Blogue coletivo, criado e editado por Luís Graça. Objetivo: ajudar os antigos combatentes a reconstituir o "puzzle" da memória da guerra col0onial, em geral, e da Guiné, em particular (1961/74). Iniciado em 2004, é a maior rede social na Net, em português, centrada na experiência pessoal de uma guerra. Como camaradas que sáo, tratam-se por tu, e gostam de dizer: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande. Coeditores: C. Vinhal, E. Magalhães Ribeiro, V. Briote, J. Araújo.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Guiné 63/74 – P5181: Ser solidário (40): Dar a vida sem morrer, Domingo, 1 de Novembro, na RTP1, às 21h30 (Torcato Mendonça)
Guiné 63/74 - P5180: Agenda Cultural (39): “Elites Militares e a Guerra de África”, de Manuel Rebocho: 17 de Novembro, às 18h00, sede da ADFA - Lisboa
Emblema de colecção: Carlos Coutinho (2009). Direitos reservados.
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Guiné 63/74 – P5179: Estórias do Fernando Chapouto (Fernando Silvério Chapouto) (11): As minhas memórias da Guiné 1965/67 – Operação Jóia I
Guiné 63/74 - P5178: Humor de caserna (16): Ui!Ui!... A minha despedida da Tabanca Grande... com saída pela porta do cavalo! (José Belo, Suécia)
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Guiné 63/74 - P5177: Em busca de... (101): Procuro qualquer informação sobre o pessoal da CART 3567 (Marcelino – Pira de Moscavide)
(**) Vd. último poste da série em:
24 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5152: Em busca de... (100): Informações sobre António Vieira, 1º Cabo RT COMANDO - 15ª Companhia de Comandos (Valdemar Pinto)
Guiné 63/74 - P5176: FAP (35): O trágico acidente aéreo de 25 de Julho de 1970, no Rio Mansoa (Carlos Coelho / Jorge Félix / Jorge Narciso)
Fotos do Jorge Coelho (ex-Alf Mil Pil) e do Carlos Coelho, Fritz (Fur Mil Pil), de 2008 (a primeira,de cima para baixo) e de 1969 (a segunda).
Fotos: © Jorge Félix (2009). Direitos reservados
1. Comentário do Carlos Coelho, com data de 26 do corrente (*)
Por hoje só quero esclarecer um pequeno detalhe, o terceiro helicóptero era pilotado pelo Furriel Mil Pil Av Coelho - Carlos Coelho - mais conhecido por Fritz. Dentro em breve voltarei à vossa presença para tentar dar algumas respostas às perguntas que pairam sobre o que se passou naquela tarde. Carlos Coelho - Fritz.
2. Mensagem de L.G. enviada ao Jorge Félix, ex-Alf Mil Pil Av Heli Al III:
Jorge: Como vai essa bizarria ? Essa saúde ? Este estado de alma ? O Fritz é do teu tempo... Infelizmente náo mandou o endereço de e-mail...Dou conhecimento também ao Jorge Caiano, que está no Canadá, e que também foi protagonista dos acontecimentos [ o acidente de heli, no Rio Mansoa, de 25/10/70]... Abraço. Luís
3. Mensagens do Jorge Félix:
(i) Caro Luís: Junto um email que contem as fotos do encontro, o último, e de uma vivência que tive com o Coelho. Segue também o endereço do Fritz. Jorge Félix.
(ii) Caríssimo: Não vale a pena chorar sobre a minha saúde.... é o que se pode arrumar.
O Fritz , grande amigo, foi largado por mim na Guiné. Muita água da Bolanha, congelada, foi bebida a empurrar o whisky, aturando cada qual, a lenga lenga do outro. Ele, Furriel Coelho, Comandante da TAP, era, naquele acidente, que é o que neste momento interressa, o terceiro daquela formação. Terceiro mas talvez o mais avisado daqueles aviadores. Sei o que aconteceu, contado pela pessoa do Coelho, mas, visto que ele prometeu voltar, esperemos pela sua narrativa.
O Manso, foi o Camarada que me rendeu. O Jorge Caiano julgo ser o que foi substituir o Pinto. Não convivi com eles tempo que me dê qualquer lembrança.
Tenho fotos do Coelho e do Cubas... Depois das notas do Coelho, se for caso que valha a pena, junto as fotos.
Desculpa a trapalhada das palavras, a química cerebral tem destas coisas. Um abraço para toda a família guineense.
Jorge Félix
4. Mensagem do Jorge Narciso, enviada ao Carlos Coelho, através de comentário ao Poste P3292 (*):
Olá, Coelho (Fritz)
Eu sou o Jorge Narciso, era mecânico nos helis e coabitámos neles na Guiné. Não sei se te lembras de mim, mas folgo reencontrar-te.Também eu emiti um comentário (ao poste da Sofia Bull) acerca do acidente que ficará a léguas do que poderás dizer enquanto interveniente directo no que aconteceu. Fico à espera. Recebe um abraço. Jorge Narciso.
5. Comentário do Jorge Narciso ao Poste P5162 :
Olá, Luís e Sofia:
Apresentando-me: Jorge Narciso, ex-Cabo Especialista MMA (Mecânico de Avião), colocado na linha da frente dos helis (Alouette III), na BA12 - Guiné, entre Abr 69 e Dez 70.
Tinha um comentário sobre este assunto completamente pronto para editar, quando a linha caiu e com ela o alinhamento de ideias que acabava de digitar.
Fiquei desapontado quando tentava ajudar a perceber à Sofia (filha do meu companheiro Bull, que há uns anos não vejo e muito gostaria reencontrar) as causas que impediram que viesse a conhecer o seu avô paterno [ James Pinto Bull].
Assim e para obviar uma nova e eventual quebra, vou tentar sintetizar as ideias com o risco naturalmente de passar por cima de alguns pormenores.
Assim:
(i) Confirmo que o acidente se registou num domingo, dia em que o movimento de voos era muito reduzido e no caso se resumiu a esta missão. E confirmo-o por 2 factos,
a) Porque estava escalado para esse voo, tendo inclusive estado e pronto a partir, no helicóptero acidentado (já com os rotores a funcionar e portas fechadas) só não seguindo porque chegou entretanto à placa o malogrado Capitão do Exército para integrar a visita e que face à lotação completa que se registava nos helis, tomou o meu lugar por determinação do comandante de Esquadra, seguindo a missão com o suporte técnico do Mecânico Electricista (Caiano) (**) já antes sediado no Heli 1.
b) Tendo ficado de alerta à linha, coube-me aguardar o resto do dia pelo regresso dos helis para os receber e arrumar.
(ii) Confirmo também que os helis eram pilotados por:
- Heli 1 (Comandante) Cap Cubas
- Heli 2 (acidentado) Alf Manso
- Heli 3 - Fur Coelho
(iii) Para mais de meia tarde e quando já estranhava o atraso no retorno da missão, foi-me solicitado o aprontamento de um hali, no qual, pilotado pelo Ten Pereira (penso que já falecido) e pelo Fur Galinho (que no caminho me informou sucintamente do que se passava), participei na 1ª ida ao local do acidente.
(iv) As condições atmosféricas que atravessamos eram, apesar de normais nessa época do ano, particularmente más (das piores que registei no mais de ano e meio de voos sobre toda a Guiné), com vento e chuva muito fortes e tendo que no caminho ir fazendo desvios para contornar aglomerados de nuvens de forte borrasca.
(v) Na, apesar de tudo, rápida chegada ao local e apesar da fraca visibilidade distinguiram-se apenas dois (dos três) helis aterrados (julgo que um em cada margem do rio) junto aos quais aterrámos sucessivamente procurando perceber a ajuda necessária , sendo evidente nos dois casos a estupefacção e o choque de todos os ocupantes.
Referiram os pilotos que foram envolvidos por uma súbita borrasca (tornado?) com drástica perda de visibilidade e obrigando a aterragens mais que forçadas e, penso que no 3º heli, referida a visão dum clarão (embate do outro aparelho na água ?)
(vi) Face à manutenção das condições climatéricas e aproximação da noite, e feitas ainda algumas passagens sobre o a área envolvente, na busca de algum sinal do 3º heli, o que se mostrou infrutífero.
Finalmente encetou-se o regresso à base, acompanhando e guiando os 2 helis sobreviventes.
(vii) No dia seguinte e logo que a luz o permitiu iniciaram-se as buscas, com os mais diversos meios envolvidos, no meu caso integrando a equipa de um heli com guincho, pilotado inicialmente pelo Cap Cubas, com outro mecânico (Caroto) e acompanhados pelo Bull, que assim também participou nessas buscas , para ele em condições particularmente difíceis pelos motivos óbvios.
Tais buscas mantiveram-se até que a Marinha conseguiu localizar o que restava do aparelho no fundo do rio.
Sendo eventualmente redundante em relação a outros relatos (apesar da efectiva factualidade deste), espero desta forma contribuir para que de vez cessem especulações e outras teorias quanto às causas do acidente.
Apresento saudações ao blogue na pessoa do Luís e à Sofia (que vou tentar contactar através do possível do endereço de Face book sugerido, até como forma de eventualmente chegar ao Bull) (***).
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Notas de L.G.:
(*) Vd. poste de 10 de Outubro de 2008 > Guiné 63/74 - P3292: Controvérsias (3): O acidente de helicóptero que vitimou Pinto Leite (J. Martins / J. Félix / C. Vinhal / C. Dias)
(**) Vd. poste de 10 de Fevereiro de 2009 > Guiné 63/74 - P3866: FAP (7): Troca de lugar no ALL III salvou-me a vida, em 25 de Julho de 1970 (Jorge Caiano, mecânico do Alf Pilav Manso)
(***) Último poste da série FAP > 22 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4991: FAP (34): A heli-evacuação do malogrado Cap Cav Luís Rei Vilar em 18/2/1970 (Jorge Félix)
Guiné 63/74 - P5175: Os Nossos Seres, Saberes e Lazeres (12): Feira de São Simão (José Eduardo Reis de Oliveira)
Guiné 63/74 - P5174: Os nossos médicos (11): O malogrado Cap José Joaquim Marques de Oliveira (Francisco Feio, CCAV 2484, Jabadá, 1969/70)
Foto: © Rui Ferreira (2009). Direitos reservados.
Ontem à noite, o Francisco Feio telefonou-me, para clarificar alguns pontos, que ficaram obscuros, desta história. Ele tinha-me prometido falar com alguns camaradas do batalhão que estavam mais por dentro dos acontecimentos. Eis, no essencial, o que ele me transmitiu:
(i) O médico, com o posto de capitão, chamava-se José Joaquim Marques de Oliveira; foi atingido, no baixo ventre, com uma rajada de G3, disparada pelo Moreia; sobreviveu aos ferimentos, mas com sequelas graves... Ao que parece, já não é hoje vivo... (Não se sabe nada sobre a sua carreira médica, depois do regresso da Guiné) (*).
(ii) O Fur Mil Moreira também era conhecido como Guimarães, cidade de onde era natural; a PM veio de propósito, a Fulacunda (onde aconteceu a tragédia), prendê-lo e levá-lo para Bissau; também já não pertence ao número dos vivos; ainda foi uma vez ao convívio da sua companhia, mas teve dificuldade em encarar os seus camaradas; acabrunhado, nunca mais voltou a estes convívios anuais. Tudo indica que o Moreira não chegou a cumnprir a pena de prisão maior (?) a que foi condenado; terá sido amnistiado com o 25 de Abril.
(iii) Estes trágicos acontecimentos ter-seão passado em Fulacunda e não em Nova Sintra: O Moreira pertencia à CCAV 2483, Cavaleiros de Nova Sintra, do BCAV 2867, sediado em Tite (onde estava habitualmente o Cap Médico); em Fulacunda decorria então uma operação a nível de batalhão.
(iv) Voltei a confirmar que o mundo é pequeno e o nosso blogue...é grande! Imaginem que o Francisco Feio é vizinho e amigo do nosso camarada Mário Dias, Mário Roseira Dias, sargento comando reformado... Ambos têm em comum, para além da Guiné, a paixão pela música coral.
O Francisco é dos quatro ou cinco sobreviventes do grupo de fundadores do Grupo Coral Alius Vetus (nome latino do topónimo Alhos Vedros). Daqui a dois anos o grupo celebra os seus 25 anos... O Sr. Mário (como é respeitosamente tratado pelo Feio) esteve mais de dez anos no Grupo Coral. Depois afastou-se e dedica-se à composição musical (Há tempos confidenciou-me que está a acabar uma cantatata). Há várias peças dele no reportório actual do grupo.
O Francisco Feio é um cidadão empenhado, activo, entusiasta, positivo, que em breve irá integrar a nossa Tabanca Grande. Além de baixo no coro, é director de uma colectividade local e presidente da mesa da assembleia geral da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, uma orgulhosa vila, histórica, que foi sede de concelho até à reforma administrativa de 1855... Hoje está integrada no concelho da Moita, mas há (ou chegou a haver, em tempos) um movimento local a favor da restauração do concelho. (Fonte: Wikipédia > Alhos Vedros
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Notas de L.G.:
(*) Postes da série Os Nossos Médicos:
15 de Fevereiro de 2009 >Guiné 63/74 - P3899: Os nossos médicos (1): Alf Mil Médico José Alberto Machado (Nova Lamego)
2 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4891: Os nossos médicos (2): Tierno Bagulho e Pio de Abreu (Canchungo, 1971/73) (Luís Graça / António Graça de Abreu)
6 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4910: Os Nossos Médicos (3): Os especialistas eram poucos, e não gostavam de ir para... o mato (Armandino Alves, CCAÇ 1589, 1966/68)
8 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4918: Os nossos médicos (4): Um grande amigo, o Dr. Fernando Enriques de Lemos (Mário Fitas, ex-Fur Mil, CCAÇ 763, Cufar, 1965/66)
8 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4920: Os nossos médicos (5): Um grande homem, militar, clínico e matosinhense que me marcou, o Dr. Azevedo Franco (José Teixeira)
8 de Setembro de 2009 > Guiné 63/74 - P4923: Os nossos médicos (6): Homenagem ao Alf Mil Med Barata (Binta) e ao HM 241 (Bissau) (JERO, ex-Fur Mil Enf, CCAÇ 675, 1964/66)
23 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5143: Os nossos médicos (7): Prof Doutor José Madeira da Silva, otorrino, em busca dos ex-camaradas de Bula e Pelundo, 1973/74
Guiné 63/74 - P5173: Agenda Cultural (38): Em Nome da Pátria, de Brandão Ferreira: Hoje, às 18h00, na Academia Militar, em Lisboa
1. Mensagem que nos acaba de ser enviada, com pedido de divulgação, pelo nosso camarada Beja Santos:
Assunto - Chefe-Maior do Exército na apresentação de livro polémico sobre guerra colonial
Promoçáo editorial:
O chefe do Estado-Maior do Exército, General JOSÉ LUÍS PINTO RAMALHO, preside HOJE, às 18h00, na Academia Militar, ao lançamento do livro Em Nome da Pátria, do tenente-coronel [Pilav Ref João José ] Brandão Ferreira.
Na obra, o autor considera vergonhoso que Portugal tenha desistido da Guerra do Ultramar (o autor recusa a expressão guerra colonial) e abandonado África. Conclui que a descolonização «enfraqueceu» o país.
O livro será apresentado pelo professor Adriano Moreira.
Para mais informações contactar:
Marina Ramos
Telf.: 21 0417380
Telemóvel: 935745556
PS - O li vro é editado pela Leya.
A Leya é a empresa holding que integra as editoras Asa, Caderno, Caminho, Casa das Letras, Dom Quixote, Estrela Polar, Gailivro, Livros d'Hoje, Lua de Papel, Ndjira (Moçambique), Nova Gaia, Nzila (Angola), Oceanos, Oficina do Livro, Sebenta, Teorema e Texto.
Guiné 53/74 - P5172: Estórias cabralianas (56): Cum caneco, alfero apanhado à unha! (Jorge Cabral)
Foto: © Jorge Cabral (2009). Direitos reservados.
1. Mensagem de Jorge Cabral (que já não precisa de apresentações ao fim destes anos todos, é como o meu velhote, que é o sócio nº 1 do Sporting Clube Lourinhanense, por morte de todos os outros gajos que eram mais importantes do que ele):
Amigos!
Uma 'estória' que fala em apanhados à mão, mas que nada tem a ver com o Anónimo de Pirada! Talvez tenha sim, com os Pirados de Missirá...
Abraços Grandes
Jorge Cabral
PS - Quando voltar à Guiné, em vez dos 'corpinhos' (*), vou oferecer às Bajudas, estas belas canecas
2. Estórias cabralianas (**) > Alfero apanhado à mão
por Jorge Cabral
Alferes apanhado à mão? Helicópteros e Cavalaria Turra?
Há uns dias telefonou-me o nosso Amigo Durães [, da CCS/do BART 2917, Bambadinca, 1970/72]. Estava em Setúbal, com um ex-cabo do Pelotão de Intendência de Bambadinca, o qual lhe jurava que o Alferes Cabral de Missirá havia sido, em 1971, apanhado à mão, quando regressava ao seu Destacamento.
Desaparecido durante dias, fora muito bem tratado pelo pessoal de Madina, passando a não ser incomodado pelos Turras. Garantia o homem da Intendência, a absoluta veracidade do evento, conhecido por todos os seus Camaradas. Queria o Durães saber se eu confirmava o facto.
Aqui, muito entre nós, confesso que hesitei na resposta. Que bela 'estória'! Podia aproveitar e descrever umas bem regadas churrascadas com o Comandante Corca Só (***) e talvez mesmo uns serões de striptease balanta…
Mitos, lendas, ficções. Por mim, tudo bem. Também fazem parte da História…
Não observaram os meus soldados, aviões e até helicópteros turras? Contra os quais aliás, descarregavam as G-3, num esforço tão absurdo quanto inglório.
E como em Missirá se exagerava sempre, chegaram a ouvir durante a noite ruídos próprios de Tanques, para os lados de Salá. A Cavalaria Blindada Turra em manobras, garanti eu, tendo no entanto recusado ensaiar umas morteiradas como me pediram insistentemente.
Quase no fim da Comissão, cheguei a ir a Madina com os Páras, e entrei mesmo na Base, pois os Guerrilheiros retiraram, indo montar uma emboscada, que me apanhou no meio da CCaç 12, a caminho do Enxalé.
Tendo ido sem o Pelotão, quando voltei a Missirá fui objecto da curiosidade de todo o Pessoal.
- Como era? E os Tanques?
- Claro que os vi - assegurei - Dois soviéticos, um chinês e quatro cubanos…
Veículos na Base? Encontrei pois, duas bicicletas…
Jorge Cabral
2. Comentário de L.G.:
A cabraliana, a estória cabraliana, é já um género literário, reconhecido e estudado na Universidade. Daqui uns anos alguém fará douramentos sobre este material altamente revelador da dissonância cognitiva e falta de alinhamento dos bandos que, na Guiné, por detrás do arame farpado, defendiam a honra da Pátria (Bruno dixit)...
Como se pode deduzir da leitura de mais esta cabraliana, o boato (desmoralizante) tinha um efeito dissolvente no moral das nossos tropas, como um dia opinou um PIDE/DGS à minha frente, no Café do Teófilo, em Bafatá. Como é possível imaginar o nosso Cabral, o único, o verdadeiro (porque o outro era um renegado...) (***), apanhado à unha e depois em altos conciliábulos e quiçá orgias com o Corca Só e a sua corja de Madina/Belel ?!...
Ainda bem que o Cabral tem, por fim, a oportunidade histórica e soberana de , aqui, no blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, de lavar a sua honra e reafirmar o seu impoluto patriotismo. A guerra da Guiné foi demasiado real para a gente sequer poder ficcioná-la ou fazer humor negro, com ela, com os seus heróis e com as suas vítimas.
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Notas de L.G.:
(*) Sutiãs: vd. 16 de Dezembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2354: Estórias cabralianas (29): A Festa do Corpinho ou... feliz o tuga entre as bajudas, mandingas e balantas (Jorge Cabral)
(**) Vd. último poste desta série > 17 de Outubro de 2009 >Guiné 63/74 - P5117: Estórias cabralianas (55): Marqueses e murquesas ou... Peludas e Peluda... (Jorge Cabral)
4 de Julho de 2006 >Guiné 63/74 - P935: Porque não me mataram ou apanharam à mão em Missirá ? (Jorge Cabral, Pel Caç Nat 63)
(***) Corca Só: Comandante das forças do PAIGC, na 'base' de Madina / Belel, a noroeste de Missirá, a norte do Rio Geba, já no limite do Sector 1, nos finais de 1960 e princípios de 1971...
Vd. poste de 22 de Novembro de 2007 >Guiné 63/74 - P2294: De Madina para Missirá... com amor: a mina da despedida (Luís Graça / Humberto Reis / Beja Santos)
(...) Na véspera de sair do destacamento de Missirá, com os seus homens do Pel Caç Nat 52 - para ser colocado em Bambadinca, sede do BCAÇ 2852 (1968/70) - o Alf Mil Mário Beja Santos é vítima de uma mina anticarro, no percurso de regresso a casa, na estrada Finete-Missirá, perto de Canturé... Ele e mais duas secções (...)
Diz a lenda que a mina era para o Beja Santos e trazia um bilhete do Corca Só, o comandante da base do PAIGC em Madina/Belel... Nunca ninguém leu o alegado bilhete, pregado numa árvore e que se terá volatizado... Mas se o Corca Só fosse um verdadeiro cavalheiro e conhecesse os romances e/ou os filmes da série James Bond - o que era de todo improvável - teria escrito, ao melhor estilo da luta de libertação, o seguinte bilhete: 'De Madina para Missirá... com amor' . (...)
Vd. também:
16 de Novembro de 2007 > Guiné 63/74 - P2270: Operação Macaréu à Vista - Parte II (Beja Santos) (9): E de súbito uma explosão, uma emboscada, um caos...
24 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P905: A morte na estrada Finete-Missirá ou um homem com a cabeça a prémio (Luís Graça)
26 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P911: Uma mina para o 'tigre de Missirá' (Luís Graça)(...)
(...) Era voz corrente que o Beja Santos, conhecido entre os seus camaradas milicianos como o Tigre de Missirá, tinha a cabeça a prémio no regulado do Cuor... Exagero ou não, o próprio Beja Santos reconhece publicamente este facto (...) (Vd. post de 24 de Junho de 2006): A 15 de Outubro devíamos ter regressado mais cedo. O Comandante local do PAIGC, Corca Só, já me tinha ameaçado de morte, tendo mesmo deixado um bilhete na estrada. Saímos tardíssimo de Finete, o sol a cair a pique, como acontece nos trópicos (...).
(***) Vd. postes de:
10 de Junho de 2009 > Guiné 63/74 - P4403 - P4494: A Tabanca Grande no 10 de Unho de 2009 (2): Cabral só há um, o de Missirá e mais nenhum (Luís Graça)
4 de Julho de 2006 >Guiné 63/74 - P935: Porque não me mataram ou apanharam à mão em Missirá ? (Jorge Cabral, Pel Caç Nat 63)