quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Guiné 61/74 - P24529: Historiografia da presença portuguesa em África (379): O General Craveiro Lopes na Guiné, maio de 1955 (5) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 5 de Janeiro de 2023:

Queridos amigos,
Depois da pernoita em Bafatá, Craveiro Lopes segue por via aérea até Farim, chega cedinho, tem um dia azafamado pela frente, é recebido com pompa e circunstância, assiste ao desfile dos povos de Farim, sobe a bordo do navio hidrográfico Mandovi, Pereira Crespo (futuro ministro da Marinha) expõe-lhe o que há de mais relevante na missão geo-hidrográfica que ele coordena, uma das maiores missões científicas alguma vez efetuada na Guiné, seguem-se curtas visitas a Binta, Barro e S. Domingos, e depois em caravana encaminham-se até Varela, janta e pernoita, o dia seguinte é para andar em fatos de banho mas que ninguém se atreva a tirar fotografias às figuras proeminentes da comitiva presidencial, os Felupes deram mote à festa, fizeram demonstração de lutas e até houve um concurso de lançamento de setas ao alvo. Então a comitiva parte para Teixeira Pinto, vão primeiro a Cacheu, segue-se a receção triunfal em Teixeira Pinto e o jornalista regista que houve almoçarada e tanto.

Um abraço do
Mário



O General Craveiro Lopes na Guiné, maio de 1955 (5)

Mário Beja Santos

Salazar não viajava, mas pôs os seus presidentes da República a visitar parcelas do império. Eleito em 1951, o general, a sua mulher, o ministro do Ultramar e a sua mulher, partem do aeroporto da Portela em 2 de maio de 1955, pelas 7h30 e aterram em Bissalanca pelas 15h locais. É governador da Guiné Diogo de Melo e Alvim. O jornalista de serviço tece laudas à comitiva e ao séquito político que se vai despedir do presidente da República para esta viagem que não será curta. Fizeram-se obras em Bissalanca para haver uma pista capaz de receber uma aeronave daquele tamanho. Craveiro Lopes visitou demoradamente Bissau, percorreu a desditosa Bolama, atravessa o canal e de São João parte para Fulacunda, visitou Cufar e Catió, onde pernoitou.

Seguirá para o Leste, de Gabu a Bafatá. Estamos agora a 10 de maio, o jornalista Rodrigues Matias aproveita para retomar alguns aspetos históricos e lendários, vai centrar-se em “Dindim Bancô”, e vai contar-nos que nos tempos da derrocada do Império Mandé, os quatro filhos de Djalibá partiram a correr mundo, viajaram para Sul, atravessaram as imensas brenhas do Firdu, acamparam um dia junto à margem de um grande rio sereno, então decidiram separar-se. O primeiro regressou à sua pátria, Giba, o segundo, continuou a sua cavalgada para além do rio e foi erguer morança junto do rio seguinte, onde veio a florescer a velha Geba, que Bafatá destronou; Mansoná, o terceiro, fez a sua morança num local que veio a ser Mansoa; o quarto, Cabi, avançou para Leste, fundou Gabu. Mas acabaram todos por ter saudades e regressaram à pátria se bem que tenham retornado muitas vezes, os seus encontros são sempre na margem do Cacheu. Giba foi sepultado no chão dos encontros. O mesmo aconteceu com Mansoná. E Cabi pediu às gentes do Gabu que o transportassem junto das sepulturas dos seus irmãos, seria aqui que queria ser enterrado – foi neste local que mais tarde nasceu a população de Farim. Chamaram-lhe os mandingas, em árabe “Dindim Bancó” – a terra das mais lindas raparigas. E o jornalista que acompanha Craveiro Lopes também recorda que em 1641 o Capitão-Mor Gonçalo Ayala fundou a povoação de Farim com cristãos trazidos de Geba.

Pois bem, Craveiro Lopes chegou às 8 horas da manhã a Farim, vindo de Bafatá. Recebeu uma salva à chegada do avião, com 21 tiros de uma bataria de caçadores mandigas envergando a vestimenta profissional e adornados de grande profusão de troféus de caça, tiros das históricas “longas” (as espingardas de carregar pela boca). O povo apinhou-se em volta do automóvel.

Sessão de boas-vindas com os discursos da praxe, desfile dos povos de Farim, subiram à tribuna os régulos da região, Craveiro Lopes condecorou e ofereceu como presentes cinturões militares com talabarte. Finda a cerimónia, tomou lugar a bordo do navio hidrográfico “Mandovi”, vai começar a descida do Cacheu. Então, o jornalista tem um jorro de inspiração:
“À passagem do Mandovi arrastam-se invisivelmente no mistério do tarrafe crocodilos sujos que se escondem no fundo das águas; e o pânico estonteia cabecitas matizadas de aves de todas as cores, que abandonam a segurança da penumbra do mangal para turbilhonarem no céu, como ébrios de luz, em cata de copas altas por entre as quais não ronquem jacarés a vapor, pintados de branco, sujando firmamento de fumo e levando por vezes no ventre quem se diverte a cuspir a morte, em balas de carabina de precisão. A fauna alada do mangal das margens do Cacheu não gosta, por princípio, de ouvir de perto o trabalhar das máquinas e o espadanar das hélices dos navios.”

Aqui e acolá há visitas, a Binta e a Barro, depois para-se em S. Domingos, aqui estão concentrados milhares de Felupes e Sossos, novamente sessão de boas-vindas e cumprimentos, entrega de medalhas, cinturão, retratos e bandeiras nacionais. A caravana presidencial ultrapassou Susana e chegou a Varela ao cair da tarde, para jantar e dormir.

Estamos agora a 11 de maio, impossível não descrever a praia branca de Varela, estância de turismo, o jornalista esmera-se: “Hoje, protegem-na dos ventos do interior e dos mosquitos dos charcos, milhões de casuarinas e de eucaliptos, que encharcam a terra de sombra deliciosa. Na frescura da mata, alvejam paredes brancas de vivendas novas, abrindo varandas de tijolo para os caminhos saibrados a areão vermelhento. Sobre uma falésia que domina o mar, ao cabo da praia, um restaurante modelar prolonga-se em esplanada de cómodas cadeiras de ferro, com guarda-sóis armados em lona multicolor a resguardar as mesas.”

A cidade francesa de Ziguinchor escolheu Varela para sua estância de mar. Numa região em que a África é lodo, Varela é um bordado de areia, onde só o tarrafe acompanha a fímbria dos canais, Varela erguei a sua floresta maravilhosa de casuarinas, frente ao azul glauco do mar. E na oportunidade refere as reservas da Guiné: a mata do Cantanhez, a lagoa de Cufada e Varela. Descre minuciosamente a lei da caça que saiu do punho de Sarmento Rodrigues.

Houve repouso todo o dia, os ilustres visitantes passearam-se na praia, banharam-se, bebericaram, divertiram-se. Mas nada de imagens. À noite, no largo fronteiro ao restaurante, os Felupes lutaram e fizeram concurso de lançamento de setas ao alvo. Mais uma vez Rodrigues Matias aproveita a oportunidade para descrever uma etnia, no caso vertente serão os Felupes e as informações que ele nos dá são retiradas do livro Babel Negra, de Landerset Simões.

Chega de vilegiatura, no dia 12, Craveiro Lopes parte por via aérea para Teixeira Pinto, é recebido com a comitiva pelo administrador da circunscrição de Cacheu. Raparigas europeias lançam flores, estão perfeitamente alinhados os alunos das escolas. Vai seguir-se a descrição da viagem para Cacheu e regresso a Teixeira Pinto, onde se segue um lauto almoço

Os dois volumes respeitantes à viagem de Craveiro Lopes à Guiné e Cabo Verde, Agência Geral do Ultramar, 1956
Visita do Presidente da República Francisco Craveiro Lopes a África. Craveiro Lopes, em primeiro plano, à direita, passa revista à guarda de honra, na Federação da Rodésia e Niassalândia, também conhecida como Federação Centro-Africana. Tratou-se de um território da coroa britânica, que abrangia a Rodésia do Sul, a Rodésia do Norte e a Niassalândia, extinto em 1963
O navio patrulha “Mandovi”
Rio Cacheu
Avenida principal de Canchungo (Teixeira Pinto) na atualidade
Farim na década de 1960
Pormenor da Fortaleza de Cacheu inserida no Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu

(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 26 DE JULHO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24505: Historiografia da presença portuguesa em África (378): O General Craveiro Lopes na Guiné, maio de 1955 (4) (Mário Beja Santos)

Guiné 51/74 - P24528: Efemérides (403): Foi há 53 anos, em 1 de julho de 1970, que o papa Paulo VI teve um breve encontro, "no final da audiência geral semanal", com Agostinho Neto (MPLA), Amílcar Cabral (PAIGC) e Marcelino dos Santos (FRELIMO)... A notícia só foi dada no dia 5, na imprensa portuguesa, e originou uma dura nota de protesto do governo de Marcello Caetano que "chama a Lisboa o seu embaixador, um gesto diplomático de forte desagrado, geralmente antecedendo o corte de relações diplomáticas".

 






Recortes da 2ª edição do Diário de Lisboa, 5 de julho de 1970, PP.. 1  e 2.

Fonte: Casa Comum | Instituição: Fundação Mário Soares | Pasta: 06615.153.24907 | Título: Diário de Lisboa | Número: 17075 | Ano: 50 | Data: Domingo, 5 de Julho de 1970 | Directores: Director: António Ruella Ramos | Edição: 2ª edição | Fundo: DRR - Documentos Ruella Ramos | Tipo Documental: Imprensa

Citação:
(1970), "Diário de Lisboa", nº 17075, Ano 50, Domingo, 5 de Julho de 1970, Fundação Mário Soares / DRR - Documentos Ruella Ramos, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_6994 (2023-8-2)


1. Há 53 anos, em 1 de julho de 1970, segundo notícia da FP (agência France Press), datada de 5 de julho, Cidade do Vaticano, que "Paulo VI recebeu, no fim da audiência semanal geral, Marcelino dos Santos (...), Agostinho Neto (...) e Amílcar Cabral (...). É a primeira vez que très chefes de movimentos de guerrilhas anticolonialistas são recebidos por um Pontífice romano".

Sobre esta efeméride (*), vd. também o ponto de vista do historiador João Miguel Almeida, publicado há 3 anos, no jornal digirtal 7Margens (**),

Não há registos escritos ou fotográficos deste breve encontro que, não sendo uma audiência papal, propriamente dita, teve óbvios dividendos políticos para os très movimentos nacionalistas em questão.
_____________

Notas do editor:

(*) Último poste da série > 8 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24462: Efemérides (402): No passado dia 1 de Julho de 2023, a União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Concelho de Matosinhos, homenageou os seus Combatentes mortos na Guerra do Ultramar (Carlos Vinhal)

(**) Vd. 7Margens > A audiência inédita de Paulo VI que abalou o Estado Novo
João Miguel Almeida | 1 Jul 20

(...) A 1 de julho de 1970, o Papa Paulo VI recebeu três líderes dos movimentos de libertação das então colónias portuguesas: Amílcar Cabral, do PAIGC; Agostinho Neto, do MPLA; e Marcelino dos Santos, um dos elementos da troika que dirigia a Frelimo, após o assassinato de Eduardo Mondlane em 1969. O acontecimento reabriu feridas nas relações diplomáticas entre Portugal e a Santa Sé. A gestão da crise e a minimização dos estragos causados na imagem de um regime político que se afirmava como defensor da Igreja Católica não foram suficientes para apagar a perceção de que a estratégia e a doutrina da Santa Sé em relação a África divergiam da política colonial portuguesa. (...)

(...) O embaixador junto da Santa Sé fica chocado com a notícia. O Governo português não se limita a apresentar uma nota de protesto ao secretário do Estado do Vaticano – chama a Lisboa o seu embaixador, um gesto diplomático de forte desagrado, que geralmente antecede o corte de relações diplomáticas. O protesto é também apresentado em pessoa e verbalmente ao equivalente ao cargo de primeiro-ministro no Vaticano, o cardeal Villot, que se mostra surpreendido e consternado. Na interpretação de Eduardo Brazão, o cardeal francês desconhecia as manobras de política internacional “manejada pelos seus subordinados italianos”.(...)

(...) Entre 1960 e 1970 uma onda descolonizadora varrera África. Para os bispos e missionários católicos em África era cada vez mais difícil conciliar a fidelidade a Roma com uma visão providencialista do papel missionário de Portugal em África. A evolução de D. Sebastião Soares de Resende, bispo da Beira, inicialmente tão nacionalista como “romano”, mostrara que a resolução do dilema estava em dissociar o papel missionário católico em África dos sentimentos de fidelidade à nação portuguesa. (...)

(...) A contestação católica ao Estado Novo, que começara por ser protagonizada principalmente por leigos na metrópole, não tardaria a intensificar-se em algumas organizações eclesiásticas em território africano, no contexto da guerra colonial. (..:)


Guiné 61/74 - P24527: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte VII: 26, 28, 29 de abril, 1, 2, 3, 4 ,5, 10, 16 de maio de 2023... “Cada criança que nasce é sinal de que Deus ainda não está zangado com a humanidade”...


Timor Leste > Dili  > Palácio do Governo _ 2023 > Foto do Jornal Tornado, "on line" (Jornal global para a lusofonia), 23 de junho de 2023 (com a devida vénia) 


1. Continuamos a publicar alguns excertos das crónicas que o nosso amigo Rui Chamusco (76 anos, professor de educação musical reformado, do Agrupamento de Escolas de Ribamar, Lourinhã, natural de Malcata, concelho de Sabugal, cofundador e líder da ASTIL - Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste) nos mandou, na sequência da sua 4.ª viagem àquele país lusófono (março-maio de 2023).

Esteve lá já 4 vezes, em 2016, 2018, 2019 e agora em 2023, no àmbito da construção, organização e funcionamemento da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau, ;Manati, município de Liquiçá. Desta vez, juntou-se a ele um casal da Lourinhá, ela, professora de educação especial, já com uns bons anos passados em Macau, e ele, contabilista, reformado.

O Rui Chamusco, o "abô" Rui, é juntamente com a família luso-timorense Sobral um dos grandes pilares deste projeto de solidariedade com o povo timorense. É um exemplo inspirador, de amor à lusofonia e de solidariedade para com o povo de Timor Leste, que merece ser conhecido pelos mossos leitores. Além disso, há aspetos da história, da geografia e da cultura timorenses que nos são totalmente desconhecidos.

Para os leitores que se queiram associar a este projeto, aqui fica a conta solidária da Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste (ASTIL)

IBAN: PT50 0035 0702 000297617308 4

______________________



De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4ª estadia, 2023):
crónicas de Rui Chamusco
/ ASTIL (excertos) (*)

Parte VII -26, 28,  29 de abril, 1, 2, 3, 4 ,5, 10, 16 de maio de 2023 



26.04.2023, quarta feira - "Em cada esquina um amigo / Em cada rosto igualdade"...


Ainda em rescaldo do 25 de Abril, hoje tivemos o privilégio de ir receber ao aeroporto Nicolau Lobato os nossos amigos e vizinhos da Lourinhã - o casal João e Maria João Picão. 

Foi uma alegria partilhar beijos e abraços, depois da longa viagem que os trouxe até cá, até este país irmão que alguns temos a sorte de conhecer, mas que muitos outros assim o desejariam também. 

A colega Maria João é educadora com larga experiência no ramo, e sempre manifestou a vontade de visitar a Escola São Francisco de Assis, em Boebau/ Manati e de aí trabalhar alguns dias com as crianças e as cuidadoras do pré-escolar. Para a semana lá iremos nós cumprir a missão. E, como o homem não deve separar o que Deus uniu, vai marido, vai mulher e vamos todos a caminho da montanha.

Para surpresa minha tive conhecimento através deste casal que, a residir na Praia da Areia Branca, na Lourinhã, está o Dr. Pedro Serrano. Quando ouvi o seu nome estranhei e perguntei: “Pedro Serrano? Do Porto? Filho do Dr. Joaquim Serrano?!...

” Sim!” responderam de imediato. Então não é que nos anos 65-70, sendo eu estudante de Teologia no Seminário dos Capuchinhos no Amial (Porto), dei aulas de guitarra ao Pedro, agora sr. doutor, que então era estudante de medicina. Ou seja tão perto um do outro, ambos a residir na Lourinhã, e tão longe, pois nunca mais nos vimos nem tivemos noticias um do outro. Vai ser bonito, quando eu chegar à Lourinhã e bater à sua porta! Obrigado , amigos Picão. (...)


Timor Leste > Liquiçá > Manati > Boebau > 2023 > "Só eu sei por quê. Mas esta despedida da escola, dos lugares, das crianças e das gentes de Boebau custou-me muito. Que seja o que Deus quiser."


Timor Leste > Liquiçá > Manati > Boebau > 2023 > Transporte coletivo, uma "anguna"


Timor Leste > Liquiçá > Manati > Boebau > 2023 > A "pickup" da AstilMB (Associação de Amigos Solidários com Timor Leste de Manati / Boebau).

Fotos (e legenda): © Rui Chamusco (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




28.04.2023, sexta feira  - Solitário ou Solidário?

Quem puder entender que entenda. Assim vai a administração pública neste país. Assim vai a segunda língua oficial em Timor Leste.

É pela quarta vez que temos de vir a Balide, ao edifício da Administração Pública / Serviço de Registos de Veículos Motorizados, a fim de fazermos o registo de propriedade da pick-up em nome da AstilMB (Associação de Amigos Solidários com Timor Leste de Manati / Boebau). 

Muito tempo, muito suor no corpo, muita falta de paciência que nos espera. Mas tem de ser, e “o que tem de ser tem muita força". O que vale é resiliência e a competência do Eustáquio.

E, quando pensávamos que o dossiê já estava quase todo bem, eis que o Eustáquio vem até mim e pergunta: “Tiu, é Associação de Amigos Solidários ou Solitários?” “Solidários” respondi. “Então aqui está escrito Solitário”. 

Ficai danado quando confirmei o que me dizia. Praguejei, chamei nomes e não sei quantas coisas mais. Então se no preenchimento dos nossos papéis estava “Solidários” porque é que “inteligências superiores” escreveram “Solitários”, que é precisamente o contrário. 

Incompetência? Não percebem o português? E vai daí, mais voltas, mais papéis e uma vontade enorme de dar um murro na mesa em sinal de protesto.

Ainda relacionado com este acontecimento, deu para ver os esquemas utlizados para resolver estes assuntos, depressa e bem. Como em todo o lado, quem tiver “cunhas” e conhecimentos, depressa resolve o problema. Há serviços tolerados, mas que têm de ser pagos, com distribuição da importância estabelecida pelos diferentes intervenientes. Todos comem do mesmo. Alguns destes “brokers” (não sei se é nome da marca da camisola ou se é mesmo o nome técnico por que são identificados) são conhecidos e movimentam-se à vontade no átrio de espera, passam de guichê (loket) em guichê  dando andamento ao dossiê, enquanto o proprietário do veículo espera calmamente num sítio qualquer combinado ou até é feito por telemóvel.

Nós, embora pudéssemos pagar a importância que eles levam, não quisemos alinhar neste esquema mafioso e, portanto, não nos podemos queixar dos tormentos por que passamos.


29.04.2023, sábad0 - Companhia Picão & nós

Foi um dia bem passado. Em boa companhia, João e Maria João Picão e nós (Eustáquio, Adobe e eu), visitamos os sítios mais icónicos de Dili: Lahane, cemitério de Santa Cruz, Escola Portuguesa Ruy Cinatti, Catedral, canto do Artesanato, mercado e largo de Tassi Tolo, monumento a João Paulo II (que maravilhosa paisagem sobre o mar!...), Timor Plaza, igreja de Motael, monumento aos jovens resistentes, Páteo, Bairro Pité, Ailok Laran. 

Outros locais interessantes já tínhamos visitado em dias anteriores: Cristo Rei, Praia da Areia Branca. Houve tempo para tudo, até para dar uns passinhos de dança ao toque do acordeão e do violino. E como o “loro mono” (pôr do sol) já se foi, lá fomos nós também levar estes amigos à casa onde pernoitam, em Bidau. (.
 

01.05.2023, segunda feira  - Semana especial

Começa hoje a semana esperada, em que a educadora Maria João, o seu esposo João Picão, o Eustáquio e eu prometemos passar em Boebau, promovendo atividades e ensinamentos na ESFA - Escola São Francisco de Assis “Paz e Bem”. 

Como sempre, as viagens de ida e volta para Boebau causam-nos sempre alguma ansiedade devido às dificuldades do caminho e às peripécias por que teremos de passar. E lá vamos nós “cheios de pica”, desta vez também de Picão (família Picão). 

Em Ai Pelu fizemos uma pequena paragem a fim de recebermos as ofertas que a professora Cristina nos entregou para a ESFA, pois, devido ao atraso com que chegámos, já não lhe foi possível ir connosco até Boebau. Obrigado, professora, pelas bolas e pelo saco de arroz que nos entregou!

Chegámos, sem incidências de percurso, ao princípio da tarde e, como os alunos ainda estavam de férias, foi ocasião de mostrar em pormenor aos nossos amigos vindos de Portugal a Escola e a Casa dos professores onde ficamos alojados. Ainda que com condições mínimas, este espaço permite-nos alguma privacidade e descanso.

E, perante os condicionamentos a que o casal Picão fica sujeito (por exemplo: 2 colchões individuais terem de dormir 3 pessoas), o João Picão sai-se com esta: “O melhor é juntar os dois colchões e dormir por turnos”. Ora toma lá esta!... Coitado, não teve outro remédio que dormir agarradinho á esposa, saindo de vez em quando do leito conjugal para bater com o costeado no chão, ou então roçado à parede. “Ó Costa! A vida costa!”


01.05.2023, segunda feira  - Lagartos, Teques, Toquês, aves e outros répteis

Se já o colchão era tão exíguo, agora são as bichezas cá do sítio que assustam os visitantes. Podem entrar onde quiserem porque todas as casas timorenses têm aberturas suficientes que lhes permitem a entrada. Sobretudo os Teques (osgas) que são presença constante em qualquer espaço. Depois de se taparem alguns buracos, não restava outra alternativa a de não ser fechar os olhos e deixar-se dormir, talvez com sonhos mirabolantes que incluam estas novas experiências.

Mesmo em frente da casa, está uma manga, uma árvore de uns três metros de altura, que serve de poleiro para galos e galinhas da vizinhança. É impressionante os voos rasgados de baixo para cima, ao pôr do sol, e do alto para baixo, ao nascer do sol. É de notar também a hierarquia que respeitam. Primeiro os maiores (galos e galinhas) e depois por ordem decrescente, os mais pequenos. Todos em voo rasgado. Depois cantam, fazem a alvorada, até que aparece alguém com uma mão cheia de milho para onde correm apressados. Logos que os galináceos desarvoram do sítio, chega a reboada das aves mais pequeninas, na sua maioria pardais ou outra espécie qualquer.


02.05.2023, terça feira - Escola, hino da escola 
e fortes emoções

De manhazinha, toca a levantar. Às oito horas estamos a caminho da escola, e quando chegamos (8.15h) já as crianças povoavam o átrio da mesma. Muitas saudações, muitos beija-mão, muitos sorrisos. 

Uma grande alegria de rever estes rostos de crianças e adultos, que já fazem parte da minha vida. O carinho que manifestam sobretudo ao abô Rui emociona-me, e às vezes até me faz chorar. (Sim, porque os homens também choram.) 

Depois da entrada organizada, onde cada criança nos saúda (Bom dia professor! Bom dia, professora!), cantámos o hino da escola. Um momento indescritível devido ao entusiasmo com que estas crianças cantam. E eu também vi a Maria João com a lágrima no canto do olho. (Sim, porque as mulheres também choram.)

Quem não estava nada à espera era o João, que foi mandado chamar, a fim de impor o tais de boas vindas às visitas. Creio que ele também se emocionou. Foi o que eu senti no abraço que nos demos.

Foi uma manhã repleta de coisas boas, em que educadores e educandos participaram de alma e coração.

De tarde, fomos visitar a família do Bô Zé e a família do senhor Francisco, pois tinha o donativo dos padrinhos para lhe entregar. Um momento único que muito nos interpelou, pela simplicidade e generosidade com que nos receberam e partilharam o espaço da sua humilde habitação. Que São Francisco olhe também por este Francisco de Boebau!


02.05.2023, terça feira  - O inesperado acontece


Já noite, sentados à soleira da porta, aparece a família Francisco (o próprio, a esposa e o filho Joel) que trazia ao colo um bonito galo, talvez o rei da capoeira, e que eu pensava que seria para vender, com certeza para a luta de galos que por Timor é habitual.

Surpresa! Afinal este galo não é para vender, não. É para oferecerem ao abô Rui, por que lhe estão muito gratos pelo que tem feito por eles. Fiquei sem palavras. E ainda que eu me escusasse a recebê-lo, argumentando que não era necessário, que eu não o podia levar para Portugal, etc, etc... não houve outra alternativa que aceitá-lo e trazê-lo para Ailok Laran, para a casa do Eustáquio, que é onde ele vai ficar, mas com um pedido meu: “por favor não matem este galo. Deixem-no cantar até morrer”. Tenho a certeza de que irão respeitar a minha vontade.

Mas o galinheiro foi crescendo, através de novas ofertas do Cesáreo, do Bô Zé, do Sr. Manuel (antigo comandante de guerrilheiros no tempo da invasão indonésia). Ou seja, quem quer galinhas,  venha até Boebau, e faça por merecê-las.


03.05.2023, quarta feira - Vida dura,  a da montanha!...

Hoje aconteceu aos outros. A angunan do Silvestre, que vai e vem todos os dias transportando pessoas com os seus bens e haveres, de Manati até Liquiçá, estava a tardar em chegar. Com alguma preocupação, tentamos saber o que se passava, pois nunca mais chegava. A Adelina que estava nesta viagem de ida e volta ficou de nos fazer algumas compras, e esperávamos por ela a todo o instante. Por isso pedimos ao Nico, seu marido, que a contatasse. 

Foi então que ela explicou: “ a angunan não pode passar, devido a obras no caminho. Teve de ficar do lado de lá, e nós vamos todos a pé”. Mais de uma hora, de noite, com o peso das compras aos ombros ou na mão. Alguns ainda fomos ao seu encontro, mas já pouco caminho fizemos. Pela luz das pilhas de gente a falar, pdressa nos demos conta que estavam muito perto, quase a chegar. É assim a vida nas montanhas. De repente, surge algo de imprevisto e toca a desenrascar nem que seja fazer o caminho a pé.


04.05.2023, quinta feira  - Instrumento da paz: 
encontro com os desavindos

Ouvi dizer da rivalidade existente, em Boebau, de dois dos meus primeiros amigos, que até são familiares, e que por incompreensão um do outro, até já se ameaçam violentamente (aqui em Timor a arma mais utilizada é a catana). 

Não conforme com esta atitude de vingança mútua, pedi ao Eustáquio que os avisasse de que eu queria ter um encontro com eles. A minha dúvida era se eles aceitariam esse encontro.

À hora marcada, na Escola São Francisco de Assis “Paz e Bem”, aí estava eu, o Eustáquio e os dois desavindos. Como o katuas do grupo pedi a palavra para lhes dizer o motivo desta reunião, apelando à nossa amizade, ao espírito de Paz e Bem de Francisco de Assis, padroeiro da nossa escola, à necessidade de nos perdoarmos uns aos outros nem que seja 70 vezes 7, à concórdia e à união. 

Por sua vez o Eustáquio, pessoa que eles muito estimam e consideram, também lhes falou ao coração. As minhas palavras finais foram:” A decisão é vossa. Mas, eu ficarei muito triste se tiver de partir para Portugal sabendo que vós continuais em guerra. Pelo contrário, ficarei muito, muito contente se perdoarem um ao outro e fizerem as pazes”. 

Dada a palavra a cada um, ambos manifestaram, até com emoção e com lágrimas, que estavam dispostos a perdoar. E agradeceram ao abô Rui ter proporcionado este encontro, pois já há muito tempo que o desejavam, mas ninguém os ajudava a encontrar e perdoar.

Abraçaram-se, perdoaram e até parece que ficaram mais aliviados. Esperemos que este acordo de paz seja duradoiro, e que São Francisco lhes sirva de exemplo e proteção. Quanto a mim, estou feliz por ser, à semelhança de Francisco de Assis, um instrumento de paz.


04.05.2023, quinta feira  - “Cada criança que nasce é sinal...”

“Cada criança que nasce é sinal de que Deus ainda não está zangado com a humanidade”.

Talvez o habitante mais novo de Boebau. Nasceu a noite passada. Os pais, dois jovens que moram mesmo à nossa beira, foram pais pela primeira vez. Agora são quatro, porque vivem em casa da avó paterna.

E, como a criança apresentava bastante fraqueza devido à mãe não produzir o leite suficiente para o amamentar, foi convocada a família com relevo para o irmão mais velho, a fim de fazerem o ritual prescrito para esta situações. A crença desta gente faz-nos pensar e repensar. Acredita quem quiser…

À família, aos pais e à criança, que Deus os proteja. Que o menino cresça em estatura, sabedoria e graça. Parabéns Zé, esposa e menino!


05.05.2023, sexta feira  - Meninas que leem tão bem!

A Adelina, que trabalha na ESFA e ajuda na preparação da liturgia na igreja (capela), transbordava alegria e alguma vaidade ao contar-nos o que as pessoas diziam das meninas Titânia,  alunas da nossa escola, depois de lerem as leituras na missa do domingo passado. 

“Quem são aquelas meninas que leem tão bem?” Pois, estas meninas frequentam o 4º ano do ensino primário da Escola São Francisco de Assis em Boebau. Até nós nos envaidecemos com estes elogios. O que quer dizer que, apesar das dificuldades que a nossa escola enfrenta, nomeadamente com contratação de professores credenciados, o nível de ensino tem-se distinguido pelas boas prestações que alunos e professores têm demonstrado. 

Por vezes, a boa vontade e a dedicação ao trabalho valem mais que canudos e diplomas. Parabéns, meninas e “professores” ! Continuem a fazer o melhor que souberem. O nosso apoio nunca lhes irá faltar...


05.05.2023, sexta feira - Um “adeus” sentido

Só eu sei por quê. Mas esta despedida da escola, dos lugares, das crianças e das gentes de Boebau custou-me muito. Que seja o que Deus quiser.

À hora combinada lá estamos nós de partida, rumo a Dili. Talvez a viagem menos penosa das que fizemos de Boebau/Liquiçá, percorrendo outros caminhos. Mas, como diz o ditado, “todos os caminhos vão dar a Roma”. Por isso a chegada ao destino processou-se dentro da normalidade.

Obrigado, Maria João e João Picão,  pela vossa disponibilidade e generosidade. É dando que se recebe, e penso que depois de tudo o que destes a esta gente também vos sentireis “de alma cheia” com esta experiência radical. “Adeus! Adeus! Adeus, Maria João”, cantavam as crianças, com música do Avé de Fátima. Inesquecível!...


10.05.2023, quarta feira - Em digressão

Merecido ou não, resolvemos dar uma volta turística por Timor-Leste. A comitiva destes dias (Eustáquio, Maria João, João Picão e eu) partiu de Dili rumo a a Baucau, Los Palos, Tutuala e Com, à procura das paisagens e das pessoas maravilhosas deste país. 

Se não fora as estradas com péssimo piso que tivemos de percorrer, diríamos que este passeio teria sido o máximo. Mas, feitos os descontos desta carência, podemos dizer que valeu bem a pena. Foram três dias maravilhosos. 

Então a estadia em Com, roçou a imagem do paraíso na terra. Que beleza de mar, que esplendor do sol poente e do sol nascente, que delicadeza destas gentes! Mais a mais, Com é terra que viu nascer Kon Santana, um dos heróis da resistência que sucedeu a Xanana Gusmão após a sua prisão pelas forças indonésias. 

Com foi também o palco principal para observar o fenómeno natural do eclipse solar que ocorreu no passado mês de abril. Observadores de todo o mundo (até dois portugueses) instalaram-se aqui para contemplar esta maravilha. Não estranho nada a atitude contemplativa de Francisco de Assis ante o Irmão Sol e o cântico que compôs chamando irmãs a todas as criaturas.

Depois foi o caminho do regresso, percorrendo as estradas (?) que nos conduziram a Dili.


16.05.2023, terça feira - Alvorada ou Desgarrada?

Ao ouvir todos os dias, logo de manhãzinha, o canto dos galos fico a pensar no termo correto: Alvorada ou Desgarrada?

Ainda que o seu canto pareça ser uma repetição, cada vez que os ouço cantar encontro nuances em cada resposta que me encantam e me dão vontade de entrar também no desafio. Então o meu Xico, que posso observar bem perto, enche bem o peito de ar, estica-se todo e bota lá de dentro um vozearão que o faz campeão, solista principal, desta alvorada matinal. À hora certa, aí está ele a desafiar. Já tentei responder-lhe, mas ele vence sempre, é mais forte do que eu, canta bem melhor do que qualquer um. “O nosso galo é bom cantor”, diz a canção. Foi feito para cantar. Por isso já deixei expresso o meu desejo, a minha ordem que, enquanto ele assim cantar não o podem vender e muito menos matar. Pois “quem canta, o seu mal espanta”.

“...ó do qui ri qui - có ró có - cá rá cá / Festa como a nossa no mundo não há!”

(Seleção / revisão e fixação de texto / negritos / subtítulos: LG)

(Continua)
____________

terça-feira, 1 de agosto de 2023

Guiné 61/74 – P24526: In Memoriam (482): Honrando, com tristeza, o silêncio dos mortos. Visita ao cemitério da minha aldeia onde jazem antigos camaradas (José Saúde)

1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem.


Honrando, com tristeza, o silêncio dos mortos

Visita ao cemitério da minha aldeia onde jazem antigos camaradas 

Foi no profundo silêncio dos mortos que no pretérito sábado, 29 de julho de 2023, entrei no cemitério da terra que me vira nascer, Aldeia Nova de São Bento, onde só o cantar de duas rolas escondidas algures no alto de um cipreste, mas que bem se faziam ouvir, que segui pela rua principal a caminho da campa onde, lá mais atrás, descansam os meus pais e que um dia para lá também partirei, parando pausadamente à frente de sepulturas, onde repousam os restos mortais de antigos amigos de infância e mais tarde camaradas da guerra Colonial, ou do Ultramar.

As fotografias expostas em cada campa, refletem rostos de jovens/meninos que um dia partiram para uma guerra que lhes fora cruel, sendo o seu regresso verdadeiramente hostil, pois partiram cheio de vida e regressaram cadáveres. Outros por lá também morreram, sendo que alguns desses camaradas terão sido sepultados nas frentes de combate, mas não se sabendo ainda hoje o paradeiro preciso dos seus restos mortais, tendo em linha de conta o crescimento constante da vegetação, ou de um outro nativo ainda conhecedor dos respetivos locais, mas que, entretanto, já terão partido do reino dos mortais. Houve, similarmente, camaradas que ficaram sepultados em cemitérios de pequenas aldeias, vilas ou cidades, mas que por lá se mantêm, se, entretanto, não lhes deram um desastroso fim.

Conheci campas em Nova Lamego, Gabu, Guiné, onde foram “depositados” os corpos, jovens soldados que padeceram numa guerra que não era deles, restando, nesses tempos, a nossa singela visita de homenagem a camaradas que faleceram em palcos de combate.

No meu 10º livro – ALDEIA NOVA DE SÃO BENTO – MEMÓRIAS, ESTÓRIAS E GENTES – Edições Colibri, Lisboa, uma obra que deixo ao meu povo, cuidei em trazer a público os nomes dos mortos da minha terra que perderam as suas vidas nas três frentes de guerra: Angola, Moçambique e Guiné.

Aliás, sendo o tema doloroso é, por outro lado, uma homenagem, embora pesarosa, que deixo para a memória futura.

Mortos na guerra colonial originários da aldeia

Curvo-me perante a sensibilidade que me vai na alma, porque foi uma evidente e indesmentível realidade, que nos três palcos de guerra – Angola, Moçambique e Guiné – foram muitos os conterrâneos que pisaram o palco da peleja africana. Uma guerra que teve o seu começo em Angola, em 1961, e terminou com o 25 de Abril de 1974. Um acontecimento estigmatizado que, aliás, terá sido o mais marcante da sociedade portuguesa no Séc. XX e que atravessou várias gerações. Eu, tal como muitos amigos da aldeia, fui combatente na Guiné e conheci os horrores da guerra e o tempo de paz. Aliás, no meu livro, o nono, “Um Ranger na Guerra Colonial Guiné-Bissau 1973/74”, fica explícito a dimensão de uma peleja que não deu tréguas.


Jovens, entre os 20 e os 23 anos, que conheceram a fúria das armas, o terror das emboscadas, os ataques noturnos aos quartéis, a raiva por um rebentar das minas, pessoais ou anticarro, ou outros momentos de infortúnio que tiraram a vida a rapazes em plena flor de idade, sendo que outros viverão eternamente o teor de uma peleja que, visivelmente, estava perdida.


Desse lote de “miúdos” que um dia partiram para um palco deveras adverso e que para eles lhes era de todo desconhecido, dado que não possuindo o mínimo de saberes sobre o fatídico conflito, “carne para canhão” como se alcunhavam os antigos combatentes, centralizo esta curta descrição naqueles moços, então nossos amigos e companheiros, alguns dos bancos da escola, que encontraram a morte na azarenta guerra do Colonial, ou do Ultramar: António Inácio Guerreiro, Bento Rebocho da Silva, Bento Valente Pica, Francisco Laneiro Rodrigues, João Pica Monteiro, Joaquim Soares dos Reis, José Francisco Vitória (A-do-Pinto), José Luís Evaristo, José Valente Morais e Luís Batista Gomes. 

A informação foi recolhida numa fonte fidedigna que menciona os mortos do concelho de Serpa e onde lá se encontram mencionados os falecidos da nossa aldeia na guerra colonial.

Desses tempos, já longínquos, fica uma moda que refere Angola e Moçambique, sendo a Guiné o palco de uma horripilante luta que evoluiu mais tarde.

Lá vai uma embarcação

É tão triste ver partir
Um barco do Continente,
Para Angola ou Moçambique
Lá vai outro contingente.

Tanta lágrima perdida,
Quando o barco larga o cais,
Adeus, minha mãe querida,
Não sei se voltarei mais.

Lá vai uma embarcação
Por esses mares fora,
Por aqueles que lá vão
Há muita gente que chora.

Há muita gente que chora,
Com mágoas no coração,
Por esses mares a fora
Lá vai uma embarcação.

É tão triste ver partir
Um barco do Continente,
Para Angola ou Moçambique
Lá vai outro contingente.

Tanta lágrima perdida,
Quando o barco larga o cais,
Adeus, minha mãe querida,
Não sei se voltarei mais.

Lá vai mais uma embarcação
Por esses mares fora,
Por aqueles que lá vão
Há muita gente que chora.

Há muita gente que chora
Com mágoas no coração,
Por esses mares a fora
Lá vai uma embarcação

Observação: Cancioneiro alentejano.  

Guiné 61/74 - P24525: Documentos (42): "Acordo Missionário", de 7 de maio de 1940, celebrado entre a Santa Sé e a República Portuguesa

"Assinatura da Concordata e do Acordo Missionário no Vaticano, 7 de Maio de 1940. À direita o Cardeal Luigi Maglione, representante da Santa Sé e à esquerda o General Eduardo Marques, antigo Ministro das Colónias portuguesas. [AHD- Colecção de Álbuns Fotográficos]" (Fonte: Cortesia de Instituto Diplomátio / Ministério dos Negócios Estranheiros)


1. Faz agora 83 anos que a Santa Sé (Estado do Vaticano) e o República Portuguesa assinaram a Concordata, a par do Acordo Missionário. Foi no dia 7 de maio de 1940. 

O histórico evento passou-se no papado do Pio XII e no governo de António de Oliveira Salazar. Os dois documentos foram depois ratificados,  a 30 de maio desse ano, pela Assembleia Nacional (que não tinha qualquer legitimidade democrática, dado o Estado Novo ser um regime de partido único),

Foi a 5.ª Concordata da História de Portugal. Com ela procurou-se "normalizar" as relações entre o Estado e a Igreja Católica.  Ficou consagrada a liberdade religiosa e a separação entre o poder laico e o religioso. À Igreja foi restituída parte do património que perdera em momentos históricos anteriores (nomeadamenet durante o liberalismo e a República), bem como uma série de prerrogativas (como a liberdade de organização, certas isenções fiscais, etc.). 

Recorde-se que durante a República foi promulgada, em 1911, a Lei da Separação do Estado das Igrejas de 1911, o que deu origem  a um  corte de relações diplomáticas que vigorou até 1918.

Lê-se na Infopédia (Concordata):

(...) "O chamado Acordo Missionário, assinado na mesma altura, criou condições para a colaboração entre a Igreja Católica e o regime salazarista, quer no território europeu, quer, e sobretudo, nas colónias ultramarinas.

"A Igreja fora lesada no seu património e liberdades pelo liberalismo do século XIX e de novo a seguir à implantação da República. Com a Concordata, porém, adquiriu ou recuperou uma série de prerrogativas: foi consagrado o direito de ela se organizar como melhor lhe conviesse, de comunicar com os fiéis sem prévia autorização do Estado e de lhes cobrar coletas, de ministrar instrução religiosa nas suas próprias instituições de ensino e noutras instituições privadas.

"Por outro lado, ficou previsto o ministério da religião e moral católicas nas escolas públicas e o serviço dos sacerdotes como capelões nas Forças Armadas. Aos casamentos católicos foi reconhecida validade civil.

Ainda nos termos dos acordos de 1940, a Igreja recebeu parte do património que lhe fora expropriado, prescindindo explicitamente da parte restante, enquantoa" o Estado se comprometeu, em contrapartida, a subsidiar a ação missionária nas colónias (em que Salazar estava especialmente interessado, como instrumento de consolidação do império) e a conceder-lhe regalias ímpares no capítulo das isenções fiscais.

"À Concordata e ao Acordo Missionário estavam subjacentes dois princípios distintamente modernos. Por um lado, estabelecia-se a separação do poder laico e da Igreja: ficou consagrado o princípio da não intromissão de uma esfera na outra, sem prejuízo de poder haver cooperação com objetivos específicos. Por outro lado, foi consagrado o princípio da liberdade religiosa. Estes dois princípios constituem, ainda hoje, a base do relacionamento do Estado português com as confissões e instituições religiosas." (..:)

Lê-se na Wikipédia (Concordata entre a Santa Sé e Portugal de 1940):

(...) "Apesar de ser um documento negociado pessoalmente por Salazar e conotado com o Estado Novo vigorou até 2004 tendo sobrevivido 34 anos em regime autoritário e 30 anos em regime democrático. O texto sobreviveu intacto, tendo apenas sofrido apenas uma alteração em 1975 de molde a acabar com a renúncia legal ao divórcio para os casamentos católicos posteriores à Concordata, o que na prática resultava na indissolubilidade dos casamentos canónicos.

"Curiosamente este era um ponto onde Salazar tinha aceitado a contragosto a posição da Santa Sé, tendo na altura deixado claro que essa não era no seu juízo a melhor solução. A fórmula alternativa que veio a ser consagrada na revisão deste artigo 1975 foi justamente a fórmula que Salazar e os seus conselheiros tinham sugerido à Santa Sé em 1937.

"Salazar pretendeu sempre evitar tudo o que pudesse ser interpretado como uma violação do regime de separação entre Estado e Igreja e conseguiu, através de negociações firmes e de um hábil jogo diplomático, fazer valer as posições do Estado português face às pretensões da Santa Sé" (..:).

2. Para saber mais: 

Manuel Braga da Cruz · As negociações da Concordata e do Acordo Missionário de 1940. Análise Social, vol. XXXII (143-144), 1997 (4.º-5.º), 815-845, Disponível em http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1218793712C5wMG9pn8Pj18SG5.pdf


 3. Texto do Acordo Missionário (realces a amarelo: editor LG). (Sob o descritor "Missionários" temos mais de meia centena de referências no nosso blogue; na Guiné, e nomeadamente durante guerra colonial, as relações entre as autoriddaes locais, civis e militares, e as missões católicas estrangeiras, nomeadamente os missionários italianos do PIME - Pontífico Instituto Para as Missões Exteriores, não foram fáceis nem pacíficas, como documenta o nosso blogue).

INTER SANCTAM SEDEM ET REMPUBLICAM LUSITANAM 

SOLLEMNES CONVENTIONES (#)

ACORDO MISSIONÁRIO ENTRE 

A SANTA SÉ  E A REPÚBLICA PORTUGUESA 


Considerando :

Que na data de hoje foi assinada a Concordata entre a Santa Sé e a República Portuguesa;

Que na dita Concordata nos artigos XXVI-XXVIII estão enunciadas as normas fundamentais relativas à actividade missionária;

Que durante as negociações para a conclusão da mesma Concordata o Governo Português propôs que as ditas normas fôssem ulteriormente desenvolvidas numa Convenção particular;

A Santa Sé e o Governo Português resolveram estipular um acordo destinado a regular mais completamente as relações entre a Igreja e o Estado no que diz respeito à vida religiosa no Ultramar Português, permanecendo firme tudo quanto tem sido precedentemente convencionado a respeito do Padroado do Oriente.

Para este fim nomearam Plenipotenciários respectivamente

Sua Eminência Reverendíssima o Senhor Cardeal LUIGI MAGLIONE, Secretário de Estado de Sua Santidade;

 e Sua Excelência o Sr. General EDUARDO AUGUSTO MARQUES, antigo Ministro das Colónias, Presidente da Câmara Corporativa, Grã- Cruz das Ordens militares de Cristo, de S. Bento d'Aviz e da Ordem do Império Colonial;

Sua Excelência o Sr. Doutor MARIO DE FIGUEIREDO, antigo Ministro da Justiça e dos Cultos, Professor e Director da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Deputado e Grá-Cruz da Ordem militar de S. Tiago da Espada;

Sua Excelência o Sr. Doutor VASCO FRANCISCO CAETANO DE QUEVEDO, Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário junto da Santa Sé, Grã-Cruz da Ordem militar de Cristo e Cavaleiro de Grã-Cruz da Ordem de S. Gregório Magno;

os quais, sob reserva de ratificação, concordaram em quanto se segue :

Art. 1

A divisão eclesiástica das Colónias Portuguesas será feita em dioceses e circunscrições missionárias autónomas.

Aos bispos das dioceses cabe organizar, por intermédio do clero secular e regular, a vida religiosa e o apostolado da própria diocese.

Nas circunscrições missionárias a vida religiosa e o apostolado serão assegurados por corporações missionárias reconhecidas pelo Governo, sem prejuízo de, com autorização deste, se estabelecerem, nos ditos territórios, missionários doutras corporações ou do clero secular.

Art. 2

Os Ordinários das dioceses e circunscrições missionárias, quando não haja missionários portugueses em número suficiente, podem, de acordo com a Santa Sé e com o Governo, chamar missionários estrangeiros, os quais serão admitidos nas missões da organização missionária portuguesa, desde que declarem submeter-se às leis e tribunais portugueses. Esta submissão será a que convém a eclesiásticos.

Art. 3

As dioceses serão governadas por bispos residenciais e as circunscrições missionárias por Vigários ou Prefeitos Apostólicos, todos de nacionalidade portuguesa.

Tanto numas como noutras, os missionários católicos do clero secular ou de corporações religiosas, nacionais ou estrangeiros, estarão inteiramente sujeitos à jurisdição ordinária dos sobreditos prelados no que se refere ao trabalho missionário.

Art. 4

As dioceses e as circunscrições missionárias serão representadas junto do Governo da Metrópole pelo respectivo prelado ou por um seu delegado, e as corporações missionárias pelo respectivo Superior ou por um seu delegado.

Os Superiores e os delegados, aqui mencionados, terão a nacionalidade portuguesa.

Art. 5

As corporações missionárias reconhecidas estabelecerão em Portugal continental ou ilhas adjacentes casas de formação e de repouso para o seu pessoal missionário.

As casas de formação e de repouso de cada corporação constituem um único instituto.

Art. 6

São desde já criadas três dioceses em Angola, com sede em Luanda, Nova Lisboa e Silva Porto; três em Moçambique, com sede em Lourenço Marques, Beira e Nampula; uma em Timor, com sede em Dili. Além disso, nas ditas colónias e na Guiné poderão ser eretas circunscrições missionárias.

A Santa Sé poderá, de acido com o Govêrno, alterar o número das dioceses e circunscrições missionárias. Os limites das dioceses e circunscrições missionárias serão fixados pela Santa Sé de maneira a corresponderem, na medida do possível, à divisão administrativa e sempre dentro dos limites do território português.

Art. 7

A Santa Sé, antes de proceder à nomeação de um arcebispo ou bispo residencial ou dum coadjutor cum iure successionis, comunicará o nome da pessoa escolhida ao Governo Português a fim de saber se contra ela há objecções de caracter politico geral. O silêncio do Governo, decorridos trinta dias sôbre a referida comunicação, será interpretado no sentido de que não há objeções. Todas as diligências previstas neste artigo ficarão secretas.

Quando dentro de cada diocese ou circunscrição missionária fôrem estabelecidas novas direções missionárias, a nomeação dos respectivos diretores, não podendo recair em cidadão português, só será feita depois de ouvido o Governo Português.

Criada uma circunscrição eclesiástica, ou tornando-se vacante, a Santa Sé, antes do provimento definitivo, poderá imediatamente constituir um administrador apostólico provisório, comunicando ao Govêrno Português a nomeação feita.

Art. 8

Às dioceses e circunscrições missionárias, às outras entidades eclesiásticas e aos institutos religiosos das colónias, e bem assim aos institutos missionários, masculinos e femininos, que se estabelecerem em Portugal continental ou ilhas adjacentes, é reconhecida a personalidade jurídica.

Art. 9

As corporações missionárias reconhecidas, masculinas e femininas, serão, independentemente dos auxílios que receberem da Santa Sé, subsidiadas segundo a necessidade pelo Governo da Metrópole e pelo Governo da respectiva colónia. Na distribuição dos ditos subsídios, ter-se-ão em conta não somente o número dos alunos das casas de formação e o dos missionários nas colónias, mas também as obras missionárias, compreendendo nelas os seminários e as outras obras para o clero indígena. Na distribuição dos subsídios a cargo das colónias, as dioceses serão consideradas em paridade de condições com as circunscrições missionárias.

Art. 10

Além dos subsídios a que se refere o artigo anterior, o Governo continuará a conceder gratuitamente terrenos disponíveis às missões católicas, para o seu desenvolvimento e novas fundações. Para o mesmo fim, as entidades mencionadas no artigo 8 poderão receber subsídios particulares e aceitar heranças, legados e doações.

Art. 11

Serão isentos de qualquer imposto ou contribuição, tanto na Metrópole como nas colónias :

a) todos os bens que as entidades mencionadas no artigo 8 possuírem em conformidade com os seus fins:

b) todos os actos inter vivos de aquisição ou de alienação, realizados pelas ditas entidades para satisfação dos seus fins, assim como todas as disposições mortis causa de que forem beneficiárias para os mesmos fins.

Além disso, serão isentos de todos os direitos aduaneiros as imagens sagradas e outros objectos de culto.

Art. 12

Além dos subsídios previstos no artigo 9, o Governo Português garante aos Bispos residenciais, como Superiores das missões das respetivas dioceses e aos Vigários e Prefeitos Apostólicos honorários condignos e mantém-lhes o direito à pensão de aposentação. Para viagens ou deslocações, porém, não haverá direito a qualquer ajuda de custo.

Art. 13

O Govêrno Português continuara a abonar a pensão de aposentação ao pessoal missionário aposentado e para, o futuro dá-la-á aos membros do clero secular missionário quando tiverem completado o número de anos de serviço necessário para tal efeito.

Art. 14

Todo o pessoal missionário terá direito ao abono das despesas de viagem dentro e fora das colónias. 

Para gozar de tal direito basta que na Metrópole o Ordinário ou seu delegado apresente ao Governo os nomes das pessoas, juntamente com atestado médico, que comprove a robustez física necessária para viver nos territórios do Ultramar, sem necessidade de outras formalidades. 

Se o Governo, por fundados motivos, julgar insuficiente o atestado médico, poderá ordenar novo exame que será feito na forma devida por médicos de confiança, sempre do sexo feminino para as pessoas deste sexo.

As viagens de regresso à Metrópole por motivo de doença ou em gozo de licença graciosa serão, por proposta dos respectivos prelados, autorizadas segundo as normas vigentes para os funcionários públicos.

Art. 15

As missões católicas portuguesas podem expandir-se livremente, para exercerem as formas de actividade que lhes são próprias e nomeadamente a de fundar e dirigir escolas para os indígenas e europeus, colégios masculinos e femininos, institutos de ensino elementar, secundário e profissional, seminários, catecumenatos, ambulâncias e hospitais.

De acordo com a Autoridade eclesiástica local, poderão ser confiados a missionários portuguêses os serviços de assistência religiosa e escolar a súbditos portugueses em territórios estrangeiros.

Art. 16

Nas escolas indígenas missionárias é obrigatório o ensino da língua portuguesa, ficando plenamente livre, em harmonia com os princípios da Igreja, o uso da língua indígena no ensino da religião católica.

Art. 17

Os Ordinários, os missionários, o pessoal auxiliar e as irmãs missionárias, não sendo funcionários públicos, não estão sujeitos ao regulamento disciplinar nem a outras prescrições ou formalidades a que possam estar sujeitos aqueles funcionários.

Art. 18

Os Prelados das dioceses e circunscrições missionárias e os Superiores das corporações missionárias na Metrópole darão anualmente ao Governo informações sobre o movimento missionário e actividade exterior das missões.

Art. 19

A Santa Sé continuará a usar da sua autoridade para que as corporações missionárias portuguesas intensifiquem a evangelização dos indígenas e o apostolado missionário.

Art. 20

Mantém-se em vigor o regime paroquial da diocese de Cabo Verde.

Art. 21

Os dois textos do presente Acprdo, em língua portuguesa e em língua italiana, farão igualmente fé.

Feito em duplo exemplar.

Cidade do Vaticano, 7 Maio de 1940. (*)

L. Card. MAGLIONE

EDUARDO AUGUSTO MARQUES

MARIO DE FIGUEIREDO

S. VASCO FRANCISCO CAETANO DE QUEVEDO (**) 

(#) AAS 32 (1940) 235-244.

_____________

Notas do editor:

(*) Texto disponível aqui:

https://www.vatican.va/roman_curia/secretariat_state/archivio/documents/rc_seg-st_19400507_missioni-santa-sede-portogallo_po.html

(**) Último poste da série > 21 de dezembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23904: Documentos (41): "Diploma de Cobra", outorgado pelo cap inf Jorge Parracho, cmdt da CCAÇ 3325, "Cobras" (Guileje e Nhacra, 1971/72) ao seu amigo e camarada do tempo da Academia Militar, cap art Morais da Silva, cmdt da CCAÇ 2796, "Gaviões" (Gadamael e Nhacra, 1970/72)

Guiné 61/74 - P24524: Convívios (968): Almoço da malta do "PIFAS", Lisboa, Pátio Alfacinha, 9 de setembro de 2023 (Silvério Dias / Jorge Varanda)


A mascote do Programa [de Informação]  das Forças Armadas (PIFAS), da responsabilidade da Repartição de Assuntos Civis e Acção Psicológica. Autor (até à data) desconhecido. 

Imagem, enviada pelo nosso camarada Miguel Pessoa, cor pilav ref (ten pilav, Bissalanca, BA 12, 1972/74). 



Oeiras > Galeria-Livraria Municipal Verney > 4 de março de 2017 > 15h00 - 16h30> A antiga equipa que deu voz e alma ao PIFAS: o primeiro sargento Silvério Dias (nosso grã-tabanqueiro nº 651) e a famosa "senhora tenente", sua esposa. (*)

Recorde-se aqui o  percurso de vida do nosso camarada Silvério Dias: 

(i) ex-2º srgt art, CART 1802, Nova Sintra, 1967/69; 

(ii) 1º srgt art, locutor do PFA. Porgrama das Forças Armadas, 'Pifas', Bissau QG/CTIG, 1969/74, onde trabalhou com Ramalho Eanes e Otelo, entre outros; 

(iii) civil, foi delegado de propaganda médica, 1974/76, em Bissau; (iv) hoje, 1º srgt art ref; beirão, casado com a "senhora tenente", também do 'Pifas'; vive em Oeiras;

(v) edita o  blogue "Poeta Todos Dias" que já existe desde 2011 e onde todos os dias, publica um, dois, três, quatro , cinco ou seis apontamentos poéticos, em geral, quadras populares, sobre temas do quotidiano: 

(vi) já teve mais de 400  mil vizualizações de páginas; 

(vii) presenta-se nestes termos singelos: "Sou da Beira; ex-militar; Índia, Moçambique e Guiné; na velhice o vício da poesia, e o amor que me une às boas tradições beirãs"; 

(viii) natural de Sarnadinha, Vila Velha de Ródão, é autor do livro  de poesia "Neste lugar onde nasci" (2017);

(ix) é membro da Tabanca Grande desde 24/3/2014; tem cerca de 3 dezenas de referências no nosso blogue.

Foto (e legenda): © Luís Graça (2017). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do Silvério Dias, o 1º srgt ref, radialista do PIFAS (1969/74), que é um caso extraordinário de "resistência e resiliência" contra os "males da idade": aos 92 ou 93 anos (julgo que nasceu em 1930) ainda continua de "mente sã em corpo (já) cansado"... 

Data - sábado, 15/07/2023, 12:59

Assunto - Reviver o "Pifas"

Caro "Tabanqueiro-mor", aceita os cumprimentos do 651.

Venho solicitar que anuncies o que se aprasenta em epígrafe e simultaniamente, convidar-te a estar present, no evento que reunirá "pifanianos" mui ilustres.

Resumindo e não baralhando: 

Almoço no "Pátio Alfacinha". Em 9 de Setembro.

Para mais pormenores, contacta 962 333 147 (alferes Jorge Varanda).

Comigo, pelo E-mail que conheces. E... diz coisas.

Sempre amigo,
Silvério Dias.

2. Comentário do editor LG:

Meu caro e ilustre "pifiano" Silvério Dias: com este tandém, tu e o Jorge Varanda, e uma ajudinha do nosso blogue, vamos fazer do dia 9 de setembro, no "Pátio Alfacinha",  uma grande jornada de convívio dos "radialistas" e demais colaboradores e fãs do Pifas!...

Para já sai este primeiro anúncio do convívio. Depois vamos chamar a capítulo os "pifianos" que integram a nossa Tabanca Grande. O Jorge Varanda   ( que eu conheço de outras guerras, as da saúde) terá que ser o próximo, uma vez que ainda não deu a cara... 

Em princípio, lá estarei (dependendo, embora, da minha complicada agenda terapêutica. ...). 

Um alfabravo para ti e para o Jorge. Um chicoração para a "senhora tenente". LG
___________

Nota do editor:

Último poste da série > 25 de junho de 2023 > Guiné 61/74 - P24429: Convívios (967): 52º almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, Algés, 22 de junho de 2023, juntando 45 comensais