sexta-feira, 6 de junho de 2014

Guiné 63/74 - P13247: Efemérides (160): O nosso camarada luso-americano João Crisóstomo reedita iniciativa de 2004: o próximo 17 de junho será o Dia da Consciência, em homenagem a Aristides de Sousa Mendes, no 60º aniversário da sua morte.


Cabeçalho do jornal Açores9, no respetivo "site"...  Reproduz-se a seguir a peça da agência Lusa, publicada aqui, em 1 de junho de 2014.

Reproduzido com a devida vénia, por sugestão do João Crisóstomo, nosso camarada da Guiné e membro da nossa Tabanca Grande (*)

(i) é natural de A-dos-Cunhados, Torres Vedras; (ii) foi alf mil, na CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole, Missirá, 1965/66); (iii) vive em Nova Iorque desde 1975; (iv) é um mediático ativista comunitário, tendo estado ligado à defesa de três causas que tiveram repercussão internacional e que nos dizem muito, a nós, portugueses (gravuras de Foz Coa, independência de Timor Leste e memória de Aristides Sousa Mendes); e, não menos importante, (v) integra a nossa Tabanca Grande desde 26 de julho de 2010.


Aristides Sousa Mendes homenageado em igrejas e sinagogas à volta do mundo


O diplomata português Aristides de Sousa Mendes será homenageado em igrejas e sinagogas de todo o mundo no dia 17 de junho, lembrando os seus esforços de salvar milhares de judeus do regime nazi.

A iniciativa para o dia em que se celebram 60 anos após a morte do diplomata e 70 anos do holocausto judeu é de João Crisóstomo, um português residente em Nova Iorque que organizou uma iniciativa semelhante em 2004.

[Foto à direita, João Crisóstomo, na sua terra natal, Paradas, A-dos-Cunhados, Torres Vedras, em 15 de outubro de  2013;  foto de L.G.]

Nesse ano, foram celebradas 34 missas e celebrações em sinagogas em 22 países, da África do Sul ao Canadá e à Venezuela.

As homenagens acontecem nos dias 17, 20 e 22 de junho e vão celebrar também Luís Martins de Sousa Dantas, um diplomata brasileiro que salvou cerca de 800 pessoas.

“Decidi celebrar o 17 de junho, a que chamo o Dia da Consciência, porque acho que as pessoas devem ser celebradas por aquilo que de bom fizeram em vida e não pelo dia em que nasceram ou morreram”, disse João Crisóstomo.

Os prelados do Rio de Janeiro, Vaticano, Bordéus e Luxemburgo já confirmaram a sua participação. João Crisóstomo diz já ter contatado vários outros países, como África do Sul e Bélgica.

Nos EUA, estão agendadas missas em Newark, Long Island e Yonkers, perto de centros de comunidades imigrantes portuguesas.

Em Portugal, o Patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, já confirmou a sua participação, bem como as Dioceses de Braga, Viseu, Bragança, Setúbal e Beja.

“O bispo das Forças Armadas, a Ordem Franciscana, a Comunidade de Sto. Egídio e as comunidades israelitas de Lisboa e Porto também já responderam afirmativamente”, disse João Crisóstomo.

O português está a tentar agora o apoio do próprio Papa Francisco.

“Escrevi-lhe uma carta, na esperança de uma reação que valorizasse o ato de consciência do cônsul. Já falei com D. Renato Martino (prefeito emérito do Pontifício Conselho Justiça e Paz) e também com o Cardeal Saraiva Martins (prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos). Continuo a acreditar que sua Santidade possa liderar a iniciativa”, disse João Crisóstomo.

Quanto à participação das sinagogas na homenagem, o trabalho está a ser coordenado pela Fundação Raul Vallenberg, de que João Crisóstomo é vice-presidente.

Em 1940, o cônsul português de Bordéus terá salvo milhares de judeus e outros refugiados de guerra, visando vistos sem autorização do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, facto que levou à sua punição disciplinar. (**)

_______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 6 de junho de 2014 > Guiné 63/74 - P13246: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (84): De Nova Iorque, o nosso camarigo João Crisóstomo, não virá ao nosso IX Encontro Nacional, em Monte Real, a 14 de junho, mas pede-nos para nos associarmos à sua iniciativa, o "17 de junho, Dia da Consciência", em homenagem ao Aristides Sousa Mendes (Eduardo Jorge Ferreira / Luís Graça)

(**) Último poste da série > 28 de maio de 2014 > Guiné 63/74 - P13204: Efemérides (159): Foi há 45 anos, o ataque a Bambadinca, dois meses depois da Op Lança Afiada... Parágrafo lacónico na história do BCAÇ 2852: "Em 28 [de Maio de 1969], às 00H25, um Gr IN de mais de 100 elementos flagelou com 3 Can s/r, Mort 82, LGF, ML, MP e PM, durante cerca de 40 minutos, o aquartelamento de Bambadinca, causando 2 feridos ligeiros"

6 comentários:

Luís Graça disse...

João:

Parabéns pela reedição da iniciativa. Falo em meu nome pessoal, não posso nem devo falar em nome da Tabanca Grande, mas julgo que muitos dos nossos grã-tabanqueiros entendem o alcance ecuménico e histórico deste dia, pondo crentes, cristãos, judeus e outros, e não-crentes, em todo o mundo, a refletir sobre as misérias e as grandezas da nossa vida em comum, neste planeta, e no papel que devemos ter na defesa de valores e princípios que, no caso da nossa civilização ocidental, são duplamente marcados pela nossa matriz helénica e judaico-cristã...

Um abraço fraterno. Luís Graça

mário vasconcelos disse...

Uma merecida homenagem para um homem que não pode nem deve ser esquecido como parece algumas vezes acontecer.
Nós, no nosso burgo, ainda temos uma dívida de gratidão e apreço a desenvolver. Felicitações pela grande iniciativa.

Luís Graça disse...

Porquê o o "Dia da Consciência" ?

Do blogue Amigos de Aristides e Angelina Sousa Mendes, reproduz-se com a devida vénia:

QUINTA-FEIRA, JUNHO 17, 2010

Dia da Consciência recorda os actos dos Justos

Hoje, 17 de Junho, é o 70º aniversário do dia de Junho 1940 em que Aristides de Sousa Mendes decidiu seguir a sua consciência e tentar "salvá-los a todos", os refugiados que se acumulavam à porta do Consulado de Portugal em Bordéus desesperados por um visto que lhes permitisse sair da França em capitulação face ao blitzkrieg nazi, e atravessar a Espanha encerrada para alcançar o refúgio seguro em Portugal.

No dia seguinte, 18 de Junho de 1940, o Charles de Gaulle transmite o histórico apêlo à resistência na BBC.

Os Justos entre as Nações, (Righteous Among the Nations) são pessoas reconhecidas por se terem arriscado, neste contexto de guerra e violência, e a salvar judeus vítimas de perseguição durante o Holocausto da Segunda Guerra Mundial.

Passados 70 anos, continuamos a recordar os actos de consciência e coragem dos Justos, que souberam e puderam resistir activamente às piores praticas de persiguição e de genocídio.

Na lista dos Justos estão inscritos mais de 22 000 pessoas de 44 países, cujas histórias foram devidamente documentadas por Yad Vashem. Sabe-se também que muitos outros terão ajudado, em pequenos actos de bondade mais ou menos anónimos.

Os Justos portugueses e brasileiros são:

Aristides de Sousa Mendes, Cônsul de Portugal em Bordéus, Junho 1940, salvou cerca de 30 000 pessoas, incluindo 10 000 judeus, reconhecido em 1966;~

José Brito Mendes, emigrante em Paris, França, 1943, salvou uma criança judia filha de vizinhos judeus que tinham sido deportados, reconhecido em 2004;

Luís de Souza Dantas, Embaixador do Brasil na França, 1943, reconhecido em 2003;

Aracy de Carvalho-Guimarães Rosa, ajudou muitos judeus a entrarem no Brasil, reconhecida em 1982 (...)


http://amigosdesousamendes.blogspot.pt/2010/06/dia-da-consciencia-recorda-os-actos-dos.html

Luís Graça disse...

Há já uma série de iniciativas em curso, em diversos cidades e países, da Itália aos EUA, passando pelo Brasil, França, Luxedmburgo e Portugal:

Vd, aqui no blogue dos Amigos de Aristides e Angelina Sousa Mendes:


SEXTA-FEIRA, MAIO 30, 2014

Dia da Consciência 17-Junho-2014
The friends of Sousa Mendes will again comemorate the Day of Conscience, June 17th, the day in 1940 when Aristides de Sousa Mendes decided he woul try to save all the refugees he could.

It must be remmembered that this was also the fateful week when France capitulated to the apparently unstoppable invaders and General Charles de Gaulle launched the appeal to "la résistance" from London.

The following events confirmed thus far for 2014, 70 years after the death of Sousa Mendes.

In Rome: Cardinal Renato Martino will celebrate mass in the church Santa Maria of Transpontina, time and date to be confirmed.

In Rio de Janeiro: His Eminence Don Tempesta Orani will celebrate on 22-June, ( at 14.30 pm), church to be confirmed.

In Bordeaux, France: The ASM Committtee has confirmed that His Eminence Cardinal Ricard will celebrate on the 20th at 8.00AM in the cathedral.

In Luxemburg H E Jean-Claude Hollerich will celebrate "on 20-Jun, 7 pm at the Cathedral of Luxemburg.

In Portugal, there will be mass in the Sé Cathedral of Lisbon on 20-June. Other events will take place in Braga, Viseu, Bragança, Setúbal, Beja as well in Jewish and other communities.

In USA: There will be events in parishes of in Newark, Yonkers and Mineola. Bishop Edgar Moreira da Cunha of Newark will remember Aristides de Sousa Mendes and Luis Martins de Sousa Dantas in the Sunday mass of 22-June, in Newark.

Other events may yet be confirmed in other countries and other Portuguese communities in the US.

http://amigosdesousamendes.blogspot.pt/2014/05/dia-da-consciencia-17-junho-2014.html?

Joaquim Luís Fernandes disse...

Há HOMENS que marcam a HISTÓRIA e me ajudam a acreditar que o Bem do género humano, supera o mal que o contamina e que por fim, o AMOR vencerá.

Aristides de Sousa Mendes é um deles. Só pronunciar o seu nome me emociona.

Obrigado Camarigo João Crisóstomo pela iniciativa.

Abraços fraternos

JLFernandes

Hélder Valério disse...

Caro camarada João Crisóstomo

Não será fácil levar a efeito um evento desta envergadura.
Mas é justo e necessário.
Não se pode deixar que a memória de homens notáveis, que fizeram coisas notáveis, seja vulgarizada.

Parabéns pela iniciativa e pelo esforço. Faço votos pelo êxito.

Abraço
Hélder S.