quarta-feira, 14 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6734: Controvérisas (96): No período de 1972/75, a proporção de capitães milicianos, comandantes de companhias combatenntes em África, era de 83 em cada 100 (Jorge Canhão, ex-Fur Mil At Inf Op Esp, 3ª C/BCAÇ 4612/72, Mansoa, 1972/74)



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Nota de L.G.:



Sobre este tema, vd. ainda os últimos postes da série Controvérsias:

14 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6730: Controvérsias (95): Não me move, nem alimento, qualquer querela QP-Milicianos (José Manuel M. Dinis)

13 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6728: Controvérsias (94): Puros e Espúrios (Mário Gualter Rodrigues Pinto)

7 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6687: Controvérsias (93): Nunca entendi a querela QP-Milicianos... O fim do serviço militar obrigatório foi um desastre nacional (Morais da Silva, Cor Art Ref)

20 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6621: Controvérsias (88): A ruptura do stock de capitães do QP e a milicianização da guerra (A. Teixeira / J. Manuel Matos Dinis / Mário Pinto / Manuel Rebocho)

Guiné 63/74 - P6733: Parabéns a você (132): Recordando outros aniversários (António Dâmaso)


1. Mensagem de António Dâmaso*, Sargento-Mor da FAP na situação de Reforma Extraordinária, com data de 12 de Julho de 2010:

Camarada Vinhal
Agradeço do coração as tuas palavras, também te desejo as maiores felicidades e sobretudo muita saúde.

Agora comprei uma "Tabanca nova" aqui para as bandas de Azeitão.

Um grande abraço
A Dâmaso


Aniversário

Já tínhamos entrado no mês de Julho, verifiquei que a lista dos aniversariantes tinha o dia 12 vago.

Lembrei-me de mandar para o Blogue a minha data de nascimento [12 de Julho de 1940], só para ver o que os meus amigos e camaradas Gisela e Miguel Pessoa me iam arranjar, fiquei com um palpite mas confesso que superaram as expectativas.

Nunca fui ligado a aniversários, mas 70 anos só se fazem uma vez, apesar de todas as mazelas e maleitas, não sinto o peso dos mesmos.

Agora que estava a pensar nos meus aniversários, vieram-me à memória alguns:

17.º Aniversário [, 1957] - Andava a trabalhar com o meu pai e irmãos, desenvolvia o trabalho de dois e tinha de palmilhar duas léguas de ida e volta para o trabalho todos os dias, tinha tido a gripe Asiática [, pandemia de 1957,], estava fraco lembrei-me de pela primeira vez fazer gazeta.

29.º Aniversario  [, 1969] - Estava na Guiné na primeira operação que fiz no Gabú, ficou-me marcado pela negativa porque no final do dia ao chegar a Bafatá, assisti à queda do Heli-canhão e à morte dos seus tripulantes.

30.º Aniversário [, 1970] - Estava em Moçambique no Cabo Delgado na Operação Nó Górdio.

33.º Aniversário [, 1973] - Estava na Guiné no inferno de Gadamael Porto.

70.º Aniversário [, 2010]- Este também me vai ficar na memória mas por melhores motivos.

Aos Editores do Blogue e todos que se lembraram de me dirigir uma palavra de conforto, o meu muito obrigado e desejo tudo de melhor para eles.

Seguem algumas fotos alusivas às datas, como alguém disse, palavras para quê.

17 anos, em 1957, o ano da pandemia de gripe asiática

29.º Aniversário na Guiné,  Gabú, em 1969

30.º Aniversário Moçambique na Operação Nó Górdio (12-07-70)

33.º Aniversário na Guiné em Gadamael Porto (12-07-73)

E para fornecer mais alguns elementos ao Casal Pessoa, vai uma foto do meu último salto na Guiné, fiz 30 segundos de queda livre e fui largado pelo Cap Pára João Costa Cordeiro, segundos antes do seu acidente fatal em 1974.

Salto para 30 segundos de queda-livre

Um abraço
A Dâmaso
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 12 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6719: Parabéns a você (129): António Dâmaso, Sargento-Mor da FAP (Editores)

Vd. último poste da série de 13 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6724: Parabéns a você (131): 13JUL2010 - Rogério Ferreira, ex-Fur Mil da CCAÇ 2658/BCAÇ 2905 (Editores)

Guiné 63/74 - P6732: O Nosso Livro de Visitas (92): José Caetano, um português da diáspora (EUA), antigo tripulante do N/M António Carlos, da SG/CUF, que em 1964 levou de volta a casa cerca de meia centena de presos políticos guineenses, detidos no Tarrafal

O cargueiro Alenquer, da Sociedade Geral, maior que o António Carlos, abaixo referido.[Foram ambos construídos no Estaleiro da CUF, na Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, há c. 70 anos, e fizeram parte do plano de modernização da Marinha Mercante, levado a cabo pelo Estado Novo, no pós-guerra].

Foto de autor desconhecido.


1. Mensagem do nosso leitor Joseph Caetano (que vive nos EUA)

Data: 13 de Julho de 2010 17:48

Assunto: Impressionante!..

Caro amigo Luís Graça (*)

Espero bem não levar-me a mal esta minha tomada de posição...

Amigos: A todos vos quantos têm participado no conto destas histórias passadas ou relacionadas com a Guiné, queiram receber o meu sincero e forte abraço.

Na verdade todos vós estão a escrever um pouco de uma história que muitos outros não quiseram, não souberam ou não puderam registar e deixar para sempre aos vindouros.

Sou natural das Caldas da Rainha. Fiz meu serviço militar na Marinha de Guerra com o número 2367 RM [,ou RN ?]  Taifa (1965/66). Entre outros Navios de Guerra, foi na Fragata Diogo Cão [ vd. foto aqui, no sítio Reserva Naval, do nosso camarada Manuel Lema Santos,] que visitei a Guiné- Bissau, mas já antes a bordo do cargueiro Antonio Carlos, da Sociedade Geral [, construído no Estaleiro da CUF, na Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa], tinha estado naquela terra que,  não sendo boa,  me deixou saudades.

Foi a bordo deste navio que melhor conheci Bissau, e o seu "Tanque de água" onde registei um dos inesquecíveis momentos na vida de um marinheiro. Foi ainda a bordo deste mesmo navio que nos deslocámos de Bissau a Cabo Verde (Tarrafal, na Ilha de Santiago) para ali embarcar supostamente 88 ex-prisioneiros de guerra, mas por razões que nunca cheguei a saber apenas 44 voltaram para a Guiné (***).

Era então Comandante do António Carlos o conhecido e odiado pelas gentes da outra banda, o  "Herói do Barreiro"... Estou a falar-vos do longíquo ano de 1964.

Pena que não tenho fotos dessas paragens e momentos, na verdade nunca participei em nenhum combate, fui apenas um reserva, por ter frequentado a Escola de Marinheiros Mecânicos da Marinha Mercante.

Meu primeiro navio foi o Vera Cruz, da CCN - Companhia Colonial de Navegação [, vd. foto aqui, no blogue de Luís Miguel Correia, Ships & the Sea],  bem conhecido e lembrado de muitos por ter transportado milhares de jovens como eu era nesse tempo, em  1963, para Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe..

Por serem tão dolorosas as partidas e chegadas, resolvi desembarcar e tentar navios de carga, e mais tarde petroleiros..

Enfim um manancial de histórias..

Mas as vossas me deixaram por um lado feliz, por outro com a lágrima a rolar face abaixo.

Nas fotos que voces apresentam da Guine, foi com ânsia e dor que logo recordei o Avelino Braz Barros,  "moço" da minha aldeia que nunca chegou a conhecer o seu filho.

Com ou sem ajudas dos governantes tentem seguir este vosso trabalho histórico.

Um sincero abraço.

José Caetano/2367 RM Taifa

USA

2. Comentário de L.G.:

Obrigado, José, pelas tuas elogiosas referências ao nosso blogue e aos amigos e camaradas da Guiné que nele todos os dias escrevem... Não é, de modo algum, nossa intenção "escrever história" nem muito menos fazê-la...Infelizmente temos pouca gente da(s) Marinha(s)s, de guerra, de pesca e mercante, do tempo da guerra de África, integrada na nossa Tabanca Grande... Os teus apontamentos (sobre Bissau, o Tarrafal, a marinha mercante ...) que aqui ficam registados, no nosso livro de visitas, deixam-nos na expectativa de que voltes, e que nos contes mais pormenores desses anos em que foste "embarcadíço"... Sei que és um dos muitos leitores que, do outro lado do Atlântico, acompanham a nossa produção bloguística. Saúde e longa vida. Um abraço daqui, deste outro lado do Atlântico (também sou estremenho e ribeirinho, teu vizinho da Lourinhã).

PS - Sobre o teu conterrâneo, Avelino Braz Barros, morto na Guiné sem chegar a conhecer o filho, não encontrei qualquer referência no nosso blogue... Queres ajudar-nos a identificá-lo ? Qual era o seu nome completo ? Onde esteve ? A que unidade ou subunidade pertencia ? Em que data morreu... ? E já agora diz-nos qual é tua terra de naturalidade (e a respectiva freguesia).
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Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste desta série > 6 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6680: O Nosso Livro de Visitas (92): A. Branco, CCAÇ 16, Bachile, chão manjaco, 1971

(**) Excerto de Wikipédia > Taifa (com a devida vénia...):

(...) "Na Marinha Portuguesa, a Classe da Taifa agrupa os praças e sargentos cuja função é a preparação, abastecimento, armazenamento e distribuição de alimentos. Os praças da classe agrupam-se em três subclasses: Despenseiros, Cozinheiros e Padeiros.


Até 1968, a Taifa era um dos dois grandes grupos em que se dividiam os praças da Armada Portuguesa - o outro grupo era o da Marinhagem. Os praças de Taifa estavam agrupados em quatro classes: Despenseiros, Cozinheiros, Padeiros e Criados. Os postos dos praças de Taifa tinham designações especiais. Assim, existiam os postos de primeiro-despenseiro e segundo-despenseiro (ambos equiparados a cabo de marinhagem), primeiro-cozinheiro (equiparado a cabo de marinhagem), segundo-cozinheiro (equiparado a marinheiro), padeiro (equiparado a marinheiro), primeiro-criado e segundo-segundo criado (ambos equiparados a marinheiro). Em 1968, o grupo da Taifa foi transformado em classe e as suas antigas classes em subclasses, passando as designações dos postos a ser iguais às dos praças das restantes classes." (...)

(***) Vd. poste de 3 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6303: Historiografia da presença portuguesa (35): 100 presos políticos guineenses enviados em 1962 para o Campo de Chão-Bom, Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde (Luís Graça)

(...) Em 4 de Setembro de 1962 chegou uma leva de 100 presos políticos da Guiné, que se juntaram aos 107 angolanos que já lá estavam (mas alojados em alas separadas). Em 1964 saíram cerca de 60 guineenses, sendo os restantes libertos no tempo de Spínola, em 30 de Julho de 1969, no âmbito da política "Por uma Guiné Melhor". Recorde-se que, ao todo, Spínola mandou libertar 92 presos políticos, incluindo um histórico do PAIGC, Rafael Barbosa (1926-2007), detido na colónia penal da Ilha das Galinhas, nos Bijagós" (...)



Guiné 63/74 - P6731: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (25): O meu Irmão Álvaro

NOTAS SOLTAS DA CART 643 (25)

O MEU IRMÃO ÁLVARO

1. Mensagem de Rogério Cardoso (ex-Fur Mil, CART 643/BART 645, Bissorã, 1964/66), com data de 11 de Julho de 2010:

Amigos da Tabanca Grande
Li com muita atenção o P6712 - Histórias do Jero: Na Guerra e na Paz... Até ao Fim...

Houve uma parte que me tocou bastante, quando ele chama de "irmão" ao ex-camarada Álvaro.

É que tenho um grande amigo, ex-camarada do BART 645 - Águias Negras, também de nome Álvaro, ex-Fur Mil da CCS, que nos chamava de "irmão" aos muitos amigos que tinha, o que me fazia alguma confusão, porquê esse tratamento?

Agora, passados 46 anos soube o motivo. Uma entrevista sua nas TARDES DA JÚLIA, o agora Dr. Álvaro (Psicologia Clínica) explica porque aplicava o "irmão" aos seus amigos e companheiros de armas.

O Álvaro é natural de Setúbal e foi de muito pequeno (5/6 anos) para um orfanato da cidade.

Contava com muita mágoa o seu infortúnio, no citado programa televisivo, com mais 50 rapazes, dos uniformes que usavam, da alimentação, etc.

Desde essa altura começou a tratar os pequenos amigos de "irmãos", de facto não o eram de sangue, mas como viviam 24 sobre 24 horas no mesmo Lar, achou por bem aplicar esse tratamento, porque afinal era a família mais próxima que tinha.

Saiu da instituição já perto da maioridade, tendo ao fim de pouco tempo ido para o serviço militar. Ao fim de 26 meses de tropa foi mobilizado para o CTIG, com a promessa de ficar só 5 a 6 meses, que seria rendido pelo curso seguinte.

Claro que tal não aconteceu e o nosso irmão Álvaro ficou até ao fim da comissão. Damos graças por esse seu contratempo, doutra forma não tínhamos privado com o GRANDE AMIGO E IRMÃO, acabando por ficar mais uns meses em Bissau, porque entretanto tinha conhecido a sua actual mulher, a amiga Estér, na altura filha de um militar residente.

Continua nosso irmão, não faltando aos convívios da nossa ASSOCIAÇÃO DE AMIZADE DO BART 645 - ÁGUIAS NEGRAS, que se realizam há 30 anos sem interrupção.

De Cascais para Alcobaça para o Jero, afinal somos da mesma altura. Estive em Bissorã de Junho de 1964 a 17 de Novembro de 65, data em que fui ferido em combate, regressando o restante pessoal do Cart 643 em príncipios de Fevereiro de 1966:

Um grande abraço,
Rogério Cardoso
Ex-Fur Mil
Cart 643 - Águias Negras
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 11 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6576: Notas soltas da CART 643 (Rogério Cardoso) (24):O miúdo Marciano Mamadú Sissé

Guiné 63/74 - P6730: Controvérsias (95): Não me move, nem alimento, qualquer querela QP-Milicianos (José Manuel M. Dinis)

1. Mensagem de José Manuel Matos Dinis* (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71), com data de 13 de Julho de 2010:

Carlos, meu Caro Amigo,
Porque o assunto que hoje me impôs este texto não está, nem de perto, nem de longe, esclarecido, antes é apresentado de maneira a confundir a interrogação de muitos dos que palmilharam trilhos e bolanhas, peço a publicação do texto anexo, cuja objectividade e clareza parece indiscutível.

Para ti e para o Pessoal, vai um abraço tabancal.
José Dinis


Regresso hoje à lida do blogue, após três semanas de avaria no disco do computador, e consequente perda de fotos e textos ali arquivados. Alguma coisa hei-de recuperar.
Com natural curiosidade dei uma vista de olhos nas mais recentes informações a que tive acesso e, de momento, destaco o P6687, publicado em 7 de Julho, da autoria do Sr. Coronel Morais da Silva (imagino que ainda não é atabancado), que, a propósito de não entender a querela QP-Milicianos, refere parte de um comentário meu a uma anterior intervenção sua neste blogue, num contexto que não me parece esclarecedor, pois os números apresentados são de carácter meramente induzido.

Refiro-me ao P6621, e parte do meu comentário está transcrito a vermelho, e termina com uma pergunta relativa aos capitães do QP comandantes de companhias de combate: onde é que eles estiveram nesse período? (1972/74).

Refere o Sr. Coronel em resposta:

"Onde é que eles estiveram nesse período?" "Não estavam porque, simplesmente, o que não existe não pode estar em lugar algum".

Assim, ressalta à vista uma primeira perplexidade: a redundância da não existência de capitães. Acho que a afirmação não corresponde à vontade do autor, que terá sido apanhado em distração.

Antes desta conclusão, porém, apresentou-nos números do seu estudo, comparativos do número de capitães em stock, e de companhias de combate.

Socorro-me do estudo que, a páginas 21, exara que em 1970, nos 3 TO, foram registados no comando de companhias de combate, 662 capitães (374 do QP e 248 Milicianos); que em 1972 foram registados 595 capitães (276 do QP e 319 Milicianos); que em 1974 foram registados 549 capitães (118 do QP e 431 Milicianos).

Nos termos do estudo que o P6687 reflecte, tendo em conta que o stock em 1970 era de 1100 capitães para 475 companhias, sendo que 852 eram do QP, constata-se que nesse Quadro havia, grosso modo, dois capitães do QP por companhia, o que permitia estabelecer algum período de serviço na metrópole, entre comissões, e garantir alguma reserva, e o processo de instrução adequado às particularidades da guerra. Na ordem natural das coisas, eram comandantes de companhias de combate, deviam preocupar-se com a preparação dos combatentes.

Em 1974, porém, apenas se referem 580 capitães no stock, para 477 companhias de combate, sendo que apenas 149 seriam do QP (dados do Sr. Coronel).

Registe-se, então, que:

Em 1970 havia no stock de capitães comandantes de companhias de combate (cfr. o estudo), 852 capitães do QP, enquanto em 1974 apenas constam 149 capitães do QP naquelas condições. Face à discrepância, será bom apurarmos se se trata de eventual erro ou omissão na apresentação dos números relativos à redução de 852 para 149 capitães do QP, ou se a diferença resulta de promoções, passagens à reforma, mudança de funções, ou outras causas, por exemplo, a dispersão dos capitães em actividades não militares, sem a correspondente compensação.

Em 1973, porém, já os números reflectem a ausência dos capitães do QP no comando de companhias de combate, conforme o estudo, a páginas 28, que refere o stock de 779 capitães, dos quais só 177 são do QP. Estamos, pelo menos, perante uma flagrante má gestão do pessoal, e não sabemos para onde foram os capitães que contutuem a diferença de 1100 em 1970, para 779 em 1973.

Recordo a citação que fiz de uma intervenção do Sr. General Soares Carneiro: "Em 1974, a situação era extremamente preocupante: nas fases de instrução básica e especial, todos os quadros eram, na prática, só oficiais e sargentos milicianos". Quer dizer, no agudizar da guerra não se aproveitaram os oficiais com experiência de combate para melhorar a qualidade da instrução, enquanto a guerrilha, pela experiência acumulada, revelava-se cada vez mais imaginativa e agressiva, para além da aptidão evidenciada na utilização de novos recursos.

Não me move, nem alimento, qualquer querela QP-Milicianos, mas as circunstâncias em que se combateu em África, apontam para muitos erros, negligências, e comportamentos reprováveis, imputáveis a elementos do QP, pelo que a questão de saber sobre essa ausência de oficias seria esclarecedora (também havia os que, estando lá, mais valia não tivessem estado) para compreensão do rendimento militar das companhias de combate. O Sr. Coronel não me responde cabalmente, e, obviamente, não posso concluir que "todos e cada um fizeram o melhor que puderam sem nada pedir em troca", nem subscrever o anátema relativamente à "minoria que... se afastou...", na medida em que não devemos ser juízes de causas desconhecidas e, certamente, terá havido diferentes motivos para essas decisões.
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 13 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6589: História da CCAÇ 2679 (37): Como se pode ser vítima da sua própria armadilha (José Manuel M. Dinis)

Vd. último poste da série de 13 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6728: Controvérsias (94): Puros e Espúrios (Mário Gualter Rodrigues Pinto)

Guiné 63/74 - P6729: Ser solidário (80): Região de Tombali, sector de Bedanda, Cantanhez: Amindara em Festa, com a inauguração do 1º poço comunitário (Pepito / José Teixeira)


Guiné-Bissau > Região de Tombali > Sector de Bedanda > Amindara > Cartaz anunciando a inauguração do poço comunitário, construído com o apoio da Tabanca de Matosinhos e a AD - Acção para o Desenvolvimento.


Foto: © AD - Acção para o Desenvolvimento (2010). Direitos reservados





Guiné-Bissau > Região de Cantanhez > Sector de Bedanda > Potencialidades do ecoturismo > Mapa do sector, com a posição relativa de Amindara (reectângulo a vermelho) entre Iemberem (a sul) e Guileje (a nordeste). Fonte: Adaptado de Brígida Rocha Brito (2007) (com a devida vénia). (LG)



1. Mensagem do nosso amigo Pepito (AD - Acção para o Desenvolvimento) para o nosso camarada José Teixeira que tem sido o rosto desta campanha solidária, e a quem endereçamos as nossas felicitações, em nome de todos os amigos e camaradas da Guiné:


Data -  13 Jul 2010 19:10:06

Assunto - Amindara em Festa

From: adbissau.ad@gmail.com


Amigo Zé:

Amindara está em Festa!!!

Só visto!

Ontem jorrou pela primeira vez água do poço.

O que mais entusiasmou a população foi a surpresa de verem a água a subir sem que fossem os braços de uma criança ou de uma mulher a puxar o balde lá do fundo dos 18 metros.

Não sabiam para que servia o painel solar e pensavam que iriam continuar a "catar" a água. Agora é só pôr o alguidar a jeito e ala que se faz tarde.

Havias de ver toda a população aos gritos e a dançar. Só o propiciar esta alegria vale tudo nas nossas vidas.

OBRIGADO,  Tabanca Pequena!
abraços
pepito

PS - as fotos vão seguir em breve. Para já vai a da placa que assinala o poço.



 Cartaz da Tabanca Pequena com anúncio do grande Arraial de Beneficência que se vai realizar no próximo dia 17, em Montes Burgos, Matosinhos, para angariação de fundos para o Projecto Sementes e Água Potável para a Guiné-Bissau. (*)

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Nota de L.G.:

(*) Vd. os dois postes anteriores desta série:


9 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6702: Ser solidário (78): Campanha para abrir 10 poços de água e construir 10 fontanários na Guiné-Bissau. Primeira fase, Amindara (José Teixeira)

terça-feira, 13 de julho de 2010

Guiné 63/74 - P6728: Controvérsias (94): Puros e Espúrios (Mário Gualter Rodrigues Pinto)

1. O nosso Camarada Mário Gualter Rodrigues Pinto, ex-Fur Mil At Art da CART 2519 - "Os Morcegos de Mampatá" (Buba, Aldeia Formosa e Mampatá - 1969/71), enviou-nos a seguinte mensagem, em 8 de Julho de 2010:

Camaradas,
Hoje abordo uma matéria sensível que é a velha polémica entre Oficiais do QP, que não queriam ser confundidos com os Oficiais do QC (Milicianos), tendo mesmo sido publicado um decreto-lei que deu origem aos:

PUROS E ESPÚRIOS

Em 1973, foi criado o célebre Decreto-Lei 353/73, que permitia ao Oficiais do Quadro Complementar (Milicianos), aceder ao posto de Capitães desde que frequentassem a AM durante um ano e um estágio de seis meses numa Companhia Operacional.

Este decreto-lei nunca foi aceite pelos Oficiais do QP, com incidência particular na Guiné de onde partiu uma forte contestação ao mesmo liderada, na altura, pelo Capitão Vasco Lourenço e apoiada por um grande número do Oficiais do QP, que chegaram a elaborar um documento que foi dirigido a várias entidades militares superiores de então, conforme se comprova pelos documentos anexos.

A contestação teve percussões nos meios Oficiais do Exército vindo a criar duas fracções antagónicas que vieram a ser conhecidas como PUROS e ESPÚRIOS. Nem sempre esta questão foi pacífica tendo mesmo azedado entre os relacionamentos entre os Oficiais do QP e do QC conforme se pode ver no documento ms14-1.

Por força desta contestação e apresentação duma delegação junto do Sr. General Spínola, na altura Vice-Chefe do Estado Maior do Exército, nasceu o Decreto-lei 409/73, que pouco alterava o anterior mas serviu para demonstrar a força dos Oficiais do QP, perante os do QC. [Spínola só em Nov73 (salvo erro no dia 17) foi nomeado pelo PM como vice-CEMGFA, cargo no qual veio a ser empossado apenas em Jan74 (salvo erro no dia 14)]... (estes "salvo erro", devem-se apenas à circunstância de não estar ao momento no meu "posto de sentinela"; acaso interesse à apreciação do desenvolvimento deste 'case study', poderei informar com todo a precisão quem foram os responsáveis pela elaboração dos dec.353 e 409/73, quem e quando os aprovou a nível castrense e a nível político, etc.).

Quem hoje acusa de egoísmo e pequenez quem conhece e esgrima estes factos aquando da abordagem deste tema, já naquela altura lutava por uma divisão de classes que devia estar unida e não desperdiçada (no meu entender) torcida luta de interesses.

Mas já alguém havia profetizado este acontecimento!

As Forças Armadas irão debater-se em primeiro lugar com clivações internas entre oficiais de carreira e oficiais milicianos, gerando-se aqui e ali fenómenos de defesa corporativa habilmente organizados por chefes militares com projectos políticos próprios, ou alheios… Palavras de MEDEIROS FERREIRA." celebérrimo desertor, 'de facto' e 'de jure'; (foram proferidas quando e onde?)

Como vêem as lutas e desentendimento entre Militares de Carreira e Milicianos já é antiga e não de agora



















NOTA: Com os meus agradecimentos pessoais ao Camarada Abreu dos Santos, pela colaboração que me prestou nas questões de pormenor do texto.

Um abraço,
Mário Pinto
Fur Mil At Art da CART 2519

Emblema de colecção: © Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.
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Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

7 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6687: Controvérsias (93): Nunca entendi a querela QP-Milicianos... O fim do serviço militar obrigatório foi um desastre nacional (Morais da Silva, Cor Art Ref)

Guiné 63/74 - P6727: Bibliografia de uma guerra (57): Estranha Noiva de Guerra, de Armor Pires Mota, a publicar em Setembro de 2010 (Mário Beja Santos)

1. Mensagem de Mário Beja Santos* (ex-Alf Mil, Comandante do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 5 de Julho de 2010:

Queridos amigos,
Foi no nosso blogue que teci uma boa parte dos elogios que agora ganharam forma no prefácio do livro que será publicado em Setembro.

Terei muito orgulho se dele quiserem fazer a competente publicitação.

Um abraço do
Mário



As armas e os barões assinalados da ignota Parada do Junco:
Reflexões à volta de uma obra-prima (até agora) envolta em mistério


por Beja Santos

Os melhores livros de guerra perfilham uma atitude comum: a de designarem permanentemente o outro e o outro lado da sua guerra; de irem ao encontro da dignidade desse outro, dos seus enigmas, do seu mistério e da sua identidade. A principal lição moral podia mesmo sintetizar-se nestes termos: quem combate quem? como? porquê?

João de Melo em “Os Anos da Guerra"



Prefácio do livro "Estranha Noiva de Guerra", de Armor Pires Mota, a publicar pela Âncora Editores**

Como é possível que uma obra-prima da literatura da guerra da Guiné, publicada em 1995 (embora numa edição discreta, de difusão restrita) tenha ficado completamente no olvido da crítica, nem mesmo muitos antigos combatentes, sempre ciosos por descobrirem testemunhos quem lhes permitam verem-se ao espelho, deram pelo relevante acontecimento literário? É hoje sabido que a literatura da guerra produziu um conjunto de obras que são objecto de estudo, obtiveram reconhecimento do público, inclusivamente foram, nalguns casos, rampas de lançamento de escritores que, a seguir, com maior ou menor intensidade, acabaram por cortar relações com esse veio literário: basta pensar em Manuel Alegre, Álvaro Guerra, José Craveirinha, José Martins Garcia, Lobo Antunes, Lídia Jorge, Pepetela e João de Melo.

Houve na verdade uma geração literária da guerra colonial, como questionou João de Melo em Os Anos da Guerra. Ao sabor das diferentes escalas da qualidade literária, este protagonistas deram forma às suas experiências, vazaram no papel as transformações sentidas, protestaram, plasmaram o sofrimento visto, testemunharam a reviravolta interior, de si e de quem comungou ou partilhou a camaradagem, no romance, no conto, na poesia, em memórias, em diários, até recordações esfarrapadas em depoimentos da mais variada índole. Foram, sobretudo, oficiais milicianos, mas também oficiais do quadro, sargentos, dos três ramos das Forças Armadas (incluindo as forças especiais), mulheres desses milicianos, em muito menor número praças, nas três frentes dos teatros de operações os obreiros desta literatura.

Impõe-se reflectir no porquê da incomodidade e da (ainda hoje) subalternidade desta escrita e até das razões dos sucessivos estados emocionais que têm presidido à sua elaboração.

Falando especificamente da Guiné, o primeiríssimo escritor foi Armor Pires Mota com o seu Tarrafo, inicialmente publicado no Jornal da Bairrada, sob a forma de crónicas, entre 1964 e 1965, e impresso em livro em 1965, rapidamente retirado do mercado pela polícia política de Salazar. Tanto quanto sei, foi o único caso de um escritor que publicou praticamente ao quente dos factos bélicos um punhado de crónicas, um verdadeiro diário público do combatente. Outros nomes salientes desta década foram os de Álvaro Guerra, Manuel Barão da Cunha e Amândio César. O primeiro escreveu romances onde episodicamente falou da frente da Guiné (onde combateu de 1963 a 1965). Álvaro Guerra vai depois para Paris e os seus livros espelham preocupações abrangendo o mundo da infância, o choque com o cosmopolitismo parisiense, onde se amalgamam episódios guineenses. Barão da Cunha exalta o soldado anónimo sob a forma de crónicas, Amândio César fez reportagens na Guiné, pôs-se inequivocamente ao lado das teses do regime. Em síntese, os anos 60, na perspectiva literária, aparecem codificados ou moralizantes, ficaram algumas páginas muito belas de Álvaro Guerra e a incursão de autenticidade num jornalismo de combate que foi Tarrafo.

Álvaro Guerra continuará a fazer um grande investimento nas suas memórias da guerra da Guiné. Edita em 1973 O Capitão Nemo e Eu onde nos deixa um dos mais espantosos parágrafos desta literatura de memórias de quem vestiu o camuflado, não resisto a transcrever: “Por lá chafurdei na lama das lalas, debati-me no turbilhão dos tornados, derreti-me na fornalha de um sol quase invisível, dissolvi-me na chuva vertical, e amei como um danado aquela terra que me injectou a febre, me secou, me expulsou a tiro. Mas nunca o preço do amor é excessivo, nem a presença da morte o pode aniquilar”. Por este tempo, é inegável uma literatura que não esconde o desencanto com a evolução da guerra, como será o caso de A Flor e a Guerra, de Manuel Barão da Cunha.

Com o 25 de Abril, finda o tempo da literatura cabalística ou até da defesa do Império, surge a liberdade, a irreverência, até a hipercrítica à nossa participação na guerra colonial. José Martins Garcia e o seu Lugar de Massacre ocupam um lugar de relevo neste período. Mas aqui volta-se à questão: porquê a menoridade desta literatura de guerra, a sua apagada tristeza? A descolonização, a emancipação dos países como a Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, levam a que durante décadas se imponha a literatura do outro, quase se apagando a memória do combatente português, perplexo quanto à oportunidade e utilidade do seu testemunho. Acresce que estamos num período em que esta geração está a refazer a sua vida, para além dos constrangimentos do que representava falar das suas memórias, equivocamente tratadas como de um saudosismo palustre, sabe-se lá até se considerados como gente com tentações neocolonialistas ou com nostalgias do Império...

Os anos 80 mantêm testemunhos libertários, caso de Até Hoje, de Álamo Oliveira, aparece depois Cristóvão de Aguiar cujo Braço Tatuado permanece uma obsessão de um escritor que conserva um expressivo manancial de memórias da sua comissão e que tem vindo a aumentar a consistência dos seus relatos. Por esse tempo, Armor Pires Mota escreve uma colectânea de contos Cabo Donato Pastor de Raparigas que instala um novo olhar do autor do Tarrafo sobre as realidades da guerra, torna perceptível que a linha épica se está a deslocar para aspectos brejeiros do quotidiano militar. Os anos 90 em nada modificaram o registo que se preludiava nos anos 80. É uma época em que se publicam memórias de unidades militares, ganha forma uma certa literatura confessional, e chega-se mesmo ao dobrar do século com muitos testemunhos como os de Vasco Lourenço e Salgueiro Maia, os do político António Loja (que nos deixou páginas extraordinárias em As Ausências de Deus) ou do escritor Luís Rosa em Memórias dos Dias sem Fim (também cabe registar aqui algumas páginas de elevado recorte literário).

Estamos chegados ao ponto culminante que foi a descoberta (para mim) de Estranha Noiva de Guerra, o romance que Armor Pires Mota publica em 1995, e do qual não dispunha de qualquer informação. Li e reli, tudo me parecia inacreditável, já não bastava o facto de ele ser o mais persistente escritor da guerra colonial, vinha no contingente dos primeiros, continuava a não arredar pé. A sua escrita crescia em dimensão, amplificara-se a influência dos grandes mestres literários, sobretudo os do castiço e os da ruralidade: Aquilino Ribeiro, Tomaz de Figueiredo, Raul Brandão, Araújo Correia. Estes mestres faziam-se sentir na riqueza vocabular, no recurso à mais genuína imagem telúrica e, curiosamente, sentia-se a intercepção pelas simpatias com o neo-realismo e naturalismo e, por importação, as cadências de Hemingway ou Norman Mailer.

Eufórico pela descoberta, logo escrevi no blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné onde tenho publicado as recensões sobre a literatura da guerra da Guiné: “A metáfora é da via-sacra, isto é, o herói, no cumprimento do seu dever, arrasta o corpo de um camarada morto em combate por caminhos inóspitos, sujeito a toda a casta de provações: o confronto com o inimigo, explícito e brutal; os jagudis devoradores do corpo à sua guarda; uma viagem que se torna delirante e dilacerante, dando azo a que o herói dê rédea solta a recordações de toda a ordem. A estrutura é a da narrativa na primeira pessoa, aliás é deste modo que abro o romance: “Eu, Bravo Elias – de nome completo José Joaquim Bravo Elias -, nado e criado em Parada de Junco, que não invento, por verdade ser o sangue e o tormento da hora, o dizer dos desasados momentos por que tive de passar, a cobra verde, o mosquito adejando raivoso, o olho miúdo mas generoso das suas velhas recitando o seu hamedulilai, a heróica rapariga, ah a rapariga, e, como dizia, picado no ouvido fito por violento tiroteio, muito lá para a frente, assarapantado, agarrei da G3 e cavei de onde estava para a cratera aberta. Premi o gatilho, com raiva patenteada nas mãos humedecidas, varrendo, da esquerda para a direita, todo o campo de tiro, aliás, como costumava fazer”. Bravo Elias é um furriel que combate na região do Morés. Com ele segue Júlio Perdiz, um morto em combate que não será abandonado em campo de batalha. É um relato extenuante, primorosamente estruturado. Trata-se de uma operação ao Morés, o que inicialmente parece um sucesso (um ronco) converte-se numa reacção poderosa por parte das forças do PAIGC. O contingente militar estaciona um pouco à deriva, a memória do Bravo Elias recorda nomes, situações cómicas ou destemperadas, há mesmo conversas trocadas na esplanada do Tropical ou no café Bento, ambos em Bissau. É nisto que o herói descobre que ali ao pé, enquanto a sua memória divaga, jaz Júlio Perdiz agonizante: “Tinha na cabeça um arrepio intranquilo de sangue e nenhum relincho era capaz de acordá-lo”. Perdiz distinguira-se um dia por se ter lançado, montado num burro contra uma força do PAIGC emboscada na mata densa. Os helicópteros sobem e descem, largam munições e água, transportam os feridos para Bissau. Bravo Elias sente-se sozinho, toma decisões, arremessa para os ombros o corpo do camarada. Iniciara-se a via-sacra. As sugestões literárias misturam-se, desde o neo-realismo até ao surrealismo. Logo no início da espinhosa jornada, quando ele convoca toda a sua identidade: “o meu avô, António Francisco Elias, que era um poço de bravura, em terra e no mar; o meu pai que com o seu arado acordava a terra para a festa das sementes, ainda o sol vinha longe; a minha mãe que pusera na cómoda a minha fotografia sobre a protecção de um quadro do Arcanjo S. Gabriel; a minha namorada, que não sabia que eu tinha uma história com uma negra, de belos traços; também a padroeira do lugar de Parada de Junco, Nossa Senhora do Livramento, e o próprio Deus”.

É nisto que surge nessa terra de ninguém uma rapariga dizendo: “Mim ajuda branco, mim vai ajuda branco”. Chama-se Mariama e promete levá-los até Mansabá. Este Bravo Elias já leva dezoito meses de guerra quando recebe auxílio desta rapariga bonita que sabe manejar as armas e é guerrilheira. É aqui que se começa a desenvolver uma das tónicas dominantes deste notabilíssimo romance: a convulsão da guerra que atrai os opostos, levando-os da confrontação à reconciliação. É a metáfora da paz, o mistério do amor cristão, a bonança a seguir à tempestade. Aqueles dois seres humanos levam a padiola do Perdiz, seguem esgotados, correndo todos os riscos, atravessando bolanhas fétidas, sujeitos a todas as inclemências da natureza. É irresistível não citar Armor Pires Mota e a sua prosa irrepetível: “Os incertos, àquela hora, estendiam pela mata a sua zanguizarra solene e impetuosa como um rio de vozes frescas rebentadas do chão. Mais longe, alguns macacos pincharolavam de festa, numa grulharia irritante e sádica, pois pareciam que estavam a troçar de mim e do Perdiz. Com gestos obscenos. Pelo alto, sarabandeavam muitos pássaros. Tantos que era difícil chamá-los pelo nome. Mesmo assim, reconheci, com a ajuda da rapariga, o barbilhão amarelo, o pássaro martelo, o jabiru, a pomba verde, o beija-flor”. Na romagem infernal integram-se um cão e um pássaro, de nome John. A paixão entre Mariama e Elias desperta. Passa-se pela região de Lala Samba, os jagudis voltam a atacar o finado, arrancam-lhe os olhos, metade de uma orelha, o nariz. Aos tombos, chegam a Cumbijã Sare, lavam o que resta do Perdiz. A trama ganha novos contornos com a chegada de dois guerrilheiros, depois chegam à tabanca de Sambuiá onde um velho, de nome Mamadú Keta, antigo alferes de segunda linha, irá oferecer um cachimbo ao Bravo Elias. Ali se falará do futebolista Eusébio e numa xícara da Vista Alegre. Depois de terem ladeado Tabassai, dá-se o reencontro com a tropa. Mas a via-sacra ainda não terminou, aliás nunca se saberá qual o seu ponto culminante. Segue-se um ataque a Mansabá, uma descrição como nunca encontrei na literatura da guerra colonial: o vigor da encenação, os sons, as imagens de sofrimento, as águas-fortes das correrias e dos rodopios. No durante o ataque os dois jovens guerrilheiros do Morés matam Mariama. O apocalipse prossegue, Bravo Elias consegue olhar com os olhos enxutos todo este mundo devastado em que até o pássaro John pia assustado, era um fio de voz que doía. E assim termina este romance incomparável: “Então, resolvi erguer-me de onde estava, aéreo e pardacento, e, cambaleando muito, fui à procura de John por cima de um mundo de destroços”.

Esta linha dominante da reconciliação, do diálogo entre os pólos opostos, será retomada num outro livro de inegável mérito A Cubana que Dançava Flamenco, a obra mais recente de Armor Pires Mota. Mas convém não perder de vista a questão central que é a bela metáfora, a epopeia do Bravo Elias e de Mariama à volta de um santuário mítico do PAIGC onde tem lugar uma romagem espantosa, cravejada de heroísmo, erotismo e do fantasma de Thanatos. Bela metáfora de um herói anónimo, quando regressa ao quartel de Mansabá, tudo quanto ocorreu parece não ter passado de uma mera formalidade. Bela metáfora de um Morés onde tudo é possível quando a camaradagem se sobrepõe à violência do meio. Qualquer uma daquelas batalhas podia ter sido vivida por um combatente, a romagem de padiola, aquela solidão a que se junta em solicitude Mariama e o seu afago, os presentes de um alferes de segunda linha a recordar que mesmo num local de franca carnificina os homens não esquecem os valores do passado. A morte ronda por toda a parte mas a missão de dar uma urna ao Perdiz sobrepõe-se à fadiga e aos medos. Até ganha plausibilidade conversar com guerrilheiros e entrar quase naturalmente em Mansabá, como nada tivesse acontecido. Parece que o horror da guerra se esfuma com a coroação de toda aquela ternura entre a guerrilheira e o combatente que não abandona um camarada nos ocasos da floresta. Uma trama engenhosa que desagua num mundo em destroços que não interessa completar porque a guerra não é cor-de-rosa e ninguém tem direito a saber o destino deste Bravo Elias que acaba de perder a sua estranha noiva de guerra.

Se há acontecimento mais feliz de um ano trágico da minha vida, em que ao perder uma filha procurei refugiar-me no estudo da trajectória da literatura da guerra colonial da Guiné, foi o de ter conhecido esta pedra preciosa que parecia guardada a sete chaves, inexplicavelmente.

É o momento preciso para que a cultura portuguesa se reencontre com uma obra-prima que reconcilia e abrilhanta, em todo o seu esplendor, a lusofonia que emergiu com o fim da guerra colonial.

Lisboa, 5 de Julho de 2010
Mário Beja Santos
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Notas de CV:

(*) Vd. poste de 11 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6715: Notas de leitura (129): Sobre a Unidade no Pensamento de Amílcar Cabral, de Sérgio Ribeiro (Mário Beja Santos)

(**) Vd. poste de 3 de Fevereiro de 2010 > Guiné 63/74 - P5753: Notas de leitura (61): Armor Pires Mota (6): Estranha Noiva de Guerra, uma obra prima à espera de reconhecimento (Beja Santos)

Vd. último poste da série de 20 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6436: Bibliografia de uma guerra (56): Vindimas no Capim, de José Brás - Maneira mais cómoda para obter esta obra

Guiné 63/74 - P6726: Memórias do Bachile, chão manjaco (1): O que será feito do menino Augusto Martins Caboiana ? (António Branco, ex-1º Cabo Reab Mat, CCAÇ 16, 1972/74)



Guiné > Região de Cacheu > Teixeira Pinto > Bachile > CCAÇ 16 > O António Branco, junto ao obus 10,5 com  a mascote da companhia, um menino do mato, Augusto Martins Caboiana, que todos os camaradas da CCAÇ 16 adoptaram e ajudaram a crescer...



Guiné > Região do Cacheu > Teixeira Pinto > Bachile > CCAÇ 16 > O António Branco  e o João Pereira no espaldão do Mort 81.




Guiné > Região de Cacheu > Teixeira Pinto > Bachile > CCAÇ 16 > O António Branco, na "tradicional foto na árvore de grande porte" [, poilão].





Guiné > Região de Cacheu > Teixeira Pinto > Bachile > CCAÇ 16 > Natal de 1973 > O Augusto, feliz e sorridente, foi o motivo principal  do cartão de boas festas do Natal de 1973.





Guiné > Região de Cacheu > Teixeira Pinto > Bachile > CCAÇ 16 > Natal de 1972 > Cartão de boas festas





Guiné > Região de Cacheu > Teixeira Pinto > Bachile > CCAÇ 16 > 22 de Julho de 1973 > Um convite criado pela "comissão de festas"...

Fotos: ©António Branco (2010). Direitos reservados

1. Mensagem do António Branco, um dos membros mais recentes da nossa Tabanca Grande (*)


Data: 11 de Julho de 2010 22:19

Assunto: Memórias do Bachile


Camaradas

Hoje resolvi partilhar um pouco,  ainda que de forma superficial, a minha experiência vivida durante cerca de dois anos no Chão Manjaco, Bachile e CCAÇ 16.

Não pretendo evidenciar os momentos mais belicistas desta minha experiência, porque isso deixo para os mais entendidos na matéria, quero sim antes de mais realçar quanto para mim foi gratificante experienciar os contactos sociais mais diferenciados.

Na totalidade na companhia éramos apenas,  se a memória não me falha, cerca de trinta metropolitanos das mais diversas origens, das mais variadas classes sociais e com níveis de cultura diferentes.

Mas estas diferenças não eram minimamente visíveis no dia-a-dia, porque entre todos sempre existiu uma enorme cumplicidade tal como se de uma família se tratasse.

O facto de a maioria dos camaradas terem ido para o Bachile em rendição individual, a meu ver proporcionou uma maior e mais forte aproximação, camaradagem e solidariedade entre todos.

Recordo com muita frequência que um problema,  de qualquer um de nós, era um problema de todos e só descansávamos quando se possível o problema conseguia ser sanado.

Quando havia motivos para festejar, festejávamos todos, reforçando assim esse espírito familiar que se vivia.

Todos os dias e nas mais diversas situações, aprendíamos algo uns com os outros, todos os dias se cimentava a cumplicidade de um grupo de homens que,  apesar da sua juventude, tinham bem presentes valores cada vez mais difíceis de encontrar.

Com os militares africanos sempre tive um extraordinário relacionamento, encontrei muito boa gente e compreendi muitas vezes as suas frustrações.

O Augusto Martins Caboiana, um menino que todos ajudámos a cria, e do qual gostava de saber o seu paradeiro,  foi estou em crer um ponto marcante para todos que passaram pelo Bachile.

Em anexo algumas fotos do Augusto que camaradas de outras companhias, enfermeiras pára-quedistas e camaradas da Força Aérea concerteza recordarão.

Não refiro outros nomes para não ferir susceptibilidades, pois a memória e o tempo decorrido já não permite que os recorde a todos, até porque enquanto desempenhei funções no bar de sargentos foram muitos os camaradas de outras companhias com quem convivi quando da sua passagem pelo Bachile com destino a operações na zona da Caboiana.

Falta-me referir o privilégio que foi contactar com muita da população civil que nas mais diversas situações foi sempre de uma extrema cordialidade, humildade e sem dúvida merecedora de uma vida melhor.

Aprecio imenso todas as iniciativas de origem particular de apoio à população da Guiné e estou sempre muito atento a tudo o que com esta terra se relacione.

Tenho esperança de vir ainda a encontrar mais camaradas que estiveram no Bachile para que com a experiência de cada um contar a história daquele que foi um simples bocado de terra rodeado de mato por todo o lado e que hoje pouco ou nada sabemos como é.

Voltarei à tabanca com mais relatos de experiências guardadas na memória e com mais fotos que espero ajudem a reencontrar outros camaradas.

Um abraço para todos

António Branco

Exz-1º Cabo Reabastecimento Material
CCAÇ 16  -Bachile  (1972/74)


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Nota de L.G.:

(*) Vd. poste de 10 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6709: Tabanca Grande (228): António Branco, ex-1.º Cabo Reab Mat da CCAÇ 16, Bachile, 1972/74


(...) Sou natural de Lisboa onde nasci em 24-06-1950 e onde ainda resido. Estou presentemente reformado após ter passado por um período de três anos desempregado e sem poder exercer a minha actividade na área do sector automóvel que iniciei com quatorze anos.


Na sequência da situação de desempregado, ocupei o tempo disponível melhorando o meu nível de escolaridade completando o ensino secundário e consequentemente entrei no mundo das novas tecnologias.


Foi assim que acedi ao blogue que faz já parte dos meus favoritos e que visito diariamente pois sou fã incondicional de tudo o que diz respeito à Guiné e muito particularmente ao Bachile e à CCAÇ 16.


E foi através desta enorme família residente na tabanca que decorridos 38 anos consegui encontrar lá longe na China o ex-Capitão José Martins, o ex-1.º Cabo Operador Cripto Miranda, o ex-Furriel Bernardino Parreira, o ex-Furriel José Romão e mais recentemente o ex-1.º Cabo Mecânico Auto João Pereira. (...).

Vd. também poste de 6 de Julho de 2010 > Guiné 63/74 - P6680: O Nosso Livro de Visitas (92): A. Branco, CCAÇ 16, Bachile, chão manjaco, 1971

Guiné 63/74 - P6725: O discurso de António Barreto no dia 10 de Junho de 2010 (6): É tempo de dizer BASTA! (António Martins de Matos)

1. O nosso Camarada António Martins de Matos (ex-Ten Pilav, BA12, Bissalanca, 1972/74, hoje Ten Gen PilAv Res), enviou-me, em 12 de Julho último, as suas conclusões sobre a matéria publicada nos postes – P6618 e P6705, a propósito do dia 10 de Junho e dos ex-Combatentes da Guerra do Ultramar.
Dada a importância da comunicação pedi-lhe a devida autorização para passar a publicá-la, o que foi concedido de imediato.
Assim, com os devidos agradecimentos ao Autor, segue-se o texto:
É TEMPO DE DIZER BASTA!
Caro amigo,

Confesso ter ficado algo surpreendido com a aceitação que os meus textos dos postes P6618 e P6705 originaram.

Não que isso me autorize a olhar para o umbigo da vaidade, antes pelo contrário, que me permita ver o futuro de uma outra maneira.

Mas se os meus textos servirem para acordar alguns amigos menos atentos, óptimo.

E lá vem outra pergunta, que a perguntar é que a gente se entende:

- Quantos são os antigos combatentes? Alguém sabe?

Há dados referentes à Guerra Colonial que andam quase sempre escondidos e quem os conhece tenta normalmente manipulá-los de modo a daí tirar o devido proveito.

Diz o Carlos Matos Gomes e o Aniceto Simões no seu livro sobre “Os anos da Guerra Colonial” que mantínhamos em África anualmente cerca de 80.000 homens.

Ora, se a tropa era rodada a cada 2 anos e a guerra durou 13, num cálculo empírico e a arredondar por baixo poderei concluir que deve ter havido mais de 500.000 portugueses que passaram por África.

Já perceberam porque razão volta não volta vos dão pancadinhas nas costas?

Ou julgam que os 150 euros ou o desfile em Faro foram sem segundas intenções?

E não, não estou a fazer a apologia de nos transformarmos em partido, nós ex-militares somos apartidários, mas não somos nem apolíticos nem parvos (ou somos?).

E se há Instituições ou partidos ou entidades que nos querem manipular, é tempo de dizer BASTA.

Só queremos que nos respeitem e que prestem homenagem aos cerca de 10.000 que deram a vida em nome de uma Pátria que os quer esquecer.

Um Abraço,
António Martins de Matos
Ten PilAv na BA12 
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