terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5559: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (17): Mais uma história do Sargento Pilav Honório (Rogério Cardoso)

1. Mensagem de Rogério Cardoso* (ex-Fur Mil, CART 643/BART 645, Bissorã, 1964/66), com data de 22 de Dezembro de 2009:

Amigo Carlos aqui vai mais uma.

Quem nos anos 64/65 não conhecia o Honório?

Sempre bem disposto e amigo, tinha um carinho especial por aqueles que sofriam no mato.

Nas paragens entre dois aquartelamentos, quase sempre enfiava uma Sagres para a viagem.

Estando eu em Bissorã e depois de uma breve paragem para largar correio, pedi-lhe para me levar para Bissau.
Respondeu-me afirmativamente mas que ia primeiro ao Olossato, e lá seguimos sempre como era costume, de um adeus nas asas do DO27 para quem ficava.

Já no Olossato um 1.º Sargento também lhe pediu boleia para Bissau.
Depois do sim, o 1.º Sargento mandou-me sair do lugar da frente, que eu vinha ocupando, pois eu era Furriel e ele 1.º Sargento, já que normalmente o DO27 não tinha lugares sentados atrás, motivado pelo transporte frequente de carga.

O Honório, Furriel Piloto, interrompeu o nosso diálogo dizendo que quem mandava no aparelho era ele e que eu ficava onde estava, o senhor 1.º Sargento que fosse para trás, o que aconteceu.

Do Olossato até Bissau, e depois de me avisar de soslaio, o nosso amigo Honorio fez dezenas de tropelias, fazia razantes até ás bolanhas, tentou aterrar na estrada de Mansoa/Bissau por mais que uma vez, etc.
Não havia dúvida que eu ouvia algum barulho vindo de trás, como que qualquer coisa a rebolar e um forte cheiro a azedo.

Quando tocámos na pista em Bissau eu preparei-me para sair e vejo o 1.º Sargento, um indivíduo obeso, deitado de costas espumando pela boca e nariz (naturalmente cerveja a mais) e sem conseguir sair.

Diz-me o Honório:

- Está feita justiça, este nunca mais se arma em importante.

Um abraço para todos os ex-combatentes,
Rogério Cardoso

Guiné > Região de Tombali > Guileje > 1967 > CART 1613 (1967/68) > Um Dornier, DO 27, na pista, de terra batida, do aquartelamento. Foto do saudoso Cap Ref José Neto (1927-2006).
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 22 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5521: Álbum fotográfico de Rogério Cardoso (2): Quotidiano da CART 643 em Bissorã

Vd. último poste da série de 21 de Maio de 2009 > Guiné 63/74 - P4396: Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras (16): Uma história do Honório (Vítor Oliveira)

4 comentários:

Joaquim Mexia Alves disse...

Tenho saudades das minhas noites de Luanda com o Honório, que não cheguei a conhecer na Guiné, mas pelo que conheci em Angola, sei bem do que era capaz!

Abraço camarigo para todos.

O Bando das Caldas até à Guiné. disse...

Quem não conheceu o Honório ?
Deixo aqui um convite ao Jorge Felix para contar algumas"estórias" dele.
Que o céu lhe seja leve.

Anónimo disse...

Caro Rogério
de Junho de 68 a Junho de 70 estive eu no HM 241 e posso dizer que o vi muitas vezes, era bom homem,bom amigo e companheiro,algumas boleias me deu até á base ( de jeep) e quando lá chegavamos ainda ma perguntava se queria beber uma bujeca.

Que DEUS O TENHA NO SEU MERECIDO DESCANÇO

Um abraço
António Paiva

Anónimo disse...

Camaradas,o Honorio era uma pessoa
de uma humanidade,extraodinaria,comigo passou-se o mesmo na pista de Bula o Ten,Coronel queria que eu saisse pra ele ir ate Bissum,o Honorio disse logo,o eng. tem prioridade de transporte,um maluco que sabia oque fazia,onde quer que esteja a minha Homenagem.
Jose Nunes
1Cabe MecElec.Cent.
68-70
Beng.447
Bra