quinta-feira, 11 de julho de 2019

Guiné 61/74 - P19967: Álbum fotográfico de João Sacôto, ex-alf mil, CCAÇ 617 / BCAÇ 619 (Catió, Ilha do Como, Cachil, 1964/66) e cmdt da TAP, reformado - Parte IX: O 'bu...rako' do Cachil (set 1965 / jan 1966)



Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 617 (1964/66) > c. set 1965  >  Cachil, na ilha do Como, um "resort" de muitas estrelas: a cozinha (1).




Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 617 (1964/66) > c. set  1965 >  Cachil, na ilha do Como, um "resort" de muitas estrelas: a cozinha (2).


Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 617 (1964/66) > c. 1965 / 1966  >  Cachil, na ilha do Como: aspeto parcial das instalações (1).



Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 617 (1964/66) > c. 1965 / 1966  >  Cachil, na ilha do Como: aspeto parcial das instalações (2).




Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 617 (1964/66) > c. 1965 / 1966  > Da esquerda para a direita, João Sacôto, João Bacar Jaló e Cap Alexandre... No espaldão do morteiro 81  (1)


Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 617 (1964/66) > c. 1965 / 1966 > Da esquerda para a direita, João Sacôto, João Bacar Jaló e Cap Alexandre... No espaldão do morteiro 81 (2)


Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 617 (1964/66) > c. 1965 / 1966 > Da esquerda para a direita, alf João Sacôto, alf Gonçalves, João Bacar Jaló e Cap Alexandre (1).



Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 617 (1964/66) > c. 1965 / 1966 > Da esquerda para a direita, alf João Sacôto, alf Gonçalves, João Bacar Jaló e Cap Alexandre (2).



Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 617 (1964/66) > c. 1965 / 1966 > Da esquerda para a direita, João Bacar Jaló, cap Alexandre e alf Sacôto (1)




Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 617 (1964/66) > c. 1965 / 1966 > Da esquerda para a direita, João Bacar Jaló, cap Alexandre e alf Sacôto (2)




Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 617 (1964/66) > c. 1965 / 1966  >  Da esquerda para a direita,  cap Alexandre,  João Bacar Jaló e alf Sacôto (1).



Guiné > Região de Tombali > Cachil > CCAÇ 617 (1964/66) > c. 1965 / 1966  >  Da esquerda para a direita,  cap Alexandre,  João Bacar Jaló e alf Sacôto (2).

Fotos (e legendas): © João Sacôto (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do João Gabriel Sacôto Martins Fernandes, ex-alf mil, CCAÇ 617 / BCAÇ 619 (Catió, Ilha do Como e Cachil, 1964/66). Trabalhou depois como Oficial de Circulação Aérea (OCA) na DGAC (Direção Geral de Aeronáutica Civil). Foi piloto e comandante na TAP, tendo-se reformado em 1998.


Estudou no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (ISCEF, hoje, ISEG) . Andou no Liceu Camões em 1948 e antes no Liceu Gil Vicente. É natural de Lisboa. É casado. Tem página no Facebook (a que aderiu em julho de 2009, sendo seguido por mais de 8 dezenas de pessoas). É membro da nossa Tabanca Grande desde 20/12/2011. Tem cerca de meia centena de referências no nosso blogue.


2. Neste poste mostramos algumas fotos que documentam a passagem do alf mil João Sacôto pelo destacamento do Cachil, na ilha do Como, um dos famigerados "bu...rakos" do CTIG. (*)

Lembre-se que a CCAÇ 617 esteve em Catió de 1 março de 1964 até 22 de setembro de 1965, altura em que assume a responsabilidade do susector do Cachil, por troca com a CCAÇ 728. Será rendida pela CCAÇ 1424, em 16 de janeiro de 1966. Regressa a Bissau, aguardando embarque para a metrópole.

A última companhia a passar pelo Cachil foi a CCAÇ 1620, do nosso camarada Manuel Cibrão Guimarães, de 20 de março de 1968 a 1 de julho de 1968, altura em que foi extinto o aquartelamento e o subsetor do Cachil (**), por ordem de Spínola, por manifesta falta de condições de habitabilidade e segurança: por exemplo, não havia água potável; o abastecimento era feito a partir de Catió, através de uma lancha, que vinha num dia, na maré-cheia, e só podia regressar no dia seguinte... Era um verdadeiro inferno na época das chuvas, um piores lugares do TO da Guiné, a par de Beli, Madina do Boé, Cameconde, Sangonhá, Ponta do Inglês e outros "resorts"... bélico-turísticos.

Temos mais de 70 referências ao mítico topónimo Cachil.

A primeira subunidade a ocupar o Cachil, depois de ter participado na Op Tridente (Ilha do Como, jan-março 1964),  foi a  CCAÇ 557 (Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65), dos nossos camaradas José Botelho Colaço,  Francisco Santos e Rogério Leitão (1935-2010), membros da nossa Tabanca Grande.

 À CCAÇ 557 também pertenceu  o José Augusto Rocha (1938-2018), director da Associação Académica de Coimbra, em 1962, expulso da universidade por 3 anos, preso pela PIDE e mobilizado mais tarde para a Guiné,  enfim, um camarada cuja tribuna só podia ser "político.ideológica": foi defensor, como advogado, de muitos presos políticos do Estado Novo...Recusou delicadamente, ainda em vida, o meu convite para integrar a nossa Tabanca Grande. Morreu, vai fazer um ano, em 12 de julho de 2018.

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Vd. postes anteriores:

28 de março de 2019 > Guiné 61/74 - P19628: Álbum fotográfico de João Sacôto, ex-alf mil, CCAÇ 617 / BCAÇ 619 (Catió, Ilha do Como, Cachil, 1964/66) e cmdt da TAP, reformado - Parte VII: Catió e arredores: contactos com a população civil

20 de março de 2019 > Guiné 61/74 - P19604: Álbum fotográfico de João Sacôto, ex-alf mil, CCAÇ 617 / BCAÇ 619 (Catió, Ilha do Como, Cachil, 1964/66) e cmdt da TAP, reformado - Parte VI: Em Príame, a tabanca do João Bacar Jaló (1929 - 1971)

3 de março de 2019 > Guiné 61/74 - P19546: Álbum fotográfico de João Sacôto, ex-alf mil, CCAÇ 617 / BCAÇ 619 (Catió, Ilha do Como, Cachil, 1964/66) e cmdt da TAP, reformado - Parte V: Catió, o quartel e a vida da tropa

28 de fevereiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19539: Álbum fotográfico de João Sacôto, ex-alf mil, CCAÇ 617 / BCAÇ 619 (Catió, Ilha do Como, Cachil, 1964/66) e cmdt da TAP, reformado - Parte IV: Catió: as primeiras impressões

17 de fevereiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19502: Álbum fotográfico de João Sacôto, ex-alf mil, CCAÇ 617 / BCAÇ 619 (Catió, Ilha do Como, Cachil, 1964/66) e cmdt da TAP, reformado - Parte III: O meu cão Toby, que fez comigo uma comissão no CTIG, e que será depois ferido em combate no Cantanhez

10 de fevereiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19488: Álbum fotográfico de João Sacôto, ex-alf mil, CCAÇ 617 / BCAÇ 619 (Catió, Ilha do Como, Cachil, 1964/66) e cmdt da TAP, reformado - Parte II: Chegada a 15/1/1964 e estadia em Bissau durante cerca de 2 meses

4 de fevereiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19468: Álbum fotográfico de João Sacôto, ex-alf mil, CCAÇ 617 / BCAÇ 619 (Catió, Ilha do Como, Cachil, 1964/66) e cmdt da TAP, reformado - Parte I: A partida no T/T Quanza, em 8/1/1964

(**) Vd. poste de 26 de janeiro de 2018 > Guiné 61/74 - P18257: Memória dos lugares (372): Cachil, na altura da extinção do aquartelamento, em 1 de julho de 1968 (Manuel Cibrão Guimarães, ex-fur mil, CCAÇ 1620, Bissau, Cameconde, Cacine, Sangonhá, Cacoca, Cachil e Bolama, 1966/68)

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Guiné 61/74 - P19966: Historiografia da presença portuguesa em África (166): Alfa Moló Baldé e o mito fundador do reino de Fuladu, em 1867 (Cherno Baldé) - II (e última) Parte


Guoleghal, a ave mensageira do conto de Canhánima (Sancorlã) e de Fuladu ... Grou-Coroado (Balearica Pavonina). Conhecida na Guiné, coloquialmente, como ganga... Havia muitos na grande bolanha de Bambadinca.

Foto (e legenda): © Armando Pires (2010). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Notas de leitura:  ALFA MOLÓ E O MITO FUNDADOR DO REINO DE FULADU - II ( e Última) Parte (*)

por Cherno Baldé [, foto à direita]


(iii) A passagem e as predicações místicas do Marabu El-Hadj Omar Tall

Foi por ocasião das suas longas e numerosas peregrinações através do continente que El-Hadj Omar passou na região de Firdu a caminho de Futa-Djalon. A data desta passagem do Marabu "toucouleur" [subgrupo, muçulmano, de língua fula, que vive sobretudo no norte do Senegal, resultante da mistura de fulas com outros povos na época de Koli Tenguella] é controversa. 

A tradição oral, diz-nos Abdarahmane, avança a data de 1854, mas esta última não está em conformidade com as fontes escritas que situam esta passagem do sábio Toucouleur por Futa-Djalon em meados de 1845. De qualquer modo, para o caso que nos interessa, é que quando ele chega a Sulabali, vai directamente à morança (casa) do nobre, Samba Egué.

Chegado a entrada da morança deste, ele cumprimenta em voz alta, à maneira muçulmana, dizendo: « Assaláamu alaykúm, matchubhê Allah ! » (Salvé, servos de Deus !). Mas, o termo « matchubhê » (Servos) utilizado na fórmula do religioso islâmico, não convinha aos membros da família dos Fulas-forros que o intimaram a continuar para a morança dos « matchubhé » que era do outro lado.

Mol Egué (futuro Alfa Moló) tinha ido a caça, como habitualmente. O Homem Grande foi recebido com todo o respeito por Cumba Udé (mulher de Moló Egué) que, segundo algumas fontes orais, tinha percebido por intuição que o peregrino não era um homem vulgar. Ela fez tudo o que era necessário para que o arabu tivesse as condições de hospitalidade dignas do seu nivel e notoriedade. Outra das versões sustenta que Molo Egué tinha recomendado à sua esposa para cuidar de qualquer estrangeiro que se apresentasse durante a sua ausência.

Com essa preocupação na cabeça, a mulher vai buscar a única galinha que possuíam em casa no momento e, como mandavam as regras, a levar ao Marabu, pedindo-lhe que a mandasse imolar de acordo com o rito muçulmano o que serviria para a preparação da sua refeição. O velho, conhecedor de toda a situação, tendo agradecido a mulher, ordenou-lhe para devolver a galinha onde ela a tinha retirado,  ou seja em cima dos seus ovos, pois que o seu marido estaria brevemente de regresso trazendo consigo alguma peça de caça que serviria para preparar o jantar. Com estas palavras a mulher ficou ainda mais aflita e não sabia o que fazer perante tamanho assombro.

Quando Moló Egué regressa a casa, a mulher vai ao seu encontro e diz-lhe : « Moló, vai tomar banho e veste-te convenientemente, pois temos hóspedes em casa ». Depois de colocar no corpo as suas melhores vestes, ele vai cumprimentar o Marabu, tendo este ficado por alguns dias antes de se despedir. Teria sido durante aqueles dias que o Homem Grande teria informado ao Moló Egué da sua missão, relacionada com a necessidade da islamização das populações pagãos de Firdu e que passava, necessariamente, pela conquista do poder das mãos dos irredutiveis pagãos soninquês.

Moló Egué ouvindo atentamente a predicação e conselhos do velho sábio, defendia-se, educadamente, tanto quanto podia e sabia, que ele era um homem humilde sem meios e sem qualquer ambição de poder e ainda por cima de condição servil; que os mandingas estavam bem organizados e eram muito aguerridos etc. Todavia, não podendo fugir ao que lhe estava predestinado, o velho acabou por convencê-lo a desafiar o seu destino, dando-lhe todas as garantias que ele era a pessoa indicada para superar o desafio de combater e vencer os mandingas e acabar com os abusos a que, diariamente, eram sujeitos.

Para isso, seria preciso preparar-se seriamente, discretamente e sobretudo respeitar escrupulosamente as directivas que lhe iria dar, a saber : primeiro, matar alguns elefantes, totém dos mandingas e extrair das suas panças os orgãos vitais que serviriam para a confecção de mesinhas de protecção e de invulnerabilidade. De seguida seriam retirados e postos à venda os dentes dos elefantes para a compra de armas e pólvora que ele esconderia em lugar secreto. 

A segunda directiva consistia na criação de um carneiro ao qual ele daria uma poção mágica (nassi). Depois o Marabu diz-lhe « quando o Farim (chefe de provincia) mandinga vier tomar o teu carneiro para comer, sabes que chegou o dia e podes passar à acção com os teus homens sem hesitar ».

Após ter dado estes diferentes conselhos, o Marabu despediu-se. Moló Egué, bom conhecedor das pistas que atravessavam a floresta, acompanhou-o até a actual localidade de Dandum (perto de Bafatá), onde se separam. Aqui o Marabu o teria dito que aquele local seria o limite do seu reino, desde o rio Gâmbia, o que veio a acontecer. Desde então, Dandum será para o Alfa Moló, um lugar abençoado e, quando sentiu a proximidade da sua morte, escolheu aquele lugar para ser enterrado (o que, segundo Armando da Silva, teria acontecido entre finais de 1881 e principios de 1882, posto que em Julho de 1882 o seu irmão, Bacar Demba, se apresentou em Geba, na qualidade de monarca, para a assinatura de um novo tratado com as autoridades portuguesas).

As tradições orais normalmente são muito fecundas e algumas vezes contraditórias quando se trata de relatar a história da passagem do Marabu "Toucouleur", El-Hadj Omar, pelo território de Gabu. Todavia todos são concordantes relativamente aos três elementos considerados fundamentais : a recepção do Marabu por Cumba Udé, o Elefante e o Carneiro.

Em jeito de conclusão, Abdarahmane na sua tese, revela-nos que a narrativa desta passagem se articula à volta destes três elementos fundamentais que estão na base da história e a tornam mítica para não dizer legendária. Para Abdarahmane, a dimensão mítica deste encontro vai encontrar a sua verdadeira razão de ser no estatuto dos dois protagonistas da cena : O Marabu, impregnado de Islão e da mistica religiosa,  e o Caçador, detentor de conhecimentos místicos pré-islâmicos, em que, em vez de uma confrontação lógica, como seria de esperar, assistimos a uma convergência que, a hospitalidade concedida por uma mulher pobre e de classe mais baixa da sociedade, vai selar para sempre. 

Para além do símbolo mítico deste encontro inesperado e fortuito se profila o destino de um homem, de um povo e de um país inteiro. Assim, a passagem do predicador, El-hadj Omar, no Firdu vai acentuar a necessidade de se organizar as hostes, a fim de retirar o poder das mãos dos mandingas, acabando com a sua dominção secular.


(iv) A luta pela emancipação ou quando o escravo liberta o seu mestre.

Moló Egué (Alfa Moló) tinha seguido à risca todas as instruções que o Marabu "Toucouleur" lhe havia dado. Com efeito, ele criou um carneiro e seguiu as instruções recomendadas. A partir desse dia, Alfa Moló reuniu aqueles que estavam a sua volta como auxiliares e aprendizes do ofício da caça, convocou todos os homens grandes dentre os Fulbhê, para os informar que ele iria lutar contra os chefes mandingas cujas atitudes e abusos os causavam enormes prejuizos. 

Os grandes dentre os fulbhê consideraram a operação demasiado arriscada, na medida em que os combatentes da parte dos fulas ainda não estavam preparados e suficientemente aguerridos. Preocupados com as consequências desastrosas que dai poderiam advir em caso de derrota, muitos dentre os nobres recusaram participar na revolta contra os mandingas. Foi então que Alfa Molo proferiria a frase que entraria nos anais da historia épica de Fuladu, com a frase seguinte : « Máh-ôn mballi-kam fêlludê sébbhê; Máh-ôn mballi-kam dogdê ("Ou vocês me ajudam a combater os mandingas ou, então  ajudarão a fugir").

Quando viram que o Alfa Moló estava decidido a dar luta ao poder dos Soninquês, numerosos fulas dentre os chamados « nobres » fugiram para outras províncias distantes, enquanto que alguns deles, muito poucos, aceitaram o sacrifício do combate pela emancipação que se apresentava no horizonte. 

Segundo Abdarahmane, a guerra teria sido feita em duas fases distintas. O reino mandinga [do Gabu] enfraquecido pela desorganizaçao e sobretudo por querelas e dissenções internas, aliado ao disfuncionamento dos poderes central e provincial, não conseguia manter a sua unidade e força para se defender contra os ataques repetidos dos exércitos fulas. Este disfuncionamento dos dois poderes tinha conduzido à independência progressiva dos Farin-mansa (governadores de província) que continuavam a exercer um peso crescente sobre os seus súbditos.

A provincia de Firdu que parecia, por excelência, ser a dos fulas, não podia escapar a esta situação de crise generalizada. O chefe desta provincia, Mofa Djenu ou Karabuntim Sané para outros (Roche,  1985), com capital em Kansonco, semeava o terror nesta província do reino que era a mais distante e a mais rica de todas as outras, em virtude do elevado número de fulas nela radicados. 

Os fulas de Firdu eram prósperos, mas o seu gado e as suas colheitas eram objecto de assaltos permanentes da parte dos mandingas. Este facto levou a que, os fulas conduzidos por Alfa Mol atacassem Kansonco e destruissem a sua capital (Bercolon) defendido por guerreiros mandingas. Aproveitando esta situação de confusão  e com o apoio dos Almames de Futa-Djalon, em 1869 (Roche 1985), de Bundu e de combatentes "Toucouleurs" de Kabada, os fulas destruiram todos os cercados (tatas) mandingas. As províncias tombaram umas atrás das outras e com elas a dominação dos mandingas.

Uma das mais importantes consequências desta guerra seria a dispersão da população através do territorio "pacificado". Com efeito, a extensão do povoamento dos fulas foi feita após esta guerra. Confinados, no início, em zonas de pastagens, os fulas dispersam-se e reocupam as antigas aldeias mandingas, conservando, muitas vezes, o antigo topónimo (Bercolon, Cambaju, Mansajã, Canquelifa, Salquenhe, Contuba, etc. etc). E passaram a plantar arroz nas mesmas bolanhas que pouco tempo antes eram propriedade exclusiva dos seus suseranos mandingas.

 A partir deste momento assistimos a uma reconfiguração do território e a paulatina estabilização a favor dos fulas. O Firdu que era apenas uma provincia passou a ser um estado independente com a designação de Fuladu. Todavia seria de curta duração, pois este período coincide com a ofensiva « diplomática » de algumas potências europeias, nomeadamente Portugal e a França,  e a concorrência para a posse efectiva dos territórios da região.

Entretanto, no decorrer deste período agitado de recomposição política, económica e social, o Fuladu será atravessado  por clivagens sociais que deixam transparecer em filigrana o que serão, mais tarde, as relações, por um lado, entre os antigos senhores do território, os mandingas, que continuavam a tentar recuperar a sua hegemonia perdida, organizados em grupos de guerrilha no interior do mato,  e os fulas, na condição de novos detentores do poder ; por outro lado, entre os  «Jiáabhé» (antigos servos comummente chamados na literatura colonial de fulas-pretos) e  os «Rimbhé» (antigos senhores, chamados de fulas-forros).

Estas guerras, dissenções e clivagens sociais, ainda não estavam bem resolvidas quando as potências coloniais tomaram conta desses territórios, em finais do séc. XIX e princípios do séc. XX.  Os fulas, depois dos primeiros reencontros e reconhecendo a superioridade tecnológica e militar dos europeus, escolheram a estratégia das alianças em lugar de oferecer resistências condenadas ao fracasso. 

E, passados alguns anos, quando os nacionalistas iniciam a mobilização para a luta de libertação nacional no território da antiga Guiné-portuguesa, a percepção dos chefes tradicionais fulas, agudizada pela estratégia da administração portuguesa, é que era mais uma tentativa de recuperação do poder da parte dos seus arqui-inimigos mandingas, facto que não estava longe da verdade, porque se a elite dirigente [do PAIGC] era urbana e escolarizada, nas fileiras dos seus combatentes no mato, pelo menos no Norte, a maior parte eram mandingas, o que era inaceitável para as elites fulas.

A independência da Guiné-Bissau, concedida ao PAIGC por Portugal em 1974, foi um duro golpe sofrido pelos fulas, uma autêntica traição aos seus interesses estratégicos e de sobrevivência como grupo que, tudo somado, talvez preferissem continuar a guerra, em vez de capitular e entregar o país aos «bandidos » que, já era sabido, para além da retórica pseudo-revolucionária, a única coisa que sabiam fazer e bem, era oprimir e roubar o bem alheio. 
Numa das suas intervenções sobre as lutas contra a dominação e opressão social e económica das populações em África e referindo-se, provavelmente, a rebelião bem sucedida de Alfa e Mussa Moló Baldé, Amílcar Cabral dizia assim : «sempre que os africanos fizeram grandes lutas para acabar com a dominação dos outros, acabaram por se tornar, eles mesmos, ainda piores tiranos para os seus povos do que aqueles que tinham combatido no passado ». 

Sim, verdade, uma grande verdade, sobretudo se tivermos em conta o que representa hoje o brilhante legado do seu Partido no nosso pobre país, a Guiné-Bissau. (**)

Cherno Abdulai Baldé
Bissau
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Bibliografia:

Ngaidé Abdarahmane : Le royaume Peul du Fuladu, de 1867 a 1936 (L’Esclave, le Colon et le Marabout, 1997/98, Thèse de doctorat de troisième cycle en histoire, UCAD (Université Cheik Anta Diop, Faculté des Lettres et Science Humaines, Dakar, Sénégal.

Gloria Lex : Le Dialecte Peul du Fouladou (Casamance, Sénégal); Thèse de doctorat en Linguistique et Phonétique.

Mouhamadou Moustafa Sow, Professeur d’histoire, Lycée Régional de Kolda, Sénégal, Blogue Seneweb.
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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 8 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P19956: Historiografia da presença portuguesa em África (164): Alfa Moló Baldé e o mito fundador do reino de Fuladu, em 1867 (Cherno Baldé) - Parte I

Guiné 61/74 - P19965: Agenda cultural (694): Programa da Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro de 1808 e Mercado Oitocentista, Vimeiro, Lourinhã, 19, 20 e 21 de julho de 2019: entrada gratuita (Eduardo Jorge Ferreira)








Programa da Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro de 1808 e Mercado Oitocentista, Vimeiro, Louirnhã, 19, 20 e 21 de julho de 2019.


Mensagem, de hoje, do nosso camarada, amigo e conterrâneo, Eduardo Jorge Ferreira:

[(i) professor de educação física, reformado;

(ii) tem mais de 4 dezenas de referências no nosso blogue; 

(iii) entrou para a Tabanca Grande em 31/8/2011; 

(iv)  foi alf mil da Polícia Aérea, na BA 12, Bissalanca, de 20 de janeiro de 1973 a 2 de setembro de 1974, colocado na EDT (Esquadra de Defesa Terrestre); 

(v)  presidente da assembleia geral da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro; 

(vi) noutra encarnação foi sargento, integrado no exército luso-britânico que derrotou o exército napoleónico na batalha do Vimeiro, Lourinhã, em 21 de agosto de 1808;]

(vii) natural do Vimeiro, Lourinhã, residente em A dos Cunhados, Torres Vedras]


Meus (minhas) caros(as) amigos(as):

Junto envio em anexo o programa da recriação da Batalha do Vimeiro e Mercado oitocentista, a decorrer já nos próximos dias 19,20 e 21 deste mês.

Se vos aprouver passar por cá serão bem-vindos e decerto não dareis o vosso tempo por mal empregue.

Guiné 61/74 - P19964: Historiografia da presença portuguesa em África (165): À procura de Sambel Nhantá (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 25 de Setembro de 2018:

Queridos amigos,
Chegara o tempo de mexer três fartos caixotes com documentação antiga, joeirar o que podia ir para o lixo, um fartote de agendas que perderam préstimo, resmas de brochuras associadas a viagens de um passado já longínquo, e algo mais. É nisto que o coração bateu mais forte, primeiro a longa carta de Abudu Soncó, cumpria uma promessa feita no ano anterior de me transmitir as lembranças de Infali Soncó, de que pouco se sabe, ele que deu dores de cabeça às autoridades portuguesas, foi o responsável pelas campanhas de 1907 e 1908, a última mobilizou um forte contingente europeu e moçambicano, como jamais acontecera. Havia que juntar peças, encontrar nexos entre os Soncó e este humilde escriba que um dia, por vontade de Malan Soncó, passou a pertencer à família, com as obrigações inerentes, como vai acontecendo, sobretudo com a saudade sem fim com aqueles que lhe deram tanta fidelidade e bravura e já pousaram nas estrelas.

Um abraço do
Mário


À procura de Sambel Nhantá

Beja Santos

Quando comecei a estudar a Guiné e a procurar localizar todas as povoações do regulado do Cuor, subsistiam duas interrogações sem resposta: aquele colosso de pedra que existia (e espero que exista) em Aldeia do Cuor, era fortaleza, quartel ou sede de uma grande empresa? Porque é que em Sansão, abaixo de Missirá havia túmulos de régulos, não teria feito mais sentido eles terem sido todos exumados na sede do regulado? A questão da Aldeia do Cuor só ficou resolvida ao tempo em que fiz o levantamento documental do BNU da Guiné. Era dado assente que aqui tinham funcionado duas empresas de grande porte, que acabaram na água. Ao tempo da Sociedade Agrícola do Gambiel é claramente referida a construção daquela imensidão de pedra, ali trabalhou Armando Cortesão, que se iria destacar na cultura portuguesa como um dos mais eminentes cartógrafos. Encontrava por toda a parte, nos mapas e livros a referência a Sambel Nhantá, procurava nos mapas modernos e nada.

Em 1991, durante os meses em que fui cooperante na Guiné-Bissau, fiz amizade com o filho mais novo do régulo Malan Soncó, Abuduramane Serifo Soncó, na época mestre de escola. Deu para conversarmos longamente sobre empreendimentos que houvera no Cuor, e aquela dúvida que me acicatava, a falta de elementos sobre o bisavô de Abdu, Infali Soncó.
Numa carta que me enviou de Bissau com data de 24 de janeiro de 1992, revela ter conversado longamente com o seu velho tio Aladjé Soaré Soncó, que tinha uma versão bem segura sobre Infali, passo a transcrever a sua carta:
“Infali Soncó era filho de Bacar Soncó e de Mussó Quebá Mané, natural de Berrecolom, Gabú, era comerciante. Conquistou a zona de Cumpone na região de Boké, Guiné Conakri, para onde fora designado régulo. Estava constantemente a ser ameaçado pelos Fulas, caso de Alfa Iaia.
Anos depois, foi solicitado pelo seu tio Calonandim Mané, régulo de Cossé, Bafatá, amigo dos portugueses. O objectivo era invadir o Cuor, o régulo da região impedia a passagem de barcos portugueses. Esse régulo Fula chamava-se Sambel Nhantá, vivia em Sansão. Infali Soncó e o seu tio acompanhados dos guerreiros cercaram a tabanca do régulo Sambel Nhantá durante uma semana, ninguém entrava nem saía. A população teve medo de morrer de sede e fome e o régulo Sambel Nhantá fugiu, não deixou paradeiro. Os portugueses agradeceram, o comércio no Geba voltava a funcionar.

Bolama deu posse a Calonandim Mané como régulo do Cuor, mas ele morreu numa batalha no Enxalé, a lutar contra os Balantas. Na circunstância, foi eleito Infali Soncó como régulo do Cuor.
Revoltou-se contra os portugueses. Tudo terá começado quando um alferes português, de nome Fortes, o foi visitar a Sansão. Enquanto se aproximava, Infali e os seus “djidius” (músicos) deram boas-vindas ao visitante, surpreendido e confuso, o alferes terá dado uma bofetada a um dos músicos, dizendo que estava a fazer muito barulho, o que agastou Infali, teve ganas de matar toda a comitiva portuguesa. Os homens grandes pediram-lhe que não o fizesse, o ambiente estava tenso, esses homens grandes conseguiram que a comitiva portuguesa retirasse. Tinha-se instalado a ideia de rebelião e Infali cortou a navegação entre Bissau e Bafatá. Atacaram um barco português na região de Gã Gémeos, prenderam o alferes, mas um amigo de Infali, o comerciante cabo-verdiano Pedro Moreira, que tinha uma destilaria em Gã Gémeos, pediu-lhe que não matasse o alferes, pedido aceite, o alferes foi entregue às autoridades portuguesas em Bolama. Apercebendo-se da hostilidade das autoridades, Infali foi transferido para Fulacunda, aqui morreu, e depois a sua família e os seus guerreiros voltaram para Sansão. O novo régulo foi o seu filho Bacari Soncó, foi este que transferiu a sede do regulado de Sansão para Missirá.”

É este o teor da carta com as informações de Infali prestadas pelo seu filho sobrevivente, Aladjé Soaré Soncó. Haverá aqui algumas questões a resolver. Em abril de 1908, terá lugar a campanha do Cuor, Canturé e Sansão serão incendiadas, como mais tarde Madina, Infali fugiu, andou a monte. Em Caranquecunda foi instalada uma guarnição de tropa europeia e de macuas, por ali esteve algum tempo. Há relatos da recuperação de Infali, pediu perdão aos portugueses. Daí esta neblina de Fulacunda, há que descobrir elementos que fundamentem que ele ali tenha sido régulo, como tivesse havido perdão. Juntam-se algumas imagens sobre todas estas figuras aqui faladas: este que se assina aparece de braço dado com o régulo Malan Soncó, o seu irmão Quebá e o chefe de tabanca Mussá Mané, que todos os dias lhe pedia colunas a Bambadinca para trazer arroz ou levar membros da família, são questões que aparecem em livros do signatário. No mapa do Cuor destacam-se a Aldeia do Cuor e Sansão, este que se assina por ali andarilhava quase diariamente, a caminho ou no regresso de Mato de Cão, era piso seguro, evitavam-se emboscadas e minas antipessoal, a despeito da poeirada que se infiltrava em todos os poros do corpo. Felizmente que a fotografia dos meninos do Cuor foi enviada para Lisboa antes de todo o espólio fotográfico do signatário ter desaparecido na flagelação de 19 de março de 1969. Tumulu, o primeiro à esquerda, impressionava por andar sempre de Mauser, teve há anos um AVC, recuperou parcialmente, é o último irmão que resta a Abdu, vive em Lisboa, e que o signatário trata por irmão, tem a saúde combalida depois de dois enfartes de miocárdio, aqui pode tratar-se e vive com alguma dignidade.
E fica contada a história, foi com imensa alegria que se reencontrou uma carta escrita acerca de 26 anos, num dossiê onde apareceu a fotografia de José Jamanca e uma carta enviada por Ussumane Baldé, o 104, o soldado prussiano de alfero, questões de que se falará mais tarde, sempre com uma inabalável saudade.

Missirá, 1968 - Retrato de meninos Soncó e Mané. Abuduramane é o segundo menino a contar da direita, está ao pé de Nhalim Cassamá, mulher de Quebá Sonco, irmão do régulo.

Uma das pouquíssimas imagens de Infali Soncó, está sentado no centro, com uma arma na mão. Em breve, vai começar a guerra no Cuor, de que sairá derrotado, estamos em 1908. 
Fotografia retirada do álbum O Primeiro Fotógrafo de Guerra Português: José Henriques de Mello, por Alexandre Ramires e Mário Matos e Lemos, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008, com a devida vénia.

Malan Soncó, à esquerda, neto de Infali e filho de Bacari Soncó, na minha companhia e de familiares.


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Nota do editor

Último poste da série de 8 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P19956: Historiografia da presença portuguesa em África (164): Alfa Moló Baldé e o mito fundador do reino de Fuladu, em 1867 (Cherno Baldé) - Parte I

Guiné 61/74 - P19963: Lembrete (31): Lançamento do livro "Os cronistas desconhecidos do canal do Geba - O BNU da Guiné", de Mário Beja Santos, hoje às 15 horas, na sede da CPLP, Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa



LEMBRETE

LANÇAMENTO DO LIVRO "OS CRONISTAS DESCONHECIDOS DO CANAL DO GEBA - O BNU DA GUINÉ", DE MÁRIO BEJA SANTOS, HOJE ÀS 15 HORAS, NA SEDE DA CPLP, PALÁCIO CONDE DE PENAFIEL, LISBOA


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Nota do editor

Último poste da série de 19 de novembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19209: Lembrete (30): 40º almoço-convívio (e festa de Natal 2018) da Magnífica Tabanca da Linha, 5ª feira, dia 22, às 12h30, no Restaurante Caravela de Ouro, em Algés... Últimas inscrições até às 10h00 de amanhã. Até às 13h00 de hoje, estavam inscritos 52 magníficos/as que vão desejar, em voz alta e em coro, as melhoras do régulo Jorge Rosales, hospitalizado em Santa Maria! (Manuel Resende / Armando Pires)

Guiné 61/74 - P19962: Notas de leitura (1195): "Crónicas de um tenente", de Fernando Penim Redondo, Lisboa, edições Colibri, 2019, 188 pp. Prefácio de Mário de Carvalho (A. Marques Lopes)




Capa e contracapa do livro de Fernando Penim Redondo, "Crónicas de um tenente: Guiné-Bissau, 1968-2018". Lisboa: Edições Colibri, 2019, 188 pp. Preço de capa: 15 €, (Prefácio: Mário de Carvalho)


A. Marques Lopes
1. Mensagem de A. Marques Lopes, com data de 8 do corrente:

[cor art DFA, na reforma, ex-alf mil art, CART 1690, Geba, e CCAÇ 3, Barro (1967/68)];autor de "Cabra-cega: do seminário para a guerra colonial" (Lisboa, Chiado Editora, 2015, 582 pp.); tem mais de 240 referências no nosso blogue; lisboeta, vive em Matosinhos]


Não conheci o meu amigo Fernando Penim Redondo na Guiné, embora, pelo que vejo, ele tenha passado várias vezes pelo sítio onde fui colocado na segunda vez em que fui mandado para a Guiné, também em Maio de 1968, Barro, quase pegado às margens do Cacheu.

Conhecemo-nos e fomos amigos, ele e a Rosa, mulher dele, nos tempos memoráveis de 1974 e 1975.

Diz o Fernando no início do seu livro:

"No dia 1 de Maio de 1968, o Tenente largou do Tejo, rumo à Guiné, a bordo da fragata Corte Real. Era então um jovem fuzileiro, de 22 anos, recém-casado, que interrompera os estudos de Economia na Universidade de Lisboa.

Em Bissau integrou a 6, a Companhia, aquartelada no INAB, junto ao Geba. A missão consistia essencialmente na escolta de comboios de embarcações que abasteciam os quartéis do Exército no interior do território.

Subiu e desceu os principais rios da Guiné comandando as missões a partir das lanchas da Armada.

Navegou no Cacheu até Farim, no Mansoa, no Geba e no Rio Gran­de de Buba. Ligou por mar a foz desses grandes rios e também foi a Catió, a Bolama e aos Bijagós.

A guerra era uma realidade penosa para quem como ele, jovem mi­litante comunista, se opunha ao domínio colonial e defendia a inde­pendência das colónias. Partilhou esse drama pessoal com a sua mulher, que trabalhou como professora de História no então Liceu Honório Barreto.

A fotografia constituiu um paliativo. Ao fotografar a dignidade do povo guineense, a beleza das suas mulheres, o porte dos seus ho­mens e o encanto das suas crianças, ele tinha a impressão de estar a fazer um gesto de amizade no contexto da guerra.

Tal como muitos outros jovens da sua geração aprendeu, 'no ter­reno', a grande lição da relatividade da nossa própria cultura. »


2. Sinopse da obra

No corredor da prisão instalara-se um caos, cada um tentando perceber se iam ser fuzilados ou libertados. Ao fim de algum tempo lá apareceu um oficial, mais sensível, que lhes explicou o que estava a acontecer. Começou então a longa espera até que a Junta de Salvação Nacional aceitasse libertar todos os presos e não apenas alguns. A comunhão dentro da prisão era completa e o Tenente reencontrou a sua mulher que, sem ele saber, se encontrava na outra ala do edifício prisional.

Como se formava um jovem progressista nos turbulentos anos 60?
Como se lutava contra a guerra colonial, antes e depois de nela ter participado?
Como se navegava, e encalhava, nos rios da Guiné com incêndios, abalroamentos e bazucadas?
Como podem a poesia e a fotografia ajudar um combatente contrariado?
Como reagir quando nos entra pela cela dentro um camarada de armas, durante uma inesperada revolução?
Como se sente o regresso, 50 anos depois, ao lugar da guerra e da juventude?

/Este não é / um livro de fotografia / mas tem muitas imagens
/Este não é / um livro de poesia / mas tem vários poemas
/Este não é / um livro biográfico / mas conta certas estórias / que mostram / o sentido de uma vida.

3. Sobre o autor: Fernando Penim Redondo:

(i) nasceu em Lisboa, em 1945;

(ii) estudou economia no ISCEF, curso que não concluiu:

(iii) adere ao Partido Comunista Português em 1966 e é eleito, no mesmo ano, para a Direcção do Cineclube Universitário de Lisboa;

(iv) em 1967 é incorporado na Armada e segue para a Guiné, como tenente dos fuzileiros, onde fica até 1970;

(v) especializado em gestão da produção, automação e CAD/CAM, conduziu projectos em dezenas de empresas industriais portuguesas mas fez carreira, durante 23 anos,  como Systems Engineer na IBM (1970-1993) - e posteriormente como gestor;

(vi) em paralelo com a carreira profissional mantém sempre a actividade política: é  preso em 18 de Abril de 1974 e libertado pela Revolução dos Cravos; é eleito para a CT da IBM de 1974 a 1975 e de 1981 a 1993; é eleito para a direcção do Sindicato do Comércio e Serviços (CESL) de 1989 a 1993.

(vii) a partir de 2000 dedica-se a actividades de jornalismo tecnológico com base na Internet;

(viii) tem página no Facebook.

Fonte: Adapt. de Edições Colibri
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Nota do editor: