quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9021: História do BART 2917 (Bambadinca, 1970/72) (1): Resumo dos factos e feitos mais importantes, por João Polidoro Monteiro, Ten Cor Inf (Benjamim Durães)


In: História do Batallhão  de Artilharia nº 2917, de 15 de Novembro de 1969 a 27 de Março de 1972.


Referência à História do BART 2917, Bambadinca, 1970/72 - documento classificado como "reservado" - , segundo versão policopiada gentilmente cedida ao nosso blogue pelo ex-Fur Mil Trms Inf, José Armando Ferreira de Almeida, CCS/ BART 2917, Bambadinca, 1970/72, membro da nossa Tabanca Grande; o excerto que hoje se publica consta de outra versão, em suporte digital, corrigida, aumentada e melhorada pelo Benjamim Durães.  Com a devida vénia e com o nosso apreço por todos os camradas do BART 2917. L.G. (*)






Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) >  Aspeto exterior do aquartelamento, frente ao complexo das instalações do comando, da messe e quartos dos oficiais bem como da messe e quartos dos sargentos.




Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) > População fula em traje festivo






Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) >  Transporte de obuses 10,5 




Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > BART 2917 (1970/72) >  Ponte dos fulas, ou ponte sobre o Rio Pulon, destacamento do aquartelamento do Xitole (CART 2716)

Fotos: © Benjamim Durães (2010) / Legendas: L.G. Todos os direitos reservados



CAPÍTULO IV > APRECIAÇÃO DO COMPORTAMENTO GERAL DAS COMPANHIAS > DOCUMENTOS DIVERSOS
(...)

20DEZ71
BART 2917
BAMBADINCA
281800DEC71
                                                                                                                        3332/302.0



RESUMO DOS FACTOS E FEITOS MAIS IMPORTANTES DO BART 2917 [Bambadinca, 1970/72]

REFª: NEP OP do QG/COMCHEFE - PRO 32 ACOPU
Circular nº 5024/C, Procº 39.80, 35.31.00, 31.31.1, de 24NOV71 do QG/COMCHEFE (REP OPER).



1 – GENERALIDADES

a) – Tendo por divisa P’LA GUINÉ E SUAS GENTES, o BART 2917 saído de LISBOA em 17MAI70, a bordo do N/M CARVALHO ARAÚJO, desembarcou em BISSAU em 25MAI70 e assumiu a responsabilidade do SECTOR L-1 em 08JUN70.

b) – Tendo como Unidades orgânicas além da CCS – sediada em BAMBADINCA, a CART 2714 – sediada em MANSAMBO, a CART 2715 – sediada no XIME e a CART 2716 – sediada no XITOLE.

O BATALHÃO recebeu em reforço a CCAÇ 12, o PEL MORT 2106, o PEL DAIMLER 2206, o PEL CAÇ NAT 52, o PEL CAÇ NAT 54, o PEL CAÇ NAT 63, o 20º PEL ART, a COMPANHIA DE MILÍCIAS nº 1, com os seus PELOTÕES nºs 241, 242 e 243.


Trabalhando em proveito de todo o Sector Leste mas apoiados disciplinar, administrativa e em viaturas pelo Batalhão encontram-se sediados em BAMBADINCA o DEPAE 1 e um destacamento de Intendência [PIAD 2189].

c) – Em 18DEC70 entra em Sector o PEL MORT 2268 indo sediar em BAMBADINCA, em substituição do PEL MORT 2106 que, por ter terminado o seu tempo de comissão na Província da Guiné, regressou à Metrópole.

Este Pelotão mantém destacadas 09 ESQ (-) colaborando na defesa dos aquartelamentos e destacamentos a seguir indicados.

- MANSAMBO
- XIME
- XITOLE
- ENXALÉ
- MATO DE CÃO
- PONTE DO RIO PULON
- TAIBATÁ
- CAMBESSÉ
- MISSIRÁ

d) – Em 05AGO71 é criado o CIMIL (Centro de Instrução de Milícias) de BAMBADINCA que fica à responsabilidade do Batalhão.

e) – Em DEC71 entrou em Sector o PEL DAIMLER 3085, em substituição do PEL DAIMLER 2206 que havia terminado a sua comissão de serviço no Província da Guiné regressando à Metrópole.

f) – Em 25OUT71, foram sediar em CANDAMÃ e ENXALÉ, os PMIL (Pelotões de Milícias) 308 e 309, respectivamente formados no Centro de Instrução de Milícias de BAMBADIINCA.

g) – Em 25DEC71 após o término do 3º Turno/71 da instrução de Milícias em BAMBADINCA foi sediar no ENXALÉ o GEMIL 310 (Grupo Especial de Milícias) formado no Centro de Instrução de Milícias de BAMBADINCA.


h) – O Centro de Instrução de Milícias de BAMBADINCA já formou, além dos GEMIL 309, 310 e PMIL 308 atribuídos, ao seu Sector, os seguintes para outros sectores:

                   os PMIL  315 e 316 para o SECTOR L-5;
                   GEMIL 323 para o SECTOR L-4.


- Em 17JAN72 iniciará a instrução de PELOTÕES DE MILÍCIAS para DEBA, CAMPADA e PONTA AUGUSTO DE BARROS.

i) – O BATALHÃO prestou o seu apoio ao Centro de Instrução de “COMANDOS AFRICANOS” quando em funcionamento em FÁ MANDINGA.

j) – É o seguinte o dispositivo actual do BART 2917:

- BART 2917                                                                                                 BAMBADINCA
– CCS (-)                                                                                                     BAMBADINCA
- 1 PELOTÃO                                                                                       NHABIJÕES 
– CCAÇ 12                                                                                                 BAMBADINCA
–CART 2714 (-)                                                                                         MANSAMBO
- 1 PELOTÃO                                                                                    XIME
– CART 2715 (-) REF C/ 1 PEL CART 2714                                          XIME
- 1 PELOTÃO                                                                                       ENXALÉ
- 1 PELOTÃO                                                                                       PONTE RIO UDUNDUMA 
– CART 2716 (-)                                                                                        XITOLE
- 1 PELOTÃO                                                                                       PONTE DO RIO PULON
- 1 SECÇÃO                                                                                         CAMBESSÉ
– PEL CAÇ NAT 52                                                                                   MISSIRÁ
– PEL CAÇ NAT 54                                                                                   FÁ MANDINGA
– PEL CAÇ NAT 63                                                                                   MATO DE CÃO
– PEL REC DAIMLER 3085                                                                     BAMBADINCA
– 20º PEL ART / GAC 7 (10,5 cm)                                                         XIME
– PEL MORT 2268 (-)                                                                               BAMBADINCA
- 1 ESQ (-)                                                                                          MISSIRÁ
- 1 ESQ (-)                                                                                           MANSAMBO
- 1 ESQ (-)                                                                                           XIME
- 1 ESQ (-)                                                                                           ENXALÉ
- 1 ESQ (-)                                                                                           TAIBATÁ
- 1 ESQ (-)                                                                                           XITOLE
- 1 ESQ (-)                                                                                           PONTE DO RIO PULON
- 1 ESQ (-)                                                                                           CAMBESSÉ
- 1 ESQ (-)                                                                                           MATO DE CÃO
– COMPANHIA DE MILÍCIAS DO CUOR (-)                                            MADINA BONCO
- PEL MILÍCIAS 201                                                                                FINETE
- PEL MILÍCIAS 202 (-)                                                                           MISSIRÁ
           - 01 SECÇÃO                                                                                    MATO DE CÃO 
- PEL MILÍCIAS 203 (-)                                                                           MADINA BONCO
- 1 SECÇÃO                                                                                        BISSAQUE
- 1 SECÇÃO                                                                                        SANSANCUTA 
– COMPANHIA DE MILÍCIAS DO XIME (-)                                            TAIBATÁ
- PEL MILÍCIAS 241                                                                               AMEDALAI
- PEL MILÍCIAS 242                                                                               TAIBATÁ
- PEL MILÍCIAS 243                                                                               DEMBA TACÓ
- PEL MILÍCIAS 308 (-) / COMP MIL DO CORUBAL                            CANDAMÃ
- 2 SECÇÕES                                                                                     AFIÁ
– GEMIL 309 (COMP MIL DE PORTO GOLE)                                       ENXALÉ
– GEMIL 310 (COMP MIL DE PORTO GOLE)                                       ENXALÉ

k) – O BART 2917 será rendido na Província pelo BART 3973 cujo desembarque está previsto para 28DEC71.

A CCS / BART 2917 será substituída em Bambadinca pela CCS / BART 3873
A CART 2714 será substituída em Mansambo pela CART 3493
A CART 2715 será substituída no Xime pela CART 3494
A CART 2716 será substituída no Xitole pela CART 3492


2 – DOS FACTOS E DOS FEITOS

a) – Com o IN armado:

1 – O BART 2917 realizou inúmeras acções e operações procurando o IN armado afim de capturar ou destruir os seus elementos ou, ao menos criar-lhe insegurança nos seus redutos;

Dessa actividade ofensiva são de salientar as Operações:

“BACIA DESERTA”                                 [16 AGO 70]
“BOINAS DESTEMIDAS”                       [01 OUT 70]
“ABENCERRAGEM CANDENTE”         [25 e 26 NOV.70]
“TURRA”                                                 [ ?]
“ARRUAÇA DOURADA I”                     [18 e 19 FEV 71]
“ARRUAÇA DOURADA II”                    [21 e 22 FEV 71]
“RATO TRAQUINAS”                            [28 FEV 71]
“ESTRELA GALANTE”                         [14 MAR 71]
“CAÇADA EFICAZ”                              [19 e 20 MAR 71]
“CORRIDA ENTUSIÁSTICA”               [27 e 28 MAR 71 e 03 e 04 ABR 71]
“ESCALADA GIGANTE”                      [ 03 e 04 ABR 71 ]
“TRIÂNGULO VERMELHO                  [04 e 05 MAI 71]
“GATO IRREQUIETO”                          [18 MAI 71]
“TANTA VESPA”                                  [07 JUL 71]
“QUADRILHA SAGAZ”                        [11 e 12 JUL 71]
“AVANTE CAMARADAS”                    [ ?  ]
“BALADA DIURNA”                             [  ? ]
“DRAGÃO FEROZ”                               [02, 03 e 04 OUT 71]
“APANHA CHUVA”                              [23 e 24.OUT 71]
“TARECO VILÃO”                                [02, 03, 04, 05, 06 e 07 NOV 71]

2 – O INIMIGO

- Flagelou por 39 vezes os aquartelamentos e destacamentos das NT:

XIME                                                            11
MANSAMBO                                                06
XITOLE                                                        05
MATO DE CÃO                                            04
PONTE DO RIO PULON                              04
ENXALÉ                                                       04
NHABIJÕES                                                02
AMEDALAI                                                  01
DEMBA TACÓ                                             01
CAMBESSÉ / SINCHÃ MADIU                   01

- Reagiu à actividade de penetração das NT em operações ou acções 22 vezes.

- Colocou 22 engenhos explosivos, dos quais 13 foram detectados e levantados e 09 foram accionados pelas NT.

- Flagelou uma vez os trabalhos de construção da estrada BAMBADINCA – XIME em PONTA COLI.

- Flagelou por cinco vezes embarcações navegando no Rio GEBA “Estreito”.

- As suas acções causaram:

- 16 mortos e 89 feridos às NT.
- 03 mortos, 31 feridos e 01 desaparecido à população controlada pelas NT.
- estragos importantes num barco e ligeiros em dois outros.

3 – O BATALHÃO aos grupos armados IN:

- Causou 13 mortos confirmados, além de mais de 50 prováveis, e de inúmeros feridos confirmados.
- Apreendeu o seguinte material:

- 01 MET LIG DEGTYAREV
- 01 PM M-25
- 1 PM PPSH
- 02 ESP MOSIN NAGANT
- 11 MINAS A/P PMD-6
- 02 MINAS A/C
- 09 GR RPG-2
- 02 GR RPG-7
- 04 GR CAN S/R
- 01 GR MORT 61

- Retirou violentamente ao seu controlo 45 elementos da população.

- Obteve a apresentação voluntária nos seus quartéis e destacamentos de 87 elementos da população controlada pelo IN: [38 homens, 30 mulheres e 19 crianças].

- Emboscou-o repetidamente evitando, ou ao menos dificultando os seus movimentos.

b) – Com a população:

- Certo de que o progresso sócio-económico das nossas populações é a única arma capaz de conseguir a repressão da subversão o BART:

1 – Garantiu a segurança dos trabalhos da construção da estrada BAMBADINCA – XIME, apenas permitindo que o IN fizesse uma (01) única flagelação ao  pessoal e meios técnicos empenhados nas terraplanagens causando uma interrupção de uma (1) hora em cerca de um ano de trabalhos.

- Do tráfego da estrada XIMA – BAFATÁ dentro do seu Sector apenas permitindo em PONTA COLI a flagelação a uma (01) viatura civil sem consequências, e a flagelação a uma (01) manada de vacas, também sem consequências, movimentos estes que eram desconhecidos do BART.

- Da navegação no RIO GEBA “Estreito”, apesar de quase diariamente ali navegarem diversas embarcações, numa média diária que ultrapassa as três (03) unidades, o IN apenas conseguiu flagelar cinco (05) embarcações das quais apenas de uma (01) se conhecia a passagem.

- Das populações reordenadas apenas consentindo 02 flagelações ao Reordenamento dos NHABIJÕES, e uma (01) a cada uma das A/D seguintes: AMEDALAI, DAMBA TACÓ e CAMBASSÉ.

2 – Promoveu por sua iniciativa a ocupação de MATO DE CÃO a fim de aumentar a segurança da navegação no RIO GEBA, evitar as flagelações ao Reordenamento dos NHABIJÕES, e criar condições de segurança para os trabalhos agrícolas nas ricas bolanhas anexas, provocando a apresentação dos seus antigos habitantes quase todos ainda sob controlo IN.

3 – Manteve em funcionamento os P.E.M. (**) existentes quando da sua entrada em Sector (NHABIJÕES, FÁ MANDINGA, XIME, ENXALÉ, XITOLE e MANSAMBO) e impulsionou a criação e mantém em funcionamento mais dez (10) P.E.M.  (CANDAMÃ, MISSIRÁ, SINCHÃ MADIU, DEMBA TACÓ, MERO, GANHOMA, AFIÁ, SINCHÃ MAMAJÃ, DEMBATACOBÁ e SAMBA JULI).

No total de 16 P.E.M.  estão matriculados e frequentam as aulas

- 496 crianças na classe pré-primária;
- 249 crianças na 1ª classe;
- 050 crianças na 2ª classe, e;
- 027 crianças na 3ª classe.

4 – Reparou ou reconstruiu abrigos e redes de arame farpado nas tabancas em A/D.

5 – Construiu grande parte do Reordenamento dos NHABIJÕES (elevou as paredes de 287 casas a abertura de 106 abrigos para a população e sua ulterior cobertura encontra-se praticamente concluída;) levantou as paredes da Escola da Administração, etc. etc. etc.).

6 – Edificou 4 escolas definitivas para P.E.M. e construiu 08 provisoriamente.

c) – Como Órgão Logístico:

- O BATALHÃO garantiu:

1 – Descarregar e transportar para os locais de armazenagem em BAMBADINCA de todos os reabastecimentos e materiais destinados às Unidades do Leste e manuseados os Portos do XIME e BAMBADINCA.

2 – Armazenar e garantir o correcto encaminhamento de todos os materiais e a reabastecimentos referidos em 1) – com excepção de alguns materiais de engenharia (a cargo do DEPAE1) e de todos os géneros e artigos de cantina (a cargo do Destacamento de Intendência local – PIAD 2189).

3 – Carregar nos portos do XIME e BAMBADINCA todo o material evacuado do SECTOR LESTE.

4 – O pronto embarque e desembarque de todas as Unidades que desde 08.JUN.70 entraram ou saíram do SECTOR LESTE por via fluvial.

5 – Encaminhar para os seus destinos todo o pessoal militar não enquadrado que embarque ou desembarque no XIME e em BAMBADINCA.

6 – Adquirir, retirar da mata e embarcar no XIME rachas de cibo destinadas em BENG 447.

7 – Reabastecer não só as suas Companhias mas também, com excepção de um curto período, a CCAÇ 2701, (no SALTINHO, do BCAÇ 2912) do vizinho Sector L-5.


    O COMANDANTE
JOÃO POLIDORO MONTEIRO (***)
         TEN COR INF
_______________


Notas do editor:


(*) Vd. poste anterior, com excertos deste documento > 16 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6601: Elementos para a caracterização sociodemográfica e político-militar do Sector L1 (6): Povoações sob controlo IN; Recursos; Clima e meteorologia; Dispositivo e actuação da guerrilha (Benjamim Durães / J. Armando F. Almeida / Luís Graça)


(**) P.E.M. = Postes Escolares Militares, segundo creio...  Os PEM fazem referência a tabancas em autodefesa, com programas de desenvolvimeno socioeconómico, e onde há crianças que frequentam o ensino primário (ministrado por militares).  


(***) Último comandante do BART 2917. Oficial superior da confiança do Gen Spínola, corajoso, competente, desassombrado, truculento, usando e abusando da linguagem de caserna. O único, de resto, que vi, de arma na mão, a meu lado, no Sector L1, no tempo em que lá estive (Julho de 1969 / Março de 1971)... Já morreu. O  Jorge Cabral e o Paulo Santiago privaram com ele… Há vários postes publicados, fazendo referência ao Ten Cor de Infantaria João Polidoro Monteiro.


O BART 2917 foi mobilizado pelo RAP 2. Embarciou para a Guiné em 17/5/1970 e regressou à Metrópole em 24/3/1972. Foi colocado no Sector L1, em Bambadinca, substituindo o BCAÇ 2852 (1968/70). O seu primeiro comandante foi o Ten Cor Art Domingos Magalhães Filipe. Unidades de quadrícula:  CART 2714 (Mansambo);  CART 2715 (Xime; teve 5 comandantes); e CART 2716 (Xitole). 

Guiné 63/74 - P9020: Da Suécia com saudade (32): Geração, a Nossa... (José Belo)


1. Mensagem do José Belo, com data de 30 de Outubro último

Caros Amigos e Camaradas:



Depois da leitura do poste P8961 ("Conversas com o comandante Bobo Keita"), e de alguns e-mails trocados entre camaradas à volta do mesmo, surgiu-me "isto" que fica à vossa disposicäo. Um grande abraco do José Belo. (Erros ortográficos? Do novo? Do antigo?....bom.....). J. Belo




2. Da Suécia com saudade > Velhos do Restelo, não épicos... (*)


 PAIGC? O que poderia ter sido e... não foi? !


O MFA? O que poderia ter sido e...näo foi?!

A Guiné-Bissau de hoje? O que poderia ter sido e...näo é?!

O nosso querido Portugal depois de tantos e tão diferentes (!) governos?!...  O que poderia ter sido...mas...

No espaço de uma geração. A NOSSA!

Criados e educados nos valores do "antigamente", numa ditadura beato-provinciana feita de autoridades várias. O progresso sócio-intelectual de um povo bem entaipado em verborreias conservadoras! A transformacäo de um, (para alguns discutível), heróico Império Colonial de muitos séculos e de muitos mártires em... "Sacro-Império-Provincial", sem quaisquer enraizamentos histórico-tradicionais, e muito menos *a luz do Direito Internacional vigente. Esperteza saloia que nem sequer foi implementada internamente na sua totalidade jurídica (não menos, entre outros, aos níveis das economias inter-"provinciais").

Alturas do campanário da aldeia, para enganar a "estranja" menos douta. A tal que vivia algumas páginas da História... mais à frente! A tal mais interessada em escrever páginas novas que,(por muito erradas), serão as deles.

Geração, a NOSSA, levada a participar numa longa guerra em África de antemão impossível de ganhar. Heroicidades que a todos deveriam orgulhar juntavam-se a sacrifícios já hoje difíceis de compreender.

Geração, a NOSSA, que julgou aprender a Liberdade num misto de idealismos ingénuos, ignorâncias profundas e irresponsabilidades criminosas para com as nossas gentes de África (e as deles!). Uma mascarada de interesses específicos de uma corporacäo que,rápida e convenientemente,  se soube envolver (ou viu-se envolvida) em bandeirolas democráticas várias. (E, destas, algumas näo tão democráticas como isso). Quantas as más consciências em rituais purificacöes pelos fogos sociais?

Geração, a NOSSA, hoje de cócoras e humildemente "desbarretada" frente a uma troika internacional de "feitores" d'alguém. 


Continuará a ecoar o grito de alma de Fernando Pessoa?... "É tempo!".

Stockholm 30/10/11

Um grande abraço do José Belo.


_____________


Nota do editor:


(*) Último poste da série > 2 de Setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8724: Da Suécia com saudade (31): Outras bandeiras, outros costumes, outras gentes... (José Belo)

Guiné 63/74 - P9019: Os nossos Seres, Saberes e Lazeres (37): Palavras de um senhor defunto, um livro de Mário Serra de Oliveira (4): Autobiocómica: Passatempo, traquinices, enquanto teen-ager

1. Continuamos a apresentar o livro "Palavras de um senhor defunto",  de autoria do nosso camarada Mário Serra de Oliveira* (ex-1.º Cabo Escriturário, Bissau, 1967/68).


PALAVRAS DE UM SENHOR DEFUNTO

AUTOBIOCÓMICA (2)

Passatempo, traquinices, enquanto ‘teen-ager’

Ora, tal como é mencionado nalgum lado nestas linhas, a família do autor era mesmo bem pobre de tal modo que, conforme as horas passavam, a fome apertava e, não havendo forma de – com choro ou sem choro – que um milagre acontecesse, tal como quando a Rainha D. Isabel transformou as rosas em pão... (seria verdade?)... só restava ao autor tentar deitar a mão ‘ao alheio’!...

A coisa agravava-se mais ainda, quando ‘um aperto agudo’ no ‘esófago’ dava um sinal indicativo, indicando que, o estômago estava mais abaixo e – aí é que estava o problema – indicativo que o estômago estava mais abaixo, mas vazio!!!...

O estômago até podia estar onde quisesse. Isso não era o problema. O problema era estar onde estava e no estado em que estava. Pelo menos ali, o estômago não estava como o ‘defunto’ estava, que era, como foi dito várias vezes nalgum lado nestas linhas, completamente mudo e frio. Ali, o estômago, estava bem vivo e, para que constasse, fazia com que o vizinho logo a seguir – o esófago - fizesse lembrar ao dono e portador dos dois – o estômago e o esófago – que eles existiam e que, como tal, eles não tinham culpa alguma da ‘fartura de miséria’ que rodeava a família do autor.

Eles, o estômago e o outro, não se governavam com lamurias.

Eles estavam vivos e bem vivos - antes não estivessem – e, como tal havia que fazer algo e rapidamente, providenciando aos mesmos, algum combustível, mastigado ou não.

Quanto mais depressa melhor.

Mais!!!

O estômago não queria saber da origem de, fosse o que fosse - excepto pedras ou excrementos – mas que lhe fosse fornecido e muito rapidamente porque, ainda por cima, o nariz do autor cheirava aquele cheiro a ‘pão-trigo’ vindo de uma padaria situada nas traseiras da casa da família dele, conforme é referido nalgum lado nestas linhas. E, quando assim era, influenciado ou não pelo dito cheiro, o ‘aperto no esófago’ a comando do estômago, ainda se tornava mais insistente e agudo.

Era uma aflição aflitivamente aflitiva!...

Daí que, o autor, portador do estômago reclamando manutenção urgente – antes que gripasse não tinha outro remédio do que tentar deitar a mão fosse ao que fosse, desde que fosse comestível – excepto o acima – a fim de tentar ‘enganar’ o dito ‘complainer’ que – pensava ele, o autor, que ele não voltava ao mesmo.

Era o não voltavas porque, aquele gesto de tentar enganar, era sol de pouca dura devido a ser assim mesmo.

Hora após hora, dia após dia, semana após semana, e o pior de tudo ainda é que não se vislumbrava ‘luz verde’ – ou algo para trincar - na escuridão do horizonte próximo e arredores, da casa da família do autor. Assim, o andar descalço, até ajudava a atenuar a situação – embora somente temporariamente – porque, esta coisa de subir muros para saltar para dentro dos quintais, e subir a árvores de frutos dos outros, se andasse calçado a coisa poderia complicar-se.

Por várias razões mas por duas essenciais.

Uma - era o facto de que, o tempo que perdia a descalçar-se poderia ser vital na urgência demandada pelo esófago.

Duas – era o facto de que, se acaso o dono do que quer que fosse – a que o autor andava a deitar a mão – se o dono aparecesse, o autor corria o risco de ficar sem o calçado – fosse ele que calçado fosse e, claro, não só o esperaria ‘um ajuste de contas’ em sua casa, quando ele aparecesse descalço como, também correria o risco de voltar a ficar outros 11 anos à espera de novo par de calçado – botas ou o que fosse. Desta forma, o andar descalço era de uma ajuda.

Graças Deus pelo pé descalço. Não era nem foi por acaso que, as primeiras botas demoraram cerca de 11 anos a chegar!...

Mas, nesta coisa de subir a árvores, o autor teve a brilhante ideia de, um dia, decidir serrar uma pernada de uma árvore – figueira, diga-se já – pelo facto de que, na ponta da mesma, se encontrar lá um ninho de ‘Papa-figo’ - o qual o autor não conseguia alcançar, devido à fragilidade da pernada – bem como uns quantos figos que o autor queria e precisava de ‘papar’ para acalmar as picadas no ‘esófago’ cujo sinal recebia do estômago. Assim, não podendo alcançar nem ninho nem figos, a solução seria – e foi – cortar a pernada porque, na mente do autor, funcionava a ideia de que, se os figos são dados pela figueira para a gente comer, de modo algum lá iriam ficar.

Garantido!!!

Foi aqui que, a agilidade do autor ficou patente devido a que o mesmo estava escarrapachado na dita pernada virado de costas para a ponta da mesma – local onde o ninho e os figos se encontravam – e, o autor, começou a serrar a pernada junto ao toro, com consequências quase desastrosas porque, com o peso dele na pernada, esta cedeu mais repentinamente do era de esperar – ou era de esperar ? - e, de repente... catrapum... figueira abaixo, ficando dependurado numa outra pernada mais abaixo – qual ‘monkey, chimp’ ou qual macaco(?)’ - muita sorte teve ele não se estatelar directamente em cima de umas empas (estacas) que estavam num feijoal, mesmo por baixo da figueira.

Entretanto, e como é mencionado nalgum lado nas linhas interiores deste livro, o autor, enquanto jovem, além de se dedicar a ‘brincar aos meninos’ com garotas lá do sua aldeia, matou um gato preto – e a razão é bem referida noutro local destas linhas – e, ao mesmo tempo, sempre que alguma garota se fazia rogada não querendo alinhar naquela coisa do ‘brincar aos meninos’, então, como é referido, o autor, aproveitando o buraco existente em quase todas as portas da vizinhança – que era o buraco para o gato entrar e sair, enquanto os ocupantes da casa, iam laborar cada um para a suas hortas cada qual para seu lado, ele metia toda a espécie de ‘bodega’ que lhe desse na gana, como pedras, bugalhos de carvalho, serradura e, na casa daquelas garotas cuja família se tinha um pouco menos pobres que a família do autor – eram pobres mas a caminho de não serem tão pobres como a família do autor - e que, como tal, às vezes arrebitavam um pouco o nariz, olhando sobranceiramente para o autor, assim como que dizendo: ‘cresce e aparece ou desta carne não comes tu’, então ele, aproveitando as visitas que às vezes fazia ao seu irmão que era pastor de guardar cabras, aproveitava a oportunidade de recolher – apanhando – ‘caganetas de cabra’ já secas, as quais metia em caixas de fósforos vazias.

Depois, aproveitando algum jornal velho que às vezes andava por ali a voar, - o autor não se podia dar ao luxo de comprar papel de embrulho - embrulhava cada caixa de fósforos e, aproveitando aquela coisa que às vezes sai dos troncos das cerejeiras – a que o autor chamava cola – colava o jornal para que a caixa de fósforos vazia não ficasse à vista.

Então guardava cada caixa num local previamente escolhido à espera de encontrar a primeira que arrebitasse o nariz e, se isso sucedesse – e sucedia bastantes vezes – lá ia uma caixa de fósforos com ‘m&ms’ de cabra pelo buraco do gato adentro.

Ou então, aproveitando a oportunidade de, quando via algumas dessas garotas a brincar com outras - outros garotos, ao lado de um balcão de pedra ‘cantaria’, onde, no topo do mesmo, tinham feito um ‘refisgo’ para que a água da chuva corresse para fora do balcão, ele, o autor, tentava subir ao balcão de modo a que ninguém visse, e vedava o ‘refisgo’ de modo a encaminhar o líquido - principalmente mijo, fresquinho ainda quentinho, acabado mesmo de sair de onde saía – de modo a que fosse desaguar por cima do local onde as garotas e garotos ‘snobs’, brincavam.

Uma outra faceta que o autor, quando jovem, teve e tinha, era ‘querer’ ser ‘terrorista’ para se vingar de todas as ‘afrontas’ que alguns dos ricos lá da aldeia do mesmo, fizeram à sua família.

Com isso em mente, aproveitando o facto de que um dos seus irmãos – aquele que tentou praticar de veterinário sem licença, conforme é mencionado nalgum lado nas linhas deste livro – tinha uma caixa de chá ‘lipton’ quase cheia de ‘lindcão’ que, por não aparecer no dicionário, terá que se explicar que se trata de grão de uma espiga de trigo (?) ou centeio que, ao contrário dos outros grãos, nasce desfigurado - retorcido - e de cor escura que, naquele tempo, os ‘farrapeiros’ que visitavam as aldeias à procura de peles de coelhos, lebres, etc, procuram muito porque, constava-se que o ‘lindcão’ servia para fazer não se sabe que tipo de medicina. Se servia ou não, para o autor, continua a ser uma incógnita.

O certo é e foi que, o autor ‘roubou’ a lata do chá ‘lipton’ ao irmão para vender o ‘lindcão’ lá numa mercearia, a qual fazia negócios com o ‘farrapeiro’. E, aproveitando a verba recebida, o autor gastou tudo na compra de bombas de ‘S. joão’ e, apesar de na ocasião ser bastante guloso, só comprou 25 tostões de rebuçados, daqueles que traziam um boneco com figura de jogadores de futebol.

Tudo o mais, foi só bombas.

Assim, embora comprometido com o roubo feito ao irmão dele, de modo algum queria chegar a casa dos pais, carregando com tanta bomba. Decidiu abrir uma cova, colocar as mesmas dentro de um saco de plástico que voava por ali – mais um – e enterrou tudo num local que ainda hoje não sabe porque - pouca sorte dum cabrão - confessou o autor – o terreno tinha sido vendido e, de repente, entrou uma escavadeira, dando cabo do esconderijo das bombas.

Mas como a ideia era poder juntar muitas, para tentar dinamitar a casa lá do tal ricalhaço - não digo o nome por uma questão de segurança – e, querendo comprovar que as mesmas bombas não eram falseadas, meteu umas 10 nos bolsos para se certificar que funcionavam.

Assim, sozinho e estando de guarda ao caldeiro com a vianda para os porcos – facto que é referido nalgum lado nestas linhas - coisa que era uma tarefa diária, o autor decide experimentar e - vejam só - abriu uma das bombas pelo lado oposto ao rastilho e toca a deitar a pólvora nas chamas da fogueira, por debaixo do caldeiro.

Que liiiiiiiiindo!!!

Aquilo, tudo luminoso fazia lembrar o fogo de artifício.

Que coisa linda!!!

Bem, descoberto o ‘engenho’ o autor decide colocar todas as restantes 9 bombas de ‘cú’ virado para a lareira (?) – monte de lenha a arder, debaixo do caldeiro, com a vianda p’rós porcos.

A ideia, até era boa mas, o resultado é que não.

Portanto, tal como o autor esperava, cada das bomba devia pegar fogo pelo lado de trás, não utilizando o rastilho mas – há sempre um mas – o problema foi que, quando uma delas se incendiou como devia – que lindo espectáculo!!! – a chama pegou fogo ao rastilho da que esta mais próxima e catrapum, pum-pum-pum-pum-pum-pum-pum-pum, caldeiro a dançar, brasas pelo ar, vizinhos a gritar e a cama dos pais do autor quase a arder.

É que a cama estava logo ali ao lado da cozinha, apenas com uma cortinazinha feita de um lençol velho, com uns quantos buracos naturais pela idade, e aqui e ali – mas lá na cortina (?) – uns sinais de algumas assoadelas que, como é mais que lógico, não havendo muito mais opções para limpar ‘o monco’ que às vezes aparecia no nariz dos mais novos – incluindo o nariz do autor.

Aqui não só foi ‘que lindo’ porque de facto, ia sendo o lindo e o bonito.

Depois disto, o autor crê que só apareceu em casa, depois de dois dias escondido numa choça - cabana lá numa horta de alguém, lá na encosta da serra da Gardunha, já depois de ter pesquisado quantas árvores de fruto havia por ali nas redondezas – pertencessem ou não à família dele.

Portanto, a tal ideia de querer ser ‘terrorista’ aterrorizou-o de tal ordem que, para que conste, hoje é um homem pacífico que sabe perdoar ao seu semelhante, excepto a quem o quiser ‘falcatruar’.

A terminar, não havendo mais de realce a realçar, resta acrescentar que, o autor, até talvez pudesse vir a ser um filósofo – se tivesse nascido numa família mas abastada mas como, filosoficamente disse ‘não se sabe que filósafo’, que – ao contrário do sábio – não sabendo que sabia, aventurou-se a dizer o que pensava saber e sem saber o que dizia, acabou por ficar a saber que, aquilo que dizia sem saber era aquilo que sabia, daí que, quando eu digo o que digo é porque o que digo  é o que sei.
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 7 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9008: Os nossos Seres, Saberes e Lazeres (36): Palavras de um senhor defunto, um livro de Mário Serra de Oliveira (3): Autobiocómica: Nascimento, Educação e Amores

Guiné 63/74 - P9018: Parabéns a você (336): António Garcia de Matos, ex-Alf Mil da CCAÇ 2790 (Bula, 1970/72)

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Nota de CV:

Vd. poste de 9 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9015: Parabéns a você (335): António da Costa Maria, ex-Fur Mil do Esq Rec Fox 2640 e Ernesto Ribeiro, ex-1.º Cabo At Art da CART 2339

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Guiné 63/74 - P9017: O nosso blogue em números (13) : A propósito dos 3 milhões de visitas... Comentários de Virgínio Briote e Beja Santos



Guiné > Região do Cacheu > Bula > CCAÇ  2790 )1970/72) >  O António Matos, ex-Alf Mil Minas e Armadilhas, aos comandos de um "blindado", uma GMC-guindaste, daquelas que gastavam, não 100 aos 100, mas 100 (litros) ao 10 (km)...


Legenda:  "Ainda que o cockpit não estivesse a 100%, é nos pneus que se notava o cuidado em manter o veículo preparado para os mais altos desafios fossem quais fossem as situações;  Slics à frente porque a estrada estava seca; com piso atrás para ter mais tracção; redondinhos mais atrás para o que desse e viesse" (A.M.)... 


Ele, António Matos,  conta como foi:


(...) Certo dia, estava eu sediado no destacamento de Augusto Barros, comandei a deslocação a Bula, em coluna motorizada, a bordo duma tão fabulosa quanto velha GMC que, julgo, gastava aí uns 100 litros aos 10 kms ! 


Conduzia-a um possante soldado (reconhecia-lhe a cara no meio duma multidão mas esqueço-lhe o nome) quando nos preparávamos para o regresso.  As últimas 2 horas tinham sido passadas à volta da equipa de mecânicos "comandada" pelo furriel Perdigão afim de se arranjarem os arames mais convenientes que suportassem a resolução dum problema técnico até ao dia seguinte.


Posta a trabalhar à semelhança dum verdadeiro fórmula 1, fomos de roda batida para a nossa "casinha" [, Bula,]. Os primeiros 4 ou 5 quilómetros eram em estrada alcatroada e só depois, na Placa, se infletia à esquerda para a picada.


Era noite. Atrás da GMC vinha um Unimog 411 onde se abrigava o capitão. (...) 


[O resto da história, e do seu desfecho insólito, que ilustra o famoso desenrascanço português, pode ser conhecido aqui].


Foto © António Matos (2008). Todos os direitos reservados


A. Mais dois comentários ao poste P9003 (*), a propósito do passado, presente e futuro do nosso blogue:


1. Virgínio Briote:


 De uma forma geral, aprecio muito positivamente os conteúdos do blogue. Não perco a entrada de nenhum camarada, especialmente se ele descreve as passagens mais significativas das suas memórias, as povoações por onde andou, pessoas e locais com quem se relacionava mais, acções em que participou, imagens, impressões daquela gente e daquela terra que tanto nos marcou.

Julgo que as razões deste interesse se devem a que a minha passagem pela Guiné não se limitou aos 24 meses. E não devo correr grandes riscos se afirmar que muitos de nós "esteve" lá dos 20 aos 30 ou mais anos das nossas vidas. E hoje, de vez em quando, quantos de nos ainda lá "vão"?



O trabalho que tem sido feito pelos editores não pode deixar de ser referido. Alimentar diariamente o blogue implica acrescentar horas de trabalho sem direito a outra remuneração que não seja o gosto em ver o seu trabalho reconhecido e estarem conscientes que estão a prestar um serviço público.

O que vejo no Luís Graça, no Carlos Vinhal e no Eduardo Magalhães é o interesse em dar voz aos camaradas que, de 1961 (um ou outro ainda antes) até Setembro/Outubro de 1974, cumpriram com a obrigação de que o Portugal de então os incumbiu. É este, para mim, o principal objectivo do blogue e é com estes olhos que o leio diariamente.


2. Beja Santos:

(...) O mais importante do nosso blogue é funcionar como uma encruzilhada de múltiplas proveniências, expectativas e estados de alma. É o seu lado deslumbrante, incontornável, funcionar como um albergue espanhol de toda a gente que se revê e procura entender os seus sentimentos naquela Guiné e na que agora existe. 

Não se pode, em rigor, introduzir secções ou direcções onde o bloguista se possa vir a sentir enfiado numa determinada medida que não funciona para os outros. Qual o problema da diversidade, dos que querem testemunhar, comunicar, desabafar ou repontar? Não há problema, não percebo essa preocupação com a letargia, os textos avolumam-se, vêm de todas as sensibilidades, assim terá de continuar a ser. 

Recordo-te que há anos atrás sugeri [, ao Luís, a criação de] uma comissão acompanhadora de projectos: publicações, apoio solidário, conferências, atracção dos camaradas guineenses, etc. Teríamos aí, estou em crer, a possibilidade de gerar novas dinâmicas para alastrar a influência do blogue, que não pára de crescer. 

O blogue é simultaneamente um lugar e um não-lugar: aqui contamos com a intimidade, a identidade, afectos; por aqui passamos como por um aeroporto ou uma auto-estrada. 

Se fosse a ti [, Luís,] , sentia-me feliz por ter urdido esta malha social e o contágio que propagou.  Só vejo utilidade que te rodeies de uma máquina de ideias com dois sentidos: potenciar o valor do nosso património (em depoimentos, em textos, em imagens, em possíveis publicações) e animar iniciativas e projectos onde a filantropia e o debate/convívio adquiram outras formas, estreitando a nossa camaradagem.  (...)

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Nota do editor:

 7 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9007: O nosso blogue em números (11): A propósito ds 3 milhões de visitas... Comentários de F. Palma, H. Sousa, F. Costa e T. Mendonça

6 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9003: O nosso blogue em números (10): Atingidos os 9 mil postes, a caminho dos 3 milhões de visitas... Tempo de balanço(s)...

Guiné 63/74 - P9016: Memória dos lugares (162): Farim do Cantanhez e suas gentes... (João Graça)







Guiné-Bissau > Região de Tombali > Cantanhez > Farim > 9 de Dezembro de 2009 > Gente de Farim do Cantanhez (*)... que hoje já tem água potável, graças ao trabalho conjunto da Tabanca de Matosinhos e da AD - Acção para o Desenvolvimento...


Fotos © João Graça (2009). Todos os direitos reservados



1. Extratos do Do diário de bordo do João Graça, médico e músico, na sua primeira viagem à Guiné-Bissau (5-19 de Dezembro de 2009):


(...) Dia 5 – 9/12/2009, 4ª feira, Iemberém


5.1. 3º  dia de consultas – Visita aos chimpanzés.

5.2. Levantámo-nos às 5h00. Viagem até à terra da Cadi, Farim [do Cantanhez], onde estariam os chimpanzés.

5.3. Afinal não estavam em grupo. Vimos formigas a picarem o nosso corpo.

5.4. Fomos dois jipes: Cadi [, grávida de 7  meses], Antero e eu;  motorista, Alexandre, Joana e Zeca [, guia do Parque].

5.5. Ficámos à espera dos chimpanzés na casa da Cadi: Pai, ex-combatente [do PAIGC, Abdu Indjai], mostrou-me  a sua prótese [, foi amputado de uma perna durante a guerra colonial]; avó, velhinha, 70 anos, que me ofereceu um cesto para a minha mãe e outro para  [a minha namorada].

5.6. Seis/sete miúdos com leishmaniose. Amanhã falar com Vera, Enf[ermeira do Centro de Saúde Materno-Infantil de Iemberém]. (...)


2. Sobre Farim do Cantanhez, escreveu o Zé Teixeira:


(...) Farim de Cantanhez fica no interior da mata do Cantanhez, logo a seguir a Iemberém, bem lá no sul da Guiné-Bissau. Terra que pelo seu isolamento – falta de estradas e clima adverso – tem sido esquecida pelos governantes, apesar de ter sido um dos maiores, senão o maior, centro nevrálgico da guerra colonial, pelo tipo clima agressivo, pela mata fechada e por estar junto à fronteira com a Guiné-Conakry. 


Dizia-me em Abril passado um antigo guerrilheiro do PAICG que percorria toda a mata do Cantanhez, da fronteira até Buba em pleno dia, sem medo da aviação tuga, dado a frondosa vegetação que lhe possibilitava rápido esconderijo. 

Era atravessada pelo “carreiro da morte” ou “estrada da liberdade” conforme os contendores se portugueses ou patriotas, que tanto sangue fez correr. Por ali passavam as armas, munições e bens de sobrevivência da guerrilha. Ali se acoitavam depois das refregas com a tropa portuguesa, para se esconderem e ou retemperarem forças. Ali tinham o seu hospital de campanha e bem perto, do lado de lá da fronteira a maior base logística. (...). (**)

Guiné 63/74 - P9015: Parabéns a você (335): António da Costa Maria, ex-Fur Mil do Esq Rec Fox 2640 e Ernesto Ribeiro, ex-1.º Cabo At Art da CART 2339

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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 6 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9002: Parabéns a você (334): Jorge Cabral, ex- Alf Mil Art, CMDT do Pel Caç Nat 63 (Fá Mandinga e Missirá, 1969/71)