sexta-feira, 4 de junho de 2021

Guiné 61/74 - P22253: Estórias avulsas (106): O Aspirante Carvalho e a nossa (in)sanidade mental (Fernando de Sousa Ribeiro, ex-alf mil at inf, CCAÇ 3535/BCAÇ 3880, Zemba e Ponte do Zádi, Angola, 1972/74)


Angola > Ao centro, o capitão miliciano de infantaria João Manuel de Morais Lamas de Mendonça e Silva, que comandou a CCaç 3535 até à primeira quinzena de janeiro de 1973.  


Foto (e legenda) : © Fernando de Sousa Ribeiro (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem de Fernando de Sousa Ribeiro [ex-alf mil at inf, CCAÇ 3535 (Zemba e Ponte de Rádi, 1972/74), do BCAÇ 3880; é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; vive no Porto; está reformado; é membro da nossa Tabanca Grande desde 11/11/2018, sentando à nossa sombra do nosso poilão no lugar n.º 780; tem 2 dezenas de referências no blogue.]
 
Date: terça, 1/06/2021 à(s) 18:22
Subject: Mais um texto meu (o último) (*)
 

Caro Luís,

Tenho mais um texto a partilhar contigo, e que poderás publicar no teu blogue se quiseres, relativo a um aspirante que conheci em Angola e que era doente mental. O texto não faz parte do meu livro, porque eu não tenho qualquer intervenção na história. O meu estatuto foi unicamente de observador. Posso, contudo, assegurar-te que os casos narrados no texto se passaram tal como os descrevo, nomeadamente o incidente com a granada de mão. A versão do incidente que o próprio agressor pessoalmente me contou é coincidente, quase palavra por palavra, com a versão que a vítima me tinha contado antes. Garanto, por isso, que o incidente se passou tal como o descrevo. 

Eu não tenho em minha posse qualquer fotografia do aspirante, nem sei onde poderei encontrar uma. Nesta situação, só posso descrever-to, dizendo que ele era um indivíduo relativamente baixo e entroncado e que usava óculos, uns óculos bastante redondos, que apropriadamente lhe davam um aspeto um tanto ou quanto alucinado.

Um abraço

Fernando de Sousa Ribeiro, 
ex-alferes miliciano, 
CCaç. 3535 / BCaç 3880, Angola 1972-74


2. Estórias avulsas > O Aspirane

No meu tempo de tropa, os muitos capitães milicianos que tiveram a responsabilidade de comandar companhias operacionais na guerra colonial eram habitualmente selecionados para esse posto em função da idade. Seguia para capitão, e não apenas para alferes, quem estivesse indicado para vir a ser oficial miliciano com uma especialidade operacional e tivesse uma idade superior a um determinado limite. Não me lembro ao certo de qual era esse limite, mas julgo que devia ser à volta de 23 ou 24 anos. Olhe-se para os jovens que agora têm 23 ou 24 anos, repare-se nas criançolas que quase todos eles ainda são e compare-se com as brutais responsabilidades que foram exigidas aos capitães milicianos na guerra. 

Depois de frequentarem o COM (Curso de Oficiais Milicianos) em Mafra, tal e qual como acontecia com os militares que iriam ser alferes milicianos de Infantaria, os futuros capitães milicianos frequentavam o chamado CCC (Curso de Comandantes de Companhia). 

Eu não estou em condições de descrever em que é que consistia o CCC mas calculo que os futuros capitães teriam que aprender a lidar com as diversas questões relacionadas com o comando de uma companhia, nas quais se incluiam as questões operacionais, administrativas, contabilísticas, logísticas, disciplinares, etc. 

No âmbito do CCC e em jeito de estágio, já com o posto de alferes, os futuros capitães milicianos eram enviados para África por cerca de quatro meses, para que, integrados numa companhia real, pudessem aprender como é que as coisas se faziam na prática. Na minha própria companhia, a Companhia de Caçadores 3535, em Zemba, esteve durante algum tempo um destes alferes, que tinha ido para lá estagiar junto do capitão Lamas da Silva, que era então o comandante da mesma. O próprio Lamas da Silva já tinha tido um estágio deste tipo, antes de se tornar capitão miliciano. O estágio do Lamas deve ter acontecido no ano de 1971 e ocorreu na cidade do Luso (agora chamada Luena), no leste de Angola. 

Quando o Lamas da Silva (Foto n.º 1, acima) chegou ao Luso para o seu estágio, estava lá colocado um aspirante a oficial miliciano que sofria de sérias perturbações mentais. Era o aspirante Carvalho. Nalgumas unidades chamavam-lhe Meireles, mas Carvalho é que era o seu último apelido. Este aspirante, porém, nunca assinava Carvalho com todas as letras; sempre e sistematicamente assinava Carvalho sem V! Até no bilhete de identidade ele tinha assinado Carvalho sem V… 

Enquanto esteve no Luso, este aspirante fez diversas tropelias, algumas inocentes, mas outras perigosas. Por exemplo, uma noite ele foi visto a correr completamente nu pelas ruas da cidade, com a malta atrás dele para o agarrar! 

Este indivíduo mantinha-se no posto de aspirante sem ser promovido a alferes, por causa das asneiras que ia fazendo e das sucessivas punições que estas lhe iam valendo. Ele não tinha um comportamento que lhe permitisse ser promovido. Na verdade, ele nem aspirante deveria ser. A sua doença mental era tal, que ele deveria ter sido isentado de todo o serviço militar e submetido a um tratamento psiquiátrico em condições. Mas não foi isso o que lhe fizeram. Limitaram-se a passá-lo aos auxiliares. 

De vez em quando, ele era enviado para o Serviço de Psiquiatria do Hospital Militar de Luanda, onde ficava internado. O Serviço de Psiquiatria era uma coisa verdadeiramente tenebrosa. Nem os campos de concentração nazis conseguiam ser piores do que aquilo. O Serviço ficava numas instalações situadas na zona da Samba, longe do centro da cidade. Estas instalações eram constituidas por alguns pavilhões muito próximos uns dos outros e estavam rodeadas por muros altíssimos e coroados de arame farpado. Lá dentro, era impossível estabelecer todo e qualquer contacto com o mundo exterior, a não ser que alguém abrisse o portão, a única ocasião em que os doentes lá internados poderiam ver uma nesga do largo fronteiro às instalações. De resto, o isolamento do mundo para quem estava internado era total. Lá dentro, não se via outra coisa que não fossem muros e paredes, nas quais se roçavam os doentes de olhar perdido, encharcados em drogas. Estar internado em tais condições implicava ficar doido varrido para o resto da vida. 

No entanto, o aspirante Carvalho não se deixava amarfanhar por aquilo e, por mais sedativos que lhe dessem e por mais tratamentos que lhe fizessem, ele conseguia sempre fugir dali para fora. Como fugia só com a roupa que trazia no corpo e sem dinheiro, acabava depois por ser encontrado a dormir na rua... 

O incidente mais grave que o aspirante protagonizou no Luso envolveu o então alferes Lamas da Silva. Por razões que desconheço ou sem razão alguma, o aspirante ganhou um ódio de morte a um certo sargento que estava lá no Luso. Uma noite, depois de jantar, enquanto o resto do pessoal que estava na messe de oficiais ia conversando e bebendo as suas cervejas e os seus whiskies, o aspirante levantou-se de repente e afirmou: 

— Vou matar o filho da puta do sargento Fulano. 

Foi ao seu quarto, saiu de lá com uma G3 nas mãos e dirigiu-se à messe de sargentos. Logo se gerou uma enorme confusão, com o pessoal a procurar demovê-lo dos seus intentos, mas a medo, porque aquele maluco estava armado. No meio da confusão, o Lamas da Silva conseguiu arrancar a arma das mãos dele. 

O incidente parecia ter terminado desta forma, mas não terminou. Quando foi para a cama, o Lamas levou consigo a espingarda do aspirante, colocou-a debaixo do travesseiro e deitou-se. 

A dado momento, o aspirante apareceu à porta do quarto do Lamas com uma granada na mão, dizendo: 

— Dá-me a espingarda ou atiro-te a granada. 

— Não dou — respondeu o Lamas da Silva. 

— Dá-me a espingarda ou atiro-te a granada — repetiu o aspirante.

 — Não dou. 

— Dá-me a espingarda ou atiro-te a granada. 

— Já disse que não dou!... 

O aspirante lançou a granada para dentro do quarto do Lamas da Silva.  Este só teve tempo de saltar para debaixo da cama e proteger-se o melhor possível, antes de a granada explodir. Se a granada fosse defensiva, daquelas que espalham estilhaços de ferro quando rebentam, o Lamas não teria saído dali com vida. 

Mas a granada era ofensiva. Não espalhava estilhaços de ferro, mas tinha um grande poder explosivo. Ao rebentar, a granada destruiu o recheio do quarto e o Lamas da Silva ficou ferido por estilhaços. Foi evacuado e ficou internado no hospital. Mesmo quando, mais tarde, comandou a companhia 3535, o Lamas ainda tinha no corpo alguns estilhaços, que os  médicos não tinham podido tirar-lhe. Ele valeu-se disso para conseguir sair definitivamente de Zemba e abandonar o comando da companhia. 

Um dia, quando o capitão Lamas da Silva ainda estava em Zemba, quem foi que desembarcou lá, chegado numa coluna vinda de Santa Eulália, a fim de cumprir uma pena de prisão de um mês? O aspirante Carvalho! 

Quando o viu, o Lamas da Silva ficou branco como a cal da parede. 

— Tu aqui?... — balbuciou o Lamas, espantado. 

— É a vida! — respondeu o aspirante, encolhendo os ombros. 

E nunca mais se falaram. Mais do que isso, até. Não só não se falaram, como nem sequer se cruzaram mais. Se o Lamas da Silva ia para um lado, o aspirante ia para outro e vice-versa. O aspirante tinha ido para Zemba cumprir uma pena de um mês de prisão por causa de um incidente que ele tinha provocado em Santa Eulália, onde estivera colocado ultimamente. 

Uma noite, encontrando-se ele de serviço como oficial de dia ao Comando de Agrupamento 3952, a que então pertencia, o aspirante abandonou o seu posto e foi para a sanzala, onde andou aos tiros com a pistola de serviço. Felizmente não acertou em ninguém. O coronel de Infantaria Carlos Lacerda, que com o posto de major foi segundo-comandante do Batalhão de Caçadores 3880. Como não podia deixar de ser, quando chegou a Zemba, o aspirante foi apresentar-se ao comandante da unidade, que naquele momento era o major Carlos Lacerda, porque o tenente-coronel estava de férias. O major, ao observar os papéis que o aspirante tinha trazido, comentou: 

— Você tem aqui um currículo impressionante! São porradas e mais porradas... E agora vem aqui cumprir mais um mês de prisão... Pois olhe, a única prisão que temos aqui em Zemba é uma coisa que há ali num torreão. Mas aquilo não tem condições nenhumas, não é prisão nem é nada. Este quartel aqui em Zemba é que é todo ele uma prisão, isso sim! Isto é um autêntico campo de concentração. Até eu, que não cometi crime nenhum, estou aqui preso. Se eu quiser sair daqui, só posso ir com uma escolta. Portanto, considere-se preso e ande por aí... Mas veja lá como é que se comporta! Ao mais pequeno incidente, eu abato-o, ouviu? Abato-o! 

— O meu major abate-me?! — admirou-se o aspirante. 

— Abato-o, já disse! 

— Ó meu major, se isto aqui em Zemba é assim à Texas, então o melhor é irmos os dois ali para o meio da parada, para ver quem é que dispara primeiro... 

— O quê? Você não se assustou com o que eu lhe disse? — perguntou o major, surpreendido com a reação do aspirante. 

— Eu não — respondeu este. 

— Não teve medo? A sério? 

— A sério. 

— Eh, pá! — exclamou o major. — Você é dos meus! É de gajos assim que eu gosto! Gajos de tomates, sem medo... Acho que nos vamos dar bem. Venha daí beber um whisky. 

E assim nasceu uma grande amizade entre o major Lacerda e o aspirante Carvalho. Como poderão confirmar todos quantos estiveram em Zemba nessa altura, o aspirante nunca causou qualquer problema, fosse de que ordem fosse, enquanto lá esteve. Quem o visse em Zemba, diria que ele era um indivíduo perfeitamente normal, alegre e bem disposto e que se dava bem com toda a gente (menos com o Lamas, claro). Fartou-se de jogar matraquilhos com a malta. 

— Aqui em Zemba é que me sinto bem — confessou ele uma vez. — Sinto-me tão bem, que até já deixei de tomar os medicamentos para a cachimónia. Não sinto falta nenhuma deles. 

Quando terminou a pena de prisão, o aspirante, em vez de voltar para Santa Eulália, foi transferido para o Batalhão de Artilharia 3860, sediado na Damba, a cerca de 100 km a sul de Maquela do Zombo. Foi a sorte dele, e já vamos ver porquê. Na Damba, as condições mentais do aspirante voltaram a deteriorar-se. Os incidentes que ele provocava eram cada mais frequentes e cada vez mais graves. O comandante do batalhão da Damba já estava pelos cabelos, já não podia aturá-lo mais. O aspirante arriscava-se a apanhar mais uma punição de um momento para o outro. 

Um dia, chegou à Damba a notícia de que tinha mudado para Maquela do Zombo um tal Batalhão de Caçadores 3880... Logo o aspirante pediu licença ao comandante para integrar a próxima coluna que se deslocasse a Maquela, para fazer uma visita ao seu amigalhaço Lacerda. Talvez para se ver livre dele por umas horas, o comandante deu-lhe autorização e o aspirante lá foi. Quando voltou à Damba, o aspirante vinha mais bem disposto e passou a comportar-se melhor. A visita ao major Lacerda tinha-lhe feito bem. 

Então o comandante da Damba passou a ter o seguinte procedimento para com o aspirante: sempre que este começasse a fazer muitas asneiras, era metido numa viatura e levado para Maquela. Mais tarde, quando ficasse mais calmo, voltava para a Damba. 

E assim se passaram alguns meses, sem que o aspirante voltasse a sofrer qualquer punição. Por volta de janeiro de 1974, o batalhão da Damba chegou ao fim da sua comissão militar e o aspirante Carvalho (ou Meireles, como era chamado na Damba) regressou finalmente à Metrópole, juntamente com o batalhão. 

Ao todo, o aspirante fez cerca de quatro anos de comissão. E nunca foi promovido a alferes; ficou aspirante até ao fim. (**)

 [Tíitulo do poste,  da resposnsabilidade do editor: LG ]
____________

Notas do editor:

Guiné 61/74 - P22252: Esboços para um romance - II (Mário Beja Santos): Rua do Eclipse (55): A funda que arremessa para o fundo da memória

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 20 de Maio de 2021:

Queridos amigos,
Trata-se de um período que deixou recordações muito desagradáveis, estamos a falar da quadra natalícia e tudo vai culminar com o amanhecer de 1 de janeiro de 1970 em que me caiu redondo nos braços Uam Sambu atingido por três tiros que o deixaram na agonia, um estúpido acidente. Aqui se fala de andanças mil, um pelotão retalhado em trabalhos de recoveiro, de entregas ao domicílio, patrulhamentos aberrantes e operações com guia perdido que pôs um forte contingente a percorrer as matas, por caminhos incertos, longe do objetivo escolhido. Annette tudo quer saber, é muito questionadora, e a memória, meu Deus, registou muita coisa, e parece estar dotada daquela rara felicidade que permite remeter para o esquecimento absoluto as coisas mais amargas. Adiante!

Um abraço do
Mário


Rua do Eclipse (55): A funda que arremessa para o fundo da memória

Mário Beja Santos

Annette, ma femme extraordinaire, femme unique, mon avenir, perdoa-me o laconismo dos últimos dias, breves telefonemas, estou a ver pontos, a preparar exames, o Concurso Europeu do Jovem Consumidor é uma consumição de tempo e energia, há depois os artigos das minhas colaborações, o dilúvio de correspondência da Françoise Mandroux, a nossa excelente secretária de apoio, é o expediente que tem a ver com a Associação Europeia dos Consumidores, e não se pode demorar a resposta, reencaminhar pedidos de informação para uma série de organizações em diferentes países. Suspiro por estar ao pé de ti, e não escondo a felicidade de te ver cada vez mais exigente com o pedido de elementos sobre este fim de ano de 1969. Estou dominado por sentimentos contraditórios, foram tempos que vivi com insatisfação, estou exausto, deprimo, encolerizo-me, é insuportável a variedade de tarefas, a generalidade delas tem pouco risco, há que confessar, nesse tempo ainda não há minas nas estradas dos Nhabijões, estacionar na ponte do rio Undunduma, é um tremendo desconforto, colaborámos nas melhorias, e suspirávamos quando amanhecia, mais uma noite sem o pesadelo de uma flagelação. Tens aí os papéis com o rol das diferentes nomadizações. Um tanto esporadicamente, é certo, participámos em operações, agora não estou a falar de colunas de abastecimento ao Xitole ou acompanhamento de materiais provindos ou destinados ao porto do Xime. Confesso-te que são muitas as saudades do Cuor, mas com aquelas andanças já quase esqueci que ao anoitecer fazíamos a lista dos que permaneciam em vigilância, com os petromaxes ao fundo, as rondas de madrugada, as conversas com Lânsana Soncó, o gralhar das crianças, as conversas avulsas com homens e mulheres que vão para as tarefas agrícolas. Gosto dos meus dois camaradas com quem vivo num quarto de quatro camas, há sempre uma cama disponível para quem chega de surpresa ou aqui pernoita para no dia seguinte apanhar um avião em Bafatá. Registei numa carta que tens aí os comentários desses dois camaradas, de nome Magalhães Moreira e Abel Rodrigues, o Magalhães foi direito ao assunto quando eu ligava o gira-discos para ouvirem trechos de óperas: “Pá, aquela gaja que canta italiano e que parece que está a desfalecer, ainda podes ouvir um bocadinho alto, não sei o que ela canta, mas acho bonito. Mas aquela outra gaja está mais de 20 minutos aos berros e que até consegue cantar mais alto do que a música, por favor, ouve-a quando estiveres aqui sozinho, aquilo arrepia e até tira o sono”. O meu estimado Magalhães Moreira, dito por outras palavras, gostava daquele trecho de La Bohème, de Puccini, na voz do soprano Renata Scotto, e abominava o final da ópera Salomé, de Richard Strauss, cantada pela prodigiosa Inga Borkh. Faço amizades, aprecio imenso o novo médico, Vidal Saraiva. Tive há dias a alegria de ser visitado por um civil do Cuor, Braima Mané. Quando cheguei a Missirá dei com um homem com um braço tolhido, explicaram-me que na grande flagelação de 1966, um estilhaço mobilizara-lhe aquele braço direito, o David Payne foi impecável, enviou ao Hospital de Bissau uma carta onde ao pormenor explicava o sucedido. E tudo correu bem, o braço ganhou vida, ali estava ele diante de mim a gesticular com os dois braços, a pedir-me cinco escudos para comprar arroz, apareceu-me todo sujo e barrento, anda a fazer uma morança no Bambadincazinho, não quer viver em Finete onde o irmão mais velho lhe engravidou a mulher e depois escorraçou-o. Prometi ao Braima que nos tempos mortos alguns dos nossos homens seguramente o irão ajudar.

Annette adorée, sei que tu queres saber muito mais sobre as chamadas atividades operacionais, aquelas que podem meter tiroteio, a explosão de granadas, sinistros. Num desses dias de dezembro, não sei precisar qual, o nosso pelotão com o outro está acantonado em Fá fizemos um patrulhamento ao nascer do dia àquela bolanha de Mero, nós patrulhando Santa Helena, Fá de Baixo e entrando, quase com intimidação na tabanca de Mero, onde claramente não somos bem-vindos, no outro lado do rio Geba está o Alves Correia, de Missirá, na expetativa de apanhar gente que queria escapar devido à nossa presença, entretanto o pelotão de Fá avança para o outro lado da bolanha de Mero, resultado zero, se tinha lá estado gente afeta ao PAIGC ou se dissimulara ou escondera ou já tinha partido. Recordo com dificuldade que quando regressei a Bambadinca, com as marcas das lamas e dos mosquitos da região de Fá, fui chamado ao oficial de operações, tratava-se da operação que enviei o relatório, intitulava-se Punhal Resistente, eu sei que tu te sentes confusa com esta terminologia, não podes imaginar os nomes que considerarás inacreditáveis e que tinham estas operações. Segundo este major de operações, eu iria integrado numa operação que visava chegar a uma base de guerrilha numa região não muito longe do Xime chamada Burontoni, ali perto, em Baio, talvez houvesse uma outra barraca com população. Resumidamente, saímos do Xime com os primeiros alvores do dia, sempre fora da estrada Xime – Ponta do Inglês, iríamos encontrar outra força amiga num local chamado Gundaguê Futa-Fula, seria deste ponto que nos encaminharíamos para Baio e Burontoni. O guia mostrou-se perdido, há gente entre nós que se apercebe que estamos a caminhar não para o Burontoni, mas para a Ponta do Inglês, a avioneta lá do alto ou não nos vê ou não nos pode dar indicações, mas segue-nos com insistência, é o suficiente para começarmos a ouvir fogo de morteiro, caminhamos horas a fio, e quando anoitece o guia confessa que está completamente desorientado, justifica-se com o capim alto. E ali ficamos de noite, a enregelar e a ser perturbados pelas formigas. A via-sacra recomeçou ao amanhecer, havia já quem ameaçasse de morte o guia, pela hora do almoço quem ia na avioneta compadeceu-se do nosso vaivém atormentado, mandou retirar, regressamos entorpecidos depois daquela andança sem parar, umas vezes perto do Geba outras vezes perto do Corubal, seguramente que aquela avioneta ajudou à festa com tanta insistência, quem estava no Baio e Burontoni não se poupou a expelir morteiradas pelas proximidades, felizmente sem qualquer consequência para nós. Os meus soldados detestam esta região, na forçada paragem noturna, enquanto repartia a minha ração de combate com o bazuqueiro Mamadu Djau, natural de Amedalai, ele falou-me da morte de Mário Adulai Camará, um bazuqueiro que em 1977 andou ali a combater lançando fogo da bolanha para dentro da mata, foi combate encarniçado, do lado do Burontoni respondiam com fogo de morteiro 82, ele foi mortalmente atingido.

E para tua surpresa, meu adorado amor, começaram os preparativos do Natal, vamos passar o dia de Natal e os dias seguintes na ponte de Undunduma, quem veio de férias até 15 de dezembro obriguei a trazer-me iguarias natalícias, é certo que em pequenas quantidades, mas iremos ter na ponte de Undunduma bolo rei, broas castelares e de milho, coscorões e rabanadas. Depois vou contar-te o que se passou nesse Natal, que não se pôde igualar ao Natal mágico de 1968, que me continua a inebriar até aos dias de hoje.

(continua)
25 de dezembro de 1969, Ponte do rio Undunduma, entre Bambadinca e Amedalai, o nosso dia de Natal feito de comunhão de amizade, mas as memórias do ano anterior revelaram-se inesquecíveis
Pormenor de abrigo na ponte do Rio Undunduma, uma imagem vale por mil palavras, imagem do nosso blogue, não foram poucos os sacrificados que aqui viveram em ligeiro purgatório
Fachada de Notre-Dame de la Chapelle, entre o Grand e o Petit Sablon
A opulenta nave central, carregada de elementos barrocos, a sobrepor-se ao gótico
Pormenor do interior de Notre-Dame de la Chapelle
Uma imagem do interior da Galeria Bortier, perto da Gare Central, Bruxelas
É inevitável, uma visita à Feira da Ladra de Bruxelas, há sempre o sonho de encontrar uma preciosidade, um livro que se procura há muito e que se compra por 1€, é frequente ver-se aqui à venda porcelana da Vista Alegre ou Cerâmica de Alcobaça, alguém que regressou e entregou a um feirante árabe um recheio que não quer levar para Portugal.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 28 DE MAIO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22231: Esboços para um romance - II (Mário Beja Santos): Rua do Eclipse (54): A funda que arremessa para o fundo da memória

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Guiné 61/74 - P22251: O nosso livro de visitas (210): "Não fazem ideia da alegria que me deram, ao reconhecer camaradas da minha companhia!... Peço para aderir à Tabanca Grande!" (Alfredo Fernandes, ex-1º cabo aux enf, CCAV 678, 1964/66, enfermeiro reformado do SNS, natural de Valença, a residir em Viana do Castelo)


Foto nº 1 > Rio Douro > Maio de 2021 > O Alfredo Fernandes, que pertenceu à CCAV 678 (1964/66), era 1º cabo aux enf.

Foto (e legenda): © Alfredo Fernandes (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


Foto nº 2 > Cabo Verde > Ilha do Sal > CCAV  678 > Saída do Sal, para a Guiné no Contratorpedeiro Lima, em 17 de julho de 1964 


Foto nº 3 > Guiné > Região de Bafatá > Bambadinca > Fá Mandinga > CCAV 678 (1964/66)
Da esquerda para a direita: Furrieis [Manuel] Bastos [Soares], [Eduardo]Ablu, [Jorge] Ferreira (pai do Rui Ferreira), Primeiro Sargento Alberto Mendes, Furrieis Frazão, Matos e Guimarães.

Fotos (e legendas): © Eduardo Ablu (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].



1. Mensagem do nosso camarada Alfredo Lopes Fernandes  

Data - quarta, 2/6/2021, 22:52
Assunto - Obrigado! Não fazem ideai da alegria que me deram


Boa tarde, Luís Graça, como um fiel e assíduo leitor do vosso Blogue

Um pouco da minha pessoa! (Foto à esquerda, vd. foto nº 1)

Gostaria de aderir à Tabanca Grande.

Eu sou o Alfredo Lopes Fernandes, natural de Valença do Minho, a residir em Viana do Castelo, fiz a recruta em 1963, em Braga, no  RI 8.

Passei pela Escola de Saúde em Coimbra, o RI 12

Fiz o Estágio no Hospital Principal em Lisboa, Cirurgia Praças. Terminei a minha formação em 1964 de como 1º Cabo Auxiliar de Enfermagem.

Fui integrado na Companhia de Cavalaria 678, Navio Uige, Guiné, descarga,  e destino Cabo Verde Ilha do Sal

Dois meses após a chegada, embarquei na Lancha (L344), com destino a Bissau. (Foto nº 2)

A minha Companhia,a  CCAV  678, ficou em Bambadica, mas eu fui reforçar uma Companhia para o Enxale. Mais tarde passei pelo Xime, Ponta do Inglês,, Cacheu e outras localidades.

Regressei a Bambadinca para embarcar.

E é com muita emoção! Ao digitar o nome da minha Companhia,   identifico algo do meu passado.
Das pessoas que consigo identificar na fotografia publicada pelo camarada, o ex-fur mil Eduardo Ablu, lembro o Furriel Ferreira, um bom companheiro. (Foto nº 3)

Nunca mais tive contacto com os meus camaradas da  CCAV 678.

Eu era conhecido pelo Enfermeiro "Valença".  O meu percurso na Guiné foi quase sempre fora da Companhia.

O meu bem haja pelo magnífico trabalho que realizam.

E até que Deus me deixe, sou conhecido como Enfermeiro Alfredo Fernandes,  em Viana do Castelo.

Ao vosso inteiro dispor.

Não fazem ideia da alegria que me proporcionaram
Obrigado!

2. Comentário do editor Luís Graça:

Alfredo Fernandes, meu camarada (de armas) e colega (da saúde):

Fico muito feliz por nos teres encontrado, ao nosso blogue e ao pessoal da tua CCAV 678. O nosso blogue é para isso que serve, para partilhar as nossas memórias e emoções do tempo passado na Guiné (1961/74). 

A tua CCAV 678 tem 14 referências no nosso blogue. Vou dar conhecimento ao Eduardo Ablu, que vive em Elvas, e entrou para a nossa Tabanca Grande em 18/2/2021 (*), bem como ao Rui Ferreira, jornalista, filho do Jorge Nicociano  Ferreira, infelizmente já falecido. Vê também aqui fotos do Manuel Bastos Soares, que vive na Maia,

Terei todo o gosto em acolher-te na Tabanca Grande, sentando-te à sombra do nosso poilão no lugar nº 841 (o próximo,  disponível). Gostava, no entanto, de ter uma foto tua do tempo da tropa e da guerra. Não me mandaste a foto que dizia "eu em 1963"... Será que estás na foto nº 2, do álbum do Ablu ?

Obrigado pela tua "visita" (**). Também eu conheci, em 1969/71,  parte do calvário que tu conheceste anos antes  (Enxalé, Xime, Ponta do Inglês, etc.). Vamos falando, Aguardo que me mandes a tua foto do "antigamente" . Faz parte das normas... Um alfabravo fratermo, LG.
 ___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 18 de fevereiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21914: Tabanca Grande (514): Eduardo Ablu, ex-fur mil, CCAV 678 (Ilha do Sal, Bissau, Fá Mandinga, Ponta do Inglês, Bambadinca, Xime, 1964/66): senta-se à sombra do nosso poilão, no lugar nº 836

(**) Último poste da série > 24 de março de 2021 > Guiné 61/74 - P22030: O nosso livro de visitas (209): Jean Soares, filho do antigo comerciante Mário Soares, de Pirada: fez o serviço militar em Portugal, em 1972/75, esteve na Trafaria e em Maquela do Zombo, Angola, foi para Paris, onde casou e teve filhos... Gostava de recuperar a nacionalidade portuguesa que perdeu e encontrar-se em Lisboa, em setembro/outubro de 2021, com conhecidos e amigos do seu pai

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Guiné 61/74 - P22250: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (86): pedido de colaboração do dr. Ming, sediado em Londres, para projeto de investigação sobre o monumento, mandado erigir em Bolama, em 1931, por Mussolini, "ai caduti di Bolama"


Guné > Bolama > c. 2016 > Monumento italiano , com a inscrição "Mussolini: Ai caduti di Bolama" > "Uma bela fotografia de Francisco Nogueira para o mais belo monumento Arte Deco da Costa Ocidental Africana, com a cordialidade do Mário Beja Santos" (, enviada ao dr.Ming, em 2 do corrente)... Fonte: Rodrigo Rebelo de Andrade e Duarte Pape - “Bijagós, Património Arquitetónico”, Edições Tinta-da-China, 2016 (com a devida vénia...)



Guiné > Bolama > Agosto de 1966 > O José António Viegas, de pé, no pedestal do "monumento aos pilotos italianos"... "Se me lembro uma das coroas era da fábrica Fiat"...

Foto (e legenda): © José António Viegas (2012). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem do nosso leitor, dr. Ming, devidamente identificado, investigador académico, oriundo de uma prestigada universidade inglesa:

Date: quarta, 2/06/2021 à(s) 13:45
Subject: Bolama.
 
Sou investigador, baseado em Londres,  e tenciono desenvolver um projeto de investigação acerca do monumento italiano sito na Ilha de Bolama (Guiné-Bissau) e chamado "Monumento ai caduti di Bolama" (em português: "Monumento aos caídos de Bolama").

O monumento foi erguido pela ditadura de Mussolini no decurso do ano 1931 após cinco pilotos e tripulantes italianos terem falecido ao largo de Bolama a 6 de janeiro de 1931 no contexto das primeiras travessias aéreas transatlânticas entre a Europa e a América do Sul.

Vista a relativa escassez de informações sobre este assunto na literatura científica, estou à procura de fotografias e queria solicitar quaisquer informações gerais, técnicas ou históricas,  suscetíveis de me ajudar neste projeto.

Agradecendo de antemão todas as sugestões, endereço ao blogue as minhas melhores saudações.

Fico ao seu dispor para mais informações.

Saudações académicas,

Dr. Ming
Endereço de correio eletrónico:    bolamamonument@gmail.com 

PS - Muito obrigado, Luís Graça, pela sua pronta resposta ao meu pedido de ajuda e por disponibilizar os links dps postes que eu não consegui encontrar, para além do

Parabéns pelo seu site que contém inumeráveis informações pelo estudo e pela memória dum tão importante período da história de Portugal e da Guiné. A fim de manter um relativa anonimato na fase inicial da pesquisa, resolvi, até por sugestão sua, indicar apenas o meu apelido. Além disso, receio poder receber milhares de spams se o meu endereço eletrónico, pessoal ou profissional, fosse compartilhado no espaço público da Internet.

2. Resposta do nosso editor; 

Caro Ming: retomando a nossa conversa, obrigado pelas suas referências elogiosas ao blogue, e por ter aceite a minha sugestão para publicar a sua mensagem original, com as necessárias (e aconselháveis) adaptações,

Faço daqui apelo a mais contributos dos nossos leitores... Muitos dos militares portugueses, entre 1961 e 1974, passaram por Bolama, por aí haver um Centro de Instrução Militar,

Por outro lado, recordo aos meus camaradas que os acadmécios gostam de ser discretos em relação ao que estão a fazer e onde, nomeadamente na faze inicial dos seus projetos.

Saudações académicas, Luis Graça, Ph D

PS - Vou reencaminhar o seu pedido original ao nosso colaborador permanente e membro deste blogue coletivo, o Mário Beja Santos, autor do poste P17810:

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2017/09/guine-6174-p17810-historiografia-da.html

Mas aproveito para lhe indicar os links de outros postes com referências ao monumento "ai caduti de Bolama", com conhecimento aos seus autores,

Se nos autorizar, publicamos a sua mensagem no nosso blogue... É possível que ainda apareçam mais informações (e nomeadamente fotos) deste monumento erigido pela Itália de Mussolini aos seus aviadores caídos em Bolama, no Arquipélago dos Bijagós, em 1931.

Boa saúde, bom trabalho. O editor, Luís Graça, Ph D.

___________

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2010/11/guine-6374-p7212-album-fotografico-de.html

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2007/08/guin-6374-p2030-o-cruzeiro-das-nossas.html

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2015/02/guine-6374-p14213-historiografia-da.html

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2012/11/guine-6374-p10713-memoria-dos-lugares.html

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2010/09/guine-6374-p6979-actividade-da-cart-730.html

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2009/12/guine-6374-p5404-postais-ilustrados-17.html

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/2005/08/guine-6374-clxxiii-informacao.html

3. Resposta do nosso camarada e colaborador permanente Mário Beja Santos:

Meu prezado Ming, o blogue e eu agradecemos-lhe os elogios, fazemos votos para que o seu trabalho venha a ser muitíssimo bem-sucedido. Falei há pouco com a Dr.ª Helena Grego, da Biblioteca da Sociedade de Geografia, pedi-lhe a amabilidade de ver nas publicações oficiais da Guiné o registo do acidente aéreo que vitimou membros da equipa que vinha fazer a viagem de travessia do Atlântico Sul, a partir de Roma. No meu livro sobre o BNU - Banco NacionalUltramarinio, da Guiné, creio que refiro superficialmente o que escreveu o delegado do banco.

Haverá com certeza referências à inauguração do monumento, ilustrações sobre o mesmo não faltam, houve uma tentativa a seguir à independência para o dinamitar, ficou felizmente intacto. Amanhã à tarde vou para a biblioteca ver o que existe e depois escrevo-lhe. Com muita cordialidade, Mário Beja Santos (...)

Guiné 61/74 - P22249: Historiografia da presença portuguesa em África (265): O pensamento colonial dos fundadores da Sociedade de Geografia de Lisboa (2) (Mário Beja Santos)

Sociedade de Geografia de Lisboa > Sala Algarve


1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 15 de Outubro de 2020:

Queridos amigos,
 
Já se abarcou o período inicial das sessões, encetadas em 1876, estamos em 1882 e pareceu-me útil uma contextualização do pensamento destes sócios-fundadores, há diferentes abordagens sobre as suas motivações, inicio aqui uma digressão interpretativa, desta feita dada pelo historiador Valentim Alexandre, que me parece elucidativa. 

São inúmeras as referências aos exploradores que vão da costa à contracosta, aliás dentro da Sociedade de Geografia é a Comissão Africana que tem o trabalho preponderante, Angola e Moçambique são os pratos de substância de labuta dos sócios. Enfatiza-se o realce dado aos caminhos-de-ferro em calorosos debates, tanto em Angola como em Moçambique e aqui se respigam alguns parágrafos sobre a importância que os sócios dão ao caminho-de-ferro em Angola. 

Valentim Alexandre recorda que o caminho-de-ferro de Moçambique aparece com ligação ao Transvaal, não é por acaso, ali se começam a explorar diamantes e ouro. Como é evidente, estamos a caminhar a passos largos para a Conferência de Berlim, há potências como a Bélgica, a França e a Alemanha que não estão a gostar mesmo nada das partilhas acordadas entre Portugal e a Grã-Bretanha. Caminhamos para uma época de viragem, Berlim irá impor regras de ocupação que irão abrir portas a um novo patamar de ocupação político-militar, Portugal não escapará a essas regras.

Um abraço do
Mário



O pensamento colonial dos fundadores da Sociedade de Geografia de Lisboa (2)

Mário Beja Santos

Continuando a leitura das atas das sessões dos primeiros anos da Sociedade de Geografia de Lisboa, justifica-se plenamente uma tentativa de contextualização do pensamento destes homens que se reuniam tão assiduamente para falar das explorações no interior africano de Serpa Pinto, ou de Capelo e Ivens, que discutiam tão ardorosamente a questão dos caminhos-de-ferro, a criação de instituições superiores de Administração Colonial, entre outros importantes tópicos.

Recorre-se ao que escreve o historiador Valentim Alexandre em "Velho Brasil, Novas Áfricas, Portugal e o Império (1808-1975)", Edições Afrontamentos, 2000. A propósito da emergência do nacionalismo radical, que preside a atmosfera destas reuniões, escreve o autor:

“Na década de 70, a política colonial portuguesa ganha um novo fôlego. Para isso contribuem elementos de vária natureza, uns de ordem geral, outros ligados mais diretamente à vida do Império. Conta-se entre os primeiros a conjuntura de relativa prosperidade financeira vivida após o fim da guerra entre o Brasil e o Paraguai, em 1870, que propiciou o aumento das remessas dos emigrantes, facilitando a aplicação de fundos, antes muito escassos, nas empresas coloniais, públicas e privadas. 

Quanto ao Império, o facto fundamental fora o fecho do mercado de Cuba às importações de escravos, pondo finalmente termo ao comércio negreiro transatlântico realizado a partir da costa ocidental de África. Assim se libertavam capitais e energias para outras atividades; em Angola, cresce a navegação no Quanza, como eixo de comunicação comercial com o Interior, dando-se início ao ciclo da borracha; em Moçambique abrem-se novas perspetivas por virtude da descoberta de diamantes e posteriormente de ouro no Transvaal e também da inauguração do canal de Suez, em 1869, que aproximava a região da Europa.

É neste quadro que se insere a ação de Andrade Corvo, Ministro do Ultramar e dos Negócios Estrangeiros durante grande parte dos anos 70. A ideia central da sua política estava na abertura do Império ao exterior, associando Portugal às demais nações da Europa na tarefa de ‘civilizar’ a África 

(…) Andrade Corvo defendia igualmente um expansionismo moderado em África, não excedendo nunca os limites dos recursos disponíveis (…) O anti-escravismo de Corvo refletiu-se na lei de 29 de Abril de 1875, que extinguiu o trabalho civil no Ultramar (…) Mas o nacionalismo imperial não tinha a sua única voz no campo político. Para além de influenciar as posições dos dois grandes partidos do constitucionalismo monárquico – o Regenerador e o Progressista – , a corrente nacionalista radical exprimia-se com a maior virulência nos órgãos do Partido Legitimista e sobretudo do Partido Republicano, recentemente formado, que ganha força e capacidade de mobilização precisamente na campanha contra o Tratado Lourenço Marques, por ele repetidas vezes atacado como uma manifestação de enfeudamento do país à Grã-Bretanha”.

E aqui se destaca um outro parágrafo:

“Do ponto de vista institucional, a resposta ao Tratado de Lourenço Marques encontrou expressão na Sociedade de Geografia de Lisboa, fundada em 1875, com grande peso na política colonial do último quartel de oitocentos. Em geral, a sua atividade era a de um formidável grupo de pressão, em defesa dos ‘direitos históricos’, resultantes das descobertas e de antigos atos de posse e de exercício de soberania no continente negro”.
Estamos agora em 1882, a chamada Comissão Africana está ativíssima, quem preside à Direção da Sociedade já não é o visconde de S. Januário, é Barbosa du Bocage. Em janeiro, informa-se que Paiva de Andrada visitara a região de Zambeze e apresentara uma proposta com caráter de urgência para que um emissário de Sua Majestade fosse regular as questões de Manica e Sofala, propunha que fosse criado o Comando Militar de Manica, que ao Capitão-Mor de Manica, como ao Capitão-Mor de Inhambane fosse dada a graduação de coronel. Os sócios discutem que era dado como inadiável alargar a ocupação portuguesa pelo interior de Moçambique.

Neste enquadramento, aparece a proposta inédita do sócio senhor Alan para que se abandonasse o Forte de Ajudá, para que a bandeira portuguesa não continuasse a sofrer certas afrontas. Atenda-se ao teor da proposta:

“Considerando que a ocupação do Forte de S. João Baptista de Ajudá não tem objetivo algum, económico, político ou social; Considerando que essa ocupação só tem sido e é origem contínua de afrontas humilhações para a bandeira portuguesa e que se torna impossível desafrontá-la digna e briosamente, em consequência da especial natureza do terreno e difíceis comunicações com o mar, proponho que a Sociedade de Geografia de Lisboa consulte o governo acerca da inadiável necessidade de desocupar aquele ponto em nome da honra e do decoro nacional”.

Discutiu-se o parecer a enviar ao Governo sobre a construção do caminho-de-ferro de Lourenço Marques, houve debates acesos, mudando-se de agulha houve quem dissesse que o caminho-de-ferro em Angola era uma questão de vida ou de morte. E surgiu uma proposta para erigir em Lisboa, na Praça do Restelo, ou outro local, uma estátua ao Infante D. Henrique, que seria feita por subscrição nacional e para a qual se solicitaria ao Governo de Sua Majestade a cedência das peças necessárias, procedentes das nossas fortalezas e navios de guerra, dadas como inaproveitáveis para o combate. 

E que a meteorologia já fazia parte dos avanços da civilização, tome-se nota da proposta para criar um posto meteorológico na ilha de S. Vicente que estivesse em relações com o Observatório Meteorológico do Infante D. Luís, visitável no Jardim Botânico, ao lado da Escola Politécnica. Em 20 de junho de 1882 fala-se pela primeira vez da Guiné Portuguesa. Luciano Cordeiro acusou a receção de carta do governador Pedro Inácio de Gouveia manifestando empenho que se constituísse uma secção da Sociedade de Geografia de Lisboa para o que pedia que fossem nomeados sócios ou indivíduos da lista proposta pela mesa.

Em dezembro de 1882, a Sociedade de Geografia proclama Luciano Cordeiro como seu Secretário Permanente, como distinção especial. Um aspeto que não deixa de chamar a atenção nestas sessões é que os sócios também falam da metrópole, e foi calorosa e entusiástica a forma como alguém fez a exaltação do termalismo no Gerês, referindo que se trata de água para medicação de um grande número de doenças do fígado ou complicações gástricas.

Mas são os debates sobre os caminhos-de-ferro que geram a apresentação de propostas bem substantivadas, é o caso do importante documento sobre a necessidade e urgência do caminho-de-ferro em Angola, vejam-se os seguintes parágrafos:

“Fácil é mostrar que a construção de algumas vias férreas naquela província ultramarina é não só necessária mas ainda urgente, como meio de assegurar o nosso domínio naquelas regiões, e como um dos instrumentos mais poderosos e essenciais da sua civilização e progresso. Em aqueles dilatados domínios portugueses falecem totalmente os meios de comunicação, que o mesmo é dizer que o transporte das coisas e pessoas se faz empregando o homem como animal de carga.

A ligação dos centros de ação e direção governativa e civilizadora com diferentes entrepostos afastados da costa, e que devem ser escolhidos como chaves de toda a circulação interna, e que como pontos capitais estratégicos, não só na acessão restrita e militar da palavra, como no sentido das operações comerciais ou de qualquer caráter civilizador, é também necessidade patente.

No estado presente das coisas não há verdadeira personalidade política ou administrativa naquela província ultramarina. Há apenas diferentes agrupamentos de indivíduos em um estado rudimentar de civilização, situados a grandes distâncias uns dos outros e sem nexo algum entre si. Nestas circunstâncias a ação governativa não tem a força necessária para exercer-se com toda a eficácia na manutenção e respeito das leis e dos princípios de moral, justiça e humanidade que regem as sociedades policiadas.

Tem a província de Angola poucas águas-correntes suscetíveis de converter em linhas de navegação, e se recorrêssemos a esse expediente que nem seria pouco dispendioso, nem muito adequado para linhas-gerais de comunicação, só alcançaríamos tardiamente alguns rios canalizados sem comunicação entre si.

Com o caminho-de-ferro conseguirá o Governo outras vantagens que não alcançaria com as estradas. Além dos lucros da exploração ou sua partilha, poderá reembolsar em um prazo mais ou menos longo os capitais despendidos na construção. Vê-se em tudo quanto fica dito que não há fundamento sólido que possa ser invocado para preferir as estradas ordinárias aos caminhos-de-ferro, quando se trata de estabelecer comunicações a grande distância”
.

(continua)
____________

Nota do editor

Último poste da série de 26 DE MAIO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22226: Historiografia da presença portuguesa em África (264): O pensamento colonial dos fundadores da Sociedade de Geografia de Lisboa (1) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P22248: (In)citações (185): A escrita da vida, poema breve (Joaquim Pinto de Carvalho, régulo da Tabanca do Atira-te ao Mar, Lourinhã / Cadaval)


Cinfães > 22 de maio de 2021 > Joaquim Pinto de Carvalho e Maria do Céu Pienteus (Tabanca do Atira-te ao Mar, Lourinhã / Cadaval), no parque de Lazer de Pias, junto ao rio Bestança,afluente do rio Douro, que nasce a mais de 1200 metros de altitude, na serra de Montemuro, e desagua em Porto Antigo, 13,5 km e meio depois. 

Foto (e legenda): © Luís Graça (2021). Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Joaquim Pinto Carvalho, Cadaval, 30 de maio de 2021, em dia de aniversário (*) 

 [Natural do Cadaval, vive na Lourinhã, foi alf mil, CCAÇ 3398, Buba, e CCAÇ 6, Bedanda, 1971/73. Tem mais de 4 dezenas de referências no blogue] (**).
_________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de :

30 de maio de 2021 > Guiné 61/74 - P22238: Manuscrito(s) (Luís Graça) (202): Parabéns, régulo da Tabanca do Atira-te ao Mar, Joaquim Pinto Carvalho, muita saúde e longa vida porque tu mereces tudo!

terça-feira, 1 de junho de 2021

Guiné 61/74 - P22247: 17º aniversário do nosso blogue (11): O nosso querido mês de férias: como ganhei o "Prémio Governador da Guiné" e tive direito a uma viagem, atribulada, no "Se-Cais-Morres" (Sky Master), da FAP, em 1964, até Lisboa, via aeroporto do Sal, Cabo Verde (Alcídio Marinho, 1940-2021)


Douglas C54 Skymaster, da Força Aérea dos EUA. Desenvolvido pela Douglas Aircraft Company, teve o seu primeiro voo em 1938, Produziram-se cerca de 1200 unidades entre 1942 e 1947. Deixou de estar operacional em 1975. [A nossa FAP recebeu 17 aviões, C-5r4 e EDC Skymaster entre 1947 e 1974, segundo informação de António Luís, um dos editores da página Pássaro de Ferro . Crónica da Aviação, onde também colaboração o nosso grã-tabanqueiro José Matos]

Foto: Cortesia de Wikipedia.


1. Há uns anos atrás éramos todos mais novos e tínhamos histórias para contar... Do tempo em que fizemos a guerra pensando em, com ela, ganhar a paz... na Guiné, entre 1961 e 1974... 

 Hoje estamos todos (ou quase todos) a lamber as feridas da guerra e da vida... O tempo é inexorável e não perdoa. O nosso blogue fez,  em 23/4/2021,  dezassete anos de vida... O que é muito, na Net, nas redes sociais... E é muito na vida de um homem, neste pobre planeta que queremos deixar saudável e seguro para os nossos netos e bisnetos...

partir daqui, o nosso blogue está a prazo (, aliás, sempre esteve, como cada um de nós): um dia destes morre de ataque cardíaco, ou de AVC, ou de Civid-19,  ou de Alzheimer ou de cancro no pâncreas...  Ou passado a ferro na passagem de peões. Os blogues também morrem, tal como os que o fazem e os leem... É triste mas é verdade... 

E tudo isto vem a propósito do nosso saudoso camarada Alcídio Marinho que foi para a cova sem contar (por escrito) tudo o que viu,  viveu e sofreu  na Guiné, como fur mil da CCAÇ 412 (Bafatá, 1963/65). 

Em sua homenagem (e em louvor do nosso blogue, que está a  comemorar em 2021 dezassete anos de vida), voltamos a reproduzir uma deliciosa história do Alcídio Marinho, publicada na série "O nosso querido mês de férias" (*)


2.  O  nosso querido mês de férias  > Como ganhei o "Prémio Governador da Guiné" e tive direito a uma viagem, atribulada, no "Se-Cais-Morres" (Sky Master), da FAP, em 1964, até Lisboa, via aeroporto do Sal, Cabo Verde 

por Abílio Marinho (1940-2021)

A minha vinda de férias à metrópole teve uma estória curiosa.

Até meio do ano 1964, creio que ninguém era autorizado a vir de férias à Metropole, quem queria gozar férias e tinha direito, ia para Bissau.

Ora, como o 3.º pelotão da CCAÇ 412 fora destacado para o Enxalé, de 28 de outubro de 1963 a 25 de janeiro de 1964, então comecei a montar armadilhas todos os dias, por carolice e necessidade, e,  como não tinha curso, fui agraciado com um louvor pelo Comandante da Companhia, o  Capitão Braga (de alcunha o "Lambreta",  pois com os lábios fazia um barulho que se assemelhava a uma lambreta) [de seu nome completo, Manuel Joaquim Gonçalves Braga, cap inf].

Quando já estava em Cantacunda (de junho de 1964 a fevereiro de 1965), perto de Fajonquito, durante o mês de outubro, tivemos conhecimento que o sr. Brigadeiro Schulz [, um ano depois promovido a general,] , havia instituído um prémio, o "Prémio Governador da Guiné", para agraciar os combatentes que se notabilizasse na efectivação de baixas ao inimigo ou outros feitos em combate.

Qual foi o meu espanto, quando recebi a informação do sr. Capitão Braga que me havia sido atribuído o referido prémio e que podia ir gozar um mês de férias onde desejasse. Assim marquei a minha vinda a casa.

Como já não se passava na estrada, Bafatá - Banjara - Mansabá - Mansoa - Bissau, tive que ir para Bissau de barco. À época os barcos iam até ao Capé e Contuboel. Tomei o barco em Bafatá e rumei a Bissau, no dia 30 de outubro de 1964.

Embarquei em 31 de outubro de 1964, em Bissalanca, num avião da Força Aérea (Dakota-Skymaster ou "Se-Cais-Morres"), rumo ao Sal, Cabo Verde, com passagem pelo aeroporto militar dos Gambos, nas Canárias,  mas quando chegámos a Lisboa, estava uma tempestade enormíssima, pois que todos os aeroportos da Península Ibérica estavam encerrados. Quando estava a amanhecer,  olhamos pelas janelas e só víamos mar e depois depois uma ilha, era a ilha do Sal, outra vez.

No avião vinha, no meio, um motor de um F-86 (!)  e um paraquedista,  de maca, acompanhado de uma enfermeira,  e outros militares.

Desembarcámos e fomos comer às instalações da CCaç 413 que havia ido connosco para
a Guiné, com destino a Mansoa, tendo a meio da comissão sido deslocada para a ilha do Sal, Cabo Verde.

Aí comemos lagosta a todas as refeições, eles já enjoavam a lagosta. Éramos todos conhecidos pois como nós também pertenciam ao BC 10, Chaves,  e os sargentos éramos todos do mesmo curso, o de 1961.

O Aeroporto do Sal  só tinha uma pista e no final da mesma havia a torre de controle.

Na tarde desse dia, tornamos a embarcar e,  quando arrancámos para levantar, ouvimos um estrondo, provocado pela da rebentação de um pneu e só parámos a cerca de 5 ou 6 metros da torre.

Como não havia pneu suplente,  ficámos três dias no Sal até chegar um pneu, no avião da TAP. No dia 3 de novembro de 1964, reembarcámos para Lisboa onde chegamos no dia 4.

Passei essas Férias em Amarante, Chaves, Verin (Espanha), (onde tinha uma namorada espanhola) e Porto. 

Passados os trinta dias apresentei-me nos Adidos, em Lisboa, mas não havia alojamento, fui instalar-me numa Pensão na Rua Rodrigo da Fonseca, a aguardar passagem aérea para Bissau, o que veio a suceder só no dia 6 de dezembro de 1963. 

Chegado a Bissau apanhei um barco civil, para Bafatá, seguindo de novo até Cantacunda.

Nas Canárias comprei um relógio por 500 escudos e uma máquina fotográfica Konica também por 500 escudos.

Do outro pessoal da CCAÇ 412,  apenas um alferes veio de férias, no entanto, três alferes tiveram as esposas em Bafatá

Alcidio Marinho
Porto, 22 de setembro de 2015 às 13:18

_______________

Notas do editor:


Restantes postes da série:

7 de outubro de 2015 > Guiné 63/74 - P15211: O nosso querido mês de férias (17): Vim a casa uma vez, em agosto de 1965, na TAP, num Super Constellation, como simples passageiro... e estava longe de imaginar que cinco anos depois estaria aos comandos de um Caravelle, como piloto da mesma, saudosa, companhia... (João Sacôto, ex-alf mil, CCAÇ 617 / BCAÇ 619, Catió, Ilha do Como e Cachil, 1964/66)

6 de outubro de 2015 > Guiné 63/73 - P15209: O nosso querido mês de férias (16): Férias em Bissau para tirar a carta de condução de pesados (Abel Santos)


6 de Outubro de 2015 > Guiné 63/73 - P15205: O nosso querido mês de férias (15): em agosto de 1971, entre a praia da Nazaré e as tertúlias de Vila Franca de Xira... enquanto em Lisboa, tudo na mesma, isto é, a vida corria... (Hélder Sousa)

5 de outubro de 2015 > Guiné 63/73 - P15204: O nosso querido mês de férias (14): À procura de aconchego, e de amor temperado com algumas paródias, que um mês, naquele tempo, passava muito depressa (José Manuel Matos Dinis)

1 de outubro de 2015 > Guiné 63/73 - P15185: O nosso querido mês de férias (13): Os soldados não se podiam dar o luxo de ter férias (José Manuel Cancela, ex-sold ap metr, CCAÇ 2382, 1968/70) / Proporcionei a alguns soldados do meu grupo de combate umas modestas férias em Bolama (António Murta, ex-alf mil inf., 2.ª CCAÇ / BCAÇ 4513, 1973/74)

30 de setembro de 2015 > Guiné 63/73 - P15183: O nosso querido mês de férias (12): Era para entrar de Licença em Agosto, mas fui vítima de uma injustiça, acabando por a gozar de 22 de Setembro a 26 de Outubro (Mário Vitorino Gaspar)


27 de setembro de 2015 >Guiné 63/74 - P15165: O nosso querido mês de férias (7): Entre 15 de Fevereiro e 21 de Março de 1971, a ilusão de estar longe da guerra (Carlos Vinhal)

27 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15164: O nosso querido mês de férias (6): Vim duas vezes a casa... Da primeira vez, regressei a 18/12/1968, para passar obrigatoriamente o Natal em Bambadinca... Apanhei uma boleia no DO 27 do meu amigo Honório (Ismael Augusto, ex-alf mil, CCS/BCAÇ 2852, 1968/70)

27 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15163: O nosso querido mês de férias (5): vim uma vez a casa, a Vila Nogueira de Azeitão, em 18/9/1965, mas o Super Constellation da TAP, por avaria, só partiu a 22... A viagem custou-me 6160$70 (António Bastos, ex-1º cabo, Pel Caç 953, Cacheu, Bissau, Farim, Canjambari e Jumbembem,

26 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15160: O nosso querido mês de férias (4): Vim duas vezes à metrópole: na 2ª vez, beneficiei de mais 5 dias de licença, por ter tido um louvor em combate... (E, mais tarde, beneficiei da isenção do pagamento de propinas dos meus filhos quando entraram na universidade) [José Augusto Miranda Ribeiro, ex-fur mil da CART 566 (Cabo Verde, Ilha do Sal, 1963/64, e Guiné, Olossato, 1964/65)]

26 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15159: O nosso querido mês de férias (3): 10 de março de 1970: eu a partir e o ministro do ultramar, Silva Cunha, a chegar, no mesmo Boeing 707, da TAP

22 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15143: O nosso querido mês de férias (2): os testemunhos de Henrique Cerqueira ("Em Bissau, dormia com o bilhete dentro da fronha do travesseiro"), José Carlos Gabriel ("A minha filha, de 5 meses, teve um choque muito grande ao ver-me no aeroporto, de bigode") e João Silva ("Foi ótimo vir no inverno, a saudade era do frio")

22 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15138: O nosso querido mês de férias (1): Maio de 1969: nessa altura o bilhete de ida e volta, na TAP, custava 4 mil escudos (Paulo Raposo, ex-alf mil Inf, MA, CCAÇ 2405 / BCAÇ 2852, Galomaro e Dulombi, 1968/70)

(**) 11 de março de 2021 > Guiné 61/74 - P22192: 17º aniversário do nosso blogue (10): por que é que das "lavadeiras" ao "sexo em tempo de guerra" vai um passo ? (Carlos Arnaut / Cherno Baldé / Luís Graça)

Guiné 61/74 - P22246: Agenda Cultural (772): Convite para a apresentação online do romance "Angoche - Os fantasmas do Império", por Carlos Vaz Ferraz; Porto Editora, 2021



1. Mensagem do nosso camarada Carlos Matos Gomes, Coronel Cavalaria Reformado (ex-2.º CMDT Batalhão de Comandos da Guiné, 1972/74), escritor e historiógrafo da guerra colonial, com data de 31 de Maio de 2021:

Minhas amigas e meus amigos,
Tenho o prazer de vos convidar para a apresentação do romance "Angoche - Os Fantasmas do Império", da Porto Editora.

Esta apresentação será feita online, através dos links que constam deste email. Terá lugar amanhã, dia 1 de Junho, das 21 às 22 horas. Será moderada pelo editor Vasco David, desenrolar-se-á sob a forma de uma conversa, com interrogações e dúvidas, entre mim e o comandante Carlos de Almada Contreiras, que fez parte de um dos navios portugueses envolvidos no bloqueio do Porto da Beira, em 1966. Será possível a intervenção dos assistentes.

Trata-se de um romance cujo enredo procura desvendar os interesses que estiveram na origem do que aconteceu ao navio mercante Angoche e à sua desaparecida tripulação, e, a partir dos interesses, chegar aos seus autores.
As personagens do romance são homens e mulheres envolvidos, como tantas vezes acontece, em situações que os ultrapassam.
As respostas a que cheguei são apenas deduções e premonições do que poderia ter acontecido.
A Porto Editora e eu estamos a procurar a melhor oportunidade para uma apresentação ao vivo, sujeita aos condicionalismos do tempo presente.

Aqui vos deixo os links para a apresentação do dia 1 de Junho:
Youtube - https://youtu.be/qXJkFzqA7Us
Facebook - https://www.facebook.com/PortoEditora/posts/4114022285301916
Facebook (evento) - https://www.facebook.com/events/2668635700093451/



Sinopse:

Nacala, 23 de abril de 1971. Um navio da Marinha mercante portuguesa parte desse porto moçambicano com destino a Porto Amélia (hoje, Pemba). A bordo leva a tripulação e um civil, num total de vinte e quatro almas, bem como um importante carregamento de material de guerra destinado ao Exército português no Ultramar. No dia seguinte, de madrugada, um petroleiro encontra esse mesmo navio, de seu nome Angoche, à deriva, incendiado e sem ninguém a bordo, como se de um navio-fantasma se tratasse. De imediato, a PIDE/DGS abre um inquérito. Os relatórios iniciais mencionam duas explosões, e as teorias para o que aconteceu surgem em catadupa. Não faltam presumíveis culpados a quem apontar o dedo, mas não há provas. Para adensar o mistério, na noite do desaparecimento do Angoche, uma portuguesa, que trabalhava num cabaré da cidade da Beira e é tida como amante de um oficial da Marinha, cai de um edifício. Suicídio ou assassinato, as circunstâncias da sua morte nunca são verdadeiramente esclarecidas, e a dúvida paira… Depois do 25 de Abril, os relatórios da PIDE/DGS desaparecem. A carcaça do navio, ancorado no porto de Lourenço Marques, acaba por ser afundada. Se testemunhas houve, não falam. Estes são os factos. A partir deles, Carlos Vale Ferraz constrói um romance puramente ficcional, embora essencial e certeiro, sobre moralidade e heroísmo; e onde se demonstra como a imagem de um país se pode construir, não de verdade e justiça, mas da glorificação dos seus mais vergonhosos feitos.


Com a devida vénia a Almedina
____________

Nota do editor

Último poste da série de 27 DE MAIO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22228: Agenda Cultural (771): Publicação do romance "Além do Bojador", de Manuel Fialho (nova edição reunida e revista), editado por Grupo Narrativa (Carlos Silva, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2548)

Guiné 61/74 - P22245: O nosso blogue por descritores (2): Alcídio Marinho (com 23 referências)

   


ALCÍDIO JOSÉ GONÇALVES MARINHO (1940-2021)
Ex-Fur Mil Inf,  CCAÇ 412, "Os Capacetes Verdes"  (Bafatá, 1963/65)


1. Inaugurámos  há dias uma nova série, "O nosso blogue por descritores" (*)... Com mas de 5 mil "descritores", de A a Z, torna-se difícil (se não impossível) aos nossos leitores fazer uma pesquisa exaustiva de um determinado tema ou assunto no nosso blogue que já tem 17 anos de existência e mais de 22 mil e duzentos postes.


O descritor "Alcídio Marinho" (com mais de 2 dezenas de referências no nosso blogue) será o poste seguinte  esta série. Hoje, o nosso camarada, falecido em 29 do mês passado, foi a enterrar, no cmeitério de Cedofeuta , no Porto **). Em sua homenagem aqui a lista dos postes em que o seu nome aparece como descritor. Cada poste é refenciado por:

(i) data;
(ii) número de ordem (cronológica);
(iii) série em que vem inserido;
(iv) título (e subtítulo);
(v) autor(es) (dentro de parênteses, no final) (não aparecendo este campo, o poste é, por defeito, da autoria de um ou mais editores do blogue)

A listagem só não traz o link de cada poste, porque seria muito consumidor de tempo para os editores recuperá-lo. Mas os nossos leitores podem consultar o poste inserindo o seu número na janela do canto superior esquerdo do blogue, antecedido sempre da consoante P, de poste: por exemplo poste P8809 (que marca a sua entrada na Tabanca Grande).  Para facilitar a sua leitura, a lista vai com postes sem negrito e com negrito, intercalados.


O nosso blogue por descritores (2): Alcídio Marinho
(que tem mais de 2 dezenas de referências)

1 de junho de2021 > Guiné 61/74 . P22244: In Memoriam (397): Com o Alcídio Marinho (1940-2021), ultrapassamos a centena de amigos e camaradas, membros da Tabanca Grande, que "da lei da morte já se libertaram" (n=103)... Quase um quarto dos falecimentos (n=25) ocorreu em 2020 e 2021 (últimos 5 meses), ou seja, em plena pandemia de COVID-19.

 31 de maio de 2021 > Guiné 61/74 - P22243: In Memoriam (396): Alcídio José Gonçalves Marinho (1940-2021), ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 412 - "Capacetes Verdes" (Bafatá, 1963/65)

 15 de julho de 2020 > Guiné 61/74 - P21170: O segredo de... (32): Alcídio Marinho, ex-fur mil inf, CCAÇ 412 (Bafatá, 1963/65)... "Também tenho um víquingue na minha árvore genealógica"

27 de janeiro de 2020 > Guiné 61/74 - P20598: Fotos à procura de... uma legenda (115): O caçador e empresário de cinema Manuel Joaquim dos Prazeres, o "nho Manel Djoquim" (1901-1977) andaria no mato... com uma pistola-metralhadora FBP m/948 ou m/961 ?

17 de setembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19021: Os nossos capelães (8): Adelino Apolinário da Silva Gouveia, do BCAÇ 506: "Os filhos da p... matam-me!"... (Alcídio Marinho, ex-fur mil, CCAÇ 412, Bafatá, 1963/65)

25 de setembro de 2017 > Guiné 61/74 - P17795: Memória dos lugares (364): Quem se lembra (ou ouviu falar) da tabanca de Portugal, a seguir aos rápidos de Cusselinta e à Ponte Carmona (em ruínas) (carta do Xitole, 1955)? Seria distinta de "Gã Portugal" que terá existido, também na margem esquerda do Rio Corubal, mas na península de Gampará... (Luís Graça / Cherno Baldé / Alcídio Marinho / Luís Branquinho Crespo / Luís Marcelino / Mário Pinto / António Murta)

13 de junho de 2017 > Guiné 61/74 - P17464: (De) Caras (80): Também levei uma encomenda, no regresso de férias em novembro de 1963, a pedido da mãe de um camarada... Era uma lata de salpicões em azeite, para um soldado que estava em Fulacunda e que, infelizmente, morreria entretanto numa emboscada... Acabámos por comer os salpicões em Cantacunda... (Alcídio Marinho, ex-fur mil, CCAÇ 412, Bafatá, 1963/65)

 5 de março de 2017 > Guiné 61/74 - P17106: Debates da nossa tertúlia (I): Nós e os desertores (24): o alferes "periquito" que escoltei até Buruntuma num domingo de agosto de 1964 e que nesse mesmo dia atravessou a fronteira e desapareceu... (Alcídio Marinho, ex-fur mil, CCAÇ 412, Bafatá, 1963/65)

17 de janeiro de 2017 > Guiné 61/74 - P16962: (Ex)citações (323): em 1963 já havia um jornal "Nô Pintcha", a stencil... Apanhámos vários exemplares, na Ponta do Inglês, em 28 de janeiro de 1964, com um título de caixa alta: "Os colonialistas também têm mercenários"... Numa foto, via-se um individuo de cabelo comprido, camisa com ramos de flores, calções escuros e sandálias havaianas, a montar uma armadilha... Esse indivíduo era eu (Alcídio Marinho, ex-fur mil at inf, MA, CCAÇ 412, Bafatá, 1963/65)

7 de novembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16691: Agenda cultural (512): SIC: Programa "Perdidos e Achados", em 29 de outubro passado: onde estavam os repórteres da guerra colonial, onde estavam os nossos fotocines?

10 de outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16585: (Ex)citações (319): O cap inf José Abílio Lomba Martins que eu conheci, no Enxalé, em novembro de 1963, antigo professor da Academia Militar, cmdt da CCAÇ 556 (Bissau, Enxalé, Bambadinca, 1963/65) (Alcídio Marinho, ex-fur mil inf, CCAÇ 412, Bafatá, 1963/65) 

 17 de setembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16497: Memória dos lugares (346): Em abril de 1963, eu fui, com uma secção, de Taibatá (subsetor do Xime) até Satecuta (subsetor do Xitole), atravessando a mata do Fiofioli, e falei com o chefe e a população da tabanca de Satecuta, espantados por nos ver... Regressei pelo mesmo caminho, a tempo de almoçar a Taibatá... (Alcídio Marinho, ex-fur mil, CCAÇ 412, Bafatá, 1963/65)

14 de setembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16489: Memória dos lugares (345): O destacamento e a jangada de João Landim, no Rio Mansoa (José Nascimento / Francisco Gamelas / Leonel Olhero / Alcídio Marinho)

 8 de setembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16463: Memória dos lugares (344): Amarante, boas recordações da minha infância e juventude (1945-1963)... (Alcídio Marinho, ex-fur mil inf, CCAÇ 412, Bafatá, 1963/65)

 29 de junho de 2016 > Guiné 63/74 - P16246: (De)Caras (43): Domingos Ramos, o "incendiário do leste": (i) João Cá, de seu nome de guerra; (ii) antigo 1º cabo miliciano das NT; (iii) amigo e camarada do Mário Dias (, do 1º CSM, Bissau, 1959): (iv) reconhecido em Bafatá, no bairro da Nema, por volta de maio de 1963, por Alcídio Marinho e Mamadu Baldé; (v) volta a encontrar o amigo e antigo camarada "tuga" nas matas do Corubal, em 1965: e (vi) "tem a felicidade de morrer em combate", em Madina do Boé, em 10/11/1966, ao lado do 'internacionalista' cubano Ulises Estrada...

 23 de março de 2016 > Guiné 63/74 - P15891: Convívios (733): Encontro do pessoal da CCAÇ 412 (1963/65), dia 14 de Maio de 2016, na Mealhada (Alcídio Marinho, ex-Fur Mil)

 3 de outubro de 2015 > Guiné 63/74 - P15192: O segredo de ... (27): A minha prenda de Natal de 1963: a destruição de Sinchã Jobel, com o meu engenhoso fornilho montado numa mala de cartão... (Alcídio Marinho, ex-fur mil at inf MA, CCAÇ 412, Bafatá, 1963/65)

 28 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15168: O nosso querido mês de férias (8): Ganhei o "Prémio Governador da Guiné", embarquei em 31/10/1964 num Dakota Skymaster ("se cais, morres"), tive uma viagem atribulada... Do outro pessoal da CCAÇ 412 apenas um alferes veio de férias, no entanto, três alferes tiveram as esposas em Bafatá (Alcídio Marinho, ex-fur mil inf, CCAÇ 412, 1963/65)

 8 de setemnbro de 2015 > Guiné 63/74 - P15090: (Ex)citações (290): Que ele havia, no meu tempo, coisas estranhas no céu, havia... Se eram aeronaves inimigas ou ovnis, não sei... (Henrique Cerqueira, Bissorã, 1972/74; Alcídio Marinho, Xitole e Bafatá, 1963/65)

22 de abril de 2015 > Guiné 63/74 - P14502: Convívios (667): Encontro comemorativo do 50.º aniversário do regresso à Metrópole da CCAÇ 412 (Bafatá, 1963/65), a levar a efeito no próximo dia 9 de Maio de 2015 em Chaves (Alcídio Marinho)

 23 de junho de 2014 > Guiné 63/74 - P13318: IX Encontro Nacional da Tabanca Grande (40): Tanto eu como o meu filho Richard e os meus cunhados Mateus e Florinda Oliveira que vieram da América, adorámos este convívio (Júlio da Costa Abreu, Amsterdão, Holanda)

 9 de abril de 2012 > Guiné 63/74 – P9720: Convívios (409): Encontro/Almoço do pessoal da CCAÇ 412, dia 12 de Maio de 2012 na Mealhada (Alcídio Marinho)

 23 de setembro de 2011 > Guiné 63/74 - P8809: Tabanca Grande (302): Abram alas, camaradas, temos aqui mais um “velhinho”, o Alcídio Marinho, do Porto, Miragaia, ex-Fur Mil, CCAÇ 412 (Bafatá, 1963/65)

_________