terça-feira, 11 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12824: Convívios (568): Um novo encontro de 3 Metralhas em terras brasileiras, pretexto para muitas come(bebe)morações: Joaquim Pinheiro da Silva, António Chaves e Xico Allen (CCAÇ 3566, Empada e Catió, 1972/74)



Brasil > Cidade de Praia Grande > Estado de São Paulo > 2014 >  Da esquerda para a direita, o António Chaves, o Joaquim Pinheiro da Silva e o Xico Allen


Brasil > Cidade de Praia Grande > Estado de São Paulo > 2014 >   O turista Xico Allen...


Fotos: © Joaquim Pinheiro  (2014). Todos os direitos reservados. [Edição: LG]


1. Mensagem do Joaquim Pinheiro da Silva, com data de 14 de janeiro último, e que só agora estranhamente nos chega...


Subject: Um novo encontro de 3 Metralhas em terras brasileiras
Date: Tue, 14 Jan 2014 02:12:29 +0300


Amigo Luis Graça, boa tarde!

Peço o favor de postar as fotos que envio em anexo, aonde se documenta o segundo encontro de 3
Crachá da CCAÇ 3566
Metralhas em terras brasileiras. (O primeiro encontro foi com a presença do Abraão Quintela, em março de 2012.) (*)

O mais dedicado dos Metralhas, o nosso querido amigo Xico Allen,  cumpriu ao pé da letra o que havia prometido há alguns anos atrás... Que se um dia viesse ao Brasil, faria questão de passar por São Paulo para nos dar um abraço.... A mim,  Joaquim Pinheiro da Silva, conhecido como o Brasileiro,  e também ao seu colega de especialidade (condutor), aqui também radicado, o António Chaves.

 E eis que,  numa viajem ao nordeste brasileiro, o Xico cumpriu a promessa e ficou connosco um dia e meio, mas foi o suficiente para matarmos as saudades e come(bebe)morarmos o tão agradável encontro.

Que seja uma atitude a ser seguida pelos demais amigos e companheiros de farda da CCaç 3566, “Os Metralhas” (Empada e Catió, 1972/74).(**)

Eu, o Brasileiro, e o Antonio Chaves, cá vos esperamos.

Obrigado,  amigo Luis. Abçs. e obrigado por postar. (***)
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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 6 de junho de 2012 > Guiné 63/74 - P10008: Convívios (448): O 1º (e emocionante) encontro dos Metralhas (CCAÇ 3566, 1972/74) em terras brasileiras, na cidade de Praia Grande, estado de São Paulo (Joaquim Pinheiro da Silva, o 'brasuca')

(**) Vd. sítio na Net, dedicado aos "Metralhas de Empada", criado pelo ex-fur mil inf Antero Santos, nosso grã-tabanqueiro, tal como o são o Xico Allen (ex-sold cond auto) e o Joaquim Pinheiro (ex-sold at inf)

Guiné 63/74 - P12823: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (82): Maurício Saraiva, a sobrinha Luciana Saraiva Guerra, hoje empresária no Brasil, e o seu conterrâneo de Sá da Bandeira (, hoje Lubango, Angola), Rui A. Ferreira

1. Mensagem, com data de 21 de fevereiro, enviada por Luciana Saraiva Guerra,  sobrinha do ex-capitão comando Maurício Saraiva, e nossa grã-tabanqueira nº 616 (*):


Boa tarde,  Luís!


Daqui escreve a sobrinha do falecido Maurício Saraiva ! Está lembrado?

Estou muito em falta com o Luís, mas tenho acompanhado o blog, as notícias e seus e-mails !

Gostaria de lhe deixar meus sentimentos pelo falecimento da mãe. Gostaria de desejar a todos vocês um grande ano de 2014 !

Transmita meus melhores cumprimentos ao Virgínio [ Briote]! Acho que um dia ainda nos vamos conhecer. Eu estou trabalhando bastante. Minha empresa Importadora está trazendo os vinhos da região de Valpaços para o Brasil. Estou muito feliz por poder ajudar aquela terra maravilhosa. Comprei o primeiro container [, contentor,] há pouco tempo e tenho a certeza que muitos outros se seguirão nos próximos tempos.

Também tenciono trazer os azeites.

Vou deixar aqui meu site inteiramente dedicado àquele terroir que mora em meu coração. Meu tio Maurício também gostava muito de Possacos[, freguesia do concelho de Valpaços, Trás os Miontes]

Espero que partilhem no blog, com vossas opiniões sempre pertinentes:

www.mayerimportadora.com.br

Um grande abraço desta tabanqueira, que está longe mas sempre acompanhando amigos do meu tio

Luciana Saraiva Guerra



Página (comercial) dedicada aos vinhos de Valpaços...A empresa brasileira Mayer, Coelho, Heinzen & Guerra Importadora Ltda. "iniciou os seus negócios trazendo os vinhos das Caves de Valpaços para o Brasil através de Santa Catarina, porque nossa sede está em Florianópolis, porque os catarinenses são grandes apreciadores de vinho, porque quisemos combinar vinhos interessantes, com personalidade e típicos com cidades modernas, vibrantes e em crescimento"...


2. Mensagem do nosso querido amigo e camarada Rui Alexandrino Ferreira, autor de Rumo a Fulacunda, e que foi alf mil inf na CCAÇ 1420 (Fulacunda, 1965/67) e cap mil inf na CCAÇ 18 (Aldeia Formosa, 1970/72)...

[ De acordo com a nota biográfica da sua editora, a Palimage, (i) nasceu em Angola, em 1943;  (ii)  em 1964 "integra o último curso de oficiais milicianos que reuniu em Mafra a juventude do Império; (iii) em 1965, rende, na Guiné,  um desaparecido em combate; (iv) em 1970, frequenta o curso para capitão em Mafra, seguindo em nova comissão para a Guiné; (v) em  1973, regressa a Angola em outra comissão; (vi) em  1975, retorna a Portugal; (vii) em  1976, estabiliza em Viseu, onde continua a residir.]



O então alf mil Saraiva em Angola, em 1963,
aquando da frequência do curso de Comandos.
Foto: Virgínio Briote (2013)
Data: 7 de Março de 2014 às 16:18

Assunto: Mauricio Saraiva

A Atenção de: Luciana Saraiva Guerra


Chamo-mo Rui Alexandrino Ferreira, sou Tenente Coronel do exército, reformado, cumpri duas comissões de serviço na Guiné de 1965 a 1967 e de 1970 a 1972.

Nasci em Sá da Bandeira [, hoje cidade do Lubango, capital da província da Huíla, em Angola, ] e fiz todo o curso liceal, no Liceu Diogo Cão.

Aí, fui companheiro de teu pai, que presumo ser o Gustavo Saraiva, pois não conheci mais nenhum irmão do Leonel Saraiva.

A minha idade, está entre a do teu tio e do teu pai.

Se falares ao teu pai, no Rui Alexandrino, no Rui Gordo ou no Rui da Académica, ele te dirá quem sou.

Hesitei em entrar em contacto contigo,  não por ser um tanto critico de algumas acções do teu tio, de algumas faltas de rigor, de uma certa vaidade que ele ostentava e de que nada precisava, pois foi efectivamente um grande combatente.

Como já te deves ter apercebido, sobre o teu tio se contavam mil e uma histórias.


Capa do livro de Rui Alexandrino Ferreira, Rumo a Fulacunda.
2.ª edição, 2003
Palimage Editores
(Colecção Imagens de Hoje).
415 páginas
Preço de capa: c. 20€.

A memória que merecem os mortos e o facto extraordinário de nós, portugueses, exagerarmos sempre no que contamos, normalmente acrescentando um ponto da nossa laia, por vezes não ajudam.

Se estiveres interessada, estou na disposição de te enviar o livro que escrevi, "Rumo a Fulacunda",  onde retrata as experiências da primeira comissão na Guiné.

Tem um capitulo, totalmente dedicado a Sá da Bandeira, que presumo que te poderá ser útil, espero pois que me digas alguma coisa.

Por aqui ficamos por hoje. (**)

Com toda a consideração, Rui Alexandrino Ferreira 

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Notas do editor:

(*) Vd. poste de 6 de maio de  2013 > Guiné 63/74 - P11531: As Nossas Tropas - Quem foi quem (11): Maurício Leonel de Sousa Saraiva, ex-cap inf comando (Brá, 1965/67) (Luciana Saraiva Guerra)

(**) Último poste da série > 16 de fevereiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12727: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (81): António Medina, natural da ilha de Santo Antão, Cabo Verde, foi fur mil da CART 527 (Teixeira Pinto, 1963/65) e vive hoje nos EUA, onde descobriu o nosso blogue

Guiné 63/74 - P12822: Parabéns a você (702): Artur Soares, ex-Fur Mil Mec Auto da CART 3492 (Guiné, 1972/74) e Joaquim Sequeira, ex-1.º Cabo Canalizador do BENG 447 (Guiné, 1965/67)

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Nota do editor

Último poste da série de 10 de Março de 2014 > Guiné 63/74 - P12816: Parabéns a você (701): Joaquim Cruz, Ex-Soldado Condutor Auto do BCAÇ 4512/72 (Guiné, 1972/74)

segunda-feira, 10 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12821: A cidade ou vila que eu mais amei ou odiei, no meu tempo de tropa, antes de ser mobilizado para o CTIG (24): Caldas da Rainha, com o meu amigo Zé Tito, para uma aventura que havia de ligar-nos por três anos, até Janeiro de 72, quando passámos à peluda (José Manuel M. Dinis)

1. Mensagem do nosso camarada José Manuel Matos Dinis (ex-Fur Mil da CCAÇ 2679, Bajocunda, 1970/71), com data de 4 de Março de 2014:

A CIDADE OU VILA QUE MAIS AMEI OU ODIEI, NO MEU TEMPO DE TROPA ANTES DE SER MOBILIZADO PARA O CTIG

CALDAS DA RAINHA

O tema sugere sentimentos extremados relativamente às localidades por onde a tropa nos mandou antes do cruzeiro ultramarino. Cá para mim, não houve amores ou ódios no que às localidades por onde passei me tenham marcado. Mais, fui feliz em todas elas. Feliz, na tropa, perguntar-se-ão? É verdade. Até então não tinha tido mesada ou receita continuada de trabalho, pois levei uma vida airada, de menino quase protegido, que me permitiu não ter estragado o corpinho em afazeres laborais, com excepção do mês de Outubro de 68, em que pedi o salário de um conto para trabalhar. Até fiquei doente, com uma pleuresia, que me atirou para a cama durante quinze dias, passados os quais surpreendi o médico a pedir autorização para sair à noite. Em 09JAN69, convenientemente recuperado, apresentei-me no RI 5, nas Caldas da Rainha, com o meu amigo Zé Tito, para uma aventura que havia de ligar-nos por três anos, até Janeiro de 72, quando passámos à peluda. Mas mantemos a amizade.

O meu pai, coitado, perante a realidade mais dura para ele do que para mim, prontificou-se a facultar-me momentos tão bons quanto possível, até à hora em que levasse um tiro indesejável, ou que por qualquer outra via decorrente da guerra me passasse para o lado dos anjinhos. Nessa convicção, passou a abonar-me uma muito generosa mensalidade para mitigar as dificuldades da tropa, o que, conforme as circunstâncias, me permitia comer, dormir fora, e andar na galderice com um grupo chegado de amigos, o que é sempre fácil de concretizar naqueles verdes-anos, e o Zé participava igualmente. Pois! Esse gajo entrou comigo, e acompanhou-me sempre, no continente, na Madeira e na Guiné, só não podíamos pertencer ao mesmo pelotão por causa da especialização em "mines and bloody tracks".

Estação dos Comboios das Caldas da Rainha
Foto: Wikipédia

Ainda à civil, e já estava a armar a primeira barraca. Estendia-se o pessoal por uma longa fila, para receber os primeiros ícones militares: a farda (que o Veríssimo tão bem descreveu e que nos garantia exemplar compostura), que incluía botas; e a G-3, coisas que nos obrigaram a abrir os olhos, pois constou que logo ali seríamos roubados de qualquer coisa. Com o pessoal à rasca, um furriel etiquetado de "operações especiais", acolitado por dois ou três militares, vinha a comandar aquela força de revista aos sacos de cada um. Chouriços, salpicões, bagaceiras, etc, eram produtos arrecadados para o festim deles. Quando me interrogou sobre o conteúdo do meu saco com intenção de o abarbatar, respondi-lhe que estava carregado de coisas boas, queijo, presunto, bolinhos de bacalhau, e, até, um magnífico salame de chocolate, uma delícia da minha namorada, que até passarmos à peluda constituiu um pretexto de especulação com o Tito: só te dou um bocadinho de salame, se... e ainda assim ele queria. Peço-vos contenção imaginativa, o Tito é um gajo porreiro e meu amigo, que, às vezes, supria as minhas dificuldades a engraxar as botas. Mais nada.

A rematar aquela informação, confiado no físico do Tito, estudante avantajado no Instituto Superior de Educação Física, informei o cujo, de que o conteúdo do saco não lhe estava disponível, esclarecimento que o visado aceitou com civilidade total, e até mandou suspender a revista e colecta dos produtos portadores de colesterol. Começava a gostar da tropa. No dia seguinte, fiquei a conhecer o comandante do 2.º pelotão, da 6.ª Companhia, o tenente Clemente, com quem me daria bastante bem.

À noite, o pessoal saía para jantar na cidade, arrastar os corpinhos pelas barras dos cafés, e ala, que estávamos nos anos sessenta, a região era provinciana, não havia garotas na rua, nem estabelecimentos de diversão noturna. Outrossim, já lá havia umas almas da PM para nos intimidarem. Não passei por qualquer azar.

O meu pelotão foi premiado com a abertura do desfile no dia do juramento de bandeira, e para isso contribuiu decisivamente, o comportamento excepcional daquele corpo de milicianos, tanto na ordem unida, como nas provas de tiro, como ainda nos exercícios intelectuais, e ainda, nas provas de "mato", aquelas que nos obrigavam a sair do conforto aquartelado. Já antes referi que a incorporação se verificou em 09Jan69, um dia chuvoso. E a chuva continuou a frequentar a região durante alguns dias. Num desses, talvez uma semana mais tarde, estavam os pelotões instalados nas salas de aulas onde os instruendos recebiam valiosa formação teórica protegidos da chuva inclemente, quando esta praça, de um dos últimos lugares da sala, levantou a mão pedindo autorização para alguma coisa. O Ten. Clemente inquiriu:
- O que é que quer, oh nosso instruendo?

E o instruendo fez uma brevíssima caracterização do ambiente:
- Oh meu Tenente, isto parece uma turma de meninas!

O Tenente quase explodiu de surpresa:
 - Aaahhhnnn?

Aquela espécie de interrogação compeliu o instruendo que eu era, a especificar as razões da intervenção:
- Oh meu tenente, se nós estamos neste período de instrução a prepararmo-nos para a guerra de África e para os climas inóspitos, não se percebe por que é que nos protegemos de umas gotinhas de água (sic) para baixo do tecto.

O Ten. Clemente, naturalmente reagiu:
- Está tudo a formar lá fora!

E foi o bonito. Dirijimo-nos para um campo anexo onde estavam os aparelhos, marchámos, rastejámos, voltámos a rastejar e a pagar sempre que o Senhor Tenente entendia que alguém não fazia as coisas como era conveniente da condição militar, até que no final do período de aulas, marchámos até à parada, fizemos um bocado de ordem unida, formámos, e finalmente, mandou destroçar. Acho que ainda chovia. O nosso aspecto devia ser lastimoso, e ao entrarmos na caserna onde pernoitavam os três pelotões da Companhia, ouvi alguns camaradas desses pelotões a avaliarem a situação:
- O vosso tenente deve ser um filho da... - ao que foram logo esclarecidos por uns camaradas que me acompanhavam:
- Filho da... é o Dinis - ao que eu lhes chamei a atenção que estava ali, e não queria ouvir aqueles mimos. Todos nos rimos da parvoeira colectiva. Afinal, numa reacção psicológica típica dos vinte anos, o pessoal mostrou que estava para a curvas.

Num dos primeiros crosses que fizemos, saímos em grande velocidade, pedimos licença e ultrapassámos outros pelotões. Depressa ficámos fora do alcance visual dos restantes, e foi quando pedimos para descansar debaixo de um pomar e fora de vistas. Nesse dia não chovia. Da estrada, um pouco distante, chegava-nos o barulho dos pelotões em corrida na direcção de Óbidos. Depois fizemos uma refeição de laranjas, tudo na maior rebaldaria, com o abandono no local dos restos da fruta, o que atestava a presença de inimigos no laranjal. Regressámos outra vez em correria, entrámos com espavento nas instalações regimentais, demos ainda uma volta à parada com a alegria de atletas bem classificados, e esse facto causou algum efeito junto de oficiais que saíram do edifício do comando para observar aquele corpo de valentes mancebos. Só muito depois chegavam os outros pelotões. O Ten. Clemente deve ter inventado um itinerário alternativo para não nos cruzarmos com os restantes, e isso causou logo uma forte impressão geral. Todos caladinhos como fora combinado, saíamos do duche "quentinho", quando os outros começavam a chegar mortos da estafa.

Outra ocasião, regressávamos às Caldas provenientes da carreira de tiro, quando começou uma chuvinha. A coluna estancou, e vieram dizer para me apresentar ao Ten. Clemente que seguia na primeira viatura. Bati a palada, e ele colocou a hipótese de aproveitarmos o tempo remanescente, e a escassa chuva que caía, para armarmos um passo de desfile pela cidade e impressionarmos as garotas. Achei logo que sim, as miúdas ficariam impressionadas. E foi o que aconteceu. O Tenente à frente, com garbo e vaidade, cabeça levantada e quico a proteger os olhos, levantava braços e pernas numa marcha cadenciada. Atrás, o pessoal esforçava-se para corresponder à harmonia dos movimentos, e todos mostravam um sorriso para as meninas e as senhoras, que protegidas nas ombreiras das portas da chuva que adensara, nos olhavam impressionadas e com vontade de nos levarem para lugares confortáveis, quiçá para nos darem mimos.

O pelotão era bem divertido e tornou-se solidário. Da cidade daquele tempo já quase não tenho recordações. Do Ten.Clemente também não voltei a ter notícias, mas que ele deve ter abixado algum louvor à pala da camaradagem, acho bem provável. Nas provas finais recusei-me a lançar-me ao galho, mas um capitão homónimo, vindo não sei de onde, intimidou-me:
- És a vergonha do meu nome. Não passas, não sais no fim-de-semana.

E acabou-se a brincadeira que se estribava em vertigens. Fiz a pista em tempo recorde, que nem os coxos levariam tanto tempo. No fim tive que recusar a ida para os comandos, fiel ao princípio de nunca me oferecer. Com fé inabalável nos psicotécnicos, admitia que fosse seleccionado para a Artilharia Anti-Aérea de Costa, e colocado em Cascais com as vantagens consequentes. Tá-bem-tá !!! Mas a "sociedade" com o Tito prolongar-se-ia com a coincidência de destino nas guias de marcha: Tavira!
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Nota do editor:

Último poste da série de 9 DE MARÇO DE 2014 > Guiné 63/74 - P12815: A cidade ou vila que eu mais amei ou odiei, no meu tempo de tropa, antes de ser mobilizado para o CTIG (23): Santarém, onde volto por necessidade, por gosto e por desgosto de ver desaparecer algumas das minhas referências (Hélder Valério de Sousa)

Guiné 63/74 - P12820: Memórias de um Lacrau (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70) (Parte VI): Fotos de Nova Lamego: a escola de cabos: eu, com os soldados do meu pelotão Alauro, Boi, Saliu, Alseine e Adulo


Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) &gt > Escola de cabos > Da esquerda para a direita, Alauro, Boi, Saliu, Queiroz, Alseine e Adulo.


Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) &gt > Escola de cabos > Da esquerda para a direita, Alauro, Boi e Saliu 


Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) &gt > Escola de cabos > Da esquerda para a direita, Queiroz, Alseine e Adulo.



Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) &gt > Escola de cabos (1)


Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) &gt > Escola de cabos (2)


Guiné > Zona leste > Região de Gabu > Nova Lamego > CART 2479 / CART 11 (1969/70) &gt > Escola de cabos (2)

Fotos (e legendas): © Valdemar Queiroz (2014). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: L.G.]



1. Continuação da publicação das Memórias de um Lacrau ... Texto e fotos enviadas, em 9 de fevereiro último, pelo Valdemar Queiroz, nosso novo tabanqueiro, nº 648 [, em Contuboel, 1969, à direita] (*)

Diz a última parte do texto, muito laconicamente: 

"Depois, a partir de Nova Lamego, andámos em intervenção na zona leste, a nível de dois pelotões, por Cabuca, Cancissé, Madina Mandinga, Dara, Piche, Ponte Caium, Dunane, com permanência perlongada em Canquelifá, até nos fixarmos em Paunca e Guiro Iero Bocari."

Vamos apresentar fotos, com legendas destes vários lugares por onde passou o nosso camarada Valdemar Queiroz, esperando que ele e outros "lacraus" complementam esta informação.

 Hoje continuam a ser  fotos de Nova Lamego, desta vez da "escola de cabos", onde o Valdemar Queiroz foi um dos instrutores.

2. Comentário do Valdemar Queiroz, em relação a estas fotos e outras fotos que nos mandou em 9/2/12014: 

Curiosidades:
Na foto da Escola de Cabos, há uma foto semelhante no livro "Fotobiografia da Guerra Colonial", de que é coautor o Renato Monteiro, em que aparece o Cândido Cunha na mesma posição que eu, só se diferencia nos calções. Foi ele que 'tirou' a minha foto e eu a dele.. Mass homens são do meu pelotão.

'Esturrámos' as milenas do BNU (que tinha uma desvalorização de 10% em relação ao escudo do BP), em relógios de marca e outros compras. Regressei em 18/12/70, eu mais o Abílio Duarte, o Manel Macias e o Pais Sousa viemos de avião na TAP. Pagámos a diferença entre o valor da viagem de barco e de avião e viemos passar o Natal com a família. (22 meses depois!!!!)

3. Comentário de L.G.:

Valdemar, seria interessante saber qual foi o destino posterior destes militares da CART 2479/CART 11, aliás todos do teu pelotão...  Tiveram aproveitamento ? Foram promovidos a 1ºs cabos ? Continuarama na CART 11 e depois na CCAÇ 11 ?

Enfim, o que lhes terá acontecido  a seguir à independência ? Estarão ainda vivos alguns deles ?... E já agora, qual foi a duração do curso, que matérias foram lhes foraam ministradas e qual foi a taxa de aproveitamento escolar ? 

Infelizmente, no que diz respeito à CCAÇ 12, no meu tempo (junho de 1969/março de 1971), não conseguimos montar nenhuma escola de cabos, em Bambadinca, por causa da nossa intensa atividade operacional,  e o único soldado arvorado que foi promovido a 1º cabo foi o José Carlos Suleimane Baldé, que nos honra com a sua corajosa presença, na Tabanca Grande, desde  12 de maio de 2012, mas de quem infelizmente não tenho tido quaisquer notícias...

Vive em Amedalai, perto do Xime. Deves lembrar-te dele, deste a recruta em Contuboel.


[Foto à esquerda: José Carlos Suleimane Baldé, ex-1º Cabo At Inf, nº mecanográfico 82115569, 4º Gr Comb, CCAÇ 12, Contuboel, Bambadinca e Xime, 1969/74]


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Nota do editor:

(*) Último poste da série > 4 de março de  2014 > Guiné 63/74 - P12793: Memórias de um Lacrau (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70) (Parte V): Fotos de Nova Lamego

Guiné 63/74 - P12819: Um avião seguro, feito por um carpinteiro guineense que trabalhava para o BENG 447 (José Almeida)

1. Mensagem do nosso camarada José Almeida, ex-1.º Cabo Mecânico Electricista do BENG 447, Guiné, 1971/73:

Caros tertulianos e ex-combatentes.
Quando vi a mensagem a perguntar quem foi ou quem gostaria de visitar aquela longínqua terra onde se passaram maus mas também bons momentos, lembrei-me disto que vos estou a enviar.
É seguro e de confiança pois foi feito por um africano que era um dos nossos carpinteiros que me disse:
- Tem que levar a minha fotografia.

Eu como sou conservador tenho-o guardado religiosamente, pois estou a pensar fazer uns voos picados sobre o capim.

A outra foto foi tirada em Bissau onde me deliciava com com aqueles banhos.

Abraço
José Almeida




Guiné 63/74 - P12818: Notas de leitura (571): "Nos Trópicos sem Le Corbusier - Arquitectura Luso-Africana no Estado Novo", por Ana Vaz Milheiro (Mário Beja Santos)

1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 25 de Setembro de 2013:

Queridos amigos,
Para quem gosta de procurar as ligações entre o meio, o urbanismo e a arquitetura, esta viagem pelas antigas colónias portuguesas abre surpreendentes perspetivas.
Temos aqui a teoria geral de como a arquitetura e o urbanismo funcionaram como entidades catalisadoras em África, e a Guiné como colónia modelo foi exemplar. É uma boa oportunidade para acompanhar os grandes empreendimentos a partir do governador Sarmento Rodrigues e perceber como em tão curto lapso de tempo se moldou um espelho onde se podia mirar uma civilização aglutinadora entre o luso e o trópico, goste-se ou não era essa a profunda convicção de Sarmento Rodrigues e dos seus extraordinários colaboradores.

Um abraço do
Mário


Nos Trópicos sem Le Corbusier: 
Arquitetura Luso-Africana no Estado Novo

Beja Santos

O livro “Nos Trópicos sem Le Corbusier, Arquitetura Luso-Africana no Estado Novo”, por Ana Vaz Milheiro, Relógio d’Água, 2012, reúne estudos de indiscutível importância sobre projetos da arquitetura concebida no Gabinete de Urbanização Colonial (posteriormente Gabinete de Urbanização do Ultramar) e que em muitos casos se concretizou nas diferentes colónias africanas. A Guiné é um caso paradigmático do trabalho desenvolvido sob a égide deste Gabinete.

O Gabinete de Urbanização Colonial (GUC) foi um organismo dependente do Ministério das Colónias, criado em 1944 pelo ministro Marcello Caetano, e com o objetivo de realizar projetos de arquitetura e urbanismo para as antigas colónias portuguesas. Ana Milheiro estudou estes projetos em diferentes arquivos e viajou até às realizações. O mínimo que se pode dizer, a despeito do património se encontrar degradado, é que ele constitui uma marca de identidade cultural única face aos países vizinhos. Bastava este facto histórico para dirigirmos a nossa atenção para tais expoentes arquitetónicos.

Antes de mais, um pouco de história. O GUC foi inicialmente chefiado pelo Eng.º Rogério Cavaca. Os projetos eram solicitados pelos governadores dos territórios coloniais ou diretamente pela tutela. Verifica-se que a sua produção acompanhou os ciclos impostos pelos quatro Planos Fomento que arrancaram a partir de 1953, simultaneamente na metrópole e nas regiões ultramarinas. Qual a ideologia subjacente? Procurava-se aperfeiçoar uma imagem arquitetónica inspirada nos estereótipos das construções tradicionais portuguesas, de modo a garantir uma ligação afetiva à metrópole.

Como constatou a autora em Bissau, o trabalho maior do GUC consistiu em reforçar o papel monumental do principal eixo viário – a Avenida da República (hoje Avenida Amílcar Cabral) e o caráter de zonamento que delimita as áreas específicas da cidade: as funções tanto de residência, como hospitalar, desportiva, escolar e militar. Não foram consentidas construções em altura, razão pela qual o centro histórico de Bissau passou a ter uma escala muito harmónica, convidativa e humana. Tudo começou com o mandato de Sarmento Rodrigues, o GUC durante um longo período esteve a trabalhar quase exclusivamente para as reformas propostas por este governador, e não foi só no porto de Bissau, no restauro da fortaleza da Amura, nos bairros sociais, na conceção do aeroporto de Bissalanca. O GUC saiu de Bissau, teve intervenções em Varela, Cacheu, Teixeira Pinto, Mansoa, Farim, Bafatá e Nova Lamego. Mas há que reconhecer que Sarmento Rodrigues privilegiou as grandes infraestruturas: ponte de Ensalmá, porto de Bissau, o arranque do aeroporto, o estádio de Bissau. Ir-se-á por sucessivas etapas, depois o liceu, a associação comercial e industrial, os bairros populares, o hospital, entre outros.

Durante cerca de 30 anos, o trabalho do GUC reflete as diferentes estratégias do Estado Novo. Seja como for, o clima tropical da Guiné exigia um investimento primordial nos aspetos técnicos relegando para segundo plano os aspetos artísticos. Como escreve a autora, a Guiné tornar-se-á um caso exemplar, em parte pelo modo como as tradições simbolizadas com a casa popular vão estabelecer um padrão residencial inventariado pelos arquitetos portugueses. Depois veio a guerra de guerrilhas, a partir daí, o pragmatismo associado à atuação militar acaba por definir o caráter de algumas povoações do interior que foram reordenadas durante os anos de 1970 e cujos vestígios ainda subsistem.

Entrevistada pelo jornal Público quanto ao interesse pela arquitetura colonial, Ana Milheiro não esconde a admiração pelas realizações: “Como é que um país pobre, atrasado, desenvolve um esforço de instalação num território fora do seu perímetro, dentro de um quadro político internacional que lhe é hostil? O Portugal rural de Salazar é um Portugal que nas colónias se transforma num Portugal urbano. Os planos, as avenidas, os equipamentos: há uma espécie de projeto megalómano de que a arquitetura e o urbanismo são entidades catalisadoras. Isto é também uma experiência única, porque na década de 1950 começam os processos de independência dos outros países e nós mantemos o nosso império colonial até 1974. Nós temos uma experiência que não há nos outros países e nas outras potências colonizadoras”. E havia também um móbil primordial que o arquiteto não podia descurar, como a autora também observa: “O mais importante era respeitar a organização social e familiar do habitante africano – melhorar a casa tradicional através de alterações funcionais da planta. As técnicas e materiais construtivos deveriam ser os conhecidos pelos povos africanos de modo a que estes pudessem construir – em sistema de autoconstrução – as suas habitações. Respeitavam-se ainda os lugares dos assentamentos populares por serem considerados os melhores face ao clima, ventos, etc.”.

É uma leitura aliciante, encontrar as respostas de como construir nos trópicos, esta arquitetura de representação nacional, aquela que está nos equipamentos públicos, nos hospitais, nos liceus, nos palácios do Governo, estava esquecida. Agora o leitor interessado tem à sua disposição um livro sobre o discurso ideológico na arquitetura, é uma leitura apaixonante sobre a casa como elemento civilizador, olhar as soluções que muitas vezes vinham da arquitetura popular portuguesa adaptada aos trópicos. O livro permite compreender melhor o que o Estado Novo entendia que devia ser o urbanismo e a habitação dos civilizados naquele território que dava pelo nome de Guiné portuguesa.
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Nota do editor

Último poste da série de 7 de Março de 2014 > Guiné 63/74 - P12805: Notas de leitura (570): "A Guiné... dos mil trabalhos", em "O Mundo Português", por António Florindo de Oliveira (2) (Mário Beja Santos)

Guiné 63/74 - P12817 : Caderno de notas de um mais velho (Antº Rosinha) (33): O racismo mal disfarçado na África Lusófona, tão complicado e difícil de contornar como a divisão étnica tradicional

1. Mensagem de António Rosinha [, foto atual à esquerda; fur mil em Angola, 1961/62, topógrafo da TECNIL, Guiné-Bissau, em 1979/93]: 

Data: 9 de Março de 2014 às 00:11
Assunto: Racismo mal disfarçado na África Lusófona, tão complicado e diíciil de contornar como a divisão étnica tradiicional.

Luís, boa noite e vê se é publicável, caso contrário…cest secção!.

Diz-se que Mandela venceu o apartheid sem expulsão de brancos e asiáticos e "madeirenses",  naturais ou estrangeiros.

Ao contrário, em Angola e ña Guiné Bissau, os partidos de Amílcar Cabral e Lúcio Lara substituíram gente natural e integrada, patriota, pacífica, civilizada e destribalizada,  profissionais de toda a ordem, por cooperantes,  «impróprios e impreparados», do mundo inteiro,  que confundiram países já confusos num continente completamente baralhado.

No Club-K, Angola, de 4 de Março,  respiguei estes trechos (actuais) apenas para ajudar a explicar o quão confusas eram as ideias de Amílcar Cabral e todos os fundadores do MPLA, PAIGC e FRELIMO.

Independentemente das lógicas e boas intenções sobre a Independência e de sair "debaixo do jugo colonial", estes homens esconderam, camuflaram, disfarçaram, esbateram sempre o grande problema do racismo da cor..
´
Diz o artigo do stio Club-K.Net ["Racismo e Descriminação: Unitel, Instituições Bancárias e na Ilha do Cabo - Matumona dos Santos"]

"Luanda - A nossa capital tornou-se nos últimos 4 anos a cidade mas racista ou discriminada em África no que tange a critérios de selecção no ingresso de um emprego no nosso mercado de trabalho, nomeadamente no sector privado".

(...) "Não deveríamos permitir [que] esta tamanha retardação chegasse ao nível que hoje tomou (...) Venham, das 17h40 às 18h20 horário de saídas, testemunhar com os vossos próprios olhos, a enorme triste realidade que se vive no complexo da Unitel em Talatona, e procurar compreender, analisar e raciocinar o porquê que na saída de centenas de funcionários de uma Empresa são a maioria, mais de 94%  Mestisços ou Mulatos,  e apenas uns 6% a 5% são negros de cor preta, Porquê ?" (...)

 Ora este raciocínio sobre o Mestiço/Mulato "favorecido" aos olhos de quem tem a "cor preta", é tão antigo em Angola e em todas as ex-colónias portuguesas, que devia ter sido encarado de frente pelos MPLA, FRELIMO e PAIGC, e nunca foi feito, ou por medo, vergonha, ou outro complexo qualquer.

Hoje,  ao fim de todos estes anos de independências , e de tantos assassinatos dentro do PAIGC e do MPLA (27 de Maio e outros casos em Angola, 14 de Novembro, na Guiné) e em que se fala abertamente em divisões tribais e ideológicas, e que se deve falar francamente, cara a cara, e não disfarçadamente, mas raramente ou nunca debatem olhos nos olhos o complexo  puro e duro da diferença de cor.

Esses países foram imensamente prejudicados, com a fuga e abandono por perseguições promovidas pelos próprios partidos, de gente que eram patriotas, dispostos a continuar a viver e trabalhar na sua terra, muitos engenheiros, técnicos, médicos, enfermeiros, agricultores, etc. mas não eram de cor preta.

Os movimentos que se impuseram pelas armas ao exército colonial, aos movimentos adversários e aos povos pacíficos e desarmados, só souberam fazer mesmo a guerra, nunca a paz.

Todos os dirigentes usavam e continuam a usar o discurso das culpas do cólon pela atraso dos "indígenas" em favor dos brancos e mestiços, para justificar as próprias injustiças e incompetências próprias.

Esperemos que nunca os angolanos, moçambicanos e guineenses, venham um dia acusar «cara a cara» a colonização portuguesa por não ter praticado o apartheid. [Há teorias na cabeça de muitos brancos (loirinhos) e pretos pelo mundo fora, que Portugal fez os mulatos porque não tinha capacidade de viver em apartheid).]

Só gostava um dia de ver uma explicação descomplexada aos 3 movimentos porque não protegeram nem respeitaram nem cativaram os milhares de mestiços ou brancos naturais de Angola e Guiné principalmente, que iam desde médicos, engenheiros, agricultores e armadores de pesca, mecânicos e electricistas, jornalistas e escritores, músicos e poetas e professores.

Esses movimentos que também promoveram a formação de técnicos e universitários, nem essa gente cativaram e aproveitaram, pois que muitos nem regressaram à Pátria por desincentivo total.

Foi deprimente ver os guineenses do povo, cheios de fome em Bissau, perante milhares de cooperantes vindos desde Moscovo a Quito, passando pela Ucrânia e Chechénia, a dar palmadinhas nas corpulentas costas dos governantes do PAIGC de Luís Cabral e Vasco Cabral.

Claro que o povo não tinha alternativas de fuga como a maioria dos mestiços e brancos que foram para o Brasil, Portugal, França sem passar por Ceuta ou Lampedusa.

De facto não ficaram grandes registos da parte de Portugal nem em Luanda nem em Bissau de grandes cerimónias de arrear e hastear bandeiras no dia da Independência,  devido à guerra que esses movimentos nunca pararam.

Vai levar muitos e muitos anos para um dia recuperar aquela riqueza humana que se perdeu. É uma riqueza humana que não se mede nem por barrís de petróleo nem por troncos de madeira nem por donativos e ajudas de ONG.

O facto de eu nem mencionar o nome de outros movimentos, é pelo facto de ter conhecido um pouco de alguns, e nem me passa pela cabeça terem sido eles a dominar aqueles países. Embora para muitos Retornados como eu, não houvesse qualquer diferença entre uns e outros, o que não é o meu caso.

Se Spínola tem negociado com Marcelo Caetano em 1969/70, a entrega da Guiné a Amílcar Cabral, este não teria morrido mais cedo?

Cumprimentos

Antº Rosinha

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Nota do editor:

Últmo poste da série > 26 de fevereiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12777: Caderno de notas de um mais velho (Antº Rosinha) (32): Mário Coluna (1935-2014) na verdadeira nação "Arco-Íris" (Portugal e Ultramar e a sua selecção de futebol)

Guiné 63/74 - P12816: Parabéns a você (701): Joaquim Cruz, Ex-Soldado Condutor Auto do BCAÇ 4512/72 (Guiné, 1972/74)

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Nota do editor

Último poste da série de 8 de Março de 2014 > Guiné 63/74 - P12806: Parabéns a você (700): António Marques Lopes, Cor Inf Ref DFA (Guiné, 1967/69)

domingo, 9 de março de 2014

Guiné 63/74 - P12815: A cidade ou vila que eu mais amei ou odiei, no meu tempo de tropa, antes de ser mobilizado para o CTIG (23): Santarém, onde volto por necessidade, por gosto e por desgosto de ver desaparecer algumas das minhas referências (Hélder Valério de Sousa)

1. Mensagem do nosso camarada Hélder Sousa (ex-Fur Mil de TRMS TSF, Piche e Bissau, 1970/72), com data de 2 de Março de 2014:

Caro Editores

Já faz tempo que não colaboro com nenhum escrito para o Blogue.
Coisas da vida! Mas hoje resolvi enviar-vos este texto para ser enquadrado no tema da "Cidade ou Vila que mais amei ou odiei antes da mobilização".
Trata-se de Santarém e da sua EPC e Destacamento.
Ainda não tinha visto por aqui ninguém recordar essa passagem e entendi por bem fazê-lo. O problema é que não tenho fotos da época e por isso o texto pode ser pouco apelativo. Afinal tratam-se das minhas recordações e isso pouco pode interessar a terceiros, no entanto acho que por lá passou também muito boa gente e pode ser que se sintam encorajados a trazer a público as suas lembranças.

Abraços
Hélder Sousa


A CIDADE OU VILA QUE MAIS AMEI OU ODIEI, NO MEU TEMPO DE TROPA ANTES DE SER MOBILIZADO

SANTARÉM


Vista aérea da cidade de Santarém. Foto: InLut, com a devida vénia


Responder a esta questão não é fácil, porque as circunstâncias eram diferentes conforme se estava na recruta ou com uma ocupação mais ‘folgada’, aliás conforme já foi possível verificar por recordações de outros camaradas. Mas é uma boa questão, para se perceber melhor como é que nos relacionamos com essas recordações e se elas ainda ‘mexem’ connosco. Por isso, vou também entrar no jogo.

O meu percurso militar, antes de ser mobilizado, portanto, na “Metrópole”, foi Santarém, Lisboa (Batalhão de Telegrafistas), Tancos, novamente Lisboa, Porto e Lisboa (Adidos). Porque de todos esses locais guardo recordações, vou cingir-me hoje a Santarém.

E faço-o com muito gosto porque ainda não vi por aqui recordações da Escola Prática de Cavalaria [EPC], o que lamento, sabendo da importância que tal Escola teve nas nossas vidas, esperando sinceramente que possam surgir mais depoimentos.

Como o objectivo é saber, no fundo, como é que nos relacionámos ou interagimos com as terras e suas gentes, isto podia ser muito simples: antes de ir para Santarém, gostava muito, enquanto lá estive fui ganhando saturação ao ponto de pensar que “Santarém, nunca mais!” e hoje volto a ir lá por necessidade, por gosto e por desgosto de ver desaparecer algumas das minhas referências. É preciso dizer que sou ribatejano, que fui Furriel e até aqui estou coincidente com o Armando Pires, mas depois não fui enfermeiro nem fadista o que, valha a verdade, ainda bem, pois não tenho jeito.



Bissau - Bar de Sargentos. Santa Luzia. O Hélder Sousa com o Boavida, do seu tempo de recruta na EPC.

Ir a Santarém, antes da tropa, era normal. Ia lá muitas vezes, principalmente quando estava a passar alguns dias na minha aldeia. Fui lá às “sortes”. E apresentei-me no dia 15 de Julho de 1969 para integrar a 3.ª incorporação no 1.º Ciclo do CSM. Foi no Destacamento da EPC.

Durante esse tempo da recruta foram muito poucas as folgas, os dias em que se podia sair, dar uma volta pela cidade ou arredores, para que assim se pudesse conhecer melhor e dar agora a opinião. Como noutros locais em que se tinha que produzir rapidamente militares ‘prontos’, a formação era acelerada. E tenho a ideia que havia uma espécie de competição para ver quem fazia mais e melhores ‘sargentos milicianos’, nomeadamente entre a Cavalaria (Santarém), a Artilharia (Vendas Novas) e a Infantaria (Tavira), já que as Caldas da Rainha, não sei se só com fama se também com proveito, não contava para isso.

Essa competição fazia com que as recrutas fossem duras, por si mesmas, ou até por algum exagero para maior diferenciação. Devido às constantes actividades saía-se pouco à noite. O pessoal era fortemente castigado do ponto de vista físico, portanto tinha que descansar e as actividades nocturnas não eram raras. Daí que, para a generalidade dos ‘soldados-recrutas’, acredito que o conhecimento da cidade não pudesse vir a ser muito profundo. Já aqueles que depois, terminado esse 1.º ciclo, ficaram na própria EPC em qualquer das especialidades da Cavalaria, tiveram mais tempo e talvez mais oportunidades.

Não sei como era no curto tempo do fim-de-semana pois consegui vir sempre a casa, já que a distância não era muita (45 km) e havia ligações por camioneta e comboio. Quando se saía, os mais afortunados iam até Almeirim, às febras e à ‘sopa da pedra’. Fui lá 2 ou 3 vezes por força das amizades que sempre se vão fazendo com camaradas do Pelotão e que eram de lá, caso do Aranha Figueiredo e do Boavida, cujos conhecimentos ajudavam a ‘abrir portas’.

Refiro estes dois camaradas porque o Aranha, que foi para Moçambique, encontrei-o naquela “clara e límpida madrugada”, no Terreiro do Paço, onde pensávamos que íamos apanhar o barco das 07:00 para a Margem Sul onde trabalhávamos e o Boavida porque mais tarde me veio a encontrar em Bissau conforme foto anexa tirada no Bar de Sargentos em Santa Luzia.

A maior parte das vezes, quando havia dispensa de recolher, ficava-se ali perto, no “Verde Gaio”. Também ia até ao “Quinzena”. Visitar a “Adibis”, pastelaria fina, da elite ‘scalabitana’, das meninas estudantes, era quase proibitivo já que também estava ‘infestada’ de Oficiais. Enquanto civil, fui lá várias vezes, Enquanto militar, acho que só entrei uma vez e… chegou!

Santarém tem a particularidade de se espraiar por um planalto o que faz com que fosse para onde se fosse, para a carreira de tiro com acesso pela EN 3 a caminho do Cartaxo, para a outra carreira de tiro em Vale de Estacas, para a estrada da Estação da CP e ponte de Almeirim, fosse pelo “Colégio Andaluz” para a Quinta das Ómnias, à ida era sempre a descer e depois de completamente estoirados, o regresso seria naturalmente a subir, mas parecia sempre muito mais íngreme do que na descida. E quantas vezes, para ‘abreviar tempo’, se tinha que o fazer em ‘passo de corrida’? Daí que quando saí de Santarém tivesse pensado de forma determinada que nunca mais voltaria lá. Claro, puro engano!
Voltei lá, sim senhor, para tratar assuntos pessoais, para jantares de convívio, para rever locais, para visitar a minha mãe no Hospital e assisti-la no falecimento.

Tudo o que atrás disse tem a ver com a relação com a cidade, com os locais e as pessoas. Mas foi tudo condicionado pela actividade militar. Não será esse o tema mas não posso deixar de referir alguns apontamentos que me parecem relevantes ou interessantes. Muitas vezes tenho lido que o pessoal foi, na generalidade, mal preparado para a guerra, para o tipo de guerra que acabou por encontrar, principalmente na Guiné. A experiência que tive em Santarém diz-me o contrário. Lá, pelo menos naquele 3.º Turno do CSM, a preparação foi dura, exigente (talvez nada que se parecesse com os “especiais”, mas teve alguns pontos comuns), e fortemente voltada para o tipo de situações semelhantes à Guiné.

Claro que na altura não podíamos saber, mas eles, os instrutores, esforçavam-se por nos incutir a ideia que esse seria o nosso destino. Diziam isso amiudadamente e as nossas constantes idas às Ómnias podem hoje testemunhar como isso era verdade. Nas Ómnias, na orla do Tejo, com terrenos alagados, em charcos, em terrenos enlameados, em lagoas (numa das quais, mais funda do que se pensava, um dos instruendos do meu Pelotão ia lá ficando) encontrava-se e praticava-se em locais que quem teve o ‘privilégio de usufruir’ das bolanhas não deve ter achado estranho.

Particularmente duras foram as “24 horas de Santarém”, já no final da formação, em Setembro.
Nesse ‘evento’ todos os Pelotões saíram para um local comum, no Paúl, onde lhe foi dada a possibilidade de participar e assistir a progressões, emboscadas, golpes de mão, confrontos. Após isso, em que enquanto participantes estávamos lá em baixo no terreno cada vez mais enlameado por força da chuva e revolvido pelos passos dos ‘actores’ e enquanto espectadores estávamos num plano mais acima donde se podia assistir ao desenrolar dos acontecimentos, fomos agrupados em diferentes secções para desempenharmos as missões que nos foram dadas e das quais só podíamos regressar ao Destacamento às 08:00 do dia seguinte.

Como começou a chover uma chuvinha miudinha, mas persistente, praticamente desde que saímos do Quartel e que foi progressivamente engrossando e que durou todo o ‘santo dia’, aliviando já só sobre a madrugada alta, foram realmente umas “24 horas” de grandes dificuldades, em que se pode dizer que fomos ‘ensopados até aos ossos’. Recordo que cerca das 23:00 entrámos, o meu grupo (7?, 9?, não recordo) em Alcanede e habitantes apiedados da nossa situação e estado lastimoso, convidaram-nos a entrar para uma espécie de adega onde tinham um lareira e várias coisas para comer que nos facultaram. O pão soube divinamente, os chouriços, morcelas, queijos, etc., também, mas o que recordo ainda é o fumegar das nossas roupas, a evaporação da água incorporada, pois tirámos o que pudemos e ficou tudo junto à tal lareira.

Ficámos por lá até quase à madrugada e, conhecedores da região, foi então mais fácil dar conta da missão e chegar a horas ao Destacamento. Um dos elementos desse grupo era o Aranha, que levava a bazuca. Na formação no Destacamento estavam 3 Esquadrões. O 3.º do Tenente Cadavez, o 4.º do Tenente Guilherme, que me disseram nunca ter chegado a ir a África pois foi para a NATO, e o 5.º do Tenente Tavares de Almeida.

Eu pertenci ao 1.º Pelotão do 4.º Esquadrão que tinha como instrutores o Aspirante Teixeira (diziam que tinha pertencido ao Conjunto Maria Albertina) e um Cabo que, não sendo maus tipos, tinham assumido o ‘espírito da coisa’ e foram bastante duros connosco. Duros, mas leais, diga-se em abono da verdade.

Além dos já citados Aranha e Boavida faziam parte do meu Pelotão outros elementos (obviamente) de que me lembro agora dum tal Vozone, que era um nome conhecido da vela de competição, e o nosso camarada da Guiné, Luís Encarnação, da Companhia que esteve em Canquelifá do BCAV 2922, que ainda não pertence à “Tabanca” mas já esteve em almoços na “Linha”. Falando com ele recordei-me de várias peripécias, como os patrulhamentos ao longo do caminho de ferro, a escalada da escarpa das “Portas do Sol” (dizia o Aspirante Teixeira que era para imitar os soldados de D. Afonso Henriques) em que a cada dois metros de progressão escorregávamos um, das ‘cenas’ com um camarada que dormia de olhos abertos, de outro que foi enganado e utilizou “Baygon” pensando que era desodorizante, etc..

Foi tempo de conhecer um tal Salgueiro Maia, que nos deu instrução de granadas, de um tal Mário Tomé, ao tempo Oficial de Segurança da EPC e que foi o protagonista de uma cena-aviso do tipo “casamento na Parada”.

Esta passou-se na Parada da EPC, com todos os militares tanto da própria EPC como do seu Destacamento, ao qual pertencíamos, formados e a ouvir um raspanete a propósito, ou a pretexto, de uma mãe que se teria queixado de abusos à sua filha ocasionados por militar. Fiquei sempre com a sensação que se tratou de uma encenação, destinada à “acção psicológica”, mas a verdade é que o então Capitão Tomé disse mais ou menos isto: “…. têm a mania que são machões? Acham que a instrução não é suficientemente dura? Pois vão ver como será daqui para a frente! Vão ser ‘apertados’ de tal maneira que não terão força nem para levantar o ‘piçalho’….”

Foi tempo de um grande empenhamento em aprender as ‘artes militares’. Dediquei-me à formação com toda a energia. Aprendi a teoria. Não me baldei à prática. Achava que era importante aprender e obter conhecimentos que certamente iriam ser necessários para os tempos que, convictamente, ‘sabia’ que iriam ocorrer, inevitavelmente, embora ainda tivessem que decorrer quase 5 anos.

Tive boas pontuações de tal modo que fui convidado a ‘seguir outro caminho’, o que não aconteceu. Além disso também podia usufruir do conhecimento antecipado do resultado correcto dos testes de escolha múltipla que fazíamos sentados no chão. Como sabia? Não me recordo…. apenas me lembro que fazia sempre primeiro por meu conhecimento e depois ia ‘conferir’, sendo que, por ‘precaução’, falhava sempre uma ou duas.

Lembro-me, também, como se ia ‘moldando’ as vontades do pessoal. Primeiro procurava-se valorizar a ‘dispensa de fim-de-semana’ de tal modo que isso era uma espécie de prémio, para o qual todos deviam concorrer e para tal suportar tudo. E tudo servia de pretexto para ‘cortar’ essa ‘regalia’. Por exemplo, na revista aos Pelotões do meu Esquadrão chegou a participar um Alferes, com um ar propositadamente abandalhado, mal ataviado, com a barba por fazer e a exigir o máximo de aprumo e perfeição dos instruendos perfilados, para lhes provocar alguma reacção às injustiças sentidas quando os castigavam por os botões não estarem alegadamente bem brilhantes, por a camisa não estar devidamente fraldada, por a barba ‘não estar bem feita’ (mesmo que a cara já estivesse com vários cortes).

Suprema ironia era quando, propositadamente, pisava uma bota impecavelmente reluzente (diria quase envernizada com “Búfalo”) que assim ficava com algum pedaço esfolado e depois dizia para o Cabo apontar o corte da dispensa por ter as botas mal engraxadas. Tudo isto provocava revolta. Mas o pessoal continha-se. E, de contenção em contenção, as chefias pensavam que ‘domavam as vontades’, o que era possível que sim, pelo menos no momento, e que tinham o pessoal ‘enquadrado’, sendo que aqui se enganavam redondamente, pois as animosidades foram sempre em crescendo.

Portanto, em resumo, as recordações de Santarém são boas. O que se passou foi importante. Sempre valorizei essa passagem, compreendendo todos os seus passos. Isto em termos militares que, afinal, não podemos dissociar do resto.

Da cidade em si, da sua História, da sua importância, da sua monumentalidade, a capital do Gótico Português, diz-se, isso foram conhecimentos que já tinha antes da passagem pela tropa, pelo que não me acrescentaram nada.

Quanto a ódio-amor acho que já disse. Primeiro, amor. Depois, ódio, Agora, novamente, amor e tristeza.

Um abraço para toda a Tabanca!
Hélder Sousa
Fur. Mil. Transmissões TSF
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Nota do editor

Último poste da série de 8 de Março de 2014 > Guiné 63/74 - P12810: A cidade ou vila que eu mais amei ou odiei, no meu tempo de tropa, antes de ser mobilizado para o CTIG (22): Caldas da Rainha - Os primeiros dias da recruta (Mário Migueis da Silva)

Guiné 63/74 - P12814: Manuscrito(s) (Luís Graça) (23): Gostei de voltar a Tavira (Parte VI): E de rever as salinas, a estrada das Quatro Águas, Santa Luzia, Cabanas, Vila Real de Santo António...



Tavira > Convento das Bernardas Residence > 2 de fevereiro de 2014 > Piscina interior, de água salgada, de 400 m2.


Tavira > Convento das Bernardas Residence > 2 de fevereiro de 2014 > Vista das seculares salinas de Tavira... O que os velhos instruendos taklvez não saibam é que a Comissão Europeia atribuiu recentemente  a Denominação de Origem Protegida (DOP) ao produto “Flor de Sal de Tavira” ou ”Sal de Tavira”... As características únicas da Flor de Sal são reconhecidas nacional e internacionalmente pelos grandes chefes de cozinha...A designação DOP é atribuída a um produto ou género alimentício cuja produção, transformação e elaboração devem ocorrer numa área geográfica determinada a partir de um saber fazer reconhecido... A candidatura remonta a 2011... Mas o ten Madeira e outros instrutores do CISMI, na década de 1960,  já estavam avançados quase meio século, quando nos mandavam "trabalhar que nem mouros" para as salinas...


Tavira > Quatro  Águas > Parque Natural da Ilha Formosa > 2 de fevereiro de 2014 > Foz do Rio Gilão... O topónimo Quatro Águas designa o sítio da i(i) confluência do Rio Gilão, do (ii) Canal de Cabanas, do (iii) Canal de Tavira e da (iv) barra de acesso ao mar através da ilha de Tavira...


Tavira > Quatro  Águas > Parque Natural da Ilha Formosa >  2 de fevereiro de 2014 > Arraial Ferreira Neto (**)



Tavira > Quatro  Águas > Parque Natural da Ilha Formosa >2 de fevereiro de 2014 >  Barco de pesca


Tavira > Quatro  Águas > Parque Natural da Ilha Formosa > 2 de fevereiro de 2014   > O famoso Arraial Ferreira Neto, hoje transformado em umidade hoteleira (**)


Tavira > Quatro  Águas > Parque Natural da Ilha Formosa > 2 de fevereiro de 2014 > O barco que faz a travessia para a Ilha de Tavira


Tavira > Quatro  Águas > Parque Natural da Ilha Formosa > 2 de fevereiro de 2014 > Travessia Quatro Águas- Ilha de Tavira... Tabela de preços e horários... Como seriam os preços no final dos anos 60 ?



Tavira > Santa Luzia > 1 de fevereiro de 2014 > Marginal


Tavira > Santa Luzia > 1 de  fevereiro de 2014 > Ostras da ria Formosa... No nosso tempo, no tempo em que passámos pelo CISMI, não dávamos grande valor às ostras... Alguns de nós passaram a apreciá-las em Bissau e em Quinhamel...



Tavira > Santa Luzia > 1 de fevereiro de 2014 > Casa típica, tradicional...


Tavira > Santa Luzia > 1 de fevereiro de 2014 > Táxis marítimos: tabela de preços e horários... Não tenho ideia de haver estes serviços no tempo...


Vila Real de Santo António > 1 de fevereiro de 2014 > Praça Marquês de Pombal > A placa do obelisco erguido em 1775, a expensas do comércio local das pescarias, e que simbolizava o poder do rei D. José, e do seu Secretário Estado do Reino, o Marquês de Pombal, verdadeiro fundador da cidade... 

"Vila Real de Santo António foi fundada em 1774, por vontade expressa do Marquês de Pombal, perto da foz do Guadiana. A cidade constitui um testemunho histórico importante devido ao facto de ter sido construída de raíz em apenas dois anos, segundo o padrão iluminista do século XVIII, caracterizado pela planimetria, altimetria e volumetria. A vila começou a ser construída em 1774 com base num processo de pré-fabrico  e estandardização, técnicas que a Casa do Risco das Obras Públicas empregava desde a reconstrução de Lisboa, ficando em Agosto do mesmo ano concluída toda a parte destinada à Sociedade das Pescarias.Foi rápida a sua construção, pois assim o exigiam as contingências da política face a Espanha e a vontade férrea do Marquês de Pombal, ministro do rei D. José I (1714-1777)" (...) (Fonte: CM Vila Real de Santo António).

Fotos (e legendas): © Luís Graça (2014). Todos os direitos reservados.


1. E damos por encerrado, aqui, o roteiro (breve) de Tavira, aonde regressei, com "olhos de ver" e sem "mágoa no coração", 45 anos depois de ter feito o 2º Ciclo do CSM, no quartel da Atalaia, CISMI, no último trimestre de 1968 (*)...

Fiquei alojado dois dias no Convento das Bernardas Residence,  acessível na época baixa... É um notável projeto de recuperação arquitetónico, com a assinatura de Eduardo Souto de Moura... Aproveitei, obviamente, para percorrer o caminho que  ia dar à ilha de Tavira, a famosa estarad dos Quatro Caminhos, onde se toma o barco, para atravessando o Gilão, se chegar à ilha de Tavira que alguns de nós conheceram, no tempo da recruta e/ou especialidade...

Essa estrada era também uma das estações do calvário dos milicianos,  havendo instrutores que adoravam pôr-nos de salmoura, nas salinas.. Também fui, ou fomos (, eu, a Alice, e os meusw cunhados do Porto, Nitas e Gusto,, a Santa Luzia, zona piscatória de Tavira,  para provar as especialidades gastronómicas de Tavira onde o polvo continua a ser rei... E ainda houve tempo para dar um salto à pombalina Vila Real de Santo António...

Faltou, por manifesta escassez de tempo, revisitar a Cacela Velha, um dos  lugares mais mágicos da costa algarvia (,. pertence já ao concelho vizinho, de Vila Real de Santo António, ) e sobre o qual escreveu a nossa grande poetisa Sophia de Mello Breyner Andersen (Porto, 1919-Lisboa, 2004):

As praças-fortes foram conquistadas
Por seu poder e foram sitiadas
As cidades do mar pela riqueza

Porém Cacela
Foi desejada só pela beleza


[A conquista de Cacela, in: Livro Sexto, Lisboa, Morais, 1962]
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Notas do editor:


Vd. poste anterior:

28 de fevereiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12783: Manuscrito(s) (Luís Graça) (23): Gostei de voltar a Tavira (Parte V): No último trimestre de 1968, quando por lá passei, não tive condições físicas e psicológicas para descobrir a cidade, as suas ruas, o seu património e as suas gentes... Pairava já na minha cabeça o fantasma da guerra colonial...

(**) Sobre o Arraial Ferreira Neto:

CM Tavira > Património arquitetónico civil:

(...) Arraial Ferreira Neto (Monumento de Interesse Público)

Localização: Praia das Cascas, junto à foz do rio Gilão. Tavira.

O Arraial Ferreira Neto está implantado no lado nascente da foz do rio Gilão, perto de Tavira, numa zona denominada Quatro Águas (confluência do Rio Gilão, do Canal de Cabanas, do Canal de Tavira e da barra de acesso ao mar através da ilha de Tavira), perto da Fortaleza do Rato.

Como conjunto edificado o Arraial constitui um vestígio de grande importância das atividades económicas da Ria Formosa e da região e um dos poucos testemunhos arquitetónicos das instalações de apoio à pesca do atum de toda a costa algarvia, constituindo um exemplo perfeito da organização social, urbanística e arquitetónica do Estado Novo.

O atual conjunto veio substituir as instalações anteriores, demolidas pelo mar no ano de 1943, existentes na praia do Medo das Cascas, na Ilha de Tavira, mesmo em frente ao local onde se localiza agora o Arraial Ferreira Neto. O conjunto foi projetado pelo Eng.º Sena Lino em 1943, tendo por base o conceito de uma unidade urbana autónoma onde pudessem viver cerca de 150 famílias, com a sua zona industrial, as suas oficinas e a sua zona habitacional e de lazer. O Arraial era o local onde se concentravam os pescadores e família, que durante a campanha aí viviam e cuidavam nas oficinas os materiais e apetrechos necessários à faina da pesca do atum.

O Arraial - que é todo murado, apenas com duas portas externas de serviço- foi construído de forma a separar inteiramente a parte industrial da reservada às habitações, que é constituída por dois largos e cinco ruas. No seu conjunto é um autêntico bairro social piscatório, com o aspeto de "uma aldeia de linhas rústico-portuguesas" onde habitariam 400 a 500 pessoas, pois oferecia instalações adequadas ao exercício da atividade industrial, assim como o conforto necessário ao descanso dos pescadores e das suas famílias. Possui edifício escolar, balneário, forno, capela, posto médico, sanitários públicos e clube, além de uma rede completa de esgotos e cinco cisternas. Possui ainda um cais de embarque apetrechado com um guindaste manual na foz do rio Gilão.

Os projetos de arquitetura desenvolvidos no auge do governo do Estado Novo são um exemplo da racionalidade formal típica da época, com o seu aprumo volumétrico e a sua métrica "moderna", o uso de "materiais portugueses" (pedra bujardada, telha de canudo, ladrilhos de barro, painéis de azulejo e portas de madeira pintada com aldraba ou postigo de reixa), e as técnicas mais atuais da altura - fundações diretas em alvenaria ordinária, escadas em betão, paredes de tijolo cheio rebocado e estruturas da cobertura em asnas de madeira.

Com o declínio das capturas de atum até 1970 e 1971, data das últimas campanhas, o Arraial deixa de cumprir a finalidade para que fora destinado. Data de então a sua desafetação definitiva, tendo-se convertido mais recentemente em unidade hoteleira.

Fonte: IGESPAR (...)