segunda-feira, 5 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6108: Os Marados de Gadamael (Daniel Matos) (7): Os dias da batalha de Guidaje, 22 e 23 de Maio de 1973

1. Parte VII dos dias da batalha de Guidaje, de autoria do nosso camarada Daniel Matos (ex-Fur Mil da CCaç 3518, Gadamael, 1972/74), enviado ao nosso Blogue em 6 de Março de 2010:




Os Marados de Gadamael

e os dias da Batalha de Guidaje



Parte VII


Daniel de Matos


Os Dias da Batalha


22 de Maio


Houve uma flagelação, curta, mas suficientemente certeira: caíram nas valas granadas de Morteiro 82, causando feridos, um deles muito grave. O pessoal já não sabe onde dormir. Faz oito dias que chegámos. Estamos fartos de viver como toupeiras, queremos ir embora a qualquer custo. Mesmo sendo conhecedores dos riscos que teremos de enfrentar pelo caminho. Se os Comandos Africanos passaram sem levar viaturas, nós também o poderemos fazer. Antes feridos ou mortos a romper o cerco do que enfiados nas tocas, como ratos. É dia de tentarmos uma vez mais ultrapassar os obstáculos, prepararmo-nos para novos confrontos, vamos romper as linhas do IN e atingir Farim, em direcção ao paraíso.

Pouco passa das sete horas e aí vamos nós, uma bicha de pirilau de cada lado das viaturas, protegendo-as de ambos os lados da picada. Somos pouco mais ou menos os mesmos da desafortunada coluna de dia 19, descontando as baixas sofridas desde então, que não são unicamente os feridos, há que acrescentar o pessoal vítima de “amoques” diversos, como ataques de paludismo e quejandos, que atiram para os bancos das viaturas de trás um bom punhado de novos inoperacionais.

Desta vez, o nosso posicionamento na coluna é mais avançado, digamos que do meio para a frente. Nota-se uma grande concentração nos olhos e no caminhar dos homens, um cuidado suplementar com a disciplina, a cada passo. O silêncio só não é total devido ao ralenti das Berliet da frente (enquanto se vai fazendo a picagem as restantes viaturas ficam para trás e mantêm os motores desligados, quando há condições de segurança aproximam-se quinhentos metros e voltam a parar). A passarada e demais habitantes da mata também se calam à nossa passagem, ou em sinal de respeito ou então como num filme de suspense, aguardando o desfecho.

Atingimos a bolanha seca do Cufeu, enorme, vamos ter que atravessar um grande descampado e, do nosso lado, não se vislumbra um único refúgio em que possamos abrigar-nos, caso isto dê para o torto. Fazemos um compasso de espera, sempre de olhos no chão que pisamos e na linha do horizonte, e os homens da frente progridem umas dezenas de metros com todas as cautelas, como que a apalpar o terreno. Nada acontece e são mandadas avançar as duas Berliet, que como é costume na função de rebenta-minas, apenas levam os condutores e sacos e mais sacos de areia, no chassis, sobre os pára-choques, em toda a parte.

Olhamos uns para os outros, parece até que sorrimos, como que a dizer “é desta!”, desta vez é que o pessoal zarpa daqui, vamos embora! Os sorrisos duram pouco tempo: uma infinidade de canhoadas começa a troar ao fundo da bolanha e atiramo-nos para o chão, liso, que nem bermas há onde esconder o cabedal. Passam breves momentos e começa a cair a chuveirada de granadas de canhão-sem-recuo e de morteiro, e mesmo os mais convictamente ateus rezam para que nenhuma pouse nas suas imediações. A parte imensa da coluna que se estende pela bolanha está desprotegida, em plena zona de morte. Como o ataque é desferido de longe, a única reacção ao fogo provém dos nossos morteiros.

A situação dura minutos incontáveis, durante os quais os fuzos da frente avançam, tentam surpreender o IN mas eles é que acabam por ser surpreendidos, deparando-se com uma linha perpendicular pela frente, de onde despontam rajadas de metralhadoras e de onde vem a cruzar o ar uma chusma de granadas de RPG. Parece, mais uma vez, estarmos sem saída possível. Galgar a barricada dos guerrilheiros será autêntico suicídio, pois correr desalmadamente por uma bolanha seca fará de nós alvos demasiado fáceis. Não temos a possibilidade de ver ninguém, reagimos por instinto, disparando às cegas. O soldado José António da Silva Pires (Jaca) lá vai serpenteando entre balas e rebentamentos e consegue chegar-se à frente. Tanta agilidade, carregando ao ombro um morteirete, e não só: ele e o seu camarada Manuel de Sousa transportam algumas munições, atadas duas a duas pelas bases, e escolhem o sítio ideal para as poderem disparar. Da orla da mata as costureirinhas começam a matraquear na direcção de ambos o seu som característico, tal como o demonstram os impactes das balas no capim, curto, atrás do sítio onde se encontram. Uma rajada causa-nos alguns danos, embora na maioria dos casos não passe de arranhões ou ferimentos ligeiros, nomeadamente no 1.º Cabo Gomes dos Santos, do COMBIS. Sem ter consigo a G3 para responder, o Jaca cola-se o mais possível ao chão e o Manuel de Sousa rasteja e esconde-se por trás duns arbustos ralos. Abre fogo de tal maneira que cala os disparos inimigos, levanta-se e desata a correr em perseguição, ao mesmo tempo que vai visando o inimigo com pequenas rajadas. Por sua acção, os guerrilheiros que desse lado nos tentam envolver desistem da ideia e batem mesmo em retirada. Já não seremos cercados e o Jaca gasta as munições de 60 mm fazendo-as explodir logo após os limites da nossa zona de acção, ou seja, em cheio sobre quem nos ataca, provocando o ponto final na emboscada. É pedido apoio aéreo, mas desta vez a resposta é negativa, não sabemos se devido ao receio dos mísseis Strela se a outras razões.

Desde Setembro de 1968 que os serviços de “Defesa do Estado” tinham sido avisados de que os mísseis SAM-3 estariam a ser disponibilizados pelo Instituto Internacional de Moscovo para a FRELIMO, o MPLA e o PAIGC. Só que, já neste ano de 1973, o modelo de míssil anti-aéreo que viria a derrubar os primeiros aviões no norte da “Província”, acabaria por ser o “SA-7 Grail-Strela”, (designação russa e também da OTAN, ou NATO, mas nunca adoptada em Portugal) operado apenas por dois homens e facilmente transportável para qualquer ponto da guerrilha. Na realidade, o aparelho, cuja utilização já era conhecida da guerra do Vietname, não passa de um tubo com 1,40 metros e dez centímetros de diâmetro, pesando escassos 10 quilos (quase metade de um rádio Racal)… Tem acoplado um pequeno sistema de disparo. É accionado por um apontador e um homem para abastecer a carga sobressalente (municiador). E os mesmos serviços sabiam que à base IN de Kondiafara haviam chegado no ano transacto trinta apontadores acabadinhos de formar na URSS. O “SA-7 Grail-Strela”, ou SAM-7, ou simplesmente Strela, está equipado com uma cabeça auto-direccional, sensível aos infravermelhos, tendo um alcance transversal de 3,7 quilómetros e, de altitude máxima, 10.000 pés (3 quilómetros, porque acima disso, rebenta), a uma velocidade de 1,5 “Mach” (é a unidade que mede a relação entre a velocidade do objecto e a velocidade do som). Emite um sinal acústico quando tem o alvo referenciado, mas bloqueia se o avião voar baixinho (é ineficaz abaixo dos 150 metros). Não pode ser disparado com o tubo a fazer um ângulo superior a sessenta graus, sob pena de os gases de escape queimarem o apontador. Assim, disparado numa posição entre os 20 e os 60 graus, o míssil poderia perseguir um avião “até à pista”, atraído pelas fontes de calor (os reactores, no caso dos Fiat).

A anulação da operacionalidade da Força Aérea começa precisamente nesta região, onde os sistemas antiaéreos do IN começam a alvejar e derrubar aviões T-6, DO-27 e Fiat G-91. Também os helicópteros estão sem voar em grande parte do território e durante tempo indeterminado.

De facto, no dia 20 de Março de 1973, os mísseis terra/ar começam a dar sinal de vida (primeiro disparo é referenciado na fronteira norte, em Campada, S. Domingos). Mesmo que alguns tenham passado ao lado das aeronaves, as ondas de choque provocadas assustam pilotos, e não só! De início nem se suspeita do tipo de arma que o IN estava a utilizar. A primeira vítima ocorre a 25 Março. É abatido o caça do tenente piloto-aviador Miguel Pessoa (Bissalanca, BA 12). Voava a mil pés de altitude e o impacte do míssil na parte traseira do Fiat fez com que este perdesse o motor e os comandos. O piloto, que voava sobre o corredor de Guileje, consegue ejectar-se, mas devido à baixa altitude, o pára-quedas não chega a abrir-se totalmente e ele tem a “sorte” de cair sobre árvores frondosas que lhe amparam o corpo. Ainda assim, perde a consciência e parte uma perna (fractura do peróneo), o que o impossibilita de caminhar em direcção a Guileje. No dia seguinte, oculto sob a copa do arvoredo, onde os pilotos que procedem às buscas não têm a possibilidade de o ver, lança ao céu um “very-light” que é avistado pelo tenente-coronel Brito (que irá morrer em combate três dias mais tarde). Conhecido o sítio exacto onde se encontra, o Grupo de Operações Especiais de Marcelino da Mata é incumbido de o procurar e resgata-o por volta das 11 horas, levando-o até ao héli da evacuação, onde é assistido pela segunda-sargento enfermeira pára-quedista Giselda Antunes. No céu, os aviões que estão a proteger a operação, – entre eles, um T-6 pilotado pelo furriel Carvalho, – são também alvejados, mas esses mísseis não causam danos. A 28 de Março, o Fiat G91-RA n.º 5419, pilotado pelo tenente-coronel aviador José Fernando de Almeida Brito (comandava o Grupo Operacional 1201, – Base Aérea n.º 12, em Bissalanca, – e tinha comemorado o seu 40.º aniversário na véspera) é abatido por um míssil e explode no ar, nas imediações de Madina do Boé. O corpo do tenente-coronel nunca será encontrado.

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Como estava colocado em Bissau (Brá), faltando poucos meses para regressar à metrópole (esperava fazê-lo em Outubro/Novembro, resolvera casar-me em Lisboa, o que aconteceu a 31 de Março, dia da notícia do abate do Fiat de tenente-coronel Almeida Brito no DN. Embora desde muito novo tivesse o hábito de ler jornais diariamente, foi para mim um dia pouco propício para ler jornais… Mas na capital toda a gente andava alarmada com as notícias e me perguntava pelos aviões, sem que eu soubesse o que responder. As núpcias e as férias terminaram e regressei a Bissau a 1 de Maio (o Boeing da TAP saiu da Portela perto da meia-noite e, pouco antes, tive notícia de uma explosão na Praça de Londres, creio que no primeiro-andar do então Ministério das Corporações (atentado à ARA). Também nessa noite, a RTP transmitia o concurso da Miss Portugal, directamente do Casino Estoril. Claro que só tinha câmaras de filmagem no interior do casino, pois cá fora havia a pouca-vergonhice de um grupo de cidadãos protestar contra a exploração da mulher e, contraditoriamente, contra o preço dos ingressos, exibindo cartazes que diziam “2.000 escudos = a 4.000 pães”!!!

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Porém, o dia mais dramático para a nossa aviação seria 6 de Abril. O DO-27 pilotado pelo furriel Baltazar da Silva transporta um médico e um sargento de Bigene para Guidaje e não chega ao destino, havendo que proceder à sua busca. Parte de Bissalanca outro DO-27, conduzido pelo furriel António Carvalho Ferreira. Em Bigene, o comandante do batalhão local (major Mariz) embarca no avião e vai aterrar em Guidaje. Aí juntam-se o ferido a evacuar e um enfermeiro. Com essas quatro pessoas a bordo, a aeronave levanta voo na direcção do Senegal (a pista, como já vimos, é sobre a fronteira) e pura e simplesmente desaparece. É mais tarde localizado no mato entre Bigene e Guidaje. Um pelotão de pára-quedistas héli-transportado desloca-se ao local e confirma as quatro mortes, conseguindo recuperar os corpos (haveria ainda de reaver mais duas vítimas mortais dos mísseis Strela). Entretanto, voando na área em protecção dos pára-quedistas, é abatido por outro míssil um avião T-6, pilotado pelo major Mantovani, que morreria em consequência da queda. Ainda a 6 de Abril, mais um DO-27, pilotado por outro furriel aviador, também Carvalho (não sei se o meu amigo de infância José Manuel Henriques de Campos Carvalho, que era piloto desses aviões e estava na Guiné nessa altura, encontrámo-nos um dia em que foi a Gadamael, mas depois perdemos o contacto), acorre a um pedido de evacuação de Guidaje e leva a bordo a sargento pára-quedista Giselda Antunes (por curiosidade, casar-se-ia com o tenente piloto-aviador Miguel Pessoa, do Fiat abatido a 25 de Março, hoje coronel reformado, registando-se a coincidência de constituir seguramente o único casal do mundo a ser atingido por mísseis Strela em ocasiões e aviões diferentes)… É igualmente alvejado por outro Strela que, embora o não tenha atingido, o danificou com a onda de choque e o obrigou a regressar à base.

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Após o derrube das aeronaves o inspector adjunto António Luís Fragoso Allas, responsável-mor da polícia política em Bissau e homem muito próximo do general comandante-chefe e do seu gabinete, enviou para a Rua António Maria Cardoso (sede da PIDE, em Lisboa) uma mensagem que continha, entre outras, as seguintes observações: “A utilização desta nova arma (mísseis terra/ar) constitui um sério agravamento da situação, porque nos tira o domínio do espaço aéreo”. Antes, “só o apoio aéreo foi decisivo para evitar desaires”. “Temos de encarar como possível que o PAIGC venha, em curto prazo de tempo, a aniquilar algumas guarnições e a estabelecer novas áreas libertadas”. Allas era agente da PIDE desde 1961, trabalhou no gabinete de Spínola e, após o 25 de Abril, viria mesmo para Lisboa, onde permaneceu protegido pelos chamados spinolistas até ao “28 de Setembro”, nunca chegando a ser preso e fixando residência mais tarde, como empresário, na África do Sul.

Na ausência de aviões Fiat desatou o pessoal a bombardear com morteiros, bazucadas, os da frente até com dilagramas. Mas o mais que conseguimos foi provocar novo e reforçado fogachal do PAIGC e termos de nos colar novamente ao chão para evitar a chuva de estilhaços. Se tem sido o IN a avançar em nossa direcção, estávamos feitos: ou recuávamos ou não tínhamos qualquer hipótese de protecção. Mas o objectivo dos guerrilheiros era, notoriamente, impedir-nos a passagem e não dizimar-nos ou infligir-nos outro tipo de derrota. E esse objectivo eles conseguiram-no, mais uma vez, obrigando-nos a regressar a Guidaje. Voltámos ao inferno, às valas, ao cheiro pestilento, às refeições de “estilhaços com atacadores” (esparguete com pedacinhos de salsicha) e, com sorte, aos copinhos de groselha. Por quanto tempo mais?

Do quartel de Binta, sensivelmente à mesma hora (sete e trinta) em que saíramos de Guidaje, avançara também nova coluna logística, com a missão de evacuar o pessoal, sobretudo os feridos. A CCP 121 faria protecção a oeste da estrada, cabendo a um destacamento misto de fuzileiros (42 homens dos DFE n.º 1 e n.º 4, comandados pelo primeiro-tenente Albano Alves de Jesus) a protecção a leste. Os picadores seriam de um grupo de combate da CCaç 14 (guarnição de Farim), participando também um grupo reduzido de elementos da CCaç 3. Um dos elementos, – o furriel miliciano Arnaldo Marques Bento, – deste grupo comandado pelo alferes Gomes Rebelo, acciona uma mina antipessoal, reforçada com outra, anticarro, e tem morte imediata. Também um picador – o soldado Lassana Calisa, – morre alguns metros adiante e a mesma mina provoca dois feridos graves. Ainda um outro engenho viria a ferir gravemente outro homem. Cerca do meio dia, um grupo de combate saiu de Genicó e veio reforçar a coluna. O tenente-coronel Correia de Campos manda abortar a coluna de reabastecimento e o pessoal regressa a Binta, onde chega apenas por volta das 18 horas.


23 de Maio

Sai de Binta em direcção a norte uma coluna/auto comandada a partir de uma DO-27 pelo major pára-quedista José Alberto de Moura Calheiros. É protegida por uma unidade de fuzileiros especiais e por grupos pertencentes a unidades do Exército, nomeadamente da CCaç 3 e, como sempre, por uma equipa de picadores que rasga caminho lá bem na cabeça da coluna. Ao chegar perto de Genicó liga-se aos cerca de 90 homens da CCP 121 que, sob o comando do capitão pára-quedista Armando de Almeida Martins, emboscada desde bem cedo, ali aguardam a sua passagem, para lhe fazer protecção. Os pára-quedistas faziam parte de uma força de intervenção, que incluía ainda uma companhia de comandos e uma companhia de fuzileiros, enviada para Guidaje para tentar romper o cerco e aliviar a pressão do PAIGC sobre o quartel.

Por volta das 8,30 horas, com a ligação à vista praticamente a ser efectuada, uma mina antipessoal é deflagrada e provoca a morte do soldado Bailó Baldé, da CCaç 3. Escassos minutos a seguir, quando a coluna recolhe o corpo e retoma o andamento, uma viatura acciona outra mina e causa mais uma morte imediata (soldado Fonseca Nancassa, também da CCaç 3) e dois feridos com gravidade. Uma terceira mina vem a ocasionar mais um ferido grave. Perante as adversidades da progressão, parecendo impossível ultrapassar o enorme campo de minas e armadilhas que encontrou em cada metro de caminho, é recebida ordem para que a coluna retroceda e regresse a Binta. Aos pára-quedistas, no entanto, é dito que devem avançar até ao destino, em missão de patrulha (operação Mamute Doido). Assim procedem, vindo a efectuar uma pausa para descanso, já na área do Cufeu. Conforme estas fatídicas jornadas demonstram à saciedade, seja ao longo da bolanha seja em torno da casa amarela que avistamos a cada passagem – ou do esqueleto que dela resta, – o Cufeu é uma zona propícia para as emboscadas, desde logo pelo número inusitado de morros de baga-baga atrás dos quais dezenas de corpos se podem ocultar e proteger-se das nossas balas.

Retemperadas as forças, o pessoal da companhia de caçadores pára-quedistas reinicia a marcha e é de pronto surpreendido por constringente emboscada. Dois dos pára-quedistas que seguem na frente (António das Neves Vitoriano e José de Jesus Lourenço, este com apenas 19 anos) têm morte imediata; o 1.º Cabo Manuel da Silva Peixoto, apontador de HK-21, é colhido por uma rajada e fica gravemente ferido. O fogo inimigo é muito intenso, a frente prolonga-se por algumas centenas de metros e dura três quartos de hora praticamente consecutivos. Há quem garanta ter avistado gente branca do outro lado.

“Os militares José Lourenço, António Vitoriano e Manuel Peixoto iam na primeira linha e foram os primeiros a cair”, relata muitos anos mais tarde Hugo Borges, na altura da emboscada tenente, comandante de pelotão (hoje general).

À mistura com tiros de Kalashnikov ouvem-se estrondos de canhões-sem-recuo e roquetadas das RPG-7, que causam pelo menos mais duas baixas graves: a do soldado Palma, que se encontrava a tentar desencravar a metralhadora MG-42 do soldado António Melo, que foi também ferido e ficou imediatamente em coma (viria a falecer após evacuação, já na metrópole). Apesar da resistência das NT, a ofensiva só é contida graças ao apoio aéreo que desta vez corresponde ao chamamento. Os Fiat lançam bombas de cinquenta quilos ao longo de meia hora bem medida sobre a zona de acção IN (cuja força é estimada em cerca de setenta guerrilheiros). Algumas viaturas saíram de Guidaje e foram ao encontro dos pára-quedistas. Fizeram inversão de marcha para se carregarem os corpos das vítimas e regressarem à origem. Abrindo um novo trilho, conseguem chegar à aldeia de Guidaje, não sem que os guerrilheiros retirados do Cufeu após o bombardeamento da aviação os tenham atacado de novo, mas de longe e sem consequências. O Cabo Peixoto não resiste aos ferimentos e morre também neste dia 23 de Maio, – imagine-se! – considerado o “Dia dos Pára-quedistas” por ser há precisamente 17 anos (desde 1956) a data da fundação, em Tancos, da Escola de Tropas Pára-quedistas!...

O Batalhão de Caçadores Pára-quedistas (n.º 12) teve durante as campanhas na “Guiné Portuguesa” cinquenta e seis baixas, (três oficiais, seis sargentos e quarenta e sete praças).

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Os corpos dos militares da CCaç 3 que protegiam a coluna inicial e que pela manhã foram vitimados pelo rebentamento de minas (mormente os de Bailó Baldé e Fonseca Nancassa), ainda devem ter sido transportados pelas mesmas viaturas que os camaradas pára-quedistas trouxeram para Guidaje, pois viriam a ser ali sepultados, dias depois, conjuntamente. Se assim não fosse, teriam sido levados pelos fuzileiros e elementos do Exército que regressaram a Binta e o tratamento aos seus esquifes teria sido diferente.

(Continua)
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 2 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6090: Os Marados de Gadamael (Daniel Matos) (6): Os dias da batalha de Guidaje, 20 e 21 de Maio de 1973

Guiné 63/74 – P6107: Memória dos lugares (77): Jumbembem 1973/74 (Fernando Araújo, ex-Fur Mil da 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512)

1. O nosso Camarada Fernando Araújo* (ex-Fur Mil da 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512, Jumbembem, 1973/74), que se “apresentou ao serviço” nesta tertúlia, no poste P6098, enviou-nos a segunda mensagem, com mais fotos da sua “maravilhosa” estadia em Jumbembem, com data de 5 de Abril de 2010:

Camaradas e Amigos,

Começo esta mensagem agradecendo as boas-vindas que me foram dirigidas pelos Camaradas José Corceiro, Luís Faria, Manuel Marinho (meu Camarada da 1ª CCAÇ, do meu BCAÇ 4512 que esteve em Nema/Farim e Caetano que ainda se lembra da problemática e dantesca ponte de Lamel.

Tal como disse na primeira mensagem andei envolvido, com o meu pelotão, numa coluna a Guidage, acção esta que decorreu imediatamente antes da execução no terreno da famosa e mortífera operação Ametista Real e numa terrível emboscada em Lamel (região situada entre Jumbembem e Farim), acções estas de que vos darei a minha visão pessoal dos factos brevemente.

A presente mensagem é ainda dedicada ao aquartelamento de Jumbembem, alguns aspectos locais do aquartelamento e de hábitos e usos da população local, de que disponho algumas fotografias.
Foto 16 > Jumbembem > 1973 > Os furriéis da 2ª Companhia. Em cima, da esquerda para a direita: Assunção, Ribeiro, Baía, Gameiro, Araújo, Duarte, Gil e Machado. Em baixo, da esquerda para a direita: Pereira, Aires, Cunha, Sandy (o faxina civil), Ferreira e Tavares
Foto 17 > Jumbembem > 1973 > O espaldão do Obus de 10,5 cm, que veio substituir o Obus de 14 cm. Passei aqui inúmeras horas a treinar Karaté
Foto 18 > Jumbembem > 1974 > JUN12, à porta do meu quarto, com a nossa mascote o Boy. Ao fundo vê-se o posto nº 2 (saída para a picada de Cuntima)
Foto 19 > Jumbembem > 1973 > A escrever uma carta no meu quarto
Foto 20 > Jumbembem > 1974 > No meu quarto observando o meu álbum de fotografias e, como não podia deixar de ser, a minha namorada Rosa Maria
Foto 21 > Jumbembem > 1974 > O meu quarto depois de renovado e assim bem mais confortável
Foto 22 > Jumbembem > 1973 > Um Baga-Baga (morro de lama seca construído por formigas brancas), com uns 3 metros de altura
Foto 23 > Jumbembem > 1973 > Um dia de Sargento de Dia à Companhia
Foto 24 > Jumbembem > 1974 > ABR15, aspecto da próspera e bem tratada horta da Companhia
Foto 25 > Jumbembem > 1973 > O tanque de armazenamento de água, que servia para regar a horta e de piscina onde o pessoal ia dar uns mergulhos
Foto 26 > Jumbembem > 1973. No meu quarto com o Sandy (o empregado responsável por nos fazer as camas, limpar, varrer e arrumar os tarecos)
Foto 27 > Jumbembem > 1974 > FEV28, à conversa com um djubi
Foto 28 > Jumbembem > 1973 > ABR29, na tabanca pisando o Coconote dentro do pilão, com o meu Camarada Gil
Foto 29 > Jumbembem > 1973 > Uma fase de luta tradicional entre nativos locais
Foto 30 > Jumbembem > 1973 > Fase mais acesa de uma luta tradicional entre nativos locais
Um abraço,
Fernando Araújo
Fur Mil OpEsp/RANGER da 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512

Fotos: © Fernando Araújo (2009). Direitos reservados.
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Notas de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

domingo, 4 de abril de 2010

Guiné 63/74 – P6106: O PIFAS - Programa de Informação das Forças Armadas (Miguel Pessoa)

1. O nosso Camarada Miguel Pessoa (*), ex-Ten Pilav, BA 12, Bissalanca, 1972/74, hoje Coronel Pilav Reformado, enviou-nos a seguinte mensagem, com data de 11 de Julho de 2009:
Camaradas,
A ideia surgiu-me quando li algumas referências à acção psicológica na Guiné e ao programa Pifas.
É claro que este escrito sofre de alguns males pois foi feito a olhar para o rádio em questão, sem apontamentos que me permitissem consolidar o que ia escrevendo. E não é fácil encontrar grandes referências a este tema.
Terão pois que me perdoar qualquer imprecisão que tenha cometido no referente aos postos e funções dos dois oficiais mencionados no texto. Mas lá que eram eles, eram...

UM RÁDIO CLÁSSICO...
Pouco se tem falado neste blogue do Programa de Informação das Forças Armadas - PIFAS - e não será agora que vou esclarecer algo de significativo sobre esta matéria. Mas a leitura de algumas referências ao Pifas fez-me olhar com mais atenção para a parte superior do armário da minha cozinha, onde - há já uns tantos anos - repousa, mudo e quedo, um rádio muito especial.
Lamento se possa dizer algumas imprecisões, mas o tema passa-me bastante ao lado, apenas me lembrando vagamente da existência do programa pois não era hábito meu ouvi-lo.
Por isso prefiro deter-me um pouco mais no rádio que já referi, o qual está na posse da Giselda - pelo menos desde 1973, o que nos faz retroceder ao tempo da nossa estada naquele território.
A história foi-me contada pela Giselda, então enfermeira pára-quedista na Guiné, que se cruzava frequentemente na zona do Grupo Operacional da BA12 com dois militares ligados às missões de acção psicológica desenvolvidas no território da Guiné, o Cap. Otelo Saraiva de Carvalho e o Maj. Carlos Fabião.
À data uma das acções desenvolvidas era a sensibilização da população através da distribuição de rádios. E, sucedendo na altura que aqueles oficiais aguardavam um transporte aéreo que lhes possibilitasse a distribuição desses rádios, a Giselda dirigiu-se-lhes na brincadeira, dizendo que não se importava de ficar com um rádio daqueles.
A verdade é que essa aproximação não teve resultados práticos imediatos mas, passados uns dias, estando a Giselda presente no Grupo Operacional, teve a surpresa de ver o Cap. Otelo dirigir-se-lhe com uma caixinha contendo o rádio que podem ver nas fotografias, segundo ele no cumprimento de instruções do Maj. Fabião, que lhe oferecia aquele aparelho.

Debruçando-nos sobre o rádio, verificamos que é da marca Silver, "made in Japan", funciona com três pilhas das grandes, de 1,5 v cada, apenas recebe onda média e, requinte adequado para aquela zona, refere ser "insect proof", o que, melhor analisado, se justifica pela existência de uma rede de malha pequena que protege os orifícios de arrefecimento da "aparelhagem", impedido a entrada de insectos para o seu interior.
O mais curioso do rádio é que o sintonizador rotativo estava naquele caso particular (não posso garantir que fosse em todos) colado na frequência do Pifas, o que impedia a sintonia do aparelho noutras emissões menos favoráveis às nossas cores...
Claro que isso não é contrariedade para "português desenrasca" pelo que rapidamente esse bloqueamento foi desfeito e, no regresso a Lisboa, lá fomos ouvindo as emissões que por aí atravessavam o éter... em onda média, claro...
O tempo se encarregou de fazer esquecer a presença do rádio, calmamente no seu poleiro. As memórias que me retornaram nestes últimos tempos levaram-me a retirá-lo do seu descanso, tirar-lhe umas fotografias e mandá-lo limpar - na verdade o seu estado de saúde é muito razoável, o que pressagia que ele possa rapidamente regressar às lides.
E, enquanto houver pilhas grandes e emissoras de onda média, lá iremos de vez em quando matar saudades do tempo em que o rádio era um elemento importante para mantermos a saúde mental por aqueles lados.

Um abraço,

Miguel & Giselda Pessoa (claro, afinal a história até é dela...)
Ten Pilav da BA 12 & Srgt Enf Pára-quedista

Fotos: © Miguel Pessoa (2010). Direitos reservados.
Imagem do Pifas: © Manuel Marinho (2010). Direitos reservados.
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Nota de M.R.:

Vd. último poste da série em:

20 de Novembro de 2008 > Guiné 63/74 - P3488: O PIFAS - Programa de Informação das Forças Armadas (António Matos)

Guiné 63/74 - P6105: (Ex)citações (63): O Ten Cor Correia de Campos foi um dos heróis de Guidaje (José Manuel Pechorro)

1. Recebemos esta mensagem de José Manuel Pechorro* (ex- 1.º Cabo Op Cripto da CCAÇ 19, Guidaje, 1971/73) para publicação:


P6090 - … Os dias da batalha de Guigaje, 20 e 21 de Maio de 1973, do ex-Fur Mil Daniel de Matos

Acabo de visitar o blogue (03/4/2010) e abrir a postagem n.º 6090, Os Marados de Gadamael e Os dias da batalha de Guidaje, 20 e 21 de Maio de 1973, em que o ex-Fur Mil Daniel de Matos fala do Sr. Ten Cor António Valadares Correia de Campos de modo depreciativo e infeliz.

O seu relato longo sobre a sua estadia na Guiné lhe deu bastante trabalho e levou tempo, merecendo o nosso reconhecimento e louvor. É difícil descrever acontecimentos que não presenciamos e que não dominamos correctamente.

O Sr. Ten Cor Cav deu entrada em Guidage, integrado na coluna Binta/Guidage, no dia 10 de Maio de 1973, cerca da 19 – 19,30 horas. Fez o percurso quase todo a pé, apareceu de pistola à cowboy, com botas de fuzileiro, os galões nos ombros e bengala na mão, acompanhado pelo Fur Mil de Informações e Operações de Infantaria, Carlos Jorge Lopes Marques Pereira, também do COP 3. A chegada da coluna foi saudada pela população e militares com regozijo!

Logo que chegou dirigiu-se ao Comando e na presença dos oficiais, afirmou que era ele o Comandante, o que ficou bem claro.

Neste dia tinham-se verificado confrontos violentíssimos que o PAIGC travou com as NT, na zona do CUFEU. Primeiro com a CCAÇ 3, que ao contra atacar desbaratou e depois com a CCaç 19, mandinga, onde esta sofreu 5 mortos que abandonou no terreno; os únicos que teve na estrada durante o cerco a Guidage, retirando apressadamente para o aquartelamento. O PAIGC deixou a zona fortemente combalido, principalmente no embate com a CCaç 19, sofreu pelo menos 6 mortos e vários feridos graves e ligeiros. Morreu o seu comandante. Estou convencido que as suas baixas foram mais elevadas… as informações recebidas falavam entre 10 a 12 mortos e o relato dos combatentes no terreno o dão a entender. Compreende-se que esta coluna não tivesse sido atacada.
O PAIGC já tinha tido 13 mortos confirmados e vários feridos, no dia 8/9 de Maio 73, conforme relato (P4957) do ex-1.º Cabo Manuel Marinho que bem descreve, durante os ataques à coluna de 4 viaturas que não chegou a Guidage. No local das viaturas as NT deixaram 4 mortos.

Durante o período da sua estadia o Sr. Ten Cor Correia de Campos dormiu sempre debaixo de chapa de zinco, no Posto de Comando. Durante as flagelações via-o sair sempre com o AVP 1 na mão, em locais de risco, de pé, tentando ajudar o nosso Pel Art 24 e o morteiro 81 a responder com mais eficácia, contra as 4 principais bases de fogo do IN. As zonas mais atingidas eram os locais da nossa artilharia, enfermaria e posto de comando; resto do aquartelamento e povoação.

Admirado e curioso, por três vezes fui atrás dele. Falava com uma calma e serenidade que me impressionou. Observava as saídas do fogo do IN e os rebentamentos das nossas granadas… Dava indicações.

A messe dos oficiais tinha uma só porta e era coberta também com chapa de zinco. As mesas e cadeiras dificultavam a circulação e o Sr. Ten Cor Correia de Campos, dando exemplo sentava-se no fundo, para fugir seria sempre o último.

Quanto a disciplina, o Comandante entrou a doer. Eu próprio levei uma reprimenda! Custou-me, no momento, mas logo compreendi que noutras circunstâncias não a teria recebido. Percebi o que ele queria ou desejava.

O caso relatado e passado na messe, leva-me a supor que o ex-Fur Mil Daniel de Matos terá cometido ou infringido algo que provocou a reacção do Sr Ten Cor Correia de Campos.
Assisti a outras reprimendas disciplinares e conclui que o Comandante tinha razão.

Quis defender Guidage, conseguiu com valor e venceu. Cumpriu o seu dever de militar.

Quem viu o filme Dr. Jivago, e as cenas sobre a debandada do exército russo, nas trincheiras ou valas na frente ocidental com o exército alemão, fará uma ideia do que se passou também em Guidage. Em muito menor escala mas aconteceu. Lá não abandonamos graças ao Sr. Ten Cor Correia de Campos.

Quanto ao Whisky é verdade. Bebia com frequência, diluído em água, diariamente. Nunca o vi bêbado, mas sempre lúcido.
Adormecia cansado e acordado pelos rebentamentos, notei algumas vezes sair ensonado, passando rapidamente.

Perante certas afirmações ou piadas dos soldados, algumas forçadas, no ambiente tenso ou pesado, por vezes o vi sorrir e até rir.

O Sr. Ten Cor Correia de Campos deixou o quartel no dia 12 de Junho, em coluna auto em direcção a Binta. Foi substituído pelo ex-Major Carlos Alberto Wahon da Costa Campos, também já falecido.

Relembrando o dia 25 de Maio de 1973 e o abrigo subterrâneo ou embutido no terreno, junto à vala paralela à pista de aviação que tem a bolanha e o Senegal pela frente, onde se encontrava o Fur Daniel de Matos. A granada de morteiro 120 que rebentou no canto, em cima da parede, na ponta do ângulo recto, perfurou a placa na ponta do abrigo. Esta deixou um buraco no tecto, por me parecer que o telhado estava enfraquecido pelo tempo. A granada não entrou, caso penetrasse teriam morrido todos os que lá se encontravam!

Houve heróis no assédio do IN a Guidage, mas sobressai o principal, o Sr. Ten Cor Correia de Campos. Que descanse em paz e que Nosso Senhor tenha perdoado as suas faltas, as que eu desconheço.

Faço votos de Uma Santa e Feliz Páscoa para todos.

Chegada ou partida de helicóptero, na zona de evacuação. De costas o Fur Mil de Inf Op Inf Carlos Jorge L. M. Pereira, com o AVP 1 na mão.

José Pechorro dando de comer a uma gazela, pertença do Fur Mil Enf Crisóstomo.
Foto cedida pelo 1.º Cabo Transmissões Janeiro.
__________

Notas de CV:

(*) Vd. postes de:

19 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5300: O assédio do IN a Guidaje (de Abril a 9 de Maio de 1973) - I Parte (José Manuel Pechorrro)

21 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5310: O assédio do IN a Guidaje (de Abril a 9 de Maio de 1973) - II Parte (José Manuel Pechorrro)

16 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5479: O assédio do IN a Guidaje (de Abril a 9 de Maio de 1973) - Agradecimento e algumas informações (José Manuel Pechorro)

Vd. último poste da série de 30 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P6077: (Ex)citações (54): José Brás lamenta ver publicado um texto antigo de sua autoria na Tabanca da Lapónia

Guiné 63/74 - P6104: Parabéns a você (98): José Eduardo Reis de Oliveira (JERO), ex-Fur Mil da CCAÇ 675 (Binta, 1964/66) (Os Editores)


»»»» F*E*L*I*Z...A*N*I*V*E*R*S*Á*R*I*O ««««
1. Completa hoje o seu 70º aniversário o nosso Camarada José Eduardo Reis de Oliveira (JERO), que foi Fur Mil da CCAÇ 675 (Binta, 1964/66).

2. O Jero foi convivado pelo Luís Graça a juntar-se a nós - Tabanca Grande -, em 14 de Julho, conforme se pode ver no seguinte extracto do poste P4686:

E-mail do Luís Graça, em 14 de Julho, para o José Eduardo:

Meu caro José Eduardo:

Deixa-me que te trate por tu, que é o tratamento (romano) entre pares e camaradas... És um homem de letras, como eu, e sobretudo um ex-combatente da Guiné, como eu... Obrigado pela gentileza do teu gesto. Terei muito em fazer uma recensão crítica do teu livro no nosso blogue e divulgá-lo... Os meus parabéns pela concretização da ideia de transformares o teu diário em livro. Estou muito curioso por lê-lo... até por que não há referências, no nosso blogue, à tua CCAÇ 675...

Gostaria, antes de mais, de convidar-te para ingressares na nossa Tabanca Grande, o lugar da blogosfera onde cabem todos os camaradas da Guiné. Se aceitares, é também uma honra para todos, dos mais velhinhos aos piras... Se és leitor do nosso blogue, sabes qual o nosso espírito o nosso objectivo: partilhar e contar histórias... Somos também um blogue de afectos, como podes ver pelos relatos do nosso último encontro, aí perto de ti, em Monte Real (...)

O José Eduardo respondeu, no mesmo dia, assim ao Luís Graça:

Meu caro Luís Graça

Sou hoje um homem feliz pelas tuas palavras. Pelo tratamento 'romano' e por sentir que estou a entrar para um grande clube... que leio e releio vezes sem conta.

Tenho muitas histórias da minha '675' e sinto uma obrigação especial a partir deste momento: tenho que preencher o vazio de mais de 40 anos.

Há no meu livro de memórias algumas páginas sobre o desastre do Pelotão de Morteiros 980, em 5 de Janeiro de 1965, que vos irá surpreender. E não só. Também sobre o Padre Gama, o Coronel Fernando Cavaleiro e do grande Capitão de Binta, Alípio Tomé Pinto.

Amanhã vai seguir o livro e logo que possível vou aparecer ao vivo para um apertado abraço.

Até sempre e...até breve.
José Eduardo Reis de Oliveira.

3. No dia 15 de Julho, já o Jero punha mãos à obra, e solicitando a sua adesão às tropas aqui perfiladas, enviou a sua primeira mensagem que deu origem ao poste P4690, dando início à narração das suas peripécias e as da sua CCAÇ 675, tendo cumprido 4 anos de serviço militar (1962/66).

Resta acrescentar que o Jero nasceu em 1940, em Alcobaça, onde segundo sabemos é mais conhecido que o bacalhau e muito estimado e respeitado pelos seus conterrâneos. É jornalista, sub-director do quinzenário regionalista O Alcoa, e autor de um livro, cujo título diz tudo: Golpes de Mão's - Memórias da Guiné, 2009 (*).

4. Como vem sendo habitual, sempre que me toca a mim – MR -, publicar estes postes aniversariantes, para melhor tentarmos avaliar o perfil do Jero, recorri mais uma vez à consulta do seu signo de zodíaco – Carneiro -, para nativos entre 21/03 e 20/04”, num site que se tem vindo a tornar muito popular nesta matéria e ao qual se tem acesso atarvés do endereço: KAZULO (http://horoscopo.kazulo.pt/4866/signos-do-zodiaco.htm), que diz textualmente o seguinte:

Carneiro
21/03 a 20/04

Com os nativos de Carneiro e os que o têm com ascendente, a primeira impressão é a de uma pessoa egocêntrica e de um signo independente, assertivo e impulsivo. Os Carneiros não perdem tempo e quando tomam uma decisão, agem sobre ela de forma habitualmente rápida.

São energéticos e excelentes lideres mas nem sempre o melhor «seguidor». São óptimos a iniciar as coisas mas deixam-nas frequentemente para um dos signos fixos acabar. Altamente competitivos, gostam de se colocar à prova constantemente.

Apesar de governados por Marte e bastante temperamentais, a fúria é passageira e são em regra acolhedores e inspiradores. Apresentam qualidades como a coragem e lealdade mas também a impaciência e têm um forte sentido de individualidade.

Atraem e realçam estas qualidades também nos outros e o dia de um nativo de Carneiro começa normalmente com um entusiástico estrondo. Aparentam uma certa ingenuidade, por confiarem e acreditarem que os outros são tão directos e honestos como eles. Marte na primeira casa astrológica influência a personalidade de forma similar.

A frase chave para nativos de Carneiro é «eu sou». Com ascendente de Carneiro, as atracções viram-se para Balanças, governado na sétima casa, a dos parceiros.

Carneiro é um dos quatro signos Cardeais, por estar ligado à mudança de estação e do solstício, tendo como elemento o Fogo.

Anjo: O Arcanjo Cassiel é o protector dos nativos do Signo Carneiro. Cassiel é chamado Anjo Guerreiro e aqueles que nascem sob a sua influência são pessoas criativas, destemidas e determinadas. Líderes natos, gostam de ocupar cargos de chefia e de desempenhar funções de elevada responsabilidade.

Possuidores de um carisma e encanto naturais, são amados por todos e até mesmo as suas atitudes irreflectidas são perdoadas e encaradas como uma encantadora particularidade da sua personalidade.

O Arcanjo Cassiel desenvolve a coragem e a imaginação. Ajuda a moderar a ambição, o espírito de competição e o egocentrismo.

5. Independentemente das mensagens e comentários que os nossos Camaradas enviarem e colocarem, futuramente, no local reservado aos mesmos, neste poste, queremos em nome do Luís Graça, Carlos Vinhal, Virgínio Briote, Magalhães Ribeiro e demais Camaradas da Grande Tabanca que por vários motivos não puderem enviar as suas mensagens, cantar-te a seguinte cantiguinha muito tradicional:

PARABÉNS A VOCÊ,
NESTA DATA QUERIDA,
MUITAS FELICIDADES,
MUITOS ANOS DE VIDA,

HOJE É DIA DE FESTA,
CANTAM AS NOSSAS ALMAS
PARA O AMIGO JERINHO,
UMA SALVA DE PALMAS
!

E mais acrescentamos:

O nosso maior desejo, neste teu aniversário, é que junto da tua querida família sejas muito feliz e que esta data se repita por muitos, bons e férteis anos, plenos de saúde, felicidade e alegria.
E mais te desejamos, que por muitos mais e boas décadas, este "aquartelamento" de Camaradas & Amigos da Guiné te possa dedicar mensagens idênticas, às que hoje lerás neste teu poste e no cantinho reservado aos comentários.

Estes são os mais sinceros e melhores desejos destes teus Amigos e Camaradas, que como tu, um dia, carregaram uma G3 por matas e bolanhas da Guiné.

Com montanhas de abraços fraternos
O Jero, acompanhado da sua querida esposa, no almoço da Tabanca do Centro, que decorreu em Monte Real, no passado dia 27 de Janeiro de 2010

Guiné 63/74 - P6103: Parabéns a você (97): Hernâni Acácio Figueiredo, ex-Alf Mil da CCS/BCAÇ 2851 e António Dias ex-Alf Mil da CCAÇ 2406 (Os editores)

1. Estão de parabéns hoje, dia 4 de Abril de 2010, os nossos camaradas Hernâni Acácio Figueiredo (ex-Alf Mil TRMS da CCS/BCAÇ 2851, que esteve em Mansabá e Galomaro nos anos 1968/70) e António Dias (ex-Alf Mil da CCAÇ 2406/BCAÇ 2852, que esteve no Olossato e no Saltinho nos 1968/70), a quem vimos desejar um bem passado dia de aniversário junto das respectivas famílias, este ano com hipótese de mais participantes nas festividades pela feliz coincidêndia de ser também dia de Páscoa.

Desejamos aos nossos camaradas Hernâni Acácio e António Dias uma longa vida junto de quem mais eles amam.



2. Não encontrei registos de postes do camarada Hernâni Figueiredo, mas presumo que seja veterano no Blogue já que a sua foto consta da fotogaleria. Só não temos uma do seu tempo de Alferes da Arma de Transmissões.

Quanto ao nosso camarada António Dias, está connosco desde Agosto de 2009, quando se apresentou na Tabanca assim no Poste 4783 :

Apresenta-se o ex-Alf Mil António Dias, CCAÇ 2406/BCAÇ 2852, Olossato-Saltinho, 1968/70.

Sou pira nestas andanças da net e desde já agradeço o esforço do camarada Henrique Matos, além da sua paciência para me iniciar nesta guerra.

Pois tive de ficar para a liquidatária e o Chefe da 7.ª Rep não me queria deixar vir de avião, pagando eu e o sargento a viagem.

Aguentei 8 dias e só depois de ameaças me deu o almejado OK. A minha Companhia já tinha embarcado há um mês!

Haverá mais estórias e fotos.

Cumprimento toda a Tabanca Grande
António Dias


Pois é, caro Dias, de ti só encontrei o Poste 5248 na série "O cruzeiro das nossas vidas", pelo que não tens cumprido a tua promessa de mais histórias e fotos.

3. Assim lembramos os nossos camaradas aniversariantes hoje, marcando desde já encontro para o próximo ano.

Os editores
__________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 30 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P6079: Parabéns a você (96): Os nossos Maiores e Melhores Agradecimentos a TODOS os Amigos e Camaradas (C. Vinhal / E. Magalhães)

sábado, 3 de abril de 2010

Guiné 63/74 - P6102: PAIGC - Quem foi quem (10): Abdú Indjai, pai da Cadi, guerrilheiro desde 1963, perdeu uma perna lá para os lados de Quebo, Saltinho e Contabane (Pepito / Luís Graça)



Guiné-Bissau > Guerrilheiros do PAIGC em movimento em mata (Foto do PAIGC, s/d, reproduzido em Mikael Levin - Cristina's History. Cherbourg-Octeville: Le Point du Jour; Lisboa: Museu: Colecção Berardo, 2009, p. 91) (Com a devida vénia).

1. Texto do nosso amigo Pepito, com data de16 de Março último:


Assunto:  Pai da Cadi (*)

Luís

Seguem alguns dados referentes a Abdú Indjai [, foto de João Graça, à direita], pai da Cadi, tal como me havias pedido:

(i) Nasceu em Farim de Cubucaré,  em 1947;

(ii) O pai foi militar português que prestou serviço em Macau;

(iii) Entrou na Luta Armada logo no seu início, no dia 23 de Janeiro de 1963, na Base Central de Cubucaré, na Barraca Miséria, centro de recrutamento;

(iv) Especializou-se como fuzileiro em 64;

(v) Entrou no Exército Regular em 66, sob o comando de Kubói Nam'Bá, sendo Comissário Político Braima Camará;

(vi) Comandava então um grupo designado por "sete homens";

(vii) Fez missões militares em Como, Catchil [ou Cachil], Tombali, Cufar, Medjo [ou Mejo]  e Guiledje [ou Guileje];

(viii) Mais tarde, fez a guerrilha na zona 7 (Quínara), com o Comandante Gaio (cubano), sob a direcção do Comandante Nino Vieira;

(ix) Em 1968 intervém na Guerra da Ponte de Balana (tanto na pontezinha, como na ponte grande);

(x) Depois desloca-se para Quebo [, mapa de Xitole,] Saltinho e Contabane [, mapa de Contabana,] sob a chefia do Comandante Augusto Patchanga;

(xi) Nessa altura cai numa mina e fica sem uma perna [, possivelmente em 1969];

(xii) Evacuado para o Hospital de Boké,  na Guiné-Conacri, acaba por ir para a RDA em tratamento;

(xiii) Regressa a Conacri  na véspera da operação Mar Verde, assalto organizado por Spínola e Alpoím Calvão [, em 22 de Novembro de 1970];

(xiv) É nesta cidade que está quando a Independência da Guiné-Bissau é proclamada [, a 24 de Setembro de 1973];

(xv) Hoje é agricultor e Presidente da Associação dos Antigos Combatentes de Cantanhez.

abraço
pepito

2. Comentário de L.G.:

Obrigado, Pepito, pelos elementos curriculares que nos mandaste do antigo Combatente da Liberdade da Pátria, Adbu Indjai, pai da Cadi, homem afável que o João Graça conheceu e fotografou em Iemberém, quando por lá passou em Dezembro passado. Infelizmente não tenho essa foto comigo, no meu novo portátil. Estou em Montalegre, em pleno coração do Barroso, viajando pelo Portugal profundo e periférico, nas miniférias da Páscoa... Estou no hotel, chove lá fora, e eu estou preocupado com as notícias que vêm de Bissau, com mais uma intolerável tentativa dos militares guineenses de fazerem sobrepor a força das suas armas à voz do povo e à legalidade do poder político...
Há quem culpe todos males da Guiné-Bissau ao parto (violento) que foi o nascimento da Nação e aos pais-fundadores que foram os guerrilheiros do PAIGC. Diz-nos a história que é sempre um desastre quando os guerrilheiros tomam conta do aparelho de Estado ou se convertem em exército regular. Amílcar Cabral não viveu o tempo suficiente para equacionar este problema, muito menos para resolvê-lo...Ainda bem para ele, e para a sua memória histórica...

Mas eu não quero falar hoje dos que, sem qualquer legimitidade histórica e muito menos política, se arvorarm em donos do  destino da Guiné-Bissau,  tentando interromper, bloquear ou aniquilar a seu bem-prazer o lento, difícil, doloroso mas inevitável  e irreversível processo de democratização da Guiné-Bissau. Há hoje gente, corajosa  e patriota que quer (e luta por) uma Guiné-Bissau, justa e democrática, por um Estado digno e respeitado no seio da comunidade internacional.

Louvo a iniciativa do AD - Acção para o Desenvolvimento no sentido de dar voz aos anónimos guerrilheiros do PAIGC, nomeadamente aos que operaram na região sul,  e que souberam despir a farda e entregar a arma depois da independência. De facto, no âmbito do Projecto Guiledje, equipas de investigadores da AD - Acção para o Desenvolvimento têm entrevistado, gravado e filmado alguns desses homens.  Os seus depoimentos são importantes para se fazer a história da moderna Guiné-Bissau.

Olhando para os rostos de alguns desses homens que eu conheci pessoalmente, em 2008,  ou  que conheço apenas por fotografia (**),  não é difícil concluir como eles ficaram  precocemente envelhecidos por uma vida duríssima (anos e anos de guerrilha pura e dura, a que se somaram as não menos penalizantes condições de vida e de trabalho num novo país independente, em construção, que pouco ou nada lhes tinha para oferecer em paga pela sua participação na luta armada), eu só conseguia descortinar,  há dois anos atrás,  por ocasião do Simpósio Internacional de Guiledje, serenidade, sabedoria, coragem, experiência de vida... Aaqui e ali podia adivinhar-se orgulho pela missão (cumprida), orgulho por terem sido protagonistas da sua própria história e da história do seu paí... Talvez, aqui e ali (e é preciso adivinhar), também alguma desilusão, algum desencanto, algum desapontamento pelo rumo que os acontecimentos tomaram  nos úlltimos 35 anos a seguir à independência.  Mas em Bissau, em Março de 2008, eu não vi ódio, nem agressividade, nem ressentimento...

Como já escrevi, "foram homens, idealistas e generosos, que eram tão jovens como nós, e que amavam a sua terra como nós amamos a nossa, oriundos de diferentes comunidades e grupos, partilhando diferentes credos (animistas, muçulmanos, cristãos...), reunidos sob a mesma bandeira, e que, como combatentes, foram bons, determinados, abnegados, corajosos...

"Também tiveram sorte no campo de batalha, que a sorte protege os audazes (como dizem os nossos comandos): hoje estão vivos; mas muitos milhares dos seus camaradas pagaram, com o sacrifício da sua própria vida, a sua opção pela luta de libertação... Estão vivos, mas não tiraram benefícios pessoais por ter sido guerrilheiros do PAIGC, combatentes da liberdade ou heróis vivos, aos olhos dos seus filhos, parentes, amigos, vizinhos"...
A maior parte deles, como o Abdu Indjai, voltaram  a ser camponeses, como sempre foram, filhos,  netos e bisnetos de camponeses ou de pastores...

"Homens que ontem eram o IN, eram nossos inimigos (não individualmente, mas como exército, como máquina, como entidade mítica; porque estávamos, objectivamente, de um lado e de outro do campo de batalha, empunhando uns a Kalash e outros a G3...); homens que hoje queremos que sejam nossos amigos e até irmãos; homens que, no mínimo, merecem o nosso respeito, senão mesmo a nossa admiração... Há sempre em todas as guerras uma estranha cumplicidade entre combatentes de um lado e de outro...

"Oxalá possam, todos estes antigos guerrilheiros do PAIGC, viver o que resta das suas vidas em paz, em segurança, em dignidade" (...).

____________

Notas de L.G.:


Último poste desta série: 


30 de Setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2143: PAIGC - Quem foi quem (2): Abílio Duarte (1931-1996)

6 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2159: PAIGC - Quem foi quem (3): Nino Vieira (n. 1939)

18 de Outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2190: PAIGC - Quem foi quem (4): Arafan Mané, Ndajamba (1945-2004), o homem que deu o 1º tiro da guerra (Virgínio Briote)

12 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2343: PAIGC - Quem foi quem (5): Domingos Ramos (Mário Dias / Luís Graça)





(**) Vd. postes de:

12 de Janeiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3728: PAIGC: O acampamento (barraca) Osvaldo Vieira (Pepito)

Guiné 63/74 - P6101: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (24): Diário da ida à Guiné - 04/03/2010 - Dia Um

1. Mensagem de Fernando Gouveia (ex-Alf Mil Rec e Inf, Bafatá, 1968/70), com data de 30 de Março de 2010, que nos vai contar tudo sobre a sua recente viagem à Guiné-Bissau:

Caro Carlos:
Tardo em mandar o relato do Dia Um do Diário da Ida à Guiné, pois ando deveras atrapalhado, com a passagem das gravações da câmara de filmar para o PC, a qual comprei dois dias antes de ir e ainda não estou senhor de todo o seu software.
Para já, vou ilustrando as estórias com fotos só da máquina fotográfica.

O primeiro episódio de “NA KONTRA KA KONTRA” está quase a rebentar. (A primeira cena é mesmo uma explosão).

Um abraço.
Fernando Gouveia


A GUERRA VISTA DE BÁFATA - 24

Diário da ida à Guiné - Dia um (04-03-2010)


Cerca das duas menos um quarto da manhã: - “Senhores passageiros mantenham os cintos apertados até o avião se encontrar imobilizado e os motores estarem parados”.

Começa a saída do avião. Estava ansioso por passar a porta da cabine e sentir o cheiro que quarenta e dois anos antes me impressionara, quando do atracar do “Ana Mafalda” na Ponte Cais da Amura.

Para ser sincero, não senti esse odor inebriante a África. Mentalmente procurei explicações e a mais provável poderia ser a de agora se estar em avançada época seca e em Julho de 68 se estar em plena época das chuvas.

Desci as escadas do avião e às duas da manhã o calor parecia o mesmo de há quarenta anos, incomodativo. Já na plataforma reparei que o asfalto, pelas dimensões das fissuras, qual lamaçal seco, poderia ser o mesmo. O autocarro que nos levou à gare, distante 50 metros, também poderia ser o mesmo. Depois notei que os carrinhos de transporte das bagagens pareciam os mesmos, mas não eram, ou seriam, apesar de agora se estar na gare do Aeroporto Osvaldo Vieira e não na antiga gare de há quarenta anos.

Já dentro do edifício tive que ir para a fila dos estrangeiros mostrar o passaporte. De novo o choque, agora já menor. Coisa estranha, os africanos foram todos também para a mesma fila, dos estrangeiros… Deviam ter todos passaporte português.

Quando já estava a pisar o risco amarelo que precedia a mostra do passaporte, já estava completamente distraído a rever todo aquele ambiente, já sentido por mais de dez vezes há quarenta anos. O funcionário deve ter chamado por mim. Estava completamente absorto. Foi preciso todas as outras pessoas chamarem-me à atenção, com sorrisos à mistura. A minha euforia ia ter uma pausa.

Na sala a seguir “pesquei” o saco que veio no porão. Estava um pouco preocupado pois trazia lá algo passível de confisco. Um funcionário remexeu tudo mas não deu com nada. Como havia um saco plástico fechado pediram para eu o abrir. Era um bolo-rei que levava para os amigos. Perguntaram o que era aquilo. Quando lhes estava a explicar, o melhor que podia o que era um bolo-rei, o funcionário avançou com o dedo indicador para o espetar no bolo, mas fosse pelo meu olhar cáustico, fosse por ele próprio ter medo de meter o dedo em algo que podia ser perigoso, ordenou-me que fosse eu a meter o dedo. Enterrei o dedo no bolo e como não explodiu e o dedo não veio cheio de pó branco, aproveitei e parti o bolo ao meio mostrando que era apenas bolo. Perante esta atitude libertaram-me de mais formalidades.

As minhas dúvidas quanto ao ir do Aeroporto para qualquer hotel desvaneceram-se. O Chico Allen, o Pimentel, o Mesquita, o Pires e o filho estavam à minha espera. Estes dois últimos, sabendo do estado da minha coluna, carregaram as minhas bagagens (ficando muito grato por isso), sobretudo o saco mais pesado onde levava as prendas para os companheiros e para distribuir pelos africanos.

O Chico depressa fez o percurso de uns 30 quilómetroa para Norte, em direcção ao empreendimento meio abandonado, que ele próprio está a “gerir”: o Anura Club, a 6 quilómetros de Bula na estrada para o Ingoré e perto da tabanca balanta de Bofo. Pelo caminho, a polícia, numa das muitas caricatas barreiras que noutro dia descreverei, quis ver as minhas bagagens. Na expectativa da cena do bolo-rei se repetir, o Chico, já com alguma experiência dessas situações, levou-os na conversa e lá seguimos mas ainda tivemos de parar em mais quatro ou cinco barreiras policiais, ou do exército.

Deitámo-nos às quatro da manhã e acabei por dormir só duas horas. A excitação era muita.

Levantei-me cedo e, como algumas mulheres e bajudas que moravam nuns armazéns do empreendimento, estavam junto do poço a tirar água, aproveitei para tirar as primeiras fotos e fazer as primeiras cenas em filme.

Junto ao poço, um grupo de bajudas e o Nelson, em baixo à direita.

A bajuda Elisa, de 14 anos.

A bajuda manjaca Missinda, de 14 anos.

Tomado o pequeno almoço, confeccionado por nós, aliás como todas as refeições que fazíamos no Anura Club, fomos a Bissau pois era urgente trocar dinheiro e comprar um cartão de telemóvel para uma rede local. Aconselharam-me a MTN. A compra de francos cfa foi feita numa loja de materiais de construção onde o cambista (dono da loja), sentado atrás duma secretária que se confundia com a anarquia dos materiais expostos e lixo à mistura, não era mais do que um irmão do Major Valentão! Noutra loja ali perto comprou-se o cartão para o telemóvel, embora rodeando as pessoas andassem sempre muitos miúdos a tentar vendê-los.

A manhã estava no fim e decidimos almoçar em Bissau. O Chico escolheu o restaurante “A Senegalesa” e encomendou-se um chabéu de peixe. Aí, vi a bajuda mais espectacularmente bela, em termos estéticos, de todas as que vim a ver. Parecia vestida para uma passagem de modelos africana. Tinha um vestido até aos pés de cores muito sóbrias, um lenço branco à “Benasir Butto” e, a envolver-lhe os ombros, um lenço grande amarelo, todo bordado, estabelecendo uma ligação estética perfeita entre o lenço da cabeça e o vestido. A rematar tudo isso ela estava a pilar quiabo de um verde tal que estabelecia um contraste ideal com as suas vestes. Perguntei-lhe se a podia fotografar (como faço sempre) mas disse que não pois era muçulmana. Teria cometido uma heresia se não estivéssemos com pressa. Utilizaria o zoom do outro lado da rua.

Fomos fazer horas e passámos pelo ponto de encontro dos europeus, principalmente cooperantes: O restaurante “O Porto”. Como aí o prato do dia era feijoada à transmontana, rapidamente se mudou de ideias e lá foi o Chico desmarcar o chabéu. Foi das melhores feijoadas que comi (estaria já a ser apanhado pelo clima?). Sopa, prato, cerveja e café, sete mil francos cfa.

O Pimentel e outros elementos do grupo na esplanada do “O Porto”.

O Pavimento da rua em frente ao restaurante “O Porto”.
Fotos e legendas: © Fernando Gouveia (2010). Direitos reservados.


A tarde foi passada na agradável esplanada do “O Porto”, pertinho do antigo Grande Hotel, agora totalmente degradado e a cair aos bocados. Conversou-se com imensa gente que ia aparecendo, elementos do grupo que foi por terra, cooperantes portugueses e doutros países, (até o nosso Presidente da Associação de Municípios lá apareceu) e residentes. De um destes, e por intermédio do Pimentel, tive uma proposta de trabalho, que se se vier a concretizar, levar-me-á à Guiné com frequência. Mas o segredo é a alma do negócio…

Regressámos ao Anura, comemos uma sopa que o Chico já tinha feita, ligámos o gerador, vimos o Noticiário da RTP-1 na TV África e, como fazíamos todas as noites, dissemos aos guardas (que não recebendo nada há cinco ou seis anos se mantêm fiéis no seu posto…) para desligarem o gerador passada meia hora de termos ido para vale de lençol (e não de lençóis, pois lá sempre fez muito calor).

Até amanhã camaradas.
Fernando Gouveia
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 25 de Março de 2010 > Guiné 63/74 - P6048: A guerra vista de Bafatá (Fernando Gouveia) (23): Diário da ida à Guiné - 03/03/2010 - dia zero

Guiné 63/74 - P6100: Tabanca Grande (211): Agostinho Gaspar, ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas da 3.ª CCAÇ/BCAÇ 4612/72, Mansoa, 1972/74 (Agostinho Gaspar)

1. Mensagem de Agostinho Gaspar* (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, 3.ª CCAÇ/BCAÇ 4612/72, Mansoa, 1972/74), com data de 30 de Março de 2010:

Amigos da tabanca grande
A minha apresentação já foi feita pelo comandante da tabanca o mês passado (P5898), tenho seguido o blogue há alguns anos e chegou a vez de dizer quem sou.

Sou o Agostinho Gaspar, moro na Boa Vista, Leiria e fui 1.º Cabo Auto Rodas da 3.ª CCAÇ/BÇAÇ 4612/72, que esteve em Mansoa.

Não venho falar de guerra, mas sim do tempo de tropa do meu serviço militar.
No meu pensar, classifico os que fizeram a tropa em três classes: felizardos, felizes e infelizes, no meu caso, devo estar no grupo dos felizes.

Em 1970 fui à inspecção militar, nos editais da freguesia contavam (19) dezanove nomes, mas no dia (das sortes) compareceram somente onze (11), os outros já tinham passado a fronteira, uns com família, outros sem família, e a viver nos arredores de Paris.

Fiz a recruta em Janeiro de 1972, na CICA 4, em Coimbra, passei para EPSM, Sacavém, onde tirei a Especialidade de Mecânico, estagiei no RI 7 de Leiria.

No tempo de estágio, assentou praça o jogador do F. C. do Porto, os benfiquistas devem ainda lembrar-se dele… os (4-0), o Lemos.

Estando eu em Julho de 73 em Gadamael Porto e CACINE, chegou uma Companhia nova para aquela zona, onde vinha o Lemos, segundo se falava na altura ele ia para S. TOMÉ, mais uma que foi repescada.

Neste último almoço da tabanca do centro, eu e o Manuel Reis estivemos a comentar este episódio: um jogo de futebol, jogaram oficiais, sargentos e praças, as equipas eram feitas pelo Exército, Pára-quedistas e Marinha, todos equipados a rigor, o resultado não me lembro, tenho uma vaga ideia que a equipa, da qual fazia parte o Lemos, esteve a perder algum tempo.
CACINE era mais calmo do que os arredores, para quem se lembra era local da tropa recuperar forças.

Mudando de assunto, para a próxima falarei da Guiné. Terminado o estágio, novamente na EPSM durante a semana iam chegando os estagiários do meu turno de vários quartéis, no final mês de Agosto, fim-de-semana sai na ordem de serviço as mobilizações… dos cento e poucos do meu curso, metade estava na lista para a Guiné, e eu fui deles! Calhou-me na rifa o BCaç 4612/72 que estava a formar no RI 16 em Évora, outros foram para várias unidades que embarcaram na mesma altura. A 5 de Outubro de 1972 rumei nos aviões da TAM com destino a Bissau.

Para a próxima continuarei novos episódios

Um abraço a todos os amigos e leitores da tabanca
Agostinho Gaspar


2. Comentário de CV

Caro Agostinho Gaspar
Já tens, então, um endereço próprio de e-mail para seres contactado.
Começa agora a elaborar as tuas histórias e se tiveres mais fotos vai mandando também. Não te esqueças das legendas.

Não chegaste a enviar um foto tua actual para guardarmos nos nossos ficheiros. Quando puderes, envia-a.

De novo te damos as boas-vindas, aproveitando também para te desejar boa Páscoa.

Recebe um abraço da tertúlia.

Carlos Vinhal
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Nota de CV:

(*) Vd. poste de 27 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5898: Tabanca Grande (206): Agostinho Gaspar, de Alqueidão, Boavista, Leiria, ex-1-º Cabo Mec Auto, 3ª C/BCAÇ 4612/72 (Mansoa, 1972/74)

Vd. último poste da série de 2 de Abril de 2010 > Guiné 63/74 - P6098: Tabanca Grande (210): Fernando da Costa Gomes de Araújo, (ex- Fur Mil OpEsp/RANGER da 2ª CCAÇ do BCAÇ 4512, Jumbembem, 1973/74)