domingo, 30 de outubro de 2016

Guiné 63/74 - P16659: Blogpoesia (477): "Um banho de cor..."; "Pedras ao lago..." e "Eclipse quase total...", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

1. O nosso camarada Joaquim Luís Mendes Gomes (ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66) vai-nos enviando ao longo da semana belíssimos poemas da sua autoria, dos quais publicamos estes, ao acaso, com prazer:


Um banho de cor...

Fui ao Bar "Motocas".
Que banho de luz e de cor!...
O céu bem azul
E as folhas das árvores
São uma alegre sinfonia de tons,
Em hossana inebriante
Ao Deus seu Criador.

Valeu por mil dias
De tormenta amordaçados
Pela cinza, gelada e triste
Que, por momentos, se dissipou.

Saciei meus olhos com as cores celestes
Duma tela que só Deus pintou...

Berlim, Bar dos motocas" arredores de Berlim,
15h32m

JLMG

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Pedras ao lago…

Vou sacudir minhas ideias,
Arremessando pedras sobre o lago.
Fico a ver as suas ondas,
Em debandada,
Como nuvens a fugirem.

Quero ouvir os seus gorjeios.
Tão suaves melodias.
Me inebriem de bons sonhos,
Nunca eu queira acordar.

Saborear a doce paz da tranquilidade
Onde fica mais leve este peso da gravidade.

Pode ser que de novo acenda meu fogo interno
E renasça a chama da poesia…

Berlim, 29 de Outubro de 2016
14h30m

JLMG

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Eclipse quase total…

Um eclipse inesperado me toldou o céu.
Sem horizonte,
A escuridão caíu
E chegou a noite.

Pé-ante-pé, vou soletrando palavras,
Em busca de mais um verso
Para um poema inacabado.

As linhas se me fecham, em cada passada.
Mas não desisto.
Basta uma réstea. Uma faúlha.
Há-de haver alguma que me incendeie.

Me resta a esperança de que,
Amanhã, irá renascer o sol…

Berlim, 27 de Outubro de 2016
21h52m

JLMG
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Nota do editor

Último poste da série de 23 de outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16630: Blogpoesia (476): "Do verde ao amarelo..."; "Na sombra eu teço..." e "Rio da esperança", poemas de J.L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728

Guiné 63/74 - P16658: Atlanticando-me (Tony Borié) (14): O nosso encontro em Águeda

Águeda, 18OUT2016 - Rio Águeda
Foto: © Dina Vinhal


Décimo quarto episódio (especial) da série "Atlanticando-me" do nosso camarada Tony Borié (ex-1.º Cabo Operador Cripto do CMD AGR 16, Mansoa, 1964/66).



O nosso “Encontro”

Uff, nem sabemos bem como nos vamos “atlanticar” de novo, um rio de emoções deixa-nos abalados, era bonita aquela paisagem, o rio dos nossos avós, aquele cartaz turístico do rio Águeda, que quer voltar a ser “a Linda”, do poeta Adolfo Portela, naquela manhã fresca, do mês de Outubro.

Ao fim de uma dezena de anos, voltámos por uns dias à Pátria Mãe, ainda hoje não sabemos ao certo, se era a tal “promessa a Fátima”, da Isaura, nossa companheira e esposa há cinco décadas, se era a vontade de comer de novo, os tais “carapaus fritos em molho de escabeche da Ti’Gloria”, claro, são pequenos “fenómenos” da vida de emigrante!

O Carlos Vinhal, que por alguns anos nos “aturou”, sempre com paciência para corrigir e dar um aspecto mais agradável aos resumos, por vezes eram só um aglomerado de palavras, que ele transformava em textos, que se podiam ler, fazendo com que chegasse ao conhecimento dos nossos companheiros, algumas mensagens de tempo de guerra e não só.

O Carlos, na companhia da sua querida esposa Dina, mostrando a sua qualidade de pessoa de bem para com as pessoas que ao longo de alguns anos com ele contactam, na primeira oportunidade que surgiu, tirou tempo da sua vida, fez alguns quilómetros e veio ver-nos a Águeda, calculam a alegria, um abraço, emoções, a Dina, sua querida esposa, uma “autêntica pessoa de relações publicas”, logo a colocar boa disposição no nosso pequeno grupo, dizendo: “falem, falem, contem lá tudo da guerra que lá viveram na então Guiné Portuguesa, eu e a Isaura, vamos falar de coisas mais agradáveis, olha que linda paisagem o rio nos oferece”! Assim começou o nosso encontro, que se prolongou pela tarde, com o nosso grupo a aumentar, com outras pessoas de Águeda, que iam aparecendo e, conhecendo-nos, alguns do tempo da Escola Primária, íamos falando, trocando abraços, e claro, “molhando a palavra”.

Que convívio agradável, oxalá se possa repetir, com a mesma boa disposição, com saúde e alegria de viver, nesta nossa avançada idade, em que a memória nos recorda a juventude passada neste cenário de Águeda, onde passa um rio, que no inverno engordava, trazendo lá da Serra do Caramulo alguma lama, restos de árvores e outras coisas, parecidas com o que víamos em alguns rios da então nossa Guiné.

Consideramos que este foi um dos momentos mais bonitos desta nossa “autêntica maratona” de alguns dias, que terminou com uma longa viajem de 8 horas e 27 minutos, entre Madrid e Miami, onde entre outras coisas, lemos o livro do José Saúde, que o Carlos gentilmente nos ofereceu, com prefácio do “comandante” Luís”, onde muito bem diz, é um testemunho privilegiado de um português e militar que soube fazer tanto a guerra como a paz.





 

 Bem hajam, Carlos e Dina, pelos momentos agradáveis que nos fizeram passar.

Tony Borie, Novembro de 2016.

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2. Águeda, 18 de Outubro de 2016
Memorável encontro com o casal Borié
Carlos Vinhal

Águeda, 18 de Outubro de 2016 - Tony Borié
Foto: © Carlos Vinhal

Mal podia esperar pelo dia em que iria conhecer um dos camaradas que mais trabalho me dá no Blogue, no melhor dos sentidos, claro. Ainda por cima alguém que há tantos anos atravessou o Atlântico, em busca de uma vida melhor, e descobriu na nossa página um meio de contacto com camaradas da Guiné, com os quais pode falar e aos quais pode contar aquilo que já ninguém quer ouvir.
São já 247 as entradas que nos levam às memórias dos tempos em que militava no CMD AGR 16, anos de 1964 a 1966, em Mansoa, até às mais recentes viagens e aventuras por aquele imenso país, os Estados Unidos da América.

Na hora aprazada, o Tony estava já no local do encontro, eu estava do outro lado da rua, não o vendo. Resolvi procurá-lo e vejo alguém de costas que só podia ser ele.
Chamei: - Borié.
As suas primeiras palavras foram: - Julguei que não pudesses vir.
Trocámos um abraço sentido, daqueles que só amigos e camaradas, com um passado comum e duro, como nós os que estivemos na guerra, somos capazes de trocar.

Apareceu de seguida a esposa Isaura, fizeram-se as apresentações das respectivas esposas, trocaram-se lembranças e começou logo ali uma sessão de fotografias. Não havia tempo a perder, a tarde ia ser pequena.

Águeda, 18OUT2016
Foto: © Dina Vinhal

Fomos almoçar e logo se juntou um casal amigo da família Borié, o Lino e a Virgínia, ele também de Águeda e ela de Lisboa, ambos da também da diáspora americana.

Do almoço, de excelência, deixo esta foto.

Águeda, 18OUT2016 - Virgínia, Lino e Isaura. De pé: Vinhal e Borié
Foto: © Dina Vinhal

Não se pense que por se estar fora de Portugal há mais de quatro décadas, as pessoas se esquecem umas das outras. Qual quê? Fui testemunha dos amigos que passavam e, reconhecendo o Borié, o cumprimentavam afavelmente, parando para lembrar tempos idos, bem idos. Um dos companheiros de escola primária, o amigo Canas, dono de um estabelecimento comercial na baixa de Águeda, alterou a sua tarde de trabalho para se juntar ao grupo. As mulheres conversavam por um lado, os homens por outro, sendo grupo já de oito.
A determinada altura, o amigo Canas convidou o grupo inicial, mais dois outros amigos que entretanto se nos juntaram, para um copo no seu cantinho, uma pequena dependência anexa à sua residência, por onde passou gente famosa nas várias vertentes artísticas: cantores, instrumentistas, jogadores de futebol, etc, conforme as muitas fotos penduradas nas paredes.
Porque estávamos no norte, sobressaíam inúmeras fotos antigas com as diversas equipas de futebol do "FêCêPê", e até uma do Rui Veloso, que ali mesmo tocou, cantou e, com certeza, encantou. E aquele emblema do FCP, bordado a ponto de cruz, ficava ali mesmo muito bem.

Águeda, 18OUT2016 - Vinhal, Lino, Canas e Borié. Na foto faltam três senhoras e mais dois amigos também presentes.
Foto: © Dina Vinhal

E, de repente, tinham passado mais de 6 horas. A tarde correu sem darmos por isso. Excelente convívio, quase todo ao ar livre, com temperatura amena, apesar do céu encoberto.
O Tony, que tinha anulado compromissos por minha causa, ainda tinha pessoas de família à sua espera.
Chegou o momento da despedida, um pouco tenso, mas com a esperança, quase certeza, de que este foi só o primeiro encontro.
O regresso a Leça da Palmeira, relativamente perto de Águeda, tornou-se penoso, demorando mais de duas horas, apesar de feito todo em autoestrada, mas valeu a pena. Conhecemos pessoalmente o Tony e a sua simpática esposa, e ganhámos dois amigos para a vida.

Um comentário final só para dizer que se outras virtudes não tivesse, a vinda do Borié à sua terra natal, fez com que ele voltasse a escrever para nós.
Caro Tony, não percas o balanço, porque me disseste que tens em caixa outra aventura para narrar.

Foi um enorme prazer estar contigo. Espero ver-te em breve.
Carlos Vinhal
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Nota do editor

Último poste da série de 1 de maio de 2016 > Guiné 63/74 - P16039: Atlanticando-me (Tony Borié) (13): O que não te mata, faz-te andar como um coxo

Guiné 83/74 - P16657: Os nossos seres, saberes e lazeres (182): O Pedro Milanos, vinho tinto, DOC Douro, da Quinta da Graça... Hoje, até às 21h30, no Mercados Vinhos, no Campo Pequeno, em Lisboa, com o Zé Manel Lopes ("Josema") e a Luísa Valente...


Foto nº 1 > Quinta Senhora da Graça: Pedro Milanos Douro: Branco 2015, Rosé 2015, Tinto 2014


Foto nº 2 > Da direita para a esquerda,  Zé Manel Lopes, o José Artur Matos ("Vinhos Fora da Lei") e Luísa Valente


Foto nº 3 > Luísa Valente (Pedro Milanos) e José Artur Matos ("Vinhos Fora da Lei")


Foto nº 4 > Alice Carneiro,Luísa Valente. José Artur Matos e Zé Manel Lopes




Foto nº 6 > Alice e Luísa, no exterior do Centro Comercial e Praça de Touros do Campo Pequeno


Foto nº 7 > Alice e Luisa


Foto nº 8 > Campo Pequeno


Foto nº 9 > Campo Pequeno

Lisboa, Campo Pequeno, Mercado dos Vinhos (28, 29 e 30 de outubro de 2016 > 


Fotos, texto e legendas: © Luís Graça (2016). Todos os direitos reservados.



1. Da Quinta da Senhora da Graça, São João de Lobrigos, estrada de Peso da Régua Santa Marta de Penaguião, nascem, todos os anos, e de há muito, "umas pingas" valentes, que de há muito têm feito as delícias dos adoradores de Baco. 

Há uma santíssima trindade por detrás deste projeto, que é também um projeto etnoturístico... E têm um nome: José Manuel Lopes, a esposa Luísa Vante Lopes ()"uma força da naturez"), os  filhos de ambos, Marta e Vasco Lopes... O Vasco é o enólogo, além de músico.

Sempre que podemos, eu e a Alice,  damos um salto aos mercados e festivais onde o Zé Manel e a Luísa aparecem, aqui em baixo, em terras de mouros, a promover o seu Pedro Milanos.... Esta manhá estivemos com eles, mais uma vez, no Campo Pequeno. Um pretexto para dois dedos de conversa e um xicoração. Mas também para comprar as garrafinhas do costume...

 Desta vez trouxeram um vizinho e amigo, professor, em Peso da Régua, que também é produtor. O José Artur Matos, se a memória não me falha (Fotos nºs 3, 4 e 5). Os vinhos "fora da lei" (branco, tinto e rosé) têm a assinatura do enólogo Vasco Lopes.

Mas este casal, Zé Manel e Luísa Lopes, são pessoas de grande generosidade, amigos dos seus amigos... Este gesto é muito bonito, ajudar um jovem produtor que "vendia as uvas" e "estava fora da lei"... Hoje está orgulhoso da sua marca própria...

Camaradas e amigos, da área da Grande Lisboa, até ao fim do dia ainda podem passar pelo Campo Pequeno, para provar o Pedro Milanos (e o Fora da Lei), e dar um abraço ao nosso Josema, poeta dos Unidos de Mampatá. (**)

Eu vou ver os filmes premiados do DocLisboa 2016, na Culturgeste e no São Jorge.  LG



Cartaz do evento


2. Um poema do Josema [José Manuel de Melo Alves Lopes, ex-fur mil, CART 6250/72, "Os Unidos de Mampatá, Mampatá, 1972/74, natural da Régua], que fui  recuperar ao seu poemário e onde o tema obsessivo da (im)possível deserção, ainda no início da guerra,  em Bolama, em 1972, está explicitamente presente...



Quero ir mas não sei onde,
tudo
me parece um delírio,
sem sentido nem razão,
neste mundo desumano,
quero fugir
mas não posso,
prende-me
o sentir-me solidário
à união dos Unidos,
prende-me
o cheiro a mosto,
prende-me
o calor de Agosto,
prende-me
um regresso ao Douro
prende-me
uma família que espera,
por tudo isso
não posso partir.

Bolama 1972



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Guiné 63/74 - P16656: Tabanca Grande (497): José Peixoto, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista da CCAÇ 3545/BCAÇ 3883 (Canquelifá, 1972/74), nosso 731.º Grã-Tabanqueiro

1. Mensagem do nosso camarada, e novo amigo, José Peixoto (ex-1.º Cabo Radiotelegrafista da CCAÇ 3545/BCAÇ 3883, Canquelifá, 1972/74), com data de 28 de Setembro de 2016:

Caro veterano, Luís Graça.
Peço perdão por esta ousadia, mas é facto que necessito de uma informação.
O meu nome é José Peixoto, resido na área de V. N. de Famalicão,  ex-1.º Cabo Radiotelegrafista da CCAÇ 3545/BCAÇ 3883, Canquelifá, 1972/74.
Há dias, numa consulta ao vosso/nosso blogue, fiquei um tanto quanto surpreendido relativamente a algumas situações de guerra que se desenvolveram nos anos acima referidos, e bem assim naquela região ali expressas pelo ex-Furriel Jorge Araújo da CART 3494, tais como o desconhecimento das circunstâncias da morte do então saudoso Furriel Pinto Soares[1] (que era seu amigo), o derrube do Fiat G91, entre outros.
Dado serem situações por mim vividas a poucos metros do local, e possuindo eu um "Arauto da Verdade", por mim escrito já há alguns anos com a finalidade de preservar ideias num futuro, e só familiar, perguntava? Todas as respostas à realidade dos acontecimentos se encerem em cerca de 12 ou 13 páginas, muito gostaria com a vossa anuência se for o caso, de as ver expressas no nosso blogue.
Caso as envie para este e-mail, poderei ficar com a convicção de as ver publicadas?

Aguardo na expectativa as vossas orientações.
O meu muito obrigado
jspeixoto

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CANQUELIFÁ ERA O SEU NOME


Os abutres chegaram depois, nome carismático que rasgou horizontes por toda a província da Guiné, e à medida que o tempo passava sem grandes sobressaltos, até finais do ano de1972, aqui já éramos considerados pela população africana, não de “periquitos”, mas sim de “velhice”.

Caros veteranos:
A todos aqueles que tendo cumprido um dever de cidadania, mesmo sendo este de causas desconhecidas, quero aqui deixar um forte abraço sem qualquer exceção.

Ainda não me apresentei, vou fazê-lo:
Meu nome: José Peixoto, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista, CCAÇ 3545/BCAÇ 3883, Canquelifá, 1972/1974.
Na atualidade: ex-Inspetor da CP (reformado desde 2013), casado, a residir na área de V. N. de Famalicão.

Canquelifá, março de 1973 - Com a companheira de guerra, de seu nome “Eufrásia”

Atualmente

Caríssimos:
Volvidos que foram 42 anos, só agora entendi não deixar passar esta oportunidade, contribuindo assim desta forma para o enriquecimento do nosso Blogue coletivo. Sempre fui pessoa de choro fácil, dificultando-me por vezes de exercitar a memória.

Senti-me um tanto ou quanto penhorado quando há dias visitei o nosso Blogue, e li toda a introdução deixada pelo seu autor Jorge Araújo, ex-Furriel Mil da Cart3494, a quem quero aqui deixar muito particularmente um forte abraço, pelo facto de se ter ocupado dos acontecimentos de Canquelifá, concretamente a respeito da morte do então saudoso Furriel Luís Filipe Soares. Com efeito, destaco a incerteza dos pormenores, conforme referido em “OS ACONTECIMENTOS DE JANEIRO DE 1974” (em CANQUELIFÁ) relativo às circunstâncias que envolveram a sua morte. 

O Luís Filipe Soares, que também era meu amigo, pois é facto que assentámos praça juntos no RI7-LEIRIA na recruta de então, para apuramento dos militares cujo seguimento seria o Curso de Sargentos Milicianos”. Dado na altura eu possuir o 4.º ano industrial, e tendo corrido menos bem as provas de seleção, fui considerado não apto, tendo ele seguido em frente na sua formação.
Reencontrámo-nos em Abrantes, e por ironia do destino estávamos mobilizados para a mesma Província e Companhia.



Para além das suas ausências de Canquelifá, conversávamos com alguma regularidade, pois tratava-se efetivamente de pessoa afável.

O dia 6 de janeiro de 1974 foi o dia fatídico para o Soares, que ficará para sempre na minha/nossa memória.

Após os ataques consecutivos que antecederam os dias 2; 3; 4 e 5 a Canquelifá, cuja hora de início das flagelações foi variável, no dia 06, iniciaram-se cerca das 17h30, com intervalos de bombardeamentos compreendidos entre 10 a 15 minutos. Sendo estimado na altura cerca de 40 a 50 foguetões disparados durante todo o período da flagelação à mistura com o morteiro 120.

Cerca das 22h30 encontrava-me no abrigo de transmissões, e bem assim o nosso não menos saudoso Capitão Peixinho Cristo, entre outro pessoal de Transmissões, quando surge ao cimo das escadas térreas do referido abrigo o nosso guia Africano Anso Sané exclamando:
- Nosso Capitão “muri-lá” nosso furriel Soares, abrigo 1.

Anso Sané, em traje domingueiro 

O Anso Sané, aos olhos de quantos privaram com ele, tratava-se de uma excelente pessoa em que com a intenção de nos proporcionar uma boa ajuda, durante o desenrolar dos ataques que sofremos, calcorreava “a pé descalço” toda a periferia do aquartelamento, por sistema, a fim de se inteirar das situações ao longo dos abrigos, trazendo as notícias à chefia.

O Soares encontrava-se na vala do lado norte do referido abrigo n.º 1, próximo a si refugiava-se também o “puto africano” ou seja, o impedido daquele abrigo, que tinha por missão levantar as refeições junto da cozinha que funcionava no centro, tal como arrumar o refeitório após a tomada das mesmas pelos militares daquele abrigo, tendo sido também ceifada a sua vida, com o mesmo míssil.
De referir também outros feridos daquele abrigo, pois já não recordo com exatidão.

Soares tinha chegado a Canquelifá cerca de 3 ou 4 dias antes da sua morte, após o gozo de férias na metrópole, tendo ficado retido em Bissau durante um ou mais meses por motivo de não haver transporte para Canquelifá, tendo chegado por fim, numa coluna de abastecimento.

Relativo à incidência que alude no trajeto da sua urna até Bissau, sinceramente, que me recorde?.. Também foi notícia para mim.

Caro Jorge Araújo, espero desta forma ter contribuído para algum desmistificar do acontecido: O nosso amigo Filipe Soares não tombou em confronto direto com as tropas do PAIGC, mas durante o ataque, tendo neste sido utilizado foguetões e morteiro 120, perpetrado ao aquartelamento de Canquelifá.

Retrocedendo nos acontecimentos, e bem assim no tempo recordando desta forma o dia 3 de janeiro de 1974, cerca das 16h00, o aquartelamento começou a ser flagelado com um tipo de arma, que para nós era nova, pois tratava-se na realidade dos misseis, cujo términos da ação já foi de noite.
As consequências foram terríveis, sem explicação.

Descrever os chamados “horrores da guerra“ que estavam a ter o seu ponto alto, não é tarefa fácil, pois durante o desenrolar da flagelação foram-se criando alguns focos de incêndio na zona da população/tabanca, tendo-se desenvolvido ao longo de todo o aldeamento, que mais se assemelhava ao fim do mundo ou a um filme de terror, provavelmente um holocausto.
 
Estamos a falar de uma área estimada em cerca de 1,1 km de cumprimento por 500 m de largura em que toda a tabanca era combustível para alimentar as chamas, tornando-se o ar irrespirável.

De lembrar que toda a colheita da mancarra (amendoim) daquela época se encontrava arrecadada em grandes quantidades no interior de círculos formado por esteiras seguras na vertical por estacas, ao lado da tabanca de cada proprietário, a aguardar a sua venda, para desta forma ser realizado algum capital, dando esta ainda maior consistência ao fogo deflagrado.

Para quem não possa imaginar, o amendoim é tão combustível como se de algum derivado petrolífero se tratasse, volvidas que foram cerca de duas semanas após os acontecimentos, ainda havia focos de chamas alimentadas pelos resíduos amontoados do amendoim.

Fotografia extraída do nosso blogue! Creio bem da autoria do então Alferes Henriques. Apenas com a intenção de documentar a situação.

Dia 4 e 5 de janeiro de 1974

Perante a situação anteriormente descrita, uma grande percentagem da população abandonou Canquelifá, tendo permanecido apenas 3 ou 4 “putos lava-pratos” de alguns abrigos, mais fiéis, entre eles o Ernesto Somaila Sané que era filho do Régulo da zona da Pachisse, tendo este sempre rodeado o pessoal de Transmissões.

No dia 5 de janeiro de 1974, por volta das 14h00, toda a malta da companhia (CCAÇ 3545) aproveitando o que parecia ser um tempo de acalmia, apenas aparente, após a análise de tudo o que se encontrava à sua volta, decidiu abandonar os abrigos, cada um acompanhado da sua arma mais os parcos haveres. No grupo estavam incluídos os artilheiros, apresentando-se no abrigo de Transmissões no qual se encontrava o nosso comandante Capitão Peixinho Cristo.
 
Perante tal situação, todo o pessoal que se encontrava na área das transmissões, ficou aturdido, sem saber o que se estava a passar, facto estar ali toda a companhia reunida! Após alguns minutos de conversa com o Capitão, logo se ficou a saber que cuja intenção era de abandonar Canquelifá.

A intenção não passou disso mesmo pelo facto de o Capitão ter pedido alguma calma, descendo ao posto de transmissões no qual estabeleceu contacto com Nova Lamego e desta creio a Bissau. Com quem falou não me apercebi, apesar de estar junto, a resposta que lhe foi dada também não sei, apenas sei que na posse do que lhe foi dito/prometido, subiu ao cimo do abrigo de transmissões onde aguardava toda a companhia e disse:
- Rapazes, é uma virtude confiar nos chefes. Vamos todos para os abrigos mais uns dias.

E assim foi, pois toda a companhia recolheu aos seus abrigos de armas e bagagens reconhecendo a Liderança e Motivação de um chefe. Honra lhe seja feita.

Caros veteranos, a todos quantos possam ler todo este meu sintetizar de uma guerra que não acabou!

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Ao longo de todo o blogue da guerra na Guiné, (belíssimo trabalho realizado), não posso deixar de referir relativamente aos acontecimentos de Canquelifá, 1972/74, em que há efetivamente uma descrição quase real das situações, mesmo tendo em conta que uma grande parte dessas afirmações são feitas por pessoas que ouviram falar ou estiveram perto, apenas algumas datas não são muito coincidentes.
No entanto outras sim marcaram na realidade a nossa mente. Tal como o dia 31 de janeiro de 1974, em que depois de um início de tarde de fortes bombardeamentos a Canquelifá, foi pedido o apoio aéreo a Bissau, tendo chegado cerca das 17h30 a denominada parelha dos Fiats G-91.

Após o contacto com os pilotos via rádio pelo nosso saudoso Capitão Peixinho Cristo, e lhes ter transmitido as coordenadas pretendidas, retiradas do mapa da área “Pachisse” (mapa que se encontrava sempre estendido em cima da mesa do abrigo de transmissões nas alturas de crise), a fim de ser feito o respetivo tiro.
Iniciada a picagem pela primeira aeronave, verificou-se que o objetivo tinha sido alcançado. Para além de se ouvir o rebentamento da granada, assistiu-se a olho nu ao retomar da altitude da referida aeronave e consequente progressão.
De salientar que esta manobra um tanto quanto acrobática, se me é permitido esta classificação, estava a ser levada a cabo a uma distância compreendida entre abrigo de transmissões e o local da operação, na ordem de 1,5 a 2,0 km, mais precisamente junto a Sinchã Jidé

Infogravura para melhor compreensão

Eu encontrava-me ao cimo do abrigo de transmissões, acompanhado de 3 ou 4 camaradas também pertencentes aquela arma, a testemunhar o desenrolar dos acontecimentos.
A segunda aeronave aproximou-se do local da coordenada pedida, um pouco mais a norte, (entenda-se mais para a direita, lado do Senegal em relação à primeira) iniciando a manobra de picagem, não mais sendo vista.
Quem teve a oportunidade de testemunhar no local, deve recordar com certeza, não só o barulho ensurdecedor da explosão, tal como as chamas vivas, à mistura com o fumo negro que pairou durante vário tempo nos céus entre Canquelifá e Sinchã Jidé, tendo como causa a explosão da aeronave (FIAT G91).

Com efeito, de imediato foi comunicado por mim, o que acabara de ser constatado, ao Capitão Peixinho Cristo, que se encontrava ao fundo no posto de transmissões a acompanhar as comunicações do momento, estando estas a serem difundidas em canal aberto com outras entidades. 
Este, na posse dos elementos do alfabeto fonético atribuído oficialmente aos intervenientes da operação aérea, chegados em mensagem, e já utilizados aquando da transmissão das coordenadas pretendidas, ou seja de onde provinham as flagelações do PAIGC, efetuou vários chamados via rádio. Em procedimento, não me recordo as letras atribuídas, como será evidente, no entanto a título de exemplo, como é óbvio o diálogo entre o Capitão e os pilotos:

Capitão:
- Aqui maior de SIERRA / GOLFE, chama maior de ALFA / BRAVO, escuto!
Piloto:
- Afirmativo, aqui maior de ALFA BRAVO, escuto!

Realizadas várias chamadas sem obter qualquer resposta? (…). Surge o contacto (informação) do piloto da primeira aeronave que já se encontrava a sobrevoar noutra área mais afastada com destino a Bissau!..

- Aqui maior de ????
- Info: maior de ???? foi atingido míssil; - conseguiu ejetar-se.

Nada mais transpareceu sobre este dramático acontecimento para além de volvidos que foram alguns minutos, foi recebido uma mensagem do Comando-Chefe de Bissau a corroborar esta afirmação - Que a aeronave Fiat G.91 tinha sido atingida por um míssil e que o piloto, Tenente Castro Gil, se tinha ejetado.

A referida mensagem chegou a Canquelifá classificada de “ZULO”, ou seja, grau de urgência máximo em despacho, classificação no exército ao tempo.


Dia 1 de Fevereiro de 1974 

Pelas 06h00 da manhã, aterram na pista de Canquelifá cerca de 8 ou 10 hélis de transporte, trazendo um número indeterminado de tropas, (creio paraquedistas e outros) assim como mais 2 helicanhões armados com canhão MG 20mm de bala explosiva.
A sua intrusão no interior da mata foi imediata no sentido Sinchã Jidé e Copá. A intenção era localizar o piloto então ejetado naquela aérea no dia anterior, (31 de janeiro) de quem nada se sabia.
A progressão no terreno era acompanhada pelos dois helicanhões que não tinham regressado a Nova Lamego, ficando para o efeito.

A transmissão entre a tropa no terreno e o referido apoio aéreo, era feito em canal aberto, quero dizer, era audível toda a comunicação entre os intervenientes, no nosso posto de rádio em Canquelifá. 

Cerca das 15h00, uma chamada para a tropa em progressão de um dos pilotos disse:
- Ao descer um pouco mais o héli junto à copa da árvore que se encontra no trajeto à vossa frente, pareceu-me ver algo de estranho!.. Tenham cuidado.

Com esta chamada de atenção do piloto, a tropa acabou por detetar um veículo abandonado, tratando-se de uma ambulância de origem Russa.

Alertado o Comando-Chefe, foi dada ordem a Nova Lamego para fazer seguir para o local pessoal helitransportado especializado em minas e armadilhas, com a intenção de analisarem se a mesma estaria armadilhada.
Dado que nada se confirmou sobre a suspeição, foi recebida ordem para seguir com a mesma para Copá.
O trajeto foi complicadíssimo, apesar do apoio simultâneo dos hélis na informação da picada a ser seguida, pois poderia haver eventual obstrução da mesma, mais à frente, relativo à densidade de árvores, evitando assim o retroceder do itinerário.
Tudo foi levado a cabo com o maior rigor, sabedoria e abnegação, chegando-se a Copá já altas horas da noite sem qualquer incidente ou acidente.

Mas, o mais importante de todo este desenrolar de cenário de guerra crua ainda não acabou.

Desviei-me um pouco do principal raciocínio que originou a referida operação, que era encontrar o piloto desaparecido no dia anterior, apenas com a intenção de seguir uma cronologia dos acontecimentos.
O facto, é que enquanto as tropas no terreno se ocupavam em levar a sua operação a bom porto, foi por mim rececionada, cerca das 16h00, quando me encontrava no meu turno de operador de serviço, uma chamada através do AVP-1, na posse da Milícia Africana, que fazia parte do destacamento de Dunane, a seguinte informação: 

Após o OK, foi transmitido: Está aqui pessoal branco.
Ainda tentei questionar, mas é facto que se encontrava junto o Capitão Cristo, pedindo-me para lhe passar o rádio, fazia questão ser ele a entender-se.

Com toda a sua perspicácia de líder de guerra, logo lançou a pergunta:
- O pessoal branco tem boné?..
- Sim.
- Ele que fale ai ao rádio.
- Ele não fala, já vai na bicicleta para Piche.

Terminada a transmissão, de imediato foi dado conhecimento ao Comando a Nova Lamego, tendo sido decidido que um dos helicanhões que se encontrava a dar apoio na outra frente às tropas envolvidas naquele momento com a retirada da ambulância, fosse a Dunane confirmar ou não a notícia difundida pelo Milícia.

Confirmado pelo piloto de que se tratava efetivamente do camarada, tentou recolhê-lo em plena picada, pois este já seguia em direção à sede de Batalhão (Piche), fazendo-se transportar numa bicicleta, acompanhado de um africano que se posicionava na sua frente, compreenda-se sentado no quadro da bicicleta pertença do mesmo.
De seguida, este piloto, contente por encontrar o seu camarada vivo, passou a informação ao piloto que operava junto às tropas em progressão, confirmando-lhe que era o piloto Castro Gil. Repartindo desta forma o contentamento, deram os dois início a uma canção que presumo ser algum hino de então, da Força Aérea: Oh santa miraculosa, tirai-nos desta merda!!!

Não tive a oportunidade de memorizar o restante da letra, pois ouviu-se logo uma voz poderosa mais parecida com voz de comando (que o era) dizendo:
- Aqui maior de ?? ?? - Não havendo mais continuidade do diálogo entre os pilotos. 

Posteriormente veio-se a saber, que o piloto Castro Gil, após se ter ejetado, passou toda a noite em cima de uma árvore, e ao nascer do dia, passava por ali um Africano de bicicleta, tendo- lhe pedido boleia, o que logo acedeu.
Uma saca de laranjas fazia parte da sua bagagem que também repartiu com o seu novo companheiro de viagem.
Quando da chegada à sede do Batalhão (Piche), depois de uma autêntica odisseia que já durava há vinte e quatro horas, pediu ao então Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Dantas, a importância de 1000 pesos, entregando-os como recompensa do transporte e partilha das laranjas, ao Africano.

Do assunto nada mais ouvi falar. No entanto as flagelações a Canquelifá continuaram, sem ter havido qualquer apoio aéreo.
Estávamos no mês de fevereiro 1974, que foi marcado por ataques diários.
A intenção de todos os operacionais em abandonar o aquartelamento, cada dia que passava ganhava mais consistência.

Março 1974 - Continuação dos ataques a partir do dia 5 com alguns interregnos.

Dia 17 de março de 1974 - Início das flagelações às 14h00, com incidência de tiro sobretudo para o lado da “Mata Sagrada”.
Cerca das 15h30, destruído o abrigo 12, e morte do Furriel Rosa ao ser atingido pelos estilhaços de uma granada de morteiro 120mm que rebentou na copa de uma árvore junto ao referido abrigo, quando este se encontrava à porta do mesmo. Desconheço se foi esta mesma granada, ou outra, que provocou a destruição do abrigo.

O Furriel Rosa foi trazido do local para a Enfermaria, num Unimog, tendo-lhe sido ministrados os primeiros socorros, tendo permanecido em cima de uma maca até à chegada do meio aéreo que aterrou em espaço aberto, mesmo junto à Enfermaria, sendo então evacuado para Bissau. 


Dia 21 março 1974, grande operação denominada “NEVE GELADA”

Com base no cansaço, pois o desgaste físico de todos nós era evidente, o inimigo cada vez mais massacrava e incrementava as suas operações a Canquelifá e áreas limítrofes, eis que surge o tão esperado apoio de 3 companhias de comandos africanos com o fim de limpar as áreas afetadas.

Às 13h00 do referido dia 21, entrada pela porta principal, abrigo 1, em coluna apeada.
A primeira companhia dirigiu-se à porta situada no lado “Mata Sagrada”, sentido Chauará, local onde era suposto o IN ter instalado a sua base de lançamento dos mísseis, saindo por esta para o exterior.
A segunda companhia dirigiu-se à porta de acesso à pista junto ao abrigo 5, sentido Sinchã Jidé, local onde era suposto o IN ter instalado o seu poderio dos mosteiros 120mm, saindo para o exterior.
A terceira companhia ficou instalada junto ao abrigo de transmissões, de reserva, aproveitando a sombra de uma velha e grande laranjeira, cujo fruto não se podia comer, por ser muito amargo.

Volvidas que foram cerca de duas horas após a saída das duas companhias para o exterior de Canquelifá, 15h00, foi ouvido o rebentar de um tiroteio de armas ligeiras, à mistura com algumas morteiradas. Naquele preciso momento encontrava-me a circular sentado na caixa de um unimog, tendo por companhia o enfermeiro Paiva, de quem eu tinha recebido um convite, apenas com a intenção de curtir, tal como era usual dizer-se. A finalidade era ir a uma tabanca, para o lado do abrigo 2, buscar uma “bajudinha” que se encontrava com o paludismo para ser tratada na Enfermaria.
A nossa primeira reação foi a de sempre, saltar da viatura e procurar alguma proteção debaixo da mesma, durante o desencadear do tiroteio, estimado em cerca de 10 a 15 minutos.
A evacuação da “bajudinha” já não foi concretizada, logo retrocedemos no itinerário para o denominado centro do aquartelamento.
Nesta fase ainda se ouviam alguns tiros esporádicos.

Dirigi-me ao abrigo de transmissões no qual se encontrava entre outros o então Major Raul Folques, procurando junto do militar responsável pelas transmissões no terreno, inteirar-se efetivamente do que se estava a passar.
A primeira ordem que este Homem de Guerra transmitiu, honra lhe seja feita pelo trabalho coordenado, foi a saída imediata da companhia que se encontrava de reserva junto ao posto de rádio, pela porta de armas de acesso à pista sentido Sinchã Jidé.

À medida que o tempo passava, eram recebidas informações via rádio do resultado obtido pelas duas fações, que indicavam um número indeterminado de baixas ao IN, bem assim como material capturado.

Às 17h10, de uma tarde marcante, fazendo paralelo com as fiadas do arame farpado que dividiam o aquartelamento da vegetação, lado Mata Sagrada, começou-se a avistar a chegada de uma das companhias, trazendo consigo aquilo a que se poderia chamar troféus de guerra, exatamente 22 corpos transportados em cima de macas improvisadas de ramos de árvores.
O estado dos seus corpos era sobretudo confrangedor e arrepiante, membros dependurados, cabeças dilaceradas, uns quantos ainda com parte do uniforme, outros completamente nus.

Chegados às imediações, a população saiu pela porta de armas ao encontro dos militares, pontapeando os corpos. Esta talvez fosse a única forma de vingança pelas mortes causadas aos seus entes queridos, em ataques anteriores.

Quando já dentro do aquartelamento, foi dada ordem para que todos os corpos fossem encaminhados para a Mesquita de Canquelifá, local de culto no qual os homens grandes praticavam as suas orações, virados para Meca.
Para efetuar a segurança durante a noite, foi escalado um pelotão da nossa companhia.

Às 17h30, quando tudo estava aparentemente calmo, eis que surge novo ataque de curta duração com misseis, procurando assim destruir o pouco que ainda restava, como retaliação pelas suas baixas há duas ou três horas.

Às 18h00, e a pedido do então Alferes Henriques, foram reunidos uns quantos militares, de caráter voluntário, para fazer segurança a 3 viaturas (2 Unimogs e 1 Berliet) na ida ao local do confronto para recuperação do material capturado. Eu também fiz parte deste grupo de voluntários, à semelhança do nosso presado cantineiro José Esteves, a residir para os lados de Vila Real, que para os amigos reservava sempre no canto mais à direita da arca frigorífica, aquela “bazuca” fresquinha.

Ordem de partida foi dada. - Saída pela porta de armas lado pista de aterragem dos meios aéreos, abrigo 5.

Após progressão na ordem de 1,5 km foi desencadeado novo tiroteio. Toda a coluna parou para se poder proteger, de realçar o facto de já nos encontrarmos perto do local onde se tinha dado o conflito. Sem sabermos o que de facto estava a acontecer, procurei estabelecer contacto com o posto de rádio de Canquelifá, o que só foi possível volvido algum tempo, o suficiente para o alferes Henriques se zangar, e num gesto brusco, me retirar o auscultador da mão, aludindo que eu ainda não sabia trabalhar com o rádio, o bem conhecido Racal.
Estas situações são as chamadas incongruências de uma guerra.

A informação que proveio de Canquelifá, e recebida por este superior, foi exatamente, que o IN voltou ao local na tentativa de recuperar os mortos, que como atrás referi eram 22 corpos.
Na posse destes elementos, e tendo em consideração que as armas se tinham calado, fomos progredindo mais uns metros com toda a serenidade, pois estava na nossa frente posicionada uma companhia formada por elementos cuja maioria era africana, fazendo proteção ao material capturado, embora a informação da nossa aproximação já tivesse fluido antecipadamente.

Foi um tanto quanto arriscada esta operação de encontro, frente a frente de uma força com a outra, tendo culminado com total êxito, pois o local era de vegetação densa.
Feita a inversão das viaturas, procedeu-se ao carregamento do material capturado, constando de cerca de 360 granadas de morteiro 120mm, 2 morteiros do mesmo calibre completos, montados sobre rodas e outros tantos incompletos, 1 prato, mais 1 tripé.
Tratou-se na realidade de uma operação de muito risco para todos quantos voluntariamente acederam ao pedido do então saudoso Alferes Henriques.

A chegada a Canquelifá já foi tardia, por volta das 23h00, todo o regresso foi feito na escuridão da densa vegetação, apenas a viatura mais da frente acendia esporadicamente os seus mínimos, de salientar o facto de um dos veículos, creio que um Unimog, ter furado um pneu, também não me recordo se à ida, ou no regresso, é facto, assim circulou até à chegada a Canquelifá. Foi uma autêntica odisseia, sem paralelo.

Não posso deixar de realçar uma situação ocorrida já dentro de Canquelifá tendo por protagonistas a minha pessoa, o então carismático Furriel Mecânico Pais e um militar africano da companhia de Comandos.
Tendo este em seu poder uma pequena arma, que mais se assemelhava à nossa pistola Walter, que procurava vendê-la, alegando tê-la capturado horas antes, na operação, a um elemento feminino do PAIGC, que procurava atingi-lo, protegida por uma árvore, tendo este com a sua perspicácia evitado tal, apontando-lhe a sua G3 e dando-lhe ordem para baixar a arma.

Posteriormente tentou dialogar com ela em várias línguas, sem entendimento possível, tendo finalizado o seu diálogo apontando com a mão esquerda para o seu peito onde sustentava o seu crachá, dizendo-lhe:
- “Comando Africano não perdoa” - e utilizando a sua arma G3, fez uma rajada em cruz no peito da mulher, caindo esta junto à árvore.
O corpo dela foi resgatado pelo PAIGC durante o segundo confronto com a companhia dos comandos.
Relativamente à pistola, o negócio estava terminado, cujo valor para mim era de 100 pesos, tendo o Furriel Pais, valorizado para o dobro, não tenho a certeza da concretização da compra por este.

Dando continuidade ao episódio dos 22 corpos que se encontravam a repousar na grande Mesquita de Canquelifá, começaria por realçar o pedido de 2 voluntários pelo Capitão Cristo, cerca das 8h00 já do dia 22 março 1974, com a pretensão de retirarem os corpos para o exterior da mesma, onde previamente tinham sido colocados uma quantidade necessária de bidões vazios,vasilhame chegado, uns com vinho da Manutenção Militar, outros de combustível para a Mecânica, a fim de os corpos serem sentados no chão, encostados aos aludidos bidões. De seguida, procederam à lavagem dos seus rostos ensanguentados, recorrendo para o efeito de uma lata com água e uma vassourita de piaçaba.

A dupla de voluntários então surgida era composta pelos:
- O nosso Oliveira, mais conhecido pelo “Mata vacas”, pois tratava-se na realidade de um homem de coragem, se bem me recordo retalhava uma vaca, depois de morta, na sua totalidade em cerca de 20 minutos, trabalho que sempre realizou em prol da alimentação da Companhia, em toda a sua comissão, por ser esta a sua profissão na vida à paisana. 
- O 2.º voluntário, com alguma margem de incerteza, creio ter sido o carismático “Azambuja”, nome próprio, José Cruz, Cozinheiro oficial da CCAÇ 3545, mas que não exerceu.

Realizada operação definida pelo comandante Cristo, cerca das 9h00 chegaram, 1 helitransporte escoltado por 1 helicanhão, para garantir a segurança da sua aterragem. Na placa da pista a segurança era assegurada por um pelotão, como acontecia em situações semelhantes.
Apeados os ocupantes de várias patentes, pertencentes ao Comando Territorial da Guiné, dirigiram-se ao centro, no qual se encontravam os corpos, sendo a primeira missão fotografar individualmente os mesmos por um fotocine vindo de Bissau para o efeito.
De seguida foram transportados num unimog, também individualmente, sendo-lhes colocado junto ao corpo uma garrafa vazia de cerveja, que continha um ou mais documentos escritos no preciso momento, de conteúdo confidencial.

Reunidos os respetivos requisitos, seguiram destino pista da aviação, onde foram enterrados nos próprios buracos dos foguetões por estes lançados sobre Canquelifá nos dias últimos, não tendo atingido o objetivo por eles planeado.
De realçar o facto de ter sido escalado um pelotão naquele dia e no seguinte, para carga e transporte de terras em unimog para serem tapados os buracos, entenda-se sepultura dos corpos.
Assim ficou encerrado mais um capítulo de uma guerra subversiva, que muitas lágrimas provocaram aos intervenientes de ambas as partes.


Outro epilogo não menos importante na nossa passagem por terras do além, foi o dia 29 de agosto de 1973

Primeiro contacto com o IN na Bolanha de Macaco-Cão cerca das 16h00, emboscada perpetrada às nossas tropas com graves consequências, pois saldou-se por 2 mortos, o Gomes e o Nunes, e vários feridos, alguns com gravidade.

Encontrava-me de serviço no posto de rádio quando se fez ouvir o disparar de armas automáticas à mistura com morteiradas e RPG, (RPG2 era utilizada pelo IN, sendo que a RPG7 era pela nossa tropa), emboscada a cerca de 3 km de distância de Canquelifá.
Logo chegou o pedido via rádio, da evacuação dos mesmos, não me recordo quem era o operador, duvidas quanto ao Matos ou Coelho.
Escrita a mensagem pelo então Cripto Jacinto Teixeira, a mesma por mim foi difundida ao CAOP 2, Nova Lamego e Bissau.
A confirmar a veracidade do exposto, mantenho em meu poder o original da mensagem do pedido da evacuação, que exibo.

Original pedido meios aéreos para transporte de feridos

A referida emboscada ficou marcada por uma série de acontecimentos entre eles destaco!..

- Aquando da chegada dos hélis ao local, em número de 3, foi constatado viajarem militares cujo destino era a passagem para Bissau, e desta à metrópole a fim de passarem férias, dificultando deste modo a total evacuação dos feridos.

- O Capitão Cristo, que também vazia parte daquela operação, ao aperceber-se de tal, logo ordenou o desembarque dos referidos militares, dando-lhes como justificação não ser aquele momento e meio de transporte para fazerem turismo.

A talho de foice, como é usual dizer-se, no passado dia 4 junho 2016, no decorrer do Almoço Convívio em Amarante, foram estes momentos lembrados, mais uma vez, pelo Veterano José Carvalheira, a residir ali para os lados Barcelos, que fez parte deste lote de feridos. Segundo ele, com todo o seu bom humor de pessoa simples, não deixa de sublinhar o facto de naquele dia lhe ter saído o totoloto duas vezes.
No primeiro sorteio tocou-lhe uma boa meia dúzia de estilhaços na zona lombar, mas apesar de tudo está vivo sem sequelas.
No segundo sorteio, que foi em função do primeiro, o prémio está sendo dividido ao longo da sua vida, atribuído pelo Estado Português, e que muito jeitinho lhe faz no final de cada mês!..
E exclama o Veterano ironizando:
- Caríssimos Veteranos, todos quantos fizeram parte da CCAÇ 3545, o relato que aqui deixo gravado não se trata de uma ficção! Fazer um relato de guerra não é tarefa fácil mesmo tendo passado pelos acontecimentos.

Creiam, estas são memórias que se encontravam alojadas no meu subconsciente e que foram trazidas para o computador com algumas lágrimas à mistura, mesmo considerando o facto de poder dizer bem alto “correu bem, cheguei vivo”. Mas, mesmo assim, não se pode esquecer nunca, aqueles que tombaram a meu lado e por isso temos orgulho em todos que combateram na terra, no ar ou no mar!

Aproveitando a circunstância, quero aqui deixar a todas as Famílias a eterna saudade.

Ao lerem todos estes escritos que antecedem, vão com certeza recordar aqueles momentos que muito particularmente marcaram para sempre as nossas vidas, e bem assim as das nossas famílias.
Todo este “Arauto da Verdade” foi escrito há vários anos, todos os acontecimentos transcritos são de uma percentagem de erro muito reduzida, considero eu. Relativamente aos seus meandros relatados, no tocante às datas dos acontecimentos aceito alguma eventual discrepância. 

Por outro lado, também quero dedicar este capítulo que não deixou de ser menos histórico, à minha família, especialmente aos meus filhos, Rui e Vera, hoje pessoas adultas, com a sua formação académica nas áreas de engenharia mecânica e ciências farmacêuticas, respetivamente, para que se possam orgulhar de o seu pai ter cumprido um dever de cidadania, mesmo sendo este de causas desconhecidas.
O caminho é feito caminhando, como o nosso povo costuma dizer! Era tempo de iniciar outro capítulo de vida que também não se apresentava fácil.
O construir de uma família, a subsistência dela, tudo eram interrogações que se colocavam e que apenas tinha uma só saída, escolher e seguir uma carreira profissional.

Para concluir, gostaria de registar que durante a vida devemos aproveitar todos os momentos para dizer àqueles que amamos, o quanto são importantes. Amanhã pode ser tarde para dizermos que amamos e precisamos!
Às leis do divino chefe, se efetivamente ele existe, o meu obrigado, e um bem-haja por não me ter abandonado nos momentos difíceis.

Como todos bem sabem, haveria a mencionar muitos outros momentos não menos difíceis, muito gostaria que outro camarada pertencente à CCAÇ3545 lhe desse continuidade, se o caso o merecer.

Para dar por terminado estes meus simples capítulos, só pretendia abrir aqui um outro, na tentativa de encontrar dois bons amigos de então:
- Luís Henriques, ex-1.º Cabo Radiotelegrafista, mais conhecido por "Alcanena” e Manuel Claro, ex-Atirador, dos quais junto foto na bolanha.


Os não menos amigos:

- Alcino Teixeira, o nosso destacado cozinheiro
- Arnaldo Pinho, o responsável pela padaria, onde se assavam os cabritinhos.
- Teles Dias, o braço direito da messe dos oficias, creio ser de Ponte de Sor.
- Carlos Sarmento, e o Teixeira, dupla de Operadores Criptos da Companhia.
E bem assim tantos outros que não recordo nomes, mas gostaria de os encontrar.
Ergam o dedo, e digam que estão vivos, vamos a um almoço?

Se por ventura alguém tiver dificuldade em se deslocar, relativamente a transporte, não há inconveniente ser eu a fazê-lo, de qualquer parte do país. .

Para contacto, o meu correio eletrónico é jspeixotolord@hotmail.com

UM BEM-HAJA A TODOS

************

2. Comentário do editor

Caro amigo e camarada Peixoto, estás apresentado, e de que maneira. Entraste com o pé direito, com este texto de memórias. Esperamos por mais.

Como este poste já vai longo, termino por aqui com um abraço em nome da tertúlia e dos editores.

A o teu dispor fica o teu camarada e novo amigo
Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

[1] - Vd. poste de 23 de maio de 2016 > Guiné 63/74 - P16127: (De)Caras (40): A Canquelifá da CCAÇ 3545 (1972-1974) e os acontecimentos de janeiro de 1974: a morte do "ranger" fur mil op esp Luís Filipe Pinto Soares (Jorge Araújo, ex-fur mil op esp, CART 3494, Xime e Mansambo, 1972/74)

Último poste da série de 22 de setembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16514: Tabanca Grande (496): José Luís da Silva Gonçalves, ex-Soldado Radiotelegrafista da 2.ª CCAV/BCAV 8320/73 (Olossato, 1974), 729.º Grã-Tabanqueiro

sábado, 29 de outubro de 2016

Guiné 63/74 - P16655: Inquérito 'on line' (78): Até agora, num total de 26 respostas (provisórias), só temos 2 casos de desertores durante a comissão no CTIG. Vamos chegar às 100 respostas até 5ª feira, 3/11/2016, às 15h34 ?!


Guiné > Bissau > 29 de dezembro de 1971 > Chegada a Bissau do N/M Niassa. Foto do álbum de António Sá Fernandes, ex-alf mil, CART 3521 (Piche) e Pel Caç Nat 52 (Mato Cão) (1971/73). A  companhia independente CART 3521 viajou com o BART 3873, composto pelas CART 3492, Cart 3493 e CART 3494: a partida de Lisboa foi em 22/12/1971.



Guiné > 26 de dezembro de 1971 > CART 3521  (1971/73) > Viagem do pessoal em LDG,  a caminho de Bolama, para a IAO. Mais tarde, a CART 3521 é3 colocada em Piche.

Foto do álbum de António Sá Fernandes,  que vive em Valença, e foi alf mil, CART 3521 e Pel Caç Nat 52, tendo substituído, como comandante do Pel Caç Nat 52, o alf mil Joaquim Mexia Alves, régulo da Tabanca do Centro e nosso camarigo.


Comentário de Henrique Martins de Castro, em 17/7/2008: 

"Camasradas da Cart 3521,  em especial o autor desta foto, em que está o alferes Sá Fernandes, o alf Martins, o alf Coelho e salvo erro alf Novais e mais camaradas da Cart 3521 ,eu, o Castro condutor,  não serei aquele que está sentado no banco com o relógio no pulso direito? Agradeço resposta em comentário,ou para o mail henrique_50_@hotmail.com Um abraço para todos, Henrique Martins de Castro".

Fotos (e legendas):  ©: António Sá Fernandes (2012) [Edição  e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. INQUÉRITO 'ON LINE': 

"NA MINHA UNIDADE (COMPANHIA OU EQUIVALENTE) NÃO HÁ CASOS DE DESERÇÃO"


1. Nenhum, na metrópole  > 16 (61%)

2. Nenhum, no TO da Guiné  > 21 (80%)

3. Um, na metrópole  > 4 (15%)

4. Dois, na metrópole  > 1 (3%)

5. Três ou mais, na metrópole  > 1 (3%)

6. Um, no TO da Guiné > 2 (7%)

7. Dois, no TO da Guiné  > 0 (0%)

8. Três ou mais, no TO da Guiné  > 0 (0%)


Total de respostas (provisórias), 
até às 18h00 de hoje, 29/10/2016, sábado > 26


Inquérito em curso até  3/11/2016, 5ª feira, às 15h34 (*)


2. O inquérito foi sugerido pelo nosso grã-tabanqueiro António José Pereira da Costa
 [, cor art ref (ex-alf art , CART 1692/BART 1914, Cacine, 1968/69; ex-cap art e cmdt , CART 3494/BART 3873, Xime e Mansambo, e CART 3567, Mansabá, 1972/74,] nestes termos:

(...) "Podemos lançar um inquérito 'à Luís Graça',  com a pergunta: quantos camaradas desertaram na minha unidade no TO daquela PU?  As cinco hipóteses:  nenhum, um, dois, três ou mais de três

Não se aceitam respostas do tipo 'não sei/não me lembro', uma vez que um caso de deserção numa companhia era um caso muito falado." (...) (**)


Esperemos que o número de respostas dos nossos camaradas, até 5ª feira,  chegue pelo menos à centena. 

Uma chamada de atenção: o nosso inquérito desta semana contempla as duas situações:


(i) a hipótese de deserção ter ocorrido na metrópole, 
no decurso da formação da companhia (ou equivalente) 
ou na véspera do embarque 
(caso, por ex., da CCAÇ 2402): 

(ii) ou ter ocorrido já no TO da Guiné, 
durante a comissão (incluindo o período de férias) 
(caso, por exemplo, da CCAÇ 3489)

Podem e devem ser dadas duas respostas: por exemplo, 

1. Nenhum [caso de deserção], na metrópole; e 2. Nenhum [caso de deserção], no TO da Guiné. 

Ou então: 3. Um [caso de deserção], na metrópole; e 2. Nenhum [caso de deserção ], no TO da Guiné.

______________

Nota do editor:



(**) 27 de outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16647: Debates da nossa tertúlia (I): Nós e os desertores (15): Desertor era o militar que (i) foi incorporado, (ii) estava nas fileiras e (iii) as abandonava ao fim de algum tempo... Desconfio um bocado do número de desertores que foi avançado pelos historiadores Miguel Cardina e Susana Martins, se for aplicada a definição exacta dos regulamentos da época (António J. Pereira da Costa, cor art ref)

Guiné 63/74 - P16654: Parabéns a você (1153): Mário Vasconcelos, ex-Alf Mil TRMS do BCAÇ 4612/72 (Guiné, 1973/74)

____________

Nota do editor

Último poste da série de 28 de Outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16648: Parabéns a você (1152): Jorge Fontinha, ex-Fur Mil Inf da CCAÇ 2791 (Guiné, 1970/72) e Coronel Inf Ref Luís Marcelino, ex-Cap Mil Inf, CMDT da CART 6250/72 (Guiné, 1972/74)

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Guiné 63/74 - P16653: In Memoriam (267): gen pilav ref Francisco Dias da Costa Gomes (BA12, Bissalanca, 1967/68, cmdt do Grupo Operacional 1201)... Foi o primeiro piloto de Fiat G-91 a ser abatido, em 28/7/1968, sob os céus de Gandembel (José Matos, investigador independente em história militar)


Ofício, de 30 de julho de 1968, da Força Aérea, Comando da Zona Aérea de Cabo Verde, Base Aérea 12, para o Comando-Chefe das Forças Armadas da Guiné, comunicando a perda de um Fiat G.91 por reação AA [Antiaéreas]

 Cortesia de José Matos (2016)


1. Mensagem de José Matos, com data de 27/10/2016, 22:39

[ Foto à direita:  o nosso grã-tabanqueiro José [Augusto] Matos;
formado em astronomia em 2006 na Inglaterra ( University of Central 

Lancashire, Preston, UK ); 
é especialista em aviação e exploração espacial desde 1992;
faz parte da Fisua - Associação de Física da Universidade de Aveiro;
filho de um antigo combatente, nosso camarada da Guiné, já falecido;
é investigador independente em história militar ]



Olá,  Luís

Uma informação para o blogue:

No dia 7 de Outubro de 2016, faleceu o Francisco Dias da Costa Gomes, que esteve na Guiné em 1967/68, como Comandante do Grupo Operacional 1201.

Costa Gomes foi o primeiro piloto de Fiat G.91 (5411) abatido na Guiné por fogo antiaéreo no dia 28 de julho de 1968. O caça, pilotado pelo então Tenente-Coronel Costa Gomes, executava uma missão de RFOT na fronteira sul da Guiné para detectar posições AA, quando é atingido pelo fogo antiaéreo de armas 12,7 mm, obrigando o piloto a ejectar-se perto do aquartelamento de Gandembel, onde conseguiu chegar pelo seu próprio pé. (*)

Depois deste evento Costa Gomes receberia a Cruz de Guerra de 1.ª classe. Deixo aqui a informação do abate. (Vd. documento acima).(**)

José Matos
______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 16 de setembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16496: FAP (98): "Pedaços das nossas vidas" - "Marte, saia a Força Aérea, o Pirata ejetou-se em Gandembel", por TGeneral PilAv José Nico - II Parte (Miguel Pessoa)

(**) Último poste da série > 21 de outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16627: In Memoriam (266): Manuel Ribeiro de Figueiredo (1942-2016), ex-sold cond auto, CCAÇ 557 (Cachil, Bissau e Bafatá, 1963/65)

Guiné 63/74 - P16652: Agenda cultural (510): Apresentação do livro “Guiné-Bissau, das Contradições Políticas aos Desafios do Futuro”, da autoria de Luís Barbosa Vicente, a levar a efeito no próximo sábado, dia 29 de Outubro, no Clube Fenianos Portuenses, no Porto

1. Por sugestão do nosso camarada Fernando Gouveia (ex-Alf Mil Rec Inf, Bafatá, 1968/70), damos conhecimento da apresentação do livro “Guiné-Bissau, das Contradições Políticas aos Desafios do Futuro”, da autoria de Luís Barbosa Vicente, a levar a efeito no próximo sábado, dia 29 de Outubro, no Clube Fenianos Portuenses, no Porto.


C O N V I T E



Sinopse

“Guiné-Bissau, das (Con)tradições Políticas aos Desafios do Futuro” 
Não se trata de um trabalho científico ou de pesquisa empírica, posiciona-se no campo do conhecimento e da reflexão crítica e as perspetivas que o autor tem sobre determinadas matérias de desenvolvimento socioeconómico da Guiné-Bissau. Esta obra surge num momento muito oportuno, atendendo aos recentes acontecimentos políticos na Guiné-Bissau, apresentando reflexões pertinentes e recentes sobre aspetos relevantes da esfera política, social e económica. Ao longo de mais de 190 páginas, este livro reúne um conjunto de artigos de opinião publicados entre 2014 e 2016, divididos em três partes: Estado, Cidadania e Política; Reforma doEstado e Modernização da Administração Pública; Novo Paradigma de Desenvolvimento. A obra “Guiné-Bissau, das [con]tradições políticas aos desafios do futuro” não é uma obra fechada; pelo contrário, é uma obra aberta, que aguarda por um debate permanente para a construção de uma sociedade mais estável e próspera.

"Guiné-Bissau, Das Contradições Políticas aos DESAFIOS DO FUTURO"
de Luís Barbosa Vicente
ISBN: 9789895186723
Edição ou reimpressão: 10-2016
Editor: Chiado Editora
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 25 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 174


Luís Barbosa Vicente - Breve biografia

É licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Línguas e Administração;
Pós graduado em Finanças Públicas e Gestão Orçamental – ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa e em Administração e Políticas Públicas – ISCTE IUL – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa;
Técnico Superior de Economia, Gestão e Finanças
Coordenador do Gabinete de Projetos Especiais.
Gestor dos projetos financiados União Europeia, QREN, FSE, FEDER, FP 7, PT 2020.
Auditor, Monitorização do Plano de Atividades e Orçamento.
Avaliação e Controlo de custos.
Consultor da Câmaras Municipais de Cartaxo, Azambuja e Alpiarça.
Consultor e formador da UE-PAANE (União Europeia – Programa de Apoio a Atores Não Estatais) na área de Capacitação da Administração Pública – Guiné-Bissau
Professor Universitário em Gestão e Economia.
Gestor de projetos de investimento e desenvolvimento, financiamento público e privado da União Europeia e Programas Nacionais.
Dirigente de várias associações de desenvolvimento local e regional, sector público e privado.
Formador e consultor de várias empresas portuguesas.
Analista e colaborador Jornal Português “Diário de Notícias” e da RDP África
Autor dos livros:
“Por uma reinvenção da governabilidade e do equilíbrio de Poder na Guiné-Bissau: diálogos e olhares cruzados a partir da Diáspora”, Nov. 2014.
“Guiné-Bissau, das contradições políticas aos desafios do futuro”, Set. 2016.
Tem artigos publicados em vários blogs, jornais e revistas. 

OBS: - Elementos recolhidos, com a devida vénia, do site do Clube Fenianos Portuenses
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Nota do editor

Último poste da série de 26 de outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16642: Agenda cultural (503): No dia14 de Outubro às 15 horas, acompanhado de muitos amigos, procedemos ao lançamento de "Sussurros Meus" (Fernando de Jesus Sousa)