quinta-feira, 28 de junho de 2012

Guiné 63/74 - P10083: Inquérito online: "Um blogue de veteranos nostálgicos da sua juventude ?" (Parte I) (A. Pinto / A. Silva / H. Cerqueira / J, Martins / M. Beja Santos / P. Raposo / R. Figueiredo)


1. Registei com apreço que o historiador francês René Pélissier (que não é um tipo qualquer...) tenha reparado no livrinho do nosso amigo e camarada Fernando Gouveia, Na Kontra Ka Kontra (Edição de autor, Porto, 2011, 160 pp.), orginalmente publicado no nosso blogue em 49 episódios....


René Pélissier [, foto à direita, cortesia do semanário Expresso, na sua edição 'on line',] é conhecido como um leitor compulsivo, tendo em sua casa uma biblioteca de 12 mil volumes... 

 Em entrevista ao semanário Expresso, conduzida pelo jornalista José Luís Castanheira (vd. Expresso, edição de 31 de julho de 2010, Caderno Atual, pp. 38-40), respondeu do seguinte modo à pergunta "O que é, para si, um bom livro?":


(...) "Se um livro me traz coisas novas, considero-o bom; se me traz muitas coisas novas, é excelente, qualquer que seja a tendência política do autor. Como não tenho nenhuma opção política, se fizer bem o seu trabalho, não tem nenhuma importância que seja de esquerda ou de direita. Desde que faça bem o seu trabalho" (...).


Por outro lado, tomei também boa nota do que ele disse sobre nós, de maneira algo condescendente e paternalista: "um blogue de veteranos nostálgicos da sua juventude" (sic)..

É um elogio ? É uma crítica ? É uma lisonja ? É uma simples constatação de um facto ?...


A pensar nisso, lancei numa sondagem de opinião, glozando o tema: Somos um blogue de veteranos nostálgicos da sua juventude (perdida) ? É verdade ? É isso ou só isso ? Ou também isso e muito mais do que isso ?

O homem, que é historiador, e é gaulês, e é um reputado especialista sobre a colonização portuguesa, e sabe português, e visita-nos com alguma regularidade, lá terá as suas razões para nos catalogar como "veteranos nostálgicos da sua juventude" (sic)... Razões que não explicitou, nem tem que o fazer...

Bom, gostava que os amigos e camaradas da Guiné que nos leem e/ou se reconhecem neste blogue, ou conhecem minimamente este blogue, se pronunciassem, dando a sua opinião... Vamos ter seis dias para responder à sondagem (coluna do lado esquerdo, ao alto)...

Por outro lado, estamos a entrar no verão, o que significa sempre - ou pelo menos de acordo com a experiência dos anos anteriores - uma quebra nas estatísticas sobre a visita e a leitura do nosso blogue...

Registe-se, todavia, o facto de termos atingido, há dias, em 25 de junho passado os 3,8 milhões de visitas... E temos a expectativa de chegar aos 4 milhões, lá para finais de agosto, sem perder de vista a meta dos 600 membros da Tabanca Grande, a atingir no final do ano em curso...

Nota-se, também, alguma quebra na produção e entrega de novos textos, fotos, etc... Sabemos que o blogue é um animal voraz: tem de ser alimentado todos os dias...

As opiniões dos nossos leitores são importantes, mais: são essenciais para nós. Amigo e camarada da Guiné, além de votares ("on line"), dando a tua opinião sincera sobre a pergunta, manda-nos também um pequeno texto, para publicação... Começamos já a publicar os primeiros textos que nos chegaram na tarde de ontem.
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1. José Martins:


Luis: Tenho, li, e anotei, além de ter sido fonte de conhecimento, os dois livros sobre a Guiné, do René Pelissier. A data em que os adquiri é para mim incontornável. Nesse dia almoçaste [, na tua Escola,]com o Zé Neto e com o Pepito, a quem fui cumprimentar e conhecer: dia 13 de Julho de 2006, vai fazer 6 anos.


Porém,não estou de acordo com a citação do René. Não sou nostálgico da minha juventude. Posso recordá-la, mas não voltava atrás, só se tivesse a certeza de que poderia "emendar" algumas situações.

Sendo impossivel, tudo bem. Siga em frente a... infantaria. Agora tenho a consciência, se é que tenho consciência, do que é preciso transmitir às gerações "emergentes", os nosso netos; porque os nossos filhos já têm outras preocupações, e que preocupações!

Espero que o que vou fazendo, possa ser aproveitavel, ainda que em pequena percentagem, porque nada é zero. (...)
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2. Alcides Silva:


Amigo Luís Graça, ao ler a mensagem onde referiu, o René Pélissier, o nosso blogue como sendo o da nossa juventude perdida, senti um nó na garganta, nós que regressamos do Ultramar, demos tudo que podíamos em sacrifício da Pátria e outros houveram que deram mesmo tudo até a sua própria vida porque não regressaram vivos e outros lá ficaram.(...)



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3. Beja Santos:


Luís, Correspondi ao teu solicitado e respondi “discordo”. Dou-te as minhas razões. O historiador René Pélissier poderá ter fundamento quanto à nostalgia que nos irmana. A nostalgia é isso mesmo, uma lembrança, nalguns casos indelével, tratou-se de uma guerra que nos envolveu por inteiro, viemos mudados pela experiência, pela vivência, a personalidade vincou-se, e mais não digo.


Mas há muito mais que a nostalgia que também nos irmana, uma intensa vontade de comunicar com as nossas aptidões e valências: há quem fale em patronos dos exércitos, envie poesia, fotografia, se sirva justamente do blogue como uma sala de conversa ou desconversa. Os blogues não são clubes, nem associações, entra-se e sai-se graças aos livres trânsito, deposita-se uma opinião; um blogue pode fazer amigos, mas não é obrigatório; o que o blogue tem (e o nosso dá e sobra) é a caraterística de nos servir como gabinete de leitura onde tomamos posição onde queremos, é essa transitoriedade que traz a grandeza de nele depositarmos opiniões, saberes; os documentos de incontestável importância que aqui se vão juntando superam o tal conceito de veteranos nostálgicos. (...).


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4. António Figueiredo Pinto [, foto da esquerda, ao meio]


(...) Contra mim falo. Não tenho escrito nada de novo, embora sempre que possa, dê uma espreitadela ao que os AMIGOS vão dizendo. Fotos poucas mais tenho e não têm interesse para a Tabanca. A saúde também vai faltando e os neurónios vão-se "queimando " a um ritmo que vai tirando ânimo. Depois continuo a reparar que ninguém do meu tempo aparece.

Também já há muito tempo pedi para alterarem a minha morada e nº de telefone e ninguém ligou. Compreendo que o vosso trabalho é ciclópico, trabalhoso o que eu louvo sinceramente

Não sei se vale a pena mas já agora volto a dizer os meus dados:

António Figueiredo Pinto
Vila do Conde
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5. Paulo Raposo:

Olá, rapaz, e parabéns.

Para mim o historiador que vá dar uma volta ao bilhar grande.

Desde 1960 que fomos atacados por cobiça do nosso império e cedemos sempre ao inimigo.

Esse historiador não conhece o povo português. Somos demasiadamente bons e humildes. Não há no mundo outro povo como o nosso. O francês é altivo até dizer chega, o alemão acha-se superior e o russo soberbo.

Como estamos unidos pela mesma causa somos como irmãos e não perdemos a nossa juventude, ganhamos sim o nosso orgulho. (...).
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6. Domingos Gonçalves: 

"É um blogue de veteranos nostálgicos da sua juventude" (sic)...

A afirmação é, no mínimo, polémica. Por outras palavras: é um ponto de vista, respeitável, e nada mais.

Pessoalmente entendo que o blogue contém imensa informação, sobre a guerra da Guiné, e não só, e expressa a opinião de muitos dos actores da mesma guerra, e de muitas outras pessoas que, mesmo  não chegando a participar no conflito, manifestam interesse em saber o que de facto se passou. Penso que, em grande parte, colaboram no blogue pessoas que, sem mágoas, sem traumas, sem ódios, mas por amor à verdade, vão disponibilizando, por recurso à memória, ou a documentos de diversa natureza, a sua versão dos factos.

A verdade, que vai sendo transmitida, pode até ser desagradável para alguns. Mas não pode confundir-se com nostalgia. Os factos que aconteceram, regra geral testemunhados e vividos por muitos actores, foram muitos deles dolorosos,mas dor e nostalgia também não é a mesma coisa.

Continuem! Sem receio da tal nostalgia, mas motivados pelo amor à verdade, mesmo quando ela ponha em causa alguns supostos heróis. (...)


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7. Henrique Cerqueira:

(...) Resolvi aceitar o teu desafio. No entanto tenho algumas duvidas se o meu texto é ou não publicável. É que eu não sei escrever o “publicável”, só sei escrever o que me vai na alma e em especial quando me sinto motivado por qualquer situação. E esta foi uma das situações,  no entanto reafirmo que normalmente e desde que entrei para esta maravilhosa família do blogue;quando escrevo algo é sempre ao correr da pena ,e muito raramente corrijo a escrita, pois que a minha insegurança quanto ao interesse do que escrevo me faria de imediato apagar tudo que escrevi. Já o tenho feito em especial em alturas de comentar certos artigos publicados, pois que tenho sempre receio de ofender camaradas. (...)

Guiné? Tropa? Guerra ?Juventude Perdida... medo... muito medo.  Sim, sim é verdade . Da minha parte e muito serenamente eu confesso que esses sentimentos me acompanharam constantemente durante os três anos em que fui militar do exército Português.

Não posso esquecer que todos os dias eu era lembrado que teria de ir para a tropa,mas que seria forçosamente para o Ultramar. O Homem para ser Homem tinha que ir á Guerra.  Diziam os meus pais:
- Estuda, filho, para não seres um simples soldado...

Diziam os amigos:
- Estás lixado pá vais mas é morrer,ou então virás sem pernas, como o Floriano (era um nosso amigo um pouco mais velho).

Enfim era uma parafernália de lembretes que das duas uma, ou fugias para França como alguns dos meus amigos ou te resignavas que o teu destino era mesmo o ir para a tropa e posteriormente para a Guerra.

É então que eu com os meus dezanove anos tenho que tomar decisões e como sou filho único e muito amante dos meus pais não consigo acompanhar os amigos na fuga para França. Aliás quando esses amigos fugiram foi um escândalo no meio em que vivíamos, pois que os "pobres" foram considerados como fugitivos ao dever patriótico. Nós tínhamos um grupo que para a época era um pouco "revolucionário" pois que aqui e ali lá intervínhamos com umas ações de contestação ao regime (de certo modo estava na "moda" por causa do Vietname).

E então após essas fugas os restantes amigos tiveram,  e eu incluído, umas visitas da PIDE às nossas casas e com algumas ameaças aos nossos pais de despejo da habitação (eram do Estado) e percas de emprego dos pais, funcionários públicos.

Ora com todos esses condimentos eu decidi mesmo que lá teria que ser tropa e mais tarde "combatente". Mas para ajudar resolvi me apaixonar perdidamente ao ponto de decidir casar com 20 anos e aos 21 anos ter um filho, ou seja,  ele nasceu quando estava na recruta nas Caldas da Rainha.

Como aconteceu à maioria dos jovens dessa altura, lá passamos por toda aquela formação de Homens para a "Guerra". Também sabemos que essa formação era altamente deficiente,  o que viríamos a sentir na pele mais tarde.

Medo...muito medo, senti sempre desde o primeiro dia de tropa, senão veja-se: (i) era medo de ser castigado e não ir de fim de semana a casa; (ii) medo de chumbar nos testes e não ser promovido (e tanto que minha mãezinha me dizia para estudar); (iii) medo de ir para a Guerra e não saber o que iria acontecer; (iv)  medo de alguns " estupores" que encontrei a mandarem na minha vida; (v) medo das emboscadas e ainda (vi) medo,  ao vir para casa,  do emprego iria ter (ou não).



Poderia enumerar muitos Medos mas seria enfadonho ,até porque tudo passou. Passou??? E os TRÊS ANOS OBRIGATÓRIOS,longe da família ,longe de projetos, sonhos e sabem que mais... Senti-me tão Adulto quando fui fazer o espólio no Ralis e tão desamparado que só hoje ao escrever estas linhas é que me dei conta...Por isso Foi mesmo Juventude Perdida.


Nota: Estou a escrever estas letras e nem sei se a pontuação está correta, se a escrita está ou não boa para se ler, mas aceitei o desafio do Luís Graça, porque na verdade EU JÁ NÃO TENHO MEDO!


8. Ricardo Figueiredo:


(...) Em boa verdade, não me parece que se possa catalogar o “nosso” blogue de nostálgicos ou sequer "nostálgicos da nossa juventude”.

Se todos fizermos uma introspecção á nossa memória, veremos que tivemos duas reacções distintas quando acabamos o nosso serviço militar obrigatório e sobretudo connosco, que enfrentamos a guerra no teatro de operações da Guiné.

A primeira reacção foi tentar varrer da nossa memória os episódios que lá vivemos, os menos bons e até os bons , esquecer até ao ínfimo pormenor a vivência nesse teatro .

A segunda reacção adveio com a idade , com o retomar dos arquivos de memória, que na verdade nunca foram totalmente eliminados e a natural saudade que se aproxima quando estamos a chegar ao fim ! 



Que seriam dos nossos netos se não tivéssemos estórias e histórias para lhes contar …!?

Ora e aqui surge o Blogue do Luis Graça & Camaradas da Guiné ! É com esta iniciativa e a partir desta iniciativa que,  aos poucos, mas a um ritmo alucinante , os velhos Combatentes se vão perfilando e,  conduzidos pelo arquivo da sua memória,  vão narrando, aqui e ali, capítulo a capítulo, a sua visão das “suas” guerras, cada um  à sua maneira e ao seu estilo, às vezes personalizando os factos outras generalizando-os, mas dando um contributo único de um testemunho pessoal e intransmissível .

Estaríamos assim dispostos a dizer que o Blogue do Luís Graça & Camaradas da Guiné, mais não é que uma janela aberta à memória de todos os ex-Combatentes da Guiné, que de forma livre e intemporal lhes permite gritar aos quatro ventos tudo o que lhes vai na alma, consubstanciando nesse grito, não só os episódios da sua vivência enquanto militares e combatentes, mas sobretudo enquanto homens que, nas entrelinhas, múltiplas vezes deixam passar a solidariedade actual, a amizade, a camaradagem, o espírito de corpo e a saudade, este sentimento tão português, que os ex-combatentes sentem como ninguém.

Que me perdoe o historiador francês M. René Pélissier, mas estou perfeita e absolutamente em desacordo com a classificação nostálgica que atribui ao nosso blogue.

Há ainda um aspecto interessante que convirá trazer à colacção . Durante muitos anos foi-nos impedido de publicitarmos a nossa condição de ex-Combatentes, pelas razões que todos conhecemos. Ainda hoje somos olhados de soslaio e muitos não entendem o amor Pátrio…! Mas também por isso o nosso blogue teve uma importância enorme, ao permitir que, sem qualquer tipo de censura prévia, todos nos expressássemos livremente e comentássemos e criticássemos os posts publicados. Naturalmente que nessas exposições, nessas criíticas e nesses comentários, alguma nostalgia poderá transparecer.

Mas julgar a árvore pela floresta vai uma distância muito grande…!

Classificaria o nosso Blogue como um arquivo estórico e histórico de enorme interesse nacional, importante para os historiadores vindouros ,com uma mescla de erudito e popular, mas sobretudo como o Único Repositório da verdadeira Guerra da Guiné, contada pelos seus directos intervenientes.

Um blogue elementar e essencial, escrito e movido não pela nostalgia dos seus escribas, mas pela capacidade narrativa e de precisão que lhe pretendem atribuir , com a alegria do dever cumprido pela sua Pátria .Quiçá o último contributo vivo que lhe pretendem dar – a verdadeira narrativa da Guerra da Guiné, transcrita por palavras simples e singelas com a alegria de quem a ela sobreviveu , sem contudo esquecer os milhares de mortos , cujos nomes são permanentemente referidos com respeito e saudade nas diversas transcrições que constituem o acervo do blogue Luís Graça.

Direi, pois, para finalizar, que o nosso blogue é um compêndio indispensável aos velhos combatentes da Guiné que nele exprimem os seus sentimentos, do passado, do presente e até do futuro, mas, no essencial,  libertos de qualquer nostalgia, antes de um sentimento teatral, pois todos eles foram e são os únicos actores!

Um abraço forte de continuidade pelo bom caminho que tem sido desbravado.
Bem Hajas !

Ricardo Figueiredo
Ex-Fur Mil At Art - 2ª Cart/Bart 6523
Abutres de Cabuca

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Guiné 63/74 - P10082: Patronos e Padroeiros (José Martins) (29): D. Fernando de Portugal - O Infante Santo




1. Em mensagem do dia 23 de Junho de 2012, o nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70), enviou-nos mais um trabalho para a série Patronos e Padroeiros.






Patronos e Padroeiros XXIX

Soldados que se tornaram Santos

D. Fernando de Portugal "O Infante Santo

Imagem retirada do Livro de Leitura da 3ª Classe da Instrução Primária. 
© Montagem e foto de José Martins


D. Fernando de Portugal 

Infante da Ínclita Geração, filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre nasce, em Santarém no dia 29 de Setembro de 1402, Fernando de Portugal, que a história viria a imortalizar como “O Infante Santo”.

Aparentando pouca vida e um pouco de debilidade, mesmo assim não foi descurada a sua educação, cultivando o seu espírito e o seu carácter. Muito religioso, mas sem extremismos, empregava muito do seu tempo nas práticas religiosas e obras de caridade e, apesar dos seus rendimentos serem reduzidos em relação ao de seus irmãos, mandava celebrar com magnificência os ofícios divinos na sua capela.

Por mercê do rei, seu pai, datada de 21 de Agosto de 1429, era senhor da vila de Salvaterra de Magos e terras circundantes com as atribuições de aplicação da justiça e administração dos padroados pertencentes à coroa.

Por morte de João Rodrigues de Sequeira, que sucedeu a D. João como Mestre da Ordem de Avis quando este ascendeu a rei de Portugal, D. Fernando de Portugal foi nomeado administrador da Ordem de Avis, a título perpétuo. Esta nomeação foi confirmada pelo Papa Eugénio IV, em Bula de 1434. O mesmo Pontífice, através de D. Gomes Ferreira, Núncio Apostólico, ofereceu o Capelo de Cardeal, ao Infante D. Fernando, que este recusou por humildade.

No entanto, também tinha necessidade de aumentar os seus bens materiais, pelo que várias vezes tentou partir para o estrangeiro, à procura de servir o Papa, um Imperador ou um Rei, no caso o seu tio Henrique IV, de Inglaterra.

A fim de obstar esse intento, D. Henrique propõe a seu irmão D. Duarte I, que já havia ascendido a rei, para se organizar uma expedição a Tânger para a sua conquista para a Coroa portuguesa. Ainda que não totalmente de acordo, aceitou a proposta do irmão, sendo que nesta expedição seguiria o seu irmão Fernando.

A armada sai do Restelo em 22 de Agosto de 1437, com destino a Marrocos, sob o comando do Infante D. Henrique, coadjuvado pelo Infante D. Fernando e pelo Conde de Arraiolos, sendo iniciado o combate à praça de Tânger em 13 de Setembro seguinte. Apesar da bravura que as tropas portuguesas sempre demonstraram, a sorte não pendeu para as hostes nacionais, tendo-se saldado por um fracasso, obrigando a uma rendição humilhante, de que resultou a entrega, como refém, do Infante D. Fernando e outros sete companheiros, entre eles Mestre Martinho, seu médico pessoal e Frei João Álvares, secretário pessoal. Tais reféns destinavam-se a garantir que o rei português procederia à entrega da cidade de Ceuta, conquistada em 1415.

As tentativas, de resgatar o Infante, tornaram-se praticamente impossíveis; as tentativas de fuga, com auxílio interior ou exterior à prisão, saíram goradas; a promessa da entrega de Ceuta, foi posta de parte; a tentativa de novo assalto a Tânger, não obtinha consenso; as resoluções das Cortes de Leiria, em Janeiro de 1438, foram inconclusivas; a possibilidade de devolução da praça aos infiéis, terra cristã, era impensável.

Em 1440 foi a viúva de D. Pedro, tio, tutor e regente de D. Afonso V durante a sua menoridade, que decidiu enviar, a Marrocos, o fidalgo D. Fernando de Castro, com a missão de entregar Ceuta contra a libertação do Infante. Não concluiu a missão, por ter encontrado a morte num combate contra piratas genoveses, ao largo da costa portuguesa. Assume a tarefa seu filho, D. Fernando de Castro que, por desconfianças mútuas, portugueses e mouros, acrescidas pelo montante do resgate exigido (dez vezes mais do que o oferecido), não é concluída a libertação.

No cativeiro, em Fez, morre no dia 5 de Junho de 1443 o Infante D. Fernando de Portugal que, mesmo depois de morto foi pendurado, de cabeça para baixo, nas ameias da muralha de Fez, durante quatro dias. Foi o seu sobrinho, o rei D. Afonso V, o Africano, que, em 1471, resgatou o seu corpo e o fez trasladar para a Capela do Fundador.

O povo, perante o padecimento a Fernando de Portugal foi sujeito, e de acordo com a mentalidade da época, já não era caso virgem, entoam preces e orações ao “Infante Santo” ao “Novo Santo Português”. Chegou a ter culto na Batalha, Guimarães e Lisboa mas, por volta de 1610, D. Martim Afonso de Mexia, 5.º Bispo de Leiria - de 1604 a 1615, proibiu o culto na sua diocese, sob pena de excomunhão, já que o culto não estava autorizado, apesar de haver autores que fixam o ano de 1470 para a sua Beatificação pelo Papa Paulo II.

Empurrado para uma guerra que não procurou, acabou por ser vítima da mesma. Durante algum tempo, aqueles que sabiam o que tinha sofrido, tentaram prestar-lhe culto, mas rapidamente essa tentativa foi abafada, remetendo-o, quase, para o total esquecimento.

José Marcelino Martins
23 de Julho de 2012
josesmmartins@sapo.pt
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 25 de Junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10071: Patronos e Padroeiros (José Martins) (28): S. Mateus, Patrono da extinta Guarda-Fiscal

Guiné 63/74 – P10081: Convívios (457): 5º Encontro da 1ª CART do BART 6520/73, Penafiel, 21 de Abril de 2012 (Manuel Sousa)

1. O nosso Camarada Manuel Luís Nogueira de Sousa, que foi Fur Mil At Art da 1ª CART do BART 6520/73, Bolama, Cadique e Jemberém - 1974 -, enviou-nos a seguinte mensagem com uma pequena e curiosa estória, e notícias do último encontro da sua companhia.


“Operação” realizada no IAO. Bolama, 14 de Abril de 1974  (Domingo de Páscoa) 

Camaradas,

Nesse dia, encarregaram-me de comandar uma secção, que foi destacada para fazer de inimigo no referido IAO.

Após preparação prévia, tínhamos como missão efectuar um ataque à 2ª companhia, cerca das 22h30.  A companhia depois de 1 dia de muito desgaste físico, alimentada a ração de combate, estava posicionada no tradicional "grande alto", com sentinela garantida por 1 elemento de cada secção.

Ao aproximarmo-nos do objectivo, em pleno interior da ilha em que as elevadas e densas copas das árvores e restante vegetação tornavam a progressão lenta, com todos os homens muito ligados, comigo à cabeça (porque tinha sido eu a fazer o reconhecimento do local).

Quando estávamos a cerca de 1 quilómetro, cruzou-se, poucos metros à nossa frente, uma numerosa coluna em linha de vultos escuros (africanos ou portugueses?).  Ficamos imobilizados, protegidos/escondidos por um tronco de uma árvore de grande porte e não chegámos a saber quem seria aquela gente.

Para uma secção com apenas com 10 dias de Guiné, foi uma experiência estranha que nunca esqueceremos.

O ataque que efectuamos com a táctica do quadrado (também conhecida por Fidel Castro), permitiu demonstrar a quase nula atenção das sentinelas (talvez devido ao cansaço, inadaptação ao clima, etc.), o que teria permitido, caso assim o tivéssemos pretendido fazer, inclusive levar-lhes as respectivas G3.

Na madrugada seguinte, cerca das 05h00, foi a vez dessa companhia executar um golpe-de-mão sobre a nossa, no local onde pernoitamos junto ao mar/praia sob uma paragem/abrigo em muito mau estado, mas protegeu-nos do cacimbo da noite.




5º Encontro da 1ª CART/BART 6520/73 

No passado dia 01 de Abril de 1974, realizamos o 5º Encontro da nossa companhia, que incluiu uma visita à “casa” de onde partimos para a nossa “aventura” africana.

A carta/roteiro do encontro teve como objectivo principal recordar a instalação/Unidade, onde formamos o batalhão e sentimos o 1º pulsar da revolução que viria a verificar-se no dia 25 de Abril de 1974.

Como já fiz referência em relato já publicado no poste P9875, o ensaio (?) da revolta das Caldas do dia 16 de Março de 1974, contou com a adesão praticamente total do meu batalhão, e, como “prémio” desta nossa postura,  foi trocada a zona do TO que nos estava destinada.

Assim, em vez da localidade de Tite, fomos colocados no Cantanhez - Cadique/Jemberém.  Como o nosso CMDT - Tenente-Coronel Virtuoso, não gostou da nossa “brincadeira”, uma vez chegados à Ilha de Bolama,  retribuímos-lhe a amabilidade e “despachamo-lo” para Bissau.

O programa do evento iniciou-se no ponto de reencontro - o ex-RAL5 / Penafiel -, entre as 11h00 e as 11h30.

Seguiu-se a recepção e uma visita à Unidade, que agora está atribuída à GNR, guiada pelo seu actual CMDT, tendo os presentes recordado alguns momentos mais marcantes da nossa passagem por aquele quartel.

Constatámos a existência de várias placas alusivas à passagem de outras Companhias e Batalhões, que estiveram no ultramar, ficando também ali assumido, por nós, o compromisso de, em Abril do próximo ano, colocarmos uma placa do nosso Batalhão.

Cerca das 13h30, caminhámos para o habitual convívio/almoço no restaurante "Ramiro de Pieres", relativamente próximo da cidade, que satisfez plenamente o grupo.


Frente à porta de armas (da esquerda para a direita): Fur Mil Ferro, Capitão Carvalho, Fur Mil Couto, Fur Mil Sousa, Fur Mil Arnaldo, Fur Mil Paulino, Alf Mil Espada, Fur Mil Saraiva e Alf Mil Ramos. 

Um abraço para todos,
Manuel de Sousa
Furriel Miliciano da 1ª CART do BART 6520/73
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Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em 24 de junho de 2012 > Guiné 63/74 – P10068: Convívios (456): 6º Encontro-Convívio do pessoal das unidades adstritas ao BART 2917, Guimarães, 23 de Junho de 2012 (Benjamim Durães)

Guiné 63/74 - P10080: Convívios (275): Homenagem, em 23 de junho, aos antigos combatentes da minha terra, Lourinhã (Luís Graça)


Lourinhã > Cemitério > Talhão dos Combatentes > Junho de 2012 > Trabalhos de recuperação e requalificação.  Ao fundo, a Igreja de Santa Maria do Castelo, em estilo gótico (Séc. XIV), classificada como monumento nacional em 1922. É um dos ícones da minha terra. Só por si vale uma visita á sede do último concelho do distrito de Lisboa.



Página principal do blogue do Núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes, núcleo esse que tem a sua sede na Rua 9 de Abril, n.º 8 - 1.º , 2560-301 Torres Vedras. Na área do núcleo há já dois monumentos
erigidos em memória dos combatentes do ultramar , um em Torres Vedras e outro na Lourinhã. 

Toda a correspondência pode ser enviada para Apartado 81, 2564-909 Torres Vedras ou para o email: torres.vedras@ligacombatentes.org.pt

Fotos: Cortesia do blogue do  Núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes(2012)



Homenagem aos antigos combatentes da Lourinhã

1. Integrada nas Festas do Concelho da Lourinhã (22/24 de junho de 2012), realizou-se no passado sábado, dia 23, uma homenagem a todos os ex-combatentes naturais daquele município. Por estar em Angola, não pude comparecer a esta cerimónia, apesar do amável convite que me fizeram, a Cãmara Municipal da Lourinhã e o Núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes.

O ponto central desta iniciativa decorreu no Talhão dos Combatentes, no cemitério da Vila, que foi recentemente recuperado pelo  núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes,  com o apoio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Lourinhã, bem como da Direcção Central da Liga dos Combatentes.

Esta cerimónia iniciou-se com a deposição de uma coroa de flores junto do monumento aos Combatentes, no Largo António Granjo, seguindo-se a celebração da eucaristia, na Igreja de Santa Maria do Castelo (Séc. XIV), e, posteriormente, uma cerimónia com guarda de honra no Talhão dos Combatentes.


Lourinhã > Cemitério local > 6 de maio de2012 > Lápide funerária referente ao José António Canoa Nogueira (1942-1965), o primeiro militar lourinhanense a morrer em terras da Guiné, mais exatamente em Ganjola, no dia 23 de janeiro de 1965. Era sold ap mort, Pel Mort 942 / BCAÇ 619 (Catió, 1964/66).

Era meu 3º primo, pelo lado da minha mãe. Foram vinte os meus conterrâneos, mortos na guerra do ultramar. O seu funeral, três  meses e meio depois, tocou-me muito. Na altura, eu era o redactor-chefe do    quinzenário regionalista Alvorada, e tinha 18 anos... E devo ter publicado uma das últimas cartas que escreveu (em 10/1/1965, dirigida ao diretor do jornal).


Lourinhã > Cemitério local > 6 de maio de 2012 > Lápide funerária referente ao Ludgero Henriques de Oliveira, SCH (Sargento chefe) reformado, da Marinha (1947-2011).  Foi combabente na Guiné. Fazia parte, como fogueiro, da tripulação da LDM 302.  atacada e afundada no Rio Armada, afluente do Cacheu, em 19 de dezembro de 1967 . Devido à sua morte súbita (por infecção hospitalar, suspeita-se), o Ludgero nunca me chegou a contar, com todos os detalhes, essa história dramática. 

Era meu conterrâneo, colega de escola, vizinho, amigo e camarada. Fiquei consternado com a notícia da sua morte. Aguardo que o filho e a viúva me autorizem o acesso ao seu espólio documental com vista à elaboração de uma notícia mais completa sobre a sua passagem pela Marinha e pela Guiné.



Lourinhã > Largo António Granjo > 5 de novembro de 2011 > Escultura em bronze do combatente da Guerra do Ultramar (pormenor). O monumento é da autoria do arquitecto A. Silva e da escultora A. Couto.


Fotos: © Luis Graça (2012) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados

Guiné 63/74 - P10079: Agenda Cultural (207): Apresentação do livro "Em Bicos de Pés e de Olhos em Bico - Vivências e Convivências entre Chineses e Portugueses", dia 29 de Junho, pelas 18 horas no Museu do Oriente



O Observatório da China tem o prazer de associar à divulgação da nova apresentação do livro "Em Bicos de Pés e de Olhos em Bico - Vivências e Convivências entre Chineses e Portugueses", organizado por Jorge Tavares da Silva e Zélia Breda, nossos associados e colegas.

O evento terá lugar no próximo dia 29 de Junho, pelas 18h, no Museu do Oriente. 

Cumprimentos, 
Isabel Santos Nogueira
Assistente da Direcção
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 26 de Junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10077: Agenda Cultural (206): Ciclo de Conferências-debate Os Açores e a Guerra do Ultramar - História e Memória(s) - 1961-1974 (Carlos Cordeiro) (12): Açorianos na Guerra do Ultramar: memórias no feminino

Guiné 63/74 - P10078: Parabéns a você (441): Vítor Caseiro, ex- Fur Mil da CCAÇ 4641/72 (Guiné, 1973/74)

Para aceder aos postes do nosso camarada Vítor Caseiro clicar aqui
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 24 de Junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10066: Parabéns a você (437): Vasco Joaquim, ex-1.º Cabo Escriturário da CCS/BCAÇ 2912 (Guiné, 1970/72)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Guiné 63/74 - P10077: Agenda Cultural (206): Ciclo de Conferências-debate Os Açores e a Guerra do Ultramar - História e Memória(s) - 1961-1974 (Carlos Cordeiro) (12): Açorianos na Guerra do Ultramar: memórias no feminino

1. Mensagem com data de 26 de Junho de 2012 do nosso camarada Carlos Cordeiro (ex-Fur Mil At Inf CIC - Angola - 1969-1971), Professor na Universidade dos Açores e coordenador do ciclo de conferências-debate "Os Açores e a Guerra do Ultramar História e Memória(s) - 1961 - 1974*:

Caríssimo Carlos,
É para fazeres o favor de, se possível, divulgares esta conferência da Prof.ª Doutora Susana Serpa Silva, da Universidade dos Açores, que falará sobre "Açorianos na Guerra do Ultramar: memórias no feminino", satisfazendo um apelo já por várias vezes suscitado por camaradas em sessões anteriores.

Um grande abraço amigo do
Carlos




“Açorianos na Guerra do Ultramar: memórias no feminino”

Pela Prof.ª Doutora Susana Serpa Silva

No âmbito do ciclo de conferências-debate “Os Açores e a Guerra do Ultramar: história e memória(s) – 1961-1974”, a Prof.ª Doutora Susana Serpa Silva, da Universidade dos Açores, apresentará, no próximo dia 29 do corrente (sexta-feira) a conferência “Açorianos na Guerra do Ultramar: memórias no feminino”.

Sendo certo que eram do sexo masculino os militares que intervieram na Guerra do Ultramar, o facto é que, na retaguarda – ou mesmo, em não raros casos, acompanhando os maridos nos mais recônditos aquartelamentos no meio do nada – as mulheres – mães, esposas, filhas, irmãs, noivas – resistiram, em mistos de coragem e ansiedade, medo e esperança, desânimo e fé, à incerteza do regresso, sãos e salvos, dos seus entes queridos.

Tendo em consideração esta realidade, a historiadora Susana Serpa Silva lançou o desafio a um grupo de mulheres açorianas que tiveram familiares na Guerra do Ultramar no sentido de “revisitarem” as suas memórias daquele período tão marcante das suas vidas, demasiadas vezes transportando consequências dramáticas que o próprio tempo não apagou.

É o resultado dessa investigação, pioneira nos Açores, que a Prof.ª Susana Serpa Silva irá partilhar com o público interessado, em especial com os antigos combatentes e seus familiares.

A sessão, aberta, como habitualmente, a todas as pessoas interessadas, terá lugar no Anfiteatro “C” do pólo de Ponta Delgada, com início pelas 17H30 do dia 29 do corrente.




Susana Serpa Silva é professora da Universidade dos Açores, onde se doutorou em História

Contemporânea. Integra, como investigadora, o Centro de História de Além-Mar, da Universidade Nova e Universidade dos Açores – onde coordena a Linha de Investigação Dinâmicas e Contextos do Colonialismo Português na Época Contemporânea – o Centro de Estudos Gaspar Frutuoso, da Universidade dos Açores, e o Laboratório de Estudos de Emigração, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

É autora ou coautora de diversos livros e de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

Tem integrado equipas de diversos projetos de investigação científica nas áreas da sua especialidade.
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 30 de Março de 2012 > Guiné 63/74 - P9682: Agenda Cultural (191): Ciclo de Conferências-debate Os Açores e a Guerra do Ultramar - História e Memória(s) - 1961-1974 (Carlos Cordeiro) (11): Que promessa?, pela Prof.ª Doutora Gabriela Castro, dia 30 de Março de 2012 no Anfiteatro B da Universidade dos Açores

Vd. último poste da série de 31 de Maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9971: Agenda cultural (205): Convite para o lançamento do livro "A Viagem do Tangomau", de Mário Beja Santos, dia 19 de Junho de 2012 no Auditório da Associação Nacional das Farmácias em Lisboa

Guiné 63/74 - P10076: Notas de leitura (373): Na Kontra Ka Kontra, de Fernando Gouveia (Fernando Gouveia / René Pélissier)

1. Mensagem do nosso camarada Fernando Gouveia (ex-Alf Mil Rec e Inf, Bafatá, 1968/70), com data de 21 de Junho de 2012:

Caro Carlos:
Não esperava vir a falar mais do livro que escrevi, mas acho que poderá ter interesse dar a conhecer, através do blogue, a recensão publicada por Réne Pélissier sobre o Na Kontra Ka Kontra, no nº 17 da publicação “Africana Studia”, edição do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (2º semestre de 2011 a páginas 261 e 262).

O Prof. Dr. René Pélissier, um dos maiores historiadores da moderna colonização portuguesa, tem vários livros seus publicados em Portugal sobre o tema da nossa colonização e escreve regularmente na publicação “Africana Studia”.

Assim mando a referida recensão com vista à possível publicação, se assim o entenderes, para a série respectiva.

Segue em anexo cópia da recensão, a respectiva tradução e a capa do livro.

Um grande abraço.
Fernando Gouveia



(…) “Dois romances de antigos combatentes - aparentemente, no plano editorial português e pelos menos nos últimos cinquenta anos, apenas eles, para além de repórteres, usaram a Guiné como tela de fundo - chamam a nossa atenção para as realidades de uma guerra colonial que, não obstante um lusotropicalismo de propaganda, estava acima dos meios de um país como Portugal. 

Ambos trazem um contributo bem vindo à história militar do seu país. O mais invulgar, NA KONTRA KA KONTRA, foi inicialmente difundido em 49 episódios num blogue de veteranos nostálgicos da sua juventude. O autor, arquitecto de profissão, foi alferes na Guiné entre 1968 e 1970 e aí regressou recentemente com um grupo de antigos camaradas, numa “peregrinação” memorial. A originalidade do relato é dupla: 

a) o autor - privilegiado - não parece ter estado envolvido nos combates, pois esteve essencialmente sediado em Bafatá e ainda numa povoação de Fulas, logo num chão politica e etnicamente alheado e até hostil ao PAIGC; 
b) a intriga gira à volta da breve história de amor entre o autor e a bonita filha dum pequeno chefe de aldeia, muçulmano, que lha “cede” por um preço relativamente modesto tratando-se de um oficial: duas vacas e alguns cabritos. 

A paixão amorosa satisfez-se rapidamente e o alferes “cede” a sua “esposa” a um miliciano local que casa com ela, mas é morto por uma mina. A mulher “casa-se” uma terceira vez com um outro Fula, amigo do autor. Este regressa a Portugal e arranja uma outra esposa. 

Quarenta anos mais tarde, divorciado, volta a Bafatá e envolve-se numa relação platónica com a sua primeira bajuda, ainda bem conservada. O tema é, pois, o bom entendimento entre ex-colonizados e ex-militares. 

E por que não?” (…)
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Notas de CV:

(*) Vd. postes da série Na Kontra Ka Kontra:

P7583, P7589, P7598, P7605, P7612, P7624, P7630, P7637, P7643, P7648, P7664, P7667, P7673, P7680, P7687, P7698, P7701, P7707, P7713, P7719, P7739, P7743, P7748, P7755, P7763, P7779, P7787, P7794, P7801, P7809, P7830, P7837, P7847, P7854, P7861, P7875, P7882, P7885, P7890, P7896, P7905, P7910, P7915, P7919, P7926, P7939, P7944, P7950

Vd. último poste da série de 25 de Junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10070: Notas de leitura (372): Obra Escolhidas de Amílcar Cabral (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P10075: Histórias e memórias de Belmiro Tavares (24): O Soldado Lua

1. Em mensagem do dia 20 de Junho de 2012, o nosso camarada Belmiro Tavares (ex-Alf Mil, CCAÇ 675, Quinhamel, Binta e Farim, 1964/66), enviou-nos mais uma das suas histórias e memórias, desta feita falando da irreverência do Lua.

HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE BELMIRO TAVARES (24)

O Lua

JPC – para “nós o lua” porque tinha (e tem graças a Deus) um frontespício arredondado, tipo lua cheia – era um soldado da CCaç 675.

Nasceu no concelho de Porto de Mós precisamente ao lado do “campo da batalha” onde Nuno Álvares Pereira “tratou da tosse” aos invasores castelhanos - hoje são ”nuestros hermanos”.

Estatura abaixo da média, era entroncado e bastante resistente – era! Frequentemente desleixado ou até um tanto abandalhado; conversava barato mas fluente… na asneira; tinha bom poder de argumentação mas não convencia ninguém. Eram falazes, regra geral, os seus argumentos. É daqueles a quem a tropa fez bem… mas pouco!

O Lua era até um bom rapaz, porque… não há rapazes maus. Não sendo frontalmente contrariado até era fácil convencê-lo a entrar nos eixos, mas por pouco tempo. Na tropa porém, a voz de comando tem de ser igual para todos – se não for, provoca indisciplina … contagiosa e perigosa – aí o Lua fazia das suas. E como ele sabia fazê-las!

Umas vezes por tudo ou por nada, outras com ou sem motivo, brigava com tudo e com todos mas nunca – creio mesmo que nunca! – se saiu bem dos conflitos pessoais em que deliberadamente se envolveu: levava sempre… para não variar!

A breve trecho os seus companheiros de secção descobriram a maneira de não despoletar as irascibilidades do Lua: - não contrariar, mas apoiar… verbalmente, pelo menos na aparência.

Quando desembarcámos em Bissau, os soldados (praças) foram alojados nuns armazéns velhos e imundos próximos da saída do cais e que não tinham as condições mínimas de habitabilidade; nem uma janela havia! Soldado sofria… p’ra burro!

Corria o mês de Maio; o calor sufocava; respirava-se mais água que ar. Ali cheirava muito a…, muita gente junta. Fora dos muros havia um terreno – terra batida e poeirenta – onde os cozinheiros distribuíam a comida. Não havia mesas nem bancos… “piquenicavam" a todas a refeições. Os soldados, marmita na mão, passavam em fila indiana em frente da cozinha improvisada e recebiam o desejado alimento, na presença atenta do oficial de dia.

Eu estava de serviço nesse dia; o almoço constava de sopa, batatas guisadas com carne, pão, vinho e fruta – um luxo!, só faltava o bagaço e o café. Os géneros pareciam em bom estado e a comida agradou dum modo geral a quem a utilizou! Era o que se escrevia no relatório do oficial de dia nas “guerras” de cá, naqueles tempos. Tudo corria normalmente, mas a certo momento apercebi-me que um cozinheiro (o Sines) e o Lua altercavam nervosamente. Perguntei qual era o motivo daquela contenda sem nexo; o cozinheiro esclareceu:
- Estou a dar uma concha de batatas a cada um e depois há repetição para os interessados; o Lua pretende receber agora a repetição; é o único que levanta problemas… procura sempre sarilhos; inventa-os quando não existem!
- Ouviste?!, perguntei eu ao Lua – vais comer o que tens na marmita e depois vens à repetição; há comida quanto baste para todos! Ninguém sairá daqui com fome!

O Lua virou costas mas, apercebendo-se que eu me afastei do local, voltou até junto do cozinheiro, barafustando por mais comida sem ter ingerido, ainda, a que já tinha recebido.

Interferi de novo, aconselhando-o a cumprir o que lhe havia sido transmitido. O Lua, porém, não era capaz de cumprir o quer que fosse à primeira; minutos mais tarde, sem ter comido, ainda a primeira dose, voltou à carga e já havia discussão brava; antes que a conversa azedasse definitivamente entre eles, aproximei-me de novo e transmiti ao Lua com ar irritado e em voz mais audível:
- Já te disse que, enquanto não comeres o que tens na marmita, não receberás mais guisado; vai-te embora!

O Lua permaneceu imóvel, a olhar para mim com ar estranho. Peguei-lhe no braço, fi-lo dar meia volta, empurrando-o levemente em direcção ao local onde devia comer. O Lua voltou-se rapidamente com ar agressivo; apercebi-me que ele iria sacudir a marmita; depreendi logo: - “aí vêm batatas”! E vieram mesmo! Baixei-me de imediato, mas algumas “aterraram” na minha boina. O Lua fugiu! Eu iniciei a perseguição; a fuga não tinha qualquer hipótese de sucesso, porque o recinto estava cercado de arame farpado e o portão, do mesmo material, estava fechado. Eu corria “por dentro” o que ajudava bastante, e o Lua até nem era grande velocista. Mal me coloquei a seu lado dei rapidamente um quarto de volta para o lado dele (à esquerda) e, em simultâneo, “assentei-lhe” uma valente bofetada de frente naquela sua cara bolachuda; apareceu sangue no nariz e na boca; levou mais uns tabefes – o Lua apenas tentou proteger-se; não vislumbrei qualquer tentativa de ataque. Ficou apenas com o “almoço”!!! Que eu lhe dei… nem pediu repetição!

Fui almoçar à messe dos oficiais (como habitualmente) lá para as bandas do Quartel-General, local onde hoje funciona um hotel; quando encontrei o comandante da companhia, relatei-lhe o que tinha acontecido.

O capitão comentou:
- Agiu corretamente! Faça a participação para se instaurar um processo disciplinar! Tem havido muitas contendas! Temos de travar a fundo! Os soldados ficaram abalados, tristes e nervosos porque, em vez de aportar a Moçambique, vieram parar à Guiné! Temos sido condescendentes mas isto parece que não vai lá com panos quentes! A bem ou a mal vão entrar nos eixos!

Eu respondi:
- Meu capitão! Se considera necessário e conveniente, eu participo; em meu entender, uma segunda punição, não é necessária; ele já tem quanto baste. Além disso, eu entendo que o castigo na hora é o mais eficiente. Algo mais que se lhe dê… é excesso!
- Assim sendo, não participe! Na verdade devemos evitar os castigos em O.S. (Ordem de Serviço) – o castigo oficial que vai “sujar” a caderneta individual – tanto quanto possível; os castigos na tropa não deverão ter consequências na vida civil.

Mas tinham! Devo informar que um soldado com castigos oficiais não podia vir a ser funcionário público; as empresas do Estado e as grandes empresas privadas seguiam a mesma via. Por outro lado, não há nada mais eficiente que o castigo no momento. Que sentido faz um castigo aplicado anos depois de se ter cometido a infração?!

De acordo com a minha proposta, o caso ficou sanado.
Tivemos um caso de um furriel que tendo sido punido na Guiné, quando chegou à sua terra já não tinha o lugar que antes ocupara na Repartição de Finanças local..

Uns dias mais tarde chegámos a Binta; o perímetro do aquartelamento, para efeito de defesa do mesmo, foi dividido pelos três grupos de combate; cada pelotão devia preparar a defesa da sua zona abrindo valas, construindo abrigos, postos de vigia; sempre que um pelotão não ia para o mato, tratava da defesa da sua zona; Cada secção abria uma determinada extensão de vala para “homem de pé”; concluída a tarefa os soldados refrescavam-se no rio de águas turvas e salgadas e ainda sobraria tempo para escrever carta à garota, antes do almoço.

O Lua “ditava logo as suas leis” aos companheiros de secção impondo como a vala devia ou não devia ser aberta. Os ouros soldados sentavam-se e apenas comentavam:
- O Lua é que sabe! Ele é que tem os livros!

Então era vê-lo a trabalhar (quase sozinho) por três ou quatro, mas resmungando sempre:
- Pensam que são doutores! O dinheiro não cai do céu aos trambolhões! Nunca serão nada na vida! Hão de ter um bonito enterro!

Os companheiros descobriram em pouco tempo como evitar sarilhos; se alguém contrariasse o Lua… haveria briga pela certa. Um dia no refeitório que construímos em Binta, travou-se de razões com o soldado Castro, de outro pelotão, por causa de um bocado de pudim; O Castro encheu a mão com pudim e “afinfou-lhe” uma sonora bofetada na cara que ficou argamassada com o pudim. O Lua foi lavar a cara imediatamente… refrescou as ideias. Não houve contenda… porque o Castro era um grande matulão… abrutalhado até… e um poço de força.

No dia 4 de Julho de 1964, no regresso de Lenquetó, o nosso batismo de fogo, 2 grupos de combate foram emboscados e tivemos logo 2 feridos graves; veio o heli mas não podia aterrar devido ao fogo inimígo. Estávamos cercados. No meio de uma confussão infernal o Lua rastejou até junto do enfermeiro, o nosso JERO, com o fim de pedir um comprimido para as dores de cabeça. Não haveria comprimidos suficientes para todos! Seríamos uns oitenta com intensas dores de cabeça. O JERO lá conseguiu, não sei como convencê-lo a voltar ao seu posto. Depois de evacuados os feridos e com apoio de dois “T6” mandámos as dores de cabeça… às malvas e, debaixo de fogo farto, abandonámos corajosamente aquele local, provocando numerosas baixas ao inímigo.

Desde 1967, o Lua foi um frequentador assíduo das nossas confraternizações anuais; de início, cada ano trazia mais um filho. Era um dos indefectíveis. Regra geral não lhe cobrávamos os almoços dado que vivia com certas dificuldades. Quando os filhos se tornaram adultos… passaram a pagar, pois todos trabalhavam para o mesmo monte. Há cinco anos reunimos em Campo Maior, nas instalações da Delta. Como sempre o Lua estava lá! Na hora de pagar anunciou que ia ao multibanco; foi… e não voltou! Por descargo de consciência informei o capitão do sucedido que logo sentenciou:
- No próximo ano, se ele comparecer, não come sem pagar os dois almoços!

No ano seguinte, no terreno do “JERO,” (Alcobaça) o Lua compareceu… com ar comprometido; “esqueci” a ordem do grande chefe e só lhe cobrei o almoço desse ano! Não lhe falei do seu comportamento anterior; mas coloquei-lhe a mão no ombro, e, sem que ninguém ouvisse, transmiti-lhe amigavelmente:
- Deves comportar-te como adulto! Lembra-te que já tens netos e deves dar-lhes bons exemplos! Pensa nisso!

O Lua desfez-se em desculpas! Tudo terminou ali!

O seu único filho do sexo masculino veio sempre com os pais às reuniões da companhia. Já casado, estava sempre presente. Um dia conversou mais demoradamente comigo e fez-me a seguinte proposta:
- Como calcula, um dia o meu pai deixará de comparecer a estas confraternizações que eu considero muito especiais; eu nasci e cresci sempre neste ambiente. Eu gostava de, por impedimento de meu pai, ocupar o lugar dele; posso contar com o seu acordo?
- Oh! João!, tu já participaste em mais reuniões que alguns dos nossos ex-combatentes; por direito próprio, tu já és um dos nossos! A partir de agora eu não esquecerei de enviar a convocatória também para ti, independentemente da que enviarei ao teu pai; oxalá as envie, por muitos e bons anos aos dois.

O filho do Lua foi comparecendo na companhia do pai até que, num acidente de caça… desapareceu de entre os vivos!

O bom do Lua aguentou mais esta “bomba”! Com muita coragem… muita resignação… muita valentia; portou-se heroicamente. Elas não matam… mas nunca mais foi o mesmo… nem física nem moralmente! Tem andado com a borda um tanto debaixo de água… talvez também pelos excessos antes cometidos. A saúde começa a abandoná-lo.

A mãe do Lua era massagista do clube lá da terra. Um dia, já casado e pai de vários filhos, foi à bola; desentendeu-se com um GNR e tentou agredi-lo; para não variar… levou das boas e passou algumas horas no posto; pagou não sei quanto para não pernoitar lá – o que desequilibrou ainda mais o seu, já de si parco, orçamento familiar – esposa sofre!

O Lua telefona-me com frequência… assiduamente mesmo; é certamente o soldado que mais vezes me telefona; não ficou zangado comigo… nem podia! A briga foi entre o soldado e o alferes… não envolveu o C nem o T. Há que saber separar as águas! E ele tem sabido!

Recentemente telefonou-me eufórico; foi há poucos dias: queria experimentar se o seu novo telefone por cabo funcionava devidamente; aderiu à TDT via cabo e quis comemorar com o amigo!

Mais recentemente, 2 semanas depos do nosso almoço – convívio, telefonou-me a informar que a CCaç 674, a irmã gêmea da CCaç 675 ía realizar mais uma confartenização a 27 de Maio; o organizador informou que era o 18.º Convívio. Nós levamos 46 noutros tantos anos soubemos também pelo ex-1.º Cabo Oliveira que aquela companhia teve na Guiné mais de 15 mortos (já lhes perdeu a conta).

Pobre rato! Os excessos que cometeu na vida e os imponderáveis trazem-no acabrunhado… de rastos! Não admira! Também depois do que sofreu com a morte prematura do filho… daquela maneira! Bem tenta parecer o mesmo… mas não consegue. Não deixa de ser um bom rapaz! – nem podia!

Que Deus o ajude!

Maio de 2012
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 21 de Maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9933: Histórias e memórias de Belmiro Tavares (23): A TV na nossa guerra

Guiné 63/74 - P10074: Em bom português nos entendemos (8): O angolês, termos angolanos que podem dar jeito integrar no nosso léxico (Luís Graça, com bué de jindandu para o Raul Feio e os demais kambas kalus)



Página da AAAPFFEUL - Associação dos Antigos Alunos, Professores e Funcionários da Faculdade de Economia da Universidade de Luanda, alojada no Sapo, donde constava um pequeno Dicionário de Dialectos Angolanos [.infelizmente desaparecido porque entretanto o Serviço de Alojamento Gratuito de Páginas Pessoais do SAPO foi descontinuado, em dezembro de 2015] (LG).


Nessa página podia ler-se:


"Esta é uma página para todos recordarmos, partilharmos e aprendermos. Aqui divulgaremos os termos dos linguajares da terra angolana, apelando à participação de todos os associados e amigos, residentes em Portugal, em Angola ou em qualquer outro lugar do planeta Terra. Enviem as 'mukandas' com os vossos contributos para aaapffeul@gmail.com ".



A página tinha, em rodapé, o seguinte convite:


"Colabora connosco na recolha, registo, partilha e ensino de termos dos vários dialectos falados em Angola. Manda-nos a tua mukanda e diz-nos como se falava com os nossos cambas e com os nossos candengues, sem armar maka!"...







Angola > Luanda > 20 de junho de 2012 > A cidade, vista da Ilha de Luanda... cada vez mais cosmopolita, internacional, igual a tantas outras grandes cidades, cosmopolitas, internacionais, da nossa aldeia global... Foto de L.G.



1. Infelizmente desta vez fiz poucas fotos no exterior. Tirei mais fotos em sala de aula, na Clínica da Sagrada Esperança. Também não tive oportunidade de passear. Trabalhou-se de sol a sol... A única excepção foi uma visita, muita rápida (de 2 horas), à baixa de Luanda, de jipe e a pé... A partir das 16h, o trânsito complica-se.

Os kaluandas (ou "caluandas", ,julgo que o termo, da época colonial, está em desuso,) gastam muito tempo e energia em transportes... Por outro lado, em véspera de eleições gerais, legislativas (a 31 de agosto), Luanda e as capitais provinciais são um imenso estaleiro... Pela televisão e os jornais, percebe-se que o governo e a oposição já estão em pré-campanha eleitoral.


Do lado do regime, dá-se início a um vasto programa de inaugurações: hospitais, escolas, estradas... Aqui não é diferente dos outros Estados. Todo o poder gosta de mostrar obra feita, ao "povão"... 

Por outro lado, em 2004, ainda apanhei um pouco, por tabela, a paranóia securitária da polícia local... e andei fugido de jipe, com um polícia atrás de nós, armado de kalash... Só porque eu estava com um máquina fotográfica digital (ingenuidade a minha!), na mão, no "lugar do morto", ao lado do condutor, num jipe do ministério da saúde, na confusão do trânsito, a caminho do Futungo de Belas... Desobedecemos à ordem de parar, o jipe não levou nenhuma rajada, mas apanhámos um susto... Claro que o diligente "pobre polícia" queria apenmas ganhar uns trocos para o "mata-bicho"...

Julgo que as coisas melhoraram, pelo menos a esse nível... Mas não andei mais, confesso, armado em turista, tanto em Luanda com na ilha de Luanda... Pelo menos nessa sermana... Fintei os tiros de kalash na Guiné, em 1969/71, não tinha piada nenhuma ir apanhá-los em Luanda, em 2012, para mais em missão de paz e cooperação...



2. Para os muitos portugueses (tugas, pulas, em angolês) que hoje vivem e trabalham em Angola (ninguém sabe ao certo quantos, 100 mil ?, 200 mil ?, os aviões da TAP e da TAAG andam sempre cheios, para cá e para lá...), mas também para aqueles como eu que lá têm amigos (kambas) entre os kaluandas, e que lá vão de tempos a tempos em missões públicas ou de interesse público (cooperação, formação, investigação, etc.), é útil a consulta desta página, inserida no sítio da AAAPFFEUL.


A língua portuguesa não é mais do que o fruto (delicioso, gostoso, viçoso, saboroso, multicolorido, riquíssimo...) do linguajar das mais desvairadas mas boas gentes que a têm como língua materna ou língua oficial...  

A(s) influência(s) é (são) mútua(s), desde há muitos anos, o tempo em que convivemos. Falamos aqui de saudáveis interdependências, simbólicas, linguísticas, culturais, afetivas: o português de Portugal é também ele devedor do angolês, o português de Angola... (Claro que os mais "radicais", os indefectíveis antitudo... anticolonialistas, anti-imperiaçlistas, anticapitalistas, antissumpramacistas..., o portuguès é a língua do !"poder",l do "colon", do "tuga"...).

Estive recentemente na Ilha de Luanda, com uma curta passagem por Luanda (uma tarde). É a minha terceira ida a Angola, desde 2003. Sempre breve (uma semana, quinze dias). E todas as vezes que lá vou fico fascinado pelo português, doce, musical, pausado, bem soletrado, que se fala naquela terra. Para mim, são eles, os angolanos, que falam o melhor português da "lusofonia"... Não consigo entender como é que Angola esteve envolvida em 40 anos (!) de guerra, desde 1961 a 2002. Por que é um povo pacífico e intrinsecamente bom, hospitaleiro, amante da paz, que gosta de música, poesia, boa vida...


Em Angola não há o crioulo. A língua oficial é o português. O quimbundu (eles gistam de escrever kimbundo, com o tal K que aidna não faz parte do alfabeto português, não sei porquê...) é o maior grupo etnolinguístico de Angola (c. 25% da população na costa oeste e no norte), a seguir ao ovimbundu (c. 37%, a sul), mas à frente do bacongo (13%). Estes são os três principais grupos etnolinguísticos de Angola, todas eles pertencentes ao povo bantu.


quatro línguas nacionais: o côkwe (leia-se, tchocué), o kikongo (ou quicongo), o kimbundu (ou quimbundu) e o umbundu, a língua do grupo ovimbundu, a mais falada a seguir ao português (sem esquecer outras línguas africanas e inúmeros "dialetos")... O terreno é minado e as questões etnolinguísticas desencadeiam paixões...


À lista de vocábulos do angolês que encontrei neste sítio, da AAAPFFEUL - Associação dos Antigos Alunos, Professores e Funcionários da Faculdade de Economia da Universidade de Luanda, acrescentei uma série de outros vocábulos (e expressões) que aparecem no livro do meu colega sociólogo angolano, Paulo de Carvalho (n. Luanda, 1960), doutorado pelo ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, a minha escola-mãe, bem como no livro do Ondjaki, Os da minha rua: estórias.




Angola > Luanda < Ilha de Luanda > 20 de junho de 2012 > Luís Graça e Raul Feio (à direita), juntos numa acção de formação para pessoal de gestão de uma clínica local, a Clínica da Sagrada Esperança, do Grupo Endiama. uma unidade de saúde de referência não só em Angola como em África... Foto de L.G.


3. Esta pequena recolha, feita em cima do joelho, dedico-a ao mô kamba Raul Feio, Raul Jorge Lopes Feio, de seu nome completo, angolano do Huambo, filho de pais angolanos (com ADN português do lado do pai ou avô...), médico desde janeiro de 1974, (inscrito na Ordem dos Médicos com o nº 19,) e que pagou, com a liberdade, o amor que tem à sua terra. 

Enquanto estudante de medicina da Faculdade de Medicina de Lisboa, foi preso e condenado, em tribunal plenário, por motivos políticos, tendo passado 18 meses em Caxias (1971/72). Diplomou-se, também em Portugal, em saúde pública e medicina tropical, antes de regressar ao seu país natal na véspera da independência.  Como todos os médicos angolanos dessa época, foi militar e conheceu os horrores da guerra ("a guerra da segunda independência" ou "dipanda").

Foi ele, o Raul Feio, quem me levou pelo circuito, pedestre, das livarias da baixa luandense (Chá de Caxinde, Lello, ABC) no passado dia 21 do corrente. Comparativamente a setembro/outubro de 2004 (data da minha última visita), há hoje mais produção literária angolana, nos escaparates das livrarias angolanas, incluindo não apenas ficção mas também livros científicos e técnicos nas mais diversas áreas (da saúde à antropologia, do direito à gestão, da história à política, da arquitectura à literatura de viagens). 

Obrigado, Raul, pelo passeio e pelos livros. Para o melhor e para o pior, Luanda está irreconhecível.

Um afetuoso kandandu, daqui de Lisboa, ainda cheia do azul dos jacarandás e do cheiro dos manjericos dos santos populares... Até ao próximo outubro ou novembro. LG.



Termos do angolês: dialetos, gíria e calão


[Foto à esquerda: N'bondo ou imbondeiro, trabalho artístico em arame, s/d, s/n,  Angola, Ilha de Luanda, Condomínio da Clínica da Sagrada Esperança, 22 de junho de 2012. Foto de L.G.]

A / B


Abuamada. Espantada, atordoada pelo pasmo.


Aká (**). AK47, a espingarda automática russa.


Alembamento. Quimbundo. Pagamento feito aos pais da noiva.


Ambi (*). Diminuitivo de ambicioso. Pessoa gananciosa ou que só se preocupa consigo própria.

Antílope. Animal africano, espécie de veado.

Arimo. Umbundo. Lavra, terra de lavoura.

Avilo, avila (*). Amigo, amiga.


Bagre (*). Peixe de água doce.


Banga (**). Estilo, vaidade.


Bassula. Rasteira, derrubar outro usando sobretudo as pernas.

Batuque. Quimbundo. Tambor.

Bazar (*). Fugir, ir embora.

Bigue (**). Grande. Corruptela do inglês big.


Bina (*). Bicicleta.

Bitacaia. Também chamada bicho-do-pé ou pulga penetrante; pequeno insecto que se fixava na zona das unhas dos pés, por baixo da pele; era removido, por norma, com um alfinete, abrindo a pele e retirando-o sem rebentar o seu minúsculo saco de pus.

Boelo. Ridículo, fora de moda, ultrapassado.

Bôer, bure ou africânder. Comunidade de origem holandesa que ocupou vastas regiões da África do Sul, donde foi expulsa pelos ingleses, acabando por se fixar e definir novos territórios, como os estados do Orange e do Transval, bem como no sul de Angola.

Bombo. Mandioca.

Bondar (**). Matar, atingir (alguém).

Bué (*). Muito, em grande quantidade.

Braga. Homem branco (pejorativo); o mesmo que pula.

Bumbar. Trabalhar.


C (e/ou K)


Ca-barriga (*). Barriga pequena. 

Ca-dinheiro (*). Dinheirinho.


Ca-sorte (*). Um pouco de sorte. (O prefixo ka-, diminuitivo em quimbundu, agrega-se à palavra portuguesa para dar o sentido de "pequena sorte").


Cabra do mato. Espécie de bambi africano.

Cabiri. Rafeiro.

Cachico (*). Criado (Pejorativo).

Cacimba. Ifiote, Quimbundo. Poço de água, pequena lagoa.

Cacimbo. Ifiote, Quimbundo. Época das chuvas, nevoeiro.

Caíngas. Polícias de turno.

Caluanda ou kaluanda. Quimbundo. Habitante de Luanda. Vulgarmente, usa-se o termo kalú, diminuitivo.

Calulú. Prato típico da costa, com peixe seco, íresco, quiabos, folhas de batata doce ou outras ramas e cozinhado com óleo de palma. Acompanha o funje ou pirão.

Camanga ou kamanga. Tráfico ilícito de diamantes.

Camanguista ou kamanguista. Indivíduo que se dedica à camanga.

Camba ou kamba (**). Quimbundo. Amigo, camarada.


Cambaia (**). De pernas arqueadas.

Cambulador(es), Calão luandense. Vem de cambular, enganar. ludibriar, aldrabar

Candengue ou kandengue (**). Quimbundu. Criança, miúdo.

Cangulo. Carro de mão para transportar mercadorias.

Cangando. Homem branco (pejorativo).

Canhangulo. Espingarda.

Capim. Erva alta, colmo.

Capota. Nhaneca. Espécie de galinha selvagem.

Cassule, cassula (*). Mais novo, mais nova.

Cassumbular. Quimbundu. Tirar violentamente o que outrem leva nas mãos.

Cará. Nhaneca. Espécie de babata-doce da região sul.

Catanhó. Homem cabo-verdiano (pejorativo).

Catinga (**). Mau cheiro do suor.


Catorzinha (*). Adolescente luandense (em geral, tem sentido pejorativo:  prostituta muito jovem).

Caxexe. Às escondidas, disfarçadamente.

Caxico. Lacaio (depreciativo).

Caxinde. Folhas de que se faz uma infusão muito aromática. (Chá de Caxinde é o nome de uma conhecida associação e livraria de Luanda; foi fundada em 1989).

Cazucuta. Uma dança, originalmente; acabou por ganhar o sentido de contusão, ban­dalheira.

Cazumbi. Espírito, fantasma.

Chana. Planície típica do Leste de Angola, de capim pouco alto.

Chefe (*). Tratamento dado a pessoa de status social mais elevado.

Chimba. Tribo do sul de angola.

Chuinga (**). Pastilha elástica; corruptela do inglês chewing gum.

Cochito. Um pouco, um pedacito.

Comba ou Komba. Velório na casa do morto, em que se come, bebe e dança.

Cota ou Kota (**). Pessoa mais velha.

Cotótó. Pessoa avarenta.

Cuamato. Tribo do sul de angola.

Cuancala. Tribo do sul de angola.

Cuanhama. Tribo do sul de angola.

Cubar. Dormir.

Cubico (*). Quarto de dormir, casa, cubículo.

Cuduro (ou Kuduro). Dança popular dos bairros pobres de Luanda, surgida após a independência.

Cumbú (ou Kumbú) (*). Dinheiro.

Curibota (ou Kuribota/Kuributice). Mexericos (calão urbano).


D/ E / F / G


Dibinga (**). Fezes.


Ditumbate (*). Erva usada para prevenir e curar o paludismo (ou malária).


Esculú (**). Muito bom.


Esquebra (**). Excedente.


Esquindivar. Evitar, esquivar.


Esquindiva (**). Fuga.


Estigar (**). Ridicularizar o outro através de jocoso jogo de palavras.


Fantasma (*). Falso, que não existe (Falsos nomes que figuram em listas administrativas - combatentes, professores...).


Fezada (*). Sorte.

Fuba ou fubá. Farinha de milho.

Fugar (**). Faltar às aulas.

Funje ou funji (*). Quimbundo. Massa de fuba de mandioca, de batata ou de milho, dissolvida em água a ferver; o mesmo que pirão no sul.

Ganguela. Quimbundo. Tribo que habita a região do Bié.

Ganza. Estado em que se fica quando se usa drogas.

Garina. Moça ou mulher.

Gasosa. Dinheiro dado para corromper uma autoridade; hoje pode significar também gorjeta.

Gindungo (ou Jindungo) (**). Fruto picante, usado em tempêros, na alimentação.

Ginguba. Amendoím, mancarra (na Guiné-Bissau).

Goiaba. Fruta tropical.

Gombelador. Violador, tradicionalmente; hoje significa homem exageradamente assediador.

Grogue. Aguardente de Cabo Verde.




Angola >  Luanda > Ilha de Luanda > Condomínio da Clínica da Sagrada Esperança > 22 de junho de 2012 > A baía de Luanda > Luís Graça e Raul Feio (à direita),  em contraluz...  Foto de L.G. 


H / I / J / K / L


Haka. Umbundo. Reclamação de admiração.

Humbe. Tribo do sul de angola.

Ilha das Cabras. Antiga designação da ilha de Luanda.

Imbambas. Haveres pessoais.

Imbumbável. Pessoa que se recusa terminantemente a trabalhar.

Jiboiar (**). Estar ocioso, sonolento.

Jindungo. Quimbundo jin+dungo. [Dungo significa baga; jin é prefixo do plural]

Kabuenbas (*). Peixe pequeno; em sentido figurado, coisa pouca, negócio pequeno.

Kaluanda. Quimbundu. Antigo habitante de Luanda; diminuitivo: Kalu.

Kandandu. Quimbundu. Abraço (Plural: Jindandu).

Kandonga (*). Negócio, comércio informal.

Kandongueiro (*). Motorista de táxi ou de carrinha de transporte de passageiros.

Kafeluka (*). Copos ('Vou beber os meus kafeluka').

Kapurroto (diminuitivo Kapuka) (*). Aguardente caseira, feita a partir de cana de açucar, açúcar ou milho.

Kimbombo (*). Bebida fermentada, feita a partir de cereais.

Kissangua (*). Refresco feito a partir de cereais ou frutas.

Kitaba (**). Espécie de pasta feita com amendoim torrado.

Liamba (*). Cannabis.

M

Maboque. Fruta tropical.

Maca (ou maka). Quimbundo. Conversa, conflito, discussão, problema, cena.

Machimbombo. Quimbundo. Autocarro urbano.

Macuta. Antiga moeda colonial feita de cobre.

Maianga. Bairro de Luanda onde se situa o Hospital Josina Machel / Maria Pia

Malaico (ou malaiko) (**). Ordinário, grosseiro, que não é bom

Malaiko (*). À toa, abandalhado

Malembe. Ifiote. Devagar, calma.

Mamão. Fruta tropical, semelhante à papaia.

Mambos (*). Assuntos, casos, problemas, cenas.

Manauto. Amante.

Manga. Fruta tropical.

Maqueiro. Quimbundo. Indivíduo conflituoso, que arma macas.

Maruvu (ou maluvu) (*). Bebida fermentada, feita a partir da seiva da palmeira

Massambala. Sorgo; cereal de grão redondo e redondo, que também servia para fazer uma cerveja local. 

Matabicho (*). Pequeno almoço.

Mato (*). Interior, meio rural.

Matumbo. Pessoa do mato, considerada pelos citadinos como ignorante.

Micate. Doce frito, espécie de sonho.

Milongo ou bilombo. Remédio; substância, normalmente de origem vegetal, a que se atribui poder curativo.

Mirangolo. Fruta tropical, do tamanho duma cereja.

Missanga. Contas coloridas, em plástico, usadas para fabrico de adornos (colares, pulseiras).

Mô (**). Meu

Mona. Filho; usa-se carinhosamente para rapaz.

Monangamba. Termo depreciativo para trabalhadores forçados no tempo colonial. 

Muadiê (**). Senhor ou patrão, na terminologia colonial; pessoa, tipo/a.

Muata. Chefe tradicional, hoje usa-se para qualquer responsável.

Mucanda ou mukanda. Quimbundo. Carta, bilhete. Fig. Recado.

Múcua. Quimbundo. Fruto do Imbondeiro.

Mucubal. Tribo que habita a parte sul da região entre Moçâmedes e a serra da Chela.

Muíla. Membro da tribo nhaneca.

Mujimbeiro (**). Fofoqueiro.

Mujimbo (**). Tchokue. Notícia; ultimamente ganhou a conotação de boato, fofoca.

Mulemba. Quimbundo. Figueira africana.

Mundombe. Tribo que habita a parte norte da região entre Moçâmedes e a serra da Chela.

Mungué. Quimbundo. Até à amanhã.

Musseque. Quimbundo. Originalmente a areia vermelha; mais tarde, os bairros periféricos (e pobres) de Luanda, com construções precárias feitas de chapa, adobe e colmo.

Mutamba (*). Parte central da baixa de Luanda.


Mutiati. Nhaneka. Espécie de árvore muito comum no sul de Angola.

Muxima. Quimbundo. Coração. Plural, Mixima.


N


N´bondo. Imbondeiro.

Naite (*). Cigarro.


Naka. Umbundo. Horta à beira de um rio.


Ndengue. Quimbundu. Miúdo.


Ngonguenha (**). Mistura de água com farinha de pau (farinha fina feita a partir da mandioca) + açúcar.

Nhaneca. Tribo que habita a região da Huíla, no sul de Angola.

Njango. Umbundu. Construção circular, aberta, onde se realizam reuniões.

Nocha. Fruta tropical.

Nona. Fruta tropical.

Nunca ningi (*). Nunca mais.


Nunce. Umbundu. Espécie de antílope com 50 kg e 75 cm de altura em média; também chamado sembo no sul.





Angola >  Luanda > Ilha de Luanda > Condomínio da Clínica da Sagrada Esperança (CSE) > 19 de junho de 2012 > A hora da bica... numa dos sítios mais bonitos e tranquilos da ilha, com vista para o porto de Luanda > Da esquerda para a direita: José Vasconcelos (ENSP/UNL), Jorge Lima (CSE e FMUAN - Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto), Conceição Araújo (a nossa anfitriã, CSE) e Luís Graça (ENSP/UNL)...  Foto de L.G. 


O / P / Q


Ocipama. Umbundu. Aula, lição.

Onkhako. Nhaneca. Sandálias

Olongo (**). Umbundu. Espécie de antílope com 300 kg e 1,5m de altura em média. Também chamado ungiri no sul.

Pacaça. Animal africano; espécie de búfalo vermelho africano.

Pai (*). Tratamento de deferência ou de respeito, dado a pessoa mais velha ou de status social mais elevado.

Palanca. Animal africano; espécie de veado.

Papaia. Fruta tropical, semelhante ao mamão, mas mais doce.

Paracuca (**). Amendoím torrado, envolto em açúcar,  vendido na rua em canudos de papel.


Parar (*). Morrer.

Pato. Gíria. Pessoa que entra numa festa sem ser convidada.

Pirão. Umbundo. Farinha de mandioca ou de milho cozida; o mesmo que funje (ou funji) no norte.

Pitanga. Fruta tropical.

Pitar (*). Comer.

Pito. Pessoa bonita, desejável.

Porrinho. Moca.

Poster (**). Estilo.


Pré-cabunga (**). Última classe do ensino pré-escolar.


Primo como irmão (*). Filho da tia (nos sistemas de parentesco matrilineares), ou filho do tio (nos sistemas patrilineares).


Protecção (*). Protecção física, guarda, segurança.

Pula. Pessoa branca (pejorativo). O mesmo que braga, cangando, tuga.

Quedes (**). Sapato desportivo, em lona e borracha


Quijila ou kijila. Interdito, proibição de usar ou comer alguma coisa por razões religiosas.

Quilapi ou kilapi. Dívida, calote.

Quimbanda ou kimbanda. Quimbundo. Curandeiro, adivinho.

Quimbo ou kimbo. Quimbundo. Aldeia, pequeno povoado.

Quimbundo ou kimbundu. Língua das tribos do centro-norte de Angola, nomeadamente da região de Luanda.

Quinguila ou kinguila. Mulher que troca divisas (dólares por kwanzas) na rua.

Quinhunga ou kinhunga. Pénis.

Quionga ou quionga. Cadeia, prisão.

Quisaka ou kisaka. Esparregado de folhas de mandioca cozidas em óleo de palma.

Quissama. Nome do parque nacional situado a 75 km de Luanda, e delimitada pelo Oceano Atlântico e os rios Cuanza e Longa, uma da área de grande variedade de fauna e flora protegida desde 1957.

Quissange. Instrumento musical.

Quitata ou kitata. Prostituta.

Quiteta (**). Espécie de molusco, comestível.

Quitute. Doce, presumidamente de origem brasileira.


R / S / T / U / V / X / Z


Roboteiro. Pessoa que faz transporte de cargas, ou com cangulo ou às costas.

Ruça. Carro.

Rusga (*). Alistamento compulsivo de jovens em idade militar; por extensão, recolha de pessoas, em casa, na rua, na escola, no local de trabalho,  que tenham cometido uma infracção ás leis do país.

Saio. Trabalho.

Salalé. Formiga branca e carnívora, da família das térmitas.

Sembo. O mesmo que Nunce.

Soba. Chefe tradicional, autoridade máxima numa tribo ou aldeia.

Sobeta. Chefe tradicional, adjunto de um soba.

Sukuama. Exclamação de admiração ou raiva.

Tciriquata. Umbundo. Pequeno pássaro comum no planalto central.

Tipóia ou machila. Umbundo. Rede usada no transporte de pessoas ou bens.

Tissagem. Acréscimos de cabelo, muitas vezes de cores diferentes do próprio.

Tremunos. Jogos de futebol, na rua ou em terrenos vagos.

Tuga (*). Português do tempo colonial.


Tunda, tunda! (*). Desaparece, vai-te embora.

Umbundo. Língua falada no centro-sul de Angola.

Ungiri. O mesmo que Olongo.

Xambeta. Coxo.

Ximbeco. Habitação mal feita, de materiais precários.

Zongola. Bisbilhoteiro.

Zunga (*). Venda de comida ou bebida nas ruas.


Zungueira (*). Mulher que pratica a zunga.

Fonte: Adapt. de AAAPFFEUL. "Muitos dos termos e definições deste dicionário foram recolhidas em obras do escritor Pepetela [ n. Benguela, 1941], cujo contributo aqui agradecemos e rendemos a nossa homenagem". 


Vd. também vocábulos e expressões recolhidos por nós, em 2004, em Luanda (re)visitada



(*) Referido ou também referido por Paulo de Carvalho [, foto à esquerda, cortesia da Wikipédia]- 'Até você já não és nada!...' Luanda: Kilombelombe. 2007.342 pp. (Colecção Ciências Humanas e Sociais, Série Sociologia e Antropologia, 4).

(**) Referido ou também referido por Ondjaki [, pseudónimo do escritor angolano Ndalu de Almeida, n. Luanda, 1977 ] - Os da minha rua: estórias. Lisboa: Caminho. 2007, 125 pp.  (Colecção Outras Margens, autores estrangeiros de língua portuguesa,63).

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Nota do editor:

Último poste da série > 18 de março de 2010 > Guiné 63/74 - P6015: Em bom português nos entendemos (7): O kapuxinho vermelho, contado aos nosso netos, de Lisboa a Dili, de Bissau a S. Paulo (Nelson Herbert / Luís Graça)