quinta-feira, 22 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9639: Análise da situação do inimigo - Acta da reunião de Comandos, realizada em 15 de Maio de 1973 - Parte I (Luís Vaz Gonçalves)




Mais um trabalho documental do nosso tertuliano (Tabanqueiro 530) Luís Gonçalves Vaz, desta vez uma Análise da situação do inimigo - Acta da reunião de Comandos, realizada em 15 de Maio de 1973 no Quartel General do Comando-Chefe das Forças Armadas da Guiné.




ANÁLISE DA SITUAÇÃO DO INIMIGO



PARTE I

Reunião de Comandos, em 15 de Maio de 1973, “alguns excertos da comunicação do Chefe da Repartição de Informações”, Tenente-coronel Artur Batista Mourão (Chefe 1ª Rep.)


“Em 15 de Maio de 1973, pelas 10H30, no Quartel General do Comando-Chefe das Forças Armadas da Guiné, teve lugar, sob a presidência e mediante convocação do General Comandante-Chefe, General António de Spínola, uma reunião de Comandos na qual participaram os comandantes-adjuntos respectivamente, Comodoro António Horta Galvão de Almeida Brandão, Comandante da Defesa Marítima da Guiné, Brigadeiro Alberto da Silva Banazol, Comandante Territorial Independente da Guiné, Brigadeiro Manuel Leitão Pereira Marques, Comandante-Adjunto Operacional e Coronel Gualdino Moura Pinto, Comandante da Zona Aérea de Cabo Verde e Guiné …”

General Comandante-Chefe, General António de Spínola

“… Dou a palavra ao Chefe da Repartição de Informações. …”

“… A Situação no TO, analisada à luz da evolução do IN e do seu potencial, e processos de acção, sofreu, em especial nestes últimos dois meses, um substancial agravamento de resto já oportunamente previsto face às informações processadas, e que se traduz em Franca subida de grau no desenvolvimento em escalada da sua manobra Político-militar, constituindo o tempo inicial de uma nova fase do conflito: o empenhamento na passagem para acções do tipo convencional, embora ainda isoladas, visando objectivos limitados, e não integrados em qualquer plano de ofensiva geral em moldes clássicos, só próprio, aliás, de uma ulterior e última fase …”

Mapa da Guiné Portuguesa, com o Dispositivo Militar do PAIGC
Anexo à Ata da Reunião de Comandos de 15 de Maio de 1973

Lancha torpedeira do tipo P6 - Deslocamento: 75 toneladas; Dimensões (em metros): 25.7 x 6.1 x 1.8; Armamento: dois tubos lança-torpedos de 533mm e dois reparos duplos de 25mm: Propulsão: quatro motores diesel accionando quatro hélices, totalizando 4800 CV; Velocidade: 43 nós; Autonomia: 450 milhas náuticas a 30 nós; Tripulantes: 25.

“… Para completar o quadro da evolução do potencial material do IN, resta acrescentar, no que se refere a Meios Aéreos, que o PAIGC dispõe já de 4 aviões ligeiros e aguarda o fornecimento de mais 6 de tipo não revelado, contando já com 28 pilotos; e no que se refere a Meios Navais, a posse de três Vedetas Rápidas do tipo P-6, de origem Soviética. …. “

“…A recente chegada de 6 pilotos estrangeiros (Líbios e Argelinos) à Rep. Guiné para substituírem, nos MIG-15 e MIG-17, os pilotos guineanos cuja imperícia se revelou em alguns acidentes.

Mig 15 e Mig 17 (fotografia retirada de: http://www.fairchild24.com/fighters.htm)

Soldados russos embarcando um Mil Mi-8 versão de transporte-armado durante a Guerra do Afeganistão. Esse helicóptero representou para os russos na guerra do Afeganistão, a mesma importância que os Bell UH-1 Huey representaram pros EUA durante o conflito no Vietnam. A diferença é que os Mi-8 são maiores, consequentemente levam maior quantidade de tropa e carga, e são bimotores. (Foto: Vaul)


A chegada à Rep. Guiné de 2 Helicópteros MI-8 Em fins de Abril.

A promessa da Rep. Guiné ceder uma pista ao PAIGC para manobra dos seus aviões.
…………….

POSSIBILIDADE DO INIMIGO E PROVÁVEL EVOLUÇÃO DA SITUAÇÃO

“…Face aos elementos analisados, em especial tendo em atenção as acções que o IN, bem como os países que mais directamente o apoiam, têm capacidade e intenção de realizar, concluiu-se neste estudo pelo agravamento progressivo e rápido de uma situação cuja súbita deterioração recente parece não deixar margem para dúvidas quanto à sua perspectivação no futuro próximo e imediato. Assim julga-se que o IN, no imediato, e tirando partido do impacto nas NF (nossas forças) das limitações sofridas, bem como da alta moralização que daí naturalmente advém para os seus combatentes, procurará:

- intensificar a acção antiaérea, procurando obter a todo o custo novos sucessos e adaptando …..

- incrementar a acção de guerrilha à luz de uma mais directa agressividade, especialmente dirigida contra as guarnições agora mais dependentes do reabastecimento por via terrestre, em especial por emboscadas contra colunas auto e apeadas, conjugadas com ou não com ataques a aquartelamentos;

- massificar as acções contra povoações com guarnição militar em ordem a obter sucessos militares politicamente exploráveis e dissociar a adesão das populações pela prova de força em acção frontal contra a protecção conferida pelas NT, tirando assim partido dos novos meios e processos de acção.

Esta actividade incidirá, mais provavelmente, nas guarnições de fronteira em especial nas mais vulneráveis às acções com carros de combate, pelo que se consideram áreas de preocupação:

- o eixo NOVA LAMEGO-BURUNTUMA e em especial a guarnição de BURUNTUMA, particularmente ameaçada:

- a região de ALDEIA FORMOSA e, e em especial, as guarnições de GADAMAEL e GUILEJE, expostas a uma acção de carros de irradiando da Rep Guiné;

- a fronteira Norte da Zona Oeste, com particular incidência para a faixa tradicional de infiltração (GUIDAGE/BIGENE/FARIM/CUNTIMA).
……”

Chefe da Repartição de Informações, Tenente-coronel Artur Batista Mourão. In: Anexo “A” À Ata da Reunião de Comandos, de 15 de Maio de 1973

Base de Cumbamori no Senegal
Fonte da foto: livro "Guerra Colonial", Aniceto Afonso e Carlos de Matos Gomes

Como sabem, neste mesmo mês (Maio de 73), Guidage ao Norte e Guileje ao sul, foram as duas pontas da tenaz da Operação Amílcar Cabral, lançada pelo PAIGC, e de que já escrevi neste nosso Blog. A queda de Guilege a 22/05/1973, na sequência da operação "Amilcar Cabral", é de facto “previsível” na análise da reunião de Comandos de 15/05/73, pois nela se debateram o crescente poderio do PAIGC nas zonas de fronteira. Como tal, fica aqui a questão, “qual a razão do Comando-chefe da altura, o mesmo que cerca de 10 dias antes, soube das verdadeiras intenções/potencial do In e não fez nada (a Sul) para evitar que “a ponta da tenaz da Operação Amilcar Cabral, lançada pelo PAIGC, não tivesse êxito a Sul? Falta de Efectivos de Reserva? Falta de Tropa especial? Ou subestimou-se mesmo o “potencial do PAIGC”? ou outro motivo? …. De facto o Comando-chefe, “investiu a Norte, na Operação Ametista Real”, realizada para "libertar" Guidaje, a norte, com um batalhão de comandos, tendo as NT sofrido nessa operação, 10 mortos, 22 feridos graves e 3 desaparecidos. É bom relembrar, que no primeiro trimestre de 1973 as NT tiveram 135 mortos, enquanto em igual período em 1972, tinham tido apenas 48.

Em Suma, e como o Comandante-Chefe (general António de Spínola) afirmou nesse longínquo dia 15 de Maio de 1973, nessa mesma reunião de Comandos; “…encontramo-nos, indiscutivelmente, na entrada de um novo patamar da guerra, o que necessariamente impõe o reequacionamento do trinómio missão-inimigo-meios …”

Ao contrário do que se possa pensar, os serviços de informação militares, funcionavam e pelos vistos com um grande grau de previsão…. Tínhamos mesmo agentes no terreno …

Estes registos que aqui apresento, foram extraídos de um Documento “MUITO SECRETO”, já “DESCLASSIFICADO”, Ata da Reunião de Comandos, de 15 de Maio de 1973.


Mapa da Guiné Portuguesa, com a Área onde o PAIGC exercia Acções de Guerrilha
Anexo à Ata da Reunião de Comandos de 15 de Maio de 1973


Comunicação nesta reunião de Comandos, do Chefe da Repartição de Informações…


Luís Gonçalves Vaz
(Tabanqueiro 530)
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 21 de Março de 2012 > Guiné 63/74 - P9634: Os nossos últimos seis meses (de 25abr74 a 15out74) (6): Os Oficiais do Corpo do Estado Maior (CEM) no TO da Guiné em 1973/74 (Luís Gonçalves Vaz)

Vd. último poste da série de

Guiné 63/74 - P9638: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (33): Lembrando os meus amigos da CCAÇ 3549... e discorrendo sobre o meu pessimismo crónico (Cherno Baldé)

1. Comentário de  Cherno Baldé, com data de 19 de março, ao poste P9617 [, Foto do Cherno, à direita, quando jovem estudante universitário, em 1989, na Ucrânia, ex-URSS]:

Caro José Cortes,

Aproveito esta oportunidade para felicitar a CCAÇ 3549,  "Deixós Poisar",  por mais um encontro-convívio entre velhos amigos de Fajonquito. Só lamento não poder estar lá, desta vez, sempre na esperança de um dia poder participar e abraçar os meus velhos amigos. 


Assim na impossibilidade de o fazer pessoalmente, rogo-te, caro amigo, que sejas o portador de uma mensagem de amizade e de fraternidade para com todos os camaradas da companhia que estarão presentes em Vizela,  da parte dos filhos e amigos de Fajonquito que nunca deixaram de pensar neles, desejando longa vida e felicidades sempre na esperança de um dia poder reencontrá-los e matar saudades.

Um grande abraco para ti e lembranças aos meus amigos condutores: Mandinga, Torres, Celestino, Sérgio e Magalhães; ao Cunha, Esteves, Oscar (3º  pelotão), Marques (Cabo do 2º pelotao),  Fininho e Gonçalves. Cherno Baldé. 



2. Resposta, de 29 de fevereiro último, do Cherno Baldé [, foto atual, à esquerda, no seu gabinete de trabalho, no Ministério das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, em Bissau, onde exerce as funções de diretor do gabinete de estudos e planeamento], ao um mail meu, do dia 27: 

["Cherno, meu amigo e irmão: Tens toda a razão...O título é 'enviesado'... Substitui 'amargura' por 'lealdade'... Como sociólogo, tenho como princípio nunca  confundir as 'elites' com o 'povo'... Mas fazemos isso, ao falar dos 'fulas', dos 'tugas', etc. Fica bem, em paz, com saúde... Aprecio a tua sinceridade... Mas tenho-te achado, nestes últimos tempos,  mais amargo, mais desencantado... Podes ser franco comigo... Luís]

Caro amigo e irmão Luis Graça,

Amargo e desencantado e, acrescento, pessimista... É  o que eu sempre fui na vida, senão como seria o rafeiro, a  como eu próprio me auto-intitulo ?!

Se puderes imaginar, por um instante so, o que significa ser rafeiro, então facilmente poderás compreender-me. Mas atenção, ser rafeiro para mim, não é o mesmo que ser cão. Este último orienta o seu faro e intelecto mais no sentido de encher a barriga e saciar a fome, e é muito egoista enquanto que o primeiro, mesmo se precisa de sobreviver, está ao servico de um objetivo superior, uma missão que tanto pode ter uma como várias finalidades sociais ao servico do seu amigo, do seu grupo, etc. de forma aberta, dialogante e tendo como premissa de fundo a lealdade e o respeito de certos princípios orientadores e consensuais. 

Talvez por isso, o político português que eu mais admirava era o Álvaro Cunhal, não tanto pela sua orientação ideológica, já caduca no anos 90, mas sobretudo pela força da sua convicção e perseverança, assente em princípios políticos e morais. 

Mas, confesso também que o Blogue tem sido, para mim, uma importante escola e, tendo em conta o manancial de informação que ele representa, mesmo sem querer, pode estar a provocar em mim algumas mudanças (ruturas) de sensibilidade em relação ao meio envolvente que, às vezes, se manifestam nas palavras, e como tu o dizes, não há maneira de contrariar pois não tenho dúvidas quanto à tua extraordinaria capacidade de leitura, nas entrelinhas e não só. 

Mas podes crer que, seja o que for, não será contra o tuga a quem eu aprendi a respeitar e sobre quem eu já tenho ideias fixas, velhos amores, que dificilmente vão mudar, pese embora as pequenas deceções e amarguras que vão aparecendo aqui e acolá em função de descobertas repentinas e inesperadas sobre o comportamento do corpo expedicionário português na Guiné durante a guerra (serão as tais espinhas do Blogue?), como por ex. algumas suspeitas infundadas sobre a lealdade dos aliados fulas no decorrer da guerra, os acontecimentos obscuros de Guidage envolvendo militares portugueses e tropas nativas que não estavam de acordo com a forma como a questão da independência estava a ser tratada, entre outras coisas. 

Mas a vida é assim mesmo, não é?

Por outro lado, será que há muitos motivos para que um Guineense comum, ou se se quiser, da classe média, como eu, esteja  encantado, seja doce e otimista em relação ao futuro? E, ainda mais, nós que tivemos a ousadia de, desafiando um futuro incerto, procriar filhos com a obrigaçã
o de os educar e inculcar otimismo. 

Quem quiser compreender as origens do meu pessimismo crónico, deverá fazer uma retrospetiva histórica sobre a Guiné e a minha comunidade, em particular, no período entre 1960 a 1980.

Ou se calhar, também eu, já estou a envelhecer...

Com os meus melhores cumprimentos,

Cherno Baldé
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Guiné 63/74 - P9637: Os nossos últimos seis meses (de 25abr74 a 15out74) (9): Comentário de António J. Pereira da Costa ao documento de Carlos Filipe

1. Ainda a propósito do documento do camarada Carlos Filipe publicado no nosso Blogue (P9602*), o editor Luís Graça pediu uma análise/comentário ao outro nosso camarada António José Pereira da Costa, Coronel Reformado (ex-Alferes de Art.ª na CART 1692/BART 1914, Cacine, 1968/69 e ex-Capitão de Art.ª e CMDT da CART 3494/BART 3873, Mansabá, Xime e Mansambo, 1972/74). Publicamos agora a sua resposta:

Camaradas
Este documento parece-me o rascunho da acta da reunião.
Parece-me ser "autêntico", isto é, produzido em 29JUL74. Não estando assinado é difícil ir mais longe.

Como nele se vê, são tratados diversos temas e não apenas a questão dos BCmds.
O PAIGC parece querer assumir o controlo do Batalhão e saber, de antemão, que a FLING não é nada mas interessa-lhe que ela seja qualquer coisa...

É evidente o clima desconfiança reinante no Batalhão. Uns ainda pensavam que o PAIGC estaria disposto a integrá-los na sociedade e a esquecer o sucedido. Daí a referência aos cursos de formação profissional acelerada (impossíveis, como se sabe). Outros adivinhavam que isso não sucederia e que maus tempos estavam para chegar.

O PAICG assume realmente que alguns elementos do Batalhão eram socialmente irrecuperáveis. Para além do Marcelino não há mais nomes, talvez porque tinha havido uma reunião como os oficiais do BCmds e o Partido não se quereria referir a eles abertamente.

Contudo, como se vê, não há a menor intenção do PAIGC de que os constituintes do BCmds fossem considerados como portugueses, o que implicaria a sua expulsão imediata do país e, mais que provável, perda de nacionalidade.

Por mim, e doa a quem doer, o PAIGC agiu de má fé. Ao pretender desarmar o BCmds queria simplesmente anular uma muito possível rebelião (muito sangrenta, mas destinada ao fracasso), atitude que se pode considerar como normal numa força política que ascende ao poder, descobrindo que agora é que os seus problemas iam começar, a sério.

Numa segunda fase trataria - como o fez - de os eliminar, social ou mesmo fisicamente. Não creio que "a população" estivesse interessada em hostilizar ou maltratar o pessoal do BCmds. A generalidade da população tinha mais em que pensar do que andar à "caça ao comando". Só excepcionalmente poderiam surgir situações de violência entre elementos do BCmds e pequenos grupos ou elementos isolados da população.

Para mim, esta foi uma consequência (sempre previsível) da "guineização da guerra". Em qualquer situação semelhante, há sempre uma boa parte da população de um país que está na oposição à força vencedora, ou porque "colaborou com o inimigo" ou "recebeu apoio dele". São os vencidos das guerras civis ou os colaboracionistas. Mesmo quando há uma "reconciliação" (e tantas tem havido) há sempre "dificuldades de integração" que a historiografia normalmente esquece, por não merecer investigação e ter pouco valor como tema para a literatura...

Finalmente acho estranhíssimo que este documento tenha sido encontrado no emissor da Buraca da RR. Como terá ele ido lá parar? Com que fim? Simples curiosidade do possuidor que, depois, sentiu os dedos a queimar e largou? Foi bom que não se tenha perdido. Creio que o AHM deverá ser depositário deste e doutros documentos similares que por aí andam.

Quando penso na quantidade de arquivos das Companhias e Batalhões que hoje não conseguimos localizar, pergunto-me para onde poderão ter ido. Posso admitir que a documentação das ultimas unidades se possa ter "perdido" ou ter sido elaborada com muito menos cuidado, mas relativamente às mais antigas, não entendo. De posse dessa documentação poderíamos desenvolver estudos que nos permitiriam reconstituir coisas tão complexas como a evolução táctica no "nosso" sector. Enfim procuremos...

Um Abraço e peço desculpa por me ter alargado
António José Pereira da Costa
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 13 de Março de 2012 > Guiné 63/74 - P9602: Os nossos últimos seis meses (de 25abr74 a 15out74) (4): Documentação referente a negociações entre Portugal e o PAIGC com vista à desmobilização das tropas africanas que combateram por Portugal (Carlos Filipe)

Vd. último poste da série de 21 de Março de 2012 > Guiné 63/74 - P9634: Os nossos últimos seis meses (de 25abr74 a 15out74) (6): Os Oficiais do Corpo do Estado Maior (CEM) no TO da Guiné em 1973/74 (Luís Gonçalves Vaz)

Guiné 63/74 - P9636: Efemérides (85): Operação Ebro, realizada a 22 ou 23 de Março de 1965 (António Bastos)

1. Mensagem do nosso camarada António Bastos*, ex-1.º Cabo do Pel Caç Ind 953, Teixeira Pinto e Farim, 1964/66, com data de 13 de Março de 2012:

Companheiro Carlos boa noite,
Dia 22 de Março ou 23 faz quarenta e sete anos que o meu Pelotão 953 tomou parte da operação "EBRO" - ocupação de Canjambari Praça.

Tomaram parte nesta invasão: CCav 488, um GCOMB da CCav 487, Pel Caç 953, Pel Fox 693, Pel Daimler 810, Pel Sapadores da CCS do BCAV 490, o Pel Mil 5 e um GCOMB da 1.ª CCaç Africanos. A comandar a operação ia o então Tenente Coronel Cavaleiro.

Este foi o dia do meu batismo de fogo, já estava há sete meses a fazer turismo no Cacheu.

Sobre as datas, eu no meu diário escrevi 23, mas na História do Batalhão 490 está 22. Não sei se foi lapso meu na altura.

Esta foto foi tirada momentos antes do rebentamento de uma mina anticarro que destruiria uma viatura GMC

Esta foto foi tirada minutos antes de rebentar a emboscada. A secção que ia na frente deixou de ouvir os pássaros e os macacos, e fez alto à coluna. Logo a seguir ficava a bolanha e depois uma grande árvore atravessada na estrada onde eles diziam que era a porta de armas. Aí a secção começou a embrulhar.

Fotos do "Hotel de Canjambari Morcunda" onde eu passei 13 meses, sempre a ver as mesmas caras, pois na altura não havia população. Depois fomos agraciados com dois meses em Jumbembem. O aquartelamento de Canjambari foi todo feito por nós, Pelotão 953, e um pelotão da 1.ª CCaç Africanos, inclusive até a pista foi feita por nós, tudo à força dos braços, a Engenharia não pôs lá os pés.

Um abraço para ti, e extensivo a toda a tabanca.
António Paulo S. Bastos
Ex-1.º Cabo
Pel Caç Ind 953
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 12 de Outubro de 2011 > Guiné 63/74 - P8897: Filhos do vento (11): A filha da minha lavadeira (António Bastos)

Vd. último poste da série de 30 de Dezembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9290: Efemérides (62): A CART 3521 chegou à Guiné no dia 29 de Dezembro de 1971 (Adriano Neto)

quarta-feira, 21 de março de 2012

Guiné 63/74 - P9635: O tempo que ninguém queria (António Eduardo Ferreira) (3): De Mansambo para Cobumba

1. Terceiro capítulo do trabalho do nosso camarada António Eduardo Ferreira (ex-1.º Cabo Condutor Auto da CART 3493/BART 3873, Mansambo, Fá Mandinga e Bissau, 1972/74), intitulado O tempo que ninguém queria:

O TEMPO QUE NINGUÉM QUERIA (3)

DE MANSAMBO PARA COBUMBA

O pior da nossa comissão estava para vir. No fim de Março, a nossa Companhia foi informada que íamos ser transferidos para Cobumba, nome para nós desconhecido, mas logo nos disseram que ficava na zona sul próximo do Cantanhez, e estava tudo dito, uma das piores zonas de guerra na Guiné.

Deixamos Mansambo, e depois de cerca de uma semana em Fá Mandinga e mais três ou quatro dias em Bissau. Era chegado o dia de rumarmos ao Sul na LDG que nos haveria de levar até Cobumba. Iniciamos a viagem ao começo da tarde do dia 7 de Abril de 1973, sábado, acompanhados daquilo que era indispensável para início da nossa instalação no terreno. Ao anoitecer chegamos algures à foz do rio Cumbijã e ali tivemos de ficar o resto da noite. Ao mesmo tempo que a LDG parava, levantou-se uma trovoada violentíssima ao ponto de ficarmos todos assustados com a agitação do mar que até aí tinha sido de calma absoluta, depois dos marinheiros terem descido as âncoras e a trovoada acalmar, passamos uma noite com a normalidade possível.

No dia seguinte fizemos o resto da viagem rio acima acompanhados por um navio patrulha da Armada até Cobumba, sitio onde nunca tinha estado aquartelada tropa portuguesa. Chegamos ao inicio da tarde, estava na região muita tropa especial (Paraquedistas) mantendo segurança ao nosso desembarque. À medida que as quatro viaturas que levávamos (duas Berliet e dois Unimog 404) iam saindo da LDG, eram carregadas e seguiam fazendo uma pequena viagem de cerca de quatrocentos metros onde eram descarregadas.


Localização de Cobumba no itinerário Bedanda/Estrada de Catió

As viaturas tinham sido dias antes levantadas em Bissau por quatro condutores que para esse efeito tinham saído mais cedo da Companhia. Durante a descarga foram esses condutores a manobrar as viaturas (eu não indo a conduzir fui um dos que foram nas primeiras quatro carradas), à medida que descarregavam voltariam ao rio para novo carregamento. 

Sendo eu o condutor que naquele momento estava mais próximo da primeira que descarregou, o Capitão, Comandante da Companhia, disse-me para eu seguir com ela para o cais, tendo eu perguntado ao condutor que fizera o primeiro trajecto se ele queria que eu fosse ao rio, respondendo-me que não, que ia ele. Com toda aquela confusão nem sequer pensávamos em minas, pois a estrada teria sido supostamente bem picada e já tinham passado as quatro viaturas uma vez.

O condutor Cabral, e o Varela das Transmissões eram os únicos ocupantes que seguiam na viatura de regresso ao rio, percorreram cerca de trinta ou quarenta metros e a viatura accionou uma mina, que pelo estrago feito talvez fosse anti-pessoal, mas mesmo assim ficou alguns dias inutilizada, tendo o Cabral e o Varela ficado feridos, voltado logo para Bissau, rumo ao Hospital Militar num helicóptero que passados poucos momentos chegou ao local. 

O Varela não tendo nada de grave no dia seguinte voltou para a Companhia, o Cabral não mais voltou, foi ferido com gravidade numa vista tendo sido enviado para o Hospital Militar Principal de Lisboa.

O desembarque do resto do pessoal e de carga continuou, mas com atenção redobrada dado as coisas começarem a correr mal logo de início, o resto da operação de desembarque decorreu sem sobressaltos de maior. 

Na primeira noite a Companhia ficou toda no mesmo sitio. Na manhã do dia seguinte quase toda a formação:criptos,  radiotelegrafistas, condutores, padeiros, mecânicos, enfermeiros, alguns elementos de transmissões, uma secção de artilharia tendo a seu cargo o morteiro de 107 milímetros, o Comando da Companhia e mais dois pelotões de atiradores, foram instalar-se a cerca de quatrocentos metros. Os outros dois pelotões ficaram no mesmo sitio, assim como uma secção de especialistas de armas pesadas tendo como função ocupar-se de um canhão sem recuo, a precisar de reforma.

A cerca de trezentos metros do pessoal da nossa Companhia estavam mais dois pelotões que estando connosco pertenciam a outra Companhia, ou seja, estávamos distribuídos em três sítios formando um triângulo separados por poucas centenas de metros, um desses três era como que o equivalente à CCS do Batalhão já que aí se situava o Comando da Companhia, e quase toda a formação.

Depois foi instalarmo-nos o melhor possível o que não foi fácil, estávamos habituados a ter luz, abrigos com alguma segurança e menos guerra, ali tudo era diferente, houve que fazer valas apressadamente, montar tendas, fazer um forno para cozer o pão, tendo sempre como companhia a inseparável G3. 

No primeiro mês o PAIGC não nos incomodou… durante esse tempo foram feitos outros trabalhos, mas aquela calma… deixava antever qualquer coisa que nós não sabíamos muito bem o que seria!

Entretanto conforme estava previsto vim a segunda vez de férias à Metrópole; numa zona sem vias de comunicações viárias, isolada com guerra por todos os lados, restava-nos fazer o trajecto pelo rio ou via aérea «mas pelo ar só em casos especiais», e lá fui numa coluna de pequenos barcos de fibra,  os “Sintex”, até ao aquartelamento de Cufar, onde existia uma pista de aviação, creio ser a melhor do sul da Guiné. 

No mesmo dia embarquei num avião Nordatlas até Bissau, foi a aeronave mais barulhenta das sete em que viajei durante o meu tempo de guerra que foram: o DC 6, o Dakota, a avioneta DO 27, o Boeing 727, o Nordatlas, o Helicóptero, e o Boeing 707, que nos trouxe de regresso à metrópole no final da comissão.

Passados dois dias em Bissau, embarquei em Bissalanca rumo a Lisboa onde cheguei ao cair da noite, se da primeira vez que vim de férias o meu pensamento estava quase sempre no dia em que teria de regressar a África, agora a confusão era ainda maior; mesmo junto da minha esposa e do meu filho muitas vezes a minha ausência era quase total, foi um tempo de tal confusão que quase nada me lembro daquilo que por essa altura terá acontecido.

Se da primeira vez conhecia bem o sitio para onde iria voltar; da segunda apenas sabia ir para uma das zonas de maior actividade operacional do IN. Ainda bem que durante as férias não tive qualquer noticia daquilo que por lá se passava, pois se tal tivesse acontecido a partida teria sido ainda mais dolorosa.

Terminadas as férias lá fui uma vez mais rumo a Bissau onde cheguei ao fim da manhã, no mesmo dia tive transporte para Cufar e de novo no barulhento Nordatlas, como os homens por mais que fossem eram sempre poucos naquela zona, à tardinha arranjaram-me boleia para Cobumba, desta vez de helicóptero com uma breve passagem por Bedanda, onde o heli que me levava se manteve no ar enquanto o heli-canhão foi a terra, cheguei a Cobumba ao fim do dia.

Ao chegar, ainda no ar, tive oportunidade de ver que muito havia mudado durante o tempo que eu estivera fora, as muitas árvores que ali existiam tinham sido quase todas derrubadas, muita terra mexida, abrigos subterrâneos que começavam a ser feitos, tudo estava diferente. 

Ao chegar a terra era grande a curiosidade que tinha em saber o que teria por ali acontecido durante a minha ausência, e, não era menor a vontade que os meus camaradas tinham de me pôr ao corrente de tudo que tinha mudado, e que não tinha sido pouco.

E o que tinha acontecido durante a minha ausência, é que, a acalmia dos primeiros dias tinha sido quebrada com enorme violência, quando certo dia pela madrugada o inimigo se infiltrou dentro do triângulo que era formado pela disposição das nossas forças no terreno, onde existiam muitas árvores que lhe serviram de abrigo, e estando eles no meio das nossas tropas e muito perto, a poucos metros, foi necessário ter muito cuidado em particular das nossas armas pesadas para não sermos nós a bombardear as nossas próprias forças, terá durado esse ataque cerca de duas horas junto ao “arame” que nessa altura ainda não havia. 

Mas como em tudo na vida também na guerra havia momentos de sorte, e apesar da violência do ataque, dos nossos apenas um militar que estava na nossa Companhia acidentalmente ficou ligeiramente ferido (pertencia à Engenharia sediada em Bissau e tinha ido acompanhar material), do lado do inimigo segundo informações posteriores, terão tido várias baixas. Isto de estar tanto tempo debaixo de fogo não é coisa que se deseje a ninguém, só quem por lá passou pode fazer ideia do que isso era.

Durante as primeiras semanas foram levantadas várias minas próximo do sitio onde passámos a primeira noite, para sorte nossa estavam uns metros mais ao lado, talvez o sitio onde o inimigo pensasse que íamos acampar, o furriel que levantou essas minas assim como outras que entretanto vieram a ser colocadas, viria a ser uma das baixas da nossa Companhia, vitima dum acidente estúpido como são quase todos os acidentes.

Nessa altura ainda as valas eram de certo modo improvisadas, e abrigos só os destinados às comunicações, era pouca a luz eléctrica que havia, fornecida por um pequeno gerador que quase não iluminava a zona circundante de um dos três sítios em que estávamos sediados. 

Foi a partir desse ataque quase corpo a corpo que tudo se alterou, as árvores que tinham servido de abrigo ao inimigo foram quase todas deitadas abaixo, valas mais organizadas foram feitas, todos passamos a dormir em abrigos que tivemos de ser nós a fazer.

Para que o buraco a abrir tivesse mais segurança tinha de ser pequeno, assim juntaram-se dois ou três e cavavam até que coubessem de pé, depois era coberto com troncos de palmeiras e com cerca de um metro de terra por cima. 

Eu e outro condutor, o meu amigo Cruz, abrimos o nosso abrigo, se não tem sido o incidente do primeiro dia certamente também o Cabral faria parte do nosso grupo de abrigo. Durante a abertura sofri um ataque, não de fogo inimigo mas sim de abelhas, presumo que estivessem na terra entretanto remexida, pois apenas as vi quando começaram a espalhar sobre mim ferrões sem dó nem piedade, a minha primeira reacção foi meter-me debaixo de um chuveiro improvisado que nós tínhamos, três barris em cima de um cajueiro, mas elas não me deixavam, foi então que comecei a correr pelo meio do capim e só assim me vi livre delas.

Mas a tormenta não terminou ai, é que a tenda que servia de enfermaria ficou cheia de abelhas, e o enfermeiro que estava por perto enquanto viu por ali uma abelha não me quis ir tratar, com muita sorte minha não sou alérgico às ferroadas! Quando as abelhas abalaram lá veio o enfermeiro que me retirou cerca de trinta ferrões do rosto, dos quais sete estavam numa orelha, para além das dores que senti que foram muitas, não provocaram qualquer inflamação, mesmo a esta distância no tempo, ainda não esqueci a actuação menos própria do enfermeiro, coisa rara entre camaradas, mas mesmo em situações de guerra há sempre alguém que...

Depois de feito o abrigo era tempo de nos organizarmos, aproveitando alguma madeira que por lá havia fizemos cada um a sua cama onde colocamos o colchão de campanha que tinha sido distribuído a todos os elementos da Companhia, só que, o meu durante o tempo em que dormi no chão rompeu dois dos cinco canos de ar que o compunham, a almofada era independente, como não podia dormir assim, foi necessário vazar os três que ainda tinham ar e ficar só com a almofada. No sitio do colchão estava uma manta dobrada, e assim tive de dormir durante os quase nove meses que lá estivemos, dentro do abrigo tínhamos como companhia a G3,  os cinco carregadores, e mais um cunhete com mil munições.

O trabalho dos condutores era quase nada, tínhamos pouco mais de um quilómetro de picada para percorrer desde as nossas instalações até ao rio, à medida que o tempo ia passando também as viaturas que tínhamos eram cada vez menos, a primeira a ficar inutilizada definitivamente foi uma Berliet. 

A comida era feita para toda a Companhia no mesmo local e depois transportada para o sitio onde estavam os outros elementos. Certo dia seguiam na viatura o condutor e um cozinheiro levar o café, era madrugada, porque estava previsto uma saída das nossas tropas, o que não viria a acontecer, porque uma mina rebentou fazendo ir pelos ares a viatura e os dois ocupantes, e claro o pequeno almoço que eles iam levar.

Mas uma vez mais a sorte esteve connosco, perdeu-se a viatura mas os ocupantes sofreram apenas o susto e já não foi pouco, o condutor foi o mesmo que em Mansambo conduzia a viatura que accionou a primeira mina das várias com que fomos contemplados, onde o furriel Ferreira perdeu um pé, - de seu nome José de Sousa

A viatura que tinha accionado a primeira mina em Cobumba, se da primeira vez foi possível ser recuperada, à segunda já não; ficou completamente destruída, ao accionar mais uma mina dentro do arame junto a casas que andávamos a construir para a população, por essa altura já o PAIGC possuía os mísseis Strela com que tinha abatido várias aeronaves, era a terceira mina a ser accionada em Cobumba e também a que fez mais estragos, para além da perda da viatura houve três feridos graves. 

Como de costume foi pedido uma evacuação urgente via rádio, ficando nós à espera que não demorasse muito tempo, como normalmente acontecia, mas com a introdução dos Strela na guerra tudo se alterou; os nossos camaradas feridos estiveram no local onde supostamente o helicóptero os ia buscar, cerca de três horas! A mina rebentou por volta das duas horas da tarde, já passava das cinco quando de Bissau informaram que a evacuação tinha que ser feita em Cufar, depois de toda aquela espera foi necessário organizar uma coluna via rio Cumbijã com os nossos três barcos, e com o apoio dos fuzileiros que estavam próximo de nós, no Chugué. 

Era já noite quando a evacuação se efectuou, não de helicóptero como era costume, mas sim de outra aeronave que suponho ter sido um Nordatlas.

Era já tarde quando o pessoal e barcos utilizados na evacuação regressaram, se o nosso moral era já muito baixo, a partir dai ficou de rastos, todos pensávamos que um de nós poderia ser a próxima vitima do novo rumo que a guerra tinha tomado, necessitar de ser evacuado e não ser possível em tempo útil.

Das quatro viaturas que tínhamos, duas já estavam inutilizadas, mais ou menos de oito em oito dias estávamos de serviço de condução, o resto dos dias era esperar que o tempo passasse, quase sempre por perto dos abrigos. Todas as noites tínhamos de fazer reforço, o primeiro turno era apenas feito por um militar, os outros eram feitos a dois, a zona era tão má que não podíamos facilitar em nada, como éramos poucos, até os furriéis tinham de fazer reforços, e, contrariamente ao que estavam habituados, ir como nós à cozinha buscar a comida, pois ali tudo era diferente.

A razão que nos levava a estar sempre perto dos abrigos é que as flagelações à distância de quando em vez aconteciam, e a qualquer hora, mas mais grave ainda é que eram muitos os aquartelamentos ou acampamentos na zona, e no inicio dos bombardeamentos não sabíamos a quem se destinavam, só depois de começarem os rebentamentos, e de informações via rádio ficávamos a saber quem eram os destinatários.

Em Cobumba quase todos usávamos chinelos de plástico, quando começava um ataque e tínhamos de fugir para os abrigos, perdíamos logo os chinelos. A correr sem ser a medo nunca os perdíamos. Era mais um passatempo que tínhamos, depois da “festa” acabar havia que procurar onde estariam os chinelos.

Os ataques do IN por vezes tinham também como objectivo desmoralizar as nossas tropas, pois chegavam a disparar duas ou três vezes o RPG, uma ou duas morteiradas e depois paravam. De realçar que a zona onde nos encontrávamos era terra do PAIGC. Algumas vezes nem sequer respondíamos às provocações ou respondíamos na mesma medida.

Certo dia apareceu uma mulher com uma galinha para vender, coisa rara naquelas paragens, pois por ali o povo não estava connosco. Passado este tempo chego a pensar se a galinha não terá sido um pretexto para fazer algum reconhecimento atendendo ao que a seguir se passou.

Alguns de nós condutores compramos a galinha, e claro, fomos logo tratar de a pôr a jeito de ir para a frigideira. Ainda que funcionasse poucas vezes, tínhamos uma máquina a petróleo que o condutor Cruz logo se prontificou para pôr a trabalhar para fritar a galinha. 

Estava a começar a aquecer o azeite, começam a cair algumas morteiradas, há que deixar a galinha e fugir para o abrigo, mas o fogo foi pouco e sem consequências. O Cruz volta ao trabalho, estava a pôr os primeiros pedaços na frigideira volta a haver mais fogo, uma vez mais tudo para os abrigos, o Cruz começava a ficar impaciente, o fogo inimigo voltou a ser pouco, as nossas armas pesadas respondiam de igual forma, esperamos mais algum tempo tudo se calou e nós pensamos que para aquele dia já chegava,mas bem nos enganamos. 

O cozinheiro voltou ao serviço convencido que desta é que era, mal começa a pôr a máquina a trabalhar nova flagelação, desta vez com um míssil à mistura e mais umas poucas morteiradas, e como sempre todos a fugir para os abrigos, daquela vez as nossa artilharia creio que nem respondeu ao fogo do IN. O Cruz bastante aborrecido com a situação decidiu, agora ataquem mais ou não, eu é que não saio daqui enquanto não fritar a galinha! E desta vez pararam mesmo, mas só naquele dia, que a festa haveria de continuar quando eles entendessem.

Por essa altura ainda tínhamos duas viaturas operacionais. Certo dia à tardinha o furriel mecânico, acabado de chegar de férias da Metrópole, foi dar uma voltinha com uma Berliet. Andou cerca de quinhentos metros, estava uma mina na picada que o fez ir pelos ares, mas também desta vez com sorte, a viatura ficou destruída mas ele apanhou apenas um grande susto, o que não foi nada que ele não merecesse. 

Em Mansambo, quando tínhamos muitas viaturas e percorríamos muitos quilómetros, víamos condutores de outras Companhias que debaixo e em volta dos bancos traziam vários sacos com areia, tendo em vista proteger um pouco o possível impacto do rebentamento das minas a que estávamos sempre sujeitos, mais que não fosse do ponto de vista psicológico protegia-nos. Pois o nosso furriel mecânico não autorizava que puséssemos esses sacos!...

A partir dessa altura ficamos apenas com uma viatura operacional, o serviço dos condutores era cada vez menos, em boa verdade também não podíamos ser sujeitos a grandes esforços físicos, pois a alimentação a que estávamos sujeitos não permitia que tal acontecesse. 

À medida que o tempo passava mais difícil se tornava o abastecimento de géneros alimentares. Até parece mentira mas não é, houve um dia em que o almoço foi arroz cozido acompanhado com marmelada, e no local que servia de cantina, não havia nada que pudéssemos comprar.

Não havia bicho que chegasse ao arame que escapasse. Certo dia, um que os nativos diziam ser gato foi atraído à luz durante a noite tendo sido abatido, mais parecia ser um cão na fisionomia, mas pouco importou se era cão ou gato, o destino foi ser assado com batatas no forno dos padeiros. 

De outra vez foram os nativos que mataram uma cobra muito grande para lhe tirarem a pele, mas logo houve alguém que achou por bem não desperdiçar tal manjar, e também a cobra foi parar ao forno. Eu não consegui comer mas lá que o petisco parecia estar bom isso parecia. Outro dia foi a vez de esquilo guisado com batatas, dessa vez também eu quis provar, ainda pus um bocado na boca mas não o consegui comer.

A pouco mais de um mês de abandonarmos Cobumba, num dia em que eu estava de condutor de serviço com a única viatura que tínhamos operacional, os picadores como era costume fizeram a picagem do trajecto que eu depois teria de percorrer onde detectaram uma potente mina anti-carro, que foi levantada pelo Furriel Trindade o homem encarregado de fazer esse trabalho. Ao contrário de outras que foram accionadas no local, essa foi levada para a nossa arrecadação onde estava muito material relacionado com a construção, enxadas, picaretas, pregos e outro material, parte dessa arrecadação servia também de depósito de géneros alimentares, onde se encontravam umas dezenas de sacos de farinha para cozer pão. No que à alimentação diz respeito o pão foi a única coisa sempre boa.

Uma tarde, passados três dias após o levantamento da mina, estavam três militares junto do local onde ela se encontrava. Nunca ninguém soube o que se terá passado, o certo é que ouvimos um estrondo enorme, nos primeiros instantes chegámos a pensar que teria caído por ali algum foguetão, mas não, depressa encontramos a causa, a mina que tinha sido levantada dias antes, tinha explodido e feito desaparecer as instalações, ferindo gravemente os três homens que lá se encontravam, que viriam a ser evacuados para o Hospital Militar em Bissau.

Na manhã do dia seguinte recebemos a noticia que dois tinham falecido, o Furriel Galeano e um soldado do 2.º Pelotão cujo nome já não me recordo, o outro esteve cerca de um mês no hospital, vindo ainda a tempo de regressar à Companhia que passados poucos dias regressava a Bissau. 

Foi terrível o que aconteceu, mas podia ter sido ainda pior, do lado que servia de depósito de géneros, separados apenas por umas chapas, estavam mais quatro homens a jogar as cartas, tiveram a sorte de estar encostados a uma pilha de sacos cheios de farinha, que amorteceu o impacto e só por isso a tragédia não foi maior.

Faltavam poucos dias para sairmos de Cobumba sofremos mais um violento ataque que durou cerca de trinta minutos, que pareceram horas, em que o inimigo utilizou várias armas: o morteiro 82, o canhão sem-recuo, o RPG 7 entre outras, mas uma vez mais a sorte esteve connosco, apesar da precisão do bombardeamento pois caíram várias granadas dentro do aquartelamento, e junto há picada que só por sorte ainda não estávamos a percorrer. 

Apenas tivemos dois feridos ligeiros, vitimas do rebentamento de uma granada de RPG7, eram os apontadores do nosso canhão sem-recuo que ao introduzirem a primeira granada ficaram logo inoperacionais. Houve uma vitima mortal, uma mulher da população.

Nesse dia também eu estava de serviço de condução, já tinha tomado banho, tomava banho normalmente três vezes ao dia , havia pessoal nosso que tinha ido a Cufar, como de costume via rio Cumbijã, e nós tínhamos de os ir levar e buscar ao rio assim como aos barcos. Era fim da tarde, estávamos no cais à espera que eles chegassem, ao mesmo tempo que a aviação bombardeava não muito longe de nós, ainda os Fiat iam a caminho de Bissau, já estávamos a ser bombardeados, o que levou alguns a pensar que seria ainda a nossa aviação a bombardear, mas não, era mesmo Cobumba que estava a ser atacada, o rio naquela altura estava com a maré baixa cerca de três ou quatro metros, muitos de nós tentamos abrir buracos no lodo deixado pelo baixar da maré para nos protegermos, se é que isso ajudava alguma coisa, mas era o que nos restava fazer, mas as granadas mais próximas caíram a cerca de cem metros de nós.

Passados alguns dias chegou a Companhia que nos foi render a Cobumba. Durante o tempo em que estivemos com os “piras”., cerca de dez dias, fomos atacados uma vez, para eles era o baptismo de fogo, mas também desta vez apesar de nos mandarem alguns foguetões à mistura não nos causaram qualquer dano, a não ser algumas pisadelas pois os abrigos onde nos abrigávamos, durante este ataque ficaram com o dobro da lotação.

(Continua)
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 18 de Março de 2012 > Guiné 63/74 - P9623: O tempo que ninguém queria (António Eduardo Ferreira) (2): De Bissau para Mansambo

Guiné 63/74 - P9634: Os nossos últimos seis meses (de 25abr74 a 15out74) (8): Os Oficiais do Corpo do Estado Maior (CEM) no TO da Guiné em 1973/74 (Luís Gonçalves Vaz)

1. O nosso amigo Luís Gonçalves Vaz, membro da Tabanca Grande e filho do Cor Cav CEM Henrique Gonçalves Vaz (último Chefe do Estado-Maior do CTIG - 1973/74), enviou-nos a seguinte mensagem com data de 21 de Março de 2012:

Os Oficiais do Corpo do Estado Maior (CEM) no TO da Guiné em 1973/74

Os oficiais do QG/CTIG e do Comando-Chefe, na Guiné no ano de 1974, eram quase todos do Corpo do Estado Maior (CEM), inclusive, o próprio General Bethencourt Rodrigues (ver a estrela nas boinas do general Bettencourt Rodrigues e no seu CEM do CTIG, coronel Henrique Gonçalves Vaz). Este Corpo de Oficiais eram na altura considerados uma Elite dentro do Exército Português.  


General Bethencourt Rodrigues e o Coronel Henrique Vaz 

O Corpo de Estado-Maior (CEM) foi criado em 1834, pelo Decreto de 18 de Julho, com um quadro de 8 oficiais superiores, 2 coronéis, 16 capitães e 16 tenentes, num total de 40 oficiais. 


O CEM  consistia num corpo, formado apenas por oficiais de elite, que recebiam uma formação especial para exercerem funções nos estados-maiores das grandes unidades do Exército Português


A sua formação passou a ser feita na Escola Central de Oficiais - mais tarde, Instituto de Altos Estudos Militares. Ao receberem a sua formação, os oficiais abandonavam as suas armas de origem e ingressavam no Corpo de Estado-Maior. 


O CEM foi novamente criado em 1938 e mantido até ao 25 de Abril de 1974. Pelo art.º 6º do Decreto 28.401 de 31 de Dezembro de 1937, passou a ter a seguinte constituição: 12 coronéis, 12 tenentes-coronéis, 20 majores e 40 capitães, num total de 84 efectivos. Considerado muito elitista, o corpo foi extinto a seguir ao 25 de Abril de 1974

Hoje em dia só se fala de CEM, em termos históricos e de investigação militar, sendo assim  o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do Instituto Universitário de Lisboa, apresenta como Tema de um Projecto de Investigação, o seguinte: "O Corpo do Estado Maior do Exército Português: apogeu e queda", explicitando que "o projecto tem por objectivo o estudo aprofundado da elite do Corpo do Estado-Maior (CEM), no Exército Português, durante o Estado Novo. Em termos cronológicos, o projecto abrange períodos fundamentais na acção do CEM, desde os anos 1940 às guerras em África, passando pela modernização operada com a adesão à NATO e detectando as várias influências doutrinárias estrangeiras." 


[Mais informação disponível em: http://www.cies.iscte.pt/projectos/ficha.jsp?pkid=433. ]

Estes oficiais que entre outros, "aguentaram a Retirada Final", foram também parte daqueles que fizeram o planeamento das operações da Guerra, e que trataram de toda as operações de logística, para que não faltasse nada (ou faltasse o mínimo...) aos militares que estavam na frente de combate, no mato. Como tal relembro-vos o seguinte: 

O Curso Complementar do Estado Maior, no IAEM (Instituto dos Altos Estudos Militares, segundo o General Pedro Cardoso, com o curso (1958/59) foi o primeiro a instruir os oficiais do Exército Português, sobre” guerra subversiva”. 


As tácticas e técnicas para este tipo de conflito foram” importadas” da Inglaterra, com base nos problemas ligados com a Malásia, o Quénia e a ameaça soviética. Segundo este oficial, os Militares Portugueses não foram surpreendidos em África, pois a partir de 1960 os oficiais do Corpo do Estado Maior já saíram com preparação para este tipo de Conflito não convencional. 

Instituto de Altos Estudos Militares (IAM), Curso complementar do Estado Maior, 1958/59. Capitão Henrique Gonçalves Vaz com os camaradas e professores, no Instituto de Altos Estudos Militares em 1959.  


Curso complementar do Estado Maior, 1958/59. Capitão Henrique Gonçalves Vaz com os camaradas, no Instituto de Altos Estudos Militares em 1959. O Tenente-coronel, Cunha Ventura é o oficial sentado á direita e o Coronel Henrique Vaz é o oficial de óculos a pé frente á porta, na altura capitão.  

Também o Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), em Lamego, criado em 16 de Abril de 1960 pelo exército português, com o fim de ensinar aos militares portugueses as tácticas de contra-insurreição (ou contra-subversão), foi importante na "condução de uma doutrina para a guerra colonial". Como tal, tanto o CIOE como o IAEM tornaram-se  fóruns para exploração e desenvolvimento das estratégias e tácticas mais eficazes contra qualquer conflito não convencional nas colónias portuguesas de então. 


Apresentação de trabalhos no Curso do Estado Maior no IAM, curso de 1958/59, frequentado por dois oficiais do CEM, presentes no TO da Guiné em 1973/74, o coronel do CEM, Henrique Gonçalves Vaz (CEM/CTIG) e o Tenente-coronel do CEM, Cunha Ventura, Chefe da 1ª Repartição do QG do CTIG nesse mesmo ano. 

Na Guiné Portuguesa, a partir da chegada do gen Bettencourt Rodrigues, o Comando-chefe e o QG/CTIG, ficaram sob o comando de oficiais do Corpo do Estado Maior (CEM), formados já para "enfrentarem" uma guerra "assimétrica" como a guerrilha que o PAIGC nos fazia, desde o Comandante-chefe ao Chefe da 4º Repartição, passando pelos seus Chefes do Estado Maior (o do QG do CTIG e o do Comando-chefe), todos eram do Corpo do Estado Maior, ao contrário do anterior Comandante-chefe, o ilustre General Spínola, que era da Arma de Cavalaria. 

O Coronel do CEM Henrique Gonçalves Vaz, CEM do CTIG, e o Tenente-coronel do CEM Cunha Ventura, Chefe da 1ª Repartição, foram do mesmo Curso do Estado Maior no IAEM, Instituto de Altos Estudos Militares, conforme se pode comprovar pela fotografia em anexo. Este oficiais frequentaram o curso complementar do Estado Maior em 1958/59, e logo no primeiro ano do curso, em 1958, realizaram um estágio na Alemanha, numa unidade Americana, no âmbito do Curso Complementar do Estado Maior. 


O coronel Henrique Gonçalves Vaz, como Chefe do Estado-Maior da RMP, acompanhando o  Brigadeiro Comandante da Região Militar do Porto, Eduardo Martins Soares, na visita ao Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), em Lamego no ano de 1971.

Em 1973/74, eram os seguintes oficiais do CEM (Corpo do Estado Maior) no Teatro de Operações da Guiné:

Comandante-Chefe General do CEM - José Manuel Bethencourt Conceição Rodrigues, o Herói do Leste de Angola;

Quartel General do CTIG:

Comandante do CTIG - Brigadeiro do CEM Alberto da Silva Banazol

Chefe do Estado-Maior do CTIG - Coronel do CEM, Henrique Manuel Gonçalves Vaz, nomeado por escolha.

Sub-chefe do Estado-Maior do CTIG - Tenente-coronel do CEM, António Hermínio de Sousa Monteny;

Chefe da 1ª Repartição - Tenente-coronel do CEM Hernâni Manuel da Cunha Ventura;

Chefe da 2ª/3ª Repartição - Major do CEM Fonseca Cabrinha;

Chefe da 4ª Repartição - Tenente-coronel do CEM  A. Fernandes Morgado;

Chefe de Serviço de Transportes - Tenente-coronel de Infantaria Monsanto Fonseca;

Comando-chefe:

Chefe do Estado-Maior do Comando-chefe - Coronel do CEM Hugo Rodrigues da Silva;

Sub-chefe do Estado-Maior do Comando-chefe -Tenente-coronel do CEM - Joaquim Lopes Cavalheiro;

Chefe da 4ª Repartição do Comando-chefe -Tenente-coronel do CEM - Augusto Jorge da Silveira Reis

Nota 1: Haveria mais oficiais na Guiné do Corpo do Estado Maior, mas não muito mais, pois pelo Decreto-lei nº 46 326 o Quadro de oficiais do CEM só tinha:

12 – Coronéis
12 - Tenentes-coronéis
60 - Majores e Capitães
Total Nacional – 84

Nota 2: Como tal, nem todos os oficiais do CEM eram do "Quadro", muitos eram "Adidos" ou "Supranumerários". 

Bibliografia. Lista Geral de Antiguidade dos Oficiais do Exército (Quadro Permanente), Referida a 1 de Janeiro de 1969, Direcção do Serviço de Pessoal - Repartição de Oficiais, Ministério do Exército. 


Visita a uma unidade com o Comandante-Chefe, General Bettencourt Rodrigues (1973), vendo-se em 1º plano, da esquerda para a direita: Coronel do CEM, Henrique Gonçalves Vaz, general Bethencourt Rodrigues e o Comandante do CTIG,  Brigadeiro Alberto da Silva Banazol. 

A Situação na Guiné era “muito má” em 1973, em termos militares, pois enfrentávamos um inimigo cada vez mais preparado e muito bem equipado, vários especialistas nesta área, afirmam que depois da introdução do míssil Strela, bem como outro equipamento “de ponta” de origem Soviético, a superioridade militar portuguesa até então, deixou de ser efectiva…, como tal, os altos comandos da Nação nomearam para a Guiné Portuguesa, os melhores dos seus Quadros, nomeadamente o General Bethencourt Rodrigues, denominado no meio militar, como o 'Herói do Leste de Angola', onde conseguiu êxitos muito significativos, numa também guerra de guerrilha, na expectativa de aguentarem, ou mesmo superar o inimigo da altura, o PAIGC , que mais do que nunca, estava a ser apoiado materialmente e tecnicamente, por uma das maiores potências militares Mundiais da altura e de sempre, a União Soviética. 

BRAGA, 21 de Março de 2012 
Luís Gonçalves Vaz 
(Tabanqueiro 530) 
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Nota de MR: 

(*) Vd. também sobre esta matéria o poste do mesmo autor em:


Guiné 63/74 - P9633: VII Encontro Nacional da Tabanca Grande - Monte Real 2012 (6): Estamos a um mês da nossa grande festa e já estão inscritos 94 camaradas e amigos (A Organização)

A propósito do VII Encontro da tertúlia do nosso Blogue, em Monte Real, no dia 21 de Abril de 2012 - Palace Hotel das Termas, o nosso "chefe" Luís Graça fez circular na tertúlia a mensagem abaixo:

Amigos e camaradas da Tabanca Grande:

1. O João Paulo Diniz, nosso camarada da Engenharia, requisitado para o Com-Chefe para trabalhar no PIFAS (onde foi locutor, entre meados de 1970 e 1972), tem um programa de música, aos sábados, na Antena 1, das 5h às 7h da amanhã... O programa chama-se Emoções. Costuma também passar notícias de convívios de antigos combatentes da guerra do ultramar.

Há tempos o João Paulo descobriu o nosso blogue e teve conhecimento do nosso encontro, dia 21 de abril, em Monte Real. Já falou dele no seu programa. E também já se inscreveu no nosso encontro. Inclusive quer ficar uma noite, no hotel, para ter mais tempo para conviver com a malta...e matar saudades.

O programa "Emoções" é pregravado. Hoje, combinámos falar, às 10h, um bocadinho (cerca de 3 minutos) sobre o nosso blogue e o nosso encontro. Foi o que fizemos, ao telefone. Ainda não o conheço pessoalmente. Se tiverem despertos, por volta das 6h30, mais ou menos, poderão sintonizar o programa Emoções... A pequena entrevista comigo foi antecedida de uma das músicas que passava no PIFAS, Non son degno di te, do Gianni Morandi... (Lembram-se ?).

2. Aproveito para fazer um apelo, pessoal, aos retardatários... Estamos a um mês da nossa grande festa, que este ano tem uma atração adicional: depois do almoço, por volta das 15h30, e antes do lanche, o nosso camarada Idálio Reis irá fazer o lançamento do seu livro [ vd. imagem da capa à direita,], sobre a história dramática dos homens-toupeira da CCAÇ 2317, os heróicos construtores e defensores da Gandembel e de Ponte Balana, no corredor da morte (Abril de 1968/Janeiro de 1969), vítimas do conflito das orientações estratégicas de dois Com-Chefe, Schulz (que mandou construir) e Spínola (que mandou retirar e dinamitar)... O Idálio Reis faz questão de oferecer um exemplar autografado do seu livro a todos os camaradas presentes no Encontro...

O livro, edição de autor, tem uma tiragem de 500 exemplares. Ver aqui mais informação aqui.


3. Quanto ao Encontro, o VII (onde vamos também os 8 anos de existência do blogue, nascido a 23 de abril de 2004), não se esqueçam: o prazo de inscrição termina a 14 de abril... Temos já 94 camaradas e amigos inscritos, mas queremos que venham todos/as os/as que puderem e quiserem vir...

Eu sei que os tempos estão difíceis para todos nós, mas este dia vale as 30 morteiradas (que dão direito a aperitivos, almoço e lanche) + as inevitáveis despesas adicionais de transporte (e, já agora,  por que não fazer umas 'vaquinhas'? Haverá muitos Unimog só com condutor e acompanhante...).

Inscrições:
Carlos Vinhal (carlos.vinhal@gmail.com)
e/ou Joaquim Mexia Alves (joquim.alves@gmail.com)

Ementa e mais detalhes: vd. poste P9534

Um Abração de amizade e camaradagem, 
Luís Graça


Ameira > 14 de outubro de 2006 > 13h > Tertulianos e tertulianas da primeira geração... Alguns/algumas dos/as participantes do nosso primeiro Encontro nacional... Foto de grupo tirada antes do almoço, ainda havia gente a chegar... Foi bonita a festa, pá!... Juntámos na ocasião 52 camaradas, com as respetivas companheiras... Alguns e algumas nunca mais falharam um Encontro: o II foi em Pombal, o III e o IV em Ortigosa, Monte Real, Leiria, o V e o VI em Monte Real, Leiria... O VII, claro, vai ser no mesmo sítio, Monte Real, Palace Hotel, onde nos temos dado bem... A não esquecer: 21 de abril de 2012, sábado!...

Fotos: © Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2006) . Todos os direitos reservados.


2. À Comissão organizadora pouco mais resta que não seja fazer suas as palavras do Editor Luís Graça.

Esperamos muitas mais inscrições porque estamos ainda a um mês do evento e porque ainda há muita malta (dos que nunca faltam) que está a deixar para mais tarde a sua inscrição. Não falamos em nomes porque não temos o direito de pressionar. Pedimos, no entanto que não deixem para muito tarde a inscrição e a solicitação de dormida, se for o caso, para não complicar a vida ao camarada Mexia Alves.

Fica agora a distribuição das 94 inscrições por "zonas"


Legenda:

Grande Lisboa= Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira

Grande Porto= Espinho, Gondomar, Maia,  Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia

Norte (a norte do Rio Douro, exlcuindo GP)

Sul (a sul do Rio Tejo, excluindo GL)
Centro (entre os Rios Douro e Tejo, excluindo GP e GL)
Regiões autónomas da Madeira e dos Açores
Resto do Mundo


Chamada de atenção do editor de serviço:
- Pessoal do Norte, estamos em minoria! Vamos aumentar a nossa representatividade!
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Nota de CV:

Último poste da série > 3 de março de 2012 > Guiné 63/74 - P9556: VII Encontro Nacional da Tabanca Grande - Monte Real 2012 (5): Sondagem, últimas horas... e resultados provisórios...42 magníficos/as já se inscreveram para a nossa festa anual...