sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Guiné 61/74 - P20324: Notas de leitura (1234): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (31) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 21 de Junho de 2019:

Queridos amigos,
Na sabida ausência de uma História da Guerra da Guiné que nos faça entender de forma liminar a evolução da luta armada e da cabal resposta encontrada pelos altos comandos, forçoso é andar a pinçar elementos avulsos sobre os quais não há doutrina. Parece que tudo se sabe e tudo já se revelou sobre a política de António Spínola, os livros publicam as suas diretivas, as alterações da manobra, os dispositivos encontrados depois da subversão de vários destacamentos, a africanização da guerra, os Congressos do Povo, e o mais que se sabe.
Louro de Sousa e Arnaldo Schulz aparecem como figuras espectrais, terão feito algumas coisas, não se sabe ao certo o quê e como; e, como se vai vendo, a partir de efetivos exíguos foram pondo as peças no terreno, não viraram as costas à capacidade ofensiva. Isto igualmente para dizer que ainda há muito para investigar, e não só no Arquivo Histórico-Militar, há que contar com estes dados relevantes referenciados na "Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África", revelam-se utilíssimos. Mas os arquivos dos Ministérios do Ultramar e da Defesa precisam igualmente de ser vasculhados de alto a baixo.
É interminável este processo da procura da verdade histórica para tirar a guerra da Guiné deste imenso claro-escuro.

Um abraço do
Mário


Missão cumprida… e a que vamos cumprindo (31)

Beja Santos

“Foi morto por um camarada
depois de tanto sofrer.
José da Silva Peixeiro
na Guiné veio morrer.

Logo que a gente cá chegou,
connosco começou a alinhar,
mas teve grande azar
e no Hospital o tempo passou.
Em Mansabá, ferido ficou
com uma mina comandada.
Andou 8 meses sem fazer nada,
ficando em serviço auxiliar.
Depois de no quartel estar
foi morto por um camarada.

Quando isto aconteceu,
foi um dia depois do jantar.
Com ele o Tamba a brincar
instantaneamente morreu.
José Rebelo o acidente cometeu
dando uma rajada sem querer.
O Peixeiro a socorrer
mas o destino salvá-lo não quis,
morreu este infeliz,
depois de tanto sofrer.

O Rebelo é bom soldado
um dos bons colegas nossos.
Dava gritos com remorsos
por saber que era culpado.
No Hospital foi internado
para esquecer o seu companheiro.
Este amigo verdadeiro
recorda sempre com amargura
o dia em que matou na Amura
José da Silva Peixeiro.

Da família se despedia
chorando como uma criança.
Ele ficou de lembrança
para toda a Companhia.
Abraçou-se ao Joaquim Maria
que até o fez esmorecer.
Com as lágrimas a correr,
gritava que ia para a morte
e realmente teve pouca sorte:
na Guiné veio morrer.”

********************

Enquanto se registavam estes versos do bardo, consternado com esta morte por acidente, avivou-se na memória um outro acidente vivido no alvorecer de 1 de janeiro de 1970, findara uma vigilância num posto avançada em Bambadincazinho, bem perto de Bambadinca, veio um Unimog 411 conduzido pelo Xabregas recolher as caixas de munições, quem pôde arranjar lugar na caixa lá se assentou e é nisto que ao trepar para a viatura o soldado Quebá Sissé meteu o gatilho na G3 e disparou sobre o soldado Uam Sambu, que me caiu no colo, logo gemendo: “Alfero, estou morto”. Correu-se para a enfermaria de Bambadinca, o médico Vidal Saraiva tudo tentou, mas eram muitos os órgãos afetados, veio um Dornier que o levou para o Hospital Militar, chegou já morto. Houve que providenciar o afastamento de Quebá Sissé, havia muita gente iracunda, pronta para o trucidar, o tempo cura estas feridas, cada um de nós já tinha um rol de lembranças de tais provações vividos noutros acidentes. O lamento do bardo é, no entanto, de um vigor universal, clama por todas essas vidas perdidas.

Tem-se feito apelo à imaginação e ao vasculhar de papéis para acompanhar a vida deste BCAV 490, situá-lo no tempo, na germinação da guerra, a documentação em livro é paupérrima, momentos há, onde se procura estudar esta história da guerra da Guiné e fica-se com a sensação de que até 1968 houve uns epifenómenos, uns murmúrios, nada se procedia com acerto, parecia que aos altos comandos faltara toda a sorte de discernimento, de definição de uma estratégia, de um posicionamento do dispositivo consoante se ia desmantelando um mundo sacudido pelas arremetidas da subversão. À cautela, tentou-se nova fonte, no caso vertente a “Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África, 1961-1974”, no momento em que aqui se escreve já foram publicados muitos volumes e, valha-nos a surpresa, indiciam-se pistas para entender o evoluir da situação. Logo no terceiro volume, intitulado “Dispositivo das Nossas Forças, Guiné”, datado de 1989, identifica-se a sequência cronológica entre 1962 e 1966. Em agosto de 1962, a Guiné dispunha de 4 batalhões com sedes em Bissau, Tite, Bafatá e Bula e um de reserva no Quartel-General, dispunha igualmente de 15 companhias do tipo caçadores. A guerra alastrou, o dispositivo ficou rarefeito, houve que criar mais três zonas de ação de batalha: Mansoa, Tite e Catió, foram mesmo criados destacamentos de pelotão, como em Caió (Bula), Nhacra, Ilha das Galinhas (Tite) e Canhamina, Sare Bacar, Paunca e Pirada (Bafatá). O CTIG (Comando Territorial Independente da Guiné) aparecia reforçado com uma companhia de Engenharia. Mais guerra e mais tropa, em 11 de novembro de 1963 são contabilizados 7 comandos de batalhão de caçadores, 1 batalhão de cavalaria, 15 companhias de caçadores, 7 pelotões de caçadores independentes, 7 companhias de artilharia, e muito mais. No final do ano de 1964 temos já um novo acréscimo dos efetivos. Dá-se a informação de que estão referenciados os corredores preferentemente utilizados pelo PAIGC: Sitató, Jumbembem, Sambuiá e Canja, isto a partir da fronteira norte; e Guileje, na fronteira Sul. Surgiram as forças paramilitares, estão constituídas companhias de milícias, os respetivos pelotões disseminam-se por todo o território. Consta nesta Resenha que o dispositivo, neste final de ano de 1964, tomara a seguinte forma:  
“A Oeste, um comando de agrupamento com sede em Mansoa e com três setores de batalhão (Farim, Mansoa e Bula); no Sul, um comando de agrupamento com sede em Bolama, com três setores de batalhão (Tite, Buba e Catió); no Leste, o setor de Fá Mandinga, área retirada ao batalhão de Bafatá. A área do batalhão de Buba passa a ter uma ocupação muito mais densa no extremo Sul. Além da companhia de Cacine, são instalados efetivos em Guileje, Cacoca e Ganturé. Nova Lamego passou a ter duas companhias; são instaladas companhias em Fajonquito e Pirada. Igualmente instalaram-se destacamentos de pelotão em Geba, Béli, Madina do Boé (2), Cantacunda e Camamudo”.
Resumindo a situação, há 2 comandos de agrupamento, 12 comandos de batalhão, 1 batalhão de Engenharia, 47 companhias tipo caçadores, 5 companhias de milícias, no essencial.

Brigadeiro Fernando Louro de Sousa
No final do ano de 1966, que consta na obra que se está a citar, o dispositivo tinha-se mantido mais ou menos estacionário até meados de 1965, altura em que chegou à Guiné mais um comando de batalhão, irá então decorrer um processo de remodelação que não trouxe alterações profundas mas um outro enquadramento das forças. Recorde-se que se está exclusivamente a falar da evolução do dispositivo na Guiné, há que encontrar agora resposta, se possível, para as orientações estratégicas urdidas pelo Brigadeiro Louro de Sousa e pelo General Arnaldo Schulz. Encontramos resposta no 6.º volume, Tomo II, dedicado à Guiné, Livro 1, 2 e 3, 2014. O documento começa por retomar o enunciado do volume a que se fez referência quanto a efetivos e dispositivo das nossas tropas. O Conselho de Ministros deu Carta de Comando ao Brigadeiro Louro de Sousa, Comandante-Chefe das Forças Armadas na Guiné, em 13 de março de 1963. Chegado a Bissau, este oficial-general manda publicar a diretiva n.º 1 logo a 16 de abril, e estão referenciadas mais diretivas com datas de maio e junho. São documentos de iniludível importância, o Comandante-Chefe revela-se bem informado e procura dar resposta num contexto atribulado e altamente movível, o PAIGC coloca as suas pedras no Sul, atravessa o Corubal e instala-se no Morés.
Daí a importância à Ordem de Operações n.º 1, de 1 de agosto, em que se dá conta do que são as forças inimigas:
“ (1) Em todo o território da Província da Guiné o In tem:
- intensificado a campanha de propaganda e aliciamento e as ações de terrorismo, tendo em vista completar o controlo de todas as populações fora das áreas restritas da ocupação militar;
- melhorado a sua organização e a preparação dos seus elementos que se consideram bastantes numerosos;
- melhorado nitidamente o seu armamento, dispondo já de numerosas pistolas, espingardas e pistolas-metralhadoras; sabe-se que dispõe de metralhadoras e utilizou engenhos explosivos;
- possibilidade de lançar ações de maior envergadura com o apoio do Senegal e da República da Guiné”.

Gen Arnaldo Schulz
A ordem de operações elenca o que fazem e devem fazer as Forças Armadas na Guiné, qual a sua missão e execução, é um texto marcado pela lucidez e revela equilíbrio entre propostas de medidas defensivas, exploratórias e apelo à capacidade ofensiva.
Numa diretiva com data de 27 de agosto, volta a identificar o inimigo, isto a propósito da Operação “Dardo”:
“a. A região de Olossato-Bissorã-Talicó-Mansabá, desde o princípio de julho, é objeto de uma intensa atividade terrorista que tem como núcleos principais as matas do Dando, Fajonquito, Cã Quebo, Cai, Morés, Talicó e pretende:
- mediante ataques à população civil, coagi-las a tomar o seu partido ou pelo menos facultar apoio;
- posteriormente, conseguir o controlo da região e cortar as nossas comunicações para o norte e leste.

b. O In dispõe de bom equipamento, no qual se incluem metralhadoras e é constituído por seus grupos com a seguinte localização:
- Fajonquito;
- Cã Quebo;
- Mansodé;
- Morés;
- Região de 2 pontes (Mamboncó);
- Dando.”

O espírito ofensivo revelava-se em operações, a partir de agosto. Em 2 de novembro, o Comandante do BCAV 490 e a CCAV 489 atingiram o Morés. Na noite de 3 para 4 pernoitaram no Morés onde se ergueu a bandeira portuguesa. São mais dois elementos. A primeira diretiva sobre a ação psicológica de que se tem conhecimento é datada de 27 de setembro de 1963 e em 11 de novembro desse mesmo ano elaborou-se um modelo de “relatório periódico de ação psicológica”. A partir de novembro, deixou de haver paz no chamado setor Leste. Uma mina na estrada Bambadinca-Porto Gole, depois ataque a Amedalai e uma constante presença em área de grande população, em Samba Silate, uma grande tabanca que será posteriormente abandonada.

(continua)
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Notas do editor

Poste anterior de 1 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20298: Notas de leitura (1232): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (30) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 4 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20312: Notas de leitura (1233): “A Sociedade Civil e o Estado na Guiné-Bissau, Dinâmicas, Desafios e Perspetivas”, coordenação de Miguel Barros; Edições Corubal, 2014 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P20323: Agenda cultural (711): A não perder: curso, 15 euros por 4 tardes de sábado (, 9, 16, 23 e 30 de novembro), na Livraria-Galeria Municipal Verney, Oeiras, sobre "A Herança Judaica em Portugal": (i) a antiguidade na península ibérica; (ii) sinagogas, judiarias e comunidades; (iii) a Inquisição no património mental; e (iv) Amsterdão e Nova Iorque: duas cosmopolitas comunidades da diáspora.






1. Tenho pena que seja aos sábados de tarde... Era um curso que eu gostaria de poder frequentar. Fica aqui a sugestão para os nossos leitores, com destaque para os camaradas da Tabanca da Linha. LG

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Nota do editor:

Último poste  da série > 5 de novembro de 2019 > óxGuiné 61/74 - P20314: Agenda cultural (710): Lançamento do livro "A Nossa Guerra: dois anos de muita luta, Guiné 1964/66", dos nossos camaradas Belmiro Tavares e José Eduardo Reis de Oliveira: Instituto de Ação Social das Forças Armadas, Oeiras, 6/11/2019, às 14h30. Apresentação de Beja Santos.

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Guiné 61/74 - P20322: Historiografia da presença portuguesa em África (184): Roteiro de Bissau: ainda as velhas e as novas toponímias, depois de 21/1/1975



Fonte: António Estácio - "Nha Bijagó: respeitada personalidade da sociedade guineense (1871-1959)" (edição de autor, 2011, 159 pp., il,). Com a devida vénia...


Guiné > Bissau > c. 1960/70 > Vista aérea de Bissau. Ao centro, o Palácio do Governo e a a Praça do Império. Bilhete Postal, Colecção "Guiné Portuguesa, 118". (Edição Foto Serra, C.P. 239 Bissau. Impresso em Portugal, Imprimarte - Publicações e Artes Gráficas, SARL). Coleção do nosso camarada Agostinho Gaspar.

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2019).

 Legenda:  1=Av República (depois de 1975, Av Amílcar Cabral); 2=Av Alm Américo Tomás (hoje, Av Pansau Na Isna); 3= Av Governador Carvalho Viegas (hoje, Av Domingos Ramos); 4=Praça do Império (hoje. Praça dos Heróis Nacionais)




Guiné > Bissau > c. 1969/70 > "Monumento ao Esforço da Raça. Praça do Império"... Bilhete postal, nº 109, Edição "Foto Serra" (Colecção "Guiné Portuguesa").  Coleção do nosso camarada Agostinho Gaspar.

O monumento é da autoria do arquiteto Ponce de Castro. A primeira pedra foi lançada em 1934.  O monumento foi inaugurado em 1941. O granito veio do foram  Porto.  Enquanto a estatuária colonial foi derrubada, a seguir à independência, este monumento, colonialista por excelência, foi o  o único que resistiu às fúria do camartelo do PAIGC.  Ainda lá está, agora encimado com a  a estrela de cinco pontas, que faz parte da bandeira da República da Guiné-Bissau.

Há, na Foz do Douro, Porto, um monumento, datado de 1934,  que terá inspirado o de Bissau, o "Monumento ao Esforço Colonizador Português", da autoria dos escultores Alferes Alberto Ponce de Castro (? - ?) e de José de Sousa Caldas (1894-1965). "Foi construído expressamente para a Exposição Colonial, inaugurada em Junho de 1934 no Palácio de Cristal. Compõe-se de um obelisco encimado com as armas nacionais; na base, seis esculturas estilizadas simbolizam as figuras a quem se deve o esforço colonizador: a mulher, o militar, o missionário, o comerciante, o agricultor e o médico!. (Fonte: Turismo do Porto).

O arquitecto e escultor Alberto Ponce de Castro era natural de Tavira, é o autor do Monumento aos Mortos da Grande Guerra, situado defronte dos Paços do Concelho de Tavira. Em 1922 o alferes de cavalria Alberto Ponce de Castro era reformado e fez um requerimento, à Câmara dos Deputados, ao abrigo da Lei nº 1244. O requerimento seguiu para a Comissãod e Guerra (Fonte: Debates Parlamentares > 1ª Reoública > Câmara dos Deputados > VI Legislatura > Sessão legislatuiva 01 > Número 101 > 1922-07-12 > Página 4)



Guiné > Bissau > c. 1960/70 > "Av Carvalho Viegas"... Bilhete postal, nº 129, Edição "Foto Serra" (Colecção "Guiné Portuguesa"). Coleção do nosso camarada Agostinho Gaspar.

A antiga Av Carvalho Viegas, um governador da província em 1932-40 (Luís António Carvalho Viegas, 1887-1965), chama.se agora (depois de 1975) Av Domingos Ramos. Terminava na Praça Honório Barreto (hoje, Praça Che Guevara).


1. Saudosistas, camaradas ? Parece que o termo não é "politicamente correto"... Nem este blogue é "politicamente correto"... Pois sejamos saudosistas... das coisas boas. O vocábulo não devia incomodar ninguém. Há outros "ismos" bem piores, que mexem com a nossa liberdade e a liberdade dos outros, como por exemplo racismo.

Toda a gente sabe que o nosso blogue é um sítio onde os amigos e camaradas da Guiné partilham memórias (e, em muitos casos, afetos). Os "tugas" que lá estiveram, em 1961/74, a fazer a guerra e a paz,  continuam a amar aquela gente e aquela terra, que era "verde-rubra" (sem segundo sentido)... Cultivam amizades e solidariedades. Vários guineenses são membros da Tabanca Grande, e parte dos documentos (textos, fotos, vídeos) que aqui publicamos, desde há 15 anos e tal, têm interesse para a história comum dos nossos dois países, Portugal e a Guiné-Bissau.

Como já o dissemos, as paisagens e os lugares não têm dono, não pertencem a ninguém. E muito menos as memórias dessas paisagens e desses lugares. Lisboa não é só dos lisboetas. Bissau não é só dos bissauenses. São também, estas duas cidades lusófonas,  dos seus visitantes, dos que por lá passam ou passaram, ou que lá vivem ou lá viveram, mesmo sendo "estrangeiros"...

Bissau faz parte das nossas geografias emocionais... como muitos outros lugares da Guiné, do Cacheu a Cacine, de Bolama a Buruntuma... O António Estácio, filho de pais transmontanos, nascido em Chão de Papel, em Bissau, e também morador em Bolama, em Angola, em Macau e agora no país dos seus progenitores..., é tão bissauense como tantos outros. Pode até exceder a maior parte dos bissauenses em paixão pela sua terra e suas gentes...

Saudosista, o Estácio ? Pois que o seja... Isto para dizer que ele é tão dono do Chão de Papel como da terra onde eu nasci, Lourinhã, ou como o Cherno Baldé, que veio ao mundo em Fajonquito, mas casou com uma  bissauense, nalu, vive e trabalha em Bissau, os seus filhos são bissauenses como os meus filhos são lisboetas...

As imagens dos lugares vão-nos sobreviver, mesmo dos lugares arruinados como as velhas artérias  e os velhos sobrados  de Bissau Velha. As imagens vão sobreviver, nas nossas memórias, enquanto formos vivos, e depois nos suportes em formato digital que deixamos com o blogue... (Ou em papel, se não forem parar ao caixote do lixo.)

Claro que, para os nossos filhos, netos e bisnetos,  estas imagens já não dizem nada ou muito pouco. Mesmo para os nossos contemporâneos que não conheceram a Guiné, nem antes nem depois da Independência, não dizem nada ou muito pouco. E até os nossos amigos e familiares nos chamam "saudosistas"...

Mas quem nos ler, quem nos visitar (... e já vamos a caminho dos 12 milhões de visualizações),  que faça o melhor uso desta informação e conhecimento que aqui recolhemos, analisamos,  tratamentos e divulgamos.

[Nostalgias de outono, Parque das Conchas e dos Lilases, Lisboa, 5 de novembro de 2019. LG]
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Nota do editor:

Último poste da série > 7 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20320: Historiografia da presença portuguesa em África (183): o desenvovimento urbano de Bissau, no período em que viveu Leopodina Ferreira Pontes, "Nha Bijagó" (1871-1959)

Guiné 61/74 - P20321: Recordações da CART 2520 (Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71) (José Nascimento) (15): Mudança para Quinhamel

1. Em mensagem do dia 24 de Julho de 2019, o nosso camarada José Nascimento (ex-Fur Mil Art, CART 2520, Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71) fala-nos do "Reguila", o 1.º Cabo Cordeiro do 3. Pelotão da 2520.


RECORDAÇÕES DA CART 2520

MUDANÇA PARA QUINHAMEL

Doze meses são passados sobre a permanência da CART 2520 no Xime. É chegada a hora da abalada para Quinhamel.

Enquanto a CART 2520 esteve sediada no Xime, houve dois pelotões que estiveram fora da zona operacional da Companhia; o 3.º pelotão fez o treino operacional em Mansambo e o 4.º pelotão actuou em Galomaro por cerca de quatro meses.

O destacamento da Ponte do Udunduma, localizado entre o Xime e Bambadinca também esteve à guarda da CART 2520, bem como o destacamento do Enxalé, situado na margem direita do Geba a cerca de dois quilómetros do Xime. As tabancas de Amedalai, Taibatá e Dembataco que estavam em auto-defesa também tiveram a protecção da CART 2520.

Foi um ano de grande actividade operacional para CART 2520 com um sem número de operações militares no mato, de montagem de emboscadas e de patrulhamentos ao longo dos diversos trilhos e picadas existentes na zona. Foram montadas dezenas de seguranças aos barcos que navegavam pelo rio Geba e um elevado número de colunas do Xime a Bambadinca e também algumas deslocações a Bafatá para a compra de mantimentos, nomeadamente algum gado vacum. Estas deslocações a Bafatá também serviam para descontrair e aliviar algumas tensões acumuladas. A estrada entre Bambadinca a Bafatá já era alcatroada.

Assim que souberam que a mudança ia acontecer, os "músicos" da Companhia fizeram uma canção dedicada a Quinhamel baseada numa música do Duo Ouro Negro e que versava ou rimava mais ou menos assim:

Dizem que vou pra Quinhamel
Uma praia bonita pra me banhar
Pra Quinhamel pra Quinhamel
Pra Quinhamel eu vou lá ficar

Pra Quinhamel pra Quinhamel
Pra Quinhamel eu vou lá ficar
E à noitinha quando o sol se pôr
Do Pelicano ou do Grande Hotel eu vou voltar

 Preparando a recepção aos periquitos

Rio Geba - Adeus Xime

Mas, quando chegados a Quinhamel os operacionais foram apanhados por algumas surpresas. Os pelotões seriam dispersos por vários destacamentos; Biombo, Ilondé, Ome e Safim. Só um pelotão e mais alguns atiradores é que tiveram o privilégio de permanecer o tempo restante da comissão em Quinhamel, além dos elementos da chamada Formação, condutores, mecânicos e outras especialidades.

Safim coube ao 3.º pelotão e lá vamos nós, nem tivemos tempo de saborear o belo clima e a praia de Quinhamel. Chegados a Safim ainda havia outra surpresa, um pequeno destacamento que dava pelo nome de João Landim situado na margem esquerda do rio Mansoa. O comando deste sub-destacamento era feito por um furriel, a nível de secção.
Mal tínhamos postos os pés em Safim e sabendo da necessidade de avançar com uma secção para outro destino, o alferes Marques diz-me:
- Nascimento, vais tu - depositando em mim a sua confiança.
- Só vou com voluntários - respondi-lhe.

De seguida perguntei quem queria ir comigo para o desconhecido. Avançaram os elementos necessários, pouco depois estávamos a caminho.

E assim eis-nos chegados a João Landim à beira do Rio Mansoa plantado.

 João Landim depois de uma tempestade - Junho/Julho de 1970

 João Landim - Jangada no Rio Mansoa - Foto obtida em plena noite com o flash de um relâmpago

João Landim - Junho/Julho de 1970 - Visto do Rio Mansoa

Era composto por um barracão onde nós militares do 3.º pelotão da CART 2520 havíamos de permanecer e por um outro barracão onde "moravam" os militares da Engenharia e da Marinha, responsáveis pela manobra e cambança das duas jangadas que operavam entre margens do Mansoa, para o transporte de viaturas militares e civis, bem como de população.

Aqui permaneci nos meses de Junho e Julho de 1970. Ao escurecer era posto a funcionar um pequeno gerador que nos iluminava durante a noite, mas o seu barulho era de tal forma infernal, que passado quase meio século, parece que ainda ouço o seu roncar dentro da minha cabeça.
A casa de banho era composta por uma estrutura de madeira, com um ou dois bidons no seu cimo, que diariamente os elementos vindos de Safim os abasteciam de água potável, também nos traziam as nossas refeições, que para não variar quase sempre chegavam fora do horário que seria normal para o almoço ou para o jantar. Para as necessidades fisiológicas, existia uma pequena estrutura de madeira já meio apodrecida. Quando a maré do Mansoa subia, as águas do rio exerciam as funções de estação de tratamentos. Curiosamente, a algumas dezenas de quilómetros da foz, a água aqui era salgada, que quando a maré enchia, quase nos entrava pelo barracão adentro.

Apesar das enormes dificuldades foi um aliviar de tensões e uma fuga ao perigo constante que representou a nossa estada no Xime. A noite é que era passada com alguma apreensão devido às precárias condições e ao reduzido número de militares para fazermos a nossa própria segurança.
Durante o dia controlávamos as viaturas, tanto civis como militares, que atravessavam de uma margem para outra do rio, fazendo o registo em folhas de papel próprias.
A permanência em João Landim também permitiu que algumas vezes embarcasse no "machimbombo" que vinha de Teixeira Pinto ou de Bula com destino a Bissau. Aproveitava para ter um almoço diferente do que era habitual (bianda com bianda) e para fazer umas compras de pequenas recordações que traria até à Metrópole quando em Agosto de 1970 vim abraçar os meus familiares. Terminava a minha pequena aventura em João Landim, para lá não voltaria mais.

Em João Landim recordo um pequeno episódio, quando o militar que estava de controle chegou ao pé de mim e me disse que havia um nativo que ia para Bissau e não tinha documento de transporte de alguns produtos hortícolas que levava para venda e me perguntou o que havia de fazer. Eu respondi-lhe para o deixar seguir. Passados alguns minutos, para surpresa minha apareceu-me o militar com um ananás como gratidão, oferecido pelo nativo. Soube a pouco.

Para todos os camaradas da Tabanca Grande aqui vai um grande abraço.
José Nascimento
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Nota do editor

Último poste da série de 30 de julho de 2019 > Guiné 61/74 - P20020: Recordações da CART 2520 (Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71) (José Nascimento) (14): "O Reguila"

Guiné 61/74 - P20320: Historiografia da presença portuguesa em África (184): O desenvovimento urbano de Bissau, no período em que viveu Leopodina Ferreira Pontes, "Nha Bijagó" (1871-1959)


Guiné > Bissau > C. 1870 > A Rua de S. José, considerada como a artéria mais importante. Ia do portão da Amura, que estava aberto das 8 às 21h00, ao baluarte da Bandeira. Após 5 de outubro de 1910, passou a designar-se como Rua do Advento da República; depois,  Rua Dr. Oliveira Salazar e, após a independência, mudoum  em 21 janeiro  de 1975,  Rua Guerra Mendes, um dos combatentes da liberdade da Pátria, mortos em combate.

 Fonte: António Estácio - "Nha Bijagó: respeitada personalidade da sociedade guineense (1871-1959)" (edição de autor, 2011, 159 pp., il,).




Guiné > Bissaau > Av República > Postal ilustrado > c. 1960/70 > : Av da República (Hoje, Av Amílcar Cabral) > Ao fundo, o Palácio do Governador, e a Praça do Império; do lado direito, a Catedral de Bissau (O postal era uma Edição Comer, Trav do Alecrim, 1 - Telef. 329775, Lisboa).

Foto (e legenda): © José Claudino da Silva (2017). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



António Estácio, V Encontro Nacional
da Tabanca Grande, Monte Real, 2010. Foto; 
1. Já na altura demos o devido destaque a esta publicação do nosso camarada e amigo António Estácio (n. 1947, em Bissau, fez o serviço militar em Angola, em 1970/72),  que representou vários anos de pesquisa, com recurso a várias técnicas (entrevistas, análise documental, observação participante, viagem a Bissau e Bolama em 2006, etc. , tudo a expensas do autor.)


E a propósito das mudanças de toponimia de Bissau, fomos revisitar o livrinho "Nha Bijagó: respeitada personalidade da sociedade guineense (1871-1959)" (edição de autor, 2011, 159 pp., il,).  (**)

Do prefácio, escrito por Eduardo Ferreira, respigamos entretanto os seguntes excertos (*):

(...) Ao ler este livro  não podemos deixar de pensar nas grandes figuras femininas, que foram as “sinharas” e que tanta influência tiveram na costa ocidental africana, em particular nos Rios da Guiné, entre o século XVI e finais do século XIX. 

Essas mulheres que eram na sua maioria crioulas, geriam com enorme maestria os negócios dos seus maridos europeus ou eurodescendentes, resolvendo conflitos, realizando pactos com as autoridades locais, de modo a que as actividades comerciais decorressem sem delongas e fossem coroadas de êxito. A sua condição de crioula, dava à “sinhara” uma capacidade negocial ímpar, pois sendo detentora de uma dupla identidade cultural, era com facilidade que fazia a ponte entre as populações locais e os alógenos,  nomeadamente os europeus. 

Ficaram famosas na Guiné algumas dessas “sinharas”, como a Bibiana Vaz, a Aurélia Correia conhecida por “mamé Aurélia”, a Júlia Silva Cardoso também conhecida como “mamé Júlia” e a Rosa Carvalho Alvarenga, mãe de Honório Pereira Barreto, entre muitas outras. 

Leopoldina Ferreira, vulgo “Nha Bijagó”, é em meu entender uma das últimas grandes “sinharas” da Guiné, pois o seu perfil enquadra-se na perfeição no papel desempenhado por essas influentes mulheres africanas, referenciadas por diversos autores como foi o caso de André Álvares d’ Almada na sua obra “Tratado Breve dos Rios de Guiné do Cabo Verde” de 1594 ou de George E. Brooks com “Eurafricans in Western Africa” publicado em 2004 ou ainda Philip J. Havik com “Trade in the Guinea-Bissau Region: the role of african and luso-african women in the trade networks from early 16th to the mid 19th century” publicado em 1994, para apenas citar alguns.

(...) Um aspecto particularmente interessante nesta obra de A. J. Estácio, é a ligação cronológica que o mesmo faz, entre importantes acontecimentos políticos, administrativos e militares, que tiveram lugar na então Guiné Portuguesa, e as diversas fases etárias da biografada, ainda que esses factos não tenham qualquer ligação directa com a personagem tratada neste livro! 

O autor quis desse modo, dar-nos a conhecer alguns factos da história da então colónia/província da Guiné, que tiveram lugar entre 1870 e 1959, período que abarca a vida de “Nha Bijagó”  (...)

(...) Com esta publicação, António Júlio Estácio, revela-nos mais uma vez, o seu grande apego e dedicação às coisas e às gentes da terra que o viu nascer. (...)

Eduardo J. R. Fernandes, "Prefácio" (*)

[O Eduardo Fernandes, amigo e condiscípulo do autor no Liceu Honório Barreto, em Bissau, e na alt7ra, em 2011, comentador da RDP África].

Nha Bijagó (1871-1959)
Leopoldina Ferreira Pontes, "Nha Bijagó"  (Bissau, 1871 - Bissau, 1959) e a cronologia da cidade de Bissau

Aproveitando a vasta e valiosa pesquisa historiográfica do António Estácio, uma homem de várias pátrias (Guiné-Bissau, Portugal, Angola, Mavau...= vamos aqui recolher e sintetizar algumas datas marcantes do desenvolvimento urbano de Bissau, correspondente ao período em que viveu a "Nha Bijagó"(com a devida vénia ao autor...)


(i) Leopoldina Ferreira (Pontes, pelo primeiro casamento...) nasceu em Bissau em 4 de novembro de 1871. Era filha ("ilegítima", segundo a terminologia do Código Civil em vigor na época, o de 1866) de João Ferreira Crato (natural do Crato, Alto Alentejo, comerciante na Guiné) . Morreu aos 87 anos, em 26 de Maio de 1959. O nominho "Nha Bijagó" deve tê-lo recebido da mãe, Gertrudes da Cruz (de etnia bijagó, natural de Bissau).
(ii) Pouco antes de ela nascer, em 1871, o 18º Presidente dos Estados Unidos da América, Ulysses Simpson Grant , proferiu a sentença referente à posse da ilha de Bolama, pertencente ao, então, distrito da Guiné, favorável a Portugal o que pôs termo ao conflito se arrastava com os ingleses.

(iii) Nessa altura Bissau era uma povoação encravada entre a fortaleza de S. José e um muro, com 4 metros de altura. A igreja e o cemitério ficavam no interior da Amura. De entre as poucas ruas e ruelas, extra-muros, a Rua de S. José era considerada como a artéria mais importante. Ia do portão da Amura, que estava aberto das 8 às 21h00, ao baluarte da Bandeira. Após 5 de outubro de 1910, passou a Rua do Advento da República; depois, a Rua Dr. Oliveira Salazar e, após a independência e a 21 janeiro  de 1975 a Rua Guerra Mendes.

(iv) Em 1872, tinha ela cerca de um ano "quando as ruas de Bissau começaram a ser iluminadas a petróleo. Eram, todavia, poucos os candeeiros"...

(v) A 1877, foi criado o Concelho de Bissau, sendo de 573 habitantes a população na área murada, composta por 391 nativos, 166 oriundos de Cabo Verde e, apenas, 16 europeus.

(vi) Em 1879, ainda a "Nha Bijagó" não tinha completado os oito anos, foi “a sede do Governo transferida para Bolama.” 

(vii) No dia 3 de agosto do mesmo ano, assinou-se o tratado de cessão a Portugal do território de Jufunco, ocupado pelos Felupes.

(viii) Pouco antes de Leopoldina completar os 12 anos de idade, foi publicado o decreto que dividiu a província da Guiné  em quatro circunscriçõess, criando-se assim os concelhos de Bolama, Bissau, Cacheu e Bolola. 

(ix) Tinha ela 14 anos quando Portugal e a França celebraram [, em Paris, em 1886,] a convenção referente à delimitação das possessões dos 2 países na África Ocidental e que correspondem às atuais Repúblicas do Senegal, Guiné-Conacri e Guiné-Bissau.
.
(x) As más condições climatéricas, agravadas pela insalubridade da região, dizimavam a população de tal modo que, em 1886, Bissau era o menos povoado de todos os aglomerados urbanos da Guiné.

(xi) Tinha “Nha Bijagó” já 18 anos quando foi, então, lançada, em 1889,  a primeira pedra para a tão almejada ponte-cais,( Foi designada  por ponte Correia e Lança, em homenagem a Joaquim da Graça Correia Lança  Governador da Guiné., de 1888 a 1890,)

(xii) Ano e meio depois, o chefe dos Serviços de Saúde defendia que a capital deveria regressar à ilha de Bissau, ainda que para local ligeiramente diferente, isto é, puxando-a para a zona de Bandim que se situava “em terreno suficientemente elevado e com vertentes para a praia arenosa.”, o que, em termos de drenagem e salubridade, era, indubitavelmente, vantajoso.

(xiii) À beira de completar 22 anos, registaram-se, no interior da fortaleza, dois incidentes graves, em 1893: o incênndio da da enfermaria militar e uma explosão;

(xiv) A 7/12/1893, a vila sofreu um grande cerco, movido por elementos da etnia Papel a que se juntaram os Balantas de Nhacra.

(xv) Em 1984, é demolida uma  parte do muro de 4 m. de altura que ia do Fortim Nozolini ao Baluarte da Balança, com o objetivo de se construir uma igreja católica.

(xvii) Por volta dos seus 25 anos, dada a elevada densidade populacional intramuros, o governador Pedro Inácio Gouveia autorizou “o aforamento de, terrenos no olhéu do Rei”m tendo, em 1900, ali, chegado a ser instalado um lazareto.

(xviii) A implantação da República em Portugal levou à mudança do Governador e, em 1912/13, o primeiro-tenente Carlos de Almeida Pereira manda demolir o muro que constrangia a expansão urbana.

Guiné > Bissau > s/d Av República (hoje Av Amílcar Cabral), com placa central guarnecia  com árvores, que nos anos 50 seria removida, dando lugar a uma ampla avenida, com duas faixas de laterais, arborizadas, destinadas a estacionamento e delas separadas por um passeio. Fonte: António Estácio (2011)
  

(xix) Com a República há mudanças na toponímia:

Rua de S. José > Rua do Advento da República
Rua do Baluarte da Bandeira > Rua Almirante Reis
Travessa Larga > Travessa do Dr. Bombarda
Travessa da Botica > Travessa 5 d’ Outubro
Travessa da Ferraria > Travessa Honório Barreto

(xx) Depois da "campanha de pacificação" do cap João Teixeira Pinto (1913/15),  Bissau é finalmente  objeto dum plano de urbanização que lhe permitiu crescer de forma disciplinada e segundo malha ortogonal bem definida. A autoria do plano é do tenente-coronel engenheiro José Guedes Viegas Quinhones de Matos Cabral que, no início da década de vinte, foi director das Obras Públicas na Guiné.

(xxi) Para além do Mercado Municipal e do Cemitério, por detrás do Hospital, etc., procedeu-se ao aterro e à regularização do molhe da rua marginal {, Rua Agostinho Coelho, numa evocação do primeiro governador da Guiné],  e à construção do edifício-sede da Alfândega.

(xxii) Ao completar 62 anos, teve lugar, em 1933, a transferência da sede da comarca judicial da Guiné, que passou de Bolama para Bissau.

(xxiii) Em 1934, procedeu-se ao lançamento da primeira pedra para a construção do monumento ao Esforço da Raça, da autoria do Arq Ponce de Castro. (. As pedras foram enviadas do Porto e o monumento foi inaugurado em 1941; o único monumento colonial que resistiu ao camartelo revolucionário.)

Fortaleza da Amura. Foto de Manuel Coelho (c. 1966/68)
(xxiv) Em 1936, a Associação Comercial e Industrial da Guiné cedeu ao Estado o terreno que lhe fora concedido, o qual se destinava à sua sede e ficava em frente ao  edifício do Banco Nacional Ultramarino, para no local se construir um grande edifício onde, a par do Tribunal, foram instalados os Serviços de Administração Civil, assim como os Serviços de Fazenda;

(xxv) Em 1939 foi a Fortaleza de S. José, vulgo Amura, classificada como Monumento Nacional.

(xxvi) Em finais da década de 30 foi celebrado o contrato para a realização dos estudos de abastecimento de água, melhoramento que só se viria a concretizar  na segunda metade da década  de 40.

(xxvii) Transferência da capital de Bolama para Bissau,  em 19 de Dezembro de 1941. Em 1945 tomna posse o novo governador, Sarmeno Rodrigues. (***)

 (xxviii) Em meados dos anos 40 efectua-se um novo projecto de urbanização, mudam de nome  as vilas de Canchungo (Teixeira Pinto) e Gabú (Nova Lamego), procede-se à construção do depósito de água no Alto de Intim, assim como do Palácio do Governador; constroem-se moradias no “Bairro Portugal” e surge o Bairro de Santa Luzia; Deu-se início à edificação da Catedral, do Museu e Biblioteca, etc.

Nova ponte-cais (1953) e estátua de Diogo Gomes.
Postal ilustrado, edição Foto Serra.
(xxix) Procedeu-se à colocação de estátuas como a do navegador Nuno Tristão, a de Teixeira Pinto, a do grande guineense Honório Pereira Barreto, etc.

(xxx) A Rua Honório Barreto foi, na Guiné, a primeira a ser asfaltada e reabriu em 6/4/1953.

(xxxi)  De tudo isto e a muito mais “Nha Bijagó” foi contemporânea, como da conclusão da nova ponte cais, inaugurada em 18/5/1953 pelo Subsecretário de Estado Raul Ventura, à construção do aeroporto em Brá e à sua transferência para Bissalanca; à visita do Presidente da República Craveiro Lopes; à inauguração do edifício situado na, então, Praça do Império, onde ficou a sede da Associação Comercial e Industrial da Guiné, etc. (****)

Fonte: Adapt. livre de António Estácio - "Nha Bijagó: respeitada personalidade da sociedade guineense (1871-1959)" (edição de autor, 2011, 159 pp., il,).

A aquisição do livro poderá ser feita diretamente com o autor, através de contacto telefónico:  fixo >  + 351 21 922 9058: telem > + 351  962 696 155.

[Selecão / revisão / fixação de texto para efeitos de edição no blogue: LG]

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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 3 de outubro de 2011 > Guiné 63/74 - P8849: Notas de leitura (281): Nha Bijagó, de António Estácio. Prefácio de Eduardo J. R. Fernandes

Vd. também poste de 16 de setembro de  2011 > Guiné 63/74 - P8785: Notas de leitura (274): Nha Bijagó, de António Estácio (Mário Beja Santos)

(**) Vd. postes de:


4 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20311: Memória dos lugares (395): Roteiro de Bissau Velha: ruas antigas e ruas atuais, onde se localizavam algumas casas comerciais do nosso tempo: café Bento, Zé da Amura, Pintosinho, Pinto Grande / Henrique Carvalho, Taufik Saad, António Augusto Esteves, Farmácia Moderna...

(***) Vd. também > 18 de outubro de 2017 > Guiné 61/74 - P17877: Historiografia da presença portuguesa em África (98): Bissau, em 1947, ao tempo de Sarmento Rodrigues, revisitada por Norberto Lopes, o grande repórter da "terra ardente"

(****)  Último poste da série > 6 de novembro de  2019 > Guiné 61/74 - P20318: Historiografia da presença portuguesa em África (182): A eterna polémica sobre o racismo no colonialismo português (1) (Mário Beja Santos)


quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Guiné 61/74 - P20319: Memória dos lugares (398): Roteiro de Bissau, que outrora foi um cidadezinha colonial, com as suas belas casas de sobrado...Mas umas achegas para a se compreender o "tsunami" toponímica que aconteceu em 20/1/1975, ao tempo do Luís Cabral...



Guiné > Bissau >  1956 > Casa Benjamim Correia, um comerciante de origem cabo-verdiana, estabelecido na Guiné em 1913, ao tempo da República, e que foi um moderado nacionalista, segundo o historiador Leopoldo Amado (membro da nossa Tabanca Grande desde a primeira hora)  ter pertencido ao PAIGC. Está sepultado no cemitério de Bissau..

Típica de arquitetura colonial, o " sobrado" (loja em baixo, e habitação em cima, com varandim a toda volta)... Ficava na esquina da Rua Almirante Reis (hoje Rua 1), com a Rua Miguel Bombarda (hoje, a Rua 12 de Setembro,  a da Fortaleza da Amura).

Foto de  anúncio comercial. Reproduzido, com a devida vénia, de  Turismo - Revista de Arte, Paisagem e Costumes Portugueses, jan/fev 1956, ano XVIII, 2ª série, nº 2. (*) . Tem inegável interesse documental.

Foto (e legenda): Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2015).



Guiné-Bissau > Bissau Velho > Excerto mapa do Google (com a devida vénia...), com a localização das Ruas 1, 2, 3 e 4 e outras à volta: Av 3 de Agosto; Av Amílcar Cabral; R 19 de Setembro; R António Nbana; R Guerra Mendes.

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2019)


1. Houve um "tsunami" que varreu as artérias de Bissau, pelo menos a Bissau "colonial", mudando as tabuletas das ruas, praças e avenidas da cidade dos "tugas"... A toponímia do tempo da República (Rua Almirante Reis, por ex.,) e do Estado Novo (Rua Oliveira Salazar, por ex.)  foi mudada por outra mais consentâneas com os "ventos da História": as datas marcantes da luta pela independência (3 de agosto de 1959, 24 de setembro...) e os seus heróis (Amílcar Cabral, Domingos Ramos, Pansau Na Isna, Osvaldo Vieira...)  substituiram a tralha "colonialista"... 

Acontece em todos os os tempos e lugares, sempre que há uma "revolução", uma "mudança de regime", ou os novos "senhores da guerra" substituem os outros... É um filme que alguns de nós, por já terem vivido uns aninhos, assistiram: mudam-se as placas das ruas, dos estádios, das pontes, dos aeroportos, das igrejas, apeam-as estátuas,  reconvertem-se os edifícios, etc. O ser humano é um animal iconoclasta.

 Em Bissau esse "tsunsami" toponímico terá ocorrido em 20 de janeiro de 1975, ao tempo do presidente Luís Cabral, segundo informação do António Estácio...  A "comissão de toponímca" ainda ficou com algumas ruas "devolutas", a que deu uma numeração (1, 2, 3, 4, 5...), à espera de novos "heróis"...

Estas coisas aprendi com a leitura do livro do nosso camarada António Estácio, que tem costela transmontana, mas que nasceu no "chão de papel", em Bissau, tendo também vivido em Bolama, onde a mãe foi professora, se não me engano. O livro a que me refiro é "Nha Bijagó: respeitada personalidade da sociedade guineense (1871-1959)" (edição de autor, 2011, 159 pp., il.).

Sem ser um trabalho sistemático, aqui ficam algumas achegas para se compreender as mudanças de toponímica de Bissau, e em especial de Bissau Velho:

Legenda (mapa acima):

3A - Av 3 de Agosto (antiga Av Marginal ou R Agostinho Coelho, 1º governador da Guiné  [, referência ao 3 de Agosto de 1959, o "massacre do Pdjiguiti"]
19S - R 19 de Setembro (antiga
AC - Av Amílcar Cabral (antiga Av da República)
AM - R António Nbana (antiga R Tomás Ribeiro)
GM - R Guerra Mendes (antiga R Oliveira Salazar, e antes R Advento da República)

1 > Rua 1 - Antiga Rua Almirante Reis

2 > Rua 2 - Antiga Rua General Bastos

3 > Rua 3 - Antiga Rua Nozoliny [José Caetano Nozolini figura proeminente, oriunda de Cabo Verde com fortes ligações e interesses locais, o maior negociante do seu tempo, responsável pela a construção, que levou 3 anos (1843/46), do Fortim Nozolini, no local do Pidjiguiti: dele partia um muro, de 4 metros de altura, que se ligava até ao baluarte da Balança, protegendo a preciosa fonte de água potável do Pidjiguiti].

4 > Rua 4 - Antiga Rua Governador Polaco [Alois da Rolla Dziezaski, de origem polaca; no período em que a Guiné foi distrito de Cabo Verde, exerceu funções governativas por três vezes, sendo duas como interino e, em 1851, uma outra como provisório]

Outras artérias cujos nomes foram mudados em 1975:

Av Pansau Na Isna - Antiga Av Américo Tomás (e antes R Mousinho de Albuquerque)
Largo das F.A.R.P. > Antiga Praça Diogo Cão
Rua 12 de Setembro - Antiga Rua Miguel Bombarda
Rua 24 de Setembro - Antiga Rua Capitão Barato Feio e outrora conhecida como a Rua do Fosso
Rua 7 - Antiga Rua Sargento Moens
Rua Eduardo Mondlane - Antiga Rua Sá Carneiro
Rua Justino Lopes . Antiga Rua Administrador Alberto Gomes Pimentel

Haja alguém que arrange um croqui da parte ocidental da Bissau Velho, ou Bissau Colonial... Não se esqueçam que este traçado, feito a a régua e esquadro,é do tempo da I República, ou da República, já que só houve uma... Somos masoquistas, gostamos de dar tiro nos pés, mas temos de reconhecer que, para a época, era uma inovação em termos de planeamento urbanístico...Pena que a Bissau Velha esteja a cair de podre, desde 1975, sem a gente lhe poder valer, sem a UNESCO a classificar... 

Ao menos que a Câmara Municipal de Bissau tenha um rasgo de génio e "proteja" do camartelo aqueles edifícios, aquelas ruas, que tinham a sua graça, o sue encanto, a sua beleza, e até algum interesse arquitetónico (, as casas de "sobrado", a Amura, etc.)... De qualquer modo, as cidades e os países e o seu património são muito vulneráveis ao "desvario" da economia e aos "humores" dos governos.

A Guiné-Bissau precisa de "recuperar" a sua memória... E os "tugas" que por lá passaram também.  Parte dessa "memória, material e imaterial" também nos pertcnce... É património comum da humanidade... Todos os povos deixam deixam maiores ou menores marcas ou vestígios da sua passagem pelos sítios que ocuparam, dominaram, colonizaram... Como os romanos, os visigodos, os suevos, os árabes e os bérberes, etc., que cá estiveram muitos séculos, neste pequeno rectângulo que se chama Portugal,  há mil anos... Os guineenses têm que ter orgulho no seu país como nós temos no nosso... A Guiné-Bissau é feita de muitas "camadas", ou "sedimentos", como todos os outros países...

Por outro lado, as comissões de toponímica precisam de fazer um trabalho pedagógico: no caso de Bissau, é preciso que os jovens de hoje sabem quem froam os "combatentes da libedade da pátria" que já morreram, quase todos em combate como o António Nbana (1968) ou o Domingos Ramos (1966) ou Pansau na Isna (1970).
Guiné-Bissau > Bissau > c. 2006 > Artérias à volta do Estádio Lino Correia, antigo Estádio Sarmento Rodrigues, na Bissau Velha

Fonte: Adapt. de  António Estácio - "Nha Bijagó: respeitada personalidade da sociedade guineense (1871-1959)" (edição de autor, 2011, 159 pp., il.).

Precisamos de ajuda para saber os nomes do "antigamente" destas "novas" artérias... Há camaradas que conhecem muito melhor do que eu a cidade de Bissau: só lá voltei uma vez, em Março de 2008... (LG)
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As "novas" artérias de Bissau:

Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria
Rua Vitorina Costa
Rua Rui Djassi
Avenida  Francisco Mendes
Avenida Domingos Ramos
Avenida da Unidade Africana
Rua Osvaldo Vieira
Praça dos Heróis Nacionais
Rua Areolino Cruz
Rua Eduardo Mondlane
Avenida do Brasil
Rua de São Tomé
Rua Justino Lopes
Rua de Angola
Rua de Bolama
Avenida Cidade de Lisboa
Rua de Boé
Rua de Bafatá
Rua Cacheu
2° Avenida de Cintura

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Notas do editor:


Vd. também poste de 4 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20311: Memória dos lugares (395): Roteiro de Bissau Velha: ruas antigas e ruas atuais, onde se localizavam algumas casas comerciais do nosso tempo: café Bento, Zé da Amura, Pintosinho, Pinto Grande / Henrique Carvalho, Taufik Saad, António Augusto Esteves, Farmácia Moderna...

Guiné 61/74 - P20318: Historiografia da presença portuguesa em África (183): A eterna polémica sobre o racismo no colonialismo português (1): Questionário Etnográfico elaborado pelo Capitão Vellez Caroço (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 19 de Dezembro de 2018:

Queridos amigos,
A ideia de que constituía um imperativo civilizar gente primitiva, o gentio, aproximando-a dos preceitos ocidentais, dos seus valores políticos e religiosos, tem uma longa história na cultura portuguesa. Era um gentio bárbaro ou selvático, devia ser ajudado a melhorar as práticas agrícolas, a trabalhar nas obras públicas mas também para empresas. Se aprendesse a ler e escrever, podia vir a ser assimilado.
Na hora da luta armada, foi revogada toda esta legislação e camuflada a matriz racial e ideológica de um longo processo colonial. O que neste texto se apresenta é uma breve síntese da ascensão do racismo como evidência científica para depois o podermos comparar com as práticas raciais do nosso colonialismo. O Estado Novo tudo fez para negar haver racismo, mas ele existia no Oriente, mesmo em Goa, em Angola, Moçambique, São Tomé e Guiné, com as especificidades da escravatura mascarada, do trabalho forçado, da distinção entre civilizado, assimilado e gentio.
Talvez um racismo de brandos costumes, mas inequivocamente organizado na discriminação, no preconceito, na descategorização.

Um abraço do
Mário


A eterna polémica sobre o racismo no colonialismo português (1)

Beja Santos

Em 1934, o Capitão de Infantaria Jorge Frederico Torres Vellez Caroço, então Diretor dos Serviços e Negócios Indígenas na Guiné, dirige-se ao Governador Carvalho Viegas, a quem envia um questionário etnográfico que estará na base no seu trabalho, publicado muito mais tarde, no Centro de Estudos da Guiné Portuguesa sobre o régulo Monjur, do Gabú:
“Excelência
Os factos e as características observadas na vida do indígena e na sua maneira de ser, e na necessidade absoluta e urgente de procurar metódica e progressivamente aproximá-lo da nossa civilização, com a garantia indispensável dos seus direitos, é verdade, mas tendendo sempre para um melhor e mais completo aperfeiçoamento, determinaram a conveniência de criar para ele uma ordem jurídica adaptável à sua mentalidade ‘primitiva’, às suas faculdades psíquicas, aos seus sentimentos e que se harmonize, tanto quanto possível, com o respeito pelos seus usos e costumes, cuja transformação se deve efectuar lenta e gradualmente, evitando assim possíveis perturbações que tanto têm de inúteis como de prejudiciais.
De resto, são estas as directrizes gerais estabelecidas pelo Estatuto Político, Civil e Criminal dos Indígenas, são estes os princípios preconizados pelo Acto Colonial, que mandam proceder à codificação dos usos e costumes dos indígenas.
Claro está, que não é possível nesta colónia, onde a diversidade de componentes étnicos singulariza a sua população nativa, elaborar um código único regulador de quaisquer das normas referidas.
A diferenciação absoluta de usos e costumes entre muitas das raças que a povoam, obriga ao desdobramento de tantos códigos quantos forem as étnicas caracterizadamente diferentes.
Para este desidrato, porém, são necessários elementos básicos – que nos faltam – em que o conhecimento das minúcias da vida material do indígena, ande a par com a ciência da sua constituição moral. Desta falta de elementos para, sobre eles se assentarem normas que regulem a acção colonizadora e de soberania tendentes à evolução dos povos para um melhor Estado social, repito, sem ataques bruscos à sua insuficiência psíquica e arraiados costumes primitivos, surge a necessidade de elaboração de um Questionário Etnográfico”.



É conveniente recordar que desde os primórdios da República os sucessivos governadores exigiam aos administradores documentos desta natureza que possibilitassem o conhecimento, nas diferentes localidades, de quais os grupos étnicos, a sua identidade e caraterísticas e dados antropológicos, a vida familiar, os direitos de propriedade, as práticas agrícolas, a natureza do comércio e indústria, os tipos de habitação e de alimentação e algo mais. Não era pois original o que o Capitão Vellez Caroço propunha, tratava-se porventura de uma atualização, tais dados existiam em poder da administração. O que para o caso mais interessante se põe à reflexão tem a ver com algo que serviu de eixo veiculador da proposta civilizadora que tem os seus antecedentes na monarquia constitucional, que passa pela I República e que se dinamiza com o Estado Novo: a missão civilizadora face às insuficiências detetadas nos indígenas, havia que proceder à radiografia o mais detalhada quanto possível, e daí este questionário etnográfico que o Capitão Vellez Caroço viu aprovado pelo Governador Carvalho Viegas.

O que nos remete para essa tumultuosa questão do racismo e do colonialismo à maneira portuguesa. Pois vamos ao significado dos termos.
Faz-se recurso ao que em “Racismos, Das Cruzadas ao Século XX”, Temas e Debates, Círculo de Leitores, 2015, Francisco Bethencourt escreve sobre racismo:
“O racismo atribui um único conjunto de traços físicos e/ou mentais reais ou imaginários a grupos étnicos específicos, acreditando que essas caraterísticas são transmitidas de geração em geração. Os grupos étnicos são considerados inferiores ou divergentes da norma representada pelo grupo de referência, justificando assim a discriminação ou a segregação. O racismo tem como alvo não só os grupos étnicos considerados inferiores, mas também os grupos considerados concorrentes, como os judeus, os muçulmanos ou os arménios.
O racismo distingue-se do etnocentrismo no sentido em que não se refere de forma abstrata a bairros ou comunidades outras desprezadas ou temidas; regra geral aplica-se a grupos com quem a comunidade de referência lida – grupos esses considerados associados a regras de sangue ou de descendência. O etnocentrismo pode expressar desprezo por outra comunidade, mas aceita a inclusão de indivíduos dessa comunidade, ao passo que o racismo considera que o sangue afeta todos os elementos da comunidade em causa”.

Voltaremos a este importantíssimo trabalho de Francisco Bethencourt noutra ocasião, ao longo da sua investigação falará do contexto histórico do racismo na Antiguidade Clássica, invasões bárbaras e expansão muçulmana; aludirá à expansão ultramarina europeia, as sociedades coloniais desde os séculos XVI e XIX; mais adiante analisará as teorias das raças e depois as políticas raciais em vários impérios.
O pontapé de saída para esta análise, indispensável na cultura portuguesa, não é saber, como ponto de partida, se fomos colonialistas ferozes ou se praticámos uma espécie de convivência multirracial que nos distinguiu supinamente de todas as outras potências colonialistas, a despeito do trabalho forçado, da escravatura ou da exploração económica. Racismo sempre existiu e a investigação de Francisco Bethencourt é bem elucidativa: esmagamento e escravidão do vencido, também por ser inferior; a discussão, em atmosfera religiosa, se os negros e os índios tinham alma: a própria democracia grega estava confinada a um conjunto de eleitos, os demais era ralé desprezível, etc.

No século XIX, a obra de Darwin veio criar evidência científica quanto a uma evolução da espécie humana, A Origem das Espécies, por interpretações adulteradas irá situar-se como matriz das raças puras e das raças inferiores. Em “A Evolução do Racismo, Diferenças humanas e uso e abuso da Ciência”, Círculo de Leitores, 1996, Pat Shipman enfatiza como esta obra de Darwin gerou uma falange de simpatizantes e de grandes opositores, a Igreja de Inglaterra foi contundente e o nome de Darwin era ridicularizado por ligar o homem ao macaco. Na Alemanha, as ideias de Darwin foram repescadas por Ernst Haeckel, um cientista que irá ter grande peso nas doutrinas arianas. Recorde-se que em território alemão estavam a surgir exemplares do homem de Neandertal, os fósseis começavam a ser datados, os dados expostos na Bíblia contestados. Haeckel, inconscientemente, lançava as bases das doutrinas raciais. “Para ele, uma raça era não o que os biólogos sabem hoje que é: uma subdivisão regional de qualquer espécie; uma população local vagamente unida por uma tendência para compartilhar particulares variações de fenótipo ou genótipo. Uma raça era uma nacionalidade, uma tribo ou mesmo um grupo étnico culturalmente mas não geneticamente diferente dos seus vizinhos. Haeckel nunca escondeu a sua convicção de que a lei biológica devia governar a sociedade humana. Acreditava piamente que as raças eram tão diferentes umas das outras como as espécies de animais, o que parecia ser um suporte científico para o racismo descarado”. E não se escusou a dizer que a raça alemã devia estar sujeita a um poder autoritário e ser dominada pela eugenia.

Dentro das adulterações do darwinismo, falava-se na sobrevivência dos mais aptos, quem sobrevivia controlava os outros. Ideias que ganharam simpatias nos EUA. A guerra civil deixara a população perturbada, vulneravelmente consciente das diferenças entre as raças, a partir de então declaradas legalmente iguais, e das crescentes disparidades entre classes sociais e económicas. Do darwinismo enquanto processo evolucionista passou-se para o darwinismo social, ganhou popularidade estudar famílias com graves problemas de criminalidade ou alcoolismo. Depois das obras de Mendel, cresceu a simpatia pela eugenia. Foram recolhidos dados sobre a frequência e a distribuição de uma espantosa quantidade de variedades de traças dentro das famílias. Estudos sobre: hermafroditismo, hemofilia, fenda palatina, lábio leporino, dedos curtos ou mais de cinco dedos, surdo-mutismo, demências e deficiências mentais. Passo a passo caminhava-se para um abismo racial. Numa época de grande imigração, alguns cientistas da antropologia insistiam que a política de imigração devia ter como base a história hereditária do indivíduo e da sua família. Noutra dimensão do problema, ganhou também popularidade a ideia de esterilizar deficientes mentais, imbecis e a lei da esterilização começou a ser aprovada. A carga fiscal dos doentes, loucos, indigentes e criminosos pesava fortemente sobre o número cada vez menor dos empregados.

Nos EUA, a esterilização tornou-se mais popular como meio de enfrentar o problema dos criminosos, dos pobres ou dos que passavam por loucos congénitos. A esterilização obrigatória dos internados em instituições era perfeitamente legal. Na Alemanha, o quadro doutrinário era diferente, um forte sentido romântico misturava-se com uma confusa ciência ou racismo, fazia-se a apologia das glórias físicas, morais e intelectuais dos verdadeiros alemães: altos, louros, de olhos azuis, escorreitos camponeses de descendência ariana ou nórdica. Escondeu-se que a raça ariana era uma criação largamente mítica, as pessoas que falavam a língua proto-europeia na base comum de sânscrito, zende, arménio, grego, latim, lituano, eslavónio, alemão, céltico, inglês, francês, e muito mais. Atribuiu-se a origem deste arianismo à região do Ganges, eram os indo-europeus. Procurou-se encontrar um povo hostil, um inimigo mortal da futura raça pura, recaiu sobre o judeu. Atenda-se que a história do antissemitismo da Europa em geral e na Alemanha em particular vem de longa data. Desde a Idade Média que os judeus tinham imensas restrições. Antes do século XIX, era legalmente proibido a um judeu na Alemanha possuir terras ou ocupar cargos públicos. Estava constituído o caldo de cultura que Hitler aproveitou para encontrar como inimigo principal, depois de ter posto nos campos de concentração os dirigentes dos partidos de esquerda, os antissociais, o preconceito e a discriminação atingiam o auge entre europeus, com longuíssima história de fixação no continente. Era a mais gigantesca manifestação racial que se conhecera, levou à matança em massa, era um racismo com categorias distintas daquele que se praticou em África, tinha por detrás projetos políticos muito distintos dos do colonialismo.

(continua)
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Nota do editor

Último poste da série de 30 de outubro de 2019 > Guiné 61/74 - P20290: Historiografia da presença portuguesa em África (181): Dados Informativos 4, publicação da Agência Geral do Ultramar - Guiné, 1968: Os números da educação e saúde (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P20317: Parabéns a você (1703): Jorge Cabral, ex-Alf Mil Art, CMDT do Pel Caç Nat 63 (Guiné, 1969/71)

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Nota do editor

Último poste da série de 3 de Novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20305: Parabéns a você (1101): Ten-General PilAv Ref António Martins de Matos, ex-Tenente PilAv da BA 12 (Guiné, 1972/74)

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Guiné 61/74 - P20316: Blogpoesia (644): "Fogos de guerra", por Rosa Maria Figueiredo Quadros (ROMI), que esteve em Mansabá com o marido

1. Comentário do nosso camarada António José Pereira da Costa, Coronel de Art.ª Ref (ex-Alferes de Art.ª da CART 1692/BART 1914, Cacine, 1968/69; ex-Capitão de Art.ª e CMDT das CART 3494/BART 3873, Xime e Mansambo, e CART 3567, Mansabá, 1972/74), deixado no P20276:

Olá Camarada
Aqui vai uma poesia escrita por uma esposa que esteve em Mansabá.
Repara na crueza da descrição e na sensibilidade da poetisa.
Como podes ler na "Minha Guerra a Petróleo, não era única que por ali andava...

Creio que, nessa altura ainda não tinha 20 anos e tinha um filho de meses. Era mulher de um dos furriéis M/A que fazia trio comigo no campo de Mamboncó.

Isto refere-se também a um "ataque ao arame" no qual os "rapazes do PAIGC" incendiaram 21 moranças e ela naõ soube do filho durante alguns minutos...
Enfim, alegrias

Um Ab.
António J. P. Costa
PS: Não se (ainda) interessa lá para a tal tese..

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Vista aérea de Mansabá


FOGOS DE GUERRA

Trovoadas...
Fogos-de-artifício riscando o céu.
Aflição, aquele espectáculo de fogo.
Labaredas, chamas vermelhas
disparadas numa noite de breu.
Trovoadas...
E eram os sons, as saídas...
Os rebentamentos, distantes...
Ou tão perto como um toque
Que te enchia de pavor...
Deu-se o estrondo e os estilhaços
Já entravam pelas frestas das janelas...
Trovoadas...
Na terra, surgindo do nada
Trazendo o caos e o medo
Num cenário de luto e tragédia...
Episódios de guerra.
De relatos, de vivências inesperadas.
Homens que saem para o mato...
Para matar, para morrer.
Tudo lhes pode acontecer!
Saem “para as minas” os que as têm
no seu caminho, no seu destino!
E o destino levou pernas...
O destino levou olhos...
Levou vidas mal vividas!
No caminho, perdeste a esperança,
nasceu-te o medo e ganhou raiz...
Foi uma dor que ainda teima em doer,
como te doeu a distancia,
como te doeu o medo
como te doeu a solidão.
Como te dói a certeza que hoje tens,
A certeza de que o teu sacrifício
Não fez crescer o teu país
Como quiseram que acreditasses.
Perdeste o sonho...
Perdeste o tempo de sonhar...
E nem viste as trovoadas...
Os raios e os trovões que
A natureza te quis mostrar.
Mas tu não, tu nem as viste.
Não viste o seu encanto,
Os seus raios de mil cores
Riscando o céu de madrugada.
Não viste como naquela terra
Em que só a guerra era triste,
Eram belas as trovoadas.

Romi (Rosa Maria Figueiredo Quadros)
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Nota do editor

Último poste da série de 3 de novembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20306: Blogpoesia (643): "Cissiparidade poética", "Asas partidas" e "Quando tudo entorpece", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728