CADERNO DE MEMÓRIAS
A. MURTA – GUINÉ, 1973-74
A. MURTA – GUINÉ, 1973-74
5 - A CAMINHO DE NHALA
28 de Abril de 1973 (sábado) – A caminho de Nhala
Partimos para o interior sul da Guiné, destinados ao Sector S-2, com sede em Aldeia Formosa. Amanhã partirá o resto do Batalhão. A viagem, por rio até Buba, fez-se em lanchas da Marinha, LDG ou LDM, já não recordo. Depois de amontoar o pessoal, bagagens e equipamentos, a lancha entra Rio Grande de Buba acima. Fico desconcertado com o estuário do rio, desmesurado, parece que ainda estamos no oceano. Mais adiante, as margens do rio, longínquas, entram com a sua vegetação densa e assustadora água adentro. Ou é o rio que se agiganta floresta dentro em ambas as margens? Começam a aparecer os primeiros afluentes, qual deles o mais grandioso. Para quem, como eu, ignora tudo de navegação, fica admirado de o piloto ir tão seguro, no meio do rio, sem embicar por engano num daqueles afluentes. Começa a anoitecer. A lancha, que até aí avançava a toda a potência, de repente, apaga todas as luzes e passa a seguir de mansinho, com os motores a ronronar em surdina, num som cavo e profundo. Daí a pouco não se vê nada e perde-se a noção da trajectória do barco. É como se vogássemos no breu, sobre o silêncio sepulcral do rio e da floresta. Demora até que os olhos se habituem à escuridão e comecem a distinguir a massa escura das margens. O pessoal, como sempre muito expedito, acomoda-se como pode, a monte, e prepara-se para passar a noite na paz possível do momento. Nota-se uma certa apreensão com aquelas margens. Nunca se sabe quando dali pode surgir um ataque. Eu, sempre inapto para me acomodar de qualquer maneira, vagueio nas zonas menos apinhadas mas acabo por me sentar de encontro à cabine da lancha numa espécie de arca de chapa que, afinal, é a blindagem de um motor eléctrico. Sinto por baixo de mim a vibração do motor e uma zoada contínua e incomodativa. Daí que estivesse livre o lugar, penso. Fico virado para a amurada de bombordo e para a margem negra onde julgo ver duendes e afins que correm no escuro acompanhando a lancha. Mas o cansaço e as emoções vencem-me e adormeço beneficiando da lassidão que me dá o ronronar da lancha.
De repente acordo ao som de tiros, estremeço, abro os olhos e é dia. Ferido pela luz, semicerro os olhos, levanto-me e tento perceber o que está a acontecer à minha volta. Os tiros - de G3 - continuam, mas como todos estão serenos em redor, alguns ainda dormindo e outros cavaqueando entre risadas, sento-me de novo tentando aquecer e endireitar o pescoço que está afectado pela posição em que dormi. Mais tiros. Percebo que é à proa e, irritado, levanto-me para ver o que passa. Espantoso! Um marujo munido de garrafas vazias vai-as atirando com força lá para a frente e outro, de G3 em punho, tenta acertar-lhes na água enquanto não se afundam. Fiquei furioso. Apeteceu-me abordá-los e perguntar-lhes se a barca não tinha patrão... Mas contive-me, não fossem atirar-me borda fora. Por outro lado - há sempre um outro lado -, comecei a ficar mais tranquilo em relação à segurança da viagem: se estavam naquela galhofa em pleno dia, deviam saber que o podiam fazer. Era porque estávamos a chegar e o perigo tinha ficado para trás. E não me enganei. A lancha parecia seguir a toda a potência mas, subitamente, abranda e vira um pouco à direita. Descobre-se um cais e os primeiros edifícios de Buba, até aí encobertos pela densa vegetação da margem. O rio, tão dentro já do território, continua ainda imponente.
Estamos, enfim, em Buba, a dois passos de Nhala. O espectáculo que vislumbro da amurada, virado para a ponte-cais e a rampa de terra vermelha que leva aos primeiros edifícios do aquartelamento – que por serem num ponto alto ocultam a tabanca e o resto -, deixa-me, nesse instante, uma imagem tão amável de África, tão marcante, que nunca mais esqueci. Mas tanto pode ser a “porta” de entrada para o Éden, como para o inferno. Só o tempo revelará.
Bem no cimo, à esquerda, um edifício de tipo colonial e uma enorme árvore florida de vermelho - jacarandá (?) -, chamam a atenção ainda antes do desembarque. Do lado direito, junto de uma árvore de porte e altura descomunais, percebe-se um dos edifícios do aquartelamento.
Buba, 1973 – Vista a partir da rampa que vem do rio. Slide feito muito depois do dia da chegada, a partir de um ângulo oblíquo em relação à primeira visão e num dia sem esplendor.
Buba, 1973 – Vista parcial do aquartelamento, lado direito, obtida de costas para o rio.
Buba, 1973 – Ao cimo da rampa com o Rio Buba ao fundo.
Buba, 1973 – Fotografia da praxe para impressionar a namorada e a família. Eu, sobre o obus 14.
Buba, 1973 – Fotografia da praxe para impressionar os amigos. Bajudas e mulheres de Buba.
29 de Abril de 1973 (domingo) – Coluna auto para Nhala.
Desembarcamos e tudo foi descarregado da LDG para o chão firme, e daí para cima das viaturas que nos aguardavam para nos levarem a Nhala. A tropa que nos veio buscar, pela indumentária desleixada e pelos rostos duros e mal-amanhados, parece gente que sempre viveu ali, no pó e no perigo sob aquele sol escaldante. Mas o seu à-vontade e desembaraço, muito nos tranquilizou e deu confiança para entrarmos picada fora, tentando imitá-los no que desse e visse.
[Nesta altura não poderia ainda saber que, no espaço de poucos meses, todos nos confundiríamos: no aspecto desleixado, no desembaraço/desenrascanço mas, também, no medo e na fome, na sede e nas loucuras. Qualquer que fosse a parte do território que calcorreasse, ficava impressionado com a uniformidade do aspecto e do comportamento das tropas. Tirando os nossos antecessores do caqui amarelo, é de supor que sempre assim tenha sido, em toda a parte, antes e depois de nós].
Íamos, pois, a caminho de Nhala. Os meus soldados iam um bocado tensos, armas viradas para o mato e ar preocupado mas, os “velhinhos”, iam mais descontraídos e felizes, pois seríamos nós a rendê-los, mais tarde ou mais cedo, terminada que estava, quase, a comissão deles. A coluna corria, ora ligeira, ora muito lenta, aos solavancos devido ao piso irregular em certos troços. A picada era também muito estreita na maior parte do trajecto, havendo zonas em que as árvores e o capim alto, quase nos roçavam a cara. A certa altura, em campo mais aberto e a exigir outras atenções, passamos junto do que me pareceu um canavial, cheio de ninhos pendurados, para lá do qual se via uma bolanha (Bolanha dos Passarinhos?). Desse lado, mesmo junto da picada, vejo com espanto e confusão, uma tabuleta com a indicação «PISCINA» apontada para a bolanha e para o mato além dela. Por momentos, com ingenuidade, cerrei o sobrolho e interroguei-me: Piscina, num lugar destes? Breves segundos. Percebi logo que, apesar das agruras da guerra, alguém com humor e imaginação tentara amenizar a tensão aos passantes. Pela minha parte conseguiu-o.
[Na verdade, viria a encontrar muitos outros sinais deste libertador humor e, na picada que sai de Nhala para Mampatá, até encontrei uma placa, entre outras, que indicava «FIGUEIRA DA FOZ», virada para o matagal. Quando fiz esse trajecto pela primeira vez, tive “um baque”, mesmo perante o óbvio anacronismo. Mas sempre que passava por lá, coisa estranhíssima, ver aquela placa aquecia-me a alma, mesmo se depois me abalroassem a melancolia e a nostalgia. Era também frequente ver nas velhas picadas, pregados no alto das árvores, os emblemas e os brasões de Unidades que por aquela região se haviam fixado, feitos em tampas de bidons, alguns pintados a primor. Pareciam feitos para perpetuar memórias mas, ao mesmo tempo, podiam também ser um sinal para o inimigo: estamos aqui. Não sei. Sei apenas que as novas vias asfaltadas, que rasgaram a região, cobriram com um manto de esquecimento todas essas memórias].
Entre Buba e Nhala eram cerca de 13 quilómetros. Estamos quase a chegar e a expectativa aumenta. Para o bem e para o mal, será a nossa base nesta guerra. É domingo, pois, nesta tarde soalheira de 29 de Abril de 1973. [Quem diria que neste mesmo dia, cinco anos depois, nasceria a minha única filha: a Joana].
A coluna entra em Nhala pela esquerda duma tabanca e depois vira quase a 90 graus e pára no troço que separa a tabanca do aquartelamento. É um conjunto populacional e militar separados apenas pela via que prossegue para Mampatá e Aldeia Formosa.
(continua)
Texto e fotos: © António Murta
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Último poste da série de 12 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14603: Caderno de Memórias de A. Murta, ex-Alf Mil da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513 (4): Segunda semana de campo