar.

Durante o “Tempo Dele” foi, para mim e a Dina, de uma dedicação e ajuda que nunca mais o esquecerei. Lembro-me da Dina, apesar de já não reconhecer quase ninguém, dizer um dia quando estávamos com ele – Nós temos muita sorte em termos estes amigos!

Como te disse, há dias, li um poema do Ruy Belo que me fez lembrar o Eduardo.

O Poema intitula-se: José, o homem dos sonhos  e foi editado na obra – Homem de Palavra, numa edição da Assírio e Alvim (1.ª Edição de 2011).

Pensei em dar o meu modesto contributo neste ato de solidariedade e de memória lendo o poema do Ruy Belo, mas alterando o nome que o poeta usou.

Ficaria assim, após a minha alteração afetuosa que o Ruy Belo aprovaria, certamente, nesta causa:


EDUARDO… O HOMEM DOS SONHOS!

Por Ruy Belo / Jaime Bonifácio


Que nome dar ao poeta,
esse ser dos espantos medonhos?
um só encontro próprio e justo:
o de EDUARDO…o homem dos sonhos!

Eu canto os pássaros e as árvores
Mas uns e outros nos versos ponho-os…
Quem é que canta sem condição?
É EDUARDO…o homem dos sonhos!

Deus põe e o homem dispõe
E aquele que ao longo da vereda vem,
homem sem pai e sem mãe,
homem a quem a própria dor não dói,
bíblico no nome e a comer medronhos,
só pode ser EDUARDO…o homem dos sonhos!

Vimeiro, 23 de novembro de 2020
 

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Notas do editor:

(*) Último poste da série > 23 de novembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21571: In Memoriam (373): Eduardo Jorge Ferreira (Vimeiro, Lourinhã, 1 out 1952 - Torres Vedras, 23 nov 2019): um ano de saudade - Testemunhos: Parte I (Rui Chamusco e João Crisóstomo)

(**) 31 de agosto de 2011 > Guiné 63/74 - P8714: Tabanca Grande (300): Apresenta-se o Eduardo Jorge Ferreira, lourinhanense, ex-Alf Mil da Polícia Aérea (BA12, 1973/74)

(...) Estive [, na Guiné, em Bissalanca,] na BA12 de 20 de janeiro de 1973 (, triste data, a do assassínio de Amilcar Cabral, ) a 2 de setembro de 1974, colocado na EDT (Esquadra de Defesa Terrestre) como Alferes miliciano da Polícia Aérea, onde era conhecido por Ferreira.

(...) Depois de vir da Guiné, e como era voluntário na Força Aérea por 6 anos, passei pela Comissão de Extinção da PIDE/DGS (Gabinete de Imprensa) e pelo Estado Maior General das Forças Armadas (1ª Divisão) donde passei à disponibilidade em junho de 1977.

Entretanto tirei o curso de Instrutores de Educação Física e, mais tarde, a licenciatura em Administração Escolar, realizando o percurso normal de professor até uma determinada altura, a que se seguiram 15 anos de ligação à gestão escolar, dos quais 12 como presidente. Voltei a ser unicamente professor nestes últimos 9 anos lectivos acabando a minha carreira profissional em Abril último. (...)