segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Guiné 63/74 - P15168: O nosso querido mês de férias (8): Ganhei o "Prémio Governador da Guiné", embarquei em 31/10/1964 num Dakota Skymaster ("se cais, morres"), tive uma viagem atribulada... Do outro pessoal da CCAÇ 412 apenas um alferes veio de férias, no entanto, três alferes tiveram as esposas em Bafatá (Alcídio Marinho, ex-fur mil inf, CCAÇ 412, 1963/65)

1. Texto do Alcídio Marinho [ex-fur mil inf, CCAÇ 412, (Bafatá, 1963/65); vive no Porto]:

A minha vinda de férias à metrópole teve uma estória curiosa.

Até meio do ano 1964, creio que ninguém era autorizado a vir de férias à Metropole, quem queria gozar férias e tinha direito, ia para Bissau.

Ora, como o 3.º pelotão da CCAÇ 412 fora  destacado para o Enxalé, de 28/Out/1963 a 25/1/1964, então comecei a montar armadilhas todos os dias,por carolice e necessidade, e como não tinha curso, fui agraciado com um louvor pelo Comandante da Companhia Capitão Braga (de alcunha o lambreta pois com os  lábios fazia um barulho que se assemelhava a uma lambreta) [de seu nome completo, Manuel Joaquim Gonçalves Braga, cap inf].

Quando já estava em Cantacunda (de junho/1964 a fevereiro/1965), perto de Fajonquito, durante o mês de outubro, tivemos conhecimento que o sr. Brigadeiro Schulz [, um ano depois promovido a genereal,] , havia constituído um prémio, o  "Prémio Governador da Guiné", para agraciar os combatentes que se notabilizasse na efectivação de baixas ao inimigo ou outros feitos em combate.

Qual foi o meu espanto, quando recebi a informação do sr. Capitão que me havia sido atribuído o referido prémio e que podia ir gozar um mês de férias onde desejasse.
Assim marquei a minha vinda a casa.
Como já não se passava na estrada, Bafatá - Banjara - Mansabá - Mansoa - Bissau, tive que ir para Bissau de barco. À época os barcos iam até ao Capé e Contuboel. Tomei o barco em Bafatá e rumei a Bissau, no dia 30/Out/1964. 


C54 Skymaster, da Força Aérea dos EUA.  Desenvolvido  pela Douglas Aircraft Company, teve o seu primeiro voo em 1938, Produziram-se cerca de 1200 unidades entre 1942 e 1947. Deixou de estar operacional em 1975.  [A nossa FAP recebeu 17 aviões, C-5r4 e EDC Skymaster entre 1947 e 1974, segundo informação de António Luís, um dos editores da página Pássaro de Ferro . Crónica da Aviação, onde também colaboração o nosso grã-tabanqueiro José Matos]

Foto: Cortesia de Wikipedia.


Embarquei em 31/10/1964, em Bissalanca, num avião da Força Aérea (Dakota-Skymaster ou "se cais morres"), rumo ao Sal-Cabo Verde, com passagem pelo aeroporto militar dos Gambos-Canáras mas quando chegámos a Lisboa, estava uma tempestade enormíssima, pois que todos os
aeroportos da Península Ibérica estavam encerrados. Quando estava a amanhecer, olhamos pelas janelas e só víamos mar e depois depois uma ilha, era a ilha do Sal, outra vez.

No avião vinha, no meio, um motor de um F-86 e um paraquedista de maca acompanhado de uma enfermeira e outros militares.

Desembarcámos e fomos comer às instalações da CCaç 413 que havia ido connosco para
a Guiné-Mansoa, tendo a meio da comissão sido deslocada para o Sal-Cabo Verde.

Aí comemos lagosta a todas as refeições, eles já enjoavam a lagosta. Éramos todos conhecidos pois como nós também pertenciam Ao BC 10-Chaves e os sargentos éramos todos do mesmo curso-1961.
O Aeroporto do Sal, era só uma pista e no final da mesma havia a torre de controle.

Na tarde desse dia, tornamos a embarcar e quando arrancámos para levantar, ouvimos um estrondo da rebentação de um pneu e só paramos a cerca de 5 ou 6 metros da torre.

Como não havia pneu suplente ficamos três dias no Sal até chegar um pneu, no avião da TAP. No dia 3 de Novembro, reembarcámos para Lisboa onde chegamos no dia 4.

Passei essas Férias em Amarante, Chaves, Verin-Espanha, (onde tinha uma namorada espanhola) e Porto. Passados os trinta dias apresentei-me nos Adidos-Lisboa, mas não havia alojamento, fui instalar-me numa Pensão na Rua Rodrigo da Fonseca, a aguardar passagem aérea para Bissau, o que veio a suceder só no dia 6 de dezembro. Chegado a Bissau apanhei um barco civil, para Bafatá, seguindo de novo até Cantacunda.

Nas Canárias comprei um relógio por 500 escudos e uma máquina fotográfica Konica também por 500 escudos.

Do outro pessoal da CCAÇ 412 apenas um alferes veio de férias, no entanto, três alferes tiveram as esposas em Bafatá

Alcidio Marinho
22 de setembro de 2015 às 13:18
______________

Nota do editor:

Ultimo poste da série > 27 de setembro de 2015 >Guiné 63/74 - P15165: O nosso querido mês de férias (7): Entre 15 de Fevereiro e 21 de Março de 1971, a ilusão de estar longe da guerra (Carlos Vinhal)

Guiné 63/74 - P15167: Notas de leitura (761): “Tratado breve dos rios de Guiné do Cabo-Verde”, de André Álvares d’Almada (1594) (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 12 de Novembro de 2014:

Queridos amigos,
A nossa Guiné, na passado remoto, dava por vários nomes: Etiópia Menor, Terra dos Negros, Grande Senegâmbia, Guiné do Cabo Verde, entre outras designações.
Um euroafricano, o capitão André Álvares d’Almada percorre-a desde o rio Senegal até à Serra Leoa, fica este documento memorável, de rara beleza etnográfica que permite localizar onde estavam os povos que hoje ocupam a Guiné-Bissau e ver como há etnias, caso dos Beafadas e até dos Nalus que tinham muito mais importância do que na atualidade.
Esta versão foi editada pelo Ministério de Educação, merecia uma reedição e ampla divulgação na República da Guiné-Bissau, é um testemunho da aproximação dos povos, uma carta de amor sem rival.

Um abraço do
Mário


Uma importante edição de “Tratado breve dos rios de Guiné do Cabo-Verde”, de André Álvares d’Almada (1594)

Beja Santos

É uma edição cuja leitura se recomenda a todos aqueles a quem custa desbravar narrativas em português antigo. A capa desta edição é linda, traz um pormenor do mapa da Guiné publicado em Nuremberga, em 1743, A Vida na África Ocidental, segundo J. C. Reinsperger. O texto é modernizado por alguém que sabe da poda, António Luís Ferronha, tudo no âmbito do Ministério da Educação a propósito das comemorações dos Descobrimentos portugueses, 1994.

Ferronha recorda-nos que este precioso documento etnográfico só foi publicado em 1841. Se o bilhete de identidade da chegada dos portugueses à Guiné passa pela crónica de Gomes de Eanes de Azurara, seguir-se-ão duas obras fundamentais, o Tratado de André Álvares d’Almada, capitão crioulo natural de Santiago, Cabo Verde, e a Descrição da Serra Leoa e dos Rios de Guiné e Cabo Verde por André Donella, transcrição e anotação de Avelino Teixeira da Mota, Lisboa, 1977. Alguns estudiosos criticaram a narrativa Almada por conter episódios de intensa ferocidade, mostrado constantemente a cultura africana e as leis que banalizavam a escravatura. Acontece que quando os portugueses chegaram a África há muitos séculos que se praticava aqui a escravatura e Ferronha diz corretamente que “o comércio de escravos português só foi possível porque, de facto, existia essa escravatura, senão não poderia ter a amplitude que teve”.

No prólogo, André d’Almada recorda-nos a proliferação de reinos e de idiomas: “em cada espaço em menos de 20 léguas há duas e três nações, todas misturadas, e os reinos uns pequenos e outros grandes, sujeitos uns aos outros, e com as suas ceitas e costumes e as leis do seu governo”. Relembra-se ao leitor que esta Guiné aqui retratada nos finais do século XVI vai do rio Senegal até à Serra Leoa, era a chamada Terra dos Negros ou Grande Senegâmbia, André d’Almada por ali andou metido nos rios, “informei-me bem de todas as dúvidas, assim de nossos homens práticos nas ditas partes, como dos próprios negros, colhendo deles notícias das coisas acontecidas nas mesmas (…) o que disser, ainda que incompleto será na verdade”.


Fala em primeiro lugar dos negros jalofos, ainda no princípio do século XX se escrevia com a maior das naturalidades que no território que é hoje o Senegal viviam os jalofos, lembre-se que o capitão Teixeira Pinto recorreu dos préstimos de um bravo guerreiro, o jalofo Abdul Indjai, que receberá como prémio os regulados do Oio e do Cuor, mais tarde será severamente punido devido às suas práticas despóticas. Almada descreve detalhadamente o reino do Gran-Jalofo, narra barbaridades, atos de selvajaria, é muito cuidado no pormenor: “Estes negros andam vestidos com umas roupetas a que eles chamam camisas, de panos de algodão, pretos e brancos, da maneira que querem. As roupetas são degoladas dos mantéus, e as mangas chegam até aos cotovelos, e as camisas compridas que ficam dando um palmo por cima dos joelhos; e uma maneira de calças muito atufadas, digo calções muito avelutados, estreitos e justo por baixo nas pernas, os quais ficam dando por debaixo dos joelhos como os nossos; trazem as pernas nuas e nos pés umas alpercatas de couro cru…”. Ficamos a saber que havia cavalos, criação de gado vacum e cabrum e que os jalofos mandavam nos Fulas tratados por Fulos, “homens robustos bem-dispostos, a cor amulatada, os cabelos corredios, e ainda que algum tanto crespos trazem as barbas crescidas”. É neste território dos jalofos que Almada considera que está a terra mais sadia de toda a Guiné: “Correm nela muito bons ares. Há muito bons mantimentos, vacas, cabras, lebres, coelhos, gazelas, uns animais grandes como veados”.

Fala em elefantes, leões e onças. Nesse tempo já as perdizes eram conhecidas chocas. Como é pormenorizado fala na tinta que que se tingiam as roupas, dizendo que era a mesma com que se fazia o verdadeiro anil na Índia Oriental e descreve minuciosamente todo esse processo de fabrico. Ficamos igualmente a saber que da ponta de Cabo Verde (território continental) para baixo andam por ali ingleses e franceses adquirindo coiros, marfim, cera, âmbar e ouro entregando ferro e outras mercadorias que trazem de Inglaterra e França. A presença portuguesa desde esta ponta de Cabo Verde até ao rio da Gâmbia já era praticamente nula. No comércio feito por portugueses, entregavam-se cavalos, vinhos, bretanhas (tecidos finos de linho ou de algodão), contaria da Índia, entre outras mercadorias. A seguir ao reino dos jalofos vinham os Barbacins, aqui se entregavam cavalos para resgatar escravos, o principal rio da região é o rio da Gâmbia, Almada descreve o reino de Borçalo, fala da organização familiar, dos escravos e dos judeus: “Não sei de onde procederam. É gente formosa, principalmente as mulheres. Os homens são abastados de narizes”. Salta depois para o reino da Gâmbia, já estamos em território Mandinga, aqui faz-se resgate de ouro entregando-se manilhas de cobre. Acrescenta dados preciosos sobre os Mandingas que estarão presentes no Rio Grande e em S. Domingos. Vieram depois os Fulas e sujeitaram os Mandingas, como rolo compressor, com um exército espantoso, destruíram e assolaram tudo, “passando pela terra dos Mandingas, Cassangas, Banhuns e Buramos (Brames), que eram mais de 150 léguas, atravessando tudo até chegar ao Rio Grande, a terra dos Beafares (Beafadas) onde foram os Fulas rotos e vencidos”.

Descreve os hipopótamos a quem chama cavalos-marinhos: “têm a feição do corpo como de boi, e o corpo maior de um cavalo; e as mãos curtas, e tão curtas, que os negros nos seus arrozes, para que os não comam, fazem uns tapumes de madeira muito baixa, e não podem passar por cima dela por causa das mãos. E têm as unhas fendidas, repartidas em duas partes como as dos bois e a cabeça curta os dedos grandes, de palmo e mais, e menos tortos”. Ao tempo, os Mandingas tinham uma inegável importância política e territorial, Almada contextualiza a situação: “Este Reino dos Mandingas é muito grande, porque corre por este rio acima mais de 200 léguas; e está povoado todo de gente de uma banda e da outra. Pela banda do Norte se tem muitas léguas pelo Sertão até partir com os Jalofos, e quase que estão todos de mistura. E pela banda do Nordeste vai por cima dar na terra dos Beafares; e pela banda de Leste vai partir com os Cassangas e Banhuns”.

É a partir do capítulo sétimo do seu Tratado Breve que entramos propriamente na descrição do que é hoje a Guiné-Bissau: Felupes, reino do Casamansa, Brames, Bijagós, o Rio Grande (de Buba) terra de Beafares, os reinos dos Nalus, Bagas e Coquolins, e a partir do capítulo catorze já estamos no Cabo da Verga, no Reino dos Sapes, ou seja, entramos na Serra Leoa, na época ninguém tratava este território com qualquer associação ao que é hoje a Guiné Conacri.

Esta edição do Tratado Breve merecia uma reedição pela qualidade da modernização do texto e pelas notas elucidativas. É trabalho já feito pelas notas elucidativas pelo Ministério da Educação, é trabalho desbravado. Insista-se que é o bilhete de identidade da Guiné, um texto belíssimo, um esforço etnográfico meritório para quem não tinha ainda os ensinamentos teóricos operatórios de análise das sociedades. E quem escreveu este documento de importância irrefragável era um produto dos novos tempos, um euroafricano, alguém que vinha de Santiago e que se maravilhava com a espetacular Terra dos Negros.
____________

Notas do editor:

Vd. postes de:

30 DE DEZEMBRO DE 2013 > Guiné 63/74 - P12523: Notas de leitura (548): "Tratado Breve dos Rios de Guiné", por Capitão André Álvares D'Almada (1) (Mário Beja Santos)
e
3 de janeiro de 2014 Guiné 63/74 - P12539: Notas de leitura (549): "Tratado Breve dos Rios de Guiné", por Capitão André Álvares D'Almada (2) (Mário Beja Santos)

Último poste da série de 25 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15154: Notas de leitura (760): "O colonialismo português", Coleção Estudos Africanos, Edições Húmus Lda., 2013 (Mário Beja Santos)

domingo, 27 de setembro de 2015

Guiné 63/74 - P15166: Libertando-me (Tony Borié) (36): ...tal e qual uma árvore centenária

Trigésimo sexto episódio da série "Libertando-me" do nosso camarada Tony Borié, ex-1.º Cabo Operador Cripto do CMD AGR 16, Mansoa, 1964/66, enviado ao nosso blogue em mensagem do dia 22 de Setembro de 2015.


Nós, os veteranos, devemos ter a atitude, às vezes silenciosa, qual árvore centenária!

Numa nova urbanização constroem-se novas casas, aerodinâmicas, bonitas aos nossos olhos, plantam pequenas e simples árvores em alguns locais e. passadas umas dezenas de anos, as casas estão na mesma, com aspecto mais velho, ou em alguns casos abandonadas, mas em compensação as árvores estão grandes, fortes, silenciosas e, quase que tomaram conta do ambiente, da natureza, são elas o principal elemento, muitas vezes contra às ideias dos vindouros, são elas que ditam as directrizes do novo aperfeiçoamento da urbanização, tudo se começa a fazer de novo em seu redor, as ruas terão, talvez, que tomar outro sentido de trânsito, porque estão a ser um entrave para o crescimento e vida dessas mesmas árvores.

Como em outras partes do nosso planeta, mas damos o exemplo daqui, porque é onde vivemos, a área do Parque Nacional de Matanzas, onde se encontra o Forte de Matanzas, que foi projectado como uma torre de observação fortificada, construído por volta do ano de 1750 por condenados, escravos e soldados trazidos da ilha de Cuba, que foram usados como mão de obra para erguer esta estrutura, que está situada na atual Rattlesnake Island, que quer dizer mais ou menos Ilha das Cobras e, numa posição de comando sobre a entrada do canal de água salgada, na praia de Matanzas, que adquiriu este nome após as execuções, ou “matanzas”, (massacre espanhol) na costa do Atlântico norte, a Jean Ribault e o seu grupo de colonos de “Huguenotes franceses”, que se tinham estabelecido em Forte Caroline, próximo do que é hoje a cidade de Jacksonville, aqui no estado da Flórida e, de que já aqui falámos, onde os colonos, homens, mulheres e crianças foram levados em pequenos grupos por trás das dunas de areia, onde cada colono foi atravessado com a espada e deixado para ali, até morrer. Os espanhóis consideravam os “huguenotes franceses” de ser infiéis, porque não eram católicos, mas politicamente, este massacre tinha a intenção de alertar os outros europeus que o Novo Mundo pertenciam à coroa Espanhola.

Quando andamos por aqui, percorrendo esta área, as árvores, com centenas de anos, começaram a “encostar-se”, aos muros do antigo forte, nasceram e cresceram por todo o lado, como querendo dizer, “chega-te para lá, não queremos mais guerra, eu sou a vida, a natureza pura no verdadeiro sentido”!. Elas, as árvores, têm uma força poderosa, as suas raízes crescem a todos os segundos, sem a presença do ser humano, que as quer controlar, elas tomaram conta do parque, são o início, são elas que nos anunciam a vida, que a conservam e, se por qualquer motivo elas começarem a morrer, pouco tempo de vida nos vai restar a nós, os humanos.


Lá vem a guerra outra vez, a “mangueira do Setúbal”, no aquartelamento de Mansoa, a tal árvore de que já aqui falámos por diversas vezes, já lá não deve de estar, foi morta, talvez não, mas o espaço deve de ser pequeno para ela, se ainda for viva, pois demarcava o limite de arame farpado, era mesmo na fronteira, o seu tronco era o nosso café da esquina, o nosso local de convívio, as gaiolas de macacos e periquitos, eram a nossa “Disneyland”, à noite, mais propriamente ao anoitecer, íamos para lá, falar, fumar cigarros feitos à mão, a cerveja, muitas vezes roubada no “bar dos sargentos”, entre as mãos, os macacos e periquitos já nos conheciam, compreendiam a voz do dono, as palavras “cala-te, cabrão”, “já te vou dar de comer, filho da pu..”, eram frequentes, tudo se falava, era quase como o lavadouro da nossa aldeia, também o “stress da guerra” que sempre estava presente, se ia desvanecendo e, se houvesse “vias de facto”, ou seja “turbolência doméstica”, era absorvido pela amizade de “irmãos de guerra”, que se encontravam em convívio, em pleno cenário de guerra.

Não imaginamos o nosso planeta sem árvores, seria como, talvez um jardim sem flores e, pensando por momentos, nós, os humanos, só por cá passamos, isto estava cá e cá vai continuar, vamos, nos anos que nos restam, fazer como as árvores centenárias, rosto levantado, olhar as outras pessoas nos olhos, transmitir-lhe a nossa mensagem silenciosa, esperar a água da chuva, o sol, tempestades ou até o fogo, tal como fizemos em pleno cenário de guerra, onde tentávamos sobreviver, às vezes em silêncio, mas um silêncio controlado, às vezes fugindo, ou fazendo não compreender, certas atitudes, dos agora vindouros, que quando chegarem à nossa bonita idade, oxalá lá cheguem, vão por certo compreender, porque sobrevivemos, muitos de nós sem escola superior, discriminados, sem protestos de discriminação, “sem eira nem beira”, sem protestos requerendo casa e subsídio de alimentação, nunca esperando ajudas estranhas, única e simplesmente vivendo do nosso esforço corporal.

Pelo menos nós vamos ter algum “poder de encaixe”, como nos dizia o senhor Manuel Manco, que tinha sido combatente, era um sobrevivente de guerra, pois fez parte do Corpo Expedicionário Português que esteve presente na Frente de Flandres, onde muitos militares portugueses foram mártires. Tinha sido casado, a esposa morreu com a doença do “tifo” e uma filha que foi “casada de encomenda” para o Brasil, o povo dizia “casada de encomenda” que era quando um português, “muito rico”, lá no Brasil, que andasse muito ocupado na “roça”, na “xácra”, no “açougue”, na “padaria”, no “botequim”, na “birosca” ou no “boteco”, mandava uma carta, normalmente ao senhor Regedor ou a Vossa Reverência o senhor Abade da freguesia, a pedir esposa que soubesse cozinhar, lavar e engomar, que fosse donzela, estivesse vacinada e que fosse boa parideira, essa filha, foi para o Brasil e nunca deu sinal de si, ele, o senhor Manuel Manco, morreu sem uma perna, mas orgulhoso, sozinho, numa pobreza profunda, num casebre nas matas da base da montanha do Caramulo, que levou para debaixo da terra umas tantas medalhas ao peito, num casaco que lhe colocaram, talvez só a parte da frente, numa simples caixa, feita de tábuas “casqueiras”, forrada a pano de flanela preta, (feita pelo Senhor Hugo, que também era carpinteiro, além de forneiro na Fábrica da Telha que existia junto à Estação dos Caminhos de Ferro, em Águeda e, fazia gratuitamente os “caixões dos pobres”), mas que ia sobrevivendo, vivendo cada minuto da sua vida, como se fosse o ser humano mais importante do mundo, sempre com o rosto erguido, olhando nos olhos, tanto a nós como à mãe Joana, quando lhe levávamos alguma roupa, ou íamos ver como se encontrava, os seus olhos diziam-nos quase o mesmo que a tais árvores centenárias, que neste momento se estão a “encostar” ao Forte de Matanzas, pois ele, o senhor Manuel Manco, era um veterano, tinha andado na guerra.

Tony Borie, Setembro de 2015
____________

Nota do editor

Último poste da série de 20 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15131: Libertando-me (Tony Borié) (35): ...voltaremos a encontrar-nos talvez no além!

Guiné 63/74 - P15165: O nosso querido mês de férias (7): Entre 15 de Fevereiro e 21 de Março de 1971, a ilusão de estar longe da guerra (Carlos Vinhal)

Como disse há dias num comentário, na minha Companhia só se começou a gozar férias a partir de Outubro de 1970, completados que foram seis meses de comissão.
Como eu era o furriel "mais novo" e como havia muitos interessados em vir à metrópole, fiquei com as sobras, ou seja os últimos 15 dias antes da data limite em que toda a gente tinha que estar presente na Companhia por causa da época natalícia. Claro que não vinha gastar dinheiro por metade do tempo normal de férias. Por outro lado, como julgo, só se podiam gozar 30 dias de licença uma vez em cada ano civil, e nós terminávamos a comissão oficialmente a 17 de Janeiro de 1972, optei por vir mais ou menos a meio da comissão, Fevereiro/Março de 1971.

De que me lembro?
Vir para Bissau uns dias antes do dia 15 de Fevereiro, acompanhado de dois ou três camaradas madeirenses, ficarmos hospedados no Chez-Toi, que na altura tinha virado casa séria.
De não nos apresentarmos nos Adidos.
De ter ido à Agência de Viagens Fernando Correia pagar a viagem e levantar o respectivo voucher.

 

Da noite de 14 para 15 de Fevereiro, que não dormi, tal era a ansiedade.
De ter chegado a Lisboa, onde estava frio, e eu mal agasalhado, trazia apenas uma camisa branca de meia-manga e um blusão de veludo canelado.
De depois ter apanhado um voo de ligação para o Porto, onde cheguei já ao fim da tarde e onde o frio ainda mais se fazia sentir, lembro-me perfeitamente de anunciarem a bordo que a temperatura local rondava os 9º centígrados. Ainda de manhã teria suportado temperatura bem mais elevada em Bissau.
Chegado a casa, jantei e, já devidamente agasalhado, fui ver a namorada que não via há um ano.

Cheguei muito abatido pois tinha perdido alguns quilos, a minha mãe quase não acreditava no que via. Nos dias que se seguiram recuperei peso para voltar como devia ser, porque a guerra esperava-me de novo, em boa forma se possível.

Logo na manhã seguinte fui ao Porto e apresentei-me no Quartel General da Região Militar Norte dizendo que estava cá de férias vindo da Guiné. Que tivesse boa estadia e boa viagem de regresso no dia previsto. Que não precisava de voltar lá.

Visitei amigos e soube de notícias muito trágicas.
Fui à empresa onde trabalhava e entre outros colegas, encontrei um cujo filho, também nosso colega, tinha embarcado em Maio de 70 para Moçambique. Com a maior naturalidade deste mundo perguntei-lhe:
- Senhor Luz, como está o Nuno?

O senhor Luz desatou num choro convulsivo e virando costas afastou-se. Alguém me disse que o nosso jovem colega tinha morrido em combate ao fim de dois meses de comissão e que o senhor Luz não se conformava com a perda do filho.

Outra missão que tinha, era visitar um amigo de infância, colega de escola primária, camarada de recruta nas Caldas e de especialidade em Vendas Novas, que, também em Moçambique, havia pisado uma mina AP, do que resultou a amputação de uma perna. Sem jeito e sem palavras de ânimo para lhe dizer, fui por ele confortado, "que afinal ele já estava safo da guerra e que eu ainda tinha que voltar". Mais me disse que a sua cama no Hospital da Estrela era ao lado da de outro nosso camarada de especialidade em Vendas Novas, que vítima de uma explosão na Guiné, tinha fica cego e sem mãos.

As férias passaram rapidamente, quando dei conta era domingo 21 de Março, dia de apanhar o avião para Lisboa, para na madrugada seguinte apanhar outro para Bissau.

Um dos meus futuros cunhados, que tinha carro, foi-me buscar a casa nesse domingo à tarde, e lá fomos para o Aeroporto de Pedras Rubras, hoje Sá Carneiro, eu, a minha namorada, a sua irmã e o meu futuro cunhado. Falou-se pouco durante a espera e a hora da despedida foi complicada. A primeira vez que tinha embarcado para a Guiné não sabia bem ao que ia, agora era diferente, tinha a consciência exacta dos perigos que me esperavam.
Eles subiram para o terraço, então existente, que permitia ver o percurso dos passageiros, que naquele tempo se fazia a pé, até ao avião, tentando registar com o olhar os derradeiros momentos antes da partida.

Gare do Aeroporto de Pedras Rubras
Com a devida vénia a Restos de Colecção

Em Lisboa tinha à minha espera um primo que cumpria o serviço militar na Trafaria, o sortudo safou-de ir para a guerra, que me propôs irmos ao cinema para "matar" o tempo. Não me lembro a que sala fomos, sei que o filme se chamava algo como Os Últimos Dias de Katmandu. Saímos a meio da sessão e vagueámos pelas ruas algo desertas. Entretanto o meu primo deixou-me porque tinha de entrar no quartel da Trafaria antes da 1 hora da madrugada e eu fui para o aeroporto ver se os meus camaradas madeirenses já por lá se encontravam.

A viagem de regresso foi péssima, com uma escala no Sal onde nem do avião nos deixaram sair. Chegámos a Bissau ao princípio da manhã, e o que eu ainda recordo, foi a sensação, ao sair do avião, de estar a entrar numa fornalha. Já não me lembrava daquele calor insuportável que contrastava com o ar condicionado da aeronave.
Julgo que ainda nesse dia segui para Mansabá. No sábado seguinte iria fazer 23 anos, já no mato, em plena guerra e de novo longe da família.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 27 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15164: O nosso querido mês de férias (6): Vim duas vezes a casa... Da primeira vez, regressei a 18/12/1968, para passar obrigatoriamente o Natal em Bambadinca... Apanhei uma boleia no DO 27 do meu amigo Honório (Ismael Augusto, ex-alf mil, CCS/BCAÇ 2852, 1968/70)

Guiné 63/74 - P15164: O nosso querido mês de férias (6): Vim duas vezes a casa... Da primeira vez, regressei a 18/12/1968, para passar obrigatoriamente o Natal em Bambadinca... Apanhei uma boleia no DO 27 do meu amigo Honório (Ismael Augusto, ex-alf mil, CCS/BCAÇ 2852, 1968/70)

1. Mensagem do Ismael Augusto, ex-alf mil, cmdt Pelotão de Manutenção, CCS/ BCAÇ 2852 (Bambadinca, 1968/70):

25 de setembro de 2015 17h54




Meus amigos Tabanqueiros

Vim duas vezes de férias á Metrópole.

A primeira em Dezembro de 68, mas com a condição de regressar até ao dia 18 desse mesmo mês. Haveria uma determinação, a meu ver justa, para que todo o contingente militar passasse o Natal e Fim do Ano na Guiné.

Digo justa, pois já bastava a discriminação, via capacidade financeira, para os muitos que não podiam disfrutar dessa possibilidade.

De qualquer forma e dadas outras ausências, as férias ficaram reduzidas a 20 dias.

A segunda vez foi entre Julho e Agosto de 69.

Recordo que quando regressei a 18 de Dezembro de 68 não havia transporte para Bambadinca.

Foi-me sugerido passar o Natal em Bissau. Para mim isso era inaceitável pois na verdade eu sentia que na Guiné a minha família estava em Bambadinca.

Eu conhecia muito bem o Honório,  aquele piloto fantástico, com o qual travei uma boa amizade. Fui a Biassalanca (Base Aérea),  falei com o Honório que “aproveitou” uma entrega de correio para me deixar em Bambadinca.

Foi uma chegada à Honório, fazendo um voo rasante à pista para deixar “cair” o avião logo a seguir (é de recordar que Bambadinca iniciava um pequeno planalto precisamente no final do topo da pista virado a Bafatá) e deliciar-se com uma subida do Geba a muito baixa altitude na direção de Bafatá, borboletando com o seu DO 27.

Era assim o Honório e alguém me contava que a sensação para quem estava na pista foi a da queda do avião.

Um abraço,

Ismael Augusto

_______________

Nota do editor:

Último poste da série > 27 de setembro de 2015 >   Guiné 63/74 - P15163: O nosso querido mês de férias (5): vim uma vez a casa, a Vila Nogueira de Azeitão, em 18/9/1965, mas o Super Constellation da TAP, por avaria, só partiu a 22... A viagem custou-me 6160$70 (António Bastos, ex-1º cabo, Pel Caç 953, Cacheu, Bissau, Farim, Canjambari e Jumbembem, 1964/66)

Guiné 63/74 - P15163: O nosso querido mês de férias (5): vim uma vez a casa, a Vila Nogueira de Azeitão, em 18/9/1965, mas o Super Constellation da TAP, por avaria, só partiu a 22... A viagem custou-me 6160$70 (António Bastos, ex-1º cabo, Pel Caç 953, Cacheu, Bissau, Farim, Canjambari e Jumbembem, 1964/66)







Fotos: © António Bastos (2015). Todos os direitos reservados [Edição: LG]



1. Mensagem do António Bastos, ex-1º Cabo do Pelotão Caçadores 953, Cacheu, Bissau, Farim, Canjambari e Jumbembem, 1964/66

Data: 24 de setembro de 2015 às 22:00

Assunto: Inquérito sobre as férias


Boa noite, camarada Luís, e a toda a Tabanca Grande.


Companheiro, também vim de férias à Metrópole.  Tive 30 dias de licença, nos termos do art. 109º do RDM.

Era para embarcar no dia 18-9-1965, mas, devido ao avião que vinha com avaria,  só embarquei no dia 22-9-1965.

Foi num Super Constellation e a passagem foi 6.160$70 e nessa altura não tinha direito aos cinco dias como os Sargentos e oficiais, e mais também fiquei prejudicado com a avaria do avião em quatro dias Junta-se documentação que ainda guardo.

Um abraço a toda a Tabanca Grande. 

 António Paulo S. Bastos.

Ex. 1º Cabo do Pelotão Caçadores 953.

_____________

Nota do editor:

Último poste da série > 26 de setembro de 2015 > Guiné 63/74 - P15160: O nosso querido mês de férias (4): Vim duas vezes à metrópole: na 2ª vez, beneficiei de mais 5 dias de licença, por ter tido um louvor em combate... (E, mais tarde, beneficiei da isenção do pagamento de propinas dos meus filhos quando entraram na universidade) [José Augusto Miranda Ribeiro, ex-fur mil da CART 566 (Cabo Verde, Ilha do Sal, 1963/64, e Guiné, Olossato, 1964/65)]

sábado, 26 de setembro de 2015

Guiné 63/74 - P15162: História da CART 3494 (10): A dimensão humana do colectivo da CART 3494 (Jorge Araújo)

1. O nosso Camarada Jorge Alves Araújo, ex-Fur Mil Op Esp/RANGER da CART 3494, (Xime-Mansambo, 1972/1974), enviou-nos mais uma mensagem desta sua série. 

Caríssimos Camaradas,

Os meus melhores cumprimentos.

Quando menos esperamos [em férias ou não], somos apanhados por notícias menos boas relacionadas com camaradas que connosco palmilharam os mesmos trilhos das matas da Guiné.

Está neste caso o exemplo do camarada Cláudio Ferreira, ex-Furriel do 1.º GComb da CART 3494, que depois de contacto telefónico com o Furriel Bonito, este veio a saber que o primeiro estava internado em Alcoitão, em processo de reabilitação física, depois de uma queda grave ocorrida em Novembro do ano passado.

De imediato, a informação circulou e na passada 3.ª feira, eu, o Jesus e o Correia, estivemos com ele no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, levando-lhe o nosso afecto e solidariedade. Desse encontro emotivo, nasceu esta narrativa que é, simultaneamente, um dar conta do que lhe aconteceu... e também um alerta. 

A DIMENSÃO HUMANA DO COLECTIVO DA CART 3494
A RELAÇÃO AFECTIVA E SOLIDÁRIA COM O CAMARADA 
CLÁUDIO MANUEL FERREIRA [EX-FURRIEL]

1. - INTRODUÇÃO

Os diferentes contextos austeros vividos pelos ex-combatentes na Guerra Ultramarina, independentemente dos seus locais e épocas em que ocorreram, permitiram desenvolver uma cultura de valores humanistas, nos quais se incluem a partilha, a solidariedade e o companheirismo, admitindo-se, com elevada probabilidade, se eternizem até ao último resistente/residente dessa geração.

Nesta dimensão humana se revê, justamente, o colectivo da CART 3494, não deixando de intervir quando as situações o exigem, qualquer que seja a sua localização e problemática, mobilizando os recursos mais próximos e necessários a cada caso, no superior interesse de quem deles esteja carenciado.

Através dos canais de comunicação actualmente ao dispor do Homem, a informação logo se massifica e a resposta acontece célere. Está neste caso a situação nada confortável do nosso camarada Cláudio Manuel Ferreira [ex-Furriel do 1.º GComb da CART 3494], que por efeito de um acidente rodoviário em 2009, agravado por uma queda em 2014, está hoje numa cadeira de rodas, no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão [Cascais], tentando superar-se, uma vez mais no seu projecto/processo de vida, através de novas aprendizagens emergentes de cada um dos novos exercícios que executa, na busca da mobilidade plena tão importante e necessária para a sua independência e liberdade.

2. – O CASO DO CAMARADA FERREIRA

Um acidente rodoviário em 2009 no IC9, entre Tomar e Entroncamento, provocou-lhe várias fracturas expostas em ambos os membros. Ao fim de um ano em recuperação a sua mobilidade permitia-lhe já fazer uma vida normal.

Em 2014, seis anos depois, começou a sentir sinais de falta de equilíbrio até que um dia [em Novembro último], ao descer os degraus da escada da sua habitação, em Santarém, caiu desamparado, voltando a fracturar a perna esquerda em vários sítios, entre eles o fémur.

Levado para o Hospital, aí foi sujeito a uma intervenção cirúrgica. No recobro, durante a recuperação da anestesia, nos primeiros períodos em que esteve acordado tomou consciência do seu corpo. Tudo parecia funcionar. Porém, decorrido algum tempo nesse estado de repouso, entre vigílias e sonos, constatou que não executava a motricidade voluntária dos membros inferiores, pelo que chamou a equipa médica, disso lhe dando conta.

Feitos os exames de diagnóstico aconselhados nestes casos, voltou ao Bloco para nova cirurgia. Foi-lhe dito, sumariamente, pela equipa médica desta segunda operação, que tinha sido removido um coágulo sanguíneo, o qual contribuiu para a actual situação.

Está, agora, no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, entregue aos especialistas nesta área científica, na expectativa de recuperar o que deixou de funcionar de um momento para outro – a mobilidade dos membros inferiores.

3. – FOTOGALERIA DO CAMARADA FERREIRA NA GUINÉ - 1972/73


Foto 1 - Xime (Set/1972) - Da esq/dtª: Cláudio Ferreira, João Godinho e Jorge Araújo, trio de furriéis responsáveis pelo 1.º GComb.


Foto 2 - Xime (Dez/1972) - Messe de Sargentos - Da esq/dtª: J. Pacheco [Fur-20º Pel.Art], J. Godinho [Fur], Serradas Pereira [Alf.], J. Fernandes [Fur], Cláudio Ferreira [no acto de cantar] e J. Araújo [de costas].


Foto 3 - Mansambo (Abril/1973) - 1.º plano, da esq/dtª: os Furriéis: J. Araújo, Cláudio Ferreira, A. Oliveira e J. Godinho. 2.º plano (a mesma ordem): A. Correia [Alf], Luciano Costa [Cap], L. Jesus [Fur] e José Araújo [Alf.1946-2012].


Foto 4 - Mansambo (Jul/1973) - Da esq/dtª: Carvalhido da Ponte [Fur.Enf], Acácio Correia [Alf], Cláudio Ferreira [Fur], Manuel Ramos [1.º Cabo Ap. - 1950-2012] e Rogério Silva [Sold.Radiot. - 1950-2002] (foto de A. Correia, com a devida vénia).

4. – FOTOGALERIA DO CAMARADA FERREIRA EM ALCOITÃO - 2015


Na passada 3.ª feira, 28JUL2015, três camaradas seus, o Acácio Correia, o Luciano de Jesus e o Jorge Araújo, foram-no visitar ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. Foi com alguma emoção que nos recebeu e durante cerca de duas horas deixámo-nos viajar pelas nossas memórias de longa data.

Pedi-lhe autorização para elaborar um texto relacionado com este episódio, visando a sua publicação no Blogue, sendo a sua resposta concordatória.


Foto 6 - Alcoitão (Jul/2015) - O camarada Cláudio Ferreira durante a amena cavaqueira, recordando momentos passados em comum há mais de quatro décadas, no CTIG. 


Foto 7 - Alcoitão (Jul/2015) - O camarada Cláudio Ferreira ouvindo o relato do Acácio Correia relacionado com a sua visita à Guiné-Bissau, em 1998, na qual incluiu os locais palmilhados pelo colectivo da CART 3494.


Foto 8 - Alcoitão (Jul/2015) – Um novo trio olhando para a câmara do camarada Luciano de Jesus.


Foto 9 - Alcoitão (Jul/2015) – A equipa que conviveu com o camarada Cláudio Ferreira, levando-lhe os afectos e a solidariedade de todos os membros da CART 3494. Por curiosidade, quarenta e dois anos depois, agora em situação diferente e adversa, reunimos 50% dos presentes da foto 3.


Foto 10 - Alcoitão (Jul/2015) – O camarada Cláudio Ferreira dirigindo-se ao colectivo dos «Fantasmas do Xime», enviando-lhes um GRANDE ABRAÇO e votos de muita saúde. 

Prometeu-nos, no caso das suas condições físicas o permitirem, de estar presente no Encontro Anual da Companhia do próximo ano.

Por último, resta-nos dar conta de que o camarada Cláudio Ferreira deu sinais de grande ânimo e vontade de tudo fazer para ultrapassar esta fase menos boa da sua vida.

Vamos acreditar… 

Vamos acreditar, também, nas competências dos profissionais de saúde ligados à área da reabilitação.

Vamos continuar a acompanhar a sua evolução e a dar-lhe o nosso afecto e solidariedade.

Força camarada Ferreira…

Com um forte abraço de amizade.
Jorge Araújo.
Fur Mil Op Esp / Ranger, CART 3494

Mini-guião de colecção particular: © Carlos Coutinho (2011). Direitos reservados.
___________
Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:


Guiné 63/74 - P15161: Inquérito online: "Durante a comissão, nunca vim de férias à metrópole"... Votação (direta, "on line", no canto superior esquerdo) termina 2ª feira, 28, às 14h05

Guiné > Bissau > Bissalanca > TAP > 1964 >
Avião Super Constellation.
Foto do nosso camarada José Eduardo
Oliveira (JERO),  o primeiro à direita...
Cortesia do seu blogue JERO >
10 de dezembro de 2009 >
Lisboa-Bissau em nove horas.
A. Mensagem enviada hoje, por volta das 20h40, através do correio interno da Tabanca Grande:

Camaradas:

1. Obrigado pela vossa colaboração, inestimável, na resposta à "sondagem", ou melhor "inquérito de opinião" 'on line'... (como aqueles que qualquer jornal, por exemplo, "a bola" - faz, e cujos resultados valem o que valem...).

Ainda podem votar, quer tenham vindo ou não de férias a casa... Os resultados preliminares (n=174) transcrevem-se a seguir, em baixo.

2. Afinal,  quanto custava o bilhete de ida e volta na TAP ? 4 contos, segundo uns, 6 contos e picos, segundo outros... 

E histórias e fotos não há, desse "nosso querido mês de férias" ?... Já publicámos 4, mas há mais na forja (*)...

Um alfabravo valente do Luís Graça e demais editores


B. Sondagem: "Durante a comissão, nunca vim de férias à metrópole" 

Resultados provisórios (em 26/9/2015, às 20h30)

1. Vim uma vez > 54 (31%)


2. Vim duas vezes > 69 (39%)


3. Vim três vezes > 7 (4%)

4. Fiz férias em Bissau > 7 (4%)

5. Fiz férias nos Bijagós > 1 (0%)

6. Fiz férias no interior > 1 (0%)

7. Nunca tive férias > 35 (20%)

Votos apurados: 174 

Guiné 63/74 - P15160: O nosso querido mês de férias (4): Vim duas vezes à metrópole: na 2ª vez, beneficiei de mais 5 dias de licença, por ter tido um louvor em combate... (E, mais tarde, beneficiei da isenção do pagamento de propinas dos meus filhos quando entraram na universidade) [José Augusto Miranda Ribeiro, ex-fur mil da CART 566 (Cabo Verde, Ilha do Sal, 1963/64, e Guiné, Olossato, 1964/65)]

1. Mensagem de José Augusto Miranda Ribeiro [, ex-fur mil da CART 566, Cabo Verde (Ilha do Sal, Outubro de 1963 a Julho de 1964) e Guiné (Olossato, Julho de 1964 a Outubro de 1965)]:

Data: 21 de setembro de 2015 às 23:51
Assunto: Sondagem: férias na metrópole


Vim de férias à "Metrópole" duas vezes.

1ª vez: 

Tinha autorização pelo CTI de Cabo Verde para passar férias em Portugal. 

Estive em Cabo Verde em 1963/64. Chegado à Guiné fui informado que essa autorização não era válida para a Guiné. Aceitei. 

Dias depois veio ter comigo o ex-alferes Vitor (mais tarde falecido como capitão) que estava na mesma situação, a informar-me que podíamos ir de férias, porque a dita autorização do CTI de Cabo Verde, continuava a ser válida mesmo na Guiné. 

Nesse dia, durante a manhã, como ainda estava em Bissau, preste a partir para o mato (interior), marquei uma chamada telefónica para minha casa em Coimbra. A minha namorada foi dormir em minha casa à espera da minha chamada telefónica. Como tudo se alterou com a informação do ex-alferes Vitor, fui aos correios anular a referida chamada. 

Tratámos de tudo muito rapidamente e lá partimos. Tivemos uma paragem em Cabo Verde, Ilha do Sal, de onde tínhamos partido alguns dias antes. Quando desci, aquelas enormes escadas, estava a hospedeira de terra, minha conhecida, muito íntima, que todos tratavam por "chuvinha". É curioso que na Ilha do Sal não chovia. Era raro chover. Então porque lhe chamavam "chuvinha"? Porque ela era tão magra,  tão magra,  que se chovesse não se molhava, conseguia passar por entre as gotas da chuva. 

Cheguei a minha casa eram cerca das 5 da manhã. Todos ficaram surpreendidos,  em especial a minha namorada, hoje minha mulher. 

O "Caravela" da TAP (Sud Aviation Caravelle VIR,  aeroporto de LondresHeathrow, 1966).  Fonte: Cortesia de Wikipedia
Quando regressei, encontrei no aeroporto de Lisboa dois cabos de transmissões, que tinham ido ver a
família, porque eram casados. A partida de Lisboa foi muito difícil. Entrámos no avião Caravela de 4 hélices. Tivemos de sair do avião muitas vezes porque o avião não estava em condições de voar. Isto entre a meia-noite e as 6 horas da manhã. 

Por fim lá partimos. Cerca de uma hora de viagem, mais ou menos sobre as Canárias, vem uma hospedeira mandar apertar os cintos. O avião dava salto que nós quase que batíamos com a cabeça no tejadilho. Foi uma tempestade, informou no fim o comandante, e aquela turbulência era provocada pela baixa altitude a que tivemos de voar. Acordei os meus conhecidos companheiros de companhia, que não apertaram os cintos e disseram-me: "Ó meu furriel, se nós não morrermos aqui, vamos morrer na Guiné com um tiro nos cornos" e lá se viraram para o outro lado e continuaram a dormir.

2ª vez.

Aproveitei mais umas férias em Portugal, e desta vez, porque tive um louvor em combate tive direito a mais 5 dias, portanto foram 35 dias de férias. 

Os louvores não têm valor nenhum, mas neste caso até deu jeito e mais tarde, os meus filhos foram dispensados do pagamento de propinas, no ensino superior porque eu tive um louvor em combate. Esta lei já vem da 1ª Guerra Mundial. Quem me informou foi o meu antigo comandante de companhia. Eu apresentei cópias de documentos e fui isento de pagar as propinas dos filhos. 

Depois regressei e dias depois estávamos em Morés, a operação que a nossa companhia, a CART 566, se honra ter realizado.

___________________

Nota do editor:

Guiné 63/74 - P15159: O nosso querido mês de férias (3): 10 de março de 1970: eu a partir e o ministro do ultramar, Silva Cunha, a chegar, no mesmo Boeing 707, da TAP ( Manuel Resende, ex-alf mil da CCaç 2585 / BCaç 2884, Jolmete, Pelundo e Teixeira Pinto, 1969/71)


Guiné > Bissau > Bissalanca > Aeroporto > 10 de março de 1970 > Saída dos passageiros

Guiné > Bissau > Bissalanca > Aeroporto > 10 de março de 1970 > Aguardando a chegada do 707 da TAP, com o ministro do Ultramar, Silva Cunha



Guiné > Bissau > Bissalanca > Aeroporto > 10 de março de 1970 >  Sessão de cumprimentos. [Joaquim Silva Cunha foi ministro do ultramar, de 1963 a 1973; a visita à Guiné nessa altura foi de 10 a 19 de março de 1970].



1. Texto do Manuel Resende, ex-alf mil da CCaç 2585 / BCaç 2884, Jolmete, Pelundo e Teixeira Pinto, 1969/71)


Estive em Jolmete desde maio de 1969 até março de 1971. Fui de férias, uma vez,  à metrópole, no período de 10 de março a 10 de abril de 1970 [, e não em julho de 1970, como escrevi por lapso no poste P5246 (*)].

Quando fui de férias embarquei no mesmo 707 da TAP que tinha trazido Silva Cunha à Guiné, daí as fotos que tirei no aeroporto [, vd acima].

No aeroporto de Bissalanca havia grande agitação. Esperava-se a chegada do avião da TAP com o senhor ministro do ultramar, e não dos deputados da metrópole que vinham visitar a Guiné, e que depois irão morrer num acidente de helicóptero (. A minha confusão deveu-se aos 40 anos de esquecimento quase total das coisas da Guiné, só quando descobri o nosso blogue é que me comecei a entusiasmar.)

Tirei algumas fotos no aeroporto,  mas como a minha meta  era embarcar (**), não liguei muito a essa visita. Era um dia de semana, 3ª feira, o 10 de março de 1970.

Silva Cunha irá depois visitar Jolmete no dia 16 de março, 2ª feira. Silva Cunha dirigiu-se ao CAOP em Teixeira Pinto, e de lá foi a eventualmente ao Pelundo, sede do meu Batalhão. A comitiva foi depois a  Jolmete em três helicópteros.

Chegado a Jolmete, depois das férias, em abril de 1970,  fui informado  da visita do ministro do ultramar. Como havia fotos da visita,  tiradas pelo furriel Rodrigues,  da minha Companhia, eu adquiri cópias, que são as que mostro a seguir.

Terminada a visita,  os helis saíram de Jolmete para Teixeira Pinto depois do almoço, para deixarem o pessoal do CAOP. Como não estive lá,  não sei quem foi do CAOP, mas pelo menos o sr. coronel Alcino, comandante, esteve lá, como se pode ver em quase todas as fotos.

Jolmete era um aquartelamento exemplar no mato. O sr. general Spínola tinha um fraquinho por Jolmete; esta mensagem foi-nos transmitida logo à chegada. Os nossos antecessores, CCaç 2366 comandada pelo sr. cap Barbeites, construíram o quartel de raiz, nós continuamos e aperfeiçoamos. Eles tiveram uma forte actividade militar, nós continuamos e aumentamos, com saídas praticamente diárias, o que nos privou de ataques ou flagelações ao aquartelamento durante toda a comissão.

Construímos, entre outras coisas, dois abrigos, a vala de defesa em volta do quartel, uma escola e 24 casas para a população civil, graças à nossa equipa de pedreiros, como o Firmino (Régua), o Ramos, o Lima, o Spínola (não confundir com o nosso General), o Risadas e outros que não me recordo os nomes, mas que de seu modo, deram o corpo ao manifesto, erguendo obra que após a independência foi toda destruída.

A companhia que nos sucedeu, foi a CCAÇ 3306.

Manuel Resende


Guiné > Região do Cacheu > Jolmete > 16 de março de 1970 > Abre-se a porta e vê-se o gen Spínola. No banco de trás o cor Alcino, cmdt do CAOP.




Guiné > Região do Cacheu > Jolmete > 16 de março de 1970 > Do outro heli saem outras individualidades



Guiné > Região do Cacheu > Jolmete > 16 de março de 1970 > Cap Almendra, cmtd  da CCAÇ 2585 cumprimenta e dá as boas-vindas ao gen Spínola e ao ministro do ultramar, Silva Cunha





Guiné > Região do Cacheu > Jolmete > 16 de março de 1970 > Cumprimentos ao oficial de dia, alf mil Marques Pereira, pelo ministro Silva Cunha e gen Spínola. Vemos distanciado, à esquerda, o cor Alcino,l cmdt do CAOP.




Guiné > Região do Cacheu > Jolmete > 16 de março de 1970 > Visita da comitiva à cozinha. Além de Siva Cunha e coronel Alcino, vemos dois furriéis dos helis e dois repórteres

Guiné > Região do Cacheu > Jolmete > 16 de março de 1970 > Visita à Capela



Guiné > Região do Cacheu > Jolmete > 16 de março de 1970 > Despedidas finais, regresso a Bissau



Guiné > Região do Cacheu > Jolmete >  O capitão Almendra, cmdt da companhia, a CCAÇ 2585. Era alferes mil graduado em capitão, tendo substituído, em agosto de 1969, o capitão QP, António Tomás da Costa, promovido a major.

Fotos (e legendas): © Manuel Resende (2009). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: LG]