domingo, 11 de junho de 2023

Guiné 61/74 - P24389: In Memoriam (479): António Branquinho (1947-2023), ex-fur mil, Pel Caç Nat 63 (Fá e Missirá, set/69 - out/71)... Nosso tabanqueiro desde 24/9/2010, era irmão do advogado e escritor Alberto Branquinho, também ele membro da nossa Tabanca Grande


Guiné  > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Xime > Enxalé > O ex-fur mil António Branquinho, no Enxalé


Guiné  > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Xime > Enxalé > Pel Caç Nat 63 (1969/71) > 
1971 > À esquerda o Fur Mil Pires do Pel Caç Nat 63,  e eu à direita. Dos outros não me lembro os seus nomes.


Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Pel Caç Nat 63 > Missirá > 1971 > Da esquerda para a direita, os fur mil Pires, Branquinho e Amaral


Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Pel Caç Nat 63 > Missirá > 1971 >  O Branquinho com uma  criança que era filho de um soldado do Pelotão


Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Pel Caç Nat 63 > Missirá > 1971 > António Branquinho, Amaral e uma bajudinha... O Branquinho simulava tocar um instrumento tradicional, talvez um "nhanheiro". (Segundo a oportuna observação do nosso amigo e consultor permanente para as questões étnico-linguísticas, Cherno Baldé, "o instrumento, na lingua fula, chama-se 'Hoddu', é mais antigo e, provavelmente, serviu de inspiração para a criacão do Kora dos Mandingas.)
Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Pel Caç Nat 63 > Missirá > 1971 > O Amaral  (também já falecido) e o Branquinho

Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Pel Caç Nat 63 > Bambadinca > À porta do Depósito de Géneros, com o 1.º Cabo Injai, do Pelotão

Guiné > Zona Leste > Região de Bafatá > Sector L1 (Bambadinca) > Pel Caç Nat 63 > Enxalé> 1971



António Branquinho (Vila Nova de Foz Coa, 1947 - Covilhã, 2023). De seu nome completo, António Júlio Abrunhosa Branquinho. 

Membro da Tabanca Grande, desde 24/9/2010. Foi fur mil, de rendição individual,
no Pel Caç Nat 63 (Fá e Missirá, de setembro de 1969 a outubro de 1971). Era um grande amigo do "alfero Cabral", seu comandante. Tem 23 referências no nosso blogue.

Fotos (e legendas): © António Branquinho (2010) Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem com+plementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Morreu no passado dia 27 de maio, segundo a triste notícia que nos deu o seu irmão, mais velho, Alberto Branquinho (ex-alf mil, CART 1689 / BART 1913, Fá, Catió, Cabedu, Gandembel e Canquelifá, 1967/69). Fazia anos a 21 de abril. Natural de Vila Nova de  Foz Coa, vivia na Covilhã. Casado, tinha uma filha e uma neta.

Era membro da nossa Tabanca Grande desde 24 de setembro de 2010. Contrariamemnte ao irmão não era um homem de grandes escritas. Mas deixou-nos este precioso texto de apresentação (*):

(...) Sou irmão do Alberto Branquinho e como vocês prestei serviço militar na Guiné.

Iniciei a Comissão em 23/09/1969 e terminei-a em finais de Outubro de 1971 (não me lembro da data correcta).

Fui em rendição individual, tendo sido colocado no Pel Caç Nat 63, que era comandado pelo ex-alferes miliciano Jorge Cabral, colaborador do Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Desde o primeiro dia que somos amigos. Amizade esta que mantemos até à data.

O Pelotão era composto, na sua maioria, por elementos oriundos da própria Guiné, o alferes, furriéis, cabos e alguns soldados adstritos ao Pelotão eram brancos. Por este facto, os chefes militares e outros, por vezes "esqueciam-se" de nós, nomeadamente, no que dizia respeito ao fornecimento atempado de géneros "frescos", sendo os enlatados (fiambre, conservas várias, chouriço, etc.) a base da nossa alimentação.

Durante bastante tempo (muitos meses) estivemos privados de gerador de electricidade e de arca ou frigorífico a petróleo e consequentemente do prazer de uma bebida fresca. Era uma festa quando nos deslocávamos à sede do Batalhão (Bambadinca), bebiam-se umas "bazucas" e uns uísques gelados, era até cair - tirava-se "a barriga de misérias". (...)

Quando o Pelotão era mudado para outro Destacamento, o que se verificava frequentemente, era uma carga de trabalhos, uma vez que os soldados do Pelotão tinham consigo as mulheres e filhos, pelo que tinha de se arranjar transporte para toda aquela gente. Além das respectivas famílias, eram as galinhas, os cabritos e toda a traquitana inerente às lides domésticas (tachos, pilões, panelas, cabaças, alguidares, etc.). Era uma confusão! Eu passava-me.

O Jorge Cabral incumbia-me sempre destas missões, dizia que eu tinha uma certa sensibilidade para estas "operações". Tomava esta decisão por ser o furriel mais antigo e,  talvez, por uma questão de confiança. 

Numa das várias mudanças de Destacamento que efectuámos, apareceu-me com uma garrafa de wisky na mão, para festejarmos o fim da instalação do Pelotão. Estava tão desgastado e stressado que lhe tirei a garrafa da mão, mesmo à temperatura ambiente ia bebendo tudo de um só trago. Como era de esperar,  apanhei tamanha bebedeira, que passei o dia todo a dormir.

Após várias deslocações, estive em vários Destacamentos, na zona de Bambadinca: Fá, Missirá, Bambadinca, Ponte do Rio Udunduma, Nhabijões, Xime, etc.

Durante a minha Comissão, estive adstrito a dois Batalhões, sediados em Bambadinca (Sector L1): BCAÇ 2852 (1968/70) e BART 2917 (1970/72.

Terminei a Comissão em beleza, a não ser um senão, incompatibilizei-me com o substituto de Jorge Cabral, em Bafatá. Era uma pequena cidade, mas tinha muitas mordomias de que já há muito não estava habituado.

Escrevi este pequeno texto, como cartão de apresentação, havendo muito mais histórias para contar, desde que haja disponibilidade e pachorra para tal. (...)


2. Comentário do editor LG:

Alberto, mais uma notícia devastadora para a nossa comunidade de antigos combatentes da Guiné, a   a morte do teu mano e nosso querido camarada António Branquinho, que fur mil do Pel Caç Nat 63, ao tempo do "alfero Cabral", e do meu tempo (CCAÇ 12, Contuboel e Bambadinca, junh 61/mar 71). Se bem que ele fosse quatro meses mais no Sector L1

Um abraço solidário na dor para ti e para restante família (a tua cunhanada, a tua sobrinha, o teu sobrinho-neto e demais família. Sei que o teu irmão era muito estimada na Covilhã onde viveu e está hoje sepultado.  

Entende este poste como uma pequena homenagem. O Jorge Cabral falava-me dele com muita estima, amizade e camaradagem. Mas eu nunca mais o encontrei depois da Guiné, se a memória me não falha. Fizemos algumas operações em conjunto, no Sector L1.  Não convivemos muito. Havia o rio Geba a separar-nos,  quando eles foram de Fá para Missirá. Um abraço fraterno.

PS - O teu mano devia ser de 1947, mais novo do que tu, dois anos oiu três... Não? Confirma.



António  Júlio Abrunhosa Branquinho. 
Foto: cortesia do facebool da Casa da Covilhã em Lisboa
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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 24 de setembro de 2010 > uiné 63/74 - P7029: Tabanca Grande (245): António Branquinho, ex-Fur Mil do Pel Caç Nat 63 (Fá e Missirá, 1969/71)

Vd. também poste de 16 de novembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7291: Estórias avulsas (100): A mina, que seriam duas (António Branquinho)

(**) Último poste da série > 3 de junho de 2023 > Guiné 61/74 - P24363: In Memoriam (478): Mário Vargas Cardoso, cor inf ref (1935-2023), ex-cap inf, CCAÇ 2402 / BCAÇ 2851 (Có, Mansabá e Olossato, 1968/70) e ex-cmdt do BCAÇ 3884 (Bafatá, 1972/74) (João Bonifácio, ex-fur mil SAM, CCAÇ 2402, 1968/70, a viver no Canadá); Manuel Oliveira Pereira, ex-fur mil at inf, CCAÇ 3547, Contuboel, 1972/74)

Guiné 61/74 - P24388: (In)citações (248): "Mais uma conversinha contigo", por Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (Canquelifá e Bigene, 1966/68)


Mais uma conversinha contigo

adão cruz

A pérfida administração do silêncio é a melhor arma de matar ambições. Vês-me aos encontrões no nevoeiro, sem terra debaixo dos pés, à procura de um ponto de apoio, à procura de um princípio fiável da verdade e nada me dizes. Já reparaste que me escondes sempre a verdade? A verdade senta-se na paleta, mas tu trocas as cores da verdade pelas tintas da fama. Eu sei que todos temos direito ao nosso quarto de hora de fama, ainda que passemos uma vida inteira sem verdade. Gauguin nunca entendera a desordem de Van Gogh e Van Gogh nunca entendera a ordem de Gauguin. No entanto, a procura da verdade fora, provavelmente, a sua vida comum, o seu único acto comum, a consonância da arte que fez da substancialidade da pintura a ressonância dos tempos.

Quanto a mim, o pensar é garantia imediata do caminho da verdade, ainda que não deixe de nos acompanhar a dúvida imensa e incancelável. Quem tem as verdades e certezas das mentes formatadas, dos cabotinos e histriónicos trata a arte como os homens tratam as putas, isto é, utilizam-nas e elas sorriem-lhes, mas não os amam. Dizem eles que o tempo da beleza já passou e que a arte será cada vez mais científica e a ciência cada vez mais artística. Mas não fazem ideia do que dizem. A arte e a ciência, a ciência e a poesia podem fundir-se, é certo, dentro da progressiva cumplicidade entre as Ciências e as Humanidades, mas apenas quando a perversidade dá lugar à música do percurso. Sabemos que o engenho humano já manipula hoje a intimidade da Enciclopédia do Homem e dos muitos milhares de milhões de unidades que a compõem. E tudo isso nos leva a crer que a ciência pode, deve e tem de conviver contigo. Se a neuroplasticidade cerebral é base da compreensão da vida, isso mais nos ajuda a entender que a numerologia da arte é inimiga do sentimento e pode ser o diabo a cortar-te os braços para com eles se persignar. Todo o homem que te ama de verdade morre sempre na incerteza do seu próprio valor.

Na vida dizemos muitos adeuses. A lugares, amigos, relações, a gente que morre e a gente que se despede, a coisas que se acreditam e nos enganam. Só à verdade não é permitido dizer adeus. Será por isso que ma escondes? Consideras divertido esse teu espaço eleito como ideal mítico e atractivo, capaz de nos catapultar até à excelência interpretativa, mas o que nos mostras, a mim pelo menos, é uma cortina de fumo que me esconde o fogo e a espontaneidade da luz. Entre amanheceres e crepúsculos, exiges-me a verticalidade do meio-dia, amargamente impossível neste balancear incessante entre a intensidade do meu sentir, a que não é alheia a tua sensualidade, e a polarização dialéctica e simbólica.

Dentro das alegorias possíveis e de uma espécie de polifonia pictórica, considero-te a música do Universo, a mulher reinventada nas vivências e passagens do tempo, elemento de candor poético na intimidade do quotidiano. Talvez pelo hormonalismo poético da tua imagem feminina, nunca te outorguei o exíguo papel que tantos te atribuem. Mas pago bem caras a aspiração da tua pureza, a procura da tua inocência, a adoração da tua beleza, a ansiedade do teu absoluto, que fazem de mim um náufrago de sonhos preso nos lastros da realidade.

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Nota do editor

Último poste da série de 9 DE JUNHO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24380: (In)citações (247): Já comíamos ostras em Empada, em junho de 1969: abertas em chapa quente com o lume por baixo e passando depois pelo picante e limão... (José Manuel Samouco, ex-fur mil, CCAÇ 2381, 1968/70)

Guiné 61/74 - P24387: História da CCAÇ 2402 (Có, Mansabá e Olossato, 1968/70) (Coordenação: Raul Albino, 1945-2020) - Textos avulsos - Parte III: O segredo do comandante dos "Lynces de Có". cap inf Mário Vargas Cardoso

 

Guiné > Região do Cacheu > Pelundo > Có > CCAÇ 2402 (1968/70) >A tabanca de Có, incendiada, na sequência do segundo ataque ao aquartelamento, em 12 de Outubro de 1968. O brig António Spínola observando os destroços nas zonas atingidas, ladeado à sua direita pelo seu ajudante de campo, cap cav Almeida Bruno, e à sua esquerda, o cmdt da CCAÇ 2402, Vargas Cardoso.(»)

Foto (e legenda): © Raul Albino (2007). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1.  O nosso saudoso camarada e amigo Raul Albino (1945-2020), ex-alf mil at inf, MA, CCAÇ 2402 (Có, Mansabá e Olossato, 1968/70), publicou ainda em vida dois volumes com a história da sua unidade. 

O Raul Albino com a ajuda do fotógrafo Maurício Esparteiro, ex-1º cabo,  concebeu e realizou uma ideia original: um livro da CCAÇ 2402 onde todos e cada e um são gente... Do capitão ao soldado básico, toda a gente teve lá a sua foto, o seu espaço (**)... 

Além disso, cada um dos camaradas da CCAÇ 2402 podia ter uma versão única e original do livro, com registos exclusivos sobre a sua pessoa... Com uma pontinha de orgulho, o Raul e o Maurício mostraram-me, no encontro em Pombal, em 2007,  um exemplar do seu livro: cada exemplar saíu da tipografia a 8 euros, sendo vendido a 10 euros, para cobrir as quebras e as borlas ...

No II Volume, que continuou a ter  a coordenação fotográfica do Maurício Esparteiro, o Raul contou ainda com a participação especial do ex-cmdt da companhia, Vargas Cardoso, e do ex-fur mil SAM, João Bonifácio (que vove hoje no Canadá).  

Hoje publicamos mais uma pequena história (***) do Mário Vargas Cardoso (1935-2023), ex-cor inf ref, que há dias nos deixou,  e e, que fez uma confidência: terá sico em Có que o "periquito" do brigadeiro António Spínola, inspirando-ase no exemplo  dos "Lynces de Có", que se reuniam regulamente com os "homens grandes" e restante população local, decidiu criar os famosos "Congressos do Povo".

No nosso blogue, o Raul Albino também já havia publicado, no devido tempo, 18 postes com episódios da história da CCAÇ 2402 (*).

Mário Vargas Cardoso (1935-2023)


Spínola: "Ó Vargas, deste-me uma ideia: vamos lá fazer essas reuniões de Có mas a nível de toda a Guiné, e chamar-lhe Congressos do Povo"

por Vargas Cardoso

Uma das atividades dos "Lynces de Cõ" em que fomos originais, e que muito contribuiram  para o êxito no cumprimento da nossa missão, foram as reuniões no domingo logo pela manhã.

(...) Pela manhã dos domingos, ao içar da Bandeira Nacional, o comandante da CCAÇ 2402 dava indicação a todos os "homens grandes", chefes da tabanca (...) para comparecerem no quartel, e, às crianças da escola primária, para virem ao quartel também, juntando-se todos próximo do mastro da bandeira.

(...) À hora indicada, formava-se o pessoal de guarda; ao lado as crianças da escola, e o Vargas com os "homens grandes" atrás da formatura.

A bandeira era içada, o corneteiro tocava, os "homens grandes" descobriam a cabeça, e os miúdos da escola, algum tempo depois, já cantavm o hino nacional.

Após a cerimónia, o comandante com os "homens grandes" iam para o refeitório, onde se servia um pequeno almoço, café e pão com marmelada, aos chefes da tabanca. Depois com os oficiais e sargentos com funções de "governar" na nossa área, decorria uma reunião, onde os chefes da tabanca colocavam os pedidos de ajuda que precisavam: transporte de mancarra ou coconte para Bissau, apoio sanitário, escola, proteção para colheitas, etc. 

O nosso furriel Coelho, ou depois o Vieira (salvo erro), tinha a função da atividade psicossocial, tomavam nota dos pedidos e depois era a nossa vez de pedir a colaboração das populações. Por exemplo:  tantos homens para capinar; na 3ª feira, 40 galinhas; noutro dia, outro produto que nos fizesse falta. etc.

(...) Logo em outubro de 1968, já depois do ataque a Có (*). nós estávamos numa dessas reuniões quando chegou o héli com o nosso general Spínola [na aitura ainda brigadeiro]  (****), o qual convidei para assistir ao que estávamos a fazer.

Nunca vos contei o que agora  resolvo tirar do segredo da História. Como sabem, quando ia Bissau, normalmente o nosso "Homem Grande", convidava-me para almoçar no palácio do Governo com outros oficiais de passagem por Bissau. (...)

Depois dessa visita o gen Spínola disse-me um dia: "Ó Vargas, deste-me uma ideia. Vamos fazer essas reuniões que tu fazes lá em Cõ, mas com toda a Guiné. Vou-lhes chamar Congressos do Povo". (...)

[Seleção / Revisão e fixação de texto / Subtítulo / Negritos / Parèntses retos: LG]

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Notas do editor

(*) Vd. poste de 31 de julho de 2007 > Guiné 63/74 - P2016: História da CCAÇ 2402 (Raul Albino) (6): O grande ataque a Có, em 12 de Outubro de 1968

(**) Vd. postes de:

23 de Setembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1105: Como escrever um livro de memórias de guerra 'à la carte' (Raul Albino, CCAÇ 2402)

4 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1246: O meu livro Memórias de Campanha da CCAÇ 2402 (Raul Albino)


6 de junho de 2023 > Guiné 61/74 - P24372: História da CCAÇ 2402 (Có, Mansabá e Olossato, 1968/70) (Coordenação: Raul Albino, 1945-2020) - Textos avulsos - Parte II: A imaginação que era preciso ter para se comer "atacadores da PM com estilhaços"!... Trocando carne do restaurante "Solar dos 10", em Bissau, por produtos locais de Có (camarão, ostras, tomate...) (Mário Vargas Cardoso, 1935-2023) 

(****) António Sebastião Ribeiro de Spínola, então brigadeiro, assumiu as finções de Governador e Comandante-Chefe da Guiné, em 24 de maio de 1968, em substituição do gen Arnaldo Schulz. Foi promovido a general em 4 de julho de 1969. Cessou funções em 27 de agosto de 1973.

O I Congresso do Povo da Guiné realizou-se em 1970. O IV em 1973... Baseava-se em cinco princípios: (i) direito absoluto de justiça social; (ii) respeito pelas nossas instituições tradicionais africanas; (iii) desenvolvimento económico e social;   (iv) participação ativa das gentes da Guiné, progressivamente mais elevada,  na administração dos seus própios interesses; (v) restabelecimento da Paz.

sábado, 10 de junho de 2023

Guiné 61/74 - P24386: Blogpoesia (792): "Soneto", por Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (Canquelifá e Bigene, 1966/68)

Hoje é dia de Camões. Longe de mim a pretensão, mas a título de comemoração, deixo aqui um dos poucos sonetos que fiz. Escrevi-o em 1971, dois anos após a morte de meu pai

Tão cedo a esta vida te roubaram
Saudoso pai, meu bom e grande amigo
Que mal teus olhos fundos se fecharam
Boa porção de mim partiu contigo.

Flores e velas, preces lacrimosas
Oh! Alienas artes da razão
Ainda bem que não te iludem rosas
Meu doce pai que em tudo és meu irmão.

Minha fé, minha crença, minha idade
De homem-filho, é grito de homenagem
Que outro não sei, sem lágrimas, sem prantos.

Mãos dadas pelos céus da eternidade
Nesse reino sem trono e sem linhagem
Vives tu, vivem papas, reis e santos.


adão cruz

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Nota do editor

Último poste da série de 30 DE ABRIL DE 2023 > Guiné 61/74 - P24270: Blogpoesia (791): "Passei o dia a ouvir música", por Adão Cruz, ex-Alf Mil Médico da CCAÇ 1547 / BCAÇ 1887 (Canquelifá e Bigene, 1966/68)

Guiné 61/74 - P24385: Recortes de imprensa (128): O último 10 de Junho celebrado no regime do Estado Novo ("Diário de Lisboa", 11 de junho de 1973)




Fonte: Casa Comum | Instituição: Fundação Mário Soares | Pasta: 06817.167.26386 | Título: Diário de Lisboa | Número: 18126 | Ano: 53 | Data: Segunda, 11 de Junho de 1973 | Directores: Director: António Ruella Ramos | Observações: Inclui supl. "Exclusivo" | Fundo: DRR - Documentos Ruella RamosTipo Documental: Imprensa  (Com a devida vénia...)

O jornal, que não se publicava ao domingo, reproduz na página 14 (e não 12) o discurso do então Chefe de Estado. Foram condecorados em Lisboa 89 militares; no Porto,86; em Cloimbra, 34; em Santarém, 46; em Évora, 4; no Funchal, 7; erm Ponta Delgada, 6; em Luanda, 8 (?) (alémd e ttrès civis africanos; e em Lourenço Marques, 59. Um major de cavalaria, dois capitães de infantaria e um alferes SG receberam em Lisboa a mais alta condecoraçáo, oficial da Ordem Militar da Torre Espada com palma. Duas companhias do navio-escola brasileiro "Custódio de Melo" associaram-se ao defile final. em que participaram mais de très mil elementos dos três ramos das Forças Armadas Portuguesas, das corporações e dos estabelecimentos militares (pág, 14).

Imfografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2023)
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Guiné 61/74 - P24384: Os nossos seres, saberes e lazeres (576): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (106): Com sangue d’África, com ossos d’Europa: chegou a hora de me embrenhar na floresta mágica de Santo Antão (5) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 3 de Maio de 2023:

Queridos amigos,
Santo Antão vale, é remédio santo para quem porfia êxtases da natureza em espaço insular. Entra-se num coletivo em Porto Novo, o condutor é loquaz, manda olhar para aqui e para ali, olhe lá em cima para o farol de Lombo de Boi, há um estudante que diz que não é bem assim, chama-se farol Fontes Pereira de Melo, há uma paragem em Pombas, o que até agora foi secura e aridez, o que trouxe reminiscências de S. Vicente, começa-se a encher de arvoredo, que sobe pelas escarpas e se avista até ao cimo das montanhas, os nomes dos lugares são adoráveis, momentos há em que me parece que estou em S. Miguel, aliás vamos em direção à Ribeira Grande, depositados à porta do albergue, negoceia-se um passeio para o dia seguinte. Com a senhora italiana que nos acolhe, sorridente, é melhor falar francês, avisou-nos que domina o crioulo, o português moita, descemos por ruelas esconsas para comprar mantimentos e pelo caminho negoceia-se o jantar, virá a revelar-se um manjar dos deuses. Santo Antão já está a enlear-se em mim, atrai-me esta floresta de verde e o mar sempre próximo, consta que aqui chove e que estes leitos de calhaus rolados conhecem, durante escassos dias, a correnteza das águas que vêm dos altos, alguém informa que há minas, água com fartura, daí a diversidade agrícola. Para o dia de chegada, vinte valores.

Um abraço do
Mário



Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (106):
Com sangue d’África, com ossos d’Europa: chegou a hora de me embrenhar na floresta mágica de Santo Antão (5)


Mário Beja Santos

Gosto muito desta primeira imagem, estamos ainda na baía de Mindelo, ao fundo o Monte Cara, sei que vou conhecer uma atmosfera bem distinta de S. Vicente, passei uma boa parte do serão a fazer uma síntese da História de Cabo Verde desde que os primeiros colonos aportaram em Santiago em 1462. Rapidamente o conjunto populacional tornou-se heterogéneo, fossem algarvios ou alentejanos deu-se a miscigenação com gente que vinha da Senegâmbia, formara-se uma sociedade escravocrata em Santiago e Fogo, ali confluem brancos, funcionários e degredados, negros que até vêm de Angola, começam as categorias de vizinhos e moradores, pretos-forros casados, escravos de confissão ou ladinos e escravos de doutrinação, os boçais; impossível não considerar o papel do cristianismo nesta fermentação cultural, missões, colégios e escolas aparecem sempre que há população; e muita gente lança-se no comércio da costa ocidental africana, recorde-se que André Álvares de Almada, a quem se deve uma das mais importantes obras da literatura de viagens, o Tratado breve dos Rios de Guiné (1594), era cabo-verdiano e cavaleiro da Ordem de Cristo; proliferam os proprietários da terra, um dia virá a abolição da escravatura, tudo irá mudar, ou quase.
Empolgo-me com este mar, venho à ré ver S. Vicente, a esfumar-se numa coroa de nuvens, Santo Antão vai ganhando nitidez, em breve recorda-se em toda a sua dimensão o Porto Novo, a mais importante infraestrutura portuária de Santo Antão, após desembarque negoceia-se o preço do coletivo e vamos para a próxima morada, Ribeira Grande, a dona é italiana de Bolzano, o marido é pescador, toca viola e canta, fará questão de perguntar sempre que peixinho queremos para o dia seguinte.
No coletivo vem a primeira advertência que nos próximos quilómetros não se espere mais do que muita secura, declives penhascosos sobre o mar, depois, sim, um oásis permanente, que nos preparemos para uma agricultura farta, montanhas e vales, paisagens de sonho.

À saída da baía do Mindelo
S. Vicente cada vez mais longe
Em frente, a terra prometida de Santo Antão, já se vê uma larga mancha de casario
Atenda-se à imagem, bem procurei brochuras, desdobráveis, nada, só mapas enormes que talvez sejam úteis para a rapaziada que faz escalada ou vem disposta a longos percursos pedestres. Dou-me bem com o nome das povoações, saímos em Porto Novo, iremos por Aguada, passa-se ao lado do Farol de Lombo de Boi, mas houve um jovem que me disse enfaticamente que o seu verdadeiro nome é Farol Fontes Pereira de Melo, fiquei intrigado, seguimos por Pombas, o condutor, brejeiro, fez saber que o único cemitério de pombas que existe no mundo é aquele, depois Sinagoga, que tem uma bela praia, pena foi, que no dia da visita, o mais estivesse tão endiabrado, temi ser atirado para aquelas rochas afiadas, limitei-me a contemplar a ondulação bravia na companhia de uma cerveja da terra; não esqueci o Paúl, que também visitarei, e que é um deslumbramento, registei imagens e vou mostrar, há mais de uma hora que vimos por boa estrada, o senhor Adelino larga-nos à porta do albergue, estamos num topo da Ribeira Grande, e já se começa a discutir o peixinho que se vai comer à noite.
A praia da Sinagoga, quem é que em dia de tanta braveza das águas se afoitava a mergulhar naquelas ondas, mas que tudo é belo neste vulcânico agreste, não subsistem dúvidas
Estava em Pombas a comer uma deliciosa cachupa e olhei para o alto, o que é que faz aqui Santo António, perguntei ao patrão do tasquinho, resposta pronta, o santo é nosso patrono, para a próxima venha às festas, até temos corridas de cavalos no leito dos rios, fiquei arrepiado com a informação, mas vi em Pombas monumentos aos cavalos e creio que quem tem devoção antonina se irá comprazer com esta imagem.
Santo Antão é assim mesmo e não há volta a dar, o senhor Adelino irá levar-nos num passeio para percorrer a Ribeira Grande, Corda, Esponjeira, Lagoa, Cova de Paúl, daqui regressaremos à Ribeira Grande para desfrutarmos a beleza primeiro de Xôxô e depois a Ponta do Sol, aqui até parece o fim do mundo mas vê-se à vista desarmada que é uma importante atração turística, tem hotéis e pensões à farta.
Houve um enorme passeio até a um ponto alto onde ficámos dois dias, como já disse teremos ao lado de um balcão imenso de onde se avista a montanha uma fábrica de grogue, com imenso trapiche e montanhas de cana do açúcar à porta. Perguntei se isto da cana era um exclusivo de Santo Antão, que não, S. Nicolau tem várias áreas dedicadas a esta cultura, os engenhos de açúcar estão referenciados há séculos, iremos ver trapiches em atividade (é o nome dado aos engenhos que moem a cana, puxados por animais, esta aguardente foi negócio para a costa da Guiné a troco de escravos, mas o que aqui hoje se pretende mostrar é o esplendor da montanha, por vezes com os seus cimos enevoados e como última imagem, pedi ao senhor Adelino para parar porque não acreditava no que estava a ver, aquela fenda de um bloco monumental de pedra erguia-se, e com alguma majestade uma árvore, com outra encostada ao lado, atenda-se àquela palha pelo chão espalhada, vestígios de que por ali passou a cana sacarina.

(continua)

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Nota do editor

Último poste da série de 3 DE JUNHO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24364: Os nossos seres, saberes e lazeres (575): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (105): Com sangue d’África, com ossos d’Europa: com os pés no Mindelo, mas já a sonhar com Santo Antão (4) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P24383: Blogues da nossa blogosfera (182): Uma "mulher de armas", a holandesa Noraly (nome de guerra, "Itchy Boots") que, com a sua especial Honda CRF 300 L Rally, acaba de atravessar a Guiné-Bissau


Guiné-Bissau > 31 de maio de 2023 > Região de Cacheu > Vista, de drone, da ponte de São Vicente, construída pela empresa portuguesa Soares da Costa, financiada pela União Europeia, e inaugurada em 2009... Fotograma, com a devida vénia, do vídeo  da "youtuber" Itchy Boots, que merece as nossas palmas...


Ver Vídeo: 22' 17'' no You Tube > Itchy Boots. 




1. Mensagem do nosso amigo e camarada Valdemar Queiroz

Data . quinta, 1/06, 14:22 (há 8 dias)

Assunto -  Preciso falar PORTUGUÊS aqui na GUINÉ - BISSAU |S7E36| - YouTube

Luís, uma pérola enviada pelo meu filho, que vive na Holanda, como sabes, casado com uma holandesa (ou neerlandesa).

A loirinha  (do vídeo) é uma "ganda maluca". Fiquei com pena de ela, vinda do Senegal (Zinguinchor) não ter entrado pela fronteira de Pirada que passaria por Paúnca (onde eu também estive).

Em Bissau estão a arranjar a Avenida, e a Bissau-Velha está em bom estado de conservação.

Para fazer viagens destas é preciso ter muito gosto por aventuras.

Valdemar Queiroz

Clicar aqui; https://www.youtube.com/watch?v=A1FWR7tZf4E



2.  Comentário do editor LG:

Valdemar, acabo de ver, com legendas em inglês... Tiro o quico à valente holandesa (ou neerlandesa), "youtuber", mundiamente conhecida por Itchy Boots (à letra, "botas que coçam", como são as botas e o restante vestuário dos motoqueiros). Vou publicar, com um link para o vídeo no You Tube. Obrigado ao teu filho. Luís.

O canal no You Tube chama-se Itchy Boots (nome de guerra, registado, da aventureira solitária, "motoqueira", "filmaker", holandesa, Noraly, que em 2018 mandou o emprego às urtigas e decidiu correr mundo na sua Honda especial, superartilhada e equipada com a melhor tecnologia de imagem, incluindo um drone)...

Alguns dados estatístícos sobre os seus conteúdos no You Tube: 

(i) tem cerca de 1,7 milhóes de subscritores;

(ii) disponibiliza 567 vídeos;

(iii) regista mais de 343 milhões de vizualições

(v) tem na página pessoal em www.itchyboots.com

(vi) tem blogue, página no Facebool com mais de 200 mil seguidores, etc.;

(viii) e, claro, tem também bons patrocínios...

Descrição da autora no You Tube (em inglês e português)

I've ridden 140.000 kilometers solo around the world and still counting! 

My name is Noraly, I'm Dutch and passionate about motorcycles, traveling and adventuring. 

In 2018, I quit my job, sold my belongings and have been traveling the world fulltime by motorcycle since then. Over 40 countries later, I am in North Africa, making my way down South. 

My loyal companion is named Alaska, because I rode her all the way up to the northern tip of Alaska before coming to Africa. She is a Honda CRF300L Rally with tonnes of modifications! I share my adventures here on YouTube every Wednesday and Sunday! 

Welcome to the channel and I hope you'll enjoy the ride! Let's go!

Já andei  140 mil quilómetros sozinha ao redor do mundo e continuo a fazer quilómetros! 

O meu nome é Noraly, sou holandesa e apaixonada por motos, viagens e aventuras. 

Em 2018, deixei o meu emprego, vendi os meus pertences e, desde então, viajo pelo o mundo inteiro de moto.

Mais de 40 países depois, estou no norte da África, seguindo para o sul. A minha fiel companheira chama-se Alasca, porque eu a montei até à extremidade  norte do Alasca antes de vir para a África. Ela é uma Honda CRF300L Rally com montes de modificações! 

Compartilho as minhas aventuras aqui no YouTube,  todas as quartas-feiras e domingos! 

Sejam bem-vindo ao canal e espero que gostem do passeio! Vamos lá embora!  

(Traduçáo / adaptação livre: Google Translate + LG)


3. Sobre a viagem Ziguinchor-Bissau (via ponte de São Vicente) de final do mês de maio de 2023

"Preciso falar PORTUGUÊS aqui na GUINÉ - BISSAU |S7E36| (Ou seja, Temporada  7 - Regresso a África ! Episódio 36 - Guiné-Bissau) (Tem já cerca de 432 mil  visualizações) 

31/05/2023 BISSAU

In this video I am crossing the border into Guinea-Bissau. Guinea-Bissau was under the rule of Portugal for many centuries and Portuguese is still the official language here. By far the majority of the locals speak Creole or other languages, but since I don't speak those languages, I have to try my best Portuguese here. 

Want to learn how to use drones, GoPros and 360 cameras to film your solo motorcycle adventure? Check out: www.itchyboots.com/academy 

Here I teach all my filming techniques including getting drone shots while riding! 

Gear & Equipment that I use in this season:  
https://www.itchyboots.com/blog/gear-and-equipment-season-7


Follow my journey on: www.itchyboots.com


Neste vídeo  |S7E36, Temporada 7 / Episódio 36|  estou a  atravessar a fronteira para a Guiné-Bissau. A Guiné-Bissau esteve sob o domínio de Portugal durante muitos séculos e o português ainda é aqui a língua oficial. Mas a maioria dos habitantes locais fala crioulo ou outras línguas. Eu, como não falo essas línguas, tenho que tentar o meu melhor português aqui. 

O leitor quer aprender a usar drones, GoPros e câmeras 360 para filmar a sua aventura a solo de moto? Confira: www.itchyboots.com/academy 

Aqui eu ensino todas as minhas técnicas de filmagem, incluindo tirar fotos de drone enquanto ando! 

Máquinas e equipamentos que uso nesta temporada:  

4. Segundo a Noraly diz, antes de entrar pela fronteira norte da Guiné-Bissau, vinda de Ziguinchor,   passou 9 meses no Brasil, há largos anos, fala português (embora esteja esquecido,,,), e também espanhol... 

É uma mulher atraente, empática, simpática,  aventureira, corajosa, apaixonada pela aventura e pelas motos todo o terreno, dotada para este tipo de desporto-aventura, poliglota (além da língua materna, é fluente  em inglès e no Senegal falou também francês...), comunicadora excecional, contadora de histórias e realizadora de vídeos.  

Imaginamos que tenha um staff de apoio, mas não sabemos quem faz o quê... 

Por favor vejam o vídeo (que tem maios de 22 minutos)  com legendas em inglês ou em português, em ecrã grande... (Ativar as legendas, nas "definições", na barra inferior, do lado direito do vídeo.)

E obrigado à "Itchy Boots"... pelas imagens fantásticas que nos mostra do norte da Guiné-Bissau, região do Cacheu, rio Cacheu, ponte de  São Vicente, além da velha, renovada, cidade de Bissau... Enfim, um país que continua no nosso coração e a quem desejamos as melhores (a)venturas.  

Boa continuação da viagem !... Cuidado com as "minas & armadilhas"... E alguns delas são as "ideias estereotipadas" que se tem dos países e da sua história... (LG)
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Nota do editor

(*) Último poste da série > 14 de março de 2023 > Guiné 61/74 - P24142. Blogues da nossa blogosfera (181): Lista de provérbios crioulo-guineenses (página do professor Hildo Honório do Couto, departamento de Linguística, Universidade de Brasília) - II (e última) Parte (M a U)

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Guiné 61/74 - P24382: Efemérides (394): 10 de junho de 2023: XXX Encontro Nacional de Combatentes, em Lisboa, Belém, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar



A Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2023 promove no próximo dia 10 de Junho, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, o seu XXX Encontro Nacional. 

As cerimónias que ali terão lugar têm por objectivo reunir os Portugueses que queiram celebrar Portugal e prestar homenagem a todos aqueles que, ao longo da nossa História, chamados a servir o seu País, combateram em defesa dos valores e da perenidade da Nação Portuguesa.

Programa

10h30 – Missa por intenção de Portugal e de sufrágio pelos Combatentes que tombaram pela Pátria, celebrada por Sua Excelência D. Rui Manuel Sousa Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, na Igreja de Santa Maria, Mosteiro dos Jerónimos;

12h15 – Abertura da Cerimónia junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, Forte do Bom Sucesso, em Belém;

12h16 – Palavras de abertura do Vice-Almirante António Carlos Rebelo Duarte, Presidente da Comissão Executiva;

12h19 – Leitura da mensagem de Sua Excelência o Presidente da República;

12h23 – Discurso alusivo à cerimónia pelo Prof. Dr. Rui Manuel Monteiro Lopes Ramos;

12h31 – Cerimónia inter-religiosa (Católica e muçulmana);

12h39 – Homenagem aos Mortos e deposição de flores;

13h02 – Hino Nacional pela Banda da GNR. Salva protocolar por navio da Armada;

13h10 – Passagem final pelas lápides;

Fim das cerimónias – Passagem de aeronaves da Força Aérea;

Almoço-convívio nos terrenos frente ao Monumento.

A Comissão Executiva para a Homenagem Nacional aos Combatentes 2023, convida os Portugueses a participarem, no Dia de Portugal, nas comemorações em memória dos seus Combatentes. As cerimónias decorrerão na Igreja de Santa Maria de Belém, nos Jerónimos, e junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém.

Fonte: Adapt de Correio de Lagos 30/05/2023 (com a devida vénia)
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Nota do editor:

Último poste da série > 8 de junho de  2023 > Guiné 61/74 - P24378: Efemérides (395): Homenagem aos Combatentes da Freguesia de Cárquere, Concelho de Resende: ainda vivos, caídos em campanha, falecidos já na vida civil e um recruta falecido durante a instrução militar em 1962, a levar a efeito no próximo dia 17 de Junho pelas 16,00 horas (Fátima Soledade / Fátima Silva)

Guiné 61/74 - P24381: Notas de leitura (1589): N’Krumah, o líder da unidade africana, o denunciante das tramas do neocolonialismo (Mário Beja Santos)


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá, Finete e Bambadinca, 1968/70), com data de 16 de Novembro de 2020:

Queridos amigos,
O líder ganês foi uma figura altamente influente junto dos movimentos de libertação. Não escondia a sua propensão para a ideologia, teve mesmo ambições filosóficas, os seus apelos à unidade africana foram escutados por muitos políticos, Amílcar Cabral não foi insensível ao princípio do continente unido e aos perigos do neocolonialismo, deixou escrito que poderia ser uma ameaça à Guiné independente. Nkrumah escreve este seu último livro antes de ser deposto dando informação detalhadissima sobre os recursos africanos e como as antigas potências coloniais continuaram a influenciar o sistema económico-financeiro das nações formalmente independentes, privilegia a posse que tais monopólios tiveram das riquezas extraídas, desde estanho, alumínio e níquel, ao ouro e diamantes. O mundo da cobiça alterou-se profundamente, a China está por toda a parte, a Índia está a chegar em força e os grandes negócios ocidentais também precisam das matérias-primas fundamentais para dominarem o paradigma digital. Na posse desta informação, não deixa de ser curioso reler N'Krumah e perceber que a África tem sempre tutores que esvoaçam à volta para comprar barato a matéria-prima e vender caro o produto transformado.

Um abraço do
Mário



N’Krumah, o líder da unidade africana, o denunciante das tramas do neocolonialismo

Mário Beja Santos

Não se pode estudar o pan-africanismo, o movimento independentista africano e a ascensão do Movimento dos Não Alinhados sem trazer à colação o pensamento e a obra de N’Krumah [foto à direita], o presidente do Gana que foi deposto por um golpe de Estado em fevereiro de 1966, e posteriormente obrigado a viver no exílio. Os ditadores ganeses subsequentes deram diferentes razões para o golpe de Estado e uma delas era que N’Krumah fomentava a subversão na África. Este livro sobre o neocolonialismo foi editado em inglês em 1965 e editado em 1967 pela editora Civilização Brasileira. É um estudo impressionante pela documentação carreada sobre a presença inequívoca das antigas potências coloniais apoiadas por poderosíssimas multinacionais que cobiçavam matérias-primas, desde o cobre ao ouro e os diamantes.

É uma escrita de denúncia, como ele esclarece:
“Descolonização é uma palavra insincera e frequentemente usada com os porta-vozes imperialistas para descrever a transferência de controlo político, da soberania colonialista pan-africana. A pedra-mestre do colonialismo continua a controlar a soberania. As nações novas são ainda as fornecedoras de matérias-primas, as velhas de produtos manufaturados. A alteração das relações económicas entre as novas nações soberanas e os seus antigos senhores é apenas de forma. O colonialismo encontrou novo disfarce. E o neocolonialismo está-se entrincheirando rapidamente dentro do corpo de África, através de combinações de consórcios e monopólios. Esses interesses estão centralizados nas companhias mineradoras da África Central e do Sul. Da mineração, ramificam-se em uma trama complexa de companhias de investimento, interesses manufatureiros, organizações de transporte e utilidade pública, indústrias de petróleo e químicas, instalações nucleares e muitas empresas demasiado numerosas para se enunciar”.


Metodicamente, N’Krumah discorre sobre os recursos de África, a natureza dos obstáculos postos ao progresso económico africano, como atua a finança dos poderosos, como funciona a equação entre os recursos primários e os interesses estrangeiros, passa em revista os grandes grupos envolvidos, esclarece o mecanismo do neocolonialismo. Ao pôr o título Neocolonialismo – Último estágio do imperialismo, certamente convicto que era título impactante, a História encarregou-se de pôr em causa a asserção, na atualidade o imperialismo mudou de look e natureza, a China é uma presença poderosíssima e as multinacionais ocidentais disputam as matérias-primas que têm a ver com as tecnologias do futuro, sem prejuízo dos recursos profissionais. O líder carismático do pan-africanismo acreditava que as antigas potências coloniais olhavam para os seus antigos territórios como incapazes de desenvolvimento independente, procuraram desde a primeira hora da independência formal em manter vínculos, desde a preparação dos novos quadros dentro de uma lógica mental ocidental até à oferta da segurança militar. Manteve-se a lógica económica do passado, o que interessava eram as matérias-primas que continuavam a ser processadas no mundo ocidental, e os produtos acabados regressavam, acarretando grandes lucros às empresas fabricantes. Ele igualmente anota a disparidade dos preços atribuídos à matéria-prima comparado com o bem de consumo.

Não há riqueza que ele não estude, veja-se a título exemplificativo a exploração do diamante, neste tempo centralizada na Diamond Corporation, organização com papel aquisitivo central para os compradores internacionais de diamantes, tendo depois assento na Companhia de Diamantes de Angola, e com conexões com poderosos grupos, caso do Morgan Guaranty Trust. Morgan estava também associado ao Banque Belge que representava na direção da Companhia dos Diamantes de Angola outra empresa angolana, a Companhia de Pesquisas Mineiras de Angola. “A Angola Diamonds tem direitos monopolistas que lhe permitem extrair diamantes em quase um milhão de quilómetros quadrados de Angola. Estão em operação 43 minas, abertas para substituir outras tantas cujas reservas se extinguiam. A Companhia está registada em Portugal e o Governo de Angola tem nela interesse direto, como agente administrativo local do Governo Português. O Governo de Angola possui 200 mil ações, ligeiramente acima das 198.800 pertencentes à Société Générale. Cerca de metade dos trabalhadores africanos da Companhia são forçados, reunidos compulsivamente pelas autoridades. Os excelentes lucros da Companhia são divididos igualmente entre a província de Angola e os acionistas, depois de 6% terem sido reservados à administração (…) Diamond Corporation tem acordos contratuais para a compra da produção da Angola Diamond, que vinha sendo recentemente de mais de um milhão de quilates e poderá ser ainda maior, segundo as estimativas. Os diamantes preciosos representam 65% da produção”.

É impressionante o império que estava na mão da De Beers. E referindo-se aos interesses em minérios na África Central, N’Krumah lembra-nos a criação da British South Africa Company, obra de Cecil Rohdes para a construção de impérios. No início da década de 1890, impulsionou a compra de grandes extensões de terra governadas por chefes nativos, contribuiu para guerras entre etnias, com a colaboração de soldados da South African Company, os chefes enganados bem procuraram justiça, estava em marcha a criação de uma via entre Cape Town até ao Cairo, o governo de Londres limitou-se a intimidar as autoridades portuguesas, constituiu-se uma espinha dorsal de negócios que se estendeu pela Zâmbia, Rodésia e a antiga Bechuanalândia, entrando no Malawi, e com associações como a que estabelece com Harry Oppenheimer e a Angloamerican Corporation, o autor desenvolve a teia de mil fios entre a Rodésia e a Zâmbia, é um extenso trabalho em que põe a nu os interesses neocoloniais, que mistura com zonas monetárias e a presença da banca estrangeira. Não menos impressionante é o que ele revela sobre a importância estratégica dos negócios do Congo e a maquinação perpetrada pelos belgas para continuar à frente dos negócios congoleses.


Reclamando sempre a unidade africana, adverte que nenhuma potência imperial jamais concede a independência a uma colónia a não ser que as forças fossem tais que não houvesse outro caminho possível. “A unidade africana está ao alcance do povo africano. As empresas estrangeiras que exploram os nossos recursos de há muito compreenderam a força que pode ser obtida através da ação em escala pan-africana. As companhias aparentemente diferentes formaram de facto um enorme monopólio capitalista. O único meio efetivo de desafiar esse império económico e recuperar a posse da nossa herança é agirmos também em escala pan-africana, através de um governo unido. Ninguém poderia dizer que se todos os povos da África combinaram formar a sua unidade, a sua decisão poderia ser revogada pelas forças do neocolonialismo”.

Este trabalho de N’Krumah é hoje uma relíquia para investigadores. Poucos meses antes da sua deposição ele deixou esta radiografia de África, um admirável quadro clínico dos males que afligem os povos africanos e lhes estorvam o desenvolvimento. N’Krumah, diga-se em abono da verdade, era um intelectual de formação sólida, hesitando entre uma linha marxista autónoma e uma filiação do pan-africanismo ao Movimento dos Não-Alinhados. Utópico, é assim que hoje se classifica este sonhador, no entanto deixou a tal radiografia que se mantém inalterável, só que os jogos africanos hoje têm novos protagonistas, aqui se digladiam, com grande ferocidade, os interesses ocidentais e asiáticos. Chamem-lhe o que quiserem, mas não deixa de ser neocolonialismo.
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Nota do editor

Último poste da série de 5 DE JUNHO DE 2023 > Guiné 61/74 - P24369: Notas de leitura (1588): Entre o melhor da literatura de viagens do século XV (3): As viagens na África Negra de Luís de Cadamosto (1455-1456) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P24380: (In)citações (247): Já comíamos ostras em Empada, em junho de 1969: abertas em chapa quente com o lume por baixo e passando depois pelo picante e limão... (José Manuel Samouco, ex-fur mil, CCAÇ 2381, 1968/70)


Foto nº 1


Foto nº 2


Foto nº 3

Guiné : Região de Quínara > Empada > Junho de 1969 > CCAÇ 2381, "Os Maiorais" (Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70) >  Já então se comiam ostras em Empada, em Buba... Os militares da foto nº 3 estão a extrair as ostras em conglemarados ou cachos agarrados aos "paus" do tarrafe...

Fotos (e legenda): © José Manuel Samouco (2023). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do José Manuel Samouco [ex-fur mil, CCAÇ 2381, "Os Maiorais" (Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada , 1968/70); vive em Torres Vedras; é membro da nossa Tabanca Grande desde 4 de abril de 2006]

Data - 8 jun 2023 16:24 
 
Assunto . Ainda as ostras (*)

Boa tarde,  Luís

Quando se fala de ostras até parece que sou dependente!

Resolvi escrever um pequeno texto, recordando coisas boas da Guiné.

Como é normal só publicam se entenderem, o mesmo com as fotos de Empada.

Um abraço, 
J. M. Samouco


Ainda as Ostras ! Empada, Junho de 1969 (**)

Finalmente os “Maiorais” reunem-se depois de praticamente 12 meses espalhados por onde havia guerra.. Não que em Empada não houvesse guerra. Mas agora com a Companhia reunida,  tinhamos a sensação de estar ainda mais fortes.

Alguém, entretanto regressado falou em ostras e como se devem comer e como as arranjar. Em Bissau são abertas em água quente como se fosse berbigão. e ficavam muito bem. Mas, boas, boas,  são abertas em chapas quentes com o lume por baixo e passando depois pelo picante e limão.

Foi como uma novidade que veio para ficar. Praticamente todas as semanas começaram a chegar em doses tais, que nem entravam na messe dos Sargentos. Numa das fotos que envio até o chefe de posto de Empada  (foto nº 1) veio sentar-se junto de nós.

Em 2015 voltei à Guiné, agora Guiné-Bissau, com camaradas da Tabanca de Matosinhos e até parece que as ostras estavam à minha espera. Foi um matar de saudades das ostras e ver calmamente a Guiné por onde tinhamos andado de G3.

Em 2017 voltei às ostras. Quinhamel esperava por mim.. Que maravilha.. A factura não engana. 4 pessoas :

7 minis, 3 sumos e 4 doses de ostras = 284,000 CFA (0,432 euros)

1 euro = 657,26 Franco CFA (BCEAO) em 14 março de 2017.
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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 7 de junho de 2023 > Guiné 61/74 - 24376: No céu não há disto... Comes & bebes: sugestões dos 'vagomestres' da Tabanca Grande (36): As ostras do nosso (des)contentamento (Hélder Sousa / Luís Graça / José João Domingos / Valdemar Queiroz)