FRAGMENTOS GENUÍNOS - 8
Por Carlos Rios,
Ex-Fur Mil da CCAÇ 1420/BCAÇ 1857, Mansoa e Bissorã, 1965/66
Quartel de Mansoa visto do cimo do depósito da água
Entretanto via-me envolvido por uma situação de ansiedade e constrangimento, na medida em que o nível de solidariedade, amizade e confiança que existiam já no grupo, para além da responsabilidade que sentia por ter sido um dos mais entusiastas na formação do mesmo, e depois das experiências negativas da participação em conjunto com alguns dos Grupos de Comandos, levavam-me a não querer já vir a ser transferido para aquela força. Completamente inibido de autonomamente me dirigir ao Comando para transmitir esta questão fui logo após ter chegado a Mansoa, mandado chamar ao Comandante de Batalhão, Ten.Cor. Ferreira de Lemos, que se me dirigiu com toda a educação e respeito, que eram seu timbre, e argumentando com lisonja e na convicção de que me estava a convencer, do que eu mais desejava.
Disse: - Então o nosso Furriel quer deixar-nos - e mais um prolixo discurso que praticamente não ouvi, tal era o sentimento de satisfação por me resolverem uma encrenca, da qual não me conseguia ver livre. Apenas respondi:
- Mas, meu Coronel eu já não quero ir!
Palavras ditas e de imediato chamou o chefe da secretaria para mandar fazer um requerimento que de imediato assinei sem sequer o ler.
Saí dali leve que nem uma pena. Nunca mais se falou no assunto.
Não tive tempo de saborear esta pequena satisfação porque, penso que logo no dia seguinte, numa das colunas que fazíamos frequentemente na estrada para Bissau e a partir da antiga escola de Jugudul, fomos vítimas de violenta emboscada, que apanhando a retaguarda da coluna, cravou de tiros uma viatura com a nítida intenção de alvejar o condutor, o que não aconteceu devido ao extraordinário sangue frio deste, que ao ouvir o primeiro tiro, travou a fundo e se atirou para o chão, ficando a viatura inoperacional, sendo que inclusive o motor foi atingido; menos sorte teve o 527, 1.º Cabo Domingos Pereira, que sentado num dos bancos em cima da carroçaria foi atingido com seis tiros que o puseram à beira da morte. Reagimos de imediato e em poucos segundos depois de silenciada por parte do Rui, a metralhadora pesada que tinha provocado aquele grave acidente de guerra, este encarregou-me de fazer uma batida pela zona tendo a minha Secção reforçada com alguns milícias vasculhado por toda a tabanca e numa mata adjacente sem qualquer efeito. Do inimigo nem sombra nem qualquer informação por parte da pouca população que se manteve no local, pelo que regressado à estrada fui encarregado, depois de o Rui e o Monteiro terem rapidamente arrancado com o Pereira já extremamente debilitado pela perca de sangue para o quartel, viradas que tinham sido entretanto as viaturas naquele sentido, de preparar e rebocar a viatura atingida, no que o meu pessoal foi impressionantemente lesto e lá conseguimos regressar. Depois de um conjunto de incompreensões e observações perante um caso de extrema gravidade. nada abonatórios para alguns elementos combatentes de secretária do Comando do Batahão e que me eximo de pormenorizar, porquanto se tinha feito noite e os helicópteros não podiam aterrar, lá conseguiram ser demovidos e aceitar as opiniões apresentadas pelos mais jovens, sendo que de maneira pouco ortodoxa, a pista foi iluminada pelos faróis de todas as viaturas disponíveis, aquele meio foi posto em movimento, e o Pereira pôde ser evacuado para o Hospital de Bissau já a soro e em estado critico pela perca de sangue. Operado de urgência debateu-se entre a vida e a morte, vindo a ser evacuado para a Metrópole e conseguindo safar-se pois não tinha sido atingido nenhum órgão vital. Foi com um sentimento de profunda emoção e alegria que o pude abraçar num dos almoços de confraternização que fizemos, e onde conversámos e vim a saber que tinha já terminado a sua actividade profissional, fora emigrante em França, sendo que ainda tem alojada atrás do joelho esquerdo uma das balas.
Um heli faz uma evacuação. Ao fundo, mas bem perto, vê-se o fumo dos rebentamentos que persistem. O heli tem que sair rápido (“goss, goss”).
Durante o decorrer deste tempo e em altura que não tenho de memória, o Comandante de Companhia que tinha vindo substituir o inefável Manuel Caria, terminava a sua comissão. Não tenho do mesmo praticamente qualquer recordação excepto que se fazia acompanhar pela esposa, ficando o casal alojado numa vivenda fora do Quartel. Não era o nome da senhora mas o pessoal resolveu baptizá-la de “Delfina” e foi autora da nova frase carismática a par de “Rumo a Fulacunda”.
Numa das saídas fomos buscar o Capitão a casa e a Srª. D. “Delfina”, disse: - Cuidado Herberto – chamava-se o Comandante Herberto Nascimento; pronto, aquela Companhia era terrível, e a partir daí o simpático Cap. Nascimento, passou a ser o “tem cuidado Herberto”.
Em sua substituição apresentou-se o Cap. M. dos S. Recebido como de costume com todos os “novatos”, com o desinteresse e desconfiança daquele grupo de desmiolados. Este militar fazia questão de salientar já ter feito uma comissão na guerra de Angola como alferes miliciano. E perorava actos e acções de destemor e valentia durante aquele período. Pouco tempo passou e deu-se a primeira saída do novel Comandante da Companhia. Numa noite debaixo de forte temporal, sob chuva intensa e constante, com uma escuridão como só mesmo em África, no comando de um grupo constituído pelo nosso pelotão e o do Malaca dos Santos, avançámos através da floresta cada vez mais densa o que nos punha os sentidos em alerta permanente, que felizmente veio a sublimar-se com o amanhecer quando nos aproximámos de uma pequena bolanha onde, mais uma vez renasce o leit motiv da nossa presença nesta terra, no atravessamento da qual fomos vítimas de intenso tiroteio, o que levou a que a coluna se partisse, ficando ainda na retaguarda do outro lado da bolanha um conjunto do Malaca dos Santos. Na cabeça da coluna, como de costume corri de imediato acompanhado pelo incomparável Fajões e a sua bazooka e o Amorim (era o enfermeiro do Pelotão mas um inigualável combatente) e respondendo com a valentia e eficácia do Fajões que galvanizou o restante grupo que avançando a metralhar o sitio de onde vinha o tiroteio e desbaratou a emboscada, vindo o ouvir-se apenas esporadicamente alguns acordes da costureirinha “PPSH”. Tivemos de atravessar duas vezes a bolanha para trazer a reboque os elementos atrasados e reunificar as tropas.
O inaudito M. dos S. alapado atrás de um baga-baga, sem um som ou movimento olhos esbugalhados, olhava para tudo aquilo com um ar assarapantado e imbecilizado. O Fajões que passamos por ele diversas vezes disse que “o homem parece um Capador” daí lhe ficou o nome pelo qual entre a soldadagem ficou a ser conhecido por esse apodo.
Alguém o ouviu comentar junto de diversos elementos do Comando.
Foi uma actuação de loucos!
Nunca vi nada assim! Correram mais de duzentos metros de peito aberto para cima dos turras, desprotegidos no meio de um intenso tiroteio! São doidos! Perfeitamente doidos.
A investida suicida de peito aberto de frente para as posições inimigas, foi remédio santo, emudeceu para sempre as suas basófias. Mas, a verdade, é que era a nossa única chance, ou os desalojavamo-los, ou deixávamos um pequeno grupo isolado à sua mercê e já tínhamos na Companhia uma triste experiência dessa situação.
Alguns pequenos intervalos com que procurava-mos descomprimir, mais não eram que o reconhecimento da intensa e profunda entrega à missão que desenvolvíamos com desesperante angustia, profundo desgaste e sofrimento, eram gotas balsâmicas, numa permanente situação de tormento, ansiedade e cansaço físico e psicológico que era o nosso quotidiano em permanente estado de guerra, com fugidios e muitas vezes atrozmente interrompidos momentos de descanso.
A certeza adquirida nesta permanência em Mansoa era para além das dificuldades, sofrimento e revezes da Companhia, ainda uma constatação de violência e tragédia na área da nossa intervenção.
Algum tempo após estes graves incidentes, fui confrontado com o reactivar de uma realidade já sublimada pelo tempo e que me reactivou os sentidos de terror, pequenez e impotência ao enfrentar um inimigo invisível e tremendo: as minas.
Encontrando-me com alguns camaradas, de entre os quais estava o meu amigo J.M.Bastos, na esplanada do clube os Balantas, vestido eu à civil, (ainda me lembro da vestimenta - calções de caqui e uma camisa de seda multicolorida, ao bom estilo africano, e uns mocassins) - estava pinoca o saloio, quando ouvimos um grande rebentamento para os lados de Encheia. De imediato corremos ao quartel e tal e qual como estava pus o cinturão em que tinha sempre para além das cartucheiras, quatro granadas e pegando na G3, material que sempre mantinha pendurado à cabeceira da cama, pedindo ainda a entrega de um dilagrama, e montados os diversos pelotões em viaturas, dirigimo-nos para a estrada de Encheia.
O quadro com que nos deparámos foi aterrador. Sendo aquela picada, junto da qual haviam diversas tabancas considerada “controlada”, uma carrinha (mini-autocarro) vinha com alguma frequência de Bissau até junto da cambança para Encheia, transportando população e toda uma parafernalha de utensílios para a localidade e para as já referidas tabancas. Nesta viagem e a pouco menos de 500 metros do local onde habitualmente parava, pisou uma mina, que explodindo desfez literalmente a viatura, espalhando pelas redondezas mortos e feridos, um horror incomensurável, de tal maneira que o Zé Manuel Bastos e o seu grupo tiveram que recolher para cima de um Unimog, corpos e pedaços dos mesmos chegando em alguns casos a haver membros decepados e esquartejados de tal modo que não se sabia a quem pertenciam, uma vez feito este pungente e dramático trabalho, lá seguiu o calmo e sensível J.M Bastos e o seu grupo com a macabra carga, sanguinolenta a tal ponto que escorria para o chão, sozinhos no Unimog para Bissau, vindo ainda já dentro da cidade a ser mandado parar pela P.M. O desenlace foi um imberbe e sobranceiro alferes ficar tremelicando e sem voz na beira da Avenida, acabando o Bastos a sua missão.
Paradas as viaturas e tendo entretanto o meu grupo intervindo por ali nas tabancas e arredores, enquanto outro grupo procedia à picagem da estrada, a população fugiu em massa para uma pequena mata pegada com uma bolanha onde cultivavam arroz, sendo que ainda fomos fustigados de longe ao que reagimos de imediato saltando eu para dentro da bolanha e disparando o dilagrama para dentro da mata, o que provocou um absoluto silêncio mantendo-me no mesmo local donde só saí (lá ficaram os meus queridos mocassins) quando a população, creio que se terá julgado entre dois fogos, começou a caminhar no nosso sentido. Na frente um encorpado gentio vestia uma camisola onde no peito era bem visível o emblema da Mocidade Portuguesa. Entretanto o pessoal que procedia à picagem do resto do troço viria a encontrar poucos metros depois de onde tínhamos parado outra mina que desmontaram e levantaram.
O contacto com esta atroz tragédia, demolidora do mais forte controlo de um ser humano, os diversos acontecimentos subsequentes incluindo a visão do elemento com a camisola referida fizeram despoletar em mim uma crise de nervos que me fez dizer e praticar todos os desmandos possíveis e que só no dia seguinte, já praticamente recuperado, a guerra continuava e eu era tido como preponderante no meu grupo, vim a saber.
Mandei com a arma fora… desatando em completa convulsão a gritar "podia ser o meu irmão", "maldita guerra", etc …etc..
Valeu-me o perspicaz e desembaraçado Rui, que pegando em mim ordenou a um condutor que me conduzisse de imediato ao Quartel o que ele acatou de bom grado mas clamando eu ainda que queria levar a mina.
E lá foi aquela boa alma sozinho ao volante de um camião Mercedes, com um maluquinho sentado ao seu lado com uma mina de cinco quilos de trotil ao colo. Chegados ao Quartel o meu bom amigo Carolino,(infelizmente já falecido, na sua terra - Marinha Grande), já de seringa em riste injectou-me uma mistela que só me deixou acordar no dia seguinte, tornando-se assim o motivo de conversas ditoches e conselhos assizados, que puseram tudo no lugar.
Nos dias seguintes verificou-se alguma acalmia, sendo-nos destinada, entre outras a função de apoio e segurança na escolta a uma coluna de reabastecimentos ao Olossato e durante a qual detectámos e fizemos accionar e destruir duas minas anti-carro e três anti-pessoal.
Ainda da estadia em Mansoa recordo com precisão uma deslocação a Mansabá que me mereceu o comentário no notável blogue do grande camarada e amigo Henrique Sacadura Cabral, com o titulo Rumo a Fulacunda que abaixo transcrevo.
Carlos Rios Fur.Milº CCaç1420 Diz:
15 Março 2011 às 13:48
Curiosa miscelânea de emoções e sentimentos se extrapolam do que os camaradas aqui escrevem. Não quero deixar passar a oportunidade sem comentar a nossa passagem por aqui, de uma das vezes que para aqui viemos foi para participarmos numa operação de grande envergadura em que saíram companhias de diversos acantonamentos, Olossato, Bissorâ, Mansabá etc.. para o Morés e onde uma das companhias apanhou imenso armamento, já não me lembro, creio que foi a do Olossato. A ansiedade era imensa, ainda recordo que estando alguns de nós no Bar, eu me entregava ao consumo desmesurado de aguardente antes de irmos para o Morés, o amigo José Manuel Bastos dizer “é pá logo tu (acho que aquela malta tinha a mania que eu era o Rambo) estás a agir assim? Curiosidade de Mansabá: não precisámos de mosquiteiro para dormir, praticamente não havia mosquitos. Um espanto.
Vindo de Cutia em trânsito por Mansoa com destino ao Hospital de Bissau para ser observado pelo facto de ter dado uma violenta queda que me provocava fortes dores no peito, e tive a alegria de encontrar já recuperado o meu amigo Rui que aguardava transporte para se juntar a nós, em quem notei imediatamente um sentimento de revolta e inconformismo. Então não é que, porque o Comandante do 4.º Pelotão que se encontrava ausente para Bissau, e estando aquele grupo para sair com a missão de avançar para o mato para o desalojamento e eliminação de alguns focos referenciados, o Comando de Batalhão, o tinha indigitado para comandar aquele grupo ao que ele reagiu acabando no fim praticamente por ser coagido a aceitar a missão; de imediato abandonei a ideia de ir para o hospital e lhe transmiti:
- Se vais eu também vou, assim já seremos dois a aguentar o barco! - Oh diabo, voaram mosquitos por cordas.
- Nnão penses nisso, nem em sonhos, se for preciso proíbo-te de ires porque sou teu superior.
Era um poço de humanidade e brincalhão este Rui, depois de acesa discussão com este teimoso lá verificou que não merecia a pena insistir, pelo que lá nos juntámos aos camaradas do 4.º Pelotão. Depois de diversas peripécias no atravessamento de imensas bolanhas aproximamo-nos de uma tabanca isolada na extremidade de uma pequena mata, indo como de costume na frente da coluna, avistei em fuga um elemento pelo que, impetuosa e impensadamente, me lancei em sua perseguição, vindo a ser gravemente ferido quando um grupo de elementos emboscados estrategicamente dispararam diversas rajadas de metralhadora, atingindo-me duas balas que me provocaram perfuração intestinal e o esmagamento de diversos ossos da bacia que me condenaram ao estropiado que hoje sou. Felizmente não houve mais feridos porquanto vinham ligeiramente mais atrasados e puderam abrigar-se e eliminar aquela frente de fogo. Fui em pouco tempo evacuado de helicóptero para Bissau, vindo ao fim de 15 dias para o HMP e posteriormente para a semi-clausura do Anexo vindo a terminar no DI no largo da Graça, locais de onde guardo a mais confrangedora das recordações. E assim termina a saga africana deste anónimo saloio.
(Continua)
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Nota de CV:
Vd. último poste da série de 11 de Janeiro de 2012 > Guiné 63/74 - P9342: Fragmentos da minha passagem pela tropa (Carlos Rios) (9): Fragmentos Genuínos - 7