sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Guiné 61/74 - P22586: Convite (15): Encontro de ex-militares milicianos e amigos que estiveram directa ou indirectamente ligados à contestação antimilitarista e anticolonialista, dia 7 de Outubro de 2021 na Casa do Alentejo



Lisboa, Casa do Alentejo > Taberna (Cortesia da página da Casa do Alenejo)

C O N V I T E

ALERTA, CAMARADA - Última chamada

1. No dia 7/10/21, quando se completam 50 anos do início do 4º turno/71 do COM em Mafra, que ficaria indelevelmente assinalado, vamos organizar um Encontro de ex-militares milicianos e amigos que estiveram directa ou indirectamente ligados à contestação antimilitarista e anticolonialista.

2. Às 16.00h juntamo-nos na Casa do Alentejo (taberna) para um convívio com petiscos alentejanos, animado com as cantigas do "Cancioneiro do Niassa", pelo João Maria Pinto (actor de teatro e recolector das canções), assinalando a influência importante que os milicianos tiveram na tomada de consciência dos militares de carreira.

3. Por volta das 18.00h, vamos para uma sala histórica da Casa do Alentejo para uma conversa sobre três temas:

A - Memórias e relatos da participação dos milicianos na tropa militarista e na guerra colonialista (projecto DA GUERRA NUNCA SE VOLTA)

B - A actualidade da temática das guerras (neo) colonialistas e do papel das intervenções militaristas e agressivas (Cabo Delgado- Moçambique, Afeganistão,Síria, Iraque, Líbia, etc.).

C - A participação organizada de ex-militares milicianos nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril (2024) - Criação de uma Comissão ad-hoc.

Caros companheiros e amigos, para organizar a logística é necessário a confirmação definitiva da vossa participação.

Um abraço
Armando Teixeira
arsouteixeira@gmail.com


2. Nota do editor:

O Armando Sousa Teixeira apresenta-se como "ex-cadete , ex-furriel e ex-soldado do Exército Português, com o nº 09420870, mobilizado em Moçambique, 1972/74". É autor, entre outros,  dos livros editados sob a chancela da Editorial Avante, “Guerra colonial, a memória maior que o pensamento” e "Barreiro, Uma História de Trabalho Resistência e Luta (1926-1945)".
 
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Guiné 61/74 - P22585: Esboços para um romance - II (Mário Beja Santos): Rua do Eclipse (72): A funda que arremessa para o fundo da memória

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 23 de Setembro de 2021:

Queridos amigos,
Naquelas férias de verão, Annette veio com o seu filho Jules, jovem desmotivado e com o astral em baixo, afetos acidulados e o trabalho precário não o larga, já revelou à irmã que foram umas férias excepcionais, parte amanhã, Annette decidiu passar este último dia só na sua companhia, foram para Sintra. Então, Paulo redige-lhe uma carta onde procura minimamente responder a uma pergunta que ela julga essencial para o contexto de toda a comissão militar que está a escrever, a evolução do estado de espírito, o que aconteceu àquele jovem cosmopolita, muito dado à cultura, que foi malhar com os ossos em Mafra, Ponta Delgada, Amadora e Guiné, em que acredita, que planeia para o futuro, já que se avizinha no horizonte o fim da sua guerra? E ele procura responder, não tem uma crença ideológica firmada, já leu e viu o suficiente para perceber como não tem pés nem cabeça o slogan de que andamos na Guiné há cinco séculos, mas o que seguramente aconteceu naquele seu processo de adultez foi a importância da sua relação com o Cuor, com aquelas gentes com quem manteve uma cativante fidelidade, como lhe tocou até à medula a solidariedade dos seus homens. Ele não sabe e não iria escrever a Annette o que não antevia, é como aquela experiência lhe calou fundo e indeclinavelmente o preparou para todas as empreitadas da vida que se seguiram.

Um abraço do
Mário



Rua do Eclipse (72): A funda que arremessa para o fundo da memória

Mário Beja Santos

Mon adorée, mon compagnon de vie, des projets, réseau de tous mes amours, envio-te esta carta para a Rua do Eclipse, enquanto tu estás aqui comigo nestas férias de verão. Jules parte amanhã para Bruxelas, tem andado radiante, mas sinto-lhe a tristeza do futuro improvável, parece que nenhum emprego lhe acerta e os desastres afetivos azedaram-lhe a existência, ele anda contente e não esconde, mas vai regressar ao centro dos problemas, fizeste bem em querer passar hoje o dia com ele, apanharam aqui à porta o comboio para Sintra, prometi preparar-vos um jantar de estalo. E procuro responder a uma questão que me puseste em dado momento, tudo a propósito das peripécias vividas no hospital militar de Bissau: que exame de consciência eu fazia da minha vida nos últimos anos? Deixo-te este breve esquema, juro-te perante Deus que era naquele tempo em que me preparava para deixar Bissau e regressar a Bambadinca, o modo como eu avaliava aqueles anos de juventude. Negligenciara os estudos em benefício de prazeres culturais que o dinheiro me dava no meu primeiro emprego, trabalhava em mecanografia e sentia-me finalmente feliz por não vestir a roupa dos outros, não ir a concertos só porque recebia borlas, o que sabia de África era através das narrativas da minha avó e da minha mãe, uma Angola idílica onde ambas tinham perdido os recursos no rescaldo da crise de 1929 que foi evidente em 1931, com a queda abissal do preço das matérias-primas. Não tinha crença ideológica clara, através do chamado catolicismo de vanguarda, assumia que o colonialismo tinha os seus dias contados, já havia papéis clandestinos suficientes que permitiam ver, sobretudo a partir de 1967, que os movimentos nacionalistas contavam com sólidos apoios e nós vivíamos com recursos financeiros finitos, como se comprovou, e isto sem já falar nos acontecimentos internacionais de 1973, quando eclodiu a crise petrolífera que deixou o Estado Novo com uma inflação a dois dígitos.

Houve descobertas importantes na minha vida militar, confiar na minha resistência física, ter percebido que havia para ali uma energia suficiente para longas caminhadas, para longas adversidades; a revelação de que possuía dotes de liderança; o ter sabido resistir aos dislates de um comandante de companhia que assegurava que um preto aguentava com trezentas agulhas espetadas no corpo e que confessaria tudo com umas boas palmatoadas com sola de pneu, o castigo foi ter vindo para a Guiné em rendição individual e comandar tropa africana; o Cuor deslumbrou-me, não pelo gosto dos tiroteios ou da caçada humana, era a inserção numa comunidade que me parecia milenária, poder trazer aportes de respeito e consideração, levar os doentes ao médico, encontrar professores para ensinar crianças e adultos, comunicar com diversas culturas a que eu era totalmente alheio, combater a seu lado, dar o exemplo de ir sempre à frente, incutindo-lhes mentalidade ofensiva; e ter ganho aquele desafio de Missirá em cinzas parcialmente reconstruída em tempo recorde; ter conseguido algum equilíbrio num diálogo interior entre o que era a minha cultura, simbolizada por aqueles caixotes de livros e discos, o ter mantido a curiosidade na leitura, com a abertura de espírito para procurar assimilar as riquezas culturais guineenses, e daí o gosto em procurar compreender a história daqueles povos, o que rapidamente me levou a perceber a gravosa mentira da propaganda que dizia que estávamos na Guiné há cinco séculos, o que gradualmente veio a acentuar a perceção de que os homens do mato lutavam pela posse da sua própria terra, que a nossa presença pouco mais dera que negócios e alguns quadros heroicos de tentativa de missionação. É nesse estado de espírito, meu adorado amor, que me leva a circular solitário por aquelas artérias de Bissau, a refugiar-me na messe de oficiais para confirmar a completa vulgaridade daquela retaguarda; e a experiência hospitalar abria-me novas pistas de observação, aqueles mutilados que se comparavam, como a guerra abre brechas na saúde mental; o meu corpo melhorava com aquelas injeções e comprimidos, a despeito da gritaria entre o capitão Oliveira e o furriel Alves. Circulava por Bissau, com um pé lá e outro em Bambadinca, encontrei-me com o meu querido amigo Teixeira, o cabo das transmissões, procurou-me para se despedir e fez-me pensar que a tropa que recebi em agosto de 1968 mudara literalmente de composição; mesmo do hospital militar enviara aerogramas aos meus sargentos, para pedir novas, as respostas não deixavam de inquietar: o pelotão fracionado em secções, nas mais diversas atividades; a descoberta de mais canoas em Samba Silate, prova irrefutável de que os guerrilheiros vindos do Cuor não desistiam de vir a Bambadinca abastecer-se ou informar-se ou subverter; nos Nhabijões, num patrulhamento noturno, houve recontro com uma coluna de abastecimento, um morto e três feridos, era gente do Corubal; o tratamento na Neuropsiquiatria parecia que me revigorara, fizera diferentes consultas médicas aos dentes e aos ouvidos e aos olhos, que não me preocupasse; e o médico deu-me alta e a meio de uma tarde de Bissalanca parto para Bafatá, consigo transporte para Bambadinca, venho encontrar tudo em confusão, há muita euforia, prevê-se para breve transferência de batalhões, ainda pergunto como vai a guerra, com alguma displicência respondem-me que há flagelações em Taibatá, Xime e Enxalé, e alguém se me apreça a informar que chegou o gerador elétrico para Missirá, bem contente fiquei depois de tanto porfiada diligência. A notícia daquele gerador, minha cronista do meu coração, é mais uma ponte entre o passado e o meu futuro na guerra e o outro futuro que anda tão confuso na minha cabeça, a não ser a crescente convicção de que me vou atirar aos estudos, sonho ser professor.

Consigo reunir o pelotão inteiro, converso com o substituto do Teixeira, chama-se Valente, um gordinho russo e bonacheirão, anunciam-se novas partidas, a do Domingos Silva pesa-me muito, foi meu intérprete em situações muito ingratas, deu-me muita dor de cabeça com as suas bebedeiras numa comunidade islâmica; alguém me informa, são notícias que se apreendem no mercado de Bambadinca, por isso é que a gente conversa com quem vem de fora, é assim que se processa no universo as sociedades que primam pela narrativa oral, que há muita desmoralização nas milícias de Amedalai, Demba Taco e Taibatá, corre a notícia de que vão encerrar a tabanca em autodefesa de Moricanhe, é o prenúncio de novas desgraças.

E é quando me dirijo para a messe de oficiais, está na hora de almoço, que o major das operações, num corredor pejado de caixões espalhados daquela gente impaciente que aguarda os substitutos e anuncia que esta tarde iremos conversar sobre uma operação que eu irei comandar, a Beringela Doce. Caio em mim, a guerra não faz intervalos, eu que me recorde que ainda tenho as colunas ao Xitole, as emboscadas nas imediações, escoltas, patrulhamentos noturnos, idas às tabancas na periferia, as obras permanentes nos Nhabijões onde é preciso montar segurança, o suplício na ponte de Undunduma. Houve já quem me dissesse que o PAIGC anda calmo, talvez porque se avizinhe a época das chuvas, são umas flagelações rápidas, algumas minas, ataques mitigados em tabancas em autodefesa, pouco mais. Pelo Pires fico a saber que afinal de contas a nossa tropa foi envolvida numa operação chamada Gato Irritado, coisa insignificante.

Minha adorada Annette, eu vinha recomposto graças às injeções e aos comprimidos de Tryptizol 25, o meu pelotão mudou de forma e figura, passam a toda a hora viaturas da Tecnil, são as obras do alcatroamento da estrada entre Xime e Bambadinca, naquele momento ainda não sei que vou ter cerca de um mês pela frente a sair de madrugada e aguentar a pé firme o dia todo, dentro do mato, a vigiar estes trabalhos. As surpresas não param: na manhã seguinte, recebo uma comitiva liderada pelo régulo Malan Soncó e os chefes de tabanca de Missirá e Finete, vêm-me convidar a assistir em Missirá à inauguração do gerador elétrico. Inexplicavelmente, digo que sim. Dois dias depois, num sintex, acompanhando o comandante da CCS, o capitão Figueiras, vou despedir-me do Cuor muito amado, da Missirá que guardo no olhar, sempre intocada, como a amei, ao longo de 17 meses.

Eram estes os apontamentos que te quis enviar para conheceres o meu estado de espírito, entendi que não devia carrear esta informação para as nossas férias. A despeito de tudo o que aqui se escreve, toma estas notas como uma carta, beijo-te muito, com uma ternura e uma admiração sem limites, quantas vezes me pergunto como foi possível que no teu gesto tão dedicado de cronista me tomasses por inteiro esta dádiva de amor, que é esperança dos nossos tempos futuros, bisous, Paulo.

(continua)

Avenida Marginal com o cais do Pidjiquiti
Bilhete-postal que todos nós enviávamos às famílias
Bissau Velho
Pormenor do monumento “O Esforço da Raça” na Praça dos Heróis Nacionais
Praça Honório Barreto, Bissau
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Nota do editor

Último poste da série de 24 DE SETEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22569: Esboços para um romance - II (Mário Beja Santos): Rua do Eclipse (71): A funda que arremessa para o fundo da memória

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Guiné 61/74 - P22584: Recortes de imprensa (119): Reacção de Mário Beja Santos ao artigo do "Diário de Notícias", de 29 de Setembro de 2021, "Comandos africanos nas Forças Armadas Portuguesas. Histórias de abandono e traição"



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 30 de Setembro de 2021:

Queridos amigos,

Não podia ficar insensível a este estendal de mentiras, ainda por cima numa tese de doutoramento que se configura ter a calúnia e o sensacionalismo por móbil.

Conviria que os ditos recalcitrantes do comportamento das autoridades portugueses justificassem por que não quiseram manter a nacionalidade portuguesa quando Portugal ali, na Guiné, podia fazer prevalecer o nosso Direito.

Um abraço do
Mário

Nota do editor:
Ler aqui o artigo da autoria da jornalista Valentina Marcelino, publicado no DN de 29 de Setembro de 2021, que motivou esta tomada de posição do nosso camarada Mário Beja Santos, um estudioso da história da guerra de libertação da Guiné e da sua história ao longo da era colonial.



2. Mensagem enviada por Mário Beja Santos à jornalista Valentina Marcelino, do DN, e enviada ao Blogue para conhecimento:

Ex.ª Sr.ª D.ª Valentina Marcelino, bons dias.

Chamo-me Mário Beja Santos, sou antigo combatente da Guiné e com alguma obra publicada sobre investigações do referido conflito. O que falta à doutoranda que refere na peça, e às citações que invoca na sua, é a consulta a todo o conteúdo integral inerente aos Acordos de Argel e a descrição da sequência de medidas tomadas pelas autoridades portuguesas até ao fim da nossa presença colonial. Com efeito, quem ler os Acordos de Argel, em toda a sua extensão, compreenderá facilmente que Portugal assumia as responsabilidades com os cidadãos portugueses de origem guineense que manifestassem tal vontade.

Portugal comprometeu-se a pensões com esses portugueses deficientes das Forças Armadas, o que cumpriu e cumpre. Comandei guineenses, que ficaram deficientes, e são escrupulosamente assumidas as responsabilidades de Portugal. Dizem taxativamente os Acordos de Argel quais as responsabilidades da República da Guiné-Bissau, quais os compromissos que assumiam, integrando todos os combatentes que tinham estado sob soberania portuguesa e que tinham decidido tornarem-se cidadãos da República da Guiné-Bissau.

Em documentação que se pode consultar em qualquer arquivo, verificar-se-á que o último governador em exercício, Carlos Fabião, convocou todas estas forças especiais de comandos e fuzileiros e propôs-lhes a vinda para Portugal, seriam integrados nas Forças Armadas Portuguesas, viriam mesmo com família; caso não aceitassem, e mesmo depois de lhes ter sido referido a eventualidade de futuras tensões com o PAIGC, decidiram ficar e receber vencimentos até dezembro de 1974.

Querer falsificar os factos históricos, imputando às autoridades portuguesas negligência, é pura demagogia. A doutoranda devia ter estudado melhor, consultado os processos, ouvido pessoas que estiveram envolvidas nestas conversações. E pura demagogia é não querer ver que a República da Guiné-Bissau é um país independente, cometeu imensas tropelias, é certo, massacrou, torturou, fuzilou antigos militares que tinham combatido à sombra da bandeira portuguesa, mas o Direito Internacional só nos permite protestar pelo não cumprimento dos Acordos de Argel.

Numa atitude pesporrente, de um nacionalismo bacoco e de um triunfalismo de comédia, os então dirigentes supremos do PAIGC deixaram degradar hospitais (o hospital militar nº 241, em Bissau, era um dos melhores hospitais de África), arruinar património, enfim, praticaram desmandos por cegueira e ingenuidade ideológica, o povo guineense pagou por inteiro.

Não podia deixar de lhe escrever para a alertar das incongruências da sua peça, só é novo o que foi esquecido, poderá estar a pensar que inquieta corações ou que descobriu a pólvora (tal como a doutoranda), simplesmente por falta de estudo.

Se acaso sentir necessidade de repor a verdade e refazer a sua peça, terei muito gosto em indicar-lhe com quem pode falar e onde estão as fontes documentais.

Receba a cordialidade de
Mário Beja Santos

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Nota do editor

Último poste da série de 14 DE JUNHO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22281: Recortes de imprensa (118): "Mísseis uniram Enfermeira 'Pára' e Piloto-Aviador" - Especial Guerra Colonial - Revista de Domingo do Correio da Manhã de 13 de Junho de 2021

Guiné 61/74 - P22583: Agenda cultural (785): Apresentação do livro "Ataque a Conakry", de José Matos e Mário Matos e Lemos, dia 21 de Outubro, às 17 horas, no Palácio da Independência - Largo de São Domingos - Lisboa



Ataque a Conakry
História de um Golpe Falhado

José Matos e Mário Matos e Lemos

Sinopse - Na madrugada do dia 22 de novembro de 1970, seis navios de guerra portugueses cercaram Conakry, a capital da República da Guiné, na costa ocidental africana. Aproveitando a escuridão da noite, uma força militar desembarcou nas costas norte e sul da cidade adormecida. À frente destes homens estava um jovem oficial português, Alpoim Calvão, que tinha sido nomeado para comandar esta operação secreta, com o nome de código Mar Verde. O objectivo principal da invasão era promover um golpe de Estado na antiga colónia francesa e derrubar o regime do presidente Sékou Touré, que apoiava os guerrilheiros do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde), que lutavam pela independência da Guiné portuguesa. Os invasores pretendiam também destruir os meios navais que os guerrilheiros e a Marinha guineana tinham no porto de Conakry, capturar o líder do partido, Amílcar Cabral, e resgatar um grupo de militares portugueses encarcerados numa prisão às ordens do PAIGC. A incursão acabaria por não ter o sucesso esperado relativamente ao golpe de Estado e Portugal seria condenado nas instâncias internacionais pela invasão de um estado soberano, mas esta operação ficaria na memória de muitos como a mais ousada levada a cabo durante a guerra colonial em África, embora o regime português nunca reconhecesse o seu envolvimento.


Os Autores

José Matos - Investigador em História Militar tem feito investigação sobre as operações da Força Aérea na Guerra Colonial portuguesa, principalmente na Guiné. É colaborador regular da Revista Militar e de revistas europeias de aviação militar e de temas navais. Colaborou nos livros A Força Aérea no Fim do Império (2018); A Guerra e as Guerras Coloniais na África Subsariana (2019). É co-autor dos seguintes livros: Nos Meandros da Guerra - O Estado Novo e a África do Sul na Defesa da Guiné (2020); War of Intervention in Angola, Volume 3 and 4: Angolan and Cuban Air Forces, 1975-1989 (2020-2021).

Mário Matos e Lemos - Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi jornalista da Agência de Notícias e Informações (ANI), do Diário de Notícias e do Diário do Norte (1956-1972). Entre 1972 e 1998 desempenhou funções de conselheiro cultural e de imprensa em diversas embaixadas portuguesas. Foi diretor do Centro Cultural Português de Bissau e, fugazmente, diretor do CENJOR. Atualmente é investigador do CEIS 20, da Universidade de Coimbra. É autor de obras como Liberdade de Imprensa e Outros Ensaios (1964); Um Vespertino do Porto (1972); O 25 de Abril, Uma Síntese, Uma Perspectiva (1986); Política Cultural Portuguesa em África – O Caso da Guiné-Bissau (1999); Dicionário de História Universal (2001); Jornais Diários Portugueses do Século XX. Um Dicionário (2006); José de Melo, o Primeiro Fotógrafo de Guerra Português (2008); Oposição e Eleições no Estado Novo (2012); 1945 – Estado Novo e Oposição – O MUD e o Inquérito às suas Listas (2018).

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Nota do editor

Último poste da série de 19 DE SETEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22554: Agenda cultural (784): Foi dia de festa na Tabanca dos Melros, em Fânzeres, Gondomar, o dia 11, em que o António Carvalho lançou ao mundo o seu livro - II (e última) Parte: registe-se com agrado o apoio que "O Bando do Café Progresso" deu ao nosso novel escritor

Guiné 61/74 - P22582: Ser solidário (241): O nosso camarada e amigo Torcato Mendonça encontra-se hospitalizado há já algum tempo. Notícia de ontem da sua esposa Ana Mendonça


1. No seguimento da publicação, no nosso Blogue e Facebook da Tabanca Grande Luís Graça, do postal de aniversário do nosso camarada Torcato Mendonça, ocorrido no passado dia 4 de Setembro, recebi, ontem dia 29 de Setembro, uma mensagem através do Messenger, da sua esposa Ana Mendonça com a triste notícia da hospitalização do Torcato há já algum tempo:

Olá Carlos Vinhal
O Torcato encontra-se hospitalizado...
Um abraço e obrigada pelos parabéns enviados e que ele gostaria ter lido.
Ana Mendonça

2. Imediatamente entrei em contacto com a nossa amiga Ana:

Boa tarde Ana.
Lamento a situação do amigo Torcato que a cada passo me telefonava, sempre com muitos assuntos além dos inevitáveis da Guiné.
A última vez que falámos ao telefone julgo que já não me conseguiu reconhecer. Em telefonemas anteriores já me tinha referido estar a sofrer de problemas relacionados com perda de memória.
Por favor vá-me inteirando da evolução do estado de saúde do Torcato e se quiser que se dê alguma notícia dele no Blogue, estamos ao dispor.
Desejo à Ana a melhor saúde possível. Tem um bem precioso, os seus filhos.
Um beijinho pessoal e a solidariedade da tertúlia do Blogue.
Carlos

3. Ainda ontem veio esta mensagem da amiga Ana Mendonça

Muito obrigada pelo carinho e amizade...
Ele teve noção do que estava a acontecer e tentou "combater" mas não conseguiu e isso dói muito.
As visitas hospitalares também o isolaram porque não as teve devido ao covid e tudo ajudou a que ele não se sentisse confortável. Vamos ver se abrem a partir de outubro.
Eu comuniquei para que fosse do vosso conhecimento já que ele estava sempre atento ao blogue. Se quiser pode comunicar.
Beijinho e obrigada
Também em nome do Torcato
Ana Mendonça

4. Um pouco mais tarde outra mensagem com notícias mais animadoras:

Hoje foi a vez de o Pedro ir ver o pai e diz que o encontrou um pouco melhor!
Deus queira que assim continue!
Ana

5. Comentário de CV:


De há já algum tempo tinha notado, assim como outros camaradas que com alguma frequência falavam com o Torcato, que ele não estava a passar bem, denotando-se aqui e ali algumas falhas de memória. Deixou de me telefonar pelo que tomei a iniciativa de lhe ligar. Notei-lhe algum distanciamento, sinal de que não sabia exactamente quem lhe falava. As nossas anteriores conversas, de horas, versavam tudo desde a inevitável Guiné, à política, até à vida privada, principalmente saúde, ou falta dela, coisa em que nós os mais maduros somos peritos. Desta vez foi estranhamente curta. Mentalmente despedi-me do Torcato, as nossas infindáveis chamadas telefónicas tinham chegado ao fim.
Fui visitando o "face" dele, e o que eu temia estava a acontecer, deixou de publicar. Uma coisa ou outra que aparecia julgo ter a mão da sua companheira de vida, a Ana.

Que venho propor? Sendo o Torcato um homem solidário e um camarada como poucos, quem tiver acesso ao seu facebook deixe lá uma mensagem de solidariedade e conforto. Quem não for seu "amigo", peça-lhe amizade que a Ana tratará de a aceitar por ele. É nas horas difíceis que devemos mostar o quanto somos unidos. Fomos irmãos na guera que não quisemos e continuamos a sê-lo nesta paz que nunca é completa para quem por lá andou.

À Ana e aos dois filhos do casal, Pedro e Ricardo, dos quais o Torcato me falava sempre com tanto carinho e orgulho, deixamos a nossa força e o crer de que o marido e pai, mais ou menos limitado, vai continuar com eles e connosco.
Para ti Torcato o nosso abraço e os votos de melhoras.
Carlos Vinhal
Coeditor

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Nota do editor

Último poste da série de 28 DE SETEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22576: Ser solidário (240): Jardim-Escola Capitão Luís Filipe Rei Vilar e Residência dos Professores de Susana "Os Sopitos", duas magníficas obras da Associação Anghilau (Manuel Rei Vilar / José d'Encarnação)

Guiné 61/74 - P22581: Convívios (918): Cerca de 70 participantes no XXV Convívio Anual da CCAÇ 3398 / BCAÇ 3852, "Os Incendiários" (Buba, 1971/73)... Comemorou-se também os 50 anos da sua formação e mobilização para o CTIG (Joaquim Pinto Carvalho)


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Cadaval > CCAÇ 3398. "Os Incendiários"  (Bula, 1071/73) > XXV Convívio Anual > 18 de setembro de 2021

Fotos (e legendas): © Victor Duarte ( J. Pinto Carvalho (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Trinta e três antigos combatentes e respetivas famílias, a maior parte oriundos do Norte, reuniram-se no passado dia 18 de setembro no Cadaval, no XXV convívio anual para comemorar 50 anos da constituição e mobilização da CCAÇ 3398 – os “Incendiários” de Buba - que, nos anos de 1971 a 1973, esteve no teatro de operações da Guiné (Sector Sul S-2), fazendo parte do Batalhão de Caçadores 3852.


O evento, organizado pelo ex-alferes miliciano Joaquim Pinto de Carvalho, natural do Cadaval (, membro da nossa Tabanca Grande, e régulo da Tabanca do Aira-te ao Mar) contou com a participação de cerca de 70 pessoas. (Vd. Foto n.º 1, com o Pinto de Carvalho, à frente como porta-estandarte.)

A comemoração iniciou-se com uma pequena sessão no Auditório Valentina Abreu,  da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval, instituição que este ano comemora 100 anos de existência, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Dr. José Bernardo, e do Presidente daquela Associação, Dr. Ricardo Coelho (Foto nº 2).






Capa e contracapa (detallhe) da brochura de Joaquim Pinto de Carvalho,  "A 'Chama' que nos chamou: um contributo para a história da CCAÇ 3398, "Os Incenidários", Buba, Guiné (1971/73), na comemoração do seu cinquentenário.(2021, 88 pp., il.)




Medalha comemorativa dos 50 anos da CCAÇ 3398 / BCAÇ 3852, "Viver, lutar, vencer" (1971/2021). 

Fotos (e legendas): Blogue Luis Graça & Camarads da Guiné (2021


A sessão abriu com uma saudação de boas vindas feita pelo organizador do evento e pelas entidades oficiais presentes, seguindo-se a apresentação do livro comemorativo deste cinquentenário “A Chama Que Nos Chamou -  um contributo para a história da CCaç 3398" e a condecoração com a “Medalha de Ouro” de todos os antigos combatentes que responderam à chamada; alguns foram condecorados a título póstumo, representados por familiares que quiseram estar presentes. 

Procedeu à imposição das medalhas o comandante da Companhia, ex-Cap Filipe Lopes, hoje coronel reformado. (Fotos nºs 3,4,5, e 6).


Após a condecoração, momento alto e mais emotivo desta sessão, foi projetado um pequeno video sobre Buba, filmado por um grupo de expedicionários que, na guerra colonial, combateram na região sul da Guiné e que, em 2013, lá se deslocaram (“Nina”, Lobo e Rainho). (Será oportunamente divulgado no nosso blogue.)

Por fim, registou-se um breve momento musical oferecido por Júlio Pina, fadista bem conhecido na zona oeste onde reside e atua, que, sendo também um ex-combatente da Guiné, invocou esse acontecimento e dedicou duas peças musicais, com reminiscências à guerra da Guiné, designadamente “piriquito vai no mato” (Foto nº 7).

Terminada esta sessão, junto do “Monumento do Combatentes”, no Largo do Combatentes, junto ao posto da GNR do Cadaval, foi feita uma breve homenagem aos antigos combatentes falecidos com a deposição de uma coroa de flores (Foto nº 8).

O convívio prosseguiu com um almoço na “Quinta do Castro” (Pragança, Cadaval) (Fotos nºs 9, 10, 12, 13 e 14) com um bolo comemorativo, cujo formato foi inspirado também num elemento natural presente na paisagem guineense: o monte formigueiro “baga-baga” (Foto nº 11).

A edição do filme exibido bem como a recolha de imagens do evento foi efetuada por Vítor Duarte, que tem ligação ao Cadaval por ser neto e biógrafo do “Patriarca do Fado”, o grande fadista Alfredo Marceneiro, que, segundo rezam as crónicas, terá sido gerado no Cadaval; não tendo sido combatente, soube disparar a sua objetiva  para deixar à memória futura os principais momentos deste encontro memorável, não só pela efeméride “ouro e prata” que representou para a companhia mas por ser o primeiro convívio após o início da pandemia COVID-19.

Devo tambémfazer aqui uma referência ao nosso amigo e camarada Belarmino Sardinha, antigo combatente na Guiné (Foto nº 14, ao centro de T-shirt azul e óculos). Vive no concelho do Cadaval. Fez questão de me dar alguma colaboração, embora não fazendo parte da CCAÇ 3398:  nomeadamente, a chamada dos condecorados esteve a seu cargo.

Os “Incendiários” de Buba estão, pois, de parabéns. Espera-se que, para o ano, libertos desta guerra pandémica que nos colonizou, estas comemorações possam continuar por terras nortenha, donde, aliás, é oriunda a maioria dos combatentes que deram corpo a esta Companhia.(*)

Joaquim Pinto Carvalho (**)

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Notas do editor:

(*) Repare-se qie este poste, da série "Convívios", é o primeiro que se publica desde há mais de um ano: o último foi em 22 de junho de 2020... E o anterior em 19 d fevereiro de 2020. Por causa da pandemia de Covid-19, foi decretado o estado de alarme em 12 de março e logo a seguir a 19 o estado de emergência.  Este convívio da CCAÇ 3398 deve ser dos primeiros que se realiza em contexto  pós -pandémico. Parabéns ao Joaquim Pinto de Carvalho e demais "Incendiários" de Buba...


(**) Sobre o Joaquim Pinto Carvalho: advogado, músico e poeta, natural do Cadaval, a viver na Lourinhã, membro da Tabanca Grande desde 7/12/2013, ex-alf mil da CCAÇ 3398 (Buba) e da CCAÇ 6 (Bedanda) (1971/73); tem cerca de meia centena de referências no nosso blogue.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Guiné 61/74 - P22580: Historiografia da presença portuguesa em África (282): A pacificação da Guiné de 1834 a 1924 (3) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 1 de Dezembro de 2020:

Queridos amigos,
Reduziu-se ao máximo as descrições elencadas pelo Tenente-Coronel Miguéis acerca das operações de pacificação entre 1834 a 1924, no essencial é matéria que interessa a estudiosos, no geral permite picar com uma grande angular da fragilidade da presença portuguesa e há que dizer claramente que continua a pôr-se muita emoção e a mostrar muita indignação por alegadas atropelos ao prestigiado Capitão Teixeira Pinto, sem nunca ter em atenção que Abdul Indjai praticou , e há relatos a confirmar essas depredações, saques, sequestros, roubos, assassínios, durante a campanha de pacificação. Acontece que os mercadores portugueses e estrangeiros que viviam ao tempo na ilha de Bissau queixaram-se ao governador que quem era comandante da campanha era o oficial português. Abdul fica como régulo do Oio (manda a verdade que se diga que ele era régulo do Oio e do Cuor), e tudo leva a crer que atuava praticando barbaridades. Que era ambicioso, basta ler esta peça histórica do seu aprisionamento, talvez o documento mais detalhado que conta a história do seu afastamento da Guiné.

Um abraço do
Mário


A pacificação da Guiné de 1834 a 1924 (3)

Mário Beja Santos

Como é sabido, a Biblioteca da Sociedade de Geografia possui uma secção de Reservados onde tenho tido a felicidade de encontrar algumas peças preciosas. Houve agora oportunidade de regressar a este filão de manuscritos, e deparou-se-me um dossiê intitulado Res 1 – Pasta E-21, que se intitula Apontamentos Relativos às Campanhas para a Pacificação da Guiné de 1834 a 1924, compilados pelo Tenente-Coronel de Infantaria João José de Melo Miguéis, Bolama, com data de 6 de agosto de 1925, Repartição Militar da Colónia da Guiné, 1.ª Secção. É então Governador Velez Caroço.

O Tenente-Coronel Miguéis dá-nos porventura o relato mais detalhado sobre a prisão de Abdul Indjai, sugere que houve para ali uma tremenda cabala, intrigas sem fim que caíram sobre Teixeira Pinto, acusado de muita coisa. Quem toma posições pró e contra Teixeira Pinto e as tropelias praticadas por Abdul Indjai esquece-se de que Abdul Indjai tudo pilhava, consentia em todos os saques, sequestros, roubos, era a sua forma de manter os seus homens de mão satisfeitos. Só que estes saques, sequestros, roubos abrangiam direta e indiretamente comerciantes que denunciaram a situação através da Liga Guineense, o governo pôs-lhe termo, mas os ressentimentos ficaram, Abdul pôs-se a jeito para o ajuste de contas.
No texto anterior iniciámos a descrição destas operações, continuamos a dar a palavra ao relato do tenente-coronel Miguéis:
“Abdul Indjai tendo tido conhecimento que uma força de 30 soldados tinha saído de Farim acompanhando géneros para o posto de Mansabá, mandou dizer ao comandante do posto que se ele precisava de 500 carregadores lhos forneceria imediatamente.
Como não fosse aceite a oferta, Abdul saiu com uma força armada mas pouco depois foi ter com o comandante do posto de Mansabá pedindo-lhe que deixasse ir um cabo europeu com o seu sobrinho Alburi ao encontro da sua gente para avisar que não atacassem a força do alferes Figueira. Este alferes chegou com a sua força a Mansabá sem ter sido atacado, apesar de ter encontrado no caminho bastantes jauras (homens de guerra armados). Reforçado o destacamento, Abdul tratou de isolar os Oincas do posto, para evitar que o comandante tivesse conhecimento do que fazia a sua gente, mas ele próprio fornecia lenha e água aos nossos soldados.

Em 29, seguiram de Farim para Mansabá 6 carregadores com géneros para a guarnição do posto, indo com eles o indígena Bacar Sedibe que ia ter com um seu irmão, ex-soldado que fazia o serviço de auxiliar.

Em 30, este indígena declarou ao comandante de Farim que tendo pernoitado numa tabanca de Bironca ali compareceram alguns jauras que pretendiam degolá-lo, conseguindo fugir depois de ter levado algumas espadeiradas.

Em 1 de agosto, constou ao Capitão Lima ter havido tiroteio entre a gente de Abdul e as forças de Mansabá. Jancó Dabó com os auxiliares segue em auxílio do posto e ao mesmo tempo segue uma força sobre o comando do Alferes Trindade, com 1 sargento, 3 praças europeias, 25 indígenas e 49 auxiliares. Acompanha esta força o Capitão Lima que ao chegar à povoação de Demba-Só lhe foi entregue por um Oinca uma carta em que se dizia “estamos cercados, temos Alferes Figueira ferido com certa gravidade, dois soldados feridos e um morto”. Chegado próximo de Mansabá pelas três horas, o Capitão Lima ouviu o tiroteio mas não lhe foi possível continuar a marcha porque os auxiliares se recusaram a acompanhar a coluna com receio de que o posto fizesse fogo contra eles.
Às 5-30 pôs-se a coluna em marcha para Mansabá sendo surpreendida por um tiroteio dos jauras que estavam emboscados ao longo da estrada de Lanfarim, cujo ataque foi repelido pela coluna e pelo posto.

Em 2, o Alferes Figueira faleceu pelas 4-30 horas e as colunas ocupando as quatro faces do posto fez fogo sobre os jauras. Dois auxiliares que saíram para buscar água foram feridos e por este motivo os auxiliares Mandingas, Oincas e Grumetes desanimaram. Os jauras atacaram a face leste do posto e pouco depois o Alferes Trindade, tendo derrubado o querentim onde eles se abrigavam, assim como cortado o milho, dirigia um ataque que tinha por objetivo destruir todos os abrigos impelindo os jauras contra a tabanca de guerra de Abdul.
Às 19 horas as povoações estavam em chamas e a coluna aproximava-se da tabanca de Abdul, quando se ouviu vivo tiroteio para os lados de Mansabá-Mansoa. Era o Alferes Alberto Soares que chegava com uma coluna de 277 homens e uma peça de 7 cm.

Na madrugada de 3 fizeram-se alguns tiros de canhão contra a tabanca de Abdul e logo a seguir veem-se duas bandeiras brancas, uma na tabanca de Abdul e outra na morança de Alburi Indjai. Cessado o fogo, dirigiu-se para o posto Alburi Indjai que vinha comunicar que Abdul Indjai se rendia com toda a sua gente que estava dentro da tabanca. Estando já a amarrar fechos de armas para delas fazer entrega. Pouco depois Abdul Indjai era preso.

Em 16 de agosto, a P.P. n.º 343 declara terminadas as operações no Oio, com a derrota das forças e a captura do ex régulo Abdul Indjai, levanta-se o estado de sítio na circunscrição de Farim e regiões dos comandos militares de Bissorã e Balantas. Nesse mesmo dia são extintos os comandos militares de S. Domingos, Papéis, Bissorã e Balantas.

Em 29 de agosto, por P.P. n.º 385 é demitido do posto de tenente das forças de 2.ª linha e de régulo da região do Oio Abdul Indjai. Assina esta portaria o Governador Henrique Alberto de Sousa Guerra. Mais tarde este homem é deportado para Moçambique, tendo ficado em Cabo Verde, onde faleceu.
Deste modo termina a vida do herói que nas campanhas de Bissau, comandando os seus soldados, empregou com excelentes resultados o fogo por descargas, cujos efeitos ele bem conhecia. Durante a rebelião nunca foi visto a comandar um único homem nem tão-pouco a sua gente fazer uso dessa espécie de fogo”
.

Recorda-se ao leitor que o Tenente-Coronel Miguéis procedeu a um levantamento relacionado com as campanhas de pacificação, por determinação do Governador Velez Caroço, é um documento de leitura obrigatória e que encerrará, estou em crer, o relato mais detalhado das operações que levaram à prisão de Abdul Indjai. O mistério das acusações sobre Teixeira Pinto em estreita conexão com as práticas de pirataria atribuídas a Abdul Indjai carece de estudo e estranho é que a historiografia portuguesa não procure uma explicação documentada não só por se tratar do herói da pacificação mas por poder envolver razões fundamentadas por parte de quem foi esbulhado pelos homens de guerra de Abdul Indjai.

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Nota do editor

Último poste da série de 22 DE SETEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22562: Historiografia da presença portuguesa em África (281): A pacificação da Guiné de 1834 a 1924 (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 61/74 - P22579: Reavivando memórias do BENG 447 (João Rodrigues Lobo, ex-Alf Mil, cmdt do Pelotão de Transportes Especiais, Brá, 1968/71) - Parte VI: Um farol e uma motoreta...



Foto nº 1


Fotio nº 2


Foto nº 3


Foto nº 4


Legendas. Fotos nºs 1 e 2: Guiné >  s/l > c. 1969, /70> > "Turista",  junto a um farol, do qual já não me recordo o sítio. (Não me parece que seja do ilhéu de Caió...  (*); ou será o farol da ponta de Biombo ? ) (LG)

Fotos nºs 3 e 4 > Guiné > Brá > BENG 447 > Janeiro de 1969 >No  BENG 447 também tinhamos uma motoreta  (tpo solex), que por vezes fazia o trajeto Brá/Bissau.


Fotos (e legendas): © João Rodrigues Lobo (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem de João Rodrigues Lobo [ex-alf mil, cmdt Pelotão de Transportes Especiais / BENG 447 (Bissau, Brá, dez1967/fev1971): fez o 1º COM, em Angola, na EAMA, Nova Lisboa; vive em Torres Vedras onde trabalhou durante mais de 3 décadas como chefe dos serviços de aprovisionamento do respetivo hospital distrital; membro nº 841 da Tabanca Grande.] 

Data - segunda, 20/09, 15:31 (há 9 dias)
Assunto . Mais fotos para o Blog



Boa tarde,

Desde que entrei no blog tenho-o lido, e consultado, todos os dias. Só não tenho enviado mais nenhum contributo porque não "tenho tido cabeça". É que a minha mãe de 98 anos, perfeitamente lúcida e quase autónoma caíu e está internada, muio debilitada. Mas enfim, faz parte da vida e este á parte não deve ser publicado.

Também desejo franca recuperação ao Luis na sua fisioterapia.

Agora sim para publicação no blog, se tiver interesse (**):

Envio duas fotografias de um "turista" que as tirou junto a um farol, do qual já não me recordo. Os "nossos localizadores" poderão dar uma ajuda a relembrar qual e onde ficava. (Fotos nºs 1 e 2)

Mais duas, tiradas no BENG 447 , para dizer ao nosso camarada que andava de motorizada na Guiné, que no BENG 447 também tinhamos uma (solex?) que se vê nas fotos, e que por vezes fazia o trajeto Brá/Bissau. (Fotos nºs 3 e 4)

Os camaradas da foto que não me levem a mal pela publicação das mesmas, pois até gostava de encontrar alguns para recordar aqueles tempos. (E já ninguém nos consegue reconhecer á distância.)

Um abraço,
João Rodrigues Lobo

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Notas do editor:


Guiné 61/74 - P22578: Parabéns a você (1993): António Bastos, ex-1.º Cabo At do Pel Caç Ind 953 (Cacheu, Farim, Canjambari e Jumbembem, 1964/66)

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Nota do editor

Último poste da série de 23 DE SETEMBRO DE 2021 > Guiné 61/74 - P22564: Parabéns a você (1992): Tony Borié, ex-1.º Cabo Op Cripto do CMD AGR 16 (Mansoa, 1964/66)

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Guiné 61/74 - P22577: "Lendas e contos da Guiné-Bissau": Um projeto literário, lusófono e solidário (Carlos Fortunato, presidente da ONGD Ajuda Amiga) - Parte VII: A lenda de Alfa Moló






A lenda de Alfa Moló - belíssimas ilustrações do mestre português José Ruy (Amadora, 1930), um dos maiores ilustradores e autores de banda desenhada (pp. 49, 50, 52 e 53)


1. Transcrição das págs. 50 a 54 do livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau", com a devida autorização do autor (*)


J. Carlos M. Fortunato >
Lendas e contos da Guiné-Bissau



O autor, Carlos Fortunato, ex-fur mil arm pes inf, MA,
CCAÇ 13, Bissorã, 1969/71, é o presidente da direcção da ONGD Ajuda Amiga



Capa do livro "Lendas e contos da Guiné-Bissau / J. Carlos M. Fortunato ; il. Augusto Trigo... [et al.]. - 1ª ed. - [S.l.] : Ajuda Amiga : MIL Movimento Internacional Lusófono : DG Edições, 2017. - 102 p. : il. ; 24 cm. - ISBN 978-989-8661-68-5.



A lenda de Alfa Moló (pp. 50-54)


Um dia, um pobre mendigo chegou à tabanca (21)  de Amedalai (22) e,  pretendendo descansar, pediu hospitalidade em várias casas, mas todas elas a recusaram.

Até que chegou a uma pobre casa, onde uma mulher, apesar de o maridon não estar presente, o recebeu e lhe matou a fome.

Quando o marido, Moló Eigué, chegou, ficou contente pela hospitalidade dada pela sua mulher, pois fazia gosto e tinha orgulho em receber bem quem o visitasse.

Moló Eigué ao conversar com o mendigo, ficou admirado com a sua sabedoria, pois nunca tinha conhecido um mendigo tão sábio. Na verdade, o mendigo era um grande marabu (23) de nome Seiku Umarú (24), que viajava disfarçado de mendigo.

Depois de descansar, o mendigo decidiu seguir viagem, e Moló Eigué fez questão de o acompanhar.

Moló Eigué acompanhou o marabu de Amedalai até Coli (25) , e aí chegados, o marabu despediu-se, dizendo-lhe:

 Todas as terras que comigo percorreste, serão tuas, este será o teu Reino, pois é essa a vontade de Alá.

Moló Eigué ficou confuso e sem compreender as palavras do marabu. Como seria possível ele tornar-se Rei, sendo ele apenas um servo (26) de um rico fula, Samba Eigué, de quem já os seus pais também tinham sido servos…

Moló Eigué tinha em sua casa um carneiro do qual gostava muito, pois estava ensinado de tal maneira, que era como uma pessoa. Andava sempre atrás dele e até quando comia, o carneiro estava ao seu lado.

Um dia, ao voltar da caça, sentou-se à mesa para comer, e o carneiro não apareceu. Então ele perguntou à mulher:

 Onde está o meu carneiro?

A mulher respondeu-lhe:

– Eu queria que você comesse primeiro, para depois lhe contar. Os guerreiros mandingas vieram e levaram o seu carneiro para Cansalá. O Mansa Djanqui
Uali mandou levar o gado de todas as pessoas.

 O quê? –  disse Moló Eigué,  afastando a tigela com a comida.

Sem mais palavras montou no seu cavalo e cavalgou para Cansalá. Quando chegou à fortificação de Cansalá, Moló Eigué pediu aos guardas para falar com o Mansa.

 Está louco! Não pode falar com Mansa  disseram os guardas.

 Roubaram o meu carneiro, e eu quero o meu carneiro de volta! – exclamou Moló Eigué furioso.

 Cuidado, não fales mais assim, senão morres! O carneiro foi o almoço do Mansa. Vai caçar um porco do mato - responderam os guardas rindo.

 O Mansa vai pagar muito caro este carneiro  disse Moló Eigué e abandonou Cansalá.

Moló Eigué foi de tabanca em tabanca, apelando à revolta:

 Os mandingas estão a abusar, não nos respeitam, não param de aumentar os impostos, roubam as nossas coisas, tratam-nos como escravos, temos que nos revoltar.

Alguns responderam:

– Os mandingas são muito poderosos, nós não conseguimos vencê-los.

Moló Eigué a isto respondeu:

 Eu vou lutar! Se não me ajudarem a lutar, terão que fugir, porque quando as balas começarem a voar, então todos terão que fugir.

Muitos homens vieram juntar-se a Moló Eigué, pedindo-lhe para os guiar na luta contra o domínio mandinga, pois por todo o lado se iniciavam focos de revolta contra os abusos mandingas e era grande a vontade de substituir os reinos mandingas por reinos fulas. Além disso os fulas do Reino do Futa Djalon (27) tinham desencadeado uma jihad contra os reinos animistas, e era obrigação de todos os muçulmanos juntarem-se a essa jihad.

Moló Eigué era um devoto muçulmano, que possuía estudos corânicos, era
respeitado, e era também um famoso caçador, o que fazia dele o homem certo
para os conduzir nessa guerra. Assim ele tornou-se o líder de um grupo de 400
homens, na luta contra os mandingas animistas (28) do Império de Cabú.
 
As palavras do marabu, começavam agora a fazer sentido para Moló Eigué.
Moló Eigue pagou o seu resgate ao seu senhor, o nobre Samba Eigué, tornando-se um homem livre, e partiu para a guerra. E embora o seu nome fosse Moló Eigué Baldé, ficou para sempre conhecido como Alfa Moló.

A floresta onde Alfa Moló e muitos dos seus companheiros costumavam caçar, tornou-se a base para lançar a revolta, contra o Império animista de Cabú.

Após a derrota dos mandingas e a destruição da sua capital, Cansalá, o Reino do Firdu é alargado até Coli, com Alfa Moló como Rei, tal como o marabu tinha predito.

O nobre fula Samba Eigué, antigo senhor de Alfa Moló, não aceitou que este pudesse ser agora o Rei de Firdu, e furioso pelo poder que este tinha conquistado,
gritou:

 Um escravo não vai governar aqui!

Desencadeou-se assim uma guerra entre os fulas, mas Alfa Moló (29), com a ajuda do seu filho Mussá Moló e dos seus aliados, venceu os seus inimigos fulas, e tornou-se senhor incontestado do Reino de Firdu.

O Reino de Firdu tornou-se assim um Reino de fulas-pretos (30), um Reino em que os antigos escravos e servos são agora os novos senhores. (**)

 Esta é  uma das lendas de Alfa Moló.

Alfa Moló conseguiu um Reino, mas o seu filho Musá Moló teve que continuar a sua luta para manter o Reino do Firdu, pois continuaram a existir lutas internas entre os fulas.

Mussá Moló, para assegurar o seu poder e combater os seus inimigos, fez novas alianças. Uma das mais importantes foi a aliança com os franceses, mas isso não alterou o fim do Reino do Firdu, pois o fim dos Impérios Africanos estava próximo, e os novos senhores seriam em breve os países europeus.

__________

Notas do autor:

(21) Tabanca - é a designação usada para aldeia, a qual tem origem no
termo crioulo tabanka.

(22) Amedalai - situa-se no Firdu.

(23) Marabu - designação dada aos religiosos muçulmanos considerados santos ou sábios, nalguns textos é usado o termo mouro, que tem o mesmo significado. Os marabus tinham grande influência na socie dade fula e mandinga, eram homens letrados, muitas vezes considerados homens santos. Estes homens entendiam que o seu poder era uma emanação de Deus graças ao profeta Maomé, e que era sua obrigação levar a verdade divina aos povos pagãos, que consideram bárbaros ignorantes.

(24) Seku Umaru – um grande marabu também conhecido pelo nome El Hadgi Omar

(25) Coli - o Rio Coli faz fronteira a leste da Guiné-Bissau com a Guiné Conacri, perto de Piche.

(26) Escravos e servos - era costume fulas e mandingas possuírem escravos e servos, Artur Augusto da Silva, na pag. 29 de “Usos e Costumes Jurídicos dos Mandingas”, faz a diferenciação entre estes estatutos sociais:

“Escravos - constituem esta classe os prisioneiros de guerra, aqueles que eram comprados e os que se entregavam voluntária ou compulsivamente para pagamento de uma dívida, e ainda os seus filhos.

Servos - que podiam ser da gleba, quando eram dados em recompensa a algum guerreiro juntamente com a terra a que ficavam adstritos por si e seus filhos, ou servos de ofícios, adquiridos pelos nobres para trabalharem em qualquer oficio. Além da casta a que pertenciam devido ao ofício exercido, eram servos porque trabalhavam por conta de outrem e eram sua propriedade.”

(27) Futa Djalon - O Reino Futa Djalon ou Futa Jalon, foi fundado em 1725, e estava localizado a sul do Império de Cabú, na Guiné-Conacri (República da Guiné).

(28) Mandingas animistas - são igualmente chamados de soninquês.

(29) Alfa Môlo - segundo René Pélissier na “História da Guiné I”, na pag. 212 refere que foi “Rei do Firdu, tendo rejeitado praticamente a tutela do Futa-Djalon, Alfa Molo foi, de 1869 até poucos anos antes da sua morte (1881), um dos coveiros do Gabu e, por todos os meios,
procurou manter a sua independência em relação aos Fulas-Forros.”
 
30 Fula-preto - é a designação dada aos fulas com origens noutras etnias que foram dominadas pelos fulas, e que seguiram o modo de vida fula, na sua maior parte são oriundos das etnias mandingas e beafadas, e de casamentos destes com fulas forros, e futa-fulas.

Fulas-forros - é a designação dada aos fulas originários do antigo Forreá.

Segundo o livro de José Mendes Moreira “Os fulas do Gabú”, o nome teria origem no nome dado à terra conquistada aos beafadas,

Forriá, que significa na língua fula “terra da liberdade”.

Futa-fulas - é a designação dada aos fulas originários do Futa Djalon (reino situado na Guiné-Conacri), normalmente têm as têmporas da face marcada por uma dupla incisão vertical ( || ).

2. Como ajudar a "Ajuda Amiga" ?


Caro/a leitor/a, podes ajudar a "Ajuda Amiga" (e mais concretamente o Projecto da Escola de Nhenque), fazendo uma transferência, em dinheiro, para a Conta da Ajuda Amiga:

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Para saber mais, vê aqui o sítio da ONGD Ajuda Amiga:

http://www.ajudaamiga.com

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10 de julho de  2019 > Guiné 61/74 - P19966: Historiografia da presença portuguesa em África (166): Alfa Moló Baldé e o mito fundador do reino de Fuladu, em 1867 (Cherno Baldé) - II (e última) Parte