segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Guiné 63/74 - P12381: O que é que a malta lia, nas horas vagas (3): o trissemanário "A Bola" (Garcez Costa, ex-fur mil, radialista, Com-Chefe, Repartição de Assuntos Civis e Acção Psicológica, Serviço de Radiodifusão e Imprensa, Programa das Forças Armadas, Bissau, 1970/72)


Guiné > Bissau > Com-Chefe > Programa das Forças Armadas > c. 1970/72 > Álbum de Garcez Costa > Foto nº 3 > "Garcez Costa a ler... 'a bíblia' [, o jornal 'A Bola'] e o João Paulo Diniz à espera qu'eu lhe passe... "a bola".

Foto (e legenda) : © Garcez Costa (2012). Todos os direitos reservados


1. Garcez Costa (de seu nome completo, António Manuel Garcez da Costa), nosso grã-tabanqueiro,  nº 577 (desde setembro de 2012), foi radialista do PIFAS (designação popular do Programa de rádio das Forças Armadas, PFA, que emitia 3 horas diárias, em Bissau), tendo cumpriu o serviço militar entre fevereiro de 70 e fevereiro de 72, como fur mil. Foi substituído no final da comissão, ao que parece, pelo Armando Carvalheda, atual locutor da Antena 1 e realizador e apresentador, desde 1996, do popular programa Viva a Música.

O Garcez Costa trabalhou, em Bissau, no PFA,  com outro dos nossos membros da Tabanca Grande, o João Paulo Diniz.

2. Nota sobre o jornal "A Bola":

O jornal desportivo A Bola foi fundado a 29 de janeiro de 1945, em Lisboa, por Cândido de Oliveira [, autor de Tarrafal: o pântano da morte. Lisboa, República, 1974,]  Ribeiro dos Reis e Vicente de Melo, aproveitando um título cedido pelo Diário de Lisboa. 

A ideia nasceu à mesa de um café de Lisboa, numa altura em que a Segunda Guerra Mundial estava perto do fim e renascia o interesse pelo desporto. O primeiro número, sob a direção de Álvaro Andrade, foi elaborado por um grupo de amigos do jornalismo desportivo e teve uma grande aceitação por parte do público, tendo esgotado a sua edição. O seu preço era de um escudo, mais caro que os 15 tostões que custava a revista Stadium, a líder de mercado. De início, o jornal era editado às segundas e sextas-feiras, mas depois optou-se por trocar a sexta pela quinta-feira. 

Cerca de um ano após o lançamento, A Bola teve a edição suspensa durante pouco menos de um mês, entre 25 de março e 19 de abril de 1946, porque a Comissão de Censura não gostou da maneira como foi tratada uma seleção inglesa de futebol. Em julho de 1950, A Bola passou a ser um jornal trissemanário dado o interesse manifestado pelos leitores, especialmente a partir do momento em que a equipa de futebol do Benfica venceu a Taça Latina.
O sábado foi o terceiro dia escolhido para a publicação do jornal. Esta fórmula manteve-se durante quase 39 anos até que, em março de 1989, se passou a publicar também ao domingo. Esta quarta edição semanal surgiu pela necessidade de dar mais destaque às modalidades de alta competição, uma vez que, por essa altura, houve várias conquistas internacionais de corredores portugueses a nível de atletismo.

Entretanto, nesta altura, o jornal já era impresso em offset, tendo posto de parte o chumbo por imposição da administração do Diário Popular, quotidiano de Lisboa onde era composto e impresso. O ano de 1992 ficou marcado pela introdução da cor na primeira e última páginas. Mas a maior transformação deu-se em fevereiro de 1995, quando A Bola passou a ser um jornal diário, ao mesmo tempo que trocava o grande formato pelo tabloide, de modo a poder ser lido com mais comodidade.

Em janeiro de 2000, as edições diárias de A Bola passaram a estar também disponíveis na Internet.

O jornal A Bola é vendido em todo o território nacional e conhece também grande expansão junto dos núcleos de emigrantes.


Fonte: A Bola. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-12-02].
Disponível na www: .

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Nota do editor:

Último poste da série > 2 de dezembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12380: O que é que a malta lia, nas horas vagas (2): a revista brasileira, ilustrada, "O Cruzeiro" (Abílio Duarte, ex-fur mil art da CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Piche e Paunca, 1969/70)

Guiné 63/74 - P12380: O que é que a malta lia, nas horas vagas (2): a revista brasileira, ilustrada, "O Cruzeiro" (Abílio Duarte, ex-fur mil art da CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Piche e Paunca, 1969/70)



Guiné > Zona leste > Região de Gabu >  s/d > O Abílio Duarte na messe, em Nova Lamego, decorada pelo Pechincha, lendo a revista brasileira "O Cruzeiro"...

Foto do álbum de Abílio Duarte, ex-fur mil art da CART 2479 (mais tarde CART 11 e finalmente, já depois do regresso à Metrópole do Duarte, CCAÇ 11, a famosa companhia de “Os Lacraus de Paunca”) (Contuboel, Nova Lamego, Piche e Paunca, 1969/70).

 Foto: © Abílio Duarte (2013). Todos os direitos reservados.[Edição: L.G.]


1. Sobre a revista O Cruzeiro:

"O Cruzeiro foi a principal revista ilustrada brasileira do século XX. Começou a ser publicada em 10 de novembro de 1928 pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand.
Foi importante na introdução de novos meios gráficos e visuais na imprensa brasileira, citando entre suas inovações o fotojornalismo e a inauguração das duplas repórter-fotógrafo, a mais famosa sendo formada por David Nasser e Jean Manzon que, nos anos 40 e 50, fizeram reportagens de grande repercussão.

"O site Memória Viva, especializado em biografias de pessoas famosas da recente História do Brasil, inaugurou uma nova fase de existência com o lançamento da edição on line da revista O Cruzeiro."

[Excerto reproduzido com a devida vénia... Algumas edições estão já disponíveis no sítio Memória Viva].

2. Apelo do editor, L.G.:

Amigos e camaradas. leitores do nosso blogue:

Foi aberta esta nova série no nosso blogue, "O que é que a malta lia, nas horas vagas" (*)... E eu, aqui, faço um apelo, mais uma vez, à vossa generosa participação, para que nos enviem textos e fotos dos momentos de ócio, ao sol, no abrigo, no bar, lendo livros, jornais, revistas... Em muitos aquartelamentos havia pequenas bibliotecas alimentadas pelo Movimento Nacional Feminino... É possível que também chegassem pelo correio jornais e revistas... Ainda se lembram de quais? Um ou outro assinava publicações periódicas... Enfim, essa informação interessa-nos para melhor documentar o nosso quotidiano naquela terra verde e vermelha onde passámos alguns dos nossos verdes anos...

Um Alfa Bravo fraterno. Luís Graça, editor.
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Guiné 63/74 - P12379: Memórias da minha comissão em Fulacunda (Jorge Pinto, ex-alf mil, 3.ª CART/BART 6520/72, 1972/74) (Parte III)



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 1 A > Lavadeiras


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 1 >  Lavadeira. Fonte antiga. Todos os soldados tinham a sua lavadeira. A lavagem da roupa era feita na tabanca com água retirada através do único furo (foto nº 6), feito por uma companhia de caçadores estacionada em Fulacunda em 68/69 [ou melhor, 69/70], e que penso chamar-se “Boinas Negras” [ CCAV 2482, "Boinas Negras", subunidade que esteve em Fulacunda entre 30 de Junho de 1969 e 14 de Dezembro de 1970, data em que foi rendida e partiu para Bissau].  Contudo, quando havia muita roupa para lavar, as lavadeiras deslocavam-se à fonte antiga (foto), que se localizava na parte exterior do aquartelamento e portanto sujeita a “surpresas” [, acções do IN].


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 2 >  Avó com filho de soldado branco. Em Fulacunda, verifiquei que havia 4 crianças filhas de soldados brancos,  pertencentes a companhias anteriores. Também verifiquei que apenas uma das mães continuava a viver em Fulacunda.



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 3  > Colheita da mancarra (ou milho painço?). 



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 3 A > Colheita da mancarra (ou milho painço?).

Aqui os homens também trabalham! Em Fulacunda praticamente não havia atividades. Cultivava-se apenas junto ao arame que rodeava a tabanca, alguma mancarra, milho painço, pescava-se muito pouco, apanhavam-se cestos de ostras que cozinhávamos como petisco ao final do dia e havia um milícia que às vezes caçava uma gazela e nos vendia a “preço de ouro”.



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 4


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 4A > Horta do Tobias. Alguns soldados e gente da tabanca, sob a orientação do furriel Tobias,  dedicaram-se a esta horta, que como se vê era bem verdejante, mesmo na época seca. Graças a ela tínhamos, couves, alfaces, pimentos e outras hortaliças.



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 5


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 5A  > Fazendo tijolos para uma morança. Durante a minha estada em Fulacunda, construíram-se apenas umas 3 moranças novas. As NT deram a sua ajuda preciosa.



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 6 > Fonte dentro da tabanca. Furo feito pela companhia caçadores “Boinas Negras”, 1968/69 (?) [CCAV 2482, "Boinas Negras",  30 de junho de 1969 / 14 de dezembro de 1970]. Comparar com foto, a preto e branco, de Augusto Inácio Ferreira (dos "Boinas Pretas", 1969/70).


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 7 > Vista aérea da pista, da tabanca e do aquartelamento de Fulacunda... Tentativa de reconstituição do perímetro de arame farpado (a amarelo, tracejado), dos espaldões e abrigos (a vermelho, círculo) e da área cultivável em redor do arame farpado (a verde, linha)... No sentido su-sudeste / nor-noroeste. vê-se a pista e o heliporto... Pede-se ao Jorge Pinto que avalize-se ou mande corrigir, se for caso disso, esta reconstituição...(LG)

Fotos (e legendas): © Jorge Pinto (2014). Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem da foto nº 7: L.G.]



1. Continuação da publicação das Memórias da minha comissão em Fulacunda (Jorge Pinto, ex-alf mil, 3.ª CART/BART 6520/72, 1972/74) (Parte III)

[Foto atual do Jorge Pinto, à esquerda]


Subunidades que passaram por Fulacunda (1962/74):

CCAÇ 153 - Unidade mobilizadora: RI 13. Partida: 27/5/61.  Regresso: 24/7/63. Localização: Bissau, Fulacunda, Bissau. Comandante:  cap inf José dos Santos Carreto Curto.

CCAÇ 273  - Unidade mobilizadora: BII 18. Partida: 17/1/62.  Regresso: 17/1/64. Localização: Bissau, Fulacunda. Comandante:  cap inf Adérito Augusto Figueira.

CART 565 - Unidade mobilizadora: RAP 2. Partida: 12/10/63. Regresso: 27/10/65. Localização: Bissau, Fulacunda, Nhacra. Comandante:  cap art Luís Manuel Soares dos Reis Gonçalves.

CCAÇ 1487 - Unidade mobilizadora: RI 15. Partida: 20/10/65. Regresso: 1/8/67. Localização: Bissau, Fulacunda, Nhacra. Comandante:  cap inf Alberto Fernão de Magalhães Osório.

CCAÇ 1567 - Unidade mobilizadora: RI 2. Partida: 7/5/66.  Regresso: 17/1/68. Localização: Bissau, Fulacunda. Comandante:  cap mil inf João Renato de Moura Colmonero.

CCAÇ 1591 - Unidade mobilizadora: RI 15. Partida: 30/7/66.  Regresso: 9/5/68. Localização: Fulacunda, Catió, Fulacunda,  Bolama, Mejo, Porto Gole, Fulacunda. Comandante:  cap mil art  Fernando Augusto dos Santos Pereira; e cap mil inf Vitor Brandão Pereira da Gama. Batalhão: BART 1896 (Bissau, Buba, 1966/68).

CCAÇ 1624 - Unidade mobilizadora: RI 2. Partida: 12/11/66.  Regresso: 18/8/68. Localização: Bissau, Fulacunda. Comandante:  cap mil inf João Renato de Moura Colmonero.

CCAÇ 2314 - Unidade mobilizadora: RI 15. Partida: 10/1/68.  Regresso: 23/11/69. Localização: Tite, Fulacunda, Tite. Comandante:  cap inf Joaquim Jesus das Neves. Batalhão: BCAÇ 2834 (Bissua, Buba, Aldeia Formosa, Gadamael, 1968/69).

CCmds  15 - Unidade mobilizadora: CIOE. Partida: 1/5/68.   Regresso: 10/3/70. Localização: Bolama, Bissau, Cuntima, Jumbembém, Farim, Bissau, Buba, Bissau, Tite, Fulacunda,
Bissau. Comandante:  cap inf  cmd  Luciano António de Jesus Garcia Lopes.

CCAV 2482 - Unidade mobilizadora: RC 3. Partida: 23/2/69.  Regresso: 23/12/70. Localização: Tite, Fulacunda. Comandante:  cap cav > Henrique de Carvalho Morais. Batalhão: BCAV 2867 (Tite,1969/70)

CART 2772 - Unidade mobilizadora: GACA 2. Partida: 23/9/70.   Regresso: 17/9/72. Localização:  Fulacunda.  Comandante:   cap art João Carlos Rodrigues de Oliveira. Batalhão: BART 2924 (Tite, 1970/72).

CCmds  27 - Unidade mobilizadora: CIOE. Partida: 11/7/70.   Regresso: 30/5/72. Localização: Cacheu, Saliquinhedim, Fulacunda, Bolama, Bissau, Mansabá.  Comandante:  cap mil cmd José Eduardo Lima Rebola; cap mil cmd  Octávio Emanuel Barbosa Henriques; e alf mil cmd Manuel Carlos Génio Vidal.

3ª C/BART 6520/72 - Unidade mobilizadora: RAL 5. Partida: 24/9/73.  Regresso: 8/9/74. Localização: Cacine, Fulacunda. Comandante:  cap mil cav António Lourenço Dias. Batalhão: BART 6520/72 (Tite, 1972/74).

CCAV 8354/73  - Unidade mobilizadora: RC 3. Partida: 26/6/72.  Regresso: 21/8/74. Localização: Fulacunda. Comandante:  cap mil n inf José João Mousinho Serrote. Batalhão: BART 6520/72 (Tite, 1972/74).



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda >  CCAV 2482, "Boinas Negras" (1969/70) > O chafariz feito pelos "Boinas Negras"

[ Créditos fotográficos: Augusto Inácio Ferreira, op cripto, CCav 2482 – Boinas Negras, Fulacunda, 69/71. Cortesia do sítio do Rumo a Fulacunda, do nosso camarada Henrique Cabral ].

Guiné 63/74 - P12378: Últimas Memórias da Guiné (Armor Pires Mota) (4): Cinco dias no Niassa; A primeira grande experiência e Dois alferes de uma só vez

ÚLTIMAS MEMÓRIAS DA GUINÉ - 4

"Cinco dias no Niassa, alguns em barracões"; "A primeira grande experiência" e "Dois alferes de uma só vez"

Por Armor Pires Mota (ex-Alf Mil da CCAV 488/BCAV 490, Bissau e Jumbembem, 1963/65)

i - Cinco dias no Niassa, alguns em barracões

Chegámos a Bissau na manhã de 22 de Julho. Na véspera, tinha-se realizado no navio um acto de variedades para esconjurar medos. No entanto, vivemos a bordo durante cinco dias, o que nem era de todo mau. Por falta de instalações, o Batalhão 490 só desembarcou no dia 27, ficando alojado na Bolola. Pior não podia ser, sob todos os aspectos. O alojamento era formado por alguns barracões, sem as mínimas condições. Além disso, se de um lado ficava o cemitério, do outro estendiam-se os canais do rio Geba, o grande rio da Guiné, a fornecer-nos exércitos de mosquitos arreliadores nos seus zumbidos, nas suas picadelas. Os barracões não tinham nem portas nem tão pouco janelas e os telhados, de zinco, não garantiam que não chovesse. Aliás, os barracões estavam em obras e ali fui encontrar o alferes Sampaio Alegre, de Anadia, ocupado da logística. Com grande azáfama. Era sempre uma grande alegria encontrarmos camaradas conhecidos, embora o nosso conhecimento fosse muito ténue.

As refeições eram servidas em marmitas (e sempre o havia de ser durante toda a comissão). Era tempo das chuvas e não havia qualquer recinto abrigado que nos protegesse da inclemência do tempo. Quando as obras estavam quase prontas, eis que se verificou a nossa mudança para o Forte de S. José da Amura, onde encontrámos instalações mais apropriadas, mesmo assim, também com algumas deficiências. Mas mais um imprevisto. Quando as instalações estavam prontas a serem desfrutadas, o Batalhão recebia a missão de instalar-se em alguns aquartelamentos do norte da província ou fosse no triângulo da mais activa zona do PAIGC, o Oio. Logo que o 490 desembarcou, foi-lhe atribuída a pior das missões, a de Unidade de Intervenção às ordens do comandante-chefe, Arnaldo Schulz.

Na Amura, um tempo bom, que só durou até 2 de Agosto de 1963, era dada instrução e fazia-se o serviço ao aquartelamento, e havia secções ou pelotões, a dar apoio a outras unidades, quer de carácter logístico, quer de fogo.

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ii - A primeira grande experiência

Quando as companhias partiram com o objectivo da intervenção na zona do Oio, considerado inexpugnável santuário do IN, tendo Morés como centro e fulcro do terrorismo, era zona de mata densa, não era aconselhável que a tropa se fizesse acompanhar da sua bagagem. Já bastaria a cada homem o peso de armas e munições. Calculava-se que o batalhão fizesse uma operação que estava calculada para a duração de 20 dias, mas assim não aconteceu, foram meses de luta e desgaste. E os homens tiveram de haver-se apenas com uma muda de roupa, com a organização de suas posições e com o combate ao IN que se mostrava moralizado e atrevido, para não dizer atrevido e forte.

Ficaram sediadas duas companhias, uma em Mansoa e outra em Mansabá, enquanto iam sendo rendidas, uma de cada vez, pela terceira que se encontrava em Bissau, ou por aquela que estivesse em descanso. Actuaram assim em Mansabá e Bissorã. A minha fez, primeiro, Mansabá e depois Bissorã. E assim andámos em perigos e guerras esforçados até 29 de Dezembro. Vinha aí outra guerra, maior ainda.

Nesta zona do Oio, as três companhias fizeram de tudo: acções de reconhecimento, capinagem e limpeza das bermas das estradas, emboscadas, umas montadas e outras sofridas, mostrando o IN moral em alta e bastante agressividade, remoção de abatizes, patrulhamentos, acções de psico-social, ensino do português, mas também operações de grande envergadura, como a operação “Tigre” e “Adónis A-2” (487), “Verde” e “Adónis 2” (488) e a de maior envergadura “Adónis B-3”, no dias 2 e 3 de Novembro de 1963, no coração do Oio. Morés acabou por ser ocupada pelas nossas tropas, depois de muita luta, alguns mortos e feridos. Ali foi hasteada até a bandeira nacional e houve grande regozijo. Visitou o local o comandante-chefe. Entusiasmado, visitou Morés mais uma vez, fazendo-se acompanhar de alguns mimos para os guerreiros, água, pão e guloseimas, que, de propósito, fora buscar ao QG ( Quartel Generall). Minguada glória.

Duas das grandes emboscadas em que caiu a 489 foram: uma entre Talicó e Morés e a outra na estrada de Bissorã. Estiveram envolvidas nesta operação as companhias 487, que teve um morto por acidente e 3 feridos; a 488, com cinco feridos, enquanto a 489, a mais castigada, registou 1 morto e 10 feridos e a CCS, 1 ferido. Do lado do IN, houve 36 mortos confirmados e 8 feridos e foram ainda feitos 12 prisioneiros, além de vário material capturado. A mulher idosa, Mala Seidi, que levara a companhia 489 à base de Morés, foi baleada pelo grupo guerrilheiro. Nesta operação alguns prisioneiros, porque não iam amarrados, escaparam-se para o seu lado, quando se deu o grande embate.

Localização de Morés e Talicó um pouco a sul

O IN, disposto a defender o seu quartel-general, esperou que a tropa avançasse, como de facto aconteceu com muita dificuldade, muito suor e sangue, mas também muita coragem e valentia. Foram 45 minutos de fogo cerrado e algum sangue, mas com o apoio dos T6, sustentaram o ímpeto e de tal modo que ficaram nessa noite em Morés, mas não em paz, pelo contrário. Toda a operação envolveu 10 acções de fogo, que fizeram obviamente os seus estragos.

Era um perigoso e árduo treino para outra guerra, esta no sul, Ilha do Como, que ninguém tinha ousado “descobrir” até então. Era outro santuário, outro bastião seguro.

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iii - Dois alferes de uma só vez

Não começávamos da melhor maneira na companhia 488. Os alferes Brasil (António Norberto Coelho Brasil), dos Açores, e Fernando Correia (Fernando António da Silva Correia), do Porto foram feridos gravemente numa emboscada, no caminho de Mansabá para Bissorã, atravancado de abatizes, no dia 2 de Outubro de 1963. O primeiro tinha ido como voluntário. Encontrava-se supostamente protegido atrás de uma viatura, quando uma granada bateu na caixa metálica, provocando mil estilhaços. Alguns atingiram-lhe a cabeça e as costas.

O alferes Fernando Correia tinha como missão retirar as abatizes e encontrava-se a 3 kms do quartel de Mansabá. Uma rajada de metralhadora ligeira, desferida sobre ele, ouvidas as vozes de comando, furou o pneu de uma roda de um jeep que se encontrava nas suas costas, desfez-lhe a coronha da espingarda G3, atingiu-o de raspão no braço direito e uma outra bala atingia-lhe o peito, alojando-se entre duas costelas. Houve até alguma discussão no bom sentido, entre o médico, José Hipólito de Sousa Franco, que afirmava não ter o ferido a bala alojada, e o sargento Napoleão a dizer que sim. Foi tratado em Bissau, sendo-lhe extraída, na verdade, a bala alojada mesmo junto do coração. Teve sorte, por um triz.

Evacuados de helicóptero para o hospital de Bissau, o Brasil, ao outro dia, foi transferido para o Hospital da Estrela, em Lisboa.

Sofremos todos um grande sobressalto. Logo dois alferes de uma só vez. Era um aviso grave: havia terrenos que não deviam ser por nós percorridos ou devassados, sem muitas cautelas Era perigoso fazê-lo. O Oio era então o grande santuário da guerrilha.

O comandante, coronel Fernando Cavaleiro, que, na altura, se encontrava em deslocação a Mansabá, foi em socorro, integrado no meu pelotão. Silenciado o IN, reorganizámos o regresso, era quase proibido ir mais além atacar no coração do PAIGC. O comandante ordenou-me que progredisse em fila por um dos dois lados do caminho e por dentro do capim. Não gostei lá muito da estratégia, disse que era perigoso, ainda nos montavam mais emboscadas ou nos apanhavam à mão, refilei, mas ele esteve certo. Não houve mais fogo nem mais sangue nessa manhã, em que, de uma só vez, eu perdia dois camaradas que, entretanto, mereciam um louvor do Comandante Chefe em 18 de Outubro de 1963 e oportuna condecoração.

A partir daí, o alferes Brasil não mais voltava ao teatro das operações, ao contrário do Fernando Correia, que, operado em Bissau, após 15 dias de convalescença, já estava de novo no mato, desta vez, no outro vértice do triângulo do Oio, em Bissorã. Aí desfrutámos de algum sossego, mas fizemos o que fazíamos em toda a parte, acções de guerra contrasubversiva. Com um pouco mais de sorte.

Passávamos o tempo, por vezes cavalgando dois burros, subtraídos ao IN, escoltados pelo cão do meu colega, o Porto, que mandara ir da metrópole.

(Continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 29 de Novembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12360: Últimas Memórias da Guiné (Armor Pires Mota) (3): Diário de bordo - Manhã azul e Deus ao leme

Guiné 63/74 - P12377: Notas de leitura (540): "Contos de Guerra", de Guilherme Alpoim Calvão e Sérgio A. Pereira (1) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 8 de Julho de 2013:

Queridos amigos,
Assim, inesperadamente, num alfarrabista da rua do Século, a contemplar estantes com os imensos dossiês de Silva Cunha, então ministro do Ultramar, topo com uma raridade há tantos anos procurada, os contos escritos por Alpoim Calvão, da sua lavra, contando façanhas de fuzileiros destemidos e do seu comandante, um guerreiro incomum.
Há para aqui páginas indispensáveis entre as melhores que se escreveram. Lido e relido, também se percebe como Alpoim Calvão nunca mais se interessou por aquele que deve ser o seu único livro só por si escrito.
O que é pena, a qualquer tempo se pode retocar um livro para benefício da História e dos créditos da literatura.

Um abraço do
Mário


Alpoim Calvão na primeira pessoa (1)

Beja Santos

É facto que ao longo dos anos Guilherme Alpoim Calvão concedeu entrevistas, prestou esclarecimentos, desdobrou-se em depoimentos. Escrito do seu próprio punho só há notícia de um livro publicado em edição apagada, 1994, com o título “Contos de Guerra”. E no entanto esta obra encerra parágrafos excecionais de inclusão obrigatória nas antologias da literatura da guerra colonial.

“Contos de Guerra” tem como autores G. Alpoim Calvão e Sérgio A. Pereira. O que se prende com a estrutura que o brilhante oficial da Armada delineou. Alguém, metaforicamente, morrera: “António Pedro de Albuquerque morreu. Morreu no dia em que terminou o Ultramar”. Legou escritos, impunha-se a sua publicação para se saber, na plenitude a guerra que se travara. Este António Pedro de Albuquerque entregou “um punhado de papéis amarrotados” a alguém que fora capelão, Sérgio Augusto. E assim, ao longo da obra, há os contos de António Pedro (o alter ego de Alpoim Calvão) entremeados por cartas de Sérgio Augusto (porventura o mesmo Alpoim Calvão revelando a sua cultura, vasta e diversa). A estrutura não é convincente, sente-se sem esforço que é o mesmo escritor e a matriz cultural que subjaz a toda a narrativa, compreende-se que o autor pretenda invocar e lançar na reflexão as questões da guerra e os valores do soldados lusitano, o produto final é fruste e tão mais dececionante quanto há nos contos matéria suficiente para a sua reedição obrigatória. Pode também ter acontecido que Alpoim Calvão tenha sentido a falta de calibre no produto final, remetendo para um silêncio injusto o que há de soberbo em “Contos de Guerra”.

Escreve, pois, é indispensável que os outros conheçam aquela guerra. A partir de que representação? Da sua experiência de fuzileiro, como é óbvio. Mas dentro de uma moldura de valores, misturada com a sua sensibilidade e o molde do seu carácter, de que se orgulha: “A guerra é muito mais do que tiros. O isolamento é guerra; as longas vigílias e as intermináveis esperas também são guerra, assim como o desejo, que devora a carne dos homens jovens que a fazem. É guerra o constante esforço de autodomínio com que o homem se norteia, numa atmosfera desequilibrada por muitos fatores. Na guerra, não há uniformes bonitos nem dinheiros fáceis. A lama e o bedum dos corpos, são uniforme que a todos identifica e iguala. O dinheiro não paga o sangue que se verte, nem os terrores da noite e da morte. Na guerra conhecem-se os homens e a palavra fraternidade é qualquer coisa mais do que uma hipérbole literária”.

A generalidade dos contos anda à volta de operações ofensivas, fuzileiros emboscados, conseguindo tantas vezes ter do seu lado o fator-surpresa. Logo no golpe de mão em Canjaja: “Sentia que o adversário o esperaria no caminho que ligava a povoação ao Porto. Sabia que neste existia uma sentinela. E a partir daqui gizou uma traça muito simples: passar em frente do porto, numa lancha de desembarque, com máquina devagar avante para não fazer ruído em demasia, dar à sentinela a ilusão de seguir para a foz e desembarcar sorrateiramente no meio do tarrafe, num local impossível, cerca de um quilómetro para jusante”. Para se compreender aquela gesta que se viveu nas florestas, lalas e mangais, é também importante desenhar os protagonistas. Por exemplo, aquele jovem tenente que apenas há um ano era mais um licenciado em Económicas e que era um condutor de homens, com exato sentido das suas responsabilidades. Está tudo cronometrado para entrar de surpresa na casa de mato, já se ludibriou quem lá vive, eles julgam que as embarcações rumam para longe. Mas o barco será emboscado e há um bravo grumete que não perdeu o ânimo quando viu ali num charco de sangue o oficial comandante da emboscada, pegou em todas as sus forças e a peito descoberto despejou carregador sobre carregador protegendo a guarnição da peça. Um ano mais tarde, tenente e grumete receberão a medalha da Cruz de Guerra. A seguir a peças tão belas, que faz o antigo capelão? Disserta e protesta sobre maldades e calúnias: “Quem ainda não ouviu dizer que a guerra continuava por conveniência dos militares? A verdade, contudo, é que a comissão militar no Ultramar não enriqueceu ninguém. Para ganhar dinheiro muito poucos iriam para a guerra, se é que alguém se ofereceria. Também não foi para enriquecer que os militares portugueses se bateram”. O antigo capelão, mais adiante, reflete sob a condição de herói e covarde: “Tantas vezes se pensa que ser herói é sinónimo de irresponsável. Esse poderá ser herói se for empurrado. Só um néscio é que se pode permitir afirmar que não sabe o que é o medo. Sentir medo não envergonha ninguém. Medo não é covardia, mas sentido das realidades. Covardia será que um homem se deixe dominar pelo medo”.

Naquele dia o comandante tomou posição perto de uma pequena base avançada, o corpo de fuzileiros está em progressão, e é nisto que estralejam as metralhadoras inimigas. É aqui que se revela o homem da ação: “O comandante procurou referenciar as metralhadoras inimigas e conseguiu distinguir sete, colocadas em meia-lua. Percebendo a manobra, fez avançar a secção da retaguarda para a direita, em contra-envolvimento. Os homens lançaram-se em frente, mas foram obrigados a parar pois a enorme frente adversária deslocara-se ligeiramente, para manter as posições relativas. O comandante voltou-se para o tenente que o acompanhava e disse-lhe em voz aparentemente calma: - Tens de arrancar com a seção da direita; estamos em má posição. Com efeito, agarrados ao solo num espaço a descoberto, os homens tinham parado e o poderoso fogo inimigo revolvia a terra à volta, causando os primeiros feridos. O tenente empalideceu profundamente e teve um momento de hesitação. – Se não fores tu tenho de ir eu”.

A ofensiva não pôde ser travada. Há para ali um pormenor, está presente um oficial, “cujos galões e funções não o obrigavam a estar ali, mas que viera para ver”. É admissível que tenha sido o comandante da defesa marítima da Guiné em pessoa, aparece num outro escrito sobre a vida de Alpoim Calvão. O inimigo irá recuar. Este comandante emociona-se, nunca esconde que os seus olhos se marejam de lágrimas e que tem saudades dos seus bravos. E assim se escreve: “O comandante sentia um nó na garganta. Ali, à frente dos seus olhos, estava o inimigo, na iminência de se apoderar de um dos seus homens. Apoiou-se a uma árvore, pesando o dilema: arriscar mais vidas para tentar recuperar o corpo ou ver mãos ávidas arrastarem-no aos poucos para as densas sombras da mata, onde serviriam depois de troféu de propaganda? Subitamente viu alguns homens destacarem-se do perímetro defensivo. Distinguiu perfeitamente as largas espáduas do sargento André, a achaboucada figura do Fonseca, o Botelho, o Dias da Rosa, o ágil perfil de lobo do Piedade Grumete e outros mais. Símbolos da mais pura camaradagem e da mais viril fraternidade – a das armas. Avançaram resolutos, pelo limiar da eternidade, em direção ao camarada morto. Alcançaram-no esmagando as sombras que o queriam levar. Regressaram às linhas. Aos ombros, em vez de um, traziam dois cadáveres: a dádiva generosa do Botelho fora total".

(Continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 29 DE NOVEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12359: Notas de leitura (539): "Guiné-Bissau Tera Sabi", Edição Tiniguena (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P12376: Parabéns a você (658): Herlânder Simões, ex- Fur Mil das CART 2771 e CCAÇ 3477 (Guiné, 1972/74)

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Nota do editor

Último poste da série de 1 de Dezembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12370: Parabéns a você (657): Carlos Schwarz, Grã Tabanqueiro (Director Executivo da AD - Guiné-Bissau) e Ernestino Caniço, ex-Alf Mil Cav, CMDT do Pel Rec Daimler 2208 (Guiné 1969/71)

domingo, 1 de dezembro de 2013

Guiné 63/74 - P12375: Roteiro de Bafatá, a doce, tranquila e bela princesa do Geba (Fernando Gouveia) (7): By air... (Vídeo de Jorge Félix / Pierre Fargeas)


Vídeo (2' 44'') > Bafatá >  c. 1969 > Alojado no You Tube (Cortesia de Jorge Félix).

© Jorge Félix 2009). Direitos reservados. (Música de fundo: Te Espero, Charles Aznavour, reproduzida com a devida vénia...Vd. página oficial aqui)


1. Vídeo que o Jorge Félix fez com imagens que lhe foram enviadas pelo francês Pierre Fargeas, o técnico da fábrica dos Allouettes III, que fazia a sua manutenção em Bissalanca, no período entre  1969 e 1974.

Escreveu o Jorge:

"Fiz uma pequena montagem das imagens, onde estou a guiar o heli, segue ao meu lado esquerdo a esposa do Pierre, Ivette Fargeas, e depois uns senhores que não me recordo o nome. O Coronel é o meu comandante Diogo Neto."

Sinopse:

O heli parte de Bissalanca e faz uma viagem até Bafatá, sobrevoando o Rio Geba, as bolanhas, as tabancas, a avenida principal da bela vila colonial (ainda não tinha o estatuto de cidade em 1969, só em março de 1970), a casa Gouveia, a catedral, o mercado... 

No heliporto são recebidos por militares que, muito provavelmente, o nosso camarada Fernando Gouveia  deverá reconhcer, pelo menos os oficiais superiores. Um deles, de camuflado, parece-me o cor Hélio Felgas, comandante do Cmd Agrupamentop nº 2957, a que pertencia o Fernando Gouveia.

O Pierre Fargeas faz depois, a pé, com a esposa,  um visita ao encantador mercado de Bafatá, de arquitectura revivalista. O heli regressa a Bissalanca, à BA 12, ao longo do Rio Geba...O  Pierre Fargeas, de óculos graduados sem armação, aparece, no vídeo, no regresso a Bissalanca. A sua esposa, Ivette, ia ao lado do piloto, Jorge Félix. Não sei em que circunstâncias o casal viajou até Bafatá, um dos poucos sítios da Guiné, de então, para além de Bubaque nos Bijagós, que se podia visitar (e valia a pena visitar), "by air", em segurança...  No nosso tempo, meu e do Fernando Gouveia, Bafatá nunca sofreu qualquer ataque ou flagelação por parte do PAIGC. Haverá um ataque, mais tarde, em 28/8/1972, com foguetões 122 mm, mas sem consequências.

2. Comentário de L.G.:

Pedi ao Fernando Gouveia para comentar:

"Tem cenas sobre Bafatá (*)... (e tem a Ivette Fargeas, que é de uma beleza perturbadora...). Quero inclui-lo na tua/nossa série Roteiro de Bafatá... Um abraço. Luis"

São imagens relativamente raras. Temos fotos aéreas, naquela época já havia boas máquinas fotográficas, mas não gravadores de vídeo. Este pequeno filme terá sido feito com câmara de filmar de 8 mm, sendo depois o filme convertido para vídeo.

Escrevi no nosso Facebook, em resposta ao Jorge Félix:

"É um vídeo que eu vejo e revejo...Por muitas razões: por ti, amigo e camarada do meu tempo; pelo regresso ao passado;  pelas saudades da doce, tranquila e bela Bafatá; pelos nossos 20 anos. tão generosos quanto verdes;  pela beleza (pertubadora) da Ivete Fargeas; pela "canción desesperada" do Ch. Aznavour... Uma combinação perfeita!... Um Alfa Bravo".

Já tinha comentado, há 4 anos (**):

(i) Que nostalgia, que saudade, que doçura triste! ... 

(ii) Perfeita a escolha da música do Charles Aznavour, a sua canção Te espero, em espanhol, com seu sotaque meio francês e meio arménio... Um rapaz do mundo, com idade de ser nosso pai (n. 1924...), pai da nossa geração dos baby boomers...

(iii) Pasa el tiempo y sin ti no sé vivir / la razón es para mí siempre sufrir / y ahora el viento al pasar me da a entender / que en la vida sólo a ti esperaré (***). 

(iv) Uma canción desesperada, uma canção, eterna, 
para um amor talvez impossível, 
um amor sofrido,
uma canção que fica aqui tão bem quando olhamos para o passado, 
quando tínhamos vinte anos e estávamos na guerra...

(v) Jorge: Gosto muito do plano em que estás tu, aparentemente concentrado na tua missão, mas de repente viras-te para trás... e pedes um cigarro!... (Aí temi pela segurança do heli e da tua preciosa carga...).

(vi) Como éramos todos tão apaixonados pelas vida 
(e pelas lindas mulheres....), 
como éramos todos tão conscientemente irresponsáveis, 
como éramos todos tão sem jeito, 
como éramos todos tão inconscientemente loucos, 
como éramos todos tão optimistas e generosos, 
como éramos todos já tão maduros e tão sofridos, 
como éramos todos... 
(Porra, Jorge, que me fazes chorar! )...

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(***)Notas de L.G.:

(*) Letra de Charles Aznavour, canção Te espero (1967).reproduzida com a devida vénia:

Pasa el tiempo y sin ti no sé vivir,
la razón es para mí siempre sufrir,
y ahora el viento al pasar me da a entender
que en la vida sólo a ti esperaré.

Yo recuerdo tu mirar y tu besar,
tu sonrisa bajo el sol primaveral,
estoy solo sin saber lo que tú harás,
en mi alma hay dolor al esperar.

Ven... a mí ven no tardes más,
ven por favor te ruego yo,
no podré esperar ven a mí,
yo quiero saber si has de venir,
por fin así dímelo amor.

Es la herida que envejece sin piedad,
más mi amor siempre será eternidad,
en mis blancas noches tú revivirás
el recuerdo de mi amor al despertar.

En mi mente siempre como un altar
y tu rostro grabo en mí para soñar
el momento ha de llegar muy pronto ya
y veré la realidadal despertar.

Ven... ven a mí ven, ven no tardes más,
ven por favor te ruego yo no podré esperar,
ven... oh ven a mí yo... yo quiero saber
si has de venir por fin así dímelo amor.....


Guiné 63/74 - P12374: Agenda cultural (297): Comemorações do 1º de Dezembro, em Lisboa, na Av Liberdade, 14h30: 18 bandas filarmónicas e mais de mil músicos em desfile, culminando na interpretação conjunta de 3 hinos patrióticos, Maria da Fonte, Restauração e Nacional

1. Reproduzida, com a devida vénia, a seguinte notícia do portal Agenda Cultural de Lisboa:


MÚSICA › ESPETÁCULOS > 1 dez/13 > Domingo, às 14h30

21 agrupamentos e mais de 1000 músicos, provenientes dos mais diversos pontos do país descem a Avenida da Liberdade, dia 1 de dezembro, às 14h30, numa merecida homenagem a esta prática musical e à importante acção formativa e cívica das bandas filarmónicas.

Tendo como ponto de partida o monumento aos Mortos da Grande Guerra, o desfile descerá até à Praça dos Restauradores, terminando com uma interpretação conjunta das bandas participantes dos hinos da Maria da Fonte [, ouvir aqui a marcha da Maria da Fonte no sítio do Corpo de Fuzileiros], da Restauração e Hino Nacional, sob a direcção do Maestro Luís Filipe Ferreira (Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense).

2. Nota de L.G.:

É o  1º de dezembro que não é feriado... E porque infelizmente é  ignorada ou esquecida por todos nós, recorde-se aqui a letra do Hino da Restauração (e já agora a música, tocada por um grupo de cordas da  Sociedade Recreativa 1º Dezembro – Vila Verde de Ficalho, Serpa; cortesia de Tiago Pereira, que tem um sítio fabuloso que todos os portugueses que amam a sua terra devem conhecer e divulgar: A Música Portuguesa a Gostar dela Própria):

Hino da Restauração

Portugueses celebremos
O dia da Redenção
Em que valentes guerreiros
Nos deram livre a Nação.

A Fé dos Campos de Ourique
Coragem deu e valor
Aos famosos de Quarenta
Que lutaram com ardor.

P'rá frente! P'rá frente!
Repetir saberemos
As proezas portuguesas.

Avante! Avante!
É voz que soará triunfal.
Vá avante, mocidade de Portugal!
Vá avante, mocidade de Portugal!


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Nota do editor:

Último poste da série >  26 de novembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12346: Agenda cultural (296): Convite, Tertúlia Imperii Finis: "Os Deuses Não Moram Aqui" de Maria Saturnino, dia 27 de Novembro pelas 15h00 no Palácio da Independência em Lisboa (M. Barão da Cunha)

Guiné 63/74 - P12373: Caderno de notas de um mais velho (Antº Rosinha) (26): Nós, tugas, somos mesmo estranhos...

1. Comentário, de 30 de novembro último,  ao poste P12369 (*), assinado por de António Rosinha [, fur mil em Angola, 1961, foto à esquerda; topógrafo da TECNIL, Guiné-Bissau, em 1979: ou, como ele gosta de dizer, colon, em Angola, de 1959 a 1974; cooperante na Guiné-Bissau, de 1979 a 1993]

Lá terei que meter o bedelho novamente.(*)

Mais do que chefes de posto, governadores, ou mesmo missionários,  eram os comerciantes, fazendeiros e gente que vivia isolado com os africanos que sabiam lidar com brancos e com pretos.

A tropa metropolitana quando terminava os 24 meses de arame farpado e Unimog, saía das colónias sem ter conhecido na realidade os brancos,  antigos colonos.

E como vinha instruído pelos milicianos em geral contra o salazarismo/colonialismo, via estes colonos como o causador de ela [, tropa,] estar ali de arma na mão.

Como tal evitava o diálogo aberto e franco com os "civís"

Os meus treze anos de guerra em Angola dão-me o direito de dizer que os militares portugueses viam os futuros "retornados" com gente a evitar.

Foi triste esta realidade, e hoje (este poste) vemos este diálogo a perguntarmo-nos quem era o comerciante Teófilo como sendo alguém em quem não se podia confiar.

Se este Teófilo foi um deportado ou não, eram conhecidos vários deportados desde o histórico Zé do Telhado, por exemplo. Mas as deportações últimas foram as da revolta de 1926,  mas que não têm a ver com Estado Novo/Salazar. Este foi o Tarrafal [1936].

Os meus treze anos de guerra de ultramar dizem-me que a maioria dos comerciantes das ex-colónias, em que alguns eram já naturais de lá, podiam já ter filhos brancos ou mestiços que podiam ser "anti-salazaristas/colonialistas", mas eram admiradores da política colonial de Salazar.

Eles sabiam que aquela política estava a evitar a desgraça dos países já independentes. Os comerciantes tinham o povo africano do lado deles, e eles confiavam e tinha a protecção do povo. O povo protegia-os dos turras.

Nem a PIDE, profissão de ganha-pão, nem a tropa chegou a entender os velhos colon.

Nos, tugas, somos mesmo estranhos. (**)

[Foto, à esquerda, de Fernando Gouveia, c. 1970: casa e café do sr. Teófilo - 3 -, com camião basculante estacionado em frente]

Em tempo: A camionete vermelha que se vê estacionada na Foto é um camião basculante Magirus Deutz.de transporte de terras. Provavelmente seria da Tecnil, pois Bafatá- Gabu-Pitche e Bambadinca foram estradas deles.

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Notas do editor:

Guiné 63/74 - P12372: Fragmentos de Memórias (Veríssimo Ferreira) (4): K3, Maio de 1966 - Um dia de serviço à água

1. Em mensagem do dia 25 de Novembro de 2013, o nosso camarada Veríssimo Ferreira (ex-Fur Mil, CCAÇ 1422 / BCAÇ 1858, Farim, Mansabá, K3, 1965/67) enviou-nos mais um episódio da sua série Fragmentos de Memórias, inevitavelmente dedicado ao resort do K3.


FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS

4 - K3, Maio de 1966 - Um dia de serviço à água

Aquela manhã nascera chuvosa, tal e qual estivera a noite que passei deitado na mata emboscando.

Chegara há pouco ao bedroom, dormira uma hora, mas ergui-me do leito e os pés ficaram logo em água, que por acaso ainda não molhava o colchão de suaves penas.

Peguei nos chinelos de Macau, usados habitualmente nos pés... pois então, trouxe-os na mão porém e até à saída da suite, vim devagar e lentamente para não acordar a minha Secção de Morteiros 60.
Cinco metros e trinta depois e já na rua propriamente dita, escorreguei precisamente no local onde me encontro na foto em anexo e tirada uns dias antes para publicidade turística e lá ficou a gabardina com que dormira, cheia de avermelhada lama.

Reparem: eu sou aquele tipo elegante bem parecido e risonho, que está com o pezinho apoiado, mão direita na cintura, assim estilo varina. Notem também o nº 1421 no chão, que eles sim, (CCAÇ 1421) é que iniciaram a construção do hotel subterrâneo.

Resort do K3 - Veríssimo Ferreira em primeiro plano junto à entrada do seu bedroom

Ia para bater à porta do bar, após ter descido dez degraus, só que estava já aberta e afinal eu não era o único madrugador.
Tomei o petit-déjeuner composto por sopas de pão duro com açúcar por riba mais dois ovos inteiros, fora a casca, e de galinha pedrês, tudo ensopado depois pela cerveja preta de 6dcl, que lhe verti dentro.
Esta era a minha costumada dieta e o encarregado barista, bastava ver-me que logo disponibilizava os ingredientes atrás referidos, para que eu sorvesse com a ajuda duma colher de prata, aquela fugaz e simples refeição matinal de todas as manhãs ao amanhecer.

Lá fora notava-se a rapaziada acordando, qu'o novo dia surgia.

Hoje estava eu de serviço à água, que é como quem diz, lá iria com mais oito ou nove voluntários escolhidos, até Farim, de Unimog repleto de bidons, garrafões e tudo o que mais houvesse, para os encher na fonte.
Até nem era uma operação difícil, pois que enquanto isso, aproveitávamos para nos revezarmos e para ali mesmo ao lado petiscarmos.
Cada qual levava alguns dos poucos morfes sobrantes ainda da remessa que familiares enviaram e para além disso, o taberneiro libanês também vendia alguns razoáveis produtos para as, comezaina e bebezaina.

A tarefa da recolha aquífera terminava três viagens após o início, o que resultava mais ou menos até aí pró meio-dia, hora mesmo boa para deglutir o almoço e o prato do dia era bem bom: o já célebre feijão com dobrada liofilizada à chef.

A distancia do aquartelamento até à jangada que nos passava para a banda di lá, era precisamente de três quilómetros (daí o nome K3)... a estrada com mais do que menos buracos... tudo capinado à volta... vistas largas... "précurávamos" as minas picando só na primeira passagem, já que depois haviam sempre patrulhas de dois ou três devidamente de braço dado com as acompanhantes de luxo, as G3.

A rapaziada ia ao rio banhar-se e pescar. Banhar-se mas só depois de atirar uma ou duas granadas para afugentar os enormes crocodilos que por ali andavam e que eram o sustento de especializados caçadores.
Estes, qu'até, ao apanhar os bicharocos, choravam lágrimas de pescador.
Liquidá-los não era fácil pois exigia a perícia de lhes fazer entrar uma bala entre os olhos, ou em luta corpo a corpo, espetar-lhes uma faca assim como aquela que usávamos lá no meu Alentejo para capar grilos, mas muito maior e no coração.

Vendiam a carne e o bife tenrinho era bestial; o coração feito guisado ou à chanfana não lhe ficava a dever nada.
Negociavam também a pele do monstro, depois de seca;
Monstro que crescia apanhando sol, debaixo do olhar atento da mamã e que nascera dum ovo pequenino;
Pele seca que terminava os seus dias nas montras dos estabelecimentos de malas, sapatos e cintos.

Tal como ontem era... hoje também esse será o fim de todos os mauzões, que por aí andam, só que a estes não se lhes compra a pele, reza-se por ela.

PROFUNDO ESTE FINAL, não é?

(continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 24 DE NOVEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12336: Fragmentos de Memórias (Veríssimo Ferreira) (3): 1966, ano da construção do primeiro restaurante do K3

Guiné 63/74 - P12371: O que é que a malta lia, nas horas vagas (1): a revista "Time", de 10 de maio de 1971 (Jorge Pinto, ex-alf mil, 3.ª CART / BART 6520/72, Fulacunda, 1972/74)



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > O alf mil Jorge Pinto,  lendo a revista norte-americana "Time", um velho exemplar de 10 de maio de 1971... Título da capa: "Sony's Akio Morita: How to Cope with Japan's Business Invasion" [Akio Morita da Sony: Como lidar com a invasão das empresas japonesas...]

 Foto:  © Jorge Pinto (2013). Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem: L.G.]


In 1953, a young businessman named Akio Morita made his first trip outside Japan to investigate export prospects for his struggling little electronics company. He was dismayed to find that in the sophisticated markets of the U.S. and Europe, the words Made in Japan were a mocking phrase for shoddiness. But in The Netherlands, he recalls, "I saw an agricultural country with many windmills and many bicycles, and yet it was producing goods of excellent quality and had worldwide sales power. I thought that maybe we Japanese could do it too."...Read the full story

Read more: 1971 - The Best TIME Covers - TIME  


A revista "Time" é um semanário, norte-americano, que se publica desde 1 de janeiro de 1923. Todas as capas estão disponíveis em arquivo. É um caso sério de longevidade na indústria da comunicação social. A "Time" dedicou, na sua edição de 1 de abril de 1974, uma reportagem sobre Portugal, a guerra colonial e o desafio de Spínola: PORTUGAL: Lisbon's Armed Doves (The World / PORTUGAL).

Guiné 63/74 - P12370: Parabéns a você (657): Carlos Schwarz, Grã Tabanqueiro (Director Executivo da AD - Guiné-Bissau) e Ernestino Caniço, ex-Alf Mil Cav, CMDT do Pel Rec Daimler 2208 (Guiné 1969/71)

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Nota do editor

Último poste da série de 26 DE NOVEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12342: Parabéns a você (656): Jorge Teixeira, ex-Fur Mil Art da CART 2412 (Guiné, 1968/70) e Manuel Lima Santos, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3476 (Guiné, 1971/73)

sábado, 30 de novembro de 2013

Guiné 63/74 - P12369: Roteiro de Bafatá, a doce, tranquila e bela princesa do Geba (Fernando Gouveia) (6): O café do sr. Teófilo (Parte II): um homem amargurado que sabia demais? (Manuel Mata)





Guiné > Zona leste > Bafatá > c. 1968/70 > Foto do álbum do Fernando Gouveia [, ex-alf mil rec inf, Cmd Agr 2957, Bafatá, 1968/70] > Foto nº  11 > Legenda: 1 – Estrada para Bambadinca, logo a seguir à rotunda; 2 – A minha casa;  3 – A casa e restaurante do Sr. Teófilo.

Foto (e legenda): © Fernando Gouveia (2013). Todos os direitos reservados.



1. Texto do Manuel Mata, com data de 29/3/2006, publicado na I Série (*):

Caro Luís Graça:

Volto à questão do Teófilo ser ou não um presumível informador... da PIDE/DGS (**). Não creio!... Com o devido respeito, e que me perdoe a família por estar a referir o seu nome e passagens do meu convívio com o seu familiar, mas são memórias de uma época que gosto de partilhar embora com alguma imprecisão, já que vão decorridos 36 anos, e os neurónios por vezes já não respondem a 100%.

O Esq Rec Fox 2640 [, Bafatá, 1969/71] tinha um sistema rotativo do serviço de vagomestre, à messe de Oficiais e de Sargentos. No mês que coube ao 1º Srgt Mecânico (já falecido), as refeições ao longo das primeiras semanas foram quase sempre à base de peixe do rio, pescado na zona de Sonaco, a nordeste de Contuboel.

 Eu levava granadas defensivas ou ofensivas que eram posteriormente justificadas em combate, questão que o 1º Sargento resolvia para que eu não tivesse problemas com o Comandante do Esquadrão. Lá seguíamos nós (ele, a esposa, o filho de 3 a 4 anos de idade e eu por vezes), numa Peugeot de caixa aberta e, chegados a Sonaco, dois Guineenses com canoas conduziam-nos pelo Rio...Granada aqui, granada acolá, lá vinha o peixe à tona da água, mergulhava um dos guias para apanhar o peixe...

Um certo dia, o pessoal do Esquadrão já estava saturado... O Comandante, Capitão Fernando Vouga, mandou que se atirasse tudo ao lixo e exigiu cabrito para o almoço. E assim foi! Nesse mesmo dia, passei pelo café do Teófilo, fez-me logo o comentário:
– Então, o mecânico não se contenta só com o que rouba ao civis na reparação das viaturas!? Vai pagar tudo!

O Esquadrão teve em determinada altura algumas armas de caça automáticas, de cinco tiros, que o pessoal podia requisitar para os seus tempos de lazer. O 1º Srgt mecânico era um dos elementos que as utilizava para a caça nocturna.

Uma noite, em que por casualidade o não acompanhei, foi coadjuvado pelo 1º Cabo Cozinheiro, cerca das 24 h, ao tentar regressar à viatura com o carregamento de lebres, o guia diz estar desorientado e não saber onde se encontrava a carrinha. O sargento deu-lhe algum tempo para se orientar na mata. Este continuou a dizer que não conseguia ir ter à carrinha. O sargento apontou-lhe a espingarda à cabeça e disse:
– Ou encontras já o transporte ou disparo!

O rapaz lá seguiu e, mal dada uma meia dúzia de passos, eis a carrinha à sua frente.

Guiné > Zona leste > Sonaco > Rio Geba > Bafatá > 1970 > Foto nº 1 > A pesca à granada... Na foto o Manuel Mata (à esquerda) 


 Foto (e legenda):  © Manuel Mata (2006). Todos os direitos reservados





Guiné > Zona leste > Bafatá >  1970 > Foto nº 2  O milagre dos peixes... 

Foto (e legenda): © Manuel Mata (2006). Todos os direitos reservados



Posteriormente, passo pelo Café do Sr. Teófilo (parece que o estou a ver de bengala na mão, sentado na sua cadeira de braços, do lado esquerdo da porta do café)... Quando pus o pé no patamar, disse-me logo em voz baixa:
– Então o teu amigo mecânico ontem à noite ia ficando na caça?

Observei no mesmo tom:
– Como sabe? – Respondeu:
– Já te disse que sei tudo – e acrescentou:
– Não perde pela demora!

Semanas mais tarde, estando o 1º Sargento em casa, entre as 21 e as 23 horas, de um determinado dia, bateram-lhe à porta dizendo:
– Foge com a mulher e o menino, eles vêm para te matar!.

Não foi por o Teófilo ser um presumível informador da PIDE/DGS, como se dizia, mas por haver fortes duvidas, quanto à sua ligação ao PAIGC, e ao mesmo tempo viver num bairro [, a Tabanca da Rocha,] onde viviam elementos do IN, que chegou a estar tudo de prevenção em Bafatá, com o material bélico apontado para a zona, incluíndo o Pelotão de morteiros sediado no Batalhão, para queimarem a área... Felizmente imperou o bom senso.

Não creio que o Teófilo fosse um informador [da PIDE/DGS] mas socorria-se desse subterfúgio para camuflar outras facetas.

Falando em PIDE/DGS, recordo um elemento que estava em Bafatá, muito activo, de quem não me recordo o nome, mas penso ser da área de Castelo Branco: conseguiu descobrir (sempre andando na sua bicicleta) onde o pessoal do IN se reunia numa tabanca próximo da Ponte Salazar, no Rio Geba. Várias vezes o vi fazer o percurso da pista de aviação com destino a essa tabanca. Certo dia comentei com o Teófilo esta situação. Resposta curta e directa:
– Esse não sai de cá com vida!

Algum tempo depois, na referida tabanca, o pessoal reunido, lá aparece o elemento da PIDE/DGS, deram-lhe tanta pancada que foi evacuado de helicóptero...Por sorte, passava nesse momento o jipe da patrulha, o que levou os agressores a fugir e a aparecer gente para socorrer a vítima.

Comentário do Sr. Teófilo após o acontecimento:
– Eu não te disse? Já pagou! – Acrescentei eu:
– Sabe que o indivíduo já me tinha convidado para ingressar na PIDE/DGS, ele fazia-me o requerimento ao Director Rosa Casaco e eu quando regressase a Lisboa entrava logo ao serviço (claro não era serviço que se coadunasse com a minha forma de ser e de estar na sociedade)... 

O Teófilo ficou furioso e fez o seguinte comentário:
– Esse porco já teve o que merecia!

Foram estas situações, vividas e outras, que sempre me levaram a acreditar na sua inocência nesse campo, tanto mais que por vezes me dizia:
– A coluna que se realiza no dia x vai ser emboscada... 

E era fatal como o destino. Quando foi o ataque a Bafatá, ele já o tinha previsto, umas semanas antes.

Manuel Mata [ex-1º cabo, Esq Rec Fox 2640, Bafatá, 1969/71]

2. Comentário de L.G.:

Manuel Mata: este teu testemunho é precioso... Eu nunca insinuei que o Teófilo fosse da PIDE/DGS (ou que colaborasse com o PAIGC)... Além disso, o senhor já morreu e merece o nosso respeito. 

Ele, muito possivelmente, como outros velhos colons (na Guiné, em Angola, em Moçambique, em Cabo Verde, em São Tomé e Príncipe...) deveria ser contra a situação (ou seja, o regime político então vigente desde 1926)... Só assim se explica que ele tivesse sido deportado para a Guiné no princípio dos anos 30, conforme a tua versão (e a versão que corria em Bafatá, no meu tempo)... 

Nalguns sítios (como Bambadinca, que eu conheci melhor) havia a suspeita de os comerciantes locais serem também informadores da PIDE/DGS ou jogarem com um pau de dois bicos... Podemos perguntar hoje se, em contexto de guerra, ou contexto daquela guerra,  eles tinham alternativa...

Eu penso que, aos olhos da tropa, isso deverá ter acontecido  não só em Bafatá e em Bambadinca como noutras circunscrições e  postos administrativos, naquelas ocalidades de maior ou menor importância onde ainda houvesse comerciantes (independentemente da sua origem, portugueses, caboverdianos ou libaneses)... Muitos dos nossos miliatares tinham esse preconceito ou estereótipo: comerciante ou era turra ou era informador da PIDE...ou até uma coisa e outra. Muitos de nós, em contrapartida, nunca puseram essa hipótese em relação a alguns dos oficiais que nos comandavam ou dos sargentos do quadro que comiam à mesa connosco e até acamaradavam connosco...

Quanto a esse  história do agente  da PIDE/DGS que levou porrada numa tabanca... .Ouvia-a eu,  ao próprio, em Bafatá, creio que na Transmontana (ou foi no café do Teófilo ?, não posso jurar): iam-lhe cortando o nariz, à dentada...  Lembro-me de ouvir a conversa dele (eu, algo incomodado, com a presença dele e doutro agente, numa mesa de alferes e furriéis milicianos de Bambadinca)... O fulano – que, se bem me lembro, falava alemão, por ter sido imigrante, com os pais, na Alemanha – estava lixado com o Spínola, por que na época (c. 1970) não se podia fazer justiça por mãos próprias... Enfim, ainda bem que havia leis, havia tribunais, e estava em curso a política da "Guiné Melhor"...

De qualquer modo, nunca cheguei a saber onde era a delegação da PIDE/DGS em Bafatá... Por outro lado, a sua colaboração com as NT (e vice-versa) era considerada, mais ou menos, como uma coisa normal...
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Notas do editor:

Guiné 63/74 - P12368: Memórias da minha comissão em Fulacunda (Jorge Pinto, ex-alf mil, 3.ª CART/BART 6520/72, 1972/74) (Parte II)


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) >  Foto nº 1 > Vista aérea da pista, do heliporto, do aquartelamento e da tabanca de Fulacunda, que na época estava completamente isolada por terra, com exceção da picada que ligava ao  "porto fluvial", no Rio Fulacunda, a 4 km, a su-sudoeste.



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) >  Foto nº 1  A > Vista aérea da pista, do heliporto, do aquartelamento e da tabanca de Fulacunda...  São visíveis o perímetro do aquartelamento, os espaldões do obus 14 e eventualmente de outras armas pesadas... Podem-se contar inclusive as moranças civis e as instalações da tropa... Deveria também valas e abrigos...



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 2 > "Porto fluvial", no Rio Fulacunda > Chegada de uma LDP.



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 3 > "Porto fluvial", no Rio Fulacunda > Chegada de um barco civil.


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 4 > "Porto fluvial", no Rio Fulacunda > Descarregamento de um barco civil



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 5 > "Porto fluvial", no Rio Fulacunda > Montagem de segurança > Um obus 14, rebocado por uma Berliet.



Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 6 >  Pista de aviação > O alvoroço da chegada de uma DO 27.


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 7 >  Um pequeno fortim


Guiné > Região de Quínara > Fulacunda > 3.ª CART / BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74) > Foto nº 8 >  O alf mil Jorge Pinto lendo a revista norte-americana "Time".


Fotos: © Jorge Pinto (2014). Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem: L.G.]


1. Mensagem, com data de ontem, do nosso amigo e camarada Jorge Pinto [ex-alf mil da 3.ª CART/BART 6520/72 (Fulacunda, 1972/74), professor de história reformado, um alcobacence a viver na Grande Lisboa]


Amigo e camarada Luís Graça

Desejo boa saúde para ti e família. Informo que vou enviar um "carregamento" de foto-memórias, relativas a Fulacunda, durante o tempo que por lá andei: Julho/72 a Agosto/74.

O tema genérico é " o quotidiano", em Fulacunda.

Por questão prática, dividi o trabalho em cinco partes, que vou enviar em mails separados. Se achares que estou a enviar fotos demais (a mim parece-me que sim), agradeço que retires as que entenderes.

Tenho em mente organizar um trabalho semelhante relativamente ao periodo final da Guerra Colonial, também em Fulacunda.

Recebe o meu forte abraço, Jorge.



Guiné > Mapa da província (1961) > Escala 1/500 mil > Região de Quínara > Posição relativa de Fulacunda,que tinha a oeste Tite e a leste Xitole, a sudeste Buba e a norte Porto Gole~. Todas as ligações terrestres, em 1973/74, estavam inoperacionais. A ligação ao resto da Guiné fazia-se por barco (a sudoeste, a através do Rio de Fulacunda, afluente do Rio Grande de Buba) e por ar (Heli ou DO-27).



Guiné > Região de Quínara > Mapa de Fulacunda (1955) > Escala 1/50 mil >  Posição relativa de Fulacunda > &gt.



Guiné > Região de Quínara > Mapa de Fulacunda (1955) > Escala 1/50 mil >  Posição relativa de Fulacunda > > pista de aviação era alinhada no sentido nor-nordeste  (NNE) /su-sudoeste (SSO).



Guiné > Região de Quínara > Mapa de Empada (1955) > Escala 1/50 mil >   Rio Fulacunda (ou Bianga), afluente do Rio Grande de Buba.

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2013)



2. Memórias da minha comissão em Fulacunda
(Jorge Pinto, ex-alf mil, 3.ª CART/BART 6520/72, 1972/74) (Parte II)

 
Observando algumas fotos do tempo vivido em Fulacunda (Julho/72 a Agosto/74), várias “memórias” me assaltaram. São essas fotos-memória que vou enviar. Hoje selecionei aquelas que de alguma forma revelam uma parte do quotidiano de todos os que ali viveram, naquele tempo: Relacionamento humano, trabalhos, diversão…

Como já é sabido, Fulacunda do meu tempo tinha todas as vias terrestres intransitáveis, exceto a picada do porto [, a su-sudoeste, ligando ao Rio Fulacunda ou Bianga, afluente do Rio Grande de Buba: vd. mapas acima]. [Foto nº 1]

A vida desenrolava-se, essencialmente dentro do “arame farpado” e numa reduzida área descapinada em redor, onde se plantava alguma mancarra [Fotos nº 1, 6, 7 e 8].

O reabastecimento da população e tropa era feito, quinzenalmente através de barco pelo rio de Fulacunda em período de maré alta. Muitas vezes o barco ficava em terra até à maré seguinte, com todo o sistema de segurança envolvente… [Fotos nºs 2, 3 e 4]

Nestas ocasiões tínhamos de deslocar um obus 14, para além de todo o outro equipamento militar, para junto do “porto”, que distava cerca de 4 Km. {[Foto nº 5].

Além deste barco, tínhamos semanalmente a visita da avioneta [, DO 27,] que trazia o desejado correio e por vezes alguns frescos. [Foto nº 6].

Devo ainda referir, que também alguma “população do mato”, vinha a Fulacunda visitar parentes e pedir arroz. Em troca davam informações (nem sempre verdadeiras!) sobre movimentos do IN na zona.

Mas, melhor que as minhas palavras são as fotos que anexo.
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Nota do editor:

Último poste da série > 15 de novembro de 2013 > Guiné 63/74 - P12300: Memórias da minha comissão em Fulacunda (Jorge Pinto, ex-alf mil, 3.ª CART/BART 6520/72, 1972/74) (Parte I)

Guiné 63/74 - P12367: Carta aberta a... (9): Senhor Coronel de Artilharia António Carlos Morais da Silva (Vasco Pires)

Guiné > Região de Tombali > Gadamael > Vista aérea de Gadamael Porto nos finais do ano de 1971
Foto: © Morais da Silva (2012). Todos os direitos reservados.


1. Mensagem do nosso camarada Vasco Pires (ex-Alf Mil Art.ª, CMDT do 23.º Pel Art, Gadamael, 1970/72) com data de 26 de Novembro de 2013:

Caríssimos Luís Graça e Carlos Vinhal,
Cordiais saudações.
Peço, publiquem esta CARTA ABERTA.

Vasco Pires


CARTA ABERTA AO SENHOR CORONEL DE ARTILHARIA ANTÓNIO CARLOS MORAIS SILVA

Exmo. Senhor Coronel de Artilharia Antonio Carlos Morais Silva,

Sou mais um desses milhões da multisecular Diáspora Lusitana; saí de Portugal no mesmo ano (1972) em que voltei da Guiné-Bissau, e por aí vou andando até esta data.
As andanças pelo mundo me afastaram das memórias Africanas, armazenadas lá onde quer que chamemos, subconsciente, inconsciente, ou qualquer outro rótulo, onde o cérebro humano guarda as experiências extremas para que a vida continue fluindo; algum tempo atrás, recuperando de um acidente, "mergulhei" nesse passado, que tantos de nós intensamente vivenciamos.

Confesso, que há tempos estou procurando coragem para vencer um certo acanhamento em escrever estas linhas. Já, algumas vezes, emiti publicamente, a minha modesta opnião sobre o Comando de V. Exa. no Aquatelamento de Gadamael. Não reputo que isso tenha qualquer importância, pois, por seus atos, o Senhor já tem lugar na história deste nosso País, por outro lado, insignes portugueses já o fizeram, entre eles destaco o Senhor General Monteiro Valente.
Contudo, não ficaria de bem com a minha consciência se não o fizesse de forma direta e pública.
Escrevo esta carta na condição de Ex-Oficial do Exército Português, no comando de uma sub-unidade sob o seu Comando.

Lembro o já longínquo ano de 71, quando V. Exa. assumiu o Comado do Aquartelamento de Gadamael, depois de trágicos acontecimentos, quando o moral da tropa já se aproximava do ponto de ruptura. Lembrar as condições operacionais daquele momento seria repetitivo, pois, já foi feito exaustivamente. 

Como "Commanding Officer" de Gadamael - uso o termo anglo-saxonico, não para exibir conhecimentos que não possuo, mas por pensar que expressa melhor a função como Oficial Superior, pois havia sob Comando de V. Exa. uma Companhia de Infantaria, um Pelotão Fox, um Pelotão de Milícias, um Pelotão de Artilharia, e em alguma data uma Companhia de Comandos Africanos -, V. Exa. restituiu o moral da tropa, realizou notável atividade operacional, afastou o que mais tarde acabou por acontecer em Guileje; sempre mantendo as condições de habitabilidade possíveis, tanto para a Tropa como para a população civil.
Permita-me também lembrar, mesmo sendo V. Exa. um insigne Oficial de Artilharia, e não sou eu que o digo, e sim o Exército Portugês, ao nomeá-lo Profesor da Academia Militar, nunca interferiu no meu comando, respeitando sempre a minha condição de comandante da sub-unidade.

Perdoe-me se invadi o seu recato.
Estas palavras são de JUSTIÇA E GRATIDÃO.

Vasco Pires
Ex-Comandante do 23º Pel Art
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Nota do editor

Último poste da série de 2 DE OUTUBRO DE 2012 > Guiné 63/74 - P10468: Carta aberta a... (4): Meu amigo português de Cufar, António Graça de Abreu (Cherno Baldé)