terça-feira, 13 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1587: Debates da nossa tertúlia (I): Nós e os desertores (3): Vitor Junqueira / Sousa da Castro

1. Comentário do Vitor Junqueira (1):

Estimados amigos e camaradas,

Une-nos um laço honroso, mais forte do que o aço da metralha com que o IN tentou mandar-nos desta para melhor.

Na nossa Tertúlia, no nosso Blogue, cabem todos aqueles que, tendo integrado as Forças Armadas, se bateram em nome de Portugal. Como diz o João Tunes, de livre e expontânea vontade ou absolutamente a contra-gosto.

Conquistámos o direito indeclinável ao título de ex-combatentes. No nosso espaço cabem também os filhos, os cônjuges e os amigos dos ex-combatentes. Nesta casa que é nossa, reservemos um lugar especial para o inimigo de ontem, que nunca o foi do povo português. E que com igual dignidade se bateu pelo direito a uma Pátria.

Já não me parece legítimo, por respeito à própria carta de princípios que enforma a linha editorial do Blogue, que a nossa porta se possa abrir a desertores, fujões e traidores. No dia em que um qualquer poeta alegre viesse a fazer parte desta família, eu seria forçado a pedir a minha desvinculação.

Mantenhas para todos,
Vitor Junqueira
Ex-Alf Mil CCAÇ 2753 (Os Barões)
Bironque, K3, Mansabá (Ago 1970/ Jul 1972)
Pombal

2. Comentário do Sousa de Castro:

Caros ex-combatentes e camaradas da Guiné:

Sendo certo que muitos de nós não concordava com a guerra nas ex-colónias, por convicções politicas, havia muitos outros, por falta de informação - se calhar a maioria -, que foi para a guerra com ideia de ir cumprir o dever para com a Pátria, que era necessário o sacrifício de todos em defender aquilo que achávamos ser justo.

Não aceito que uma pessoa politicamente informada deserte para o outro lado, porque aí estava um dos nossos com arma na mão para nos abater na primeira oportunidade. Para mim a palavra desertor não faz parte do meu vocabulário. Como é que me sentiria hoje a olhar para os vários monumentos que existem por todo o País e lendo o nome daqueles que caíram em defesa daquilo que acreditavam ?! Não faz sentido.

Sousa de Castro

Ex-1º Cabo TRMS Radio

CART 3494 / BART 3873

Xime e Mansambo (Bambadinca)(Jan 72 / Abr 74)
Viana do Castelo

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Nota de L.G.:

(1) Vd. post anteriores:

3 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1560: Questões politicamente (in)correctas (25): O ex-fuzileiro naval António Pinto, meu camarada desertor (João Tunes)

13 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1585: Debates da nossa tertúlia (I): Nós e os desertores (1): Carlos Vinhal / Joaquim Mexia Alves

13 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1586: Debates da nossa tertúlia (I): Nós e os desertores (2): Lema Santos

Guiné 63/74 - P1586: Debates da nossa tertúlia (I): Nós e os desertores (2): Lema Santos


1. Mensagem do Manuel Lema Santos. Comentário ao post de João Tunes (1) :

Caros ex-Camaradas da Guiné e Amigos Tertulianos,

Nem sempre o silêncio representa acordo e muito menos uma voz tonitroante significa razão ou peso adicional na média ponderada do resultado final.

Muito recentemente manifestei a minha clara opinião sobre o significado da palavra desertor (2), com a ideia subjacente de não voltar a desejar participar, mesmo calado, num debate que envolva um étimo desse tão negativo quilate emocional.

Exigem-mo, em consciência, o meu próprio percurso pessoal partilhado com mulher e filhos. Adicionalmente, a lembrança de um pai que eu e mais dois irmãos já não tivemos ocasião de abraçar no regresso e de uma mãe que para lá disponibilizou simultaneamente 3 filhos, reforça atitude e solidifica o conceito. Um na Marinha, eu próprio, outro no Exército, meu irmão e médico do Batalhão 1933, ambos simultaneamente na Guiné e ainda uma irmã, em Angola, por via de ter casado com um oficial da FAP. Participação tripartida nas Forças Armadas, a que apenas escapou, na razia e casualmente, um quarto irmão mais novo.

Não terá sido uma heroína a minha Mãe, mas prestigiou o exemplo de muitos milhares de Mães, Mulheres, Noivas, Namoradas, Madrinhas, Amigas ou mesmo simples Conhecidas que, num amargurado silêncio pela conivência imposta, ainda recorreram a insuspeitas reservas de coragem para manterem a regularidade dos aerogramas, das cartas, do contacto possível, transmitindo alegria e coragem onde já não havia muito de ambas para partilhar.

Ainda, em jeito de conclusão, permitam-me acrescentar à lista o meu sogro, coronel do quadro do exército, reformado, oriundo do Colégio Militar, que ao longo do percurso militar que escolheu foi premiado com prisão na Índia em 1961 - esteve em frente de um pelotão de fuzilamento -, duas comissões de serviço como comandante de companhias em Angola (ferido em combate) e Moçambique (mais tarde). Posteriormente, para fechar e já como major, adjunto no EM de um dos sectores na Guiné nos anos 70 de onde foi evacuado com úlcera gástrica. Notável foi o simples regresso e apenas uma úlcera. Aparentemente, claro. Sossobrou a pessoa, fechada para a vida que nós ainda vamos conseguindo viver.

Não me recordo de alguém me ter falado em emigrar, fugir, dar o salto, em português muito claro, desertar, nem ser aconselhado a tal por algum familiar ou amigo.

Tenho a firme ideia de que não conseguiria conviver hoje com essa ideia e de ter de passar a evitar o memorial junto à Torre de Belém que visito com frequência mas nunca como culto. Antes sim, num misto de Homenagem e Paz, de consciência tranquila.

Quando solicitei ao Luis Graça a minha admissão num blogue de ex-combatentes da Guiné, com este nome, foi exactamente isso que fiz.

Se o deixar de ser, deixará de ter sentido a minha permanência no blogue, ainda que com a salvaguarda da admiração e respeito que ganhei por alguns camaradas que aqui já tive o prazer de conhecer.

Um abraço para todos,

Manuel Lema Santos
ex-1º tenente da reserva naval (1965-1972)
ex-Imediato no NRP Orion (Guiné, 1966/68)

Guiné 63/74 - P1585: Debates da nossa tertúlia (I): Nós e os desertores (1): Carlos Vinhal / Joaquim Mexia Alves

1. Comentário do Carlos Vinhal ao post do João Tunes (1):


Caro Luís, caro João Tunes e Camaradas:

Pelos seus escritos e pelo modo como expõe os seu pontos de vista, sou admirador do nosso camarada João Tunes.

É, portanto, pelo respeito e frontalidade que ele me merece, que venho dar a minha opinião negativa, sobre considerar, a título póstumo, membro da nossa tertúlia o Fuzileiro António Pinto.

Passo a apresentar as minhas razões:

(i) Já em tempos se chegou à conclusão que incluir alguém como membro honorário do nosso blogue, que por estar morto, não pode exprimir a sua concordância, estava fora de discussão. Caso do Embaixador Álvaro Guerra proposto pelo nosso camarada Beja Santos (2).

(ii) Parece-me, neste caso, estarmos em presença de uma acção que premeia uma posição política. Política não se faz nem se discute no nosso blogue. Assim me disseram.

(iii) Este é um blogue de antigos combatentes (3), que o foram desde a mobilização até à desmobilização ou morte em combate, não cabendo nele pessoas que por convicção política, objecção de consciência e outros motivos, o não foram. Aceitamos no nosso seio amigos da Guiné, familiares dos nossos camaradas já falecidos e outras pessoas que com o seu contributo possam engrandecer o fabuloso conteúdo histórico do nosso blogue.

À consideração dos demais companheiros.

Carlos Esteves Vinhal
Ex-Fur Mil Art MA
CART 2732/CTIG 1970/72
Mansabá
SPM1388

Leça da Palmeira

2. Comentário do Joaquim Mexia Alves:


Caros Camaradas da Guiné:

Faço minhas as palavras do Carlos Vinhal, que vão na linha do que escrevi quando do assunto do Embaixador Alvaro Guerra.

Abraço amigo do
Joaquim Mexia Alves
Ex-Alf Mil Op Esp
CART 3492 / Pel Caç Nat 52 /CCAÇ 15
Xitole / Bambadinca / Mansoa (1971/73)


Termas de Monte Real - Leiria

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Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 3 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1560: Questões politicamente (in)correctas (25): O ex-fuzileiro naval António Pinto, meu camarada desertor (João Tunes)

(...) O camarada, fuzileiro naval e alentejano, António Pinto desertou para o PAIGC por convicção política de repulsa para com a guerra colonial. Entendeu prosseguir a sua aversão pelo fascismo e pelo colonialismo, integrando a luta armada contra a ditadura portuguesa nas fileiras da LUAR, liderada por Palma Inácio. Tendo entrado clandestinamente em Portugal, foi preso pela PIDE, sendo prisioneiro na Prisão de Caxias quando do 25 de Abril. Libertado, integrou-se na revolução e foi segurança do General Vasco Gonçalves. Após o 25 de Novembro de 1975, temendo voltar à prisão, foi viver para a Holanda, onde ganhou a vida como cobrador dos transportes colectivos. Faleceu há 4 anos (...).

"Pela minha parte, eu que fiz uma guerra por obrigação mas absoluta e resolutamente contrariado, não atirando pedras a quem fez a guerra com afinco e convicção nem a quem escolheu outros caminhos, incluindo a sua recusa, e porque o meu modelo de vida e de valores são do meu foro e unipessoais, que servem muito bem a minha consciência mas não estão à venda para consumo alheio nem lhe permitindo uso prosélito, proponho que a nossa generosidade camarada promova, a título póstumo, o fuzileiro naval António Pinto a membro da nossa tertúlia" (...).

Comentário de L. G.:

"Não sou dono do blogue. Gostaria que os membros da nossa tertúlia se pronunciassem sobre esta proposta do camarada João Tunes, a quem saúdo. Trinta e três anos depois do fim da guerra colonial/guerra do Ultramar, não há mais tabus. De qualquer modo, não escondo que esta é uma questão fracturante . Por muito generosos que sejam, haverá sempre camaradas nossos, que vestiram a farda do exército português e fizeram a guerra, com ou sem convicção, que têm dificuldades em olhar de frente os seus ex-camaradas desertores...

"Era bom que discutíssemos aqui a proposta do João Tunes de promover a membro da nossa tertúlia, a título póstumo, o ex-fuzileiro naval António Pinto. O João tem a qualidade, rara neste país, de ser um homem que dá a cara pelas suas convicções.

"Acrescento, a título de curiosidade, que um dos três fuzileiros navais aqui mencionados, o Alfaiate, acabou por colaborar com o comandante Alpoim Galvão na Op Mar Verde (invasão de Conacri, em 22 de Novembro de 1970). Acompanhou a força invasora e o seu conhecimento da prisão do PAIGC, em Conacri, foi decisivo para o sucesso da libertação dos prisioneiros portugueses" (...).

(2) Vd. post de 28 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1323: Bibliografia de uma guerra (15): Os Mastins e o Disfarce, de Alvaro Guerra (Beja Santos)

(3) Vd. post de 12 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1363: Questões politicamente (in)correctas (13): Combatentes e desertores não cabem no mesmo saco (Amaral Bernardo)

segunda-feira, 12 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1584: Um choro no mato e as (des)venturas de um futuro comando em Bissorã (João Parreira)


Guiné > Região do Oio > Bissorã > 1965 > CART 703 > João Parreira, um cavaleiro à maneira, embora fosse de artilharia e tivesse mais tarde trocada a dama pelos comandos...

Fotos: © João S. Parreira (2007). Direitos reservados.

Texto enviado em 22 de Fevereiro de 2007, pelo João S.Parreira (ex-furriel miliciano comando, Brá, 1965/66)(1).

Caro Luís Graça,

Nos primeiros dias de Janeiro de 1965 estava em Bissorã (2) e, sem que o previsse ou tivesse pedido, recebi uma carta do Subdirector da delegação do Ministério das Finanças junto do Ministério onde ingressei com 19 anos (aqui abro um parêntesis para dizer que fiquei espantado pois puseram-me a trabalhar numa sala com cinco solteironas de meia-idade) e que tinha sido meu explicador, com a indicação de que deveria entrar em contacto com a esposa do Governador Schultz.

Nunca o fiz por não saber bem o que iria escrever. No mês seguinte, alguém de Lisboa, não me recordo quem, disse-me para entrar em contacto com o Major Semedo de Albuquerque que se encontrava no Quartel-General.

Quando saí de Bissorã, fui informado pelo meu Comandante de Companhia, o Capitão Amaro Rodrigues Garcia, que quando chegasse a Brá iria frequentar o curso [de comandos] e por isso foi com surpresa que durante a entrevista com o Major comando António Dias Machado Correia Dinis, Comandante do C.I.C., este me esclareceu que o mesmo só se iria realizar dentro de alguns meses, não sabia ainda quando, mas que ia ser aceite e que, como tal, deveria regressar na próxima coluna para Bissorã, a fim de resolver a minha situação e apressar o meu regresso com vista a recompletar um Grupo que se encontrava reduzido a 12 elementos, e com a mesma finalidade outro furriel e alguns praças de outras Companhias chegariam também dentro de pouco tempo.

Um breve passagem por Bissau

Durante a minha breve estadia [,em Bissau], além de ir dormir a Brá pouco tempo passei no aquartelamento pois andei atarefado a tratar de assuntos e de compras que vários camaradas me encarregaram de fazer, não deixando todavia de gozar os prazeres que a cidade me podia oferecer, indo à UDIB ver uns filmes, observando os seus edifícios, passeando ao longo do Rio, ficando várias horas nos cafés, e, claro, bebendo umas cervejas na então famosa esplanada do Bento.

Aproveitei também a minha estadia em Bissau para ir bater à porta de casa do Major Albuquerque, tendo conhecido a sua esposa que se encontrava presente na altura. Foram de uma simpatia extrema, tendo-me ele pedido o meu SPM. Quando me despedi, disse-me que se precisasse de alguma coisa que lhe ligasse.

Nunca mais o vi ou falei com ele, mas quando acabei a comissão sem levar nenhuma porrada e com a caderneta limpa, não exclui a hipótese, quem sabe, se nos bastidores ele não terá deixado uma palavra a meu favor.

Para o nosso transporte para Bissau e regresso estava assegurado um serviço de viaturas militares, Unimog ou Mercedes que com horários determinados e partindo do Q.G. e da Amura faziam trajectos diários para Brá.

Partidas da Amura: 12h30, 13h30, 18h00, 19h00.
Partidas do Q.G.: 13h15, 14h30, 19h20, 20h15, 22h00.

Caso se perdesse o transporte ou o regresso fosse mais tarde, havia sempre a possibilidade de nos darem uma boleia de jipe.

Quando regressei de uma dessas ausências disseram-me que o Alferes comando Maurício
Saraiva, que era o comandante do Grupo Fantasmas a que iria pertencer tinha andado à minha procura pelo que fui imediatamente falar com ele.

Coronel comando Saraiva, antigo comandante do Grupo de Comandos Fantasmas.

Foto: Associação de Comandos (com a devida vénia ...)


O Coronel comando Maurício Leonel de Sousa Saraiva faleceu em 16 de Março de 2002. Durante a vigência do Grupo com a patente de alferes , foi agraciado em 1964 com a medalha de Valor Militar e como tenente em 1965 também com Valor Militar.

Chegou o Domingo, dia de regresso, e ao subir para uma das camionetas da coluna encontrei o Alf Adalberto dos Santos Seco (Cmdt Pel Acomp da Companhia) que me apresentou o Fur Fernando Pereira Gomes que vinha sentado a seu lado e que iria ser o meu substituto.

Por não me interessar, nunca soube quem activou o processo de transferência, mas
creio que para os meios militares mais rápido não podia ser.

Regresso a Bissorã

Chegámos [, a Bissorã,]às 14h00 e ficámos a saber que a Companhia estava há vários dias no Olossato onde tinha montado novamente estacionamento com a finalidade de levantar abatizes na estrada Olossato-Farim, e que só deveria regressar a Bissorã na quarta-feira.

Conforme as instruções recebidas de não ficar muito tempo em Bissorã, e apressar o
meu regresso a Brá, fui da parte da tarde do dia seguinte falar com o Encarregado da Secretaria, o 1º Sgto Maurício Martins Clemente, sobre a alimentação, tendo ele feito as contas e dito que, como eu recebia mensalmente para alimentação 827$00, ia dar-me 216$00 referente a 8 dias.

Terça-feira, ainda com o Capitão Amaro Garcia e a Companhia fora - era como se fosse
dia santo no aquartelamento –, para matar o tempo entreti-me a arranjar matéria para tirar fotografias e assim durante o dia pedi ao Nelson Borges (vaguemestre)
que andava também por ali vagueando para mas tirar, e numa delas apanhou-me de lado,
e sem eu ter dado por isso, a olhar para uma bajuda. O Nelson é hoje professor de arqueologia e história na Universidade de Coimbra.

Guiné > Região do Oio > Bissorã > 1965 > O Parreira e as bajudas

Fotos: © João S.Parreira (2007). Direitos reservados.


Depois de almoço, como estava cansado (!), fui deitar-me, tendo sido acordado pela Danfa que foi ao meu quarto buscar roupa, tendo lhe eu pedido, ainda sem lhe dizer que ia sair de Bissorã, para ma devolver antes do dia estabelecido.

A seguir ao jantar e sem qualquer motivo aparente comecei a sentir-me inconfortável
e irritado pelo que, para espairecer e acalmar, resolvi sair do Aquartelamento e comecei a andar pela estrada absorvido com vários pensamentos supérfluos que me estavam a acalmar, pensamentos esses que de repente derivaram para o apreensivo e que se centraram no que iria ser o meu destino e a minha nova vida em Brá, quando no silêncio da noite, ouvi ténues vozes que me pareciam serem cantos ou lamentos que vinham do mato. Parei, e só naquela altura realizei que sem ter dado por isso já me encontrava muito afastado do Aquartelamento.

Convidado inesperado num choro balanta

Entre regressar ou avançar para o local onde tinha ouvido as vozes, optei por continuar a andar mais algum tempo na estrada para pensar na situação. Tendo avaliado os prós e os contras cheguei à conclusão que se por ali houvesse alguns elementos IN por certo me teriam já raptado ou morto, já que não me podia defender mesmo que tivesse tempo para reagir, pois ia desarmado.

Se isso acontecesse ninguém teria conhecimento e seria mais um militar cujo paradeiro ficaria por desvendar. Com um “que se lixe” inicial, e movido pela curiosidade, resolvi saber o que se passava pelo que saí então da estrada e embrenhei-me no mato e aí, agora com um seja o que Deus quizer, dirigi-me na direcção de onde tinha ouvido as vozes.

A certa altura vejo um africano já perto de mim, pois tinha vindo ao meu encontro pelo que deduzi que devem ter dado pela minha presença quer na estrada quer já no mato. Sem me fazer qualquer pergunta disse-me que estavam num Choro, que eu não fazia nenhuma ideia do que era, e apontou para um ponto do mato.

Acompanhei-o em silêncio, e depois de algum tempo deparei-me com muitos africanos ao relento, alguns sentados em semicirculo, junto a umas palhotas que eu desconhecia que ali existissem. Felizmente que me receberam bem pois ele levou-me à presença do homem grande que se encontrava sentado e, depois de trocarem umas breves palavras no dialecto local, percebi pela deferência com que o tratavam que devia estar a presidir à cerimónia fúnebre.

Depois de ouvir o que o jovem africano lhe tinha dito, o ancião estendou o braço e apontou para o seu lado esquerdo, que eu tomei como se fosse para me sentar a seu lado se não estivesse ocupado, e de facto assim foi pois mandou saír o africano que ali estava.

Apesar de ser o único branco no meio de muitos africanos de ambos os sexos, todos eles meus desconhecidos, em nenhuma altura me senti mal ou ameaçado. Passado algum tempo vieram trazer ao homem grande uma malga enorme cheia de líquido.

Sem beber, e sem me dizer o que era, entregou-ma e disse para ser o primeiro a beber uma vez que, segundo disse, eu era o convidado. Ora fosse o que fosse que estivesse na malga eu não podia recusar pois para além de estar a ser observado, seria uma ofensa.

Quando pus à malga à boca e toquei ao de leve com a língua no seu conteúdo, não sem certo receio, fiquei a saber que era vinho de cajú. Assim, e como gostava bastante daquela bebida, estava a satisfazer-me, pois pensava que era só para mim, quando ainda com ela na boca ele estendeu os braços e eu então entreguei-a, pelo que bebeu um trago, tendo-a depois passado ao próximo e assim sucessivamente.

Estando com os sentidos mais concentrados no circuito que a malga ia percorrer, do que observar o que se passava ao meu redor, não pude deixar de reparar que todos eles tiveram a malga na boca muito menos tempo do que eu, pelo que cheguei à conclusão que sem ter dado por isso tinha abusado.

Como pensei que também seria uma ofensa levantar-me e sair dali, e como de vez em quando vinham trazer mais vinho de cajú, por lá fiquei muitas horas, tendo regressado ao aquartelamento já de madrugada, pelo que deitei-me e dormi lindamente.

Uma última operação, à base de Biambe

Só acordei com o barulho resultante do regresso da Companhia que, como o previsto,
tinha chegado naquela quarta-feira.

Segundo consta no relatório, durante esta curta estadia o aquartelamento no Olossato
foi atacado com Morteiro, LGF e armas automáticas. Ao amanhecer foi batido o local e encontraram 1 GM-F1, 3 carregadores, 3 embalagens de morteiro, vários cartuchos e munições

A CART 730 e o Gr Comb da CART 566 que trabalharam em conjunto no levantamento das
32 abatizes que encontraram durante o tempo de estadia, foram uma vez flagelados
e depois emboscados durante 38 minutos, tendo sofrido 5 feridos, e noutra sofreram
uma emboscada durante uma hora que originaram às NT 1 morto e 4 feridos.

Nessa mesma quarta-feira aguardei que o pessoal voltasse à calma e normalidade do aquartelamento e pelas 16,30h fui falar com o Capitão Garcia e disse-lhe que o Major Dinis me tinha dito para regressar a Brá na primeira coluna, e informei-o que o meu substituto já tinha chegado pelo que lhe perguntei se já podia entregar o material de guerra e aquartelamento ao Gomes tendo ele dito para o fazer na quinta-feira, uma vez que no dia seguinte sexta-feira estava prevista uma coluna para Bissau.

Assim no dia seguinte vi-me livre daquele material, e por se encontrarem em falta tive que comprar lençóis e fronhas.

A Binto, conforme lhe tinha pedido, foi certinha a entregar-me a roupa, tendo-lhe eu pago os 60$00 e dito que ia sair de Bissorã.

Guiné > Região do Oio > Bissorã > 1965 > O Parreira e a Binto Danfa, a sua lavadeira.

Foto: João S.Parreira (2006). Direitos reservados.


Aqui aproveito para mencionar que, numa das visitas que fiz à Binto, ela contou-me sobre o Fanado dos homens (nome para circuncisão) em que, após este acto, os homens andam pelo menos uma semana a baixar os olhos quando passam por mulheres.

Preparei-me para ir na coluna, mas das duas uma, ou ela saiu mais cedo do que o previsto ou eu atrasei-me alguns minutos porque quando me ia dirigir para o local da concentração, já ela se via ao longe.

Passou-se Sábado, e no Domingo o Capitão, apesar de eu já ter ter um substituto, achou que devia fazer parte da operação desse dia, assim tive que ir pedir ao Gomes que me devolvesse a G3 e o restante material.

Desde modo, e apesar de estar com um pé fora e outro dentro, o ter perdido a coluna fez com que levasse com a operação à Base de Biambe, em que se capturou pela primeira
vez material, tendo a Companhia, devido à minha ausência, que esperar várias horas
para poder regressar.

Até breve.
João Parreira

__________

Nota de L.G.:

(1) Vd. post anteriores do (ou referentes ao) João Parreira:

3 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74- CCCXXX: Velhos comandos de Brá: Parreira, o últimos dos três mosqueteiros

6 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCXLI: O 'puto' Parreira, do grupo de comandos Apaches (1965/66)

20 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCXLIII: Com a CART 730 em Bissorã e Olossato (1965) (João Parreira)

13 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCLXIII: O baile dos finalistas do Liceu de Bissau de 1965 (João Parreira)

23 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLXXXIV: Lista dos comandos africanos (1ª, 2ª e 3ª CCmds) executados pelo PAIGC (João Parreira)

(2) Vd. post de 3 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74- CCCXXX: Velhos comandos de Brá: Parreira, o últimos dos três mosqueteiros

(...) "Algumas semanas em Bolama com a minha Companhia, a [CART] 730, cerca de um mês no K-3 e ainda em Bissorã, com nomadizações e operações com algumas peripécias, apesar de tudo achei que não foram maus. O pior veio depois.

"Em 6 de Janeiro 1965, cerca das 03H00, numa operação em Catancó (Olossato), fui ferido com estilhaços de granada, bem assim como três outros camaradas, entre eles um praça e o meu Comandante de Pelotão que devido à gravidade tiveram que ser evacuados.

"Na presença do Capitão, que tinha ficado com 3 pelotões em Cancongo a aguardar o nosso regresso, atribui-lhe as culpas, pois antes tinha discordado com a ordem que nos tinha dado, mas não quis ver a imprudência e puxou pelos galões.

"Assim, rodeado por labaredas às quais fui alheio, decidi que devia sair da Companhia e, sem olhar a possíveis consequências, comuniquei-lhe de imediato que ia tomar as devidas providências para ir para Brá, para os Comandos.

"Tinha já tomado conhecimento que em 28 de Novembro de 1964 no regresso de uma operação uma viatura do Grupo Fantasmas tinha sofrido o rebentamento de uma engenho explosivo na estrada de Madina do Boé – Contabane, perto do pontão do Rio Gogibe, tendo-se incendiado, o que originou a morte de oito Comandos, entre eles o Furriel Artur Pereira Pires (a quem fui substituir) e dois feridos graves.

"Tal como era a minha intenção, e com a devida autorização segui em Fevereiro para Brá, onde me apresentei ao respectivo Comandante, Major Inf Cmd António Dias Machado Correia Dinis que me comunicou que ia ser desde logo integrado no Grupo Fantasmas, que se encontrava reduzido, e nele participei em todas as operações até à sua extinção.

"No mesmo Grupo fui ferido em mais duas operações, uma em 20 de Abril [de 1965], cerca da 01h00 após o regresso de uma operação na zona de Incassol. O Grupo encontrava-se estacionado junto à CCAV 703 que se encontrava a guardar o perímetro, quando repentinamente fomos atacados. Deste ataque a Companhia sofreu oito feridos (três deles graves) e os Comandos quatro feridos sem gravidade.

"Noutra operação, a 6 de Maio, efectuada a um acampamento situado na mata a SW de Catungo (Cacine), em que foi capturado grande quantidade de material de guerra e sanitário, o Grupo (reduzido a 22 homens) teve 10 feridos, entre eles o Capitão de Artilharia Nuno José Varela Rubim que mais tarde ficou a comandar a Companhia de Comandos.

"Em virtude de ter sido ferido com alguma gravidade fui evacuado de heli para o Hospital Militar em Bissau, bem assim como um grande amigo e camarada, o Furriel Joaquim Carlos Ferreira Morais, que, infelizmente, faleceu a meu lado e do qual ouvi a última palavra. Como era amparo de mãe, e não tinha meios financeiros, teve que ser feita uma subscrição a fim de se angariar fundos para que o corpo pudesse regressar a Portugal.

"Com a extinção do meu Grupo, que estava reduzido a pouco mais do que meia dúzia de homens fui integrado num dos dois restantes, os Camaleões, os quais também acabaram por desaparecer, tal como o outro, os Panteras, devido a muitos dos seus elementos terem terminado a comissão e estarem a aguardar o embarque.

"Deste modo deixaram de existir os três primeiros Grupos de Comandos formados no 1º Curso e tornou-se necessário criar o 2º. Curso, no qual participei. Tendo terminado o Curso deslocou-se a Brá o Governador da Guiné, o Comandante-Chefe General Arnaldo Schultz, a fim de, em cerimónia oficial, nos colocar no peito os respectivos crachás. Na mesma altura foram-nos entregues os restantes distintivos. Fui integrado então num dos quatro novos Grupos, os Apaches.

"Com o regresso a Portugal do Capitão Rubim, em Fevereiro 1966, ficou a Comandar a Companhia de Comandos o Capitão de Artilharia José Eduardo Martinho Garcia Leandro, que até à data estava a comandar a Companhia 640, estacionada em Sangonhã.

"Em Março de 1966 deu-se ainda início ao 3º. Curso, destinado a completar os Grupos existentes que já se encontravam desfalcados. Para este Curso apresentaram-se um 2º Sargento, um Furriel e 18 praças. Fiquei nos Apaches também até à sua extinção, uma vez que chegaram a Brá, em 30 de Junho de 1966, os primeiros Comandos formados em Portugal, comandados pelo Capitão de Infantaria Comando Álvaro Manuel Alves Cardoso.

"Apesar de todas as vicissitudes por que passei, em 19 de Agosto de 1966, pisei finalmente o solo da nossa Pátria. Muitas vezes dou por mim a pensar se teria valido a pena o sacrifício e o sangue derramado, e se não teria sido melhor ter aceite a oferta e ter ficado na Secretaria, em Lisboa.

"João Parreira (ex-Furriel Miliciano Comando) (Sassoeiros-Carcavelos) (...)

domingo, 11 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1583: A verdade sobre a batalha de Bissau, entre fuzileiros e paraquedistas (José Ribeiro, BCP/CCP 122, 1967/68)

Guiné > Bissalanca > BCP 12 > CCP 122 (1967/68) > Faxinas ao batalhão .

Guiné > Bissalanca > BCP 12 > CCP 122 > O soldado paraquedista José Ribeiro. Pela escrita, vejo que é nortenho, possivelmente natural do Porto. E deve viver actualmente na Suiça, a avaliar pelo seu endereço de e-mail: zeporto@bluewin.ch. Bluewin é um dos mais conhecidos fornecedores de acesso à Internet, a operar na Suiíça.

Fotos: © José Ribeiro (2007). Direitos reservados.

1. Mensagem enviado pelo José Ribeiro, ex-paraquedista (BCP 12, Guiné 1967/68):

Camarada e amigo Graça: aqui envio a cópia do documento que lhe falava no email anterior! Se o meu Amigo o entender publicar, tem toda a liberdade, o qual me faria imenso prazer.

José Ribeiro


Referência ao texto onde se publicam extractos de VICENTE, Carmo - Gadamael: memórias da guerra colonial. 2ª ed. Lisboa: Caso. 1985. pp. 25-30 (1).

Caros camaradas: Reservando os direitos do autor Vicente do Carmo, vou tentar também ajudar um pouquinho pois que há coisas que estão um pouco deturpadas, e creio que o meu amigo e companheiro desta batalha não me levará a mal.

Colega da mesma recruta, do curso de Pára-quedismo e curso de combate, partimos no mesmo dia para a Guiné, combatemos juntos, não por muito tempo pois ele [ o Vicente do Carmo,] voltou, passado uns meses para Tancos, onde o vim encontrar, à minha chegada, com o posto de 2° sargento, salvo erro. Tudo isto no espaço de dois anos entre o assentarmos praça e a minha chegada, a 23 de Maio de 1968.

Conta como comissão de serviço esta pequena passagem pela Guiné para amealhar uma 3ª comissão! Eu gostaria que a estadia em África fosse contada por meses e não por comissões ! Neste caso teríamos camaradas do Exército que estiveram igual tempo ou quase, em uma comissão que neste caso contou três!!!

O nosso relacionamento era o normal entre camaradas nos bons e maus momentos. Também gostaria de precisar que o Camarada Vicente já tinha irmãos 1° Sargentos nas Tropas Pára-quedistas.

Para me referir ao livro, aqui, bom, só tenho as minhas memórias (de quem só fez uma comissão na Guiné que eram precisamente 18 meses).

Amizades com os fuzos ?

Jamais do nosso tempo na Guiné fomos amigos dos Fuzos , inclusive só um Fuzo e sempre o mesmo ia ao nosso Batalhão. Amizades em Bissau concerteza que existiria, pois entre todos nós teríamos colegas da escola, vizinhos ou amigos e era tudo. Não tínhamos amizades tradicionais com tropas de outros ramos , até porque no Ano de 1966 tivemos também uma grande batalha na estrada entre Bissau e o nosso Batalhão, com os Comandos

Conhecidos arruaceiros como o famigerado Oitenta (3)... O 1° Cabo 80 não era arruaceiro, era um Pára-quedista e um bravo combatente.

Chicotes e cinturões

Este meu colega de guerra [, o Vicente do Carmmo,] nunca sentiu o que representa a boina verde para um Pára-quedista! Farras monumentais com os fuzos!? Concerteza que a guerra do Vicente era uma outra!

Concerteza que para se escrever um livro se tem que inventar, por estas razões temos que não olhar para os cambridges e direitos de não sei de quem para repor a verdade. É verdade que o cinturão nos era imposto, fazia parte da farda de saída que era a amarela, não era autorizado sairmos de camuflado.

Quanto aos chicotes, não eramos da cavalaria por esta razão poderia inventar outra mas como homens que éramos tinhamos sempre connosco o de nascença.

Quanto às correntes de bicicleta, não existia uma bicicleta naquele tempo na Guiné, esta nem tem cabidela, é escrever por escrever! Cabos de aço ? Cabe na cabeça de alguém irmos passear com cabos de aço em Bissau ???? E onde os ir procurar?

Quanto aos braços engessados, mais à frente explicarei!

Arruaceiros ? Eles eram os melhores de todos nós!

E quanto aos arruaceiros, valha-nos Deus que ele concidera os nossos bravos como o 80, o Latas , o Ribeiro , o Setúbal , o Almada , o 3 e tantos outros como arruaceiros !... Saberá o Vicente que estes eram aqueles que em quem mais confiavamos na guerra ?

Eram estes mesmos e não sei porquê os que utilizavam a MG em combate, eu nunca fui um arruaceiro mas também nunca virei a cara à luta, talvez tivese dado muita porrada mas também apanhei muita, até talvez tivesee apanhado mais que aquilo que dei , mas como diz o outro nunca fiz papel de cobarde e nisto tenho honra. Se fui um arruaceiro que me desculpem todos os boinas verdes mas foi para honrar as tropas Pára-quedistas.

A UDIB (boinas negras) contra o ASA Clube (boinas verdes)

Neste dia, sábado, faziamos 6 meses da nossa chegada á Guiné e como tinham vindo os manda-mais da marinha fazer queixa ao nosso comandante porque Páras tinha dado porrada nos marinheiros, o nosso comandante com todo o Batalhão reunido passou-nos um violento sabão e dos grandes, como manda a lei!

Para terminar o seu discurso o nosso Comandante disse algo do génereo: "Que já tinha ouvido em qualquer parte, talvez dos meus Pais, enquanto me vierem fazer queixa de vós, porque fosteis ao focinho aos outros tudo vai que vai, mas o dia que eu tenha o desgosto de ir eu mesmo pedir satisfações aos outros, aí ides apanhar uma porrada que não mais saireis da tropa"... Isto dito mais ou menos nestas palavras. E de manhã, não à noite e foi o nosso comandante, estando eu de serviço ao Batalhão !

Depois da malta destroçar , vejo a virem, da enfermaria um, colegas com os braços engessados - três, seis, dez - e aí eu perguntei o que se tinha passado... Rapidamente cheguei á conclusão que qualquer coisa não estava a bater bem. De tarde fui para Bissau com o meu cinturão porque era obrigado, e creio que quase todo o batalhão tinha metido dispença de formatura para a noite. Estas foram as nossas armas .

Uma manga verde, lançada ao acaso: o rastilho de uma tragédia

Uma manga verde foi o que o Vicente apanhou na cabeça, de certeza ! Como se fosse preciso tamanho disparate para todos nós começarmos à porrada! Se ela estava programada !!!

Por pudor, não contarei aqui o que me sucedeu mas, como costumo dizer, dei mas tambem apanhei. Muito ou pouco ? Não conta para a história, o mais que posso é lamentar o que se passou, que não se deveria ter passado. Mas crianças como nós éramos, nos nossos 18 aninhos - pois era a média de idade que tinhamos nós, os Pára-quedistas -, quem poderá nos atirar a pedra? Ou nos tratar de arruaceiros ? Quem? Os outros eram melhores ? Para a porrada, pelos vistos, não!

Uma batalha campal: fuzileiros armados de G-3 a granadas de mão

A verdade é que, tendo os marinheiros o quartel ali a uns metros do local, válidos,inválidos, feridos e aqueles em boa saúde, fugiram para o seu quartel e, como não poderia deixar de ser, ao entrarem aqueles valorosos soldados todos partidos e com o peso da derrota gerou-se o pânico !

E com os nervos à flor da pele alguém teve a infeliz ideia de dar ordem para que saisse o piquete da guarda. Se não tivessem saído estes, tinha tudo ficado por ali sem mais histórias como das outras vezes.

Escusado será dizer que alguns destes fusos foram desarmados por nós, não tendo nós mesmos feito uso destas armas, como nos tinham ensinado na instrução. Mantivemos a nossa dignidade e controle sobre a situação, de outra maneira estavamos hoje aqui a falar não de feridos e dois mortos mas de uma catástrofe nacional. E este parágrafo deve de ser muito bem estudado por todos os intervenientes!

Como resultado desta operação, fomos a companhia de caçadores paraquedistas 122 para um lugar célebre, onde anos depois foram mortos 3 Majores, o Bachil em tendas de campanha, durante um mês a fazer operações. A CCP 121 foi para um outro local.

Fuzos, a Campanhia ou outro nome que eles tinham, foram todos para Moçambique por terem sido dados como culpados (creio eu )! E para se evitarem outros confrontos.

Outros factos a corrigir

Queria também repor aqui umas verdades, caso do Comandante Civil e Militar o General Arnold Schulz voltou para Portugal em fins de Maio de 1968, neste caso um ano depois deste triste acontecimento que foi no dia 3/6/1967...

O Oitenta também não era enfermeiro nem nunca o foi!! E a seguir a este episódio o 80 terminou a comissão obrigatória e por conseguinte voltou para Portugal!

Obrigado pela atenção e saudações a todos os militares em especial os que se bateram em Africa, sem distinções de fardamentos.

José Ribeiro

Ex-paraquedista da CCP 122 (Guiné, 1967/68)

Comentário de L.G.

Obrigado, José, pelo teu contributo para esclarecer a verdade sobre a tristemente famosa Batalha de Bissau. Eu não conheço o Vicente do Carmo, nem ele sequer é membro da nossa tertúlia. Mas, se ele nos ler, naturalmente que também está no direito de te responder.

Em relação ao teu texto, gostaria de esclarecer a questão das datas: tu dizes que "este triste acontecimento" ocorreu em 3 de Junho de 1967, um ano antes da substituição do Schultz por Spínola. O Vicente do Carmo, no seu livro Gadamael, situa a batalha de Bissau em Janeiro de 1968.

Como sabes, aqui não nos interessa a polémica pela polémica, mas a verdade dos factos. Todos estamos a lutar contra a degenerescência dos nossos neurónios e o esquecimento (social) a que os outros portugueses nos votaram. Por isso, o teu depoimento é muito importante. Tu estiveste lá, na porrada, nas ruas de Bissau, não ouviste contar em segunda ou terceira mão (2)... Por outro lado, é bom lembrar que estes acontecimentos não eram isolados, que se repetiram em Bissau e aconteceram noutros sítios, com maior ou menor freqência e gravidade (3)... E, já agora, temos de evitar cair no erro do maniqueísmo, a divisão do mundo em bons e maus...

Espero que voltes a escrever-nos. E diz-me se queres passar a figurar na lista dos membros da nossa tertúlia. Só me falta uma foto tua, actual. Comfirma também o teu oposto e a tua unidade. Diz-me também quando chegaste à Guiné. Boa sorte, para ti.

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Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 11 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1515: Antologia (58): A batalha de Bissau em Janeiro de 1968: boinas verdes contra boinas negras... Saldo: 2 mortos (Carmo Vicente)

(2) Vd. outros posts:

13 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1522: Bissau em estado de sítio por causa dos graves incidentes entre paraquedistas e fuzileiros em Janeiro de 1968 (Álvaro Mendonça)

10 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1512: Estórias de Bissau (11): Paras, Fuzos e...Parafuzos (Tino Neves)

(3) Vd. 10 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1579: Buba: Graves incidentes entre camaradas, comandos e fuzileiros, em 19 de Abril de 1969 (Zé Teixeira)

Guiné 63/74 - P1582: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (9): O fascínio africano da terra e das gentes (fotos de Vitor Condeço)

Guiné > Região de Tombali > Catió > CCS do BART 1913 (Catió 1967/69).

Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Catió - Quartel > Foto 04 > "Foto tirada de cima do depósito da água do quartel [Julho de 1967]. Vista parcial da parte nova do quartel. A parada com o cepo (raiz) do Poilão, à esquerda as casernas nº 1 e nº 2, ao centro o edifício do comando, por detrás deste as camaratas de sargentos e depois destas as novas messes ainda em construção, tal como a camarata de oficiais à direita. O telhado vermelho era a messe e bar de sargentos".

Guiné > Região de Tombali > Catió > CCS do BART 1913 (Catió 1967/69).

Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Catió - Quartel > Foto 03 > "Foto tirada de cima do depósito da água do quartel [Julho de 1967]. Vista parcial da zona antiga do quartel, o primeiro edifício eram quartos, o do meio era o dos quartos do 7,5 e ao fundo a Central Eléctrica Geradora Civil do lado de lá da rua das Palmeiras que ligava à estrada de Priame. Era também a zona da capela/escola, posto de socorros/enfermaria, arrecadação de material de guerra, arrecadação de material de sapadores, oficina de rádio, etc".

Guiné > Região de Tombali > Catió > CCS do BART 1913 (Catió 1967/69)> Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Catió - Vila > Foto 50 > "Lagoa com nenúfares à esquerda na estrada de Catió/Priame".

Guiné > Região de Tombali > Catió > CCS do BART 1913 (Catió 1967/69) > Álbum fotográfico de Vitor Condeço > Catió - Vila > Foto 49 > "Os poilões na tabanca de Sua".

Guiné > Região de Tombali > Catió > CCS do BART 1913 (Catió 1967/69) > Foto 36 > "Militares [?] na esplanada do Bar Catió, em fundo a casa do Sr. José Saad e as lojas deste".


Fotos: © Vítor Condeço (2007). Direitos reservados.


Magníficas fotos e legendas de Vítor Condeço (ex- Fur Mil Mecânico de Armamento Victor Condeço, CCS do BART 1913, Catió 1967/69) (1). Vive actualmente no Entroncamento. E mandou-me um CD com uma selecção de fotos digitalizadas, com a seguinte nota de apreço e camaradagem que muito agradeço, em nome de todos nõs, amigos e camaradas da Guiné:

Caro Luís,

Na selecção que fiz, tive por objectivo principal mostrar locais de Catió e redondezas, não as pessoas que inevitavelmente também ali aparecem. As que eu ainda consigo lembrar cito os nomes, as outras que não nomeio que me perdoem, mas já passou muito tempo.

São muitas fotografias eu sei, representam apenas cerca de 10% das que actualmente estão no meu álbum que digitalizei dos próprios negativos que ainda possuo, salvo uma ou outra de que só existe mesmo a foto. Utiliza as que entenderes, como e onde te aprouver se vires nelas algum interesse.

Algumas das fotos da Vila e do Quartel, quando comparadas com as do Albano Costa (2) ver-se-á que retratam os mesmos locais, embora com as devidas diferenças de 33 anos.

Amigo, por hoje não te tomo mais tempo. Um abraço, Victor Condeço.




IX Parte das memórias de Joaquim Luís Mendes Gomes, ex-Alf Mil da CCAÇ 728, Os Palmeirins (Como, Cachil, Catió, 1964/66) (3) . Subtítulos do editor do blogue.


2.13/2.14. Catió, no dia a dia



Os dias que se seguiam a uma operação (1), até ao máximo de três semanas, eram, quase de repouso. Davam para saborear o fascínio africano de Catió.

A omnipresença dos militares, de caqui amarelado, a vaguearem, aparentemente descontraídos, era a única nota dissonante naquelas paragens, envoltas em perfeita harmonia natural. A força pujante da natureza vestia a vileca de Catió de um manto permanente de verdura imensa:

- As árvores, verdadeiramente dinossáuricas, no arcaboiço dos troncos descomunais, no porte de altura imensa, a desafiar as nuvens, no entrelaçado dos ramos musculosos, onde saltavam e conviviam, em uníssono à-vontade, famílias de macacos e bandos de aves gigantes, coloridas; se escondiam, terríveis, os ofídeos esverdeados, de mordedura imperdoável;

- O chão avermelhado, onde sobressaíam os rendilhados caprichosos feitos das nervuras de terra, esculpidas magistralmente, pelas enxurradas da última época de chuvas, cobria-se, por toda a parte, de uma manta de folhas e de mangas amarelecidas, caídas, aos montes, daquele dossel colossal.

Por ele, corriam, tresmalhados, à solta, bandos de pretitos encaracolados, de olhos redondos, vivos e doces, atrás dos arcos, de rodas de bicicleta; cirandavam mães pretas, de pele luzidia ao sol, com os filhitos, gorduchos e tranquilos, bem refastelados às cavalitas, num pano de cores, preso à cintura e açafates a esbordar de frangos, vermelhuscos ou de frutos da tabanca.

Velhos negros, agarrados a um pau, da sua altura, de corpo nú e olhar mortiço, coberto por um simples pano a caír-lhes, em largas pregas, passeavam-se, por ali, cambaleantes, pelo último trago de cachaça de coco…

De vez em quando, outros negros, de idade madura, altos e esguios, óculos escuros, barretes altos, vermelhos ou brancos, com vestes largas e elegantes, a caírem, majestosas, até aos pés, nús e espalmados no chão, ou montados em velhas bicicletas inglesas, muito limpas, seguiam, vaidosos, debaixo de um largo guarda-sol, até ao largo da Administração, no cumprimento das muitas normas do seu apertado estatuto colonial, ou, simplesmente, se dirigiam ao grande armazém comercial, onde nada faltava, ou ao alfaiate que lhes preparava o último fato, feito de encomenda e por medida.


A mais bela Procissão de Ramos da minha vida

Na pequena igreja branca, simpática, de linhas modernas, bem situada na zona central, tal como a escola primária, agora entregue aos cuidados do capelão militar, via-se o habitual formigar de crianças, vivaças, de todas as idades, saltitantes e entregues aos mesmos jogos da minha catequese, não muito distante.

A sineta não parava de dançar, em cada dia, puxada pelo atilho que descia desde o alto sobrelevado da frontaria da igreja, ora para a catequese, ora para a missa. Nunca vi uma procissão dos ramos, tão rica, de grandes ramos de palmeiras, nas mãozitas negras da pequenada, tão viva e vibrante como naquela, das duas páscoas, lá vividas…

Nas esplanadas dos dois únicos bares da terra - o Tombali e o do Zé Siriano – estendidas, por baixo do frondoso arvoredo tropical, não faltava a cerveja fresca, o marisco baratíssimo e abundante e tudo o mais que pode regalar o calor das tardes de verão tropical.

Muitas vezes, se acendia uma fogueira para assar um açafate de ostras perfumadas que uma preta nos vendia por 12$50!... Era o five oclock’ ostra, tão saboroso, com molho de manteiga e limão, o momento mais alto da rapaziada, a par das noitadas, luarentas, sem fim, a ver a dança escaldante das bajudas, no terreiro das tabancas, ao som frenético de tambores e assobios.

De vez em quando, um passeio, a pé, pelas tabancas em redor, sabia bem. Mas, cuidado. Sem, nunca esquecer a pistola Walter…


Os ofícios: o tecelão e o ferreiro

A figura do tecelão e do ferreiro são inesquecíveis… Ao longo de 50 ou mais metros do caminho, ao sair da tabanca, sentado no chão, ali estava, impecavelmente improvisada, a oficina do tecelão.

Era um fula ou um mandinga, via-se pelas vestes brancas, de muçulmano; magro e muito ágil; rosto, anguloso, expressivo nada bolachudo, como eram os balantas. Cor, de um preto afogueado…

As linhas, aos milhares e de todas as cores, iam rodar lá longe no tronco de pau bem polido, bem ordenadinhas e vinham ter ao pente largo da geringonça, muito simples, de madeira, postada diante das pernas do artista.

Só o essencial de um sofisticado tear ali se encontrava, bem funcional. Os movimentos ritmados da mão direita, agarrada a um pau, faziam girar, em vaivém certinho, a bobine de linhas, bem abastecida, desde aquelas fiadas compridas que vinham de longe…

O tecido, por verdadeiro milagre, ia aparecendo, harmonioso e firme, na cor e no entrelaçado… ia, logo, enrolar-se ao rolo da recolha. Bonito, de cores vivas, muito bem combinadas!…

Vía-mo-los, depois, a gingar nos corpos das moças, pujantes e sensuais que, por ali, cirandavam, serenas e abundantes.

O ferreiro era outro artesão, característico. A oficina estava toda ali, estendida no chão do caminho, à frente dele:

Ele, também, é um típico fula ou mandinga; rosto, nobre e bem desenhado; sorriem-lhe os olhos, tanto como a boca onde reluz uma dentadura, natural, de respeito. As vestes são de panos brancos e largos, enlaçados nas pernas, como só eles sabem compor.

Uma fogueira de cavacos de que só eles conhecem o poder calórico. Um fole de pele, tosco feito pelas próprias mãos, injecta ao fogo ondas de gás roubado aos ares, como se fosse o mais puro oxigénio industrial.

Os pedaços de alumínio recolhidos nas lixeiras, são ali moldados no que ele muito bem quiser.
Do ferro das catanas velhas sai tudo o que lhe der na ideia. Com precisão. Às primeiras marteladas de outra catana velha, que lhe faz de martelão certeiro. Também, ali, é verdade o refrão: “Em casa de ferreiro…”

Toda a panóplia de bugigangas que se vêm à venda nos escaparates das lojas ou estendidas nos panos do mercado, e que nos regalam os olhos ocidentais, são feitos, ali ou, algures, noutra tabanca qualquer, do mesmo modo…

A sua simplicidade é encantadora. Parece não ter consciência do verdadeiro artista que é.


O homem grande


A seguir, vem a casa do homem grande. E era mesmo, em estatura e no porte, ao mesmo tempo, nobre e altivo, majestoso mas simples e cortês. Era um verdadeiro senhor, brotado da natureza; sem escolas ou figurinos.

Mal entrevia a nossa chegada, a partir da varanda fresca, típica, africana, onde quase sempre se encontrava expectante e disponível, da sua casa, implantada em lugar cimeiro, mais asseada que as outras, ali, vinha a receber-nos, prazenteiro, vestes brancas escorridas dos ombros, altos, cabeleira, robusta, totalmente branca e completa, só a cor preta desaparecera, logo vinha dar-nos as boas vindas.

Sabia quem éramos e, até, o nosso nome. Ele era a autoridade máxima da tabanca, competente para resolver todos os diferendos surgidos no clã de que era o chefe eleito. Era um homem íntegro, segundo os cânones da tribo, e também, segundo os nossos. Comprovava-o a aceitação pronta e total de qualquer pretensão que lhe fosse apresentada pelas autoridades administrativas ou militares.

Tudo o que quiséssemos saber, sobre os complexos costumes e normas indígenas, ali estava sempre à vista e ao dispor, em ricas horas de amena cavaqueira.

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Notas de L.G.:

(1) Vd. post de:

3 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1335: Um mecânico de armamento para a nossa companhia (Victor Condeço, CCS/BART 1913, Catió)

21 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1301: O cruzeiro das nossas vidas (4): Uíge, a viagem nº 127 (Victor Condeço, CCS/BART 1913)


(2) Vd. posts de:

8 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1505: Lembranças da Vila de Catió (1): Albano Costa / Mendes Gomes / Vitor Condeço

15 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1528: Lembranças da Vila de Catió (2): Albano Costa / Vitor Condeço


(3) vd. posts anteriores desta série que está quase a chegar ao fim (Crónica de um Palmeirim de Catíó):

8 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1502: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (8): Com Bacar Jaló, no Cantanhez, a apanhar com o fogo da Marinha

22 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1455: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (7): O Sr. Brandão, de Ganjolá, aliás, de Arouca, e a Sra. Sexta-Feira

8 de Janeiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1411: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (6): Por fim, o capitão...definitivo

11 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1359: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (5): Baptismo de fogo a 12 km de Cufar

1 de Dezembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1330: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (4): Bissau-Bolama-Como, dois dias de viagem em LDG

20 Novembro 2006 > Guiné 63/74 - P1297: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (3): Do navio Timor ao Quartel de Santa Luzia

2 de Novembro de 2006 > Guiné 63/74 - P1236: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (2): Do Alentejo à África: do meu tenente ao nosso cabo

20 de Outubro de 2006 > Guiné 63/74 - P1194: Crónica de um Palmeirim de Catió (Mendes Gomes, CCAÇ 728) (1): Os canários, de caqui amarelo

sábado, 10 de março de 2007

Guiné 63/74 - P1581: O elogio dos pára-quedistas das CCP 121 e 122 (Nuno Mira Vaz / Vitor Junqueira)

Capa do livro de Nuno Mira Vaz Guiné, 1968 e 1973. Soldados uma vez, sempre soldados! Lisboa: Tribuna da História, 2003. 96 pp.

Foto: Livraria do Guarda-Mor (com a devida vénia...)


1. Mensagem de coronel paraquedista Nuno Vaz Mira, enviada em 6 de Março último ao Vitor Junqueira e reencaminhada para o editor do blogue:

Meu caro Vitor Junqueira:

Quem lhe escreve é o comandante da CCP 121 na altura em que estivémos juntos no COP 6. Eu estive com dois pelotões no Olossato e o Tenente Castro esteve com outros dois em Mansabá. Li hoje a sua crónica num blogue que acompanho com muito interesse e sentida emoção, e no qual só não colaboro por falta de vocação pessoal para me expor (1).

Quero agradecer-lhe do fundo do coração as suas palavras. Não só expressa uma admiração sincera pelas tropas pára-quedistas, como ainda por cima soube detectar algumas das virtudes não propriamente militares de que muito nos honramos. Bem haja.

Permita que o corrija: o Comandante do BCP 12 era na altura o Tenente-Coronel Horácio Oliveira e o Ricardo Durão nunca foi pára-quedista, mas sim o seu irmão Rafael, na altura coronel comandante do CAOP1 em Teixeira Pinto, e que era na verdade um militar de excepção.
Receba um abraço amigo do seu camarada de armas
Nuno Mira Vaz


2. Comentário do Vitor Junqueira:

Meu querido amigo,
Nuno Mira Vaz

Já passaram mais de três décadas sobre o tempo em que as nossas unidades se cruzavam nas matas da Guiné. Desse tempo, guardo na memória alguns dos momentos mais empolgantes da minha vida. Imagens e nomes que me foram familiares, perfilam-se com um estranho realismo no horizonte das minhas recordações. Entre esses nomes está o seu! De resto, nada do que eu possa dizer ou escrever, será suficiente para ilustrar todo o orgulho que a Nação portuguesa tem nos seus Páras, de ontem e de hoje. Para mim, é uma grande honra merecer da sua parte o tratamento de companheiro de armas. Muito obrigado.

Vou tomar a liberdade de reencaminhar o seu e-mail para o editor chefe, Luís Graça, para que proceda às imperativas correcções.

Aceite um abraço do
Vítor Junqueira
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Notas de L.G.:

(1) Vd. post de 6 de Março de 2007 > Guiné 63/74 - P1567: Operação Larga Agora, na região do Tancroal, com a CCAÇ 2753 (Vitor Junqueira)

(...) A respeito das tropas pára-quedistas, afigura-se-me da mais elementar justiça fazer o seguinte comentário:

"É minha convicção que na frente de combate, onde toda a vaidade se acaba, onde até o fraco faz força e mesmo o valente se caga, não há lugar para elitismos. Todos dão o seu melhor, quanto mais não seja para safar o próprio pêlo, o que é mais do que legítimo. Contudo, os pára-quedistas que conheci na Guiné, 121ª e 122ª Companhias, eram realmente diferentes entre iguais. Sei que eram duros com o Inimigo, bravos debaixo de fogo, eficientes na acção, por esta ou qualquer outra ordem! Os resultados obtidos, as condecorações justamente atribuídas, atestam-no.

"Mas aquilo que aos meus olhos os tornava a nossa melhor tropa de elite, sem desprimor para outros, eram a sua humildade, educação, respeito e cortesia para com os camaradas de outras forças. Chegava a ser embaraçoso quando, por ex., num alto para curto descanso no mato, à aproximação de um graduado (alferes) de outra força, todo um pelotão se punha de pé, incluindo o seu comandante! Pouco dados a fanfarronices, - nunca ouvi um pára gabar-se dos seus feitos individuais ou colectivos - , comandados por um militar de excepção, o coronel Rafael Durão, deixaram a todos nós o mais belo exemplo daquilo que deve ser o comportamento de tropas em campanha.

"Espero que os páras de hoje continuem a ser os dignos herdeiros dos feitos valorosos dos seus camaradas de há quarenta anos, e que em qualquer parte do mundo para onde os mandem, o nome e o prestígio de Portugal e das suas Forças Armadas estejam no centro das suas preocupações. Admiro-os a tal ponto que, na próxima encarnação, se ainda existir serviço militar, eu quero ser pára-quedista! " (...)

(2) Para saber mais sobre os nossos páras: vd. sítio não oficial sobre as tropas pára-quedistas portugueses: Boinas Verdes de Portugal, 1955-2006 >

Guiné 63/74 - P1580: Fanado ou Mutilação Genital Feminina: Mulher e direitos humanos: ontem e hoje (Luís Graça / Jorge Cabral)

Guiné > Raparigas fulas de Bissau > Postal ilustrado (pormenor) > Série de postais ilustrados do tempo da Guiné Portuguesa, s/d nem editor... Colecção do nosso amigo e camarada José Casimiro Carvalho (ex-fur mil op esp, CCAV 8350, Guileje e Gadamael, 1973/74). Calcula-se que, na Guiné-Bissau, quatro em cada cinco mulheres fulas e mandingas sejam excisadas (leia-se: vítimas da prática milenar da Mutilação Genital Feminina) (LG).


Foto: © José Casimiro Carvalho (2006). Direitos reservados.


Guiné > Zona leste > Sector L1 > Bambadinca > 1969 > A festa do fanado em Bambadinca. O Fanado, como rito de passagem, é comum aos diversos grupos étnico-linguísticos da Guiné-Bissau. No entanto, é sobretudo entre os islamizados que se pratica a MGF.

Foto: © Beja Santos (2006). Direitos reservados.



Cartaz da Conferência sobre Mutilação Genital Feminina: Uma Abordagem Multidisciplinar. Lisboa, Centro de Formação do Hospital dos Capuchos, 17 de Maio de 2006.

Na mesa, os Dr Jorge Cabral, Alfredo Henriquez e Cristina Carvajal Isabel (assistente social colombiana, com vasta experiência em trabalho social na América Latina e Europa)


A apresentação de Mafalda Sofia Félix dos Santos (licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Autónoma de Lisboa, com especiaidade em Jornalismo. Pós-graduação em Criminologia pela Universidade Lusófona. Especialista em Etnologia)

Dr Jorge Cabral, Dr Alfredo Henriquez e Prof Luís Graça (sociólogo da saúde e do trabalho, docente universitário, ex-combatente da guerra colonial na Guiné) que fez um comentário final sobre a Mutilação Genital Feminina e o relativismo cultural.


O Dr Jorge Cabral (docente da Universidade Lusófona, presidente do Instituto de Criminologia, especialista na área da Infância, direito penal, escritor, ex-combatente da guerra colonial na Guiné) e o Dr Alfredo Henriquez (presidente do Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social), que presidiu à conferência.

Fotos: Fórum de Santo António dos Capuchos (2006) (com a devida vénia...) (2)


1. Comemorou-se, na passada 5ª feira, dia 8 de Março de 2007, mais um Dia Interncional da Mulher. Pensando num pequeno país como a Guiné-Bissau, nas suas crianças, adolescentes e mulheres, é de recear que este dia tivesse tido pouco ou nenhum impacto na melhoria da sua condição socioeconómica, e da sua emancipação. Por razões históricas, culturais, religiosas, sociais e económicas, a condição da mulher guineense - apesar da independência - está longe de ser aceitável.

Não é vocação nem propósito deste blogue reflectir, analisar e debater, por sistema, a actualidade sociopolítica da Guiné-Bissau. Há, no entanto, um problema que persiste, e que afecta uma parte significativa das guineenses: a Mutilação Genital Feminina, a nossa (mal) conhecida festa do fanado, uma prática que tem milhares de anos e que viola os direitos humanos das mulheres, adolescentes e crianças.

Não podemos ficar indiferentes ao Holocausto Silencioso das Mulheres a quem Continuam Extrair o Clitóris, (Sofia Branco, Público, 4/8/2002), na Guiné-Bissau ou noutros paíes de África e do Próximo Oriente. No nosso tempo, quando passámos por lá, convivemos superficialmente com este fenómeno. Por falta de sensibilidade cultural, de informação e de formação de nós, jovens tugas, e sobretudo por cinismo e hipocrisia das autoridades portuguesas, a MFG foi um problema que nos passou ao lado, até mesmo na cama (na tarimba que servia de cama para as nossas episódias conquistas...). Dificilmente falávamos sobre isto, com as bajudas e muito menos com as mulheres grandes, sobre as consequências do fanado para a saúde reprodutiva, sexual, psicólógica e mental da mulher guineense, em especial das que pertencia aos grupos islamizados (fulas, mandingas e outros).

Também não creio que o Amílcar Cabral e outros dirigentes do PAIGC alguma vez tenham tocado no problema. Calculo que fosse tabu durante a guerra de libertação. Hoje as coisas mudaram, felizmente. E há mulheres (homens, poucos) guineenses a lutarem pelos seus direitos... Sem defender o relativismo cultural, devo no entanto acrescentar que não podemos ver estes e outros complexos que têm ver com valores, de uma perspectiva etnocêntrica e eurocêntrica...

Segundo dados da OMS - Organização Mundial de Saúde, a taxa de prevalência da MGF na Guiné-Bissau seria da ordem dos 50%, atingindo maior percentagm entre as mulheres fulas e mandingas (70% a 80%). A modalidade MGF mais praticada é de tipo II - Excisão do clitóris com parcial ou total excisão dos lábios menores...


Há um ano atrás, dois membros da nossa tertúlia, Jorge Cabral e Luís Graça, participaram, comentadores, numa conferência sobre a MGF que se destinou sobretudo a apresentar e discutir a um trabvalho de invetsigação de Mafalda Sofia F. Santos e Paulo César L.B. Matos (Universidade Lusófona). A iniciativa foi do Fórum de Santo António dos Capuchos.Achei


Achei oportuno reproduzir aqui, hoje, como modesto contributo para a celebração do Dia Internacional da Mulher - 2007, a intervenção do nosso camarada Jorge Cabral em 17 de Maio de 2006.


2. Intervenção do Jorge Cabral:



O meu louvor aos Promotores desta iniciativa.

Que eu tenha conhecimento é a primeira vez que em Portugal de uma forma pública e organizada, se pode debater tão complexo quanto dramático problema.

Pedem-me um comentário, e duvido que o façam só tendo em conta a minha qualidade de jurista. Certamente sabem que estive na Guiné-Bissau, que sou curioso. Que procurei conhecer e aprender, porque também eu adoptei o lema Humani nihil alienum, isto é, nada do que é humano me pode ser estranho.

Estamos em 2006, e só desde 2002 o assunto mereceu entre nós alguma atenção, mercê dos notáveis artigos de Sofia Branco. E no entanto, como tão bem acentuou na altura o Prof. Luís Graça, durante décadas e décadas os Portugueses conviveram com essa realidade. Médicos, Professores, Padres, Agentes da chamada Acção Psico-Social, artífices da Política Spinolista da Guiné Melhor, conheceram a prática da Mutilação Genital Feminina. Uma Guiné Melhor na qual metade das meninas era e continuou a ser violentamente mutilada, com a complacência de todos os representantes do Poder Colonial.

Claro que na Guiné-Colónia vigorava o Código Penal Português, o qual sempre puniu as ofensas corporais, designadamente as que ocasionassem “cortamento, privação, aleijão ou inabilitação de algum membro ou órgão do corpo”, cominando uma pena de prisão de 2 a 8 anos. Obviamente que nunca ninguém foi julgado pela prática da excisão.

Respeito pela cultura, tradições ou costumes do Povo? Ou desprezo? A realidade colonial dividia-nos entre nós e eles, e o fanado era festa deles, que não nos incomodava enquanto ocupantes. Paradoxalmente porém, aplicávamos com rigor o Código Civil quanto ao registo das crianças, todas filhas ilegítimas, dado pai e mãe não serem casados segundo a Lei Portuguesa. Ia-se até mais longe obrigando as crianças fulas a possuírem um nome português, em geral o do Chefe do Posto, facto que eu descobri ao deparar numa aldeia com 32 Augustos (Augusto Idrissa Embaló, Augusto Demba Djaló, Augusto Mamadú Baldé… etc).

A Mutilação Genital Feminina praticava-se no meu tempo e pratica-se hoje na Guiné-Bissau e também, embora em reduzido número, em Portugal. Podemos, como a Mafalda fez, elencar as crenças ou razões que lhe são subjacentes, as quais servirão tão somente para mascarar o seu objectivo fundamental – o controlo da sexualidade feminina – um cinto de castidade sem chave e vitalício.

O problema deve pois ser enquadrado nos direitos da Mulher, direito ao Corpo, direito à Sexualidade, direito à Liberdade, direito à Dignidade. Porque o que está verdadeiramente em causa é o estatuto da Mulher. A mulher coisa, a mulher propriedade, a mulher comprada, a mulher serva.

Na guerra e na Guiné estive há muitos anos. Do que lá se passa hoje sobre Mutilação Genital Feminina, só disponho de algumas informações – as tentativas de criar um Fanado alternativo, que cumpra os ritos de iniciação sem mutilar, parece não ter dado o resultado esperado. Quanto às fanatecas, as mulheres que fazem profissão da excisão, bastantes entregaram as facas, acreditando que lhes seria atribuída uma pensão para sobreviverem, o que parece não ter acontecido.

Segundo creio a operação está a ocorrer em crianças cada vez mais novas, quase bebés, porque talvez a facilite, ou em virtude de as novas excisadoras não terem a perícia das de antigamente. Não creio que exista uma vontade política determinada em erradicar a Mutilação Genital Feminina, num país em que o equilíbrio étnico é garante de uma sempre difícil estabilidade. Decretar pura e simplesmente a proibição iria sem duvida desagradar aos Islamizados, que constituem o grupo religioso maioritário na Guiné.

Acredito que, quando muito, as preocupações sejam de saúde pública, como se pode depreender do Código Penal da Guiné-Bissau, cujo art. 117º, que tem como epígrafe “Ofensas Privilegiadas”, diz o seguinte: “Quem habilitado para o efeito e devidamente autorizado, efectuar a circuncisão ou excisão sem proceder com cuidados adequados para evitar que se produzam os efeitos previstos no nº 1 do art.115º ou a morte da vitima, e estas sobrevierem, é punido com pena de prisão até 3 anos e de 1 a 5 anos”.

A leitura do preceito é elucidativa – o que se pune é a negligência na operação e não a própria mutilação genital feminina. Estamos no domínio da Medicalização, de que a Mafalda falou. Atenuam-se os riscos. A complexa cerimónia de iniciação transforma-se numa intervenção cirúrgica sem outro objectivo ou razão, senão cumprir o costume.

Aliás, e como sabem, durante o séc. XIX e até aos anos 30 do séc. XX, tanto nos EUA como na Europa, a ablação do clítoris constituiu tratamento da histeria, da ninfomania e do lesbianismo. Terapêutica para bem delas, está bem de se ver…

Há mais de 20 anos, que nas minhas aulas falo da Mutilação Genital Feminina e sempre a propósito da falta de consciência da ilicitude. A punição de alguém por um acto cometido implica a interiorização do ilícito da conduta praticada, que a pessoa sinta que o que fez está errado. A não ser assim, a aplicação da norma penal torna-se absurda e ineficaz. Por isso todo o esforço para banir ou erradicar determinado comportamento deve ser efectuado prioritariamente através de outros meios, de uma Política Social, de educação, de saúde, de integração. O Direito Penal, não o esqueçamos, deve constituir uma ultima ratio.

Enraízada como crença, mito ou costume, será a Mutilação Genital Feminina um valor cultural a ser preservado? O respeito pela identidade cultural deve tolher-nos na luta, contra práticas desumanas, atentatória da vida e da liberdade das pessoas?

Cada cultura encerra em si valores e desvalores. Não devemos deixar morrer os valores, mas devemos procurar extinguir os desvalores. De outra forma toleraríamos que as viúvas na Índia fossem enterradas vivas com os falecidos maridos, ou que os pais violassem as filhas obedecendo a um velho costume.

Creio que o impacto dos artigos da Sofia Branco, publicados no Jornal Público em 2002, se deve principalmente à informação de que a Mutilação Genital Feminina ocorreria em Portugal. Também pela Europa as preocupações aumentaram com a possibilidade da prática ser cá efectuada, dada a corrente migratória. Julgo, porém, que toda a Mutilação Genital Feminina é igualmente grave, devendo ser denunciada e combatida, independentemente do lugar onde seja efectuada. A universalidade dos Direitos Humanos impõe-nos que sintamos toda a sua violação, como violação dos nossos direitos. A mutilação de uma menina no Sudão constitui uma ofensa à minha condição de homem livre, até porque a minha liberdade só pode ser assumida em plenitude, num Mundo de Homens e Mulheres Livres.

Em todos os nossos Códigos Penais, o de 1852, o de 1886, o de 1982 e o de 1995, a mutilação genital constitui o crime de ofensas à integridade física grave previsto e punível no actual art. 144º. No projecto em discussão, propõe-se ao artigo um acrescento, na alínea b). Assim onde agora se lê – “Tirar-lhe ou afectar-lhe, de maneira grave, a capacidade de trabalho, as capacidades intelectuais ou de procriação, ou a possibilidade de utilizar o corpo, os sentidos ou a linguagem”, passará a surgir “de procriação ou de fruição sexual”.

A proposta suscita-me algumas dúvidas. A mutilação já estava incluída quer na alínea a) “privá-lo de um importante órgão ou membro” e até na própria b) “afectar-lhe a possibilidade de utilizar o corpo”. A questão é porém outra. Deve a mutilação feminina, ser incriminada autonomamente, tipificando a conduta?

Se a resposta for positiva então terá de ser enquadrado o novo tipo, nos crimes contra a Liberdade Sexual, definindo com rigor o comportamento. Para tanto, tornar-se-á necessário que os nossos legisladores conheçam o problema. Infelizmente, a nossa política criminal parece ditada pelos media. Se amanhã os jornais relatarem um caso de canibalismo, logo surgirá uma proposta de criminalização, como aconteceu com a venda de bebés, que evidentemente já estava integrada no crime de escravidão.

Desculpem toda esta desalinhada exposição. Penso que indiciei o que penso sobre a temática em debate: Atentado contra as crianças, coisificação da mulher, abominável violação da dignidade, deve ser encarado na óptica dos Direitos Humanos.

Estudado multidisciplinarmente, urge o seu combate no terreno, pelos diversos técnicos que conheçam e lidem com a situação. Técnicos de saúde, interventores sociais e todos os que trabalham com a Imigração, terão um papel fundamental pela persuasão, educação e aconselhamento.

A repressão só por si nada resolverá! Antes pelo contrário, aumentará o secretismo ou determinará as famílias a levarem as crianças à Guiné para sofrerem a Mutilação. Por outro lado, ao actuarmos aqui em Portugal, chamando a atenção para o criminoso da conduta, estaremos a colaborar na luta também lá, pois os imigrantes transmitirão a mensagem. Vai sendo tempo de terminar. Vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar, como diz o Poema.

É legítima a nossa indignação. Não chega porem indignar-nos. Habitamos o mesmo mundo e pertencemos à mesma raça – a Raça Humana. Não somos nós e os outros, somos todos Nós!

Lutar contra esta prática, constitui dever de cada um de nós, porque é nossa obrigação contribuir para um Futuro mais livre, fraterno e solidário.

Muito Obrigado.
Jorge Cabral

______________

Notas de L.G.:

(1) Vd. posts sobre o fanado que, no caso das raparigas, implica a prática da Mutilação Genital Feminina:


4 de Maio de 2005 > Guiné 69/71 - XII: O silêncio dos tugas face à MGF (Mutilação Genital Feminina)(Luís Graça)

14 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLVII: A festa do fanado ou a cruel Mutilação Genital Feminina (Jorge Cabral)

14 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLVI: Conferência sobre a Mutilação Genital Feminina (Luís Graça)

(2) O Fórum de Santo António dos Capuchos é uma iniciativa de profissionais de Serviço Social organizada pelo Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social (CPIHTS), pelo Serviço Social dos Hospitais dos Capuchos, Desterro, Miguel Bombarda, Liga dos Amigos e Utentes do Hospital dos Capuchos (LAU) e do Instituto de Criminologia da Universidade Lusófona.

Guiné 63/74 - P1579: Buba: Graves incidentes entre camaradas, comandos e fuzileiros, em 19 de Abril de 1969 (Zé Teixeira)

Guiné > Região de Quínara > Buba > 1969 > O Zé Teixeira, em Buba, com um grupo de barbudos camaradas...


Foto: © José Teixeira (2006). Direitos reservados.

Mensagem do José Teixeira (1º cabo enfermeiro Teixeira, da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá, Empada, 1968/70):


Caríssimos:

Infelizmente não foi cena única naquela triste guerra (1). No meu diário escrevi (2):


Buba, 19 de Abril de 1969:


Pela primeira vez, num ano de guerra com diversos casos graves e mortais, vi camaradas meus serem varados por balas de armas manejadas por companheiros só porque já não se houve a voz da razão.

Um pequeno incidente de palavras entre um soldado da minha Companhia e um Comando Africano, quando tomavam banho originou uma luta entre Fuzileiros e Comandos com consequências graves. Parece está tudo louco.

Um Comando branco defendeu o Africano e alguns Fuzas intrometeram-se. A coisa azedou e surgiu uma cena de pancadaria de que resultaram algumas cabeças partidas e olhos negros. Aparece uma G3 a vomitar uma rajada e quatro meros espectadores ficam gravemente feridos. Uma perna desfeita, um braço cortado e o mais grave veio a falecer com uma bala na cabeça. Foi este o resultado de uma simples discussão.

Eu estava de saída para o mato e mal vi os feridos. Pela primeira vez na minha vida de guerra, chorei. Lágrimas de raiva ... e de sangue.

O que aconteceu na realidade: A minha companhia estava encarregue dos trabalhos de protecção na construção da estrada de Buba para Aldeia Formosa (Quebo). Os Comandos tinham chegado de um Patrulhamento. Os Fuzas também estavam a chegar de uma saída. Na altura Buba era um centro operacional em movimento constante. Toda a gente foi refrescar-se com um agradável duche fresquinho, pois água era coisa que não faltava. Água, minas e encontros desagradáveis com o IN era coisa que não faltava. Comida essa foi durante muito tempo feijão com chispe (amostras) ao almoço e arroz com chispe ao jantar.

Mesmo assim fazia-se fila para o duche, dada a quantidade de candidatos a colocarem a cabeça debaixo de água. No meu baptismo de fogo, nesta mesma terra, um ano antes, estavam cerca de três Companhias a tomar banho, no regresso de uma coluna, quando o IN atacou em pleno dia. Resultou que saltamos todos para a Vala, uns nus, outros ensaboados e outros molhados, tudo à molhada. Que espectáculo ! Coubemos todos e não houve feridos, pois o IN não acertou sequer com uma dentro do quartel, apesar de terem atacado de duas frentes distintas e ao mesmo tempo.

Voltando ao triste relato dos acontecimentos. Um camarada da minha Companhia estava no duche a cantarolar. Alguém do lado mandou-o cantarolar para a Puta que o pariu . Era um comando africano integrado na Companhia de comandos, com quem convíviamos há vários meses e a nossa relação era estupenda. Palavra puxa palavra e ao fim de algum tempo começa uma cena de batatada, pois há um fuza que se põe do lado do meu colega, que entretanto se afasta, bem como o outro contendor.

A luta centra-se entre Comandos e Fuzas. Não sei quem estava a ganhar, primeiro porque não gostava deste tipo de cenas, segundo porque estava a preparar-me para sair a fazer patrulhamento nocturo. De repente ouço uma rajada de G3. Naturalmente que após alguns segundos de expectativa, fui ver o que se passava, temendo o pior, e o pior tinha acontecido. Não me recordo quem foi, mas alguém, talvez cansado de levar tareia, afastou-se da contenda, foi à caserna e pegou na G3. A tragédia aconteceu.

Após a cura emotiva, resultante do tempo que já passou, penso hoje que cenas destas só eram possíveis devido ao estado de pressão emotiva que todos vivíamos. Não culpo ninguém, mas ainda sofro ao reviver esta e outras cenas entre camaradas e amigos, brancos e africanos, que de repente se exaltavam e passavam a vias de facto, tal era o estado de espírito em que nos encontrávamos. Abraços para todos e façam o favor de procurar ser felizes.

Zé Teixeira
Esquilo Sorridente

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Notas da L.G.:


(1) Vd. posts de:

10 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1512: Estórias de Bissau (11): Paras, Fuzos e...Parafuzos (Tino Neves)

11 de Fevereiro de 2007 > Guiné 63/74 - P1515: Antologia (58): A batalha de Bissau em Janeiro de 1968: boinas verdes contra boinas negras... Saldo: 2 mortos (Carmo Vicente)


(2) Vd. post de 30 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDLXXXVI: O meu diário (José Teixeira, enfermeiro, CCAÇ 2381) (10): Abril/Maio de 1969, 'Senhora, nem Tu me salvaste!'