segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Guiné 61/74 - P24554: Notas de leitura (1606): "Um cripto na terra vermelha da Guiné", por Humberto Costa; 2.ª edição, 2020, Eudito (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 3 de Setembro de 2021:

Queridos amigos,
Mais uma edição de autor, tive a dita de a encontrar na Biblioteca da Liga dos Combatentes, um fornecedor sempre generoso. Temos o percurso do cabo Humberto Costa, operador cripto em Mansoa e Bissau, foi coligindo notas do seu itinerário desde a recruta à disponibilidade. Homem manifestamente sociável, atento à miséria das populações, realça aspetos divertidos e bizarros que a tropa sempre oferece. Não há nenhuma farronca, não se disfarça de herói o combatente, diz o que sente debaixo de fogo, provou diversas flagelações, e por ser cripto vai tomando nota da atividade operacional do setor de Mansoa. Edição profusamente ilustrada, faltava-nos o depoimento constituído por notas de um cabo cripto quase no final da guerra da Guiné.

Um abraço do
Mário



Um cripto na terra vermelha da Guiné

Mário Beja Santos

É o primeiro livro de Humberto Costa, 2.ª edição, 2020, Eudito (geral@eudito.com), natural de Cedofeita, infância vivida no Monte Aventino, com currículo de grande participação como autarca e desportista; é atualmente presidente do Grupo Dramático do Monte Aventino. Ajunta as suas notas diárias entre 1971 e 1974: recruta em Viseu (8 horas de viagem entre o Porto e Viseu, o comboio era dos antigos com máquina de carvão), conta episódios divertidos de desenfianços e calacices; curso de escriturário em Leiria, nota-se sempre a preocupação em registar o nome de amigos e conterrâneos; curso de operador cripto na Trafaria. Explica-nos o que é ser operador cripto, a natureza das mensagens (romeo – rotina; uniforme – urgente; óscar – imediato; zulo – relâmpago); vai estagiar na Figueira da Foz, nunca se escusa a contar uma boa pilhéria. Chega a Bissalanca em 13 de março de 1972 e segue diretamente para Mansoa, regista as elevadas temperaturas, anota por onde passa:

“Vimos um povoamento, era Infandre, que fica separado de Mansoa pelo rio Mansoa, atravessámos a ponte e entrámos em Mansoa. O quartel estava do lado direito, em frente ficava a vila com uma igreja grande, um cinema ao ar livre, um posto de gasolina, o campo de futebol dos Balantas e o mercado municipal, bem como a igreja. O comércio era exercido maioritariamente por libaneses. Foi colocado na Companhia de Caçadores n.º 15”.

Dá-nos a composição das unidades militares sediadas em Mansoa. Tem batismo de fogo em 31 de março, ataque a Mansoa e Cussaná. Regista o seu espanto de ter visto crianças com latas na porta do refeitório, esperando que os soldados acabassem de comer para irem limpar as mesas e empurrar os restos para dentro das latas. Em 5 de abril há flagelação a Infandre bem como a Mansoa, que sofreu mortos e feridos na população. Dias depois anota que três elementos civis foram vítimas de mina antipessoal.

A obra está repleta de imagens de Humberto Costa, imagens de obuses, rescaldo de flagelações, crianças, patuscadas, a família da lavadeira, jogos de futebol, infraestruturas, e muito mais. Em 27 de abril, regista que numa coluna entre Bissorã e Mansoa rebentou uma mina; em maio fugiu um soldado operador cripto. Vê-se perfeitamente que registou um elevado acervo de sinistros desde emboscadas a flagelações, Mansoa em 26 de junho é flagelada com intensidade. 

“Um foguetão atingiu a torre da igreja junto ao meu local, outro a bomba de gasolina na mesma rua, mas mais ao longe. Estilhaços de granada de canhão sem recuo caíram perto de mim, atirando terra para as minhas costas, então pus a mão e senti húmidas as costas, pensando logo que era sangue. Quando me levantei senti que estava bem”.

Inventaria acidentes, as atividades operacionais da CCAÇ 15, as festas dos seus aniversários passados na Guiné. Está sempre pronto para contar peripécias. Nos seus apontamentos não escusa a deixar notas pessoais como o que se sente debaixo de fogo:

“A tremedeira do nosso corpo, o bater forte do nosso coração que parece mesmo que não vai resistir, a cabeça que pensa rápido, mas fraqueja. Só pensamos em esconder e proteger pelo menos a nossa cabeça. Mas quando se ouve um camarada aos berros, porque foi atingido por um estilhaço ou bala e diz alto ‘vou morrer!’, isto é terrível, sentimos também a dor dos nossos camaradas. A pressão é enorme naquela altura. E então vem o silêncio e nós dizemos que já acabou por hoje. Assim, mais calmos, corremos para os nossos camaradas feridos e para aqueles que estão em estado de choque. No dia seguinte e pela mesma hora estamos todos a olhar para o céu para ver se vem mais guerra”

Dá nota de um acontecimento, durante meio ano aproximadamente foi tempo de pausa na guerra de Mansoa.

Em setembro de 1973 deixou Mansoa para ser integrado no Centro Cripto da CCS do Quartel-General em Bissau. Deixa anotados os encontros com a malta amiga e vizinha, mais um rol de fotografias e escreve nos seus apontamentos em 4 de novembro:

“Ao quartel-general chegou um operador cripto que estava num quartel junto à fronteira com o Senegal. Disse que tiveram de abandonar o quartel depois de um ataque do inimigo. Andaram perdidos durante vários dias. Alguns seguiram o caminho certo e encontraram população ligada às nossas tropas. Outros andaram sem norte, passavam fome e sede, beberam a própria urina para resistir à seca dos lábios. Até que um dia foram avistados. Este operador cripto ao contar isto tremia por todos os lados. O medo era muito forte, não sabiam para onde ir, então corriam para o mato que era mais escondido. Muitos, depois da calma, lá vinham ter com os companheiros, outros perdiam-se”.

Volta a Mansoa em 12 de dezembro, acompanha o seu substituto na CCAÇ 15. Nessa noite foram atacados, teve mais medo porque estava no final da sua estadia em Mansoa. Descreve assim o seu Natal de 1973: 

“Estando eu nos Adidos na véspera de Natal, comi uma posta de bacalhau pequena e duas batatas cozidas para ter algo que me lembrasse o Natal. Comprei dois bolos e uma lata de Fanta”.

 Em 6 de janeiro saiu de Bissau para Lisboa. Os últimos elementos da sua obra são considerações sobre as guerras que travámos em África, mostra curiosas ilustrações da ação psicossocial do Exército Português para atrair as populações do mato e termina o seu trabalho saudando o 25 de Abril.

Posto de gasolina de Mansoa danificado depois de uma flagelação
Igreja Católica de Mansoa
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Nota do editor

Último poste da série de 11 DE AGOSTO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24549: Notas de leitura (1605): "O Elogio da Dureza", por Rui de Azevedo Teixeira; Gradiva Publicações, 2021 (Mário Beja Santos)

domingo, 13 de agosto de 2023

Guiné 61/74 - P24553: (Ex)citações (421): Vivendo na Suécia há já quase meio século, com família sueca, há muito que compreendi não existirem paraísos... Mas, atenção!, os suecos estão longe de serem ingénuos caçadores... de borboletas (José Belo, Suécia)

1, Comentários do José Belo ao poste P 24545(*):



(i) Não se tratando de juízo valorativo, não posso deixar de sorrir ao ler um certo tipo de comentários que aparentam julgar a maioria da sociedade sueca, composta por ingénuos e incapazes caçadores de…borboletas!

Vivendo na Suécia há já quase meio século,  com família sueca, há muito que compreendi não existirem paraísos.

Mas sendo este blogue constituído na sua maioria por ex-militares (com alguns profissionais reformados), aproveito para aqui referir alguns dados referentes às Forças Armadas e indústria de armamento local, base de avultadas e muito lucrativas exportações.

Empresas como a Saab abricam os modernos caças “Gripen-39”, com os mais modernos componentes de guerra electrónica e inteligência artificial. (A Força Aérea dispõe de cerca de 120 aviões deste tipo, exportando os restantes.)

Os estaleiros Saab Kockums AB produzem além de Fragatas e Corvetas, os submarinos tipo “Gotland” de propulsão de ar independente, que lhes permite uma imersão profunda durante semanas, algo anteriormente só possível com submarinos nucleares.

São também produzidos localmente uma variada gama de mísseis terra-ar-mar, e outro material de guerra, desde as armas ligeiras, foguetes antitanque de vários modelos, um variado tipo de moderna artilharia móvel, vários modelos de blindados, ligeiros e pesados, a somarem-se a alguns modelos blindados de transporte de pessoal. (À lista dos blindados produzidos localmente somam-se 121 tanques alemães do tipo “Leopard-2A”. As munições para todo o tipo de armamento referido, terra, mar e ar, são também produzidas na Suécia.)

Como curiosidade interessante,  a Suécia tem capacidade para produzir modernas e sofisticadas baterias de foguetões de defesa anti-aéres. Mas… acabou por comprar aos Estados Unidos baterias do tipo “Patriot” a um preço quase duplo do produzido localmente.

Um tipo de compra justificada pelo Governo como tendo levado em conta certas realidades políticas (!) muito prementes.

A Suécia gasta anualmente com a defesa mais de 8, 3 mil milhões de euros, com um aumento de um quinto desde o início da guerra na Ucrânia.

11 de agosto de 2023 às 23:10 

(ii) Não se deve subestimar o saloiismo iluminado da ditadura de Salazar.

Foi durante a sua “governação” que a indústria de guerra nacional acabou por produzir a pistola metralhadora “FBP”, perfeita para ser usada por graduados aquando dos desfiles militares.

Os poucos que tiveram oportunidade de a experimentar na carreira de tiro, ou mesmo na Guiné,de imediato compreenderam o seu mau funcionamento.

Fábrica de Braço de Prata (FBP)….mais um exemplo do avançado industrialismo salazarista!

12 de agosto de 2023 às 11:33 



O luso-sueco José Belo (com 250 referências no nosso blogue, membro da Tabanca Grande desde 8 de março de 2009): foi alf mil inf da CCAÇ 2381, "Os Maiorais", Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70, é capitão do exército português reformado (poderia ser hoje coronel, se tivesse lutado pelo seu direito à reconstituição da carreira militar).



(iii) “Chamando os bois pelos nomes”, as ajudas suecas a países do terceiro mundo mais não foram (e são!) que investimentos a médio e longo prazo.

O ter governantes destes países “no bolso” acaba por abrir portas a todo o tipo de negócios e, não menos, acesso a matérias-primas importantes.

Mas quantos são os países ricos e industrializados que tal não fazem?

A única diferença estará no facto de os suecos terem sabido criar uma imagem idealizada, muito conveniente, e com bons resultados práticos para tais negócios.

Os dividendos quanto à Guiné não terão sido representativos, mas em outros países da África Austral os “investimentos” foram (e estão) a ser pagos com bons “juros”.

Mais um abraço do JBelo

2 de agosto de 2023 às 16:57

PS - Melancolicamente (!) …….há cinquenta anos nunca teria escrito o comentário anterior.


2. Comentário do editor LG:

Em suma, Zé Belo, que não se metam com os suecos (nem com as suecas, pelo menos no futebol).

Vê-se pelo teu comedido mas irónico comentário , que há uma santa ignorância nossa sobre os nossos parceiros e aliados suecos, a começar pela sua história, economia, diplomacia e interesses geoestratégicos....

Quando no início dos anos 90 estive em Karlstad, apercebi-me (não tinha essa noção) de que um país não pode ser neutral, "desalinhado", sem forças armadas e indústria de guerra. E os suecos já tinham uma indústria militar com tecnologia de ponta...

A grande diferença em relação a Portugal (para além da sua população que é equivalente e o seu território, que é quase cinco veses maior), é a sua história recente, a sua democracia, a importância da concertação social, a aposta na educação e na saúde... Nada disso conhecemos nós no Estado Novo... Salazar tinha um medo que se pelava da palavra "modernização": para ele era uma caixinha de Pandora...

Fica também aqui uma palavra minha de admiração e apreço pela Suécia e o seu povo, independentemente das nossas "idiossincrasias"... (**)

12 de agosto de 2023 às 10:26 

Guiné 61/74 - P24552: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). VIII (e última) Parte: 18, 19, 20, 21, 23, 24 e 25 de maio de 2023... "Longe dos olhos, mas perto do coração"








Timor Leste > 2018 > Imagens diversas do país

Fotos (e legenda): © Rui Chamusco (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Rui Chamusca
e Gaspar Sobral (2017)
1.  Publicamos as últimas crónicas que o nosso amigo Rui Chamusco (76 anos, professor de educação musical reformado, do Agrupamento de Escolas de Ribamar, Lourinhã, natural de Malcata, concelho de Sabugal, cofundador e líder da ASTIL - Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste) nos mandou, na sequência da sua 4.ª viagem àquele país lusófono (março-maio de 2023) (*)

Esteve lá já 4 vezes, em 2016, 2018,  
2019 e agora em 2023, no àmbito da construção, organização e funcionamemento da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau, Manati, município de Liquiçá.  

O Rui Chamusco, o "abô" Rui, é juntamente com a família luso-timorense Sobral um dos grandes pilares deste projeto de solidariedade com o povo timorense. É um exemplo inspirador, de amor à lusofonia e de solidariedade para com o povo de Timor Leste, que merece ser conhecido pelos mossos leitores. 

Além disso, há aspetos da história, da geografia e da cultura timorenses que nos são totalmente desconhecidos.

Para os leitores que se queiram associar a este projeto, aqui fica a conta solidária da Associação dos Amigos Solidários com Timor Leste (ASTIL) (Página do Facebook)

IBAN: PT50 0035 0702 000297617308 4


De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4ª estadia, 2023):
crónicas de Rui Chamusco
/ ASTIL (excertos) (*)


VIII (e última) Parte VII - 18, 19, 20, 21, 23, 24 e 25 de maio de 2023 


18.05.2023, quinta freira - Os últimos cartuchos

Hoje é o último dia da campanha para as eleições parlamentares. Todos os partidos, uns em maior escala do que outros, finalizam ao seu modo o tempo em que expuseram os seus programas, as suas promessas, as suas esperanças em bons resultados. Até já se comenta quem vai ganhar, mas eu penso que irão ganhar todos. Tudo depende de como se olhe para os resultados. O que importa é que, ganhando ou perdendo, todos se entendam e contribuam para o bom exercício do parlamento e, o mais importante, para o desenvolvimento e bem estar deste povo

Os últimos cartuchos estou também eu gastando desta minha quarta estadia em Timor Leste. Há que aproveitar estes dias que faltam para tratar de assuntos pendentes e, sobretudo, assuntos relacionados com a ESFA.

Assim sendo, já fizemos visitas e encontros:

  • ao Município de Liquiçá , que tem um acordo de colaboração com o Município de Sabugal e do qual serei elo de ligação;
  • à Direção Escolar de Liquiçá, onde apresentamos uma proposta de colaboração entre a escola ESFA e a escola pública de Quilo em Leotalá; 
  • â Escola CAFE de Liquiçá na qual lecionam alguns bons colegas e amigos de Portugal; 
  • à Embaixada de Portugal, onde a Dra. Manuela Bairos nos presenteou um final de tarde a não esquecer pela simpatia, simplicidade e vontade de ajudar, tendo em conta os seus poderes como digníssima embaixadora do nosso país. 

Pouco mais falta para completar a despedida, que terminará terça-feira próxima à Escola Portuguesa de Dili e, quarta-feira, que seré o dia da partida.


19.05.2023. sexta feira  - Com “ar de turistas”


Aí vamos nós, Adobe e Delfina, Aurora, Alif, João e Maria João Picão, Rui e Eustáquio. a caminho de Aileu e de Maubisse. Uma viagem já há tempos programada, mas que só hoje foi possível realizar. Mais estradas em mau estado, mais estrada nova, mais uma cascata, a cascata de Manleu, mais paisagens de encantar ainda que com muitas curvas e contra curvas, e eis-nos chegados a Aileu, seguindo logo para Maubisse. 

Voltas ao mercado local, fotos e mais fotos, umas perninhas de frango assado para o amigo João Picão e pouco mais. Não pareciamos; éramos mesmo turistas, três dos quais Malaes, a quem as pessoas cumprimentavam com reverência, lançando-nos o olhar, o sorriso e o “Bom dia! Bom dia!” 

No regresso paramos em Aileu para almoçar e para visitar o Projeto Montanha”, que por acaso é num vale, e sobre o qual eu tinha alguma expetativa e interesse em conhecer. OK, tudo bem, mas eu esperava outra coisa. E assim foi esta viagem de ida e volta no mesmo dia.

20.05.2023, sábado - Encontro de amigos

Também já estava programado. Aproveitando o dia feriado que as eleições de amanhã atribuem para reflexão sobre o partido em que se vai votar, os amigos Mário e Mariana, professores no CAFE em Gleno, e a Rosinha,  professora em Los Palos, vieram até Ailok Laran para, em conjunto, partilharmos algumas horas deste dia. É sempre um prazer encontrar estes amigos, por aquilo que nos une e nos torna cada vez mais amigos. Horas bem passadas, onde o humor e a boa disposição nunca faltaram.

Obrigado, Bene,  pelo acolhimento que nos dispensaste.

Outro momento antecedeu o encontro atràs descrito. Com a família da “casa Eustáquio”, fomos almoçar ao restaurante “O Tavirense”, onde já nos esperava a Professora Cristina Breda, outra grande amiga de todos nós, e nomeadamente da Escola São Francisco em Boebau. Obrigado professora pelo seu apoio a este projeto solidário.

21.05.2023, domingo -  Dia de eleições para o parlamento

Mais uma vez tive a oportunidade de acompanhar esta campanha eleitoral, e hoje é o dia D, em que os timorenses vão dizer, através do seu voto, qual é o partido ou os partidos que irão orientar e governat este país durante os próximos cinco anos.

A campanha correu muito bem, sem incidentes de relevo, com os 17 partidos concorrentes a “venderam” as suas ideias, os seus programas aos eleitores, a “puxarem a brasa para a sua sardinha”. 

A cidade de Dili despovoou-se devido aos votantes se deslocarem às suas terras para exercerem o seu dever cívico. Por todo o lado, em todas as direções se viam carretas, angunas, biscotas, microletes apinhadas de gente, aproveitando estes transportes grátis que o Etado proporciona. Também isto é festa.

Como em todos o lado onde vigore o sistema democrático, o dia de hoje é de alguma ansiedade enquanto não forem conhecidos os resultados provisórios e definitivos. Todos os concorrentes têm expetativas de alcançarem bons resultados, de ganharem lugares no Parlamento, ou de até fazerem parte da governação.

Vamos a ver se, depois de serem conhecidos os resultados eleitorais, os timorenses se comportam. Vencedores e vencidos terão de se respeitar e compreender. Muito se tem especulado sobre o que aí virá, mas eu tenho fé que estas forças políticas e sociais, vencendo ou perdendo, irão contribuir para a estabilidade governativa deste país, para o bem comum de todos os seus cidadãos.

23.05.2023, terça feira -  Mais uma despedida, mais um abraço

Não podia regressar a Portugal sem me despedir do Dr. Manuel Alexandre, diretor da Escola Portuguesa de Dili. A disponibilidade que sempre manifesta em nos receber, o acolhimento afável e a atenção com que nos escuta, a vontade de nos ser prestável são qualidades que, para além de muitas outras, nos merecem toda a estima e consideração.

Falamos de assuntos que nos concernem, de projetos a médio e longo prazo, da Escola São Francisco de Assis “Paz e Bem”, da língua portuguesa, das relações fraternas entre Timor Leste e Portugal, do nosso empenhamento na construção de um mundo melhor. A união faz a força, “Que força é essa, que força essa?”

O abraço de despedida foi breve, porque há planos e projetos que, se tudo correr bem, nos vão reencontrar para os pormos em prática.

Entretanto, o meu amigo/irmão Eustáquio servirá de interlocutor, sempre que haja algum assunto a resolver entre nós.

Obrigado Dr. Manuel Alexandre!...

23.05.2023, terça feira  - Que grande bicharada!

A conversa de esta noite derivou para a bicharada. Tudo porque eu disse que, amanhã à tarde, depois de chegar a Portugal, vou encher a barriga de caracóis, acompanhados de umas boas imperiais. Faz-lhes impressão comer estes bichos que deslizam pelo chão, cheios de baba.

Então, começaram a falar daquilo que já comeram, com o Eustáquio a comandar. Cobras, ratos (dizem que tem muito bom gosto), rãs, morcegos, lagartas, e eu seu lá quantas coisas mais. 

E aqui vai disto: “a necessidade aguça o engenho”, “ quem tem boa boca come de tudo”, “ de gostos(sejam els quais forem) não se discute” que em latim se diz “de gustibus non est disputantis”.

Então, façam favor de não se arrepiarem quando eu lhes digo que gosto de caracóis.

24.05.2023, quarta feira - Adeus!...Adeus!...

Tinha de ser. Por mais que eu lhes tenha dito: “Não quero que vocês vão ao aeroporto, quando for embora”, de nada valeu. Mais de 20 pessoas fizeram questão de aparecer, algumas até na véspera, para dizer “adeus abô, pai, tiu Rui!...” 

Muitas fotografias a solo, aos pares, a grupos e algumas lágrimas (que não são de crocodilo) de parte a parte. Vamos mas é para dentro que é para isto não desabar e dar em choro coletivo.

Depois, são horas e horas a contar o tempo que já passou, o tempo que ainda falta. Agora, estou no aeroporto de Bali, à espera que o tempo passe. “Santa paciência!...” E então quando se viaja só, sem alguém com que se possa conversar, mais custa. Quem disse que o tempo passa depressa? Que raio de relógios arranjaram?!...

25.05.2023, quinta feira  - Em solo lusitano

Por mais que disfarcemos, há sempre uma alegria, um bem estar que nos invade quando voltamos à nossa terra, ao nosso país. Contam-se as horas, contam-se os minutos, até que o avião em que viajamos roça o solo da nossa terra.

Depois, são as formalidades do desembarque que, desta vez, tudo correu bem e foi muito rápido. À espera, estava o Beto que de pronto me levou a sua casa onde almoçamos e, horas depois, me presenteou com uma delicioss caracolada bem regada com umas boas imperiais. E ao final da tarde, aí vamos nós rumo ao lar, na Lourinhã.

Em geito de conclusão, direi que esta missão está cumprida, com os objetivos quase todos alcançados. E como o quase nos sugere, prontos para outra sempre que haja razões para tal, e a saúde. sobretudo, nos permita. 

Enquanto houver força, estaremos ao serviço desta missão em terras do sol nascente, desejando sempre que , com a nossa colaboração, este mundo possa ser um pouquinho melhor.

ADEUS TIMOR LESTE!... ATÉ À VISTA!

Longe dos olhos, mas perto do coração.

(Seleção / revisão e fixação de texto / negritos / subtítulos: LG)
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Nota do editor:

(*) Último poste da série > 2 de agosto de 2023 > Guiné 61/74 - P24527: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte VII: 26, 28, 29 de abril, 1, 2, 3, 4 ,5, 10, 16 de maio de 2023... “Cada criança que nasce é sinal de que Deus ainda não está zangado com a humanidade”...

Postes anteriores da série:

28 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24511: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte VI: 16, 17, 20, 22, 23, 24 e 25 de abril de 2023


22 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24495: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte V: 7, 9, 10, 12 e 13 abril de 2023

13 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24474: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte IV: 3, 5 e 6 de abril de 2023

10 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24466: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte III: 1 e 2 de abril de 2023

5 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24453: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte II: 23, 26 e 31 de março de 2023

3 de julho de 2023 > Guiné 61/74 - P24446: De volta às montanhas de Liquiçá, Timor Leste, por mor da Escola de São Francisco de Assis, em Boebau (4.ª estadia, 2023): crónicas de Rui Chamusco / ASTIL (excertos). Parte I, 19 e 21 de março de 2023

sábado, 12 de agosto de 2023

Guiné 61/74 - P24551: Os nossos seres, saberes e lazeres (585): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (115): Oh Bruxelles, tu ne me quittes pas! (6) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 6 de Junho de 2023:

Queridos amigos,
Tive o dia por minha conta, foram mesmo saudades sem conto a serem satisfeitas, andarilhar por lugares e espaços familiares, a febre das compras e o sonho da pechincha, bisbilhotar boa arte africana, remexer em caixotes pejados de álbuns, traquitana de alguém cujos filhos e netos chamaram um quinquilheiro e venderam por atacado, desde o clister à caixa com os carrinhos de linhas, a correspondência, os álbuns de viagem, as louças da cozinha; e percorrer Marolles, os seus cantinhos típicos, ver as vitrinas das queijarias ou lojas de candeeiros ou até mesmo bazares onde se pode encontrar uma poltrona Napoleão III; deliciar-me com batata-frita (o que me remete para a saudade do fish and chips, aqui a batata é de gomos grossos e deve ser avinagrado), percorrer lojas de livros de segunda-mão, entrar num museu que me é igualmente familiar, sentar-me a beber um café pertos das Halles de Saint-Géry, foi bom enquanto durou, o melhor é descansar as pernas pois amanhã vamos até Antuérpia, ainda não sei, mas iremos percorrer a cidade por inteiro, isto depois de me maravilhar com o fantástico acervo do Museu de Belas Artes de Antuérpia, preparem-se.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (115):
Oh Bruxelles, tu ne me quittes pas! (6)


Mário Beja Santos

O que prometi a mim próprio é-me devido, hoje Bruxelas está por minha conta, uma mistura de reminiscências, de passeios de andarilho, de encontrar um tesouro na feira da ladra, entrar em espaços que conheci há volta de 40 anos e de que nunca me desabituei.
É inevitável, primeiro a feira da ladra, viajo em estado de excitação no metro, será que hoje encontro um prato Companhia das Índias, um belo álbum de fotografias antigas, uma gravura, uma pintura a óleo? Entro neste espaço com imensas cautelas, quem viaja em low cost tem fatais limitações de bagagem, já lá vai o tempo em que entrei no avião com uma caixa com um belo candeeiro Arte Deco desmontado ou com um quadro de um metro por metro. Foi uma safra curiosa, a de hoje, encontrei um álbum deterioradíssimo com fotos de alguém que tirou estudos numa escola de administração na Flandres, se empregou em Bruxelas, imagens de convívio, depois de casamento, filharada em férias. Regateei até deixar o vendedor em fúria, paguei 3€, desfiz o álbum, ainda tenho centenas de fotografias metidas em subscritos, quem sabe se não tenho aqui ideia para um romance? Sentado num banco, fui retirando as fotografias do álbum apodrecido e chamou-me a atenção de que as páginas dedicadas à guerra já não tinham fotografias, será que eram comprometedoras? Entretanto, comprei um calhamaço de Piero della Francesca, ainda com capa de plástico, uma pechincha que fez com que andasse com a mochila às costas bem ajoujada durante o dia, mas foi compensador. Regalado, invisto pelas ruas de Marolles, nunca me canso.

Três imagens do meu amanhecer na feira da ladra.
Marolles presta-se a surpresas. Daquilo que li quando todo este centro histórico foi profundamente alterado para abobadar o rio e criar a circulação ferroviária entre Bruxelles Central e Bruxelles Midi fazendo desaparecer os bairros ainda de feição medieval, ficou uma grande superfície ocupada por edifícios do século XIX e espaços a descer para os grandes boulevards que foram posteriormente urbanizados. Esta é uma das surpresas da fronteira de Marolles, trata-se de um lugar, pelo que me foi dado a observar, onde vivem muitos emigrantes, mulheres a trajar à muçulmana, africanos e seus descendentes, os homens e os rapazes conversam em árabe. Não acredito que existe uma cidade mais multiétnica que Bruxelas.
Aqui sim, é o Marolles típico, rue Haute, gostei desta surpresa, ver ao fundo o poderoso torreão do Palácio da Justiça, conheço-o sempre em obras, aquela cúpula dourada brilha ao sol.
Observo que há cuidados em Marolles na criação de espaços de convívio, outrora era um largo estéril, agora tem equipamento que assegura convivência, o leitor pode ver ao fundo o elevador que permite viajar até ao nível do Palácio da Justiça e da roda gigante.
Hergé e o seu Tintin são hoje uma frutuosa empresa e o ícone sagrado tem lugar de honra no Centro de Banda Desenhada, espero na próxima viagem fazer-vos o relato. E há heterodoxos, artistas que exploram atrevidamente a vida sexual de Tintin, como aqui se mostra num estabelecimento comercial em Marolles.
Chegou a hora de cometer um delito nutricional, Bruxelas caracteriza-se por uma excelente culinária, onde pontifica o mexilhão e mais popularmente a batata-frita. Meti-me numa bicha, quero um pacote médio com bastante maionese, e vou bebericar conjuntamente com uma cerveja trapista, o café fica para depois. Dizia-me o meu saudoso amigo Dr. Emílio Peres, autor de uma campanha de educação alimentar como jamais se repetiu em Portugal, que é tolerável prevaricar muito de vez em quando; e confesso que estas batatinhas (muito de vez em quando) são um regalo, tal como os pralinês, inesquecíveis, um perfeito atentado a quem como eu tem peso volumoso. Amesendado, vou fazer uma visita de médico ao Museu Real de Belas Artes e História de Bruxelas, é só subir o Grand Sablon.
Escultura de um morto pelo grisu, de Constantin Meunier. O grisu é uma das formas de carbono fóssil, distingue-se do gás natural pela sua composição e formação, sendo composto com mais de 90% de metano, é gás invisível e inodoro que se liberta do carvão.
Pintura de Constant Montald, A Barca do Ideal, Montald foi um dos grandes pontífices do simbolismo belga, venho aqui referenciá-lo por esta e pela pintura seguinte, não conheço melhor no âmbito desta corrente artística.
A Fonte da Inspiração, quadro de Constant Montald
Pormenor do grande átrio do Museu Real de Belas Artes e História, Bruxelas. É bem curioso comparar imagens dos museus desta época, há gritantes semelhanças, dispunham de um formato quase de templo ou de palácio de grande reverência.
Vim matar saudades à Galeria Bortier, houve tempos em que aqui comprava livros quando ia tomar o comboio para o aeroporto, maravilhava-me com livros antigos, mapas, havia mesmo um espaço em que se vendia originais de Magritte, cometi a enorme asneira de não ter aberto os cordões à bolsa e ter comprado três cartazes publicitários deste génio do surrealismo. Vejo que a galeria já viveu dias melhores, a explicação é sempre a mesma, houve o covid e o interesse pelo livro diminuiu, verdade ou mentira, esta galeria, para mim mítica, e que me fala tanto dos anos passados, caminha para o ocaso.
Obelisco do antigo mercado do peixe das Halles de Saint-Géry. Quando me aboletei num hotel chunga que tinha nome pomposo, Hôtel George V, a algumas centenas de metros daqui, umas boas décadas atrás, este espaço que era de mercado permaneceu um longo tempo em obras, e quando reabriu foi um sucesso imediato, é hoje um local de convívio, tem exposições permanentes promovidas pelas autarquia, foi aqui que me vim recolher para desfazer o álbum apodrecido, havia ali perto um casal de namorados que me olhava interrogativamente, o que é que aquele doido estava a fazer, talvez a rasgar as recordações da família.
Exterior das Halles de Saint-Géry, os belgas não perdem a oportunidade de cavaquear em dias de sol
Um dos meus templos de visita obrigatória, o alfarrabista Pêle-Mêle Bruxelas, no Bd. Maurice Lemonnier n.º 59
Uma pintura mural a caminho da Grand Place
Pormenor de edifícios da Grand Place representativos de corporações
Voltei a casa, deve ser da primavera cálida, as cerejeiras ornamentais começaram a dar flor, dentro de um mês estas ruas da Cité du Logis, em Watermael-Boitsfort enchem-se de cor, anunciam o verão. Venho cheio de fome, feliz pelos resultados deste dia e já a antever as alegrias de amanhã, vamos em grupo até Antuérpia, o Museu de Belas Artes que esteve em obras um ror de anos, está à nossa espera. E aviso-vos desde já que foi um passeio de arromba.

(continua)

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Nota do editor

Último poste da série de 5 DE AGOSTO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24535: Os nossos seres, saberes e lazeres (584): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (114): Oh Bruxelles, tu ne me quittes pas! (5) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P24550: Manuscrito(s) (Luís Graça) (226): Provérbios populares sobre a doença, a medicina, a saúde, a vida e a morte: o que podemos aprender com eles? - Parte IVB: Enfermagem, Misoginia e Sexismo


Hôtel-Dieu de Paris > c. 1500 > O hospital como "locus religiosus", "pia causa" e "locus infectuas" >  Gravura de autor desconhecido. Imagem do domínio público. Cortesia de Wikimedia Commons.

Legenda: English: Triptych showing the Hôtel Dieu in Paris, about ad 1500. The comparatively well patients (on the right) were separated from the very ill (on the left) | Français : Hôtel-Dieu de Paris. Armes de Jean V de Bueil et armes de France.







O hospital cristão medieval começou por ser simultaneamente: (i)  um locus religiosusdo ponto de vista eclesiástico, inspirado na arquitetura da casa de  Deus ("hòtel-Dieu", em francès), onde se acolhem "doentes pobres";  (ii) uma pia causa,  do ponto de vista canónico, gozando por isso de um certo número de direitos e privilégios: isenção de taxas, direito a fazer os enterros (jus funerandi), direito de asilo, etc; e, por fim, um locus infectus (e ontinuou a sê-lo, até muito tarde, até meados do séc. XIX), isto é,  um lugar de infecção e de propagação de doenças: o universo hospitalar era concentracionário e a morbimortalidade elevada, tanto entre a população internada como entre o pessoal. (Os ricos e poderosos eram tratados em casa.)

Neste tríptico, podem-se ver as armas de Jean V de Bueil e as armas de France (pia causa). o altar com a cruz ao centro e imagens de santos (locus religiosus) e a promiscuidade e falta de higiene das enfermarias (locus infectus): à direita as irmãs (freiras, enfermeiras) cuidam dos doentes, fazem-lhes a higiene,  servem-lhe  as refeições; e, â esquerda, no primeiro plano, amortalham os cadáveres dos doentes mortos, enquanto, em segundo plano, um padre administra a extrema unção a um moribundo.

 
1. Começámos a publicar, desde de meados de março passado, uma série de textos, da autoria do nosso editor Luís Graça, sobre as ensinamentos que se podem tirar dos provérbios populares portugueses, nomeadamente sobre a saúde, a doença, os hospitais, os prestadores de cuidados de saúde (médicos, cirurgiões, farmacêuticos, enfermeiros, terapeutas, etc.), mas também sobre a proteção e a promoção da saúde, incluindo a vida, o trabalho, o envelhecimento ativo e a "arte de bem morrer" (*)...


Às vezes quando a doença e a morte nos batem à porta, à minha, à da minha família, à dos meus amigos e camaradas mais próximos, é que eu me lembro que dediquei uma boa parte da minha vida (quase quatro décadas) ao ensino e à investigação da arte e da ciência da proteção da doença e da promoção da saúde, o mesmo é dizer às "coisas" da saúde pública... E dão-me saudades quando, sendo mais novo, escrevia sobre esses temas...

Depois de sobrevivermos à dura prova que foi para todos os nossos leitores a pandemia de Covid-19, eis-nos agora a fazer o luto pela perda recente de pessoas que nos eram muito queridas. Daí a oportunidade da publicação deste textos que fomos (re)buscar ao nosso "baú", mas que não têm a ver, pelo menos diretamente, com a Guiné e a guerra que lá travámos... Ou terão, dependerá das "leituras" e dos "leitores"...

São textos com mais de 20 anos, que constavam da nossa antiga página na Escola Nacional de Saúde Pública / Universidade NOVA de Lisboa (ENSP/NOVA). A págima foi recuperada pelo Arquivo.pt: Saúde e Trabalho - Luís Graça (página pessoal e profissional cuja criação remonta a 1999).

Contando com a complacência (e sobretudo com a cumplicidade) dos nossos leitores, esperamos, ao menos, que a sua leitura possa ter algum proveito. Para o nosso editor, é também uma forma de continuar a lidar com o seu sofrimento psíquico e o sofrimento psíquico das pessoas que lhe estão próximas.

Por outro lado, o nosso blogue já atingiu, na Internet, a "terceira idade": vai fazer  20 anos (!) em 23 de abril de 2024 (se lá chegar, se lá chegarmos).  E tem que ser "alimentado" todos os dias, com pelo menos três postes... Estes textos também funcionam como uma espécie de "tapa-buracos"... LG



Luís Graça (2000)

Enfermagem, Misoginia e Sexismo

Grande parte do pessoal que prestava cuidados básicos aos doentes, pertencia originariamente a ordens religiosas e militares ou a confrarias e irmandades. Ao longo do tempo surgem referências a enfermeiros maiores e enfermeiros pequenos (nomeadamente no Regimento do Hospital Real de Todos os Santos, de 1504), hospitaleiros e hospitaleiras, irmãos e irmãs, religiosos e religiosas, enfermeiras ou simplesmente mulheres, servas ou serventes.

A enfermagem está historicamente associada ao desenvolvimento do monaquismo, tal como o ensino e a prática da medicina. No mínimo, cada mosteiro tinha já:
  • Uma enfermaria (infirmitorium) para tratamento dos monges que adoeciam;
  • Um irmão enfermeiro encarregue de prestar os cuidados básicos aos doentes;
  • Uma farmácia (armarium pigmentorium);

E inclusive um pequeno jardim botânico, com lotes para cultivo de plantas medicinais (tal como consta, por exemplo, do projecto arquitectónico da abadia beneditina de Sankt Gallen (em inglês, Saint Gall), por volta de 825, representando o modelo ideal de um mosteiro da época carolíngia, de acordo com as prescrições da reforma de Benedicto de Aniane e do sínodo de Inden).

Por outro lado, nunca ou raramente há uma referência, em documentos escritos da época, que vai da Idade Média ao fim do Antigo Regime, à figura da enfermeira religiosa (ou laica) fora do contexto hospitalar, emparceirando-os por exemplo com os outros praticantes de artes médicas que, com ou sem autorização do físico-mor ou do cirugião-mor, pululavam pelas cidades e aldeias: curandeiros, algebristas (ou endireitas), emplastradeiras, barbeiros-sangradores, dentistas, mezinheiros, parteiras e aparadeiras, cristaleiras e cristaleiros (ou seringas), abafadores (que tinham a sinistra função de apressar a morte em casos de doença terminal, usando para o efeito uma almofada), etc.

Muito simplesmente, não se fala do enfermeiro(a) como alguém que domina uma técnica ou um saber-fazer específico. Dele(a) se espera apenas que trate dos doentes com muita paciência, diligência e caridade. Dele(a) se exige apenas que seja homem (ou mulher), "caridoso, e de boa condição, e sem escândalo" (de acordo com o Regimento do HRTS, de 1504). Havia já, contudo, um esboço de diferenciação do pessoal de enfermagem, estando os cuidados de higiene e limpeza atribuídos aos enfermeiros pequenos (Graça 1994).

Contrariamente à medicina e à cirurgia, a enfermagem não constituía propriamente um ofício de arte aprovada para cujo exercício fosse necessário a competente autorização do físico-mor ou do cirurgião-mor do reino. Por outro lado, e até praticamente ao Século XX, não é reconhecida a especificidade dos cuidados de enfermagem.

Da leitura dos regimentos hospitalares (por ex., Hospital Termal das Caldas da Rainha, Hospital Real de Todos os Santos), depreende-se que o conteúdo funcional da enfermagem se resume, no essencial, aos cuidados básicos a ministrar aos doentes, para além das tarefas de limpeza e higiene das enfermarias. Em português vernáculo, a sua principal função é "o carrego dos doentes", o que implicava nomeadamente (Graça, 1996):
  • Acompanhar as visitas diárias feitas pelo físico ou cirurgião à respectiva enfermaria;
  • Aplicar os tratamentos prescritos pelo físico ou cirurgião;
  • Chamar o (e dar assistência ao) barbeiro-sangrador;
  • Levar os doentes às costas para os banhos e lavá-los (no caso do hospital termal);
  • Transportar as refeições às enfermarias;
  • Varrer e limpar as enfermarias;
  • Fazer as camas e mudar a roupa;
  • Fazer a vigília dos doentes, incluindo à noite;
  • Chamar o capelão para a extrema unção;
  • Amortalhar os cadáveres;
  • Despejar e limpar diariamente os tanques dos banhos (no caso do hospital termal):
  • Manter limpas as enfermarias;
  • Manter limpos os urinóis e os bacios;
  • Manter limpos os púcaros dos xaropes e purgas, etc.

A enfermagem é provavelmente o mais antigo dos deveres — a seguir à reprodução — imposto às mulheres nas sociedades humanas patriarcais. Há cem anos atrás, iria tornar-se, contudo, a primeira profissão feminina, organizada pelas próprias mulheres.

Afastadas do sacerdócio, as mulheres nem por isso deixaram de desempenhar um papel de relevo, embora discreto, na prestação de cuidados aos doentes pobres, primeiro como diaconisas, na Igreja do Oriente, e depois como freiras no Ocidente.

Apesar da tendência para a secularização do pessoal que prestava cuidados básicos aos enfermos, o termo monástico irmã (ou irmãzinha) vai manter-se como sinónimo da mulher que está encarregada de uma enfermaria (Quadro XIV). 

Umas vezes era nomeada de entre o pessoal de enfermagem ou de assistência aos doentes; noutros era recrutada de entre as mulheres domésticas da classe alta. A falta de qualificação e a negligência quer das matronas quer das irmãs em relação ao cumprimento dos seus deveres estão suficientemente documentadas em países como a Inglaterra (Graça, 1996).

Na realidade, quem prestava os cuidados técnicos de enfermagem (como diríamos hoje) não eram as nurses, mas os estudantes de medicina. Embora lhes fosse exigido, como requisito mínimo, o saber ler e escrever, as administrações hospitalares da época tinham que se contentar com as mulheres analfabetas, por dificuldades de recutamento de pessoal. Em suma, tratava-se de uma ocupação indigna de uma respectable woman (isto é, indigna de uma senhora)

Não admira, por isso, que o seu comportamento fosse muitas vezes reprovável e reprovado. Os livros de registo da maior parte dos hospitais ingleses da época dão-nos conta da impressionante frequência de casos de enfermeiras que eram admoestadas ou demitidas por alcoolismo, insolência, falta de disciplina, absentismo, roubo ou extorsão praticada na pessoa dos doentes.

Embora se façam alguns piedosos esforços para melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem, a situação não se alterou, no essencial, na primeira metade do Século XIX. Há todavia uma melhor compreensão humana dos problemas que tradicionalmente enfrentava a enfermagem, compreensão essa a que não será estranho o efeito de halo provocado pelo exemplo heróico e pioneiro de Florence Nightingale (1820-1910).

Mesmo nos próprios provérbios e outros lugares comuns da língua portuguesa, não há referência às irmãs de caridade (a não ser enquanto seres assexuados). Em geral, os frades são mais zurzidos do que as freiras nestas representações sociais estereotipadas que são os provérbios, embora o tradicional anticlericalismo também aqui esteja mesclado de atitudes misóginas e sexistas (Quadro XIV):
  • "Frade e mulher - duas garras do diabo";
  • "Frade, freira e mulher rezadeira - três pessoas distintas e nenhuma verdadeira";
  • "Freiras e frieiras, é coçá-las e deixá-las";
  • "Pregar a padres, confessar freiras e expulsar cães é perder o tempo e o trabalho";
  • "Quando a abadessa é careca as freiras são pouco encabeladas";
  • "Quanto mais beata mais coirata".

Sobre a mulher, há inúmeros provérbios, todos eles reveladores de uma mentalidade predadora e doentia, alimentada pelo mito judaico-cristão do pecado original, e que vê nela um ser desprezível mas diabólico:
  • "Da cintura para baixo não há mulher feia";
  • "De má mulher te guarda e da boa não fies nada";
  • "Debaixo da manta tanto faz a preta como a branca";
  • "Frade e mulher - duas garras do diabo";
  • "Frade, freira e mulher rezadeira - três pessoas distintas e nenhuma verdadeira";
  • "Mulher beata, mulher velhaca";
  • "Mulher doente, mulher para sempre";
  • "Mulher não se enceleira: ou se casa ou vai ser freira";
  • "Mulher se queixa, mulher se dói, enferma a mulher quando ela quer".

Em contrap
artida, são raras as referências às enfermeiras ou à enfermagem no feminino:
  • "Desejo de doente, visita de barbeiro, serviço de mulher";
  • "Foge da mulher que sabe latim e da burra que faz ‘im’…";
  • "Guarde-vos Deus de moça adivinha e de mulher latina";
  • "Há-de ser meu herdeiro quem for meu enfermeiro";
  • "Marta piedosa, mastiga o ovo aos enfermos";
  • "Não provam bem as senhoras que se metem a doutoras".
O mito da enfermeira como anjo da guarda à cabeceira do doente, esse, vai ser uma construção social do romantismo inglês e da sociedade vitoriana, ao fazer de Florence Nightingale "the lady with the lamp" ou "the ministering angel". Na literatura portuguesa do Séc. XIX, vamos encontrar ecos desta heroína romântica em personagens como a Margarida, a mulher-anjo de As Pupilas do Senhor Reitor (Júlio Dinis, 1863):a

"Durante a moléstia [ que atingiu a sua madrasta, a mãe de Clara ], foi Margarida desvelada e incansável enfermeira, colhendo sempre, em paga dos seus carinhos, modos rudes e ásperos, expressões inequívocas da aversão que nunca deixara de sentir por ela. A heróica rapariga não afrouxava por isso na afectuosa caridade com que a tratava" (Dinis, 1986. 103. Itálicos meus).

Objecto

Provérbio

Freira     Frade

  • "Amores de freira, flores de amendoeira, cedo vêm e pouco duram"

  • "Antes casada arrependida que freira aborrecida"

  • "Em caso de necessidade casa a freira com o frade"

  • "Em traseira de mula e dianteira de frade ninguém se fie"

  • "Falas de santo, unhadas de gato"

  • "Freiras e frieiras, é coçá-las e deixá-las"

  • "Quando a abadessa é careca as freiras são pouco encabeladas"

  • "Quanto mais beata mais coirata"

  • "Para o tempo que hei-de estar no convento cago-lhe e mijo-lhe dentro"

  • "Por falta de um frade não vai a terro o convento"

  • "Pregar a padres, confessar freiras e expulsar cães é perder o tempo e o trabalho"

Mulher

  • " A mulher e a mula o pau as cura"

  • "A raposa tem sete manhas e a mulher a manha de sete raposas"

  • "Até aos vinte, evita a mulher; depois dos quarenta, foge dela"

  • "Com mulher louca, andem as mãos e cale-se a boca"

  • "Da cintura para baixo não há mulher feia"

  • "De má mulher te guarda e da boa não fies nada" (Séc. XVI)

  • "Debaixo da manta tanto faz a preta como a branca"

  • "Desejo de doente, visita de barbeiro, serviço de mulher"

  • "Dia de Santo André, quem não tem porcos mata a mulher"

  • "Foge da mulher que sabe latim e da burra que faz ‘im’…"

  • "Frade e mulher - duas garras do diabo"

  • "Frade, freira e mulher rezadeira - três pessoas distintas e nenhuma verdadeira"

  • "Hábito de frade e saia de mulher chega onde quer"

  • "Guarda-te do boi pela frente, do burro por detrás e da mulher por todos os lados"

  • "Guarde-vos Deus de moça adivinha e de mulher latina" (Séc.XVI)

  • "Mulher beata, mulher velhaca"

  • "Mulher doente, mulher para sempre"

  • "Mulher não se enceleira: ou se casa ou vai ser freira"

  • "Mulher se queixa, mulher se dói, enferma a mulher quando ela quer"

  • "Não provam bem as senhoras que se metem a doutoras"

  • "O homem deve cheirar a pólvora e a mulher a incenso"

  • "Para perder a mulher e um tostão, a maior perda é a do dinheiro"

  • "Para se encontrar o Diabo não se precisa sair de casa"

  • "Três coisas mudam o homem: a mulher, o estudo e o vinho"

  • "Vaca triste e pançuda não presta e não muda"

Enfermeira/o Irmã/ão

  • "Desejo de doente, visita de barbeiro, serviço de mulher"

  • "Há-de ser meu herdeiro quem for meu enfermeiro"

  • "Marta piedosa, mastiga o ovo aos enfermos"


(Bibliografia a apresentar no final da série)

(Continua)
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4 de maio de 2023 > Guiné 61/74 - P24281: Manuscrito(s) (Luís Graça) (223): Provérbios populares sobre a doença, a medicina, a saúde, a vida e a morte: o que podemos aprender com eles? - Parte III C: Contestação da Iatrogénese, da Medicina Defensiva e do Encarniçamento Terapêutico

3 de abril de 2023 > Guiné 61/74 - P24189: Manuscrito(s) (Luís Graça) (220): Provérbios populares sobre a doença, a medicina, a saúde, a vida e a morte: o que podemos aprender com eles? - Parte IIIB: Quando o pobre come frango, um dos dois está doente

28 de março de 2023 > Guiné 61/74 - P24173: Manuscrito(s) (Luís Graça) (220): Provérbios populares sobre a doença, a medicina, a saúde, a vida e a morte: o que podemos aprender com eles ? - Parte IIIA: Hospital, o triunfo da hospitalidade e da caridade... mas "o peixe e o hóspede ao fim de três dias fedem"

23 de março de 2023 > Guiné 61/74 - P24164: Manuscrito(s) (Luís Graça) (218): Provérbios populares sobre a doença, a medicina, a saúde, a vida e a morte: o que podemos aprender com eles ? - Parte IIB: "Com malvas e água fria faz-se um boticário num dia"

20 de março de 2023 Guiné 61/74 - P24155: Manuscrito(s) (Luís Graça) (217): Provérbios populares sobre a doença, a medicina, a saúde, a vida e a morte: o que podemos aprender com eles ? - Parte IIA: 'Deus Cura os Doentes e o Médico Recebe o Dinheiro"

17 de março de 2023 > Guiné 61/74 - P24148: Manuscrito(s) (Luís Graça) (216): Provérbios populares sobre a doença, a medicina, a saúde, a vida e a morte: o que podemos aprender com eles ? - Parte I: "Muita saúde, pouca vida, porque Deus não dá tudo"