domingo, 20 de janeiro de 2013

Guiné 63/74 - P10971: Recortes de imprensa (64): Morte de Cabral interessava a todos (Carlos Lopes, em declarações à Agência Lusa, reproduzidas na página da Angop - Angola Press, 19/1/2013)

1.  Excerto da página da Angop - Angência Angola Press, aqui reproduzido com a devida vénia:

19-01-2013 16:52
Guiné-Bissau/Cabo Verde

Morte de Cabral interessava a todos - secretário executivo de Comissão da ONU

Cidade da Praia - A morte de Amílcar Cabral, há 40 anos, interessava a todas as partes envolvidas nas independências das então províncias portuguesas da Guiné e Cabo Verde, disse hoje à agência Lusa um dirigente guineense das Nações Unidas.

O secretário-geral adjunto das Nações Unidas e secretário executivo da Comissão Económica para África (CEA) da ONU, Carlos Lopes, lembrou que são conhecidos os autores materiais do assassínio de Cabral - Inocêncio Kani e outros guerrilheiros do PAIGC -, não interessando analisar pormenorizadamente a sua morte.

"Os autores físicos do assassínio são conhecidos e as várias justificações que podem estar por trás dos autores físicos têm a sua validade. Não vale a pena estarmos a fazer uma análise mais detalhada para saber a quem interessava a morte de Cabral.  "Interessava a todas as conglomerações de interesses que estão por trás da sua morte", sustentou.


Segundo Carlos Lopes [, foto à direita, arquivo das  Nações Unidas, Cabo Verde ], após o assassínio de Cabral, abatido a tiro em Conacri a 20 de Janeiro de 1973 e cujos contornos nunca foram devidamente apurados, todos os dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) pensavam que tinha morrido apenas "a personagem" e que muitos outros poderiam continuar o trabalho.

"Isso foi, de certa forma, verdade, porque conseguiu-se atingir as independências. Mas já não é verdade porque a profundidade do pensamento de Cabral não foi substituída até hoje. Não se deve deixar que se responsabilize Cabral pelo que se passou (na Guiné-Bissau e em Cabo Verde) após a sua morte", frisou. "São as pessoas que utilizam o seu pensamento da forma que mais lhes interessa: uns para dizer algo negativo e outros para dizer algo positivo. Todas as grandes personagens são sujeitas a um escrutínio muito mais apurado", sustentou.

Questionado pela Lusa sobre se Cabral foi "ingénuo" ao acreditar ser possível a unidade entre Cabo Verde e Guiné-Bissau, Carlos Lopes lembrou o então muito em voga pan-africanismo, cujo conceito foi expressado de várias formas pelo líder do PAIGC.  "No fundo, se acreditarmos no pan-africanismo como utopia mobilizadora, pode-se concluir que valeu a pena, pois levou os dois países à independência. Mas tudo o que se passou após a sua morte é da responsabilidade dos protagonistas pós-Cabral", frisou, aludindo ao corte de relações entre os dois países após o golpe de Estado guineense de 14 de Novembro de 1980. 

No entanto, para Carlos Lopes, há o facto de Cabral ter sido capaz de vislumbrar que a luta de interesses e entre elites dentro do próprio PAIGC ia ser o grande problema depois das independências.  "Era preciso construir o Estado e os princípios da igualdade como os principais motores que poderiam evitar certas contradições. E Cabral, na forma como analisou os factores, previu que seria uma luta muito difícil ou mesmo inglória", concluiu. 
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Nota do editor;

Guiné 63/74 - P10970: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (23): 24.º episódio: Memórias avulsas (5): "Salazar é qui na manda"

1. O nosso camarada Veríssimo Ferreira (ex-Fur Mil, CCAÇ 1422 / BCAÇ 1858, Farim, Mansabá, K3, 1965/67), em mensagem do dia 16 de Janeiro de 2013, enviou-nos mais uma história para publicar na sua série "Os melhores 40 meses da minha vida".


OS MELHORES 40 MESES DA MINHA VIDA (24)

GUINÉ 65/67 - MEMÓRIAS AVULSAS (5)

"SALAZAR É QUI NA MANDA!"


Guiné > Bissau > s/d > Desfile na Praça do Império 
Bilhete Postal, Colecção "Guiné Portuguesa, 104". 
Edição Foto Serra, C.P. 239 Bissau. Impresso em Portugal.

Foi este o grito que ouvi naquele primeiro Domingo após a minha chegada e durante o desfile, com que cada etnia guineense e nos seus folclóricos fatos tradicionais mostrava a sua fidelidade, dançando e cantando, entre a Praça do Império, lá em cima e o cais do Pidjiguiti, cá em baixo, obviamente.

Tal festarola semanal, apanhou-me de surpresa e em princípio pensei que tivesse sido preparada em minha honra e até agradeci de braços no ar e dedos colados, como se a continência fizesse.

Aterrado fiquei porém, pois que como é que "Salazar é qui na manda?" se ele é o chefe do País Portugal... dos Ultramares... dos Alentejos e tudo?

Perguntei a uma Senhora Professora do Liceu de lá, que me explicou o porquê, e afinal até eu compreendi.

Então é assim:
Em tempos idos, a colónia recebia de quando em vez, uns pretensos inspectores cuja função era a de verificarem como eram tratados os autóctones, pelos mandantes brancos.

As perguntas eram previamente seleccionadas, não fosse a coisa falhar e as respostas dos inquiridos também, só que, tadinhos, nem percebiam como eram enganados sendo sinceros.

1ª questão:
- Que tal a comida?
A resposta honesta era:
- Manga de bianda

A troca do nome do arroz, levava a que fosse interpretado como se enchessem a barriga com carne, dado que nos países ali à volta, franceses como sabemos, era mais ou menos essa a forma de se lhe chamar, "viande" mais concretamente.

2ª questão:
- Como é que vos tratam?
- Ca trata bem, mesmo

E perante isto, a coisa soava bem e sem querer este pobre povo ia, ingenuamente ao que encontro do que se pretendia, daí que para o SIM, lhes ensinaram a dizer "NA" e para o NÃO, "CA".

Por isso aquele desabafo que dá título a esta excelente crónica dum não menos excelente escrevinhador, Senhor de Veríssimo, queria mesmo dizer o contrário do que eu pensei estupidamente.

Grandes e engenhosas mánicas estes Portugueses, sim senhor.

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Cá o nôsso Furié viera em missão militar altamente confidencial, passar uns dias a Bissau e houvera convidado um amigo de infância, fuzileiro especial agora e já antes e como tal, combatente em Angola e medalhado com a mais alta distinção possível.

Estávamos em Julho de 1966 e serenamente, (mas sem ter nada que ver com esse facto de ser Julho de 66) íamos saboreando o almoço e já três dúzias de ostras haviam sido devoradas, ao mesmo tempo que tomávamos umas bebidas consentâneas com o pitéu, para além das que antes deglutíramos para criar lastro.

Na precisa altura em que ele foi lá dentro ao WC escorrer o caldo às couves, aparecem-me à frente dois garotos bem parecidos, matulões, melhor fardados, engravatados apesar do insuportável calor, com capacete pintado de branco e com as letras maiúsculas PM, lá escarrapachadas.

Tentaram-me sarrazinar o juízo; pedem-me a identificação; implicam com os meus chinelos macaístas de enfiar entre os dedos grande e o do lado; que o bivaque em cima da mesa não estava conforme o regulamento; que os botões da camisa são para estar abotoados; enfim toda uma série de tonterias que lhes mandavam fazer ao pobre soldado que vinha do mato, mato esse que passara ao lado a estes filhos da mãe, e que portanto não conheciam, mas de que já tinham ouvido falar.

Um, o que nada dizia, (se calhar era mudo) tirara o bastão e acariciava-o gulosamente ao mesmo tempo que me olhava com um ar de cão assassino.

Eu veterano, do Vietname viera, não gostei da cena e já me preparava para lhes mostrar a Parabellum 9mm que levava no sovaquinho ensopado de suor, quando eis que surge regressado da mijinha, despenteadíssimo como sempre, com a barba por fazer desde há três anos, camisa para fora do calção e com falta dos dois botões cimeiros, eis que aparece dizia eu, o meu amigo "Cruz de Guerra de 1ª classe" e... ah putos do caraças, empalideceram, ruboresceram e só porque ele lhes disse:
- Paneleiros.... dispersem e já.

Ao que soube mais tarde, que nada lhe perguntei, estes PM's tinham ordens no sentido de não se meterem com a Marinha e particularmente com os fuzos, mas que e se o fizessem teriam de conseguir bater-lhes, ou um castigo severo os esperava.

Partiram em continência e com o jeep a mais de cento e oitenta e três à hora, não sem que antes o meu amigalhaço os tenha mandado para qualquer sítio que não percebi bem mas que estava relacionado com a tia dum deles e não me perguntem se com o gajo do cassetete se com o que me fazia perguntas, pois que foi tudo tão rápido, que nem deu para o identificar.

(continua)

OBS: - A devida vénia ao site dos Especialistas da Base Aérea 12 de onde foi retirada a foto das ostras
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 13 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10933: Os melhores 40 meses da minha vida (Veríssimo Ferreira) (22): 23.º episódio: Memórias avulsas (4): "O nosso Furié"

Guiné 63/74 - P10969: Bibliografia de uma guerra (66): A morte de Amílcar Cabral no livro "Guerra da Guiné: A Batalha de Cufar Nalu" (Manuel Luís Lomba)

1. Mensagem do nosso camarada Manuel Luís Lomba (ex-Fur Mil da CCAV 703/BCAV 705, BissauCufar e Buruntuma, 1964/66), com data de 19 de Janeiro de 2013, subordinada ao tema execução/assassinato de Amílcar Cabral ocorrida há precisamente 40 anos:

Olá, camarada e amigo Carlos Vinhal,
Na oportunidade da efeméride, submeto-te o texto que, se merecer alojamento no blogue, poderá complementar com a reprodução da narrativa Anatomia do crime político do assassinato de Amílcar Cabral, uma extensa nota de rodapé, iniciada na página 259 do livro "Guerra da Guiné: A Batalha de Cufar Nalu", que confesso não “saber como colar e cortar”, para a incluir aqui.

Aproveito para explicitar a minha autorização para fazer eco no blogue do que entender desse livro.

Um grande abraço,
Manuel L. Lomba


Nos 40 anos pós assassinato de Amílcar Cabral, o fundador das nacionalidades bissau-guineense e cabo-verdeense, que foi morto a tiro, por compatriotas e seus companheiros de caminho, no logradouro da sua residência em Conakri, na madrugada de 20 de Janeiro de 1973, num contexto de guerra surda intestina.

O acontecimento e suas sequelas deram azo a que o partido-Estado PAIGC aumentasse exponencialmente as suas potencialidades de “máquina de matar” compatriotas, por motivos políticos - cerca de 11 mil, contados de Janeiro de 1963 a Janeiro de 2013, segundo o cálculo de alguns historiadores.

O povo da Guiné, heróico e maravilhoso, tornou-se credor da estima e da amizade da generalidade dos portugueses ex-combatentes, nos 12 anos de duração da guerra “antidescolonialista”, por honra e dever para com o nosso país.
E a História veio presentear-nos com a penosa realidade de que os mesmos barões e as mesmas armas que serviram para expulsar o colonialismo português têm servido para tornar o povo bissau-guineense refém do desassossego e do subdesenvolvimento.

OBS: - Segue-se a digitalização da nota de rodapé Anatomia do crime político do assassinato de Amílcar Cabral que podem ser lida nas páginas 259; 260 e 261 do livro "Guerra da Guiné: A Batalha de Cufar Nalu" do nosso camarada Manuel Luís Lomba

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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 24 DE OUTUBRO DE 2012 > Guiné 63/74 - P10564: Bibliografia de uma guerra (65): As nossas Enfermeiras Pára-quedistas vão editar um livro, precisando de depoimentos daqueles que com elas tenham trabalhado (Miguel Pessoa)

Guiné 63/74 - P10968: Amílcar Cabral, um agrónomo antes do seu tempo (Carlos Schwarz, Pepito, eng agr) (II e Última Parte)

AMILCAR CABRAL, UM AGRÓNOMO ANTES DO SEU TEMPO (II e última parte)


Por Carlos Schwarz
(engenheiro agrónomo)
Novembro
2012

Publicado originalmente no sítio oficial da AD - Acção para o Desenvolvimento, 11 de janeiro de 2013. Cortesia do autor, que é membro do nosso blogue.

(Continuação) (*) 

O PENSAMENTO AGRONÓMICO DE CABRAL  

A primeira grande e decisiva rutura com os conceitos estabelecidos, dá-a Cabral desde o início, já quando estava a realizar a sua tese no Alentejo. Na altura, vigorava o princípio de que o avanço da agricultura se faria exclusivamente através da introdução de novas técnicas agrícolas. Mais tarde viriam a designar esta opção como “pacote tecnológico”. Cabral, embora reconhecendo a necessidade de se fazer uso de técnicas alternativas, centra no Homem o desafio de toda a evolução agrícola. Basta ver que a agricultura colonial se fazia baseada exclusivamente no trabalho de especialistas das doenças do cafeeiro, de solos, etc., sem que a agricultura fosse vista como um conjunto de componentes em que o ator principal era o agricultor, sujeito ativo e interessado na sua evolução.

Cabral rompe com essa visão e integra o elemento humano, o agricultor, como o elemento determinante da modernização agrícola, desempenhando a introdução de novas técnicas agrícolas como uma resposta aos problemas sentidos pelos agricultores. Nesses tempos, fruto desta visão, culpabilizava-se facilmente os agricultores pelo falhanço da não ou má-utilização dessas técnicas, sem se perceber que o nó do problema residia na não compreensão por parte dos técnicos das reais prioridades dos agricultores. É curioso notar que, hoje em dia, aparecem técnicos na Guiné-Bissau, com uma visão ridiculamente oposta, afirmando que não são necessárias inovações técnicas, devendo-se deixar os agricultores entregues a si próprios, uma vez que eles praticam milenarmente a agricultura e já sabem tudo. 

[Foto à direita: Amílcar Cabral. Foto do arquivo de Clara Schwarz, Lisboa, 2012]

Para Cabral, a modernização da agricultura devia partir do conhecimento dos sistemas agrários e não da sua compartimentação em disciplinas agrícolas, em que se corria o permanente risco de se ter uma visão e ação parcelar dos desafios locais. Cabral, já nessa altura, perfilhava a tese de que se devia ter simultaneamente um conceito global dos desafios da agricultura e o sentido realista de intervir pontualmente, com respostas práticas às necessidades dos agricultores. Por outras palavras, eram estes que deviam determinar a agenda agrícola da pesquisa e vulgarização e não as estratégias da metrópole colonial a definir a mancarra, o algodão, o café, o cacau, etc., como as espécies a incrementar nas diferentes colónias. 

Foi o primeiro a questionar o sistema de agricultura baseado na monocultura, naquela altura o da mancarra, o que representava um perigo para a economia com as flutuações anuais dos preços nos mercados externos, o que colocava o agricultor numa situação de dependência, risco e incerteza. Também a monocultura sujeitava-o à possibilidade de, num mau ano agrícola, não dispor de nenhuma alternativa financeira para fazer frente às suas necessidades alimentares. Acresce que, no caso da mancarra, provocava uma irreversível degradação dos solos, em especial através da sua erosão. Este alerta não só não foi ouvido na altura, como não foi compreendido no pós-independência, estando a Guiné-Bissau a viver hoje o drama do cajueiro. Para Cabral, era preciso “diversificar a produção para não depender só de um produto”.

A importância da implantação de um “sistema de pesquisa-vulgarização” foi assumido desde o início da sua atividade como agrónomo. A transformação do estatuto da Granja de Pessubé em centro de experimentação agrícola, assim como a criação de uma rede de postos dispersos no país para a realização de ensaios de adaptação varietal, evidencia a importância da dinâmica “experimentação-divulgação” na modernização da agricultura guineense. De tal forma que os primeiros resultados dos ensaios realizados, começaram logo a serem difundidos e utilizados.

Os perigos e limites da mecanização agrícola (Cabral refere-se apenas à motorização, não incluindo a tração animal) são exaustivamente abordados num texto de 1953, uma vez que ele é confrontado, logo à sua chegada a Bissau, com uma tese muito em voga, que atribuía o atraso da agricultura guineense ao não uso de tratores agrícolas.

Chama a atenção para vários aspetos, sejam eles de ordem técnica ou socioeconómica, entre os quais o da maioria dos solos agrícolas (encosta e planalto) ser de pequena profundidade útil e “vocacionados” para a erosão, pelo que a mobilização do solo por tratores podia revelar-se prejudicial quando ultrapassa os horizontes aráveis. Existia a ideia errada de que, com a mecanização, se iria aumentar os rendimentos unitários das culturas, quando o máximo que aconteceria, era o aumento da produção. A motorização começa por ser uma questão cultural que exige do agricultor um relacionamento com o motor nos domínios da manutenção, funcionamento correto, planificação, programação, compra de peças sobressalentes, tratoristas, mecânicos, sendo que tudo isso necessita de levar o seu tempo e consolidar-se de forma gradual e lenta. Finalmente, a sustentabilidade financeira do trator prende-se com a sua utilização em culturas comerciais, podendo penalizar a segurança alimentar da unidade familiar de produção e, consequentemente, do país. 

A indiscriminada “recuperação de bolanhas”, feita a eito e sem critério, com o único objetivo de aumentar a superfície cultivada e de ganhar dividendos políticos, foi posta em causa por Cabral, que defendia que o grande desafio que se deparava à agricultura guineense era o do aumento dos rendimentos unitários para ter maiores produções e não o de apostar apenas em aumentar as áreas cultivadas. Na recuperação de bolanhas o caso é ainda mais pertinente, uma vez que são solos com características bem específicas, em que os níveis de salinidade e de acidez são determinantes para inviabilizar os solos ou deles obter rendimentos tão baixos que não justificam o investimento. De nada serve recuperar bolanhas onde se obtenham reduzidas produções de arroz. Curiosamente, esta questão ainda hoje está na ordem do dia, aparecendo decisores e financiadores a investirem em recuperações de bolanhas de produção duvidosa e discutível, politique oblige…

A luta contra a degradação dos solos devido às praticas culturais que favoreciam a sua erosão, a escolha de espécies que acentuavam a diminuição da sua fertilidade, o aumento das queimadas e a redução do período de pousio que limitava a regeneração dos solos mais frágeis, foi outra tónica dominante do pensamento agronómico de Cabral. Procedeu a vários estudos locais e à redação de textos sobre estudos realizados em Fulacunda, insistindo na necessidade da modificação de técnicas culturais que contribuíssem para diminuir os riscos de erosão e para o reforço da sua fertilização, como o do uso da prática da consociação de culturas, o prolongamento do período de pousio e o da preocupação com a cultura de espécies penalizadoras, como a mancarra.

É interessante notar as preocupações ambientais de Cabral, numa época em que elas não existiam e, sobretudo, defendendo um conceito mais avançado, que ainda hoje não é compreendido nem aceite por alguns ecologistas fundamentalistas. Para Cabral, “o Homem também é natureza” e este tanto era percebido como alguém que contribuía para desregular os recursos ambientais, como era visto como o incontornável promotor da sua preservação, em função dos diferentes sistemas de produção das diversas etnias (a que ele chamava “povos”) e a sua atitude perante o uso que cada um fazia dos ecossistemas. Cabral “ambientalista” fazia-se notar sobretudo nas suas reservas à mecanização, à erosão dos solos, às queimadas incontroladas, aos curtos pousios, ao pouco uso da consociação de culturas e à reduzida prática da fertilização natural dos solos. Não considerava o agricultor como um anti-ambientalista que precisasse de ser “educado”, como muitos ainda hoje defendem, mas como o elemento determinante para que, gerindo bem os recursos, os pudesse vir a utilizar em proveito próprio.

Este conjunto de pensamentos que Amílcar Cabral defendia de forma pragmática, mostra até que ponto foi um agrónomo antes do seu tempo, não nos custando a aceitar que, com ele, o pós-independência teria sido muito diferente.

A LUTA PELA INDEPENDÊNCIA ENQUANTO  PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

A forma como Cabral abordou a execução do censo agrícola, acaba por ter os mesmos princípios norteadores que o levam a encarar a preparação da luta pela independência. No recenseamento ele foi confrontado com a exiguidade de recursos humanos, a falta de meios logísticos e poucos recursos financeiros, mas isso não o impediu de levar a tarefa por diante, com enorme sucesso, de tal forma que ainda hoje, 60 anos depois, ele é a base de qualquer informação séria de que se necessite. Também a Luta é começada a preparar com reduzidos recursos, mas é igualmente um sucesso, porque assenta na vontade, determinação, convicção e competência daqueles que nela se envolvem. Contrariamente à tendência “habitual”, que ainda hoje persiste, de nos escusarmos na falta de meios para justificar a nossa incapacidade ou desinteresse, Cabral concebeu uma estratégia a partir da valorização dos poucos recursos que existiam, condicionando o ritmo de avanço e de progresso ao seu aumento e ao maior domínio que deles se ia conseguindo. Durante todo o período da Luta, este foi um princípio sagrado de Cabral, consubstanciado na palavra de ordem: “não dar um passo maior que a perna”. 

Cabral optou pelo envolvimento gradual dos camponeses nas ações, por fases, à medida que os protagonistas iam adquirindo competências e saberes, sem nunca ter pressa em acelerar o ritmo de execução e acabar por “descolar” dos militantes rurais. Nunca imprimiu uma dinâmica que queimasse etapas e exigisse dos camponeses, o maior viveiro de combatentes, atividades para as quais ainda não estavam preparados, apostando tudo na sua organização e capacitação. Tal como se passa na agricultura, a Luta começa com ações simples e de resultados imediatos, que entusiasmam e mobilizam os seus participantes, os quais vão compreendendo e apropriando-se dos mecanismos de conceção e decisão, ganhando maturidade organizativa que lhes permite assumir novas responsabilidades.

Tal como se passa no associativismo agrícola, é importante ter grupos de liderança pequenos, dinâmicos e consequentes, de nada valendo pensar que ter direções pletóricas de militantes é uma boa forma de fazer todos participar. Quando o grupo é grande, começa a verificar-se uma demissão de responsabilidades, empurrando para os outros as suas próprias funções e atribuições e acabando por ficar reduzido à sua expressão mínima, com o inconveniente de se tornarem lideres descrentes e inconsequentes. Privilegiando-se a criação descentralizada de vários grupos de ação em função das atividades e em que os lideres irão sendo envolvidos pelo seu engajamento, capacidade de trabalho em grupo, mobilização dos recursos humanos e pragmatismo criativo na condução das ações, a ocupação territorial é mais consequente. 

À partida, um processo de desenvolvimento inovador é sempre minoritário, pelo que, para Cabral se impôs começar pequeno e evoluir gradualmente para um final com grande número de iniciativas simultâneas, coordenadas e reciprocamente potenciadoras. De nada serviria começar a toda a velocidade, gerindo muitas iniciativas ao mesmo tempo para, em pouco tempo e sem a experiência dos quadros locais, se perder o rumo e cair no descrédito. A descentralização dos grupos de ação favoreceu que os melhores militantes sobressaíssem mais rapidamente, que adquirissem maior poder de iniciativa sem ficarem amarrados a uma estrutura centralizada e pesada.

Um processo de desenvolvimento para ser independente devia envolver parceiros estrangeiros o mais diversos possível, pelo que nunca se limitou aos países de leste (China, URSS e os outros do Pacto de Varsóvia), sensibilizando países ocidentais, como a Suécia, e organizações militantes dos EUA, Alemanha, França, etc. Cabral, tal como se opôs à monocultura, apostou forte na diversificação que lhe permitiu garantir a independência de pensamento e ação do PAIGC e ultrapassar sem problemas de maior o conflito sino-soviético, o qual chegou a ser ocasionalmente condicionante. 

Amílcar Cabral [, foto `esquerda, Livro de Leitura de 2ª Classe, do PAIGC], embora tenha dedicado, por razões óbvias, uma particular atenção à frente armada, concebeu a Luta pela Independência como um processo onde todas as componentes da vida humana assumiam uma igual importância: saúde, educação, justiça, comércio, cultura, conhecimentos locais, sensibilização internacional, infraestruturas e a agricultura. A sua formação e prática de agrónomo contribuiu certamente para esta perceção, defendendo desde o princípio que não desejava militares mas sim “militantes armados”, isto é, lembrando a todos que as armas eram apenas um momento circunstancial e que o mais importante era o desenvolvimento integral do país. O futuro veio a mostrar, de forma dramática, que Cabral perdeu esta sua aposta. Se durante a Luta era o Comissário Político que dirigia o comandante militar, já poucos anos depois da independência o militar considerou ser o único responsável pelo sucesso da Luta.

Tanto mais dramáticas são as consequências que se registaram, quanto Cabral sempre se assumiu como uma pessoa profundamente antimilitarista:

(i) desde o início tenta persuadir o poder colonial para que a Independência se faça de forma pacífica, sem recorrer a uma guerra, posição não aceite por Salazar, líder de uma das mais retrógradas ditaduras da Europa;

(ii) ao longo dos 11 anos de guerra reafirmou sempre a sua disponibilidade em negociar, tanto mais que, como ele sempre dizia, “ambas as partes falam a mesma língua, o português, e podem entender-se rapidamente”;

(iii) chegou ao ponto de, durante a Luta, dar ordem rigorosa para que a ponte do Saltinho, no rio Corubal, não fosse destruída, apesar dos benefícios militares que daí poderiam ter advindo para a guerrilha, ao impedir a ligação norte-sul da tropa colonial; fundamentava esta decisão perguntando, “e depois da independência, onde vamos nós buscar fundos para a reconstruir?”

OUTROS TRABALHOS AGRONÓMICOS

Para além dos trabalhos realizados na Guiné-Bissau, Amílcar Cabral exerceu atividade agronómica em Portugal, Angola e Alemanha, a partir de Março de 1955, quando ele e Maria Helena são “expulsos” do país, depois de dois anos e meio de intenso trabalho.

São numerosos os documentos técnicos então produzidos por Amílcar Cabral, referentes àqueles países, tendo por objetivo:

(i) obter recursos financeiros que lhe permitissem viver com dignidade;

(ii) praticar a sua profissão ganhando novos conhecimentos e experiência;

(iii) aguardar a altura de dar o “salto” para o interior da Guiné-Bissau para prosseguir a luta pela independência que começara a organizar logo que, acabado o curso, foi para Bissau

Não nos iremos pronunciar sobre estes estudos e documentos, uma vez que eles não dizem respeito à Guiné-Bissau e serão menos relevantes para a agricultura guineense.

NOTA FINAL

Depois da libertação total da Guiné-Bissau, em 1974, apenas uma pessoa, Luís Cabral, irmão de Amílcar e primeiro Presidente da Republica, vi ter compreendido o seu pensamento agronómico, investindo seriamente na agricultura, lançando numerosos projetos e acompanhando-os permanentemente no terreno com entusiasmo e encorajando os seus técnicos protagonistas. As frequentes visitas ao Centro Orizícola de Contuboel, onde para além da pesquisa se introduziu, pela primeira vez na Guiné-Bissau, a cultura de arroz na época seca, assim como à ENAVI, empresa pública de produção de galinhas e ovos, são disso exemplo.

Depois dele, nenhum outro Presidente se interessou ou se dedicou à promoção e modernização da agricultura guineense.


BIBLIOGRAFIA

- Estudos Agrários de Amílcar Cabral, INEP, 1988

- Juvenal Cabral, Memórias e Reflexões, Instituto da Biblioteca Nacional, Cabo Verde, 2002

- Luís Cabral, Crónica da Libertação, O Jornal, 1984


AGRADECIMENTOS

Para a elaboração destas breves notas recorremos a informações e opiniões de pessoas que nos ajudaram e a quem muito devemos e agradecemos.

Em primeiro lugar os numerosos combatentes da luta pela independência das Matas de Cantanhez, primeira zona libertada, e que nos foram contando, ao longo de anos, a sua vida durante a Luta, das suas tabancas e dirigentes que lá estabeleceram os seus acampamentos de guerrilha.

A Bacar Cassamá, monitor da Granja de Pessubé e antigo combatente de primeira hora, com quem lamento não ter conversado mais tempo.

A José Araújo, dirigente do PAIGC que nos contou, quando estávamos na direção da JAAC (Juventude do Partido) muitos dos pensamentos de Amílcar Cabral, em especial o que ele estava a conceber para o pós-independência. 

A João da Costa, extraordinário intelectual, combatente da independência, que me foi relatando de forma analítica e crítica a história da Luta, dos seus protagonistas e das diferentes frentes, incluindo “a das louras”, o que me permitiu perceber as razões de fundo das sinuosidades do percurso do PAIGC.

A Flora Gomes, cineasta e antigo aluno da Escola Piloto de Conakry, que conviveu de perto com Cabral e que tanto insistiu, apoiou e contribuiu para que elaborássemos estas notas, tendo nós a esperança que elas possam ser úteis para o “filme da sua vida” a que recentemente se abalançou: “Amílcar Cabral”. 

A Clara Schwarz da Silva [, foto à esquerda, S. Martinho do Porto, 21 de agosto de 2010], amiga de primeira hora de Amílcar e Maria Helena, e que procedeu à tradução dos textos “Feux de Brousse et Jachères dans le Cycle Culturel Arachid-Mils” e “À Propôs du Cycle Culturel Arachide-Mils en Guinée Portuguaise” por ele apresentados na Conferência Arachide-Mil, em Bambey, Senegal em 1954 e que gentilmente cedeu as fotografias inéditas em que Amílcar Cabral está presente e que fazem parte da sua coleção pessoal.

Texto: Carlos Schwarz
Novembro de 2012


[ Ver, no sítio do Público, o trabalho de multimédia (7' 35''), da autoria de Joana Bourgard, “Amílcar queria de facto fazer bem àquele povo”, que inclui diversos depoimentos de pessoas que conheceram Cabral, e que ainda estão hoje estão vivas. como a nossa amiga Clara Schwarz, mãe do Pepito e decana do nosso blogue]
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Nota do editor:

sábado, 19 de janeiro de 2013

Guiné 63/74 - P10967: Blogoterapia (221): As nossas vidas valiam pouco ou nada para quem ficava na retaguarda (Júlio Benavente)

1. Mensagem do nosso camarada Júlio Benavente, ex-Fur Mil da CCS/BCAV 1905, Teixeira Pinto, 1967/68, com data de 16 de Janeiro de 2013: 

Caros camaradas,
Gostava de vos mostrar a desorganização e a falta de ética militar por que passámos muitos de nós.

Em fevereiro de 1967 chegámos a Bissau pela manhã no navio Uíge.
Até aqui nada de especial, só que permanecemos, até às tantas da noite, a bordo, à espera que chegassem as LDGs que nos haviam de levar rio acima a Teixeira Pinto.

O mais curioso é que o nosso batalhão inteiro não tinha uma única arma, só os marinheiros que compunham a guarnição das LDGs é que tinham algumas metralhadoras.
Quem conhece esse rio, sabe como era fácil alguém, mesmo da margem, lançar algumas granadas para dentro das embarcações e matar dezenas de companheiros.

No dia a seguir à nossa chegada a Teixeira Pinto, eu furriel miliciano mecânico de armamento, mais o meu segundo comandante, major Luís Rodrigues de Carvalho, e o alferes de transmissões, voamos num Dornier de volta a Bissau onde eu fui levantar todo o armamento em caixotes e novamente metido na LDG regressei a Teixeira Pinto.

Escusado será dizer que todo o batalhão ficou cerca de uma semana sem uma única arma, com excepção das que o 7 ou 10 de espadas, que era o pelotão que fomos render, tinha.

Por outro lado, as G3 que vieram nos caixotes eram velhas e a maior parte delas encravava.
Nessa altura aquela zona de Teixeira Pinto era bastante agitada sempre com emboscadas, minas, etc!...

O Pelundo era mau, o Cacheu era mau, e muito especialmente Jolmete onde os ataques eram quase diários. Na única vez em que lá fui tive a sorte de nada acontecer.

A razão por que vos escrevo é para comentar o pouco ou nada que as nossas vidas valiam para gente que ficava sempre na retaguarda, dando ordens e estratégias para muitos de nós que passamos maus bocados naquela guerra. Felizmente isto não se aplica muito a mim.

P.S. -  Desculpem a falta de acentuação, mas estou a escrever num teclado americano, e alguns erros de composição e ortografia que possa ter dado, pois já estou um pouco enferrujado, já que vivo há 33 anos nos Estados Unidos da América.

Júlio Benavente
ex-furriel miliciano
CCS/BCAV 1905
North Providence
Rhode Island
USA
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 14 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10941: Blogoterapia (221): Fantasmas do fundo do baú... A morte, em 24/1/1971, do cap inf op esp Fernando Assunção Silva,1º comandante da CCAÇ 2796 , e meu amigo (Vasco Pires, 23º Pel Art , Gadamael, 1970/72)

Guiné 63/74 - P10966: Amílcar Cabral, um agrónomo antes do seu tempo (Carlos Schwarz, Pepito, eng agr) (Parte I)


Amílcar e Maria Helena recentemente chegados a Bissau


1. Em 11 do corrente, o sítio oficial da AD - Acção para o Desenvolvimento publicou um notável texto do nosso amigo Pepito sobre o eng agr Amílcar Cabral e o seu pensamento pioneiro, no domínio da agronomia. A meu pedido, ele de imediato me mandou esse texto, para publicação no nosso blogue.  Dividimo-lo em duas partes, a publicar por ocasião dos 40 anos do seu bárbaro e cobarde assassinato em Conacri, em 20 de janeiro de 1973. Cabral e a mulher, Maria Helena, portuguesa, silvicultora,  sua colega do ISA - Instituto Superior de Agronomia, eram amigos da família Silva (Artur Augusto Silva e Clara Schwarz Silva). Há um texto introdutório na página da AD. Aqui vai:  representa o ponto de vista dos nossos amigos, guineenses,  da AD,  não vinculando naturalmente o nosso blogue e os seus editores (LG).



Página oficial da AD - Acção para o Desenvolvimento


AD - Acção para o Desenvolvimento > Pensar Amílcar Cabral
11 jan112013

Este ano, no dia 20 de Janeiro, assinala-se o 40º aniversário do primeiro assassinato de Cabral, em Conakry.

Depois destes anos todos, os dados são mais claros, conhecendo-se muito melhor os organizadores, os mandantes e os coniventes, já que os executores nunca houve dúvidas sobre eles.

Embora haja quem persista em considerar, ao mesmo nível, a eventualidade da implicação de três organizadores: Spínola, Sekou Touré e alguns dirigentes do PAIGC, cada vez fica mais evidente que o principal organizador foi Spínola, que obteve aí a sua única vitória na vida.

Não foi uma vitória militar, porque ele nunca a teve, mas sim política. O ponto mais forte e simultaneamente mais fraco da Luta, era o da “unidade Guiné-Cabo Verde”. Ele conseguiu jogar essa cartada e mobilizar para a sua causa, militantes politica e mentalmente pouco preparados, predispostos para a traição e com uma ambição desmedida.

No 14 de Novembro, Cabral volta a ser assassinado no golpe de estado dirigido por Nino Vieira. Se durante 3 dias não se falou de PAIGC, já de Cabral então foi o silêncio completo durante longos anos.

Hoje, golpistas e seus mentores, voltam a agitar a bandeira de Amílcar Cabral, dizendo-se seus verdadeiros continuadores. Mas, porque nunca perceberam nem entenderam o pensamento de Cabral, falam do Cabral morto, não das suas ideias, posições políticas e opções ideológicas.

Saberão eles que Cabral recusou, no início da luta, deslocar-se à Argélia após o golpe de estado que derrubou Bem Bela, porque não pactuava com estes métodos?

Conta o jornalista-cronista francês, Gérard Chaliand, que acompanhou e divulgou a Luta de Libertação da Guiné-Bissau, no seu livro de memórias “A ponta da navalha” que quando disseram a Nelson Mandela “tu és o maior”, este respondeu com toda a simplicidade “não, o maior é Cabral”.

Quarenta anos depois, a AD partilha com todos um ensaio sobre o pensamento agronómico de Amílcar Cabral, “Um agrónomo antes do seu tempo”.

É o nosso pequeno contributo. 


2. AMILCAR CABRAL: UM AGRÓNOMO ANTES DO SEU TEMPO


Por Carlos Schwarz
(agrónomo)
Novembro
2012






À memória de meu pai Artur [Augusto Silva] que, desde criança
me incentivou, sem que eu me apercebesse,
a seguir os caminhos da agronomia;


À minha mãe Clara [Schwarz] que sempre esteve solidária 
com as minhas opções e nas mãos de quem vi, 
pela primeira vez e ainda nos tempos da ditadura, 
os símbolos do PAIGC; 

À Isabel [Levy Ribeiro] , minha forte e decidida companheira de sempre
nesta caminhada difícil mas extraordinária;


Aos meus filhos Cristina, Ivan e Catarina 
que partilham corajosamente e sem hesitações 
os sobressaltos políticos da vida dos seus pais;

Às minhas netas Sara e Clara com a esperança
de um dia poderem viver tranquilamente
na terra adiada com que Cabral sonhou.



AMILCAR CABRAL, 
UM AGRÓNOMO ANTES DO SEU TEMPO [, foto à direita,]


Aos 28 anos de idade, em Setembro de 1952, poucos meses após ter terminado o curso, regressava à terra que o viu nascer, o agrónomo Amílcar Cabral.

No pensamento trazia certamente as palavras que seu pai, Juvenal Cabral, escrevera no livro “Memórias e Reflexões”, quando se instalara em Bissau em 1911, após “ter deixado as rochas nuas da Paria Negra, da Achada Grande, do Lazareto, e cujo aspeto, severo e triste, parece simbolizar o sofrimento e a dor, meus olhos, maravilhados, contemplaram sem cessar a paradisíaca majestade da flora que, de modo misterioso parece emergir do mar! Por toda a parte árvores frondosas, lindos e esquisitos arbustos que, verdejantes, se espalham pelo solo como tapetes no chão”. “Tudo isto é opulência e vigor, é maravilha que encanta, é riqueza que seduz e predispõe um rapaz a encarar com otimismo a vida neste país.”

Esta visão de seu pai terá influenciado Amílcar Cabral a optar por exercer a sua profissão na Guiné, para além de que, naquela época, a agricultura em Cabo Verde estar votada ao abandono e onde a maior parte dos homens emigrava para o norte (EUA, Portugal e Holanda) à procura da sobrevivência e da vida, tanto mais que outros, desde o final do século XIX, demandavam a Guiné para se dedicarem à agricultura, especialmente cana-de-açúcar, quase sempre associada ao fabrico de aguardente de cana.

Um agrónomo que quisesse de facto exercer a sua profissão, teria de optar pela Guiné, onde tudo podia ser feito, onde tudo estava por fazer e onde a quase totalidade dos habitantes eram pequenos agricultores “indígenas”.

Acompanhava-o a sua primeira mulher, Maria Helena Rodrigues, silvicultora, que chegando 3 meses depois dele, ia conhecer pela primeira vez a cidade de Bissau, nessa altura uma pequena urbe com muito poucos habitantes, espalhados por duas zonas distintas: de um lado a cidade colonial, dita “civilizada”, que incluía a Fortaleza da Amura, o agora chamado “Bissau Velho”, o porto de Pindjiguiti e a avenida da Republica, hoje Amílcar Cabral. Esta parte estendia-se até ao monumento “Esforço da Raça” e Palácio do Governo, nessa altura ainda em construção; do outro, à volta do centro, localizava-se a parte popular, dita dos “indígenas”, onde vivia maioritariamente a etnia pepel.

Era na parte colonial que moravam os poucos intelectuais presentes no país e se encontravam localizadas as grandes firmas estrangeiras como a NOSOCO e a SCOA, às quais se juntavam as portuguesas (A.C. Gouveia, Barbosa & Comandita, Álvaro Camacho e Sociedade Comercial Ultramarina, entre outras) e uma enorme plêiade de pequenos comerciantes libaneses como Mamud ElAwar, Aly Souleiman, Michel Ajouz, etc.

No resto do país o comércio de produtos e bens elementares era fundamentalmente assegurado pelos “djilas”, comerciantes ambulantes que percorriam de bicicleta e canoa todo o território.



Fotografia atual da casa onde Cabral e Maria Helena viveram na Granja de Pessubé


A agricultura, então chamada de “indígena”, assentava na produção de arroz para o autoconsumo das comunidades rurais, a qual era praticada há cerca de 3.000 anos e na produção de uma cultura de exportação, a mancarra (amendoim) incentivada pelas empresas estrangeiras que se revezam na sua exportação para a Europa (em bruto ou em óleo). O ciclo da mancarra começa na zona de Buba, incentivada por alemães e percorre um itinerário fácil de identificar pela erosão e degradação dos solos que provoca na Guiné e que passa por Bolama, norte do Oio, Bafatá e Gabú.

Os serviços oficiais de apoio aos agricultores eram praticamente inexistentes ou inoperacionais, confinando-se dentro das infraestruturas técnicas e administrativas que construíam. Não existia nenhum centro de experimentação, de formação de quadros ou de vulgarização.

Este foi o contexto global que se deparou a Cabral à sua chegada a Bissau, ele que vinha para como dizia, “viver o seu tempo e a sua época”, iniciar os desafios políticos da luta pela conquista da independência, defender um desenvolvimento centrado na agricultura e promover a dignidade da população guineense.

Ele e Maria Helena instalam-se na casa da Granja Experimental do Pessubé, atribuída ao seu diretor, na altura situada muito longe do centro de Bissau, num bairro popular da periferia e numa zona isolada e de difícil acesso. A Granja dispunha de cerca de 400 ha onde existia grande número de essências florestais e um pequeno número avulso de algumas espécies frutícolas, como por exemplo cacaueiros.

Nesta altura, quando começa a exercer a sua profissão, Amílcar está convencido de que o processo de independência decorrerá de forma pacífica, nos moldes como se virá a processar nos outros países africanos, pelo que decide começar a construção do novo edifício conceptual agrícola que iria substituir gradualmente o modelo colonial existente.

A Granja de Pessubé vai ser o ponto de partida, para começar a pôr em prática uma estratégia, em três vertentes principais, que ele considera importantes para o desenvolvimento da agricultura guineense:


A primeira, foi a de transformar a Granja de mera unidade de produção de legumes destinados às autoridades politicas e administrativas coloniais da praça e num local de piqueniques e passeios recreativos, num centro de pesquisa agrícola, enquanto instrumento para melhorar e modernizar a produção dos agricultores. 

Cabral concebe e põe em aplicação um programa de experimentação baseado na identificação de técnicas culturais para diferentes espécies agrícolas (compasso, armação do terreno, adubação e época de sementeira), de ensaios de adaptação varietal (arroz, cana-de-açúcar, mancarra, banana, algodão e hortícolas), identificação de pragas e doenças, valorização de variedades locais de certas espécies, como a “juta”, e a introdução de novas espécies como o gergelim (sésamo), soja e girassol.

Começa um trabalho de aproveitamento dos terrenos agrícolas da Granja, utilizando critérios inovadores, em função da natureza dos solos e da sua aptidão, apostando na sua fertilização orgânica com base nas camas dos animais da Granja da Pecuária, na consociação de culturas (mandioca-bananeiras), identificação de pragas e doenças, caracterização das diferentes variedades de cada espécie.

Dá início, pela primeira vez, à publicação de resultados da experimentação e de reflexões sobre a agricultura guineense, criando para isso o “Boletim Informativo” trimestral da Granja Experimental de Pessubé onde, para além da descrição das atividades, propunha a reflexão sobre temas importantes, como a “cultura mecanizada”, o “vírus da roseta da mancarra” e a “cultura da juta”.


Amílcar Cabral, Maria Helena e Clara Schwarz [, decana do nosso blogue, à beira dos 98 anos,]na estrada de regresso de Dakar para Bissau em 1954. 

[As presentes fotos do arquivo pessoal de Clara Schwarz. O seu marido, o escritor e jurista Artur Augusto Silva, é que conviveu mais com Amílcar Cabral. Clara, que foi professora no Liceu de Bissau, traduziu textos de Cabral para francês. Pepito, o filho mais novo, nasceu em Bissau, em 1949.] [LG]


Com uma regularidade notável, foram publicados, desde Novembro de 1952, cinco “Boletins Informativos”. 

A  segunda, foi o de romper os muros internos em que se confinavam os serviços agrícolas, para os aproximar dos agricultores, que deviam ser os seus principais beneficiários.


Para Cabral, mais do que o refrão da época, “a agricultura é a base da economia”, ele defendia claramente que “a agricultura era a própria economia da Guiné” pelo que era importante os serviços aproximarem-se dos pequenos agricultores.

É assim que a Granja de Pessubé passa a executar ensaios e experiências agrícolas nos postos de Bula, Safim, Bigene, Nhacra e Prábis, fazendo aquilo a que hoje em dia se chama de “ensaios em meio camponês”, como forma de testar a sua adaptabilidade às diferentes condições ecológicas e sistemas de cultura dos agricultores.

O projeto FAO de recenseamento agrícola aprovado pelo governo português em 1947 e logo metido na gaveta, onde pernoitou mais de 4 anos, é rapidamente retomado por Cabral, poucos meses depois da sua chegada a Pessubé, o qual estuda, planeia e executa. Para ele, o censo não era apenas um conjunto de quadros e números, mas também a possibilidade de ler, compreender e agir sobre a dinâmica agrícola prevalecente. 

Este trabalho permitiu-lhe definir de forma precisa a contribuição dos diferentes grupos étnicos guineenses para a produção agrícola, servindo ainda hoje, passados 60 anos, para compreender os sistemas de produção e de cultura por eles praticados.

Por outras palavras, o censo fez sair os serviços agrícolas da sua torre de marfim em direção aos campos dos agricultores, confrontando-os com a realidade que deviam servir e possibilitando a procura de soluções para os seus problemas fundamentais e para a modernização agrícola.


A  terceira, foi a da interação da agricultura guineense com as dos países vizinhos da sub-região


Consciente que o reduzido número de quadros técnicos e a constante falta de recursos impediriam que a pesquisa agrícola fosse realizada e trouxesse resultados úteis e práticos aos agricultores, Cabral fomentou a vinda a Pessubé de diversos técnicos, como a missão pedológica francesa de Dakar, especialistas em cana-de-açúcar, entomologistas, etc. 

A participação de Amílcar Cabral na “Conferência internacional Mancarra-Milheto”, realizada em Bembey, Senegal em 1954, onde apresenta a comunicação “Queimadas e pousios no ciclo cultural Mancarra-Milheto”, é uma prova eloquente da sua estratégia de conhecer os resultados experimentais de estações estrangeiras mais antigas, com maior número de técnicos e para marcar a presença e capacidade dos técnicos guineenses nos circuitos científicos da sub-região, aspeto que ele considerava determinante para o período pós-independência.

Internamente, vai começando a criar um núcleo de quadros técnicos que possa garantir a continuidade e reforço destes programas. Deles, realçam-se dois:

(i) Bacar Cassamá, monitor agrícola da Granja, é a primeira pessoa de quem se aproxima e com quem criará relações de amizade e confiança até ao final da sua vida; alto, forte, sério, de riso difícil, com quem terá repetidamente discussões sempre ultrapassadas, porque na sua maneira de ser, a melhor forma de ser honesto era dizer claramente ao “engenheiro” a sua posição e o que pensava; homem que nunca dobrou a coluna, continuou seu amigo e fiel ao PAIGC, mesmo depois do Golpe de Estado de Nino Vieira, quando houve a tentativa de apagar Cabral da história da Guiné-Bissau; acaba por falecer em 2012, esquecido e abandonado por muitos companheiros, com algumas exceções como a de Pedro Pires, ele que foi quem mais tempo acompanhou Cabral; 

(ii) Júlio Mota Almeida, prático agrícola na Granja, que acaba por estar presente na fundação do PAIGC em Bissau, em Setembro de 1956. Morre em Portugal em 1982.


Durante dois anos e meio, Cabral percorre a Guiné de lés-a-lés, observando, estudando e escrevendo sobre o fácies da agricultura guineense. Cite-se o caso do estudo local das queimadas e pousios em Fulacunda. Determinante foi a realização do recenseamento agrícola onde, à frente de uma equipa técnica, contactou agricultores, lideres comunitários, jovens e mulheres, apercebendo-se das diferentes lógicas de pensamento e ação de cada grupo étnico, as suas potencialidades e as fraquezas e, sobretudo, as prioridades mais sentidas na promoção da sua forma de vida. 

Em Março de 1955 sai de Bissau num avião da Air France, por imposição das autoridades políticas governamentais coloniais, que o acusam de exercer atividades conspiratórias pela independência da Guiné, o que efetivamente correspondia à verdade, mas não lhes dava esse direito. Autorizam-no a vir anualmente a Bissau, o que ele aproveita em 1956, para colaborar com outros nacionalistas na fundação do PAIGC, num dia de Setembro que mais tarde acaba por ser arbitrariamente fixado como sendo o dia 19. Também em 1959, já com 35 anos de idade, vem a Bissau no ano do Massacre do porto de Pindjiguiti, momento determinante para Cabral perceber que a conquista da independência teria de ser obtida pela luta armada de longa duração e não da forma pacífica pela qual ele sempre pugnou.

Desde que foi expulso da Guiné, Cabral continuou a desenvolver a sua atividade agronómica em Portugal e Angola, dedicando-se sempre à reflexão sobre a agricultura guineense, salientando-se a publicação na revista AGROS, da Associação de Estudantes de Agronomia, do seu texto: “A agricultura na Guiné, algumas notas sobre as suas características e problemas fundamentais”.

Em 1960, estimulado pela independência da Guiné-Conakry e do NÃO à França dado em 1958, decide estabelecer-se definitivamente em Conakry, certo que era o local ideal tendo em consideração a forma como o Senegal tinha decidido aceder à independência. As vicissitudes que a guerrilha passou neste país durante os 11 anos de Luta, veio mostrar que a sua visão estava correta.

Poucos anos antes do seu assassinato, em 1972, consciente de que a vitória militar era um dado adquirido e surgiria a curto prazo, começa a dedicar mais do seu tempo à conceção do futuro Estado da Guiné-Bissau e aí volta a agricultura a estar presente no futuro programa. A vivência em Conakry permitira-lhe identificar os reais perigos com que o novo país se iria confrontar no pós-independência. Um deles são os “atrativos” que a cidade de Bissau iria exercer na cúpula dirigente dos guerrilheiros, a tendência para a intriga e complot político e, finalmente, o descanso do guerreiro. O outro, era o do inevitável esquecimento e afastamento gradual dos dirigentes em relação às populações que haviam participado na Luta. 

Uma das ideias que Cabral estava a desenvolver quando é assassinado, era o da criação dos diferentes Ministérios governamentais, um em cada uma das capitais regionais do país. Mantinha os dirigentes perto dos cidadãos, empurrava-os para resolverem os problemas concretos das populações e diminuía o risco do “diz que diz”, da conflitualidade estéril e da intriga política. É o retomar da tese de agrónomo de que os técnicos e decisores não se devem fechar entre portas, mas estar perto dos beneficiários do seu trabalho.

(Continua)

Texto e fotos;  © Carlos Schwarz (2013). Todos os direitos reservados

Guiné 63/74 - P10964: Memória dos lugares (206): Olossato, anos 60, no princípio era assim (2) (José Augusto Ribeiro)

1. Segunda série de fotos do Olossato que o nosso camarada José Augusto Ribeiro (ex-Fur Mil da CART 566, Cabo Verde (Ilha do Sal,  Outubro de 1963 a Julho de 196464) e Guiné (Olossato), Julho de 1964 a Outubro de 1965), nos enviou em mensagem do dia 1 de Janeiro de 2013.


MEMÓRIA DOS LUGARES

OLOSSATO - O princípio (2)

Foto 124 > Olossato > Descarga de alimentos

Foto 125 > Olossato > Os refugiados constroem as suas casas

Foto 126 > Olossato > Os refugiados constroem as suas casas

Foto 127 > Olossato > Os refugiados constroem as suas casas

Foto 130 > Olossato > Local de lavagem de roupa

Cartaz de propaganda política de Amílcar Cabral

Foto 132 > Olossato > Pofessor de língua muçulmana.A escrita é feita sobre madeira que poderá ser raspada para reutilização

Foto 133 > Olossato > Escola de adultos onde dezenas de soldados fizeram exame da 4ª classe

Foto 134 > Olossato > Escola para adultos. Improvisada

Foto 136 > Olossato > Lavadeira

Foto 138 > Olossato > Com a lavadeira

Foto 139 > Olossato > O nosso guia Vaca que mais tarde ficou cegou e veio para Lisboa

Foto 140 > Oossato > Muito naturalmente as mulheres andavam assim vestidas
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Nota de CV:

Vd. poste anterior de 14 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10939: Memória dos lugares (205): Olossato, anos 60, no princípio era assim (1) (José Augusto Ribeiro)

Guiné 63/74 - P10963: Do Ninho D'Águia até África (45): Os meus galões (Tony Borié)

1. Quadragésimo quinto episódio da série "Do Ninho de D'Águia até África", de autoria do nosso camarada Tony Borié (ex-1.º Cabo Operador Cripto do Cmd Agru 16, Mansoa, 1964/66), iniciada no Poste P10177, chegado até nós em mensagem do dia 15 de Janeiro de 2013:


DO NINHO D'ÁGUIA ATÉ ÁFRICA (45)



Quando criança, o Cifra, que nessa altura se chamava To d’Agar, descalço e com uns calções que tinham sido do irmão mais velho, assistia com algum frio no corpo, às classes do professor Silvério, que entre outras coisas lhe dizia:
- O grande navegador e explorador Nuno Tristão, navegando numa “casca de noz”, por volta do ano de 1450, sempre debaixo dos auspícios do reino de Portugal, descobriu a Guiné, onde existem leões, elefantes, tigres e macacos.

E mostrava um mapa mundo pendurado na parede, apontando com uma cana fina e seca, com que lhe batia nas orelhas, algumas vezes, para um pequenino espaço, onde dizia que aí era a Guiné.
Estas palavras do professor Silvério não mais lhe saíram do pensamento, primeiro por mencionar leões, elefantes, tigres e macacos, e segundo por lembrar a cana, fina e seca, com que lhe batia nas orelhas.
Nunca gostou que lhe batessem, o pai e a mãe repreendiam mas não batiam, só os irmãos mais velhos é que às vezes lhe batiam, mas coisa sem importância, e estavam logo amigos, mas não gostava.
Se algum adulto lhe batia por qualquer coisa que tivesse feito, que não estivesse de acordo com as regras, que esses mesmos adultos ditavam, ficava revoltado e chorava, às vezes por horas.

Os amigos, antigos combatentes, já estão a pensar que ao Cifra, hoje deu-lhe “pró moral”, mas não, tudo isto vem a propósito de no tempo em que o Cifra esteve estacionado no aquartelamento de Mansoa, na então província da Guiné, e dado ao desenvolvimento do conflito armado, que com o passar do tempo se intensificava cada vez mais, o aquartelamento funcionava como se fosse um posto avançado de fronteira, com chegada e saída de militares e equipamento bélico, que às vezes, talvez debaixo de algum stress, pois a partir de Mansoa entravam no verdadeiro cenário de guerra, os militares criavam pequenos conflitos, dentro do grande conflito em que estávamos todos envolvidos, e não era necessário ser bom observador para ver que havia militares, mas cada caso era um caso, como por exemplo o soldado atirador, Curvas, alto e refilão que tinha uma linguagem reles e agressiva, que não acatava ordens e tinha algum desprezo pela sua própria vida, outros, eram mesmo graduados, poucos, felizmente muito poucos, quase que se contavam pelos dedos da mão, que deviam de ter assimilado o treino total a que foram submetidos, e agora em pleno cenário de guerra, não aguentavam a pressão psicológica, da responsabilidade que tinham entre mãos.

O tempo que nos resta, a nós antigos combatentes, já não é muito, e deve ser gasto com coisas que nos alegrem e façam viver esta idade de ouro, o mais feliz possível, e não deve ser gasto em críticas a nenhum de nós, tudo o que fizemos de bom ou de mal já lá vai, e isto é só única e simplesmente um lembrar de situações, que alguns de nós, até vão sorrir, ao lembrarem-se de algo que se passou consigo, ou em seu redor. O rascunho do boneco que o Cifra fez, a personagem tem seis ou sete divisas, só para não se confundir com nenhum graduado. Mas continuando, esse treino era agressivo, muitas vezes doloroso, eram treinados sobre uma grande pressão psicológica, dizendo-lhes que tinham que servir de exemplo, pois esses militares iam ser lideres, e tinham que manter o poder nas mãos, não interessava se tinham de usar o sistema de agressão física, se tinham que usar o sistema de intimidação, o que interessava era que no final desse treino, estivessem habilitados, para poder ter nas mãos todos os seus subordinados de modo a os poderem dirigir, controlar, e colocarem nas mais remotas e violentas zonas, sem que esses subordinados, pudessem dizer uma só palavra de que não se sentiam confortáveis. Se no final do treino estivessem habilitados para isso, o referido treino tinha sido perfeito.


Houve alguns, como o Cifra disse anteriormente, felizmente muito poucos, que assimilaram totalmente e seguiram todos os regulamentos de treino, e foram durante a sua estadia em cenário de guerra uma cópia do sistema, onde possivelmente lhe diziam: vai em frente, és o melhor, a razão é sempre tua, todos sobre os teus galões, têm que acatar as tuas ordens, em caso de dúvida, elimina o elo mais fraco, se for preciso usa a tua força física, pois estamos a treinar-te e a explicar-te as artes de luta, que não são explicadas aos soldados, para isso vais ser um líder, tens o compromisso com a tua Pátria de a representar, tu, em algumas situações és a Pátria!.


Daí nasceram alguns “Rambos” e “Justiceiros”, como nos filmes de cowboys, em que o xerife, com duas grandes pistolas, é quem decidia quem era o bom e o mau, e assim tínhamos, em cenário de guerra, militares, alguns com galões, que usavam todo o seu poder nos seus subordinados, usando a força física no corpo de outros militares e “partiam tudo à chapada”, eram os tais “donos da verdade”, ou “donos da guerra”, que sem saberem o que faziam, estavam a quebrar as mais exemplares regras da humanidade, que era terem contactos físicos e agressivos, fazendo mazelas e danificando o corpo e a dignidade de outro ser humano. Depois, como eram justiceiros e pessoas com muito bons sentimentos, vestiam a pele de “Madre Teresa” e eram capazes de dizer:
- Fiz mazelas no teu corpo, feri-te na parte mais íntima da tua dignidade, quebrei as mais exemplares regras da humanidade, mas era para teu bem, pois se escrevesse a dizer mal de ti, ficava no teu registo pessoal, portanto, uns simples pontapés e umas bofetadas até te tornam mais militar e mais agressivo, não fiques com vergonha dos teus colegas, porque eles, não tarda muito, também vão levar e se não te portares com juízo, depois sim, é que te estrago a vida com relatórios de não obediência, e agora, se te está a doer, vou levar-te ao Pastilhas, para que te ponha aí uma qualquer ‘pomada”!.

Não sabendo, esse graduado, que na sua inocência, tinha feito o maior mal do mundo a esse colega militar, que foi o ter tocado e danificado o seu corpo e a sua dignidade de homem novo, que nesse momento, precisava de confidência e toda a moral do mundo para resistir ao ambiente de conflito, em que então se encontrava.

Bem, o Cifra, acredita que já está a ir longe demais, vai pôr um bocadinho de “água na fervura” e vai dizer: ah, grande Curvas, alto e refilão, que no caso de ser insultado ou tentarem agredi-lo, não olhava para as divisas e não lhes virava a cara e não lhes tinha qualquer receio. Mas nunca usou a força física, era só uma linguagem reles, dita por uma cara com feições de guerreiro, que às vezes metia algum respeito, também nunca foi castigado, pelo contrário.

O Cifra sempre pensou que esses militares nunca foram os verdadeiros culpados de todas essas anomalias, mas sim o sistema e o governo que os treinou, talvez nunca os tivessem treinado para seguirem as regras do respeito e fazerem crer aos seus subordinados que podiam seguir as suas ordens porque única e simplesmente confiavam neles e viam neles um líder, porque a disciplina tem que ser consentida e não imposta, e esta surge naturalmente se houver capacidade de liderança, como dizia há dias um antigo combatente que também viveu, como nós as agruras de um cenário de guerra, pois esses militares, que repito eram poucos, alguns até eram pessoas com bons sentimentos, tendo muitos ficado traumatizados pela responsabilidade que lhe tinham dado, pois sem eles mesmo querer, tinham recebido e assimilado totalmente esse treino, que era deveras violento, e dado em muito pouco tempo, e creio que esse treino, neste princípio de guerra, não era acompanhado psicologicamente, para se saber se o carácter e os sentimentos das pessoas que o recebiam tinham capacidade para isso.

Já agora, e vem mesmo a “talhe de foice”, como era costume dizer-se na altura, quer o Cifra reproduzir, com o devido respeito, e pedindo perdão por esta liberdade, um enxerto de um texto que o nosso prestigiado camarada Beja Santos transcreveu de um livro, que creio é “Da Guiné a Angola, Fim do Império”, do senhor coronel Piçarra Mourão, que serviu na Guiné, na região do Oio, a mesma onde o Cifra serviu uns anos antes, onde a certa altura diz:

“A NAÇÃO, E OS SEUS MENTORES LIMITAVAM-SE A MANDAR COMBATER A QUALQUER PREÇO. O ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO DOS HOMENS, EM QUALQUER FASE DO SEU EMPENHAMENTO, NUNCA FOI VISTO, TRATADO OU FALADO”.

Pelo menos no tempo em que o Cifra esteve na então província da Guiné, e pelo que lhe foi dado observar, era verdade, NUNCA FOI VISTO, TRATADO OU FALADO.

O Cifra só agora verificou que já vai longe demais no texto, os amigos antigos combatentes vão por certo dizer que “já chega de moral”, o Cifra tem que falar é das emboscadas e da guerra na Guiné, mas como sabem o Cifra era um razoável militar, mas um fraco, mesmo muito fraco guerreiro e também nunca gostou que o professor Silvério lhe batesse com a cana fina e seca, nas orelhas.
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 15 DE JANEIRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P10946: Do Ninho D'Águia até África (44): O Canjura andava farto de guerra (Tony Borié)

Guiné 63/74 - 10962: Blogpoesia (318): Dizem-nos que estamos a envelhecer ( Luís Graça)



Texto e foto: © Luís Graça (2013). Todos os direitos reservados


Dedicatória

Poema para ser lido por velhos,
daqueles que já usam óculos com muitas dioptrias,
ou então essas horríveis lentes de aumentar
que se compram nas Lojas do Avô,

nos novos templos das novas religiões do consumo,
e que só servem para ler os títulos de caixa alta do jornal.

Títulos Pornográficos. Bombásticos. Terroristas.


A todos os velhos combatentes de todas as guerras 
em que a minha geração andou metida.

Ao Jorge Cabral, mestre do lirismo do absurdo 
e da 'short story'.

Ao meu pai, meu velho, meu camarada

que conseguiu chegar aos 91. 
Ao (e)terno sorriso e à sua alegria de viver,
a sua forma muito pessoal de promover 
um envelhecimento ativo.




Dizem-nos que estamos a envelhecer.


Luís Graça


Dizem-nos
que estamos a envelhecer.
Dizem os demógrafos,
que correm, eles próprios, o risco
de ver limitado o objecto de estudo da demografia
aos velhos.

Dizem as máscaras do Entrudo
do nosso descontentamento
muito pouco chocalheiro.
Diz o safado do cangalheiro:
Eu cá não quero que ninguém morra,
só quero que o meu negócio corra.
Dizem os divertidos caretos de Ousilhão.

Dizem os últimos rapazes da Festa dos Rapazes.
Dizem os médicos,sizudos,
que também estão a encanecer.
Diz o senhor Ministro da Indústria da Doença
que mandou encerrar as maternidades.
Por falta de fedelhos.

E por falta de crença.
Tenham paciência, 
minhas senhoras.
Voltemos ao tempo das aparadeiras!
Dizem as abortadeiras.
Dizem os hospiteis,
a abarrotar de gente na fila para morrer.

Em Portugal.
Hospiteis, que os hospitais agora só de campanha!
Dizem os sociólogos,
em crise tamanha

de paradigma existencial.
Dizem os jornais,

de papel,
que já não vendem mais.
Diz o meu geneticista,
que anda à procura do gene da eterna juventude.

Hoje com saúde, amanhã no ataúde.
Dizem os futurólogos
que leem nas entrelinhas das camadas de ozono.
Diz a esteticista, pessimista,

quando o verniz estala.
Vão-se os anéis, ficam os dedos!
Diz a vida, malsã.
Diz a palma da mão 

e a linha (torta) da vida.
Muita saúde, pouca vida, 
que Deus não dá tudo.
Diz a grega pitonisa de Delfos,
a escarnecer
da cultura judaico-cristã.
Diz o comissário político de Bruxelas,
que não foi eleito,

todos eles e todas elas, os eurocratas,
muito menos eleitos pelos eurovelhos.

Diz a medicina,
que a velhice não tem cura.
Diz o Eurostat,
que representa a sacrossanta ciência
do positivismo do século.

Diz o Golden Sachs Sachs Sachs.
E até a Santa Madre Igreja,
agora sem crianças para baptizar
nem selvagens para evangelizar.
Não sei o que diz Ela,
a Santa,
a Madre,
a Igreja.
Não sei o que é que diz Roma
nem Pavia,
que não se fizeram num dia.
Mas dizem as estatísticas,
que, dizem-nos, não mentem,
que estamos a embranquecer,
a encanecer,

a ensurdecer,
a envelhecer,
a ensandecer.

Diz o Censo de 2011.
A morrer, meus irmãos, a morrer.
De solidão.
Estamos a morrer.
De solidão.
Estamos a morrer.
De solidão.
Estamos a morrer.
De solidão
.
Diz o espelho meu,
que o tempo faz o seu trabalho de sapa.
Que o tempo, no final, te mata.
Como nos filmes de terror.
Diz o sino da tua aldeia,
quando dobra a finados.

Que te importa, agora, 
os teus feitos heróicos de Quinhentos,
ó povo meu ?
Dizem as tuas rugas.
Dizem as tuas brancas,
as primeiras, não sei onde.
Dizem os teus dias cinzentos.
Só o Governo esconde
a bomba biológica
que paira sobre a cabeça
dos que hão-de vir.
Dizem-me que o Governo tropeça, trapaça,
mas não cai
só por mentir,
com as medidas da tendências central.

Os cães ladram e a caravana passa.
A média, a moda e a mediana,
mais o desvio padrão
e o erro amostral.
Eu sei que o Governo está sujeito à erosão
dos ventos e das marés,
mas também à irrisão,

mortal,
das sondagens.

E das pilhagens.
O Governo pode ser sacana.

mas não deve mentir
e muito menos roubar.
O Governo deve dizer a verdade,
deve dizer a verdade, nua e crua,
com um grau de confiança de noventa e cinco por cento.
Mas nem sempre diz toda a verdade,
ou só a verdade,
por causa da coesão social,
por causa do clima económico,
por causa da confiança psicológica
do investidor estrangeiro,

por causa do índice de NASDAQ,
por causa da liberdade,
primordial,
do consumidor.


Dizem que estamos a envelhecer, camarada.
Dizem-te que há muito ultrapassaste 
a barreira dos quarenta.
Até aos 40 bem eu passo, 
dos 40 em diante, ai a minha perna, 
ai o meu braço. 
Que aos 45 já eras velho,
para além do limiar da esperança ao nascer
quando nasceste.
Dizem-te que somos todos velhos.

O censo. E a falta de senso.
Um em cada cinco.
Leia-se: velhos, os mais de 65.

Velhos até aos tutanos.
E que agora já começou a caça
aos talentos, aos rebentos,
na perspectiva da rarefacção dos recursos humanos.

Diz o nosso mediático guru.
Diz o feio do jagudi, 
diz o mau do urubu.
Diz o provérbio que na era de 31, 
poucos moços, velhos nenhum.
Dizes tu, camarada, ex-combatente da guerra colonial,
Antes a morte que tal sorte!
Mas não é envelhecimento,
é senescência,
diz o meu neurologista.
Degenerescência,
dizem os puristas da língua.
Diz a neurociência:
o mais importante
não é perderes 100 mil neurónios
por dia,
nem a paciência, 
nem a compostura, 
nem o controlo dos esfíncteres.
Nem a decência.

Nem a cabeça do fémur.
Que a saúde dos velhos é mui remendada.
Deus te livre do Alzheimer e do Parkinson
e das demais doenças crónicas degenerativas.

Que Deus te livre da peste, da fome e da guerra,
E do Estado Mínimo a que hás-de chegar.
O que é grave é perderes
as redes neuronais
e não sei que mais.

Blá, blá, blá.
Mas já diziam os antigos,
Não há cousa tão junta a outra como a morte à vida.
E mais avisado é o conselho do velho para o novo,
à laia de impropério;
Teme a velhice porque ela nunca vem só,

Cabelos brancos, flores de cemitério!


PS - Dizem que estamos a envelhecer, Papi!

Porra, meu pai, meu velho, meu camarada,
eu sei o que a vida fez de ti,

mas tive orgulho na maneira como viveste 
e como morreste!


LG - jan 2008 / jan 2013
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Nota do editor:


Último poste da série > 14 de janeiro de 2013 > Guiné 63/74 - P10942: Blogpoesia (317): Toadas de Inverno (J.L. Mendes Gomes)