quinta-feira, 12 de março de 2015

Guiné 63/74 - P14351: Blogoterapia (266): O Senhor M. Proust escreveu milhares de páginas "À la recherche du temps perdu"... Será que nós estamos escrevendo milhares de postes, à procura da juventude "perdida" na guerra? (Vasco Pires, ex-alf mil art. cmdt do 23º Pel Art. Gadamael, 1970/72)

1. Mensagem do nosso camarada Vasco Pires (ex-Alf Mil Art.ª, CMDT do 23.º Pel Art, Gadamael, 1970/72), com data de 11 de Março de 2015:

Pois é Luis, como dizia o meu avô, do alto da sua "sabedoria Bairradina": pela boca, morre o peixe, e tu "implacável" editor, te encarregaste da cobrança.

Vamos lá tentar então, mesmo sabendo que estou entrando "numa rua escura" ou ao menos mal iluminada.

Nós, da nossa geração, nascemos numa "ilha ".

Ao passo que no resto da Europa, tudo tinha sido destruído pela Segunda Guerra, - infra-estruturas, estruturas e superestruturas - neste nosso "Jardim à beira mar plantado" tudo continuava de pé.

Éramos também filhos da "Guerra fria", bombardeados pela propaganda dos dois lados.

Sabemos hoje que o nosso "Último Imperador ", tinha a "certeza" que Portugal não sobreviveria sem o "Império", a máquina de propaganda, alardeava que éramos um País multirracial e pluricontinental.

E lá fomos nós para outro Continente "dilatar a fé e o Império", erámos jovens inocentes na maioria, alguns de nós, nunca tínha visto o mar nem um comboio.

Alguns outros se achavam bem informados, porque ouviam a BBC ou a Rádio Moscovo.

Sei, havia também os "filhos" da República Velha, o meu avô era um deles, culpando os "Jesuítas" de todos os males da Nação.

Também não éramos (somos) Europeus, nem antropológica nem culturalmente, mais tarde nos convenceram do contrário, e vimos no que deu!

Enquanto todos os países coloniais negociavam a transição, nós fomos à guerra, guerra politicamente perdida "ab initio".

Pergunto eu então, o que eu tenho a ver com esse soldado largado nas "bolanhas" Africanas?

Ah, sim, entre eu hoje, e o jovem Soldado de Artilharia, há as memórias.

O Senhor M. Proust escreveu milhares de páginas "À la recherche du  temps perdu", será que nós estamos escrevendo milhares de postes, à procura da juventude "perdida" na guerra?

E as memórias, serão reprodução de vivências, ou construções mentais? Memória involuntária ou memória voluntária?

Nesta hora lembro a frase afixada na fachada da República Praquistão, na Coimbra de então: "Não sou eu nem o outro, sou algo de intermédio..." Mário de Sá-Carneiro.

Há sim muitas perguntas, mas (felizmente) temos o Blog à procura das respostas!

Forte abraço
VP
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Guiné 63/74 - P14350: Parabéns a você (873): Manuel Luís R. Sousa, Sargento Ajudante Ref, ex-Soldado At Inf do BCAÇ 4512 (Guiné, 1972/74)

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Nota do editor

Último poste da série de 11 de Março de 2015 > Guiné 63/74 - P14346: Parabéns a você (872): Artur Soares, ex-Fur Mil Mec Auto da CART 3492 (Guiné, 1972/74) e Joaquim Sequeira, ex-1.º Cabo Canalizador do BENG 447 (Guiné, 1965/67)

quarta-feira, 11 de março de 2015

Guiné 63/74 - P14349: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (22): Procura-se letra e/ou registo sonoro de "Djiu di Galinha" [Ilha das Galinhas], canção de José Carlos Schwarz, imortalizada por ele e por Miriam Makeba, a 'Mama Africa' (Helena Pinto Janeiro, investigadora, FCSH / Universidade NOVA de Lisboa)

1. Mensagem da doutoranda Helena Pinto Janeiro, e investigadora no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa:


De: Helena Pinto Janeiro [hjaneiro@gmail.com]
Enviado: terça-feira, 6 de Janeiro de 2015 18:07
Para: Luís Graça
Assunto: Registo sonoro (ou letra) de "Djiu di Galiña", de José Carlos Schwarz

Caro Professor Luís Graça

Antes de mais, os meus parabéns pelo seu magnífico blogue.

Vi lá uma referência a uma música sobre o campo de trabalho da ilha das Galinhas, escrita e cantada por um preso ("Djiu di Galiña", de José Carlos Schwarz) e gostaria de saber se tem ideia (ou se alguém do seu grupo alargado de seguidores na blogosfera) de quem poderá ter o disco, ou uma gravação áudio, ou ao menos da letra da canção, ou quaisquer outros elementos sobre a canção (data, editora, etc.) ou sobre o autor (datas exactas em que esteve preso, etc.)...

Muito obrigada e votos de bom ano

Helena Pinto Janeiro
Instituto de História Contemporânea da FCSH da UNL

2. Comentário dos editores:

Não encontramos na Net a letra da célebre canção do malogrado José Carlos Schwarz (1949-1977),  mas cujo registo áudio pode ser ouvido aqui, na página de Fernando Casimiro (Didinho): Memorável José Carlos Schwarz.

A canção de Djiu di Galinha (aqui na versão do autor, poeta e músico, 3' 26'') ficou celebrizada pela Miriam Makeba, a "Mama Africa" (1932-2008).  O "Djiu de Galinha, de J. C. Schwarz (e não Schwartz), faz parte do álbum "Welela" (1989).
C apa do álbum "Welela" (1989). Cortesia da
página oficial de Miriam  Makeba (1932-2009)
interpretação, em 1989,  da grande cantora sul-africana.

O nosso grã-tabanqueiro António Estácio, guineense e transmontano, do chão de papel, grande apaixonada das coisas da sua terra (tem um livro de 400 páginas sober Bolama e precisa de patacão para o lançar...) traduziu-nos o título dessa canção que em crioulo quer dizer muito simplemente "Ilha das Galinhas".

E a propósito, temos 6 referências sobre este topónimo, Ilha das Galinhas, no arquipélago dos Bijagós, onde foi criada, em 1934, uma "colónia penal e agrícola", e onde em 1973/74 estiveram detidos guineenses como o Norberto Tavares de Carvalho, o "o Cote", e o José Carlos Scwharz.

José Carlos Schwarz nasceu em Bissau a 6 de Dezembro de 1949. Era fillho de Carlos Hans Schwarz, funcionário público (, eletricista, diz-nos o Estácio) e de Justina Schwarz, caboverdiana, doméstica.  O avô paterno era alemão (,e provavelmente, de origem judia, pelo apelido), que terá andado por Bolama, Farim e Bissau (não se sabendo ao certo quando emigrou para a Guiné, talvez nos finais do séc. XIX ou na altura da 1 Guerra Mundial). O Estácio já não o conheceu, conheceu conheceu o filho e o neto.

Dele, José Carlos Schwarz,  escreveu o Norberto Tavares de Carvalho, o "Cote". que também esteve deportado na  Ilha das Galinhas:

(...) "José Carlos, como se sabe, nasceu na Guiné. De pai guineense de origem alemã e de mãe caboverdiana, fez os seus estudos primários e secundários em Bissau, Dakar e Mindelo. Fã de Kanté Manfila, fundou a orquestra «'Cobiana Jazz' com o Aliu Barri e opôs-se abertamente à opressão colonial portuguesa. A voz do José Carlos, incontestavelmente bela, explorando inteligentemente o verbo crioulo, elevou o 'Cobiana Jazz'  ao mais alto pedestal da cultura musical guineense. Preso pela Pide/Dgs, foi libertado após o golpe de estado ocorrido em Portugal em 25 de Abril de 1974. No pós libertação, optou também, como o Jim Morrison nos seus tempos, pela canção de protesto (Protest-song) contra os desvios à moral social e à linha ideológica de Amilcar Cabral, líder da revolução guineense-caboverdiana, assassinado em Conacri em Janeiro de 1973.(...)

"Quando circularam boatos em Bissau de que as canções do José Carlos iam ser censuradas pelas autoridades, Myriam Makeba apregoou de que se a « Apili », o best seller do José, fosse censurada em Bissau, ela mesma cantá-la-ia em todos os Palácios de África. O aviso foi eficaz." (...)

Pelas notas biográficas que estão disponíveis na Net (e em especial o texto do Norberto Tavares de Crarvalho, o "Cote", já aqui reproduzido pelo Virgínio Briote no nosso blogue) (*), o José Carlos Schwarz fez o ensino primário em Bissau, frequentou o liceu de Bissau, e terá prosseguido os estudos liceais em Dakar e Nindelo (aqui, em 1966).

O Estácio ainda se lembra bem dele: morava em Santa Luzia e ia a cavalo (!) para o liceu. Nessa altura ainda não era conhecido como músico. No então liceu Honório Barreto terá tido a nossa dra. Clara Schwarz como sua professora de francês... Apesar do apelido comum, não eram família... (Como se sabe, pelo lado paterno, a Clara é de origem polaca).

Em 1967 o José Carlos parte com a mãe para Portugal onde o pai estava em tratamento por motivos de saúde. E aqui tem o seu primeiro contacto a música "soul" e "jazz", ao mesmo tempo que  começa a despertar  a sua consciência nacionalista.

No princípio de 1970, funda com Ali Bari e outros o mítico grupo musical 'Cobiana Djazz' (que tem gravados dois discos). Gravou com a Miriam Makeba o seu Lp "Djiu di Galinha", editado postumamente.

Morreu prematuramente aos 27 anos, em 1977, quando desempenhava o cargo de Encarregado de Negócios da Guiné-Bissau em Cuba, num acidente aéreo: o avião da Aeroflot que vinha de Lisboa, despenhou-se, ao aterrar no aeroporto de Havana. Ainda hoje subsiste a dúvida se foi acidente ou sabotagem. (**)

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Notas do editor:

(*) 22 de outubro de 2007 > Guiné 63/74 - P2203: Artistas guineenses (2): José Carlos Schwartz (Didinho/V.Briote)


(...) Com o "Cobiana Jazz", o José Carlos Schwarz, o Aliu Barry e as suas retaguardas musicais, entram de rompante no conflito colonial, mudando forçosa e radicalmente uma parte dos peões avançados pelo Spínola, que constituiam, em grande parte, os alicerces da nova política colonial de alienação e submissão da juventude e da massa popular.

Confiantes nas suas acções mobilizadoras, os dois líderes resolvem participar, de maneira frontal, nas actividades da "Zona Zero", a principal antena do PAIGC em Bissau, dirigida por Rafael Barbosa.
No auge das suas actividades contra o Governo Colonial, José Carlos e Aliu Barry decidiram colocar uma bomba na própria delegação da PIDE/DGS em Bissau. Partiram de motorizada que deixaram banalizada nos arredores, atravessaram o portão principal e foram depositar o engenho na porta de grelhas, envidraçada do lado de dentro. Tratava-se de um potente explosivo de comando por relógio. Uma bomba-relógio!

Seguiu-se depois uma violenta explosão que fez voar em pedaços as grelhas e os vidros da porta da PIDE. José Carlos e Aliu tinham ousado desafiar o inimigo numa das suas mais protegidas fortalezas.
A fama do "Cobiana Jazz" percorrera praticamente toda a Guiné. José Carlos que entretanto fora chamado à tropa, bem como o Aliu Barry, viu-se afectado como condutor de camião em Fá Mandinga onde os Comandos Africanos recebiam preparação. Poucos meses depois seria o José Carlos convocado a Bissau onde receberia a ordem de prisão da PIDE. Aliu Barry teria a mesma sorte.

Deportados para a Colónia Penal da Ilha das Galinhas, Aliu cumpriu aí a sua sentença de dois anos. José Carlos só passou três meses na Ilha, tendo sido retornado ao Pavilhão de isolamento da Segunda Esquadra em Bissau para aí concluir o resto da sua pena fixada em três anos.

Esta dupla sanção dever-se-ia aos seus presumíveis contactos com a população da Ilha das Galinhas ou ao facto de que, entretanto, a PIDE teria descoberto outros casos em que estaria implicado e o teria reconvocado a Bissau. José Carlos defendia a segunda hipótese. Mas o afecto que dedicava aos Bijagós que constituíam a população da Ilha das Galinhas, era eloquente. Aliás, chegou a reivindicar essa paixão no seu famoso "djiu di Galinha"(...)


Foi quando a PIDE o transferiu da Ilha das Galinhas para Bissau, que o conheci de perto. Pois em Novembro de 1972, na sequência de uma greve de estudantes, precedida de manifestação no Palácio do Governo, tinha sido detido pela PIDE, por ordem do General Spínola.

Ocupei momentaneamente a cela n° 12 do Pavilhão de isolamento. O José Carlos encontrava-se na cela n° 16, a última do corredor. Quando lhe expliquei que fazia parte de um grupo de estudantes que fora reivindincar um tratamento mais condigno no plano dos estudos, entusiasmou-se tanto que pronunciou a frase : "É o segundo Pindjiguiti !"

Fui libertado algumas horas mais tarde em troca duma advertência pronunciada pelo Inspector-Adjunto da PIDE, Raimundo Alas, que não tinha matéria suficiente para me prender: "Não é porque o vizinho quer aumentar o seu terreno que vai estendê-lo sobre as margens do outro vizinho." Confesso que até hoje, não percebi o sentido desta frase.

A sentença caiu sobre mim em Maio de 1973. Quando me empurraram na cela n° 6 e fecharam a porta, senti umas batidas na parede, lembrei-me logo da técnica e respondi batendo na mesma. Uma voz vinda do fundo do corredor inquiriu: "Quem é?" O José Carlos Schwarz encontrava-se ainda na mesma cela de há seis meses atrás !

Estivemos juntos, eu na minha cela e ele na sua, durante cerca de quatro meses. Falamos de tudo e de nada. Fiquei desiludido ao saber que, afinal, havia traição na "Zona Zero". (..:)

Durante esse periodo tive o grande privilégio de ser um dos primeiros padrinhos das belas e salientes canções que o José Carlos compôs durante o seu cativeiro. "Minino de criaçon", "Muscuta", "Quê qui minino na tchôra", "Djénabu", "N’djanga" e toda a série que se lhes seguiu. Realizávamos até sessões de discos pedidos: eu animava e ele cantava." (...)

Guiné 63/74 - P14348: Convívios (655): Encontro Pré-Primaveril da Magnífica Tabanca da Linha, dia 19 de Março de 2015, no sítio do costume (José Manuel Matos Dinis / Jorge Rosales)

S. Ex.ª O Senhor Comandante Jorge Rosales


1. Mensagem do nosso camarada José Manuel Matos Dinis, ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71 e actual Amanuense da Magnífica Tabanca da Linha:

Carlos,
Por ordem de S. Exa. venho submeter ao teu cuidado a publicação da seguinte convocatória. Desenrasca-me, que o Comandante anda fera.

Com um abraço
JD


Camaradas,
Encarregou-me S. Exa. o Senhor Comandante de convocar a tertúlia para um encontro que ele chama de pré-primaveril, no próximo dia 19 de Março, e para o efeito do costume.

Como habitualmente, só se paga o desfrute da paisagem magnifica, que mantém os 15 aéreos, talvez mais 1 de gratificação.
Como podem notar com facilidade, o governo parece que tem dificuldades em aumentar a inflação, mas S. Exa., com aquele saber adquirido em Porto Gole, fá-lo com a agilidade de um Cisco Kid.

Para não causar perturbação durante a actividade manducante, a ementa repete-se com aquele cimento de bianda com marisco, acompanhado pelo instrumento tinto da marca Esteva. Mas também há brancos, entradas, sobremesas e café, conformemente tem sido do agrado geral.

As inscrições são aceites até à próxima segunda-feira, dia 16, e não são admitidas rebaldarias, nem que o José de Sousa chegue da Jamaica.

Eu já cumpri a primeira parte da minha obrigação, comunicar. A outra parte espero resolver no dia citado, quinta-feira, em Oitavos.

JD
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Nota do editor

Último poste da série de 11 de março de 2015 > Guiné 63/74 - P14347: Convívios (654): XXXII Encontro Nacional dos Oficiais, Sargentos e Praças do BENG 447, dia 9 de Maio de 2015, na Tornada, Caldas da Rainha

Guiné 63/74 - P14347: Convívios (654): XXXII Encontro Nacional dos Oficiais, Sargentos e Praças do BENG 447, dia 9 de Maio de 2015, na Tornada, Caldas da Rainha

Conforme solicitado pelo nosso camarada Lima Ferreira, ex-Fur Mil TRMS que serviu no BENG 447, estamos a dar conhecimento do 32.º Encontro Nacional dos Oficiais, Sargentos e Praças que prestaram serviço no BENG 447.

O Convívio será no dia 9 de Maio de 2015 no Restaurante "O Cortiço", na Tornada, Caldas da Rainha.


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Nota do editor

Último poste da série de 24 de fevereiro de 2015 > Guiné 63/74 - P14294: Convívios (653): Dia do Combatente de Gondomar, Sábado dia 7 de Março de 2015, Fânzeres (Carlos Silva)

Guiné 63/74 - P14346: Parabéns a você (872): Artur Soares, ex-Fur Mil Mec Auto da CART 3492 (Guiné, 1972/74) e Joaquim Sequeira, ex-1.º Cabo Canalizador do BENG 447 (Guiné, 1965/67)


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Nota do editor

Último poste da série de 10 de março de 2015 > Guiné 63/74 - P14338: Parabéns a você (871): Joaquim Cruz, ex-Soldado Condutor Auto Rodas do BCAÇ 4512 (Guiné, 1972/74)

terça-feira, 10 de março de 2015

Guiné 63/74 - P14345: Efemérides (184): Rescaldo do Dia do Combatente de Gondomar, levado a efeito no passado dia 7 de Março de 2015 (Carlos Silva)

1. Mensagem do nosso camarada Carlos Silva (ex-Fur Mil Inf CCAÇ 2548/BCAÇ 2879, Jumbembem, 1969/71), com data de hoje 10 de Março de 2015:

Olá Carlos
Boa saúde
Junto um resumo da comemoração do dia do combatente de Gondomar Agradeço que publiques no blogue

Um abraço
Carlos


Comemoração do “Dia do Combatente de Gondomar” 7 de Março de 2015

Homenagem aos Combatentes Gondomarenses Mortos na Guerra em África 1961-1974

O evento teve o apoio da Câmara Municipal de Gondomar e da União de Freguesias de Fânzeres e de S. Pedro da Cova, foi promovido por um grupo de ex-combatentes gondomarenses, contou com a presença de muitos ex-combatentes e seus familiares, bem como de entidades públicas e privadas, e com o seguinte programa:

10H30 – Concentração junto da igreja matriz de Fânzeres.

11H00 – Na paróquia de Fânzeres, missa de acção de graças e de sufrágio em memória dos ex-combatentes gondomarenses falecidos.

12H00 - Após a Missa seguiu-se em romagem até ao Monumento “Aos Heróis de Ultramar”, situado na Praceta Heróis de Ultramar, para prestar homenagem aos 83 combatentes gondomarenses que tombaram por PORTUGAL em África, cujos nomes constam no Memorial, existente no mesmo local.

Gondomar – Fânzeres, Praça e Monumento aos Heróis de Ultramar 

Aqui as cerimónias contaram com a presença de muitos ex-combatentes e seus familiares, entidades públicas e privadas e iniciaram-se com a apresentação de cumprimentos às entidades convidadas, seguindo com:

- Alocução proferida por um ex-combatente sobre o objectivo do evento e da homenagem aos combatentes gondomarenses mortos em África;

Da esqª para a dta: Apresentadora, ex-combatentes Mário Guimarães; Carlos Silva; Dr. Marco Martins, Presidente da Câmara e Dr. Daniel Vieira, Presidente da União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova 

- Alocução proferida pelo Dr. Daniel Vieira, Presidente da União de Freguesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova;

- Alocução proferida pelo Dr. Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar;

Dr. Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar no uso da palavra 

- Apresentação de armas por um Pelotão do Comando Operacional do Porto em honra dos combatentes mortos e um minuto de silêncio [não houve toque a mortos, porque o militar clarim não integrou esta unidade]

Memorial 

13H00 - No final das comemorações seguiu-se o almoço de confraternização na (Tabanca dos Melros) - Quinta dos Choupos-Restaurante Choupal dos Melros, em Fânzeres

O Grupo da "Metralha"

Vamos conversando, enquanto se espera pelas entradas
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Nota do editor

Último poste da série de 6 de março de 2015 > Guiné 63/74 - P14325: Efemérides (183): 5 de março de 1973, Guileje: a morte de um mártir/herói da guerra, o alf mil Vitor Lourenço, da CCAV 8350 (J. Casimiro Carvalho)

Guiné 63/74 - P14344: Blogpoesia (403): o meu mar da Ericeira (J. L. Mendes Gomes)


queria ir ver o mar...

por J. L. Mendes Gomes



ai meu mar da Ericeira 
como te queria tanto ver
e sentir dançar.

estou longe...
tenho serras e muita estrada
entre mim e ti.


saudade de te ver ao longe,
donde quer que eu fosse,
ao sair de casa.
por aqueles campos
e colinas verdes
que te cercam.


ver aquelas escarpas e falésias,
ora a prumo,
ora docemente inclinadas,
que me levavam junto de ti.

das tuas ondas brandas,
a beijar meus pés.

o cheiro verde e acre
do sargaço com que os envolves.

e das gaivotas mansas
que te adoram,

planando ao vento,
sem bater as asas...

e das caravelas brancas e dos veleiros que te sulcam lá longe,
na linha do horizonte,
mirando a terra.

tenho vontade de me banhar em ti,
chapinhar na areia branca
que molhas de amor.


ouvindo "nocturnos completos" de chopin
Berlin, 12 de Janeiro de 2015
23h53m

Joaquim Luís Mendes Gomes
[ex-alf mil, CCAÇ 728, Cachil, Catió e Bissau, 1964/66]

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Nota do editor:

Último poste da série > 8 de março de 2015 > Guiné 63/74 - P14332: Blogpoesia (402): Um haiku à moda do Japão, em Dia Internacional da Mulher (António Graça de Abreu)

Guiné 63/74 - P14343: Notas de leitura (690): "Neste mar é sempre inverno", romance de Tibério Paradela (edição de autor, 2014) (Parte I): a epopeia da pesca do bacalhau à linha, em plena guerra colonial (Luís Graça)


Capa do livro de Tibério Paradela, "Neste mar é sempre inverno" > Ficha técnica: ed. autor, agosto de 2014 (Execução gráfica: Oficina Digital -. Impressão e Artes Gráficas Lda, Aveiro). Depósito legal: 379001/14. Tiragem: 500 ex. 262 pp. Capa de José A. Paradela. O livro pode ser pedido através do mail: paradela.tiberio@gmail.com



1. Comecemos pelo autor, Tibério Paradela [à esquerda, foto de perfil da sua página no Facebook. com a devida vénia]

Tibério Paradela: é o seu primeiro livro. E é um romance (ou obra de ficção) que tem como horizonte temporal a campanha de bacalhau na Terra Nova e na Groenlândia, entre abril de 1965 e abril de 1966.

A capa é do irmão, José António Paradela, arquiteto. meu amigo e vizinho (*) [, Ábio de Lapara, no Facebook]. 

Tibério Paradela, capitão da marinha mercante, é ilhavense, concluiu o curso de pilotagem da Escola Náutica, em Lisboa, em 1960. Embarcou como  praticante de piloto em 1961, no arrastão  "Santa Mafalda" e, no ano seguinte, como imediato no navio bacalhoeiro à linha "Novos Mares" [o último bacalhoeiro em madeira, construído na Gafanha da Nazaré, fez parte da Frota Branca até 1986, data em que foi abatido à frota  por ordem do Secratário de Estado das Pescas; em 1991 foi oferecido para se transformar em museu, o que nunca se concretizou; por incúria, deleixo ou crime, acabou por se afundar no porto de Aveiro].

Entre 1962 e 1964,  entre os 21 e os 24 anos,  Tibério Paradela andou na pesca do bacalhau, tendo passado depois para a marinha mercante. Fez as rotas comerciais do Índico (Moçambique e África do Sul), do Atlântico (países da África Ocidental, norte da Europa, Açores, Madeira e Canárias) e Mediterrâneo. 

Foi ainda piloto de barra no porto da Beira, Moçambique, entre outras atividades profissionais. Vive na Costa Nova, concelho de Ílhavo, tal como o nosso camarada Jorge Picado (de quem, de resto, os irmãos Paradela são amigos).(**)


2. Romance > Contexto:

Se o livro tivesse sido escrito (e publicado) ainda no tempo do Estado Novo, teria pela certa um título mais prosaico e pitoresco: "Cenas da vida da pesca do bacalhau". Mas não, não de trata de um livro de memórias, muito menos de registo etnográfico das campanhas do bacalhau e da vida a bordo nos últimos barcos da pesca à linha da nossa "frota branca". 

Não é sequer um simples diário de bordo duma viagem, de seis meses, aos bancos de pesca da Terra Nova e da Groenlândia. O que não quer dizer que o livro não tenha uma grande riqueza de informação etnográfica, recomendando-se a sua leitura também por essa razão adicional.

"Neste mar é sempre inverno" é um título de homenagem aos homens do mar. Na pág. 105,  percebe-se melhor a escolha do título. O autor atribui ao filósofo grego Platão a afirmação segundo a qual haveria 3 espécies de homens: "os vivos, os mortos e os  homens que andam no mar"...

Mas por que é que os homens do mar teimam em sê-lo pela vida fora, de modo contínuo ? Para Tibério Paradela, há uma razão, "talvez a única", para explicar por que é que o homem do mar o é para toda a vida: seria o "esquecimento". E esclarece o autor:

"Não o varrimento da memória, mas o alijamento das agruras e amarguras para o sótão das lembranças indesejadas numa sucessão infalível, porque no mar é sempre inverno" (p. 105).

Poderia tresler-se: "neste mar é sempre inferno"... Neste mar, e na frota branca do bacalhau!

É esta epopeia, já esquecida pelos portugueses nascido no pós-25 de abril, que prende o leitor ao longo das mais de 260 páginas do romance. Li e reli o livro e tirei inúmeras notas de leitura, algumas das quais vou aqui partilhar, com todo o gosto,  com os leitores do nosso blogue. (***)

Confesso que o meu convívio e amizade com o arquiteto José António Paradela e outros ilhavenses me têm levado a desenvolver um crescente interesse e viva curiosidade  pela história e pela socioantropologia da pesca do bacalhau, sem de modo algum me poder arrogar o título de especialista. 

É um tópico (a pesca do bacalhau à linha, com botes, com os célebres dóris) que me apaixona. Já aqui, no nosso blogue, fizemos de resto referência a dois livros do capitão Aveiro (****), outro ilhavense que deve ter inspirado o nosso romancista: a figura do capitão Valério tem alguns traços autobiográficos mas também terá algumas semelhanças com o mítico capitão Aveiro, um lobo do mar, ilhavense, pois claro...

Por outro lado, tenho ainda bem presentes as imagens dos anos 60, da benção dos bacalhoeiros, ancorados frente ao Mosteiro dos Jerónimos. De as ver ao vivo, mesmo a uma ceta distância. Era, de resto, uma das imagens recorrentes da Radiodifusão Portuguesa, ainda a preto e branco. Era uma das imagens de marca do regime de Salazar. Portugal era então o único país que ainda mantinha a longa tradição da pesca do bacalhau à linha.

Ora o romance de Tibério Paradela começa justamente em abril de 1965, com a benção e a partida dos bacalhoeiros, "todos eles brancos, talvez por serem negros alguns dos seus destinos" (p. 5). 

Na praça do Império, frente aos Jerónimos, amontavan-se os tripulantes da frota (pescadores e marinheiros) e as respetivas mulheres. É poderosa a imagem desses "cepos axadrezados" que íam partir para um viagem de seis meses., deixando em terra as suas mulheres, nalguns casos já grávidas:

"Mulheres soluçantes apoiavam-se nos ombros daqueles que eram os seus homens, cepos axadrezados, inseguros nas botas de borracha pretas de cano alto, dobradas abaixo dos joelhos, homens desengonçados  de postura inacabada, em dança algo frequente herdada do mar (...)". (p. 6).

O que tinha de especial aquele dia em que o povo humilde do mar, gente recrutada ao longo da costa, de norte a sul (de Viana do Castelo a Olhão, passando por Ílhavo, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Setúbal). se misturava com os "grandes" da Nação (bispos, cónegos, ministros, armadores,  militares de alta patenta...) ?

A resposta, épica,  vem nas páginas 7/8:

"Naquele dia eles eram os Grandes, os Ínclitos, a Raça. Neles se projectava toda uma história marítima riquíssima nos dons que imortalizam os heróis - a abnegação e  a coragem! Era a eles - sem excepção de classe - dos capitães aos moços de convés -  que se atribuia a capacidade restante de continuarmos a nossa saga de marinheiros galgandos mares, desafiando o ignoto, descobrindo riquezas"... 

A cerimónia  terminava com o bispo, de hissope em punho, benzando barcos e homens e arrematando:

"Eu vos abençoo e aos vossos barcos também! Ide com Deus!...

E lá parte o barco, o "Nova Esperança", para a sua viagem de 2 mil milhas até aos bancos de pesca do bacalhau, a atingir em 10 dias (à velocidade de 200 milhas por dia),  com a sua tripulação de oitenta homens:

"Os pescadores, os moços do convés,  os maquinistas, o imediato e o capitão" (p. 18), com "os paióis carregados de víveres para seis meses, câmaras friogoríficas atulhadas de blocos de lula congelada, para isco, milhares de linhas de pesca e anzóis, muitos cestos de vime, um para cada pescador (...); selhas enormes para lavagem do peixe, baldes  de madeira individuais, para o isco,  garfos de dois dentes finamente acerados com cabo quase do tamanho dum homem para a remoção do bacalhau, muitas pás para a remoção do sal no porão; facas para fins distintos, pedras de afiar; cordas (...), enfim, um sem número de aprestos e parlamentas. Nos tanques duplos-fundos cinquenta toneladas de água potável e outras tantas de gasóleo. E no porão, que é a barriga dos navios, oitocentas toneladas de sal carregadas em terras saleiras" (p. 13).

3. Legislação de 1927: dispensa do serviço militar aos mancebos com seis campanhas ou temporadas na pesca do bacalhau, desde que matriculados em navios nacionais 

O romance tem como personagem principal o "Nova Esperança" e gira à volta de 4 ou cinco figuras da tripulação: 

  • o capitão Valério, comandante do navio, 
  • o seu velho imediato (que foi o único sobrevivente do naufrágio do "São Cristóvão", em finais dos  anos 20), 
  • o Tio Quico (velho pescador que tem um filho a fazer a guerra em Angola), 
  • o Atílio (um homem revoltado contra a sua dura condição proletária) 
  • e o "Serranito" (moço de convés, beirão, que se alistou para fugir à guerra de África)...

Recorde-se que a pesca do bacalhau na Terra Nova e na Groenlândia era, então, uma alternativa à guerra colonial: eu ainda  não vi isso escrito preto no branco, no Diário do Governo, mas devia haver um acordo de cavalheiros entre o governo, as autoridades militares e o grémio dos armadores dos navios da pesca do bacalhau e, proventura, os sindicatos (corporativos) dos pescadores, no que diz respeito à isenção do serviço militar dos mancebos, ao tempo da guerra colonial (1961/74)... 

No romance, o "Serranito", a conselho do abade da aldeia, e da sua madrinha,  professora, está convencido de que se fizer 7 (sete) campanhas da pesca do bacalhau está safo da tropa e da guerra... 

Ao que parece, já havia legislação nesse sentido, remetendo aos tempos da Ditadura Militar (vd. Diário do Governo, 1.ª série, Decreto n.º 13441, de 8 de Abril de 1927), como forma de responder às dificuldades de recrutamento de pessoal e às duras condições de trabalho, segundo o historiador Álvaro Garrido (em artigo sobre a revolta dos bacalhoeiros de 1937):

(...) "Entretanto, mantinha-se o incentivo ao recrutamento previsto na legislação de Abril de 1927: os pescadores que tivessem cumprido um mínimo de seis campanhas de pesca consecutivas eram dispensados do serviço militar, sendo transferidos para a 'reserva naval' " (...) (Fonte: Garrido, Álvaro - Os bacalhoeiros em revolta: a «greve» de 1937. Análise Social, vol. XXXVII (165), 2003, 1191-1211, disponível aaqui em formato pdf).

Sobre a pesca do bacalhau vd. entrada da Wikipédia > Pesca do bacalhau pelos portugueses... Recorde-se que durante a II Guerra Mundial foram afundados,  por submarinos alemães, dois lugres da frota do bacalhau  o Delães e o Maria da Glória, o que custou a vida a 36 pescadores (do segundo). No total, a marinha alemã afundou 11 navios de bandeira portuguesa durante a II Guerra Mundial, facto que é desconhecido pelos portugueses mais jovens.










(Continua)

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Notas do editor

(*) Vd. poste de 30 de outubro de 2012 > Guiné 63/74 - P10596: Memória dos lugares (194): Ilhavo, Costa Nova... a terra do meu amigo e irmão mais velho e, porque não ?, meu camarada, o arquitecto Zé António Paradela, que hoje celebra 3/4 de século de existência, antigo marinheiro da pesca do bacalhau, último representante de um povo que tem o mar no ADN!... (Luís Graça)

(**)  Vd. poste de 28 de setembro de  2008 > Guiné 63/74 - P3248: Eu, capitão miliciano, me confesso (1): Engenheiro agrónomo, ilhavense, 32 anos, casado, pai de 4 filhos... (Jorge Picado)

(***) Último poste da série > 9 de março de 2015 > Guiné 63/74 - P14337: Notas de leitura (688): A minha querida Aldeia do Cuor! (Mário Beja Santos)

(****) Vd postes de:

24 de novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2300: Memórias de outra tropa, de outra guerra, a da pesca do bacalhau: escovar a história a contra pêlo (José A. Boia Paradela)

17 de outubro de 2010 > Guiné 63/74 - P7137: Agenda Cultural (86): DocLisboa2010, 14-24 de Outubro de 2010: a pesca do bacalhau na Terra Nova como alternativa à guerra colonial (Luís Graça)

Guiné 63/74 - P14342: Brunhoso há 50 anos (1): As Autoridades (Francisco Baptista, ex-Alf Mil da CCAÇ 2616 e CART 2732)

Vista parcial de Brunhoso - O olmo da esquerda era o do ninho da cegonha, debaixo do qual os ciganos, nos meses de verão se instalavam noite e dia.


1. Em mensagem de 2 de Março de 2015, o nosso camarada Francisco Baptista (ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 2616/BCAÇ 2892 (Buba, 1970/71) e CART 2732 (Mansabá, 1971/72), fala-nos a sua freguesia de Brunhoso de há 50 anos:


Brunhoso há 50 anos

1 - As Autoridades

Havia o presidente da junta cuja escolha recaía sobre um homem dentre o número restrito das famílias mais ricas.
O regedor, representante da autoridade policial, sendo um cargo com menor prestigio social era escolhido entre os homens das famílias de lavradores remediados.

Tanto o presidente da junta como o regedor eram nomeados pelo presidente da Câmara escolhendo os mais idóneos e respeitados entre estas duas camadas da população.
O regime com esta distribuição de cargos procurava contentar uns e outros, respeitando a hierarquia social e económica.

Em abono da verdade os cargos de um e outro mais pareciam honoríficos pois pouco mais faziam do que afixar às portas da igreja ou noutros locais públicos editais e posturas camarárias, tinham uma autonomia quase nula face ao poder camarário e central. Não recebiam qualquer vencimento, nem tinham direito a qualquer mordomia pelo desempenho do cargo.

Já eu era um rapaz praticamente quando foi construída a escola primária, penso pelo ministério da educação, antes as aulas eram dadas na residência paroquial, pois o padre tinha casa própria e dispensou-a. Alguns anos depois foi fornecida eletricidade, o dia da inauguração teve direito a foguetes e banda de música, perdi a festa pois não estive presente.

As ruas, que em tempos foram construídas com pedra à maneira da calçada romana, estavam muito deterioradas com falta de pedra e no inverno algumas transformavam-se num lamaçal.

O presidente da câmara, muitos anos também deputado da União Nacional, herdou do pai a riqueza e o cargo, grande proprietário, um dos maiores do concelho, com muitos bens ao luar, em várias freguesias sendo uma delas Brunhoso. Hoje, como ontem, o poder político é pertença do poder económico e financeiro, diretamente ou através de serventuários bem pagos para isso.
Era um homem muito poupado, morava numa freguesia a cerca de 7 kms do concelho e levava todos o dias o almoço de casa para não o ter que pagar mais caro no restaurante, nas contas da Câmara, que geria, era igualmente poupado não dispensando dinheiro para o arranjo tão necessário das ruas das freguesias do concelho. Não era urgente, afinal as pessoas e os animais passavam sem ficar presos no atoleiro!

Constava-se que o município emprestava dinheiro, a juros baixos, à Câmara do Porto. Formado em direito, era um homem muito conservador, honesto e trabalhador, cumpria o horário de trabalho como qualquer funcionário. O meu pai gostava muito dele, tinham a mesma idade e fizeram a tropa juntos algum tempo, havia muita consideração entre eles.

Dentro dos condicionalismos familiares e do regime em que foi criado, sem ter um rasgo de visão e inteligência que ultrapassasse essas margens estreitas, foi um bom homem, e que eu saiba não foi importunado por ninguém na mudança de regime apesar dos cargos políticos que tinha ocupado.

O regedor, sendo a autoridade policial durante a minha vida em Brunhoso, somente uma vez o vi atuar nessa qualidade, só ele, sem a companhia dos cabos de ordem, o "Vermelho" e o "Verdinho", cunhados entre eles e dizia-se serem os trabalhadores mais valentes da terra. Por sua vez o regedor tinha fama de ser um campeão do lançamento da relha e do ferro, no concelho e nos concelhos limítrofes.
Eram três homens fortes e altos, como havia poucos na aldeia, com uma boa estrutura óssea, que infundiriam temor e respeito, caso tivessem que intervir os três nalguma desordem. Não sei se isso algum vez aconteceu. Da sua força e valentia ficou a lenda.

 Residência Paroquial onde esteve instalada a Escola Primária até cerca de 1960

Fotos: © Francisco Baptista

Brunhoso era uma terra pacifica, as pessoas iam gerindo alguns pequenos conflitos que iam surgindo sem a intervenção de terceiros. Ouvi falar, era eu muito novo não me apercebi, que foi chamado a intervir num conflito onde houve um ferido muito grave.

O conflito que eu recordo e ao qual sei que ele foi chamado com insistência porque pareceu a alguns habitantes que poderia haver perigo de morte, aconteceu num dia de Carnaval.

O dia de Carnaval na aldeia era o dia da grande borga, da grande descontracção, da grande bebedeira, alguém que me foi muito próximo, o meu pai não, que era abstémio, disse-me um dia, penso que com algum exagero, o seguinte:
- Chico, há alguns anos eu bebia um garrafão de vinho por dia e era isso que me dava força para trabalhar a terra, no Entrudo bebia dois garrafões e à noite transportava os borrachos às costas para casa deles.

Nesse ano, teria eu 16 ou 17, ao cair da noite, os que continuaram a pé pelas ruas, após as festas diurnas, eram todos alegres foliões. Tão excessivos no consumo de álcool em épocas festivas só conheci os bávaros num Carnaval em Munique. Em Munique, cerveja ou vinho quente com aguardentes ou especiarias, em Brunhoso, vinho, in illo tempore, hoje de tudo, cerveja e até água ardente.
Nesse estado de espírito alegre e divertido, com alguns copos a rodar de mão em mão, estavam muitos no Balcão, uma praça pequena, como a aldeia, comparada com Munique, uma grande cidade europeia, equivaleria à Marianplatz, em ponto pequeno e sem a estátua de Maria, mas era a praça central. Surgiram alguns "estrangeiros" que tinham estado a comer e a beber em casas da aldeia, portugueses naturais ou próximos de terras grandes e longínquas, a trabalhar em Mogadouro, que a alguns da terra fizeram perguntas que eles acharam provocadoras e de quem quer gozar com os pobres e ignorantes. Eles estavam na melhor da disposição para lhes dar comida e vinho, mas essas palavras caíram-lhes como rastilho já a arder em pólvora pronta explodir. O grande provocador, o que pronunciou as palavras que incendiaram os presentes, foi agarrado, maltratado, esbofeteado, pontapeado e por fim arrastado por uma rua contígua cheia de pedras e lama.

Quando chegou o regedor, os maus-tratos terminaram e os estranhos foram enviados de automóvel para Mogadouro. Sei que o homem maltratado, que afinal foi só um, esteve um mês no hospital, ainda pensou pôr uma acção em tribunal mas desistiu talvez por não encontrar testemunhas.

As relações entre estas duas autoridades, presidente da junta e regedor, eram corretas, sem serem cordiais ou amistosas, nunca soube qual a razão apesar de conhecer bastante bem um e o outro.
Aparentemente parecia também que não davam especial importância aos cargos e que procuravam fugir das raras cerimonias oficiais.

Parecia-me igualmente que eram indiferentes ao regime, sem terem ideias politicas para lá da defesa da propriedade, da família e da religião, aceitavam esse regime como qualquer outro que aceitasse essas premissas. Noutro contexto, e sem querer fazer uma comparação ipsis verbis, lembrei-me da forma como os homens grandes das tabancas da Guiné recebiam os cumprimentos das autoridades militares. Afinal a sociedade deles tinha resistido a revoluções várias e a regimes diferentes. Não imaginavam que o fim dessa sociedade estava próximo.

Havia duas outras autoridades de quem pensava falar o padre e a professora, fica para outra altura, pois a conversa já vai longa, como não gosto de abusar da paciência de alguém que me queira ler, vou remeter este texto ao amigo e camarada Carlos Vinhal e ele e o grande camarada Luís Graça que decidam se é publicável ou não.

Não sem razão escrevia ontem o amigo Helder Valério, por outras palavras, que estes quadros bucólicos, que pinto mal ou bem, repetiam-se muito com várias cambiantes e matizes por essas aldeias de Portugal inteiro.

Na verdade ao escrever estas estórias para muitos de vós, que já as conheceis no todo ou em parte, devia estar a escrever para os meus netos, desculpai, estou à espera que eles cresçam para me ouvirem com mais atenção. Entretanto vou relembrando aos mais esquecidos ou distraídos, ou aos que nasceram na cidade grande e tenham curiosidade de saber como se vivia à mais de 50 anos nas aldeias, muitas vezes a poucos quilómetros dessa cidade.

A todos um grande abraço
Francisco Baptista

Guiné 63/74 - P14341: Recordações da CART 2520 (Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71) (José Nascimento) (1): Os Cabos também faziam Planos de Operações

1. Mensagem do nosso camarada José Nascimento(*), ex-Fur Mil Art da CART 2520, Xime, Enxalé, Mansambo e Quinhamel, 1969/71, com data de 10 de Fevereiro de 2015:

Caro amigo Luís Graça,
Vou contar a minha primeira história sobre a Guiné, no entanto ela passou-se aqui na Metrópole, mais propriamente em Portimão.


Recordações da CART 2520

1 - Os Cabos também faziam Planos de Operações

Já não me lembro exactamente da data, mas talvez já tivesse decorrido um ano após o meu regresso, portanto por volta de 1972, quando fui ao casamento de um amigo, que também tinha estado na Guiné.
A certa altura e enquanto decorria o chamado copo de água, ele chamou e apresentou-me um dos convidados dizendo:
- Este rapaz também esteve na Guiné.
- Eu estive no Xime e tu onde estiveste? Perguntei.
- Olha, eu estive em Bambadinca, era Cabo e estive no Gabinete de Operações e também planeei algumas operações para o Xime.
- Planeaste operações para o Xime? - Perguntei estupefacto.
- Sim, estava no Gabinete de Operações, muitas vezes chegava o oficial ao gabinete (não cito o nome por uma questão de ética) e dizia-me para fazer um plano para uma operação a realizar no Xime, Mansambo ou Xitole, por exemplo. Então eu pegava num bocado de papel vegetal, colocava sobre a carta militar da zona, traçava um percurso, definia o objectivo, indicava número de efectivos, etc., dava para ele assinar e depois enviava para a respectiva Companhia.

Ao ouvir isto foi como se o mundo desabasse sobre mim e o meu cérebro foi percorrido por um turbilhão de ideias, levei alguns segundos a reagir. Lembrei-me dos camaradas que morreram, dos ferimentos graves que o furriel Pestana sofreu numa emboscada e dos riscos e perigos por que passámos em operações mal planeadas, mal preparadas e muitas vezes desnecessárias.

Isto que estou aqui a descrever não é invenção minha, foi real e as palavras poderão não ser exactamente as mesmas que foram proferidas.

Com um abraço do amigo,
José Nascimento
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Nota do editor

(*) Vd. poste de 15 de fevereiro de 2015 > Guiné 63/74 - P14260: Tabanca Grande (455): José Júlio Dores Nascimento, ex-Fur Mil Art da CART 2520 (Xime, Enxalé, Mansambo, Quinhamel, 1969/71)

Guiné 63/74 - P14340: Agenda cultural (383): Conversas na Lua com... António Graça de Abreu, dia 13 de Março, às 19h00, na Livraria Lua de Marfim, Amadora

C O N V I T E



Estimadas/os Amigas/os da nossa Livraria
Estão todos convidados para:
Título: China, Ontem e Hoje, Itinerários e Viagens

13 de Março, sexta feira às 19 horas na Livraria Lua de Marfim
Av. Conde Castro de Guimarães 22 A
Amadora

com o Dr. António Graça de Abreu,
Universidade de Aveiro

"Uma abordagem ao passado histórico-cultural do mundo chinês, o fluir da História, seus poetas, romancistas, dramaturgos, pintores, artistas. 
Uma abordagem à China dos sec. XX e XXI, guerras, conflitos, comunistas, nacionalistas, a actual abertura à 'conquista' do mundo." ​

​" Os anos vão passando, e com os anos, a não ser a China, tudo na Terra passa." 
Eça de Queirós, "Os Maias", cap. XVIII
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Nota do editor

Último poste da série de 10 de março de 2015 > Guiné 63/74 - P14339: Agenda cultural (386): Lançamento do livro “Guerra na Bolanha”, da autoria do nosso camarada Francisco Henriques da Silva, no próximo dia 17 de Março de 2015, pelas 15 horas, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras

Guiné 63/74 - P14339: Agenda cultural (382): Lançamento do livro “Guerra na Bolanha”, da autoria do nosso camarada Francisco Henriques da Silva, no próximo dia 17 de Março de 2015, pelas 15 horas, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras

Lançamento do livro “Guerra na Bolanha”, da autoria do nosso camarada Francisco Henriques da Silva, no próximo dia 17 de Março de 2015, pelas 15 horas, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras.


1. Mensagem do nosso camarada Francisco Henriques da Silva (ex-Alf Mil da CCAÇ 2402/BCAÇ 2851, , Mansabá e Olossato, 1968/70; ex-embaixador na Guiné-Bissau nos anos de 1997 a 1999), com data de 9 de Março de 2015:

Meu caro Carlos Vinhal, 
Tenho o prazer de te informar, bem como todos os leitores do blogue, do próximo lançamento do meu livro “Guerra na Bolanha”, para o qual estão naturalmente todos convidados, no próximo dia 17, pelas 15 horas, na Livraria-Galeria Municipal Verney, em Oeiras. 

Para o efeito, junto remeto o respectivo convite. 
Já agora, informo os interessados de que existe um amplo parque de estacionamento no Centro Histórico de Oeiras, com entrada pela Avenida Copacabana, mesmo nas traseiras do local, onde tem lugar o evento. 
A localização da Livraria-Galeria é esta. 

Com abraço amigo 
Francisco Henriques da Silva 
(ex-Alferes miliciano de infantaria da C.Caç 2402 e ex-embaixador de Portugal em Bissau (1997-1999)

C O N V I T E 

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Nota do editor

Último poste da série de 2 de março de 2015 > Guiné 63/74 - P14315: Agenda cultural (385): Apresentação do livro "O Soldado Clarim", da autoria do Cor Paraquedista Nuno Mira Vaz, dia 5 de Março, pelas 15 horas, na Messe de Oficiais, Praça da Batalha, Porto (Manuel Barão da Cunha)

Guiné 63/74 - P14338: Parabéns a você (871): Joaquim Cruz, ex-Soldado Condutor Auto Rodas do BCAÇ 4512 (Guiné, 1972/74)

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Nota do editor

Último poste da série de 8 de Março de 2015 > Guiné 63/74 - P14329: Parabéns a você (870): António Marques Lopes, Coronel DFA Ref, ex-Alf Mil da CART 1690 (Guiné, 1967/69)

segunda-feira, 9 de março de 2015

Guiné 63/74 - P14337: Notas de leitura (689): A minha querida Aldeia do Cuor! (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 26 de Maio de 2014:

Queridos amigos,

Para quem vivia no regulado do Cuor era obrigatório patrulhar a região da Aldeia do Cuor, que conheci reduzida a imponentes paredes de pedra, dava mesmo para sonhar que tinha havido por ali a capital de um império de ouro ou de caju, tanto fazia. Patrulhava-se toda a margem à procura de sinais de cambança, até perto de Canturé, era a única maneira de saber quando e como os rebeldes procediam a reabastecimento junto dos seus amigos de Mero e Santa Helena.

Sabíamos da sua passagem pelos indícios das vacas, esteiras perdidas, vestígios de sal e tabaco, com mais sorte um carregador de PPSH ou uma granada. Íamos no encalço dos caminhos percorridos, entre Mato Madeira e Chicri. E depois, era montar emboscadas para responder com contra-terror.

Mas a Aldeia do Cuor era um local espantoso, dali se desfrutava, perto da foz do rio Gambiel, de um panorama surpreendente sobre o regulado de Joladu. Gostava de lá voltar, caminhar a partir de Canturé, passar por Gã Gémeos, onde aportava o Sintex, passar por Caranquecunda, onde estacionaram os macuas, em 1908, quando se declarou guerra a Infali Soncó, o régulo rebelde que queria impedir a circulação do Geba.

A minha querida Aldeia do Cuor!

Um abraço do
Mário


A minha querida Aldeia do Cuor!

Beja Santos

Na minha proverbial coscuvilhice na Feira da Ladra, à cata de papelada fora de circulação e que ainda nos possa tocar na razão e coração, encontrei, sem que a emoção pesasse, umas notas sobre explorações zoológicas e história das explorações faunísticas da Guiné portuguesa, uma daquelas obras que se deveu ao período áureo do governador Sarmento Rodrigues. Os temas não são santos do meu culto e penso que no presente só um punhado de estudiosos se interessará em saber que andaram pela Guiné espécies animais como o Gato-de-algália e o Cachorro-de-mango. Pelo menos fiquei a saber que data de 1898 a nomeação de Francisco Newton para fazer a exploração zoológica de Cabo Verde e da Guiné, nova expedição iria realizar-se em 1908. Francisco Newton, de regresso à metrópole, enviou animais para o Jardim Zoológico de Lisboa.

Houve uma missão zoológica que decorreu entre 1945 e 1946, com vastos e importantíssimos resultados, os investigadores ocuparam-se de copépodes, protozoários, crustáceos, insetos, moluscos marinhos, vertebrados, batráquios, repteis, aves e mamíferos, o zoólogo F. Frade rejubila com os resultados alcançados. Vou lendo toda esta exaltação num estado de arrefecimento total. Eis, porém, que vêm estampas a seguir, e aí o sangue alcançou alguma fervura com a bela fotografia do Canal do Impernal, em baixa-mar. Folheei outras imagens, a estrada para Mansoa, a paisagem da Ilha de Bolama, aves de rapina em Bafatá, Rápidos de Cusselinta, no rio Corubal, uma das grandes atrações que tive o privilégio de ver, volto a página e fico estarrecido, não precisei de ver a legenda nem aquelas embarcações, é a Aldeia do Cuor, uma das fronteiras do regulado, do lado de lá é extensa bolanha de Santa Helena, com povoações como Mero, onde os guerrilheiros de Madina e Belel se vinham abastecer. 

Conheci aquele palmar como o fotógrafo, na década de 1940, o fixou. Com a guerra, estas embarcações desapareceram. Continua por resolver o mistério da importância comercial da Aldeia do Cuor, houve quem dissesse que fora aqui que se procurara instalar o comércio de Bambadinca, tais e tantas eram as potencialidades do Gambiel. O mistério fica por resolver, sobra agora esta fotografia de tempos desaparecidos onde até podemos ver em primeiro plano uma chapa de bidão, parece uma relíquia dos nossos tempos. E ponto final para a magra mas emotiva colheita de uma manhã de sábado na Feira da Ladra.


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Nota do editor

Vd. último poste da série de 6 de março de 2015 > Guiné 63/74 - P14326: Notas de leitura (687): “O Legado de Nhô Filili”, por Luís Urgais, Oficina do Livro, 2012 (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P14336: Pensamento do dia (22): Aprendi na guerra a pôr um pé à frente do outro e continuar a caminhada, mesmo quando tudo era difícil (José Belo)

1. Mensagem, de 28 do passado mês,  do nosso amigo e camarada José Belo que perdeu recentemente a sua querida esposa, Britt-Marie  (*)

Meus caros Luís Graça e Carlos Vinhal

Agradeço as palavras amigas aquando de um bem difícil e inesperado momento da minha vida já algo "experimentada".

Aprendi na Guiné a pôr um pé à frente do outro e continuar a caminhada,  mesmo quando tudo era difícil.(**)

E as nossas caminhadas já väo sendo longas.

Um abraço grato do José Belo.

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Notas do editor:

(*) Vd. postes de:

14 de fevereiro de 2015 > Guiné 63/74 - P14258: Manuscrito(s) (Luís Graça) (46): Quando o absurdo da morte bate à porta dos amigos...Para o Zé Belo, em memória de Britt-Marie

domingo, 8 de março de 2015

Guiné 63/74 - P14335: (Ex)citações (265): Sondagem: Mudei muito. Quem é que não mudou? (Juvenal Amado)

1. Mensagem do nosso camarada Juvenal Amado (ex-1.º Cabo Condutor Auto Rodas da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1971/74), com data de 28 de Fevereiro de 2015:

Carlos e Luís
Eu respondi à sondagem que sim, que mudei. Como podia não ter mudado face à distância de mais de 40 anos, num tempo que se escoa todos os dias? Transcrevo aqui as palavras do Torcato: - Por que é que este Blogue é tão importante para o ex-combatentes? E respondo como o Rosales: - Porque me sinto tão bem ao pé deles.

Um abraço
JA


Mudei muito. Quem é que não mudou?

Não sei se entre o melhor e o pior se ganhei ou perdi alguma coisa, mas para mim o que interessa é o que sou hoje, e isso é o somatório do que passei, do que vi e de com quem convivi durante todos estes anos.



Galomaro, 1973 - Juvenal Amado (à direita) com o seu camarada José Luís ("Ermesinde")

Não resisto a usar, que me perdoem a ousadia, o nosso Luís de Camões

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

“Incendiário” aos 20 anos e "bombeiro" a partir dos 40, é um dito que ilustra o amadurecimento que acontece e é desejável que aconteça, com todos como o que acontece com os bons vinhos em bons cascos. Mas atenção amadurecimento não é o mesmo que conivência de conveniência, nem em se deixar absorver, porque no meu entender há limites para a mudança entre o que acreditava ontem e o que acredito hoje, pois o meu acreditar residual é ainda a base da minha vida.

Hoje penso ao fazer uma viagem ao passado que no essencial me norteei por valores, sonhos e anseios, atiçados pelas transformações operadas no nosso País, em que víamos um Mundo velho parir um novo e pojante de poder, querer e crer.

Estou mais velho, mais largo em todas as direcções, com menos cabelo, na estrada da vida encontrei gente que me ama e amou, perdi quem amei e me amava incondicionalmente, ganhei e também perdi amigos. Numa vida cheia onde nem tudo foi bom, mas muito foi menos mau, tudo contribuiu para um ser em formação constante que conto ser até ao fim dos meus dias.

Hoje fazia o meu pai 90 anos.
Dedico-lhe o que aqui escrevo, pois lhe devo a criança que ainda existe dentro de mim e o adulto que faz todos os dias por honrar a sua memória.

Um abraço a todos os camaradas
JA
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Nota do editor

Último poste da série de 1 de março de 2015 > Guiné 63/74 - P14310: (Ex)citações (264): Sondagem: Ao fim destes 40/50 anos, mudei muito, física e psicologicamente - Resposta múltipla (Mário Vitorino Gaspar)

Guiné 63/74 - P14334: Libertando-me (Tony Borié) (7): Temos que lá voltar

Sétimo episódio da série "Libertando-me" do nosso camarada Tony Borié, ex-1.º Cabo Operador Cripto do CMD AGR 16, Mansoa, 1964/66.




Temos que lá ir um dia, pá! Esta é a frase que pronuncia, bem alto, sempre que nos encontramos.

O seu rosto mostra alguma amargura ao pronunciar estas palavras, mas logo se modifica, sorrindo, dando-nos um abraço dizendo, quando nos juntamos, pá!

É o José Augusto Nogueira, que no ano de 1964, era um jovem tal como nós que, cumprindo o seu dever de cidadão, se apresentou no Batalhão de Caçadores 10, na cidade de Chaves, onde aprendeu a “marcar passo”, a disciplina de combate e a conviver com os companheiros que o acompanharam no embarque a bordo do navio “Niassa”, no ano seguinte, mais propriamente a 21 de Maio de 1965, onde depois de alguns dias de “mar selvagem”, como ele gosta de dizer, desembarcou em Bissau a 26 de Maio, para combater aqueles que o então governo de Portugal lhe dizia que eram os “turras”.


Como tantos de nós, viu lama, mosquitos e terra vermelha, comeu mangos e mancarra, sofreu calor húmido e abafado, conviveu com fulas, mandingas ou balantas, passou quase toda a sua comissão em zona de combate, foi ferido, para o final, cansado de guerra, já não podia ouvir o som do seu morteiro, que não lhe falassem em arroz e peixe da bolanha e, com aquele sorriso maroto diz-nos também, que teve a “sua lavadeira”.

Após a chegada à então província da Guiné, foi uns dias para o aquartelamento de Brá, onde conheceu uma personagem que mais tarde se tornaria famosa, era o então Capitão Otelo Saraiva de Carvalho, do grupo de Comandos “Os Diabólicos”, que mais tarde actuou com ele em cenário de guerra, pois a sua especialidade era Apontador de Morteiro, pertencendo à Companhia de Caçadores 816, que se foi instalar em Bissorã, mas o seu pelotão foi destacado para o Olossato durante 13 meses, depois Cutia, Encheia e Mansoa, de onde finalmente regressou de novo a Brá, para embarcar de regresso a Portugal, no navio “Uíge”, em 14 de Fevereiro de 1967. Sempre que nos víamos combinávamos encontro, que por isto ou por aquilo nunca se realizava, finalmente encontrámo-nos em sua casa, aqui na Florida, para falarmos das recordações da guerra e não só.


Fica sério alguns momentos, mostra-me a sua tatuagem patriótica no antebraço, ao mesmo tempo que me diz:
- Em criança passei muita fome, na minha aldeia em Santa Cruz do Douro, concelho de Baião, onde o senhor Gonçalo me dava sempre pão, agora, como vês, não tenho razão de queixa.

Voltando à Guiné, participou em 386 saídas para o interior das matas, sendo operações organizadas com outras unidades militares ou simples batidas de zona, teve muitos ataques ao aquartelamento, principalmente no Olossato, foi ferido em combate, com estilhaços de granada num braço e numa perna, num domingo do dia 1 de Agosto de 1965. Também recorda que no dia 14 de Fevereiro de 1966, a sua companhia, junto com outras forças militares, capturaram 3 toneladas de material de guerra na célebre região de Morés.


Enquanto a sua dedicada esposa lhe diz que o lugar da Murtosa, é o mais lindo de Portugal, ele, olha para nós e diz a sorrir, que de Santa Cruz do Douro se vê os barcos a navegarem no rio Douro, depois volta a ficar com aspecto sério, mostra-me as fotos a preto e branco, e diz-nos:
- Estes são os burros que capturámos aos “turras”, este porco foi morto com um tiro, estes unimogues eram todos novos, depois de trabalharmos na construção dos abrigos, jogávamos à bola, as “bajudas”, algumas eram “boas” - E logo, a sua dedicada esposa lhe diz:
- Eram, talvez como o vento que faz na tua terra, traiçoeiro, só faz estragos.

Diz-nos que os companheiros da sua Companhia que ainda restam, se juntam todos os anos, ele carrega a mágoa de nunca ter oportunidade de participar, isto sim é verdadeira amizade, somos irmãos de guerra até morrer. Limpa duas lágrimas de emoção ao lembrar que no dia 1 de Agosto de 1965 saíram do Olossato para Farim, andaram à volta de 15 quilómetros, sempre debaixo de fogo, tanto de um lado como do outro da estrada, que não era mais que um carreiro. Não houve minas nem fornilhos, mas diversos companheiros ficaram feridos, entre os quais ele mesmo, juntamente com o Capitão Luis Gonçalves Fernandes Riquito, onde faleceu, morto em combate, o Furriel Silva, sem o poderem evacuar, pois “eles” acompanharam-nos sempre aos tiros. Foram mais de 12 horas, até que finalmente os “Águias Negras”, (diga-se Batalhão de Artilharia 645), vieram em nosso auxílio e, pudemos regressar de novo ao Olossato, com alguma segurança, aí sim, rezei e vi a cor do medo e da morte.


Para o final da comissão, já todos andavam cansados de guerra, até um companheiro, que era o mais valente, ia levando uma “porrada”, (diga-se castigo), porque se fez doente para não ir para as operações, onde o capitão da Companhia, veio junto dele, no “curral” onde dormiam, o levantou da cama, dizendo-lhe que lhe dava cinco minutos para se apresentar pronto para combate, ou então teria que o enfrentar.

Passámos algum tempo juntos, ao despedirmo-nos ficou a promessa de um destes dias falarmos dos “célebres abrigos do Olossato” que foram copiados por quase todos os aquartelamentos da então Guiné Portuguesa.
- Temos que lá ir um dia, pá.

Tony Borie, Março de 2015
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Nota do editor

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