1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 21 de Abril de 2015:
Queridos amigos,
O outro lado da guerra não precisa de ser visto com olhos coloridos, nem tudo é diversão nem constituído pelo bizarro ou pelo insólito. Para muitos, era a primeira viagem de barco, havia o inesperado do embate dos costumes, usos e gentes. Nesse outro lado da guerra inventaram-se ofícios, nasceu o temor reverencial pela mata e perigos recônditos, descobriu-se que a guerra era urdida com infinitas perícias, com barcos zebro, com o tratamento de informações, com maqueiros e transmissões, com tropa em destacamentos e forças especiais, havia o bendito helicóptero e as benditas enfermeiras. Faziam sinos, melhoravam as suas instalações, erguiam-se memoriais aos mortos, cultivavam-se rivalidades, os cozinheiros sofriam as iras de quem queria um rancho melhorado, uma coisinha diferente.
Dora Alexandre fez 50 entrevistas e deixa-nos aqui uma molhada de peripécias a que não ficamos indiferentes. Até aparece o cabo Domingos, conhecido como Belle Dominique.
Não sei se é bem o outro lado da guerra, mas há aqui muitas recordações felizes, muitas saudades da camaradagem de antanho.
Um abraço do
Mário
O outro lado da guerra colonial, por Dora Alexandre
Beja Santos
A autora adverte-nos logo no limiar da conversa de que não é um livro convencional sobre aquelas guerras de África que mobilizaram mais de um milhão de jovens, entre 1961 e 1975: “Não se centra nos conflitos, não explica os bastidores ou a estratégia militar. Mas é um livro sobre a vida durante a guerra. Apesar dos momentos menos bons que muitos terão vivido, os militares portugueses não passavam os dias a lamentar a sua sorte. Souberam adaptar-se às circunstâncias, ser fortes, encontrar soluções criativas e trazer de lá momentos que vale a pena recordar”.
Primeiro, aquelas viagens de barco, para alguns de avião, as despedidas dolorosas, os enjoos, a expetativa do desembarque. E depois a descoberta de uma nova realidade, o embate perante gentes e costumes, o deslumbramento com a fauna e a flora, os mosquitos, o calor infernal, as formigas construtoras de bagabaga, a marabunta, as formigas devoradoras, os tornados, as chuvas diluvianas, os arrozais, as florestas espetaculares.
Segundo, a diversidade de fazer a guerra, as tropas em destacamentos, vivendo como em ermitérios, abastecidas sabe Deus como, as tropas especiais, os fuzileiros com as suas lanchas e os seus zebros, guerras com muitos tiros ou muito poucos, e as múltiplas especialidades, desde as transmissões, passando pelos maqueiros e cozinheiros até às autometralhadoras, os batismos de fogo, o primeiro morto do nosso grupo de combate, os hinos e cantigas para animar a malta, é um repositório de peripécias de que se escolhe uma, felizmente com um final feliz.
Era conhecido pelo Vila de Rei, um soldado muito alto em bem constituído que andava para ali cheio de febres altas e tremores. Combatia a doença indiferente aos tiroteios e morteiradas constantes. “A dada altura, quando a Companhia de Paraquedistas 121 estava dentro do perímetro de Gadamael-Porto, presenciou o cúmulo do azar: uma granada acertou precisamente na palhota onde estava o soldado doente, deixando-a completamente destruída. Nem queriam acreditar… Dentro da vala onde se protegiam do ataque inimigo, os paraquedistas entreolharam-se, consternados, comentado o infortúnio do rapaz por quem, infelizmente, já nada havia a fazer. A granada acertara-lhe em cheio. Eis que, para surpresa de todos, viram então chegar o suposto defunto a arrastar o físico a muito custo, e a ficar especado e incrédulo perante a destruição do local onde tentava curar-se do paludismo: tinha ido à casa de banho…”.
A vida no mato tinha a ver com toda esta diversidade e as respostas que as unidades encontravam, melhorando o conforto, cultivando hortas, dando assistência médica às populações, assegurando a defesa com fortins, arame-farpado, valas, abrigos para os combustíveis e viaturas.
Quarto, era um mundo de logística complicada, por vezes os reabastecimentos eram verdadeiras operações, os cozinheiros tinham que imaginar menus com ingredientes intragáveis, como a dobrada liofilizada, e os quartéis sujeitos a flagelações permanentes tinham que receber as munições na manhã seguinte, lá vinham os helicópteros. Logística complexa, e também prestadores de serviços desvelados, caso dos médicos e dos enfermeiros nos hospitais da retaguarda.
Quinto, as diversões, a procura de sexo, o ensino das primeiras letras aos soldados praticamente analfabetos que não podiam abandonar a tropa sem o exame da 4.ª classe. Ficamos aqui com um quadro bem completo que como se desanuviava o espírito em tempo de guerra, imitando touradas, indo à caça, ouvindo música, escrevendo aerogramas. E um dia a guerra acabou, nuns casos houve conversações amistosas com os inimigos de ontem, como na Guiné, noutros assistiu-se à eclosão da guerra civil, como em Angola, com os seus cenários dantescos.
Dora Alexandre em 50 entrevistas registou memórias e vivências especiais e soube vazá-las numa reportagem animada, colorida, onde entram artistas, militares de carreira, somos tomados por histórias insólitas, algumas bem divertidas, casos de boémia desopilante e até entra no saco das memórias o cabo Domingos, conhecido como Belle Dominique, um travesti que deu muito que falar. Uma interessante recolha de peripécias e recordações… porque há memórias da guerra que nunca se apagam, mesmo que não metam mortos nem feridos.
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Nota do editor
Último poste da série de 8 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14586: Notas de leitura (710): "Cabra Cega - Do seminário para a guerra colonial", por João Gaspar Carrasqueira, Chiado Editora, 2015 (3) (Mário Beja Santos)
Blogue coletivo, criado e editado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra col0onial, em geral, e da Guiné, em particular (1961/74). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que sáo, tratam-se por tu, e gostam de dizer: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande. Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
segunda-feira, 11 de maio de 2015
Guiné 63/74 - P14596: Agenda cultural (397): Comemorando o Dia da Europa mas também o fim da II Guerra Mundial... Reitoria da Universidade de Lisboa, 8/5/2015... Canção ("Refugee blues"), de W. H. Auden / David Mourão Ferreira, magistralmente dita pela jovem atriz Catarina Wallenstein
Cartaz do evento > Comemoração do Dia da Europa, na Reitoria da Universidade de Lisboa
1."A Europa continua a mostrar a sua incapacidade de resolver os problemas políticos e económicos que se agravam todos os dias. Nesse ambiente, apraz registar a resposta criativa de tantos artistas que todos os dias lançam pistas para o futuro".
Nesse sentido, o Instituto Europeu e o Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal (IDEFF), da Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Lisboa (ULisboa), decidiram comemorar o Dia da Europa (que se celebra a 9 de maio, um dia a seguir ao da celebreação do fim da II Guerra Mundial na Europa) (*) com um grande concerto na Aula Magna da Reitoria, no passado dia 8, pelas 21 horas.
O espectáculo que se prolongou por mais de 3 horas, com um público jovem entusiástico, teve a participação o Coro Juvenil da Universidade, e de jovens três músicos, de grande talento e irreverência:
To Trips (Dead Combo)
B Fachada,
Houve ainda uma pssagem,breve pelo palco, de um "homem da casa", José Barata Moura (filósofo, professor universitário, antigo reitor da UL), que, acampanhado da sua viola, cantou alguns dos seus míticos temas, que ficaram nos nossos ouvidos de pais e filhos: "Olha a Bola, Manel", "Joana, Come a Papa", "Fungagá da Bicharada"... Curiosamente acabava de chegar do "Parque Jurássico" (leia-se, Lourinhã)...
Durante o concerto houve, igualmente, espaço para "outros criativos" como David Machado (Prémio de Literatura da União Europeia de 2015), Catarina Wallenstein e Nuno Costa Santos, bem como jovens estudantes, que nos deram o seu testemunho sobre a Europa. É uma geração, "filha do Erasmus", que já não conheceu as fronteiras (físicas, culturais e simbólicas) que nos dividiram s nós, europeus, no passado... A nós, a nossa geração, e a geração dos nossos pais e avós... (**)
Lisboa, Reitoria da Universidade de Lisboa, 8 de maio de 2015 > Final da atuação do coro juvenil da Universidade de Lisboa
Vídeo (3' 04''). Alojado em You Tube / Luís Graça
Reitoria da Universidade de Lisboa, 8 de maio de 2015 > Comemoração do Dia da Europa.> A Nova Música da Velha Europa > A atriz Catarina Wallenstein (n. 1986) declamou um poema de H.W. Auden, traduzido por David Mourão Ferreira. Reproduz-se aqui um excerto com a devida vénia...
A poesia tal como a música faz parte do nosso riquissimo património comum europeu. O nosso obrigado também,à Catarina, pela beleza, juventude, talento, generosidade e exercício de cidadania que emprestou ao espetáculo. Espero que ela entenda este vídeo (amador) como um tributo... Foi feito à distância, em condições técnicas necessariamente deficientes...
O poema "Canção", na tradução de David Mourão Ferreira, tem como título original em inglês "Refugee Blues", e foi publicado no outono de 1939. É um poema premonitório do Holocausto... que alguns ainda hoje continuam a negar, a minimizar ou a querer esqucer. Vídeo de Luís Graça (2015)
[trad. de David Mourão-Ferreira, poema repoduzido com a devida vénia] (***)
Dizem que esta cidade tem dez milhões de almas:
Umas vivem em mansões, outras em tugúrios;
Não há contudo lugar para nós, meu amor,
não há contudo lugar para nós.
- Outrora tivemos uma pátria e pensávamos que isso era justo.
Olha o mapa, e ali a encontrarás.
Não mais podemos lá voltar, meu amor,
não mais podemos lá voltar.
- O cônsul deu um murro na mesa e disse:
«Se não têm passaporte, estão oficialmente mortos.»
Mas nós ainda estamos vivos, meu amor,
mas nós ainda estamos vivos.
- Aí em baixo, no adro da igreja, ergue-se um velho teixo:
Em cada primavera floresce de novo;
Velhos passaportes não podem fazê-lo, meu amor,
- Outrora tivemos uma pátria e pensávamos que isso era justo.
Olha o mapa, e ali a encontrarás.
Não mais podemos lá voltar, meu amor,
não mais podemos lá voltar.
- O cônsul deu um murro na mesa e disse:
«Se não têm passaporte, estão oficialmente mortos.»
Mas nós ainda estamos vivos, meu amor,
mas nós ainda estamos vivos.
- Aí em baixo, no adro da igreja, ergue-se um velho teixo:
Em cada primavera floresce de novo;
Velhos passaportes não podem fazê-lo, meu amor,
velhos passaportes não podem fazê-lo.
- Fui a uma repartição; ofereceram-me uma cadeira;
Disseram-me polidamente para voltar no próximo ano;
Mas onde iremos hoje, meu amor,
mas onde iremos hoje?
- Fomos a um comício público; o orador levantou-se e disse:
«Se os deixarmos aqui ficar, hão-de roubar-nos o pão de cada dia»:
Estava a falar de ti e de mim, meu amor,
- Fui a uma repartição; ofereceram-me uma cadeira;
Disseram-me polidamente para voltar no próximo ano;
Mas onde iremos hoje, meu amor,
mas onde iremos hoje?
- Fomos a um comício público; o orador levantou-se e disse:
«Se os deixarmos aqui ficar, hão-de roubar-nos o pão de cada dia»:
Estava a falar de ti e de mim, meu amor,
estava a falar de ti e de mim.
- Ouvimos um clamor que nem trovão retumbando no céu;
Era Hitler berrando através da Europa: «Eles têm de morrer!»
Oh, nós estávamos no seu pensamento, meu amor,
- Ouvimos um clamor que nem trovão retumbando no céu;
Era Hitler berrando através da Europa: «Eles têm de morrer!»
Oh, nós estávamos no seu pensamento, meu amor,
nós estávamos no seu pensamento.
- Vimos um cachorro, de jaqueta apertada com um alfinete;
Vimos uma porta aberta e um gato a entrar;
Mas não eram judeus alemães, meu amor,
- Vimos um cachorro, de jaqueta apertada com um alfinete;
Vimos uma porta aberta e um gato a entrar;
Mas não eram judeus alemães, meu amor,
não eram judeus alemães.
- Descemos ao porto e parámos no cais;
Vimos os peixes nadando como se fossem livres;
Apenas a dez pés de distância, meu amor,
- Descemos ao porto e parámos no cais;
Vimos os peixes nadando como se fossem livres;
Apenas a dez pés de distância, meu amor,
apenas a dez pés de distância.
- Passeámos por um bosque, havia pássaros nas árvores;
Não tinham políticos e cantavam despreocupados;
Não eram de raça humana, meu amor,
- Passeámos por um bosque, havia pássaros nas árvores;
Não tinham políticos e cantavam despreocupados;
Não eram de raça humana, meu amor,
não eram de raça humana.
- Sonhámos com um edifício de mil andares,
Com mil portas e com mil janelas;
Nenhuma delas era nossa, meu amor,
- Sonhámos com um edifício de mil andares,
Com mil portas e com mil janelas;
Nenhuma delas era nossa, meu amor,
nenhuma delas era nossa.
- Corremos à estação para apanhar o comboio expresso;
Pedimos dois bilhetes para a Felicidade;
Mas todas as carruagens estavam cheias, meu amor,
- Corremos à estação para apanhar o comboio expresso;
Pedimos dois bilhetes para a Felicidade;
Mas todas as carruagens estavam cheias, meu amor,
mas todas as carruagens estavam cheias.
- Quedámo-nos numa grande planura com a neve a cair;
Dez mil soldados marchavam para cá e para lá,
À tua e à minha procura, meu amor,
- Quedámo-nos numa grande planura com a neve a cair;
Dez mil soldados marchavam para cá e para lá,
À tua e à minha procura, meu amor,
à tua e à minha procura.
__________________
Notas do editor:
(*) Vd. sítio Comissão Europeia em Portugal:
(...) Porquê um Dia da Europa?
Quando, em 9 de maio de 1950, propôs à República Federal da Alemanha e aos outros países europeus que quisessem associar-se a criação de uma comunidade de interesses pacíficos, Robert Schuman realizou um acto histórico. Ao estender a mão aos adversários da véspera, não só apagava os rancores da guerra e o peso do passado como desencadeava um processo totalmente novo na ordem das relações internacionais, ao propor a velhas nações, pelo exercício conjunto das suas próprias soberanias, a recuperação da influência que cada uma delas se revelava impotente para exercer sozinha. Esta proposta de Robert Schuman, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".
A Europa que, desde essa data, se constrói dia a dia representou o grande desígnio do século XX e uma nova esperança para o século que se inicia. A sua dinâmica nasce do projecto visionário e generoso dos pais fundadores saídos da guerra e animados pelo desejo de criar entre os povos europeus as condições de uma paz duradoura. Esta dinâmica renova-se sem cessar, alimentada pelos desafios que se colocam aos nossos países num universo em rápida e profunda mutação. Este imenso desejo de democracia e de liberdade fez cair o muro de Berlim, devolveu o controlo do seu destino aos povos da Europa Central e Oriental e hoje, com a perspectiva de próximos alargamentos que consagrem a unidade do continente, confere uma nova dimensão ao ideal da construção europeia.(...)
(**) Último poste da série > 7 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14579: Agenda cultural (396): no 70º aniversário do final da II Guerra Mundial, uma sugestão iimperdível: três obras-primas do realizador de cinema italiano Roberto Rossellini: Roma, Cidade Aberta (1945), Paisá-Libertação (1946) e Alemanha, Ano Zero (1948)...Em cartaz, em cópias restauradas, em Lisboa (Espaço Nimas) e no Porto (Teatro do Campo Alegre)
(***) MOURÃO-FERREIRA, David - "W. H. Auden -- Canção" / David Mourão-Ferreira. In: Revista Colóquio/Letras. Tradução de Poesia, n.º 165, Set. 2003, p. 161-162. [Original em imnglês "Refugee Blues", escrito em 1939]
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Notas do editor:
(*) Vd. sítio Comissão Europeia em Portugal:
(...) Porquê um Dia da Europa?
Quando, em 9 de maio de 1950, propôs à República Federal da Alemanha e aos outros países europeus que quisessem associar-se a criação de uma comunidade de interesses pacíficos, Robert Schuman realizou um acto histórico. Ao estender a mão aos adversários da véspera, não só apagava os rancores da guerra e o peso do passado como desencadeava um processo totalmente novo na ordem das relações internacionais, ao propor a velhas nações, pelo exercício conjunto das suas próprias soberanias, a recuperação da influência que cada uma delas se revelava impotente para exercer sozinha. Esta proposta de Robert Schuman, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como "Dia da Europa".
A Europa que, desde essa data, se constrói dia a dia representou o grande desígnio do século XX e uma nova esperança para o século que se inicia. A sua dinâmica nasce do projecto visionário e generoso dos pais fundadores saídos da guerra e animados pelo desejo de criar entre os povos europeus as condições de uma paz duradoura. Esta dinâmica renova-se sem cessar, alimentada pelos desafios que se colocam aos nossos países num universo em rápida e profunda mutação. Este imenso desejo de democracia e de liberdade fez cair o muro de Berlim, devolveu o controlo do seu destino aos povos da Europa Central e Oriental e hoje, com a perspectiva de próximos alargamentos que consagrem a unidade do continente, confere uma nova dimensão ao ideal da construção europeia.(...)
(**) Último poste da série > 7 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14579: Agenda cultural (396): no 70º aniversário do final da II Guerra Mundial, uma sugestão iimperdível: três obras-primas do realizador de cinema italiano Roberto Rossellini: Roma, Cidade Aberta (1945), Paisá-Libertação (1946) e Alemanha, Ano Zero (1948)...Em cartaz, em cópias restauradas, em Lisboa (Espaço Nimas) e no Porto (Teatro do Campo Alegre)
(***) MOURÃO-FERREIRA, David - "W. H. Auden -- Canção" / David Mourão-Ferreira. In: Revista Colóquio/Letras. Tradução de Poesia, n.º 165, Set. 2003, p. 161-162. [Original em imnglês "Refugee Blues", escrito em 1939]
Guiné 63/74 - P14595: A bianda nossa de cada dia (4): Os nossos "chefs gourmet", lá no mato.. A fome aguçava o engenho... (Jorge Rosales / Manuel Serôdio / Vasco Pires)
Jorge Rosales, alf mil da 1ª CCaç Indígena, Porto Gole, 1964/66, e atual "régulo" da Tabanca da Linha
1. Mensagens de 5 do corrente de três queridos camaradas nossos, a propósito do tema "A bianda nossa de cada dia":
(i) Manuel Seròdio
A guerra não se fazia sem eles, e quando se regressava à "base" a seguir a uns dias de mato e às famosas rações de combate, comer um "pitéu" cozinhado nessas cozinhas de 5 estrelas era uma satisfação para as barrigas esfomeadas.
(ii) Vasco Pires
Pois ém Luis, Esse negócio da bianda era um caso sério. Exceto alguns poucos meses de "férias" em Ingoré, passei a maior parte da comissão em Gadamael. O abastecimento era por via marítima, de dois em dois meses, se não me falha a memória, aí quando a Lancha (LDM/LDP) não vinha, aí a memória também "patina", as coisas ficavam difíceis, apesar da improvisação do pessoal do rancho..
Em Gadamael, existiam pescadores e caçadores, contudo em quantidades insuficientes para abastecer a tropa.
Desde, logo após a minha chegada, eu e os Furrieis, fomos viver na Tabanca. Numa dessas crises, o Furriel Oliveira, cozinheiro e "gourmet, avant la lettre", montou, junto com o meu ordenança, Cabo Apontador da guarnição local, um sofisticado esquema logístico, para interceptar durante a madrugada, pescadores e caçadores, com o fim de adquirir as preciosas proteínas animais, Ter guarnição local tinha algumas vantagens.
Para manter os "canhões troando ",os operadores precisavam de proteína.
Forte abraço
Vasco Pires
Ex-soldado de Artilharia
(iii) Jorge Rosales
Luís:
Em Porto Gole, 30 homens, o problema da "bianda" estava entregue ao Furriel Victor Gregório da "556". A comida e o pão, era ele,que orientava tudo, em como bom caçador, tudo corria bem...
Fomos buscar ao Geba, pequenas pedras, que serviram para acompanhar o molho.
Este grupo, tinha o Alface, sargento do quadro, que com o seu "saber", safava sempre nos dias mais dificeis, Aí aprendi, ou refinei, o espirito de equipe, que resolve tudo.
Um abraço, Jorge Rosales
______________
Nota do editor:
Último poste da série > 9 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14589: A bianda nossa de cada dia (3): o melhor casqueiro da zona leste, amassado e cozido em forno a lenha pelo Jacinto Cristina e pelo Manuel Sobral, no destacamento da ponte Caium... Mas nem só de pão viviam os homens do 3º Gr Comb, os "fantasmas do leste", da CCAÇ 3546 (Piche, 1972/74)
Na minha memória,recordo-me que uma vez o barco não entregou farinha e fermento, e aí é que foi um problema, porque faltava o casqueiro!!!
Fomos buscar ao Geba, pequenas pedras, que serviram para acompanhar o molho.
Este grupo, tinha o Alface, sargento do quadro, que com o seu "saber", safava sempre nos dias mais dificeis, Aí aprendi, ou refinei, o espirito de equipe, que resolve tudo.
Um abraço, Jorge Rosales
______________
Nota do editor:
Último poste da série > 9 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14589: A bianda nossa de cada dia (3): o melhor casqueiro da zona leste, amassado e cozido em forno a lenha pelo Jacinto Cristina e pelo Manuel Sobral, no destacamento da ponte Caium... Mas nem só de pão viviam os homens do 3º Gr Comb, os "fantasmas do leste", da CCAÇ 3546 (Piche, 1972/74)
domingo, 10 de maio de 2015
Guiné 63/74 - P14594: Libertando-me (Tony Borié) (16): Napa Valley & Sonoma
Décimo sexto episódio da série "Libertando-me" do nosso camarada Tony Borié, ex-1.º Cabo Operador Cripto do CMD AGR 16, Mansoa, 1964/66.
Lá na Guiné, na “Mansoa City”, como o comandante Luís gosta de lhe chamar, um certo dia de princípio de mês, pagámos sete ou oito “pesos”, no bar dos “Balantas”, por um copo de vinho verde.
O Curvas, alto e refilão, deu-nos um “abanão”, chamando-nos entre outras palavras reles do seu normal vocabulário, “bêbado”, “alcoólico”, “é só cigarros e vinho”, depois, lá para o fim do mês, “andas à crava”, e por fim, mal podendo abrir os olhos, pelo reflexo do luar, colocando-nos a mão sobre o ombro, não sabendo nós, se era num afecto de irmão ou talvez para se equilibrar, entre dois soluços, dizia, “três cervejas, já não te chegam”.
O vinho servido no aquartelamento era tinto e do barril, estava a cargo do “Arroz com pão”, que era o cabo do rancho, que para nós era um irmão, sempre nos facilitava o seu consumo, cedendo-nos a chave do “curral”, que era um casebre feito de latas, que existia entre outro casebre do forno da padaria, onde entre outras coisas roubávamos pão, quase todos os dias.
Mas voltando ao vinho verde, daquelas garrafas ovais, era um luxo, era uma novidade, pelo menos para nós que éramos “beirões”, e mais, servido lá no bar dos “Balantas” era um “ronco”, bebido e saboreado entre o aspirar do fumo dum cigarro “Três Vintes”, sem filtro, daqueles que deixavam marcas entre os dedos.
Lembranças de uma zona de guerra, de irmãos combatentes, de quem nunca mais tivemos qualquer notícia, oxalá andem por aí, fica-nos a lembrança, há que seguir em frente, vamos contar um pouco daqui, onde também existe vinho, que pode ser verde, tinto, branco, do Porto, que dizem que é uma cópia, champanhe ou qualquer outro derivado das milagrosas uvas.
Quase cinquenta anos depois, deixando a cidade de São Francisco, no estado da Califórnia, atravessando a “Oakland Bay Bridge”, sobre a Baía de São Francisco, que é uma longa ponte, sobre um estuário que recebe não só as águas do rio Sacramento e do rio São Joaquim a partir das montanhas da Serra Nevada, como também os rios que desaguam na baía de Suisun, a qual desagua no estreito de Carquinez, para se unir ao rio Napa na entrada da baía de São Paulo que se conecta com a Baía de São Francisco, entrando finalmente no oceano Pacífico.
Descrevendo tudo isto com alguns pormenores, talvez faça alguma confusão, mas só assim podemos explicar a importância do rio Napa e do seu extenso vale, que tomando a rota de leste, um pouco para norte, nas montanhas que circundam a estrada rápida, pode-se admirar por uma extensão de dezenas e dezenas de quilómetros, tanto de um lado como do outro, plantações de vinha, organizadas, alinhadas, onde a sua pulverização é feita por avionetas, que passam rasteiras, assim como a sua colheita é mecanizada, fazendo-nos entender que dali podia sair vinho ou seus derivados, que podiam abastecer o resto do mundo.
Seguíamos em direcção à região do Napa Valley e Sonoma Valley, que são dois extensos vales seguidos de enorme planície, com algumas pequenas montanhas, mesmo pequenas, mas cobertas de videiras e outras árvores de fruto, onde nos disseram que sendo nós europeus com toda a certeza que gostaríamos, pois quintas, vinhas e adegas, não faltam na área.
Assim aconteceu, algum tempo depois, surgiu a placa de sinalização anunciando “Napa Valley & Sonoma” e, dizem-nos que tudo começou por volta da metade do século dezoito, quando um tal H. W. Crabb, se estabeleceu por aqui, próximo do rio Napa, e plantou 130 acres (1 acre = 4046,8564224 metros quadrados) de vinha, depois começou a dizer a toda a gente que produzia 50.000 galões de vinho por ano, claro no final desse mesmo século, já existiam centenas de casas agrícolas plantando videiras, hoje existem aqui casas agrícolas com vinhas e outras árvores de fruto por distâncias de quilómetros, dizem que está considerada a primeira região de vinho do mundo, existem mesmo recordes de produção de vinho que vão desde o século dezanove.
É uma zona de combinação de clima mediterrâneo e a geologia na região, que fazem nascer videiras saudáveis e as uvas com muita qualidade. Nós, lembrando o vinho verde, dos sete ou oito “pesos”, do bar dos “Balantas”, andámos de quinta para quinta, entrando e provando em algumas, que sempre nos ofereciam o precioso líquido, verificámos em algumas o modo de fabricação do vinho, a limpeza e cuidado na preparação das pipas, o envelhecimento e armazenamento, em túneis abertos na rocha, por distâncias de centenas de metros, com temperaturas controladas, com o líquido armazenado em pipas de carvalho, que só tinham vida de cinco anos, depois eram destruídas, ficando somente uma pequena amostra para futura análise. Em algumas quintas também serviam comida à base de queijos, carne curtida, grelhados, saladas, pão de trigo ou centeio, e claro, vinho, branco ou tinto, e com fartura, só que nesta idade, havia controle, não como quando éramos jovens, mas mesmo que não quiséssemos, eram amáveis, insistiam para provar o precioso líquido, dizendo sempre que aquela quinta produzia o melhor vinho.
Um pequeno pormenor, em algumas quintas um pouco mais pequenas na sua dimensão, havia sempre um jardim com plantas aromáticas, no meio das vinhas, dizendo os responsáveis que era para atrair os insectos ou mosquitos que por ali viviam, deixando assim as uvas em paz, podendo crescer saudáveis.
Quando nos falaram em insectos ou mosquitos, logo nos lembrámos das “bolanhas” de Mansoa e arredores, onde aqueles malditos, pelo menos no começo da comissão, nos feriam muito mais que as palavras reles do seu normal vocabulário, do saudoso amigo e companheiro combatente, Curvas, alto e refilão.
Tony Borie, Maio de 2015
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Nota do editor
Último poste da série de 3 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14561: Libertando-me (Tony Borié) (15): Atravessando a Ponte Golden Gate, a pé, em S. Francisco
Lá na Guiné, na “Mansoa City”, como o comandante Luís gosta de lhe chamar, um certo dia de princípio de mês, pagámos sete ou oito “pesos”, no bar dos “Balantas”, por um copo de vinho verde.
O Curvas, alto e refilão, deu-nos um “abanão”, chamando-nos entre outras palavras reles do seu normal vocabulário, “bêbado”, “alcoólico”, “é só cigarros e vinho”, depois, lá para o fim do mês, “andas à crava”, e por fim, mal podendo abrir os olhos, pelo reflexo do luar, colocando-nos a mão sobre o ombro, não sabendo nós, se era num afecto de irmão ou talvez para se equilibrar, entre dois soluços, dizia, “três cervejas, já não te chegam”.
O vinho servido no aquartelamento era tinto e do barril, estava a cargo do “Arroz com pão”, que era o cabo do rancho, que para nós era um irmão, sempre nos facilitava o seu consumo, cedendo-nos a chave do “curral”, que era um casebre feito de latas, que existia entre outro casebre do forno da padaria, onde entre outras coisas roubávamos pão, quase todos os dias.
Mas voltando ao vinho verde, daquelas garrafas ovais, era um luxo, era uma novidade, pelo menos para nós que éramos “beirões”, e mais, servido lá no bar dos “Balantas” era um “ronco”, bebido e saboreado entre o aspirar do fumo dum cigarro “Três Vintes”, sem filtro, daqueles que deixavam marcas entre os dedos.
Lembranças de uma zona de guerra, de irmãos combatentes, de quem nunca mais tivemos qualquer notícia, oxalá andem por aí, fica-nos a lembrança, há que seguir em frente, vamos contar um pouco daqui, onde também existe vinho, que pode ser verde, tinto, branco, do Porto, que dizem que é uma cópia, champanhe ou qualquer outro derivado das milagrosas uvas.
Quase cinquenta anos depois, deixando a cidade de São Francisco, no estado da Califórnia, atravessando a “Oakland Bay Bridge”, sobre a Baía de São Francisco, que é uma longa ponte, sobre um estuário que recebe não só as águas do rio Sacramento e do rio São Joaquim a partir das montanhas da Serra Nevada, como também os rios que desaguam na baía de Suisun, a qual desagua no estreito de Carquinez, para se unir ao rio Napa na entrada da baía de São Paulo que se conecta com a Baía de São Francisco, entrando finalmente no oceano Pacífico.
Descrevendo tudo isto com alguns pormenores, talvez faça alguma confusão, mas só assim podemos explicar a importância do rio Napa e do seu extenso vale, que tomando a rota de leste, um pouco para norte, nas montanhas que circundam a estrada rápida, pode-se admirar por uma extensão de dezenas e dezenas de quilómetros, tanto de um lado como do outro, plantações de vinha, organizadas, alinhadas, onde a sua pulverização é feita por avionetas, que passam rasteiras, assim como a sua colheita é mecanizada, fazendo-nos entender que dali podia sair vinho ou seus derivados, que podiam abastecer o resto do mundo.
Seguíamos em direcção à região do Napa Valley e Sonoma Valley, que são dois extensos vales seguidos de enorme planície, com algumas pequenas montanhas, mesmo pequenas, mas cobertas de videiras e outras árvores de fruto, onde nos disseram que sendo nós europeus com toda a certeza que gostaríamos, pois quintas, vinhas e adegas, não faltam na área.
Assim aconteceu, algum tempo depois, surgiu a placa de sinalização anunciando “Napa Valley & Sonoma” e, dizem-nos que tudo começou por volta da metade do século dezoito, quando um tal H. W. Crabb, se estabeleceu por aqui, próximo do rio Napa, e plantou 130 acres (1 acre = 4046,8564224 metros quadrados) de vinha, depois começou a dizer a toda a gente que produzia 50.000 galões de vinho por ano, claro no final desse mesmo século, já existiam centenas de casas agrícolas plantando videiras, hoje existem aqui casas agrícolas com vinhas e outras árvores de fruto por distâncias de quilómetros, dizem que está considerada a primeira região de vinho do mundo, existem mesmo recordes de produção de vinho que vão desde o século dezanove.
É uma zona de combinação de clima mediterrâneo e a geologia na região, que fazem nascer videiras saudáveis e as uvas com muita qualidade. Nós, lembrando o vinho verde, dos sete ou oito “pesos”, do bar dos “Balantas”, andámos de quinta para quinta, entrando e provando em algumas, que sempre nos ofereciam o precioso líquido, verificámos em algumas o modo de fabricação do vinho, a limpeza e cuidado na preparação das pipas, o envelhecimento e armazenamento, em túneis abertos na rocha, por distâncias de centenas de metros, com temperaturas controladas, com o líquido armazenado em pipas de carvalho, que só tinham vida de cinco anos, depois eram destruídas, ficando somente uma pequena amostra para futura análise. Em algumas quintas também serviam comida à base de queijos, carne curtida, grelhados, saladas, pão de trigo ou centeio, e claro, vinho, branco ou tinto, e com fartura, só que nesta idade, havia controle, não como quando éramos jovens, mas mesmo que não quiséssemos, eram amáveis, insistiam para provar o precioso líquido, dizendo sempre que aquela quinta produzia o melhor vinho.
Um pequeno pormenor, em algumas quintas um pouco mais pequenas na sua dimensão, havia sempre um jardim com plantas aromáticas, no meio das vinhas, dizendo os responsáveis que era para atrair os insectos ou mosquitos que por ali viviam, deixando assim as uvas em paz, podendo crescer saudáveis.
Quando nos falaram em insectos ou mosquitos, logo nos lembrámos das “bolanhas” de Mansoa e arredores, onde aqueles malditos, pelo menos no começo da comissão, nos feriam muito mais que as palavras reles do seu normal vocabulário, do saudoso amigo e companheiro combatente, Curvas, alto e refilão.
Tony Borie, Maio de 2015
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Nota do editor
Último poste da série de 3 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14561: Libertando-me (Tony Borié) (15): Atravessando a Ponte Golden Gate, a pé, em S. Francisco
Guiné 63/74 - P14593: Manuscrito(s) (Luís Graça) (56): O rio, grande, da tua infância
O rio, grande, da tua infância
Nota do editor:
Último poste da série > 25 de abril 2015 > Guiné 63/74 - P14521: Manuscrito(s) (Luís Graça) (55): I'm sorry
por Luís Graça
Da serra, azul, de Montejunto
Às dunas da Praia da Areia Branca
Corria o rio,
Grande,
Da tua infância.
Era grande só de nome,
Era grande à tua escala,
Quando eras menino,
E nele brincavas,
Apanhando enguias,
Com o teu pai…
Lembras-te ?
Usavam um velho chapéu de chuva,
Preto,
Como se fosse um camaroeiro.
Só era verdadeiramente grande
Quando violento,
Galgando casas e campos,
O rio, grande, da tua infância.
Até Deus ficava isolado
Na igreja do convento,
Deus,
Os presos da cadeia comarcã
E a mestre escola.
Nos dias de inundações e enxurradas,
Fazia-se gazeta à escola e à missa.
Lembras-te
Como era larga a foz
E grandes as férias de verão,
Uma eternidade,
Duravam enquanto durasse o pião.
E havia uma ponte de madeira,
Com as Berlengas ao largo
E o cabo Carvoeiro, ao fundo,
E mais longe ainda,
Onde o sol se punha,
O mar, medonho, dos teus avoengos,
Desaparecidos
Entre as brumas da memória
Das Índias e dos Brasis
E o cacimbo matinal
Das bolanhas das Guinés.
Talvez houvesse, também,
Senhoras de chapéu alto,
Passeando em barcos a remos.
Já não te lembras dos barqueiros,
Passados todos estes anos.
Mas devia haver barqueiros,
No rio, grande, da tua infância,
Como no rio Sena
E nos quadros do Renoir.
Dizem que os vivos
Voltam sempre ao local do crime
Onde nasceram.
Mas um dia o tsunami do esquecimento
Irá varrer
A tua praia,
As tuas dunas,
O teu rio,
O adro do recreio da tua escola,
A tua rede neuronal,
O teu álbum de fotografias,
Amarelecidas, do Geba e do Corubal,
E os lugares da infância
Onde tu poderias ter sido feliz.
Mas quem sabe se foste feliz
Ou se poderias tê-lo sido ?
Felizmente que não há
Escalas de medição da felicidade,
Válidas e fiáveis.
Dizia-se que o rio, grande, da tua infância
Era navegável
No tempo dos fenícios, romanos e mouros,
Mas não era rio,
Era braço de mar, indomável,
Braço armado
Do terrível poder
De ditar as leis da vida e da morte,
De fecundar a terra
E de semear os cemitérios.
Nasceste a ouvir o mar,
O barulho do mar
E dos moinhos de vento
Que te deixaram os árabes.
Não sei o que está inscrito
No teu ADN,
Mas se Deus te marcou
É porque algum defeito te achou.
Batizaram-te cristão,
Na pia da igreja, gótica, do castelo,
Que foi românica,
E como antes tinha sido mesquita mourisca
Ou capela visigótica,
E, muito antes ainda, templo romano
Ou anta, dólmen, menir.
Perdeste-te, por amores e guerras,
No caminho sul de Santiago
E chamaram grande
Ao rio da tua infância.
Em noites de pavor palúdico.
Imaginavas-te numa piroga louca,
À deriva,
Pelo Rio Grande de Buba.
Nascia, pensavas tu, em Montejunto
O rio, grande, da tua infância,
E era azul a serra,
Vista do mar.
Mas tu nunca soubeste,
Em menino,
O que ficava por detrás do horizonte.
Por detrás de uma serra
Ficava outra serra,
Explicava-te a senhora professora de geografia,
Da 4ª classe
E do exame de admissão ao liceu.
Era curto o horizonte
Dos meninos da tua rua,
A rua do castelo
Que terminava no cemitério;
De um lado o mar,
Que era muito maior
Que o pobre rio, grande, da tua infância;
E do outro a silhueta, azul,
Da serra.
Que afinal não era tão alta
Como tu a vias
Da torre de menagem dos teus castelos
De brincar às guerras de mouros e cristãos,
Ou quando ias pescar enguias
No rio, grande, da tua infância.
Hoje sabes
Que tudo é à escala
Do que é infinitamente pequeno e humano.
E só Alá, dizem, é grande.
Da serra, azul, de Montejunto
Às dunas da Praia da Areia Branca
Corria o rio,
Grande,
Da tua infância.
Era grande só de nome,
Era grande à tua escala,
Quando eras menino,
E nele brincavas,
Apanhando enguias,
Com o teu pai…
Lembras-te ?
Usavam um velho chapéu de chuva,
Preto,
Como se fosse um camaroeiro.
Só era verdadeiramente grande
Quando violento,
Galgando casas e campos,
O rio, grande, da tua infância.
Até Deus ficava isolado
Na igreja do convento,
Deus,
Os presos da cadeia comarcã
E a mestre escola.
Nos dias de inundações e enxurradas,
Fazia-se gazeta à escola e à missa.
Lembras-te
Como era larga a foz
E grandes as férias de verão,
Uma eternidade,
Duravam enquanto durasse o pião.
E havia uma ponte de madeira,
Com as Berlengas ao largo
E o cabo Carvoeiro, ao fundo,
E mais longe ainda,
Onde o sol se punha,
O mar, medonho, dos teus avoengos,
Desaparecidos
Entre as brumas da memória
Das Índias e dos Brasis
E o cacimbo matinal
Das bolanhas das Guinés.
Talvez houvesse, também,
Senhoras de chapéu alto,
Passeando em barcos a remos.
Já não te lembras dos barqueiros,
Passados todos estes anos.
Mas devia haver barqueiros,
No rio, grande, da tua infância,
Como no rio Sena
E nos quadros do Renoir.
Dizem que os vivos
Voltam sempre ao local do crime
Onde nasceram.
Mas um dia o tsunami do esquecimento
Irá varrer
A tua praia,
As tuas dunas,
O teu rio,
O adro do recreio da tua escola,
A tua rede neuronal,
O teu álbum de fotografias,
Amarelecidas, do Geba e do Corubal,
E os lugares da infância
Onde tu poderias ter sido feliz.
Mas quem sabe se foste feliz
Ou se poderias tê-lo sido ?
Felizmente que não há
Escalas de medição da felicidade,
Válidas e fiáveis.
Dizia-se que o rio, grande, da tua infância
Era navegável
No tempo dos fenícios, romanos e mouros,
Mas não era rio,
Era braço de mar, indomável,
Braço armado
Do terrível poder
De ditar as leis da vida e da morte,
De fecundar a terra
E de semear os cemitérios.
Nasceste a ouvir o mar,
O barulho do mar
E dos moinhos de vento
Que te deixaram os árabes.
Não sei o que está inscrito
No teu ADN,
Mas se Deus te marcou
É porque algum defeito te achou.
Batizaram-te cristão,
Na pia da igreja, gótica, do castelo,
Que foi românica,
E como antes tinha sido mesquita mourisca
Ou capela visigótica,
E, muito antes ainda, templo romano
Ou anta, dólmen, menir.
Perdeste-te, por amores e guerras,
No caminho sul de Santiago
E chamaram grande
Ao rio da tua infância.
Em noites de pavor palúdico.
Imaginavas-te numa piroga louca,
À deriva,
Pelo Rio Grande de Buba.
Loruinhã, Praia da Areia Branca > Setembro de 2014 > O Rio Grande, a chegar à foz...
Foto: LG (2014)
Foto: LG (2014)
Nascia, pensavas tu, em Montejunto
O rio, grande, da tua infância,
E era azul a serra,
Vista do mar.
Mas tu nunca soubeste,
Em menino,
O que ficava por detrás do horizonte.
Por detrás de uma serra
Ficava outra serra,
Explicava-te a senhora professora de geografia,
Da 4ª classe
E do exame de admissão ao liceu.
Era curto o horizonte
Dos meninos da tua rua,
A rua do castelo
Que terminava no cemitério;
De um lado o mar,
Que era muito maior
Que o pobre rio, grande, da tua infância;
E do outro a silhueta, azul,
Da serra.
Que afinal não era tão alta
Como tu a vias
Da torre de menagem dos teus castelos
De brincar às guerras de mouros e cristãos,
Ou quando ias pescar enguias
No rio, grande, da tua infância.
Hoje sabes
Que tudo é à escala
Do que é infinitamente pequeno e humano.
E só Alá, dizem, é grande.
Lourinhã > c. 1940 > Ponte sobre o Rio Grande, na avenida e António José de Almeida... Foto de Francisco Fernandes. Cortesia da página no Facebook Lourinhã noutros tempos, mantida pela ADL - Associação para o Desenvolvimento da Lourinhã.
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Nota do editor:
Último poste da série > 25 de abril 2015 > Guiné 63/74 - P14521: Manuscrito(s) (Luís Graça) (55): I'm sorry
Guiné 63/74 - P14592: Parabéns a você (901): Fernando Valente (Magro), ex-Cap Mil do BENG 447 (Guiné, 1970/72) e Henrique Matos, ex-Alf Mil Art, CMDT do Pel Caç Nat 52 (Guiné, 1966/68)
Nota do editor:
Último poste da série > 5 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14567: Parabéns a você (900): Joaquim Gomes Soares, ex-1.º Cabo At Inf da CCAÇ 2317 (Guiné, 1968/69)
sábado, 9 de maio de 2015
Guiné 63/74 - P14591: Convívios (678): Encontro do pessoal da CCS/BCAV 2868, dia 27 de Junho de 2015 em Aveiras de Cima (José Carmino Azevedo)
O nosso camarada José Carmino Azevedo (ex-Soldado Condutor Auto Rodas da CCAV 2487/BCAV 2868, Bula, 1969/71), solicita o anúncio de mais um Encontro do pessoal da CCS do seu Batalhão.
ENCONTRO DO PESSOAL DA CCS/BCAV 2868
(Guiné, 1969/70)
DIA 27 DE JUNHO DE 2015
AVEIRAS DE CIMA
EMENTA:
Lombo assado
e
Bacalhau com natas
PREÇO: 18,00 Euros
RESTAURANTE: Pôr do Sol 2
Estrada Nacional, 366
Aveiras de Cima
Contacto para inscrições: 919 143 520
____________
Nota do editor
Último poste da série de 8 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14588: Convívios (677): Mais um Encontro do pessoal da Magnífica Tabanca da Linha, desta feita no próximo dia 21 de Maio, em Arneiro, S. Domingos de Rana (José Manuel Matos Dinis)
ENCONTRO DO PESSOAL DA CCS/BCAV 2868
(Guiné, 1969/70)
DIA 27 DE JUNHO DE 2015
AVEIRAS DE CIMA
EMENTA:
Lombo assado
e
Bacalhau com natas
PREÇO: 18,00 Euros
RESTAURANTE: Pôr do Sol 2
Estrada Nacional, 366
Aveiras de Cima
Contacto para inscrições: 919 143 520
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Nota do editor
Último poste da série de 8 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14588: Convívios (677): Mais um Encontro do pessoal da Magnífica Tabanca da Linha, desta feita no próximo dia 21 de Maio, em Arneiro, S. Domingos de Rana (José Manuel Matos Dinis)
Guiné 63/74 - P14590: Agenda cultural (397): Apresentação do livro "O General Ramalho Eanes e a História Recente de Portugal" - 1.º Volume, dia 14 de Maio de 2015, pelas 15 horas, na Messe Militar do Porto, Praça da Batalha (Manuel Barão da Cunha)
APRESENTAÇÃO DO LIVRO "O GENERAL RAMALHO EANES E A HISTÓRIA RECENTE DE PORTUGAL" - 1.º VOLUME, DIA 14 DE MAIO DE 2015, PELAS 15H00, NA MESSE MILITAR DO PORTO - PRAÇA DA BATALHA
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Nota do editor
Último poste da série de 7 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14579: Agenda cultural (396): no 70º aniversário do final da II Guerra Mundial, uma sugestão iimperdível: três obras-primas do realizador de cinema italiano Roberto Rossellini: Roma, Cidade Aberta (1945), Paisá-Libertação (1946) e Alemanha, Ano Zero (1948)...Em cartaz, em cópias restauradas, em Lisboa (Espaço Nimas) e no Porto (Teatro do Campo Alegre)
C O N V I T E
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Nota do editor
Último poste da série de 7 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14579: Agenda cultural (396): no 70º aniversário do final da II Guerra Mundial, uma sugestão iimperdível: três obras-primas do realizador de cinema italiano Roberto Rossellini: Roma, Cidade Aberta (1945), Paisá-Libertação (1946) e Alemanha, Ano Zero (1948)...Em cartaz, em cópias restauradas, em Lisboa (Espaço Nimas) e no Porto (Teatro do Campo Alegre)
Guiné 63/74 - P14589: A bianda nossa de cada dia (3): o melhor casqueiro da zona leste, amassado e cozido em forno a lenha pelo Jacinto Cristina e pelo Manuel Sobral, no destacamento da ponte Caium... Mas nem só de pão viviam os homens do 3º Gr Comb, os "fantasmas do leste", da CCAÇ 3546 (Piche, 1972/74)
Foto nº 1 A
Footo nº 1
Foto nº 2
Foto nº 3
Foto nº 4
Foto nº 5
Foto nº 6
Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Setor de Piche > CCAÇ 3546 (1972/74) > Destacamento da Ponte de Caium, guarnecido pelo 3º grupo de combate, "Os fantasmas do leste".(*)
Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Setor de Piche > CCAÇ 3546 (1972/74) > Destacamento da Ponte de Caium, guarnecido pelo 3º grupo de combate, "Os fantasmas do leste".(*)
Fotos: © Jacinto Cristina (2010). Todos Todos os direitos reservados. [EDição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. A ponte, a padaria e o padeiro... O forno foi construído na parte inferior da ponte... Como o espaço era acanhado, tudo se aproveitava... O forno e a cozinha ficavam do lado esquerdo, no sentido Piche-Buruntuma...
De costas, em tronco nu, vê-se o Manuel da Conceição Sobral (que vive hoje em Cercal do Alentejo, Santiago do Cacém), e era o ajudante de padeiro (Foto nº 1). O Jacinto Cristina, o padeiro, está a enfornar (Foto nº 1A)...
No destacamento da ponte de Caium estava um grupo de combate, à época pertencente à CCAÇ 3546 (Piche, 1972/74). O Sobral e o Cristina faziam reforço das 4 às 6 da manhã. Por volta das 5h/5h30, um deles ia amassar a farinha (12 kg / dia)... O outro ficava de reforço até às 6. Depois das seis, até às 8h/8h30, ficavam os dois a trabalhar. Às 9h já havia pão fresco...
Todos os dias coziam. Tinham um stock de farinha que dava para um mês. Faziam uma média de 30 pães de 400 gramas, por dia. Como bons tugas, os camaradas que defendiam a ponte, adoravam pão!... O resto do dia os padeiros descansavam, ou jogavam à bola, ou brincavam no rio, quando levava água...
O Sobral era o apontador do morteiro 81 e o Cristina o municiador. Portanto, uma parelha completa! Também havia um morteiro 10,7, ao cuidado do Pinto e do Algés. O 81 ficava do lado direito, à saída da ponte, no sentido de Buruntuma. O 10,7 ficava no lado esquerdo, junto ao paiol, também no sentido de Buruntuma... Mais à frente estava o 1º cabo Torrão, apontador da HK 21 (irá morrer em 14 de Junho de 1973). Também havia o morteiro 60 e a bazuca 8,9.
O Sobral era o apontador do morteiro 81 e o Cristina o municiador. Portanto, uma parelha completa! Também havia um morteiro 10,7, ao cuidado do Pinto e do Algés. O 81 ficava do lado direito, à saída da ponte, no sentido de Buruntuma. O 10,7 ficava no lado esquerdo, junto ao paiol, também no sentido de Buruntuma... Mais à frente estava o 1º cabo Torrão, apontador da HK 21 (irá morrer em 14 de Junho de 1973). Também havia o morteiro 60 e a bazuca 8,9.
O Cristina (eu trato-o sempre por Jacinto, pai da minha querida amiga engª Cristina Silva e sogro do meu querido amigo, dr. Rui Silva) tornou-se de tal maneira imprescindível (por causa do "pão nosso de cada dia") que, além de municiador (e apontador, quando necessário) do morteiro 81, ficou na ponte de Caium 14 meses (em rigor, 13, se descontarmos o glorioso mês de férias, em abril de 1973, em que veio a casa para estar com a mulher e a filha; com ele, de férias, vieram também o Pinto, o Charlot e o Algés; no avião da TAP, uma alegria!...Já não se lembra de quanto pagou... "Seis contos, para aí", diz-me ele).
Diziam que era o melhor casqueiro da Zona Leste... Na foto nº 2 o Jacinto está varrer e a limpar o forno... Na foto nº 3, está a fazer um petisco, ou não fosse ele um alentejano dos quatro costados... Na foto nº 4, está a barbear-se... Mesmo com o metro quadrado mais caro da Guiné, nas "suites" da Ponte Caium não faltava nada... O chuveiro era um bidão de 200 litros, furado...
Terrível foi aquele período de um mês (entre meados de maio e junho de 1973) em que o destacamento esteve sem reabastecimentos, sem farinha, sem pão... Por que a fome era negra, meteram-se a caminho de Piche, a 14 de junho de 1973, tendo sofrido uma brutal emboscada, em que morreram o 1º cabo apontador de metralhadora David Fernandes Torrão, e os soldados atiradores Carlos Alberto Graça Gonçalves ("Charlot"), Hermínio Esteves Fernandes e José Maria dos Santos...
Disse-me o Jacinto Cristina (que ficou na ponte a tomar conta do seu morteiro 81), que os corpos foram cortados em quatro, com rajadas de Kalash... O bigrupo do PAIGC (onde foram referenciados cubanos) levou cinco armas (incluindo a do furriel que foi projectado com o impacto do RPG7, juntamente com o sold cond auto Rocha, o Florimundo ).
Uns meses antes, em 19 de Fevereiro de 1973, tinha morrido o fur mil op esp Amândio de Morais Cardoso, na sequência da desmontagem de uma armadilha de caça. Essa cena passou-se debaixo dos olhos do Cristina que se salvou, ao pressentir o perigo.
Uns meses antes, em 19 de Fevereiro de 1973, tinha morrido o fur mil op esp Amândio de Morais Cardoso, na sequência da desmontagem de uma armadilha de caça. Essa cena passou-se debaixo dos olhos do Cristina que se salvou, ao pressentir o perigo.
Soldado atirador, o Cristina era, como já dissemos, municiador do morteiro 81. Mas, uma vez que Piche ficava longe e era preciso fazer pão todos os dias, aprendeu a arte de padeiro (que depois seria o seu ganha-pão, em Figueira de Cavaleiros, Ferreira do Alentejo, onde vive, hoje já refiormado; durante anos, teve um negócio próprio na área da panificação; passei várias vezes pela casa e padaria, e trazia para Lisboa o seu pão feito na hora; pude, pois, comprovar que o seu "casqueiro" era, de facto, o melhor da região).
Como se percebe pelas fotografias, as estruturas da ponte foram aproveitadas ao milímetro...
Na foto nº 6 (s/d, tirada na época seca, em 1973), o destacamento é visto da margem esquerda do Rio Caium, a sul da estrada, no sentido Buruntuma-Piche. Segundo o Carlos Alexandre (, de alcunha, "Peniche"), ao examinar melhor uma imagem destas que lhe mandei, com maior resolução, vê que à entrada do tabuleiro, estão dois camaradas que parecem ser o Cristina e o Sobral.
Um novo troço da estrada Piche-Buruntuma estava então em construção, a cargo da Tecnil. De Nova Lamego a Piche já se ia, há muito, em estrada asfaltada. Daí talvez este desvio, contornando a ponte e atravessando. O desvio é visível (parcialmente, em primeiro plano) na foto nº 6.
Na época seca, o rio Caium ficava seco (ou reduzia-se a um pequeno charco à volta da ponte). Este rio é um afluente do Rio Coli, que fica a sul da estrada Nova Lamego-Piche-Buruntuma e serve de linha fronteiriça entre a Guiné-Bissau e a Guiné-Conacri.
2. Quem passou por aqui, entre Piche e Buruntuma, dificilmente acredita que um homem pudesse aguentar mais do que um mês, dois meses, neste Bu...rako. Recorde-se aqui a opinião, autorizada, do nosso camarada Luís Borrega (que infelizmdente, já nos deixou, em agosto de 2013, ficando vazio o seu lugar à sombra do nosso poilão):
"Se houvesse um ranking para os maiores BURACOS da Guiné, Ponte Caium estaria certamente no TOP TEN, e provavelmente dentro dos 10, muito à cabeça (...) . O destacamento tinha que ser rendido a cada três semanas, (só em teoria), pela necessidade de géneros, mas também porque psicologicamente era o máximo de tempo que (...) podia aguentar. No entanto só éramos rendidos mês e meio ou dois meses depois. Numa das vezes estivemos 15 dias a sobreviver só com latas de atum, café e pão confeccionado sem fermento. Podem imaginar a qualidade desta panificação. Não havia mais nada no depósito de géneros. Era o meu grupo de combate que estava lá nessa altura. Foi um bocado complicado lidar com a situação, especialmente acalmar a guarnição" (...).
Houve quem vivessse e sobrevivesse na Ponte Caium, comendo o pão que o Cristina e o Sobral amassaram e cozaram, sempre com dedicação e carinho... Mas também lembrando aos camaradas que defendiam a ponte e aos transeuntes, que "nem só do pão vive o homem (**),,,
Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Ponte Caium > Ao lado de um memorial aos mortos do 3º Gr Comb da CCAÇ 3546 (1972/74) ("Honra e Glória: Fur Mil Cardoso, 1º Cabo Torrão, Sold Gonçalves, Fernandes, Santos, Sold AP Dani Silva. 3º Gr Comb, Fantasmas do Leste,. Guiné- 72/74"; ainda existia em 2010, no tabuleiro da ponte esta base "Nem só de pão vive o home. Guiné, 1972-1974".
Foto: © Eduardo Campos (2010) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados.
Guiné > Zona Leste > Região de Gabu > Setor de Piche > Carta de Piche > Localização (assinalada a amarelo) da Ponte do Rio Caium, na estrada Piche (a sudoeste)-Buruntuma (nordeste, junto à fronteira com a Guiné-Conacri), sensivelmente a meio entre as duas localidades. O Rio Caium corre para sul, sendo um afluente do Rio Coli (que separa os dois países, num largo troco da fronteira leste).
Imfografia: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné (2015)
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Notas do editor:
(*) 24 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7033: Álbum fotográfico de Jacinto Cristina, o padeiro da Ponte Caium, 3º Gr Comb da CCAÇ 3546, 1972/74 (1): O melhor pão da zona leste...
(**) Último poste da sérei 26 de setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7039: Álbum fotográfico de Jacinto Cristina, o padeiro da Ponte Caium, 3º Gr Comb da CCAÇ 3546, 1972/74 (3): De facto, Eduardo, nem só de pão vive o homem...
(*) 24 de Setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7033: Álbum fotográfico de Jacinto Cristina, o padeiro da Ponte Caium, 3º Gr Comb da CCAÇ 3546, 1972/74 (1): O melhor pão da zona leste...
(**) Último poste da sérei 26 de setembro de 2010 > Guiné 63/74 - P7039: Álbum fotográfico de Jacinto Cristina, o padeiro da Ponte Caium, 3º Gr Comb da CCAÇ 3546, 1972/74 (3): De facto, Eduardo, nem só de pão vive o homem...
sexta-feira, 8 de maio de 2015
Guiné 63/74 - P14588: Convívios (677): Mais um Encontro do pessoal da Magnífica Tabanca da Linha, desta feita no próximo dia 21 de Maio, em Arneiro, S. Domingos de Rana (José Manuel Matos Dinis)
1. Mensagem do nosso camarada José Manuel Matos Dinis (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71), Amanuense da Magnífica Tabanca da Linha, em efectividade de serviço, com data de 7 de Maio de 2015:
Viva Carlos, boa tarde!
Prosto-me a teus pés e,
Volto a contar contigo para publicitares o próximo encontro da MAGNÍFICA, pois se não o fizeres, corro o risco de ser degradado para um qualquer lugar que não tenha as magníficas praias de S.Tomé, e sem os privilégios antigos e tolerantes de um outro degradado de luxo naquelas paragens.
De facto, S. Ex.ª o Senhor Comandante Rosales criou um interregno nos seus múltiplos afazeres, e mandou-me conduzi-lo a um lugar respeitoso, respeitado, e onde se servem famosas refeições, que se presume susceptível de nos fazer esquecer Oitavos. Não tem a mesma vista, nem a mesma facilidade de estacionamento, mas situa-se a meio da linha, pelo que em princípio será de mais fácil acesso para a maioria. Tem fama de bom serviço, que já é um contributo para a adaptação. O preço é que medra para os 20 aéreos (mas é equivalente para a Marinha, como para o Exército. Em suma, é de 20 paus para cada um, e de qualquer origem). Acabada a diligência, depositei S. Ex.ª na sua residência no nobiliário Monte Estoril, que me incumbiu de esmero nesta tarefa de promoção.
Tratando-se de pessoa afável, mas vingativo, apelo ao teu coração e à tua criatividade, para me salvares da terrível punição em caso do seu, dele, desagrado.
Hei-de pagar-te.
Nota - peço que preserves a imagem de Oitavos para esta convocatória, no sentido de evitar uma crise de identidade..
Então lá vai:
Conforme diversos relatos oficiais e particulares, faltou muita seriedade à empresa de Oitavos relativamente ao serviço do último encontro. Nessa esteira, e levando em conta o politicamente correcto, S. Ex.ª deu acolhimento a vários protestos sobre a qualidade, a quantidade, e a (in)delicadeza do serviço, para além da traição vínica, o costumeiro e honesto Esteva douriense, substituído por uma zurrapa não sei de onde. Dessa decisão decorreu a transferência, definitiva ou provisória, para outro local de amesentação, onde a tertúlia possa continuar a proporcionar magníficos e saudáveis encontros de confraternização. Tal mudança tem custos: a refeição completa tem novo preço, que já foi referido e não me atrevo a repetir, e o vinho passa a ser da Ermelinda, e do mais fracote dos produzidos naquela casa. De resto, continua a haver breves entradas, e uma escolha de duas sobremesas. Também haverá uma escolha de dois pratos. Esta concepção de ementa implica que ninguém se esqueça de notificar as escolhas com que deseja ser contemplado.
Assim, da estrada do Guincho, passamos para o Arneiro, a S. Domingos de Rana. Saindo da A5, vira-se logo à direita, passam-se 3 indicações do Arneiro, e vira-se à direita, onde o Caseiro está a breves 100 metros. Há uma dúzia de lugares ali à porta, e os atrasados terão que procurar nos quarteirões próximos.
Sobre os comeres, como já referi haverá "couvert", pratos e sobremesas à escolha, rematados com café, mai-la pinga, pelo valor citado de 20 paus. E o que se poderá escolher, perguntarão os excelentíssimos tertulianos. Nos pratos existem as alternativas de arroz de tamboril e maminha (uma carne grelhada) fatiada, enquanto nas sobremesas as alternativas serão delícia de nata com chocolate quente e salada de frutas. O "couvert" constará de pão, manteiga, patês, queijo de cabra com azeite e orégãos.
Vamos a alinhar, que o IMI já passou. As respostas e inscrições terão que chegar até ao dia 18, segunda-feira. Peço ao Manuel Resende para divulgar no blogue da Magnífica. Há alguns camaradas sem identificação de contacto, casos de Filipe (amigo do Pires), Tirano, Zé Rosales, Rogê, Santiago e Sottomouro.
Com os habituais desejos de saúde, boa disposição, e tostões para estragos, S. Ex.ª o Senhor Comandante Rosales abraça-vos, e refere estar atento aos faltosos, desertores e outros complicados, mas para quem vier a apresentar-se promete o derretimento máximo.
A minha humilde pessoa deseja que no dia 21 compareçam com muita e espontânea alegria.
Abraços fraternos
JD
____________
Nota do editor
Último poste da série de 7 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14582: Convívios (676): VI Almoço do pessoal da CCS do BCAÇ 2834 (Buba, 1968/69), dia 20 de Junho de 2015 em Mira (Flávio Ribeiro, Op Cripto)
Viva Carlos, boa tarde!
Prosto-me a teus pés e,
Volto a contar contigo para publicitares o próximo encontro da MAGNÍFICA, pois se não o fizeres, corro o risco de ser degradado para um qualquer lugar que não tenha as magníficas praias de S.Tomé, e sem os privilégios antigos e tolerantes de um outro degradado de luxo naquelas paragens.
De facto, S. Ex.ª o Senhor Comandante Rosales criou um interregno nos seus múltiplos afazeres, e mandou-me conduzi-lo a um lugar respeitoso, respeitado, e onde se servem famosas refeições, que se presume susceptível de nos fazer esquecer Oitavos. Não tem a mesma vista, nem a mesma facilidade de estacionamento, mas situa-se a meio da linha, pelo que em princípio será de mais fácil acesso para a maioria. Tem fama de bom serviço, que já é um contributo para a adaptação. O preço é que medra para os 20 aéreos (mas é equivalente para a Marinha, como para o Exército. Em suma, é de 20 paus para cada um, e de qualquer origem). Acabada a diligência, depositei S. Ex.ª na sua residência no nobiliário Monte Estoril, que me incumbiu de esmero nesta tarefa de promoção.
Tratando-se de pessoa afável, mas vingativo, apelo ao teu coração e à tua criatividade, para me salvares da terrível punição em caso do seu, dele, desagrado.
Hei-de pagar-te.
Nota - peço que preserves a imagem de Oitavos para esta convocatória, no sentido de evitar uma crise de identidade..
Então lá vai:
CONVÍVIO DA MAGNÍFICA TABANCA DA LINHA
DIA 21 DE MAIO DE 2015, EM S. DOMINGOS DE RANA
Conforme diversos relatos oficiais e particulares, faltou muita seriedade à empresa de Oitavos relativamente ao serviço do último encontro. Nessa esteira, e levando em conta o politicamente correcto, S. Ex.ª deu acolhimento a vários protestos sobre a qualidade, a quantidade, e a (in)delicadeza do serviço, para além da traição vínica, o costumeiro e honesto Esteva douriense, substituído por uma zurrapa não sei de onde. Dessa decisão decorreu a transferência, definitiva ou provisória, para outro local de amesentação, onde a tertúlia possa continuar a proporcionar magníficos e saudáveis encontros de confraternização. Tal mudança tem custos: a refeição completa tem novo preço, que já foi referido e não me atrevo a repetir, e o vinho passa a ser da Ermelinda, e do mais fracote dos produzidos naquela casa. De resto, continua a haver breves entradas, e uma escolha de duas sobremesas. Também haverá uma escolha de dois pratos. Esta concepção de ementa implica que ninguém se esqueça de notificar as escolhas com que deseja ser contemplado.
Assim, da estrada do Guincho, passamos para o Arneiro, a S. Domingos de Rana. Saindo da A5, vira-se logo à direita, passam-se 3 indicações do Arneiro, e vira-se à direita, onde o Caseiro está a breves 100 metros. Há uma dúzia de lugares ali à porta, e os atrasados terão que procurar nos quarteirões próximos.
Sobre os comeres, como já referi haverá "couvert", pratos e sobremesas à escolha, rematados com café, mai-la pinga, pelo valor citado de 20 paus. E o que se poderá escolher, perguntarão os excelentíssimos tertulianos. Nos pratos existem as alternativas de arroz de tamboril e maminha (uma carne grelhada) fatiada, enquanto nas sobremesas as alternativas serão delícia de nata com chocolate quente e salada de frutas. O "couvert" constará de pão, manteiga, patês, queijo de cabra com azeite e orégãos.
Vamos a alinhar, que o IMI já passou. As respostas e inscrições terão que chegar até ao dia 18, segunda-feira. Peço ao Manuel Resende para divulgar no blogue da Magnífica. Há alguns camaradas sem identificação de contacto, casos de Filipe (amigo do Pires), Tirano, Zé Rosales, Rogê, Santiago e Sottomouro.
Com os habituais desejos de saúde, boa disposição, e tostões para estragos, S. Ex.ª o Senhor Comandante Rosales abraça-vos, e refere estar atento aos faltosos, desertores e outros complicados, mas para quem vier a apresentar-se promete o derretimento máximo.
A minha humilde pessoa deseja que no dia 21 compareçam com muita e espontânea alegria.
Abraços fraternos
JD
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Nota do editor
Último poste da série de 7 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14582: Convívios (676): VI Almoço do pessoal da CCS do BCAÇ 2834 (Buba, 1968/69), dia 20 de Junho de 2015 em Mira (Flávio Ribeiro, Op Cripto)
Guiné 63/74 - P14587: Efemérides (186): 8 de maio de 1945: o fim da II Guerra Mundial na Europa, com a capitulação da Alemanha nazi... O mundo não voltaria mais a ser o mesmo...
Brlim > 3 de junho de 1945 > O Reichstag em ru+inaa, um mês depois da rendição dos alemães (a 2 de maio, em Berlim, e a 8 de maio, em todos os teatros de operações). Imagem do Imperial War Museum, Londres. Domínio público. Cortesia de Wiki Commons.
Berlim > 21 de março de 2015 > O histórico edifício do Reichtag, hoje sede do parlamento federal alemão (Bundestag) (desde 1999). O edifício foi profundamente remodelado sob a direção do arquiteto inglês Sir Norman Foster.
Berlim > 21 de março de 2015 > Ediífício do Reichtag, hoje sede do parlamento federal alemão (Bundestag) (desde 1999) > A famosa cúpula de vidro e aço desenhada pelo arquiteto inglês Sir Norman Foster. A original (de 1894) foi destruída pelo incêndio de 1933 e pelos bombardeamentos da II Guerra Mundial...
Berlim > 21 de março de 2015 > Edifício do Reichtag, hoje sede do parlamento federal alemão (Bundestag) (desde 1999) > Aspeto do interior da famosa cúpula de vidro e aço, desenhada pelo arquiteto inglês Sir Norman Foster, e que é um os ex-libris da cidade, "fénix renascida" do triplo pesadelo que foi o regime nazi (1933-1945), a II Guerra Mundial e a divisão da Alemanha e da cidade de Berlim durante a ocupação e o período da guerra fria... Recorde-se que o muro de Berlim caiu em 1989 e a reunificação da Alemanha é do ano seguinte.
Berlim > 21 de março de 2015 > Edifício do Reichtag, hoje sede do parlamento federal alemão (Bundestag) (desde 1999) > Aspeto, já ao pôr do sol, do interior da famosa cúpula de vidro e aço, desenhada pelo arquiteto inglês Sir Norman Foster,
Berlim > 21 de março de 2015 > Ediífício do Reichtag, hoje sede do parlamento federal alemão (Bundestag) (desde 1999) > Interior da cúpula > Exposição documental sobre a história do parlamento alemão (construído em 1894, e já um cúpula de vidro e aço. no tempo do Kaiser Guilherme I), > Imagem das primeiras tropas soviéticas que ocuparam o edifício em 2 de maio de 1945.
Berlim > 21 de março de 2015 > A porta de Brandemburgo vista da cúpula do edífício do Reichtag.
Berlim > 22 de março de 2015 > Com a porta de Brandemburgo, um numeroso grupo de adolescentes nipónicos tira a sua "foto de família"... Recorde-se que a rendição incondicional do Japão, na II Guerra Mundial, só se vai verificar no dia 2 de setembro de 1945, três meses do colapso de Berlim...
Berlim > 22 de março de 2015 > As portas de Brandemburgo, Lê-se na Infopédia, e reproduz-se aqui com a devida vénia:
"As Portas de Brandemburgo, construídas entre 1788 e 1791, são o que resta da entrada na cidade de Berlim pela Avenida Unter den Linden [, a famosa Avenida das Tílias]. A construção do monumento ficou a dever-se ao arquiteto Carl Gottard Langhans, na época em que era Diretor de Arquitetura em Berlim.Trata-se de um pórtico colunado com seis pares de colunas dóricas encimadas por entablamento como se apresentam os propileus gregos. A famosa Quadriga da Vitória, uma estátua com um coche de gala puxado por quatro cavalos, remata todo o conjunto. É ainda ladeado por dois corpos laterais simétricos, porticados e sobrepujados com frontão triangular. A sobriedade monumental reflete a vontade que a Alemanha exprimia em ser uma continuadora da tradição arquitetónica da Grécia. A ordem dórica, embora exprimindo mais eficazmente a simplicidade e grandeza clássica, era ao mesmo tempo pouco flexível, razão pela qual não foi extensivamente usada durante o período neoclássico.
"O monumento reflete os ideais autocráticos pela sua monumentalidade, conseguida através do uso de elementos classicistas. Evocando os arcos de triunfo, apresenta uma maior frieza precisamente pelo uso da ordem dórica. A estrutura ficou bastante danificada durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido restaurada em 1957-58. Entre 1961 e 1989 o muro de Berlim vedava o acesso a esta entrada por alemães orientais e ocidentais. Em consequência da reunificação alemã, as portas foram reabertas em 1989."...
Berlim > 21 de março de 2015 > > Portas de Brandemburgo > A Quadriga, a escultura que reprsenta a deusa (romana) Vitória a conduzir o seu coche, é da autoria do alemão Johann Gottfried Schadow (1764-1850), tendo sido adicionada à porta em 1793/94. Em 1806, Napoleão, derrotados os prussianos em Jena, trouxe a quadriga como troféu para Paris. Derrotado Napoleão oito anos depois, a escultura é trazida de volta. É então, que recebe a cruz de ferro (uma condecoração militar instituída pelo rei da Prússia, Fredereco Guilherme III) com uma águia prussiana no topo. Concebida originalmente como uma "porta da paz", acabou sempre por estar associado aos valores do militarismo... Em 1933, a porta é atravessada pelo cortejo de archotes dos nazis, marcando simbolicamente o início do Reich dos mil anos...
Berlim > 22 de março de 2015 >Portas de Brandemburgo, A deusa Vitória conduzindo a Quadriga...
1. Em todas as guerras e em todos os regimes, ninguém dispensa o poder da propaganda... Umas das fotos-ícone do séc. XX foi tirada justamente aqui, no Reichtag, em 2 de maio de 1945, pelo fotojornalista Yevgeny Khaldei (Donetsk, Ucrânia, 1917- Moscovo, Rússia, 1997)...
Não reproduzimos aqui a foto por não estar inteiramente esclarecido se é do domínio público ou não. Mas continua, por enquanto, disponível na Wikipedia: um soldado soviético, em pose heróica, crava a bandeira vermelha, com a foice e o martelo, num dos cantos do telhado do Reichtag [, a antiga sede do parlamento da República de Weimar, proclamada em 9/11/1918], em Berlim. A capital do poderoso Reich dos mil anos tinha acabado de cair, sem honra nem glória, às mãos do exército de Staline.
Soube-se, todavia, mais tarde que a foto sofreu sucessivos "retoques artísticos"... por imperativos de propaganda. Uma das razões foi ditada pela necessidade de "limpar" a imagem do heróico soldado soviético... Afinal, o porta-bandeira de ocasião ostentava nos braços pelo menos dois relógios, supostamente provenientes de um saque...
No dia 2 maio de 1945, de manhãzinha, Yevgeny Khaldei estava no edifício do Reichstag, que os soviéticos tomavam erradamente como um dos símbolos do nazismo. (O Parlamento da república de Weimar foi incendiado em 1933, e esse cabo tenebroso acabou por dar pelnos poderes a Hitler)...
Três horas antes, o último comandante alemão que defendia a cida tinha capitulado, mas ainda havia combates esporádicos. Khaldei tinha sua câmera Leica com ele, além de uma bandeira soviética.
Três horas antes, o último comandante alemão que defendia a cida tinha capitulado, mas ainda havia combates esporádicos. Khaldei tinha sua câmera Leica com ele, além de uma bandeira soviética.
O fotógrafo militar, de 28 anos, tenente da marinha, de origem judia, encontrou um jovem camarada junto ao edifício do antigo parlamento, seriamente destruído pelas chamas e pelos bombardeamentos, persuadindo-o a subir ao telhado com a bandeira. Dois outros soldados do exército vermelho se juntaram a eles..
Khaldei tirou um rolo inteiro, ou seja, 36 fotografias. Uma delas tornou-se célebre, ao simbolizar a derrota da Alemanha nazi e a vitória do exército vermelho. Foi sabiamente usadas pela propaganda soviética, para quem o Reichtag tinha um valor simbólico... e não propriamente militar.
Vtima, ao que parece, do antissemitismo estalinista no pós-guerra, Khaldei caiu no esquecimento, e ele e a sua foto. Seria só em 1991, já depois da queda do muro de Berlim, e do desmoronamento da URSS, que um artista berlinense, Ernst Volland, se deparou por acaso com estas fotos de Khaldei em Moscovo, tendo decidiu publicá-las em livro.
Em 8 de maio de 2008, no aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, o museu Martin Gropius Bau, em Berlim, fez uma retrospectiva da obra de Khaldei, considerado o mais importanbe fotojornalista da era soviética. A exposição mostrou fotografias da "Grande Guerra Patriótica": a conquista, pelo exército vermelho, de Sofia, Bucareste, Budapeste e Viena, bem como a conferência de Potsdam e os julgamentos de Nuremberg. Também contava com fotografias da vida quotidiana na União Soviética, de antes e depois da guerra.
Khaldei não era, técnica, formal e esteticamente, um fotógrafo de grande estilo. Em contrapartida, teve o mérito de captar momentos historicamente importantes (e alguns únicos), ao longo de uma carreira de seis décadas. Pode-se lamentar que, do ponto de vista deontológico, o seu comportamento nem sempre tenha sido correto, como no caso da sua obra-prima fotográfica, a foto da bandeira vermelha no Reichtag. De qualquer modo, não deixa de ser um dos grandes fotojornalistas do séc. XX.
2. A história dessa falsificação, o "making off" da foto do Reichtag, foi reconstituída por Volland, o curador da exposição de Berlim. Segundo ele, Khaldei nessa mesma noite de 2 maio seguiu de avião para Moscovo, levando os negativos. Quando a imagem apareceu na revista Ogonjok, em 13 de maio de 1945, já havia um detalhe modificado. Na realidade, o soldado que está apoar o seu camarada com a bandeira tinha um relógio em cada pulso, o que só podia ser produto de roubo. Khaldei admitirá mais tarde que tinha riscado o relógio no braço direito do homem num dos negativos, usando uma agulha... Por outro lado, as nuvens negras de fumo, dando maior carga dramática e tom épica à foto, terão sido adicionadas mais tarde.... Enfim, na versão final, há uma nova bandeira, ondulando dramaticamente no vento.
Khaldei tirou um rolo inteiro, ou seja, 36 fotografias. Uma delas tornou-se célebre, ao simbolizar a derrota da Alemanha nazi e a vitória do exército vermelho. Foi sabiamente usadas pela propaganda soviética, para quem o Reichtag tinha um valor simbólico... e não propriamente militar.
Vtima, ao que parece, do antissemitismo estalinista no pós-guerra, Khaldei caiu no esquecimento, e ele e a sua foto. Seria só em 1991, já depois da queda do muro de Berlim, e do desmoronamento da URSS, que um artista berlinense, Ernst Volland, se deparou por acaso com estas fotos de Khaldei em Moscovo, tendo decidiu publicá-las em livro.
Em 8 de maio de 2008, no aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, o museu Martin Gropius Bau, em Berlim, fez uma retrospectiva da obra de Khaldei, considerado o mais importanbe fotojornalista da era soviética. A exposição mostrou fotografias da "Grande Guerra Patriótica": a conquista, pelo exército vermelho, de Sofia, Bucareste, Budapeste e Viena, bem como a conferência de Potsdam e os julgamentos de Nuremberg. Também contava com fotografias da vida quotidiana na União Soviética, de antes e depois da guerra.
Khaldei não era, técnica, formal e esteticamente, um fotógrafo de grande estilo. Em contrapartida, teve o mérito de captar momentos historicamente importantes (e alguns únicos), ao longo de uma carreira de seis décadas. Pode-se lamentar que, do ponto de vista deontológico, o seu comportamento nem sempre tenha sido correto, como no caso da sua obra-prima fotográfica, a foto da bandeira vermelha no Reichtag. De qualquer modo, não deixa de ser um dos grandes fotojornalistas do séc. XX.
2. A história dessa falsificação, o "making off" da foto do Reichtag, foi reconstituída por Volland, o curador da exposição de Berlim. Segundo ele, Khaldei nessa mesma noite de 2 maio seguiu de avião para Moscovo, levando os negativos. Quando a imagem apareceu na revista Ogonjok, em 13 de maio de 1945, já havia um detalhe modificado. Na realidade, o soldado que está apoar o seu camarada com a bandeira tinha um relógio em cada pulso, o que só podia ser produto de roubo. Khaldei admitirá mais tarde que tinha riscado o relógio no braço direito do homem num dos negativos, usando uma agulha... Por outro lado, as nuvens negras de fumo, dando maior carga dramática e tom épica à foto, terão sido adicionadas mais tarde.... Enfim, na versão final, há uma nova bandeira, ondulando dramaticamente no vento.
Khaldei justificou-se, alegando que manipulou a foto por uma boa causa, o seu ódio ao nazismo... O seu pai e três das suas quatro irmãs foram assassinados pelos alemães... Uns anos antes de morrer (em 1997), disse publicamente que perdoava aos alemães, mas nunca poderia esquecer... O que se entende, porque é humano.
Conheceu grandes fotógrafos do seu tempo como Robert Capa (1913-1954), de seu nome verdadeiro, Endre Ernő Friedmann, judeu de origem húngara, um dos fundadores da agência Magnum. Tornaram-se amigos e Capa deu a Khaldei uma câmera "Speed Graphic", quando ambos faziam a cobertura dos julgamentos de crimes de guerra em Nuremberg.
Fonte: adaptação livre de The Art of Soviet Propaganda: Iconic Red Army Reichstag Photo Faked,
by Michael Sontheimer, in Berlin. Spiegel on line International, 7 may 2008.3. O fim da I Guerra Mundial foi o fim da Europa imperial, e a emergência dos EUA como grande potência... O fim da II Guerra Mundil foi o fim dos impérios coloniais, logo com a Inglaterra, em 1947, a abrir mão da "joia da coroa" que era a Índia... Foi também a divisão do mundo em dois blocos, polítco-militares, com um longo período de guerra fria, a emergência do movimento dos não-alinhados, o 3º Mundo, a descolonização...
Mas foram também os "trinta gloriosos", as três décadas de crescimento económico ininterrupto dos países europeus, sob a tutela dos EUA: o "milagre económico" alemão, francês, italiano... Um mundo (e um modelo de desenvolvimento) que entrou em crise, a partir de 1973, com o choque petrolífero, e acabou em 1989, com a queda do muro de Berlim... No meio de tudo isto, Portugal, país milenar, viu-se reduzido, em 1975, às fronteiras do séc. XIV e aos seus modestos 89 km mil quadrados, depois de ter levado a cabo, ingloriamente, a maior guerra do séc. XX, de baixa intensidade, em três teatros de operações, a milhares de quilómetros de distância, mobilizando mais de um milhão de homens, ao longo de quase década e meia... Essa guerra calhou-nos na rifa, à geração nascida com a (ou depois da) II Guerra Mundial... Feita a paz, e as contas, verficamos que o português é hoje a língua de 250 milhões de seres humanos, da Guiné ao Brasil, de Angola a Timor...O português é, verdadeiramente, a nossa "joia da coroa" e não é mais uma língua imperial...
De facto, a partir de 1945, o mundo não mais voltaria a ser como dantes... (LG)
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Nota do editor:
Último poste da série > 22 de abril de 2015 > Guiné 63/74 - P14500: Efemérides (185): Tabanca de Matosinhos, 10 anos de convívio fraterno e solidariedade que merecem ser festejados, com um almoço especial, animado com fados e guitarradas, na 4ª feira, dia 29 de abril, no sítio do costume, o Restaurante Milho Rei, Rua Heróis de França 721, Matosinhos, telef 22 938 5685 (José Teixeira)
Nota do editor:
Último poste da série > 22 de abril de 2015 > Guiné 63/74 - P14500: Efemérides (185): Tabanca de Matosinhos, 10 anos de convívio fraterno e solidariedade que merecem ser festejados, com um almoço especial, animado com fados e guitarradas, na 4ª feira, dia 29 de abril, no sítio do costume, o Restaurante Milho Rei, Rua Heróis de França 721, Matosinhos, telef 22 938 5685 (José Teixeira)
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