Guiné > Região do Gabu > Canjadude > CCAÇ 5 (Gatos Pretos, 1973/74) - Fado da Emboscada (*). Adaptado de O Embuçado (Música do Fado Tradição, da cantadeira Alcídia Rodrigues; letra de Gabriel de Oliveira; criação de João Ferreira Rosa) [Vd. aqui vídeo, da RTP Memória, inserido no YouTube por MikeFadoEtc em 7/8/2011]
Infogravura: © João Carvalho (2006) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados
Fado da Emboscada
A história que eu vou contar,
Já há muito aconteceu,
Gatos Pretos em acção,
Na grande operação
Lacoste, em Burmeleu.
A malt' ia pela mata,
Ainda não vira nada,
Mas por mal dos meus tormentos,
Com fortes rebentamentos,
Começou a emboscada.
Logo a malta reagiu,
No meio da confusão,
Atrás deles e a correr,
A gritar e a dizer
Gato Preto, agarra à mão!.
Perante a admiração geral,
No meio da algazarra,
Enquanto os turras fugiam,
Os nossos os perseguiam,
A gritar Agarra, agarra!.
E então já à noitinha,
Quando a tropa instalou,
P'ra nosso contentamento,
Munições e armamento,
Foi o ronco que ficou.
1. O João Carvalho, que foi furriel miliciano enfermeiro dos Gatos Pretos, CCaç 5 (Canjadude, 1973/74) e - e hoje farmacêutico - quando apareceu na nossa tertúlia, no princípio de 2006, começou a rebuscar o seu "baú de recordações". E nessas voltas ao passado, disse-nos que encontrara "uma pequena bandeira [, guião,] dos Gatos Pretos", tendo digitalizado e enviado uma das faces que se volta a reproduzir aqui...
A par dessa preciosidade, também foi desencantar letras de canções com que os Gatos Pretos (se não todos, pelo menos os metropolitanos) exorcizavam os seus fantasmas, os seus medos, as suas angústias nas noites quentes e longas de Canjadude, na região do Gabu... Entre elas, esta letra de fado - o Fado da Emboscada - com que vamos inaugurar esta nova série - O Nosso Fad...ário - destinada a recolher, de maneira mais sistemática, letras e, se possíveis, músicas de fados...
2. Não sabemos quem é o autor da letra. Quem quer que tenha sido, não me parece que, a avaliar pela época, tivesse conhecimento do Cancioneiro do Niassa, onde há também diversas letras com adaptações de fados conhecidos (O Turra das Minas, o Fado do Turra, o Fado do Estado Maior, etc.)... Devia estar familiarizado, em todo o caso, com o Fado "Embuçado", tema que é uma criação de João Ferreira Rosa, que o começou a cantar por volta de 1962, e que foi no seu disco Taverna do Embuçado, 1965).
Mas a génese deste Fado da Emboscada já aqui nos foi explicada por um outro Gato Preto, mais antigo, o ex-Fur Mil Trms José Martins (1968/70)... Tomamos a liberdade de reproduzir aqui um excerto do seu poste de 1 de Março de 2006, ainda na I Série:
(...) "FADO DA EMBOSCADA
"Este fado, com música do Embuçado, faz referência à Operação Lacoste, que foi uma patrulha [ofensiva] ocorrida em 27 e 28 de Junho de 1969, e que, tendo partido de Canjadude, passou por Sare Andebe, Ponto Cota 70, Burmeleu, Samba Gano, e regresso a Canjadude.
"Houve contacto com o IN no final do dia 27. Quando a patrulha se preparava para montar a emboscada, foi detectado, na zona de Burmeleu, um grupo [IN] que nos atacou e ao qual foi iniciada a perseguição. No terreno ficaram armas e munições. Após o recontro retirámos para o Ponto Cota 70, que nos garantia protecção nocturna.
"Durante a noite assistimos à passagem de guerrilheiros que, no dia seguinte, ao voltar a passar pela zona de Burmeleu, tínhamos 'festa rija' á nossa espera". (...)
Outros dois ilustres Gatos Pretos que pertencem à nossa Tabanca Grande são o ex-Cap Cav Pacífico dos Reis e o José Corceiro a quem perguntamos se não têm conmhecimento de mais letras de fado ou outras canções do Cancioneiro de Canjadude... Sabemos, através do José Martins, que a CCAÇ 5 teve um jornal de caserna, O Gato Preto, pelo menos em 1971, ou desde 1971... e de que terão saído uns 16 números...
Dos violistas, lembro-me logo do GG (Gabriel Gonçalves, 1º Cabo Cripto, lisboeta); do Zé da Ila (Fur Mil At Inf José Luís Vieira de Sousa, madeirense do Funchal); do Joaquim João dos Santos Pina (também Fur Mil At Infr, algarvio de Silves)... Todos eles tinham viola... O 1º Cabo Escriturário Eduardo Veríssimo de Sousa Tavares tocava acordeão (e acho que também arranhava a viola). Mas o que tinha mais cultura fadista era o nosso GG, companheiro inseparável de muitas noitadas e tainadas... Depois havia mais malta de outras subunidades: estou-me a lembrar do J. L. Vacas de Carvalho (hoje, também fadista amador), do Abílio Machado (, fundador do grupo Toque de Caixa), do David Guimarães (, agora ligado ao fado de Coimbra), etc. O Álvaro Basto e o Jorge Félix, que também tocam viola, só os conheci através do blogue.
O Joaquim Mexia Alves já não é do meu tempo de Bambadinca (Sector L1) mas sei que este era fadista apreciado e requisitado no TO da Guiné... Aliás, é autor de mais fados, para além do Fado da Guiné, que ele escreveu em 2007 para todos nós, seus camaradas e amigo... É autor nomeadamente da letra do fado Montemor é praça cheia, com música do Manuel Maria, e que foi gravado pelo Nuno Câmara Pereira, num disco de 1992, editado pela EMI- Valentim de Carvalho. (Vou ver se recupero um vídeo que fiz em Pombal, em 28 de Abril de 2007, por ocasião do nosso II Encontro Nacional, com a dupla J.L. Vacas de Carvalho / J. Mexia Alves).
Vem tudo isto a propósito de quê ? Do Fado, agora Património da Humanidade... O nosso modesto, discreto mas nem por isso menos valoroso contributo para a celebração deste evento (a inscrição do fado na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO) poderia bem ser, daqui a uns tempos, a oferta, ao Museu do Fado, de letras de fados cantados e tocados no nosso tempo, na Guiné n(com a identificação das respetivas músicas, em geral fados tradicionais ou então em voga na época)... Julgo que faz falta, no Museu do Fado, um secção sobre a fado e a guerra do ultramar (ou colonial, como queiram)...
Fica então aqui o meu/nosso apelo para raparmos o fundo ao baú das nossas memórias, e desencantarmos mais letras (e eventualmente músicas) do nosso fad...ário! (LG)
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Nota do editor:
(*) Vd. I Série, poste de 28 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DXCIII: Cancioneiro de Canjadude (CCAÇ 5, Gatos Pretos)