sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21346: Notas de leitura (1306): "Forças Expedicionárias a Cabo Verde na II Guerra Mundial", livro de Adriano Miranda Lima (edição de autor, Mindelo, 2020, 241 pp.): a história escrita com paixão, memória e coração (José Martins)


Cabo Verde > Ilha de S. Tiago > Praia > Junho de 1941 > O 1º cabo Feliciano Delfim Santos, da 1ª companhia do 1º batalhão expedicionário do RI 11 [Setúnbal], na linha da frente, é o terceiro a contar da direita para a esquerda. (*) Este batalhão foi  colocado na Ilha do Sal, integrado no RI 24. 

Foto do álbum do pai do nosso camarada e grã-tabanqueiro Augusto Silva dos Santos (que reside em Almada e foi fur mil da CCAÇ 3306/BCAÇ 3833, Pelundo, Có e Jolmete,  1971/73). 

Foto (e legenda): © Augusto Silva Santos (2017). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Cabo Verde > Ilha de S. Vicente > Mindelo >  Praia da Matiota > RI 23 > c. 1943/44 >  Foto do álbum do 1º cabo Ângelo Ferreira de Sousa, pai  do nosso camarada Hélder Sousa [ex-fur mil Trms TSF, Piche e Bissau, 1970/72), e que deveria pertencer ao 1º Batalhão Expedicionário do RI 7 (, proveniente de Leiria), estacionado no quartel de Chã de Alecrim. (**)



Cabo Verde > São Vicente > MIndelo > RI 23 > 1º Batalhão Expedicionário do RI 7 (Leiria) > 10 de setembro de 1944 > Chão de Alecrim > O 1º cabo Ângelo Ferreira de Sousa, recordação da despedida de Cabo Verde, com dois 2ºs cabos nativos, seus amigos. (**)

Fotos (e legendas): © Hélder Sousa (2009). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Cabo Verde > São Vicente > Regimento de Infantaria 23 > Hospital Militar Principa de Cabo Verde > O sold aux enf, Porfírio Dias, de joelhos, em primeiro plano, à porta de um enfermaria, om outros camaradas enfermeiros e com o allferes médico (o que não tem bata branca). (***)

Foto do álbum do pai do nosso camarada Luís Dias [ex-Alf Mil At Inf da CCAÇ 3491/BCAÇ 3872,´Dulombi e Galomaro,1971/74]

Foto (e legenda): © Luís Dias (2012). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]





José Martins, nosso colaborador permanente;
ex-fur mil trms, CCAÇ 5, "Gatos Pretos" (Canjadude, 1968/70);
profissionalmemnte foi revisor oficial de comtas, 
vive em Odivelas, 

1. Mensagem.com data de ontem, José Martins,   ex-fur mil trms, CCAÇ 5, "Gatos Pretos" (1968/70), nosso colaborador permanente:

Proposta de leitura do livro "Forças Expedicionárias a Cabo Verde na II Guerra Mundial", da autoria de Adriano Miranda Lima (edição de autor, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde, 2020, 241 pp.) (****)

Se me fosse proposto resumir, numa simples frase, o livro “Forças Expedicionárias a Cabo verde, na II Guerra Mundial”, seria:

A história escrita com paixão, memória e coração.

Cabo-verdiano de nascimento e nabantino ou tomarense por opção, Adriano Moreira Lima, coronel da situação de reforma e nosso camarigo, transmite-nos, ao longo das quase duas centenas e meia de texto e fotografias da época, a forma de vida e sentimentos de dois povos: o metropolitano, na medida em que foi representado pelos militares que para o arquipélago foram destacados; e o povo cabo-verdiano, nas populações que tão bem souberam receber os que ali aportaram.

No início dos anos quarenta do século XX, com o eclodir da II Guerra, numa atitude dissuasiva do governo português, apesar da neutralidade declarada, enviou para as ilhas atlânticas milhares de militares, não deixando de continuar a embarcar para África – Angola e Moçambique – destacamentos de reforço às guarnições locais.

            O maior contingente foi destinado ao arquipélago dos Açores, com cerca de 30.000 militares, sendo o envio para a Madeira de uma força de mais ou menos 1.000 militares, como reforço das unidades recrutadas localmente.

            Cabo Verde foi o destino de quase 6.000 militares, a serem distribuídos pelas ilhas de S. Vicente, cerca de 3.000; para o Sal, em número de mais de 2.000; e para Santo Antão, mais de 700 militares.

            Não podemos esquecer que a plataforma continental poderia ser, aliás como se veio a provar, pretendida não só pelos espanhóis como pelos alemães, para expansão do território no primeiro caso, apesar da Tratado Ibérico, e na segunda hipótese, para obstar o desembarque, de forças inglesas, nas costas de Portugal.

            Caso algum desses cenários se verificasse, o governo português rumaria para os Açores, mas havia que assegurar um efectivo militar que activasse o retardamento das tropas invasoras, quer pela destruição de estradas e pontes com utilização de explosivos, pela engenharia, quer pela utilização de forças combinadas, infantaria e artilharia, em acções de emboscadas 

[Ver Rós Agudo, Manuel –  A Grande Tentação, Os Planos de Franco para Invadir Portugal - Casa das Letras, Setembro de 2009, páginas 228 e 328 a 333, e «https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Felix» (consultado em 10/09/2020)].

No aspecto social, não há duvida alguma do impacto que a chegada dos militares teve na vida das populações. A população da ilha de São Vicente, estava estimada em cerca de 15.000 habitantes; com a chegada de 3.000 militares, houve uma alteração demográfica, ainda que temporalmente, de mais 20% dos habitantes.


Capa do livro de Adriano Miranda Lima: Preço de capa (incluindo portes
 de correio: 12 €). Pagamento através de transferêmcia bancária: 
IBAN PT50 0035 0813 00010554900 36 

Pedidos ao autor: endereço de email:
 limadri64@gmail.com

Como indica no texto, inicialmente, Adriano Lima, tinha em mente descrever a acção do seu RI 15, mas acaba por fazer menção às outras unidades, a tal ponto que, tendo eu investigado sobre o batalhão do RI 7 (Leiria), acabarei por encontrar mais elementos e fotos que, ou me escaparam ou não me “empenhei” tanto quanto devia, apesar da minha investigação não ser só sobre o período de 1941 a 1944. Há referências aos batalhões de infantaria saídos de Tomar (RI 15), Caldas da Rainha (RI 5), Leiria (RI 7), Setúbal (RI 11) e Abrantes (RI 2), assim como de outras armas, mormente artilharia, que foram guarnecer Cabo Verde.

No serviço de saúde, que além de servir a população militar foi estendida à população civil, havia além das enfermarias regimentais, Hospitais Militares em São Vicente e Sal, tendo como Hospital de retaguarda, o Hospital Militar da Estrela, para onde seriam enviados os militares que necessitassem de cuidados mais especializados ou prolongados.

            Os que morreram devido a doença ou acidente, e que foram inumados nos cemitérios locais, lá estão todos enumerados. Porem o número de baixas mortais poderá ter sido superior, pois pode ter havido casos de morte nos evacuados para o .HMP [, Hospital Militar Principal, Lisboa].

Os “protagonistas” deste livro, é a geração imediatamente anterior â nossa. Daí haver entre os combatentes, que fazem parte da Tabanca Grande, membros cujos pais ou tios, estiveram nesta expedição.

O livro refere que não há muita informação, oficial ou oficiosa, que nos permita estudar a presença de militares portugueses nesta expedição. Tal facto pode resultar da destruição ou extravio da documentação gerada nesse período, Os batalhões expedicionários ao serem constituídos, passavam a ter “Ordens de Serviço” autónomas às dos regimentos; por outro lado, no caso da infantaria que era para ser constituída em “Comando de Batalhões”, evoluiu para a constituição de dois Regimentos de Infantaria, os números 23 (São Vicente) e 24 (Sal), agregando as forças dos batalhões, originando nos arquivos militares, novas cotas.

   Faço votos para que, com o aparecimento deste livro, os descendentes destes militares – nós, os nossos filhos/sobrinhos e netos – recuperem dos baús da memória, e óptimo seria com fotos com legendas, a documentação que “está ali” à espera de uma oportunidade para ver a luz do dia. Sim, porque memórias na primeira pessoa já não deve haver, mas há, ainda, quem se recorde de factos contados nas reuniões de família, ou naquelas alturas em que vinham à memória “as mornas de Cabo Verde”, e a saudade «falou para os mais novos», na altura.

Apesar de ter sido esse a solicitação do Luís Graça, por não estar tão envolvido nestes factos como o Luís pois, os seus escritos e o acervo fotográfico foram, sem dúvida, uma “mais valia” para o texto que nos é apresentado, sendo também, uma homenagem a quem, até ao fim dos seus dias, sempre recordou a sua passagem por aquelas paragens agrestes.

Não me achei com a capacidade de escrever a recensão do Livro (*****), mas tão só uma pequena nota a incentivar a leitura do mesmo. E não estou tão “longe ou afastado” deste tema, apesar de não ter tido familiares à época, em condições de ser mobilizado. Porém, as “buchas” que introduzi neste apontamento, são fruto, de alguma forma, devidas, ao estudo da matéria em questão.

O livro “Forças Expedicionárias a Cabo Verde”, reúne e amplia alguns textos do blogue “Praia do Bote”, assim como se suporta no excelente espólio de “Luís Graça e Camaradas da Guiné” através da rubrica “Meu pai, meu velho, meu camarada”.

Resumindo: Dentro de vinte anos comemorar-se-á o centenário desta expedição.

A História Militar deste país pouco tem sobre a matéria, mas os homens que escreveram estas páginas de glória, não podem ficar no esquecimento.

Esperemos que as entidades militares e civis, unam esforços, recuperando nos arquivos que existem – ordens regimentais, cadernos de recenseamento, processos individuais – o nome de quem foi para as ilhas atlânticas, e se possa dar à estampa, novos factos e nomes de Portugal.

 José Martins
10 de Setembro de 2020 
____________


Guiné 61/74 - P21345: Parabéns a você (1867): Adolfo Cruz, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2796 (Guiné, 1970/72) e José Parente Dacosta, ex-1.º Cabo Op Cripto da CCAÇ 1477 (Guiné, 1965/67)


____________

Nota do editor

Último poste da série de 10 de Setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21342: Parabéns a você (1866): Rui Baptista, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3489 (Guiné, 1971/74) e Tony Grilo, ex-Soldado Apont Obus 8.8 do BAC 1 (Guiné, 1966/68)

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Guiné 61/74 - P21344: Notas de leitura (1305): "O Cântico das Costureiras", de Gonçalo Inocentes (Matheos) - Parte II (Luís Graça): a importância de se ter uma máquina fotográfica e um bloco de notas...


Guiné > Região de Quínara > Mapa de Tite (1955) > Escala 1/50 mil >  Posição relativa da Ponta de Jabadá,  na margem esquerda do Rio Geba.  Da ponta de Jabadá, o PAIGC flagelava a navegação do Geba. Até que esta posição foi conquistada pelas NT, em 1965,  e montado lá um destacamento. O Gonçalo Inocentes conta como foi (pp. 76-79). Pertence à região de Quínara (ou Quinará, mas não Quinhará...)

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2020)



Capa do livro de Gonçalo Inocentes (Matheos), "O Cântico das Costureiras: crónicas de uma vida adiada, Guiné, 1964/65" (Vila Franca de Xira, ModoCromia, 2020, 126 pp, ilustrado).



Guiné > Bissau > Brá > c. 1964/65 > Fur mil at cav Gonçalo Inocentes, de rendição individual, tendo passado pela CCAÇ 423 e pela CCAV 488, entre 1964 e 1965.

Foto (e legenda): © Gonçalo Inocentes (20w0) Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Continuação da apresentação do último livro do Gonçalo Inocentes (Matheos), membro nº 810 da nossa Tabanca Grande: foi fur mil at cav, CCAÇ 423 e CCAV 488 / BCAV 490, de rendição individual (1964/65), tendo passado por Bissau, Bolama, S. João, Ponta de Jabadá,  e Jumbembem... Nasceu em 1940, em Nova Lisboa (hoje, Huambo, Angola). Está reformado da TAP e vive em Faro. 

Este é o tipo de livrinho de memórias que todos gostaríamos de poder escrever e publicar em papel, reportando-nos à nossa experiência como militares na Guiné, entre 1961 e 1974. O que o nosso camarada Gonçalo Inocentes fez foi fazer uma seleção das fotos do seu álbum, tendo em conta o conteúdo temático e a qualidade da imagem... Ele é dos que acham que uma imagem vale muito, mas só por si não chega: é preciso uma legenda, uma data, um local, uma pequena história... 

Damos alguns exemplos das suas pequenas crónicas, ilustradas por um grupo de imagens com valor documental... A ordem, sequencial, é meramente exemplificativa. De resto, o autor não apresenta nenhum índice:

(i)  Quartel da CCAÇ 423, em São João , região de Quínara]  (p. 21);

(ii) O batptismo de fogo (pp. 32.34);

(iii) Rendição (ao cansaço) (pp. 38-39);

(iv) Aerograma (pp. 42-43);

(v) Os tornados (pp. 56-57);

(vi) Minas e fornilhos (pp. 60-61);

(vii) Os guias (pp, 66-67);

(viii) Nova Sintra- Serra Leoa (pp, 71-73);

(ix) Ponta de Jabadá: os dias difíceis (pp. 76-77);

(x) Os chefes dos residentes, Malan Cassamá e Secu Camará (pp. 78-79);

(xi) Capitão Monroy (pp. 81-82);

(xii) O médico [, dr. Torcato Adriano Serpa Pinto, natural do Porto] (pp. 86-88);

(xiii) Dia negro (pp. 89-90);

(xiv) A grande bolanha (pp. 92-93);

(xv) Alegria de viver (pp. 95-96);

(xvi) A despedida (da CCAÇ 423) (pp. 99-100);

(xvii) Com a marinha (pp. 103-105);

(xviii) CCAV 488 (pp. 106-107);

(xix) João Landim (pp. 108-109);

(xx) São Vicente (p. 110);

(xxi) Eu vi um banho na Guiné (pp  111-113);

(xxii) The end (pp. 115-118);

(xxiii) Cruz Potenteia (pp. 122-123).


A técnica é simples e está ao alcance de todos: basta pegar em lápis e papel (ou no teclado do computador) e passar à escrita o turbilhão de memórias que ainda temos na cabeça: memórias dos lugares, das pessoas, da geografia, da a fauna e da flora, das peripécias da tropa e da guerra, etc., à mistura com os sentimentos (, de alegria, de tristeza, de medo, de euforia, de descoberta, de revolta, de esperança, de amizade, de camaradagem, etc.) que todos experimentámos, ao longo de quase três anos, envergando a farda do exército português naquela "terra verde-rubra"... Depois, todos temos algumas notas escritas, nas fotos, nos aerogramas, em cadernos, em diários, etc.

O título do livro pode (e deve) basear-se numa imagem ou ideia fortes: por exemplo, o som das "costureirinhas", servindo de fio condutor à narrativa...

No caso do Gonçalo Inocentes, julgo que ele aproveitou bem o confinamento imposto pela pandemia de covid-19, e teve também o nosso blogue como auxiliar de memória, recorrendo por exemplo aos mapas do território, que disponibilizamos "on line". As suas memórias são muito importantes, até por que se trata de um camarada, nascido em 1940, e que ainda é  do tempo da farda amarela (o camuflado veio depois) e do início da G3... Chegou à Guiné em abril de 1964, num altura em que os "periquitos" ainda eram "maçaricos"...


2. Mas retomando o fio à meada (*), vemos o nosso camarada, com dois anos de tropa passados em Santarém, na Escola Prática de Cavalaria,  e um 12 de nota final do CSM, o curso de sargentos milicianos, ser mobilizado para o TO  da Guiné, em rendição individual, ser metido num DC6, aterrar em Bissalanca, ficar uma noite em Brá, e partir, no dia seguinte, de barco, para Bolama e, depois, para São João, seu destino final  (pp. 16-21).

Pormenor delicioso: durante a viagem, no DC6 (,carregando "carne para canhão",  homens para a guerra no mato, mas também senhoras de graduados que iam para as "intermináveis sessões de canasta" de Bissau), o Gonçalo Inocentes conhece um outro angolano, o capitão 'comando' [Maurício] Saraiva, que não está com meias tintas, quando sabe o seu destino, e lhe dispara: "Estás fodido, pá. Tem um capitão que é uma merda e já tem uma mão cheia de mortos"... Referia-se à CCAÇ 423, que estava em São João...

Não sei se o autor confirmou esta impressão à chegada à sua nova unidade, "sua nova morada e nova família" (p. 19)... Mas as fotografias que publica na pág. 21 são elucidativas; aquilo não era um quartel, era um "bidonville tropical"... E a sua receção está de acordo com as NEP: 

"Na varanda da única casa existente. estava o capitão Nuno Basto Gonçalves, sentado, com uma toalha ao pescoço e era barbeado por um soldado. Tinha a seu lado sentada uma mulher chinesa. À volta era um quartel de lata (...). Apresentei-me, como é norma no exército. O capitão com aquela secura que é própria dos capitães, apenas me disse: 'Está apresentado'. Nem mais uma palavra" (p. 20).

E mais à frente uma estendal improvisado, com roupa ímtima feminina estendida... E havia uma impedido para tratar da roupa da senhora...

Não menos  calorosa foi, num outro dia, a saudação que veio do ar, do na altura furril mil pil Honório Brito da Costa. Eram já amigos um do outro, do tempo da Escola de Regentes Agrícolas de Santarém. Um angolano, outro cabo-verdiano. Nas férias, em Lisboa, encontravam-se no Café Palladium, nos Restauradores, ou na Suíça, no Rossio. E tinham por hábito, ir a pé até à Portela de Sacavém, tomar uma bica na varanda do 1.º andar do aeroporto, só para "ver... os aviões".

Quis o destino que se encontrassem na Guiné, na mesma altura... mas sem o Honório saber onde estava o amigo... Até que o descobriu e fez-lhe uma surpresa... Numa manhã, o aquartelamento de São João foi sobrevoado, em voo rasante, por um T6 Harvard, pondo a tropa em sobressalto.  Pela rádio, ouviu-se o piloto  a pedir para chamar o furriel Inocentes. Finalmente, em contacto via rádio, o Honório em fúria desanca no Inocentes: "Cabrão, cabrão, cabrão! Ando doido à tua procura! Não sabias dizer onde estavas ?"... E deu-lhe um abraço "by air" que se ouviu em toda a Guiné... e em Bissalanca. 

Claro que o Honório deve ter levado uma porrada... Mas esta é uma das histórias deliciosas que o Inocentes nos conta, e que eu resumo aqui para os nossos leitores. 

Mas há mais (p. 24):  meses depois, com o Inocentes de férias, em Bissau, ele e o Honório foram ao baile dos finalistas  do Liceu Honório Barreto [, lapso: eram da Escola Técnica de Bissau...], na "inesquecível noite de sábado do dia 5 de junho de 1965"... Ambos entram sem convite porque o Honório era... um senhor e era cabo-verdiano!... Mas ao Virgínio Briote e outros comandos foi-lhes barrada a entrada!... Acabou tudo à pancadaria, como sabemos (**).

Falando do Honório (***) "como senhor", o seu amigo acrescenta: 

"(...) O Honório ficou conhecido por toda a Guiné. Era o único furriel que tinha entrada na messe de oficiais  da marinha, onde a discriminação  de 'ranks' era pior que racismo"(p. 24).



Guiné > Bissau > Associação Comercial, Industrial e Agrícola > 5 de junho de 1965 >O baile dos alunos finalistas da Escola Técnica de Bissau. Imagem da revista "Plateia", de julho de 1965, digitalizada e gentilmente cedida pelo Virgínio Briote. 

(Continua)
_________


(**) Vd. postes de:


Guiné 61/74 - P21343: In Memoriam (370): José Ceitil (1947-2020), natural de Vila Franca de Xira, autor de "Dona Berta de Bissau" (Âncora Editora, 2013, 200 pp.), membro da nossa Tabanca Grande, nº 816, a título póstumo (Hélder Sousa / Luís Graça)


Guiné-Bissau > Bissau > Pensão Central > 2010 > Da esquerda para  a direita:  Marta Ceitil, Dona Berta (1930-2012) e José Ceitil (1947-2020)


s/l, s/d > Marta (filha) e José Ceitil (pai)


1. José Ceitil - Homenagem

por Hélder Sousa


O José Ceitil deixou-nos! Notícia dilacerante…. Escreveu um amigo comum, o Joaquim Pedrosa, meu colega de curso na EICVFXira, mais tarde jogador de futebol no Sporting e Académica, dirigente da UDV (União Desportiva Vilafranquense) e também sócio do Ceitil num espaço de Bar chamado “Varinaice”.

Quando uma pessoa morre há tendência para nos elogios fúnebres aparecerem inúmeras virtudes. No caso do Ceitil isso não seria forçado pois as suas múltiplas qualidades e áreas por onde se moveu contribuíram para uma “história de vida” bem multifacetada e recheada de notas interessantes.

De tal modo que será difícil nesta pequena recordação/homenagem fazer referência a todas elas.

De uma entrevista concedida ao jornal “O Mirante” em 2011, e do portal livreiro Wook,  retiro algumas notas biográficas: 

(i) o Ceitil nasceu e cresceu em Vila Franca de Xira em Março de 1947 e eu em Outubro de 1948; é, portanto, cerca de ano e meio mais velho que eu;

(ii)  neto de varinos, também brincava à borda d’água desse rio Tejo como muitos outros; 

(iii) 
na sua terra, fez a escola primária; frequentará, mais tarde, o Liceu Passos Manuel e terminará o secundário na Escola Industrial e Comercial da sua terra natal;

(iv) na EICVFXira tirou o curso de formação de serralheiro, começando depois a trabalhar, aos 16 anos, como desenhador na Câmara Municipal:

(v) foi futebolista do Vila-franquense desde as "Escolas" até aos "Veteranos";

(vi) na Secção Cultural do clube, à época, um espaço de liberdade, estudo e debate de ideias, iniciou-se na militância cívica, aos 15 anos, como colaborador e participante nas atividades que aí tinham lugar:

(vii) fez, como voluntário,  4 anos de tropa na Força Aérea;

(viii) depois da tropa, viajou até  Londres para desenvolver o inglês; aí trabalhou onde era possível (na época os portugueses, italianos e gregos estavam “destinados” a fazer trabalhos domésticos) e assim foi empregado de mesa num restaurante dum hotel, porteiro de discoteca, chefe de uma brigada de limpeza num colégio;

(ix)  entretanto, cerca de nove meses depois, recebeu carta da TAP onde se tinha inscrito após o serviço militar, passou os testes, entrou na Empresa onde esteve por mais 36 anos.

(x) desse tempo ele recordava, em vida,  as situações mais difíceis, como comissário de bordo, da ponte aérea nos tempos da descolonização, em que algumas vezes em Angola esteve perto da morte; considerou que nessa época a capacidade de resposta de Portugal para transportar pessoas para a “metrópole” foi exemplar e que se pode dizer que se trata de um dos grandes feitos da capacidade lusa de resolver problemas.

(xi) em 1974 foi fundador do Cineclube Vila-franquense;

(xii) foi fundador, dirigente e colaborador da APTCA (Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine), onde se iniciou na escrita para as revistas Voo e Aérius;

(xiii) publicou o seu primeiro livro em 2007, a novela "Vidas Simples Pensamentos Elevados", e em 2008 o ensaio "Sejam Felizes".

Ao longo dos anos as nossas vidas foram sendo vividas com pontos de contacto de que mais se destacam as colaborações no Clube da nossa terra, fosse no campo desportivo (ele mais no futebol onde tinha méritos e eu mais ligado ao hóquei em patins) fosse na estreita colaboração na Secção Cultural da UDV, sendo que ele também fez parte Direcção do Cine-Clube Vilafranquense.

Anos mais tarde, agora já no século XXI, houve um apelo ao ressurgimento e assim alguns amigos então retomaram em mãos as rédeas da UDV para tentar recuperar, resgatar e reerguer a colectividade.

É desse tempo que foi criada uma comissão para produzir um “Manifesto da Memória da Secção Cultural da UDV”.

Numa das nossas sessões de trabalho notei que ele estava pensativo, até apreensivo, e após algumas “inquirições” fiquei a saber que isso se devia ao facto da sua filha mais nova, a Marta, ter decidido incorporar um programa de formação e voluntariado na “nossa” Guiné. 

Claro que na ocasião todos os conceitos e preconceitos sobre a Guiné, problemas reais e também alguns empolados, lhe causavam angústia, mas não queria interferir nas decisões que a filha tinha tomado. Tivemos então algumas conversas, procurei relativizar as coisas, deixei algumas indicações sobre como chegar à ONGD AD, do nosso amigo Pepito (1949-2014),  em caso de necessidade.

As coisas foram correndo, geralmente bem, de modo que depois da missão inicial a Marta repetiu e também depois continuou com outras tarefas, que lhe influenciaram de tal modo que ainda hoje se refere à Guiné como a “segunda Pátria”.

O Zé, “intrigado” com tal estado de espírito resolveu ir ver “in loco” e então rumou a Bissau. Deve também ter bebido “água do Geba” pois tendo ficado na “Pensão Central” acabou por escrever um livro dedicado à “Dona Berta de Bissau” (2013).



Capa do livro "Dona Berta de Bissau",
Lisboa, Ãncora Editora, 2013, 200 pp.


Capa do livro do livro "Clube de Futebol Os Belenenses: 
100 Anos de História", Âncora Editora, 2019 , 454 pp.


Capa do livro "Sejam Felizes!"... 
Edição: Tecto de Nuvens, 2008, 152 pp.


Capas de alguns dos livros do José Ceitil, 
disponíveis no portal livreiro Wook (, com a devida vénia...)


Não se poderá dizer que se trata de um escritor de grande produção mas escreveu vários livros, para além desse da Dona Berta, nomeadamente: (i) uma história de “Os Belenenses” de que era simpatizante e associado; (ii)  um livro a que deu o título de “Vidas Simples Pensamentos Elevados”, como que uma orientação para uma conduta séria e responsável, título esse que foi como que uma homenagem a um outro amigo comum entretanto falecido, o Carlos Macieira, que costumava dizer essa frase mas antecedida por “Luta Dura”: (iii. também escreveu um outro livrinho, simples mas muito profundo, como que um legado antecipado às suas filhas, intitulado “Sejam Felizes” e que foi utilizado no passado domingo aquando das cerimónias fúnebres.

Para terminar, que já vai longo, atrevo-me a repetir aqui as palavras que a Marta entendeu por bem colocar no seu “Face” e que se trata duma pequena mas significativa memória do Zé Ceitil.  Escreveu ela:

“Minha filha, a procura do sentido da vida não é para todos. A maioria ou não sabe o que isso é, ou vive tão mal que nem tem tempo para pensar, ou então limita-se a sobreviver sem questionar nada. Agora, como estás a descobrir, a vida nem sempre parece fazer muito sentido! A questão do poder e o seu exercício por oligarcas defensores de interesses particulares sobrepõe-se à organização da sociedade de forma a satisfazer as necessidades essenciais dos povos. Sei que acreditas demasiado nas pessoas e no bem… e isso preocupa-me porque sei que vais sofrer… mas mil vezes assim do que seres céptica. Sem abandonares os valores em que acreditas, os sonhos e as utopias, tens que aprender a viver com estas realidades”

Trata-se da resposta do Zé Ceitil à então consternação e profunda tristeza pela qual a Marta estava a passar pela sua “terra do coração” quando se estava perante a tentativa de golpe de estado (mais um) na Guiné-Bissau em 2010.

Fico por aqui nesta minha homenagem/recordação a este meu amigo.

Hélder Sousa

  

2. O José Ceitil tinha já, à data da sua morte, uma meia dúzia de referências no nosso blogue, nomeadamente como pai da Marta Ceitil,  amigo do Hélder Sousa e autor do livro "Dona Berta de Bissau".

 Não conheci pessoalmente o Zé Ceitil. Mas,  pelo que já antes havíamos publicado no nosso blogue, é um típico representante da nossa geração: um bom homem, uma pessoa que se fez a si mesma, um cidadão proativo, um amigo do seu amigo, e que, além disso, por amor da filha Marta,  se tornou também um amigo da Guiné e do povo guineense.

Agradeço ao Hélder Sousa a bela e justa evocação que faz do seu grande amigo, conterrâneio e colega de infância. De resto, ele lembra-nos que "o Zé Ceitil foi colega do Zé Brás como comissário de bordo da TAP e acho que também ainda foi contemporâneo do João Sacôto".

Apresento à Marta e demais família Ceitil os nossos votos de pesar pela perda do pai e parente. E por tudo o que aquilo que já aqui foi dito, tomo a liberdade de propor a integração deste nosso amigo, o José Ceitil,  na Tabanca Grande, a título póstumo. O seu lugar é o nº 815. O  seu exemplo de vida inspira-nos e honra-nos.

Foto da preparação da candidatura à Direcção da UDV para 2009-2011

 

Foto da Mesa na apresentação pública do “Manifesto da Memória da Secção Cultural da União Desportiva Vilafranquense” em 2011

Fotos (e legendas): © Hélder Sousa (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legedagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
______________

Nota do editor:

Guiné 61/74 - P21342: Parabéns a você (1866): Rui Baptista, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 3489 (Guiné, 1971/74) e Tony Grilo, ex-Soldado Apont Obus 8.8 do BAC 1 (Guiné, 1966/68)


____________

Nota do editor

Último poste da série de 9 de Setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21338: Parabéns a você (1865): Filomena Sampaio, Amiga Grã-Tabanqueira de Guimarães e Raul Manuel Azevedo, ex-Cap Mil, CMDT da 2.ª C/BART 6522 (Guiné, 1972/74)

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Guiné 61/74 – P21341: Memórias de Gabú (José Saúde) (96): A fé na guerra (José Saúde)


1. O nosso Camarada José Saúde, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523 (Nova Lamego, Gabu) - 1973/74, enviou-nos a seguinte mensagem.

Memórias de Gabu

Camaradas,
Deixo-vos mais um pequeno texto do meu último livro, nono, editado pela Editora Colibri – “Um Ranger na Guerra Colonial Guiné-Bissau 1973/74”
Deus, virtualmente presente

A fé na guerra


Tempo de leitura
A inabalável fé que cada um de nós - cidadãos comuns de um cosmos desigual - suporta ao longo da vida, afigura-se como uma junção espiritual que nos transporta a um mundo virtual onde as barreiras do imaculado não ousam ferir princípios que catapultam o ser humano para uma bênção divina. O conceito de fé não deve de forma alguma ser suscetível de hediondas conceções que tornam o homem uma criatura mártir de preconceitos falsamente concebidos.
A guerra, melhor, viver no terreno as agruras que o conflito teimava em não dar tréguas a um soldado sem medo, tinha também uma outra vertente que conduzia o combatente a venerar algo oculto que permitisse sentir um melhor estado emocional. Afinal, ninguém foge às escarpas que a vida nos contempla. O destino dita o confronto com realidades que jamais ousámos desenhar. 
Assim, partindo do princípio que a fé, embora na conceção dos laicos a convicção seja irreal, remete-nos ao sentimento nobre de um persuadido que olvidou por completo o parecer do mundo pagão e assumiu convictamente penetrar num universo onde a fé sempre pernoitou.
Penso que cada um de nós perfilha uma ideologia religiosa, ou não, que nos transporta para infindáveis presenças espirituais que em momentos de extremas aflições nos conduz a evocar a palavra Deus. O ateu, que se afirma completamente adverso ao catolicismo, ou a uma outra religião, tem, a espaços, particulares momentos na vida que inadvertidamente o leva a momentos de reflexão, sendo comum vociferar o nome de Deus. Esta a minha conceção. Respeito, todavia, outras opiniões. Porém, existe em cada ser humano uma certeza: em ápices dolorosos lá vem a mítica frase “Deus me valha”.
A minha experiência no conflito da guerrilha na Guiné, teve como singularidade testar o meu mundo espiritual. Sabia que em casa dos meus pais, Aldeia Nova de São Bento, uma urbe situada num Alentejo sempre desperto, e astuto, a minha saudosa mãe convivia no dia a dia com uma promessa feita a partir do momento em que embarquei para a Guiné que a acomodava em manter as suas “santinhas” velinhas interruptamente acesas, deixando a sua jura antever que a fé superava um sofrimento superior com o qual o seu querido filho se deparava numa guerra que não dava folgas.
Com a distância do tempo a prevalecer, afirmo que essa candeia incandescente que a fé justamente ditou, elevou a minha autoestima, assumindo em momentos considerados chaves, de delicado apuro, atitudes que me catapultaram para latentes sinais de esperança.
Aliás, esta iniciativa da minha querida mãe expandia-se certamente por uma imensa diversidade de lares situados algures no mais discreto lar deste cantinho à beira-mar plantado. A família, no seu todo, convivia com a barbaridade que a guerra no Ultramar impunha ao mais modesto cidadão português. A fé incutia na família um estado de espírito que gerava díspares situações que conduziam as mães, em particular, a orar a Deus e depararem-se com pagamentos de promessas.
Naquela tarde o silêncio protelava-se com o avançar dos ponteiros do relógio. O calor apertava, era normal. Não havia ordens de saída, nem tão-pouco conhecimento de eventuais investidas ao mato. Prevalecia a serenidade. O pessoal dispersava-se no interior do arame farpado e passava o tempo a emborcar cervejas para contemplar os seus bebíveis desejos. Outros divertiam-se a jogar às cartas e havia também quem aproveitasse a ocasião para colocar a escrita em dia, enviando notícias para a metrópole, boas como era da praxe. Nada de insinuar potenciais desgraças entretanto conhecidas.
A policia do Estado – antiga PIDE – era uma organização que se mantinha sempre atenta. Uma pequena frase a denunciar o flagelo era fatídica. Nada de riscos. O cuidado atempado recomendava-se. Pintava-se a prosa em tons líricos. O sítio onde nos depositaram era esplêndido e tiros, ou desgraças, estavam completamente alheios ao nosso bem estar. Mortos? Estropiados? Nem pensar, estávamos no paraíso. A mãe, o pai, os familiares e os amigos rejubilavam com as boas notícias recebidas do combatente. 
As leituras de livros em tempos de pausa, favoreciam os nossos laboriosos espíritos. Com uma pequena foto da namorada sobre a mesa de cabeceira, estiraçado numa cama onde os ferros apresentavam resquícios de uma ferrugem atroz que se sobrepunha a uma ténue cor de café com leite, e uma ventoinha que me deliciava o corpo, lia atentamente um livro intitulado “UM DEUS NA PALMA DA MÃO”. Um Deus, algures em alguma parte de um universo imaginado, que copiosamente teimava proteger a minha aureola humana e adornava os meus intuitos de uma luta constante pela sobrevivência.
A briga, não titânica, travava-se, agora, entre as quatro paredes do meu afrodisíaco quarto. Esquecia-me, por momentos, do horrível som emitido pelas armas, dos rebentamentos das minas nas picadas, dos famigerados ataques noturnos aos quartéis, da imprevisibilidade do trilho no mato, ou da ansiedade extrema que a guerra impunha.
Ao lado, um camarada entretinha-se numa leitura sobre os heróis da banda desenhada. O ator principal era, no final, o vencedor. A personagem, obviamente mítica, ultrapassava barreiras inimagináveis. Vencia obstáculos. Nada temia. Era virtualmente o autêntico vencedor do chamado conto de fadas. Nós, recatados ao infinito do conflito, mergulhávamos num universo onde a prudência ditava ordens.
Neste eloquente vaguear pelo mundo do ilusório, nós, jovens forçados a integrar esquadrões enviados para os campos de batalha, concluíamos: a guerra é um cosmos devastado por múltiplos interesses e assumidos por gentes que jamais conheceram os contornos de uma peleja onde a dignidade humana acaba por resvalar para conflitos incontornáveis!
Revia-me, como uma pequena peça que integrava a plenitude de um xadrez onde um simples peão se limitava a evocar a palavra de Deus. Avocava, fielmente, uma fé literalmente inacabada. Lembrava-me das orações da minha saudosa mãe; as suas idas constantes à igreja; às missas domingueiras; as suas devoções e da sua entrega ao Pai Todo Poderoso.
Crenças que se estendiam aos ilustres soldados enviados para o Ultramar a fim de combaterem um inimigo com rosto e de ideais seguros. Homens joviais que deixavam no seu torrão sagrado um vínculo real para o seu chamamento a terras de além-mar. “Carne para canhão”, falava-se nas velhinhas ruas de uma recôndita urbe portuguesa, ou em redor de um balcão de uma velha taberna. “Deus o proteja”, asseverava uma venturosa senhora que conhecia a preceito o rapaz, agora feito militar, numa das lojas da aldeia.
Restava a inequívoca verdade que a fé na guerra do ex-ultramar prevaleceu entre os homens que combateram no terreno com o IN. Por outro lado, ficará a inquestionável dúvida: será que a Pátria agradeceu a nossa entrega? Será que os nossos companheiros que fazem parte do rol dos falecidos, desaparecidos, estropiados bem como todos aqueles que ainda hoje se deparam com exequíveis sequelas de uma guerra que teimam em persegui-nos, são reconhecidos? O que resta de uma guerra atroz que implicou no rumo das nossas vidas? Responda quem de direito.
Nós, piamente esperamos, como sempre. Que Deus os oiça e que ilumine as suas mentes.
Um abraço, camaradas,
José Saúde
Fur Mil Op Esp/RANGER da CCS do BART 6523
___________

Nota de M.R.:

Guiné 61/74 - P21340: Historiografia da presença portuguesa em África (230): "Madeira, Cabo Verde e Guiné", de João Augusto Martins; edição da Livraria de António Maria Pereira, 1891 (2) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 10 de Janeiro de 2020:

Queridos amigos,
Há que reconhecer que João Augusto Martins não andou só na Guiné para delimitar fronteiras, observou infraestruturas, modos de vida, higiene e saneamento, imaginou-se antropólogo, denunciou preconceitos sociais de modo veemente, caso dos médicos formados na Índia e discriminados pela administração colonial portuguesa e pela classe médica oriunda de Lisboa e de Coimbra, diz sem hesitação que estes médicos "sofrem desconsiderações pessoais que vexam e desconsiderações oficiais que depravam. Se aparece uma população assolada, um lazareto infeccionado, um destacamento trabalhoso e mal pago, então são utilizados, são médicos, servem!".
E, veremos mais adiante, as conclusões que nos deixa põem em causa, da base ao topo, o modelo colonial português.

Um abraço do
Mário


Impressões de viagem quando a Guiné já era província, com fronteiras definidas (2)

Mário Beja Santos

O livro de viagens intitula-se "Madeira, Cabo Verde e Guiné", o seu autor é João Augusto Martins, veremos mais adiante que foi alguém influente na definição das fronteiras da colónia, a edição foi da Livraria de António Maria Pereira, 1891. Chegou a Bissau, andou por Bolama, encantou-se com a beleza de uma jovem Fula, e vai agora dissertar, mesmo como antropólogo amador, sobre a condição feminina em África:
“Na África, a mulher não conhece o coquetismo, mas tem por natureza a sensualidade.
Como selvagem, obedece aos seus instintos e ao seu temperamento, e quando fita um homem, quando o afaga, quando o impregna das suas volúpias, não é com o fim de o tornar escravo, mas sim o instinto de se sentir feliz. Não pensa nunca em ser desejada, preocupa-se somente em satisfazer os seus desejos; e enquanto a mulher civilizada calcula artifícios para garantir o seu prestígio, a selvagem entrega-se sem condições nem vantagens, realizando no gozo a mais alta e a única aspiração do amor.
Dessa índole essencialmente naturalista, resultam para a sua vida social como para a sua vida religiosa, os estranhos e originalíssimos cambiantes que tão cómicos e ridículos se apresentam à primeira vista, mas que tão logicamente se relacionam com as condições étnicas e com os princípios da sua filosofia natural”.

Seguidamente, discreteia sobre cerimónias de casamentos e de funerais, e temos a seguir uma descrição de Bissau, que nos parece da maior utilidade reproduzir:
“A vila de Bissau, sede de concelho, compreende o presídio de Geba, Fá, S. Belchior e Geba; Bissau é uma pequena cidadela de população limitadíssima cercada a N. E. e W. por um fosso já semi-atulhado que acompanha paralelamente da banda de fora uma muralha de quatro metros de altura, a qual se liga ao centro à antiga Fortaleza de S. José e termina nos flancos por pequenos torreões de estilo gótico que fazem sentinela permanente ao rio.
Essa fortaleza, ampla, arejada e altiva de toda a imponência dos poilões gigantes que lhe marcam os ângulos, protegendo-a com as sombras benéficas da sua ramagem tufada, é guarnecida por peças velhíssimas de ferro, montadas sobre reparos do mesmo metal, que apenas servem hoje de armamento histórico e de espantalho aos gentios, não só porque a sua danificação é completa mas porque à pequena força militar aí destacada seria impossível manejar, sequer, monstruosidades daquele calibre.
A vila, pequena, acanhada, de construções raquíticas e vulgares, somada a todas as inalações do lodo, da catinga e do azeite de palma, adubada pelo paludismo, dizimada pelas febres, constitui ainda assim o último reduto da vitalidade da província, o centro mais importante do comércio da Senegâmbia Portuguesa.
Uma parte dos munícipes, baseados nas informações médicas, quer que se faça o arrasamento da muralha, que, segundo eles, obsta à ventilação da vila, e contribui para a densidade exagerada da população, constituindo o factor principal da insalubridade; outra parte, apaixonada pelas tradições, e pelo que é velho, receosa de tudo e mais do que tudo dos ataques do gentio, pondera os múltiplos factores perniciosos da higiene local, de que ninguém cuida, e guerreia esse projecto cuja importância merece um estudo consciencioso”.

Pronuncia-se seguidamente sobre a população colonial, os erros e equívocos em que está a viver a Guiné, é nu e cru, saem-lhe as verdades como punhais:
“Esta província tida e mantida na nossa elaboração nacional como um depósito para onde despreocupadamente se esvazia desde muito o lodo e as imundícies colhidas nas dragagens da nossa rotina legislativa, sob a forma militar de incorrigíveis e de devassos deportados civis, não sabemos se com o fim de lhe adubar a selvajaria, se com o fim de lhe administrar fermentos enérgicos à dissolução; a Guiné, constituindo-se em província independente, plagiou desde logo a toilette pretensiosa da sua vizinha (Cabo Verde), enfeitando-se de todas as complicações burocráticas possíveis e fazendo construir na sua capital por um risco único, destituído de toda a elegância e qualquer vislumbre artístico, desde a igreja onde exibe o seu Deus ao som dos clarins e das músicas marciais, até ao hospital onde agasalha os seus doentes à luz de uma parca economia, tíbia de conforto e de consolações. E sem pensar sequer nos preceitos mais rudimentares das construções dos climas quentes; sem se preocupar um instante das exigências mais banais para estabelecimentos daquela ordem, edificou a ferro e tijolo um edifício pesado, desprotegido de sombras, sem quartos de banhos, sem casa de autópsias, sem casa mortuária, sem meios de esgoto, nem canalização de águas, e continuou a sustentar ao mesmo título esse pardieiro a derrocar-se, onde se agasalham em Bissau os desgraçados doentes que preferem morrer à sombra, mesmo em risco de desabamentos prováveis.
É nesses depósitos que ela acumula promiscuamente os seus doentes! E é ali, nesse pavilhão e nesse estábulo da patologia, que se acotovelam indistintamente à temperatura média de 30º os exemplares mais curiosos do paludismo, da tísica, do alcoolismo, as chagas mais asquerosas, a doença do sono, a elefantíase, as ulcerações do pulex, as dermatoses mais exóticas e tantas outras variedades privativas dos climas quentes, que têm merecido aos demais países coloniais as preocupações legislativas mais sérias e os estudos científicos mais preciosos e que em toda a parte são sequestrados rigorosamente pelas prevenções do contágio e pelos preceitos da epidemiologia.
Para todo esse avultado número de atacados, que nada deixam à clínica por serem indigentes, militares ou empregados públicos, para todo esse serviço, agravado pelo expediente da secretaria e pelos destacamentos frequentes a Buba, a Cacheu, a Farim e a qualquer dos mais distanciados pontos da província onde a suspeita de uma epidemia ou o pretexto de uma batalha determina a nomeação de um ou mais facultativos, existem na Guiné, tão mal pagos que ninguém lhes inveja os lucros nem lhes disputa as vantagens, um chefe de serviço de saúde, distinto filho da escola de Lisboa, e mais três médicos da Índia, que na Guiné, como em toda a parte, arrastam desprestígio da sua maternidade, sofrendo as injustiças e as mil ingratidões com que os governos do Ultramar ultrajam a cada passo esses filhos espúrios da nossa instrução pública, coartando-lhes despoticamente os privilégios que lhes são conferidos pelo seu diploma e pela lei, e fazendo desses homens, que têm servido sempre de instrumento aos poderes públicos para sofismar as distinções revoltantes estabelecidas entre a dignidade dos povos da metrópole e das populações ultramarinas, fazendo deles um motivo de irrisão, que repercutindo-se sobre uma classe inteira, desperta em todo o médico digno o sentimento da protecção e a necessidade imperiosa do protesto”.

(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 2 de setembro de 2020 > Guiné 61/74 - P21315: Historiografia da presença portuguesa em África (229): "Madeira, Cabo Verde e Guiné", de João Augusto Martins; edição da Livraria de António Maria Pereira, 1891 (1) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P21339: Notas de leitura (1304): "O Cântico das Costureiras", de Gonçalo Inocentes (Matheos) - Parte I (Luís Graça): voltar a ouvir a máquina "Singer" da mamã nas matas e bolanas de Quínara,,,


Capa do livro de Gonçalo Inocentes (Matheos), "O Cântico das Costureiras: crónicas de uma vida adiada, Guiné, 1964/65" (Vila Franca de Xira, ModoCromia, 2020, 126 pp, ilustrado).


1. Já aqui apresentámos, ainda recentemente, o autor, o Gonçalo Inocentes (Matheos), membro nº 810 da nossa Tabanca Grande (*): foi fur mil, CCAÇ 423 e CCAV 488 / BCAV 490, de rendição individual (1964/65), tendo passado por Bissau, Bolama, S.João, Jabadá e Jumbembem...


Regressou depois a Angola, onde nascera,  em 1940,  em Nova Lisboa (hoje, Huambo), para exercer a profissão de Regente Agrícola na  Sociedade Agrícola do Cassequel, tão profundamente ligada à colonização de Angola ... "Quatro anos depois fiz a agulha e passei-me para a aviação. O meu primeiro trabalho foi voar para os quarteis do norte para fazer reabastecimentos. Acabei na linha aérea (TAAG) e, com a descolonização, acabei na TAP onde permaneci até ser apanhado por um enfarte cardíaco o que me levou para a reforma"... E no "estaleiro" descobriu a sua vocação de escritor...  Vive atualmente em Faro.

O livro que acaba de editar tem um título, "O Cãntico das Costureiras", que o autor justifica, recorrendo à sua "memória auditiva": no seu ouvido ficou para sempre a máquina Singer da sua mãe, esposa do secretário da Câmara Municipal de Nova Lisboa, "a cozer dezenas de bandeiras para as festas de recepção a um qualquer figurão" de visita à cidade e à região...ou a fazer os vestidinhos das manas (pp. 15-16)... 

Vinte anos mais tarde, "nas matas e bolanhas da Guiné", em 1964/65, irá ouvir outra música, outras "costureiras", as PPSH-41 Shpagin, a famigerada pistola-metralhadora russa, a irritante "costureirinha" que ficará, para sempre, nos ouvidos da maior parte dos  combatentes da guerra colonial.

Julgo que a alcunha por que era mais conhecida a PPSH-41, pelas NT, no CTIG, era "costureirinha", e talvez o título  do livro ficasse melhor, ou mais intelegível,  com a subtil alteração para "O Cântico das Costureirinhas"... 


Guiné > PAIGC > Novembro de 1970 > Um guerrilheiro empunhando uma PPSH (a irritante costureirinha, uma arma temível sobretudo em emboscadas a curta distância)...

Segundo o nosso especialista de armamento, o Luís Dias, "a pistola-metralhadora PPSH-41, concebida por Georgii Shpagin, conhecida pelas nossas forças como a Costureirinha, e pelo PAIGC como a Pachanga, foi uma das pistolas metralhadoras mais fabricadas no mundo (mais 6 milhões de exemplares), e largamente utilizada pelo exército soviético na II Guerra Mundial. No pós-guerra foi usada nos países satélites, na China, Vietname e nos movimentos de libertação africanos".


Fonte: © Nordic Africa Institute (NAI) / Foto: Knut Andreasson (com a devida vénia... e a autorização do NAI)



O autor define o seu livro  como "um conjunto de crónicas contando um história": com 126 páginas, é profusamente ilustrado (mais de 140 fotos, em formato pequeno ou médio), com textos em prosa e em verso. O autor segue uma ordem mais ou menos cronológica, desde a tropa, a mobilização para a Guiné, a comissão de serviço e o regresso a Lisboa. Partiu, de avião, num DC6, em 8 de abril de 1964. E voltou no T/T Niassa em 14 de agosto de 1965. Dois anos de tropa, 16 meses de Guiné. Foram quase três anos e meio de uma "vida adiada".  (**)

O autor viveu três guerras (e isso quer dizer três perdas), a da sua terra, Angola (1961-1974), a da Guiné (1964/65) e depois  a  guerra civil que deflagrou, de novo em Angola, com o 25 de Abril, na sequência da luta pelo poder entre os três movimentos nacionalistas. 

"As cheias do rio Catumbela" é um dos livros que escreveu com as suas marcantes experiências de Angola, mas que ainda não lemos (Lisboa, Chiado Books,  2015, 258 pp.).

O livro agora em apreço,  e de que o autor nos mandou pelo correio um exemplar, com dedicatória ("Como um reconhecimento pelo teu notável trabalho. 27-08-20", querendo por certo referir-se ao nosso trabalho como fundador e editor do blogue coletivo, Luís Graça & Camaradas da Guiné), é também fruto da pandemia de Covid-19, ou seja, é também ele marcado pela memória do confinamento e do "arame farpado" da guerra da Guiné.

Para além de Nova Lisboa (e possivelmente Luanda), há outra terra que o terá marcado, Santarém, em cuja Escola Agrícola estudou e onde também fez a tropa,  a recruta e o CSM, na Escola Prática de Cavalaria (EPC) (pp. 17-19). 

"Em Santarém conheci ali homens extraordinários como o tenente miliciano Joaquim Peixinho, formado em direito, mas que fez um período militar prolongado e que foi o meu primeiro comandante de pelotão. Aceitou com entusiasmo que o meu colega Carlos Alcântara e eu introduzíssemos cânticos da tropa indígena de Angola nas marchas do pelotão. Era uma alegria" (p. 19).

Conheceu ali também "o alferes da academia Duarte M. Rocha Pamplona" com quem trabalhou como instrutor na recruta: "um militar de corpo inteiro", que no TO da Moçambique irá perder, em combate,  as duas pernas, sendo agraciado com a Torre e Espada. (p. 19). Já a meio da comissão, em 1 de maio de 1975, o Gonçalo Inocentes irá parar à CCAV 488, comandada por outro militar do seu tempo de Santarém, o capitão Lourenço Fernandes Tomaz (p.  106). 

O Ribatejo e a sua idiossincrasia igualmente afloram nas páginas deste livrinho:

"Eu tive uma cruz muito especial. A Potenteia [termo da heráldica: cruz vazada, cujas hastes são rematadas por figura quadrilonga]. (. ..). Em bronze martelado. Antes de embarcar para a Guiné fui à Chamusca despedir-me dos amigos e Maria Helena Fragoso, uma senhora da família Núncio, colocou-ma no pescoço com um cordão de cabedal. Deu-me dois beijos e disse_ leva-a que ela te trás de volta" (p. 122).  

Esta senhora, já falecida em 1987,  foi a primeira madrinha do Grupo de Forcados de Santarém, conforme foto que o autor publica (p. 123).

A verdade é que a cruz foi e voltou e foi devolvido, como talimã, à Maria Helena Fragoso: quando o nosso camarada desembarcou do T/T Niassa, no Cais da Rocha Conde de Óbidos, foi ela a primeira pessoa que ele foi visitar antes de ser desmobilizado. 

Outra cidade do seu imaginário é a Lisboa da noite e do fado: durante um mês, aboleadi no Quartel Geral de Adidos, na Calçada Ajuda, aguardou ali o transporte aéreo que o levaria até Bissalanca (pp. 10-15). Pelo que ele nos conta tinha "via verde" para sair e entrar, tendo apenas que se apresentar no quartel, em determinados dias...

O fado, as fadistas Beatriz Ferreira, Gina Guerra (Lisboa, 1938 - Lisboa, 2008) e Beatriz da Conceição (Porto, 1939 - Lisboa, 2015), a mítica casa de fados "Viela", na rua das Taipas,  fazem parte das suas da sua "inesquecíveis mão cheia de boas recordações" desse tempo de espera (p. 16). Também há uma referência, menos elegante, ao Carlos do Carmo, que ele conheceu, com a namorada, num noitada. Na sua despedida, na Portela de Sacavém, teve a presença das fadistas que trabalhavam na "Viela", além do seu cunhado, Rui Barroso. E ficou para sempre grato  ao fado: 

"Tinha lá andado um mês a despedir-me da vida. Todas as noites. Viela, onde encontrei todo o amor que precisava" (p. 15).

Enfim, sem ser um poeta maior, deixa escrito uma homenagem à Beatriz Ferreira (, artista hoje injustamente esquecida), que poderia ter origem a um fado, a figurar no nosso Cancioneiro de Gerra: 

"Os fados que me cantaste, /Cartas de amor ao ouvido. / Os fados que me cantaste, mensagens ao coração,/ que levei no meu bornal, / onde pousei a cabeça, / naqueles matos distantes, / em noites intermináveis, / em noites tão escaldantes. / Foste a minha travesseira, / Foste a minha companheira." (p. 13).

(Continua)