Queridos amigos,
Devíamos obrigar Mário Vicente (ou Mário Fitas ou Mário Ralheta) a remexer toda a sua novela, de indiscutível interesse e originalidade. Ele presta uma eloquente homenagem à CCAÇ 763 através de uma guerrilheira, a região de Cufar experimenta a agressividade operacional e também a resposta dos guerrilheiros. O autor intenta pôr nos olhos dos outros a interpretação da nossa realidade. A trama novelística tem pés para andar, carece de uma intensa revisão, quem tem aquela experiência, que é bem patente, bem pode desenvolver o que importa ser desenvolvido e despojar o texto da história da Guiné quando ela é postiça e deslocada.
Um abraço do
Mário
Pami Na Dondo, a guerrilheira
Beja Santos
Em “Os Anos da Guerra”, João de Melo observou que “Os melhores livros de guerra perfilham uma atitude comum: a de designarem permanentemente o outro e o outro lado da sua guerra; de irem ao encontro da dignidade desse outro, dos seus enigmas, do seu mistério e da sua identidade. A principal lição moral podia mesmo sintetizar-se nestes termos: quem combate quem? como? porquê?”.
O livro de Mário Vicente (também Mário Fitas, igualmente Mário Ralheta) é uma exaltação da CCAÇ 763, pondo-a reflectida ao espelho, vista por uma guerrilheira. É uma ideia poderosa, tanto mais que abraça um período de dois anos e nos dá a evolução da guerra em Cufar, por onde o autor andou e combateu (“Pami Na Dondo, a guerrilheira”, por Mário Vicente, prefácio de Carlos da Costa Campos, edição do autor, 2005).
A novela assenta na dualidade: a força combatente que procura liquidar a bolsa de resistentes ou guerrilheiros, evidenciando-se pela audácia e pelo heroísmo; a resposta dos guerrilheiros, convictos de uma pátria livre, cada vez melhor organizados e municiados, derrotados umas vezes e preparados para tirar desforço, é assim a maquinação do terror. Aliás, o texto começa em plena atmosfera colonial, sente-se o despertar da subversão em toda aquela região sul, pouco tempo antes ocorrera o massacre do Pidjiquiti, há gente a aderir ao PAIGC e a ingressar na mata. Pan Na Ufna, Luís Ramos, o padre Francelino informam o leitor que a revolução está para breve. Como a novela não tem que ter rigor histórico, somos logo induzidos nas questões da organização militar, as FARP (que só surgiram em 1964) e a filha de Pan Na Ufna, Pami Na Dondo é instruída na guerrilha com armamento que só veio mais tarde, mas que para a trama da novela introduzem um sabor épico, o espectacular da preparação dos guerrilheiros. Um estúpido acidente transforma a vida da guerrilheira, perde a sua mão esquerda, o PAIGC coloca-a como professora em Flaque Injã, aqui vai conhecer Malan Cassamá, outro guerrilheiro, com quem casará.
Mário Vicente comprova que falamos sempre sobre nós, ele aproveita habilmente o que sabe sobre Cufar e as tabancas afectas ao PAIGC e quem vai apoiar a bandeira portuguesa. Flaque Injã será destruída pelos Lassas, a CCAÇ 763, Pami e Malã serão capturados e trazidos para Cufar. O autor socorre-se, em todo o seu verdor e autenticidade, da linguagem de caserna e reelabora com sucesso uma mescla de linguajar crioulo e português, somos introduzidos na condição precária de prisioneiros sujeitos à brutalidade dos interrogatórios. Pami, boa conhecedora da língua portuguesa, vai registando situações, procedimentos, a localização de todas as instalações de Cufar. Os Lassas parecem controlar a situação, o inimigo aparentemente perdeu a iniciativa e retira para outras posições, as operações sucedem-se, os êxitos repetem-se. Pena é que Mário Vicente não tenha explorado todo este caudal de agressividade operacional, subitamente entra numa didáctica de divulgação sobre o clima, a agricultura, a etnologia e a etnografia, e o que até então era verosímil torna-se postiço, é um relambório de alferes e capitão com um carácter grotesco que destrói o ritmo da trama novelística. Felizmente que temos a insegurança e a ansiedade de Pami, como na tragédia grega Malã é reconhecido e forçado a acompanhar como guia as tropas de Cufar que vão à procura dos guerrilheiros. Aqueles homens estão sós e procuram sexo, Pami será levada à presença do furriel Gonçalo, este segue depois para uma operação onde morre.
Assistimos a um período de acentuada degradação dos Lassas, houve mudança de capitão, a vida da CCAÇ 763 já não é tão vistosa nem tão vitoriosa, temos aqui bons parágrafos do autor a comentar a situação: “Apesar dos alferes e sargentos se manterem unidos e firmes, as coisas começam a degradar-se e a prestação, em termos de antiguerrilha, não era a mesma. Começou a verificar que os militares bebiam e consumiam cada vez mais álcool. Assistiu àquela luta em que dois soldados se socaram, pontapearam e morderam, como os cães raivosos, espumando pela boca, e depois de completamente esgotados abraçarem-se, chorando. Viu em dia de imensa chuva, o próprio “Bolinhas”, completamente molhado, correndo atrás do soldado Lopes, como uma grande faca na mão e o Lopes, com fobia de tudo o que era lâmina, fugindo por todo o aquartelamento, e os soldados todos a aplaudir. Viu o corneteiro rufar tambor e o furriel Rafael a fazer circo com uma cabra, sobre o muro da varanda, levantando a pata para fazer continência ao povo. Viu o soldado Nazaré, tronco nu peludo como macaco cão, envergando apenas uns calções, cinturão de lona preso a uma corrente, a fazer momices, ser passeado por outro soldado como se de chimpanzé se tratasse. O sargento Tavares a fazer o pino para o Punch – cão pastor alemão – saltar por entre as pernas. Parecia este aquartelamento uma casa de pessoas enlouquecidas”.
Um pesado revés tinha modificado a vida dos Lassas. Pami descobre que está grávida do furriel Gonçalo. Pami comparece a um interrogatório do furriel Rafael, conta-lhe a verdade. Rafael leva-a à porta de armas, “Pami sentia o corpo todo em demente tremura, e os seus passos seguindo os do militar eram já inseguros e incertos. O furriel andou uns 150 metros, e parou debaixo de uma árvore, carregada de ninhos de tecelões que, com o aparecimento dos intrusos, voaram num grande chilrear. O sol caia sobre o fundo da pista. Brevemente a noite africana apareceria com os seus sons e mistérios. O furriel puxou a culatra da G3, e introduziu uma bala na câmara rodando a patilha de segurança para tiro de rajada”. Depois vem a confissão e a libertação. Pami volta a ser mulher livre, vagueou perdida pelas matas Cufar Nalu, Camaiupa Cachaque e Cabolol. Passados dois dias foi encontrada pelos guerrilheiros junto ao rio Quaianquebam. Mais tarde, quando os Lassas desembarcavam em Lisboa nascia na mata do Cantanhez Umberto Cassamá.
Mário Vicente interessou-se pelo outro e recorreu ao que sabia e que experimentou. Na primeira oportunidade que se ponha a reedição de “Pami Na Dondo” deverá rever cuidadosamente o texto, polvilhado de agruras e dislates gramaticais. O texto merece e “Pami Na Dondo” agradece (*). Até breve.
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Notas de CV:
Mário Fitas, que é membro do nosso blogue desde 2007, foi Fur Mil Op Esp da CCAÇ 763, Os Lassas, Cufar, 1965/66
Vd. último poste da série de 14 de Outubro de 2011 > Guiné 63/74 - P8903: Notas de leitura (287): Antologia da Memória Poética da Guerra Colonial, de Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi (Mário Beja Santos)
(*) Há um edição, em 2008, desta obra, no nosso blogue, dividida em dez partes, com revisão e fixação do texto pelo nosso editor Luís Graça, e devidamente autorizada pelo autor > vd, último poste > 28 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2593: Pami Na Dondo, a Guerrilheira , de Mário Vicente (11) - Parte X: O preço da liberdade (Fim)