domingo, 19 de junho de 2022

Guiné 61/74 - P23367: Op Grande Colheia, 21-23jan69: várias toneladas de material de guerra, apreendido ao PAIGC, no corredor de Sambuiá, fronteira com o Senegal (António Baltazar Dias, ex-Alf Mil Art MA, CART 1745, Ingoré e Bigene, 1967/69)


Foto (e legenda): CECA (2015), pág. 367 (com a devida vénia...)



Alf mil art MA António Baltasar Dias
(1967/69)
1. Mensagem de António Baltazar  [Valente Ramos] Dias, ex-Alf Mil Art MA da CART 1745 (Ingoré e Bigene, 1967/69):

Data - sábado, 18/06/2022, 20:27

Assunto - OP Grande Colheita

Caro Luís Graça, Longe vão os tempos de "A verdade é só uma... rádio Moscovo não fala verdade". Isto para vincar que a narrativa que se segue é a minha verdade e que, portanto, após mais de 50 anos, admito que possa ter sido vista por outros olhos de forma diferente. Contudo, é assim que a recordo, eventualmente com as incorreções que o tempo vem tecendo, mas sem outros propósitos que não sejam o de deixar registada "a minha verdade".

Abraço,
António Baltasar Dias
Ex- Alf Mil Art CART 1745


Operação Grande Colheita (*)

por António Baltazar Dias

No obituário do Almirante Nuno Matias, antigo Chefe de Estado-Maior da Armada, consta a sua participação na operação Grande Colheita, que ocorreu na região de Sambuiá, norte da Guiné, em janeiro de 1969.

Porque participei naquela operação e já li várias descrições da mesma que não coincidem com as recordações que guardo na minha memória, decidi registar por escrito os acontecimentos tal como os vivi e que ainda se mantém bem vivos ao fim de mais de 50 anos.

Naquela manhã de 1968 (já não recordo a data) a maioria dos oficiais da CART 1745 estava reunida no gabinete do comandante da companhia para interrogar o gila (contrabandista) saracolé (1) que periodicamente atravessava a fronteira do Senegal para exercer o seu mister junto à população de Bigene. Entre várias notícias afirmava ele, com ar convicto, que o PAIGC tinha os depósitos de armas em Sambuiá, "dentro de água".

Solicitámos ao intérprete que confirmasse a tradução do discurso, já que a informação parecia perfeitamente inverosímil.

Sabíamos que, por uma questão de sobrevivência, a maioria (se não a totalidade) dos contrabandistas eram nossos informadores e também do PAIGC e que, para agradar aos inquiridores e obter algumas benesses, havia que dar algumas novidades, por mais disparatadas que pudessem parecer.

Assim, perante a perspectiva que nos pareceu absurda de que pudesse haver material de guerra dentro de água, trocámos olhares com um sorriso e rapidamente esquecemos o assunto.

Em janeiro de 1969, já com a CART 1745 integrada no COP 3 (Comando Operacional 3, comandado pelo saudoso major Correia de Campos), foi programada uma operação à península de Sambuiá integrando diversas companhias. Recebi a notícia com resignação, já que estávamos no período final da comissão e, com um pouco mais de sorte, chegaria ao fim vivo e com suficiente saúde física e mental para regressar para junto dos meus entes queridos.

Assim, pelas 22h00 reunimos o pessoal operacional junto às casernas e iniciámos a progressão no negrume da noite atravessando a tabanca (2) silenciosa, onde apenas alguns latidos e a persistência de uma mosca que teimosamente me acompanhava nas primeiras centenas de metros, davam sinais de existência de vida.

Progredindo pelo carreiro que nos levava até à bolanha (3) de Sindina, uma zona em que um contacto com o IN nunca ocorreu durante o período da minha comissão.

Percorrida essa área, fizemos a travessia de um pequeno ribeiro equilibrando-nos sobre um tronco de palmeira que por vezes nos proporcionava momentos hilariantes (que eram aumentados pelo nervosismo), sempre que alguém se desequilibrava e mergulhava nas águas do ribeiro. 

Entrámos então na península de Sambuiá para efetuar o assalto a um acampamento do PAIGC que, supostamente, existiria junto à antiga povoação de Talicó. Na zona foram efetivamente detetadas algumas construções que se encontravam abandonadas e nas quais foram recolhidas duas armas tradicionais e um número pouco significativo de munições. Tratava-se, aparentemente, de local onde habitaria população de apoio aos guerrilheiros do PAIGC.

Completada a tarefa que nos fora atribuída, iniciámos a retirada satisfeitos por regressar ao quartel sem baixas e sem grandes percalços.

Porém, logo que alcançámos a cambança e antes de iniciarmos a travessia, recebemos ordens para atravessar toda a península de Sambuiá e socorrer as outras companhias que haviam tido forte contacto com o IN, sofrendo várias baixas e que estavam com falta de munições.

Fizemos das tripas coração e, após algum tempo, reencontrámos as outras companhias que participavam na operação, as quais haviam sofrido várias baixas e se queixavam de necessitar de reabastecimento de munições.

O estado anímico dos elementos das companhias que tinham estado em contacto com o IN era mais que deplorável. A imagem que me ficou gravada na memória foi a de dezenas de homens em desespero, lamentando-se, e clamando pelo regresso ao quartel o mais rapidamente possível. 

O impacto desta atitude derrotista no moral da minha companhia foi significativo. Perante a situação o comandante terrestre da operação contactou o COP3, solicitando autorização para regressar ao quartel utilizando a LDM (4) que se encontrava estacionada no rio Cacheu em apoio às forças em operações. A resposta do comandante do COP3 foi que a retirada seria autorizada mas apenas por via terrestre.

Dado que já tínhamos sido detetados pelo IN, tal recuo significaria sofrer uma ou mais emboscadas até conseguir atingir uma zona segura perto do quartel, com as consequências que facilmente se poderiam adivinhar.

Não obstante as diversas tentativas para que o comandante do COP3 mudasse de opinião, este manteve-se irredutível. Tinhamos, pois, que iniciar a marcha de regresso ao quartel. Porém, havia que decidir qual a companhia e qual o grupo de combate que iria na frente, abrindo o caminho de volta ao aquartelamento. A decisão não foi fácil pois todos sabíamos que a frente da coluna seria a mais exposta ao fogo inimigo e ninguém se apresentava disposto a correr esse risco. A discussão sobre quem iniciaria a marcha prolongou-se por longos minutos sem que ninguém se disponibilizasse para encabeçar a coluna de regresso. 

Foi então que o comandante da minha companhia (um tenente que havia sido castigado e que substituiu o saudoso Capitão Torre do Valle) me deu ordem formal para iniciar o regresso. Obviamente não fiquei nada agradado e perspetivei a ocorrência de acontecimentos funestos no cumprimento da ordem de retirada. Contudo, havia que cumpri-la e, fazendo das tripas coração, dei ordem de marcha aos soldados do meu grupo de combate.

Poucos minutos após termos iniciado a marcha fui interpelado por um soldado (de que não me recordo o nome) que me solicitou autorização para se afastar um pouco e ir encher o cantil a um braço do rio Cacheu que se situava nas imediações. Concedida autorização, retardei um pouco a marcha para dar tempo ao regresso do soldado. Minutos depois apareceu aquele militar, excitadissimo, a gritar "Armas, armas!... Venha ver se há armadilhas".

Mandei parar a coluna e fui verificar o achado. Tratava-se da existência de uns palanques em madeira, onde se encontravam as armas cobertas por oleados, e colocadas de tal modo que ficavam acessíveis a canoas na maré cheia e rodeados de lodo no caso de maré baixa.

Imediatamente instruí o meu radiotelegrafista para contactar o comandante do COP3,  dando conta da situação e solicitando a vinda de helicópteros para transporte do material, face à sua quantidade e volume. Ao mesmo tempo solicitei a autorização para a retirada via fluvial, perante o facto de transportarmos algum material mais leve, autorização que foi concedida.

Aquando da recolha do material pelo helicóptero,  o IN flagelou-nos com morteiros e recordo que um dos projecteis caíu perto do local onde nos encontrávamos a transferir o material para o helicóptero, quase atingindo um soldado que me apareceu coberto de terra e com ar de quem tinha sobrevivido por sorte. Empurrei-o para dentro do helicóptero e seguiu com o material para Bigene.

Permaneci na zona onde, com alguns soldados, continuávamos a descobrir novos locais com os mais diversos tipos de armamento.

Passados alguns minutos constato que todos os restantes elementos da operação tinham iniciado a retirada em direção à LDM, deixando-me com mais cerca de 7 ou 8 militares na zona dos depósitos de material.

Iniciámos a retirada com alguma relutância já que iríamos deixar no local diverso material e, principalmente, minas anti-pessoal, responsáveis por diversas baixas na companhia.

Lancei para o local uma granada incendiária que procurei destruísse as minas e iniciei a retirada com o restante pessoal, seguindo o considerável carreiro que a tropa foi deixando no capim. Passados alguns minutos que pareceram horas, conseguimos apanhar a coluna e onde fui abordado pelos comandantes das companhias que integravam a operação para que, junto do comandante do COP3,  afirmasse que já não existia mais material a recolher e, assim, nos furtarmos a um regresso ao teatro das operações.

Não me pronunciei sobre o assunto mas, ao chegar a Bigene,  e em conversa com o comandante do COP3, dei a entender que provavelmente haveria mais material a recolher mas que os homens, devido ao cansaço, já não estariam em condições de regressar ao local das operações.

Foi então que os fuzileiros foram indigitados para proceder à recolha do armamento restante, apresentando posteriormente a captura do material como tendo sido um "ronco" (5) da sua unidade.

Mais tarde constatou-se que a quantidade de material apreendida constituiu, na época (1969), a maior captura de armas e munições nas três frentes da guerra colonial.

Pelo resultado da operação o Comandante Nuno Matias ofertou-me uma navalha do Comando da Defesa Marítima/ Guiné - Portuguesa, objeto que guardo religiosamente entre as minhas mais apreciadas recordações.

Recordei, então, o gila saracolé que afirmara que as armas estavam dentro de água... E não é que ele tinha razão...?!
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(1) saracolé - uma das muitas etnias da Guiné
(2) tabanca - povoação indígena
(3) bolanha - zona alagada onde normalmente se cultivava arroz.
(4) LDM - lancha de desembarque média
(5) ronco - feito notável


2. Sobre a Operação "Grande Colheita" - 21 a 23Jan69

Forças do COP 3, CCaç 3, CArt 1745 e 2412, CCav 2443, 10° Pel Art / BAC, DFE 13 e Caç Nat efectuaram emboscadas em Talicó, reconhecimento e batida na península de Sambuiá, 02.

Detectadas 4 arrecadações lN com diverso material de guerra num total de 10 toneladas. As NT foram flageladas pelo lN sem consequências.

Foi capturado:
  • 1 canhão sem recuo B-10, 
  • 1 metralhadora pesada Degtyarev de 12,7 cm,
  • 1 metralhadora ligeira Breda, 
  • 16 pistolas metralhadoras  M-25, 
  • 8 esp Mauser, 
  • 1 aparelho pontaria de morteiro, 
  • 2 cunhetes de gran art 12,7 cm, 
  • 130 granadas mort 60 mm e de LGFog RPG-2, 
  • granadas de mão defensivas, munições de armas ligeiras e documentos.

Fonte: Excertos de: Estado-Maior do Exército; Comissão para o Estudo ads Campanhas de África (1961-1974). Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África; 6.º Volume; Aspectos da Actividade Operacional; Tomo II; Guiné; Livro II; 1967-1970, 1.ª Edição; Lisboa (2015), pp,. 346/37 (Com a devida vénia...).


3. Ficha de unidade > Companhia de Artilharia n.º 1745

Identificação: CArt 1745
Unidade Mob: GACA 2 - Torres Novas
Cmdt: Cap Mil Art José Maria Torre do Vale Santos | Ten Mil Inf Jorge Vilar Gomes Gilde | Alf Mil Art António Baltazar Valente Ramos Dias

Divisa: -
Partida: Embarque em 20Ju167; desembarque em 25Jul67 | Regresso: Embarque em 07Jun69

Síntese da Actividade Operacional

Em 26Ju167, seguiu para Ingoré, a fim de efectuar o treino operacional até 19A9067, com a CCaç 1590, sob orientação do BCaç 1854 e seguidamente manter-se naquele sector como subunidade de intervenção e reserva do referido batalhão.

Em 30Ag067, rendendo a CCaç 1547, assumiu a responsabilidade do subsector de Bigene, ficando então integrada no dispositivo e manobra do BCaç 1887 e depois do BCaç 1932 e seguidamente do COP 3 e novamente do BCaç 1932. 

Tomou parte em diversas operações e acções sobre as linhas de infiltração do inimigo, com captura de cerca de 6 toneladas de armamento e material e causando-lhe muitas baixas, destacando-se as operações "Despeneirar", "Derrubante II", "Derrubante III" e, particularmente, a operação "Grande Colheita", entre outras.

Em 2Jun69, foi rendida pela CCaç 2527 e recolheu a Bissau para embarque
de regresso.

Observações - Tem História da Unidade (Caixa n." 120 - 2.A Div/4.ª Sec, do AHM).

Fonte: Excertos de: CECA - Comissão para Estudo das Campanhas de África: Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África (1961-1974) : 7.º Volume - Fichas de unidade: Tomo II - Guiné - (1.ª edição, Lisboa, Estado Maior do Exército, 2002), pág., 454
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Notas do editor:

(*) Vd. anterior versão > 29 de setermbro d  2020 > Guiné 61/74 - P21403: Operação "Grande Colheita", Península de Sambuiá, Janeiro de 1969: sem termos disparado um único tiro, descobrimos um dos maiores depósitos de armamento do PAIGC, cerca de 10 toneladas (António Baltazar Dias, ex-Alf Mil Art MA da CART 1745)

Guiné 61/74 - P23366: Convívios (932): Rescaldo do XXXV Almoço/Convívio do pessoal da CART 3494, levado a efeito no passado dia 11 de Junho, na Carapinheira - Montemor-o-Velho (António Bonito, Sousa de Castro e Jorge Araújo)

GUINÉ
COMPANHIA DE ARTILHARIA 3494 (CART 3494)
(Xime-Enxalé-Mansambo-Ponte do Rio Udunduma, 1971/1974)

O XXXV ENCONTRO/CONVÍVIO ANUAL
“OPERAÇÃO CARAPINHEIRA II – MONTEMOR-O-VELHO”
EM 11 DE JUNHO DE 2022

1. – INTRODUÇÃO
Situado na margem direita do Rio Mondego, o Castelo de Montemor-o-Velho constituiu-se num ponto estratégico na defesa da linha fronteiriça do baixo Mondego, em particular na região de Coimbra, sendo, por isso, a principal fortificação da região, no contexto da Reconquista Cristã da Península Ibérica.

2. – A MISSÃO XXXV – 11.JUN.2022

De acordo com o “plano estratégico” incluído no triângulo: “Montemor-o-Velho – Carapinheira – Encosta de São Pedro”, concebido pelo camarada António Bonito, Cmdt dos “Guias”, a “Missão XXXV (35.ª)” começou às 09:30 horas, em ponto, com a chegada dos primeiros Grs Comb, devidamente equipados e fortemente motivados para o cumprimento das tarefas definidas para a “missão”.
Estes vieram maioritariamente da região a Norte do Mondego (75%=53) – Amarante; Anadia; Arganil; Arouca; Carapinheira; Custóias; Espinho; Estarreja; Famalicão; Lourosa; Maia; Moreira de Cónegos; Oliveira do Hospital; Paços de Ferreira, Porto; Póvoa do Varzim; S. João de Ver; Taipas; Tondela; Vagos; Viana do Castelo; Vila Nova de Gaia e Viseu. A Sul do Mondego (6%=4) – Batalha; Leiria e Pataias. Da Grande Lisboa (14.1%=10) – Cascais; Linda-a-Velha; Mem Martins e Oeiras. Margem Sul do Tejo (2.8%=2) – Almada. E do estrangeiro (2.8%=2) – França.

Durante a primeira “reunião dos trabalhos”, que durou cerca de duas horas e meia, e onde se analisaram alguns dos pontos altos de situações anteriores com “história”… e muita… chegou a “ordem” de “preparação para a marcha” rumo ao objectivo, e que era, nem mais nem menos a “Tabanca da Encosta de São Pedro”, que incluía o seu envolvimento e entrada em acção com a máxima segurança.

As informações que dispúnhamos dava-nos conta de que haviam muitos mantimentos com destaque para:
► Entradas:
● - Salgadinhos; Joaquinzinhos fritos; Pataniscas; Grelhados; …
● - Sopa à Lavrador.
● - Bacalhau com natas e alface.
● - Carne de Vitela na fornalha com batata assada e verdura.

► Sobremesas:
● - Salada de fruta, doce da casa e pastel grande de Tentúgal.
● - Bolo de Aniversário. “CART 3494 - Na Guerra Construindo a Paz”.
● - Bebidas, café e Espumante.

Finda a refeição, o ex-Cap. António José Pereira da Costa, Cmdt da CART 3494, entre 22 de Junho e 10 Novembro de 1972, usou da palavra para de improviso saudar todos os ex-combatentes e respectivos familiares.
Seguiu-se um período de silêncio em homenagem aos três camaradas que nos deixaram, no período entre o último encontro e o deste ano, a saber:
 Adriano Almeida Conceição (Sold) – Canedo, Santa Maria da Feira († 20Jan2020).
 Cláudio Manuel Marques Ferreira (Fur) – Abitureiras, Santarém († 18Jan2021).
 Carlos Bento Fialho (1.º Cabo) – Chouto, Chamusca († 20Out2021).

Nesta oportunidade, em nome do colectivo da CART 3494, endereçamos aos familiares dos três camaradas falecidos as nossas mais sentidas condolências. A anteceder o “brinde” de encerramento deste nosso 35.º Encontro, que se deseja e espera que continue a ser Anual, actuou o Grupo Musical Privativo dos “Fantasmas do Xime”, dando-nos aquilo que bem precisamos no actual momento: BOA DISPOSIÇÃO.

3. – FOTOGALERIA

Foto de família dos ex-combatentes da CART 3494 que compareceram no Castelo de Montemor-o-Velho, antes da partida para Carapinheira.
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Nota do editor

Último poste da série de 29 DE MAIO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23308: Convívios (931): 48.º almoço-convívio da Magnífica Tabanca da Linha, Algés, 19 de maio de 2022 - III (e última) Parte: no total, 69 participantes, dos quais um terço eram "piras"

Guiné 61/74 - P23365: Parabéns a você (2076): Tibério Borges, ex-Alf Mil Inf MA da CCAÇ 2726 (Cacine, Cameconde, Gadamael e Bedanda, 1970/72)

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Nota do editor

Último poste da série de 17 de Junho de 2022 > Guiné 61/74 - P23358: Parabéns a você (2075): Juvenal Amado, ex-1.º Cabo CAR da CCS/BCAÇ 3872 (Galomaro, 1971/74)

sábado, 18 de junho de 2022

Guiné 61/74 - P23364: Guidaje, Guileje, Gadamael, maio/junho de 1973: foi há meio século... Alguém ainda se lembra? (5): um "annus horribilis" para ambos os contendores: O resumo da CECA - Parte IV: Op Ametista Real, de 17 a 21 mai73, destruição da base de Cumbamori, no Senegal


Raúl Folques, com o posto de major foi o último comandante do Batalhão de Comandos Africanos, antes do 25 de Abril de 1974, mais exactamente entre 28 de Julho de 1973 e 30 de Abril de 1974, tendo sido antecedido pelo major Almeida Bruno (2 de Novembro de 1972 a 27 de Julho de 1973), e imediatamente seguido pelo Cap Matos Gomes (1 de Maio a 12 de Junho de 1974). Os dois aparecem aqui na foto, à esquerda, o Matos Gomes, e à direita o Folques.

Foto editada, extraída de Amadu Bailo Djaló - Guineense, comando, português. Lisboa: Associação de Comandos, 2010, p., 240 (com a devida vénia...)

Estes três oficiais, juntamente com o cap paraquedista António Ramos, foram os únicos europeus a participar, com os militares do Batalhão de Comandos Africanos, e o Grupo do Marcelino da Mata, na célebre Op Ametista Real, de assalto à base do PAIGC em Cumbamori, no Senegal, em 19 de Maio de 1973, e cujo sucesso permitiu aliviar a pressão sobre Guidaje. Nessa dramática operação, o major Folques foi ferido. Os números oficiosos apontam para 9 mortes, 11 feridos graves e 23 ligeiros, entre as nossas força.




Lisboa >  2009 >  Da esquerda para a direita, o cor inf 'comando' ref Raul Folques e o ten gen 'comando' ref Almeida Bruno (os dois primeiros comandantes do Batalhão de Comandos Africanos da Guiné) e o saudoso grã-tabanqueiro Amadu Jaló (Bafatá, 1940 - Lisboa, 2015).

Foto (e legenda): © Virgínio Briote (2015). Todos os direitos reservados.  [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

O Amadu Jaló tem onze páginas (pp. 248-258), no seu livro "Comando, Guineense, Português" (edição da Associação dos Comandos, 2010), de grande intensidade dramática, sobre a Op Ametista Real, e nomeadamente sobre a retirada dos comandos africanos até Guidaje e depois até Bigene, com o Raul Folques ferido e amparado pelos seus soldados.



1. Guidaje, Guileje e Gadamael, os famosos 3 G... Daqui a  um ano, em 2023, a "batalha dos 3 G" vai fazer meio centenário...

Será que já está tudo dito, escrito e lido sobre os 3 G ?  Não, ainda há muito coisa para dizer, ler, ouvir e aprender, sobretudo aqueles de nós que não viveram na pele as agruras daqueles longos, trágicos mas também heróicos dias de maio e junho de 1973... Dias que não se podem resumir à contabilidade (seca) das munições gastas ou das baixas de um lado e do outro (e foram muitas, as baixas, as perdas).

Nestes dia que correm de fim de primavera, em que passam 49 anos sobre a Op Amílcar Cabral, em que o PAIGC jogou forte (em termos de meios humanos e materiais mobilizados) contra as posições fronteiriças de Guidaje (no Norte) e Guileje e Gadamael (no Sul), pareceu-nos oportuno repescar alguns postes e comentários que andam por aí perdidos... E publicar novas histórias ou informção de sinpose dos aconteimentos.

Daí esta série "Guidaje, Guileje, Gadamael, maio/junho de 1973: foi há meio século... Alguém ainda se lembra?"...

Felizmente que ainda temos muitos camaradas vivos, que podem falar "de cátedra! sobre os 3 G, Guidaje, Guileje e Gadamael... Outros, entretanto, já não estão cá, que "da lei da morte já se foram libertando"... Do lado do PAIGC, por seu turno, é cada vez mais difícil poder-se contar com testemunhos, orais ou escritos, sobre os acontecimentos de então.

Damos continuação à publicação de um excerto da CECA (2015) sobre estes acontecimentos (*).


CAPÍTULO III > ANO DE 1973 > 2. Nossas Tropas >

 2. 2. Operação Ametista Real - 17 a 21Mai73


(...) A partir da segunda semana de Maio de 1973 a situação na área de Guidaje foi-se agravando, quer pelas flagelações inimigas ao aquartelamento, quer pelos ataques lN às colunas de reabastecimentos vindas de Farim.

Houve a notícia de movimentações de tropas do PAIGC junto à fronteiran com a República do Senegal e existiram dificuldades em evacuar os feridos em combate devido às limitações de emprego dos meios aéreos.

Estes factos levaram o Cmdt-Chefe a decidir avançar com uma operação de grande alcance para conter as forças do PAIGC que atacavam Guidaje e abrandar a tensão sobre este aquartelamento a fim de possibilitar o reabastecimento da guarnição militar e a evacuação dos feridos.

A missão de executar a operação foi atribuída ao Batalhão de Comandos da Guiné.

Transcreve-se o relatório da operação elaborado pelo Cmdt do BCmds em 25Mai73. Estão omitidos os Anexos A, B, C e D.

Relatório da Operação "Ametista Real"

Realizada de 17 a 21Mai73 na Região de Guidaje - Bigene - Binta. Referência: Folhas da Carta de Guiné: Guidaje - Bigene - Binta. Escala 1/50.000

1 - Situação

a. Forças Inimigas

- O mencionado na ordem de Operações "Ametista Real"

b. Forças Amigas

- COP 3 Bigene; Guidage. | COP 2 Binta | BA 12 6 aviões "G-91", alerta em Bissau.

2 -Missão

Aniquilar ou, no mínimo desarticular os elementos ln na região compreendida ntre Guidaje e Bigene.

3 - Forças Executadas

a. Comando: Cmdt/Oper - Maj Cav, "Comando" João de Almeida Bruno.

b. Composição e Articulação de Forças

- Agr Centauro (3ª CCmds a 6 Gr Cmds) | Comandante Cap Inf"Comando" Raul Folques.

- Agr Bombox (2ª CCmds a 6 Gr Cmds) | Comandante Cap Cav "Comando" Matos Gomes.

- Agr Romeu (1ª CCmds a 6 Gr Cmds + 1 Gr COE) | Comandante Cap Para António Ramos.

c. Meios:  13 CCmds; 2ª CCmds; 3ª CCmds; 1 Gr COE; 4 helis ALL III - TEVS; 2 helis ALL III - armados; 6 aviões G-91 - ATIP e ATAP (alerta em Bissau); 4 aviões DO-27 - DCON.

d. Alterações à Orgânica Regulamentar - Nada.

4 - Planos estabelecidos para a Acção

Foram estabelecidos contactos pessoais com a REPOPER, REPINFO, COAT/BA 12 CMDDEFMAR.

5 - Desenrolar da Acção

Dia 17Mai73:  18h00- Saída de Bissau para Bigene em LDG.

Dia 18Mai73: 23H50 - Saída de Bigene para a base de ataque.

Dia 19Mai73

06h20 - Chegada à base de ataque.

08h20 - Início do bombardeamento da FAP e exploração da zona de objectivos.

09h05 - Estabelecido o primeiro contacto com o lN.

14h10 - Estabelecido o último contacto com o lN. ln estimado em 500/600 elementos armados, com apoio de mort 82 mm, canhões s/recuo e foguetões.

14h30 - Início da progressão para a base de recolha.

18h20 - Chegada a Guidaje.

Dia 20Mai73

08h30 - Saída para Binta.

19h30 - Chegada a Binta.

Dia 21Mai73

07h30 - Saída de Binta para Bissau.

16h00- Chegada a Bissau.

6 - Resultados obtidos

(1) Obtidos pelas NT sobre o lN

a. Baixas causadas ao ln

- Mortos (confirmados) 67.

- A FAP deve ter provocado com os seus bombardeamentos elevadas baixas ao lN que se estimam, dado o facto de o último bigrupo lN referenciado ser de efectivo de cerca de 150 elementos, entre 100 a 150 elementos.

b. Material destruído e capturado:

Material destruído

- Depósito de Material 16

- Paiois (bombardeados pela FAP) 6

- Mort AA (bombardeados pela FAP) 2

- Munições de armas ligeiras 50 mil

- Esp aut Kalashnikov 300

- Pist metr PPSH 112

- Gra mão 560

-Minas A/C  505

- Minas A/P  400

- Metr Lig  Degtyarev 100

- Mort 82 mm 11

- Canhão s/r  14

- LGFog RPG-7 138

- LGFog RPG-2 450

- Gran Canhão s/r  1.100

- Gran mort 60 mm 225

- Gran mort 82 mm 406

- Gran LGFog  RPG-7 54

- Rampas de foguetões 122 mm 21

- Foguetões de 122 mm 53

Estes números são estimados, embora tenha havido o cuidado de, tanto quanto possível, contar o material destruído.

Os paióis destruídos pelos bombardeamentos da FAP devem triplicar o material destruído mas não é possível estimar nem o seu volume nem a sua natureza, embora se pense que seriam na sua grande maioria munições de morteiro e de canhão s/r, dados os violentos rebentamentos que provocaram.

c. Material capturado

- Anexo B

d. Documentos

- Nada

e. Objectivos lN destruídos

A FAP e as FT devem ter destruído quase na totalidade a organização militar lN sediada na Zona. No entanto julga-se que o lN ainda ficou com algumas instalações que não poderam ser
referenciados na altura.

(2) Baixas causadas às NT pelo lN

a. Pessoal

- Anexo C

b. Material

- Anexo A

(3) Baixas sofridas pelas NT por outras causas.

a. Pessoal

- Nada.

b. Material

- Anexo A

(4) Munições consumidas

- Anexo A

7 - Serviços

- Ração de reserva para 4 dias | Água para 4 dias.

8 - Apoios

O COATIBA 12 apoiou a Operação em ATAP e ATIP com aviões G-91

9 - Ensinamentos colhidos

a. Referentes ao lN

- Revelou-se muito forte e organizado, defendendo a todo o custo as suas posições.

- Além de enquadramento cubano (?), foram referenciados 4 elementos da Mauritânia (3 mortos e 1 ferido que veio a morrer posteriormente).

b. Referentes às NT

- Necessidade de armas de apoio (mort 81 mm e canh s/r  5,7 cm).

10 - Diversos

a. Citações

- Anexo D.

ANEXOS

A - Mat das NT extraviado, danificado e consumido.

B - Mat capturado ao lN.

C - Baixas sofridas pelas NT.

D - Citações [... ]"

Execução"

"As forças do batalhão de comandos saíram em 17 de Maio de Bissau numa LDG, apoiadas por duas LFG, e desembarcaram em Ganturé nessa tarde. 

Depois de briefing em Bigene, saíram pelas 23h50 para norte, pela seguinte ordem: agrupamentos Bombox, Centauro e Romeu.

Pelas 05h30 de 19 de Maio, a testa da coluna alcançou o itinerário que apoiava a base de Cumbamori, objectivo principal da operação. O agrupamento Bombox passou para norte da estrada, o agrupamento Centauro ocupou posições a sul e o agrupamento Romeu instalou-se à retaguarda, numa pequena povoação.

Às 08h20 iniciou-se o ataque aéreo com aviões Fiat G-91, que destruíram os paióis da base, tendo as munições explodido durante algum tempo.

Às 09h05, o Agrupamento Bombox executou o assalto inicial, provocando o primeiro contacto com as forças do PAIGC. Estes combates desenrolaram-se até às 14h10, quando o comandante da operação deu ordem para o Agrupamento Centauro apoiar uma ruptura de contacto entre as suas forças e as do PAIGC.

Foi uma operação de grande dificuldade, porque os combatentes de um e de outro lado se encontravam muito próximos. O comandante do Agrupamento Centauro  [Raul Folques]
 ferido, mas conseguiu realizar essa separação [... ]. 

Às 14h30 o batalhão de comandos iniciou o movimento para a base de recolha e às 18h20 os seus primeiros elementos chegaram a Guidaje. 

Em 20 de Maio, o mesmo batalhão saiu de Guidaje para Binta, a pé, deixando ali os seus feridos e os militares que não se encontravam em condições de prosseguir a marcha. Em Binta, embarcou numa LDG de regresso a Bissau".

[Nota: Aniceto e Gomes, Carlos de Matos, "Guerra Colonial" ... pp. 506-507. ]

(Continua)


Fonte: Excertos de: Estado-Maior do Exército; Comissão para o Estudo ads Campanhas de África (1961-1974). Resenha Histórico-Militar das Campanhas de África; 6.º Volume; Aspectos da Actividade Operacional; Tomo II; Guiné; Livro III; 1.ª Edição; Lisboa (2015), pp. 313/319. (Com a devida vénia...)

[ Seleção / adaptação / revisão / fixação de texto / negritos e itálicos, pata efeitos de publicação deste poste no blogue: L.G.]

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Guiné 61/74 - P23363: Os nossos seres, saberes e lazeres (508): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (55): Christine Garnier na Guiné e nos Açores (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 6 de Maio de 2022:

Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto

Mário Beja Santos

No seu incontornável livro de investigação, Salazar - Biografia Política, Publicações Dom Quixote, 2009, por Filipe Ribeiro de Menezes, o historiador atribui uma grande importância a um livro que apareceu simultaneamente em Portugal e França em 1952. Salazar acedera dar uma entrevista a uma jornalista francesa, dizia-se que bastante reputada, mas na imprensa portuguesa pouco se referiu o seu currículo. Christine Garnier, em termos atuais, é o que se chamaria uma repórter de conflitos, uma viajante incansável, muito centrada em acontecimentos africanos, nasceu no Senegal e ao Senegal dedicou muitas páginas, ainda hoje dignas de serem lidas. Gostava imenso de ir ver de perto questões turbulentas, como uma rebelião no Sara Espanhol, viajou pela Gâmbia e pela Guiné Portuguesa no final da década de 1950. O que se previa ter sido uma entrevista de horas ficou acordado ser uma longa conversa entre a jornalista e o ditador na sua casa no Vimieiro, é o pano de fundo de Férias com Salazar, a reportagem, como sublinha Filipe Ribeiro de Menezes refrescou, retocou, criou no leitor a ilusão de que aquele habilíssimo político vivia totalmente empenhado no interesse nacional, mas não hesitaria em regressar à sua terra natal, que é mostrada no documento como quase o centro da sua vida. Ao contrário do que se fez constar, Salazar ficou verdadeiramente reconhecido pelo trabalho de Garnier, bem se insinuou ter havido para ali uma paixão de homem serôdio, Marcelo Mathias, então embaixador em Paris, recebeu a incumbência do ditador em adquirir uma joia de alto valor na Place Vandôme, Mathias pareceu assombrado com o número indicado por Salazar, este não gostou que o seu embaixador duvidasse da sua palavra, a joia preciosa foi entregue à jornalista como lembrança da sua estadia no Vimieiro. E Salazar recebeu no Forte do Estoril por várias vezes Garnier, até acompanhada pelo seu segundo marido.
Christine Garnier e Salazar, um ângulo equívoco magistralmente captado por Rosa Casaco, fotógrafo e inspetor da PIDE

Talvez alguém se lembre um dia de consultar os artigos de Christine Garnier, é possível que haja surpresas. Uma delas poderá ser o seu aparecimento na Guiné Portuguesa em 1961, a pedido de Salazar, tinha havido uma incursão de manjacos residentes no Senegal que foram atacar São Domingos, flagelação de pouca monta, Garnier apareceu, levou relatório, seguiu para Dacar, prometeu que aquele documento iria ser enviado a Salazar. E poderá mesmo acontecer que os arquivos revelem outras surpresas, uma delas podia ser a ligação entre Garnier e os serviços secretos franceses, esta mulher insinuante e de belíssima escrita publicava regularmente as suas reportagens, com dados importantíssimos, muito úteis para a política externa francesa. É uma suposição. Ela escrevia em diferentes periódicos, era uma presença constante numa das revistas de índole conservadora de maior reputação em França, La Revue des Deux Mondes, é no número de 15 de janeiro de 1958 que ela publica um admirável artigo, Sumptuosos, Melancólicos Açores…

Inicia o seu trabalho em dia de procissão nas Capelas, junto dos pescadores de baleias. Descreve o colorido da festa, ruas floridas, ricas colchas nas janelas, o estralejar dos foguetes, a venda de guloseimas, mas deixando sempre a menção da pobreza daquela gente fervorosa. Passa para a História dos Açores, o seu povoamento, onde não faltam flamengos, a emigração açoriana, o deslumbramento da Ilha das Flores, a vida comunitária do Corvo, onde ninguém fechava a porta à chave, depois o Faial, o Pico, a pesca da baleia, encanta-se com Angra do Heroísmo e os seus monumentos e a tourada à corda. Estamos agora em Ponta Delgada, socorre-se de uma palavra para um estado de espírito, a mornaça, uma referência ao capacete e ao ar húmido e pesado. Regista o entusiasmo com que os açorianos se encontram e se saúdam tão efusivamente; inevitavelmente o passeio vai até às Furnas, dá-nos uma bela descrição, não esconde o seu encantamento pela beleza da paisagem, os pontos altos atormentados, as lagoas, o fundo das crateras, a doçura e a serenidade que sempre viu nos aglomerados urbanos.

E temos a pincelada final, o Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se abriga no interior do Convento da Esperança, em Ponta Delgada. É uma visão que esmaga, aquele tronco coberto por uma capa vermelha, o semblante de sofrimento de Cristo que se ofereceu para a redenção do Homem, do lado de cá da grade há sempre gente ajoelhada a pedir-lhe devotamente ajuda. E há as festas que podem durar até sete semanas, os tapetes de flores, as iluminações. Despede-se do leitor gabando os jardins açorianos, jamais esquecerá as hortênsias e aquela cor mineral que parece pratear as pétalas. Só falta dizer-nos, no fim da reportagem, que está pronta a regressar.


Capa de um best-seller que revitalizou a imagem de Salazar, interna e externamente, na década de 1950, sete edições em catadupa
Onde se vê que a jornalista já conhecia a Guiné antes da guerra de libertação chegar
Artigo da jornalista publicado na revista em janeiro de 1958

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Nota do editor

Último poste da série de 11 DE JUNHO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23343: Os nossos seres, saberes e lazeres (507): Itinerâncias avulsas… Mas saudades sem conto (54): Os jardins esplendentes do Palácio Nacional de Queluz - 3 (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P23362: (Ex)citaçõs (410): O islão na Guiné-Bissau, país laico e tolerante: correntes moderadas e radicais (Cherno Baldé, Bissau)


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Contuboel > 16 de Dezembro de 2009 > O João Graça, médico e músico, posando ao lado do dignitário Braima Sissé. Por cima deste, a foto emodulrada de Fodé Irama Sissé, um importante letrado e membro da confraria quadriyya [, islamismo sunita, seguido pela maior parte dos mandingas da Guiné; tem o seu centro de influência em Jabicunda, a sul de Contuboel; a outra confraria tidjania, é seguida pela maior parte dos fulas].

O Braima Sissé foi apresentado ao João Graça como sendo um estudioso corânico, filho de uma importante personalidade da região, amigo dos portugueses na época colonial [, presume-se que fosse o próprio Fodé Irama Sissé].(*)

Foto (e legenda): © João Graça (2009). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

 

1. Comentário de Cherno Baldé, nosso colaborador permanente para as questões etno-linguisticas,  vive em Bissau, tem formação superior tirada na ex-União Soviética (Universidade de Kiev, Ucrânia) e em Lisboa, ISCTE- IUL

Quanto a questão do véu islâmico... é uma questão religiosa deveras melindrosa, mas também económica e financeira, de quem mais e melhor pode pagar. 

Se nos anos 60/70 os mais cotados representantes eram, em grande maioria, da etnia fula (ver Futa-Fula) que professavam a corrente Sunita da Tidjania, bem moderada, com ligações às correntes religiosas do Magreb e do Egipto (escolas islâmicas de Fez e do Cairo, nomeadamente Universidade de Al-Qarawiyyin e Al-Azhar) que formavam os nossos estudantes em matéria islâmica, actualmente a etnia mandinga/biafada apoderou-se da iniciativa do proselitismo religioso com ligações ao movimento Salafista - Wahabita do Médio Oriente (países do Golfo liderados por Qatar e Arábia Saudita) beneficiando de importantes fundos (doações) para esse efeito.

Durante os últimos anos houve uma espécie de braço de ferro das duas correntes pela liderança das comunidades em Bissau e nas principais cidades do interior, com destaque no Norte e Leste do país, mas, pelos vistos a nova corrente está a levar a melhor e com isso, também, a presença cada vez maior de jovens discípulos desta corrente é Salafista-Wahabita nas mesquitas também por eles construidas tanto nos subúrbios da capital como no resto do país. 

Apesar de tudo, ainda não passa de um fenómeno novo e pouco expressivo, tendo em conta a resistência das correntes mais antigas e tradicionais (Tidjania e Quadryya) na região Oeste africana. 

Ainda convém salientar que não se trata do caso específico de um país,  em particular, mas de toda a nossa subregião africana onde a Guiné Bissau ainda faz boa figura em termos de equidade e tolerância. 

Até quando ? Não se sabe, o mais certo é que a situação tende a piorar e só seria possivel contrariar a tendência com uma oferta maciiça de formação e educação escolar de carácter secular e não religiosa aos mais jovens a nível do pais em larga escala, acompanhada de possibilidades de emprego e/ou iniciativas individuais de auto-emprego.

Cordialmente,

Cherno Baldé (**)

PS - A confraria Xiita (com ligações ao Irão) não tem muitos adeptos na nossa subregião (África do Oeste) e mesmo a nivel do continente é pouco expressivo. Mas, eu não falei desta corrente religiosa e sim da competição dentro da corrente Sunita,  onde existem orientações moderadas (mais antigas) e outras mais radicais (Salafistas / Wahabitas) originárias do Mêdio Oriente cuja influência é cada vez mais sentida nas comunidades muçulmanas do país e da subregião.

E, claro, como qualquer actividade sociocultural, quem tem mais recursos (meios humanos, materiais e financeiros) tem mais vantagens na mobilização social das comunidades no campo religioso também. Se quisermos tomar como elemento de comparação,  direi que a politica Spinolistas "Por uma Guiné melhor" para ser credível tinha em consideração várias dimensões e nas diferentes esferas da vida das comunidades (povos) da Guiné, sem descurar, obviamente, do campo militar. A nossa"tropa-macaca" é que não conseguia entender e acompanhar uma tão repentina mudança de direção e de atitudes para com os pretos indígenas na complicada engrenagem imperial do Estado Novo. (***)

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(**) Último poste da série > 16  de junho de 2022 > Guiné 61/74 – P23357: (Ex)citações (409): Sobre a progressão da coluna no dia 29 de Maio, atentem no seguinte excerto do meu livro "Prece de um Combatente" (Manuel Luís R. Sousa, SAj GNR Ref, ex-Soldado da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4512/72)

(***) Vd. também excerto do livro de Frncisco Proença de Garcia -  Os movimentos independentistas, o Islão e o Poder Português (Guiné 1963-1974). Triplov.com.org

Vd. também postes de:


19 de julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6762: Antropologia (19): Os muçulmanos face ao poder colonial português e ao PAIGC (Eduardo Costa Dias)

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Guiné 61/74 - P23361: Efemérides (371): 17 de junho de 2022, Dia da Consciência, em memória de Aristides de Sousa Mendes (João Crisóstomo, Eslovénia)


Aristides de Sousa Mendes, 1940.
Cortesia de Fundação Aristides de Sousa Mendes.


A. 17 de junho de 2022: Lisboa: D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa,  presidiu à celebração do Dia da Consciência


Conforme lembrete que nos mandou ontem o João Crisóstomo (o maior lobista, luso-americano, da Tabanca Grande...), e com base em notícia de 7 do corrente do portal da Agência Ecclesia, estava provisto que o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, presidisse, hoje,  dia 17,  às 10h30, no Convento de São Domingos de Benfica, à celebração do Dia da Consciência, lembrando a figura de Aristides Sousa Mendes.

Esta comemoração resultou da “conjugação de esforços” do Convento de São Domingos de Benfica; familiares e Fundação Aristides Sousa Mendes; Escola Delfim Santos /Agrupamento das Laranjeiras e ALÉM – Associação Literatura, Literacia e Mediação.

Estava também previsto que a celebração da Eucaristia tivesse acompanhamento musical por Susana Moody (contralto),Tiago Sepúlveda (tenor), Alexey Shakitko (pianista/organista) e Diana Matos (alaudista).

 Fonte: Ecclesia

Recorde-s que o  Dia da Consciência é celebrado, anualmente, a 17 de junho, em homenagem a Aristides de Sousa Mendes por ter seguido «a voz da consciência e ter salvo a vida de milhares de judeus e outros perseguidos».

Este dia comemora o respeito pela liberdade de consciência. As ações de Aristides Sousa Mendes foram motivadas pelos seus valores cristãos e humanistas.

Aristides de Sousa Mendes nasceu em Cabanas de Viriato, a 19 de julho de 1885 e desempenhava funções de cônsul em Bordéus, França, durante o início da II Guerra Mundial.

Fonte: Eurocid


B. DIA DA CONSCIÊNCIA, apêndice ao livro LAMETA, de João Crisóstomo

Já aqui reproduzimos em tempos largos excertos do livro do nosso querido amaigo e  camarada da diáspora, João Crisóstomo (Nova Iorque), ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), LAMETA - Movimento Luso-Americano para a Autodeterminação de Timor-Leste, edição de autor, Nova Iorque, 2017, 162 pp.

Como escrevemos, é um documento para a história, ou pelo menos, para "memória futura", dos timorenses, dos portugueses e os demais lusófonos, incluindo os filhos e os netos do autor, que vivem na Améria. 

Mais recentemente, o autor acrescentou ao livro um apêndice que poderá sair em papel, no caso de ele decidir fazer uma segunda edição, o que nos parece pouco provável... A edição do LAMETA, em papel, só possível após muitas insistências (e se calhar algumas "pragas"...) dos amigos.

Reproduz-se aqui o texto, em formato digital,  que o João Crisóstomo nos acaba de mandar da Eslovénia, terra da sua esposa Vilma, na véspera do Dia da Consciência:

(...) "Conforme devidamente mencionado no livro, a par deste envolvimento com Timor Leste e de alguma maneira relacionados com este, a LAMETA desenvolveu outras ações. Entre estas conta-se o reconhecimento mundial da figura e ação de Aristides de Sousa Mendes.

Em 2003/4, no contexto desse reconhecimento, LAMETA fundou um movimento para que o dia 17 de Junho fosse considerado e celebrado a nível mundial, como o “Dia da Consciência" de acordo com o espírito de Aristides que seguindo os ditames da sua consciência nesse dia em 1940 tomou a decisão de salvar todos os que fugiam dos Nazis.

Entre muitos outros eventos levados a cabo nesse sentido, permito-me destacar: Um primeiro evento em Nova Iorque no dia 17 de Junho de 2003 que constou de uma exposição, e uma exibição (com palestra pelo Rabbi David Baron, co-produtor do filme “Diplomats for the Damned “).

E logo no ano seguinte o Dia 17 de Junho de 2004 e o “Acto de Consciência” de Aristides de
Sousa Mendes foram celebrados com cerca de oitenta acontecimentos por todo o mundo, com
destaque para 34 Missas, celebradas com a maior solenidade em 21 países.

Em Junho de 2010 houve uma concelebração em Roma pelos Cardeais Walter Kasper,
Renato Martino, Cláudio Hummes e William Levada. Este acontecimento não foi despercebido
pela media e a Agência de notícias Zenit deu-lhe devida cobertura: “Tribute paid to those who
followed conscience”, (Rome June 18, 2010 (Zenit.org).

Semelhantes eventos ocorreram em outros países e no Parlamento do Canadá foi introduzida uma moção por Mário Silva M. P. “encouraging all parliamentarians to recognize this devotion to conscience by supporting my motion to designate June 17 each year a day of conscience, consistent with the international efforts of João Crisóstomo”.

O "Dia da Consciência ” continuou a ser celebrado desde então simultaneamente em muitos
países todos os anos no dia 17 de Junho.

Vaticano:

Foi em 2010 que enviei uma primeira carta a Sua Santidade, pedindo a bênção e participação do Vaticano para este projecto. Esta não teve então qualquer resposta. Sabia que seria um projecto difícil, tanto mais que havia vozes discordantes. Mas perseverante e sempre esperançado, continuei e repeti o pedido em vários anos seguintes.

Em 2017 ofereceu-se-me uma possibilidade que não deixei de aproveitar. A propósito da Escola de S. Francisco de Assis em Timor Leste (ideia original deRuci Chamusco e do casal luso-timorense Glória e Gaspar Sobral), fui recebido no Vaticano e no decurso de uma longa audiência com o Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, tive ocasião de lhe falar sobre Aristides de Sousa Mendes e no projecto do “Dia da Consciência”, e pedi-lhe a sua colaboração.

Vaticano, Agosto de 2017: A Escola S. Francisco de Assis e o “Dia da Consciência” foram os
assuntos do encontro entre o Sr. Cardeal Pietro Parolin e João Crisóstomo.

No ano seguinte numa das cartas dele recebidas, atrás reproduzida, depois de falar de Timor Leste e da Escola de S. Francisco de Assis, o Sr. Cardeal Pietro Parolin mencionava não ter esquecido o meu pedido sobre Aristides de Sousa Mendes. E a partir daí, aproveitando todas as razões e oportunidades que se me ofereciam eu ia lembrando Sua Eminência da relevância deste projecto. Sua Eminência respondia-me que o assunto “estava a ser estudado”.

 A 11 de Setembro de 2019 o seu assistente Mons. Robert Murphy, ao mesmo tempo que me dava a conhecer a sua transferência para novo posto, enviou- me uma mensagem de Sua Eminência para me assegurar que o assunto das minhas cartas não estava esquecido (sic):

"Cardinal Parolin has asked me to reply on his behalf to your letters, sent over the course of the last months, to assure you that your proposal regarding the “Day of Conscience” is currently under study. "

E, já perto do dia 17 de Junho, a 22 de Março de 2020, eu recebia um outro Email de Sua
Eminência:

"Sorry for not giving any reply to your numerous letters, the last of which you sent at the
beginning of last February, about the Day of Conscience project".... e depois "I hope to be able to send you a definite answer without further delays. I apologise for this inconvenience and I rely on your understanding. May God bless you. Have a good Sunday! Pietro Parolin"


E de facto, a 17 de Junho de 2020, na Audiência Geral de 17 de Junho de 2020 o Papa Francisco lembrou este dia (*)

"Today is the Day of Conscience, inspired by the witness of the Portuguese diplomat Aristides Sousa Mendes, who around 80 years ago decided to follow his conscience and saved the lives of thousands of Jews and other persecuted people. May freedom of conscience be respected and always and everywhere and may every Christian give the example of the consistency of an upright conscience enlightened by the Word of God”.

Esta alusão do Papa Francisco neste dia da Consciência em 2020 foi para mim como que o
"reconhecimento oficial” de Aristides de Sousa Mendes e do Dia da Consciência por parte do
Vaticano.

Achei apropriado e aproveitei a data do “Dia do Pai”, alguns dias depois, para manifestar a Sua Santidade Papa Francisco e a Sua Eminência Cardeal Pietro Parolin o meu reconhecimento:

To His Holiness Pope Francis, New York, June 21 2020
Dear Father
Today is Fathers Day in USA. And I thought this the best way and best day to let Your Holiness know of my heartfelt gratitude for the “present “You gave the world by mentioning June 17 as the “Day of Conscience”.

Your Holiness: You are the father of all of us; and by doing so Your Holiness has given us a much welcome “father's present”. Thank you indeed."!

(...) (...) Yours in Christ,
João Crisóstomo


E igualmente a Sua Eminência Cardeal Pietro Parolin:

His Eminence Cardinal Pietro Parolin, New York, June 21 2020
Secretary of State of His Holiness

Dear Father, my dearest friend,

Today is Father’s Day in USA. And I thought this the best way and best day to let Your Eminence know of my heartfelt gratitude. You were kind in your heart: I know that it was your interest and help that “made the difference” in this “Day of Conscience project”.

I have sent a “Thank you” letter to His Holiness. (...) I thank Our Lord for putting you in the right place and I thank you for your very much appreciated help. (...)

I know you this letter will go to you first.(...)

Yours in Christ,
João Crisóstomo


O júbilo (bem justificado) por este final reconhecimento por parte do Vaticano foi geral, não só em Portugal como por esse mundo fora, como tive ocasião de verificar. Mesmo por parte de
alguns que antes não partilhavam comigo nesta ideia de lembrar o “Dia de Consciência” a 17 de Junho e que agora “reconsideraram" a sua opinião escrevendo: "Wow this is great news! (...) Congrats to João on this achievement!" ( assinatura reconhecida )

O nosso próprio Presidente da República Prof Marcelo Rebelo de Sousa, a quem logo no mesmo dia 17 de Junho dei conhecimento deste importante reconhecimento por parte do Vaticano, enviou uma carta de agradecimento a Sua Santidade o Papa Francisco. 
_________

Este “apêndice”, de nove páginas  (que inclui uma primeira parte sobre a Escola São Fransisco Assis, nas montanhas de Lorosae), o livro LAMETA foi escrito em 20 de Maio de 2022, dia do 20º aniversário da independência de Timor Leste. (**)

João Crisóstomo
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Notas do editor

(*) Vd. poste de 19 de junho de 2020 > Guiné 61/74 - P21089: Efemérides (328): O Papa Francisco recordou o "Dia da Consciência", celebrado nesta quarta-feira, dia 17,"inspirado no testemunho do diplomata português Aristides de Sousa Mendes, que, oitenta anos atrás, decidiu seguir a voz da consciência e salvou a vida de milhares de judeus e outros perseguidos", lê-se no "Vatican News" (João Crisóstomo, Nova Iorque)

(**) Último poste da série > 6 de junho de  2022 > Guiné 61/74 - P23330: Efemérides (370): 10 de Junho de 2022 - Homenagem aos Combatentes da Guerra do Ultramar - XXIX Encontro Nacional, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Lisboa

Guiné 61/74 - P23360: A Guiné-Bissau, hoje: factos e números (5): A principal fonte de energia (c. 85%) ainda é a proveniente da biomassa (lenha, carvão vegetal...)


Guiné-Bissau > Região do Oio > Farim > 7 de junho de 2022 > Molhos de lenha, à beira da estrada, no K3. A lenha e o carvão são levados para Bissau para que não falte na época das chuvas na casa das famílias... 90% das famílias de Bissau ainda os utilizam como combustível nas suas cozinhas. Apesar do grande potencial do país em matéria de energias renováveis... 

Foto (e legenda): © Patrício Ribeiro (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

1. Comentário de Cherno Baldé ao poste P23350 (*):

Em relação a foto acima reproduzida, e baseando-se em dados oficiais do Ministério da Energia e Recursos Naturais de 2018, estimava-se que o perfil energético da Guiné-Bissau fosse o seguinte: 
  • 70-72%: Lenha; 
  • 14-15%: Carvão vegetal com utilização de fogões tradicionais e melhorados; 
  • 10-12%: Electricidade e produtos petroliferos 
  • 1-4 %: Renováveis (energia solar). 

De notar que estes dados não são muito diferentes dos dados apresentados no estudo,  citado por Luis Graça,  da ONGD ALER,  de 2017 [Vd. excerto abaixo publicado, no ponto 2].

Apesar de haver varios projetos em carteira para a instalação de centrais fotovoltaicas no país, todavia ainda só funcionam em Contuboel, Bambadinca e Bissorã com alguns problemas técnicos e de gestão e, sobretudo, muitas queixas dos beneficiários,  seja pela quantidade/quantidade, seja pelas tarifas praticadas, num contexto de muita pobreza e onde quase sempre se esperava acontecer uma distribuição gratuita, à moda da Suécia dos anos 70/80. (**)

Cherno Baldé

2. Excerto de artigo> 4 de dezembro de 2017 > ALER - Associação Lusófona de Energias Renováveis > Notícia > Geogios Xenakis > Programa Comunitário de Acesso a Energia Renovável de Bambadinca “Bambadinca Sta Claro”
 
(...) Geograficamente localizada na costa ocidental da África, a República da Guiné Bissau é um pequeno país de 36.125 km2, com uma população total de 1,45 milhões de habitantes, 60% dos quais concentrados em áreas rurais (Recenseamento Geral da População e Habitação-RHPH de 2009). 

A vila de Bambadinca, com 6,4 mil habitantes está localizada na região de Bafatá, 120 quilómetros a leste da capital Bissau.

A taxa de acesso à eletricidade da população na Guiné-Bissau é muito baixa: segundo o Plano de Ação no Sector das Energias Renováveis[1], em 2010 a taxa era apenas 11,5%, enquanto que na região da África subsaariana esta taxa cresceu de 23% em 2000 para 32% em 2012 [2].

 Bambadinca era abastecida por geradores diesel até 2007 que, entretanto, se tornaram obsoletos deixando 95% da população da vila sem energia elétrica.

Neste contexto complicado, a TESE-Associação para o Desenvolvimento implementou entre 2011 e 2015 o projeto “Bambadinca Sta Claro” em parceria (...). (***)

No âmbito do Programa Comunitário de Acesso a Energia Renovável de Bambadinca – “Bambadinca Sta Claro” uma mini-rede decentralizada foi construída na vila de Bambadinca, tendo sido desenvolvido e implementado o modelo de gestão para garantir a sustentabilidade do sistema.

A solução técnica trata-se de um serviço de energia decentralizado (off-grid) constituído por uma componente dedicada à produção de energia elétrica e uma rede de transporte e distribuição dedicada à entrega da energia à comunidade. 

A produção é conseguida de forma híbrida, graças a painéis fotovoltaicos e a geradores diesel (Central Fotovoltaica Híbrida – CFH). O consumo noturno é satisfeito através de baterias e se for necessário pelos geradores, como backup. A CFH tem três grupos idênticos, de uma potência total de 312kWp. O sistema garante o fornecimento de energia 24h a Bambadinca, conseguindo uma baixa utilização dos geradores.

Para garantir a sustentabilidade económica e social do projeto, a gestão é sustentada por uma parceria público-comunitária e neste contexto foi criado o Serviço Comunitário de Energia de Bambadinca (SCEB). A comunidade local tem sido envolvida no projeto desde o início, tanto na elaboração do modelo de gestão como na definição das tarifas e dos modelos de faturação. Em paralelo, foram implementadas campanhas de eficiência energética e de segurança elétrica, a fim de sensibilizar a população em termos de comportamentos a adotar a respeito de gestão do consumo e de segurança.

O SCEB tem atualmente mais de 650 clientes, entre residenciais, comerciais e instituições, garantido eletricidade 24h/dia, principalmente graças a uma fonte de energia renovável. 

O acesso à energia permite aos habitantes de Bambadinca aceder de novo a várias oportunidades económicas e sociais em termos de empregabilidade e educação. O sucesso do “Bambadinca Sta Claro” demostra a viabilidade dos projetos de eletrificação decentralizada com energias renováveis na Guiné-Bissau, em consonância com as políticas do sector nas áreas de desenvolvimento de energias renováveis e de acesso à energia.

Georgios Xenakis | Responsável Setorial Energia e Coordenador de Projetos

[1] Plano de Ação Nacional no Sector das Energias Renováveis (PANER, 2010)

[2] Africa Energy Outlook, 2014.
___________

Nota do editor:

(*) Vd. poste de 14 de junho de 2022 > Guiné 61/74 - P23350: Bom dia, desde Bissau (Patrício Ribeiro) (29): Por terras de Farim - II (e última) Parte: gentes e lugares


Guiné 61/74 - P23359: Notas de leitura (1456): Os Jesuítas na Senegâmbia, os personagens de um insucesso (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 30 de Setembro de 2019:

Queridos amigos,
Não foi por acaso que a título excecional se detalhou no blogue a "História das missões católicas da Guiné", pelo Padre Henrique Pinto Rema. Bom seria que dispuséssemos de vários contraditórios: o que era efetivamente a presença do islamismo naquelas paragens quando ali arribámos em meados do século XV; é facto que há relatos, e muito esclarecedores, das práticas animistas naquilo que se convencionou chamar a Grande Senegâmbia, a antropologia, a etnologia e a etnografia têm efetuado importantes trabalhos sobre práticas animistas quer no continente guineense quer na área arquipelágica. Já o padre Pinto Rema na sua obra incontornável acima referida dava conta dos inúmeros escolhos que se punham à atividade missionária, o clima, a hostilidade dos traficantes de escravos e outros mercadores, a ignorância das línguas nativas, a solidão. Tudo dificultava a construção de igrejas e a catequização. O diálogo religioso com a comunidade islâmica era impossível, vivia-se em intolerância; e a perseguição aos ídolos revelava-se totalmente ineficaz. Os franciscanos foram os mais persistentes, os jesuítas vieram cheios de entusiasmo, morreram quase todos. Um deles, o padre Manuel Álvares, deixou-nos um documento sobre esse território que era conhecido como a Etiópia Menor que, estranhamente, nunca passou de manuscrito. Coisas da cultura ou da incúria cultural.

Um abraço do
Mário



Os Jesuítas na Senegâmbia, os personagens de um insucesso

Beja Santos

Fez-se referência no blogue, e de modo exaustivo, à obra fundamental de ação missionária na Guiné, “História das missões católicas da Guiné”, pelo Padre Henrique Pinto Rema, Editorial Franciscana, 1982. O padre Pinto Rema referiu-se à presença dos jesuítas, convirá dela dar mais algum detalhe. Uma das figuras fundamentais é o padre Manuel Álvares. Convém não confundir o missionário com o gramático. Sobre a obra do gramático, recomenda-se a leitura do artigo “A época e a obra de Manuel Álvares”, por Rui Nepomuceno, Revista Islenha, n.º 45, dezembro de 2009. Era também jesuíta e ficou especialmente conhecido pelo seu trabalho modelar como gramático. Este padre Manuel Álvares de que vamos falar foi estudado por Manuel Pereira Gonçalves, ele apresentou uma comunicação intitulada “Atividade e obra do padre Manuel Álvares nos rios da Guiné (século XVII), alguns apontamentos”, no Congresso Internacional de História, Missionação Portuguesa e Encontro de Culturas, consta das Atas, volume I, Cristandade Portuguesa até ao século XV, Evangelização Interna, Ilhas Atlânticas, África Ocidental, Universidade Católica, 1993.

Manuel Álvares chegou à ilha de Santiago em 1607 e pouco depois partiu para o continente africano para ajudar o padre Baltazar Barreira, que aqui missionava desde 1605. Álvares de Bissau seguiu para Quínara e depois para a Serra Leoa, ia ao encontro do padre Baltazar Barreira que aqui andava em catequização. O autor deste trabalho enfatiza as principais razões do insucesso deste trabalho de missionação: o clima é devastador, os missionários morrem como tordos, dois logo em 1604, mais dois em 1607 e mais dois em 1608. Quando chegam para missionar já os Mandingas ensinavam o Corão. Acresce que os jesuítas não conheciam as línguas nativas. O bispo em Cabo Verde insistia em mandar visitadores, tentava-se assim estimular a missionação, mas eram visitas inúteis. Para além da região muçulmana, os missionários defrontavam-se com o animismo e o seu cortejo de idolatrias. Como no passado, e até no presente, o africano animista explica o sucesso ou insucesso da sua vida e das suas atividades pela proteção do Irã. E havia uma outra condicionante bem terrível: o isolamento. A vida religiosa só se compreende quando vivida em comunidade, mesmo os Trapistas vivem em comunidade e com regras. Ora estes religiosos, sacerdotes e irmãos auxiliares, iam na disposição de construir igrejas e sentiam que naquele deserto humano não havia ninguém com quem pudessem manter um diálogo. Numa tentativa de ultrapassar esta situação, o padre Baltazar Barreira pediu ao seu superior Provincial que enviasse para a Missão da Serra Leoa pelo menos dois sacerdotes que dessem continuidade ao seu trabalho.

Nove dias após a chegada a Santiago, o padre Manuel Álvares acompanhado pelo Irmão Pedro Fernandes parte para o Rio Grande. Mais tarde, assistiu ao batismo da irmã e do irmão do rei D. Filipe de Leão, rei da Serra Leoa. Baltazar Barreira considerou que foi o casamento católico do irmão que moveu a irmã a receber o batismo. Como havia o receio de que vivendo no meio de pagãos podia perder a fé, a irmã do rei teve de abandonar o local onde vivia. Quem estiver interessado em estudar esta matéria com mais profundidade, recomenda-se a Monumenta Missionária Africana, Padre António Brásio, volume IV, a partir da página 621. Os jesuítas enviaram quinze sacerdotes ao todo, quase todos morreram. Ainda se exerceu missionação no Cacheu, que tinha uma igreja com clero diocesano e religioso e uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Natividade. Eram muito poucos os templos no território do que é hoje a Guiné, Santa Cruz no Rio Grande teve uma igreja dedicada a Nossa Senhora, durante bastante tempo houve um clérigo que lá ia dizer missa.

Um dos mistérios da histografia missionária e dos estudos do colonialismo é nunca a obra deste padre ter passado do manuscrito, Ethiopia Menor e Descripção Geographica da Provincia da Sérra Leõa, é considerado um trabalho de referência, incompreensivelmente não está acessível ao público. O padre Manuel Álvares discreteia sobre muitos assuntos, um deles tem a ver com o catecismo, seguramente que o preparou para a sua ação missionária. Tem aspetos curiosos, vale a pena citá-los:
“Os céus, apesar de incorruptos, imperfeitos, eternos, independentes, não foram feitos por si mesmos. Receberam de alguém o seu ser. É a primeira causa criadora. Também as estrelas, os planetas e todas as coisas deste mundo tiveram a sua primeira causa criadora. Nada há que não tenha um princípio e que não remonte a sua existência à primeira causa”. Mais adiante:
“O homem atingirá o dom da imortalidade por raro privilégio de Deus, ainda que não o possamos atingir pela própria natureza. A imortalidade do homem só é pela Providência Divina, é Deus que o encaminha para o fim sobrenatural; e ao homem não é dado o prémio nem o castigo antes de morrer”.

Porque não se salva o gentio a quem não foi anunciada a mensagem evangélica? O padre Manuel Álvares é da opinião que se tiverem vivido segundo a lei natural serão salvos. E porquê? Desde que tenham adorado quem os criou; tenham falado verdade, não tenham cobiçado o alheio; tenham guardado respeito pelo alheio; não tenham prejudicado em nada o que é dos outros; tenham usado com fidelidade aquilo que lhes pertence; tenham sido fiéis a todos os princípios, mesmo os matrimoniais.

O padre Manuel Álvares morreu em 1617. No século XVII, é possível que um ou outro sacerdote jesuíta tenha, em viagem esporádica, passado por aquelas paragens da África Ocidental, mas não há memória de outra presença efetiva e continuada. Anos mais tarde, em julho de 1642, os jesuítas deixam definitivamente a missão e os últimos sacerdotes rumam em direção a Lisboa.

Vale a pena seguidamente acompanhar a ação missionária do padre Baltasar Barreira, que teve uma atividade significativa em Cabo Verde, na Guiné e na Serra Leoa.

Ritual fúnebre na Senegâmbia, final do século XVII, imagem retirada de: https://www.researchgate.net/figure/FIGURA-2-Missionario-capuchinho-queima-casa-de-idolos-na-Africa-Centro-Ocidental-decada_fig2_304710892.
Missionário capuchinho queima casa de ídolos na África Centro-Ocidental, década de 1740, imagem retirada de: https://www.researchgate.net/figure/FIGURA-2-Missionario-capuchinho-queima-casa-de-idolos-na-Africa-Centro-Ocidental-decada_fig2_304710892.
Escultura da extremidade superior de sono em bronze com representação de duas pessoas montadas, acompanhantes e provavelmente um cão, imagem retirada de: https://revistas.ufrj.br/index.php/abeafrica/article/viewFile/19406/12989.

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Nota do editor

Último poste da série de 13 DE JUNHO DE 2022 > Guiné 61/74 - P23346: Notas de leitura (1455): "Era Uma Vez na Tropa, Rescaldos da guerra em desfile de memórias", por Ireneu de Sousa Mac; Europa Editora, 2022 (Mário Beja Santos)