terça-feira, 28 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4751: Histórias do Jero (José Eduardo Oliveira) (1): João Turé, um menino da tabanca e quartel de Binta (Parte 1)


1. O nosso Camarada José Eduardo Reis de Oliveira, foi Fur Mil Enf da CCAÇ 675 (Binta, 1964/65), é jornalista
profissional conhecido no seu meio por “JERO” e enviou-
nos uma mensagem , com data de 24JUL2009, e o título: Tempo Africano:


Boa noite Luís,

Porque hoje é sábado... lembrei-me de fazer serão e de te mandar mais um "escrito".

João Turé é um "retrato" do meu livro Golpes de Mão's - págs. 341 a 346.

O João Turé fez um discurso no lançamento do meu livro no antigo R.I. 16, em Évora, em 10 de Maio último.

No final pedi-lhe o "papel" e fiz um tratamento jornalístico do seu "testemunho"que publiquei em diversos capítulos, no meu jornal.

Se vires que tem algum interesse para o nosso blogue aqui vai ele.

Se achares que está extenso estás à vontade para cortar os meus comentários.

A partir de agora está nas tuas mãos. Bem entregue portanto.

Um abraço.
JERO

NOTA: Dada a extensão do documento, a publicação será efectuada em 2 partes (2 postes):
I PARTE: O discurso que o João Turé fez no lançamento do livro.
II PARTE: Os comentários do Jero.

I PARTE

Introdução

Diversos órgãos de comunicação local referiram-se ao lançamento do “GOLPES DE MÃO’s”, de José Eduardo Reis de Oliveira, como «…um belo livro sobre as suas vivências na guerra colonial, na Guiné (no humanismo nas cenas de guerra, nas sementes da paz junto das populações e no convívio com as crianças da “Tabanca Nova”) (1).

Uma delas o João Turé, de 8 anos, veio homem ao lançamento do livro em 2 de Maio de 2009.

Porque passaram 40 e alguns anos o João, que se define como “o preto mais branco da Companhia”, tem hoje 53 anos.

Tivemos acesso a um dos seus escritos que leu – emotivamente – numa cerimónia evocativa do regresso da C.Caç. 675 a Évora, no antigo Regimento de Infantaria nº. 16, que teve lugar em 10 Maio último.

Vamos ilustrar este “TEMPO AFRICANO” repartindo em “retalhos” o seu testemunho.

JERO

Foto do João Turé na Actualidade

1 - TEMPO AFRICANO

A chegada da Companhia de Caçadores 675 a Binta, já lá vão 45 anos, foi uma aragem nova, saudável, que trouxe para aquela zona, o ensino, a saúde, o desenvolvimento, a camaradagem e a brincadeira, que todos nós meninos de 6,7 e 8 anos desconhecíamos existir no mundo.

E quando falo de meninos estou-me a rever nos meus 8 anos, junto com muitos mais, traquinas, irreverentes, mas de olhos e ouvidos bem abertos, aprendendo aquilo que ninguém nos tinha ensinado até então.

Porque nem todas as minhas recordações de infância são boas.

Pois, nunca poderei esquecer o que se passou com o meu tio Malan Sissé, mais conhecido por Malan Grifon Sissé, anos mais tarde guia da Companhia, porque foi a primeira pessoa a ter uma bicicleta, das afamada marca “Griffon”, que era uma “ronco” (2) em todo o concelho de Farim.


Era uma personalidade conhecida e respeitada pelas suas qualidades humanas, homem sério e sensato, que defendia a nossa bandeira, não concordando com a ideologia política do PAIGC e por isso, recusando sempre a adesão ao partido, nas muitas vezes em que foi sondado e influenciando muitos a seguirem as suas pisadas.

Quando em 1964 apareceu a guerrilha no Norte da Guiné, mais concretamente no concelho de Farim, foi de imediato procurado para ser aniquilado, tendo sido destruída a sua aldeia “Genicon Mandinga”, os seus haveres e morta a sua querida mãe.

Era este o nacionalismo e a ideologia do PAIGC.

2 - TEMPO AFRICANO

Continuamos com as estórias de um guineense de nome João Turé, que nos seus primeiros tempos de vida cruzou com militares de uma Companhia de Caçadores que estiveram na região onde nasceu no norte da Guiné - mais propriamente em Binta, a 20 kms. da fronteira com o Senegal - no período compreendido entre Junho de 1964 e Abril de 1966.


No número anterior João Turé recordou que a chegada da C.Caç.675 a Binta, já lá vão 45 anos, foi uma aragem nova, saudável que, em tempo de guerra, trouxe para aquela zona o ensino, a saúde, o desenvolvimento, a camaradagem e a brincadeira, que os meninos de 6,7 e 8 anos desconheciam existir no mundo.

Com olhos e ouvidos bem abertos, aprenderam aquilo que ninguém os tinha ensinado até então.

Escreve, em jeito de “memórias”, quando já dobrou o meio século de existência, que guarda da infância boas e más recordações.

A que publicámos anteriormente, respeitante ao seu tio Malan Sissé, mais conhecido por Malan Griffon Sissé, por ter sido a primeira pessoa a ter uma bicicleta “Griffon”muitos quilómetros em redor da sua aldeia, foi o exemplo de uma má recordação, que terminou em tragédia na aldeia de “Genicon Mandinga”.

A estória nº. 2 deste “TEMPO AFRICANO” é diferente pois foca recordações de militares que nessa altura mais impressionaram os meninos da aldeia de Binta.

JERO
Fur Mil Enf
Legenda:
(1)- Pequena povoação ,aldeia .
(2) - Sucesso, motivo de festa, de espanto.

Fotos: José Eduardo Oliveira (2009). Direitos reservados.
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Nota de M.R.:

Este é o primeiro poste desta série.


Guiné 63/74 - P4750: Estórias cabralianas (53): A estranha doença do soldado Duá (Jorge Cabral)

1. Mais uma estória do nosso alfero, Jorge Cabral, que não precisa de apresentações (Cabral só há um... o de Missirá e mais nenhum, dizia-se no seu tempo):

Amigos!
Aí vai uma estória deste 'Chico-Cafre' (Tunes dixit)

Abraços Grandes
Jorge Cabral



2. Estórias cabralianas (53) > A Doença do Soldado Duá
por Jorge Cabral


Quando uma noite, em Missirá [, o último destacamento de Bambadinca, a norte do Rio Geba, no Cuor,] o Alfero passava ronda, ficou estupefacto, ao constatar que todos os Soldados de Sentinela se encontravam acompanhados das respectivas Mulheres.
- Mas que se passa? – indagou…
- É por causa da doença! O Duá apanhou a doença do Victor!
- Doença do Victor?...

Tornou-se necessário ao Alfero recuar no tempo e a Fá, para perceber. Sim, aí existira um Soldado Victor que, parecendo inconsciente, deambulava a altas horas por todo Quartel. O próprio Alfero o vira e logo diagnosticara: sonambulismo...

Depois, reunira o Pelotão, alertara o Pessoal e, crente na sabedoria popular, avisara:
- Atenção! Que ninguém o tente acordar! É perigoso. Até pode morrer. Trata-se de uma doença e grave.

O Duá, Soldado Fula e dos poucos solteiros do Pelotão, deve ter ficado impressionado. Tanto, que voluntariamente um ano depois, contraíra em benefício próprio a tal doença. E assim, todas as noites, em pose sonâmbula, entrava nas moranças dos Soldados que estavam de Sentinela e procurava as Mulheres…

Claro que não ousavam acordá-lo… pois se lembravam bem das palavras do Alfero.

Levá-las a fazer Sentinela foi a única solução...

Jorge Cabral
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Nota de L.G.:

(*) Vd. último poste da série Estórias cabralianas > 22 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4723: Estórias cabralianas (52): Em 20 de Julho de 1969, também eu poisei na Lua... (Jorge Cabral)

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4749: Álbum de memórias de Bafatá, 1968/70 (2): A vida é feita de pequenos nadas (Regina Gouveia)



1. No decorrer do IV Encontro Nacional do nosso blogue, em 20 de Junho passado, na Quinta do Paul, Ortigosa, Luís Graça convidou a Regina Gouveia, esposa do nosso Camarada Fernando Gouveia (Alf Mil Pel Rec Inf - Comando de Agrupamento 2957 -, Bafatá, 1968/70), a escrever para o nosso blogue histórias desse tempo.

Respondendo ao desafio eis mais uma bem simples e bonita:




A vida é feita de nadas

A vida é feita de nadas
De grandes serras paradas
À espera de movimento;
De searas onduladas
Pelo vento;
De casas de moradia
Caiadas e com sinais
De ninhos que outrora havia
Nos beirais;
De poeira ;
De sombra de uma figueira;
De ver esta maravilha:
Meu Pai erguer uma videira
Como uma mãe que faz a trança à filha.

Bucólica, Miguel Torga

Nos últimos tempos, mais concretamente a partir do momento em que o meu marido se tornou membro da Tabanca Grande, várias memórias da Guiné têm vindo a emergir à tona do consciente, volvidos que são cerca de quarenta anos. Algumas são pequenos nadas mas a vida é feita de nadas…

Verão de 1969. Bafatá. Enquanto o Fernando está no quartel eu tento ocupar o meu tempo. Acompanham-me entre outros, Hemingway, Jorge Amado, Eça, Fernando Pessoa, António Gedeão, Manuel Bandeira.

Para além da leitura, a música: Mozart, Beethoven, Korsakov, José Afonso, Chico Buarque, no meu leitor de cassetes de fraca qualidade…

Há também as crianças que, começando por vir no fim da refeição para levar o muito que sobrou (o quartel envia-nos excesso de comida), criaram o hábito de aparecer várias vezes ao longo do dia. Com elas aprendo algum crioulo que infelizmente já esqueci.

Há ainda um dos filhos dos vizinhos, com os seus quatro anitos, que aparece logo pela manhã (O “alfer” já foi?) mas que regressa a casa sempre que pressente aproximar-se a hora do Fernando chegar, seja para almoçar, seja ao fim do dia (vou embora; o “alfer” está a chegar). Nunca consegui perceber estas reacções do miúdo.

Talvez em casa ouvisse comentários negativos à tropa, não sei… Um dia, varria eu a varanda, ele chegou e comentou de imediato: Hoje até pareces uma senhora…

Ao fim da tarde, quando o Fernando regressava do quartel, passeávamos. Vêm-me à memória a Tabanca da Ponte Nova, o Geba, a ponte sobre o Colufe, a piscina, a estrada de Bambadinca, a estrada do Gabu, a vereda junto à mãe de água…

À noite, sempre que possível, o cinema. Se o Fernando estava de serviço acompanhava-o até ao agrupamento. Foi aí que conheci o Cabo Gomes.

Rodeado de livros, aproveitava todos os momentos livres para se preparar para o exame do então 5º ano liceal.

Converso com ele e apercebo-me de que as suas maiores dificuldades residem na Física e na Matemática. Passo a ajudá-lo diariamente.

Na última sessão de ajuda, quando em fins de Setembro me preparo para regressar à metrópole, propõe-se pagar-me as lições. Se algum de nós tivesse que pagar algo, era eu a si. Ajudou-me a preencher o meu tempo fazendo aquilo de que tanto gosto - ensinar, muito em particular, ensinar Física.

Regresso próximo do Natal. O Gomes espera-me com uma prenda que ainda conservo. Uma folha seca onde, por entre as nervuras, estão gravados o meu nome e o do Fernando.


No dia 24, como habitualmente, o soldado (não me recordo do seu nome, apenas sei que era da Beira Alta) chegou com o almoço. À despedida desejei-lhe bom Natal.

Não conseguiu conter as lágrimas que começaram a rolar-lhe pela face. A senhora desculpe mas hoje, particularmente, sinto muitas saudades da minha mulher e da minha menina. Já vai para dois anos que as não vejo.

Senti-me muito mal. Ali estava eu, privilegiada, a passar o Natal com o meu marido, após uma curta separação de dois meses e meio. Imaginei, apesar de na altura ainda não ter filhos, quão dura deveria ser para ele aquela separação.

Ainda o dia 24. À noite o Tenente Coronel Teixeira da Silva apareceu em nossa casa. Era uma pessoa muito afável. Como era também professor de Física conversávamos muitas vezes sobre essa área. Mas nessa noite a conversa foi essencialmente sobre a falta de sentido daquela guerra.

A dada altura reflectíamos sobre o pouco que, como colonizadores, tínhamos feito pelas colónias em geral. Recordo-me que então contou um episódio interessante. Numa das comissões tinha estado em Timor onde, em todo o território, havia 8 quilómetros de estrada (creio que era esse o número).

Um americano que, entretanto encontrou lá (já não sei por que razão), comentou: Os portugueses não estão aqui há cerca de 400 anos? Se tivessem feito 1 km de estrada por ano, já existiriam 400 km…

Num dos dias que se seguiram ao Natal, estando eu sentada na varanda, passou uma idosa que muito simpaticamente me cumprimentou, numa algaraviada por vezes ininteligível. A dada altura percebi que me perguntava qualquer coisa relacionada com néné.

Respondi: Cá tem néné. Pôs um ar muito pesaroso e com uma voz triste repetiu Cá tem néné. Seguiu rua afora e lá longe ainda a ouvia repetir. Cá tem néné… Cá tem néné…

Eis alguns dos pequenos nadas que fui encontrar perdidos no labirinto da memória.

Regina Gouveia

Foto: Regina Gouveia (2009). Direitos reservados.
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Nota de M.R.:

Vd. primeiro poste da série em:

Guiné 63/74 - P4748: Notas de leitura (12): História da Guiné e ilhas de Cabo Verde - PAIGC, 1974 (Beja Santos)


1. Do nosso Camarada Beja Santos, Missirá e Bambadinca - 1968/70, recebemos a seguinte mensagem:

História da Guiné e ilhas de Cabo Verde, PAIGC, 1974

As Edições Afrontamento iniciaram logo em 1974 a publicação de monografias sob o título “Libertação dos povos das colónias”.

O número 1 foi dedicado ao PAIGC. O destinatário desta obra, presume-se, era o quadro do PAIGC, talvez o aluno das “regiões libertadas”, talvez mesmo o estudante guineense a estudar em países do Leste, todos eles carentes de um conjunto de referências indispensáveis ao tempo: a história da Guiné-Bissau em África e na África em descolonização; os dados capitais da colonização portuguesa tanto na Guiné como nas ilhas de Cabo Verde; caracterização do movimento de libertação em África e o seu desenvolvimento nas colónias portuguesas; etapas da luta de libertação nacional da Guiné e em Cabo Verde no contexto da luta anti-imperialista; dados curriculares de Amílcar Cabral e proclamação da República da Guiné-Bissau.

É um documento histórico que merece ser ponderado, na sustentação ideológica, como manual explicativo de uma visão da identidade nacional, como bússola que desse o azimute, dentro da Guiné-Bissau e ilhas de Cabo Verde, a todas as lutas travadas em África, fazendo concertar os movimentos de libertação ao tempo sob a égide do PAIGC.

É por isso que vale a pena darmos uma síntese de um documento profundamente datado e que perdeu actualidade na Guiné-Bissau quando esta se separou de Cabo Verde.

Certamente por influência de Amílcar Cabral, os compiladores deste manual não iludem a tónica marxista, temperando-a nas suas nuances orientadas para Moscovo, mas também para o Movimento dos Não Alinhados e as sociais-democracias escandinavas, que tanto apoio concederam ao PAIGC.

O enquadramento histórico do continente africano tem destaque, abrindo com a civilização egípcia e depois a presença do Império Romano; segue-se o islamismo e a presença árabe no norte de África; uma nação que é um mosaico étnico (como é a Guiné-Bissau) precisava de várias chaves explicativas para entender os seus autóctones e os povos invasores: daí falar-se dos impérios do Mali e do Songhay, tão importantes na Idade Média.

Em capítulo autónomo, aborda-
se o povoamento da Guiné e das ilhas de Cabo Verde, percebe-se que os autores andam à procura de um elemento de coesão para a identidade destes povos, recorre-se ao artifício de que foi o colonialismo português o responsável pela desunião entre guineenses e cabo-verdianos, na época era fundamental simular que as divergências decorriam exclusivamente do colonialismo.

O relato histórico continua pelos reinos mandingas, a chegada dos fulas e depois a presença dos europeus em África. Segue-se a descrição dos estabelecimentos e entrepostos comerciais, a ascensão e a queda do comércio de escravos até se entrar na colonização contemporânea.

Os elementos de resistência à colonização portuguesa e a “pacificação” têm justo realce neste manual de doutrinação, enunciando até outros resistentes africanos nas periferias da Guiné-Bissau.

Seguidamente, entra-se na apresentação minuciosa do sistema colonial português e o papel que as 2 Guerras Mundiais tiveram na marcha da descolonização.

Em capítulo subsequente relata-se da história dos diferentes movimentos de libertação nas diferentes colónias portuguesas, e assim se chega aos princípios revolucionários do PAIGC.

A partir daqui segue-se a descrição da organização económica e política nas regiões libertadas em sintonia com a luta anti-imperialista no mundo.

É um manual de doutrinação redigido com sinceridade, ingenuidade, utopia mas também com hábil ilusão de factos da história real que se pretendiam solucionar mais tarde: é o caso da falsa identidade entre os povos da Guiné e Cabo Verde, que a despeito de inúmeros e profundos pontos de encontro são duas realidades culturais distintas.

Este exemplar vai ser oferecido para o espólio do blogue.



Comentário: esta ilustração de carácter propagandístico fazia parte da apresentação do PAIGC, certificava a tese dos 2/3 dos territórios ocupados. Sabe-se de há muito que não tinha verosimilhança com a situação real de territórios ocupados, mas impressionava muito enquanto cartão de visita do movimento de libertação.

Beja Santos
Alf Mil Cmdt Pel Caç Nat 52

Imagens: Beja Santos (2009). Direitos reservados.

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Nota de M.R.:

Vd. último poste desta série em:

Guiné 63/74 - P4747: Estórias do Mário Pinto (2): Uma erecção um tanto inconveniente



1. Mais uma pitoresca e engraçada estória, enviada pelo nosso Camarada Mário Gualter Rodrigues Pinto, ex-Fur Mil At Art da CART 2519 - "Os morcegos de Mampatá", Buba,
Aldeia Formosa e Mampatá - 1969/71:

Camaradas e amigos,

O avivar da memória das nossas recordações e passá-las ao papel, que é como quem diz pelo teclado, começa a ser um hábito sadio e benéfico para o meu já quadragenário stress, por isso cá vai mais uma.

Quando da “descapinação”, ou desmatagem como queiram, do terreno para a construção da nova estrada Buba - Aldeia Formosa, mandaram para MAMPATÁ oriundos de Nhacra, cerca de 900 nativos de raça Balanta, para efectuarem os necessários trabalhos.

Os mesmos usavam sobre o corpo somente uma tanga e eram conduzidos por uns “Sipaios”, como fossem uma manada de gado (desculpem a dureza desta expressão mas não me lembro de outra), levando a efeito a referida tarefa, morosa e desorganizadamente, pois o IN flagelava o local com bastante amiúde e intensidade, apesar do nosso dispositivo de segurança.

Num dado momento um dos nativos, com a sua catana deu um corte profundo no PÉNIS, ficando extremamente aflito, debilitado e dorido.

Por não ser possível tratar o homem ali teve que ser evacuado para MAMPATÁ onde, na altura, se encontrava de serviço o nosso 1º Cabo Enf Lomba, que perante o estranho local do ferimento do sinistrado, agarrou na “massaroca” dele e muito profissionalmente, como era alias a sua obrigação, toca a cozer as partes carnais dilaceradas, causando-lhe uma erecção digna de registo, que logo que detectada originou naturais e gerais gargalhadas do pessoal presente.

O Lomba ainda hoje carrega essa desditosa cruz, pois nos almoços da Companhia lá vem sempre à “maldita” lembrança do pessoal, o relato da curiosa “efeméride” em tom mais ao menos jocoso, conforme oiça a história o Lomba ou o restante pessoal trocista e malicioso.

Depois bebemos mais um copo todos juntos e, se Deus quiser, para o ano lá estaremos todos outra vez, para almoçarmos, confraternizarmos e, porventura, relembrar a história do altivo “instrumento” que foi cozido pelo...

Um abraço amigo,
Mário Pinto
Fur Mil At Art
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Nota de M.R.:
Vd. primeiro poste da série em:

Guiné 63/74 - P4746: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (8): Misérias e grandezas de Fajonquito, 1970/75

Guiné > Zona Leste > Fajonquito > 1964 > Um poilão centenário... Na foto, o irmão do nosso camarada Tino Neves, Sérgio Neves, Fur Mil Mec Auto, que pertenceu à CCAÇ 674 (1964/66) (*) ... Esta subunidade terá sido a primeira passar por Fajonquito (**)... Estranhamente, temos pouca documentação fotográfica sobre Fajonquito... Por outro lado, não têm aparecido no nosso blogue camaradas pertentes a subunidades que tenham passado por Fajonquito, entre 1970 e 1974. Uma delas é CCAÇ 3549 / BCAÇ 3884 (1972/74). Esperemos que o nosso Chico encontre malta do seu tempo, nomeadamente de Fajonqito, 1970/74...

Foto: © Tino Neves (2006). Direitos reservados.

1. Mais um texto do Cherno Baldé, membro da nossa Tabanca Grande, autor da série Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (aqui na foto, à esquerda).

Nascido em Fajonquito c. 1960, viu em 1965, em Cambaju, os primeiros homens brancos; aprendeu as primeiras letras, em português, com os militares portugueses. Depois de 1975, foi para Bissau, licenciou-se na Ucrânica em Planificação e Gestão Económica, tendo feito no inícios os anos 9o uma pós-graduação em gestão, em Lisboa, no ISCTE; vive em Bissau, onde trabalha no Ministério das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, em Bissau, onde é director do gabinete de estudos e planeamento

É casado desde 1992 com a Geralda Santos Rocha, natural de Bissau.(**)


2. Memórias do Chico,menino e moço (Cherno Baldé) (8) > FAJONQUITO (1970 – 1975)

No início dos anos 70, Fajonquito é quase um burgo com muitos milhares de almas. Aqui estavam misturadas várias comunidades. Diferentes subgrupos da comunidade fula (Fulas-pretos, Fulas-forros, Futa-fulas), Mandingas (ou do que restava desta comunidade em consequência da guerra), algumas famílias Balantas, Saracolés, Manjacas e mesmo Bijagós que o comércio do amendoím e a guerra tinham trazido consigo.

O número de Fulas-pretos era maioritário em Fajonquito e seus arredores. A convivência era pacífica mas tensa com muita desconfiança e medo à mistura. A garantir esta convivência de circunstância estavam as autoridades tradicionais, as milícias cujos chefes saiam entre pessoas de confiança ou famílias dos chefes tradicionais e uma companhia de tropas portuguesas comandadas por um Capitão, que de resto, a bem dizer, pouco se metia na vida civil da aldeia.

O ambiente era tão diferenciado quão diferente era o tamanho da aldeia, o número de tropas e o mosaico étnico, social e cultural. O estado de alerta era permanente mas num nível fraco e muito dependente dos postos mais avançados situados nos quatro pontos cardeais: Sare-Wali, Cambaju, Sare-Djamaram, Suna, Cantacunda.

Aqui os acontecimentos da guerra estavam mais relacionados com as deslocações (minas e emboscadas nas estradas), particularmente a estrada para Cambaju, ou ainda as grandes operações para o Oio (Kola-Carresse) que mobilizavam tropas de outros ramos vindas de Bissau, Bafatá ou Bambadinca. Nessas ocasiões nós acompanhávamos tudo até a saída do último soldado. Via-se pelo semblante que o estado de espírito dos que iam para a frente não era muito alegre, salvo raras excepções. Os da retaguarda, invariavelmente, carregavam obuses ou as granadas das bazucas, levando a sua arma nas costas. Na nossa opinião de crianças, isto era das coisas que um soldado não devia fazer.

Entretanto, no meio da população civil e sobretudo a malta jovem, a descontracção era visível e reinava um ambiente de festa e paródia nos fins-de-semana com futebol à tarde e baile de gira-discos à noite. A festa era sobretudo afro, como diziam na época, mas nunca faltava a presença de soldados portugueses, vestidos à paisana ou mesmo fardados à procura de diversão ou à cata de bajudas.

A presença das milícias locais era cada vez menos suportável entre os homens adultos. Eles roubavam as mulheres mais jovens e as bajudas da aldeia, roncando com suas fardas apertadas ao corpo como faziam os comandos africanos e com o dinheiro da cola aos pais que os outros jovens não tinham, com excepção dos professores, claro. O conflito arrastava-se em surdina mas as autoridades, de forma geral, controlavam a situação. De vez em quando transferiam os mais recalcitrantes.


O quartel de Fajonquito: um autêntico fortim

Em Fajonquito, foi difícil conseguir entrar no quartel. Comparado com Cambaju isto aqui era um autentico fortim, com sentinelas nas duas portas de entrada e arame farpado de todos os lados, confeccionado tão meticulosamente que mesmo um gato não conseguia penetrar. Notava-se que o número de tropas era muito maior mas pareciam menos amistosos.

Algumas crianças entravam e saíam mas eram sobretudo mulheres solteiras e meninas que o faziam. Eram lavadeiras ou lava-tudo, como as más-línguas lhes chamavam. O movimento de viaturas junto à saída era permanente e havia de todos os tipos, desde o pequeno Jeep do Capitão ao imponente Berliet Tramagal que esmagava as minas nas picadas, como diziam as crianças. Também havia o Unimog e o Wheels [?]. Este último, era o nome dado pelos populares, ao tipo de veículo pequeno, parecido com o Unimog. Normalmente as pessoas civis detestavam este tipo de veículo devido aos solavancos que dava nas estradas. [, Wheels era um jipe, o Cherno deve querer referir-se o burrinho, o Unimog 411].

Na primeira tentativa de entrar pela porta de armas levei com um pontapé do sentinela. O primeiro que, por sinal, seria seguido de muitos outros. Este primeiro doera a valer tendo batido com a cara no chão, pois ainda não tinha aprendido a técnica de os receber ou esquivar. Mais tarde, o desafio seria de não só saber esquivar-se mas ser capaz de identificar o perigo de longe.

A maior ameaça dentro do quartel eram os pontapés que podiam vir de todos os lados. As melhores surpresas eram os pedaços de pão com marmelada ou melhor ainda com chouriço. Quando tinha a sorte de conseguir aqueles chouriços vermelhos, tirava o pedaço dentro do pão e metia-o dentro do bolso assim, para o comer aos pedacinhos durante muito tempo, longe dos olhares dos outros, com aqueles arrotos saborosos.

Um dia a minha avó, que era intrometida e gostava de controlar a vida dos outros, disse a minha mãe:
- Olha, filha, toma cuidado com o Cherno Abdulai, pois ele anda metido há tanto tempo no meio desses descrentes que já cheira a carne de porco.

Era esperta a minha avó que, certamente, teria encontrado um daqueles pedacinhos de chouriço nos meus bolsos. Quando a queria provocar, trazia do quartel, a massa de esparguete. Na opinião dos mais velhos, os esparguetes eram bichos (germes) da raça das minhocas que os brancos secavam e quando as metia dentro da boca todos fechavam os olhos horrorizados e fugiam para não ver a insuportável cena. Por motivos religiosos o meu pai proibia a entrada da sopa dentro da casa. As únicas coisas que admitia eram as latas de sardinha ou a Coca-Cola.



O único fula-forro no meio do grupo

Passei os primeiros meses a familiarizar-me com os colegas. Por força do meu talento com a bola consegui entrar facilmente no grupo de elite da aldeia, com Sambaro Djau à testa, o chefe mais tirânico que conheci em toda a minha vida. Se acontecia a equipa perder com outra, ele embirrava com toda a gente e maltratava os mais fracos como era o meu caso. Se acontecia a equipa ganhar ai, em vez de satisfação, ele era cometido de uma raiva doentia e sempre inventava um outro desafio desta vez de boxe ou coisa parecida, entre os elementos da equipa, para nos arreliar até às últimas. Nós o detestávamos mas ele continuava a ser o chefe e ditava as regras no grupo.

Eu era o único fula-forro do grupo por isso sofria de uma dupla opressão. Era odiado por ser fula-forro, a classe dominante no regulado mas também por ser filho de um logeiro, logo de uma família que não conhecia as dificuldades comuns de uma existência bastante dura na época.

Alheio a esta adversidade de que não tinha consciência, lutava diariamente para merecer respeito e conquistar um lugar entre aqueles que no seu subconsciente detestavam tudo o que eu representava. Tinha um irmão mais velho (o Carlos) com quem partilhava as aventuras desde sempre mas que, sendo mais cuidadoso que eu, nunca se tinha metido no meio desses grupos de aldeia.

Mais tarde juntou-se ao nosso grupo o Camões. O seu nome era Suleimane mas logo passou a ser o nosso Camões pois por qualquer motivo quando olhava para alguém, fechava ligeiramente um dos olhos. Foi o Magalhães, um condutor, que lhe deu o nome, e nós pegamos porque era mesmo divertido. No incio ele detestava mas com o passar do tempo e a insistência dos colegas não tinha outro jeito. No nosso entender, todos os zarolhos eram Camões, porque o próprio o era, nada mais normal na cabeça de uma criança da época.


A hierarquia dos tugas, segundo o Camões

O Camões era muito bom observador, e ele ajudou-nos a dar os primeiros passos na vida de rafeiro que era a nossa no quartel. Ele nos ensinou com mestria as técnicas de identificar as ameaças e oportunidades e de fazer frente aos perigos. A lição começava na identificação do perigo latente a partir do simples ambiente do momento, a fisionomia dos soldados ou a sua maneira de andar. Mas, o grande problema é que ele via perigo em quase tudo, o que tornava impossível apreender e aplicar todas as técnicas do seu manual de rafeiro.

Entre os maus e mais perigosos, segundo a tabela de Camões, figuravam: Os soldados altos e esguios, os baixinhos e magros, os cabelos ruivos, os de andar apressado, os olhos de gato, os solitários, os alcoólatras, os melancólicos, os excessivamente asseados e aprumados, os bigodatos, enfim, quase todos. Nesta sua classificação, os bons (melhores) eram sempre os atletas (não muito altos, não muito baixos, não muito magros, nem gordos, sem bigodes ou bigodes curtos, os morenos etc.). Nesse grupo entravam os futebolistas e os vagabundos (inofensivos sem uma característica especifica) que passavam a maior parte do tempo metidos aldeia adentro ou a caçar pássaros na orla da bolanha com um bando de crianças.

Nas especialidades, ele preferia os homens das equipas de apoio ou da logística, como sejam os vagomestres, cozinheiros, condutores, mecânicos, pessoal dos combustíveis, dos correios, das transmissões etc. Aconselhava a todos que o quisessem ouvir, ficar longe dos operacionais ou dos tigres, como ele os chamava.
- Esses são assassinos, fujam deles!... - dizia o Camões, tentando fixar-nos com aquele seu olho esmiuçado.

Os oficiais não entravam nesta tabela classificatória. Na verdade, eles constituam uma classe a parte a que as crianças tinham pouco acesso, da mesma forma que não tínhamos acesso, nas nossas sociedades, ao mundo dos adultos, situação que não nos atrapalhava em nada. Em contrapartida e apesar da fachada que os cobria de importância sabíamos que eram os campeões de fodas com as bajudas e, sobretudo, as mulheres lava-tudo pois, no lixo, por detrás da caserna onde dormiam alguns oficiais da segunda linha, se assim se pode dizer (Furriéis e alguns Sargentos), encontrávamos todos os dias, uma boa quantidade de preservativos com o líquido cor púrpura a brilhar lá dentro.

Oficialmente malandros, também eram os mais politizados, senão os únicos. Apesar dessa eficiência sexual, eram discretos, bons conhecedores do meio envolvente e com excelente domínio de si pelo que raramente se metiam em problemas com os nativos.

Tinha criado o hábito de passar por esta caserna de oficiais, regularmente, por duas razões: Primeiro, porque reciclava o lixo que era de melhor qualidade comparativamente as outras casernas mas também, porque junto de uma das janelas, um dos seus ocupantes gostava de coleccionar latas de conserva que não consumia e eu, passando por ali ia fazendo as contas e verificar se o produto continuava lá no intuito de um dia conseguir aproveitar-se dele. Entre mim e as latas estava uma ténue rede de mosquitos e o perigo de ser surpreendido no acto. Quando finalmente as conseguimos roubar, depois de meses de rondas e de cálculos, tivemos uma grande decepção, pois da dezena de latas surripiadas, mais de metade continha carne de chocos ou lulas que, acto contínuo, deitámos fora pois, a mentalidade comunitária da época, bastante arcaica, atribuía este tipo de carnes a diferentes tipos de bichos que os brancos comiam na sua terra (insectos e répteis) que entre nós criavam horror. Infelizmente não podia devolvê-las ao(s) dono(s) pois, durante a operação resgate tinha rasgado a rede da janela do oficial de alto a baixo com uma enorme faca de mato daquelas que os soldados levavam a cintura.

Bissau, Julho de 2009.
Cherno A. Baldé

[Revisão /fixação de texto / bold a cores / subtítulos: L. G. ]
_________________

Notas de L.G.:

(*) Vd. postes de:

14 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1367: Concurso O Melhor Bagabaga (3): Fajonquito (1964) (Tino Neves)

24 de Setembro de 2007 >Guiné 63/74 - P2127: Estórias de vida (5): Sérgio Neves, meu irmão, um homem bom (Tino Neves)

Vd. também: 6 de Julho de 2007 >Guiné 63/74 - P1928: Estórias de vida (3): Sérgio Neves, meu irmão: em Moçambique, o Mercenário, amigo do lendário Daniel Roxo (Tino Neves)



(**) Vd. postes de 3 de Abril de 2009 >Guiné 63/74 - P4136: As Unidades que passaram por Fajonquito (José Martins)

14 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2266: Quem conhece o Inácio Maria Góis, autor de O meu diário, CCAÇ 674 (Fajonquito, 1964/66) ? (René Pélissier)

30 de Março de 2009 > Guiné 63/74 - P4111: Em busca de... (68): Furs Mils Andrade e Cabrita Martins que estiveram em Fajonquito entre 1971 e 1973 (Maria Filomena Correia)

3 de Abril de 2009 > Guiné 63/74 - P4135: Em busca de... (70): Fur Mil Andrade e Cabrita Martins que estiveram em Fajonquito entre 1971/73 (Afonso Sousa)

6 de Abril de 2009 Guiné 63/74 - P4145: Tabanca Grande (131): José Cortes, ex-Fur Mil At Inf da CCAÇ 3549/BCAÇ 3884, Fajonquito (1972/74)

17 de Outubro de 2005 > Guiné 63/74 - CCXLV: Notícias do BCAÇ 3884 (Bafatá, Contuboel, Geba e Fajonquito, 1972/74) (Manuel Oliveira Pereira)


(***) Vd. postes anteriores da série Memórias do Chico, menino e moço:

19 de Junho de 2009 >Guiné 63/74 - P4553: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (1): A primeira visão, aterradora, de um helicanhão

24 de Junho de 2009 > Guine 63/74 - P4567: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (2): Cambajú, uma janela para o mundo

25 de Junho de 2009 >Guiné 63/74 - P4580: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (3): A chegada dos primeiros homens brancos a Cambajú em 1965: terror e fascínio

30 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4611: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (4): O ataque dos meus primos a Cambajú e o meu pai que foi um herói

6 de Julho de 2009 >Guiné 63/74 - P4646: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (5): A família extensa, reunida em Fajonquito, em 1968

13 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4679: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (6): Uma gesta familiar, de Canhámina a Sinchã Samagaia, aliás, Luanda

21 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4714: Memórias do Chico, menino e moço (Cherno Baldé) (7): As profecias do velho Marabu de Sumbundo

Vd. também:

18 de Junho de 2009 >Guiné 63/74 - P4550: Tabanca Grande (153): Cherno Baldé (n. 1960), rafeiro de Fajonquito, hoje engenheiro em Bissau...

7 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4650: (Ex)citações (32): A Tabanca Grande ou... Global: de Contuboel, Fajonquito e Bissau com amizade (Cherno Baldé)

20 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4710: Blogoterapia (119): As Fantas, as Marias, as Natachas, ou o amor em tempo de guerra e de diáspora (Cherno Baldé)

Guiné 63/74 - P4745: Tabanca Grande (166): Carlos Farinha, ex-Alf Mil da CART 6250/72, Mampatá e Aldeia Formosa, 1972/74

1. Mensagem de Carlos Farinha, ex-Alf Mil da CART 6250/72, Mampatá e Aldeia Formosa, 1972/74, com data de 24 de Julho de 2009:

Luís, Amigos e camaradas

Já há algum tempo que, por mero acaso numa pesquisa na internet pela palavra Guiné, descobri o vosso blogue. Confesso que fiquei surpreendido por haver tanta gente com histórias e textos tão bem escritos em que se pormenoriza e se datam acontecimentos vividos. Fui até um pouco crítico quanto à bondade do relembrar, do reavivar certas memórias que a todos, duma forma mais ou menos intensa, nos marcaram. Hoje, visito o blogue com alguma frequência e, confesso que, quer pela leitura de vivências doutros camaradas, quer pela quantidade de testemunhos descritos, já consigo ir relembrando a minha experiência e falar dela como algo que pertence ao nosso passado individual e que não nos envergonha.

Nesta lenta transição do país para uma vivência democrática plena, decorridos que são mais de 35 anos após a queda do regime que tanto nos maltratou, parece que nós os que decidimos não desertar, embora a vontade de fugir não faltasse, cometemos algum crime de que tenhamos de nos envergonhar. Como bem sabem, depois de termos sido usados e deitados fora, nunca mais nenhum organismo oficial se preocupou connosco, se precisávamos de algum apoio, assistência, nem um simples questionário! Houve até um tempo, em que falar do nosso passado não era politicamente correcto. Desculpem-me por este desabafo, mas é o que sinto.

Venho pedir que me aceitem na vossa Tabanca Grande e, embora do meu passado guineense não me lembre de histórias pormenorizadas com datas e lugares ou tenha grande jeito para as contar, prometo que alguma coisa se há-de arranjar.

As apresentações:

Sou Carlos Farinha, pertenci à CART 6250 sediada em Mampatá (Aldeia Formosa, hoje Quebo), era Alf Mil e comandava o 1.º Grupo de Combate. Fiz o serviço militar de Julho de 1971 a Outubro de 1974. Fui mobilizado para a Guiné em Junho de 1972, tendo regressado à Metrópole em meados de Outubro de 1974. Hoje, moro em Coimbra.


Fotografias que quero partilhar:

Foto 1 > Saída para o mato em Mampatá

Foto 2 > Centro da aldeia e quartel de Mampatá

Foto 3 > 1.º GComb em farda de descanso

Foto 4 > Uma das luxuosas casernas

Foto 5 > Frente de trabalhos da estrada Mampatá/Nhacobá em construção

Foto 6 > Uma caserna do nosso Destacamento em Colibuia

Foto 7 > Uma caserna do nosso Destacamento em Colibuia

Foto 8 > Mampatá, JUN74 > Encontro com elementos do PAIGC

Foto 9 > Mampatá, JUN74 > Encontro com elementos do PAIGC

Foto 10 > Mampatá, JUN74 > Encontro com elementos do PAIGC

Foto 11 > Mampatá, JUN74 > Encontro com elementos do PAIGC


Foto 12 > Mampatá, JUN74 > Encontro com elementos do PAIGC

Fotos e legendas: © Carlos Farinha (2009). Direitos reservados.


Despeço-me com amizade
Carlos Farinha

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2. Comentário de CV

Caro camarada Carlos Faria
Bem-vindo à nossa Tabanca virtual, onde, se bem lembro, tens já três camaradas, Furs Mil José Manuel Lopes e António Carvalho e, o Cap Mil Luís Marcelino, entrado recentemente para a Tertúlia.

Cada camarada que chega até nós e confessa que lendo o nosso Blogue ganha forças para lembrar e falar do seu passado de combatente, assumindo-o sem complexos ou sentido de culpa, é um bálsamo para continuarmos este trabalho a que nos propusemos.

Não precisas de pedir desculpa por estares a desabafar connosco. O fim do nosso blogue é precisamente que se conte as boas e más experiências da nossa passagem pela guerra da Guiné, servido as mesmas como repositório de uma história que queremos deixar, contada na primeira pessoa, e que ao mesmo tempo sirva de catarse a quem as narre.

Consulta por favor o lado esquerdo da nossa página onde te poderás inteirar dos nossos princípios, aquilo que (não) somos e as nossas normas de conduta.

Pretendemos discutir tudo o que se relacione com a guerra da Guiné, tão abertamente quanto possível e com a maior lisura, respeitando sempre as opiniões contrárias à nossa.

Recebe caro Carlos um abraço de boas-vindas de toda a tertúlia.
Carlos Vinhal
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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 26 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4742: Tabanca Grande (165): António Dâmaso da CCP 123/BCP 12, Guiné, 1969/71

Guiné 63/74 - P4744: Estórias do Juvenal Amado (18): Romão, o único prejudicado

1. Mensagem de Juvenal Amado, ex-1.º Cabo Condutor da CCS/BCAÇ 3872, Galomaro, 1972/74, com data de 25 de Julho de 2009:

Caros Luís, Carlos, Virginio, Magalhães e restante camaradas da Tabanca Grande

Esta é mais uma estória que envolve alguma solidariedade, que se praticava e como se tentava proteger quem achavamos mais limitado fisicamente.

Quanto ao tenente Raposo quero deixar bem claro que era um homem bondoso que nunca aplicou um castigo a ninguém. Quando nos juntamos nos nossos almoços o seu nome é sempre falado com amizade.

Um abraço para todos
Juvenal Amado


O ÚNICO PREJUDICADO FOI O ROMÃO

O Romão pertencia ao Pel Rec, mas era dado assente que ele nunca aguentaria fisicamente o esforço, que lhe seria exigido durante a comissão.
De fraca figura magro, era quase considerado a mascote e todos o ajudavam a superar as dificuldades, que a sua especialidade impunha.

O seu estado físico piorava a olhos vistos, urgia pois arranjar uma solução que o tirasse do mato.
Assim pediu-se ao Furriel Castro, responsável pela cantina dos praças que intercedesse de forma que o Romãozinho passasse para cantineiro acabando assim com as preocupações, que os camaradas dele tinham quando iam para as operações.

Assim foi, o Romão passou a vender cervejas, coca-colas, etc. Esqueceu a G3 bem como as picadas e as caminhadas ao sol abrasador.

Nem sempre facilitava a vida a quem tanto se preocupou com ele é bem verdade, havendo por vezes comentários ácidos em relação à abertura e fecho da respectiva cantina.

Lá foi fazendo a sua vida da forma mais calma que podia, até que um dia o impensável aconteceu. O valor resultante do dia de vendas desapareceu. Não me lembro dos valores em causa, mas era muito dinheiro para o Romão conseguir repor.

É afastado de imediato das funções e substituído por outro soldado do Pel Rec que se fez operar às unhas encravadas e por último ao prepúcio que muito o incomodava segundo ele dizia.

Tudo isto não fez aparecer o patacão, e a solução passou pelo aumento dos produtos que nós consumíamos, até perfazer o valor em falta.
Assim foi cada cerveja mais X, cada coca-cola mais Y, durante bastante tempo à boa lógica dos governos quando impõem impostos.
Lá fomos pagando, mas a coisa tendia a eternizar-se. Os camaradas das outras companhias, quando nos visitavam, queixavam-se e nós também.

Nós condutores constatávamos pelas diversas cantinas da zona Leste que a nossa era de longe a mais cara. Começou o falatório como era de esperar.
Numa bela manhã, na formatura do primeiro almoço onde normalmente duas dúzias de camaradas respondiam pela Companhia toda fazendo ginástica com a vós, de forma a que cada um respondia por vários, o tenente Raposo fez a costumeira pergunta - “alguém tem alguma coisa a dizer”?

Normalmente teria como única resposta entre dentes - “adeus ou vai-te embora”. Mas desta vez foi diferente - ”ó meu tenente porque razão nós continuamos a pagar muito mais caro os produtos da nossa cantina do que nos outros destacamentos

O homem mudou de cor - ”queres ver que levas já uma chapada nas trombas meu bandalho?” “Queres tu dizer que sou eu que fico com o dinheiro para mim?”. “Malvada a hora em que me meti com esta tropa fandanga” - lastimou-se.

Sendo ele oriundo da Guarda Fiscal onde era 1.º Sargento, habituado a lidar com homens de certa idade, convivia mal com a nossa pouca idade e as nossas maluqueiras.
E lá continuou agora já de papel na mão, “dá cá o teu número ó bardamerda”.
O resultado desta cena foi os preços terem baixado aos consumidores.

Muito mais tarde, o dinheiro desaparecido apareceu dentro de uma caixa inexplicavelmente, como inexplicável foi o seu desaparecimento.

E como o nosso povo muito bem diz, “uma mão lava a outra” os produtos da nossa cantina baixaram, para nos ser reposto os meses que pagamos a mais.

Só ao Romão não foi reposto o que lhe tiraram.

Juvenal Amado
25.08.009

Visita do General Bettencourt Rodrigues a Galomaro

Tenente Raposo

Passos, Ivo, Catroga, Setã, Alfredo, Silva, Ferreira, Romão e Viseu

Fotos e legendas: © Juvenal Amado (2009). Direitos reservados.

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Nota de CV:

Vd. último poste da série de 11 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4509: Estórias do Juvenal Amado (17): Ataque a Campata

domingo, 26 de julho de 2009

Guiné 63/74 - P4743: Estórias avulsas (13): O dia em que o Pinto piou (Vasco Joaquim)

1. Mensagem de Vasco Joaquim (*), ex-1.º Cabo Escriturário da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72, com data de 23 de Julho de 2009:

Caros amigos, Luís, Vinhal, Briote, Eduardo e toda a Tabanca Grande

Esta é mais uma estória passada em Galomaro no ano de 1971, provavelmente Maio/Junho, acerca de um levantamento de rancho, na CCS/BCaç 2912, iniciado pelo Pinto, salvo erro do Pel Rec, no qual participei juntamente com o condutor Brito e terminou em todas as praças.


O dia em que o Pinto piou

Pois bem - comia-se mal em Galomaro - não passávamos da bianda com estilhaços (arroz com naquitos de carne) num dia, para no dia seguinte a ementa apresentar esparguete com fiambre ou salsichas, (enfim... a dieta constante).

Sempre o mesmo tipo de sopa branca (sopa dos enfermos). Bife? - Só quando o rei fazia anos... e o maroto nunca se lembrava do aniversário ou pelo menos, poucas vezes o fazia.

Fruta metropolitana - em toda a comissão, coube a cada um de nós meia maçã. Claro que tínhamos o ananás, o mango, a banana, a papaia, mas essas, tínhamos de ser nós a fazer pela vida.

Enfim... passávamos fome, e só não a passava quem tinha um resto de patacão, para uma vez ou outra, se dirigir ao mini-restaurante do Regala, e procurar esquecer a ementa servida no Restaurante Morte Lenta da CCS.

Certo dia o Pinto, já referido, ao aproximar-se a hora do almoço saíu-se da casca e piou. Na formatura combinámos que ninguém comeria a bianda que iria ser servida.

Como me encontrava de Cabo de Dia, fui incumbido pelos camaradas de avisar as mesas, onde o condutor Brito colaborou. Claro que ninguém tocou nas terrinas. Nesse dia o almoço foi ração de combate.

O certo é que no dia seguinte estávamos a comer que nem lordes (o pianço deu resultado) e no decorrer do almoço tivemos a honra de ser visitados pelo Homem Grande de Bissau (Spínola) que mandou chamar o condutor Brito, tendo uma conversa com ele. Ficámos a saber que o Brito, tinha grandes conhecimentos em Bissau, a ponto de ser visitado pelo Comandante Chefe no mato, pois ele já tinha alertado alguém para os problemas de alimentação que tínhamos em Galomaro. Foi isto que constou.

A partir daí passámos a ser melhor alimentados e partilhávamos por vezes com os camaradas páras (havia sido colocada uma companhia de páras em Galomaro, por motivo de haver conhecimento de movimento de guerrilheiros na zona), retribuindo o que eles antes nos faziam a nós quando passámos pela amargura alimentar...

Ainda bem que o Pinto piou e o Brito ajudou, pois se assim não fosse, a comissão teria sido mais penosa, já que ainda faltavam 9 meses para o fim.

É destas pequena estórias, que embora com humor, vamos contando verdades e nos vão aliviando de pensamentos que teimosamente fazem parte da nossa vida.

Um abraço para toda a Tabanca

Vasco Joaquim
Ex-1.º Cabo Escriturário
CCS/BCAÇ 2912
Galomaro
1970/72
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Nota de CV:

(*) Vd. poste de 23 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4729: Tabanca Grande (163): Vasco Joaquim, ex-1.º Cabo Escriturário da CCS/BCAÇ 2912, Galomaro, 1970/72

Vd. último poste da série de 21 de Julho de 2009 > Guiné 63/74 - P4720: Estórias avulsas (45): Uma estranha emboscada, CCAÇ 462, 1963/65 (José Marques Ferreira)