Olá amigos, e camaradas!
Hoje decidi-me apresentar à Tabanca Grande, uma vez que só agora a descobri, e assim :
Sou o Fernandino Vigário, casado, tenho três filhos, sou reformado mas ocupado pois tenho uma loja de mobiliário “Móveis Ascenção”, natural e residente em Nogueira da Maia, Distrito do Porto.
Só muito recentemente, há três ou quatro meses, tive conhecimento da existência da Tabanca Grande na internet, através do meu amigo, vizinho e parente afastado Fernandino Leite. Fui convidado por este a ir à Tabanca Pequena a Matosinhos, não me foi possível aceitar o convite mas hei-de arranjar uma vaga para o fazer futuramente, embora saiba que não se trata da mesma Tabanca, já que uma é Grande e outra é Pequena, e sei que a Tabanca Grande já foi visitada por mais de 3 milhões de visitas.
Assentei praça no CICA 1 - Porto, primeiro turno de 1966, tirei Especialidade de Condutor Auto Rodas no Regimento de Infantaria 6 - Senhora da Hora - Matosinhos, onde me mantive até Janeiro de 1967, altura em que fui mobilizado para o Ultramar.
Apresentei-me em Tomar no RI 15 onde fiz parte do BCaç 1911. Pelo meio passei por Santa Margarida, Cavalaria 4, onde fiz instrução de condução naquela zona de altitude.
O Batalhão de Caçadores 1911 embarcou em Lisboa no dia 26 de Abril de 1967 com chegada a Bissau a 1 de Maio, e desembarcámos no dia 2. Ficámos instalados em Brá com a missão de reserva do Comando Chefe durante cerca de três meses.
Em Agosto partimos rumo a Teixeira Pinto numa (LDG)? (aqui tenho dúvidas que tipo de barco era), a viagem correu sem consequências, uma vez chegados, e após ter desembarcado, a primeira visão que me chamou atenção foram 5 ou 6 viaturas destruídas por rebentamento de minas. Eu era Soldado Condutor e pertencia à CCS. Esta que ficou em Teixeira Pinto, enquanto que a CCaç 1681 foi para a zona do Bachile e Cacheu, a CCaç 1682 para Có e Pelundo, e a CCaç 1683 foi para Jolmete.
Quando o Comando do Batalhão teve conhecimento no Quartel-General que ia seguir para o sector de Teixeira Pinto, foi-lhe prestada a seguinte informação: o Sector de Teixeira Pinto não é um sector de “Roncos”, é um Sector difícil e de importância capital, e se conseguirem evitar que o inimigo penetre e domine o sector será os maior ronco que possam fazer.
Em Maio 1968, concretamente no dia 7, o Batalhão foi rendido pelo Batalhão de Caçadores 2845, com a firme convicção de um dever cumprido, com honra e orgulho de não ter deixado que o inimigo penetrasse ou dominasse aquele T’chon Manjaco, e por termos deixado todo um itinerário aberto apesar de dificil.
Teixeira Pinto era um sector difícil para todos, e em particular para os condutores devido ao perigo e rebentamento de minas, a CCS tinha a missão de abastecer vários destacamentos, entre eles, Có, Jolmete, Pelundo, Caió, Bassarel e outros: portanto os Condutores, Sapadores, Pelotão de Reconhecimento e outros, estavam sempre alinhar nas escoltas, e colunas.
A minha guerra foi feita a conduzir um Unimog, fiz várias colunas de transporte de géneros a Jolmete e a Có, com passagem pelo Pelundo e outros locais que não me recordo os nomes excepto o “barril, “as colunas eram feitas em itinerários difíceis e perigosos, o inimigo colocava minas, armadilhas, fazia emboscadas em vários locais, só com o apoio da Força Aérea e das Panhards que seguiam nas colunas era possível às nossas forças resistir aos seus ataques, e chegar ao destino, o que não impediu de sofrermos várias baixas.
Eu como Soldado Condutor era dos últimos a saber que ia haver coluna, a informação chegava como um segredo, mas havia fuga de informação, o inimigo sabia sempre o nosso trajecto e aparecia para nos emboscar, e colocar minas anticarro principalmente nas colunas para Có.
Recordo com alguma dificuldade como era Jolmete, porque pouco tempo lá permanecia. Descarregados os géneros, era o regresso a Teixeira Pinto, tenho uma vaga ideia de uns abrigos subterrâneos e era aí que os soldados dormiam, peço desculpa se estiver enganado, já lá vão quarenta e quatro anos, foram os últimos meses de 67 e os primeiros de 68. Vem isto a propósito de imagens que vi na internet de Jolmete que não reconheci, estas eram bem melhores do que aquilo que eu vi, deve ter sido obra e um bom trabalho do BCaç 2845.
Fui dezenas de vezes à Ponte Alferes Nunes, a conduzir o Unimog levar camaradas, os meus anjos da guarda faziam o percurso a pé a picarem a estrada na detecção de minas, eu não desviava os olhos da estrada para ver se o piso tinha sido movido, seguia sempre os mesmos trilhos rodados mas nunca passei para o lado de lá da ponte, esta estava destruída e as viaturas não passavam.
Com a minha viatura percorri todo o sector de Teixeira Pinto, excepto Bachile e Cacheu, e a sua zona, foram centenas de quilómetros a conduzir apenas com meia dúzia de soldados em idas ao Pelundo, Ponte Alferes Nunes, Caió, Bassarel, e outras povoações de que não recordo os nomes, foram dezenas as viagens que fiz felizmente sem consequências graves.
Nestes últimos meses fiz várias visitas ao site dos camaradas, e fiquei sensibilizado, li vários depoimentos a elogiarem o alferes que tiveram no seu Pelotão, o Capitão amigo como Comandante de Companhia. Gostava e teria todo o prazer em fazer aqui o mesmo, mas não posso: o capitão da CCS do BCaç 1911, que por razões óbvias vou omitir o seu nome, era um indivíduo que não respeitava ninguém, principalmente os soldados, a malta dizia em tom de brincadeira: o capitão está apanhado pelo clima. Pessoalmente tinha medo dele, como tinha das minas, fugia dele como o diabo da cruz, por isso raramente tinha contactos com ele, nos poucos que tinha, ele só berrava, APANHAS UMA PORRRRAAAADA PAH. Não sabia dizer mais nada. Um capitão que se prezasse devia saber incutir respeito nos seus subordinados e não medo, foi uma triste figura que passou pela minha vida. Deu-me gozo e aos meus camaradas da CCS em o ver com as calças na mão em Teixeira Pinto num levantamento de rancho de uma Companhia de Comandos. Ou pára-quedistas? Não me recordo bem ao certo. Que estavam ali de passagem para operações na mata de Jol. Com estes ele meteu a viola no saco, nem dizia o que sabia, nem sabia o que dizia, só gaguejava, e toda a malta a rir às escondidas do espectáculo.
Nos dias de hoje, quarenta e três anos depois, nos meus sonhos de fantasmas de guerra ainda ouço aquela voz: APANHAS UMA PORRRRAAAADA PAH.
Nas minhas visitas ao site tenho procurado notícias do meu Batalhão “1911” e não encontrei nada, com pena minha, porque gostava de ler histórias dos meus antigos camaradas. Há sempre algo para contar, por isso faço aqui um convite, escrevam como sabem, a mais ninguém é obrigado, eu tenho a quarta classe, e escrevi como sei.
Fernandino Vigário
Da esquerda para a direita: Teixeira de (Ribeirão); Jaime, Escriturário (Porto); Fernandino Vigário; e Fernando Correia (Arcos de Valdevez)
Brá > Fernandino Vigário e Fernandino Leite
Fernandino Vigário; Barbosa (Póvoa); Francisco (Miranda do Corvo) e Ramos (Torres Novas)
Um forte Abraço para todos os camaradas.
Fernandino Vigário,
Ex-Soldado Condutor da
CCS/BCaç 1911
Teixeira Pinto, Pelundo, Có e Jolmete
2. Comentário de CV:
Caro Fernandino, bem vindo à Tabanca Grande.
A tua entrada na tertúlia foi apadrinhada pelo nosso camarada Albino Silva pelo que não podias ter tido melhor apresentador. Ele é um dos nossos poetas, já com uma obra apreciável no nosso Blogue.
De ti, se não pudermos ter poemas, pelo menos esperamos pela tua prosa e por mais algumas fotos para publicarmos.
Na verdade tens razão quando dizes que não encontras registos do teu Batalhão. Por que és o primeiro representante do BCAÇ 1911 no nosso Blogue, ficas com a responsabilidade de contar a história da tua Unidade, tanto quanto te for possível e souberes.
Para que te possamos contactar directamente, precisamos que nos forneças o teu endereço de e-mail se o tiveres.
Passo a terminar, deixando-te um abraço em nome da tertúlia e dos editores.
O teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
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Nota de CV:
Vd. último poste da série de 21 de Novembro de 2011 > Guiné 63/74 - P9072: Tabanca Grande (308): Carlos Luís Martins Rios, ex-Fur Mil da CCAÇ 1420/BCAÇ 1857 (Mansoa e Bissorã, 1965/66)