quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24651: A minha ida à guerra (João Moreira, ex-Fur Mil At Cav MA da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72) (8): HISTÓRIA DA COMPANHIA DE CAVALARIA 2721: Capítulo I - Alterações na Composição da CCAV 2721



"A MINHA IDA À GUERRA"

8 - HISTÓRIA DA COMPANHIA DE CAVALARIA 2721: CAPÍTULO I - ALTERAÇÕES NA COMPOSIÇÃO DA CCAV 2721

João Moreira


(continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 7 DE SETEMBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24630: A minha ida à guerra (João Moreira, ex-Fur Mil At Cav MA da CCAV 2721, Olossato e Nhacra, 1970/72) (7): HISTÓRIA DA COMPANHIA DE CAVALARIA 2721: Capítulo I - Alterações na Composição da CCAV 2721

Guiné 61/74 - P24650: Dos calores da Guiné aos frios da Gronelândia (1): Fiorde de Prins Christian Sund, Gronelândia, agosto de 2023 (António Graça de Abreu)

 

Foto nº 1


Foto nº 2


Reino da Dinamarca > Gronelàndia >  Agosto de 2023


Fotos (e legendas): © Ant6ónio Graça de Abreu (2023). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do nosso amigo e camarada António Graça de Abreu: (i) ex-alf mil, CAOP1, Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74; (ii) membro da nossa Tabanca Grande desde 5/2/2007; (iii) tem 325 referências no blogue; (iv) é escritor, autor de mais de 20 títulos, entre eles, "Diário da Guiné: Lama, Sangue e Água Pura" (Lisboa: Guerra & Paz Editores, 2007, 220 pp); (v) no nosso blogue, é autor de diversas séries: 

  • Depois de Canchungo, Mansoa e Cufar, 1972/74: No Espelho do Mundo; 
  • Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (em coautoria com Constantino Ferreira);
  • Excertos do "meu diário secreto, ainda inédito, escrito na China, entre 1977 e 1983"; 
  • Notícias (extravagantes) de uma Volta ao Mundo em 100 dias; 
  • Excertos do Diário de António Graça de Abreu (CAOP1, Canchungo, Mansoa e Cufar, 1972/74)


    Data - 11 set 2023, 10h58
    Assunto - Gronelândia Um

    Meu caro Luís,

    Consegues abrir, dá para publicar?
    Tenho mais sete ou oito textos sobre Gronelândia, Islândia e Berlin, tudo Agosto 2023.

    Abraço,

    António Graça de Abreu


Dos calores da Guiné aos frios da Gronelândia (1)

por António Graça de Abreu


Eu sei que isto são mais coisas para o nosso camarada Zé Belo, alcandorado há uns bons cinquenta anos lá pelas faldas da Lapónia, com alces a rondar-lhe a casa, em Kiruna, na bravia e gelada Suécia, e uns saltos a Narwik, na primorosa Noruega.

Mas eu também nasci com passaporte de coelho, o que até deu direito, quase numa anterior reencarnação, a participar numa guerra quente na Guiné-Bissau. Agora, Agosto de 2023, aos 76 anos, viajei durante duas semanas pela Gronelândia e pela Islândia, terras frias, tal como a Lapónia, lá no topo do mundo (Fotos nº 1 e 2). Cruzei o círculo polar ártico, entretive-me a passear entre fiordes, icebergues e glaciares. Fiz bonitas fotografias, escrevi quase uma dúzia de esmerados textos. Se tiverem paciência, leiam, serão um contraponto fresco e pacífico aos calores bélicos que vivemos em África há cinquenta anos atrás. Aí vai:




Foto nº 3


Foto nº 4


Foto nº 5


Foto nº 6

Fiorde de Prins Christian Sund, Gronelândia


O nome do fiorde, Prins Christian (1786-1848) vem de um príncipe dinamarquês que, talvez num kayak real ou nos restos de uma nau meia viking, desbravou este mar, esta terra no início do século XIX. Tal como o senhor do reino da Dinamarca, mas agora num grande navio, viajamos de sul para as paragens mais frias do norte, avançamos por mal conhecidos caminhos, suspensos nos atalhos das rotas de antiquíssimos mares atlânticos.

De manhã cedo, entramos no fiorde do Prins Sund. Tudo ainda envolto em nevoeiro e brumas. No deslizar cuidadoso do navio, adivinham-se falésias altas e logo depois silhuetas de grandes montanhas de pedra subindo por ambas as margens do fiorde, esta espécie de braço de mar que avança por dentro da terra, recortando-a. O nevoeiro desaparece e o céu abre-se num azul desmaiado, claro. São mais de cem quilómetros de navegação pelo interior de um fiorde que corre e se desdobra entre cadeias montanhosas do extremo sul da Gronelândia e proporciona vistas de espantar, majestosas, neste globo inventado pelo infatigável Criador (Fotos nºs 3 a 6)

Desculpem-me a vaidade, mas recordo outros fiordes com glaciares mágicos que tive a sorte de conhecer, Geiranger, na Noruega, El Brujo, na Patagónia chilena e Milford Sound, na Nova Zelândia. Terras árticas, a norte, regiões quase antárticas, a sul. Fiordes, glaciares gigantescos na carícia do mar, abraçando a natureza, arrastando a serenidade dos séculos e o ribombar do trovão.

Aqui, Gronelândia, com o Prins Christian, a pedra da margem subindo aos 2.200 metros. Cascatas sibilantes caindo das alturas, mais à frente, pranchas, placas de gelo turquesa, icebergues descansando nas águas. A imensidão do céu, o passeio do olhar, a rocha, a água, a neve, os gelos.

Aparece uma aldeia perdida chamada Aappilattoq encaixada num recanto abrigado da margem, à sombra de uma gigantesca montanha. A aldeia tem igreja protestante, escola e centro de saúde, é habitada por 98 almas, esquimós da etnia inuite, que vivem da pesca e de algum raríssimo turismo (Foto nº 7).



Foto nº 7

Seis horas de navegação pelo leito do fiorde do Príncipe, Christian, liso como um lago e o navio regressa ao mar. Uma leve aragem fria por onde a alma flutua, o voltear do silêncio, a bênção serena.


© António Graça de Abreu (2023)

Guiné 61/74 - P24649: Manuscrito(s) (Luís Graça) (229): Zé do Telhado (Penafiel, 1816 - Angola, Malanje, 1875): um caso de "banditismo social"? Entre o mito e a realidade - Parte I: a lenda que eu ouvi contar ainda em 1976, em Candoz


Capa do livro de Eduardo Noronha - José 
 do Telhado: romance baseado sobre
factos históricos.
4ª ed. Porto: Editorial Domingos Barreiros, 1983, 399 pp.
 (1ª ed., Porto, 1923)



1. Ouvi a “lenda” do Zé do Telhado já tarde, cem anos depois da sua morte, quando pelo casamento comecei a vir ao Norte e a frequentar a Casa de Candoz.

A minha mulher é vizinha do lugar, Carrapatelo, onde ocorreu o assalto planeado e executado pelo Zé do Telhado e o seu bando, porventura o mais tristemente famoso (e o mais rendoso) do seu historial: o assalto, em 8/1/1852, à Casa do Carrapatelo, situada na atual freguesia de Penha Longa, concelho do Marco de Canaveses.

Candoz e Carrapatelo, embora pertencentes a freguesias diferentes, são dois lugares muito próximos, ficam a escassos quilómetros um do outro. De Candoz vê-se grande parte da albufeira da barragem do Carrapatelo, a Pala (que pertence ao concelho de  Baião), a ponte que liga as duas margens, bem como o Porto Antigo e a serra de Montemuro (já na margem esquerda, concelho de Cinfães), mas não a Casa do Carrapatelo, que fica na margem direita do rio Douro, um pouco mais a  sudoeste de Candoz, a jusante, nas faldas da serra de Montedeiras. Em suma, temos a serra a separar-nos. De Fandinhães, aldeia serrana de origem visigótica,  é a mãe da Alice. Fica entre o Carrapatelo  e Candoz.

Recordo-me do meu sogro, José Carneiro (1911-1996), me ter falado da figura lendária do Zé do Telhado e desse famigerado assalto (que acabou por ser a perdição do seu autor, anos mais tarde, em 1859, altura em que finalmente foi preso, ). A casa, um solar, que ainda hoje existe, remonta, o seu corpo mais antigo, ao início do séc. XVIII, é um belo exemplar da arquitetura barroca duriense. (Infelizmente muitas destas antigas casas fidalgas na região estão em decadência ou à venda ou foram transformadas em alojamento local: já não há serviçais, criados e rendeiros para as sustentarem como no tempo da outra senhora.)

 Pertencia então a Dona Ana Vitória de Abreu e Vasconcelos, viúva, de 39 anos, que acabara de perder, no início desse ano de 1852, o seu pai, o velho fidalgo José Joaquim de Abreu e Lemos, sargento-mor das milícias do julgado de Bem Viver (um antigo concelho, com sede em Feira Nova, a que pertencia Candoz e Fandinhães  e que deu lugar, entre outros, ao concelho do Marco de Canaveses, no início dos anos de 1850).

E retive a explicação que o meu sogro me deu, socorrendo-se da tradição popular: “Telhado era alcunha”, ele punha-se à escuta das conversas dos pobres, no “telhado de colmo” dos casebres… para nos dias seguintes vir-lhes acudir com algum socorro em géneros ou dinheiro… 

E assim se criou a lenda do “Robin dos Bosques português que roubava aos ricos para dar aos pobres”… numa época em que Portugal estava bem longe de ser "o país de brandos costumes". e que teve, de resto, em Camilo Castelo Branco um dos seus grandes exorcistas.

Devo acrescentar que o meu sogro, proprietário agrícola, ramadeiro (construtor de ramadas) e agente de alguns casas vitivinícolas da região (como o Borges & Irmão,  de Amarante, por exemplo) nunca leu na vida o Camilo Castelo Branco (nem muito menos viu nenhum filme sobre o célebre salteador) mas era um homem com algum capital de relações sociais, e um dos primeiros a ter rádio em casa, a par do telefone.

Há pouca evidência histórica (isto é, devidamente documentada) que permita sustentar a tese do “banditismo social”: é verdade que o Zé do Telhado roubava aos ricos, mas não há provas suficientes que permitam caracterizá-lo como um “repartidor público” (como alegadamente ele dizia frente às suas vítimas e aos seus cúmplices) (Castro, 1980, pp. 30-33).

Muito do mito do “Robin dos Bosques português” é uma construção social do romantismo ou ultrarromantismo, com destaque para o papel do novelista Camilo Castelo Branco (que o “eternizou” nas páginas do seu livro “Memórias do Cárcere” , Porto,  1862, 1a. ed.).

A imprensa da época, nomeadamente nortenha, e depois o cinema, já no século XX, fizeram o resto (há pelo menos dois filmes, baseados na vida, romanceada, do Zé do Telhado; um, de Rino Lupo, de 1929, ainda no tempo do cinema mudo; e outro, de 1945, realizado por Armando de Miranda, com exteriores filmados aqui perto de Candoz, na Serra de Montedeiras, e protagonizado pelo ator Virgílio Teixeira, no papel principal: disponível no You Tube, em versão integral, aqui, com a duração de cerca 86 minutos).

De qualquer modo, não podemos menosprezar a “vox populi”: a tradição popular, nomeadamente no Norte do país, acabou por frazer chegar até nós o registo (oral e depois passado a escrito) de muitas  das suas "façanhas", onde se misturam a realidade e a ficção, e que alimentaram não sí a imprensa como alguma literatura posterior ao Camilo (Noronha, 1983, 1ª ed., 1923; Castro, 1980, por  exemplo).

Comecemos por um resumo da “história de vida” daquele que é considerado o maior salteador do séc. XIX, à frente de uma lista onde estão outros homens que, atuando à margem da lei, chefiaram grupos de guerrilha e depois bandos de salteadores, e causaram alarme e terror no seu tempo. 

Talvez o Remexido (1796-1838), algarvio, guerrilheiro miguelista, lhe tenha levado a palma em ferocidade, seguramente em crimes de sangue (pelos quais foi julgado, condenado à morte e fuzilado em 1838). Ou João Brandão (1825-1880), outro “Torre e Espada”, como o Zé do Telhado, que espalhou o terror pelas Beiras, e foi igualmente deportado para Angola, região do Bié. 

Aliás,  nesta época a justiça portuguesa já não desterrava os proscritos sociais para o interior das Beiras como na idade Média mas para as colónias de África. Camilo Castelo Branco,  em 1860/61, conheceu muitos homens ( e algumas mulheres) que aguardavam nas "enxovias" da cadeia da Relação do Porto a sua partida para Lisboa para depois aí embarcarem  para o desterro em África: homocidas,  parricidas, infanticídio,  ladrões, moedeiros falsos, etc.

No sítio do Museu Judiciári0o do Tribunal da Relação do Porto pode ler-se sobre Zé do Telhado e o seu processo judicial (3 volumes) o seguinte:

(…) “José Teixeira da Silva nasceu a 22 de junho de 1818 no lugar de Telhado, Castelões – Penafiel. Aos 14 anos vai viver com um tio em Caíde de Rei, Lousada, vindo a casar aos 27 anos com a prima Ana Lentina de Campos, com quem teve 5 filhos.”

E sem entrar em grandes pormenores, acrescenta-se:

(…) “Seguiu carreira militar onde se evidenciou, chegando mesmo a obter a mais alta condecoração portuguesa: a “Ordem de Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito”. Contudo, o seu envolvimento no lado derrotado da revolta da “Maria da Fonte” (1846) levou a que fosse expulso do exército.

”Desempregado, acaba por se envolver com foras-da-lei, chefiando uma quadrilha responsável por vários assaltos na região de Baião, Celorico de Basto, Fafe, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Santa Cruz de Riba Tâmega...

“Preso na Cadeia da Relação do Porto em 1859, é julgado no Tribunal Judicial de Marco de Canavezes (julgamento iniciado a 25 de abril de 1859) e condenado a degredo na costa ocidental de África para toda a vida, pena esta que foi comutada pelo Tribunal da Relação do Porto para 15 anos de degredo.

“Partindo para o degredo em África, veio a instalar-se em Malange, onde viveu até à sua morte, aos 57 anos, como reconhecido negociante e estimado pela população local. Aí casou novamente, tendo 3 filhos desse casamento.

“Na aldeia de Xissa, município de Mucari, onde foi sepultado, foi erguido um mausoléu em sua homenagem que, até hoje, é objeto de interesse.” (…)



De "Lanceiro da Rainha" (1835)  a "Torre e Espada" (1846)

Camilo é o primeiro (ou um dos primeiros) a escrever-lhe uma curta biografia (ou melhor, "hagiografia"), de 3 dezenas de páginas, a partir das suas confidências na prisão  (Castelo-Branco, 1996a, pp. 83-117).

Camilo põe o seu companheiro de prisão (e depois guarda-costas) a nascer em 1816, o que faz mais sentido. Aos 14 anos, ou seja, em 1830, em plena guerra civil, vai para , a Sobreira, freguesia de São Pedro de Caíde de Rei, concelho da Lousada, para junto do seu tio, aprender o ofício de castrador. Ao fim de cinco anos, alista-se na tropa e faz o juramento de bandeira numa unidade de cavalaria, o regimento de Lanceiros 2, conhecidos como os “Lanceiros da Rainha”, na calçada da Ajuda, em Lisboa.

Esta decisão pode ter sido motivada por um desgosto amoroso: pretendia-se casar com a sua prima materna Ana Leontina, de Lousada, mas o pai recusa-lhe a mão da filha, alegadamente por o rapaz não ser um bom partido (impedimento esse, entretanto, levantado por altura da “convenção de Chaves”, diz o Camilo, op. cit, pág. 88).

Zé do Telhada casa-se, portanto, já depois da “revolta dos marechais” (julho de 1837), mas antes da “revolta da Maria da Fonte” (primavera de 1846), acontecimentos em que participa como militar.

 Tudo indica que se tenha casado  no 2º semestre de 1837, aos 21 anos ( e não aos 27) aureolado pela fama de bravo “lanceiro da Rainha”.

A Convenção de Chaves, celebrada a 20 de Setembro de 1837 e assinada a 7 de Outubro de 1837, selou oficialmente o fim da chamada Revolta dos Marechais, a revolta de 1837 que opôs cartistas (mais à direita, diríamos hoje) aos setembristas (ala esquerda do liberalismo de 1820). Os primeiros pretendiam restaurar a Carta Constitucional de 1826. Os segundos defendiam a Constituição de 1822.

Os cartistas não tiveram a sorte das armas pelo seu lado. Após vários episódios bélicos em Chaves, são definitivamente derrotados no combate de Ruivães, a 18 de setembro, obrigando muitos dos seus homens a refugiarem-se na Galiza. Os Lanceiros da Rainha eram cartistas. O lanceiro José Teixeira da Silva seguia na comitiva do duque de Saldanha, e mostrou a sua bravura nos combates de Chão da Feira e Ruivães (Castelo-Branco, pp. 87/88; Noronha, 1983., pp. 53 e ss.).

Na retirada, o barão de Setúbal, general Schwalbach, de origem alemã,   levou, como seu ordenança, o Zé do Telhado. E foi nessa altura que este obteve uma licença para ir à terra casar-se (licença passada pelo barão de Turpin, chefe da 3ª divisão militar,  no Porto). 

A Convenção de Chaves, no dia 20, põe fim à guerra civil: as tropas sublevadas rendem-se e ficam à disposição do governo setembrista. Há uma amnistia mas os chefes da revolta (marechal Saldanha, duque da Terceira, duque de Palmela, José da Silva Carvalho e Mouzinho de Albuquerque) são forçados a abandonar o país.

Não é, contudo, na “revolta dos marechais” que o Zé do Telhado ganha a sua "Torre e Espada", mas sim nove  anos depois, a 15 de novembro de 1846, por ter salvo a vida do general Sá da Bandeira (como veremos num próximo poste).

Recorde-se que  a Maria da Fonte, também conhecida por Revolta do Minho, foi uma sublevação popular ocorrida na primavera de 1846 contra o governo cartista, presidido por António Bernardo da Costa Cabral, e que reuniu forças dos extremos do espectro politico-ideológico da epoca: setembristas e legitimistase ou migué listas, além do Zé Povinho, sem partido, mas arregimentado mas  sobretudo revoltado contra as leis da saúde,  a reforma fiscal e a nova lei do serviço militar dos Cabrais  (que tinham o respaldo da rainha dona Maria II).

Seguiu-se mais um cruel período de guerra civil, a Patuleia, de oito meses, a partir de outubro de 1846,  até que a Convenção de Gramido, em junho de 1847, põe termo a mais este  período negro do nossa história. 

Zé do Telhado, agora "sargento patuleia" (alinhou desta vez com os chefes militares setembristas),   ficou do lado dos vencidos. E é a sua desgraça. A família cai na pobreza. Perseguido pelos inimigos políticos e os credores, acaba por se tornar "o chefe de uma associação de malfeitores", conforme consta do seu libelo acusatório, a par de "diversos crimes cometidos com violência: tentativa de roubo; tentativa de roubo com principio de execução, com arrombamento; roubo com homicídio; roubo com espancamento e ferimentos, a par de (...) tentativa de evasão do reino sem passaporte e com violação dos Regulamentos Policiais." 

Muito do que se tem publicado sobre ele é "hagiográfico". Falta-nos uma  biografia séria do homem, do militar, do herói,   do guerrilheiro , do cidadão, do bandido e do desterrado.

(Continua)


Capa  do livro de José Manuel de Castro - José do Telhado-  Vida e aventura, a realidade. a tradição popular. Ed. autor, 1980, 193 pp., il.  (Tipografia Guerra, 
Viseu)

Guiné 61/74 -P24648: As nossas geografias emocionais (5): a piscina de Farim em dezembro de 1970 (Eduardo Estrela (ex-fur mil at inf, CCAÇ 14, Cuntima e Farim, 1969/71)


Foto nº 1


Foto nº 2


Foto nº 3

Guiné > Região do Oio > Farim > Dezembro de 1970

Fotos (e legendas): ©  Eduardo Estrela (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné.]



1. Mensagem do nosso amigo e camarada Eduardo Estrela (ex-fur mil at inf, CCAÇ 14, Cuntima e Farim, 1969/71; vive em Cacela Velha,  a jóia da Ria Formosa (foto à direita):

Data - domingo, 10/09, 18:20 (há 3 dias)
Assunto - Piscinas

Boa tarde,  companheiro!

Na sequência do poste sobre piscinas na Guiné (*), descobri as fotos das quais te mando cópia em anexo, tiradas numa das poucas vezes que utilizei a piscina de Farim,  isto em meados de Dezembro de 1970.

Numa,  a atirar-se para a água, está o camarada Brotas, fur mil at inf,  da CCaç 2549,  estando ao fundo o Leonel que era o fur mil trms  da mesma CCaç. O outro camarada já não recordo quem seja (Foto nº 1)

Noutra, está o Brotas sozinho (Foto nº 2) e na outra está à esquerda o Leonel e à direita estou eu (Foto nº 3).

Vê-se parte das instalações e da prancha de saltos.

Abraço fraterno com desejos de rápidas melhoras do teu joelho.

Eduardo Estrela

P.S. - Não sei se a qualidade te permitirá colocar as fotos no blogue.

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quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24647: Historiografia da presença portuguesa em África (385): O império da Casa Gouveia em 1970, a grande empresa guineense (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 7 de Fevereiro de 2023:

Queridos amigos,
É uma mera curiosidade, talvez uma ajuda para quem um dia meta mãos para descobrir a fundo os negócios da Casa Gouveia, este anúncio abre imensas pistas, não refere as propriedades agrícolas nem as ligações à Sociedade Geral de Indústria, Comércio e Transportes (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_Geral_de_Ind%C3%BAstria_Com%C3%A9rcio_e_Transportes), e muito menos a CUF.

Um abraço do
Mário



Foi numa revista intitulada Cartaz – revista mensal de cultura, informação e turismo (seguramente ligada ao SNI) no número de março de 1970 que encontrei este anúncio de prestígio da Casa Gouveia, dá perfeitamente a quem pretenda estudar economia colonial, nos seus últimos anos, a latitude e longitude daquele que se autoproclama a maior organização comercial e industrial da província. Não se fala nem na CUF nem na Sociedade Geral, elenca as casas de comércio, as instalações industriais no Ilhéu do Rei e o conjunto de representações como importador. A sua ligação em Lisboa, para efeitos de import-export era a ACTIMESA, na rua Tomás Ribeiro, nº 5, 4.º. Este anúncio de prestígio acompanha uma revista totalmente dedicada à visita do ministro Silva Cunha à Guiné.

O império da Casa Gouveia em 1970, a grande empresa guineense
Casa Gouveia no Ilhéu do Rei, instalações já em desmoronamento
As instalações da Casa Gouveia no início da Avenida da República
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Nota do editor

Último poste da série de 6 DE SETEMBRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24627: Historiografia da presença portuguesa em África (384): Grandes surpresas na revista "As Colónias Portuguesas" e a Guiné na Exposição Internacional de Antuérpia, 1930 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P24646: Por onde andam os nossos fotógrafos ? (11): ex-alf mil cav Jaime Machado, cmdt do Pel Rec Daimler 2046 (Bambadinca, 1968/70) - Parte VIII: o que fizeram de ti, Bafatá, princesa do Geba ?


Foto nº 1  > Mercado de Bafatá, visto do exterior.  (recorde-se que o nosso especialista de Bafatá, o Fernando Gouveia, já lhe dedicou um poste, P4769, considerando este edifício, de estilo revivalista, neo-árabe,  como o verdadeiro ex-libris de Bafatá)


Foto nº 2 > Mercado de Bafatá: interior (1)


Foto nº 3  > Mercado de Bafatá: interior (2)


Foto nº 4 > Mercado de Bafatá: interior (3)
 

Foto nº 5  > Porto fluvial de Bafatá visto da piscina municipal construída ao tempo do administrador Guerra Ribeiro


Foto nº 6 > Rua principal de Bafatá, vista da piscina; em primeiro, o parque com a estátua do governador Oliveira Muzanty, do princípio do séc. XX (e entretanto derrubada a seguir à independência), e a casa Gouveia; ao alto, ainda se vê a torre da igreja (Bafatá hoje é sede de episcopado).


Foto nº 7 > O Jaime Machado na prancha de saltos da piscina municipal


Foto nº 8 > A mesquita de Bafatá (ficava na tabanca da Rocha,  tal como... o Bataclã)


Foto nº 9 > Estrada (alcatroada) Bambadinca-Bafatá que aqui, se não nos enganamos, atravessava o Rio Cofule, afluente do Rio Geba (ponte em madeira)


Foto nº 10  > O burro, que já estava em extinção... Aqui carregado de sacos de mancarra.
Guiné > Zona leste > Região de Bafatá >  Bafatá >  s/d (presumivelmente 1969)

Fotos (e legenda): © Jaime Machado (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guine]


1. Continuação da publicação de uma seleção de fotos do belíssimo álbum  do Jaime Machado, ex-alf mil cav, cmdt do Pel Rec Daimler 2046 (Bambadinca, maio de 1968 / fevereiro de 1970, ao tempo dos BART 1904 e BCAÇ 2852) (*).

[Foto atual, à direita, do Jaime Machado, que reside em Senhora da Hora, Matosinhos; sua avó paterna era moçambicana; mantém com a Guiné-Bissau uma forte relação afetiva e de solidariedade, através do Lions Clube; voltou à Guine-Bissau em 2010]


2. Comentário do editor:

Bafatá tem 385 referências no nosso blogue.
No nosso tempo era a cidadezinha da Guiné mais aprezível, acolhedora, tranquila,e talvez a mais fotogénica. 

Quem andou no Leste, passou por lá e os nossos fotógrafos por certo lhe tiraram uma ou mais chapas... do Fernando Gouveia (que lá viveu com a esposa durante toda a comissão, entre 1968 e 1970) ao Humberto Reis (que estava ali a 30 km, em Bambadinca, entre kmeados de 1969 e março de 1971). 

O Jaime Machado, com as suas Daimlers dançarinas, iá também regularmente, em serviço ou me lazer.  Eram a nossa escvolta. No seu e nosso tempo era dos poucos troços de estrada asfaltada, que havia no território, a estrada Bambadinca-Bafatá. E ainda era um oásis de paz. O comércio da mancarra trouxe prosperidade a Bafatá. 

E depois tornou-se também o "ventre da guerra"... O "patacão"  da tropa alimentava Bafatá, que tinha um porto fluvial, mas já em decadência, com a concorrência do Xime e de Bambadinca, mais a jusante. Tinha algumas excelentes casas comerciais e restaurantes. E, claro, o Bataclã, o comércio do sexo em tempo de guerra.

Enfim, são mais umas fotos (reeditadas e melhoradas) para o roteiro de Bafatá (descritor com cerca de 20 referências),  um lugar que já não existe mais, a não ser nas nossas memórias: os visitantes de h0je são unânimes em reconhecer a decadência da cidadezinha colonial que conhecemos antes da independêncioa do território.



Guiné > Zona Leste > Estrada Bambadinca-Bafatá > 1969 > Coluna da CCAÇ 12, a caminho de Bafatá,  acompanhada de uma AM (autometralhadora) Daimler, do Pel Rec Daimler 2046, instalado em Bambadinca, e que era comandado nesse tempo pelo alf mil cav Jaime Machado... Era a nossa escolta habitual. (Parece-nos, mas não temos a certeza, de ser ele, o  Jaime Machado, quem ao lado do condutor.) 

Fotos (e legenda): © Humberto Reis  (2005). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guine]
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terça-feira, 12 de setembro de 2023

Guiné 61/74 - P24645: Ser solidário (258): Bilhete-postal que vai dando notícias sobre a "viagem" da campanha de recolha de fundos para construir uma escola na aldeia de Sincha Alfa - Guiné-Bissau (5) (Renato Brito)

1. Mensagem enviada ao nosso Blogue, em 9 de Setembro de 2023, por Renato Brito, voluntário, que na Guiné-Bissau integra um projecto de construção de uma escola na aldeia de Sincha Alfa:

Bom dia Carlos Vinhal,
Partilho mais um bilhete-postal que vai dando notícias sobre a campanha de recolha de fundos para construir uma escola na aldeia de Sincha Alfa – Guiné-Bissau.
Partindo da imagem sugestiva de um grupo de mulheres que transportam água na aldeia de Cabuca, apresento uma reflexão sobre a força das mulheres da Guiné-Bissau.
Destaco também a ideia reconhecida e premiada da Associação Afectos com Letras de oferecer em aldeias descascadoras mecânicas de arroz para que as meninas possam frequentar a escola.
Bem ilustrativo desta realidade este vídeo:



Ainda sobre este tema, procurei ajuda para traduzir do Crioulo a música de Zé Manel “Mindjer i um Kumpanher” que pode ser ouvida neste site:


Apresento ainda um projecto de distribuição gratuita de água potável realizado no sul do Senegal, desenvolvido pela Associação Italiana Salo Balouo.
Referem no site que com um investimento que pode variar entre 7.000 e 12.000 euros, beneficiam desta água sem vírus nem bactérias, diretamente 3000 pessoas e indiretamente 10.000.
Possível consultar a descrição detalhada deste interessante projecto neste site:
https://www.balouosalo.com/projects/pozzo-kenewal.html


Ainda, como acontece com cada “cartolina”, divulgo a apresentação da minha viagem à Guiné-Bissau que se vai realizar no Centro Cultural Urania, na cidade de Merano.
Uma noite onde os presentes vão poder também experimentar a gastronomia e ouvir a música do país.
Para quem tenha curiosidade, possível aceder à apresentação deste deste evento aqui:
https://urania-meran.it/it/cultura-societa/cultura-allurania/kurs/2310C10271/merano-travel-nights-02-guinea-bisseau-in-bicicletta-attraverso-lafrica-oc/

Muito grato pelo seu contributo em divulgar este projecto.

Cumprimentos,
Renato Brito

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Notas do editor

Vd. poste anterior de 27 DE ABRIL DE 2023 > Guiné 61/74 - P24260: Ser solidário (255): Bilhete-postal que vai dando notícias sobre a "viagem" da campanha de recolha de fundos para construir uma escola na aldeia de Sincha Alfa - Guiné-Bissau (4) (Renato Brito)

Último poste da série de 30 DE ABRIL DE 2023 > Guiné 61/74 - P24268: Ser solidário (257): Com a consignação de 0,5% do nosso IRS a favor da ONGD Afectos com Letras (NIF 509301878), podemos ajudar a levar descascadoras de arroz até à Guiné-Bissau, retirando as meninas do trabalho manual da descasca e permitindo que vão à escola

Guiné 61/74 - P24644: Documentos (43): Panfleto dos "Soldados da Guiné", datado de 16 de Maio de 1974, com um apelo às suas famílias para que não os abandonem (Abílio Magro)

1. Mensagem do nosso camarada Abílio Magro (ex-Fur Mil Amanuense (CSJD/QG/CTIG, 1973/74), com data de 5 de Setembro de 2023, trazendo em anexo um panfleto dos chamados "Soldados da Guiné" com um apelo patético, digo eu editor, às suas famílias aqui na metrópole, para forçar o regresso imediato dos militares ali em serviço.

Bom dia caro ex-camarada Carlos Vinhal:

Espero que essas molas e esses amortecedores se encontrem em acelerada recuperação e que brevemente estejas apto a correr a meia-maratona de Matosinhos-Leça (para já só a meia, ok?).

Entretanto, tendo eu andado a vasculhar no baú encontrei dois pequenos jornais da Voz da Guiné de 7 e 10 de setembro de 1974, cujo director era um tal Duran Clemente que julgo tratar-se do capitão de Abril.

Se, por acaso, entenderes que o que por lá se dizia naquele tempo tem algum interesse para o blogue, diz que eu tentarei, por partes, digitalizar tudo ou transcrever os textos mais importantes.

Encontrei também um apelo escrito, assinado pelos “Soldados da Guiné” que envio em anexo.
Nestas andanças vieram-me à memória alguns acontecimentos que julgo poderem trazer alguma luz sobre a data da bomba no café Ronda.

Então é assim: recordo-me, muito ao de leve, de ter lido algures que o café que se situava na avª da República, um pouco abaixo do cinema UDIB e do outro lado da rua, não se chamava Ronda, mas que assim era conhecido e o nome foi sendo passado entre militares, mas também não me recordo de lá ter visto qualquer referência ao seu nome e que o verdadeiro café Ronda era um pequeno café junto (ou dentro?) do pilão onde aos fins de semana havia uns bailaricos com pouca gente.
Nesse café, em 1974, teriam rebentado duas granadas que poucos estragos fizeram e nunca mais ouvi falar no assunto.

No café “Ronda” da avª da República, por volta de setembro de 1973, rebentou uma bomba que se encontrava dentro de uma mochila que foi deixada abandonada.

Eu e o meu irmão Álvaro andávamos ali por perto. O ex-Fur. Mil Carlos Filipe Gonçalves estava de férias em Cabo Verde em setembro de 1973 e recebeu a notícia desse acontecimento e quando regressou de férias foi ver os estragos naquele café.

Um abraço,
Abílio Magro



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Nota do editor

Último poste da série de 1 DE AGOSTO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24525: Documentos (42): "Acordo Missionário", de 7 de maio de 1940, celebrado entre a Santa Sé e a República Portuguesa

Guiné 61/74 - P24643: Álbum fotográfico do António Alves da Cruz, ex-fur mil at inf, 1ª C/BCAÇ 4513/72 (Buba, 1973/74) (6): Instalaçóes do quartel de Buba

  


Foto nº 1 > Guiné > Regiã
o de Tombali > Buba > 1ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (1973/74) > Capela (1)




Foto nº 2 > Guiné > 
Regiã de Quínara >  Buba > 1ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (1973/74) > Capela (2)


Foto nº 3 > Guiné > Regiã de Quínara > Buba > 1ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (1973/74) > Bar de oficiais


Foto nº 4 > Guiné > 
Regiã de Quínara >Buba > 1ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (1973/74) > À esquerda,  a secretaria e centro cripto;  à direita,  a cantina;  ao centro,  o depósito de água



Foto nº 5 > Guiné > Regiã de Quínara > Buba > 1ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (1973/74) > Mastro da bandeira nacional



Foto nº 6 > Guiné > 
Regiã de Quínara >> Buba > 1ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (1973/74) > Posto de transmissões



Foto nº 7 > Guiné > 
Regiã de Quínara > Buba > 1ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (1973/74) > Instalações dos Oficiais


Foto nº 8 > Guiné > Regiã de Quínara > Buba > 1ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (1973/74) > Instalações de Sargentos. à esquerda, em segundo plano, está um camarada de pé, junto á porta, era a caserna do 3º pelotão.


Foto nº 9 > Guiné > Regiã de Quínara > Buba > 1ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (1973/74) > Cantina. Ao lado, era a caserna do 1º Pelotão. As camas nas casernas dependiam do espaço, havia as duas situações: simples e sobrepostas.




Foto nº 10 > Guiné > Regiã de Quínara >Buba > 1ª CCAÇ / BCAÇ 4513 (1973/74) > Depósito de géneros.


Fotos (e legendas): © António Alves da Cruz (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Continuação da publicação de uma seleção de fotos do álbum do António Alves da Cruz (ex-fur mil at inf, 1ª C/BCAÇ 45113/72, Buba, 1973/74), que tem 11 referências n0 nosso blogue. O descritor Buba tem 375 referências.

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Nota do editor;

Último  poste da série > 7 de setembro de 2023 > Guiné 61/74 - P24628: Álbum fotográfico do António Alves da Cruz, ex-fur mil at inf, 1ª C/BCAÇ 4513/72 (Buba, 1973/74) (5): Ainda Bolama, abril de 1973