quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Guiné 61/74 - P23991: Antologia (88): estereótipos coloniais: os balantas de Bambadinca, vistos pelas NT (BCAÇ 2852 e BART 2917)


Guiné > Zona leste > Região de Bafatá >  Setor L1 (Bambadinca) > 
Carta de Bambadinca (1955) > Escala 1/50 mil > Posição relativa de Nhabijões, Mero e Santa Helena, três tabancas consideradas, desde o início da guerra, como estando "sob duplo controlo", ou seja, com população (maioritariamente balanta) que tinha parentes no "mato" (zona controlada pelo PAIGC)... 

Em Finete, Missirá e Fá Mandinga havia destacamentos das NT. Entre Bambadinca e Fá Mandinga ficava Ponta Brandão. Havia aqui uma destilaria, de cana de acúcar... Bambadinca era sede de posto administrativo e tinha correios, telégrafo e telefone, além de um posto sanitário ("missão do Sono")... Era, além disso, um importante porto fluvial. Era banhado pelo caprichoso Rio Geba (ou Xaianga). Até 1968 as LDG da Marinha chegavam até lá... Depois, já em 1969, ficavam-se pelo Xime que passou a ter "porto fluvial" (na realidade, um cais acostável)... De Bambadinca a Bafatá (cerca de 30 km) a estrada era já alcatroada...no tempo da CCAÇ 12  (1969/71). (LG)

Infografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2014).



Guiné > Zona Leste > Setor L1 > Bambadinca > CCS / BART 2917 (1970/72 > A parada do quartel de Bambadinca, a capela (que servia também de casa mortuária...) e, à direita, a secretaria da CCAÇ 12 (1969/74). Com a política "Por uma Guiné Melhro", a população balanda do setor (Nhabijões ou Nha Bidjon, Mero, Santa Helena, Enxalé, etc.) começou a aproximar-se mais do posto administrativo de Bambadinca e sede de batalhão, onde havia escola, posto médico, correios  e lojas.

Foto (e legenda): © Benjamim Durães (2010). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné
]


1. Todas as Histórias de Unidade, em geral,  refletem a visão "etnocêntrica" que os portugueses, civis e militares, tinham dos povos da Guiné nas décadas de 1960/70. O termo "etnocentrismo" não é fácil de definir.

et·no·cen·tris·mo
(grego ethnós, -eos, raça, povo + centrismo)

nome masculino

Visão ou forma de pensamento de quem crê na supremacia do seu grupo étnico ou da sua nacionalidade.

"etnocentrismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/etnocentrismo [consultado em 17-01-2023].

Especificando: 

(i) atitude, existente dentro de um dado grupo social, face aos outros que estão fora, e que se pode caracterizar em termos de preconceito, condescendência, desconfiança e/ou hostilidade; 

(ii) a maneira própria de ver a 'minha' cultura, a do meu povo ou etnia, por oposição à cultura do 'outro'... (Os primeiros portuguese que chegaram ao Japão em meados do séc. XVI foram chamados Nanban, 南蛮, “bárbaros do Sul”.)

Tanto nós (os comandos militares) (*) como o próprio PAIGC pecámos por etnocentrismo... Afinal de contas, tanto Amílcar Cabral (**) como a nossa 'inteligentsia' político-militar leu o António Carreira, o Manuel Belchior, o Fernando Rogado Quintino e outros etnógrafos/etnólogos da Guiné... A única sensibilidade sócio-antropológica que nos incutiram, a nós, tropas metropolitnas,  à chegada à Bissau, foram meia dúzia de "clichés" ou estereótipos  sobre os fulas, os mandingas, os balantas, os felupes, e por aí fora...

É interessante, em todo o caso, ir vendo como evoluiu a atitude das chefias militares em relação àqueles grupos étnicos e sociais que, no início da "guerra subversiva", escolheram o "campo do inimigo", aliciados pela "subversão"... A aliança dos fulas com as NT sempre foi incensada, até ao consulado de Spínola e à 'psico': a necessidade de concorrer com o PAIGC, não só com as armas de fogo, mas também e sobretudo com as da "sedução", levou os comandos militares a passar a "namorar" os balantas, os biafadas e os mandingas, e a criticar certas facetas do modo de vida e de pensar dos fulas...

Era  o caso, por exemplo, do Comando do BART 2917 que tinha, em Nhabijões, em 1970/72, um dos maiores reordenamentos da Guiné: cerca de 300/350 casas... Em contrapartida, esta abordagem "etnográfica"  estava práticamente ausente da História da Unidade anterior, o BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70), podendo ler-se na pag. 1 do Cap II este delicioso naco de prosa :

(...) "No Sector L1 podemos considerar duas raças (sic) distintas: para Leste da estrada Bambadinca-Xitole onde predomina a raça Fula, e para Oeste da mesma estrada onde predominam as raças Balanta e Biafada.

"A população Fula de um modo geral é nos favorável, sendo de destacar o regulado de Badora, que tem como Chefe / Régulo um homem de valor e considerado pela população como um Deus. Esse homem é o Tenente Mamadu, já conhecido do meio militar pelos seus feitos valorosos e dignos de exemplo. Da outra população, fortes dúvidas se tem, especialmente as dos Nhabijões, Xime e Mero.

"Com o início do reordenamento da população em auto-defessa, num futuro próximo o IN se verá com sérias dificuldades, pois deixará de ter apoio e de ter a possibilidade de roubar para deste modo poder sobreviver" (...)


O roubo (e nomeadamente de gado) estava associado aos balantas... Este estereótipo mantinha-se no tempo da CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71),

Uma advertência final: a transcrição de documentos político-militares, tanto de um lado como do outro, não implica qualquer concordância, aval ou aceitação do seu conteúdo... São documentos de trabalho, para leitura e análise 'desapaixonadas'... Partimos do princípio que o nosso leitor é soberano... E os nossos leitores são, fundamentalmente, os antigos combatentes desta guerra (colonial, para uns; do ultramar, para outros; de libertação, ainda para alguns...).


2. Vamos aqui voltar reproduir alguns excertos do Cap II da História do BART 2917, Bambadinca, 1970/72, pp. 17-21 (Documento na altura classificado como "reservado", hoje desclassificado; versão policopiada gentilmente cedida ao nosso blogue pelo ex-fur mil trms inf, José Armando Ferreira de Almeida, CCS/ BART 2917, Bambadinca, 1970/72, membro da nossa Tabanca Grande; comparada igualmente com a versão, em suporte digital, corrigida e melhorada pelo Benjamim Durães, outro grã-tabanqueiro (*)
 

(...) Sector L1 (Bambadinca) > População > Aspecto político (...)

3 – O BALANTA

(i) Nesta apreciação incluímos todos os balantas, incluindo os mansoancas, por não se conhecerem, no Sector [L1], problemas específicos para cada ramo balanta;

(ii) Aguerridos, alegres e folgazões, desconfiados mas demasiados ingénuos, depois de quebrada a sua desconfiança atávica, são o povo mais trabalhador da Guiné e só a ele se deve a transformação da lalas em produtivas bolanhas;

(iii) O Chefe Político é o Chefe de Família e por isso o Chefe de Povoação tem funções limitadíssimas, não podendo decidir sobre qualquer assunto sem que haja um total consentimento por parte dos Chefes de Família;

(iv) A figura de Régulo ou Chefe de Tabanca, é de criação portuguesa e, como é óbvio, não se integra na estrutura deste povo e, por conseguinte, nada representa para eles;

(v) A sua economia assenta na exploração do arroz alagado, aparecendo as culturas de milho, mandioca e arroz de sequeiro como complemento mas em muita pequena escala;

(vi) Vive sempre junto da bolanha pois desta necessita, para as suas necessidades imediatas, o barro para os seus potes, a palha para as suas casas;

(vii) Povo agrícola, pouco gado cria e este mesmo reserva-o quase só para rituais;

(viii) Praticando o roubo de gado como modo de aumentar a sua importância social, visto tal roubo ser uma verdadeira instituição social sem o significado desonrado que tem para as outras sociedades, evita-o, dividindo o seu gado pela guarda dos seus vizinhos e amigos e guardando em contrapartida o desses vizinhos;

(ix) A subversão apanhou os balantas na altura em que o seu dinamismo demográfico se fazia sentir no Sector ao longo das lalas dos rios Corubal e Geba, tendo penetrado neste praticamente até à área de Bissaque-Canchicamo e naquela até Jargavida;

(x) Ao mesmo tempo que se expandia, introduzia novos métodos de cultura junto das populações;

(xi) Entretanto a ingenuidade e imprevidência do balanta e o seu gosto pelo álcool são aproveitados não só pelos comerciantes pouco escrupulosos, que de um momento para o outro os colocaram na sua dependência mercê de juros elevados, mas também pelos mandingas e fulas, especialmente estes, que os sujeitaram a uma dependência económica tal que chegaram ao ponto de colherem os próprios frutos do trabalho dos balantas, dando-lhe somente o terreno para cultivo;

(xii) Encontrando-se enquadrados em sistemas políticos mas vastos, em que os chefes eram quase todos de etnia fula ou mandinga, eles com o seu conceito de grupo social apenas estendido à família não podiam fazer nada para evitar a sua desorganização social e defenderem-se das prepotências sofridas;

(xiii) É neste contexto que se deve compreender a fácil adesão do balanta à subversão, as promessas de libertação dos povos que os subjugavam económica, política e socialmente, induziram-nos a ver no PAIGC um meio de serem realizadas as suas aspirações;

(xiv) A inclusão sistemática de balantas nos grupos de guerrilheiros, a obrigação de darem grande parte da sua produção agrícola para alimentação desse mesmos grupos, a necessidade de, em virtude da acção das NT, se afastar cada vez mais das suas bolanhas, obrigá-los a abandonar a cultura do arroz alagado, a constatação de que os que ficaram nas zonas dominadas pelas NT têm uma vida fácil e progressiva, sendo cada vez menor, embora ainda existindo, a exploração que sobre eles exercem os outros grupos étnicos, exerceram a sua nostalgia da bolanha e criaram as condições quase ideais para uma viragem da sua atitude perante a subversão;

(xv) Contudo os que estão junto do IN sabem que aqueles que se apresentaram em Bambadinca e que não possuem bolanhas na área, são explorados apenas como mão-de-obra pelos donos da terra – alguns mesmo seus irmãos de raça – e continuam a ter a nostalgia das suas próprias bolanhas;

(xvi) Tal não sucede ainda aos que se têm apresentado no Enxalé (subsector do Xime) porque aí a bolanha é vasta e encontra-se ainda desocupada, especialmente em locais bastante longe da povoação, mas, se não nos preocuparmos em pôr cultivável toda aquela imensa bolanha, a curto prazo veremos acontecer também ali a exploração do balanta pelo balanta e estancar-se-ão as apresentações quase semanais que ali se vêm realizando;

(xvii) Julgamos que o único modo de conseguir retirar ao controlo IN um substancial número de balantas, será criar condições de segurança das ricas bolanhas que se encontram abandonadas

(xviii) De entre todas essas está a de Samba Silate em virtude de ser uma bolanha rica e muito grande, encontrar-se completamente deserta, ser a sua população recenseada antes do início do terrorismo superior a 1200 pessoas, saber-se que os seus antigos ocupantes se encontram sobre controlo IN, na área de Incala, e desejarem para ali voltar.

Dos Balantas existentes no Sector os seguintes núcleos:

ENXALÉ (carta do Xime, 1961, escala 1/50 mil) > Francamente colaborante com as NT.

NHABIJÕES > Colaboram com as NT mas possuindo muita família no mato têm assíduos contactos com pessoal, especialmente da região de Incala que ali vai vender arroz e, através de Bambadinca, abastecer-se de artigos de primeira necessidade. Sempre negam tais contactos embora sejam de todos conhecidos. (***)

SANTA HELENA > Colaboram com as NT mas possuindo muita família no mato, especialmente pessoal do Regulado do Cuor, mantêm frequentes contactos com esses familiares que ali se deslocam, mas negam esses contactos e raramente os denunciam.

MERO > Colaboram com as NT. Mantêm intensos contactos com pessoal desarmado sob controlo IN que na maioria são seus familiares. Negam sempre tais contactos. 

[Seleção / Revisão e fixação de texto / Negritos: LG] (****)

_________________

Notas do editor:


(**) Vd. poste de 30 de Junho de 2008 > Guiné 63/74 - P3000: Amílcar Cabral: nada mais prático do que uma boa teoria (Luís Graça)

 (...) A estratificação da sociedade fula também pode ser vista a partir da família, extensa, que é a sua célula: a família de um homem grande é constituída pela morança; um conjunto de moranças formam uma tabanca; um conjunto de tabancas um regulado; e por fim, os regulados fulas estão associados ao chão fula (Leste da Guiné, compreendendo hoje as regiões de Bafatá e de Gabu), uma entidade territorial e simbólica, ligada à conquista.

Aqui a mulher não goza de quaisquer direitos sociais: participa na produção sem quaisquer contrapartidas; por outro lado, a prática da poligamia significa que ela é, em grande parte, propriedade do marido.

Estranha-se, não haver aqui uma referência ao fanado feminino e sobretudo ao profundo significado sócio-antropológico que tinha (e tem) a Mutilação Genital Feminina entre os Fulas (mas também entre os Mandingas e os Biafadas). Será que Cabral tinha consciência das terríveis implicações, para a mulher, desta prática ancestral, e também aceitava tacitamente em nome do relativismo cultural, tal como os antropólogos colonialistas ? Não conheço nenhum texto em que o ideólogo do PAIGC tenha tomada posição sobre este delicado problema. (...) .

(...) Tenho ideia que Cabral se movimentava (e pensava) melhor no campo do que na cidade, já que ele trabalhou como engenheiro agrónomo, na Guiné e depois em Angola, ao longo da década de 1950. Entre 1953 e 1956 fez o recenseamento agrícola da Guiné (…), e julgo que lhe veio daí a sua admiração pelos povos animistas, e em especial os balantas, os magníficos camponeses da Guiné, os grandes cultivadores de arroz. (...)

(...) Falando das gentes do mato, Cabral dá uma lição sobre os balantas, grupo que ele não só conhece, como agricultores, como admira, enquanto povo, que foi historicamente um povo resistente (tal como os oincas, ms estes mandingas, islamizados). Chama-lhes uma “sociedade horizontal”, isto, é, “que não tem classes por cima umas das outras”. Entre eles não há hierarquias. Os chefes foram uma invenção dos tugas, que lhe impuseram régulos fulas ou mandingas, nalguns casos antigos cipaios, leais aos portugueses:

“Cada família, cada morança tem a sua autonomia e, se há algum problema, é o conselhos dos velhos que o resolve, mas não há um Estado, não há nenhuma autoridade que manda em toda gente”. 

A sociedade balanta seria uma sociedade tendencialmente igualitária, que Cabral descreve nestes termos singelos : 

“A sociedade balanta é assim: Quanto mais terra tu lavras, mais rico tu és, mas a riqueza não é para guardar, é para gastar, porque um indivíduo não pode ser muito mais que o outro”… Explicitando melhor: “Quem levantar muito a cabeça já não presta, já quer virar branco, etc. Por exemplo, se lavrou muito arroz, é preciso fazer uma grande festa, para gastar" (...).

(***) Vd. poste de 28 de fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - P577: Nhabijões: quando um balanta a menos era um turra a menos (Luís Graça)

(...) Nhabijões, 20 de Dezembro de 1969

Nhabijões: um conjunto de tabancas, ao longo do Rio Geba, habitadas por balantas (uma delas por mandingas), sob duplo controlo (a expressão é das NT) e agora em fase de reordenamento (outro eufemismo: para mim, trata-se de puro etnocídio sociocultural, o que se está aqui a fazer, obrigando os pobres dos balantas e mandingas de Nhabijões a transferir-se da beira rio para uma zona de planalto, sobranceira ao Geba, e a viver em casas desenhadas e construídas por europeus)...

(...) Os balantas foram, segundo o testemunho insuspeito dos meus soldados (fulas), as maiores vítimas da repressão colonial nesta década. Seis anos depois (é difícil confiar na memória dos africanos que não usam calendário, mas isto ter-se-á passado em 1962 ou 1963, depois do início oficial da guerra), Samba Silate (cuja população terá sido parcialmente massacrada pela tropa ou pela polícia administrativa de Bambadinca, não posso precisar) e Poidon (regada a napalm, dizia-se,  pela força aérea) ainda despertam aqui trágicas recordações: evocam o tempo em que todo o balanta era suspeito aos olhos das autoridades militares e administrativas, presumivelmente coadjuvadas pela PIDE (..)-.

Há uns anos atrás, nos anos do terror, ser encontrado fora da sua tabanca ou do seu perímetro, de catana na mão ou faca de mato à cintura - que é ronco ou adorno para um balanta que se preze - , eis um belo pretexto para um balanta ser preso, levado para o posto administrativo de Bambadinca, sumarianente interrogado e às vezes, hélàs!, mais sumariamente ainda liquidado.

 A justificação era simples, segundo os meus soldados fulas: "um balanta a menos, era um turra era menos" (sic)… Admito que haja aqui alguma dose de fanfarronice e de exagero, por parte dos fulas, históricos inimigos e vizinhos dos balantas… Mas não há fumo sem fogo: estas histórias parecem-me ter consistência…
 
(...) Recuperação psicológica e promoção sócio-económica das populações – a chamada acção psicossocial: eis agora a palavra de ordem, sob o consulado de Herr Spínola… É isso: agora faz-se psico (psícola, como dizem os nossos soldados): o major aperta, com visível repugnância, as mãos das múmias; o médico observa, enfastiado, uns tantos casos constantes do catálogo das doenças tropicais; um outro miliciano distribui cigarros Marlboro; e o cabo da CCS anda a ver se come a bajuda de mama firme…

Admitem-se abertamente, na linguagem fetichista dos spinolistas, os erros do passado da nossa administração que não terá tido na devida conta as susceptibilidades, as idiossincracias e até os direitos das populações guineenses, mas omite-se, talvez por uma questão de má-consciência, os crimes praticados pelas NT, no passado recente e no passdo mais remoto, pelos nossos métodos particulares de pacificação…

(...) Mas, fazendo deslocar a guerra do TO (teatro de operações) para a ACAP (repartição de acção psicológica), Herr Spínola admite implicitamente que a vitória já não pode ser ganha só pelas armas. (...).

(****) Último poste da série > 22 de dezembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23905: Antologia (87): Apresentação do livro de Daniel dos Santos, "Amílcar Cabral: um outro olhar", pelo eng.º Armindo Ferreira, na Praia, em 5/9/2014

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Guiné 61/74 - P23990: Fotos à procura de uma legenda (168): "Cabeças grandes" ou... uma questão de pudor feminino ? (Padre José Torres Neves / Cherno Baldé / Luís Graça)



Foto nº 5 > Guiné > Região do Oio > Sector de Mansoa > Bissá > c. 1970 > Há festa na aldeia ... e "cabeças grandes" (em consequência do excesso de "vinho de palma")... Foto do álbum do Padre José Torres Neves, ex-alf graduado capelão, CCS/BCAÇ 2885 (Mansoa, 1969/71).

Foto (e legenda): © José Torres Neves (2022). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Vamos passar a valorizar mais os comentários dos nossos leitores. O ano passado tivemos uma média de 3,9 comentários por poste (*). Atingimos um total de 4180 comentários (limpos de mensagens Spam), num total de 1068 postes. O que é muito bom. 

Mas também lembrámos que este valor médio não nos deve deixar enganar; "há postes sem um único comentário, a maior parte tem um, dois ou três... Às vezes podem ter meia dúzia, ou até 10... Outros podem ter, excecionalmente, algumas dezenas: 20, 30, ou até mais... Tudo depende do tema, do conteúdo, do interesse, do autor, da ilustração fotográfica, etc."Na realidade, aparecem ao longo da semana "postes mais 'polémicos' ou mais 'interessantes' ou até mais 'apaixonantes' do que outros. Tudo depende do assunto e da sua abordagem. Ou até do autor",,, Enfim, os postes, com pontos de vista menos 'consensuais' ou mais 'fracturantes' , podem originar mais comentários, às vezes 'marginais' (há uma tendência para a malta ver mais a árvore do que a floresta).

Por fim, há que não esquecer esta realidade: "ler e escrever comentar dá muito trabalho"... Mais no blogue do que no facebook onde o comentário, se bem que também "instantâneo", não fica visível na "montra grande"... Por outro lado, sofremos, nestes últimos anos, de uma "dupla fadiga": uma "bloguística" (vamos fazer 19 anos), e outra "pandémica"...

Dito isto, temos que passar a "premiar" mais quem nos lê e comenta... Um deles é o nosso Cherno Baldé, nosso colaborador permanente, a viver em Bissau, um "jovem" de sessenta e poucos anos, que elegemos como nosso assessor para as questões etno-linguísticas... Mas ele é mais do que isso: é a nossa "Guinipédia"...


(i) Tabanca Grande Luís Graça (**)


A foto nº 5 (poste P23488) (**) é "ambígua": Há festa na aldeia ... e "cabeças grandes" (em consequência do excesso de "vinho de palma")...

A legenda original, do nosso capelão José Torres Neves, era/é mais lacónica: "cabeças grandes", no plural... E o leitor pode perguntar: "cabeças grandes" deles, os rapazes, talvez milícias ou militares (um deles, pelo menos, enverga uma camisa camuflada do exército...), ou deles e dela ?

Não sei se as bajudas balantas também bebiam/bebem vinho de palma... Eram, em matéria de costumes, aparentemente mais "livres" do que as fulas, muçulmanas... ou pelo menos viviam em comunidades mais igualitárias, segundo o Amílcar Cabral que adorava os balantas, comunitaristas, e detestava os fulas, semifeudais...

Trocado por miúdos, a mulher balanta, "de jure et de facto", teria "mais direitos, liberdades e garantias" do que a mulher fula, no nosso tempo... (Segundo os usos e costumes jurídicos de cada etnia.).

Mas o nosso assessor, amigo e irmãozinho Cherno Baldé (que parece estar de férias...) logo dirá o que bem lhe aprouver... sobre este assunto sempre algo melindroso (quando mete as "filhas de Eva" e os "filhos do Adão")...

3 de agosto de 2022 às 19:40



(ii) Cherno Baldé (**)


Em África não existiam sociedades igualitárias, este conceito só pode ter surgido na cabeça de pessoas como o Amílcar Cabral que não conheciam bem a África profunda, porque em todos os casos a mulher sempre se encontrava em baixo na escala das hierarquias sociais e políticas, à semelhança do que acontecia pelo mundo fora até meados do século XX, incluindo nos países do Ocidente.

Direitos, liberdades e garantias, o tema é vasto e impossivel de apreciar cabalmente num simples comentário, abarcando a tradição, a religião e as influências internas/externas sobre as práticas culturais de diferentes grupos étnicos ao longo de um percurso histórico recente ou antigo.

Depois precisariamos fazer uma análise por faixas etárias, pois o usufruto de direitos, liberdades e garantias em África no sentido tradicional não é a mesma dependendo da idade dos grupos et+arios em presença e da mulher em particular.

Assim, na minha opinião, o comportamento das Bajudas (meninas) e das noivas (mulheres da idade de procriar) entre os Balantas parece ser, relativamente, mais livre nas suas atitudes e escolhas sexuais, mas a partir de uma certa idade (maiores de 49/50 anos) já os estatutos sociais em termos de direitos, liberdades e garantias são identicas, no geral, pois é nesta fase que começa a decadência masculina e a ascenção, de facto, do poder feminino tanto a nivel do agregado como da comunidade, mas sempre mantendo as devidas aparências do respeito pelo marido, pelo mais velho, pelas regras da tradição vs religião e diversos tabus que servem de base ao funcionamento da comunidade.

Resumindo, podemos dizer que, de forma geral, a mulher africana era muita controlada e limitada em termos de direitos sociais, designadamente da herança, dos direitos patrimoniais, nomeadamente a posse de terram assim como as garantias de seu usufruto fora do quadro familiar.

Embora tudo isso fosse mais do dominio teórico do que real, porque, actuando na sombra dos homens, as mulheres sempre conseguiram atingir os seus objectivos à revelia dos tabus discriminat+orios, das tradições patriarcais, dos dogmas religiosos e dos critérios socialmente estabelecidos para privilegiar o homem em detrimento da mulher, isto porque, a mulher africana sempre soube ser inteligente, perseverante e o pilar principal na construção e sobrevivência do agregado familiar e das comunidades rurais africanas sem, todavia, procurar humilhar ou ferir o orgulho masculino, conscientes de que sem os homens também não pode existir uma sociedade socialmente harmoniosa e equilibrada. O contrário de tudo o que o Ocidente está a promover hoje em dia nos países africanos e no mundo. A minha humilde opinião.

Tudo o resto tem a ver com teorias e conspirações mal justificadas.

4 de agosto de 2022 às 19:03


(iii) Luís Graça, em tempo: 

Cherno,  o autor da foto (um então jovem padre cristão, na altura com 34 anos, dez, onze ou doze anos mais velho do que a generalidade dos militares metropolitanos ali presentes em Bissá) legendou-a com uma frase lacónica: "cabeças grandes"... (***)

Mas no caso da bajuda, ela pode estar apenas a manifestar uma atitude de respeito e de pudor... Nem todos os balantas gosta(va)m de ser fotografados pelos "tugas"... E para mais este  fotógrafo era padre, capelão da tropa... Os rapazes (um deles parece ser militar) tentam, muito simplesmente, convencê-la a mostrar o rosto... 

Enfim, mais uma possível "leitura"... Mas, é verdade, o ambiente na aldeia, Bissá,  é de festa e terá havido quem tenha, nesse dia, bebido um pouco de vinho de palma a mais... Até nas "barracas" do PAIGC o vinho de palma não podia faltar... Tal como não podia faltar nos quartéis da tropa... Afinal, "mas ainda melhor que as mulheres, é o vinho que faz esquecer as mulheres" (terá dito o Luís Pacheco, o nosso escritor maldito; claro que o fígado e elas não lhe perdoaram.)

(***) Último poste da série > 30 d dezembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23929: Fotos à procura de uma legenda (167): "Apanhado" na Guiné, "apanhado" no PREC, "apanhado" por viver 287 km dentro (!) do Círculo Polar Ártico!... (J. Belo, Suécia)

Guiné 61/74 - P23989: Parabéns a você (2138): António José Marreiros, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 3544 e CCAÇ 3 (Buruntuma, Bigene e Guidaje, 1972/74)

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Nota do editor

Último poste da série de15 de Janeiro de 2023 > Guiné 61/74 - P23983: Parabéns a você (2137): Manuel dos Santos Gonçalves, ex-Alf Mil Mec Auto da CCS/BCAÇ 3852 (Aldeia Formosa, 1971/73)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Guiné 61/74 - P23988: Casos: a verdade sobre... (33): Vitorino Costa, o primeiro comandante da guerrilha, formado em Pequim em 1961, a ser morto pelas NT em meados de 1962

 

Grupo de quadros do PAIGC recebidos por Mao Tse-Tung na República Popular da China, em 1961 |

Instituição: Fundação Mário Soares | Pasta: 05360.000.084 | Assunto: Grupo de quadros do PAIGC recebidos por Mao Tse-Tung na República Popular da China, para iniciarem treino militar na Academia Militar de Nanquim: João Bernardo Vieira [Nino], Francisco Mendes, Constantino Teixeira, Pedro Ramos, Manuel Saturnino, Domingos Ramos, Rui Djassi, Osvaldo Vieira, Vitorino Costa e Hilário Gomes. | Data: 1961 | Fundo: DAC - Documentos Amílcar Cabral | Tipo Documental: Fotografias


(1961), "Grupo de quadros do PAIGC recebidos por Mao Tse-Tung na República Popular da China", Fundação Mário Soares / DAC - Documentos Amílcar Cabral, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_43247 (2023-1-16)



(Detalhe: Reproduzido com a devida vénia... Legenda segundo o nosso colaborador permanente Cherno Baldé: "Na foto do grupo de Nanquim (China, 1961) estão presentes, a contar da esquerda, na fila da frente: Nino Vieira, um diplomata que não identifico, uma mulher que deve ser a companheira do diplomata (ou a tradutora, acrescentamos nós), o Presidente Mao Tse-Tung, Francisco Mendes (Tchico Té), Domingos Ramos, Osvaldo Vieira, Rui Djassi. Na segunda fila: Pedro Ramos, um diplomata Chinés, Vitorino Costa, Hilário Gomes, Constantino Teixeira (Tchutcho) e o Manuel Saturnino Costa".


1. Já aqui falámos de Vitorino Costa, Tem meia dúzia de referências no nosso blogue. De seu nome completo, Vitorino Domingos Costa, irmão de Manuel Saturnino da Costa (futuro primeiro ministro da República da Guiné-Bissau), foi morto, em 1962, antes do início oficial da guerra, por um grupo da CCAÇ 153, comandado pelo cap inf José Curto, na região de Quínara (nas proximidades de Darsalame ou perto de São João, não sabemos ao certo).

Sobre esta época, de 1962, em que o PAIGC começou a fazer trabalho de formação político-militar e a recrutar gente nas tabancas,  sobretudo nas regiões de Quínara e de Tombali, continuamos ainda a saber muito pouco. Faltam os testemunhos, orais e escritos, de um lado e do outro. Faltam os relatórios. Faltam as fotos.  

Mas sabe-se que  o ano de 1962 não começou bem para o PAIGC que viu, por exemplo, em Bissau (a "zona zero")  ser descoberto e preso o seu presidente (do Comité Central, nomeado já na prisão, pelo Partido), que vivia na clandestinidade, o Rafael Barbosa, de etnia papel, e com ele centenas de militantes e simpatizantes (100 dos quais serão depois deportados para o Campo de Chão-Bom, Tarrafal, ilha de Santiago, Cabo Verde)

De resto, era ainda escassa a presença do exército português no território. E a PIDE tinha acabado de se instalar. Por tudo isso, é um período que se presta a muita especulação. O filme do George/Jorge Freire ainda mostra uma Guiné relativamente idílica, calma, tranquila, onde se pode viver e viajar, em segurança, nomeadamente no leste, no chão fula. Mas por quanto tempo ? Quando deixa Nova Lamego, no leste,  e é colocado em Bedanda, no sul, em novembro de 1962, com a sua 4ª CCAÇ, o cap Jorge Freire ainda leva consigo a esposa. Mas em dezembro ela é obrigada a regressar a Portugal, por razões de segurança. 

2. Tudo indica que o 'comandante' Vitorino Costa terá morrido  na sequência de uma "ação punitiva" do nosso exército, depois de um conhecido comerciante de Empada ter sido assassinado barbaramente na estrada, no regresso de Darsalame para Empada. Mas não sabemos, ao certo, se há uma relação entre os dois acontecimentos.

Vitorino Costa e Manuel Saturnino Costa, além de irmãos,   eram dois dos históricos militantes enviados para a China para receber treino político-militar,  tendo sido inclusive  recebidos pelo então "grande timoneiro", Mao Zedong, em 1961 (Vd. foto acima). Eis a lista completa, por ordem alfabética,  do grupo dos "primeiros comandantes da guerrilha", formados na Academia Militar de Pequim (nenhum deles hoje vivo, o último a morrer foi o Saturnino Costa, em 2021):
  • Constantino Teixeira
  • Domingos Ramos
  • Francisco Mendes
  • Hilário Gomes,
  • João Bernardo Vieira (Nino)
  • Manuel Saturnino da Costa
  • Osvaldo Vieira
  • Pedro Ramos
  • Rui Djassi
  • Vitorino Costa

Sabemos que Vitorino Costa era um homem próximo de Amílcar Cabral (e de Luís Cabral) e que a sua morte foi sentida como um sério revés para a guerrilha, em preparação. Também Bobo Keita (ou Queita)  se refere ao seu nome, na sua biografia "De campo em campo", escrita por Norberto Tavares de Carvalho, (ed. autor, 2011).  É um dos seus vinte guerrilheiro do PAIGC  que morreram de morte violenta, e que ele evoca, no final do seu livro (p. 237):

(...) "Vitorino [o autor escreve Victorino ] Costa era responsável pela mobilização da zona de Quínara, Fulacunda, Tite, S. João [ correspondente então à Zona 8 do PAIGC - Bolama - Tite - Fulacunda - Buba - Empada - Darsalame.] .  

"Em plena campanha de recrutamento, foi pernoitar numa tabanca cujo chefe colaborava com os portugueses. Vitorino Costa foi denunciado.  Era no tempo daquele  que era conhecido como 'capitão Curto', um militar português muito temido pela população. O seu ultimato era conhecido: 'Fogo ou chapa'. O fogo significava um tiro na cabeça  e chapa referia-se ao emblema do Partido.  Quem era suspeito de pertencer ou de colaborar com o PAIGC, ou entregava o emblema ou era morto. 

"O capitão Curto, uma vez alertado  da presença de militantes do Partido na região, invadiu a tabanca com os seus homens.  Vitorino Costa viu-se  cercado e tentou defender-se com a única pistola que possuía. Naquele tempo , no princípio da luta, o Partido não dispunha ainda de armas. O combate era desigual. Depois de ter sido morto a tiro, foi decapitado e a sua cabeça enfiada num grosso ramo com o qual os portugueses exibiram a cabeça do nosso camarada, fazendo-a circular por toda a tabanca, ameaçando e intimidando a população a não colaborar com os 'turras' (...). Esta cena ocorreu antes do início da guerra. Foi em 1962". 

3. Luís Cabral, na suas memórias ( "Crónica da Libertação", Lisboa, O Jornal, 1984), tem uma versão ligeiramente diferente deste episódio (pp. 127/128);

(...) "No Centro-Sul, na região de Quínara, a situação também se tornava difícil. Depois da sua saída precipitada do Gabu  [onde foi cercado em Canquelifá, escapando por pouco às autoridades alertadas pelo chefe da tabanca, vd. pp. 115/117 ], Vitorino Costa tinha sido enviado a esta região para reforçar a equipa que já lá se encontrava . Instalou-se na área de Tite (...). 

"Vitorino era um jovem com muito orgulho e estava entre os quadros do Partido que tinham mais habilitações literárias. (...) Apercebia-se facilmente nele o desejo de fazer tudo para cumprir o melhor possível a sua missão em Quínara.

"Vitorino dormia com os seus homens na tabanca de S. Joana , na área de S. João  [gralha ?  seria Santa Maria ? não localizámos este topónimo, S. Joana,  na carta e São João, 1955, escala 1/50 mil], quando a casa foi cercada pelas tropas coloniais. O inimigo tinha conhecimento das nossas fracas possibilidades de defesa (...).

"No seu grupo, só o Vitorino tinha uma pistola e foi com ela  que conseguiu chamar a atenção das forças inimigas, às quais ainda resistiu corajosamente o tempo necessário para a retirada dos  seus companheiros.

"Gravemente ferido, (...) morria pouco depois,  O seu corpo, transportado num veículo,  foi levado pelas tropas coloniais a várias tabancas de Quínara. Ao seu companheiro  Seni Sambu,  cortaram-lhe a cabeça, que  foi exposta em Fulacunda, sua terra natal, em presença da sua própria mãe (...).


4. Não encontrámos uma única foto individual de Vitorino Costa no Arquivo Amilcar Cabral que, em boa hora, passou a estar disponível, para consulta, a partir de 20 de janeiro de 2013.  Na foto em grupo, tirada em Pequim, em 1961, e acima reproduzida, não temos a certeza de quem é o Vitorino Costa (nem a maior parte dos outros elementos do PAIGC).

De qualquer modo, sabemos que o capitão Curto e a sua CCAÇ 153 foram inimigos mortais do PAIGC. O Vitorino Costa (e mais alguns dos seus homens) terá sido  morto em meados de 1962 (talvez julho ou junho). 

A versão que sabíamos é que a tabanca onde foi abatido o Vitorino Costa seria em Darsalame, e a sua "cabeça" terá sido trazida para Tite, sede do BCAÇ 237.  Tratava-se de um "grande ronco" para as autoridades portuguesas em luta contra "o início da subversão", e foi seguramente um grande revés para o PAIGC (*) que, oficialmente, só vai começar a luta armada em 23/1/1963, com o primeiro ataque ao aquartelamento de Tite.

Falámos ao telefone, em tempos, em 2010,  com dois camaradas contemporâneos dos acontecimentos: o fur mil Octávio do Couto Sousa, da CCAÇ 153, de Ponta Delgada, e o José Pinto Ferreira, ex-1.º cabo radiotelegrafista, CCS/BCAÇ 237 (Tite, 1961/63), do Marco de Canaveses.   Infelizmente nenhum deles integra,  ainda hoje,  a nossa Tabanca Grande, apesar do nosso convite, e de já  termos publicado postes com o seu nome (**). Dada a delicadeza do assunto, o Octávio do Couto Sousa não nos autorizou, na altura, a publicação do seu depoimento; ele integrava o grupo do cap Curto que cercou, "em Darsalame" (sic),  o Vitorino Costa (menos de 30 homens).

Seria importante o testemunho de mais camaradas sobre estes acontecimentos do início (mal conhecido) da guerra. De qualquer modo, tanto o Octávio do Couto Sousa como o José Pinto Ferreira  reforçaram a ideia de que o  capitão Curto, pese embora a lenda a que está associada o seu nome na Guiné (mesmo ao fim de mais de meio século!), foi um militar destemido, corajoso e competente. (Temos 13 referências sobre este oficial, que infelizmente já faleceu em  18/11/2018, com o posto de ten gen ref.) 

No livro da CECA, não encontrámos qualquer referência a este episódio (Vd. Portugal. Estado-Maior do Exército. Comissão para o Estudo das Campanhas de África, 1961-1974 [CECA] - Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974). 6.º volume:  Aspectos da actividade operacional. Tomo II: Guiné. Livro 1. Lisboa: 2014,  538 pp).

De qualquer modo, nunca é demais recordar que ao nosso blogue interessa apenas a verdade dos factos. E, como é nossa norma, não fazemos juízos de valor sobre o comportamento, individual, de nenhum combatente da guerra colonial na Guiné, muito menos dos nossos camaradas operacionais (de soldado a capitão). (***)

 Sobre a CCAÇ 153, escreveu o nosso camarada Octávio do Couto Sousa [Mafra, 1959, Tavira em 1959/60; furriel miliciano em 1960/61; sargento miliciano em 1962/63], em comentário ao blogue Rumo a Fulacunda, em 2/10/2008:

    (...) A Companhia 153 proveio do RI 13, de Vila Real, com cabos e praças daquelas redondezas, alguns com nomes das suas terras, o Vila Amiens, o Chaves, etc. Como disse no primeiro escrito, foi uma pena termo-nos separado em Vila Real, terminada a comissão, desejosos todos de partir para as nossas famílias, sem o cuidado de trocar endereços que nestes anos seriam preciosos para nos reencontrarmos. A maioria dos oficiais e sargentos foram mobilizados de outras zonas. No nosso caso e do João M. C. Baptista, estávamos já na disponibilidade e a viver nos Açores.

    O nosso Comandante de Companhia foi o Capitão, hoje General, José dos Santos Carreto Curto.

    Fomos a única companhia em todo o Sul da Guiné em 1961, com um pelotão em Buba e uma secção em Aldeia Formosa. Tivemos depois um pelotão em Cacine. Estivemos também aquartelados em Cufar numa fábrica de arroz, assim como em Catió, até que tudo se agudizou em termos operacionais. Para Buba chegou uma companhia, a 154, outra para Cacine e por muitas outras localidades foram chegando mais unidades consoante a guerra se intensificava.

    As fotos mostram o quartel de Tite onde se instalou o primeiro Batalhão, o 237, ao qual passámos a pertencer como tropa operacional e por questões de organização.

    Acompanhámos o primeiro ataque a Tite [em 23 de Janeiro de 1963], de Fulacunda saíram reforços nos quais estivemos integrados, visto que o Batalhão, como sede, não estava ainda operacional.

    A nossa companhia, a 153, acabou por ficar toda junta e em várias missões percorremos todo Sul na busca e destruição das casas de mato que o PAIGC proliferava por tudo quanto eram zonas mais ou menos isoladas. (...)


    5. Há uns largos anos atrás (mais de doze!), recebemos uma mensagem de um leitor nosso, guineense, que nunca chegámos a publicar... (Na altura, trabalhava localmente para as Nações Unidas.) Achamos oportuno fazê-lo agora, até na esperança de haver mais elementos informativos sobre este caso.

    De: Augusto Domingos  Costa <costa4@un.org>

    Data - quarta, 8/06/2011, 16:48

    Assunto -  Em busca de informações

    Caro Luís Graça!

    Saudações de uma longa vida a juntar e reconstruir memórias de um período agridoce e extremamente rico em termos de relacionamento humano entre nossos dois povos.

    Sou um cidadão guineense que vai lendo, sempre que possa, memórias plasmadas no vosso blogue. Mas interesso-me, neste momento, da história da CCAÇ 153, do lendário Cap Curto, Fulacunda, 1961/63. Já li o depoimento de José Pinto Ferreira, ex-1º Cabo Radiotelegrafista, acerca do Cap Curto não ter mandado cortar a cabeça do Victorino Domingos da Costa, e ter sido injustamente diabolizado com esse cunho. 

    Interesso-me também em saber a verdade, sem rancores nem mágoas, por esse Senhor que foi decapitado ser o primogénito da nossa família. Aguardo com serenidade o depoimento do ex-Fur Mil Octávio do Couto Sousa porque temos o objecto de encontrar as ossadas e trazê-las para Bissau.

    Um abraço,
    Augusto A. Domingos da Costa
    _______

    Notas do editor:


    (...)  Carta do futuro diplomata do PAIGC e da República da Guiné-Bissau, Gil Fernandes, a estudar em Boston, EUA, datada de 1/12/1962, dirigida a Amílcar Cabral. Começa nestes termos:

    "Caro Amílcar: Foi com grande consternação que recebi a sua última carta relatando a morte de Vitorino Costa. Eu e ele fomos grandes amigos e fui por algum tempo seu explicador. A sensação de choque  que se recebe perante acontecimentos desta natureza é absolutamente  indescritível, este é mais um crime que mais tarde os portugueses terão que dar conta. Imagino em que estado é que o Amílcar se deve encontrar, mas confio inteiramente na sua perseverança, agora é que é preciso mais coragem"  (...)"


    (...) "Fui telegrafista muito activo ao serviço do Comando do BCAÇ 237, o que me permitiu assimilar algumas verdades nunca desmentidas. Dito isto, peço que aceitem e reflictam no que se diz nos Postes acima referidos:

    (...) "O Comandante da CCAÇ 153 foi o Capitão José dos Santos Carreto Curto, aquartelado em Fulacunda. Era um oficial corajoso, visto como inimigo fidalgal pela Rádio Conakry. Nunca terá cortado cabeças a ninguém, mas tão só sido acusado injustamente de um acto menos digno que terá sido praticado por um seu subordinado no IN, morto quando fugia para o Rio. Actos repelentes, sem confirmação, não devem ser credibilizados." (...)

    Vd. também poste de 5 de dezembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19259: (D)o outro lado do combate (39): Vídeo de 2/3/2008 com entrevista a antigo guerrilheiro do PAIGC, contemporâneo do cerco a Darsalame, em julho de 1962, pelo grupo de combate da CCAÇ 153, comandado pelo cap inf José Curto (Luís Graça)

    (***) Último poste da série > 5 de dezembro de 2022 > Guiné 61/74 - P23847: Casos: a verdade sobre... (32): o pós-25 de Abril no CTIG, as relações das NT com o PAIGC, a retração do dispositivo militar e a descolonização

    Guiné 61/74 - P23987: Notas de leitura (1543): "Na Tenda do Mestre Isaías", edição de autor de Emídio Vieira Soares, 2004 (Mário Beja Santos)



    1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 6 de Janeiro de 2023:

    Queridos amigos,
    Devo inúmeras atenções ao Dr. João Horta, bibliotecário na Liga dos Combatentes, informa-me regularmente da chegada de publicações como esta alusiva às notas esparsas de um antigo combatente, foi alferes do 4.º pelotão da CART n.º 1689, a sua edição de autor insere um bom número de imagens dos diferentes locais por onde andou, poderá dizer-se que como companhia de intervenção teve uma invulgar itinerância por toda a Guiné. Usa da maior discrição quanto à atividade operacional desenvolvida por esta unidade militar, saltita entre as suas memórias angrenses e alguns episódios vividos na guerra da Guiné e não se furta a emitir opiniões críticas à vida política portuguesa. Acho que nos deixa um conjunto de pistas que outros camaradas da CART n.º 1689, nossos confrades no blogue, bem podiam desenvolver, pessoalmente fico curioso com que eles andaram a fazer por Missirá, como é referido no documento alusivo ao ex-1.º Cabo José Maria Silva Ribeiro, onde fui buscar uma súmula da atividade operacional da unidade militar.

    Um abraço do
    Mário



    Um terceirense, alferes da CART n.º 1689, que andou por meia Guiné, entre 1967 e 1969

    Mário Beja Santos

    Na Tenda do Mestre Isaías, é uma edição de autor de Emídio Vieira Soares, que comandou o 4.º pelotão da CART n.º 1689, 2004. São recordações de um terceirense, notas avulsas da sua vivência na Ilha Terceira, fala-se da Terra-Chã, dos locais e costumes da terra, gente que chegava e partia para o Canadá e para o Brasil, inevitavelmente uma referência aos touros e à tourada à corda, as zangas entre o sr. Bispo de Angra e as populações por causa da administração do dinheiro dos Impérios, recorda o sr. Padre Saramago que nasceu no Corvo e estudou no seminário de Angra, e nestes seus apontamentos onde coligiu memórias informa-nos que em 1967 foi para a Guiné. Na medida em que toda a sua narrativa é saltitante entre o passado remoto, os tempos da guerra e as suas observações críticas sobre a vida política portuguesa, procurei saber um pouco mais sobre esta CART n.º 1689, de que há felizmente referências no nosso blogue. Vejamos em primeiro lugar o que se escreve na apresentação do ex-1.º Cabo José Maria Silva Ribeiro no “Dos Veteranos da Guerra do Ultramar”:

    “Partem no navio Uíge, em 26 de Abril de 1967, chegam a Bissau em 1 de Maio de 1967. Logo após a chegada, embarcam de imediato na lancha BOR, em direção a Bambadinca, tendo como destino final a localidade de Fá Mandinga.
    A Companhia ficou em regime de intervenção, às ordens do Comando do Agrupamento de Bafatá, responsável pela zona leste da província.
    Durante a permanência na referida região, realizou várias operações na zona do Xime, (Ponta do Inglês e Ponta Varela), zona de Enxalé e Missirá a norte do rio Geba, bem como na vasta região do Oio, a norte do destacamento de Banjara.
    Em Julho de 1967, a Companhia embarcou em Bambadinca, a bordo de três lanchas LDM, com destino a Catió, sector sul da província, para onde fora transferida, tendo ficado em regime de intervenção.
    Nesse sector foi desenvolvida intensa atividade operacional, bem como nos subsectores de Cufar, Bedanda, Empada, implantação do destacamento de Gubia, na península do Cubisseco, e Gandembel, (Operação Bola de Fogo) também para implantação de um aquartelamento, no chamado corredor de Guileje, junto à fronteira com a Guiné-Conacri. Em Junho de 1968, a Companhia rumou para o subsector de Cabedu, para onde foi transferida, tendo aí desenvolvido intensa atividade operacional.
    O aquartelamento foi atacado em 13 de Julho de 1968, tendo falecido o Alferes da Academia Militar, Henrique Ferreira de Almeida, que era então o Comandante da Companhia.

    Em 30 de Julho desse ano, a Companhia foi transferida para Canquelifá, sector de Nova Lamego (Gabu), zona nordeste da província, na confluência das fronteiras do Senegal e Guiné-Conacri.
    Um grupo de combate ficou sediado no destacamento de Dunane, sito a meio do percurso entre Pitche e Canquelifá.
    A parte restante da companhia ficou instalada no aquartelamento de Canquelifá, tendo aqui desenvolvido ações de natureza operacional e psicossocial.
    Finda a sua comissão de serviço, a Companhia de Artilharia 1689 regressou à Metrópole, tendo embarcado em Bissau no navio Uíge, em 03 de Março de 1969 e desembarcado no cais da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, no dia 09 do referido mês.
    A CART n.º 1689 percorreu muitas localidades: Bambadinca, Fá Mandinga, Xime, Enxalé, Missirá, Bafatá, Banjara, Catió, Ganjola, Cufar, Bedanda, Cachil, Bolama, Gubia, Empada, Fulacunda, Buba, Aldeia Formosa (Quebo), Chamarra, Gandembel, Cabedu, Nova Lamego (Gabu), Pitche, Dunane, Canquelifá e finalmente Bissau.”


    Emídio Soares refere o choque que sentiu quando o levaram a visitar a cadeia do Quartel-General em Santa Luzia, teria 30 metros de comprimento e 15 de largura: “Havia um corredor desde a porta de entrada, até ao fundo, as paredes do corredor eram grades de ferro de um lado e outro. E de um lado e outro estavam os presos em pé, sem espaço para se sentarem no chão. O cabo que me convidara para ver a cadeia deu-me determinados pormenores do destino daquela gente. Abandonei o edifício. O cabo seguiu-me e estava estupefacto com a minha reação, depois começou a chorar, interveio um Furriel, eu expliquei-lhe o que se estava a passar. De imediato o Furriel pegou no braço do cabo, numa atitude de conforto moral. Senti a minha cobardia em não falar disso a ninguém, teria pisado terrenos proibidos. Soube que o General Spínola, uns meses depois de chegar à Guiné pusera termo à cadeia do Quartel-General.” Veio à frente da sua Companhia, e depois embarcou no Pidjiquiti em direção a Bambadinca num barco com o nome de “Vencedor”, sentiu muito a inquietação quando o barco entrou no Geba estreito e passou a navegar em meandros até Bambadinca, a bordo seguiam a mulher do comandante e a mulher do médico.
    Faz uma referência genérica a uma operação no Oio, foram cercados pelos guerrilheiros e sujeitos a tiroteio. No princípio, não houve reação das nossas forças até que um Furriel a peito descoberto começou a disparar, o que deu ânimo a todos. Fala-nos depois de Catió e da Operação Tridente, não regateia a admiração ao Capitão João Bacar Djaló, à sua bravura, ao seu heroísmo. Segue-se uma outra referência a uma operação que se efetuou a Cabolol, tinha o nome de código de Vassourada Final, na região do Como. O batalhão estava em Catió, em Cabolol havia uma população controlada pela guerrilha. Entraram em Cabolol sem um tiro, a população fugira para o tarrafe. Quando regressaram ao quartel, o comandante estava à porta de armas, ninguém percebia porque é que ele gritava “Eles levaram uma sova! Eles levaram uma sova! E se quiserem mais, é só dizer”. Fala das baixas em Gandembel, como o Soldado Nadir e o Furriel Belmiro.

    Imprevistamente voltamos à Boa-Hora, uma localidade que faz parte da freguesia de Nossa Senhora de Belém, mais conhecida por Terra-Chã, a 8 quilómetros de Angra, novas recordações. Tece considerações sobre a colonização e a descolonização, volta à Terra-Chã, estamos agora na Lisboa em 1963, o Emídio Soares veio fazer exame de admissão ao Instituto Superior Técnico e passamos para Dunane, onde esteve destacado o seu pelotão, dá-nos a localização e fala-nos na lepra:

    “Num dia de coluna Canquelifá, Dunane, Pitche, Nova Lamego, as tropas pararam em Dunane. Dirigiram-se à enfermaria, eu estava à porta do meu abrigo, notei um certo nervosismo na multidão e o Furriel Enfermeiro estava zangado. Aproximei-me da multidão e verifiquei que havia muitos leprosos. Eram militares. Homens sem mãos, com uma guita agarrada à zona do cotovelo, seguravam, com o que restava do braço e do antebraço, uma arma encostada ao peito. Aguardavam que lhes dessem os comprimidos, a que cada um tinha direito. Eram as milícias de Canquelifá. Percebi a função da guita amarrada ao cotovelo. Reparei bem na guita e vi que ela estava também agarrada ao gatilho da arma. Era assim que eles disparavam.”

    Há referências ao Tenente Bajana em Canquelifá, teria ligações ao PAIGC, o tenente foi fuzilado depois da independência. Deixa-nos uma extensa referência ao Alferes Monteiro morto em Gandembel, o oficial já tinha concluído a sua missão, mas veio na coluna de Aldeia Formosa a Gandembel, para abastecimento. No regresso, rebentou uma mina anticarro, saíram dois pelotões de Gandembel e deparou-se-lhes o horror, o corpo desfeito do Alferes Monteiro entre muitos soldados africanos mortos.

    Voltamos à ilha Terceira, Emídio Soares tem as suas observações à economia das décadas de 1940 e 1950. E vemo-lo já em 1979 a dirigir obras na ilha de S. Jorge. É dentro desta miscelânea de recordações que lembra a canoa que transportava as gentes da CART n.º 1689 de Ponta Varela para o Enxalé: “Não havia barcos de borracha como os fuzileiros tinham, ou lanchas ligeiras. Os 120 homens da 1689 foram transportados de uma margem para a outra em canoa. Era arrepiante, o soldado entrava na canoa, sentava-se no lugar que lhe indicavam e não se podia mexer mais. A altura da canoa fora de água não tinha 10 centímetros. A sensação era de quem entrasse naquela água deixava de ser visto.” Faz também uma observação crítica às colunas de abastecimento de Madina do Boé e à natureza do transporte no rio Cheche, uma jangada tosca. E ficamos por aqui. Bom seria que os nossos confrades da CART n.º 1689 adiantassem mais pormenores sobre a história desta companhia que teve uma inusitada vida itinerante em zonas de indiscutível risco, em que não faltou Gandembel.

    Entrega da Flâmula de Honra à CART n.º 1689, em Catió, imagem pertencente ao ex-1.º Cabo Atirador, José Maria Silva Ribeiro, constante do blogue Dos Veteranos da Guerra do Ultramar, com a devida vénia
    Museu do Guiledje - Uma antiaérea do PAIGC
    ____________

    Nota do editor

    Último poste da série de 13 DE JANEIRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P23979: Notas de leitura (1542): "O Santuário Perdido: A Força Aérea na Guerra da Guiné, 1961-1974 - Volume I: Eclosão e Escalada (1961-1966)", por Matthew M. Hurley e José Augusto Matos, 2022 (12) (Mário Beja Santos)

    Guiné 61/74 - P23986: Convívios (950): 50º almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, Algés, Oeiras, 5ª feira, 19/1/2023, a partir das 12:30: ainda se aceitam inscrições (Manuel Resende)

     





    1. Lista (provisória) dos inscritos no 50º almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, que se vai realizar na próxima quinta-feira, dia 19 de janeiro, no restaurante "Caravela de Ouro", Algés (Morada: Alameda Hermano Patrone, 1495 Algés, Telefone: 214 118 350, Jardim de Algés, junto à marginal).

    Na quarta-feira, na véspera, o régulo Manuel Resende publica a 3ª e última listagem dos inscritos (que ontem já tinha ultrapassado os 70).

     

    50º Convívio da Magnífica Tabanca da Linha
    Restaurante Caravela de Ouro, 19 de janeiro de 2023, 
    das 12:30-15:30.

     
    Este Convívio torna-se especial, pois quero fazer uma foto de capa nova para a página do nosso grupo do Facebook, com todos os MAGNÍFICOS.
    Enquanto cá estamos somos Heróis, e temos de provar isso, comendo a ração do nosso Combate, e esquecendo as nossas maleitas.

    + + + E M E N T A + + +


    APERITIVOS DIVERSOS:
    Bolinhos de bacalhau - Croquetes de vitela - Rissóis de camarão - Tapas de queijo e presunto - Martini tinto e branco - Porto seco - Moscatel.

    SOPAS:
    Canja ou Creme de Marisco

    PRATO PRINCIPAL:
    Lombinhos de pescada com arroz de Marisco

    SOBREMESA:
    Salada de fruta ou Pudim
    Café

    BEBIDAS INCLUIDAS:
    Vinho branco e tinto “Ladeiras de Santa Comba” - Águas - Sumos - Cerveja

    PREÇO POR PESSOA - - - - - 23.00€
    (Crianças dos 5 aos 10 anos se aparecerem, pagam metade)
    Inscrições até ao dia 16 de Janeiro de 2023 para Manuel Resende, por:
    Tel - 919 458 210

    Mail - manuel.resende8@gmail.com - magnificatabancadalinha2@gmail.com
    ou dizendo "vou" ao convite no nosso grupo no Facebook


    Esperamos que, como já é da praxe, seja do vosso agrado. Começamos com aperitivos e entradas às 12,30, hora em que faremos a foto de grupo. O almoço será servido às 13 horas.

    NOTA IMPORTANTE:
    Paguem à entrada, de preferência com dinheiro. Peço que tragam a quantia certa.
    (Aguardo as vossas inscrições)

    Manuel Resende

    __________

    Nota do editor:

    Último poste da série >9 de dezembro de  2022 > Guiné 61/74 - P23860: Convívios (949): Almoço de Natal da Tabanca de Matosinhos, dia 14 de Dezembro de 2022, no restaurante Espigueiro, em Matosinhos, a partir das 12 horas (José Teixeira)

    Guiné 61/74 - P23985: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XVIII: (i) o galo que traiu Pansau Na Isna em Catunco Nalu; (ii) a primeira operação helitransportada no CTIG, em Jabadá, setor de Tite


    Guiné > Brá > Comandos do CTIG > 1966 > Equipa de um grupo de comandos momentos antes de serem largados de helicóptero.


    Guiné > Brá > c. 1965/66 > Comandos do CTIG > Aquartelamento 


    Guiné > Brá > Comandos do CTIG > 1966 > O soldado Augusto de Sá, que pertenceu ao Gr Cmds  “Os Centuriões”. 

    Fotos (e legendas): © Virgínio Briote (2009). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


    1. Continuação da publicação das memórias do Amadu Djaló (1940-2015) (*). Recorde-se aqui o seu passado militar:

    (i) começou a recruta,  como voluntário, em 4 de janeiro de 1962, no Centro de Instrução Militar (CIM) de Bolama;

    (ii) esteve depois no CICA/BAC, em Bissau, onde tirou a especialidade de soldado condutor auto-rodas;

    (iii) passou por Bedanda, 4ª CCaç (futura CCAÇ 6), e depois Farim, 1ª CCAÇ (futura CCAÇ 3), como sold cond auto;

    (iv) regressou entretanto à CCS/QG, e alistou-se no Gr Cmds "Os Fantasmas", comandado pelo alf mil 'cmd' Maurício Saraiva, de outubro de 1964 a maio de 1965;

    (v) em junho de 1965,  fez a escola de cabos em Bissau, foi promovido a 1º cabo condutor, em 2 de janeiro de 1966;  

    (vi) voltou aos Comandos do CTIG, integrando-se desta vez no Gr Cmds "Os Centuriões", do alf mil 'cmd' Luís Rainha e do 1º cabo Júlio Costa Abreu (que vive atualmente em Amsterdão);

    (vii) descreve-se a seguir as duas primeiras operações que fez, integrado no Gr Cmds "Os Centuriões".


    Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XVIII



    (i) O Gr Cmds "Os Centuriões" em Catunco  
    Nalu, com o galo a servir de guia 
    (pp. 133/136)


    Chegados a Brá, fomos directamente à arrecadação, levantar o material e o equipamento necessário. 

    Dois dias depois, surgiu uma missão [1] para cumprir, no sul. Apanhámos outra vez o barco para Cacine. O objectivo era Catunco Nalu o local da última acção dos “Fantasmas”, a tal operação “Ciao”, onde tivemos um morto e nove feridos, em maio [2] de 1965. E agora, em fevereiro [3] de 1966, íamos voltar ao mesmo local para a operação com o código “Cleópatra”.

    Chegámos à tarde a Cacine, repousámos até cerca das 20h30. Esta era a primeira operação em que, eu, o Tomás Camará e o Mamadu Bari, íamos participar com os “Centuriões”.

    O grupo já tinha feito algumas [4] operações e, como alguns companheiros já tinham terminado a comissão e regressado às respectivas unidades, precisavam de pessoal experiente e foi por isso que fomos requisitados pelo alferes Rainha.

    Saímos de Cacine depois do jantar em direcção a Cameconde, para executar o golpe de mão. Fomos andando até que, por volta da uma da madrugada, atingimos Catunco, que estava abandonada. A meio da tabanca, deixámos a picada que a atravessava e que ia para Camissorã e metemos à direita, onde em maio do ano passado nos tínhamos confrontado com o PAIGC.

    A partir daqui o guia, tal como da outra vez, começou a recusar-se. Deitou-se no chão e, como da outra vez, perdemos muito tempo neste local. Fomos aguentando, com muita paciência, a resistência do guia. Eram para aí 03h00, ouvimos um galo a cantar. Prestámos muita atenção, porque era sinal de que vivia gente por perto. O galo continuou a cantar, não havia a menor dúvida que um acampamento estava por ali.

    O alferes mandou o guia para a retaguarda e o galo passou para a frente, passámos a ser conduzidos pelo cantar dele. De cinco em cinco ou de dez em dez minutos, o galo cantava e, assim, fomo-nos aproximando. Atingimos um monte de baga-baga e a seguir vimos um cruzamento.

    O cantar do galo vinha do caminho do lado direito do cruzamento. Metemos por ele e, sem sabermos, estávamos a pouco mais de 20 metros das barracas dos combatentes do PAIGC.

    O alferes veio ter comigo e estivemos a estudar o que devíamos fazer. Vimos as barracas e nem deu tempo para reunir o grupo todo. O sentinela que estava perto do baga-baga, a dormir o sono da madrugada, deve ter acordado com algum barulho, mexeu-se e o Tomás Camará disparou uma rajada curta. Quebrado o silêncio, assaltámos as barracas. Ninguém teve tempo de se defender, deixaram tudo a fugir.

    Nós pegámos no que pudemos. Carregados com tanta quantidade de material [5], 
    não ficámos à espera, nova corrida em direcção ao cruzamento da picada que vai para Cacine, onde tínhamos deixado um grupo [6] para nos recolher e ajudar no que fosse preciso. Atingimos o cruzamento, sem problemas, ao encontro da tropa. Depois, a coluna pôs-se em movimento para Cacine.

    Descansámos o dia seguinte e à noite fomos até à tabanca de Cacine, divertir-nos 
    um pouco com as raparigas. Tínhamos levado um pequeno gira-discos, que o Augusto de Sá [7] levava e eu e o Tomás Camará pusemo-lo a tocar música.

    No outro dia [8], apanhámos outra vez o barco para Bissau.

    Tinha corrido tudo bem. O silêncio e o cuidado que tivemos na progressão fez com que o sentinela, que não estava a mais de dois metros do baga-baga, não tivesse dado por nada.


    (ii) "Centuriões" e "Diabólicos", na estreia dos helis em Jabadá, setor de Tite (pp. 136/138)



    Estávamos no aeroporto desde o meio-dia, à espera que acabasse a reunião dos nossos oficiais com os pilotos. Nesse espaço de tempo houve uma cena entre dois companheiros dos “Diabólicos”[Gr Cmds comandado pelo alf mil Virgínio Briote]  , o Silva e o Adulai Djaló, um europeu e um africano. O Silva disse ao Djaló:

     Djaló, tu vais morrer nesta operação!

     Filho da mãe, tu é que vais morrer! – respondeu o Adulai.

    Estávamos todos a rir, com grande gozo e alarido, quando chegaram os oficiais.

    Era nesse dia, 6 de março, que se ia realizar pela primeira vez na Guiné uma heliportagem de assalto e o local escolhido foi Jabadá Beafada [9]. Dois grupos, os “Centuriões” e os “Diabólicos”, quinze homens de cada, em seis helicópteros. Ia também o comandante da companhia de Comandos, o capitão Garcia Leandro.

    Embarcámos por volta das 13h00, sobrevoámos Bissau, cortámos para a esquerda e começámos a subir o Geba. Poucos minutos depois, curvámos para a mata a ver os T-6 bombardeá-la.

    De um momento para o outro ficámos cara a cara com os T-6, eles a tomarem altura e nós a baixarmos para o assalto. Saímos a disparar para a tabanca, as primeiras imagens que vi foi uma máquina de costura e o corpo de um homem balanta.

    No meio dos tiros e dos rebentamentos, ouvimos pelo rádio os “Diabólicos” pedirem uma evacuação. O tiroteio foi intenso, mas não demorou muito tempo. Estava muita gente, guerrilheiros e população, todos misturados, houve muitas baixas. Eu estava preocupado com a informação que tínhamos ouvido no rádio, o pedido de uma evacuação de um “M”, ou seja de um morto. Se o Silva disse que tinha sonhado que o Djaló ia morrer no assalto…

    Estava ansioso que os grupos se encontrassem para sabermos quem morreu. Quando acabaram os disparos e começámos a retirar em direcção a uma clareira, avistámos ao longe o grupo “Diabólicos” a caminhar na nossa direcção. Não, Djaló não tinha morrido, vinha ali ao fundo.

    Quando os dois grupos se uniram, perguntei ao Djaló quem tinha morrido e ele disse: 

    – Foi o Silva!  [10] (**)

    [Seleção / Revisão e fixação de texto / Negritos / Parênteses retos com notas /Subtítulos: LG]



    Guiné > Brá > Comandos do CTIG > Gr Cmds "Os Diabólicos" >  Soldado 'comando' António Alves Maria da Silva, o segundo a contar da direita. O alf mil 'cmd' Virgínio Briote,  à esquerda.

    (...) "Uns dias antes, os olhos do Silva molharam-se quando o furriel Azevedo lhe disse que não ia mais para o mato, que a comissão já estava terminada e que não queriam mais nenhuma edição do furriel Morais dos Fantasmas, morto no sul, em maio do ano passado, duas semanas depois de ter terminado a comissão. O alferes transigiu, a história repetiu-se." (...) (vd. poste P15044 ***)

    ______________

    Notas do autor ou do editor literário (VB);

    [1] Nota do editor: operação “Cleópatra”.

    [2] Nota do editor: 7 maio 1965.

    [3] Nota do editor: 22 fevereiro 1966.

    [4] Nota do editor: sete.

    [5] Entre o material apreendido, para além de documentação importante, trouxemos o barrete chinês, uma agenda com apontamentos e uma bonita pistola do Pansau Na Isna, comandante do PAIGC.

    [6] Nota do editor: Grupo de Combate da CCaç 799

    [7] Augusto de Sá, já depois da Independência da Guiné-Bissau, contraiu tuberculose. Veio tratar-se para Lisboa e, ainda doente e contra o conselho dos médicos, regressou à Guiné onde acabou por morrer.

    [8] Nota do editor: 26 de fevereiro de 1966.

    [9] Op Hermínia. A informação que nos deram era que havia dois núcleos de moranças, uma a norte com população e outra, cerca de 300 metros a sul, com pessoal armado. Por volta das 13h20, as três equipas dos “Diabólicos” foram largadas no núcleo norte e as nossas no núcleo sul. Havia pessoal do PAIGC armado nos dois lados. Do núcleo norte, enquanto retirava, o PAIGC disparou armas automáticas, atingindo mortalmente o António Silva. Vimos vários mortos no local e aprisionámos oito pessoas. No regresso a Jabadá, junto à orla da mata, avistámos mais casas. Os T-6 atacaram com rockets, nós entrámos depois. Enquanto retirávamos o PAIGC fez várias vezes fogo de morteiro, mas sem pontaria. Entrámos no aquartelamento de Jabadá por volta das 16 horas e os helis transportaram-nos de regresso a Bissau. (***)

    [10] O soldado 'cmd' António Alves Maria da Silva, oriundo da CCaç 674, era natural de Erada, Covilhã; ficou sepultado na campa 247, no Talhão Militar do Cemitério de Bissau.
    ________

    Notas do editor:

    (*) Último poste da série > 12 de janeiro de 2023 > Guiné 61/74 - P23974: Recordando o Amadu Bailo Djaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015), um luso-guineense com duas pátrias amadas, um valoroso combatente, um homem sábio, um bom muçulmano - Parte XVII: De volta ao QG, fiz a escola de cabos em Bolama, tirei vinte valores e mandaram-me de novo para os comandos do CTIG, desta vez para o grupo "Os Centuriões"

    (**) Vd. poste de 9 de maio de 2008 > Guiné 63/74 - P2820: Aqueles que nem no caixão regressaram (1): O Sold António Alves Maria da Silva, campa nº 247, Bissau (Virgínio Briote)

    (***) Vd. postes de:

    domingo, 15 de janeiro de 2023

    Guiné 61/74 - P23984: Blogues da nossa blogosfera (172): O sítio da CCAÇ 13, Os Leões Negros, criado em 2003 pelo Carlos Fortunato, e descontinuado em finais de 2012 por estar alojado no Sapo (Felizmente fomos recuperá-lo através do Arquivo.pt)


    Guiné > Região do Oio > Bissorã > CCAÇ 13 (1969/71) > O fur mil Carlos Fortunato e o soldado Calaboche Tchudá, balanta, natural da região Bissorã, apontador de LGFog, Cruz de Guerra de 4ª Classe, Prémio Governador da Guiné, em 1971...No regresso de uma patrulha, ao atravessar um riacho, perto de Bissorã, Calaboche agarra o furriel Fortunato e grita: "Tira uma fotografia e manda para a família a dizer que o furriel Fortunato foi apanhado por um turra"... Infelizmente, o Calaboche Tchudá seria fuzilado em Bissorã pelo PAIGC logo nos primeiros tempos, após o reconhecimento da independência por Portugal.



    Guiné > Região do Oio > Bissorá > CCAÇ 13 (1961/71)
    Um dos Grupos de Combate. 


    Fotos (e legendas): © Carlos Fortunato (2003). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



    1. O
    Carlos Fortunato é um dos histórios da Tabanca Grande. Tem mais de 80 referências no nosso blogue, foi fur mil 
    arm pes inf, MA, CCAÇ 2591 / CCAÇ 13 ( Bolama, Bissorã, Binar, Encheia, Biambi, 1969/71); profissionalmente, trabalhou na área da informática (sendo especialista em Sistemas de Informação, Sistemas de Gestão da Qualidade e Web Design); foi dos primeiros a ter uma página na Net sobre a guerra colonial na Guiné, e mais especificamente sobre a sua subunidade, anterior mesmo ao nosso blogue,   criada logo no início de 2003... 

    Sobre a sua página ele apresentou-a, a todos nós, em 2005, da seguinte forma (*):

    (...) O 'site' CCAÇ 13 -Os Leões Negros: Memórias da Guerra na Guiné (1969/71) (orignalmente alojada aqui: http://leoesnegros.com.sapo.pt/index.html ) é um repositório de alguns dos momentos vividos pela CCAÇ 13, companhia constituída por balantas, enquadrados por oficiais, furriéis, cabos e especialistas vindos da metrópole, que os treinaram e depois conduziram em operações, nomeadamente no seu chão.

    Em narrativas curtas, contam-se algumas das acções que ocorreram neste período, tentando dar uma imagem do que era a guerra na Guiné, não esquecendo o contributo dos soldados africanos nem o seu abandono.

    A CCAÇ 13 era uma companhia de intervenção e, como tal, passou o seu tempo saltitando de um lado para o outro em operações. O 'site' descreve alguns dos eventos, que se passaram quando da sua passagem por Bissau, Bolama, Bissorã, Binar, Biambi, e Encheia, que incluíram uma visita ao pelo mítico Morés, e a deslocação a Bissau para participarem na famosa Operação Mar Verde.

    Sempre documentado com fotos e curiosidades, umas vezes com humor, outras com mágoa, é um site que procura dar o seu pequeno contributo, para a constituição da nossa memória colectiva, e para que a verdade seja consolidada. Este site é actualizado anualmente.

    Lista dos títulos dos artigos do site:

    Bissau

    Um mundo diferente
    A boneca de osso
    A invasão da Guiné Conackry (Operação Mar Verde)
    A 13ª Companhia de Comandos

    Bolama

    A ilha de Bolama
    O desembarque do dia "D"
    Os felupes e os balantas
    Realizando o impossível
    Quem é melhor ? Manjaco, manjaco, manjaco
    Inimigo à vista

    Bissorã

    A vila de Bissorã
    A defesa de Bissorã
    A equipa maravilha
    O morto mata 4
    Visita ao QG do PAIGC no Morés
    Curiosidades sobre algum material capturado ao PAIGC
    O ataques da bicharada
    Presentes de guerra
    Fotografando o inimigo

    Binar

    O quartel de Binar
    Ataque a Binar
    Os construtores de quartéis
    Cubano capturado nos arredores de Binar
    A morte vem de avião
    Os periquitos

    Encheia

    A localidade de Encheia
    O falso abrigo

    Biambi

    O quartel de Biambi
    A "conquista" do Queré
    A velhinha e o galo
    Ataque ao Biambi
    Os comandos do PAIGC
    A morte dos 3 majores

    Carlos Fortunato


    2. Comentário do editor de L.G.


    O Carlos Fortunato criou e manteve uma das primeiras páginas na Net sobre uma subunidade de intervenção, a africana CCAÇ 13,  a operar no teatro de operações da Guiné,  desde 1969 até ao final da guerra.  

    A página abria com uma conhecida música dos Beach Boys, "I get around...",  uma forma bastante feliz de descrever as andanças ou a errância da CCAÇ 13.

    As estórias do Carlos eram  bem contadas,  simples, coloquiais… Na altura até  achávamos que dariam para desenvolver um pouco mais, e que faltavam talvez links para fazer melhor a articulação entre as diversas partes dos textos…  Também havia ainda pouco uso das nossas cartas ou mapas,  para o visitante se poder localizar melhor… O "site" foi  aumentado e melhorado,  e atualizado com regularidade...

    Interessantes eram as observações sobre os balantas e os felupes, e muito úteis, sobretudo para aqueles não tiveram o privilégio de conviver, como o Carlos,  com estes dois grupos étnicos.   Numa mensagem que ele mandou em tempos ao nosso editor,  escrevia o seguinte a respeito dos felupes e dos balantas:

    "Os felupes devem ser os mais extraordinários guerreiros da Guiné, o alferes que me deu o curso de minas e armadilhas esteve com eles no mato, e contava que eram uma coisa incrível. O felupe que ia sempre à frente chamava-se Cowboy, e por vezes parava e dizia 'está ali uma mina, ali outra e ali outra'. E estavam mesmo!...

    "Fizemos uma pequena competição de luta corpo a corpo entre balantas e felupes, e os balantas não ganharam uma única luta ... ".

    Infelizmente a página do Carlos Fortunato foi descontinuada,  em finais de 2012,  por estar alojada no Sapo. Perdeu-se um manancial preciosíssimo sobre a Guiné do nosso tempo, e em especial sobre uma das valorosas companhias da então "nova força africana" do gen Spínola...

    Mas, por sorte, fomos reencontrá-la, recuperada (em 1 de julho de 2011) pelo Arquivo.pt (**)... Eis o endereço;


    Não sabemos ainda qual a intenção do Carlos Fortunato,  de repor ou não a página. Foram muitas horas e dias de trabalho perdido... E ele hoje tem outras missões, mais prementes, sendo presidente da ONGD Ajuda Amiga

    Vamos "negociar" com ele a autorização para reproduzir, aqui,  alguns dos seus melhores textos e fotos, até por que há muitos dos nossos leitores, mais novos, que nunca chegaram a conhecer o sítio. Para já fica aqui a feliz notícia da recuperação da(s) sua(s) página(s), que ele com tanto carinho, competência e paixão desenhou, criou e manteve durante cerca de 10 anos.

    ____________

    Notas do editor:

    Guiné 61/74 - P23983: Parabéns a você (2137): Manuel dos Santos Gonçalves, ex-Alf Mil Mec Auto da CCS/BCAÇ 3852 (Aldeia Formosa, 1971/73)

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    Nota do editor

    Último poste da série de 9 DE JANEIRO DE 2023 > Guiné 61/74 - P23963: Parabéns a você (2136): Manuel Vaz, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 798 (Gadamael Porto, 1965/67)