quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Guiné 61/74 - P19215: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (61): os reordenamentos no desenvolvimento sócio-económico das populações, brochura da Repartição de Assuntos Civis e Acção Psicológica [ACAP], do QG / CCFAG - III (e última) Parte


Guiné > Região de Bafatá > Setor L1 ( Bambadinca) > Xime > Cais fluvial do Xime >1970 > 2º Gr Comb da CCAÇ 12 (Bambadinca, 1969/71) >  Ao centro, em segundo plano, de óculos escuros e boné azul (da FAP),  o fur mil op esp Humberto Reis, cujo grupo de combate estava encarregue de escoltar o transporte de milhares de rachas de cibe, desembarcadas no cais do Xime, e destinadas ao reordenamento de Nhabijões, um dos maiores da época (iniciado com o BCAÇ 2852, 1968/70, e continuado com o BART 2917, 1970/72)... 

Foto: © Humberto Reis (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luis Graça & Camaradas da Guiné]


Já não nos lembramos quantas rachas de cibe levava uma casa... Só a estrutura do telhado, com cobertura de folha de zinco, deveria levar pelo menos umas 20... Mais outro lado, para suportar o telhado ao longo do varandim a toda a volta.. O total de casas em construção era de 350, fora os equipamentos coletivos ou sociais...  Na altura falava-se que cada racha de cibe ficava ao exército em 7$50 (sete pesos e meio)... Um total de 15 mil rachas de cibe,  é nossa estimativa do material transportado do Xime para Nhabijões, com um custo direto de mais 100 contos.  (A preços de hoje, seria qualquer coisa como 30 mil euros)... Fora as chapas de zinco, as portas e janelas, as ferragens, o cimento... O resto, a mão de obra (civil e militar), os transportes, a segurança, etc.  era de borla. Tudo em nome de uma "Guiné Melhor"... Ao que consta, o sucessor de Spínola não terá tido a mesma abundância de dinheiro para continuar a fazer a "psico"... 

O PAIGC não gostou da brincadeira: em 13 de janeiro de 1971, as NT acciona duas potentes minas A/C à saída do reordenamento, de que resultaram 1 morto e bastantes feridos graves... Em outubro de 1973,  ela primeira vez na história da guerra, o grande reordenamento de Nhabijões, de maioria balanta, foi flagelado, ao mesmo tempo que o destacamento do Mato Cão;

Nhabijões, no subsetor de Bambadinca, era então um importante aglomerado habitado por gente com parentes no "mato", e que era tradicionalmente considerado, antes do reordenamento,. como um conjunto de núcleos habitacionais ribeirinhos "sob duplo controlo".  Só a CCAÇ12 (, baseada em soldados do recrutamento), deu 1 alferes, 1 furriel e 1 cabo (metropolitanos) e 1 soldado (guineense) para integrar a equipa técnica do reordenamento de Nhabijões... E destacava periodicamente militares para a sua defesa... E os Nhabijões foram "regados com o nosso sangue"...

Estima-se que, entre 1969 e 1974, as Forças Armadas no CTIG tenham construidos 8 mil casas, no total das tabancas reordenadas... Admitindo que cada casa, com chapa de zinco, levasse pelo menos 50 rachas de cibe, temos um total de 400 mil rachas de cibe, com um custo de 3 mil contos (a preços de 1972  representariam hoje mais de 700 mil euros...).  Os ministros da Defesa, do Ultramar e das Finanças tramaram a política spinolista "Por Uma Guiné Melhor"...

Quer se goste ou não, há uma Guiné antes e depois de Spínola... Quando ele chega em meados de 1968, o território tinha 60 quilómetros de estrada alcatroada... Cinco anos depois, são 550 km. No ano escolar de 1970/71, a tropa administra 127 das 298 escolas primárias do território, ou seja cerca de 43%., O resto eram as escolas oficiais , como a de Bambadinca (30%)  e as escolas das Missões Católicas (27%)... 

Spínola deixa o território com uma criança em cada três, em idade escolar, a frequentar a escola... O despotismo iluminado de Spínola foi uma ameaça série ao PAIGC... Mas homens como Spínola ou Sarmento Rodrigues foram exceções na história da administração do império colonial português...





Guiné > Região de Tombali > Gadamael > CCAÇ 2769 (Gadamael e Quinhamel, de janeiro de 1971 a outubro de 1972) > Vista aérea de Gadamael Porto ( reordenamento, com o quartel à direita, em primeiro plano) nos finais do ano de 1971. Foto do cor art ref António Carlos Morais da Silva, e por ele gentilmente cedida ao nosso camarada Manuel Vaz (*)

Foto: © Morais da Silva (2012) Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


Guiné > Região de Tombali > Cufar > Matofarroba > Tabanca > 1973 > O alf mil inf Luís Mourato Oliveira, da CCAÇ 4740 (Cufar, 1973) (à direita do condutor)  e o alf mil médico (, o condutor do jipe,  e cuja identidade desconhecemos) em visita ao reordenamento feito pelas NT e pela população.  Matofarroba ficava nas proximidades de Cufar, a cerca de 2/3 km.

Foto: © Luís Mourato Oliveira  (2016) Todos os direitos reservados.[Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].



Capa da brochura "Os reordenamentos no desenvolvimento sócio-económico das populações". Província da Guiné, Bissau: QG/CCFAG [Quartel General do Comando Chefe das Forças Armadas da Guiné]. Repartição AC/AP [, Assuntos Civis e Acção Psicológica]. s/d.

Foto: © A. Marques Lopes / António Pimentel (2007). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Na sequência do poste P19196 (**), decidimos reproduzir o documento supracitado, que nos chegou, em tempos, pela mão dos nossos camaradas António Pimentel e A. Marques Lopes, e que já foi publicado, no nosso blogue em 2007 (***) , com revisão e fixação de texto do nosso coeditor Virgínio Briote.  

Esta é a III (e última) Parte (****). Esperamos que o A. Marques Lopes que nos confirme: 

(i) o número de páginas da brochura (em princípio, 9 páginas); 

e (ii) se o texto foi publicado na íntegra na altura. 

Uma ou outra palavra está ilegível. A resolução da imagem dos mapas (nºs 1 e 2) precisa de ser melhorada.

Por outro lado, estamos a  pedir aos nossos leitores, amigos e camaradas da Guiné, que nos disponibilizem textos, fotografias e outros documentos sobre os reordenamentos populacionais. Tanto quanto sabemos, não há trabalhos académicos publicados sobre este tópico. Muitos de nós estiveram envolvidos, direta ou indiretamente, nos reordenamentos populacionais no TO da Guiné, nomeadamente no tempo do Com-Chefe e Governador Geral António Spínola (1968-1973).

Gostávamos de poder fazer um levantamento de todos os reordenamentos populacionais realizados ma Guiné, durante toda a guerra. E idenficar os nossos camaradas que integraram as equipas técnicas dos reordenamentos (graduados e praças) (, caso. por exemplo, do Luís R. Moreira) e que no BENG 447 planearam, coordenaram, apoiaram e/ou supervisionaram a construação de reordenamentos (caso,. pro exemplo, do Fernando Valente Magro).


Reprodução do documento [Revisão e fixação de texto: VB / LG].
   
IMPORTÂNCIA SOCIAL E ECONÓMICA DOS REORDENAMENTOS

 (pag. 6/9) (Continuação)


5. Não devendo em princípio existir um carácter de obrigatoriedade quanto à deslocação das populações das suas tabancas para um aldeamento, a não ser que o interesse comunitário superiormente o determine, há que empregar meios persuasivos quando se encontre alguma resistência. Para se criar ...[ilegível]

Esquematicamente vemos, assim:

Antes da construção:

  • auscultação das populações (indirecta, directa); 
  • auscultação e elucidação do Chefe da Tabanca; 
  • auscultação e elucidação do Guarda de Irã;
  • auscultação e elucidação das autoridades religiosas islâmicas.

Durante a construção:

  • garantir a autoridade constituída; 
  • garantir, tanto quanto possível, os interesses da localização dos aglomerados correspondentes às antigas tabancas, dentro do plano urbanístico; 
  • respeitar os usos e costumes das populações;
  • colaborar no transporte de todos os haveres das populações deslocadas;
  • interessar as populações na construção das casas, escolas, postos sanitários, etc., permitindo e desenvolvendo o sentimento de posse. 

6. A forma mais prática de se assegurar o deslocamento das populações para os reordenamentos é criar nelas a necessidade desse reordenamento. Para isso é necessário elucidá-las dos benefícios que vão auferir e garantir os seus desejos quanto a aspectos respeitantes aos seus usos e costumes. Será de toda a conveniência o conhecimento das suas motivações religiosas e étnicas. 

Nos quadros anteriores já foi feito um esquema suficientemente desenvolvido. Em novo quadro, indicar-se-ão as principais motivações a explorar para um útil e efectivo trabalho de consciencialização das populações.

1.BENEFíCIOS SOCIAIS

  • melhores casas;
  • escolas;
  • postos de socorros; 
  • assistência médica; 
  • água.

2. BENEFíCIOS ECONÓMICOS

  • melhores lavras;
  • celeiros colectivos;
  • mercado para escoamento da produção; 
  • lojas.

ISLAMIZADOS

Fulas

  • construção de mesquitas;
  • difundir a religião; 
  • os régulos governarão melhor com toda a população junta; 
  • os fulas têm de voltar a ser senhores dos seu "chão" que o IN quer roubar;
  • os antepassados foram valentes. 

Mandingas

  • construção de mesquitas;
  • difundir a religião; 
  • os chefes poderão dirigir melhor; 
  • as novas tabancas poderão ter lojas e fazerem comércio para terem riqueza; 
  • os antigos foram valentes e têm de os saber imitar.

ANIMISTAS

Balantas

  • terão maior protecção dos Irãs; 
  • o Balanta terá a liberdade na tabanca e no mato, que o IN impede; 
  • o Balanta vai deixar de ser escravo do IN; 
  • os Balantas juntos têm força para exterminar o IN;
  • haverá sempre muita fartura. 

Manjacos

  • terão maior protecção dos Irãs; 
  • juntos terão muita força;
  • impedirão o roubo de mulheres quando estiverem juntos; 
  • poderão fazer comércio;
  • cada família poderá ter os seu Irã. 

Brames
  • terão maior protecção dos Irãs; 
  • o régulo governará melhor; 
  • vão ter mais vacas para estrumar as terras e para o choro; 
  • os Brames não terão necessidade de emigrar porque nada lhes faltará; 
  • o IN quer escravizá-los e não o poderá fazer estando todos juntos.

[Fim do documento, de 9 páginas]
_________

Notas do editor:


(*) Vd. poste de 22 de maio de 2012 > Guiné 63/74 - P9936: Memórias da CCAÇ 798 (Manuel Vaz) (9): Uma perspectiva a partir de Gadamael Porto - 65/67 - VII Parte - Evolução da situação militar - Anexo IV

(**) Vd. poste de 5 de novembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19196: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (58): os reordenamentos populacionais (Francesca Vita, doutoranda em arquitetura, Faculdade de Arquitetura, Universidade do Porto)

(***) Vd. postes de:
12 de setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2100: A Política da Guiné Melhor: os reordenamentos das populações (1) (A. Marques Lopes / António Pimentel)

16 de setembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2108: A Política da Guiné Melhor: os reordenamentos das populações (2) (A. Marques Lopes / António Pimentel)

(****) Últimos dois postes da série:

20 de novembro de 2018 > Guiiné 61/74 - P19213: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (59): os reordenamentos no desenvolvimento sócio-económico das populações, brochura da Repartição de Assuntos Civis e Ação Psicológioco [ACAP], do QG / CCFAG - Parte I

21 de novembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19214: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (60): os reordenamentos no desenvolvimento sócio-económico das populações, brochura da Repartição de Assuntos Civis e Ação Psicológioco [ACAP], do QG / CCFAG - Parte II

Guiné 61/74 - P19214: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (60): os reordenamentos no desenvolvimento sócio-económico das populações, brochura da Repartição de Assuntos Civis e Acção Psicológica [ACAP], do QG / CCFAG - Parte II


Foto nº 1


Foto nº 2


Foto nº 3

Guiné > Região Cacheu > Bula > Ponta Consolação > CCAV 2639 (1969/71) > Capunga > Reordenamento > Fases de construção (fotos nº 1, 3 e 2) 

Fotos (e legendas): © António Ramalho (2018) . Todos os direitos reservados (Edição e legendag complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné)



Capa da brochura "Os reordenamentos no desenvolvimento sócio-económico das populações". Província da Guiné, Bissau: QG/CCFAG [Quartel General do Comando Chefe das Forças Armadas da Guiné]. Repartição AC/AP [, Assuntos Civis e Acção Psicológica]. s/d.

Foto: © A. Marques Lopes / António Pimentel (2007). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Na sequência do poste P19196 (*), decidimos reproduzir o documento supracitado, que nos chegou, em tempos, pela mão dos nossos camaradas António Pimentel e A. Marques Lopes, e que já foi publicado, no nosso blogue em 2007 (**) , com revisão e fixação de texto do nosso coeditor Virgínio Briote.  

Esta é a II Parte (***). Esperamos que o A. Marques Lopes que nos confirme: (i) o número de páginas da brochura (emprincípio, 9); e (ii) se o texto foi publicado na íntegra na altura. Uma ou outra palavra está ilegível. E a resolução da imagem dos mapas (nºs 1 e 2) poderá ser melhorada.

Por outro lado, estamos a  pedir aos nossos leitores, amigos e camaradas da Guiné, que nos disponibilizem textos, fotografias e outros documentos sobre os reordenamentos populacionais. Tanto quanto sabemos, não há trabalhos académicos publicados sobre este tópico. Muitos de nós estiveram envolvidos, direta ou indiretamente, nos reordenamentos populacionais no TO da Guiné, nomeadamente no tempo do Com-Chefe e Governador Geral António Spínola (1968-1973).

Gostávamos de poder fazer um levantamento de todos os reordenamentos populacionais realizados ma Guiné, durante toda a guerra. E idenficar os nossos camaradas que integraram as equipas técnicas dos reordenamentos (graduados e praças) (, caso. por exemplo, do Luís R. Moreira) e que no BENG 447 planearam, coordenaram, apoiaram e/ou supervisionaram a construação de reordenamentos (caso,. pro exemplo, do Fernando Valente Magro).


Reprodução do documento [Revisão e fixação de texto: VB / LG]. 


LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA E DEMOGRÁFICA (pag.4)

1. É difícil fazer uma exacta localização geográfica das diferentes etnias da Guiné, atendendo principalmente ao factor emigração. Efectivamente, mercê de muitas e várias circunstâncias históricas e políticas, os povos guineenses constituíram muitas, e algumas delas significativas, correntes migratórias que, partindo do seu chão originário, se estabeleceram um pouco por todo o território, por tal forma que se pode dizer que vivem hoje, indistintamente, lado a lado, etnias animistas e islamizados, muitas vezes interpenetrando-se e constituindo, como já foi notado anteriormente, subgrupos híbridos.

Uma das circunstâncias mais importantes para o surto migratório foi sem dúvida a eclosão do terrorismo, obrigando povoações inteiras a desalojarem-se e a imigrarem para zonas sob a protecção das Nossas Tropas.

No mapa 1, apresenta-se a localização das principais etnias nos seus chãos de origem. 



2. A localização histórica dos povos da Guiné, dada a infinidade de etnias existentes, torna-se difícil. Em apontamentos desta natureza, não cabem pormenores que se destinariam a um estudo aprofundado. Bastará, talvez, dizer que a maioria das etnias aparece como fusão de várias outras que foram as originárias e são referidas largamente pelos navegadores e descobridores nas suas crónicas. Nelas se dá conta de existirem no século XVI Balantas e Papéis na ilha de Bissau, e Buranos (nome primitivo dos Papéis) e Felupes na zona do Cacheu. Estas três etnias são das mais antigas, sendo os Felupes considerados os mais antigos dos povos originários.

Alguns outros povos existiam já no actual território da Guiné Portuguesa – colónias de Mandingas e Fulas – aquando da sua descoberta. No entanto, o contacto com eles só se verificou mais tarde, dado o tipo de colonização portuguesa, feita através de feitorias junto aos rios. Assim, o contacto fez-se primeiro com os habitantes da faixa litoral e, mais raramente, com povos que vinham transaccionar com os portugueses, de pontos mais afastados do interior.

Já a partir do século XV se inicia a invasão de povos provenientes de vários países do continente Africano. No entanto, só mais tarde há a grande invasão vinda especialmente do Futa-Jalon e territórios limítrofes (Labé, Boé Francês, Futa-Tere, Futa-Quebo, etc.), da Bandú (território situado entre o Alto Senegal e o Alto Gâmbia), Sudão, etc.

Fulas e Mandingas instalam-se na zona do Gabú, trazidos por lutas intestinas, pela necessidade de novas almas para a difusão do Alcorão, pelo desejo de novas pastagens para o seu gado e novas lavras. Travaram lutas com os povos aí estabelecidos (os Beafadas principalmente que se viram subjugados pelos Fulas-Forros em Jaladú que mais tarde se tornou na Forro-ia ou Forreá) e conquistaram posições [...] [ilegível].


Mapa 1- Os chãos dos Povos da Guiné


3. Povo nómada, os Fulas emigraram do Gabú para quase todo o território, especialmente o Leste, onde se encontra ainda hoje em força. Mas, de uma maneira geral, como já foi dito, todas as etnias registam movimentos migratórios. Apontaremos dois ou três exemplos:


A região de Mansoa é chão Balanta. No entanto encontramos aí estabelecidas, a par da maioria Balanta, Mandingas e Fulas.

Na zona de Farim, onde existiam primitivamente os Oincas (ou do Oio, subgrupo Mandinga), encontramos Fulas e Balantas. Aqui, notamos como curiosidade, Balantas e Mandingas permanecem em quase constante conflito, por causa dos roubos que os primeiros praticam por costume tradicional e é condenado pelo Alcorão. Alguns Balantas foram absorvidos pelos islamizados constituindo os Balantas-Mané, que também encontramos em Mansoa.

No actual concelho de Bafatá, habitado primeiramente por Beafadas, Mandingas e Fulas, encontram-se numerosas colónias de Manjacos, Papeis, Saracolés e Balantas, estes em maior percentagem.

No mapa 2, podem ver-se, como curiosidade, as primeiras migrações de Mancanhas (ou Brames), Manjacos e Balantas.


FUNÇÕES CIVIS EXERCIDAS POR MILITARES (p 6/7)


1. Estando a Guiné sob a pressão de um estado de subversão que visa a conquista das populações por vários meios, entre os quais a luta armada; existindo um Quadro Administrativo [QA] com graves deficiências quantitativas e qualitativas e possuidor da falta de meios para realizar a manobra de contra-subversão em tempo útil e, ainda, por razões de controle e segurança, não é possível à Administração Civil encarar sózinha, de momento, o esforço que se pretende realizar.

Assim, porque possuidoras de vários meios, humanos, técnicos e de defesa, as Forças Armadas estão aptas a colaborar, com carácter temporário, com as estruturas administrativas na solução dos problemas sócio-económicos. Porque, também, os problemas de desenvolvimento social e económico constituem a manobra da contra-subversão que é preciso fazer rapidamente e pertence à missão das Forças Armadas [FA].

As FA são, pois, chamadas a participar temporariamente em funções que seriam da competência civil, se os quadros administrativos estivessem em condições de as desempenhar, e que lhes serão totalmente confiadas quando as condições o permitam. São funções de colaboração e reforço da orgânica...[ilegível].


2. (...) Os civis do Quadro Administrativo (QA) pensam e actuam de maneira diferente. E a diferença reside em dois pontos distintos: a estagnação e carências várias do próprio QA e no diferente carácter de obrigatoriedade de uns e outros.

As Forças Armadas são uma organização profundamente hierarquizada, com escalões de comando definidos, com leis e regulamentos mais rígidos e pormenorizados, prevalecendo um forte espírito de disciplina. Arreigados a conceitos burocráticos ultrapassados e morosos por natureza , regulados por leis mais vastas, com um carácter de disciplina menos acentuado e relativo momento a leis de carácter mais geral, os civis do QA têm um diferente comportamento face a situações que exigem a resolução adequada em tempo próprio. A base de toda a actuação entre militares e civis terá de basear-se na compreensão e na colaboração, já que ambos servem o objectivo comum.

3. O tratamento para com as populações terá de ser diferente também. Não se podem obrigar as populações a tomar determinadas posições ou aceitar determinadas soluções pela força ou coacção, excepto quando o determine o interesse colectivo, o bem comunitário. Interessa muito mais usar argumentos válidos, convicentes e visíveis para os levar a optar melhor. No caso concreto das populações com quem vamos trabalhar, há que contar com os seguintes factores de oposição às nossas soluções:
  • são populações menos evoluídas; 
  • têm sofrido pressões físicas e psicológicas dos agentes subversivos; 
  • são muito arreigados aos seus costumes étnicos e às tradições e práticas religiosas; 
  • são diferentes entre si, na sua evolução natural; 
  • duvidam por sistema, devido à estagnação sócio-económica anterior à guerra, às promessas que nunca foram cumpridas antes nessa época e à propaganda inimiga orientada para esse passado. 


Sintetizando, é preciso entender os civis do QA e as populações como tal e como tal actuar nas relações com eles.


IMPORTÂNCIA SOCIAL E ECONÓMICA DOS REORDENAMENTOS (pag. 6/9)


1. A ideia de se fazer o reordenamento das populações em aldeamentos, tem três razões de ser fundamentais:

  • a defesa e controle; 
  • o desenvolvimento social; 
  • o desenvolvimento económico. 
Deixando de parte as questões da defesa, vamo-nos debruçar mais [...ilegível]




Mapa 2 - Primeiras migrações


2. A constituição geográfica da Guiné - sulcada de muitos rios, plana, densamente urbanizada-, a exploração agrícola fazendo-se especialmente junto das bolanhas e as diferenças étnicas que individualizam os agregados, conduziram à dispersão por inúmeros núcleos populacionais.

Com uma população dispersa em áreas muito vastas, torna-se difícil, se não impossível, tomar medidas de desenvolvimento que abranjam a totalidade ou, mesmo a maioria. O esforço económico e humano seria insustentável de momento e, especialmente, moroso.

3. O que se pretende, pois, com os reordenamentos? Agrupar as populações de uma determinada zona num só ou em vários agregados populacionais significativos, possibilitando:

  • a construção de casas com melhores condições de higiene e construídas com materiais mais resistentes aos factores climáticos e aos incêndios; 
  • a construção de condições de protecção social que abranjam um maior número de pessoas (escolas, postos sanitários, fontanários, assistência médica); 
  • a construção de condições de carácter económico que englobem uma população maior (construção de celeiros colectivos, garantia de mercados para venda da produção agrícola, condições técnicas para maior produtividade e outrs possíveis a desenvolver futuramente); 
  • o mais rápido desenvolvimento comunitário considerando um melhor rendimento no aproveitamento dos meios e quadros técnicos empenhados no esforço do desenvolvimento. 

4. Pode parecer sem discussão, a priori, que o reordenamento das populações oferecendo tantas vantagens para o seu desenvolvimento, é sempre bem aceite. Efectivamente, nem sempre isto acontece e por várias razões. Vamos apontar esquematicamente, algumas das principais:

Motivações étnicas:

  • questões havidas entre grupos de uma mesmo etnia que os opõem e obstam a uma vida comunitária; 
  • receio de perda de autoridade dos Chefes tradicionais; 
  • proibição dos Guardas do Irã por motivos de interesse pessoal; 
  • desejo de não mudar de chão; 
  • receio de que faltem, no novo aglomerado, os meios suficientes de subsistência; 
  • desejo de não se separarem dos seus haveres; 
  • outras [razões} que só localmente poderão ser detectadas.

(Continua)

___________


Notas do editor:


(**) Vd. postes de:



terça-feira, 20 de novembro de 2018

Guiné 61/74 - P19213: O nosso blogue como fonte de informação e conhecimento (59): os reordenamentos no desenvolvimento sócio-económico das populações, brochura da Repartição de Assuntos Civis e Ação Psicológioco [ACAP], do QG / CCFAG - Parte I



Guiné > Região de Tombali > Cufar > Matofarroba > Tabanca > 1973 > Aspeto parcial do reordenamento com o fontenário à direita


Guiné > Região de Tombali > Cufar > Matofarroba > Tabanca > 1973 > Aspeto do reordenamento feito pelas NT. Matofarroba ficava/fica, a 2km/3km, a sul de Cufar.


Fotos (e legendas): © Luís Mourato Oliveira (2016). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


Capa da brochura "Os reordenamentos no desenvolvimento sócio-económico das populações". Província da Guiné, Bissau: QG/CCFAG [Quartel General do Comando Chefe das Forças Armadas da Guiné]. Repartição AC/AP [, Assuntos Civis e Ação Psicológioco].  s/d.

Foto: © A. Marques Lopes / António Pimentel (2007). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

I. Na sequência do poste P19196 (*), decidimos reproduzir o documento supracitado, que nos chegou, em tempos, pela mão dos nossos camaradas António Pimentel e A. Marques Lopes, e que já foi publicado, no nosso blogue em 2007 (**) , com revisão e fixação de texto do nosso coeditor Virgínio Briote.  

Vamos pedir ao A. Marques Lopes que nos confirme: (i) o número de páginas da brochura; e (ii) se o texto foi publicado na íntegra na altura. Uma ou outra palavra está ilegível.

Vamos pedir aos nossos leitores, amigos e camaradas da Guiné, que nos disponibilizem textos, fotografias e outros documentos sobre os reordenamentos populacionais. Tanto quanto sabemos, não há trabalhos académicos publicados sobre este tópico. Muitos de nós estiveram envolvidos, direta ou indiretamente, nos reordenamentos populacionais no TO da Guiné, nomeadamente no tempo do Com-Chefe e Governador Geral António Spínola (1968-1973).

Gostávamos de poder fazer um levantamento de todos os reordenamentos populacionais realizados ma Guiné, durante toda a guerra. E idenficar os nossos camaradas que integraram as equipas técnicas dos reordenamentos (graduados e praças) (, caso. por exemplo, do Luís R. Moreira) e que no BENG 447 planearam, coordenaram, apoiaram e/ou supervisionaram a construação de reordenamentos (caso,. pro exemplo, do Fernando Valente Magro).

Reprodução do documento [Revisão e fixação de texto: VB / LG].


INTRODUÇÃO (pag. 1)


1. O problema de fundo de toda a manobra de contra-subversão é a conquista das populações. Na Guiné os argumentos sob os quais o PAIGC construiu a sua máquina subversiva e os objectivos que se propõe atingir, estão sendo anulados ou apropriados pela política prosseguida pelo Governo da Província, que se baseia no desenvolvimento sócio-económico da população em tempo útil.

A estagnação sócio-económica que se verificou no passado, facilitou a tarefa inicial do PAIGC em ordem à mobilização subversiva. Contudo não foi ainda, e não é a curto prazo, possível a
o partido de Amílcar Cabral concretizar os programas de fomento que propagandeia, por não ter ainda a adesão da esmagadora maioria da população e por não ter estruturas e quadros que os ponham em prática, em tempo.

Por outro lado, em relação ao Governo da Província, este esforço de fomento, no campo da manobra contra-subversiva, apresenta alguns aspectos favoráveis ao êxito:

  • reduzidas dimensões do território da Guiné, permitindo a rápida deslocação e que, com meios pouco vultuosos e dentro das possibilidades da Nação, se desenvolva a manobra contra-subversiva pelo fomento; 
  • o baixo nível de vida dos países limítrofes, possibilitando que uma sensível melhoria provoque um contraste notável.


Como atrás foi dito, a conquista das populações pelo desenvolvimento
sócio-económico, terá de fazer-se em tempo útil, "rapidamente e em força", provocando o desiquilíbrio das populações indecisas e mesmo das controladas pelo IN, a favor da causa portuguesa. 

As populações da Guiné apresentam-se extremamente receptivas e sensíveis às realizações que se traduzam numa melhoria visível da situação da Província. Assim, a necessidade de aproveitar todos os meios disponíveis e a colaboração a que as Forças Armadas são chamadas a prestar.


2. Os reordenamentos são um meio de promoção, mesmo quando impostos pela evolução da manobra militar do IN. O desenvolvimento sócio-económico através deles, alcançar-se-á mais facilmente pela:

  • concentração populacional em menores espaços, permitindo auferir maiores benefícios colectivos;
  • maior economia de meios humanos e técnicos;
  • o controle mais eficaz e adequado das populações, subtraindo-as à acção subversiva e impedindo qualquer ajuda que, eventualmente, pudessem dar ao IN;
  • a defesa mais fácil, pela concentração, possibilitando a auto-defesa, a existência de destacamentos militares ou a integração do agregado em planos mais vastos de defesa.

PANORAMA DOS PRINCIPAIS GRUPOS ÉTNICOS (pag. 2-3)



1. Podemos considerar que existem dois grandes grupos humanos na Guiné: islamizados e animistas. No primeiro grupo incluiremos os Fulas, Mandingas, Beafadas, Saracolés, Sossos e Panjadincas e no segundo, Balantas, Manjacos, Papeis, Felupes, Baiotes, Brames, Banhua e Bijagós.


Existem, no entanto, pequenos núcleos híbridos, formados por etnias que utilizam práticas animistas e islâmicas e são, geralmente, sub-grupos em vias de se islamizarem. 
O factor religioso condiciona todo um comportamento social feito de usos, costumes e tradições ligadas às práticas religiosas. 

Assim, existem dentro de cada um dos sub-grupos elementos de afinidade e repulsão, como existem também, e mais vincadamente, entre os islamizados e os animistas. Interessará conhecer os principais elementos de cada grupo e, ainda, de algumas etnias principais, tomadas como padrão.


ISLAMIZADOS
  • forte sentimento tribal;
  • quase fanatismo religioso;
  • apreço pelo gado bovino;
  • fidelidade tradicional às autoridades;
  • respeito pela hierarquia religiosa;
  • dependência jurídica do Alcorão;
  • culto da hospitalidade;
  • espírito guerreiro;
  • desejo de cultura, assistência social e melhoria de vida.

ANIMISTAS
  • sentimento tribal menos intenso;
  • sentimento religioso normal;
  • preconceito racial (em relação aos islamizados);
  • apego à família e à terra;
  • espírito guerreiro;
  • espírito de vingança;
  • desejo de cultura, assistência social e melhoria de vida;
  • coesão familiar;
  • respeito pela vida da mulher;
  • desejo de justiça.
Entre os islamizados existem também afinidades e repulsões, elementos que os caracterizam e que são suficientemente fortes para os opor e, simultaneamente, os unir. Usando como exemplo duas etnias islamizadas, as mais representativas quantitativa e qualitativamente, vamos verificar essas motivações.

FULAS
  • ódio ao mandinga;
  • apreço e dependência do gado bovino...
  • [ilegível].

MANDINGAS

  • ódio ao Fula; 
  • apreço de gado bovino só para fins ... [ilegível].


As afinidades entre os animistas são talvez mais flagrantes, visto que as religiões são diversificadas e não existe uma unidade sob o ponto de vista religioso que, como já se disse, condiciona o seu comportamento social. No entanto, existe similitude de práticas religiosas, o respeito pelos espíritos dos mortos e pelos símbolos que os representam (os Irãs), o respeito e aceitação espontânea e indiscutível das interpretações dos guardas de Irã que constituem uma espécie de sacerdotes do animismo.

Das etnias tomadas como exemplo, os Balantas e os Manjacos constituem as principais dentro do grupo animista. Os Balantas têm uma população de 150.000 habitantes e a totalidade do grupo constitui dois terços da população guineense. Os Felupes, sendo uma minoria étnica é, sem dúvida, extraordináriamente característica por ser uma das mais primitivas e, ainda, a mais antiga que se conhece como originária do território guineense.

BALANTAS
  • culto do roubo como prática social;
  • resistência à cultura europeia;
  • desrespeito pelas hierarquias verticais;
  • interesse material pela família;
  • resistência ao cristianismo e islamismo.
MANJACOS
  • aversão ao roubo;
  • desejo de toda a cultura;
  • respeito pelas hierarquias verticais;
  • interesse relativo pela família;
  • resistência ao cristianismo e islamismo.
FELUPES
  • não aceitação do roubo;
  • resistência à cultura europeia;
  • respeito pelas hierarquias verticais;
  • interesse pela família (influência da mulher);
  • permeabilidade ao cristianismo.
Existindo dentro de cada um dos grupos humanos- Islamizados e Animistas- motivações tão flagrantes, é lógico que entre ambos essas motivações aumentem, já que são duas sociedades distintas em presença, cada uma das quais mantendo em relação à outra uma certa animosidade. A compreensão dessas motivações, facilitará esta visão geral do mosaico étnico- religioso e humano- da Guiné Portuguesa.

ISLAMIZADOS
  • monoteístas;
  • forte sentimento religioso;
  • dependência jurídica do Alcorão.
ANIMISTAS
  • diferentes concepções da divindade;
  • relativo sentimento religioso;
  • independência jurídica de fórmulas religiosas.
(Continua)

______________


Notas do editor:


Guiné 61/74 – P19212: Histórias do Jero (José Eduardo Oliveira) (41): O Cama 16 que afinal não estava internado e uma G3 desaparecida no Cacheu

1. Em mensagem do dia 18 de Novembro de 2018, o nosso camarada José Eduardo Oliveira (JERO) (ex-Fur Mil Enf.º da CCAÇ 675, Quinhamel, Binta e Farim, 1964/66), enviou-nos duas histórias, uma passada no HMP e outra já na Guiné, relacionadas com estranhos desaparecimentos.


O CAMA 16

A caminho dos 90 anos de idade – já fiz 78 – continuam-me a vir à memória os meus tempos da vida militar. Foram 4 anos que “nunca mais me largam”…
Confesso que estas tristes e recentes histórias de Tancos e Chamusca me “tocaram” desagradavelmente mas não é sobre isso que vou “falar” hoje.

Em termos militares fiz a minha recruta na EPC (Escola Prática de Cavalaria), de Santarém, em Agosto e Setembro de 1962 e nos 2 anos seguintes vi a “Estrela” quase todos os dias, pois era nessa zona de Lisboa que se situava o Hospital Militar Principal.

Nos meus tempos no HMP estive em Dermatologia cerca de um ano (entre Junho de 63 e Maio de 64) como Chefe de Enfermaria. Era caso singular no Hospital pois era o único militar fora do “quadro” (era “miliciano”), que desempenhava esse tipo de funções. Tinha ficado em 1.º lugar no meu curso do CSM e “calhou-me a sorte” dessas funções de chefia para as quais não estava minimente preparado.

Passei meia dúzia de dias junto do militar do “quadro” que ia substituir (por ter sido mobilizado para a guerra do Ultramar) e fui assinando “papéis” comprovativos da “carga hospitalar”, de que iria ser responsável nos tempos mais próximos.
A Enfermaria tinha 70 camas, o que correspondia em termos de “carga” a 70 colchões, 140 lençóis, travesseiros, almofadas, mesas de cabeceira, montes de seringas, instrumentos diversos para tratamentos e muito mais “coisas” que me dispenso de descrever para não fatigar o leitor.

Havia ainda uma sala de tratamentos e outra para as consultas de dermatologia, onde se sentavam o médico-chefe e um médico-estagiário para as consultas externas dos civis ligados a instituições militares (Manutenção Militar, Oficinas Gerais de Fardamento, etc). Era então director do HMP o Dr. Ricardo Horta Júnior.

Além destas responsabilidades tinha comigo uma equipa de cabos milicianos e alguns soldados que era suposto ajudarem-me no meu desempenho. Em poucos dias percebi que os meus camaradas milicianos era uns “sornas”, que entravam sempre tarde porque o ”chefe” era “miliciano” e não os iria castigar.
Entrava às 8 da manhã – estava “desarranchado” e dormia (por minha conta) num quarto de uma casa particular na zona de Campo de Ourique – e não tinha horas de saída…

No final do primeiro mês de “chefe” comecei a dar por falta de “coisas” que estavam descritas na “carga da enfermaria”, mas que só existiam no papel. Como é que eu me ia desenrascar!?
Depois de algumas noites mal dormidas lembrei-me de consultar o Sargento Enfermeiro Sineiro, que era meu conterrâneo. Já o tinha visto no Hospital e fui ter com ele e apresentei-me, dizendo quem era e a que família de Alcobaça pertencia.
Não podia ter tido melhor sorte.
Disse-me como me desenrascar pois já tinha muitos anos de vida hospitalar.
Se tivesse na “carga” 6 seringas e só tivesse uma em condições “partia” essa em 6 bocados e fazia um ”auto de aniquilamento”, descrevendo a “existência” de seis “avariadas”, e pedindo o seu abatimento na carga. Depois de deferido o seu “aniquilamento” tinha apenas que fazer a requisição de 6 novas seringas.
Desde que houvesse algum “bocado” do material em falta era só fazer o auto para apresentar os “bocados” do total do material a substituir.

Assim fiz e resultou inteiramente.
Respirei fundo e guardei para mim estes novos “saberes”. Passados alguns meses estava tudo em ordem no que respeita a material.
Mas surpresas das surpresas faltava-me um doente: o “cama 16”.
Fiquei para morrer. Como é que isso podia acontecer?
O encarregado anterior da Enfermaria já estava no Ultramar (julgo que em Angola) e ainda não havia telemóveis!!!
Encontrei o registo do “faltoso” e soube onde era a sua morada em Lisboa. Com diversas ajudas consegui contactá-lo através de telefone fixo e fui ao seu encontro. Ao vivo e a cores…

Era um rapaz de “famílias bem” que tinha “comprado” a sua estadia em casa ao anterior responsável da Dermatologia.
Ofereceu-me umas “massas” para manter o seu anterior estatuto. Mas não teve sorte nenhuma.
No dia seguinte queria-o na Enfermaria junto da sua “cama 16”. E assim aconteceu. Finalmente “carga completa”.

O tempo passou e já estava um mestre em gestão hospitalar quando fui mobilizado para a guerra. Tinha 2 anos de vida militar e pensava que regressaria a Alcobaça dentro em breve, como eu julgava que merecia.
Puro engano.
Fiz as malas sim mas foi para seguir para o RI 16 (Regimento de Infantaria 16), de Évora e em 8 de Maio de 1964 embarcava no “Uíge” a caminho da Guiné como Furriel Enfermeiro Miliciano da CCAÇ 675.
E mal sabia eu que os meus conhecimentos em fazer “autos de aniquilamento” iriam ajudar muita gente. Fora e dentro da minha Companhia.


UMA G3 DESAPARECIDA NO CACHEU

Mas para terminar o tema só vou contar mais uma história que, julgo eu, nunca foi contada e terá sido esquecida pelos seus principais intervenientes há muito tempo.
Não garanto todos os pormenores porque estão passados muitos anos mas penso que o que descrevo seguidamente estará muito próximo dessa realidade de há mais de meio século!
Quando faltava apenas um mês para terminar a nossa comissão e regressarmos a casa um soldado do tipo “Chico esperto” pediu emprestado a um nativo uma canoa e meteu-se no Rio Cacheu para caçar um crocodilo, cuja pele serviria para fazer uma mala e um par de sapatos para depois do regresso oferecer à sua namorada.

Está claro que se fez acompanhar da sua espingarda “G3”, porque os crocodilos não se apanham à mão. Deu umas remadas e nem ao meio do rio chegou.
A canoa virou-se e quando o “caçador de jacarés” veio ao de cima a sua “G3” estava desaparecida. Nadou para terra e algumas horas depois confidenciou aos camaradas o que lhe tinha acontecido.

Perder a arma de combate que lhe estava distribuída queria dizer que era candidato a algum tempo de prisão, que lhe faria perder o regresso a casa que estava tão próximo.
Por sorte o Comandante de Companhia estava em Bissau e o seu 1.º Substituto era o Alferes Mendonça, que era miliciano. Fez-se uma reunião nessa noite no “escritório” do 1.º Sargento Santos para tentar resolver a “bronca”.

Depois de muitas e variadas opiniões resolveu-se “inventar” um ataque do inimigo às 3 da manhã com granadas de morteiro, que iriam “cair” numa arrecadação que iria arder violentamente.
Quando o incêndio estivesse extinto tudo que nessa altura “faltava” na Companhia (colchões, lençóis, pneus e uma espingarda G3) teria sido consumido pelo fogo. O Furriel Enf Oliveira faria um auto de aniquilamento no dia seguinte para ser enviado para o Batalhão em Farim. E assim se fez.

Respirámos todos de alívio e um mês depois deixámos Binta e, via Farim com passagem pelo Oio, viemos para Bissau para embarcar no “Uíge” a caminho de casa. Já lá vão mais de 50 anos.

O crocodilo do Cacheu há muito que deve ter netos ou mesmo bisnetos!

José Eduardo Reis de Oliveira
JERO
Fur Mil Enf da CCAÇ 675
____________

Nota do editor

Último poste da série de 24 de outubro de 2012 > Guiné 63/74 – P10563: Histórias do Jero (José Eduardo Oliveira) (40): O avô da Matilde, um vizinho especial

Guiné 61/74 - P19211: Convívios (881): Festa do Magusto da Tabanca de Matosinhos (José Teixeira)

1. Em mensagem do dia 19 de Novembro de 2018, do nosso camarada José Teixeira (ex-1.º Cabo Aux Enf da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá e Empada, 1968/70) enviou-nos a reportagem do Magusto da Tabanca de Matosinhos:


FESTA NA TABANCA DE MATOSINHOS

Com castanhas, bom vinho e bom fado, depois de um almoço bem servido, como sempre, e com a sala cheia de combatentes, assim foi mais uma quarta feira de convívio em Matosinhos.
Depois do almoço, o Rodrigo, o camarada sempre pronto para cuidar da bem estar da malta, foi a correr buscar o vinho e logo chegaram as castanhas ao som da musica tangida pelo Campos, pelo Luís Bento, pelo Arménio e pelo Alexandre Cardoso.
Seguiu-se uma excelente tarde de fados.
O Vitorino, o grande cantor da Tertúlia, trouxe à Tabanca para com ele animar a malta, a sua sobrinha Francisca Silva, uma voz a reter pela forma como dá vida ao fado, o Delfim Costa que andou por Angola e nos presenteou com excelentes fados e canções da América Latina, como só ele sabe cantar.
Entretanto houve tempo para cantarmos os parabéns ao grande Zé Manel Lopes pelo seu aniversário. Uma forma de lhe desejarmos muitos anos devida e de saborear o seu "vinho fino velho" que tem um sabor delicioso. Recebemos ainda alguns camaradas que escolheram este dia para nos visitarem pela primeira vez.
Quase no fim o Leite Rodrigues usou da palavra para mostrar a sua alegria pela tarde, relembrar que somos uma classe em extinção e há de chegar o dia em que um de nós fechará a porta da Tertúlia Tabanca de Matosinhos. Registe-se a sua afirmação que ficou gravada no mais intimo do ser de cada um dos presentes: " A guerra é um conflito armado em que jovens que não se conhecem e não se odeiam, se matam entre si, mandados por velhos que se odeiam... mas não se matam entre si".

A tarde passou rapidamente. Que pena!









____________

Nota do editor

Último poste da série de 13 de novembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19190: Convívios (880): 72.º Encontro da Tabanca do Centro e Almoço-convívio de Natal, Monte Real, 28 de novembro, 4ª feira, a partir das 12h30... Prazo de inscrições (até ao limite de 90): dia 23 do corrente

Guiné 61/74 - P19210: Facebok...ando (50): J.Casimiro Carvalho, o herói de Gadamael, e hoje régulo da Tabanca da Maia, nosso grã-tabanqueiro da primeira hora, presta homenagem aos "strelados" António Martins de Matos, Miguel Pessoa e Giselda Pessoa




Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte real > 8 de junho de 2013 > VIII Encontro Nacional da Tabanca Grande > Almoço convívio > Dois heróis de 1973, batendo a pala um ao outro: o antigo ten pilav António Martins Matos (hoje ten gen pilav ref; era o asa do Miguel Pessoa, quando este foi abatido por um Strela sob os céus de Guileje, em 25/3/1973) e o ex-fur mil op esp J. Casimiro Carvalho, o "grande pirata de Guileje" que merecia uma cruz de guerra em Gadamael (dois meses a seguir)...

Foto: © Miguel Pessoa (2013). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Alfagride, Amadora > Estado Maior da Força Aérea > 13 de novembro de 2018 > O Miguel e a Giselda Pessoa, na assistência, no autório gen Lemos Ferreira, na sessão de de lançamento do livro do António Martins de Matos "Voando sobre um ninho de Strelas" (Lisboa: BooksFactory, 2018, 375 pp.)


Foto (e legenda): © Luís Graça (2018). Todos os direitos reservados [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. O J. Casimiro Carvalho, nosso grã-tabanquerio da primeira hora, herói (esquecido) de Gadamael, hoje régulo da Tabanca da Maia, partilhou, na página do seu Facebook e do Facebook da Tabanca Grande, um comentário, seu, já antigo, de 15 de novembro de 2012, que, no nosso entender, merece as honras de um poste, na montra do nosso blogue (*)... 


O pretexto, agora, foi a sessão de lançamento do livro do António Martins de Matos, "Voando sob um ninho de Strelas", lançado no dia 13 do corrente  no Estado Maior da Força Aérea,em Alfragide, sessão em que esteve também presente os nossos queridos camaradas Miguel e Giselda Pessoa (*)...  O comentário, já antigo, é também uma homenagem ao povo da Guiné e à nossa capacidade de, tendo feito a guerra, termos conseguido também fazer as pazes, connosco e com os outros que lutaram do outro lado.

Grande Timoneiro Luis Graça :

Tenho cometido o erro de, pelas facilidade de postagem, ter aderido em força ao Facebook, relegando para segundo  plano, este Blogue, famoso e de qualidade.

Sinto que tenho que fazer uma mea culpa e penitenciar-me.

Acerca do assunto em questão, e porque não me sinto letrado o suficiente, para rebater, opiniões de outros Blogs, gostava só de salientar que,  aquando da minha visita aquele País, onde fiz uma comissão entre 1972 e 1974, pelas vivências que são conhecidas e notórias,nem tudo foi mau,antes pelo contrário, percorri aquele território, durante dez dias, e não estive só em Bissau, mas sim,quase sempre a percorrer o interior.

Tenho as minhas "mazelas", como muitos, e poderia até ter um certo retraimento em relação a alguns Guineenses que poderia encontrar e que me lembrassem o período, nefasto, da guerra no sul, e do susto em Paúnca.  Mas não...não aconteceu, antes pelo contrário, senti por aquele povo uma empatia tal que falávamos em "Turras" e "Tugas", e num desses dislates, conheci um oficial fardado (!?) que,  após uma troca de cumprimentos e palavras soltas, vim a saber que foi comandante da patrulha (emboscada) que matou 4 homens ao meu lado em 4 de Junho de 1973.

Ofereci lhe uma prenda (uma camisola original do FCP) que ele vestiu ali mesmo.

Em quase todo o interior senti uma afabilidade da parte da população, em relação aos ex-colonialistas, que nós representávamos, que fiquei boquiaberto,chegando alguns a pedir para voltarmos, pois tinham melhor qualidade de vida do que agora.

Como é possível não gostar desse povo, porque é que há tantos ex-combatentes a ir, a suas expensas, visitar a Guiné ?

A Paz (ou a falta dela) tem que ser conquistada por esse povo e seus dirigentes, e pela via democrática, e não pelas armas nem por insinuações soezes e jocosas.

Se puder hei-de voltar e comover-me ,confraternizar e até, talvez, chorar, porque não ?
Um abraço fraterno ao Povo da Guiné que gosta de nós, como nós gostamos deles.Obviamente, que haverá ressabiados, mas e, aqui, não há ?

Por uma Guiné melhor...o meu voto!

2. Legenda para uma foto (**):

No Facebook do José Casimiro de Carvalho, com data de 15 do corrente, sob a foto de Luís Graça, que se publica acima:

"Para quem desconhece, este Senhor era o Tenente Aviador Miguel Pessoa (hoje Coronel), cujo Fiat G-91 foi abatido por um míssil Strela, nos céus de Guileje, originando uma enorme operação de resgate (da qual fiz parte), para recuperar o piloto [, que se ejetou. A senhora ao lado é a sua esposa (Giselda Pessoa), que fez parte dessa operação, enquanto enfermeira paraquedista. Mais tarde casaram, coisas da Guerra, e como são de Guerra... continuam casados.

"Parabéns aos dois, aqui em  Alfragide, Amadora. A foto é tirada no Estado Maior da Força Aérea - 13 de Novembro de 2018 .O Miguel e a Giselda Pessoa, na assistência, no auditório Gen Lemos Ferreira, na sessão de de lançamento do livro do António Martins de Matos,  'Voando sobre um ninho de Strelas' (Lisboa: BooksFactory, 2018, 375 pp.)."

_____________

Notas do editor:


(**) Últimmo poste da série >  6 de outubro de 2018 > Guiné 61/74 - P19074: Facebook...ando (49): Álbum fotográfico de João Rebola (1945-2018), ex-fur mil, CCAÇ 2444 (Bula, Có, Cacheu, Bissorã e Binar, 1968/70)

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Guiné 61/74 - P19209: Lembrete (30): 40º almoço-convívio (e festa de Natal 2018) da Magnífica Tabanca da Linha, 5ª feira, dia 22, às 12h30, no Restaurante Caravela de Ouro, em Algés... Últimas inscrições até às 10h00 de amanhã. Até às 13h00 de hoje, estavam inscritos 52 magníficos/as que vão desejar, em voz alta e em coro, as melhoras do régulo Jorge Rosales, hospitalizado em Santa Maria! (Manuel Resende / Armando Pires)


Lista dos 52 inscritos até às 13h de hoje 


1. Mensagem do Manuel Resende‎, régulod de A Magnífica Tabanca da Linha, com data de ontem, à noite 

Caros Magníficos, irei publicando aqui as inscrições já feitas, sempre que se justifique, para que os próprios possam ver se já estão inscritos. [Até às 13 horas de hoje, eram 52, conforme lista que se publica acima]

Estamos a chegar ao fim do prazo, até amanhã, Segunda - 19, e até ao fim do dia (que será até às 10 horas de terça), pois tenho de confirmar o número de pessoas, para orientação do restaurante, no entanto se aparecer alguém depois, será sempre bem recebido. (*)


2. Mensagem. de ontem, do Armando Pires, na página da Magnífica Tabanca da Linha

Amigos e Camaradas

O excelentíssimo comandante Rosales foi ontem operado.  Uma cirurgia dura e demorada.
Encontra-se de momento nos cuidados intensivos.  Obviamente, sem visitas.
O Rosales é um vencedor.


3. Lembrete do régulo Manuel Resende (**)

Prato principal será BACALHAU À LAGAREIRO", com batatinhas a murro, grelos e saladas. Os antes e os depois já todos conhecem. Preço: 20 aéreos (tudo incluído).

Inscrições, por todas as formas já habituais (facebook, email, sms ou telemóvel), para Manuel Resende (919 458 210) até ao fim do dia 19, segunda-feira, o mais tardar 10h00 da manhã de 3ª feira.

Quando se inscreverem,  digam o nº de acompanhantes.

Informo que quem usa a Via Verde pode baixar o aplicativo "ESTACIONAR" da via Verde e utilizá-lo para estacionamentos, sem moedas. O local está abrangido por este sistema.
_________________

(**) Último poste da séroe > 15 de maio de 2018 > Guiné 61/74 - P18635: Lembrete (29): Lançamento do livro de Mário Beja Santos, "Um Escafandrista nas Nuvens", Âncora Editora, amanhã, dia 16 de Maio, pelas 18 horas, no Auditório da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa